Quase afónico, frustrado e ainda com as músicas a ecoar… O João Rocha continua a ser o meu abrigo enquanto Sportinguista e hoje, independentemente do resultado, pude sentir a garra e a vontade de vencer do Leão. A atmosfera foi uma vez mais incrível e por muitas voltas que deem e muitos pinos que façam, as claques fazem e farão sempre muita falta ao espetáculo.
Tudo isto também para dizer que o que se segue é escrito ainda ‘muito a quente’ por isso perdoem-me qualquer lapso que possa existir.
Uma entrada da nossa equipa tal e qual como se exigia! Forte, concentrada e a por em sentido um Porto algo sobranceiro na parte inicial do encontro. Até ao time-out pedido por Magnus, o Sporting vencia por 6:2 e Frankis Carol já tinha marcado quase tantos golos quantos aqueles que fez nos dois jogos frente ao Dinamo Bucareste!
Depois, e com as expulsões por 2 minutos de Frankis e Mladenovic, o Porto recupera e mais tarde acaba mesmo por passar para a frente do marcador. Pelo meio, há três ataques falhados por ambas as equipas, altura em que Manuel Gaspar teve a oportunidade de brilhar.
Os dois golos de desvantagem levados para o intervalo foram ultrapassados e o Sporting volta a empatar o marcador a 16. O João Rocha entra novamente em ebulição e o Sporting mostrava qualidade para poder descolar.
O problema é que a seguir começam os disparates. O Porto nem sequer chegava com a bola à nossa baliza e nós deslumbrávamo-nos com tanta facilidade. Foi o Ghionea que falhou o 7m (também tem direito), foi o Ruesga que com a baliza deserta atirou por cima; foi o Mladenovic que isolado frente ao Quintana mandou à barra…
E por esta altura decide-se o jogo. Animicamente o Sporting foi abaixo e a falta de profundidade no plantel foi notando-se cada vez mais; Do outro lado, o Porto melhorou a sua performance defensiva, levando ao ‘desespero’ os jogadores leoninos.
Até ao fim, um cartão vermelho muito mal explicado a Carlos Carneiro e ainda uma situação no mínimo estranha que envolveu Anti e Iturriza com (supostamente) 2 minutos para cada lado. Aqui, o treinador francês devia ter posto o politicamente correto de lado e ter colocado sete jogadores em campo face à falta de comunicação entre os senhores que dirigiam o encontro. Um jogo que, diga-se de passagem, nem sempre esteve controlado pelos árbitros da partida. 23:27 foi o resultado final.
Principais destaques:
– Francisco Tavares; O menino não treme! Mostrou frente ao Porto e Dinamo muita frieza e confiança naquilo que faz, inclusivamente nos 7m.
– Diogo Branquinho; 9/9 e 100% de eficácia para o Ponta. Um talento ímpar do FCP e da nossa seleção;
– Plantel SCP; Se ter vários jogadores decisivos na equipa com uma idade algo avançada é um problema, se adicionarmos ainda o facto de Frade ter jogado condicionado e Pedro Valdés e Nickcevic nem sequer figurarem na ficha de jogo…
Salvo algo inesperado, as contas são simples de fazer. Para ser campeão o Sporting tem que vencer todos os jogos da segunda fase da Liga Placard! A eliminação da Liga dos Campeões e o facto do Porto continuar ainda em prova pode dar-nos uma ligeira vantagem, se bem que como grande clube que somos, podíamos e devíamos estar ainda nas duas competições.
Devíamos mas não estamos, o Sporting foi afastado nos play-offs, numa eliminatória em que o Dínamo fez por merecer a passagem à fase seguinte. Num ambiente também ele de impor respeito, e depois da derrota no jogo da primeira mão, virar a eliminatória era uma tarefa que não se avizinhava fácil.
A expulsão de Kuduz (para mim o melhor jogador do Dínamo) no início da partida alterava o jogo das probabilidades e tínhamos assim mais hipóteses de seguir em frente. O problema é que pouco depois e numa infantilidade inadmissível, o Frade é também expulso e a ‘vantagem’ que antes podíamos ter ganho acabava assim por ficar dissipada. O jogo esse continuava disputado e ao intervalo perdíamos por 12:14.
