Caros leões, hoje escreve-vos um jovem com 19 anos, que tal como não ouviu Camões proferir esta frase, também não viu o seu clube campeão. É certo que já era nascido quando de como um pai para um filho, João Vieira Pinto e Mário Jardel nos entregavam o campeonato 2001/2002. No entanto, a minha tenra idade não me permitiu ter sequer consciência do momento que estava a presenciar. Levo anos e anos a ser “vitima” da pergunta em tom de gozo “Nunca viste o teu clube campeão pois não?”. À qual respondo dizendo que já era nascido, mas aqui na Tasca estamos entre família, podemos ser sinceros. O que os olhos não veem, o coração não sente. Confesso que não é fácil ter vivido nos anos mais tristes da história deste clube.
Mas em 2013 tudo mudou, senti orgulho em dizer que sou Sporting, comecei a ver o clube renascer. Finalmente o Sporting de que o meu pai me falava estava a ser exposto à minha frente. As modalidades regressaram em força, o futebol passou a ser competitivo, construímos um pavilhão. O vulcão de alvalade entrava em erupção constantemente, com pelo menos quarenta mil nas bancadas, lotação essa que hoje temos dificuldade em alcançar em dias de dérbi.
Foi a partir daí que passei a adquirir gamebox na curva sul. Tal como o meu pai acompanhava o meu avô, era a minha vez de carregar o legado e acompanhar o meu pai. Desde então como que num tom de romaria ou procissão nos dirigimos religiosamente a Alvalade sempre que é dia de jogo. Já vi Alvalade no seu dia de record de lotação, percorri o país de norte a sul, posso dizer que conheço as gentes do Sporting, conheço o Sporting.
Muito me questiono porque é que não conseguimos ser campeões de futebol masculino sénior se temos um massa associativa tão forte. A verdade é que o nosso maior inimigo somos nós mesmo. Quando as coisas começam a correr mal, rapidamente os abutres e esqueletos que orbitam em ronda do Sporting aparecem à procura de algo que sobre para eles. E assim se fragmenta de novo o Sporting como que de um ciclo vicioso se tratasse. Só um Sporting unido será capaz de vencer e para tal é preciso um líder forte, profissional, carismático, destemido e sem medo de enfrentar os lobbies instalados não só no futebol como na própria sociedade.
Olhando para a atual direção confesso ver o exato oposto. Vejo um “líder” incapaz de unir o que quer que seja. Recorde-se que quando Bruno de Carvalho juntou as claques todas na curva sul em duas épocas, perdemos duas vezes em casa (Chelsea, Estoril Praia). Quando Frederico Varandas decidiu comprar uma guerra com as mesmas, em meia época já perdemos cinco vezes. Progressivamente os senhores que lideram este clube vão fragmentando, e afastando os sportinguistas do clube. Hoje em dia os nossos adversários já não têm medo de vir jogar a Alvalade. Os nossos rivais têm o privilégio de parecer que estão a jogar em casa. Bruno de Carvalho caiu quando comprou uma guerra com as centrais. Frederico Varandas decide então seguir o bom exemplo e comprar uma guerra com a curva sul. Nestas guerras não há vencedores, há apenas um perdedor e é o Sporting Clube de Portugal.
Hoje Sporting vejo-te sofrer às mãos de uma incompetente direção, e como fui ensinado em defender quem amo penso que urge mudar de rumo. Quanto mais demorar mais vais sofrer Sporting. Somos das gentes mais fortes do mundo mas como disse Camões : “ O fraco rei faz fraca as fortes gentes”.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Martim Geraldes
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
22 Janeiro, 2020 at 11:55
Caro jovem Leão. O problema do Sporting é contar na sua massa adepta com muitas hienas disfarçadas de leão. Depois tem outros tantos leões com muito pouca adaptabilidade, o que o torna fraco e extremamente exposto só perigo é ao inimigo. Partilho muito do teu sentimento atual e o que mais me desilude, é a massa adepta do Sporting, que é o que define o clube. O Sporting é aquilo que os adeptos querem ou deixam que seja, ou o que façam dele.
