É mesmo verdade. O sorriso sarcástico passou ao completo choque e parece que é mesmo verdade: o Sporting acaba de depositar 10 milhões de euros nos cofres do Braga para contratar o seu treinador interino, que venceu 10 dos 13 jogos que disputou na sua carreira.
Se não fosse trágico e um sinal alarmante (mais um) do completo desnorte que se vive em Alvalade, seria um daqueles episódios cómicos do futebol português que comentamos no café daqui a uns anos. Assim, desconfio que ficará mais o trauma que outra coisa qualquer.
Rúben Amorim é hoje o terceiro treinador mais caro da história do futebol mundial, apenas superado por outros dois portugueses: André Villas-Boas e José Mourinho. O primeiro venceu tudo com o Porto, o segundo venceu tudo e o terceiro… é o Rúben Amorim.
E, depois de ultrapassado o pânico inicial e de passar cerca de 24 horas a rir-me nervosamente para uma janela, não posso deixar de admirar a confiança com que Frederico Varandas assume um dos episódios mais caricatos dos últimos anos, durante a pior época desportiva da história do clube que lidera. Quem oiça falar o presidente do Sporting, pagar 10 milhões por um treinador com 13 jogos de experiência é normal. Que o ex-treinador o tenha anunciado em conferência também é normal. Que tudo isto se passe depois do segundo despedimento da temporada, não só é normal como deve ser encarado com alegria. Afinal, que motivos de desconfiança podem ter os sportinguistas depois dos meses de absoluto sucesso nesta gestão de activos?
Parece que Rúben Amorim é o homem certo para o projecto certo. Como é que a estrutura do Sporting teve conhecimento dos absolutos dotes de milagreiro do ex-técnico do Braga, deverá permanecer um mistério. Mas estou convicta que apenas nessa circunstância se arriscaria tanto (é a segunda maior compra da história do clube) em alguém que provou tão pouco.
Rúben diz que conhece a dimensão do Sporting, mais como adversário do que como outra coisa qualquer, e acredita muito no que está a ser planeado. Não promete milagres (como não?) e vai deixar que sejam o trabalho e as vitórias a fazer o barulho. E, perante isto tudo, ainda existem sportinguistas com coragem de dizer “a partir de agora resta-me desejar-lhe sucesso”. Podemos todos escolher iludir-nos de que isto se trata de um passo na direcção certa (ou em qualquer direcção), mas desconfio que seria melhor desejar-lhe noção.
Resta-nos admirar todos os protagonistas deste episódio, que continuam a falar de um projecto excitante e entusiasmante para esta instituição centenária. Mas qual projecto? Qual o plano para a formação? Vamos recuperar /promover jovens jogadores? Os atletas que foram comprados para a próxima temporada têm o aval deste treinador? Qual o objectivo para o final desta temporada? Como vamos cobrir a ausência do dinheiro da Champions League? O orçamento vai manter-se? Faz sentido continuar a gostar de futebol depois disto? Alguma coisa do que pensávamos sobre este desporto está certa? Sabiam que os peixe-palhaço podem mudar de sexo?
O Rúben Amorim nem tem culpa. Não deve ser mau rapaz e acredito que se entregue com tudo o que tem à sua profissão (quem não o fez nos primeiros meses de trabalho?). Mas tudo isto é demasiado mau para inspirar qualquer tipo de esperança.
O Sporting está órfão de competência, de talento, de dinheiro, de objectivos desportivos, de noção e de entrega da massa associativa. A solução não é, não podia ser, um ex-jogador mediano convertido em treinador por força das circunstâncias, que superou as expectativas mas a quem a realidade começava a apanhar. No fundo, este texto é um apelo para todas as pessoas que tomam decisões no Sporting: por favor parem de tomar decisões. E, no caminho, ofereçam-me um bocado do que quer que seja que andam a tomar.
*quando a mostarda lhe chega ao nariz, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
6 Março, 2020 at 8:23
Como não podia deixar de ser, Ruben Amorim aposta desde já nós sub-23.
