Se o Sporting jogasse sempre assim, seriam poucas as vezes em que perderia. Seria necessário falhar uma mão cheia de golos de baliza aberta e oferecer dois golos ao adversário. Exactamente o que aconteceu no clássico
Estas são as derrotas que mais custam aceitar. Quando se vê a nossa equipa a não conseguir criar jogo, a não criar oportunidades e a ter jogadores a fazer figura de corpo presente, gera-se um sentimento de revolta e a vontade de virar-lhe as costas. Quando, pelo contrário, vês os jogadores a disputar cada lance até terem pernas, a meter o adversário lá atrás e a criar oportunidades de golo que dariam para ganhar o jogo tranquilamente, gera-se um sentimento de irritação e frustração que alguém, iluminado, certamente, um dia conseguiu sintetizar num “foda-se!” vindo das entranhas.
Em noite de clássico, onde o Sporting jogava a última cartada de esperança no que toca à luta pelo segundo lugar da tabela e o fcp estava impedido de escorregar para não deixar fugir o benfica, este que vos escreve perdeu a conta às vezes que soltou um “foda-se!” vindo das entranhas. E começou cedo, logo aos cinco minutos, quando o catrapila do Marega apanhou o Coates, o Ristovsky e o Max a dormir e transformou, tranquilamente, um passe de não sei quanto metros do Corona no primeiro golo da partida.
Depois seguiram-se cerca de 25 minutos de futebol embrulhado, sem qualidade, onde Pepe acabou a sair lesionado, onde Coates ameaçou de cabeça, Nakajima tentou um golaço e Alex Telles escapou à expulsão ao não ver o segundo amarelo. Até que Bruno Fernandes e Vietto começaram a conseguir sair das zonas de pressão, encontraram espaço para jogar e inspiraram-se na raça de Acuña para agarrar o jogo. E porque o karma nem sempre castiga o mesmo lado, seria o argentino, que já tinham tentado provocar algumas vezes, a conseguir o empate: grande recuperação de bola a meio-campo, antecipando-se a tudo e todos na reposição de bola de Marchesín, e finalização em fúria, fuzilando o redes, depois de grande assistência de Vietto por baixo das pernas de Mbemba. Ficava tudo em aberto para a segunda parte.
E que segunda parte fez o Sporting, pelo menos até voltar a sofrer um golo, aos 72 minutos, altura em que, na sequência da marcação de um canto, a defesa leonina voltou a ficar a dormir e permitiu a Soares cabecear sem oposição.
Mas antes disso, com Acuña e Vietto a dinamitarem a esquerda, Wendel e Bruno Fernandes a serem capazes de jogar entre linhas e Luiz Phellype a ser capaz de ganhar quase todas as bolas que disputava, o Sporting teve oportunidade de deixar o adversário ko. Com as linhas bem subidas, os Leões foram autoritários, pressionaram e ganharam o meio-campo e jogaram a toda a largura do terreno.
Vietto desperdiçou a primeira oportunidade, levando a bola a embater com estrondo no poste. Novamente pela canhota, Acuña sacou cruzamento à medida da cabeça de Phellype que disparou em antecipação a rasar o poste. A avançado, depois de ver Bruno Fernandes rematar na passada para mais um momento de perigo, isolaria Vietto para um remate cruzado com sorte madrasta a empurrar a bola para um palmo ao lado do alvo. E como não há duas sem três, aos 63, Vietto, bem no coração da área, tentaria de pé direito o que não conseguia com o esquerdo, mas a bola passaria por cima da baliza adversária.
O Sporting tinha o adversário no canto, mas não conseguia desferir o golpe certeiro. E veio o balde de água fria e arrepio que Max evitou com uma mancha a Diaz, mantendo no jogo uma equipa que, já mais com o coração do que com a cabeça, não quis deixar de acreditar e que só percebeu que a noite estava mesmo ao contrário quando viu Coates subir onde ninguém conseguiu chegar e enviar a bola à trave da baliza de um já batido Marchesín, deixando a nação leonina de mãos na cabeça, num sentimento de irritação e frustração que alguém, iluminado, certamente, um dia conseguiu sintetizar num “foda-se!” vindo das entranhas.
