Se um jogo de futebol nunca é só um jogo de futebol, então, uma derrota nunca será só uma derrota. A meia-final da Taça da Liga contra o Braga não foi apenas calendário, não se resume apenas à importância diminuta da prova. Não foi mais uma eliminação. Foi o fim.
Muitos de vocês reagirão com estranheza ao facto de que para muitas pessoas como eu, este jogo em particular tenha sido a pequena gota que fez transbordar o copo. Mas é um facto e é até muito fácil de explicar. Quem acompanha o que escrevo, quer aqui quer nas redes sociais do perfil Zero06Seis sabe que não tendo sido nunca um “apoiante” deste CD e muito menos um crente na “união” ou “fácil, fácil” varandista, dei o tempo e a oportunidade que qualquer sócio deve dar a uma direção. Apesar de não ter um, mas 3.233 pés atrás no que diz respeito à confiança que tinha na valia este elenco, fiz o que pude para criar um ambiente racional, de ponderação e de muita paciência.
Acredito que governar (bem) o Sporting é das tarefas mais difíceis à face do planeta. O peso da história, as carências de sucesso de uma enorme massa adepta, a falta de recursos e estrutura face aos mais diretos rivais, um ambiente competitivo a transbordar de esquemas, lavagem de dinheiro, cartéis, gangsterismo e tráfico de influência, nada disto torna fácil a consolidação de um projecto. Nada disto permite gerir só racionalmente e “by the book”.
Não se ultrapassa este quadro fazendo o óbvio, dizendo o óbvio, escolhendo o óbvio. O tempo que dei a este CD, foi exactamente o tempo que um ser humano inteligente e diligente levaria a entender este quadro, desenhar uma estratégia, implementá-la, corrigi-la e tudo fazer sentido quer operacionalmente quer na agregação dos sócios dentro do desenho e não completamente marginais ao mesmo. O tempo foi dado e nunca me arrependerei do gesto, até porque nunca deixei de manifestar qualquer discordância ou desacordo. Simplesmente não acrescentava um cardinal e um “out” ao apelido do presidente, no final de cada tweet ou comentário no facebook.
Infelizmente, e digo isto com toda a franqueza, esta direção não soube aproveitar o “meu tempo”, não soube aprender e empreender bem o tempo que todos os outros lhes deram. O tempo acabou. Todos os dias, a partir da derrota em Braga serão prejuízo, serão a mais, serão invasores de um tempo que não já não pertence a Varandas ou a Rogério, a Zenha ou a Cal. Pertence aos sócios. Pertence a todo o futuro do Sporting.
Porquê agora? Muitos de vocês até acrescentarão um “só” à pergunta. E talvez tenham razão. Talvez sejam mais inteligentes, mais astutos, mais conhecedores dos meandros ou melhores preceptores deste interminável serpentear da saga leonina. Talvez até sejam mais aguerridos, mais combativos ou mais honestos intelectualmente que eu. Desse grupo, os que me conhecem sabem porque tive paciência, porque não acredito em “oposições” prematuras, porque acho que se deve ser justo e leal com qualquer direção eleita pelos sócios do Sporting.
Mas foi a seguir ao apito final do famigerado “ferrari vermelho” que o meu copo transbordou. Não foi pela derrota, foi pela forma como perdemos. Dominados quer com 11, quer com 10. Sem chama, sem alma, sem confiança ou habilidade. O Braga teve o árbitro, mas também teve mais coragem, mais engenho, mais vontade. Teve mais equipa e embora sem Brunos Fernandes ou Acuna, Mathieus ou Coates, é melhor equipa do nós. Essa foi uma constatação óbvia para quem viu o jogo e quer queiramos quer não, o Sporting parece a cada jogo desta época espelhar um número de dificuldades cada vez mais inconcebíveis olhando as promessas feitas por esta direcção.
Estamos cada vez menos competitivos, e o pior, é fácil perspetivar que continuaremos nesse caminho. Preparamo-nos para transferir o nosso maior ativo, sem que seja sequer entendido como ou quando vamos suprir essa saída. Jogadores como Mathieu, Acuña, Coates ou Wendel têm a porta de saída entreaberta com pouca ou nenhuma confiança que serão substituídos por igual ou melhor. O plantel tem cada vez menos soluções, acumulando problemas e contratações que nunca poderão passar de remendos, que rapidamente caem no estatuto “vai ser bonito recuperar o investimento”. O resultado não é azar, nem fruto de alguma contingência financeira. É o resultado de mau scouting e de demasiada fé que um jogador mediano, a partir do momento em que veste a camisola do Sporting, se torna imediatamente melhor.
Uma obra de arte de fraca qualidade estética ou conceptual no meio de uma coleção de alto valor artístico sai valorizada e disfarçará a sua menor valia ou erro na aquisição. A mesma obra, colocada numa coleção de igual valia, tenderá a ser pouco ou nada valorizada, bem pelo contrário, será mais um problema que se soma e menos uma oportunidade para melhorar o nível médio da coleção. Sei perfeitamente que quem for que tenha avalizado estas aquisições, apresentará como defesa a falta de verbas para chegar a melhores jogadores. Um duplo erro e nem vos vou insultar em explicar porque afirmo isto. O porquê dos equívocos desta deficiente gestão desportiva são mais relevantes que explorar os erros em si.