6 Março, 2020 at 8:32
O lado positivo disto é que varandas parece ter conseguido finalmente unir o Sporting…até os habituais apoiantes na TV estão contra esta medida que consideram profundamente irresponsável e arriscada pedindo eleições antecipadas…no domingo é para ter mais gente fora do estádio que lá dentro
6 Março, 2020 at 8:42
Ah, então sendo assim está tudo bem.
Se na TV estão contra ele fico mais descansado…… entretanto foram-se mais de 10M com o cara de cu, fora a clausula que será paga pela rescisão.
Entretanto não temos AG, não temos eleicões, não temos clube….. mas estamos unidos.
6 Março, 2020 at 8:44
Até o Amorim é contra mas 3M por ano paga que ele não o diga de caras.
6 Março, 2020 at 8:35
Daqui a 6 meses é o Rúben Amorim depois de mais 15 derrotas na rua o Varandas a ir buscar o professor Neca e o vosso discurso a ser o mesmo. Vamos apoiar o Sporting, agora com o Neca é que é, o Rúben não apostava na formação, vocês só sabem criticar, os posts não são construtivos etc etc etc.
Com gente burra que não aprende e não quer ver o que está à frente dos olhos não há muito mais a fazer, para esses tem o presidente que merecem
6 Março, 2020 at 8:45
Por falar nesse anormal, há 5 anos quando BdC contratou jj numa jogada que foi um autêntico pontapé nos tomates do rival, apareceu esse, o zarolho diamantino, o henrique calisto (quem?), o zé dos anzóis, o cão do zé dos anzóis, um reformado que ia a passar na rua, um defunto que resuscitaram de propósito, todos a comentar e a rasgar as vestes com “o esbanjar de 5M€ num país em crise”, “num investimento incompreensível e pornográfico num treinador de futebol quand há gente a morrer em África” etc.
Onde andam agora?
6 Março, 2020 at 9:15
Tão bem lembrado, Silas.
6 Março, 2020 at 8:58
Bom dia tasqueiros – ora portanto, para resumir:
1. Continuar a mudar-se de treinador sem se perceber que o problema do sporting nao é o treinador, é mau.
2. Pagar-se quase 20M EUR por um Ruben Amorim com 13 jogos disputados e sem licenca profissional, é muito mau mesmo.
3. Anunciar-se da forma que foi feito ontem o novo treinador falando do “treinador ideal para o projecto”… apos 5 tentativas falhadas, é mau demais para ser verdade.
4. Ainda haver pseudo-adeptos do Sporting que acham tudo isto normal business as usual e a desejarem boa sorte ao Ruben é… tragico. Explica bem porque é que o clube esta como esta.
Um bom dia a todos.
6 Março, 2020 at 9:22
Iremos vencer o próximo jogo por números expressivos e veremos novo entorpecimento da massa Sportinguista, dando mais alguma folga para estes incompetentes continuarem o seu trabalho de delapitação do que ainda resta de dinheiro no Sporting.
6 Março, 2020 at 9:12
Obrigado pelo regresso dos pipis Maria.
Tudo dito e estou demasiado deprimido para dizer mais…
6 Março, 2020 at 9:17
E excelente regresso, Maria Ribeiro.
6 Março, 2020 at 12:05
Maria, welcome back.
“Parece que Rúben Amorim é o homem certo para o projecto certo.”
Isto é muito, muito vago.
Gostei do discurso do Amorim, muita confiança, muito à vontade. Ainda por cima qd temos levado com Varandas & Zenha, Lda… O gajo sabe bem o que quer.
Mas este negócio só não é ruinoso, só não é verdadeira gestão danosa se ele para o ano:
– for campeão ou aceda à LC;
– aposte nos miúdos rentabilizando a médio prazo o seu valor.
Já nem vou ao discurso perante a comunicação social, já que o clube nem departamento de comunicação tem.