Tasqueir@s, companheir@s, amig@s, palhaç@s deste circo que é a vida de um Sportinguista. Sejam muito bem vindos a este que, diz-se, é um post em forma de AG, num modelo devidamente apropriado a qualquer quarentena, nomeadamente porque não Rogério que possa contaminá-lo.
Tenho a dizer-vos, em primeiro lugar, que me incomoda estar a escrever este post e a abrir esta caixa de comentários, pelo simples facto de que é resultado de uma medida de suspensão de algumas das pessoas que aqui comentam. Palminhas quando existem posts a chamar a atenção, assumir de culpas quase sempre acompanhadas de um apontar de dedo aos outros, promessas de bom comportamento que duram meia dúzia de posts e são quebradas com a ressaca de um momentinho de falta de civismo, de falta de respeito. Pelos outros e por um espaço que, sim, é um bocadinho de todos, mas que até por isso merecia que se pensasse duas vezes antes de serem assumidos determinados comportamentos que, creio estarmos todos de acordo, são desprezíveis e, digo-o com a maior das sinceridades, me deixa incrédulo como não envergonham quem escreve determinadas coisas.
Assim, de uma assentada, ficaram sem livre acesso o Dreadbear, o Leão de Berlim, o LionUp, a Marta, o Miguel, o riga, o Sir Robson e o Zé Verde Holland. Na base dessa implicação por parte do porteiro estão a repetida utilização de insultos, ameaças, achincalhamento, ataque à vida pessoal, cyberbullying, provocações e incitamento às mesmas.
Uns serão mais reincidentes do que outros. Uns serão mais agressivos do que outros. Uns serão mais reactivos, outros mais dissimulados. Uns roçarão o ser uma besta, outros apresentam-se mais polidos. Em conjunto, promovem caixas de comentários onde num total de 400, mais de 200 são passados nesse triste espectáculo.
Este é o momento, até aproveitando este cabrão do vírus que se não nos faz colocar tudo em perspectiva é porque estamos perdidos, para decidirem o que querem fazer a partir de hoje.
As suspensões estão levantadas, mas não existirão novas oportunidades. Mandem as caralhadas que quiserem, desabafem, mas percebam que existe uma linha para tudo e que essa linha não pode ser quebrada só porque estão de teclas na mão. Perseguições a alguns nicks, repetidos comentários apenas para desconversar, ofensas puras e duras e alusões à vida pessoal de cada um serão imediatamente alvo de suspensão sem retorno. E pouco me importa se passam dois ou três dias a fazer queixinhas e a dizer que o outro também devia levar com o pano molhado na tromba. Nessa altura, como agora, apenas vos responderei o que vos digo agora: cresçam!
17 Março, 2020 at 16:45
pessoal, não sei qual foi a parte de isto não ser o cantinho do off topic que nos escapou. Dentro de meia hora estes comentários serão apagados, se quiserem transponham-nos para lá
17 Março, 2020 at 16:48
Desculpa o off patrão mas a questão do Nelson é algo que não consigo deixar passar ao lado. É mais forte do que eu, temos de proteger os que são verdadeiramente dos nossos!
17 Março, 2020 at 16:46
Bem, infelizmente não se pode separar a atual Tasca do atual Sporting e este é que é verdadeiramente o problema.
Hoje, mais do que nunca e por mais que nos custe não há 1 Sporting e como tal não há 1 massa adepta… no mínimo existe 2 Sporting e 2 massas adeptas!
É triste, é fodido mas é a verdade!
Um clube é movido pela paixão, pelo orgulho e também de certa forma pela irracionalidade dos seus adeptos! Porém há uma, e só mesmo uma, coisa que pode fazer desvanecer essa paixão, chama-se VALORES!