A primeira linha do Sporting esteve completamente fora do jogo. Carneiro e Ruesga jogaram limitados; Vujin apontou apenas um golo; Frankis teve 6 remates e 0% de eficácia… escusado será dizer que a este nível estas situações se pagam muito caro.
Além disso, muitos erros não forçados, muitos ataques denunciados e muita falta de criatividade para imprimir um jogo rápido e com mudanças de velocidade por forma a surpreender uma defesa pesada que privilegiava o contacto.
Mesmo defrontando um adversário que estava mais forte em relação à temporada passada, fica a sensação que o melhor Sporting levava de vencida este Dínamo e iria conseguir repetir a presença nos oitavos de final, defrontando desta vez o PSG.
P.S. Nem tudo é negro. O Sporting carimbou a passagem à final four da Taça de Portugal de Basquetebol ao derrotar a Oliveirense por 71:72, após prolongamento. Deliciem-se com o minuto e meio final onde há show do Pedro Catarino. Cliquem aqui!
*às quintas, o Ventus109 dispara uma rabanada dos sete metros que arrasta todas as novidades sobre o nosso Andebol
5 Março, 2020 at 9:50
Estive ontem no Pavilhão excelente ambiente, mas é preciso admitir que o Porto está uns furos acima, e depois com os árbitros a deixarem os tripas a dar porrada o jogo todo ainda fica mais fácil.
Vai ser difícil ser campeão disse-o desde o inicio da época mas é continuar a lutar até à última e não tenho duvida que a equipa o fará.
Só uma palavra para o carneiro, não compreendo o que este jumento ainda faz na equipa, como nem sequer compreendi a vinda dele há uns anos. É um lampião nojento e burro que nem uma porta e hoje em dia já nem como jogador vale merda nenhuma!
Um aparte é incrivel como a direcção tem tudo controlado, ontem numa situação normal era dia de protesto generalizado, como a chegada da equipa de famalicão ou da turquia, mas ninguem se mexe, as claques estão de pés e mãos atadas por causa de alcochete e o resto é o de sempre tudo a deixar-se matar aos poucos sem reagir.
Cada vez estou mais certo que estes gajos vão conseguir ficar lá os quatros anos e acabar o trabalho deles, o clube vai sair em cacos desta merda e acho que nunca mais se vai conseguir recompor. Continuo a lutar contra isso mas cada vez mais me sinto mais impotente, nunca vi o fim do clube tão próximo como agora.
Sporting Sempre!
Post repetido no off-topic mas tem mais a ver com este post.
5 Março, 2020 at 10:18
Já custa falar de árbitros…
Mas a ideia que me ficou…é que mais uma vez…
Fomos prejudicados…
Pese embora a categoria da equipa do porco…
Não vai ser fácil…
Mas até ao lavar dos cestos…
Sporting Sempre…!
SL
5 Março, 2020 at 11:35
sim a arbitragem ontem n nos foi nada favoravel… houve ali mt decisao q nos prejudicou…
se bem q n perdemos por isso, na minha opiniao.
5 Março, 2020 at 20:55
Nao custa falar mal da arbitragem de ontem.
Foi péssima e já não é a primeira vez que esta dupla apita mal e sempre contra o Sporting…
A vitória dos tripeiros está fortemente ligada a esta dupla de merda…
5 Março, 2020 at 11:02
Não sou, de todo, entendido em Andebol mas acho que a equipa do Porto é mais forte e equilibrada que a nossa. Mas gosto muito da nossa equipa e têm feito boas épocas nos ultimos anos.
Acho que é preciso baixar a média de idades e contratar jovens, especialmente portugueses, com talento – como se fez com o Frade.
Ontem o Porto foi superior, especialmente depois do primeiro TO que pediram, corrigindo o efeito da nossa boa entrada.
Porto e Sporting são as duas equipas que lutarão pelo titulo de campeão – qualquer uma pode perfeitamente ganhar o campeonato – mas parece-me que o Porto terá mais argumentos e será ligeiramente favorito.
Não entendo as criticas ao Anti que ontem aqui se puderam ler. Já sei que há pessoal que não aceita derrotas – os tais “eróis” do sofá e grandes vencedores em todas as vertentes da vida, cof, cof, cof – e que nunca consegue ver mérito nos adversários – afinal, só mesmo nós é que somos “obrigados” a ser sempre campeões! – mas o que se escreveu aqui nesse capitulo roça o ridículo.
