É mesmo verdade. O sorriso sarcástico passou ao completo choque e parece que é mesmo verdade: o Sporting acaba de depositar 10 milhões de euros nos cofres do Braga para contratar o seu treinador interino, que venceu 10 dos 13 jogos que disputou na sua carreira.
Se não fosse trágico e um sinal alarmante (mais um) do completo desnorte que se vive em Alvalade, seria um daqueles episódios cómicos do futebol português que comentamos no café daqui a uns anos. Assim, desconfio que ficará mais o trauma que outra coisa qualquer.
Rúben Amorim é hoje o terceiro treinador mais caro da história do futebol mundial, apenas superado por outros dois portugueses: André Villas-Boas e José Mourinho. O primeiro venceu tudo com o Porto, o segundo venceu tudo e o terceiro… é o Rúben Amorim.
E, depois de ultrapassado o pânico inicial e de passar cerca de 24 horas a rir-me nervosamente para uma janela, não posso deixar de admirar a confiança com que Frederico Varandas assume um dos episódios mais caricatos dos últimos anos, durante a pior época desportiva da história do clube que lidera. Quem oiça falar o presidente do Sporting, pagar 10 milhões por um treinador com 13 jogos de experiência é normal. Que o ex-treinador o tenha anunciado em conferência também é normal. Que tudo isto se passe depois do segundo despedimento da temporada, não só é normal como deve ser encarado com alegria. Afinal, que motivos de desconfiança podem ter os sportinguistas depois dos meses de absoluto sucesso nesta gestão de activos?
Parece que Rúben Amorim é o homem certo para o projecto certo. Como é que a estrutura do Sporting teve conhecimento dos absolutos dotes de milagreiro do ex-técnico do Braga, deverá permanecer um mistério. Mas estou convicta que apenas nessa circunstância se arriscaria tanto (é a segunda maior compra da história do clube) em alguém que provou tão pouco.
Rúben diz que conhece a dimensão do Sporting, mais como adversário do que como outra coisa qualquer, e acredita muito no que está a ser planeado. Não promete milagres (como não?) e vai deixar que sejam o trabalho e as vitórias a fazer o barulho. E, perante isto tudo, ainda existem sportinguistas com coragem de dizer “a partir de agora resta-me desejar-lhe sucesso”. Podemos todos escolher iludir-nos de que isto se trata de um passo na direcção certa (ou em qualquer direcção), mas desconfio que seria melhor desejar-lhe noção.
Resta-nos admirar todos os protagonistas deste episódio, que continuam a falar de um projecto excitante e entusiasmante para esta instituição centenária. Mas qual projecto? Qual o plano para a formação? Vamos recuperar /promover jovens jogadores? Os atletas que foram comprados para a próxima temporada têm o aval deste treinador? Qual o objectivo para o final desta temporada? Como vamos cobrir a ausência do dinheiro da Champions League? O orçamento vai manter-se? Faz sentido continuar a gostar de futebol depois disto? Alguma coisa do que pensávamos sobre este desporto está certa? Sabiam que os peixe-palhaço podem mudar de sexo?
O Rúben Amorim nem tem culpa. Não deve ser mau rapaz e acredito que se entregue com tudo o que tem à sua profissão (quem não o fez nos primeiros meses de trabalho?). Mas tudo isto é demasiado mau para inspirar qualquer tipo de esperança.
O Sporting está órfão de competência, de talento, de dinheiro, de objectivos desportivos, de noção e de entrega da massa associativa. A solução não é, não podia ser, um ex-jogador mediano convertido em treinador por força das circunstâncias, que superou as expectativas mas a quem a realidade começava a apanhar. No fundo, este texto é um apelo para todas as pessoas que tomam decisões no Sporting: por favor parem de tomar decisões. E, no caminho, ofereçam-me um bocado do que quer que seja que andam a tomar.
*quando a mostarda lhe chega ao nariz, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
5 Março, 2020 at 19:33
Amorim vai apostar forte no Palhinha, Ivanildo, Geraldes e Dala
Depois quero ver o eighters.
5 Março, 2020 at 19:39
Ruben Amorim não apresenta um penteado digno de um treinador do Sporting.
5 Março, 2020 at 19:41
E se corre mal? E se corre bem? Cheira mesmo a projeto!