Quero com isto dizer que hoje claramente há os sportinguistas que acham muito bem que a escumalha tenha que se descalçar, que acham muito bem que o clube seja higienizado das claques, que acham muito bem ter um médico como presidente que pertence à fina flor da sociedade mesmo que ele minta descaradamente em tribunal contra os interesses do próprio clube, que acham muito bem que se tenha boletins de votos numerados por forma a perpetuar um sporting de casta, que acha muito bem que se rasguem os estatutos porque não concordam com os fudamentos para AG distitutivas etc… e depois há os outros Sportinguistas que não se revêm em nada disto e que tem nojo do que se transformou o Sporting.
É óbvio que o meu Sporting não é o sporting do riga, do miguel, do cunha, da rute, do npr e afins… E não é porque as diferenças ideológicas são completamente antagónicas! Como o amor clubístico é algo muitíssimo exacerbado e quem dirige os destinos do Sporting é alguém completamente extremista quanto à concepção do que deve ser o seu sporting como clube (veja-se o que escrevia miguel cal antes de ser vice-presidente), é “normal” que se perca a cabeça em demasiadas situações aqui na Tasca e se parta para todo o tipo de barbaridades e insultos!
Foda-se… eu não dou um único clique na página do camarote, quanto mais comentar! Há gajos aqui que literalmente se divertem em vir espicaçar, instigar, desconversar, insultar só pelo belo prazer de anonimamente gozar com um grupo de pessoas que querem um Sporting diferente do conceito deles de clube, já que em mais de ano e meio não são capazes de fazer um comentário construtivo e dizer o que está a ser bem feito neste sporting que é o deles!
Eu sinceramente quando me desloco a Portugal já não vou a Alvalade. Não me sinto bem, não me reconheço como parte integrante de uma massa associativa que tem como dirigentes estes senhores. Sinto tanta identificação com o pessoal da central como aquela que sinto pelos adeptos da porta 18.
Confesso que tristemente depois de uma troca de palavras com o miguel na semana passada, pela primeira vez parei e pensei: porque me submeto a isto? tenho necessidade desta merda? o que eu ganho em comentar na tasca e depois ficar fodido e perder a minha serenidade com gajos como o miguel que ao ver a triste figura em que se transformou o NOSSO sporting vem aqui dizer “e entao, qual o drama hoje suas viúvas?” Que género de atrasado mental sou eu para dar informações da minha vida pessoal para depois gajos como o miguel se acharem na liberdade de fazerem considerações sobre isso?
Como o texto vai longo, muito mais do que postura sem tem ou não se tem neste espaço, acho que o Cherba deve refletir sobre o que quer da Tasca e sobre que clientes quer ele passar a servir! Porque se antes tinha pena que a distância não me permitisse participar em roulotes, futeboladas ou jantaradas, hoje jamais quereria me cruzar pessoalmente com algumas figuras que pululam por aqui!
17 Março, 2020 at 16:52
gostava que o pessoal atentasse no final do teu texto. Mesmo.
17 Março, 2020 at 17:01
Na mouche, como é habitual.
17 Março, 2020 at 18:16
Obrigado Lyonne por teres escrito o” meu” comentário!
17 Março, 2020 at 20:36
Concordo co muito do que disse o Lyonne sobre a defes a dos Valores que sempre nortearam o Clube e que parece estarem arredados do novo paradigma de dirigismo que dele se apoderou. Todavia não partilho o mesmo sentimento relativamente à clientela que deva ser admitida na Tasca.
Sou bastante avesso a reservas de direito de admissão e ainda mais a censuras à liberdade de expressão.
Acho que cada um deve assumir o modo como se expressa. Afinal, para o bem ou para o mal, esse modo de expressão também o define.
E quem não se sinta bem, pode sempre ou abandonar o espaço ou deixar de intervir nele.
Uma das coisas que mais me atrai na Tasca é ser um espaço de Liberdade. Mesmo que nem todos a saibamos usufruir sempre bem. Mas a tolerância do dono da Tasca é, a todos os títulos louvável. (Daí não perceber nem concordar com alguns remoques que lhe foram dirigidos de vários quadrantes).
Posto isto .. que a Tasca continue a ser uma Tasca de bons petiscos e não vire nem Salão de Chá (que para isso há os Camrotes) nem Taberna rasca (que para isso mudamos de clube).
