Faltam duas jornadas para terminar a primeira volta. O Sporting está em quarto lugar, a 16 pontos do primeiro classificado e a 12 pontos do segundo.
Isto é o resultado de 8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, com 25 golos marcados e 17 golos sofridos.
No total, 26 pontos em 45 possíveis, sendo que a segunda volta é bem mais dura do que a primeira em termos de calendário.
Pelo meio, eliminados da Taça pelo Alverca, apurados para os 16 avos-de-final da Liga Europa e apurados para a final 4 da Taça da Liga.
Resumidamente, o Sporting que Frederico Varandas e a sua equipa começaram a preparar em Março já vai no terceiro treinador e está fora das duas principais competições, sobrando-lhe agarrar-se à revalidação da Taça da Liga e a um qualquer devaneio dos deuses do futebol a nível internacional. Aliás, esta época só poderia ser salva atingindo a final da Liga Europa, coisa que…
… coisa que se afigura muito complicada tendo em conta o plantel que quem garantiu que o futebol era fácil preparou para atacar 2019/20.
Por muito que Silas diga que quando chegou estava em 9º, ignorando que, nessa altura, também “só” estava a sete pontos do primeiro lugar, não há forma de não rotular de enorme fracasso o projecto futebolístico de Frederico Varandas. E, muito sinceramente, o pior que pode acontecer é, nesta reabertura de mercado, voltarmos a fazer o que se fez no versão: vender alguns dos melhores jogadores e ir buscar três ou quatro que, juntos, não fazem um de jeito.
“E agora, pá?” é a pergunta que se impõe.
Agora, meus caros, o ideal era fazer o que já se devia ter feito.
Para começar, devolver o Jesé e o Fernando.
Oferecer o Ilori a quem quiser tomar conta dele, tentando salvar o Ivanildo do empréstimo ridículo ao Trabzonspor ou subindo Eduardo Quaresma.
Se alguém quiser comprar o Doumbia e der lucro, façam o favor de levar.
De caminho, enviar o Eduardo para a Grécia, trazer de volta Francisco Geraldes, subir o Matheus Nunes e mandar o Estoril à merda: o lugar de Daniel Bragança é com a camisola do Sporting.
Só não digo para devolver o Bolasie porque, mesmo às três pancadas, o homem respeita a camisola que veste. Mas ele que seja um gajo porreiro no banco, deixando jogar Plata e Camacho. Já agora, que Jovane recupere a 100% e que se vá lançando o Joelson.
Por fim, deixar de gozar com a cara dos adeptos e tornar o Pedro Mendes numa real opção, ao invés de continuar a colocá-lo nos sub-23 quando é o único ponta de lança para substituir Luiz Phellype. E em vez de irem gastar dinheiro vá lá saber-se em quê, tragam o Dala de volta e deixem-no mostrar o que vale.
A almofadinha financeira vem com a merda de 9 ou 10 milhões que vamos receber pelo Matheus Pereira, esse sim irrecuperável.
7 Janeiro, 2020 at 20:52
E agora??????? Agora é meterem a viola no saco ( sim é pra voces genios q votaram em varandas) assumirem que fizeram merda ( como eu fiz qd votei no bruno naquela assembleia ridicula em fevereiro ) e fazer tudo para correr com esta merda q la anda…..
E agora??? Agora é altura dos candidatos derrotados acordarem do coma seletivo ( ola benedito) e vir a terreno dizer q estao desponiveis para servir o sporting no futuro imediato e nao qd esta merda ja nao tiver soluçao…
E agora?? Agora é contribuir financeiramente para assembleia se realizar o mais rapido possivel…
E agora??
Agora olha, fodasse…
7 Janeiro, 2020 at 20:57
Benedito???
Outra vez arroz?
7 Janeiro, 2020 at 21:02
Arroz batatas ou cenouras… Vais levar com o benedito mesmo que nao queiras agora concordo numa cena……….este” fazer de morto” irrita me pa caralho…….farto dessa postura de menino bem comportado……..mas admito q votei nele…
7 Janeiro, 2020 at 21:37
Quem já aguentou com Roquettes, Santanas, Soares Francos, Bettencourts, Godinhos e agora Varandas, tem estaleca para aguentar com os Beneditos desta vida.
O Sporting é que já não aguenta.
Desta vez, não aguenta mesmo.
7 Janeiro, 2020 at 22:42
Espero que apareça bem melhor.
Também votei nele mas foi só mesmo por entender não haver melhor na altura.
Provou ao longo deste tempo ser isso mesmo uma opção de recurso…
8 Janeiro, 2020 at 7:38
ah ah ah criticas o fivelas mas queres lá colocar o benedito, o tal que é conhecido como fivelas junior.
primeiro o fivelas não sai antes de acabar o que comecou, e segundo se acontecer ter de sair entra realmente o benedito mas para terminar o servico.
A SAD é para vender, nem que o clube morra primeiro.
7 Janeiro, 2020 at 20:59
E agora, pá, era fazer isso tudo que dizes, Cherba. Pena é que não vá ser nada como quere(mos)s… Vai-se contratar mais dois ou três jogadores e, muito provavelmente, emprestar uns quantos da formação. E a ser assim, ao menos que tenham pontaria e contratem alguma coisinha de jeito. Queria que o Sporting se apurasse para as competições europeias, pelo menos.
7 Janeiro, 2020 at 20:59
Se me perguntarem entao e depois???????
Nao sei nem presidente nem diretor desportivo nem treinador mas gostava de um gajo com colhoes q apostasse neste plantel:
Max
Sousa
Kalai
Camacho
J. Oliveira
Acuna
Mendes
Edu
Coates
Mathieu
Ivanildo
Rodrigo
Bragança
Wendel
Matheus
Bruno
Chico
Plata
Vietto
Joelson
Tavares
Luiz
Pedro
Contrataçao
Agora têm que ser uns colhoes grandes…
7 Janeiro, 2020 at 21:01
Tantos mas tantos gajos que daqui a uns anos vao fingir que nunca comentaram este post…
Uns querem despachar o Wendel e outros vender por 7 milhões kakakakakak
Jogador titular da seleção olímpica do Brasil e que antes de vir para o Sporting batia a porta da seleção A. Talvez o único jogador do plantel a par de b Fernandes e acuna com algum valor de mercado!
O que também alguns burros diziam aqui do Matheus e hoje na maior hipocrisia dizem que 10 milhões é um negócio ruidoso.
7 Janeiro, 2020 at 21:12
Ruinoso
7 Janeiro, 2020 at 21:13
nem mais!
o Wendell é dos poucos do plantel que consegue correr 10m com a bola controlada sem tropeçar tendo bastante margem de progressão e valorização. precisa é de companhia no meio campo para não andar sempre sobrecarregado
só de imaginar a capacidade de construção e virtuosismo de um meio campo com doumbia e battaglia até me espumo mas se for para voltar a jogar com duplo pivot e chutao do ilori/neto pa frente até que compreendo
7 Janeiro, 2020 at 21:15
Tal e qual
7 Janeiro, 2020 at 21:01
São precisos jogadores fortes quer na posse quer nas transições.
O Silas gosta de um modelo de posse.
E diagonais e entre linhas.
Não esquecer o capítulo do passe. Passe é importante para posse. No passe, no posse.
7 Janeiro, 2020 at 21:12
Eu já me contentava com golos, mas se tu achas que é preciso isso tudo… 😉
7 Janeiro, 2020 at 23:14
O quem??!?
O silas?!?! O silas nunca teve os 2 pés no SCP … Então desde que foi eliminado da Taça de Portugal, ante o ‘poderoso’ Alverca, ficou com 1 pé dentro e outro fora do SCP …
Agora, depois deste fim de semana “extraordinário” (para alguns) tem 1 pé e meio fora do SCP … Nem sei se chega à Primavera … Mas se o fizer, no inicio do Verão estará no desemprego …
7 Janeiro, 2020 at 21:01
E agora?
É deixar como está até ao final da época, a má preparação já está feita e os resultados estão á vista.
Mandar putos da equipa sub-23 para a equipa A, é só para queimar nesta altura do campeonato.
