Os insultos racistas a Marega são condenáveis, nojentos, abomináveis e todo o tipo de adjectivos que vos apeteça usar.
O futebol português está nas bocas do mundo de forma deprimente, mas o gesto de Marega, sentido e pertinente, além de ser um grito contra este tipo de comportamento que se pensava ter ficado enterrado nas décadas de 80 e 90, tem o extra de deixar a descoberto dois tipos de pessoas: os merdas, que acham normal comparar uma pessoa a um macaco com base no tom de pele, e os hipócritas que, ontem, tiveram uma noite para saírem todos da toca.
Ouvir apresentadores de programas de futebol a defender que os clubes têm culpa pelo discurso que utilizam e a apontar o dedo aos directores de comunicação é inacreditável. Se a base destes programas é, precisamente, tudo o que alimenta a guerra e o ódio, incluindo as tais declarações dos directores de comunicação, com que cara é que se diz uma coisa destas?!?
Depois, ver um país em peso, incluindo as mais altas figuras de estado, a vir condenar o sucedido. Sim, fazem bem em manifestar-se, mas tenho imensa pena que não estas pessoas não considerem condenável os anos e anos de cânticos e assobios a celebrar a morte de um adepto em pleno estádio nacional, numa final da Taça de Portugal, esse sim o mais negro momento da história do futebol português.
17 Fevereiro, 2020 at 10:03
Tudo dito
17 Fevereiro, 2020 at 10:08
Na mouche.
Grande abraço Cherba!
Precisamos de ti no Sporting!
SL
17 Fevereiro, 2020 at 13:40
+1
17 Fevereiro, 2020 at 10:11
sem tirar nem pôr
17 Fevereiro, 2020 at 10:13
Como disse no offtopic, para mim não é o momento para “mas”.
Para mim é apenas o momento para condenar totalmente o racismo e esperar mão MUITO pesada para o racismo. E que seja incluído no regulamento da liga castigos MUITO pesados para o racismo.
Agradecer ao Marega pela coragem, agradecer a todos os que se têm manifestado sem reticencias ou sem subterfúgios, mandar foder adeptos do vitória, dirigentes, jogadores, treinadores e todos os que tentaram branquear o que aconteceu. Esperar que este episódio seja o pontapé de saída para deixarmos de ignorar o problema que andava +- escondido e envergonhado.
Nada mais a acrescentar.
17 Fevereiro, 2020 at 10:30
100% de acordo. Não pode haver mas, tem de ser mão forte e no mercy. Racismo é crime.
17 Fevereiro, 2020 at 10:20
Apoiado!
17 Fevereiro, 2020 at 10:28
Nem mais…
A hora é de vergonha…
A hora é de lamento…
Mas por onde têm andado “essas pessoas “…que só agora “se aperceberam que o rei vai nu…?”
Por exemplo as atitudes dos adeptos do Benfica não merecem o repúdio desta corja de hipocritas quando imitam por exemplo o silvo dos veryligths “ lembrando a morte de um adepto do Sporting…
Até o @caracolinhos” veio primeiro dizer que o Marega assim e assado…
O Rodolfo é que “lhe tratou da saúde…”
No desporto não pode haver lugar para “gelatinas “…
17 Fevereiro, 2020 at 10:32
Sabes qual foi a diferença? É que o Marega teve os tomates que sp nos faltaram.
Devíamos ter abandonado o campo no Jamor como o devíamos fazer em todos os jogos em que os lampiões evoquem esse triste episódio.
Já sabemos que o mais certo é perdermos por falta de comparência pois somos o Sporting e a nós qualquer merda nos castiga, mas que se foda. Temos de estar bem com a nossa consciência e do lado certo da luta e temos de estar preparados para sofrer as consequências disso e expor a hipocrisia deste pais desportivo e não só.
17 Fevereiro, 2020 at 10:37
+1
17 Fevereiro, 2020 at 10:42
O Marega foi gigante. É preciso uns colhões de aço para fazer o que ele fez. E foi contra tudo e contra todos. O porco como um todo não teve. Teve de se resignar à vontade do Marega porque se tivessem tomates tinham apoiado a decisão do Marega desde o primeiro segundo.
Agora todos apoiam o Marega mas ali no campo, quando era preciso…tentaram obrigá-lo a ficar…
17 Fevereiro, 2020 at 10:49
O gajo esteve muito bem.
17 Fevereiro, 2020 at 11:28
So tinham que sair com ele. Disse isso ontem, tentarem fazer com que ele ficasse foi um erro. A melhor atitude seria sair de campo com ele.
17 Fevereiro, 2020 at 11:42
Eu nem pedia tanto….
Nunca tentar demove-lo.
Deixá-lo sair, pressão no arbitro, pressão no delegado da liga, tentar parar o jogo, etc…agora tentar demover o único gajo que tinha razão é que não.
Eu percebo que não quisessem sair. A liga tirava os 3 pontos ao porco e eles perdiam o campeonato. Eu percebo que não haja coragem de uma equipa inteira para perder o campeonato desta forma.
17 Fevereiro, 2020 at 12:12
Caro Tiago, está a ver a hipocrisia?
Afinal o que é mais importante, um campeonato ou a dignidade humana?
No fundo existe sempre um “mas” a acrescentar, conforme dá jeito.
SL
17 Fevereiro, 2020 at 14:15
Qual hipocrisia?!não há nenhum “mas” no que eu disse….
Eu compreendo que eles a quente não o façam. Como compreendo os atletas que escolhem continuar a jogar eles próprios mesmo sendo alvos de racismo. Se o Marega escolhe-se continuar como muitos outros continuaram eu não ia julgar. Como não julgo os outros por continuarem.
Nem sequer deve caber aos atletas fazer essa escolha. Por isso é que essa responsabilidade foi transferida para o arbitro.
Não há nenhum “mas” no que eu digo.
Seria uma atitude de especial honradez se o fizessem. Seria algo de muito especial. Não posso estar a “obrigar” todos a terem uma atitude que seria por mim classificada como especial como se ela fosse banal. Se é especial é porque não é banal…
Agora isso nada tem a ver do que forçar um ser humano a permanecer numa humilhação daquelas.
17 Fevereiro, 2020 at 16:29
Calma Tiago.
Não estava a referir-me a si.
O que queria dizer, e o próprio Tiago também referiu, é que toda a estrutura do Porto naquele momento pensou mais no campeonato do que no homem Marega. Essa é a verdade, caso contrário tinham abandonado com ele o relvado.
O único herói desta história é o Marega, ponto. O resto é malta que apenas se quis aproveitar do momento, de uma forma ou de outra.
SL
17 Fevereiro, 2020 at 11:40
A ponte de entre-os-rios caiu, falou-se, prometeu-se mas ………..