Finalmente, muitas vezes fico com a sensação que as arbitragens no Andebol nos prejudicam constantemente contra equipas como o Porto ou o Benfic@. Como não sou grande entendido na modalidade, não sei se isto é o meu sportinguismo a falar ou se realmente também aqui lutamos sempre contra este adversário “invisível”. Ontem pareceu-me que fomos prejudicados várias vezes e que lances muito similares foram tratados de forma distinta conforme era uma equipa ou outra.
Está tudo em aberto mas não será fácil sermos campeões.
5 Março, 2020 at 16:42
As críticas ao Anti têm sobretudo a ver com o facto de não se vislumbrar nada de diferente para melhor no Andebol praticado em comparação com os outros anos…
5 Março, 2020 at 11:17
Estive lá, grande ambiente.
Apesar da derrota não deixámos os atletas sairem sem um aplauso e motivação para a fase final.
Qd vi o jogo perdido, confesso que fiquei algo esmorecido. Mas a caminho de casa fui arranjando justificações e não me posso esquecer da questão física fruto do embate na Roménia, da ausêndia do Valdés e dos problemas físicos do Frade.
Estamos muito dependentes do Frankis, Vujin não trouxe nada, Mladenovic é fraco.
Muito provavelmente o porto vai limpar isto, mas deveremos fazer a nossa parte. Se as assistências serão fracas na maioria dos jogos, pelo menos temos de encher o JR contra lamps e tripeiros…
5 Março, 2020 at 11:39
concordo com mt do aqui foi escrito mas… calma…
nada ta perdido.
a equipa revela cansaço (algumas lesoes), falta de soluçoes, e decrescimo na performance.
eu ainda tenho esperança q o nosso TA saque ali um coelho do chapeau!
mental note – Manuel Gaspar vai ser um belo GR… cada vez melhor!
5 Março, 2020 at 11:54
Assumindo que ninguém perde pontos, é ir empatar novamente ao Murcão e vencer no J R.
5 Março, 2020 at 11:56
Se contra o Dínamo deu para perceber que estávamos sem pedalada, ontem irritou-me profundamente a forma como deixámos fugir a liderança e a vantagem para a fase final.
óptima entrada, quebrada por uma arbitragem que, na primeira parte, roçou o nojento. Decisões inexplicáveis, a última delas aquele lance em que o Ruesga está no limite da área à espera da bola e é claramente empurrado.
Na segunda parte vamos buscar a desvantagem, temos o adversário completamente desorientado, o pavilhão ao rubro e… erros estúpidos atrás de erros estúpidos, com a agravante de serem feitos por gajos experientes. Passando para a frente do marcador nesse momento, o mais certo era a vantagem ir-se dilatando, pois os frutinhas estavam de cabeça perdida. Fomos incompetentes e acabámos nós de cabeça perdida e a ver um puto dar uma lição de como encontrar soluções para marcar golos.
A propósito, que orgulho nas prestações de Francisco Tavares e de Manuel Gaspar! Dei por mim a pensar, tantas e tantas vezes, que é capaz de ser altura de integrar mais alguns dos miúdos que temos espalhados por equipas da primeira divisão e que são realmente bons jogadores. Mil vezes ter um puto a jogar do que aquela merda do Carneiro, que se acha o maior e é palerma em todos os aspectos. E, para que conste, o Vujin é um jogador que me dá vontade de pegar num taco de baseball e partir-lhe os dois joelhos! Que contratação falhada!
As boas notícias é que está tudo por decidir. Já jogámos no dragão e não ganhámos porque, ora porra, fomos incompetentes e não marcámos quando tivemos dois ou três lances para fazê-lo, à beira do apito final.
É pensarmos como vamos não ser incompetentes e acreditar que vamos ter Ruesga recuperado, Frade recuperado, Valdés recuperado e Edmilson com a confiança que a lesão lhe parece ter roubado.
5 Março, 2020 at 12:05
O Vujin realmente dá pena ver o jogador que foi e aquilo que é… o homem tem dificuldades para se locomover quanto mais para jogar andebol!