Abraço.
22 Janeiro, 2020 at 12:12
Existem tantos “problmas do Sporting”. Apenas alguns:
– Os adeptos vão do 8 ao 80 por tudo e por nada.
– Os croquetes fodem o clube sempre que podem. É a politica do maior tacho possivel.
– Os rivais são corruptos. Ponto. Essa é a verdadeira razão pela qual o clube não foi campeão duas ou três vezes, pelo menos, desde o ultimo titulo.
Essa de comprar guerras com a central é conversa para boi dormir.
O problema actual é muito claro: a golpada que visa vender a SAD contra tudo e contra todos. Isso é outra conversa. Porque se os adeptos tivessem estado do lado do BdC, nunca este fdp teriam entrado no clube. Mas preferem acreditar que um massagista em Maio se despede para ser candidato a umas eleicões que não existem…. em vez do Presidente que cumpriu mais de 90% dos pontos que tinha prometido (para não dizer 100%, mas realmente teriamos sido campeões na primeira epoca do JJ sem corrupcão).
22 Janeiro, 2020 at 12:32
Isso. A falta de QI, de exigência, de ambição, de lealdade, de foco e de adaptabilidade faz do Sporting o que ele é.
22 Janeiro, 2020 at 12:59
+1
22 Janeiro, 2020 at 12:55
“…Os nossos rivais têm o privilégio de parecer que estão a jogar em casa. Bruno de Carvalho caiu quando comprou uma guerra com as centrais. Frederico Varandas decide então seguir o bom exemplo e comprar uma guerra com a curva sul.
Nestas guerras não há vencedores, há apenas um perdedor e é o Sporting Clube de Portugal. …”
É isso mesmo…:
“…Nestas guerras não há vencedores, há apenas um perdedor e é o Sporting Clube de Portugal …”
Isto será assim tão difícil de entender…?
SL
22 Janeiro, 2020 at 12:59
Qual guerra com as centrais??
22 Janeiro, 2020 at 13:00
Falou com a voz muito grossa e assustou as gentes de bem!
22 Janeiro, 2020 at 14:36
eheheheheheheh
22 Janeiro, 2020 at 13:11
Se comprar uma guerra com as centrais é acabar com o tacho de muita gente, acho que se deveria sempre comecar por ai….
E que hajam muito mais guerras com as centrais e com os camarotes e com os grupos organizados que vivem dentro do clube mas em nada contribuem para ele (sim, estou a falar dos Stromp, dos leões d’ouro e todos esses “notaveis”).
22 Janeiro, 2020 at 13:04
O BdC comprou foi guerra com os nossos inimigos de à décadas os rivais (sobretudo o Lampiânico), com a Liga, com o Conc. Arbitragem e com o Sind. Jogadores.
Depois pôs os Meninos na ordem e as centrais, com a ajuda do Marta Soares & Cia, compraram uma guerra com o Melhor Presidente dos últimos 40 anos.
Agora não queiram por esta atual amostra no mesmo patamar…
L SL
22 Janeiro, 2020 at 13:12
O problema é que há uma “raça” de gente que considera qualquer activo do SCP, seja imobiliário, financeiro ou desportivo, uma oportunidade de fazer dinheiro para eles e para os “amigos”
Essa “elite de notáveis” acham que têm direito inato ou até hereditário (não me esqueci de ti roquete) ás mais valias que o clube gera seja em que campo for e se o clube não as gerar entram num processo autofagico em que “digerem” o próprio clube….
Essa gente “arrasta” atrás de si centenas das tais hienas que referes, controlam alguma CS, não ao serviço do clube mas em proveito próprio para alcançarem e manterem o poder, o poder de depauperar o clube, de fazerem negócios que o comum Sportinguista fica a pensar “mas estao parvos ou quê? Até eu fazia melhor…” pois mas não estão parvos não, estão é a fazer pela vidinha deles ás custas de todos os outros Sportinguistas e do Clube….
