O Sporting revelou, no comunicado das contas enviado à CMVM (clicar aqui para ler na íntegra), que a SAD teve um lucro de 2,82 milhões de euros no primeiro semestre da atual época desportiva, que decorreu de 1 de julho a 31 de dezembro de 2019. Este valor é inferior em 56,2% aos 6,44 milhões de euros de lucros no período homólogo da temporada de 2018/19, mas os “leões” dizem ser de salientar que este semestre inclui o valor de 6,58 milhões de euros de indemnizações com jogadores.
Por seu lado, o resultado operacional de transações de atletas atingiu os 26,8 milhões de euros, um acréscimo de 30% face ao período homólogo, em resultado de vendas de direitos desportivos de 48 milhões de euros, refere o documento, explicando que para estes valores contribuíram as transferências de Raphinha, Thierry Correia e Bas Dost, entre outros.
Já o volume de negócios semestral ascendeu a 91,5 milhões de euros, um aumento de 3% face aos 89,2 milhões do mesmo período da época anterior.
Neste relatório e contas, a SAD destaca também a amortização de dívida bancária no valor de 16,77 milhões de euros, bem como o crescimento das receitas de merchandising, bilheteira e patrocínios em 5%.
O capital próprio negativo passou de 23,6 milhões de euros para 20,8 milhões.
Destaque ainda para a redução do activo em cerca de 17,9 milhões de euros, de 301,20 para 283,29 milhões de euros, essencialmente devido a três efeitos: i) redução do valor do plantel com a venda e amortização de jogadores na presente época , ii) redução do valor de clientes não correntes relacionado com o acordo de transação efectuado entre a Sporting SAD, Gelson Martins e Atlético de Madrid, e iii) aumento da rubrica de outros devedores e caixa.
29 Fevereiro, 2020 at 18:34
MALCOLN:
“Outra situação que não canso de referir e que me causa muita preocupação, até pela falta de informação e justificação que existe é verificar que o clube cada vez deve mais à SAD são já 14.5M e por outro lado a SAD está a financiar-se adiantando receitas que indirectamente pertencem ao clube (SportingTv) 21.1M.”
Isto significa que a SAD deve ao clube 6,5 M?
29 Fevereiro, 2020 at 19:39
Isso.
A SAD adiantou através de factoring 21.1M relativos aos direitos de transmissão da SportingTv e já entregou ao clube 14.5M pelo que ainda deve ao clube 6.5M.
Mas para mim o maior problema nem é esse, o maior problema é saber que o clube precisou de adiantar esses 14.5M em cerca de ano e e meio, receita que tanta falta vai fazer nos próximos anos.
29 Fevereiro, 2020 at 20:19
Desculpe Malcolm, mas acho que o mais grave não é isso que aponta (claro que também , porque significa o inevitável desinvestimento nas Modalidades).
O mais grave é que deslocam DINHEIRO dos SÓCIOS (Clube) para a conta dos accionistas (SAD).
O que diz muito de como esta direcção trata o PRINCIPAL ACTIVO DE QUALQUER ASSOCIAÇÃO.
Saudade do tempo em que um tal de Sobrinho (custa-me pronunciar o nome próprio, porque me deixa mal visto) se queixava de que um maluco coreano “desviava” dinheiro da SAD para o Clube, quando decidiu alocar a totalidade das quotas dos sócios às contas do Clube.
SL
p.s.: muito obrigado por todas as suas anotações contabilísticas. Só depois de as ler fico com um quadro “bem pintado”.
29 Fevereiro, 2020 at 20:53
Só mais uma achega …
Creio ser fácil inferir deste ‘relatório de contas’ que … os lucros cairam quase 56%…
Gestão de (roof)Top …