Recuamos a Fevereiro de 2018.

À data, os números não enganavam: o Sporting precisava fazer 118 faltas para ver um cartão vermelho; o fcPorto via um vermelho a cada 199 faltas e se a diferença já parece enorme, deixava-nos sem reacção constatar que o Benfica precisava de fazer 380 faltas para ver um cartão vermelho!

Os números eram avançados pelo site Bancada e mostravam que «o clube da Luz é, ainda, a segunda equipa da Primeira Liga que mais faltas precisa de fazer para ser admoestada com um cartão vermelho. Nesta lista, em primeiro lugar surge o SC Braga que necessita de cometer 431 faltas para ver um cartão vermelho. O Rio Ave, por seu turno, é a equipa que precisa de fazer menos faltas para ver o cartão vermelho. Os vila-condenses veem a cor vermelha vinda do bolso do árbitro a cada 46 faltas. Logo a seguir surge o Belenenses: os azuis do Restelo fizeram, até hoje, 399 faltas e viram seis cartolinas encarnadas, ou seja, veem um vermelho a cada 67 faltas»

Para que não restem dúvidas, fica a tabela

tabela3

Nessa mesma data, nesta nossa Tasca, ficava uma nota extra. Ou duas.
1. A última vez que que Benfica teve 2 expulsos em casa na Liga: 2003/04, vs Sporting (Rochemback foi para a rua ainda na primeira parte, Miguel e Ricardo Rocha foram na segunda)
Última vez que FC Porto teve 2 expulsos em casa na Liga: 2001/02, vs Beira-Mar

2. última vez que tiveram expulsões em jornadas consecutivas? o Benfica foi em 2002/03, o FC Porto teve 3 expulsões em 3 jornadas consecutivas também em 2002/03 e antes teve 3 expulsos num só jogo, em 1993/94

Setembro 2019
O Tondela é, ao fim das primeiras quatro rondas da Liga portuguesa, a equipa que menos faltas comete na prova. Ainda assim, não são os beirões que têm menos cartões amarelos, mas sim o Benfica. Os encarnados têm uma média de quase 14 faltas cometidas por jogo, porém viram apenas quatro cartões amarelos até ao momento no campeonato. Já o Tondela, com uma média de pouco mais de 12 faltas feitas, viu já dez cartões amarelos na Liga 2019/2020.

Numa comparação com os outros dois grandes, o FC Porto tem uma média de 17 faltas cometidas por jogo e já foi admoestado com 11 cartões amarelos. O Sporting comete menos faltas – média de pouco mais de 14 por jornada – mas os seus jogadores já viram nove amarelos.

Fevereiro 2020
(após o jogo de Braga apitado de forma vergonhosa por Jorge Sousa)
Segundo dados estatísticos consultados pelo Desporto ao Minuto, o Sporting é, com larga vantagem, a equipa que mais cartões amarelos já viu no campeonato nacional dos três principais candidatos ao título. Os leões já viram, nas 19 jornadas disputadas, 58 cartões amarelos. Marcos Acuña e o novo capitão de equipa Sebastián Coates são os jogadores leoninos mais ‘castigados’ com seis cartões no pecúlio durante esta temporada.

O árbitro que mais ‘castigou’ o Sporting foi, precisamente, Jorge Sousa. O árbitro portuense foi destacado na presente época para apitar três jogos dos verde e brancos no campeonato português, tendo mostrado 16 cartões amarelos e dois vermelhos, um dos quais no estádio do Bessa, a Bruno Fernandes. Hugo Miguel e Rui Costa fecham o pódio de juízes que mais cartolinas amarelas mostraram a jogadores do Sporting. O lisboeta esteve em três partidas dos leões esta época e mostrou 9 cartões, ao passo que o portista Rui Costa mostrou o mesmo números de cartões, mas em apenas dois jogos.

O FC Porto é o clube que está mais perto desta ‘febre amarela’ do clube de Alvalade. Os jogadores do FC Porto foram punidos com 46 amarelos e dois vermelhos. O defesa-central Iván Marcano é o mais amarelado no plantel portista, contando com seis cartões amarelos, seguindo-se nesta lista Otávio que recentemente cumpriu um jogo de suspensão por acumulação de cartolinas amarelas. Alex Telles, Corona e Soares são os três atletas em perigo de falhar o próximo jogo dos portistas no campeonato nacional caso vejam um cartão amarelo no clássico de sábado com o Benfica. À semelhança do Sporting, Jorge Sousa é também o árbitro que mais cartões amarelos a jogadores do FC Porto. Foram 15 cartolinas amarelas em três jogos dos azuis e brancos. Nuno Almeida, também em três partidas dos azuis e brancos, mostrou sete cartões amarelos, ao passo que Carlos Xistra foi ao bolso em oito ocasiões para amarelar atletas do plantel liderado por Sérgio Conceição.

No lado oposto está o Benfica. Os jogadores do clube da Luz são os mais bem comportado entre os três grandes e viram apenas 38 cartões amarelos em 19 encontros já realizados na I Liga, tendo sido admoestados também com dois vermelhos. Adel Taarabt é o jogador mais ‘mal comportado’ no plantel de Bruno Lage, tendo sido amarelado em cinco ocasiões. O capitão André Almeida está em risco de falhar um jogo por já ter acumulado quatro cartões amarelos ao longo de 13 jogos cumpridos no campeonato nacional. Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve, foi o árbitro que mais vezes esteve presente em encontros do clube da Luz, e durante os quais foi por seis vezes ao bolso para retirar o cartão amarelo. Hugo Miguel e Jorge Sousa também mostraram seis cartões amarelos a atletas das águias, mas em apenas duas partidas.

Por fim, refira-se que o Boavista é o emblema da I Liga mais castigado em termos de amostragem de cartões amarelos. As panteras têm 67 cartões amarelos vistos e três expulsões por vermelho. Assim, os axadrezados são o único emblema que tem ‘disciplina mais apertada’ face ao Sporting.

P.S.história
no Benfica, o Petit teve 36 jornadas sem ver um amarelo
na época em que regressou ao Sporting, o Nani levou mais amarelos do que em todas as épocas na Premier League.