A grande promessa desta direção foi bem vincada. A capacidade de melhorar a equipa e os resultados do futebol profissional. A célebre sapiência em operar “a casa das máquinas” ficou tão por provar como a união que anunciaram. Os erros foram sistemáticos: saíram os jogadores errados, entrou quem não trouxe diferencial, as verbas que recebemos foram mal gastas e à medida que íamos vendendo o que tem valor, fomos ficando com um plantel em que se torna difícil descobrir quem será o líder, a estrela, fiável ou o garante de pontos. Pelos dias de hoje estão todos depositados no mesmo jogador, mas e quando sair? Quem liderará a equipa em campo? Quem marcará ou dará a marcar? Quem sairá da exibição mediana? Quem será apontado como o melhor jogador? Quem irá representar-nos na Seleção?
Além desta francamente má gestão de ativos, há outros capítulos de ineficácia directiva. Uma comunicação de silêncios, completamente distópica do contexto do futebol português, onde tudo se resume a “coisas” que se passam à imprensa, desgarradas, sem coerência, deixando cada jornalista ou redação a preencher o vazio da estratégia, o vazio de uma forma de comunicar mais perturbada, que confiante, mais complexada que assertiva. Nunca ninguém conseguiu descobrir o que pensa Varandas, o que verdadeiramente quer, o que lhe é mais importante ou prioritário. Há declarações, mas se somarmos tudo, não há um fio condutor, uma identidade. Cada acto ou comunicação vale por si mesma, é pobre e sem alma. São palavras sem cara, sem açúcar ou sal, ideias que se esgotam sem paixão ou objetivo.
As escolhas do que dizer e do que sublinhar foram quase sempre erradas. Os “inimigos” foram quase sempre internos e pouca ou nenhuma atenção foi dada a tentar combater os verdadeiros rivais ou quem nos prejudica sistematicamente. Faltou sempre coragem, dignidade e convicção para dizer o que tinha de ser dito. Faltou sempre iniciativa para fazer o que tinha de ser feito. A mais recente “demanda” incidiu sobre as claques. Mais do que resolver o problema, tentou-se subjugar o problema, esquecendo que nem sempre o poder está em quem castiga, mas pode estar em quem sabe que tendo a razão pelo seu lado, negoceia com vista a uma aproximação e não a uma destruição completa. Ostracizar as claques, não resolve problema algum, tanto como fechar os olhos a todos os actos que foram fazendo e deviam ter merecido posições mais firmes.
As claques fazem sentido, acrescentam beleza e vivacidade ao jogo e ao espetáculo. O sentimento de impunidade e previlégio de quem que se aproveita cobardemente da agressividade e marginalidade de alguns grupos é o que deve merecer repressão, não é o facto de se sentir Juve Leo ou de outro GOA qualquer. Mas esse não é o papel de nenhuma Direção. É o papel da PSP, PJ e Governo. À Direção do Sporting compete cuidar que o ambiente do clube acolha todo o tipo de adeptos e sócios, mesmo que seja membro de uma claque, algo que não o diminui e lhe atribui tanta importância que qualquer outro sócio ou adepto.
Há em tudo isto uma inabilidade concreta em entender o fenómeno desportivo, como se “mexe” no futebol e qual é o objetivo a cada momento. Desapreciaram-se as massas, o diálogo com os adeptos e sócios, olhou-se em demasia para o universo leonino desprezando aquilo que está no seu centro – as pessoas, as causas, a partilha de ideias e ideais maiores que o acto de “apenas” dizer sim ou não, este ou aquele, agora ou amanhã. Gerir o Sporting, é acima de tudo, gerir as ambições, sonhos e motivações de dezenas ou centenas de milhares de seres humanos. Pessoas que se sentem tão ligadas ao seu clube, como se este fizesse parte da sua família, do seu dia-a-dia, da sua alegria ou bem-estar. Não saber isto ou governar à revelia disto, é falhar no básico e passar ao lado daquilo para que se foi eleito.
Neste momento creio que o melhor que Varandas e pares podem fazer é escutar, pensar e decidir. Decidir que cabe aos sócios manifestarem-se quanto ao caminho já feito por esta Direção e sobretudo quanto ao futuro. O melhor que podem fazer é evitar empurrar o clube para um acto de destituição, algo que não tenho dúvidas que irá acontecer tão cedo quanto as derrotas forem minando o pouco que resta de legitimidade, tão cedo quanto o número certo de sócios der expressão ao que já está à vista de todos: esta Direção não está à altura do desafio de fazer crescer este clube. Pode até querer fazê-lo, pode até tentar, mas não sabe como e levará um tempo que não temos para conseguir atingir essa eficiência.
