Esta é uma pergunta que se calhar todos fazemos nestes dias, com perspetivas diferentes de sócio para sócio, de adepto para adepto, embora provavelmente numa coisa estarão quase todos de acordo, esta não é uma situação boa, este Leão está muito doente.
Não me interessa vir para aqui em busca de culpas, na procura de bodes expiatórios ou de teorias mais ou menos conspiratórias que quase sempre tentam encontrar dentro do clube em inimigos internos, as explicações para todos os males. Interessa-me acima de tudo falar daquilo que pode e deve ser feito para retirar este clube do buraco onde se encontra, com os seus membros divididos entre assobios e apupos, entre indiferenças e atitudes derrotistas entre desejos de quanto pior melhor e de sentimentos de não pertença, tudo isto num grande clube que sempre se orgulhou de ter uma massa associativa diferente, que mesmo sem ganhar nada, nunca deixou de apoiar o seu grande amor.
Será que esse grande amor acabou? É verdade que muitos sócios se sentem enganados e que outros sentem que houve infidelidades aos valores do clube, outros ainda acreditam que houve conspirações, que levaram ao estado a que o clube se encontra, alguns terão razão ou até todos a podem ter, mas o que é que isso interessa para o clube? Vamos continuar com esta degladiação entre Sportinguistas continuando a degradar uma instituição que apesar da sua dimensão se arrisca a transformar num clube irrelevante no futebol?
Chegou a hora de mudar o rumo, de olharmos para nós próprios e perguntarmos se vale a pena destruirmos um clube centenário, que foi fruto de gerações de associados e de gente que com melhor ou pior qualidade sempre deu tudo pelo crescimento desta enorme instituição, só para podermos defender a nossa posição ou a nossa verdade. Parafraseando o velho político da brumosa Albion, com as devidas diferenças.” Não perguntes o que é que o Sporting pode fazer por ti, mas sim o que é que tu podes fazer pelo Sporting”.
Tenho estado calado, no meu canto, tentando não contribuir para esta autentica guerra fratricida que infelizmente está a transformar o meu querido clube, numa espécie de terra queimada que apenas irá trazer vantagens aos nossos adversários, mas a angustia não me permite continuar sem dizer nada quando à minha frente vejo esta grande instituição ser derrubada e afundar-se lentamente como um enorme Titanic, não faltando sequer orquestras provindas de varias fações, a tocar, aquela melodia horrível do quanto pior melhor, enquanto o navio mete agua por todos os lados.
Que dizer daqueles sócios que deixaram de pagar quotas, quando mudou a direção? Sem questionar a sua razão ou as suas motivações, não será lógico perguntar porque motivo põem eles os dirigentes acima do clube? E se amanhã houverem eleições, como é normal num clube democrático, como vão poder mudar para aquilo que querem se não vão poder votar? Que dizer dos sócios que deixaram de ir ao estádio só porque a equipa não ganha como gostaríamos ou porque esta está mal dirigida? Somos nós os apoiantes do Sporting Clube de Portugal ou é a equipa de futebol que tem de motivar os adeptos?
Não quero pôr nesta equação, alguns, que com certeza serão muito poucos, que nalguns sítios têm humilhado e insultado o próprio clube, como se o Sporting fosse hoje uma coisa diferente, um clube dos outros, onde a maioria dos seus sócios não pensam nem sabem pensar, só porque houveram mudanças que não são do seu agrado. Uma coisa é a crítica, mais ou menos construtiva, sempre saudável num organismo coletivo onde a pluralidade de ideias pode e deve existir numa dialética constante, outra é o Niilismo destrutivo que poderá servirá alguns interesses, que não os do Sporting. Quem moverá estas pessoas? Que interesses estarão por detrás destas cartilhas? Num cada vez mais competitivo panorama futebolístico nacional e
europeu onde o dinheiro assume cada vez mais o poder, a quem interessa um Sporting dividido e fraco, cada vez mais longe do topo?
