Os insultos racistas a Marega são condenáveis, nojentos, abomináveis e todo o tipo de adjectivos que vos apeteça usar.
O futebol português está nas bocas do mundo de forma deprimente, mas o gesto de Marega, sentido e pertinente, além de ser um grito contra este tipo de comportamento que se pensava ter ficado enterrado nas décadas de 80 e 90, tem o extra de deixar a descoberto dois tipos de pessoas: os merdas, que acham normal comparar uma pessoa a um macaco com base no tom de pele, e os hipócritas que, ontem, tiveram uma noite para saírem todos da toca.
Ouvir apresentadores de programas de futebol a defender que os clubes têm culpa pelo discurso que utilizam e a apontar o dedo aos directores de comunicação é inacreditável. Se a base destes programas é, precisamente, tudo o que alimenta a guerra e o ódio, incluindo as tais declarações dos directores de comunicação, com que cara é que se diz uma coisa destas?!?
Depois, ver um país em peso, incluindo as mais altas figuras de estado, a vir condenar o sucedido. Sim, fazem bem em manifestar-se, mas tenho imensa pena que não estas pessoas não considerem condenável os anos e anos de cânticos e assobios a celebrar a morte de um adepto em pleno estádio nacional, numa final da Taça de Portugal, esse sim o mais negro momento da história do futebol português.
17 Fevereiro, 2020 at 13:34
Espero que as Joacines deste mundo também tenham criticado as frases ouvidas na época da descolonização do “Mata que é branco”.
Racismo NÃO! tanto de “branco” para “preto” como de “preto” para “branco”.
17 Fevereiro, 2020 at 15:31
A Joacine para dizer essa frase … Estava lá uma semana e meia …
17 Fevereiro, 2020 at 13:40
Declaração prévia; a única raça que eu reconheço á face da terra é a raça humana, talvez por todos os sítios aonde vivi (Angola, Moçambique, Guiné, Portugal, Belgica) ou porque sendo ligeiramente daltónico não tem lógica confiar a um sentido que me transmite informações erradas o meu “juízo” sobre as pessoas baseado num espectro de luz (cor) que se calhar nem estou a ver bem….
Ponto 1 Portugal é um País que embora tenha pessoas racistas como em todos os lados, não é institucionalmente racista, a segregação institucional em Portugal é económica e de classe não de cor, por uma questão historica* constitucional** e do próprio povo e o desporto mais do que tudo é um factor de inclusão, aliás se há etnia que “provoca” uma reação mais generalizada da população são os ciganos e não os africanos, bastando para isso ver quem é que foi o “inimigo” comum a que aquele merdas do “chega” recorreu para ganhar uns votos….
Ponto 2 Reprovo por isso todos os insultos racistas***, mas também os outros, o célebre grito para os guarda-redes adversário quando marca um pontapé de baliza, para os mais distraídos aquilo que as claques e adeptos gritam é “filho da puta” nem é melhor, nem pior, pior é mesmo imitar um verylight para celebrar um assassinato e ninguém fazer nada acerca disso, isso sim é pior porque como dizia o meu avô “paus e pedras partem ossos, os insultos não…” o “barulho” que se faz á volta disso é que é diferente, porque eu imagino que jogadores cujas mães já faleceram, por exemplo, devem sentir-se no limiar da agressão quando insultam as mães deles!!!
Ponto 3 O desprezível aproveitamento mediático que automaticamente se faz destas situações, calando ao mesmo tempo outras bem piores deixa-me com uma raiva insana, em primeiro quem fala sobre uma situação sem falar noutras bem piores é um hipocrita de todo o tamanho, em segundo quem valoriza mais um insulto á cor da pele do que uma celebração de um assassinato, é um racista encapotado porque está a hipervalorizar um factor (que nem devia sequer existir, certo) ou que deveria existir sim (a valorização) mas enquadrado num contexto de gravidades relativas…
Conclusão Independentemente dos sempre reprováveis insultos, sejam rácicos ou não, um merdas não deixa de ser um merdas porque diz na TV que está “solidário” com o Marega, um corrupto não deixa de ser um corrupto porque andou a “sofrer” pelo avançado do fcp e infelizmente a situação foi o que foi, reprovável, mas muito mais reprovável foi o aproveitamento que a CS fez do assunto, nomeadamente deixando certos comentadores e pseudo-jornalistas “limpar” a imagem e apresentarem-se com uma “superioridade moral” que não merecem nem de perto nem de longe e mais uma vez os “totós” que somos todos nós , amplificam a coisa a um ponto que até parece que se conseguirmos “resolver” o problema dos insultos racistas o futebol Português e o País, já agora, passa a ser um paraíso na terra, com justiça, sem corrupção e com informação imparcial e credível