Por tudo o que aqui escrevi (e tanto ficou por dizer) é completamente óbvio que este CD se deve demitir e pedir à MAG para convocar eleições, no prazo mais curto e justo possível. Se quiserem voltar a candidatar-se, estão no seu pleno direito. Mas acima de tudo urge não ter qualquer tipo de receio em admitir que quase tudo o que prometeram não foi feito, não está a ser cumprido e tenderá a ser impossível de concretizar até ao final do mandato. E esta é uma realidade que ninguém pode deixar de observar. Desculpas ou atenuantes não resolvem o futuro de nada nem de ninguém. O Sporting não pode desculpar-se de estar sempre adiado, atrás das falhas e defeitos, orgulhos e fantasmas de pessoas que se preocupam mais com as consequências do insucesso pessoal, do que com os prejuízos (do mesmo insucesso) para a nação leonina.
Este mandato, para mim, já pertence ao passado do clube. Espero que também eles saibam e aceitem isso, abrindo uma oportunidade para o futuro, onde também poderão estar, assim queiram os sócios.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
24 Janeiro, 2020 at 10:33
Nem mais….
e muita paciência acho que tiveste tu….
24 Janeiro, 2020 at 10:38
Fim de linha.
Cherba, avança e contacta Carlos Vieira para a SAD.
Saudações Leoninas
24 Janeiro, 2020 at 11:08
Teriam os meus votos!
24 Janeiro, 2020 at 14:15
Carlos Vieiras, Migueis Albuquerques, gente dessa é fundamental em qualquer direcção que preste para o Clube.
24 Janeiro, 2020 at 14:21
Cherbas (até me estico para Pedros Azevedos), etc…
Gostava de ver com divulgação nacional o sumo das reflexões de Coimbra.
Uma espécie de Desígnio do Clube, uma “cartilha” a sério, a ter que ser seguida por todos os que viessem a dirigir o SCP. No estilo: ou segue isto ou vai de vela.
25 Janeiro, 2020 at 1:05
Não há “sumo” de Coimbra, há vários projectos meritórios sim, mas não há “sumo”…
25 Janeiro, 2020 at 1:06
Não há “sumo” de Coimbra, há vários projectos meritórios sim, mas não há “sumo”…
24 Janeiro, 2020 at 16:32
Também tinham os meus votos!! Sem dúvida alguma.
24 Janeiro, 2020 at 10:40
Já o disse há alguns dias. O Dr. Varandas acabou.
Só não tenho a certeza se vai acabar bem.
24 Janeiro, 2020 at 10:50
Uma coisa é certa, quem não acaba bem é o Sporting.
SL
24 Janeiro, 2020 at 10:54
Totalmente de acordo.
SL
24 Janeiro, 2020 at 16:18
Quando se lhe acabar o “guarda-chuva” da protecção que tem … é que vamos ver a CUragem deste sr dtôr …
24 Janeiro, 2020 at 10:52
Não posso discordar. Mas raios me partam se os 71 não merecem esta Direção. E merecem que ela vá até ao fim.
24 Janeiro, 2020 at 11:20
O Sporting não merece… O clube está acima de tudo! Haverá por aí muitos arrependidos…
24 Janeiro, 2020 at 11:50
Claro que merecem!!!
E ainda é pouco!!
E digo mais ;
Se é para tirar Varandas & RA e colocarem lá gente que dê uma forma ou outra esteve do lado da Golpada, vai dar ao mesmo ou pior.
SL
24 Janeiro, 2020 at 17:51
Talvez sejam os 29 que a merecam por terem querido manter o presidente “eu” no meio do caos…
25 Janeiro, 2020 at 0:04
Wow! Que raciocínio!!
25 Janeiro, 2020 at 0:35
Se calhar tens toda a razão Iorda9.
Por muito que o clube esteja na merda, se calhar ainda não é o suficiente.
A culpa continua ser do gordo e das claques…
24 Janeiro, 2020 at 10:54
Nos últimos dias vi lançar nomes nas redes sociais.
Rui Calafate
Pedro Azevedo
Um GNR
Rodrigo Roquette
Carlos Vieira
E muitas referências ao silêncio de João Benedito e às declarações do tio Ricciardi.
Parece-me que uns andam à procura de um presidente Bruno de Carvalho com pouca rede para o Facebook, outros de um notável para impedir que o poder caia na rua e outros a posicionarem-se na terceira via para fazer a síntese entre os outros dois campos.
As linhas de força do Sporting estão todas lá.
E não deve faltar muito para esta conversa saltar das redes sociais para as televisões e jornais. Começou o pós-varandismo.
Está toda a gente na sala de família a discutir quem vai substituir o pai. E ele ainda respira no topo da mesa. Mas já ninguém dá por isso. Alguém já foi medir a tensão ao Dr. Varandas hoje?
24 Janeiro, 2020 at 11:09
O Carlos Vieira pode se candidar? Não há questão de ter sido suspenso durante 1 ano e isso o impedir de ser candidato?
24 Janeiro, 2020 at 11:18
Mesmo não podendo candidatar-se não deixo de ver o nome laçado aí nas redes sociais. E gente a defender que dava um bom presidente da SAD num modelo de governação dualista.
