PLANTEL MASCULINO
Lançamento
Dardo: Cleide Lopes e Ilirio Nazaré
Disco e Peso: Edujose Lima e Mykyta Sudashov
Martelo: Ruben Antunes
Peso e Disco: Rodolfo Garcia

Marcha
João Vieira, Ruben Santos e Paulo Martins

Meio Fundo
1500/800m: Nuno Pereira
3000m obstáculos/Corta Mato: Fernando Serrão e Ricardo Esteves
Corta Mato/1500m: Luis Monteiro, Martim Monteiro, Miguel Moreira e Ruben Sousa
Corta Mato/3000m obstáculos: Diogo Rosário
Corta Mato/800m: Paulo Rosário
Corta Mato/800/1500m: António Moura e Eduardo Oliveira
Corta Mato/Estrada: António Silva, Cristiano Borges, Davis Kiplangat, Licinio Pimentel, Miguel Marques, Rui Teixeira, José Moreira e Andralino Furtado
Corta Mato/Estrada/5000m: Hélio Gomes e Eduardo Mbengani

Salto
Altura e Triplo Salto: Tiago Pereira
Comprimento: Miguel Marques
Triplo Salto: Nelson Évora
Vara: Carlos Pitra e Rui Marques

Velocidade
100/200m: Carlos Nascimento, Dorian Keletele, Francis Obikwelu e Pedro Bernardo
110m barreiras: Rasul Dabo
200/400m: Miguel Alves
400m: André Marques
400/400m barreiras: Abdelmalik Lahoullou

PLANTEL FEMININO
Lançamento
Dardo: Claudia Ferreira
Disco: Irina Rodrigues
Martelo: Vânia Silva e Rafaela Moutinho
Peso: Auriole Domgmo e Jéssica Inchude
Lançamento e Salto
Dardo e Comprimento: Jéssica Barreira

Marcha
Carolina Costa e Vera Santos

Meio Fundo
1500/3000m: Claudia Bobocea
Corta Mato/3000m obstáculos: Fancy Cherono
Corta Mato/800/1500m: Beatriz Rodrigues
Corta Mato/Estrada Ana Mafalda Ferreira
Corta Mato/Estrada: Inês Monteiro, Laura Taborda e Salomé Afonso
Corta Mato/ Estrada/3000m: Sara Moreira e Sara Catarina Ribeiro
Corta Mato/Estrada/5000m: Carla Salomé Rocha e Jéssica Augusto

Salto
Altura: Anabela Neto
Comprimento: Evelise Veiga
Triplo Salto: Patrícia Mamona
Vara: Marta Onofre e Beatriz Batista

Velocidade
100/200m: Lorene Bazolo, Maria Rosalina Santos e Sofia Duarte
100m barreiras: Olímpia Barbosa, Mariana António e Catarina Karas
400m: Carla Gama, Dorothé Évora e Filipa Martins
400 m barreiras: Vera Barbosa e Andreia Crespo
400m/800m: Cátia Azevedo

São estes os 80 atletas que compõem os nossos “plantéis” para 2019/2020, no Atletismo, num ano em que as atenções estarão focadas em Tóquio.

Miguel Afonso, vice-presidente do Conselho Directivo, com o pelouro das modalidades, também esteve presente e dirigiu algumas palavras aos atletas.

“É um orgulho estar aqui no arranque da nova temporada. Temos aqui um conjunto de pessoas motivadas, ambiciosas e com vontade de vencer. É uma satisfação enorme ver uma plateia cheia de vontade de vestir a camisola do Sporting CP e honrar o Clube. Temos de estar preparados para as adversidades, algo transversal a todas as modalidades. Desejo-vos uma época feliz, com alegria, satisfação e orgulho em vestir a camisola e esperar que não haja lesões para que possam desenvolver o vosso trabalho ao longo da época”.

“A quem está aqui pela primeira vez, quero dar-vos as boas-vindas pela chegada a esta casa. O Sporting CP é a grande referência nacional e internacional ao nível do ecletismo. A vossa modalidade é aquela que mais títulos tem dado ao Sporting CP, nomeadamente em termos Europeus. O que mais lamento é que, este ano, temos a má notícia de não haver Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato e quem sai prejudicado é o nosso Clube”.

“O Sporting CP acredita muito em vocês, tem orgulho em todos aqueles que aqui estão e espero que se sintam felizes porque, no final do dia, independentemente do desempenho em determinada prova, o importante é que se sintam todos bem neste Clube. Bom ano para todos”, referiu.

Também Miguel Albuquerque, director-geral das modalidades, aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas aos atletas.

“Deixa-me bastante contente ver tanta juventude nesta plateia, significado daquilo que é o projecto do Sporting CP e prova da alteração de paradigma na modalidade, mantendo alguns valores e criando uma base sustentada para o futuro. É um ano importante para todos e existem muitas provas para vencer, ainda por cima em ano de Jogos Olímpicos. Alguns dos que aqui estão terão o prazer de estarem presentes na maior competição desportiva mundial. Isso é um orgulho para todos e, especialmente, para o Sporting CP, que quer colocar atletas numa competição como os Jogos Olímpicos”.

“Hoje é o início de uma nova época em que, certamente, todos vocês, com muito esforço e dedicação, vão conseguir chegar à gloria do atletismo, algo a que temos sido habituados nos últimos anos, nomeadamente com a quantidade de títulos que temos conquistado. Entre os 37 títulos Europeus do Sporting CP, a maioria deles foi alcançada pela equipa de atletismo, algo que ninguém lhes retira. Apesar disso, o Sporting CP não vive do passado e temos de perspectivar o futuro. Estamos a fazê-lo ao alicerçar as bases da modalidade, confiantes que o futuro do atletismo será de sucesso, como tem sido ao longo de todos estes anos. Uma boa época desportiva para todos e que, no final da temporada, estejamos cá para festejar mais títulos”, desejou.

#########################

A propósito de atletismo, aproveito para vos deixar um artigo que saiu no jornal O Jogo e onde Salomé Rocha e Catarina Ribeiro são claras em passar a ideia de que em Portugal existe falta de cultura desportiva.

atletismo-sporting