*Por toda a nossa história temos uma percentagem esmagadora da população que não liga a “isso” de cores em África, no Brazil são os pontos mais significativos, mas a nossa maneira de ser vai muito além da miscegenação, um diplomata Inglês do final do século XIX dizia num relatório, todo “enojado” que os Portugueses não “andavam” só com as “pretas” mas viviam com ela em regime familiar e cúmulo dos cúmulos alguns casavam com elas….O que demonstra exactamente o “sentir” de um povo e do outro…
Do ponto de vista das leis gerais do País estas são inclusivas e visam uma união de etnias e credos, embora a “propaganda” Americana faça alguma mossa, continuamos a ter o bom senso de juntar e não separar, o Dia de Portugal é o dia de todos os Portugueses, não temos oficialmente e ainda bem o dia do “afro-luso” ou do luso-brasileiro, goês ou timorenses (nada contra as pessoas festejarem esses dias, não devem é ser considerados dias “nacionais” porque isso divide e não junta…Uma vez perguntaram a um dos meus actores preferidos o Morgan Freeman porque é que ele não celebrava o dia do afro-Americano, ao que ele respondeu que celebrava só o dia do Americano, porque ele era Americano….Raciocínio tão simples, tão poderoso e tão certo, juntar em vez de separar…
***Ha insultos e insultos alguns têm a ver com a conotação e contexto eu não valorizo o “preto” tem o mesmo valor de “branco” para mim é uma designação como alentejano, minhoto etc tenho amigos meus em que a saudação é género “que é que fazes aqui ó preto? Seguidos da resposta tipo e tu branquela andas perdido?”Agora chamar “macaco” a um ser humano é indicativo de premeditação ou pelo menos de baixa consideração por essa pessoa, o que não se pode é juntar tudo e depois “dividir” por dois…Porque muito pior que o racismo é a “generalização” todos os ciganos são ladroes, todos os alentejanas são preguiçosos, todos os pretos são traficantes de droga etc etc etc….
Querem dar destaque noticioso? Façam-no á seria e não com a reediçao do “dia mais negro de…” porque o dia mais negro sabemos bem qual foi, foi no Jamor aonde um pai de família, não um ultra, não um desordeiro, um espectador inocente foi assassinado e nem a hombridade de interromperem e adiarem o jogo tiveram, com a Presidência da República e todo o aparatich político a assistir, textualmente, de camarote á morte de um cidadão e a não se sentirem minimamente incomodados e a gora vêm para cá com merdas porque uma “claque” chamou macaco ao Marega? Sinto muito que ele tenha passado por isso e quem o fez deve ser erradicado do desporto, mas vamos lá a por as coisas em perspectiva há coisas muito mais graves todas as semanas e fica tudo calado desde o poder político até ás instâncias desportivas, portanto metam as “simpatias” e “solidariedades” hipocritas na peida, porque nós sabemos o que a “casa gasta”
SL
17 Fevereiro, 2020 at 13:49
Golo.
17 Fevereiro, 2020 at 14:07
Excelente comentário.
17 Fevereiro, 2020 at 15:34
TOUCHÉ!!!
17 Fevereiro, 2020 at 13:45
Não sei se já alguém referiu (não tenho tempo para ler os comentários ao post) mas para mim a culpa do estado das coisa é maioritariamente da Liga que é perita em assobiar para o lado.
Sempre que isto acontecer é interditar o respectivo estádio por 2 jogos!
Aplicar o mesmo para lançamentos de tochas e outras condutas condenáveis, e sobretudo ser coerente quer o estádio seja Luz, Alvalade , Dragão, Pedreira, o que fôr!
Aposto que isto e outros problemas acabavam rápido. A Liga só não acaba com isto porque é cobarde!
17 Fevereiro, 2020 at 13:54
nem mais!
no Tugao n se aplica a lei… e entao aos “poderosos” do sistema ta quieto 🙂
17 Fevereiro, 2020 at 13:58
Também….
17 Fevereiro, 2020 at 14:00
Para mim a base do problema não é o racismo. O racismo é só uma maneira fácil de criar problemas. A base do problema é a falta de cultura desportiva – que tanta vez se vê aqui na Tasca! É o querer ganhar a todo o custo. É um desporto mergulhado em corrupção há décadas onde ganham sempre os mesmos fruto disso mesmo.
Anos e anos a ver a banda passar – com os mesmos a ganharem sempre e a terem a lata de discutir abertamente quem é o mais beneficiado! – sem que nada aconteça leva as pessoas a cada vez darem mais um passo em direcção à intolerância total.
E é tão fácil pegar no racismo e fazer disso um problema…
Mas, é pior fazer “hu-hu-hu-hu” a um preto do que, todo o santo fim de semana, imitar o very-light que matou uma pessoa – por acaso um branco? Não vejo que seja pior…
O Porto estava a jogar com o Mbemba e com o Zé Luis e eles não levaram com os “hu-hu-hu-hu”… Não são pretos também? Se as pessoas fossem realmente racistas, aceitavam ter o Sacko, o Evangelista, o Edwards ou o Ola John no plantel?
Porque então o Marega?
Já pensaram nisto?
7 pretos em campo e só um leva os “hu-hu-hu-hu”, porquê?