E presidente da SAD ele pode muito bem ser.
Limitei-me a mencionar os nomes que andam aí a pairar.
24 Janeiro, 2020 at 11:20
Como é óbvio queria dizer lançado e não laçado.
Corrector com vida própria.
Nem me deixou escrever tio Ricci no comentário mais acima. Corrigiu automaticamente para tio Ricciardi. Deve ter percebido que não somos íntimos.
24 Janeiro, 2020 at 11:40
Ok ok visto da Central!
24 Janeiro, 2020 at 11:57
Nomes e mais nomes. Acho que chega de nomes. Duma vez por todas temos de ter um projeto que se enquadre realmente e totalmente no ADN do Sporting.
24 Janeiro, 2020 at 20:09
É preciso as duas coisas, por melhor que seja o projecto se quem vai executar for uma merda não funciona, e vice versa!
Mas nomes não têm de ser necessariamente conhecidos, até é desejável que não o sejam porque os conhecidos é raro o que não é uma merda!!!
24 Janeiro, 2020 at 11:19
Ao longo destes últimos 10 anos tenho andado a juntar, a muito custo, uns euros para passar umas férias paradisíacas em Sesimbra.
Já consegui juntar cerca de 710€.
Por isso se houver eleições e um candidato com um programa com o qual concorde, eu estou disposto a largar o meu sonho de passar férias em Sesimbra e ser o tão ambicionado INVESTIDOR que o Sporting precisa.
25 Janeiro, 2020 at 7:24
÷1
24 Janeiro, 2020 at 11:21
Esqueçam a demissao. Ja se percebeu que este canalha sem vergonha nao o vai fazer e o aldrabao do advogado da AG nunca o cai deixar cair. Vamos definhar. Ja aqui disse, este ano acabamos la para 10o…
24 Janeiro, 2020 at 11:22
Obrigado 06 por pores por palavras o que penso..
24 Janeiro, 2020 at 11:27
“O melhor que podem fazer é evitar empurrar o clube para um acto de destituição, algo que não tenho dúvidas que irá acontecer…”
Neste aspeto, o Bettencourt, que era um líder fraco e pouco carismático, teve pelo menos a hombridade, a decência e o sportinguismo de sair pelo seu próprio pé. Este Varandas, conseguindo ser ainda mais fraco e menos carismático, parece que não tem a noção do que os outros pensam dele. É uma espécie de Rei bobo, gozado por todos e a viver na ilusão da sua importância. Que erro colossal dos sportinguistas, tomara não seja fatal…
24 Janeiro, 2020 at 11:31
Excelente 06.
Só acho que para quem não tinha um, mas 3.233 pés atrás no que dizia respeito à confiança na valia deste elenco… na parte que te toca, esperas-te demasiado!
24 Janeiro, 2020 at 11:38
Agora(?!), Sr moderado leão de plástico??
24 Janeiro, 2020 at 11:43
Não tenho mais nada a acrescentar atualmente.
Ficarei surpreendido se por acaso tivermos eleições ainda antes da época terminar…
Acho que esta direcção ainda começa uma 3º época, sempre foi o meu palpite.
24 Janeiro, 2020 at 11:50
Onde vao fazel um all in
24 Janeiro, 2020 at 12:18
Provavelmente o pior “presidente” da história do clube.
Sem carisma, talento, capacidade, um banana opaco, um fantoche por trás de uma corja.
O clube está na lama e o cerco está montado é esperar para ver se caem agora ou mais tarde.
* Esse cangalheiro de Alvalade, papagaio míope, ratazana que tem sido presença permanente nos mandatos “croquete” e que preside a AG, de nome Rogério…. e que provavelmente nem sportinguista é, devia ser à semelhança de Miguel de Vasconcelos, português traidor ao serviço de Espanha (1640), DEFENESTRADO.
24 Janeiro, 2020 at 12:59
Esse aldrabao foi para uma final da taca com uma merda a apoiar o Jesus em vez do Sporting
24 Janeiro, 2020 at 13:39
Ele e o tio Ricci, nojo….
24 Janeiro, 2020 at 12:20
Adoro estes sócios que decidem os destinos do clube com base nos resultados da equipa de futebol.
Foi em braga e foi na taca da liga que a coisa entornou. Foi a equipa que não jogou nada.
Mas a venda de jogadores com graves prejuizos para o clube? Nada.
Mas a queda brutal nas modalidades? Nada.
Mas o aumento do passivo? Nada.
Mas todas as coisas estranhas que têm acontecido, entre elas pessoas duvidosas andarem a ser contratadas aos molhos, aumentos salariais para a direccão com pior histórico da clube, leak da auditoria, ataque às claques e adeptos em geral…. nadica!
Tudo o resto é um mero detalhe.
Muito bem.
Folgo muito em perceber o tipo de sócio que permite que a coisa chegue a este ponto. É porque estão sempre à espera que “para o ano é que é”
24 Janeiro, 2020 at 12:26
Pois, é isso. Tivessemos ganho a tacinha de merda, e se calhar já mereciam o benefício da dúvida, e afinal o maluco também não foi campeão, e deixa lá começar a pré-época, e o caralho. É esta memória (e, já agora, capacidade de interpretação da realidade) de peixinho de aquário que deixou que isto tudo acontecesse. E desde então, aprendemos ZERO.