Ficha de jogo
Sporting-FC Porto, 1-2
15.ª jornada da Primeira Liga
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Sporting: Luís Maximiano; Ristovski (Rafael Camacho, 79′), Coates, Mathieu, Acuña; Doumbia (Gonzalo Plata, 79′), Wendel, Bruno Fernandes; Bolasie (Jesé Rodríguez, 86′), Vietto e Luiz Phellype
Suplentes não utilizados: Diogo Sousa, Tiago Ilori, Borja e Battaglia
Treinador: Jorge Silas
FC Porto: Marchesín; Corona, Pepe (Mbemba, 24′), Marcano, Alex Telles; Danilo, Uribe, Otávio (Sérgio Oliveira, 86′); Marega, Nakajima (Luis Díaz, 66′) e Soares
Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Wilson Manafá, Aboubakar e Zé Luís
Treinador: Sérgio Conceição
Golos: Marega (6′), Acuña (44′) e Soares (73′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Uribe (17′), Acuña (22′), Alex Telles (29′), Bruno Fernandes (36′), Marcano (68′), Doumbia (71′), Soares (74′), Wendel (78′), Otávio (81′) e Jesé Rodríguez (90+1′)
6 Janeiro, 2020 at 15:02
Caros amigos
Não vi o jogo como tinha dito, mas se vocês dizem que jogaram bem eu acredito!
Agora perder por 2 e 1 com o Porto e ficar contente, isso é que eu não percebo! No tempo da anterior direcção, estava o caldo entornado!
Mas hoje em dia é normal, estar a 16 pontos do lider e a treze pontos da descida!
Parece que esteve uma boa casa! Palminhas, Palminhas clube de conformados e reformados. eu tenho 50 anos mas não estou contente !!
Cada um tem o que merece!
6 Janeiro, 2020 at 15:48
O Sporting jogou bem porque em 90 minutos 20 a 25 foram bons? E os seus “avançados” conseguiram falhar 2 ou 3 golos cantados?
Sei que a escola já vai há muito tempo, mas acertar 20 em 90 num teste dá nega.
Espero bem que não, mas parece que vamos terminar a primeira volta a pelo menos 19 pontos da liderança. Acabamos o campeonato a 40 pontos do primeiro, é por aí?
2019, o melhor ano de sempre! E 2020 para lá caminha. Depende do ponto de vista claro. Do ponto de vista de um verdadeiro Sportinguista, que dor de alma.
SL.
6 Janeiro, 2020 at 16:00
Jogou se muita bem pá.
Houve oportunidades e falta melhorar a finalização, só isso. Na defesa continua se a sofrer golos patéticos e a assistir a borradas consecutivas do grande Coates, mas tudo bem.
O meio campo não existiu, com perdas de bola em barda de Wendell e Doumbia…e Vietto.
Caracas, mas mandamos 2 ao poste…que azar.
6 Janeiro, 2020 at 17:23
Isto de dizer que até jogamos bem , na minha terra chama-se tapar o sol com a peneira . Mas em todo o caso a grande maioria apoia e gosta assim.
Só de salientar que os poucos jogos onde se viu o Sporting jogar , foram na Europa contra o psv e agora neste contra o Porto. É sempre bonito de ver como os actuais mercenários se esforçam e até conseguem correr quando estão numa “boa” Montra. É pena a época ser tão longa , se fosse só derbys e clássicos …… Estávamos em último também porque na realidade não ganhamos nem um . Que estristeza que isto se tornou. E haver malta que concorda ainda é mais Éstriste .
Mataram o meu Sporting , ligaram-no às máquinas e agora estão a aproveitar os órgãos para ir doando. Depois de tudo bem aproveitadinho ….. Puff ……desligasse a máquina.
6 Janeiro, 2020 at 22:39
São os … MANSOS …
6 Janeiro, 2020 at 16:43
O max é enorme. Tanto a mancha que fiz ao luiz diaz, como aquela enorme defesa ao remate colocado de um manco qualquer do foculporto mostram a qualidade deste gajo. O bolasie tbm esteve muito bem por acaso, muito bem no 1×1 mas burro ao querer constantemente cravar uma falta.