Os incêndios mataram muitos, falou-se, prometeu-se mas ………..
A corrupção mata-nos, fala-se, promete-se, mas ………..
Um adepto do SCP foi assassinado no Jamor, muita conversa, muitas promessas, passado quase 24 anos, o que mudou?
Vai acontecer como sempre neste Portugal, muita conversa nos próximos dias, mas depois da poeira assentar, tudo ficará igual.
17 Fevereiro, 2020 at 12:05
Portugal é muito bom em falar e mostrar solidário. É bom a montar o circo.
Para actuar…. talvez depois. Agora não dá muito jeito.
17 Fevereiro, 2020 at 12:28
na mouche… chappeau!
17 Fevereiro, 2020 at 10:52
Sair do jogo não digo, mas pressionar as entidades e ameaçando falta de comparência nos jogos a seguir, que normalmente é contra pequenos onde a bilheteira faz falta, caso não houvesse castigo, isso era de valor.
Racismo e os assobios do very light são exactamente o mesmo problema, de um modo ou de outro é tirar valor à vida, mas como nem o Sporting se insurge como deve de ser, nem quem manda castiga o Carnide, vão valendo estes cenários para poderem mostrar algum trabalho e coluna.
17 Fevereiro, 2020 at 11:34
+1
17 Fevereiro, 2020 at 12:55
É inacreditável como a equipa regressa ao campo para a 2ª parte… E ainda mais é inacreditável como as autoridades autorizam o recomeço do jogo!
17 Fevereiro, 2020 at 15:57
Tudo certo.
17 Fevereiro, 2020 at 16:29
+2
17 Fevereiro, 2020 at 21:08
Apoio 100% essa medida.
Abandonar em força os recintos desportivos sejam de pavilhão sejam os estádios, até que as corjas já não tenham como não dar eco!
17 Fevereiro, 2020 at 10:41
As coisas por cá são assim porque há um défice cognitivo muito grande, pelo que é difícil apreender verdadeiramente os conceitos de justiça, equidade, proporcionalidade e outros que similares.
Assim, em muitos casos rasgam-se vestes e apela-se a todo o tipo de justiceirismo (algum a roçar o medieval), como em outros idênticos não se regista absolutamente nada. É um comportamento altamente pernicioso para o funcionamento da sociedade, o que não é inteligível…e daí a merda de país que temos.
SL
17 Fevereiro, 2020 at 10:42
o que não é inteligível por todos*
17 Fevereiro, 2020 at 10:45
Foi a primeira coisa que me ocorreu.
Nós a levar com o cânticos do very light…e nada.
17 Fevereiro, 2020 at 10:48
Tudo tem a ver com o mediatismo…estas “altas figuras” reagem a estimulos mediaticos e a sobressaltos sociais (e tentam fazer a defesa da honra porque o assunto, rapidamente, saiu fora das nossas portas).
Quando o mediatismo e’ menor ou o “afrontado” tem menos peso… assobia-se para o lado. Tantos e tantos exemplos desta desonestidade intelectual. E’ a quadratura do circulo.
SL
17 Fevereiro, 2020 at 10:58
Estamos no país da lampionagem, temos que compreender que tudo o que toque a eles é desvalorizado, tudo o que eles fazem é sem querer. O Benfica é maior que o país.
17 Fevereiro, 2020 at 11:02
O que me agrada neste caso é que isto escapou-lhes ao controlo….
Aliás a “reacção” deles (ou melhor…não reacção) diz tudo…
Eles bem queriam dar uma de “o que estavam a fazer ali àquela hora” mas a reacção do país foi de tal ordem que não foi possivel, pelo menos por enquanto. Os avençados mais sem vergonha tentaram…não pegou. E isso é muito bom…
17 Fevereiro, 2020 at 15:21
Também já “enguliste” essa?!? … Que o clube das toupeiras é “maior” que o país …??!?
Tás mesmo mal Chico … Larga as tv’s e o jornalixo C(ome)M(erda) … e mesmo assim não sei se te safas …
17 Fevereiro, 2020 at 11:01
Grande comentário do Leão de Sta.Engrácia:
“Sabes qual foi a diferença? É que o Marega teve os tomates que sp nos faltaram.
Devíamos ter abandonado o campo no Jamor como o devíamos fazer em todos os jogos em que os lampiões evoquem esse triste episódio.”.
A dignidade devia ser maior do que tudo e há muitas maneiras de a reclamar. Em qualquer jogo em que acontecesse, futebol ou modalidades, chamava-se a atenção do árbitro primeiro, depois reuniam-se os jogadores sem que continuassem o jogo. Finalmente e se a situação se mantivesse, retiravam-se. Opá, há tanta maneira de apelar ao respeito.
17 Fevereiro, 2020 at 11:08
Ao intervalo muita gente foi embora no Jamor, quando se comecou a ter nocao da real dimensao do caso. Na radio dizia-se “um adepto do Sporting ferido no Jamor”…
Sim, a equipa deveria ter recusado voltar ao intervalo, foi um dos maiores erros da nossa historia enquanto colectividade.
SL
17 Fevereiro, 2020 at 11:09
São tantos os nossos erros históricos…
17 Fevereiro, 2020 at 11:13
Refiro-me a consciencia colectiva.
17 Fevereiro, 2020 at 12:31
um oceano deles… e continuamos!
17 Fevereiro, 2020 at 11:04
Exactamente.
17 Fevereiro, 2020 at 11:09
Exactamente Cherba.
No próximo jogo contra os rabolhos, é estar preparado para abandonar o campo se os boca de piano começarem com os silvos.
Mandar uma carta à federação em antecipação com uma exposição, copiar os lampiões, falar com a equipa, fazer um comunicado, recolher material de prova. Falar com os advogados e ver onde é que o comportamento se enquadra nos códigos disciplinares desportivos e na lei.
17 Fevereiro, 2020 at 11:12
A ver se estes filhos da puta da direcção do Sporting afinal cumprem com os princípios que, segundo eles, estão a impor às claques do Sporting
Aliás, com o modus operandi deles eram bem capazes de contratar uns jagunços para ir para a bancada do carnide fazer merda. É o carnide é que se fodia.
17 Fevereiro, 2020 at 11:43
Concordo, que haja colhões para o fazer.
No próximo derby, avisar a federação e a liga antecipadamente que caso os fdp comecem com os silvos, a equipa abandona a ETAR.
17 Fevereiro, 2020 at 15:23
Se avisares a fpf ou outras federações antecipadamente … Não vão ocorrer ‘silvos’ …
17 Fevereiro, 2020 at 11:10
Certeiro, Cherba!
17 Fevereiro, 2020 at 11:13
Para mim nem tem comparacão possivel.