O que me deixa doente é que isto não é novidade, já foi feito com o JR, com o BdC (pese os erros dele) até com o Bigodes (que esse sim enterrou dinheiro á seria no clube) e o povo Sportinguista continua a cair na mesma tanga e isso é que é inacreditável porque essa “elite” é a mesma que já nos lixou vezes sem conta antes, ou são os mesmos, ou são irmãos, primos, sobrinhos, associados, sócios, colaboradores etc etc etc
Os que esperam ganhar qualquer “coisinha” com os “notáveis” no poder compreendo perfeitamente o móbil , mas os outros que vão vez atrás de vez, eleições atrás de eleições, AG atrás de AG na tanga da “elevação das famílias benzocas” eu não consigo entender o motivo….Arrisco mesmo dizer que quem conseguir decifrar e usar isso em proveito do SCP ficará na história como o melhor Presidente de sempre e aquele que nos tirará deste calvário!!!
SL
22 Janeiro, 2020 at 14:00
Subscrevo.
22 Janeiro, 2020 at 14:34
+1
22 Janeiro, 2020 at 17:08
Foda-se! Até que enfim um comentário cheio de clarividência!
Esta é que é a verdadeira radiografia ao cancro do Sporting!
Quem não percebeu que leia outra vez, este comentário!
Obrigado TenhamOrgulho!
22 Janeiro, 2020 at 21:30
É isto mesmo que eu também penso!!!
SL
22 Janeiro, 2020 at 13:46
Metam um gajo à frente do clube com raça, com carisma e inteligente o suficiente para perceber o panorama, que com as medidas certas tem o estádio cheio, onde grande parte são miúdos.
Miúdos que nunca viram um campeonato ganho, miúdos que hoje têm dificuldade no dia a dia em defender o Sporting perante os amigos lampiões ou tripeiros.
Nós estamos lá desde que quem lá esteja tenha o mínimo de dignidade e honestidade.
22 Janeiro, 2020 at 14:14
O gelson dala já foi novamente emprestado, caso que entenderia se houvesse avançados no plantel.
Estou a espera da venda de Luiz phelippe por valores similares ao da compra de sporar, e vamos atacar a segunda volta so com um ponta de lança mais o Pedro para a 2a volta. Bruno Fernandes começo a acreditar que não vai ser vendido. Mais depressa vendem o acuna de um momento para o outro por 20 milhões e joelson Fernandes venda a lá Thierry correia. Não percam os próximos episodios.
22 Janeiro, 2020 at 17:28
Nascido em 81, tive que esperar até ser maior de idade para ver o Sporting ser campeão.
38 anos de cotas pagas e12 anos de gamebox ( assim que comecei a trabalhar e a ganhar o meu salário) permitiram-me ver o meu clube ser campeão 2 vezes.
Nunca deixei de pagar as cotas, mas as vezes pergunto-me porque é que ainda o faço….
Ao longo de todos estes anos engoli muitos sapos.
Vi, ouvi e presenciei muita coisa, mas nunca me tinha acontecido o que está a acontecer agora… sentir-me morto por dentro. Saber que o Sporting está a jogar e não sentir aquela vontade de ver o jogo.. não sentir aquele nervoso miudinho antes dos jogos grandes… ficar atordoado com os resultados e já nem ter capacidade para me indignar.
Estes senhores mataram a minha paixão pelo Sporting.
E um clube sem sócios não é mais do que uma lavandaria.
22 Janeiro, 2020 at 18:20
Bom texto miúdo. Simples e objetivo. Olha, aos meus filhos, quando lhes fazem essa provocação do “nunca viste o teu clube ser campeão”, digo-lhes sempre para responder desta forma: “vê lá tu que ainda este ano vi o clube ser campeão europeu de futsal e hóquei, há dois anos vi o clube campeao nacional em volei, andebol, futsal e hóquei. E antes que o paspalho comece com a conversa do “ahhhh, mas e o futebol” já lhes viraram as costas e os deixaram a ladrar sozinhos.
22 Janeiro, 2020 at 21:35
Subscrevo em absoluto!
23 Janeiro, 2020 at 1:07
Por isso é tão importante contratar bons treinadores… por exemplo!
O Varandas vai ficar na história do clube pelos piores motivos! 🙁