Um abraço a TODOS e saudações leoninas
17 Março, 2020 at 20:49
Eu também sou apologista da liberdade de expressão!
Mas a Tasca desde o tempo do Cacifo que tem a sua identidade…
Queres um exemplo? Em anos, vê bem… em anos quantos comentários pensados, elaborados, construtivos viste tu aqui na Tasca da ruth, do jonas ou do jubas por exemplo? ZERO! Nem um…
Sabias que algumas pessoas que faziam parte da mobilia desta Tasca e que muitos tasqueiros choram por nao os ver aqui continuam a comentar noutros espaços?
Não comentam hoje na Tasca porquê se não o Cherba não os expulsou!
Eu não digo que o Cherba deva ou não deva barrar a entrada a alguém… só que ele faça uma reflexão sobre a “mistica” que este blog já teve e que tem hoje, muito por causa das pessoas que deixaram de se identificar com o espaço!
17 Março, 2020 at 23:05
De acordo mais uma vez. Existem frequentadores da Tasca que não postam uma única construtiva. Conspurca o espaço, sem dúvida. Mas ele fica ainda mais irrespirável com a progressão geométrica de respostas à idiotice. O que há a fazer é IGNORAR. Se TODOS ignorarem não há Jubas, Jonas ou ruth que insistam. E, se insistirem mesmo com esse repúdio passivo, só tornarão ainda mais visível a sua insensatez.
Quanto à mística do espaço, acho que existem uns quantos tasqueiros (e claramente incluo neles o Lyonne) que têm a “responsabilidade” de contribuir para essa identidade .. continuando a postar, mas EXCLUSIVAMENTE concentrados no comentário à vida e ao momento do Clube, nas suas mais diversas vertentes; deixando COMPLETAMENTE de lado as respostas a quem não é merecedor de qualquer resposta.
Pela minha parte (e esta vai principalmente para o Cherba, pois devo-lhe esse respeito), retorno sem restrições à Tasca com esse mesmo compromisso de apenas comentar comentários que ache que valham a pena e de gente que ache que merece esse meu respeito (o que, reconheço, é um juízo valorativo meramente pessoal).
17 Março, 2020 at 21:35
Isto!
17 Março, 2020 at 16:50
Eu quero o Brave bloqueado. Ou que, pelo menos, à primeira piada das dele, seja banido.
O Sá igual. Mas só quando fizer mais uma aposta num jogador. Logo de vela
17 Março, 2020 at 16:53
não basta o Sá ter apostado o esquerdo pelo sucesso do Alan Ruiz?
17 Março, 2020 at 17:16
Não. Ainda tem um para apostar. Pode estragar mais algum jogador.
Pensando bem, bloqueia já o gajo
17 Março, 2020 at 17:17
E o Brave também, antes que chegue aqui com as piadas do Covidizer.
Ou fui ao restaurante e cobraram-me o Covid.
17 Março, 2020 at 19:06
Na boa, desde que quando for ao Algarve marques jogo em Loulé, a tua mulher faça aquele bolo maravilha, os teus cães não me mordam, o teu puto não me dê uma cueca e o Sá pague um jantar na puta da vida.
Só assim.
17 Março, 2020 at 20:27
Feito
18 Março, 2020 at 8:17
Deprimente…
18 Março, 2020 at 9:22
Nao sejas invejoso. Tambem podes vir. E o teu alter ego também
18 Março, 2020 at 10:34
Jogamos à rabia.
18 Março, 2020 at 11:17
Caga-o!
É verdade que os Farenses acham que quem vai ao cú é que é o paneleiro, e o que leva é que fica a gozar?
18 Março, 2020 at 11:19
Não sei, não sou de Faro. No teu caso, qual dos nicks leva e qual goza?
17 Março, 2020 at 19:07
Diz que apostou o direito no Vietto.
Ou seja, laqueou as trompas.
17 Março, 2020 at 16:52
Na net existem sempre exageros. Infelizmente é mesmo assim.