24 Janeiro, 2020 at 16:22
Atenção que existem muitos ‘peixinhos de aquário’ que, não só reconhecem os donos como reconhecem certas instruções e respondem com acções concretas …
Em suma, existem ‘peixes de aquário’ mais inteligentes do que este fantoche do vagabandas …
24 Janeiro, 2020 at 12:31
E não são só os sócios…
No universo dos adeptos ainda e pior…
É futebol sénior masculino e futebol sénior masculino. Ponto.
O resto (para eles) é paisagem.
Até o radical Miguel D’Almada (Rapaziada 1906) pensa assim.
(ver a partir do minuto 2:00)
https://www.youtube.com/watch?v=Ar7ko0F1AWQ
24 Janeiro, 2020 at 12:47
Já tinha ouvido.
“Ando aqui a 40 anos a levar na bilha…”
24 Janeiro, 2020 at 13:12
Pois…. infelizmente ele tb tem essa mentalidade.
E outra coisa, odeia o carnide mas não odeia o porto….
Vai-se lá perceber essa gente.
Como se uma bosta cheirasse melhor que a outra.
24 Janeiro, 2020 at 12:24
Eu acho piada à visão romântica que as pessoas continuam a ter disto tudo. Que esta direcção “não soube aproveitar” não sei o quê, e que se podem recandidatar se “admitirem” aqueloutro, e sugerir que o Varandas pare e escute, e coisas assim. Ainda pensa tudo que isto foram só erros e infelicidades e, na pior das hipóteses, incompetência.
Quando o Varandas sair, sejá lá por que método for, e levarem com o segundo acto da tragédia enquanto ainda batem palminhas porque já se foi embora o mauzão da fita, e não uma marioneta descartável, pode ser que percebam finalmente o que se anda a passar há mais de dois anos. Ou não.
24 Janeiro, 2020 at 22:56
Stan, eu não sei o que se anda a passar (até vivo muito longe de Portugal). Importas-te de explicar?
24 Janeiro, 2020 at 12:36
Ser Sportinguista implica tomar as melhores decisões para o bem do Sporting. Isso inclui reconhecer incompetência, incapacidade e arrogância e sair pelo próprio pé. E mesmo que na realidade alternativa deste otário onde ele acha que fez tudo bem esse cenário seja impensável, a consequência será a destituição que ainda vai partir ainda mais o clube.
Vamos ver quão sporitnguista Varandas é.
24 Janeiro, 2020 at 14:47
+1
24 Janeiro, 2020 at 16:23
Pelo que já nos foi dado a observar, sobretudo ao longo dos últimos 18 meses … Arrisco-me a dizer que … Ele não é Sportinguista …
24 Janeiro, 2020 at 16:24
Sá ele ñ é SCP… é uma prepotente melância q aprecia acoplamentos de empurrão!
24 Janeiro, 2020 at 17:25
” Isso inclui reconhecer incompetência, incapacidade e arrogância e sair pelo próprio pé. ”
Assim tipo JEB!!
Sportinguista dos 7 costados (JEB)….mas claramente incompetente como Presidente.
24 Janeiro, 2020 at 19:13
Falei nisto no outro dia
25 Janeiro, 2020 at 1:29
O JEB é 100x mais competente que este estriste que lá est+a agora…e 1000x mais Sportinguista…ele que nem era grande espingarda…..
Façam as contas….
25 Janeiro, 2020 at 0:39
Sportinguista = Zero
24 Janeiro, 2020 at 12:38
Eu entrei para este mandato completamente disponível para apoiar o presidente! Ele era o meu presidente a partir do momento em que foi eleito apesar de não ter votado nele…
E foi tanto assim que fui ao EO com o que tinha disponivel.
A velocidade a que o Varandas perdeu o meu apoio e que perdi a paciência com ele foi alucinante. Ele cedo mostrou ser tudo o que eu não queria para o clube.
– Ter tido meses para preparar a saída do Pesiero e não ter plano para isso;
– Perder o TImming de despedir o Peseiro por milhas;
– Deixar o nome do Sporting andar na lama a marinar para queimar a anterior direcção;
– O falhanço do EO;
– O mercado de Inverno em que podia ter feito uma reestruturação do plantel;
– A comunicação ter sido desde cedo evidente que não queria juntar o Sporting mas sim dividir para reinar;
– Sempre que falou parecia numa realidade paralela…
– O adiantamento do contrato da NOS mal explicado e sem qualquer reestruturação do clube.
– Os acordos mal paridos e o dinheiro que entrava e não se percebia para onde ia…
Mas pronto. Eu não tinha de gostar o presidente para o destituir. Só quando se tornou evidente para mim que a sobrevivência do Sporting estava em risco é que eu passo a defender a destituição. E isso para mim ficou evidente com o mercado de verão.