Espero bem que não se vá andar com essa brincadeira, de chamar uns putos mais um ou dois emprestados, para não jogar um caralho na mesma e entretanto a conversa muda, para aquela “ainda estão verdes, não servem para o Sporting, precisam de rodar”, como já vi com Pedro Mendes aqui e em outros lados…
(Alias preferia muito mais ver um Edu Quaresma, Matheus Nunes e mais dois ou três, numa 1º liga ou 2º liga a rodar meia-época e a ter minutos numa exigência muito maior do que os sub-23, do que ver esta rapaziada a ser engolida nesta novela que é esta direção.)
O que temos pela frente?
3º lugar, taça da liga e uma Liga Europa que só com uns sorteios jeitosos será possível avançar mais que uns Quartos final.
Portanto é com este plantel que vamos.
Para finalizar devolvia mesmo o Jesé e o Fernando.
De resto tentava colocar Miguel Luis na primeira liga.
7 Janeiro, 2020 at 21:13
“Mandar putos da equipa sub-23 para a equipa A, é só para queimar nesta altura do campeonato.”
Fazendo a bela figura que estão a fazer os sub-23? Deixa-os estarem sossegados… Excepto o Pedro Medes.
7 Janeiro, 2020 at 21:26
Sub-23 é uma merda e sempre será.
Não vou repetir o que eu acho deste modelo de competição.
A solução era colocar meia época entre a 1ºliga e 2º liga alguns dos bons valores que temos, para não estagnar.
7 Janeiro, 2020 at 22:18
Concordo. Mas não reactivar a Equipa B.
7 Janeiro, 2020 at 21:39
Eu sou a favor de meter jogadores sub23 alternadamente. Ora um medio, ora um extremo, ora o avançado, ou mesmo 2 de cada vez. Têm de começar a jogar com intensidade de primeira liga e não contra ex-juniores mais preocupados com o corte de cabelo e estilo de corrida!
O Matheus Nunes não precisa certamente de tanto tempo para se adaptar. Não sei se se recordam mas já havia jogado pelos seniores do Estoril, em Alvalade e curiosamente (ou não!) até ganhou e ajudou a despachar o Peseiro!
É mandar o Ilori para onde o queiram e apostar nos mais novos da defesa, metê-los a aprender algo enquanto ha Mathieu.
Precisamos de ser mais corajosos na hora de apostar. Temos a época perdida. “Apenas” temos de acautelar a ida à Liga Europa para o ano e de resto é cumprir calendário.
Que março (ou antes) nos traga um novo e competente presidente!
7 Janeiro, 2020 at 22:10
a foto é um vómito…
o mercado de janeiro vai ser um novo vómito.
felizmente vamos ter assembleia geral para acabar com o vómito.
7 Janeiro, 2020 at 22:11
Eu não percebo porque é que vocês passam a vida a falar de reforços e contratações, empréstimos e devoluções, treinadores e staff, a única e mais importante coisa que temos de mudar é o presidente. Concentrem se em fazer uma manifestação, uma revolução, um abaixo assinado uma merda qualquer que nos livre deste asno, depois sim podemos falar de planteis e treinadores
7 Janeiro, 2020 at 22:19
Não é só “o Presidente”. É toda a estrutura de incompetentes.
7 Janeiro, 2020 at 22:37
Isso
7 Janeiro, 2020 at 22:52
Ainda estou para vez um que não se ponha a jogar cm.
Até prova em contrário…
7 Janeiro, 2020 at 23:08
Boa noite pessoal,
Não acham que o advogado dos corruptos, o RA, vai foder isto e cagar na convocatória da assembleia?
Falamos de correr com o piolhoso do gago mental….e este FdP do pitosga que foi um dos mandantes do plano para assaltar o clube?
1:Correr com RA
2:Escorraçar o Varandas
3:Não comer arroz novamente (beneditinos)
4: Devolver o clube que BC pensou
SL
8 Janeiro, 2020 at 9:18
Sim, ele já afirmou que não cumpre estatutos se não concordar com eles.
E não lhe aconteceu nada…. imagina agora o que irá acontecer se ele continuar a ignorar os sócios? Nada…. povo manso e subserviente.
Penso que a tua ordem é a mais correcto, o RA devia ser o primeiro a ser expulso, e só depois o fantoche…. porque se o fantoche sai e o puppet master continua de pouco serve. Basta colocar lá o arroz novamente e tudo fica na mesma.
7 Janeiro, 2020 at 23:20
E agora ? Agora ou vem um presidente com um saco cheio de dinheiro para fazer um um forte investimento na próxima época ou para o ano será igual . Já deixamos fugir os rivais há muitos anos e não temos na formação jogadores da categoria de patrício , Adrien , joao Mario , william e gelson . Temos apenas algumas promessas , como Matheus Nunes, Pedro Mendes e Bragança, que obrigatoriamente tem que ter a sua oportunidade nestes seis meses, mas também tinham que ter um treinador de créditos firmados que os fizesse evoluir .
Ficamos mais perto dos rivais no primeiro ano de JJ, mas rapidamente voltamos a abrir o fosso , numa segunda época deprimente em que não conseguimos ir a champions . Na terceira época o fosso agigantou se : JJ falha a champions contra o treinador que o substituiu no rival num jogo em que devemos o empate a Rui Patrício ( sim , para mim foi aí que o desastre comecou não foi na Madeira , na Madeira foi o epílogo da historia ) ; aliás JJ já tinha falhado o xeque mate no primeiro ano contra esse mesmo treinador e no mesmo palco perante 40 mil pessoas ; 40 anormais atacam um balneário; metade do onze inicial rescinde .
Ou seja , no terceiro ano de JJ vemos 40 milhões da Champions ir de vela e ficamos ainda impossibilitados de fazer 80 milhões no mínimo com as vendas de Patrício, Gelson e William .
E com isto voltamos a estaca zero , sem qualquer capacidade financeira para combater os rivais , e escolhendo um presidente que tinha solução para tudo e que hoje fala em heranças pesadas para camuflar a sua incompetência . Hoje olho para trás e vejo que o odiável ricciardi era o único dos candidatos com os pés bem assentes na terra .
Alcochete , as rescisões e a não ida a champions não tiveram só implicações nos possíveis investimentos futuros no plantel . Qualquer pessoa informada percebe que as condições de negociação de uma reestruturação financeira , o lançamento de um empréstimo obrigacionista , foram extremamente condicionados por estes factores . Pena que o médico presidente tenha convencido a maioria ( em votos ) que seria tudo fácil .
Juntamos a este terceiro ano trágico do mandato de Bdc a inaptidão total da actual direccao , com tomadas de decisão relativas ao plantel já aqui amplamente discutidas e criticadas, ao clima de instabilidade que a própria direccao criou com medidas divisionistas do universo sportinguista e chegamos aqui : um clube sem rei nem roque , assolado por fantasmas do passado e sem rumo para o futuro .
A culpa não morre solteira no actual estado do clube . BDC teve a sua responsabilidade e por isso foi destituído ; Varandas tem a sua responsabilidade e vai ser naturalmente destituído , as assinaturas já foram entregues hoje para a assembleia . Os sócios têm a sua resoonsabilidade porque votaram no médico presidente , sendo que quem se apresentou a eleições era também muito fraco ( não será um Benedito a resolver isto e um ricciardi , apesar de ser o único a ter razão nas eleições jamais será um garante de estabilidade no clube ) . Relembro que o Benedito dizia que facilmente fazia um empréstimo obrigacionista de 60 milhões … para colocarmos 30 já nos vimos gregos ).
E agora ? Agora só o vil metal nos poderá trazer esperança a curto prazo . Só indo contratar gajos de 10/15 milhões poderemos elevar a qualidade do plantel e chegar perto dos rivais . Analisem quantos gajos que custaram mais de 5 milhões os rivais tem ( alguns nem jogam ) e aqueles que nós temos ).
E agora ? Agora que venha alguém presidir o clube que fale verdade e não crie expectativas absurdas ( a não ser que venha com o tal saco cheio de dinheiro ). Que contrate alguém que perceba efectivamente de futebol e que aos poucos vá diminuindo o fosso, e que diga aos sportinguistas claramente quanto tempo espera demorar e o que vai fazer nos próximos anos para isso acontecer . E que não diga que temos condições de lutar por um título nos próximos 3/4 anos porque não será verdade .