A incompetência, o amadorismo, numa grande instituição como é o Sporting e numa grande empresa como é a SAD é um cancro que tende a alastrar a toda a estrutura, que irá matar o clube se não for rapidamente tratado. Mas não é com “tratamentos” errados que o enfermo pode ser curado, não é com substituições apressadas de administradores ou presidentes que se resolvem problemas que se arrastam há anos neste clube. Quem pode garantir que após uma eventual destituição não venha a ser eleita outra administração igualmente contestada?
Só com uma mudança de comportamento dos sócios, com uma união pelo denominador comum apesar das diferenças, pode alterar este status quo. As necessidades de profissionalização da gestão, económica, financeira, de comunicação e acima de tudo a desportiva só pode ser alcançada pela discussão e pelo engajamento dos sócios e adeptos, naquilo que deve ser a motivação de todos os sportinguistas, o amor pelo clube.
É tempo de deixarmos de pensar em salvadores e em homens providenciais que apesar da sua boa vontade ou das suas boas intenções, apenas continuam a perpetuar a deprimente falta de estruturas profissionais em muitos setores do clube ou em quase todas. Cada vez estamos mais afastados dos outros clubes grandes e cada vez mais vemos aproximar outros que apesar de não terem a dimensão do Sporting, pela sua organização começam cada vez mais a ocupar espaços que estamos a perder. Esta perda que se deve acima de tudo à nossa culpa, por desperdiçarmos meios e valores em politicas erradas não são apenas desta direção, nenhuma das anteriores esteve isenta dessa culpa. Desde que fomos campeões pela última vez as sucessivas direções tomaram opções que levaram, uns à perda de património importantíssimo do clube, outros ao endividamento incontrolável, outros ainda à perda da qualidade e do domínio da formação, outros à perda de passes de jogadores e de valor da instituição.
P.S. Há dias houve um congresso, promovido por alguns sócios do Sporting, ao qual embora inscrito não me foi possível estar presente, li no entanto todas as comunicações e parece haver ali muita coisa importante para discutir e ter em conta para o futuro do clube. Era bom que a direção do clube olhasse para os lados, ouvisse mais o clube e soubesse tirar algumas
conclusões.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Leorodri
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
19 Dezembro, 2019 at 18:06
Para onde vamos? Vamos para Belém.
Essa ligeireza toda e “medo” ou decoro de chamar os bois pelos nomes só ajuda a a elerar o processo.
Assim como confundir a beira da estrada com a estrada da Beira ao passar a mensagem que o clube está mal devido à guerra civil e não porque quem tem responsabilidades acrescidas de dirigente cavalga e reforça essa balcanizacão todos os dias com actos e palavras.
Nao estamos na merda porque o clube está dividido.
Estamos divididos porque quem lá está é uma MERDA!
19 Dezembro, 2019 at 18:55
“Para onde vamos? Vamos para Belém.” Não cabemos todos no eléctrico 🙂
19 Dezembro, 2019 at 23:03
Por este caminho vamos caber e rápido! É como o PP e o táxi!
SL
20 Dezembro, 2019 at 8:52
Exacto.
20 Dezembro, 2019 at 7:44
Belém não, que eles têm um estádio, e penso que até isso não temos.
Acho que o estádio é do clube mas os direitos de utilizacão estão com a SAD. Ou algo do género. A Academia deve ser o mesmo.
Vai na volta apenas sobre o PJR.
20 Dezembro, 2019 at 8:51
Se não for empandeirados entretanto para pagar mansões de 750 mil euros.
20 Dezembro, 2019 at 23:27
“(…) Vai na volta apenas sobre o PJR. (…)”
E essa “sobra” e a Sporting TV apenas estão no Clube graças a um “maluco”, “ditador”, “coreano”, “venezuelano”, “burned out”, “passado pela Ornellas”, “drogado”, “facebookiano” e tudo o que mais.
SL
19 Dezembro, 2019 at 18:47
Uma coisa de cada vez.
Já só quero que estes gajos desopilem. Desamparem.
Não vão deixar quaisquer saudades, não sairão com o mínimo dignidade. Será sempre tarde.
Depois… logo se vê.