O Marega foi alvo de racismo. Sempre condenável. Nem merece discussão.
O carnide é outro caso.
Por um lado assobiam very lights, usam very lights contra pessoas, gritam cânticos ofensivos contra os restantes clubes (invocando mesmo mortes) e até já mataram duas pessoas. Mas nada acontece.
Porém quando alguém canta CONTRA o carnide saem multas e não são nada leves.
Seria nesses momentos que se deveria actuar….. mas agora comparar ambas as situacões não faz sentido.
17 Fevereiro, 2020 at 11:49
Chegaram ao cúmulo de multar o Sporting por deixar entrar tarjas… das claques do Benfocas.
17 Fevereiro, 2020 at 11:20
BINGO!
E ainda houve uns cretinos a dizer que a culpa é do Marega.
17 Fevereiro, 2020 at 11:28
País de colonizadores.
Vamos ver quantas gerações mais precisamos para superar os efeitos.
17 Fevereiro, 2020 at 11:30
Ontem lá me dei ao trabalho de ouvir as tretas que se debitaram pós-Maregagueite.
De facto, a falta de vergonha e de auto-crítica é tanta, que nem vontade de rir dá.
Programas que vivem do insulto e da gritaria queixarem-se do incitamento ao ódio por parte de terceiros é realmente irónico.
(pergunto-me se o Calado disse que o Marega devia aguentar em campo)
Quanto ao Costa, Marcelfie e restante camarilha, que metam as palavras nos entrefolhos. É tempo de agir.
Nós, enquanto cidadãos, apenas podemos fazer uma pequenina parte, a de respeitar terceiros. Não podemos legislar, criminalizar, e muito menos punir.
Isso cabe aos poderes político e judicial. Haja tomates.
Gostei a tentativa de desvalorizar a coisa, nomeadamente puxando o filme da relação turbulenta entre o VG e o Marega.
Infelizmente o caso teve repercussões a nível internacional, pelo que a estratégia portuga de fingir que nada se passa e deixar cair no esquecimento teve de ser afinada.
Ainda assim, tenho sérias dúvidas de que saiam daqui castigos e punições a sério, porque isto da jurisprudência pode ser um perigo.
17 Fevereiro, 2020 at 12:46
+1
17 Fevereiro, 2020 at 13:59
É o Vitória de Guimarães. Duvidas de que vem aí um castigo exemplar? Eu não. Muito surpreendida ficarei se tal não vier a acontecer.
17 Fevereiro, 2020 at 11:31
André Ventura (o tal que vem mudar Portugal, que é contra a corrupção e mais blá blá blá):
“André Ventura também recorreu às redes sociais para reagir aos insultos racistas de que foi alvo Moussa Marega. Na sua publicação, o líder do Chega deixa entender que o avançado do FC Porto não foi alvo de comentários de índole racista.
“País de hipocrisia em que tudo é racismo e tudo merece imediatamente uma chuva de lamentos e de análises histórico – megalómanas. É o síndrome Joacine que começa a invadir as mentalidades. Por mim não passarão”, escreveu.”
17 Fevereiro, 2020 at 11:45
Exato….
Como se imitar sons de macacos fosse racismo…
As pessoas também exageram….
Idiota de merda….
17 Fevereiro, 2020 at 11:50
É um idiota que vai ganhando cada vez mais adeptos…
É este o perigo do populismo.
17 Fevereiro, 2020 at 12:02
Classifica “populismo”.
Para mim, vir dizer que não se pode baixar o iva da electricidade por causa do aquecimento global é populismo. Mas este é do bom. Tipo colesterol.
(se calhar teres um parlamento que vota em bloco contra terminarem as isenções fiscais aos partidos, ou com malta que pica o ponto pelos colegas, ajuda ao “populismo”)
17 Fevereiro, 2020 at 12:13
“perigos do populismo”
O que é que não percebeste?
17 Fevereiro, 2020 at 12:15
Populismo = dizer o que for preciso para conquistar os votos dos mais otários, que não conseguem perceber a diferenca entre o que é prometido e a realidade.
Eu posso prometer aumentar o ordenado minimo para 5.000 euros…. votem em mim que eu vou lutar por isso.
Agora, isso será sempre algo que eu nunca poderei fazer, mas eles não sabem isso. E soa sempre bem. Como nunca lá chegarei estou descansado. E se um dia chegar digo que fui mal interpretado.
O ventura diz o que for preciso para obter mais votos.
Hoje em dia ser racista dá os votos que ele quer. Amanhã será o veganismo. E depois será ser feminista….. ele é uma especie de miguel da politica.
17 Fevereiro, 2020 at 12:18
Mas o Ventura é mentiroso.
Diz que é contra a corrupção e depois apoia um dos tipos mais bandidos e corruptos que temos no país.
17 Fevereiro, 2020 at 12:34
MITOmano
17 Fevereiro, 2020 at 13:04
Precisamos de gajos honestos como o A Costa ou o P Portas, e não de tipos que mintam.
17 Fevereiro, 2020 at 14:21
FDX!…
Mas eu disse que o Costa e o Portas são honestos?
Isso faz do Ventura um tipo honesto?
FDX!…
17 Fevereiro, 2020 at 14:42
Não.
Faz do Ventura mais um.
A diferença é que tem um discurso burgesso. E convenhamos, não tem cobertura da CS. As petas que o PM (o tal que encavou o Seguro à má fila, e depois lixou o Passos) enfia, bem escrutinadas, metiam o mentiroso Ventura a um canto.
Ah, e o Ventura é contra os ciganos e políticos ladrões. O Costa é contra as alterações climáticas e a austeridade.
17 Fevereiro, 2020 at 15:54
“Não.
Faz do Ventura mais um (chico esperto).”
Óbvio!
“A diferença é que tem um discurso burgesso. E convenhamos, não tem cobertura da CS.
Discordo.
A CS está a dar demasiado foco ao Ventura.
Esse é que é o problema.
“As petas que o PM (o tal que encavou o Seguro à má fila, e depois lixou o Passos) enfia, bem escrutinadas, metiam o mentiroso Ventura a um canto.”
Óbvio.
“Ah, e o Ventura é contra os ciganos e políticos ladrões. O Costa é contra as alterações climáticas e a austeridade.”
O Ventura não é contra os ciganos e político ladrões.
O Ventura é um tipo com ideias que eu pensava estarem enterradas há décadas… e não estão.
É aqui que reside o perigo.
https://expresso.pt/politica/2019-12-15-Quem-e-o-ideologo-na-sombra-de-Andre-Ventura–Da-direita-armada-ao-programa-do-Chega
17 Fevereiro, 2020 at 12:19
Isso é ser mentiroso, não é populista.
Populista é apelar ao apelo do povo. Não tem nada a ver com mentir.