E agora ? Que estes tipos que estão lá estejam quietinhos neste mercado , não gastem dinheiro nem vendam jogsdores , que façam mais ou menos o que o Cherba diz no post e que vão rapidamente a vida deles .
8 Janeiro, 2020 at 9:26
Um comentário que devia ser elavado a post!!!!
Revejo-me em tudo
8 Janeiro, 2020 at 9:46
Não podia estar em maior desacordo com isto….
Um presidente que apareça com um saco cheio de dinheiro só vai ter um resultado. O fim do Sporting.
Precisamos é exactamente do contrário. Um presidente que venha disponível para trabalhar com menos dinheiro e para fazer as coisas bem feitas.
Não há um William? Mas alguém via um William naquela altura? Alguém dizia no ano anterior que a solução para o lugar de trinco era o William que andava emprestado na Bélgica?
Tudo o que temos de fazer é arrumar a casa e ter um plano a 2/3 anos para construir uma equipa e a 5/6 anos para resolver definitivamente o problema financeiro do Sporting. Baixar significativamente o passivo, baixar significativamente o custo da divida, baixar drasticamente a dependência do Sporting de financiamento. Sem nunca deixar de ser exigentes com a equipa que existe. Um caso de dinheiro neste momento significa um saco cheio de problemas futuros que o Sporting nesta fase não consegue sustentar.
Chega de cheques e vassouras. Não sei se deste conta…esta direcção já usou mais de 150 Milhões. O Godinho rebentou 100M em 2 anos. E só conseguimos crescer quando…não houve dinheiro. Eu não consigo compreender como é que, com o nosso historial, ainda andamos a pedir cheques e vassouras….
8 Janeiro, 2020 at 13:24
Está muito bom este comentário!
Concordo com isto!
8 Janeiro, 2020 at 13:25
Menos o gajo com um saco de dinheiro. Isso não vai acontecer pelo que vamos ter de penar e subir degrau a degrau.
7 Janeiro, 2020 at 23:30
Acho que o Varandas devia gerir o Sporting nos próximos meses em modo Comissão de Gestão, limitar-se a uma gestão corrente pois está a prazo.
Claro que isso não vai acontecer e mais uns quantos milhões vão voar…
8 Janeiro, 2020 at 7:42
Falas em comissão de gestão e lembro-me logo do xintra.
Também estavam a prazo e foderam bem o clube:
– despedimento ilegal do treinador e entrada do…. p0
– entrada de rescisores (só no BF perderam-se 100M, que podem ser menos caso ele seja vendido por valores elevados, o que eu duvido um pouco) Com o dost vimos que ainda perdemos dinheiro, em vez de recebermos o valor da clausula
– saida de jogadores de forma criminosa, a mais evidente foi o Demiral
E por aqui me fico, porque foi tanta merda que depois isto ficava a cheirar mal.
7 Janeiro, 2020 at 23:37
Vão-se mas é SPORARem todos os 3 da fotografia….
7 Janeiro, 2020 at 23:51
Quem acredita que qualquer um dos três estarolas na foto do Post tem condições para estar ou tão pouco ser solução para o SCP que diga de sua justiça …
P.S. – Há vários prémios para distribuir para os mais criativos
8 Janeiro, 2020 at 0:35
Confesso que acho que qualquer um faz melhor que este idiota, até o meu filho no championship manager sabe que num plantel tens de ter 2 a 3 jogadores por posição e um bom treinador. Para além disto o atrasado mental conseguiu dividir os Sportinguistas a um ponto que não sei se tem retorno.
8 Janeiro, 2020 at 3:28
Infelizmente não existe competência nesta direcção para o futebol.
Aliás, não existe visão, rumo concreto, ideias definidas e plano para curto, médio e longo prazo para o Sporting crescer.
Toda esta equipa de futebol foi feita de remendos e de contratações onde não se consegue ver o mínimo de critério.
Salva-se talvez Silas, no meio disto tudo- eu que duvidava dele e o criticava. Gostei da forma pragmática e inteligente como pôs a equipa a jogar.
Foi bem evidente no jogo contra o Porto que não temos banco. Que temos um Ponta de lança , para ser simpatico , mediano. Que nos falta um defesa direito que tenha pulmão , velocidade, garra e precisão de passe- que temos na esquerda.
Que nos falta um extremo que realmente desequilibre, um “artista” que complemente Bruno Fernandes e Vietto. Para extremos, ou são desiquilibradores como Nani, Figo ou Quaresma, ou tem que ter uma qualidade de passe, sentido posicional e táctico fora de comum como Beckham. O irmão de João Mario que está no Braga, foi nosso e formado no Sporting foi fundamental nos tempos de Jardim, a meu ver, era titular indiscutível neste Sporting.
Doumbia é um grande exemplo de como a inteligência táctica, qualidade de passe, sentido posicional e noção de “timing” são fundamentais no futebol e diferenciam os melhores dos medianos: Se olharmos meramente pelos atributos físicos Doumbia seria muito melhor que William Carvalho, Paulo Sousa ou que Miguel Veloso, a trinco. Mas estes dois de longe são melhores jogadores que Doumbia: estão no sitio certo, jogam simples, colocam a bola no jogador certo, controlam o ritmo da equipa, fazem as transições de contra ataque fluir ou de mudança de flancos, com os ocasionais “passes de morte”. E controlam a defesa em termos posicionais, os médios através da sua posição ou mesmo capacidade de organização.
Precisamos de uma estrutura que realmente perceba de futebol. Precisamos que haja mesmo uma ideia para o futebol abrangendo todos os escalões.
Precisamos também dos melhores a trabalhar no Clube. Que venha Jardim. Que venha Figo para director desportivo e traga pessoal competente, de topo que certamente conheceu ao longo da sua carreira.
O Sporting podia ser dos maiores clubes do Mundo. Uma verdadeira marca global, se realmente quem comandasse os seus destinos fosse competente, tivesse visão global e fosse um bom gestor e tivesse realmente paixão pelo clube.
Um bom gestor rodeia-se dos melhores. O Sportinguismo deve ser um atributo valorizado. É preciso ter sentido de missão.
Agora? Somos um clube simpático, bem longe dos rivais directos. Salvo em algumas modalidades.
Num
8 Janeiro, 2020 at 9:23
Amigo, isso é tudo bonito mas seria apenas se (e repara na palavra “se”) o plantel estivesse a ser contruido.
Sabemos é que estamos no sentido oposto, o plantel está a ser destruido, desmantelado aos poucos e que a puta fernandes e o acuña estão em vias de sair.
O BF sabemos que anda a ser oferecido, e o acuña pelo aumento anunciado cheira-me que vai ser mais um dost a sair no final da epoca em que vende-se com prejuizo porque o salário é demasiado alto… pudera, se andam a aumentar os salários é normal eles ficaram altos.
A ideia é realmente mandar embora todo o legado do BdC e apenas comprar entulho…. depois disso deixa-se de se poder vender para arranjar dinheiro e finalmente temos a desculpa de “ou se vende a SAD ou o clube fecha”.
8 Janeiro, 2020 at 9:27
Um comentário que devia ser elavado a post!!!!
Revejo-me em tudo
8 Janeiro, 2020 at 9:37
Isto é tão óbvio…e não é de agora. Uma direcção decente estava tinha feito isto à 1 ano quando era óbvio que não íamos ganhar o campeonato nem ficar em 2º. Já nessa altura se devia ter dado tempo a Paz, Bragança, Thierry, Pedro Mendes ou Marques, Abdu, Matheus (que na altura ainda era recuperável porque ainda não era tão importante como depois começou a ser na 2ª metade da época na Alemanha), etc. A merda devia ter começado a ser limpa logo ali e subido os putos para os lugares dos Petrovic, Andrés Pintos, Brunos Gaspar, Gudelj (não tanto por ser uma merda mas por ser um emprestado caro). Eu disse logo na altura que ali esta direcção mostrava que não tinha nenhum sentido estratégico. Os que deviam ter ficado como suporte dos putos saíram, os que deviam ter saído ficaram, os que deviam ter subido ou voltado ficaram onde estavam.