19 Dezembro, 2019 at 18:51
Bullshit
19 Dezembro, 2019 at 20:13
Elucidativo:
O Rahim que tanto gostar de lançar demagogia nos editoriais que escreve no #JornalSCP poderia e deveria ter reflectido sobre este pormenor do jogo dos Núcleos do @Sporting_CP
#SportingCP
(imagem via @Mister_do_cafe )
https://t.co/gJjAVzQtNM
Nem com 5 mil borlas.
#VarandasOUT
19 Dezembro, 2019 at 21:21
Em teoria concordo com tudo o que aqui está escrito, só que na prática a coisa muda de figura.
Como já passei dos sessenta, conheci muitos dirigentes do Sporting, gostei de alguns mais do que de outros, mas a vida continuava com o Sporting no coração e com um orgulho imenso em ser sportinguista, independentemente dos resultados desportivos.
Sempre tive a sensação que essas pessoas que estavam à frente do Clube tentavam dar sempre o seu melhor, mesmo quando tomavam decisões que depois se revelavam completamente erradas. Este foi o Sporting que conheci até ao virar do século, até à constituição da SAD, a chamada era Roquette. Conseguimos nesta fase ter boas equipas de futebol e fomos duas vezes campeões. Até o senil do Dias da Cunha, que vendeu o CR7 ao desbarato, nos brindou com um título nacional e, não fora a incompetência do Peseiro teríamos mais uma taça europeia no nosso museu. Tudo bem no capítulo desportivo, mas um enorme descalabro a nível financeiro com a acumulação de uma enorme dívida fruto de uma gestão, senão danosa, pelo menos muito incompetente.
Com Soares Franco continua a dívida a crescer e começa a delapidação do património. É aqui que aparece pela primeira vez (julgo eu) o coveiro do Sporting, de seu nome Rogério Alves, que, desde aí tem sido sempre PMAG dos piores presidentes que alguma vez passaram pelo Sporting.
Acredito que Rogério Alves tem, já há alguns anos a esta parte, a ideia de vender a SAD. Quase o conseguiu com Godinho Lopes e está a conseguir agora com este palerma do Varandas e dos zenhas desta vida que, em minha opinião não passam de fantoches manipulados pelo míope.
Esta introdução é importante para percebermos que, ao contrário do que está no texto, não basta ter as quotas em dia para podermos ter uma palavra a dizer na vida do clube que é (ainda) o accionista maioritário da SAD. Neste momento temos as raposas a guardar o galinheiro e, por isso, nada me garante que os administradores da SAD nomeados pelo Sporting votem naquilo que é melhor para o Clube. Já não estamos perante os dirigentes de então que, apesar do amor ao Clube, erravam por amadorismo, o que temos agora é algo novo, são uma carga de filhos de puta que se estão a marimbar para o Sporting e que apenas estão interessados em encherem-se à custa do Clube.
Espero estar enganado, mas parece-me que , neste momento, pouca diferença fará estarmos ou não habilitados a votar pois a venda da SAD já está cozinhada e, para aqueles que pensam que podemos começar de novo e que dentro em poucos anos o Sporting estará de novo em condições de lutar pelo título, lamento recordar-lhes que ficaremos reduzidos ao PJR, às modalidades e a uma massa associativa em guerra civil. Por mais incrível que pareça, nem os símbolos do Clube nos pertencem, pois, incompreensivelmente, alguém se lembrou de os passar para a SAD.
19 Dezembro, 2019 at 21:32
🙂
19 Dezembro, 2019 at 21:34
Com os 5M do direito de utilização do estádio transformados em pó há imensos anos, com os 2 a 3M dos direitos de transmissão da SCPTv já a serem uma miragem. Pouco mais sobra do que os 8M das quotas. O ano passado, pela primeira vez em muitos anos o valor pago aos atletas já foi superior ao valor das quotas.
O caminho para o abismo já se iniciou, começo a ter duvidas que possa ser revertido.
19 Dezembro, 2019 at 23:11
Só pode ser revertido com uma nova revitalização do associativismo que leve a um novo aumento significativo do número de sócios e o retomar das enormes assistências em Estádio e Pavilhão.