Há que ter uma carapaça para aguentar o insulto mais grosseiro.
Mas tenho de dizer que dos “contemplados” apenas tive problemas com o miguel.
Não dá para ter uma conversa séria pois é um cartilheiro e quando decide policiar o forum é capaz de ser autor de metade das posts…. por isso destrói o forum para os outros.
Já lhe pedi para deixar de comentar nos meus posts…. até porque raramente leio os dele… mas ele não é capaz.
Esperemos que voltem todos e que continuem a participar nesta tasca, que apesar de tudo é um espaço deveras democrático, onde todos têm uma voz.
Por vezes as pessoas excedem-se na net e eu sei que no passado também abusei…. por isso também vou tentar moderar-me ainda mais.
17 Março, 2020 at 16:56
Visitar a Tasca e ouvir Dave Matthews ao mesmo tempo é bacano.
17 Março, 2020 at 17:20
Olha, eu estou numa de Sepultura (versão Max).
17 Março, 2020 at 17:25
por aqui ouve-se Foals
17 Março, 2020 at 17:57
Tool
17 Março, 2020 at 18:43
Anouar Brahem
17 Março, 2020 at 19:13
Quim barreiros.
17 Março, 2020 at 20:56
Em jeito de homenagem, soube hoje do falecimento do Genesis, estou a percorrer a discografia de Psychic TV
RIP Godstar Genesis
17 Março, 2020 at 19:08
Estás num grupo de risco?
Esta é para ti, vl.
17 Março, 2020 at 20:34
Banido
17 Março, 2020 at 16:59
Sinceramente acho que esta AG é desnecessária, mais depressa lutava por uma outra, porque o tasqueiro mor faz o que bem entender com o seu espaço, a sua “casa”.
Relativamente ao convívio entre tasqueiros que não se suportam, não vamos aqui fazer de conta, não vejo onde está o problema de algumas situações de alguma crispação. Que depois passa, pelo menos falo por mim.
Uma coisa que não passa é quando adjectivam de forma grotesca os nossos bebés e as nossas esposas. E sim, falo por mim: no dia que nasceu a minha filha, que a propósito, nasceu e lutou pela vida numa incubadora, coloquei aqui esse facto (o nascimento) como muitos outros tasqueiros, e, se alguns foram simpáticos como é normal, houve uma tasqueira que teceu duas considerações atrozes. Eu só vi isso umas semanas depois, quando voltei à tasca e, obviamente que depois disso qualquer mimo da minha parte iria pecar por escasso. Toda a gente percebe isto, acho eu.
Mas siga, como disse, aqui não há justiça ou injustiça, o cherba é que sabe, mas por mim esta era uma linha que não passava, assim como desejar a morte de outros tasqueiros. Tudo o resto… A malta aguenta na boa, sem stress, é o sangue caliente.
De resto, e se bem me lembro, tanto no Cacifo como aqui sempre existiu o direito à car@lhad@, mas houve um momento em que as coisas efectivamente descambaram: esse momento foi o insulto fácil ao anterior presidente. Pirómano, gordo, drogado, coreano, cocaínomano, etc. Quando li a primeira vez isso, por uma facção aqui da tasca, bem identificada, e que continua aqui a pavonear-se, nem queria acreditar.
Mas aconteceu. E tivemos, muitos tasqueiros, de aprender a lidar com essas pessoas e com toda uma nova forma de ver o clube. Certo, muitas das vezes os dedos deslizam para a forma fácil de criticar os tasqueiros do camarote, não é bonito, mas é o possível.
Sobre este assunto, repito: o cherba é que sabe.
Dito isto acho que, perante a interrupção do campeonato, seria muito mais interessante encontrar uma 3a via. Eu digo já: o pior de Bruno de Carvalho será sempre melhor do que o melhor do eixo croquette Rogério Alves/Benedito/Varandas, no entanto acho que Bruno de Carvalho ainda tem umas coisitas em que pensar e melhorar, se quiser. Se não quiser: boa noite e um queijo.