Podes ser populista mentido ou não…
17 Fevereiro, 2020 at 12:22
Apelar ao apelo?! Foda-se…
apelar ao apoio….do povo…
17 Fevereiro, 2020 at 13:06
Populismo = dizer o que for preciso para conquistar os votos dos mais otários,
Ou seja, o que todos os partidos fazem.
17 Fevereiro, 2020 at 14:30
Sim…
Mas uma coisa é prometeres coisas que podes realmente fazer (mesmo que depois não o faças).
Outra coisa é prometer coisas que não são exequíveis.
Ou, para o serem, tens que mandar a Constituição às malvas e retirares direitos à população.
– Vou acabar com a corrupção!
– Como? Mandando prender o Vieira?
– Não, que esse homem é um santo e isso são tudo cabalas!
– Então como? Prendendo os banqueiros?
– Também não, que os bancos são importantes para a economia.
– Então o que vai fazer?
– Vou expulsar pretos e ciganos, e roubar as reformas!
Quem não trabalha, não recebe.
– Mas os reformados já trabalharam e já descontaram.
– Mas agora não trabalham.
– Então e os serviços públicos?
– Isso é para acabar! As pessoas querem saúde, educação, transportes? Paguem!
– Mas… Já pagam com os impostos…
– … que nós vamos diminuir. Não é uma boa política? Vamos baixar os impostos!
– Mas… Se as pessoas têm que pagar tudo, deveria-se abolir os impostos…
– Pscchhhh!… Nada disso… Então como é que o estado financiava… uh… coiso?
– Coiso?
– Vou acabar com a corrupção!
E é isto…
17 Fevereiro, 2020 at 12:17
Ventura propala o que a malta gosta de ouvir (acabar com mordomias dos políticos, com a corrupção, etc.).
A malta bate-lhe palmas e vota nele, ignorando completamente qual é a sua matriz de apoio e o seu verdadeiro pensamento.
Acabar com a corrupção? O que tem a dizer do seu amigo Vieira? Pois… Um santo.
Farto destes merdas todos. Prometem o que não podem fazer para caçar votos.
17 Fevereiro, 2020 at 12:18
Isto.
Eu tenho alguma dificuldade em perceber quando falam em “populismo” como uma coisa má. Uma medida é boa ou má por si só. Podendo ou não ser popular ou populista…
Um governo que só tome medidas impopulares e que não tome medidas populistas é bom por inerência?!
Vivemos numa democracia, ou seja, em que a vontade do povo é soberana. No entanto se alguém a satisfaz é mau?
O ventura não é populista. É um fdp estúpido a quem outros fdp estúpidos aderem. Isto é o mal…não é ele ser populista (o que quer que isso queira dizer).
Ser populista é apelar ao povo e ao apoio do povo. Logo, por inerência todos os políticos são populistas.
Apesar de não perceber porque é que dizes que não baixar o IVA da electricidade por causa das alterações climáticas é bom, uma vez que isto não tem nada a ver com as alterações climáticas mas sim com o dinheiro que o estado vai buscar. Neste caso é só mentir para sair por cima no debate porque se quer ter dinheiro para as baixas de impostos que eles próprios proponham (ou aumentos de ordenados)…
17 Fevereiro, 2020 at 13:11
Não digo que é bom, digo que é populismo (porque entra no discurso que se quer ouvir, mesmo não correspondendo à verdade). Mas populismo bom. Porque … tu sabes o porque.
17 Fevereiro, 2020 at 14:35
Outro…
Mas quem é que disse que o populismo é mau?
O populismo tem COISAS BOAS, MAS TEM COISA PERIGOSAS! (fdx, que é preciso explicar tudo a estes catraios).
Eu só escrevi “os perigos do populismo”, porque eles existem.
E um dos perigos é prometerem-se coisas que, ou não são exequíveis, ou as pessoas perderão direitos consagrados a CRP.
Mas se houve malta que foi atrás da narrativa “BdC foi o mandante e é terrorista”, como é que não haverá papalvos que vão atrás da narrativa do Ventura?
17 Fevereiro, 2020 at 15:04
“Os líderes políticos populistas são perigosos porque aproveitam o descontentamento e usam-no para alimentar projectos que não são novos. Pelo contrário. A história está cheia de tragédias que começaram quando alguém achou que a solução de todos os problemas passava por fechar fronteiras ao comércio, perseguir estrangeiros ou destruir as elites. O que é novo é serem as sociedades mais modernas a acolher como boas essas ideias. Nunca tivemos tanta informação, nunca houve tanta gente qualificada (não são só os jovens), nunca houve tanta liberdade nas nossas sociedades. E, no entanto, uma massa crescente dos eleitores está disposta a escolher soluções antigas para problemas que às vezes nem existem.”
17 Fevereiro, 2020 at 12:03
Uiiii….
17 Fevereiro, 2020 at 12:21
Não é o perigo do populismo.
É o perigo de haver muitos idiotas num país….
17 Fevereiro, 2020 at 15:27
Este é que é o ‘inimigo público nº1’ de Portugal …
17 Fevereiro, 2020 at 12:09
O ventura é apenas um lampião otário.
Ele diz o que for preciso para enganar os tolos…. e eles acreditam.
Nem ele sabe o que ele defende porque todos os dias muda conforme a maré.
O problema nem é ele, mas quem lhe dá atencão, quem cai no conto do vigário.
17 Fevereiro, 2020 at 12:19
Até o programa eleitoral foi mudado. Pensavam que ninguém ia lê-lo.
17 Fevereiro, 2020 at 15:42
Sério? Nem sabia dessa.
Para mim o ventura vale zero, por isso é como se nem existisse.
Anda por lá mas é como a estrutura do fivelas: invisivel.
Nem lhe ligo nenhuma ehehehe
17 Fevereiro, 2020 at 11:35
Tal & Qual, Cherba!
17 Fevereiro, 2020 at 12:03
Pois é Cherba, mas dar razão aos Sportinguistas é dar razão ao que está normalmente certo, tanto no modo de agir, como na maneira como vivemos e vê mos o futebol.
E isso seria o fim de toda esta podridão.
17 Fevereiro, 2020 at 12:14
Isto era muito fácil, por um, pagam todos.
Ou seja, tudo que for cânticos racistas, homofóbicos ou insultos de clubes para clubes, era tudo punido com jogos á porta fechada e o árbitro durante o encontro poderia acabar o jogo e a equipa X ou Y, seria punida com a derrota ou até perca de pontos.
Isto agora vai de jogos á porta de fechada, daqui a 1 ano quando for lá o Marega ou outro qualquer, vai se passar de novo.
É preciso tomar medidas drásticas e não passar paninhos quentes.