5 Março, 2020 at 19:45
O varandas é o nosso filhinho drogado que só fez merda atrás de merda nos últimos 2 anos. Acabou de nos pedir mais 20 M de euros porque teve a ideia de abrir um restaurante com o chef que fazia hamburgers no Macdonald. Brillante ideia fifi, toma lá o dinheiro e agora é apoiar porque o amor é assim.
5 Março, 2020 at 19:49
🙂
Parece um bocado isso, sim!
5 Março, 2020 at 19:51
Tudo tem uma lógica!! A malta que nos governa não é parva! Como se sabe, o lage gastou montes de crédito que tinha, e o Benfica ia mesmo agora, já já, contratar o Ruben Amorim!! Ou nos mexiamos agora ou íamos ficar sem ele para os lamps!
Vai daí, toca de pagar a cláusula antes que seja tarde!
Tenho a certeza que foi este o raciocínio que levou a está pouca vergonha.
Retiro o que disse: quem nos governa é um perfeito anormal e esta é só mais uma prova, a juntar ao rol que tem sido servido desde há ano e meio…
5 Março, 2020 at 19:52
Não gosto do Ruben Amorim lembro-me bem dele como jogador. Acho que foi muito arriscado esta jogada, a contratação de um estagiário como se fosse experientissimo. A meu ver vai dar merda.
Espero estar errado, apoiarei sempre as nossas equipas.
5 Março, 2020 at 19:55
No meio do nosso ódio e saturação (mais do que justificados por esta Direção incompetente e fraudulenta), passou-nos ao lado aquelas que foram, pelo menos para mim, das palavras mais arrogantes no bom sentido de um treinador, desde há muitos anos, numa apresentação no Sporting .
Pode ser tusa do mijo, pode ser bazofia de estado de graça , mas a conferência de imprensa de Ruben Amorim mostrou-me um misto de confiança, lucidez e humildade que se quer num treinador. Destaco as seguintes frases:
“Silas é um grande homem, mas o Sporting precisa de ganhar” – (esticadinho, demonstra tomates, oxalá os tenha)
“Não vim para aqui por dinheiro, porque faço a minha gestão de carreira e sei que se nao fosse aqui, seria no futuro noutro sítio ”
“Os elogios do Presidente passam-me ao lado, não tenho ilusões, um treinador nao pode ter ilusões “
5 Março, 2020 at 20:37
O Silas, quando chegou, também encheu-nos as medidas com as declarações que prestou. A única diferença que eu vejo entre um e outro é que este tem pelo na venta. Literalmente. Espero que seja competente na mesma proporção dos pelos faciais e dos milhões dados por ele.
5 Março, 2020 at 20:05
Maria bem vinda, ja tinha saudades de ler o que escreves. Muito obrigada, disseste tudo.
5 Março, 2020 at 20:06
Por acaso discordo. Foi um discurso redondo e vazio, e com uma gaffe que o próprio não conseguiu remendar (e tentou)
Melhor discurso teve o Silas na apresentação:
“Para estar num clube destes não se pode ter medo”,
“Já nos conhecem e sabem que somos atrevidos. Toda a gente tem de acreditar, porque [a nossa maneira de jogar] é arriscada, arrojada. Sabemos que proporciona prazer aos jogadores. E o prazer dos jogadores passará a prazer dos adeptos”
5 Março, 2020 at 20:08
E reparem, até tem o momento Benny Hill como o do Amorim:
” É preciso trabalho, conhecê-los, ouvir o que têm para dizer e o que sentem”, explicou, não escondendo alguma surpresa pelo salto precoce dado na carreira.
5 Março, 2020 at 21:38
Disse um chorrilho de chavões, frases feitas e ainda cagou na cabeça do Varandas duas vezes.
Ei, mas se serve para o Casa Pia então já vale 10 milhões e serve para o Sporting.
5 Março, 2020 at 20:11
Qual projecto?
O projeto!
5 Março, 2020 at 21:13
É isso … ‘o projecto’ …
Mas é projecto ou projeto?!?
É que se for projecto, tem que ser consubstanciado em alguma coisa …
Já se for projecto …
E se for proyeto?!?