Eu acredito que pode aparecer uma 3a via, duvido é que seja aquele Pedro que emergiu do antro de um blog concorrente. Aqui mesmo, na Tasca, encontraríamos uma boa equipa:
Presidente: cherba
Pasta das finanças: Malcolm
Pasta da comunicação: Lionup
Pasta da propaganda: Miguel
Pasta dos Núcleos: Sr. Álvaro Dias Antunes
Pasta das Modalidades: brave
Pasta da memória Sportinguista: hadji (https://atascadocherba.com/2018/06/28/hoje-escreves-tu-winds-of-change/#comments)
Pasta dos jogos de bolso: Riga
Pasta das cheerleaders: Rute Rockabilly
Pasta das claques de bater palmas: Sr. Max
Pasta da contra informação: (inserir aqui o nome do boneco designado para o momento)
(Podem completar a lista! É uma brincadeira!)
Não, agora a sério, se o Cal consegue, com um simples PowerPoint, ainda por cima com ideias sacadas daqui, passar de um blogue para a direcção, não vejo porquê que, daqui mesmo, da Tasca, não possa surgir uma 3a via. Quase de certeza que teria os meus votos.
Dito isto, um abraço a todos, os tempos de facto não estão para brincadeiras. Mas fica a minha mensagem de esperança, sem me alongar, muito mais, quando há uma década atrás, saltei de um emprego estável, onde desenvolvia os meus conhecimentos para os quais estudei uma vida, e passei para o terreno (ambição de uma vida também) encontrei um submundo assustador. Não vi pela televisão, senti na pele, senti o cheiro do desespero, o medo de não viver o dia seguinte (não propriamente eu, mas pessoas com quem convivia). Agora compreendo que a disciplina foi, e é, determinante, para o sucesso no combate a este novo vírus. Aqui no Congo, do qual estou prestes a despedir-me (hello home, hello UK!) ultrapassei barreiras que, agora vejo, eram sobrehumanas, mas com uma equipa que de facto me mostrou o que era viver. Um puto de Cascais, um privilegiado, a aprender a ser homem no meio do Mayombe, obrigado Mãe África. O ser humano perante a adversidade normalmente supera-se. Tenho a certeza absoluta que nós vamos superar isto.
É só seguir as recomendações da DGS, que cientificamente não há nada a apontar, e serem civilizados. Ah, e se encontrarem os caboezitos dos áudios do WhatsApp espetem-lhes dois tabefes bem amandados, são merecidos.
Fiquem bem, tudo vai correr pelo melhor.
PS: Happy St Patrick’s Day!
17 Março, 2020 at 17:05
Opá, a pasta da comunicação/informação deveria ser do Gibreelfahrista (deve estar mal escrito mas é um nick tão impronunciável que espero que nunca tenha de jogar contr o SCP para a uefa…), ou no minimo responsável pelo departamento de informação do canal.
17 Março, 2020 at 21:24
Por mim essa pasta ficava com o Sali. Apenas alargava o Sanatório.
17 Março, 2020 at 17:28
Vais para onde Bobby?
17 Março, 2020 at 21:42
Ele disse que ia para o UK.
17 Março, 2020 at 22:53
Sim, UK. Prefiro não especificar mais, embora já o tenha feito anteriormente…
18 Março, 2020 at 1:25
Não acredito em nada vindo de ti. Considero-te um dos grandes culpados do mau ambiente que por aqui se respirava nos últimos tempos. És cínico e mentiroso. Apesar disso não te desejo qualquer mal.
17 Março, 2020 at 17:00
Voto ali .
17 Março, 2020 at 17:10
Eu queria era saber o que crl se passou com a puta da gala da tasca…..
O momento mais Luís de Matos de sempre da tasca….votações e o camandro e depois…foi como se nunca tivesse acontecido! “Sonhei com esta merda ou votei em merdas?!”
Está errado….estava à espera de vestidos provocantes e decotes valentes e nunca mais se falou no assunto…
17 Março, 2020 at 17:20
queres falar disso, reúne assinaturas para uma nova AG
17 Março, 2020 at 17:38
Cherba, por mim até lampiões deixavas entrar aqui. Se bem que aceito que tinhas que controlar a descamba.