E mais a decisão da liga, não tem direito a recurso, porque ontem já os do Vitória começaram a passar um pano, que é o vai acontecer quando sair um possível castigo.
17 Fevereiro, 2020 at 12:48
Grande Posta Cherba! É isso mesmo, sem tirar nem pôr.
Isto só lá vai quando houver punição exemplar de quem fez estes insultos E também a perda dos 3 pontinhos relativos ao jogo por parte do clube desses mesmos adeptos.
O mesmo quando há assobios a imitar verylights, tarjas de apoio a assassinos, etc. Nestes casos o jogo nem devia começar. Era logo derrota para o clube que tem estes “apoiantes”.
Eu sei que isto é utopia…. mas da primeira ou da segunda vez que perdessem pontos sem jogar, era logo ver os clubes a resolver a coisa!
17 Fevereiro, 2020 at 12:56
A PSP parece estar a “tentar” descobrir os adeptos que tiveram atitudes racistas contra o Marega…
Não me admirava mesmo nada…que as imagens acabassem “por não mostrar nada…”…
E nesse caso, como acontece normalmente…”ficarão todos impunes…”…
eu acho que nessas circunstancias a claque “também é responsável” no seu todo…
Porque “por omissão”…permitem que estes casos aconteçam…
E como quem “cala consente…”…
“Pagavam todos pelo erro de um…”…
Isso talvez levasse os responsáveis das claques a “auto disciplinarem as mesmas…”
“Pode não ser muito justo”…
Mas será justo alguém “esconder-se” atrás dos outros…para praticar actos que são condenáveis…?
Não se trata de repressão ou entrave à liberdade…
Trata-se “de assumir” as devidas responsabilidades…
SL
17 Fevereiro, 2020 at 16:20
As coisas não podem ser punidas com esse facilitismo pois se o fossem também estávamos fodidos – com esse facilitismo duvido que não houvessem justas causas para todos os jogadores pelo que aconteceu em Alcochete!
Na foto de capa dA Bola é fácil identificar pessoas.
De certeza que todos os reporteres de campo têm fotos das bancadas. Há as filmagens… Não vão apanhar todos mas vão apanhar alguns. Esses que sejam punidos como deve ser. E o clube, claro, também vai pagar de arrasto. Mas paga pela proporção desmedida que isto tomou.
No Benfic@, com as claques a fazerem merda todos os fins de semana, nunca se pagou nada por isso – até hoje!
As claques têm de ser regulamentadas de outra maneira.
Quem pertence à claque tem de ter identificação e tem de comprar o bilhete com essa identificação no Estádio. As claques não podem ter bilhetes para “darem” a quem quiserem…
Os clubes têm de ter sistemas de vigilância como devem ser, que possam identificar quem faz merda, e a policia tem de os apanhar logo lá dentro. Se houver merda, fecham as saídas e ninguém sai até o gajo ser apanhado.
Fizessem uma cena deste tipo e acabavam com estas cenas nos recintos desportivos. Mas é óbvio que isto, nesta altura e como as coisas estão, requer um investimento grande quem em sistemas de vigilância, quer em pessoas para controlarem tudo e fazer aplicar a lei.
O mal foi deixarem chegar a este ponto…
17 Fevereiro, 2020 at 12:56
É isto tudo Cherba.
Hoje vi as declarações do imbecil do Varacolinhos e apeteceu-me vomitar.
Da personagem que se saiu com o “bacteriologicamente puro” não se espera muito mais, mas foi ridículo.
Depois foi apertado pelo Rodolfo, meteu os pés pelas mãos e no fim do programa parecia uma criancinha a ser ensinada sobre racismo pelo lampião Paulo Garcia.
Parecia a lição que os nossos papás nos deram em miúdos:
– Paulo Garcia: “fazer sons de macaco é racismo?”
– Rui Santos: “É”
– Paulo Garcia: “Então Marega foi alvo de actos racistas?”
– Rui Santos: “S..sim”
Mas imaginem isto com o Caracolinhos com aquela cara das crianças cabisbaixa quando estão a receber uma lição e sabem que agiram mal.
O Manel fez a figura triste do costume, alhos com bogalhos, já ia a falar no Jordão e maus um pouco acabava a falar na JuveLeo até que foi o terrompido pelos os outros a perguntarem o que é que tinha a ver o cu com as calças. Deprimente.
Quem tiver o vídeo que o ponha.
Juntem-lhe as declarações dos dirigentes do Facadas, do Porco do Ventura, o post do Hugo Gil e é um vómito pegado.
17 Fevereiro, 2020 at 14:07
O “nosso” Manel…
Ali…só nos “coloca mal…”…
O Rodolfo às vezes é um “bocado parvo”…
mas ontem esteve bem…e deixou o “caracolinhos” com as “calças na mão…”
17 Fevereiro, 2020 at 16:36
O “nosso” Manel foi um ídolo de milhares quando apenas “falava com os pés”.
Nunca se devia ter permitido chegar a este nível e estar a fazer um papel para o qual não tem qualquer aptidão.
Ali todos o gozam e tratam-no como o palerminha da turma.
O Rodolfo é o que é, mas é o único ali que afronta a narrativa do Benfiquistão num programa com 3 lampiões, um sportinguista e um portista.
No dia de ontem, a seguir ao Marega, foi o gajo com mais tomates ao afrontar e envergonhar em directo e sem papas na língua o asqueroso do Rui Santos. A continuar assim não fica lá muito mais tempo.
17 Fevereiro, 2020 at 16:49
O problema é que eles não conseguem arranjar portistas mansos.
A não ser que contratem um lampião disfarçado…
17 Fevereiro, 2020 at 18:59
Já para arranjar sportinguistas mansos é o contrário.
17 Fevereiro, 2020 at 19:12
Esses até se acotovelam uns aos outros…
Por cada Dias Ferreira e Eduardo Barroso que não estão para aturar sandices, há sempre um Pina, um Nuno Gonçalves ou um Manuel Fernandes…
17 Fevereiro, 2020 at 19:22
E continuam em fila de espera, os suplentes, a salivar, vitor ferreira, carlos severino, carlos seixas, sérgio abrantes mendes, vitor espadinha… só merda!
17 Fevereiro, 2020 at 19:28
Tal e qual…
17 Fevereiro, 2020 at 22:46
Basta ver o da Cmtv que anda lá no meio do ignóbil do Ventura e do labrego Aníbal. Nem sei o nome do Pókemon.
Além de ter cara de cachorrinho abandonado, fala como uma freira virgem e leva de todos.
É a mascote daquela merda.
17 Fevereiro, 2020 at 13:00
Solidariedade para com o Marega e todos, de todas as raças, que em pleno 2020 ainda sofrem com o cancro do racismo.