5 Março, 2020 at 20:11
Boa noite
Depois de ler alguns comentários de Sportinguistas ao estado deplorável a que o Sporting chegou, e ao contra ataque dos 3 ou 4 cartilheiros do costume, só há uma resposta a dar à esses erois cartilheiros do teclado:
Dia 8 não fiques no teclado!!
Luta pelo teu Sporting!!
SL
5 Março, 2020 at 23:02
Lá estaremos, mas todos com a noção de que nada valerá!
SL
5 Março, 2020 at 23:51
Mais uma vez, repito ; só depende dos sócios e adeptos.
SL
6 Março, 2020 at 0:01
não sei… já tentaram com ags e coisas e…nada
5 Março, 2020 at 20:20
Vocês reparem o grau de inteligência necessário para um gajo bolsar isto, como razão para gastar 10 milhões num treinador com 13 jogos de experiência:
“Um treinador pode valorizar um plantel em 30, 40 milhões, num ano. vender um Sub-23 por 30.
6 Março, 2020 at 8:49
🙂
5 Março, 2020 at 20:21
Não há almoços grátis …
Entra pelos olhos dentro que as comissões no negócio BF estão muito baixo do patamar cobrado pelo senhor JM …
E se fossem para os números normais a coisa dava muito na pestana …
Então é preciso utilizar o “carrossel” para o dinheiro chegar ao seu verdadeiro “dono” …
Estejamos atentos às próximas movimentações de ativos no SC Braga …
É que há mais “trincões” e agora o que está na moda é dar uma de emoção quase até chegar às lágrimas ….
Qual será o próximo a assumir uma cena destas comovente …
Esperemos para ver …
E até é lidar …
5 Março, 2020 at 20:27
Ora aí está… És daqueles que não está em modo “o sucesso do varandas é o sucesso do Sporting” ou pior ainda “as contas fazem se no fim”.
Ao ver como o varandas gasta o nosso guito, já não tenho dúvidas que há profissionais do trollismo aqui na tasca pagos pelo imbecil.
5 Março, 2020 at 20:31
Já agora o homem tem que começar a amealhar para pagar à AT …
5 Março, 2020 at 21:33
Talvez por partilharmos o mesmo pensamento, para além do clube, que subscrevo muitas vezes os seus comentários.
Mais um.
5 Março, 2020 at 21:41
Mais uma cabala sustentada em nada!
5 Março, 2020 at 23:03
mas tens dúvidas? ou não queres ver?
achas que isto é incompetência?
Oh Miguel, tu sabes que eu sei que tu não és o Burro que fazes parecer ser!
5 Março, 2020 at 20:23
Depois de ouvir o Veterinário estou muito mais confiante….
Aliás, fez esquecer por completo o último ano e meio ao dizer: “Rúben Amorim é um treinador que vai potenciar e criar valor. O treinador certo, num ano, valoriza um plantel em 30, 40 milhões. Com o treinador certo, um jogador dos sub-23 pode ser vendido, na época seguinte, por 30 ou 40 milhões”
Porra, então…..Silas não era o treinador certo? O tarefeiro Pontes não era o treinador certo? O miúdo Fernandes….O Keizer não era o rosto do projecto e da aposta na formação???? Ou estou maluco ou esta frase não foi dita nas apresentações dos últimos 4 treinadores: “Estamos completamente alinhados. Futebol apoiado na formação, sem medo de formar, lançar e potenciar jogadores. É a nossa escolha, não só pelos resultados que teve enquanto treinador do Braga, mas por um conhecimento muito mais profundo que temos dele enquanto treinador e homem. Hoje arranca a época 2020/21 para o Sporting.”
5 Março, 2020 at 20:24
Gelson Martins apanhou 6 meses, xau xau euro.
O Karma é fodido
5 Março, 2020 at 20:26
6 meses? É a vida, quem tudo quer tudo perde.
5 Março, 2020 at 20:31
Devia era de apanhar a sarna e a seguir lepra.
5 Março, 2020 at 20:35
Mais um.
O KARMA vai apanhá-los a todos.
SL
5 Março, 2020 at 21:15
Isto!
6 Março, 2020 at 0:42
Isto mesmo!
5 Março, 2020 at 20:56
Espero agora que o Rúben Semedo exiba uma t-shirt a dizer “cu bo ti Agosto”.
5 Março, 2020 at 21:36
Ku bo ti… até ao fim da época.