Muitos golos falhados ditaram a derrota. O famoso “quem não marca… sofre” mas valeu não só para ver uma equipa que quando está unida e luta com raça pode almejar a muito mais!
Wendel e Doumbia terríveis. Luiz Phellype bem a jogar entre os centrais. Jogao do acuña, coates e mathieu. O próprio ristovski muito bem! BF e vietto também estiveram a um bom nível.
Jesé… escuta, és mesmo um filho da puta. Que merda de gajo. Que merda de jogador. Que “cringe” ou vergonha alheia (para os mais leigos) ver este jogador em campo seja com a camisola do Sporting ou do olivais e moscavide.
Homem do jogo: Luis Maximiano. Que máquina! Embora o primeiro golo tenha sido um bocado patinho.
Quanto ao resto, ou seja, quem comanda o clube… é tudo um problema de juntas: juntar tudo e deitar fora já diz o velho ditado. Não vale a pena! Preparação da época vergonhosa, comunicação vergonhosa, medidas, ainda que algumas originais, muito mal executada embora bem pensadas por vezes. Isso só mostra uma coisa: incompetência. E a incompetência para mim é só falta de inteligência e sobretudo falta de vontade e resiliência!
SL
6 Janeiro, 2020 at 17:13
Coates fez um jogo de merda, tal como Vietto (fez uma assistência e 2 golos falhados, para além de imensas perdas de bola). Até BF fez um jogo mediano.
6 Janeiro, 2020 at 17:47
Max pode vir a ser um grande GR e espero que seja o guardião das nossas redes durante muitos anos, é bom sinal.
Só não entendo como é que nos cantos ontem não mete ninguém ao primeiro poste. Ele não mete e nenhum defesa o faz também?
Não entendo como é possível.
Reparem no 2º golo para onde vai a bola, com um meco no 1º poste à velocidade a que a bola vai era facilmente cortada.
Parece que são coisas sem importância mas é algo que aprendemos com 10 anos a jogar futebol na escola… Enfim. Não sei é culpa dele, do Silas ou da defesa, ou de todos. Acho que é mais a última.
6 Janeiro, 2020 at 19:50
Que o nosso problema fosse o Max.
7 Janeiro, 2020 at 1:09
É o treinador a decidir isso. Mas como temos um Silas isso passa ao lado.
Repara que além dessas falhas, nesse lance do 2º golo, o Bolasie (que não tem culpa no golo) recua da pequena área em direcção á baliza após a marcação do canto, coisa completamente contrária ao que se deve fazer nessa situação pois assim numa possivel recarga vais pôr o adversário em jogo. isto é treino…quando não se treina ou não se sabe mais perde-se jogos por “azar”.
6 Janeiro, 2020 at 17:03
Aguenta, só faltam dois anos e meio…
L SL
6 Janeiro, 2020 at 17:22
Já vi que é o fantoche com a icterícia que está de serviço hoje.
Tb já li centanas de comentário onde a palavra chave é o azar….
Ok, é azar.
#élidarout
#agoraéazar
6 Janeiro, 2020 at 22:42
E rezar …
Tudo a bater palminhas, apoiar muito e … comprar muito merchandising …
Depois, tudo a rezar, de cú pro ar …
Muito optimismo, que os parolos estão todos satisfeitos …
6 Janeiro, 2020 at 17:34
Já foi tudo dito praticamente. A verdade é que apesar de termos um plantel impróprio para um gigante como o SPORTING e um treinador que ainda está a aprender, jogámos melhor do que nas vezes todas em que ganhamos e empatamos com os andrades, mesmo nos anos em que tínhamos plantéis e um treinador milionários.
6 Janeiro, 2020 at 17:38
Que bom, valha-nos isso.
6 Janeiro, 2020 at 17:40
Obviamente que não te estás a referir à época 2015/2016, onde ganhámos, e bem, as 2 vezes que jogámos com eles.
6 Janeiro, 2020 at 21:14
No dragão foi sem espinhas, em Alvalade não foi tanto assim.
6 Janeiro, 2020 at 21:16
Sim… Fomos melhores no Dragão… Mas ambos os jogos foram bem ganhos.