Sobre o corropio de paineleiros e comentadores muito indignados, especialmente políticos, vão-se foder! Hipócritas, canalhas, sempre à procura do escândalo e sofrimento humano para a auto-promoção.
17 Fevereiro, 2020 at 13:03
Os pastéis faziam isso ao Oceano, numa das vezes que o Oceano respondeu, levou logo amarelo. O Responder foi meter a mão no saco , ahaha, mas não deixou de jogar e ainda jogava melhor.
17 Fevereiro, 2020 at 13:07
Marega este bem. Tomates.
O Porto? Hipocrisia. Só com os 3 pontos se insurgiram a sério.
O governo e a CS? Uma cambada de fdp com dois pesos e duas medidas.
17 Fevereiro, 2020 at 13:14
Achas que iam arriscar perder o jogo na secretaria? Tens de largar o mata-bicho.
Se já ouvi que o Marega devia ter sido expulso…
17 Fevereiro, 2020 at 18:13
Eu tb. Lamps lampionating.
17 Fevereiro, 2020 at 19:14
Há que passar a mensagem que a culpa é do Marega…
17 Fevereiro, 2020 at 19:15
… O Caracoletas foi dos primeiros a vir a terreiro dizer que não ouviu insultos e que foi o jogador que provocou.
Depois, teve que meter a viola no saco…
17 Fevereiro, 2020 at 13:13
Basta recuar 6 meses, hipócritas do caralho…
https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/fc-porto-arisca-punicao-por-insultos-racistas-na-partida-frente-ao-young-boys
Mas há mais naquelas paragens…
https://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/oh-macaco-cabecilha-dos-super-dragoes-alvo-de-criticas-apos-insultos-racistas
https://www.jn.pt/desporto/city-queixa-se-de-insultos-racistas-no-dragao-e-toure-diz-ter-ouvido-algo-2310779.html
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/imprensa-inglesa-fala-de-insultos-racistas-no-dragao
17 Fevereiro, 2020 at 13:45
Põe aí também os do Benfic@.
17 Fevereiro, 2020 at 19:21
Infelizmente, é mesmo assim.
Mas lá está… Não foi o FC Porto quem fez isso, tal como ontem não foi o V. Guimarães.
Foram energúmenos, que os há em todos os clubes.
17 Fevereiro, 2020 at 13:34
Espero que as Joacines deste mundo também tenham criticado as frases ouvidas na época da descolonização do “Mata que é branco”.
Racismo NÃO! tanto de “branco” para “preto” como de “preto” para “branco”.
17 Fevereiro, 2020 at 15:31
A Joacine para dizer essa frase … Estava lá uma semana e meia …
17 Fevereiro, 2020 at 13:40
Declaração prévia; a única raça que eu reconheço á face da terra é a raça humana, talvez por todos os sítios aonde vivi (Angola, Moçambique, Guiné, Portugal, Belgica) ou porque sendo ligeiramente daltónico não tem lógica confiar a um sentido que me transmite informações erradas o meu “juízo” sobre as pessoas baseado num espectro de luz (cor) que se calhar nem estou a ver bem….
Ponto 1 Portugal é um País que embora tenha pessoas racistas como em todos os lados, não é institucionalmente racista, a segregação institucional em Portugal é económica e de classe não de cor, por uma questão historica* constitucional** e do próprio povo e o desporto mais do que tudo é um factor de inclusão, aliás se há etnia que “provoca” uma reação mais generalizada da população são os ciganos e não os africanos, bastando para isso ver quem é que foi o “inimigo” comum a que aquele merdas do “chega” recorreu para ganhar uns votos….
Ponto 2 Reprovo por isso todos os insultos racistas***, mas também os outros, o célebre grito para os guarda-redes adversário quando marca um pontapé de baliza, para os mais distraídos aquilo que as claques e adeptos gritam é “filho da puta” nem é melhor, nem pior, pior é mesmo imitar um verylight para celebrar um assassinato e ninguém fazer nada acerca disso, isso sim é pior porque como dizia o meu avô “paus e pedras partem ossos, os insultos não…” o “barulho” que se faz á volta disso é que é diferente, porque eu imagino que jogadores cujas mães já faleceram, por exemplo, devem sentir-se no limiar da agressão quando insultam as mães deles!!!
Ponto 3 O desprezível aproveitamento mediático que automaticamente se faz destas situações, calando ao mesmo tempo outras bem piores deixa-me com uma raiva insana, em primeiro quem fala sobre uma situação sem falar noutras bem piores é um hipocrita de todo o tamanho, em segundo quem valoriza mais um insulto á cor da pele do que uma celebração de um assassinato, é um racista encapotado porque está a hipervalorizar um factor (que nem devia sequer existir, certo) ou que deveria existir sim (a valorização) mas enquadrado num contexto de gravidades relativas…
Conclusão Independentemente dos sempre reprováveis insultos, sejam rácicos ou não, um merdas não deixa de ser um merdas porque diz na TV que está “solidário” com o Marega, um corrupto não deixa de ser um corrupto porque andou a “sofrer” pelo avançado do fcp e infelizmente a situação foi o que foi, reprovável, mas muito mais reprovável foi o aproveitamento que a CS fez do assunto, nomeadamente deixando certos comentadores e pseudo-jornalistas “limpar” a imagem e apresentarem-se com uma “superioridade moral” que não merecem nem de perto nem de longe e mais uma vez os “totós” que somos todos nós , amplificam a coisa a um ponto que até parece que se conseguirmos “resolver” o problema dos insultos racistas o futebol Português e o País, já agora, passa a ser um paraíso na terra, com justiça, sem corrupção e com informação imparcial e credível
*Por toda a nossa história temos uma percentagem esmagadora da população que não liga a “isso” de cores em África, no Brazil são os pontos mais significativos, mas a nossa maneira de ser vai muito além da miscegenação, um diplomata Inglês do final do século XIX dizia num relatório, todo “enojado” que os Portugueses não “andavam” só com as “pretas” mas viviam com ela em regime familiar e cúmulo dos cúmulos alguns casavam com elas….O que demonstra exactamente o “sentir” de um povo e do outro…
Do ponto de vista das leis gerais do País estas são inclusivas e visam uma união de etnias e credos, embora a “propaganda” Americana faça alguma mossa, continuamos a ter o bom senso de juntar e não separar, o Dia de Portugal é o dia de todos os Portugueses, não temos oficialmente e ainda bem o dia do “afro-luso” ou do luso-brasileiro, goês ou timorenses (nada contra as pessoas festejarem esses dias, não devem é ser considerados dias “nacionais” porque isso divide e não junta…Uma vez perguntaram a um dos meus actores preferidos o Morgan Freeman porque é que ele não celebrava o dia do afro-Americano, ao que ele respondeu que celebrava só o dia do Americano, porque ele era Americano….Raciocínio tão simples, tão poderoso e tão certo, juntar em vez de separar…
***Ha insultos e insultos alguns têm a ver com a conotação e contexto eu não valorizo o “preto” tem o mesmo valor de “branco” para mim é uma designação como alentejano, minhoto etc tenho amigos meus em que a saudação é género “que é que fazes aqui ó preto? Seguidos da resposta tipo e tu branquela andas perdido?”Agora chamar “macaco” a um ser humano é indicativo de premeditação ou pelo menos de baixa consideração por essa pessoa, o que não se pode é juntar tudo e depois “dividir” por dois…Porque muito pior que o racismo é a “generalização” todos os ciganos são ladroes, todos os alentejanas são preguiçosos, todos os pretos são traficantes de droga etc etc etc….