Se o problema fosse mesmo o racismo, não víamos isto todas as semanas?
Gente parva, sem noção, há em todo o lado.
Quando se vive na impunidade, para mim, é normal que estas pessoas cada vez sejam mais estúpidas, cada vez ultrapassem mais os limites. Faz parte da natureza humana e vemos isso até com crianças.
Usar actos racistas é uma forma fácil de um idiota ofender um preto.
Tal como, do mesmo modo, fazer o som do very-light é uma forma fácil de um idiota ofender qualquer sportinguista.
E a base da ofensa é a mesma: a estupidez!
E as pessoas são tão merdosas que não me admiraria nada que entre os gajos que estavam a ofender o Marega estivessem pretos…
É a impunidade, de décadas, que nos fez chegar aqui. É o aceitar tudo. É a perda de valores. Hoje as pessoas acham-se no direito de tudo. É a liberdade… dizem!
E ver, os grandes culpados disto, que é o Estado – as instituições e as pessoas que durante décadas nunca fizeram nada para parar isto, incluindo a FPF – e a CS – que é uma das grandes coniventes com a podridão que é Portugal, e não só o desporto português! – agora armados em finos escandalizados é de uma hipocrisia sem limites!
Nós criámos este monstro, caralho! Somos tolerantes com imensa coisa que está errada e, muitas vezes, somos intolerantes com quem defende o correcto.
Criamos uma sociedade onde se acha que é normal contratar alguém para difamar outro alguém. Hoje o gajo sério é visto como um idiota, um manso, um parvalhão.
Repito, não me parece que o grande problema de Portugal seja o racismo e muito menos o racismo no futebol – todos os clubes têm uma série de jogadores pretos e não há problema nenhum nisso. Não se vêem manifestações contra os jogadores pretos do nosso clube…
O problema é a corrupção e o querer ganhar a todo o custo. Se tiveres de fazer batota ou de humilhar os adversários para isso, qual é o problema?
Nenhum!
Porque todos sabemos que depois nada acontece…
Tivessem começado a tirar dos estádios os anormais que só lá vão para fazer merda há décadas e não tínhamos chegado a este estado. Tal como se tivessem começado a prender os corruptos desde o inicio, não tínhamos agora o nível de corrupção que temos!
Esperemos, pelo menos, que isto sirva para uma mudança de paradigma em toda a linha. É pena que não se tenha começado pelos “hu-hu-hu-hu” ao Outtara nas Antas… Agora, como é um clube fora dos 2 dominantes, pode ser que a coisa ande para a frente… Até pela pressão internacional!
17 Fevereiro, 2020 at 14:31
Yeep
17 Fevereiro, 2020 at 14:16
Tudo dito pelo Cherba!
Subscrevo em tudo!
Saudações Leoninas
17 Fevereiro, 2020 at 14:18
Agora ponham o dedo na ferida mas bem fundo.
Sporting quando invadiram Alcochete , deviam castigar clube ou indivíduos?
Rescisões ……
Se o porto não tem ganho o jogo e não ficasse a 1 dos lamps. …… até queriam parar o jogo lol .
Isto é só rir porque chorar já chega
17 Fevereiro, 2020 at 14:19
Falei depois do simpson, já ninguém vai ler
17 Fevereiro, 2020 at 15:44
Sério? Normalmente é de se ignorar os longos testamentos do diarreia amarela.
É como uma quebra de página, passar à frente!
17 Fevereiro, 2020 at 16:43
Também acho que só te favorece comentarares a seguir ao boneco. É aquele espaço de intervalo para descansar os olhos e passar ao comentário seguinte.
E concordo, eles nunca se iam arriscar a perder o jogo na secretaria quando já o estavam a ganhar.
Se tivesse acontecido aos 90 e eles tivessem a perder por 3 saiam todos.
Perdido por um, perdido por mil.
17 Fevereiro, 2020 at 14:28
Estes comportamentos racistas resultam de muita falta de “EDUCAÇÃO E CIVISMO”!!
Quando se vê baterem em Profesores, Médicos por tudo e por nada, o racismo e a apologia dos verylights estão na linha dessas faltas de EDUCAÇÃO E CIVISMO!!!
Quando não há em casa lições de Educação e de Civismo o que resulta são “homens” como esses energúmenos de Guimarães!!
É a “democracia” no seu explendor!!!!
A liberdade acaba quando a liberdade e a honra do nosso semelhante é ofendida!!
SL
17 Fevereiro, 2020 at 14:36
Muitos encarregados de educação deste país confundem educação com ensino e daí a surgirem estes “fenómenos” a distância é muito curta por óbvia falta de referências parenterais….
Os miúdos vão á escola para serem “ensinados” não é para serem “educados” a educação aprende-se em casa, não é na escola…..
Querem mesmo tratar do problema? Comecem pelo princípio ou seja por aqui…
SL
17 Fevereiro, 2020 at 14:46
Estamos a falar de futebol fds
17 Fevereiro, 2020 at 16:04
Básico do caralho…
17 Fevereiro, 2020 at 17:35
Troll
17 Fevereiro, 2020 at 14:52
Pessoal…
Há uma diferença entre chamar macaco ao Marega ou filho da puta.