Não só eu não gosto dele como ele não tem qualquer plano ou capacidade para ser presidente do Sporting. Já o disse….o Sporting não vai sobreviver ao mandato do Varandas e se sobreviver vai estar moribundo…
24 Janeiro, 2020 at 12:42
Muito por aqui
24 Janeiro, 2020 at 12:46
100% de acordo.
24 Janeiro, 2020 at 12:46
Na manhã de 24/05 quando é o primeiro a rescindir e a anunciar uma candidatura afirmando ser o único capaz de travar as rescisões já dava para ver que estava a prestar um péssimo serviço, na noite do mesmo dia quando o bombeiro anuncia a AG de destituição a situação fica mais evidente e quando em 01/06 o Patrício é o primeiro a rescindir, fiquei sem qualquer duvida. Ele poderia querer muita coisa menos defender o interesse do Sporting Clube de Portugal.
24 Janeiro, 2020 at 16:25
Ele anunciou essa demissão, porque já sabia que se BdC ficasse no SCP ele ia com os porcos …
Aí ficou logo bem patente o tipo de escroque que ele é …
25 Janeiro, 2020 at 1:35
Atençáo ele não é um escroque qualquer, ele é o “ultimo” modelo saido da fabrica dos escroquetes…porque estes não são croquetes…são pior, bem pior!!!
25 Janeiro, 2020 at 2:03
Podes bem ter a certeza disso!!!
SL
24 Janeiro, 2020 at 12:48
Esta é a (triste) realidade…
24 Janeiro, 2020 at 13:10
Epá, bastava ouvir aquele discurso da “campanha” para se perceber o que estava ali.
Só banha da cobra..e da tasca.
24 Janeiro, 2020 at 14:47
Eu assim que o ouvi o discurso mal construído, cheio de frases feitas e lugares comuns, vi logo a categoria de Varandas.
Com o decorrer da campanha desapareceram as poucas dúvidas que podia ter.
No debate com Ricciardi , em que Varandas critica o percurso de pessoas, que não estavam ali presentes, para atingir o adversário (e recebe uma lição de carácter de “Zé Maria”) foi o suficiente para perceber o que valia a pessoa de Varandas.
24 Janeiro, 2020 at 12:47
Das figuras públicas só tenho dois nomes, por ordem de preferência:
1. Carlos Vieira
2. Rui Calafete, este condicionado à análise do Programa e Apoiantes.
24 Janeiro, 2020 at 12:53
Há mais.
Carlos Vieira era homem para avançar.
Já Calafate, duvido.
Uma pessoa que admiro é António de Almeida Bessone Basto.
Sendo ele um ex-atleta polivalente e uma figura antiga, seria o ideal para reunir o consenso de novos e velhos.
Não sei qual a sua competência para dirigente, confesso.
Apenas lhe reconheço qualidades de um verdadeiro Sportinguista.
https://www.wikisporting.com/index.php?title=Bessone_Basto
https://ualmedia.pt/antonio-bessone-basto-ser-demasiado-competitivo-nao-e-saudavel-saudavel-e-fazer-desporto-pelo-desporto/
24 Janeiro, 2020 at 13:30
Naquilo que recordo (posso estar enganado), teve um posicionamento discreto no verão quente, Bacelar Gouveia poderá ser um nome interessante.
Embora desconfie sempre das capacidades de gestão de advogados (mas os médicos são bem piores)
24 Janeiro, 2020 at 16:25
olha tb seria uma pessoa interessante…
24 Janeiro, 2020 at 16:50
Acham? Um dos melhores amigos do Espadinha? Só se vocês sabem alguma coisa que eu não sei.
24 Janeiro, 2020 at 16:56
Ser amigo do Espadinha não significa pensar como o Espadinha.
24 Janeiro, 2020 at 16:55
“Posicionamento discreto” – Malcolm
Olhe que não, doutor… Olhe que não.
https://www.youtube.com/watch?v=8ytbu-hEJnk
“Amigo do Espadinha” – Visto da Central
Ser amigo do Espadinha não significa pensar como o Espadinha.
24 Janeiro, 2020 at 17:16
Admiti a possibilidade de saberem algo que eu não sabia. E sabiam.
SL
24 Janeiro, 2020 at 17:24
desconhecia isto Jaime… mt interessante!
24 Janeiro, 2020 at 18:31
Bessone Basto é homem integro e grande Sportinguista! Se tem competência para o desempenho do cargo…
25 Janeiro, 2020 at 13:54
Bessone Basto é um grande sportinguista e um simbolo do ecletismo.
Mas falta-lhe muito, muito, muito QI para sequer pensar em um dia vir a ser presidenciável. É pena, mas não é para todos….
24 Janeiro, 2020 at 14:31
Carlos Vieira faz um excelente papel sem ser presidente.
A questão não é o presidente, é quem tem com ele para seguir um projecto que preste.
Aliás, haverá gente que prestará muito mais a fazer o seu excelente papel dentro do SCP do que a ser “desperdiçada” na presidência do clube.