6 Janeiro, 2020 at 17:40
Não me revejo nessa forma de pensar. Isso é pensamento de adepto de bragas e rio aves
6 Janeiro, 2020 at 22:48
Lol
7 Janeiro, 2020 at 1:12
Ahahahahahhahahaahah!! Jogamos melhor??? Eu percebo Penico, nessa altura fizeste um hiato de Sporting porque os teus Godinhos tinham perdido o tacho.
Só de cabeça, o banho de bola que demos no Dragão e as duas batatas que espetámos em casa no último clássico de Slimani.
Continuas a dar pena. A figurinha rídicula a que te submetes para encontrar um grão de ouro num poio de merda do tamanho de um elefante.
6 Janeiro, 2020 at 17:39
Boa tarde,
https://youtu.be/yJ9j7m3dI3M
Nuff said.
6 Janeiro, 2020 at 18:11
Se o Silas mete o Acuña em Setúbal, bem pode ir para o caralho.
6 Janeiro, 2020 at 20:14
Pode ir sempre.
6 Janeiro, 2020 at 20:11
Ouvi agora que o plantel teve folga hoje??
Sério? Mas isto é a brincar certo?
6 Janeiro, 2020 at 21:26
Prémio de vitória moral. Ontem correram e jogaram muito. O Silas também teve folga merecida.
6 Janeiro, 2020 at 22:19
Não treinam antes….nem depois.
Depois admiram se da falta de ritmo, dos lances mal abordados, das perdidas em frente á baliza…
Nada melhor que jogar neste clube, belas férias.
6 Janeiro, 2020 at 22:46
Nem que fossem só fazer cardio e analisar os erros de ontem, mas depois de uma derrota eu acho que nunca devia de haver folga.
6 Janeiro, 2020 at 22:52
16 pontos da frente.
Em 4 lugar…mas tem direito a folga.
É a exigência deste clube.
6 Janeiro, 2020 at 23:35
As voltas olimpicas têm um preço, e ter um presidente frouxo também.
6 Janeiro, 2020 at 22:18
Não têm direito à folga semanal, queres ver…
Tu só sabes mesmo dizer mal! Foda-se!
6 Janeiro, 2020 at 22:26
Claro que têm.
Tiveram 15 dias sem competição, nao treinaram no dia 2, não treinam hoje.
Coitados.
6 Janeiro, 2020 at 22:34
Já agora, o que há assim tão positivo a mencionar nesta equipa/ época??
16 pontos de diferença?
Eliminado na taça Portugal?
Já sei, a taça da liga…esse troféu.
6 Janeiro, 2020 at 22:36
Queres ver que o código de trabalho se aplica aqui?
6 Janeiro, 2020 at 22:53
É, o palhaço cá d’A Tasca agora anda numa de stand-up comedy …
7 Janeiro, 2020 at 14:18
Queres ver que os jogadores de futebol não têm descanso semanal… Aponta lá as equipas que não dão uma folga semanal… Fico à espera…
6 Janeiro, 2020 at 22:52
O Porto treinou dia 1 e hoje também…
6 Janeiro, 2020 at 22:58
Esses malucos….Onde já se viu isto.
6 Janeiro, 2020 at 20:11
CALMA Miguel Leão
SC Braga e Rio Ave F.C. ainda vão ficar muitos pontos, à nossa frente!
Isto não é uma tempestade, é um furacão de intensidade máxima, no fim do qual, não ficará pedra sobre pedra !
Á grande Varandas (fivelas), Rogério Alves e associados!
Olha a godinhagem a bater palmas!! Ah…Ah…..Ah….
6 Janeiro, 2020 at 21:41
Max é muito melhor que Patrício, nos seus inícios.
Muita azia com a derrota, com qualquer derrota, apesar de Varandas e restante “trupe”.
“Preocupado”, muito “preocupado” com o “medo”, muito “medo” do Ristovski, após a derrota. Os seus “calafrios”, após as derrotas, são punhais que se cravam no meu coração também “atormentado”.
Aguardo que após a saída de todos os jogadores a afins com traumas de Alcochete, haja melhores dias.