É que chamar macaco ao Marega, consciente ou inconscientemente (e fazê-lo inconscientemente é preciso ser estúpido da crl) está a chamar macaco a todos os pretos. Porque só dizem que o Marega é macaco porque é preto. Se fosse branco não lhe chamavam macaco. E por isso é um insulto a muito mais gente que o Marega. É a toda uma raça (daí o racista).
Querem tratar da mesma forma?! Força…eu estou logo fdd porque chamo fdp constantemente ao arbitro e jogadores…até ao actual presidente e até ao actual treinador…bom….estada fdd de qualquer forma. Acho que não durava meio jogo em Alvalade antes de ser banido…
Mas eles não são iguais. No insulto racista está “transcrito” um ódio a uma raça (quer seja consciente ou não), em fdp está um ódio a uma profissão e aquela pessoa em especifico. Vou excluir quando o fazemos na brincadeira entre amigos.
E sim. Não é o dia mais negro do futebol tuga. E sim…matar um adepto é muito pior. Mas temos mesmo de desvalorizar tudo lembrando esse dia?! Não! Eu queria que os acontecimentos desse dia tivessem sido tratados pior do que está a ser agora este caso. Não foi?! Muito mal! Mas não me cabe pegar numa luta justa (contra o racismo) e desvalorizá-la porque “há coisas piores”!
17 Fevereiro, 2020 at 14:55
Se me chamar branco
17 Fevereiro, 2020 at 14:57
Subscrevo.
17 Fevereiro, 2020 at 15:30
Na realidade e segundo a minha perspectiva tu é que estás a desvalorizar, estás a desvalorizar um pai que morreu, uma federação que lutou durante anos em tribunal para não pagar a indemnização á família, um presidente da República, um presidente da FPF, uma CS venal e corrupta, mais os seus respectivos lacaios que continuaram a ver o “espetáculo” (aonde incluo o nosso Presidente e vices) de um espectador assassinado na bancada e uma claque que ainda hoje, HOJE e não há 20 anos atrás, continua a “2gozar” com a situação impunemente, pior segundo a tua teoria o “gozo” dos assobios não é pessoal, visa 3,5M de Sportinguistas e isso sim é desvalorizar um assunto que pelos vistos tu confundes com estabelecer prioridades, ou colocar no contexto, no caso, não do racismo, mas sim do que se passou em Guimarães que tem mais a ver com rivalidade doentia e “apoio” levado ao extremo do inaceitável do que racismo puro e duro, ou achas que os hu hu hu tambem eram para os jogadores pretos que o Guimarães tem? Se achas que sim então estás coberto de razão, mas não estás….
17 Fevereiro, 2020 at 15:43
Desvalorizar a vida, seja num “acidente” como no Jamor (não há cantos sobre a morte do Marco Ficcini também?), ou num acto de provocação racista é a mesma merda. Chamar alguém de macaco, ou dizer que mereceu morrer porque era do Sporting não é assim tão diferente.
Claro que por razões óbvias, que manda reage a isto, mas contra os assobios nem uma palavra.
17 Fevereiro, 2020 at 16:14
Concordamos em discordar porque para mim não ~e o mesmo, gozar com um assassinato ou com a cor da pele não ~e o mesmo!!!
17 Fevereiro, 2020 at 16:56
Claro que não é o mesmo!
A gravidade do que aconteceu em 1996 é infinitamente superior…
Mas não podemos deixar de condenar estas atitudes só porque a situação de 1996 não foi tratada como merecia ser.
Mas compreendo o teu ponto de vista. É revoltante!
17 Fevereiro, 2020 at 17:09
Antes pelo contrário. Estou a valorizar.
Quando acontece devemos valorizar e queixar-nos. No dia em que acontece o Sporting devia mandar parar o jogo. Seja onde for. Parar o jogo e fazer queixa.
Nesse dia a luta tem de ser contra a glorificação de uma morte por parte daqueles fdp. O problema é que nós nunca travámos essa luta realmente…
17 Fevereiro, 2020 at 17:15
A começar pelo próprio jogo do final da taça.
17 Fevereiro, 2020 at 17:45
Claro!
17 Fevereiro, 2020 at 19:06
de acordo, mas se leres o que escrevi acima estão lá mencionados os nossos dirigentes da altura…
17 Fevereiro, 2020 at 14:53
Eu tenho 2 filhos e tento educar da melhor maneira possível .
Respeitando o próximo, não mentir ou enganar e tentar fazer o melhor nas circunstâncias possíveis.
Porra estamos num jogo se não mandarmos umas caralhadas quando vamos mandar, isto só tem algum barulho porque os lamps ficaram com 1.