Sempre a descer a carreira deste rato traidor.
6 Março, 2020 at 8:00
coitado….. pena que não tenham sido 6 anos!!
5 Março, 2020 at 20:24
A contratação de Amorim é, a meu ver, a confirmação final da absoluta falta de conhecimento , profissionalismo e do tão falado “projecto” vencedor e de futuro para o clube.
Ora vejamos:
1- ponto de vista ”emocional” e de estabilidade interna do clube- de um treinador jovem sem provas dadas que falhou, contrata-se outro, ainda mais jovem. Com uma massa associativa dividida, a ponto de ruptura, contrata-se um treinador assumidamente adepto do principal rival, sendo várias afirmações e “juras de amor” públicas ao longo da carreira do mesmo. É verdade que isso não coloca em causa as eventuais competências ou profissionalismo do indivíduo. Mas num ambiente absolutamente adverso, é contratado um jovem para suportar os destinos do principal desporto de um clube da dimensão do Sporting. É absolutamente amador , digo mesmo kamikaze.
2- 10 milhões- Não me venham com histórias. Com treinadores de renome a ir para a China e para as Arábias com contratos que não duram 6 meses, o terceiro treinador mais caro do mundo que acabamos de contratar é um jovem treinador com menos de um ano de carreira na primeira divisão. Que visão este indivíduo tem do mundo do futebol em gestão? Com este preço, não me digam que Wenger , por exemplo não viria para colocar toda a formação e estrutura ao nível de um Arsenal, por exemplo. Por 10 milhões , se de um treinador que lanca jovens, com autoridade e psicologia, não seria melhor um Filipe Scolari. Suspeito que não se foi à procura de grandes treinadores por medo da direccao de ser confrontada pela sua própria incompetência. Um treinador de topo exige não só responsabilidade mas comprometimento em que o profissionalismo e competência seja de ambas as partes. Varandas e companhia , está mais que provado, não são capazes de aprender com os erros, de aceitar críticas, de comunicar e da humildade necessária para se criar algo vencedor.
3- Esta será a pior época desportiva de sempre do futebol do Sporting. Isto é um facto só contornado se Ruben Amorim fizer um milagre e ganharmos todos os jogos. Peço desculpa, não acredito. Amorim vai encontrar uma massa adepta dividida, pelo seu preço, pela sua inexperiência, pelo seu assumido Benfiquismo, pela incompetência da estrutura até agora. Vai entrar em campo em que o “buffer” habitualmente dado aos novos treinadores é inexistente, e ele sabe disso. Porquê? Porque, como Silas, não tem nada a perder, e tudo a ganhar. Meus amigos, o mais provável é que Amorim perca no mínimo dois ou três jogos. Igualmente provável, com Domingo, é que aconteça a maior manifestação de sempre do futebol português e está direccao tenha que colocar o lugar à disposição, salvo algum pateta coloque mais uma vez a direcção e o papel de vítima. E quem fica a ganhar com isto? Ruben Amorim. Amorim tem a justificação imediata de que não tem culpa pela incompetência que se passa no clube. Isto não prejudicará em nada, quer ganhe ou perca, a sua carreira. Ficará nos bolsos com mais 10 milhões de uma eventual rescisão de quem vier a seguir. Provavelmente este bolo possa estar já acertado com os “amigos” para repartir quando saírem- admito que digo isto sem qualquer tipo de fundamento, mas pelo que temos visto, não me surpreenderia.
Quem fica a perder com tudo isto é o Sporting. A mística do clube, o prestígio e o valor da marca no panorama internacional ficam reduzidos com as constantes afirmações de “ninguém quer vir para o Sporting” – com Um orçamento de 3 treinador mais caro do mundo? mas querem enganar quem?
Com este amadorismo e completa falta de amor pelo clube e pelo que representa custa-me ver ainda Sportinguistas a defender isto.
Espero que a manifestação pacífica aconteça no domingo, bata todos os recordes de afluência e que mostre a força do Sportinguismo e do clube para todos verem.
Está direcção tem que sair. Batemos verdadeiramente no fundo.
5 Março, 2020 at 21:44
“A contratação de Amorim é, a meu ver, a confirmação final da absoluta falta de conhecimento , profissionalismo e do tão falado “projecto” vencedor e de futuro para o clube.”