Isso só se consegue com UM ELENCO DIRECTIVO COM UM PROJECTO DESPORTIVO E FINANCEIRO E COM UMA POLÍTICA COMUNICACIONAL COMPETENTES E CAPAZES DE EMPOLGAR A MASSA ADEPTA LEONINA.
Um abraço e saudações leoninas
19 Dezembro, 2019 at 23:21
A estes tipos não lhes interessa reverter nada, quanto pior for a situação financeira melhor serve os seus intentos. A falência da SAD será apresentada como facto consumado e a alternativa será apenas a venda ao maior credor, que por coincidência será um cliente do Rogério Alves e do irmão do Varandas que, para além dos 65 milhões que já cá meteu, ainda vai disponibilizar o capital para a aquisição das VMOC.
Como a estratégia do Fundo Apollo é comprar bem e vender a curto prazo com lucro, não querem saber da Sporting SAD para coisa nenhuma, arrisca-mo-nos a breve trecho a vermos a SAD transformada na lavandaria de uns quaisquer investidores obscuros.
19 Dezembro, 2019 at 22:21
Caro Lerodri, o Sporting só já lá vai com um novo projecto, um presidente com uma liderança forte e com poder financeiro para efectuar os investimentos certos, para isso são necessárias pessoas competentes. Se está situação milagrosa não acontecer é a belenensicao do Sporting. Tenho uma teoria se não se der este caso, penso que o filho mais velho de João Rocha dava um bom presidente, pois está dentro da máfia toda que reina no futebol
19 Dezembro, 2019 at 23:21
Bom reflexão, Chico.
Quanto aos irmãos Rocha…
Foi-me confidenciado por quem os conhece que os seus negócios vão bem e não se querem “queimar” com presidências do Sporting…
No entanto, na minha opinião, o cargo é sempre tentador…
Pode ser que algum deles avance…
19 Dezembro, 2019 at 23:24
*Boa reflexão
20 Dezembro, 2019 at 0:06
“o Sporting só já lá vai com um novo projecto, um presidente com uma liderança forte e com poder financeiro para efectuar os investimentos certos, para isso são necessárias pessoas competentes. ”
Caro Chico Faria,
Concordo parcialmente.
Primeiro, o difícil é conseguir conciliar os dois aspectos de qualquer projecto para a SAD: o desportivo (porque temos IMPERIOSAMENTE que voltar a ser campeões) e o financeiro.
Porque para ganhar temos que gastar dinheiro (a questão é gastá-lo BEM!). E a perspectiva de depender da venda dos nossos activos para tentar manter “as contas” equilibradas vai em contraciclo disso…
Mas concordo (obviamente) que é necessário um novo projecto. Porque os que lá estão agora nem projecto, nem nada…
Nesta era acho que se torna inevitável a questão da liderança forte. Não deixo, no entanto, de achar curioso que as duas últimas vezes que fomos campeões tenha sido com Presidentes do mais “cinzento” que houve.
E, quanto a liderança, o Varandas…. pois…
Quanto ao poder financeiro… Eu já me contentava com pessoas competentes, que conseguissem o proverbial “fazer muito com pouco”… Controle de despesas, valorização de activos, geração de mais-valias, re-investimento no plantel.
SL
20 Dezembro, 2019 at 5:07
“ Quanto ao poder financeiro… Eu já me contentava com pessoas competentes, que conseguissem o proverbial “fazer muito com pouco”… Controle de despesas, valorização de activos, geração de mais-valias, re-investimento no plantel.”…
Por momentos, pensei que estavas a querer que o anterior CD voltasse aos cargos e a dirigir o Clube…
20 Dezembro, 2019 at 1:08
A actual Direcção encabeçada por Varandas não serve e não serve, pelo seguinte:
– Défice de competência alarmante, para poder levar a bom porto a nau sportinguista, bem demonstrada com a (im) preparação da época do futebol.
– Demonstração de enorme falta de bom senso, ao contribuir, ativamente, para o aprofundar da divisão, entre a massa adepta, pelo que de forma eficaz enfraquecem o clube.