Final parágrafo , país de lanpioes
17 Fevereiro, 2020 at 16:29
Epá, mandar umas caralhadas é uma coisa e insultar uma pessoa pelo tom da pele é outra…
Se dizes que ensinas os teus filhos a respeitar os outros – e acredito que o faças! – então tens de perceber que há merdas que não se podem fazer porque vão contra o que ensinas aos teus filhos. Mesmo percebendo o contexto – que num jogo de futebol é diferente do dia a dia normal, digamos – há sempre limites…
É o que eu acho.
E isto tem o barulho que já devia ter tido há muito tempo… O Benfic@ ter ficado só com 1 ponto de vantagem é cagativo para aqui. Ou tu achas que a repercussão disto lá fora é por isso também? Não sejas básico.
17 Fevereiro, 2020 at 14:59
O mais engraçado disto tudo, que não tem graça nenhuma é que ninguém fala dos lampiões já só terem 1 ponto de vantagem dos tripeiros.
Bocas podres em jogos sempre houveram, o destaque que agora se está a dar é que não. Convém ir-se falando noutros assuntos. Cartilha de vento em popa.
17 Fevereiro, 2020 at 15:03
Mas é isso que estou a tentar dizer, se o porto tem perdido ninguém fala disto.
Eu estive em Alvalade com o capitão oceano e a gritar o uuuuuuuu ao frasco ou bandeirinha ou magnusson ou veloso
17 Fevereiro, 2020 at 16:31
Se o Porto tem perdido o ruído ainda era pior!
17 Fevereiro, 2020 at 17:37
CARTILHA
17 Fevereiro, 2020 at 15:49
Eu até evito falar, porque sempre que me congratulo com um mau resultado do carnide aparece logo aqui a brigada do politicamente correcto a afirmar que não querem saber e que o que importa é o Sporting.
Pois bem, para mim é simples: amor ao Sporting e ódio ao carnide!
Ambos são motivos de orgulho!
E que bom terem perdido mais um jogo, o segundo de rajada….. E espero bem que o porco seja campeão, apenas para não ver esses vermes celebrarem o que quer que seja. E a taca. E a supertaca. Odio eterno ao carnide!!
17 Fevereiro, 2020 at 15:57
“Pois bem, para mim é simples: amor ao Sporting e ódio ao carnide! Rapaziada, mil nove zero seis!” 😀
https://www.youtube.com/watch?v=KNKNwuEp5s0
17 Fevereiro, 2020 at 16:02
“Pois bem, para mim é simples: amor ao Sporting e ódio ao carnide!
Ambos são motivos de orgulho!
E que bom terem perdido mais um jogo, o segundo de rajada….. E espero bem que o porco seja campeão, apenas para não ver esses vermes celebrarem o que quer que seja. E a taca. E a supertaca. Odio eterno ao carnide!!”
Subscrevo. Mas há quem não entenda isto…
Independentemente de termos amigos do clube de Carnide, quem gere aquele clube é nosso INIMIGO*, não é apenas adversário.
*Adversário é quem nos enfrenta numa disputa. Pode ser nosso amigo, como no jogo “Monopólio”, por exemplo.
Inimigo é quem nos quer mal, que usa todos os meios para o conseguir.
17 Fevereiro, 2020 at 18:24
Ódio ao carnide, sempre. Estimo que se fodam, que percam sempre.
Mania das grandezas, corrupção, falta de fair play.
Isso não quer dizer que num episódio em que o mereçam não lhes reconheça valor.
Não misturo ódio com cegueira.
Mas que se fodam sempre. Que acabem.
17 Fevereiro, 2020 at 19:43
Não odeio ninguém, nem sequer o carnide. Desprezo-o por completo!!
Querer tratar o carnide com respeito e elevação, salvo raríssimas excepções, lembro-me vagamente da presidência de Jorge de Brito…, é ignorar décadas de roubos e vigarices de que fomos e continuamos a ser alvo, por parte dos seus diversos dirigentes, e de chacota por parte dos seus adeptos!
Quero que percam SEMPRE, nem que seja ao berlinde.
Amor ao Sporting e o carnide que se foda!!
17 Fevereiro, 2020 at 21:29
Fernando Martins também era um senhor.
18 Fevereiro, 2020 at 7:47
A alcunha “lampião” já vem dos tempos em que os Sportinguistas achavam que eles eram ajudados pelos arbitros…. basta pensar nisso.
Sempre foram ladrões.
O Sporting sempre teve fair play, chegando mesmo ao ponto de lhes emprestar um estádio (na altura tinhamos 3!!!) porque eles nem isso tinham.
Mas até o eusébio nos roubaram (e depois inventaram a história de que ele viajou para Lx para ir para o carnide… apesar disso tiveram de o levar para o Algarve para se esconder).
17 Fevereiro, 2020 at 15:04
Racismo é só para quem houve.
17 Fevereiro, 2020 at 16:01
“Pois bem, para mim é simples: amor ao Sporting e ódio ao carnide!
Ambos são motivos de orgulho!
E que bom terem perdido mais um jogo, o segundo de rajada….. E espero bem que o porco seja campeão, apenas para não ver esses vermes celebrarem o que quer que seja. E a taca. E a supertaca. Odio eterno ao carnide!!”