Agora, ao 3º mercado aberto….não vai mudar. Quanto mais não seja porque eles para além de burros e incompetentes são tão narcisistas que acham que estão a fazer tudo bem e apenas estamos como estamos por imponderáveis que fazem parte do futebol. E por isso contem com mais do mesmo…porque é mais do mesmo que vão ter. Virão pelo menos 3 jogadores (vamos rezar para que à 14 ou 15 opção tenham acertado 1…), provavelmente caros, os putos ou ficam onde estão ou são emprestados e o Silas vamos ver se passará de Janeiro com a carga de jogos e inconsistência da equipa…
No outro dia já não sei quem é que dizia que o H. Viana e o Beto deviam ser despedidos…é como ter um prédio todo mal desenhado e com erros básicos de construção que está a cair e dizerem que a culpa é dos trolhas que fizeram o que estava desenhado. O problema é MUITO mais vasto que os 2. O problema maior é que o Varandas não percebe UM BOI de futebol e de como gerir uma equipa mas acha-se especialista e que a merda que está a acontecer é apenas porque é futebol e por causa da herança.
8 Janeiro, 2020 at 10:46
“O problema maior é que o Varandas não percebe UM BOI de futebol e de como gerir uma equipa mas acha-se especialista e que a merda que está a acontecer é apenas porque é futebol e por causa da herança.”
Quem percebe de futebol és tu, sentado no sofá!
Este tipo de frases – “… o Varandas não percebe um boi de futebol…” – são ridículas, especialmente quando ditas por alguém, e desculpa-me se estou errado aqui, não passa de um adepto de bancada!
Eu não teria tido as opções que o Varandas, ou esta Direcção, tiveram para esta época – já o disse aqui n vezes! – mas não me atrevo a dizer uma barbaridade destas… E depois eu é que sou isto e mais aquilo, educador, e policia e o diabo a sete…
Epá, não concordas com a politica desportiva do homem… Tudo bem. Entre os dois, tu e eu, são duas pessoas a concordar nisso. Agora, dizer uma barbaridade destas é ridículo… Aliás, só demonstra o quanto longe estás de perceber o que achas que percebes…
8 Janeiro, 2020 at 10:52
Podes ter a certeza…
O Varandas não percebe um boi de futebol e de como gerir uma equipa.
Não consigo sequer perceber como é que podes meter isso em causa. Hoje em dia acho que isso é mais que evidente para todos…
Não conheço 1 única pessoa que ainda ache que o homem percebe de futebol. Nem adeptos nem pessoas que trabalham no futebol.
Mas se é a tua opinião…que seja. A minha é que ele não percebe um boi de futebol e de gestão de uma equipa. Se a tua é que percebe que seja…
E podes ter a certeza de uma coisa. Faz aqui uma sondagem (à falta de melhor) a qual das 2 opiniões é ridícula…
8 Janeiro, 2020 at 10:56
Da mesma forma que um trabalhador de uma fábrica de carros que aperta 10 parafusos de um carro muito provavelmente não percebe um boi de desenhar e conceber um carro. Se lhe pedires para conceber um carro vai sair uma granda merda….
E pode ter trabalhado lá a vida toda.
8 Janeiro, 2020 at 10:56
PS: E não preciso de ser especialista na construção e concepção de carros para o perceber. Basta vê-lo a correr contra carros feitos como deve ser…
8 Janeiro, 2020 at 12:08
Vou responder a isto na resposta à tua resposta no meu comentário abaixo deste… 😉
8 Janeiro, 2020 at 10:21
Um texto interessante, Cherba, com algumas coisas que concordo e outras nem por isso.
Penso que falta aqui uma analise, nem que fosse superficial, à razão porque a equipa entrou tão mal na época – que acabou por arrastar para esta crise de resultados.
Discutir jogadores é básico mas não leva a lado nenhum. Para mim é a ultima coisa que se discute quando se fala de futebol e se procuram soluções. Basta ver que o contexto onde um jogador está pode fazer dele bom ou mau. E vamos discutir o jogador ou o contexto?
Em 100 tasqueiros aqui a fazer um plantel, provavelmente teremos 100 planteis diferentes. Nunca me esqueço de uma entrevista do Nuno Dias em que disse que pediu ao plantel, um a um, para fazer a convocatória para um determinado jogo e só 2, em 12 ou 13 jogadores, fizeram a mesma convocatória.
Eu gostava de saber a opinião das pessoas da razão que levou a este descalabro do nosso futebol. O que é que está na base de termos tantas derrotas, de termos poucos jogos onde se possa dizer que realmente jogámos bem, de nem parecemos um dos grandes clubes de Portugal em campo. O que está na base disso?
E não me apontem que é culpa dos jogadores…
O Famalicão tem melhores jogadores? Trocavam o plantel do Sporting pelo do Famalicão? Pelo do Braga ou do Guimarães? Algum tasqueiro aqui é capaz de assumir que trocava? Se não é, caramba, então a PRINCIPAL razão não pode ser o plantel…
Eu já dei a minha opinião e vou tentar não me repetir para já! Mas acho demasiado básico uma abordagem do género de “tiro estes cinco e trago aqueles cinco e está resolvido”!
Não é PRINCIPALMENTE por causa do plantel limitado que estamos a 16 pontos do 1º classificado, a 12 do 2º e atrás do Famalicão. E penso que o jogo de domingo, mas também outros antes, mostraram isso inequivocamente!
8 Janeiro, 2020 at 10:45
Posso dar a minha…
Sim, o plantel é limitado. No sentido em que tem carências óbvias e “mortais” como a falta de um trinco e de alternativa para PL. 100 podemos fazer 100 planteis diferentes mas acho que raramente terão carências tão mortais e evidentes. O plantel foi construído completamente em cima do joelho e sem qualquer planeamento ou lógica. Foi-se gerindo à medida que ia andando. Dou exemplos. Andou-se até à ultima na expectativa de vender o BF e como não houve ninguém a pagar, vendeu-se à pressa Thierry e Raphinha. Nem vou discutir os valores porque não chegaríamos à mesma conclusão. Thierry que apenas jogou (e por isso foi vendido) por pura sorte de o B. Gaspar, Risto e Rosier estarem lesioandos e o Ilori ter falhado brutalmente quando ali jogou. Apenas para dizer como tudo foi random e gerido sem qualquer estratégia. E mais. Eu acho que Jesé, Bolasie e Fernando vêm para “pagar” estas 2 vendas. Não me vão conseguir convencer que era jogadores muito desejados e que estavam no top 5 de prioridades na lista dada por um scouting qualquer. Portanto nem é apenas o plantel ser fraco (isso é mais ou menos discutível e a opinião pode depender do treinador que os trabalha), é ser mal construído.
E tal como foi com o plantel, tudo o que foi feito foi por navegação à vista. A equipa devia ter começado a ser trabalhada a meio da época passada. Dando tempo e experimentando os putos em vez de monos que estavam no plantel, vendo quem dos putos servia ou não, etc. Ao invés andámos a dar tempo a quem nunca contaria ou poderia contar este ano.
O treinador fica por ganhar 2 taças por acaso e por muita qualidade dos jogadores em vez de ficar porque se tinha convicção no seu trabalho. Que era obviamente e visivelmente mau para qualquer observador mais atento. Mais uma vez…nenhuma lógica, apenas navegação à vista.
As contratações pouco ou nada acrescentam. Eu arrisco mesmo que nada acrescentam. O Vietto só acrescenta porque não há Matheus porque com Matheus o Vietto era suplente. O Scouting (se existe) mostrou que falhou redondamente.
Não há qualquer plano de crescimento dos jogadores. Os jogadores da equipa principal cometem os mesmos erros hoje que cometiam à 1 ano. Não há ninguém na estrutura que trabalhe individualmente os jogadores no sentido de lhes aportar qualidades e características que não tenham ou tapar os seus erros.
A escolha de treinadores nem merece muito mais comentários.
A gestão física da equipa é uma anedota. Desde o inicio da época que a equipa está com os bafos de fora aos 70 (se tanto) e as lesões que demoram normalmente 2 semanas a recuperar acabam a demorar 1 mês.
Enfim…podia continuar….