Nem é preciso justificar.
5 Março, 2020 at 20:24
Oh, Cunha, quando é que é “o final”?
5 Março, 2020 at 20:33
Não é só na tuga que somos ridicularizados. Na imprensa estrangeira também
Sporting CP confirmó a Rúben Amorim en el enésimo capítulo de una gestión pésima. Las formas fueron de un club amateur, impropias de un equipo profesional y menos de una institución del calibre del SCP, con tu entrenador anunciando a su sustituto que había firmado antes de jugar
5 Março, 2020 at 21:18
VERGONHOSO
5 Março, 2020 at 21:46
Isso está escrito onde, para lá de o teres escrito aqui?
6 Março, 2020 at 8:02
Está escrito na ponta do caralho…. mas tu não consegues ler porque o tens na boca!!
5 Março, 2020 at 20:36
O projecto é a projecção do Xporting até ao infinito.
Doloso mas é verdade.
O circo acabou
5 Março, 2020 at 20:51
O treinador do projecto que à quatro meses atrás poderia vir de borla e com salário, sei lá, dez vezes menor.
Lata do caralho, agora é que é. Força varandas, estou contigo.
5 Março, 2020 at 20:52
Qual projecto?
Também não sei…
Já passei dessa fase, desde o 2º ano de JJ.
Agora muito menos.
Peseiro, Tiago F., Keizer, Leonal Pontes, Silas e agora Ruben Amorim.
10M, por um rapaz que á 1 ano era estágiaro, quem nem 1 época fez na 1º liga.
Por este valor, o que vai ser exigido por mim, é para a próxima época entrada direta na Champions (ou seja 2º lugar) e lutar pelo o campeonato.
O Ruben não tem culpa, mas também não foi obrigado a vir para o Sporting, trocou a estabilidade de Braga por uma casa a arder como é o Sporting atualmente e infelizmente.
O facto de ser assumidamente benf@, acaba por não ajudar, mas neste momento é o seu menor problema enquanto treinador do Sporting.
Posto isto, gostei do discurso com alguma arrogância é mistura, que tem que fazer parte do futebol e de um gajo que chega ao Sporting.
O que eu espero, é o mesmo de qualquer treinador que chegue ao Sporting, olhar para a formação, aqui entra os emprestados e usar a prata da casa, neste caso alguns dos jogadores deste plantel.
Vai ter que valorizar alguns destes investimentos feitos por Varandas, disso eu não tenho dúvidas.
É factual, que ele no Braga trouxe bom futebol e os jogadores subiram de forma, MAS são 13 jogos, num futebol não é NADA, mas deixa-me com alguma curiosidade o que vai fazer em Alvalade.
Para finalizar, desejo toda a sorte ao Ruben, vai ser complicado.
5 Março, 2020 at 20:57
Vale muito a pena ler, uma visão esclarecida em contraponto com a visão enviesada dos cartilheiros
5 Março, 2020 at 21:01
Puuuuuuta que pariu, o gajo consegue dizer a rir que poderá não haver próxima época.
Se isto não é gozo ……. varandettes vocês merecem.
https://twitter.com/3Sporting/status/1235600912611082240
5 Março, 2020 at 21:08
Esta tranquilo.
10milhões asseguram sorte e sucesso na boa, jogos ganhos nas calmas, campeonato facil facil e no fim vendes um ou dois sub23 e tens 30 ou 40 ou 60 ou 80 milhões em caixa.
https://www.youtube.com/watch?v=8_0a6G5dXkM
5 Março, 2020 at 21:21
Um bom salário e uma choruda indemnização por rescisão contratual estão garantidos. Ganhar dinheiro no sportinguezinho é fácil, fácil.
5 Março, 2020 at 21:51
Top, o lampiao a dar baile aos 71…….mto bom…..
5 Março, 2020 at 22:16
Malta,
Este Varandas droga-se !
Está ali, … tipo Emplastro atrás, do treinador estagiário, a fazer a pose do segurança, que impediu os directores de levarem no focinho … ao pé do elevador!
E um dia destes vai dizer ao filho…. – Amor do pai, aquele que está atrás daquele senhor é o papá ! A sueca a bater palminhas!
E prontos ! E estamos nós nisto!…
5 Março, 2020 at 23:06
Como sempre os empregados são mais lúcidos que o patrão!