Querem dar destaque noticioso? Façam-no á seria e não com a reediçao do “dia mais negro de…” porque o dia mais negro sabemos bem qual foi, foi no Jamor aonde um pai de família, não um ultra, não um desordeiro, um espectador inocente foi assassinado e nem a hombridade de interromperem e adiarem o jogo tiveram, com a Presidência da República e todo o aparatich político a assistir, textualmente, de camarote á morte de um cidadão e a não se sentirem minimamente incomodados e a gora vêm para cá com merdas porque uma “claque” chamou macaco ao Marega? Sinto muito que ele tenha passado por isso e quem o fez deve ser erradicado do desporto, mas vamos lá a por as coisas em perspectiva há coisas muito mais graves todas as semanas e fica tudo calado desde o poder político até ás instâncias desportivas, portanto metam as “simpatias” e “solidariedades” hipocritas na peida, porque nós sabemos o que a “casa gasta”
SL
17 Fevereiro, 2020 at 13:49
Golo.
17 Fevereiro, 2020 at 14:07
Excelente comentário.
17 Fevereiro, 2020 at 15:34
TOUCHÉ!!!
17 Fevereiro, 2020 at 13:45
Não sei se já alguém referiu (não tenho tempo para ler os comentários ao post) mas para mim a culpa do estado das coisa é maioritariamente da Liga que é perita em assobiar para o lado.
Sempre que isto acontecer é interditar o respectivo estádio por 2 jogos!
Aplicar o mesmo para lançamentos de tochas e outras condutas condenáveis, e sobretudo ser coerente quer o estádio seja Luz, Alvalade , Dragão, Pedreira, o que fôr!
Aposto que isto e outros problemas acabavam rápido. A Liga só não acaba com isto porque é cobarde!
17 Fevereiro, 2020 at 13:54
nem mais!
no Tugao n se aplica a lei… e entao aos “poderosos” do sistema ta quieto 🙂
17 Fevereiro, 2020 at 13:58
Também….
17 Fevereiro, 2020 at 14:00
Para mim a base do problema não é o racismo. O racismo é só uma maneira fácil de criar problemas. A base do problema é a falta de cultura desportiva – que tanta vez se vê aqui na Tasca! É o querer ganhar a todo o custo. É um desporto mergulhado em corrupção há décadas onde ganham sempre os mesmos fruto disso mesmo.
Anos e anos a ver a banda passar – com os mesmos a ganharem sempre e a terem a lata de discutir abertamente quem é o mais beneficiado! – sem que nada aconteça leva as pessoas a cada vez darem mais um passo em direcção à intolerância total.
E é tão fácil pegar no racismo e fazer disso um problema…
Mas, é pior fazer “hu-hu-hu-hu” a um preto do que, todo o santo fim de semana, imitar o very-light que matou uma pessoa – por acaso um branco? Não vejo que seja pior…
O Porto estava a jogar com o Mbemba e com o Zé Luis e eles não levaram com os “hu-hu-hu-hu”… Não são pretos também? Se as pessoas fossem realmente racistas, aceitavam ter o Sacko, o Evangelista, o Edwards ou o Ola John no plantel?
Porque então o Marega?
Já pensaram nisto?
7 pretos em campo e só um leva os “hu-hu-hu-hu”, porquê?
Se o problema fosse mesmo o racismo, não víamos isto todas as semanas?
Gente parva, sem noção, há em todo o lado.
Quando se vive na impunidade, para mim, é normal que estas pessoas cada vez sejam mais estúpidas, cada vez ultrapassem mais os limites. Faz parte da natureza humana e vemos isso até com crianças.
Usar actos racistas é uma forma fácil de um idiota ofender um preto.
Tal como, do mesmo modo, fazer o som do very-light é uma forma fácil de um idiota ofender qualquer sportinguista.
E a base da ofensa é a mesma: a estupidez!
E as pessoas são tão merdosas que não me admiraria nada que entre os gajos que estavam a ofender o Marega estivessem pretos…
É a impunidade, de décadas, que nos fez chegar aqui. É o aceitar tudo. É a perda de valores. Hoje as pessoas acham-se no direito de tudo. É a liberdade… dizem!
E ver, os grandes culpados disto, que é o Estado – as instituições e as pessoas que durante décadas nunca fizeram nada para parar isto, incluindo a FPF – e a CS – que é uma das grandes coniventes com a podridão que é Portugal, e não só o desporto português! – agora armados em finos escandalizados é de uma hipocrisia sem limites!
Nós criámos este monstro, caralho! Somos tolerantes com imensa coisa que está errada e, muitas vezes, somos intolerantes com quem defende o correcto.
Criamos uma sociedade onde se acha que é normal contratar alguém para difamar outro alguém. Hoje o gajo sério é visto como um idiota, um manso, um parvalhão.
Repito, não me parece que o grande problema de Portugal seja o racismo e muito menos o racismo no futebol – todos os clubes têm uma série de jogadores pretos e não há problema nenhum nisso. Não se vêem manifestações contra os jogadores pretos do nosso clube…
O problema é a corrupção e o querer ganhar a todo o custo. Se tiveres de fazer batota ou de humilhar os adversários para isso, qual é o problema?
Nenhum!
Porque todos sabemos que depois nada acontece…
Tivessem começado a tirar dos estádios os anormais que só lá vão para fazer merda há décadas e não tínhamos chegado a este estado. Tal como se tivessem começado a prender os corruptos desde o inicio, não tínhamos agora o nível de corrupção que temos!
Esperemos, pelo menos, que isto sirva para uma mudança de paradigma em toda a linha. É pena que não se tenha começado pelos “hu-hu-hu-hu” ao Outtara nas Antas… Agora, como é um clube fora dos 2 dominantes, pode ser que a coisa ande para a frente… Até pela pressão internacional!
17 Fevereiro, 2020 at 14:31
Yeep
17 Fevereiro, 2020 at 14:16
Tudo dito pelo Cherba!