No fundo o que quero dizer é que o que está mal não é 1 coisa. Ou por outra…se tiver de dizer 1 coisa é que não há qualquer sentido estratégico ou lógico nas escolhas que o Sporting faz. Única e exclusivamente há um navegar à vista e lidar com os “problemas” conforme eles vão aparecendo e nada mais. Gestão de crise atrás de gestão de crise…Num ano em que havia TUDO para preparar as coisas com tempo. Dou-te mais exemplos. Uma direcção que planeia as coisas como deve ser tinha sido eleita com uma opção ao Peseiro. Era obvio que ele não ia durar. Não tinham. Foram à procura quando quiseram despedir. Uma direcção como deve ser tinha planeado um plano para o despedimento de Keizer. Não andava com um Pontes “a ver se pega” à Lage para depois ir buscar o desempregado que aceite. Tentar isolar 1 pormenor é estar à espera do milagre. E que milagre é? Que, por milagre, nesta gestão de crise constante, se acerte sem querer num grande treinador e que esse treinador mude toda a merda que está feita em todas as áreas…
8 Janeiro, 2020 at 13:11
Comentário excelente, na mouche. É um todo. Qualquer líder competente rodeia-se de gente competente. As escolhas dele, vianas e cia mostraram a sua incompetencia à partida.
8 Janeiro, 2020 at 13:23
Quanto ao plantel, em termos de planeamento é de facto criminoso ter 5 médios e desses só um único que luta ou tenta defender, que é de facto 6 (foi contratado em 2017, assim como Risto, para ser suplente), Battaglia. Está há um ano em remissão… Sem falar num ponta decente fazendo de LP apenas a alternativa. Nao é so questao de qualidade ou quantidade mas também de harmonização do plantel pelas características dos jogadores. 5 médios: 1 trinco Battaglia, 4 ‘8’…
Eduardo,doumbia, wendel, bf.. Que eu nao considero 8, é um jogador de vocaçao ofensiva apenas, é um 10.
8 Janeiro, 2020 at 13:13
O Varandas é um gajo que anda há mais de 10 anos no meio e lida com jogadores, treinadores, dirigentes diariamente. Está, portanto, no meio. Tu e eu não estamos.
O Varandas, tal como o Bruno de Carvalho, tem o curso de treinador. Eu não tenho, apesar de já ter treinado equipas de putos, e acredito que tu também não.
O Varandas, tal como nós, é um adepto do futebol desde pequeno, pelo que já se interessava e seguia a modalidade, como nós fazemos, antes de entrar para o meio.
Posto isto, tu queres convencer quem que tu ou eu sabemos mais de futebol do que o Varandas?
Desculpa, Tiago, é ridículo afirmares o que afirmaste e não tens bases nenhumas para dizer o que disseste. O que podes dizer, tal como eu, é que não concordas com as ideias dele e com o que ele está a fazer. Mas é a tua opinião, como a minha, como a de muita gente aqui. Não é mais do que isso.
Eu votei no Varandas, como assumi desde o inicio, porque pensei que ele iria fazer algo parecido com o que eu defendo para o Sporting. E de um certo ponto ele até procurou fazer, dotando o clube de melhores infra-estruturas – não que fossem péssimas! – e procurando trazer gente capaz para certas áreas que eu também achava que estavam necessitadas.
Infelizmente falhou redondamente numa das coisas mais importantes que uma equipa de futebol tem – a equipa técnica! E, pior, na minha opinião, falhou 3 vezes! Por mais que o resto fosse perfeito – que não foi! – só esta falha poria sempre em causa tudo o que fizesse noutras áreas do futebol. Portanto, com este grande erro – na realidade, erros! – e com falhas noutros lados, nunca poderíamos ter uma época 2019/20 boa. E isto implica grandes dificuldades em lutar pela conquista de troféus, em especial no campeonato que é uma prova de regularidade!
Em relação ao plantel, o que se tentou fazer numa 1ª fase, do meu ponto de vista, foi aumentar a competitividade e qualidade do plantel, trazendo jogadores para acrescentar qualidade ao conjunto total ainda que não fizessem um 11 mais forte. A ideia foi, se tirasses grande parte dos jogadores do 11, terias jogadores para os substituir dentro duma qualidade similar ou não muito abaixo. Isso foi feito no mercado de inverno, que a esmagadora maioria dos tasqueiros aqui elogiou, e na fase inicial do mercado de verão. Para isso usaram o dinheiro do acordo do Gelson.
A ideia era depois vender o Bruno Fernandes por 70M€ e trazer 2 ou 3 bons jogadores para entrarem de caras no 11. Como isto não se realizou, ficaram sem a possibilidade de trazerem esses jogadores, optando pelos 3 empréstimos no fim da janela de transferências.
O que é que realmente correu mal aqui?
Algumas das escolhas que fizeram.
O Ilori foi dinheiro deitado à rua logo à partida.
O Eduardo era perfeitamente dispensável.
Dos 3 emprestados, dois – Jése e Fernando – nunca deviam ter vindo de caras! O outro, enfim, aceita-se!
As opções de não aproveitarem o Domingos Duarte e o Matheus Pereira foram erros grosseiros e graves, tal como o foi não terem arranjado um 9 para competir com o Phellype.
Portanto, havia uma ideia, apesar de vocês dizerem que não havia, e o problema foram as más escolhas que fizeram. Com isto, acabámos por ter um plantel mais fraco do que poderíamos ter tido. No entanto o plantel não é tão mau como vocês dizem e como os resultados parecem indicar.
O problema foi começar a época com o Kaizer.
É óbvio que tens razão quando criticas o Varandas pela razão que deu para ficar com o treinador. Qualquer gajo com personalidade e tomates tinha percebido que o Kaizer não ia funcionar e que tínhamos ganho 2 Taças com bastante sorte à mistura – a mesma sorte que o Porto agora teve para nos ganhar! E isto tem de jogar contra o Varandas.
Eu defendia outra abordagem ao mercado. Trazer 2 ou 3 jogadores para entrarem de caras no 11 e completar o plantel com putos da formação que tínhamos espalhados por ai. Gastava 20 ou 30 M€ nesses 3 jogadores, conforme o dinheiro disponível, e estava feito. E apostava tudo num bom treinador porque isso, sim, faz a diferença. Aliás, basta ver que até um bom aprendiz é melhor que um Kaizer ou que um Pontes. Imaginem então com um bom treinador!
Uma abordagem diferente ao mercado tinha evitado vender o Raphinha, que eu acho que valeria muito mais daqui a um ano ou dois. Já o Thierry foi bem vendido. 10M€, cash, por um gajo que praticamente nunca jogou na equipa principal e que tinha tantas limitações, ainda que com potencial, é uma boa venda!
Volto a dizer, temos estado a pagar a miserável pré-época que fizemos. A equipa está, finalmente, a COMEÇAR a ter processos defensivos e ofensivos e isso nota-se. Está finalmente com uma capacidade física aceitável e isso também ajuda.
Estou absolutamente convicto que faremos uma 2ª volta bem melhor que a 1ª volta, apesar de termos jogos bem mais difíceis.
Há anos que falta um plano de crescimento e acompanhamento dos jogadores da formação. Não é uma coisa desta Direcção. É um erro tremendo do clube há anos! Houvesse isso e Geraldes, Palhinha, Matheus Pereira, Podence, Domingos Duarte, Demiral, Iuri e outros tinham sido aproveitados pela equipa principal pois tinham mais que qualidade para isso. Hoje, jogadores desta qualidade, tens poucos: Quaresma, Bruno Tavares, Nuno Mendes, Joelson, Gonçalo Costa… Nem acho que o Pedro Mendes, jogador que admiro e nunca entra numa espiral de desmotivação, seja deste gabarito mas sendo esforçado como é, ainda tudo é possível. E há mais 2 ou 3 de um nível quase aqui.
Espero que actualmente já estejam a trabalhar isso, sem espirais para atrapalhar!
Depois há uma série de má língua… Jése, Bolasie e Fernando nada têm a ver com a Gestifute. Como vieram para pagar a venda do Thierry e do Raphinha? E eu até consigo perceber que o Thierry só saiu como saiu por causa do Mendes, porque não vale aquele dinheiro.
Óbvio que não está mal só uma coisa. Os erros foram em vários lados mas o grave, o que nos faz penar como temos penado, foi manter o incompetente do Kaizer – e digo isto com pesar pois adorava que tivesse dado resultado, como aliás te disse algumas vezes quando discutimos a sua qualidade. Esse foi o GRANDE ERRO do futebol esta época. Quase nesse nível está o não aproveitamento do Domingos Duarte e do Matheus Pereira. Ao pé destes 3 erros, tudo o resto são detalhes…
Mas o pior disto é a falta de a Direcção e, especialmente, o Varandas não assumirem os erros. E não só não assumem como querem fazer crer que nem houve (estes) erros (e outros).