24 Janeiro, 2020 at 12:51
O que sei é que nada disto faz sentido, o pessoal acha que tudo o que nos tem acontecido nestes últimos 2 anos é só incompetência do CD? e do cintra? Alcochete foi um golpe para destruir BdC e o anterior CD ou não?
24 Janeiro, 2020 at 12:58
Como diria Jack the Ripper… “Vamos por partes.”
“O que sei é que nada disto faz sentido,”
Ou então faz, mas é tudo rotulado de “cabala”
” o pessoal acha que tudo o que nos tem acontecido nestes últimos 2 anos é só incompetência do CD?”
Para mim, não é apenas incompetência. Mas ela existe.
“e do cintra?”
O Cintra é o Cintra. Ponto.
“Alcochete foi um golpe para destruir BdC e o anterior CD ou não?”
As evidências do golpe são cada vez mais nítidas e há cada vez mais pessoas a vê-las (mesmo os que teimam em fechar os olhos e gritar por “cabalas”).
24 Janeiro, 2020 at 13:05
Sabes que quando se ganha ódio a alguém ou a alguma coisa, todos os pretextos e cenários servem para justificar, às vezes, o injustificável.
E isto serve para todos: brunistas, anti-brunistas, varandistas, “fui burro como o caralho quando destruí um projecto só porque fui atrás da CMTV e com isso colaborei com os inimigos internos e externos do Sporting, nomeadamente comentadores, paineleiros lampiões, jornais, televisões, políticos e lampiões em geral” istas, etc…
24 Janeiro, 2020 at 13:27
Eu não acho ser incompetência, porque quem é incompetente também acerta uma.
Quem falha em tudo é porque faz de propósito.
Aliás, a venda do Dost mostra bem que não foi nada por acaso. Até os alemães se ficaram a rir deles…. por 7M nem valia a pena vender o jogador (e a isso está associado o facto de o terem aumentado para 6M/epoca).
O xintra esteve em contacto permanente com o fivelas. Tudo foi aprovado por ele.
Alcochete foi o culminar de dois factores. Por um lado os adeptos que estavam fodidos e decidiram ir lá porque são estupidos, por outro os lideres da “ideia” de lá ir, que queriam derrubar o BdC e conduziram as coisas nesse sentido.
Depois alcochete foi usado por todos para fazer ruir a casa.
Por isso algumas pessoas foram avisadas. Claramente sabiam o que se iria passar.
Alcochete foi um pouco como Pearl Harbour durante a WWII.
Sei que a versão oficial foi que os EUA foram atacados de surpresa e não tinham ideia do que se ia passar.
Mas a verdade é que os japoneses não atravessaram todo o Pacifico sem serem detectados, porque o foram mas todos os avisos foram ignorados. A verdade é que os porta-aviões (os navios mais importantes) foram retirados do porto e colocados de qualquer maneira sem qql proteccão um pouco afastados.
Pearl Harbour foi um fracasso para os japoneses, pois esses porta-aviões eram o alvo principal de todo o ataque. Mas serviu exactamente para o que os EUA queriam: entrar na guerra com o apoio do povo americano, sem terem de ser eles a dar o primeiro passo. Alcochete foi algo que foi “conduzido” e levado a acontecer como aconteceu.
24 Janeiro, 2020 at 13:41
Bruno de Carvalho acaba de tirar mais um carta da cartola !
Diz que se oferece para trabalhar com frederico varandas e salgado zenha na SAD sem qualquer custo para levar o Sporting a ganhar o campeonato. Só nessa altura receberá o salário.
Rogerio Alves pediu para que quem quisesse ajudar o Sporting sem ganhar nada se chegasse à frente e BdC acabou de o fazer !
24 Janeiro, 2020 at 14:14
Opsss.
Trabalhar sem sacar uns milhares para o bolso…
Que falta de glamour e de valores.
Não se faz! Eh eh
SL
24 Janeiro, 2020 at 14:42
Garotices…
@M Pereira, onde viste isso?
Z
24 Janeiro, 2020 at 14:55
https://twitter.com/3Sporting/status/1220716114117873664
24 Janeiro, 2020 at 15:31
Ah granda Bruno!!!! 🙂
Muito bem feito sujeitaram-se a isto agora levem com ele!
Z
24 Janeiro, 2020 at 16:27
efeito boomerang…
24 Janeiro, 2020 at 15:37
Ao vivo e a cores:
https://soundcloud.com/radioestadio/bruno-de-carvalho-20200124
24 Janeiro, 2020 at 16:33
estou a ouvir…
Este homem a presidente!!!
24 Janeiro, 2020 at 15:22
Por um lado dá-me esperanca que o futuro seja risonho.
Por outro, se está já a abrir o jogo, não tarda nada vão arranjar algo para o impedir de fazer isso.
O problema agora é garantir que o que quer que aconteca, é realmente a vontade dos sócios. Porque para termos mais votacões manipuladas mais vale estar quieto.
24 Janeiro, 2020 at 15:40
Varandas…se gostas do salário ao fim do mês aceita o convite ! ou na segunda feira estás na rua !