Subscrevo em tudo!
Saudações Leoninas
17 Fevereiro, 2020 at 14:18
Agora ponham o dedo na ferida mas bem fundo.
Sporting quando invadiram Alcochete , deviam castigar clube ou indivíduos?
Rescisões ……
Se o porto não tem ganho o jogo e não ficasse a 1 dos lamps. …… até queriam parar o jogo lol .
Isto é só rir porque chorar já chega
17 Fevereiro, 2020 at 14:19
Falei depois do simpson, já ninguém vai ler
17 Fevereiro, 2020 at 15:44
Sério? Normalmente é de se ignorar os longos testamentos do diarreia amarela.
É como uma quebra de página, passar à frente!
17 Fevereiro, 2020 at 16:43
Também acho que só te favorece comentarares a seguir ao boneco. É aquele espaço de intervalo para descansar os olhos e passar ao comentário seguinte.
E concordo, eles nunca se iam arriscar a perder o jogo na secretaria quando já o estavam a ganhar.
Se tivesse acontecido aos 90 e eles tivessem a perder por 3 saiam todos.
Perdido por um, perdido por mil.
17 Fevereiro, 2020 at 14:28
Estes comportamentos racistas resultam de muita falta de “EDUCAÇÃO E CIVISMO”!!
Quando se vê baterem em Profesores, Médicos por tudo e por nada, o racismo e a apologia dos verylights estão na linha dessas faltas de EDUCAÇÃO E CIVISMO!!!
Quando não há em casa lições de Educação e de Civismo o que resulta são “homens” como esses energúmenos de Guimarães!!
É a “democracia” no seu explendor!!!!
A liberdade acaba quando a liberdade e a honra do nosso semelhante é ofendida!!
SL
17 Fevereiro, 2020 at 14:36
Muitos encarregados de educação deste país confundem educação com ensino e daí a surgirem estes “fenómenos” a distância é muito curta por óbvia falta de referências parenterais….
Os miúdos vão á escola para serem “ensinados” não é para serem “educados” a educação aprende-se em casa, não é na escola…..
Querem mesmo tratar do problema? Comecem pelo princípio ou seja por aqui…
SL
17 Fevereiro, 2020 at 14:46
Estamos a falar de futebol fds
17 Fevereiro, 2020 at 16:04
Básico do caralho…
17 Fevereiro, 2020 at 17:35
Troll
17 Fevereiro, 2020 at 14:52
Pessoal…
Há uma diferença entre chamar macaco ao Marega ou filho da puta.
É que chamar macaco ao Marega, consciente ou inconscientemente (e fazê-lo inconscientemente é preciso ser estúpido da crl) está a chamar macaco a todos os pretos. Porque só dizem que o Marega é macaco porque é preto. Se fosse branco não lhe chamavam macaco. E por isso é um insulto a muito mais gente que o Marega. É a toda uma raça (daí o racista).
Querem tratar da mesma forma?! Força…eu estou logo fdd porque chamo fdp constantemente ao arbitro e jogadores…até ao actual presidente e até ao actual treinador…bom….estada fdd de qualquer forma. Acho que não durava meio jogo em Alvalade antes de ser banido…
Mas eles não são iguais. No insulto racista está “transcrito” um ódio a uma raça (quer seja consciente ou não), em fdp está um ódio a uma profissão e aquela pessoa em especifico. Vou excluir quando o fazemos na brincadeira entre amigos.
E sim. Não é o dia mais negro do futebol tuga. E sim…matar um adepto é muito pior. Mas temos mesmo de desvalorizar tudo lembrando esse dia?! Não! Eu queria que os acontecimentos desse dia tivessem sido tratados pior do que está a ser agora este caso. Não foi?! Muito mal! Mas não me cabe pegar numa luta justa (contra o racismo) e desvalorizá-la porque “há coisas piores”!
17 Fevereiro, 2020 at 14:55
Se me chamar branco
17 Fevereiro, 2020 at 14:57
Subscrevo.
17 Fevereiro, 2020 at 15:30
Na realidade e segundo a minha perspectiva tu é que estás a desvalorizar, estás a desvalorizar um pai que morreu, uma federação que lutou durante anos em tribunal para não pagar a indemnização á família, um presidente da República, um presidente da FPF, uma CS venal e corrupta, mais os seus respectivos lacaios que continuaram a ver o “espetáculo” (aonde incluo o nosso Presidente e vices) de um espectador assassinado na bancada e uma claque que ainda hoje, HOJE e não há 20 anos atrás, continua a “2gozar” com a situação impunemente, pior segundo a tua teoria o “gozo” dos assobios não é pessoal, visa 3,5M de Sportinguistas e isso sim é desvalorizar um assunto que pelos vistos tu confundes com estabelecer prioridades, ou colocar no contexto, no caso, não do racismo, mas sim do que se passou em Guimarães que tem mais a ver com rivalidade doentia e “apoio” levado ao extremo do inaceitável do que racismo puro e duro, ou achas que os hu hu hu tambem eram para os jogadores pretos que o Guimarães tem? Se achas que sim então estás coberto de razão, mas não estás….
17 Fevereiro, 2020 at 15:43
Desvalorizar a vida, seja num “acidente” como no Jamor (não há cantos sobre a morte do Marco Ficcini também?), ou num acto de provocação racista é a mesma merda. Chamar alguém de macaco, ou dizer que mereceu morrer porque era do Sporting não é assim tão diferente.
Claro que por razões óbvias, que manda reage a isto, mas contra os assobios nem uma palavra.
17 Fevereiro, 2020 at 16:14
Concordamos em discordar porque para mim não ~e o mesmo, gozar com um assassinato ou com a cor da pele não ~e o mesmo!!!
17 Fevereiro, 2020 at 16:56
Claro que não é o mesmo!
A gravidade do que aconteceu em 1996 é infinitamente superior…
Mas não podemos deixar de condenar estas atitudes só porque a situação de 1996 não foi tratada como merecia ser.
Mas compreendo o teu ponto de vista. É revoltante!
17 Fevereiro, 2020 at 17:09
Antes pelo contrário. Estou a valorizar.
Quando acontece devemos valorizar e queixar-nos. No dia em que acontece o Sporting devia mandar parar o jogo. Seja onde for. Parar o jogo e fazer queixa.
Nesse dia a luta tem de ser contra a glorificação de uma morte por parte daqueles fdp. O problema é que nós nunca travámos essa luta realmente…
17 Fevereiro, 2020 at 17:15
A começar pelo próprio jogo do final da taça.
17 Fevereiro, 2020 at 17:45
Claro!
17 Fevereiro, 2020 at 19:06
de acordo, mas se leres o que escrevi acima estão lá mencionados os nossos dirigentes da altura…