– Falta de carácter e inteligência emocional, evidenciada pelas afirmações contraditórias, falta de transparência, défice de informação aos adeptos, faltas de verdade, alguma falta de humildade e demonstração de alguma arrogância balofa. Por fim, a necessidade desastrosa de arranjarem “inimigos” internos, quando os verdadeiros adversários são externos e conhecidos. No fundo,
encontram-se e continuam “assombrados” pela figura de Bruno de Carvalho e não conseguem desligar-se desse fantasma.
– Falta de empatia com a maioria da massa adepta, uma vez que não conseguem transmitir, antes pelo contrário, um qualquer empolgamento clubístico, de esperança, de orgulho, de fé no futuro, porque quem cria desânimo, tristeza, dúvida, só pode contribuir para a “desgraça” e para a derrota.
No futuro, só pediria um Presidente com bom senso, porque o bom senso, à falta de ciência certa, é chave para se chegar a bom porto.
Por último, mesmo não concordando em nada com um qualquer consócio, nunca o poderia odiar, já que o homem não é somente a opinião expressa.
A paixão, a emoção e as nossas certezas muitas vezes toldam-nos a razão e fazem-nos cair no ridículo, em figuras tristes.
Boas festas e SL.
20 Dezembro, 2019 at 5:03
“Para onde caminha o Sporting?”…
Para onde os CM’s, CmTv’s, tânias, bolas, tvi’s, sic’s quiserem… (porque os mais , melhores, bons sócios do mundo e arredores não teem tempo pata “pensar” e comem as papinhas Cérelac acastanhada servida por estes órgãos de comunicação tão “amigos” do Clube…)
20 Dezembro, 2019 at 7:51
Dizem que o BdC cometeu muitos erros e fez muita merda, mas até hoje “esqueceram” de enunciar tais actos…. até a destituicão foi baseada em estatutos (que por acaso nem existiam).
Cometeu erros como todos cometem, mas se formos a ver esses erros estamos a falar de bom 80%/mau 20%….
O fivelas tem um racio ainda melhor 99% mau / 1% assim-assim.
Querem um Presidente que una o clube, que motive a massa adepta, que erga o clube.
Ao ler isto apenas me recordo dos mandatos de BdC…. tem piada, querem o BdC de volta? Não. Mas querem “um” BdC…. paciência, ele não tem um gémeo.
Muitas vezes não gostava de ouvir o BdC falar, mas olha…. cagava nisso, não o ouvia, seguia em frente. Mas andava sempre descansado, porque sabia que o que quer que lhe atirassem para cima, ele iria defender o clube. Andava descansado porque o clube tinha um projecto, tinha um plano, sabia que tinha alguem que estava a fazer o melhor pelo clube.
Agora sabemos que isso não é assim. Nada tem a ver com a pessoa, mas com o que se vê a olho nu. O clube está a ser destruido e não é por causa dos adeptos, não é pelas guerras, é pelas pessoas que lá andam a destruir tudo diariamente. Todo um trabalho de 5 anos foi destruido em ano e meio.
20 Dezembro, 2019 at 23:46
“(…) Querem um Presidente que una o clube, que motive a massa adepta, que erga o clube. (…) Mas querem “um” BdC…. paciência, ele não tem um gémeo.” (sic leonidas)
Mas, caro leonidas, por que razão não há-de haver mais sportinguistas (que não seja gémeos de BdC) com capacidade de unir o clube, de motivar a massa adepta, de erguer o Clube?.
Há que ter noção da proporção até nas nossas próprias afirmações/convicções. Aquilo que o leonidas está a fazer com esse comentário é “endeusar” BdC. E ele não foi Deus. Foi, na minha opinião, um dos melhores Presidentes que conheci em quase 6o anos de sportinguista consciente. Foi mesmo dos poucos MUITO BONS Presidentes. Mas não é Deus nem é insubstituível! Se achasse isso, então sim, deixaria de ser sócio e mesmo adepto do Sporting. Porque estaria a reconhecer que neste Enorme Clube não existe ninguém com capacidade de unir os adeptos, de os empolgar, de reerguer e fazer de novo CRESCER o Clube! E eu recuso-me a acreditar nisso pois isso significaria que o Sporting NUNCA teria sido grande.
Um abraço e saudações leoninas