Incrível como aquele asqueroso continua presidente.
“Eu também posso ser presidente”
5 Março, 2020 at 21:09
Amigos
Esta direcção é de estagiários, treinadores estagiários, Jogadores Estagiários, empresários estagiários, sócios estagiários o próprio CLUBE é um estagiário, até eu como adepto me sinto estagiário.
Puta que pariu tanto ESTAGIÁRIO ! Fdss !
5 Março, 2020 at 21:30
Pelos vistos os únicos profissionais desta Merda toda, são o Miguel, O Rigaboss, o Carlos Cunha & Ca. !
Minha nossa Senhora dos aflitos !
5 Março, 2020 at 21:51
Obviamente, tiveste mais um da triste na tua vida!
5 Março, 2020 at 22:38
Melancia cartilheira.
5 Março, 2020 at 23:07
miguel, porque não dizer mal de tudo até esta merda mudar.
Depois disso então, cada um para o lado que quer.
Porque não será essa a verdadeira vontade? Pelo que dizes, é, mas insistes em não vir conosco para a guerra!
6 Março, 2020 at 0:08
Deixa-o estar que está bem. Descredibiliza o primo a cada comentario.
Não acerta uma, mas mantem a pose de sabio.
Varandices.
5 Março, 2020 at 21:12
O Projecto é :
Sal Grosse…
Metido até ao pescoce.
SL
5 Março, 2020 at 21:17
Rssssssss
Só estás merds para um gajo rir da desgraça
5 Março, 2020 at 21:20
É este o ‘projecto’?!?
https://www.youtube.com/watch?v=D8O68kIpSjI
5 Março, 2020 at 21:37
Epah… Mas as gajas são boas como o milho e dão cá uma sede !
5 Março, 2020 at 23:53
Grd Gel, enorme scp!
5 Março, 2020 at 21:21
faz-me lembrar uma piada dos anos 80, inícios de 90… (estou velho e podre)
– compramos um vhs, um gravador de video…
– ai sim, e como conseguiste o dinheiro?
– vendi a televisão.
6 Março, 2020 at 8:06
hmm a mim lembra-me uma piada de 2020
– recebemos uma batelada pelo ratandes, como fazemos para estourar isso?
– compra-se um treinador por 10M
– podes tentar, mas se com o mourinho foi o que se viu, imagina agora
“RA assinou com clausula de 20M!!!!”
5 Março, 2020 at 21:22
Diz o doutor coragem que nos antecipamos ao outros ao ir buscar RAM. Ele esquece-se é que se RAm não ganhar jogos é despedido e vai de borla para esses clubes.
5 Março, 2020 at 21:24
Aliás, se calhar é esta a jogada de RAm.
Como salvador não iria querer negociar a cláusula ou o carnide não quereria pagar a mesma arranjou um pateta para o tirar de Braga e ir para onde realmente quer de borla.
5 Março, 2020 at 21:23
” O que hoje sai caro amanhã sai barato”
fivelas dixit a 05/03/2019.
varandas, viana, amorim, zenha, rogério….
Um clube nas mãos de loucos, ladrões, criminosos, burros e incompetentes.
R.I.P Sporting
5 Março, 2020 at 21:25
Ele também disse que o que é barato também sai caro numa alfinetada ao Silas
5 Março, 2020 at 21:57
Exato.
Foram só “pérolas” ditas por um atrasado mental que estagiou em Kandahar.
5 Março, 2020 at 21:55
“varandas, viana, amorim, zenha, rogério….
Um clube nas mãos de loucos, ladrões, criminosos, burros e incompetentes.”
Resumindo numa só palavra … BILTRES!!!
É deste tipo de gente que estamos a falar … BILTRES!!!
5 Março, 2020 at 21:27
Atenção que isto não é o all in. All in é alocar o orçamento total num treinador. Se calhar a seguir oferece 70M€ ao Guardiola e diz que são a leis do mercado.
Ah, o Guardiola é um qualquer luso que tenha resultados no entretanto
5 Março, 2020 at 21:28
Podem ja começar a preparar a massa para pagar a rescisão de contrato do gajo.
Aposto que o gajo não se “faz la velho”.
Vamos ver ate se consegue acabar esta epoca.