Subscrevo. Mas há quem não entenda isto…
Independentemente de termos amigos do clube de Carnide, quem gere aquele clube é nosso INIMIGO*, não é apenas adversário.
*Adversário é quem nos enfrenta numa disputa. Pode ser nosso amigo, como no jogo “Monopólio”, por exemplo.
Inimigo é quem nos quer mal, que usa todos os meios para o conseguir.
17 Fevereiro, 2020 at 16:17
Ataquem-se os homens, e não a sua cor ou crença!
Se um branco, ou um preto, sentir a necessidade de ferir a cor da pessoa com que esta a discutir, independentemente do teor da discussão, só prova o quão ignorante é!
Ontem quem não se aguentou a bronca, não foi o Marega. Foram sim os milhares de adeptos que à falta de ideias melhores sobre o que dizer ou fazer, para poder responder ao que ele fazia em campo, decidiram responder da forma mais ignorante, imitando um macaco para o atacar!
Isto para mim, passe o exagero, é a mesma coisa de estarem dois gajos a luta, e um deles vendo que esta a ser dominado, puxar de uma faca para atacar o outro!
Deixem-se de merdas, de clubes, do que cada um ja fez ou deixou de fazer, e metam na cabeça que aquilo que se passou ontem, não pode aconteçer, ponto final!
17 Fevereiro, 2020 at 16:30
“Se um branco, ou um preto, sentir a necessidade de ferir a cor da pessoa com que esta a discutir, independentemente do teor da discussão, só prova o quão ignorante é!”
Mainada!
17 Fevereiro, 2020 at 16:34
Estava a ver que nunca ia-mos concordar! lol
17 Fevereiro, 2020 at 16:28
Muito bem Cherba!!!
17 Fevereiro, 2020 at 17:27
Alguém vai ao cinema ou ao teatro ou ao circo e ofende os artistas?
Se no futebol é permitido agora é lidar.
Castigue-se o Guimaraes e a sua claque, façam deles exemplos, mas atitudes racistas ui ui são mais que muitas estão enraizadas.
Diria que o Marega abriu a cx de pandora. Ninguém tem de aturar insultos racistas nem quaisquer outros, haja tomates aos artistas.
17 Fevereiro, 2020 at 17:32
Encontrei por aí algures esta noticia…:
“…28 de fevereiro de 2015
João Baltazar, treinador da equipa de sub-17 de hóquei em patins do Sporting revelou ter sido vitima de insultos racistas por um adepto no Pavilhão da Luz, no jogo da equipa ‘leonina’ frente ao Benfica.
Quem acabou por ser identificado pela polícia foi o treinador. …”
Algo anda mal…e não é de agora…!
17 Fevereiro, 2020 at 17:34
Ora …
17 Fevereiro, 2020 at 17:36
E isto…?
Não é racismo…mas será que ninguém vai tomar um dia posição sobre esta estupidez…?
https://www.sabado.pt/video/detalhe/claque-do-benfica-desrespeita-minuto-de-silencio-com-goza-barulhos-de-very-light?fbclid=IwAR0z-nncNUz0ixT05igN18IUgtcLVL1_tc-4MRWLz7vfIS8DU3YMaehdzhQ
17 Fevereiro, 2020 at 19:25
Quando há impunidade, não há limites.
Veja-se a agressão de Rúben Dias a um jogador do Braga…
Só acontece porque há impunidade…
17 Fevereiro, 2020 at 19:52
No portal dos dragões,Max.
https://www.youtube.com/watch?v=k_Maib4ADfg
Que os nossos dirigentes não nos defendem…!
Temos que continuar a apoiar e também nós continuarmos a fingir que o amanhã vai ser melhor…
17 Fevereiro, 2020 at 19:55
https://www.youtube.com/watch?v=bhlS1kEUaMA
17 Fevereiro, 2020 at 21:11
Até as jogadoras do Benfocas se sentiram mal com esta atitude dos adeptos.
Eles não só destrataram as jogadoras leoninas como as jogadoras do próprio clube.
17 Fevereiro, 2020 at 17:37
Ironia do destino
17 Fevereiro, 2020 at 18:14
De hipocriticas está o país cheio então no Sporting nem se fala.
17 Fevereiro, 2020 at 18:26
Eu acho de mal gosto querer comparar as coisas. Duas atitudes completamente estúpidas e que deveriam ser completamente erradicada dos estádios. Sem sombra de dúvida. Mas acho que não devemos estar a comparar as cenas nogentas dos assobios com racismo. Podemos e devemos condenar os dois actos. Não devemos comparar. Claro que é apenas a minha opinião e eu não sou ninguém para dizer que devemos fazer.
17 Fevereiro, 2020 at 19:17
E quem comparou…?
“Dê-se lá ao trabalho” de voltar a ler o que eu escrevi…
SL
17 Fevereiro, 2020 at 19:31
Posso ter entendido mal, mas o post todo é uma comparação e até usa a palavra hipócrita por num momento não se falar e neste já ser condenável.