24 Janeiro, 2020 at 16:27
Adoro dias com este ‘ambiente’ …
O nevoeiro, a neblina, o cheiro a ‘funghiiii’ dissipam-se e … Começa-se a ver bem a REALIDADE das coisas …
Por outro lado, aqui p’lA Tasca, certos nick’s desaparecem, deixando de conspurcar o espaço …
24 Janeiro, 2020 at 16:51
🙂
24 Janeiro, 2020 at 16:57
Olha que é bastante estranho…foram todos, nem há 1 para amostra
24 Janeiro, 2020 at 17:00
Estão a trabalhar a esta hora.
À noite estão cá batidos… e a bater em tudo o que mexa.
24 Janeiro, 2020 at 17:00
Estão há espera das … Guidelines …
24 Janeiro, 2020 at 17:02
🙂
24 Janeiro, 2020 at 18:02
Já faltou mais para este gajo cair…
Nos bastidores, finalmente o Rogerinho a dar o passo…
Burro do caralho, podia sair pelo pé e poupava-nos a mais um episódio da nossa modalidade preferida. Votações…
24 Janeiro, 2020 at 18:06
O projecto do Sporting só pode ser algo como AJAX o Caralho, toma lá os do Sporting e meter os miudos a render, fazer do Sporting um clube onde putos com qualidade com menos de 23 anos estao a dar cartas e vender bem. Acho que é necessa´rio correr com o püessoal mais atemorizado pela porrada de alcochete; Eu nao renovava nem com o Mathieu nem com o Coates e sei que isto é discutível. Eu nao sei se ficava com o Silas e sei que o Jardim ficou sem emprego. Palhinha, volta, Pedro Mendes nao se empresta, etc e tal, o rstro vem do Estoril, dos sub 23 e da Grécia… comecar de baixo sem medo, porque precisamos de fayzer pela vida mas acreditzo que nbo fim dfo ano vendiamos o Plata, o Acuna e o Wendel e ganhamos mais que ir À Champions, e a equipa a crescer porque estamos a criar mais valias e dar espaco para crescer… a equipa do Sporting nao poder ter só o Max a jogar…
24 Janeiro, 2020 at 18:11
Ouvi agora o comentário do El Presidente.
Basicamente o BdC ofereceu ao fivelas a oportunidade de cumprir a sua maior promessa eleitoral: unir o Sporting.
Resta saber o que se irá passar agora. Mas não penso que eles queiram ajuda, porque o objectivo é mesmo destruir, e com o maluco por perto deixavam de conseguir pagar ao mendes e meter ao bolso e tudo isso que sabemos que andam a fazer.
24 Janeiro, 2020 at 18:17
Muito gostaria de ver sair esta malta toda pelo próprio pé, para bem do nosso clube. Mas creio que serão pior do que lapas em dia de maré viva, será preciso lhes bater com muita força e com muita areia afim de se desprenderem, neste caso do poder…
Adeus Sr. Dr. Presidente poupe-se e poupe-nos ao vexame…
SL
24 Janeiro, 2020 at 18:18
Fdx, que texto magistral. Nem o melhor golo do BF lhe chega aos calcanhares.
É muito honesto reconhecer que presidir ao Sporting é das missões mais difíceis do planeta. Mas também sabemos que os adeptos não cobram títulos desde que vejam um rumo bem definido e o clube a crescer. Mesmo que seja poucochinho de cada vez. Vimos isso num passado recente.
Este texto é muito inspirador. Não é preciso obrigar ninguém a sair: Façam-no chegar ao Varandas e estou certo que ele apresenta a demissão no dia seguinte.
24 Janeiro, 2020 at 18:52
Não perceber isto foi, entre muitos, o maior tiro nos pés que o varandas deu:
“ Pessoas que se sentem tão ligadas ao seu clube, como se este fizesse parte da sua família, do seu dia-a-dia, da sua alegria ou bem-estar. Não saber isto ou governar à revelia disto, é falhar no básico e passar ao lado daquilo para que se foi eleito.”
E para ser coerente, pois só as vitórias poderiam salvar um presidente tão medíocre:
#varandasout
SL
24 Janeiro, 2020 at 19:24
Eu também dei tempo a esta direção para trilhar o seu caminho e depois fazer uma avaliação do trabalho. A minha deceção veio com o fim do mercado de verão, era fácil ver que as coisas tinham sido muito mal planeadas.
O meu período de nojo veio com o mês de janeiro, a incompetência em resolver alguns dossiês extremamente urgentes no futebol e a falta de humildade em reconhecer os erros, relação com adeptos e manutenção da mesma estrutura de futebol, foram os principais erros na minha modesta opinião.
Neste momento, só peço para que o varandas dê a voz aos sócios. Ele que faça uma auto-avaliação e tenha a única atitude possível, demissão.
24 Janeiro, 2020 at 19:40
Sair pelo próprio pé não sai.
A dúvida é se ele (ou outrém) mantém controlo da situação ou não.
24 Janeiro, 2020 at 19:48
Não sei, assim que a assembleia esteja marcada, ele sabe que é o fim da linha. Pode ser que depois queira sair pelo próprio pé, em vez de ser corrido.