6 Janeiro, 2020 at 22:38
Diz a experiência que ainda vou por aqui ler e no estádio ouvir o pior possível do Max…
6 Janeiro, 2020 at 22:46
Minha nossa! Hoje houve folga das filmagens dos Simpsons?
Tanta asneira, inverdade, demagogia e hipocrisia.
Até dá pena.
6 Janeiro, 2020 at 22:55
Folgas=!=???
Pois … Aquele ‘nouvele scp’ que nós tanto avisámos que aí viria, parece que veio para ficar, pelo menos até ao final desta temporada ..-
Mas, os palhaços de serviço aqui d’A Tasca hoje estão hilariantes …
São uns ‘estristes’ …
6 Janeiro, 2020 at 22:55
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Lendo os posts sobre a época de 2017/2018, tenho umas pequenas questões:
– Os milhafres ficaram em segundo.
– No ano seguinte tiveram que disputar 2 eliminatórias para chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.
– Eliminaram o Fenerbache e o PAOK.
1- Se o SCP tivesse ganho o jogo com o Marítimo, e ficasse em segundo no campeonato, teria que disputar duas eliminatórias também, correcto?
2- Defrontaria os mesmos adversários que os milhafres, ou outros (dependendo da nossa posição no ranking/pote/whatever)?
Só para contextualizar isso de perdermos € 30M por perdermos o jogo com o Marítimo…
SL
6 Janeiro, 2020 at 22:57
Creio que na época 2018/19, o 2º lugar deu acesso directo ao sorteio da fase de grupos …
6 Janeiro, 2020 at 23:07
Só a participação nas eliminatórias já dava um valor substancial (nunca os 30M como é obvio*), em todo o modo, mete na conta a mossa que faria nas contas dos lampiões.
*Os 30M seria o total caso se entrasse na fase de grupos.
6 Janeiro, 2020 at 23:21
Rondava os 20M a entrada no play-off acho eu. Mas há que contar com o dinheiro que os outros deixam de ganhar. Se o Sporting ganhasse 20M e o Benfica não ganhasse os 40M a diferença seria de +20M para nós. Como o que aconteceu foi o contrário a diferença foi de -40M para nós, isto sem vender jogadores.
Claro que ter o dinheiro e sabe-lo investir são coisas diferentes, mas quando os clubes estavam (ênfase no estavam) ao mesmo nivel, 20M fariam muita diferença, representavam “só” um Dost+ um BF.
7 Janeiro, 2020 at 0:01
Tão simples que qualquer criança entende.
Mas esta malta insiste em tratar os outros por papalvos…
7 Janeiro, 2020 at 14:21
Os 20M€ ganharias se entrasses na fase de grupos.
No Play Off ganhavas 3 ou 4 M€.
6 Janeiro, 2020 at 23:12
Tens toda a razão. Essa história dos 30 milhões a voar é pintada com cores muito carregadas pois o nosso histórico na pré da CL é infelizmente bem negro.
Sl
7 Janeiro, 2020 at 0:02
Mesmo que não recebesses os 22 milhões (essa era a quantia correcta), os lampiões não receberiam os 40 milhões que receberam.
É assim tão difícil perceber isso?
6 Janeiro, 2020 at 23:26
Contextualiza o que quiseres, mas a amplitude máxima entre o que os lampiões ganharam e nós perdemos só com a qualificação foi 70M€.
E Fenerbahce ou PAOK, tínhamos a obrigação de ganhar, foda-se.
Anda tudo louco com a gripe viral dos paninhos quentes.
Doença do caralho. Vejam só o estado mental do Miguel que já vai no terceiro nível de depressão histérico-mentirosa, o que junto com a hipermobilidade veterbral augura um prognóstico muito reservado.
7 Janeiro, 2020 at 14:22
🙂
Espero que não ganhes a vida no humor…
7 Janeiro, 2020 at 15:49
Este parece estar em ‘fase terminal’ …
7 Janeiro, 2020 at 23:59
O sporting costumava jogar sempre assim. Jogar como nunca e perder como sempre já era motto do sporting aqui há uns anos.
Mataste o clube, agora aguenta, cobra venenosa. Só estou aqui para vos ver a fazer figuras de urso. Otários.