17 Fevereiro, 2020 at 19:43
Não interessa muito para o caso ter ou não razão…
Mas o que eu escrevi foi…:
“Não é racismo…mas será que ninguém vai tomar um dia posição sobre esta estupidez…?”
SL e boa saúde…
17 Fevereiro, 2020 at 19:35
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Aprenda-se com o Moussa Marega.
Sempre que houver assobios “tipo very light” páre-se o jogo e diga-se ao árbitro que se aquilo continuar o SCP sai de campo.
SL
17 Fevereiro, 2020 at 19:39
Bem dito, agora, embrulhem !
17 Fevereiro, 2020 at 21:04
O caso de RACISMO mais mediático em portugal foi na Luz. A justiça foi instantânea e poética. Nos segundos imediatamente a seguir aos sons de macacos executados pelos adeptos dos Benfiquistas, Hulk marcava um golaço e calou os ignorantes. Na altura, a imprensa mal falou do tema.
https://www.youtube.com/watch?v=XqCChLG72jk
(neste vídeo ouvem-se melhor os “uh uh uh uh”)
https://www.facebook.com/AcartilhadoColo/videos/2448389705475907/
17 Fevereiro, 2020 at 21:28
Este vídeo é mais completo.
https://www.youtube.com/watch?v=eGCM1pY1oEg&fbclid=IwAR0BzgEy8ql2OMrzpqUvn8HNT5ngsvGWKDmZPrfsZwVjT7zoS1sDSS4q4G0
17 Fevereiro, 2020 at 21:26
nao sei se alguem ja viu o comunicado que o Vitoria emitiu hoje
Comunicado do Vitória de Guimarães:
«Em face das posições publicamente assumidas pela Polícia de Segurança Pública e pela Procuradoria-Geral da República, o VITÓRIA SPORT CLUBE reitera a sua total disponibilidade para colaborar ativamente na identificação dos verdadeiros responsáveis pela ocorrência de qualquer manifestação de racismo ou discriminação no Estádio D. Afonso Henriques, para o que apela ainda à cooperação dos seus adeptos e associados.
Igualmente, o VITÓRIA SC iniciou as diligências de averiguação ao seu dispor, designadamente através da disponibilização das imagens do sistema CCTV do recinto desportivo – que, pasme-se, não se avariou e se mantém em bom estado de funcionamento –, manifestando desde já a sua intenção de se constituir assistente no âmbito dos processos desencadeados pelas autoridades judiciais competentes.
O racismo é um ato de traição à fundação do clube, perante o qual o VITÓRIA SC e os seus adeptos serão, como sempre foram, verdadeiramente implacáveis. No entanto, é imperioso assinalar que este é um problema de dimensão nacional, que se repete e vem repetindo ao longo de vários anos e em diversos estádios, ao qual as entidades com responsabilidade governativa não se podem alhear com declarações simplistas de repúdio e censura seletivas.
Com efeito, não é admissível pretender que o VITÓRIA SC vista a pele de lobo defronte um problema social que já conheceu condenações efetivas no plano desportivo nacional e internacional, contando embora com o silêncio e a parcimónia de todos os órgãos e entidades que agora prontamente se pronunciaram. São conhecidos os casos de racismo, de glorificação da morte, de homicídio, de violência e de discriminação no futebol português, todos sem a indignação correspondente.
O VITÓRIA SC não admite que o bom nome e imagem do clube e dos seus adeptos sejam oportunamente colocados em causa por conta de um ato criminoso que não representa, antes afronta, a sua forma de estar, sentir e atuar.
Por ser assim, é ao lado de todos – e tem de ser com todos – que o VITÓRIA SC se posiciona na promoção de um desporto igual e universal, sem lugar nem tempo para a violência, racismo, xenofobia, intolerância ou discriminação.
Finalmente, cumpre registar a gravosa desconsideração institucional perpetrada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional contra o VITÓRIA SC, ignorando de forma inadmissível a sua posição de censura e condenação sobre os acontecimentos em causa aquando da divulgação, através das redes sociais, de todas as outras levadas a cabo pelos restantes clubes.
O racismo é condenável e o VITÓRIA SC também o condena.»
acho que o 4º paragrafo é na mouche
17 Fevereiro, 2020 at 21:32
“Com efeito, não é admissível pretender que o VITÓRIA SC vista a pele de lobo defronte um problema social que já conheceu condenações efetivas no plano desportivo nacional e internacional, contando embora com o silêncio e a parcimónia de todos os órgãos e entidades que agora prontamente se pronunciaram. São conhecidos os casos de racismo, de glorificação da morte, de homicídio, de violência e de discriminação no futebol português, todos sem a indignação correspondente.”
17 Fevereiro, 2020 at 21:34
Nem um pedido de desculpas, mesmo que condicional, ao Marega, vejo…
Sim, sim, muito sentido, o comunicado…
SL
17 Fevereiro, 2020 at 22:05
Comunicado inteligente.