Depois, fora do futebol também há erros (e graves). Mas só me quero referir ao futebol, que o post é sobre isso!
8 Janeiro, 2020 at 13:40
Cursos e conhecimentos não significam competência, basta olhares para as mentes que governam e governaram o pais. Como dizes o Varandas e a sua estrutura tinham um plano no Verão. Esse foi o grande problema, só terem um plano. Chegou a hora H o plano não se concretizou e hipotecou-se uma época inteira porque a capacidade de planear e reagir foi nula. Compraram Vietto que não fazia falta e agora joga fora de posição, porque deve ter de jogar. Foram feitos 3 empréstimos porque sim, deixando para trás a real necessidade de contratar um PL, e andamos a experimentar treinadores.
Vamos para o terceiro mercado de Varandas e seu CD, e trinco ainda não se comprou, porque alguém acha que o Doumbia/Eduardo/Battaglia podem fazer um lugar para o qual claramente não têm as características necessárias.
Partindo para um facto curioso é que passado um ano, o Varandas consegue ter um plantel 2x mais fraco que o senil do Cintra deixou.
8 Janeiro, 2020 at 14:35
Eu disse que eles têm sido competentes?
Mostra lá onde está isso escrito, sff…
O resto é a tua opinião, que numas coisas é igual à minha e noutras não!
8 Janeiro, 2020 at 14:56
Mais uma vez …
Escreves tanta merd@ e … Pareces aquelas pistas de carrinhos telecomandados … Andas às voltas e voltas e mais voltas …
A muito custo (porque o elefante vagandas no meio da sala é mais que visivel) lá assume que “cometeram erros” …
Mas alguém com 2 dedos de testa, não percebe o que esta corja está a fazer no SCP?!?
Esta gentalha não está de boa fé no SCP!
Escrever muito e quase nada dizer qualquer dia é uma “arte” … Quase que és ‘artista’ … Só que as tuas ‘obras’, nem na feira da ladra as querem …
8 Janeiro, 2020 at 15:05
Eu também não disse que tu disseste. O que eu queria dizer é que por mais experiência e conhecimento do meio que Varandas possa ter, neste momento significam 0 tamanha é a incompetência dele para o cargo.
Actualmente, o pessoal que sabe falar de bola aqui na Tasca, percebe mais, na minha opinião, do que o Varandas, porque para além de fazer merda constantemente, insiste no erro.
8 Janeiro, 2020 at 15:20
Eu discordo de ti!
Se o Varandas tem escolhido bem as pessoas, acho que a ideia que ele tinha era boa e muito mais próxima do que o Sporting precisa do que, por exemplo, o que fez o Bruno de Carvalho na mesma área.
E, aqui sim, insistir no erro – as pessoas erradas – é muito mau!
8 Janeiro, 2020 at 14:32
Tens noção do ridiculo?!
Quantos exemplos queres de ex-jogadores, que estiveram no meio TODA a vida e com os graus todos de treinador (que ele não tem) e que obviamente não percebem puto do que é gerir uma equipa e não percebem puto de futebol ao nível que ele precisava de saber para ser presidente?
O Couceiro fez tudo no futebol! Queres para presidente?! Ou sequer director desportivo? Achas que o Couceiro é um gajo capaz para isso? E o Manuel Fernandes? Gajo bom para ser presidente! Queres comparar os anos no futebol que esteve? E neste caso mesmo no assunto em causa, não era médico, que é algo completamente paralelo. Como estes posso dar-te 10 mil exemplos na boa…
O Varandas e a sua direcção são uns incompetentes de todo o tamanho que não percebem puto de futebol mandarem num clube nem um caralho de gestão de um clube ou de uma equipa.
E está à vista. Nem sequer percebo o que estás a defender…são competentes, percebem de futebol mas é por azar que estamos como estamos?
Quanto dinheiro queres meter em como acabamos a mais de 30 pontos do 1º?
8 Janeiro, 2020 at 14:49
hehehehe
8 Janeiro, 2020 at 14:59
Não percebeste Tiago?!?
DEste-lhe trela … E vai daí, ele pariu mais um comentário daqueles tipo ‘testamento’, para ver se ficas convencido que … afinal esta ganilha nem é assim tão má como parece …
Enfim, desonestidade, ou prostituição intelectual … Para este ‘artista’ é só mais do mesmo …
Eu nem leio estes ‘testamentos’, chego ao 2º parágrafo e ‘scroll down’ …
8 Janeiro, 2020 at 15:10
Nem devias ler nada porque eu não escrevo para gajos que não percebem português… É passar à frente! Vais-te baralhar todo e responder com merdas que nada têm a ver…
8 Janeiro, 2020 at 15:12
🙂
8 Janeiro, 2020 at 15:08
Yah, eu sou ridículo… Tu sentado no sofá é que percebes à brava de futebol… Tu tens opiniões sobre futebol. Se percebes ou não, ninguém sequer pode dizer, nem tu… Mas o mais provavel é que estejas enganado.
Aliás, aqui na Tasca é só competentes do sofá. Sabem tudo e acertam sempre, sentados no sofá inteligente… Alguns nem desporto de competição fizeram sequer mas sabem tudo porque estão no sofá a debitar postas de pescada que NUNCA SERÃO AVALIADAS nem têm qualquer responsabilidade para assumir… E o ridículo sou eu!
Tu deves é confundir competência com saber. Saber é uma coisa e ser competente é outra. Se não souberes, óbvio que nunca podes ser competente mas podes saber, ter conhecimento e ser incompetente, porque aplicas mal o conhecimento que tens. mas, claro, o português é complicado…
O Couceiro é óbvio que percebe de futebol. É óbvio que até podia ser presidente dum clube. Andou toda a vida no meio, sabe como as coisas funcionam de estar lá dentro e participar nisso – coisa que tu e eu não sabemos! Se depois era um bom presidente, um bom director desportivo ou um bom treinador, bem, isso é outro assunto. Mas que tem conhecimento, não duvides.
E o Manuel Fernandes percebe mais de futebol a dormir que tu e eu juntos e acordados… Agora, Tiago, eu não disse que basta perceber de futebol para ser presidente. Se disse, mostra lá isso…
E, meu caro, eu quero lá saber se a maioria da Tasca concorda contigo e acha que o Varandas não percebe um boi de futebol! A maioria da Tasca é gente competente de sofá.
São gajos que vêem uma pessoa com uns papeis na mão assumem que os papeis têm escrito não sei o quê porque isso dá jeito à sua retórica. A maioria da Tasca chamou-me lampião em Janeiro de 2016 porque eu disse que o Zazuz era uma merda de pessoa e não íamos ser campeões com ele e em Maio de 2018 essa maioria já queria era o JJ fora do clube. E podia dar-te outros exemplos…
Eu não estou a defender nada. Estou a dizer que só um sem noção acha que um gajo que passou uma vida a ver futebol pode saber mais de futebol do que um gajo que fez isso e ainda andou lá no meio mais de 10 anos e tem um curso de treinador! Ficou claro?
O Varandas não pensa como tu. Como eu não penso em muita coisa. Estou muito mais próximo de algumas ideias do Varandas do que das tuas – e já sei que isto vai dar azo a piadolas! – mas acho que ele errou em muita coisa porque escolheu mal as pessoas, não porque a ideia de base fosse errada – apesar de ser diferente da minha. Tu, e os sofadistas, achas que as ideias diferentes das tuas estão erradas. eu acho só que são ideias diferentes. Muitas vezes é o contexto que dita se a ideia funciona ou não, não é a ideia que está errada ou certa. Duas ideias podem ser boas, e uma funcionar no contexto e a outra não! E basta ver a diferença que faz tu lançares um puto talentoso numa equipa que joga bem e está moralizada e lançares um puto numa equipa descrente e que não joga nada. A ideia é a mesma mas num contexto tem tudo para funcionar e no outro tem tudo para queimar o puto!
Quanto ao dinheiro, a única coisa que aposto contigo é que fazemos mais pontos na 2ª volta, apesar de mais difícil, do que fazemos na 1ª volta, se não sair nenhum jogador importante agora.