O Mladenovic é outro manco, aquele contra ataque que falha foi o que matou o nosso jogo. Para ter estrangeiros deste nível mais vale ter putos da formação.
O Carneiro enfim é incompreensível por tudo e mais alguma coisa ainda pertencer aos quadros do clube.
5 Março, 2020 at 12:43
Foi uma pena não se ter conseguido o André Gomes. Mas os fecepes têm a máquina bem oleada, seja a importar cubanos, seja a controlar os clubes lá de cima.
Para o ano devem sair o Carneiro, Cudic (Gaspar é mais que suficiente para Nº2), Nickcevic, e presumo que o Vujin.
Por outro lado temos de começar a perceber que o Frankis não é eterno. Aquelas fitas não enganam.
O Salvador deve regressar, era bom que regressasse o Sergio Barros, e depois é ir buscar um central mais jovem, um LD e um pivot pesado.
5 Março, 2020 at 12:08
Não podemos usar como desculpa a arbitragem…
Mas convenhamos …que “também não ajuda nada…”
E acredito que por cada decisão mal tomada…”mexa” com os jogadores…
SL
5 Março, 2020 at 15:05
Nestes dois últimos jogos, Vujin tirou-me do sério, mas o rapaz não tem culpa de não ter condições para jogar andebol de primeira (nós portugueses somos de segunda) linha.
5 Março, 2020 at 22:40
Orgulho Enorme nesta Equipa.
Estamos num período de baixa forma e lesões importantes numa modalidade também vítima do desinvestimento.
Contratações que não acrescentaram valor, o Vujin então é tremendamente mau.
Mas nada está perdido e eles terão mais desgaste.
L SL
6 Março, 2020 at 0:19
Estive lá e embora triste com a derrota fiquei piurso com a cantiguinha dos sd sobre o “dr varandas” e isto faz mesmo parte da letra, em que eles apoiam o monte de merda que é o nosso presidente, em ar de gozo, além de termos o pior presidente da história agora os rivais até têm musiquinhas a “apoia-lo” para nos humilharem ainda mais….
Quanto ao jogo, com o Frankis numa baixa de forma como nunca vi, o Ruesga sem motivação, o Valdes lesionado e o Frade a jogar só com uma perna, o fcp nem precisava da roubalheira que foi aquela arbitragem, mas como eles se borram todos no JR, decidiram jogar pelo “seguro” e trazer a dupla “fetiche” do fcp…
O “trabalhinho” que fizeram ontem, já o tinham tentado por 2 vezes sem sucesso, uma das vezes aquilo ficou tão mau que eles interromperam o jogo, fugiram para o tunel e pediram proteção policial e quando voltaram todos cagados arbitraram “sem truques” ontem puxamos muito pela equipa mas não conseguimos inspirar o “terror Divino” aos bandalhos de forma a apitarem decentemente…
Além do lance do Ruesga que está a recolher a bola e é empurrado pelas costas que deveria dar 7 metros (e a propósito foi na 2ª e não na 1ª parte) o mais escandaloso ´~e o último lance da 1ª parte o nosso jogador está em trajectória aérea é ostensivamentre empurrado com os 2 braços pelo atleta do fcp e eles “transformam” uma exclusão de 2 min e um livre de 7m num livre de 9 metros sem sanção disciplinar…fácil, fácil
Devo lembrar que se esse lance fosse transformado iamos para o intervalo a perder por 1, iniciavamos a 2 parte com um jogador a mais e posse de bola, se o do Ruesga fosse transformado passavamos para a frente no marcador 17-16 se não estou em erro…
O fcp tem um plantel melhor que o nosso? Tem sim, principalmente nós com baixas importantes, mas nós temos o JR e aquilo que aquela dupla de bandidos fizeram foi “eliminar” esse factor com uma arbitragem propositada e habilidosa, faltas atacantes, exclusões tudo quanto podiam roubar, roubaram quando o fcp já não precisava voltaram ao “normal” para não dar barraca nas estatisticas…
Eles sabem que temos um banana a dirigir-nos e sabem que se ele tiver de tomar uma atitude é contra os sócios e adeptos do Clube que dirige, por isso estão á vontadinha para influenciar o jogo como quiserem!!!