“Temos culpados, mas vejam lá como é porque há muitos outros casos semelhantes e nada.
Não queremos e não podemos ser o exemplo.”
É o que retiro.
17 Fevereiro, 2020 at 22:17
A direção do Vitória fez o que tinha a fazer, e muito bem, por sinal!
É assim quando se tem à frente do clube gente com bom senso. Defende o seu clube e mete o dedo na Frida mais que evidente, dizendo que todos têm telhados de vidro e não estão para ser o lobo mau desta história quando mais ninguém assume responsabilidades.
Comparar este comunicado com qualquer comunicação feira pelo Sporting desde que vagandas assumiu o poder é um excelente exercício que devíamos fazer para percebermos o que fazer e o que não fazer em comunicados.
O nosso atrasado, a cada intervenção, rebaixa todos os sportinguistas, arrasta o nome da instituição pela lama e não perde uma oportunidade para descartar responsabilidades. Este presidente do Vitória pelo menos sabe de que lado está. As diferenças são da noite para o dia.
17 Fevereiro, 2020 at 22:13
Chamar preto a um preto não é ofender ninguém!!!!
Desafio os mais claros a ir a Angola por exemplo e verão o que é ser ofendido e ameaçado pelo tom de pele, mas ao contrário…
É uma hipocrisia um maliano, que no país dele era pastor de cabras quanto muito, ganhar uns 100 ou 200 mil por mês e ficar muito sensívelpor ser verbalmente ofendido.
No futebol é vulgar ofender os adversários, eu chamava anão ao Simão e ao Moutinho e muito pior às mães deles…
Cúmulo da hipocrisia sim senhor, ser isto considerado mais grave que homicídio!!!!
17 Fevereiro, 2020 at 22:22
Não se trata de ser mais grave ou não.
Uma situação errada não faz com que outra seja certa. Racismo é sempre condenável e não tem desculpa. E acho que neste caso é unânime que o Marega foi insultado de uma forma muito específica devido ao seu tom de pele. Não percebo o teu ponto.
17 Fevereiro, 2020 at 22:56
Mas que explicação tens tu para que os outros pretos que estavam em campo, e eram mais 6, não tenham sofrido actos de racismo?
É que se o problema é mesmo o racismo, não há explicação para num contexto exactamente igual, uns serem atacados e outros não.
17 Fevereiro, 2020 at 23:00
Oh, o Marega foi o atacado porque foi o que marcou o golo. Os outros se calhar também se sentiram atacados, simplesmente não fizeram nada relativamente a isso.
17 Fevereiro, 2020 at 23:09
o marega ja andava a ser atacado desde o aquecimento.
tanto que a primeira reacçao dele no festejo do golo é apontar para o braço, para a cor da pele, depois leva com as cadeiras e utiliza uma , ai sim para provocar.
17 Fevereiro, 2020 at 22:52
Espero que o Varandas ganhe tomates para dar ordem às equipas do Sporting para não jogarem quando houver os assobios associados ao very-light… ou outras situações similares!
17 Fevereiro, 2020 at 22:55
Isso era uma coisa bem feita. Este paspalho que nos “dirige” é incapaz de tal acto.
17 Fevereiro, 2020 at 23:20
O racismo não é um problema que nasceu agora nos estádios ( até parece ), vejo e ouço racismo desde sempre lamentavelmente.
e agora pergunto:
e aqueles que jogam em divisões inferiores e todos os fins de semana são insultados sem ninguém os proteger, ninguém dar a cara por essas pessoas, nem liga, nem governos, nem federações, nem painleiros, nem jornalistas, nenhuma comunicação social etc.
Só agora é que se tornou um problema ?
Um problema que já devia ter sido combatido há muito tempo por estas entidades todas mas fazer de avestruz é a coisa que mais se gosta de fazer em portugal.
Olha acordaram para a vida, nada sabiam e de repente todo o mundo ficou indignado .
Ainda bem esta indignação toda mas não façam das pessoas estupidas, acontece todos os fins de semana e andaram anos e anos calados como ratos e não fosse o Marega querer sair do campo e continuavam calados e menos indignados.
17 Fevereiro, 2020 at 23:47
Podes crer Fight!!!
E o pior … O triunviriato (marselfie, costa, ferro rodrigues) só veio a terreiro porque o assunto extravasou a fronteira. . . Caso contrário … Era a habitual táctica da “avestruz” …
Como agora já não estamos em período eleitoral, cheira-me que podem ocorrer algumas decisões mais polémicas …
Mais, a lenga lenga da eutanásia, novamente em discussão?!?! Faz algum sentido que, cerca de 2 anos depois de ter sido chumbado no Parlamento se esteja novamente a falar disto?!?! Parece-me mais uma “cortina de fumo” para não se aprofundar certas VERGONHAS …
17 Fevereiro, 2020 at 23:52
o circo do tugao “n fecha as portas” ao constante “n fode nem sai de cima” vigente…
amanha “outra narrativa” aparecera pro showbiz do costume!