Os pontos a que ficamos do primeiro é quase irrelevante porque eu prefiro ficar em 3º a 30 pontos do que em 5º a 10 pontos!
8 Janeiro, 2020 at 17:09
Eu disse que tu eras ridiculo?
Eu disse que era ridiculo estares a dizer que ele percebia de futebol e da gestão de equipas porque andou 10 anos com médico e tem curso de treinador. Eu tenho montes de ideias ridiculas…não me considero ridiculo. Creio que compreendes a diferença.
O Manuel Fernandes não percebe puto de futebol. Percebe de marcar golos. Futebol é muito mais do que marcar golos! Basta ver o que nunca fez nada de jeito sem ser golos.
De resto acho que ninguém percebe o que é que estás a defender…acho que nem tu percebes. Sabe mas é incompetente? Então não sabe! Ponto final. Se não sabe aplicar….não sabe (como diz a própria frase). No limite tem umas ideias e umas teorias mas não sabe. Não é concordar ou não. Eu não concordo com certos modelos mas percebo quando são bem aplicados por gente que sabe de futebol. Não concordo mas percebo. Agora? Mas alguém olha para o Sporting e para o departamento de futebol e vê algo mais que improviso? Não há modelo. Não há nada! Há improviso e gestão diária de crise. Nada mais.
Contexto?! Mas estás a brincar? Não há melhor contexto do que este para meter os putos! Nunca houve! Pós Alcochete, cheio de gente a sair e a precisar de ganhar folgo financeiro. Com os adeptos do lado dessa solução porque percebiam o problema evidente que havia. Contexto são as pessoas que lhe dão, condições são as pessoas que as criam.
Eu sou apologista do modelo baseado na formação, com aposta nos putos e contratação de poucos jogadores mas que façam a diferença. Mas eu aceito outros desde que sejam bem aplicados. Seja ir buscar jovens com uma rede de scouting forte, seja contratar jogadores feitos mas que precisam de espaço, etc. No Sporting actual não há nada…só tu é que vez algum modelo de gestão neste Sporting.
Ficares a 30 ponto do 1º não te diz nada…é praticamente irrelevantes. No campeonato tuga! Então está bem! Estamos conversados…
Eu não disse que percebo. Eu não me candidatei, eu não estou no Sporting. Tu, para dizeres essa merda tinhas de ser o gajo menos critico da tasca. Porque nunca foste nada no Sporting e portanto do sofá não sabes nada. E no entanto…não é verdade pois não? Estás BEM LONGE de ser o gajo menos critico do Sporting. Por isso podes meter essa do sofá onde o sol não brilha porque estás a pregar como o frei Tomás…ouve o que ele diz, não faças como ele faz….
8 Janeiro, 2020 at 18:04
Bem, cada um na sua, então… Tu ficas a pensar que sabes mais de futebol que o Varandas e eu a pensar que tu não tens noção do que estás a dizer…
O Manuel Fernandes subiu várias equipas de divisão enquanto treinador… Leiria e Santa Clara, pelo menos mas acho que mais. E fez bons trabalhos outras. Até tenho ideia de ter sido ele a ganhar uma das nossas Supertaças ao Porto.
Mas, claro, tu sabes muito mais de futebol do que um dos melhores avançados que o Sporting já teve. O gajo até só metia golos porque chutavam contra ele e a bola entrava sem querer…
Eu sei o que estou a defender.
E sim, podes ter conhecimento duma matéria e aplicares mal o conhecimento que tens, o que faz com que não tenhas sucesso e, portanto, sejas incompetente. Isto nada tem a ver com não saberes do que falas ou fazes… E se não percebes isto, olha, também não sou eu que te vou explicar melhor!
Os nossos modelos, pelo que eu já percebi do que tu tens escrito aqui sobre a matéria, não diferem muito na sua base. Diferem mais na maneira como o aplicaríamos – tu mais duma maneira e eu mais de outra. E depois temos diferentes opiniões sobre o que é mais importante ou menos importante, ou que jogadores são melhores ou menos bons. Mas isso já são meras opiniões que cada um aqui tem a sua.
O contexto…
Se tivesses um bom treinador, sim, era capaz de concordar contigo e dizer que era uma boa oportunidade para meter uma catrefada de putos no plantel, contratar 2 gajos bons, e seguir assim avisando que íamos jogar jogo a jogo, sem sermos assumidamente candidatos ao titulo.
Acontece que houve um parvalhão que não percebeu a importância de marcar eleições para a data mais próxima possível – que era a meio de Agosto – para dar ao novo Presidente a possibilidade de ser ele a alinhavar o plantel final com que íamos a jogo. Portanto, com isto perdeu-se um ano e não foi possível delinear uma estratégia para o 1º ano pós Alcochete, logo, essa oportunidade perdeu-se. Se não completamente, pelo menos em grande parte. Claro que era possível fazer isso para esta época mas já não seria a mesma coisa e já nem toda a gente entenderia isso da mesma maneira.
Se leste a minha opção para a abordagem a esta época, ela ia por aí…
No entanto, com um treinador merdoso como o Kaizer, duvido que funcionasse uma solução dessas. O mais certo era correr pior do que correu e ainda queimavas uma série de putos que têm algum talento e ainda podem ser aproveitados – o Bragança, por exemplo. É que basta imaginar o miúdo, com aquele corpinho e o défice físico que a equipa apresentou nos 4 primeiros meses da época, a jogar à bola numa equipa que não tem a mínima noção de como defende ou ataca… Falar “mete o miúdo” é fácil, porque ninguém vos vai depois exigir explicações ou responsabilidade, mas vocês esquecem sempre de analisar e tentar perceber os contextos das coisas.
Ou tu tens uma escola tipo Ajax onde os jovens sobem naturalmente ao primeiro escalão pelas sua qualidades e são introduzidos aos poucos juntos de outros jovens, tudo feito segundo um padrão de onde não fogem muito e que é sustentado por meia dúzia de gajos mais velhos mas de muita qualidade, ou, fora dum contexto destes, vais fazendo apostas individuais e lançando putos lentamente num 11 já consolidado, que sabe o que faz em campo!
Não há outra maneira de lançar os jovens com sustentabilidade.
Essa possibilidade – pós Alcochete – era uma excepção e derivada da falta de dinheiro e dum contexto muito especifico. E requeria determinadas condicionantes para poder ter alguma hipótese de sucesso e não queimares os miúdos – ter um núcleo de 5 a 7 bons jogadores já lançados na equipa, que tinhas, uma boa equipa técnica, que não tinhas, uma boa estrutura para aguentar a situação e fazer o acompanhamento aos miúdos, que não tinhas, e, finalmente, uma massa adepta tolerante que aceitasse as falhas normais duma equipa onde uma série de miúdos são lançados ao mesmo tempo, que duvido que fosse o caso!
Portanto, Tiago, mandar postas de pescada para o ar, até os meus filhos fazem sobre qualquer merda. Ter um enquadramento dos contextos antes de disparar disparates, já é mais complicado.
Eu sou critico, mas crítico com alguma moderação, tendo em conta os contextos. Os meus textos são longos porque eu explico as razões das criticas. Não mando só merdas para o ar. Há gajos aqui que nunca vi explicarem nada. Zero. Só criticam. Está tudo mal. Se chove é uma merda mas se faz só é uma merda na mesma. E se neva continua a ser merda. Não é o teu caso, diga-se, para se fazer justiça.
Não me lembro de dizer que um qualquer profissional não sabe um boi da sua profissão. Posso-o criticar pela opções que toma, dizendo que eu tomaria outras e porquê, mas não me lembro de dizer merdas dessas. E eu sou acusado aqui de ter a mania que sei mais que os outros de tudo e mais alguma coisa – eu sei que é fácil dizer essas merdas que depois facilmente passam a ser usadas pelo bando do copy/paste!
É ridículo ver gajos aqui, que nem a puta das quotas pagam, a criticar um gajo como o Manuel Fernandes que deu tudo o que tinha ao Sporting e deixou de ganhar muito dinheiro por lealdade ao clube. Muitos são os mesmos que chamam rato ao Bruno Fernandes. E quer um, quer outro, já fizeram mais pelo clube do que qualquer um dos idiotas que aqui os criticam e dizem mal deles. Gajos que nem quotas pagam, caralho… Acham-se com moral para criticar figuras do clube!
Até os cortava rentes se algum desses idiotas fosse capaz de fazer o que o Bruno Fernandes fez, que foi voltar e recusar um novo contrato com um ordenado muito maior! Um gajo que nem nasceu sportinguista! Eu não sei se faria isso num clube que não fosse o meu. E até no meu não sei… E essa gente, à boca cheia, critica a postura do homem! São os tais heróis do sofá: no sofá fazem tudo bem e são os maiores e mais impolutos… Depois é vê-los aqui a mentir todos os dias, a inventar cenas, a distorcer o que outros dizem…
Há uma grande diferença em criticar dizendo que não se concorda com a opção, dando a nossa razão, e criticar dizendo que o outro não percebe um boi disto! Se não chegas lá, olha, paciência! Nitidamente sentamo-nos em sofás muito diferentes!
8 Janeiro, 2020 at 19:35
Mas onde é que eu digo que percebo mais?! Fodasse… Inventas cada merda.
Eu disse que eles não percebem um boi. É a minha opinião. Acho que isso é absolutamente evidente.
Se queres insistir em que não e que sabem muito mas têm azar… Que seja…
Ouve o Schmeichel que ele diz-te tão bom que é o MF….
8 Janeiro, 2020 at 20:55
Meu caro, tu para dizeres que alguém duma área não percebe um boi do que faz tens de perceber mais do que ele ou então a tua opinião não vale nada!
Ou tu percebes menos que o Varandas mas isso dá-te conhecimento suficiente para dizeres que ele não percebe um boi? E, se percebes menos e “ele não percebe um boi”, tu percebes menos que um boi mas, ao mesmo tempo, achas-te com moral para vir aqui dizer que assim e assado está mal e que devia ser cozido e frito que isso é que está bem?
Não percebes o ridículo da situação?
O MF percebe de futebol. Não é nenhum supra sumo de treinador mas isso não faz dele um leigo na matéria. Teve sucesso por muitos clubes por onde passou e isso, por si só, arrasa a tua opinião – que na realidade não passa disso mesmo pois um facto não é de certeza!
E eu não disse que tem azar. Disse que fez más escolhas. Disse que aplicou mal o conhecimento que tem. É muito diferente do que tu queres fazer crer que eu disse ou defendi.
Quanto ao Scheimchel… estou a cagar para a opinião que tem do MF. Nem sei, se pela tua bitola, o Schmeichel percebe alguma coisa de futebol ou se limitou a defender umas bolas… Porque a realidade é que desde que abandonou os campos não fez nada de relevante. Ia aos sorteios europeus em nome do Man. United e nem sei se ainda faz isso. De resto, comenta na TV, como faz o Manel…
Tu dizes merdas que demonstram nitidamente que opinas por gostar das pessoas ou não… O Manuel Fernandes só não seguiu com o Robson, que sempre disse bem dele quer como pessoa, quer como profissional, porque o Robson seguiu directo para o Porto. E ele preferiu ficar no Sporting, mais uma vez, a ganhar muito menos! Se têm ido para um clube fora de Portugal provavelmente o MF tinha ido com eles.
8 Janeiro, 2020 at 22:11
Um gajo faz um carro que não dá mais de 60. Quanto mais mexe menos o carro anda… Neste momento não passa dos 30.
É preciso eu perceber de mecânica para perceber que o gajo que fez aquilo não percebe um boi de mecânica?!
Criticar MF?! Não podias estar mais enganado. Não preciso de provar mais. Vai ler os meus comentários na guerra MF vs BdC que está lá tudo. Tenho enorme respeito enquanto capitão e sportinguista. Mas não tenho nenhuma ilusão. Grande jogador, mais nada. De resto não sabe mais! Não podias estar mais longe da verdade se a tua ideia é que eu não gosto do MF. É um dos meus ídolos.
Não vejo qual é a dúvida. O que não falta é jogadores que não sabem fazer mais nada e que não percebem de mais nada.
Se quiseres não ir mais longe tens 2 que tu próprio dizes que foram mal escolhidos para os cargos que ocupam no Sporting…mas possivelmente também vais dar uma granda volta para dizer que sabem muito mas não servem porque tiveram azar e escolheram mal as pessoas…
8 Janeiro, 2020 at 15:11
O Cintra e as pessoas que o rodeavam conseguiram contratar melhor que o Varandas no Verão. É este o nível a que estamos. Aliás o Cintra sabia que para fazer algo de jeito tinha de assegurar qualidade e por isso é que se esforçou tanto para trazer de volta o Dost e o BF e continuou as negociações com o Nani.
Por maior merda que o Cintra foi, e foi mau, o facto é que em Dezembro passado tínhamos melhor plantel que neste Dezembro que passou, o resto é conversa.
8 Janeiro, 2020 at 17:16
Duplicar o ordenado ao Dost e triplicar o do Battaglia até o Varandas fazia – já se sabe que isso para o Tiago era com uma perna às costas e vamos fazer de conta que trazê-los por estes números foi uma coisa bem feita! Trazer o Nani já não sei se o Varandas fazia pois depois despachou-o – mas o Tiago era com as 2 pernas às costas, facílimo!
O Bruno Fernandes também dou de barato que qualquer um fazia pois ele já disse que voltou porque era isso que queria.
Trazer o Diaby por 7M€ é que acho complicado para qualquer um…
E o Peseiro… O Tiago traria um melhor mas o Varandas provavelmente não…
8 Janeiro, 2020 at 17:28
Não sabia que o Tiago era candidato e que estavas a julgar as capacidades do Tiago e não as de quem realmente interessa e que está a enterrar o Sporting em merda.
Se preferes continuar a julgar as capacidades do Tiago, força nisso.
Podes ter a certeza de uma coisa. O Tiago tem e teria sempre a capacidade para dizer que não está a ser capaz e a sair pelo próprio pé! Muito antes de enterrar o Sporting como ele já está. E muito menos tinha a lata de pedir aumentos….
E não precisava de ser humilhado como o Sporting foi na supertaça ou com o Alverca ou estar a 16 pontos do 1º, atrás do Famalicão e correndo o risco de acabar a 30 dos lampiões…
8 Janeiro, 2020 at 17:29
O Tiago ama o Sporting muito acima de si próprio e é por saber que não tem capacidade para ser presidente que não se candidata e muito dificilmente se candidatará.
Muito menos andar a gozar com os Sportinguistas como estes que lá estão…
8 Janeiro, 2020 at 18:32
Mas o gajo se calhar achou que tinha capacidade. E continua a achar…
Tal como aconteceu com o Bruno de Carvalho, tal como aconteceu com o Godinho, tal como aconteceu com o Bettencourt, até achar que não…
O teu, como o meu, discurso é fácil. Falas, falas, falas, mas nunca ninguém vai saber se é assim como dizes… Quem para lá vai já não é assim e sujeita-se a ser escrutinado. E depois as pessoas ou apoiam, ou estão contra. Contigo, tal como comigo, são só palavras… Opiniões!
8 Janeiro, 2020 at 18:42
Tiago, essa cena do ser humilhado…
Então e levar 3 do Skenderbeu é o quê?
E ser eliminado pelo Levsky é o quê?
Essas merdas aconteceu. Tal como acontece dares 3 secos na Luz – e não deste mais porque o JJ não quis! – ou o famoso 7-1… Tal como já levaste 5 secos na Luz para a Taça e semanas depois foste lá tirar-lhes o campeonato! É futebol!
Pior que a exibiçao dos 5-0 foi a dos 2-4 onde não levaste 7 ou 8 porque não calhou, tal o massacre que foi!
8 Janeiro, 2020 at 15:12
É guardar estas previsões (Miguel: “Estou absolutamente convicto que faremos uma 2ª volta bem melhor que a 1ª volta, apesar de termos jogos bem mais difíceis.”; Tiago: “Quanto dinheiro queres meter em como acabamos a mais de 30 pontos do 1º?”) e voltamos a isto no fim do campeonato para ver quem é que leva o “prémio Zandinga” 🙂
8 Janeiro, 2020 at 17:17
Boa! Acho muito bem.
Agora faz isso para tudo o resto que se diz aqui pois há tanta merda à espera que aconteça desde meados de 2018…