Todos os pontos de vista são importantes, pelo simples facto de opiniões de mentes influenciáveis como o Riga, ou cartilháveis como o Miguel, serem oportunidades para esclarecer
Insultos e má educação? Isto é um blogue, caralho. Alguém aqui vai andar à porrada? Então caga nisso.
Muito mais grave são os sonsos e trolls (como onJubas ou o sacaio ali acima) que deixas aqui comentar. Mas mas mesmo assim são oportunidades para se esclarecer a mentira, o que só torna mais forte o argumento.
Vou-te dar um exemplo: aquele tipo do És a nossa Fel, causa-me asco, mesmo. E nunca diz uma asneira, mas deve ser dos tipos mais enviesados, injustos, e arrogantes que já li na blogosfera. Esse tipo de pessoas virtuais faz-me muito mais espécie que qualquer troca de insultos que por aqui vai.
Portanto, a solução para mim é a total liberalização. Fico muito triste, e decepcionado contigo que não reconsideres deixar voltar Malta como o Trolha.
Porque é que não implementas um sistema de cartão azul? Ou outras cores. No fim de contas é o que fizeste nestes dias.
17 Março, 2020 at 17:50
há alturas em que eu penso que o pessoal está meio no gozo. Uma delas é quando me dizem que podia implementar cartões azuis e o catano. Sabes quantas vezes o Trolha esteve suspenso? Sabes se lhe enviei email a tentar explicar-lhe pontos de vista?
tens direito à tua opinião, tens direito à tua decepção, mas não me pesa a consciência em relação a qualquer um dos casos em que não tenciono voltar atrás.
quanto aos trolls, não me aquecem nem arrefecem. Até porque se confrontados com perguntas sérias e pedidos de argumentação… fazem tilt.
«Insultos e má educação? Isto é um blogue, caralho. Alguém aqui vai andar à porrada? Então caga nisso.»
Isto é válido para alusões à vida pessoal e familiar? Qual o problema de dizer que as filhas e as mulheres são umas putas ou que merecem morrer? É um blogue, caralho! Alguém vai andar à porrada por isso?!?
E aquela parte do “à conta disso, dessas dezenas de trocas de insultos vazias, há dezenas de pessoas com opiniões válidas que se remetem ao silêncio”? Também devo cagar nisso?
17 Março, 2020 at 19:45
As pessoas que se remetem ao silêncio fazem-no por escolha própria.
É pena claro, e o meu próprio argumento vai no sentido de maximizar a partilha de idéias, mesmo que isso custe ter que aceitar lixo.
As trocas de insultos, podemos ignorar. A mim não me aquece nem me arrefece.
O problema é que vais criar uma injustiça se não tiveres regras muito claras. O que é óbvio para ti não é para muita gente. O que para ti faz confusão não é o mesmo de muita gente. O tasco é teu, o critério é teu. Mas é fácil perceber que cometes uma injustiça aos olhos de muita gente se expulsares alguém. Os tasqueiros que meteste no mesmo saco…enfim.
Podias sim ter um sistema de exclusões temporárias. É uma punição, recorrentemente visível. Aposto que até dá mais resultado uma expulsão permanente anual – a malta esquece-se.
17 Março, 2020 at 22:10
E o que fazer quando os insultos não são trocas?
17 Março, 2020 at 23:10
Também pode ignorar Álvaro.
18 Março, 2020 at 2:25
Claro que sim. E sempre o fiz. O que parece que só tornou o insulto mais recorrente e mais acintoso. Até que achei que outra forma de ignorar era deixar de comentar.
Até percebo que entendam não ser essa a melhor reacção, mas foi a que entendi ter de tomar para não vir a responder da mesma forma.
Porque tal como muitos já aqui postaram, acho mais insultuoso chamar-me de mentiroso, de estúpido de manipulador, de imbecil e outros epítetos do que mandarem-me para qualquer lado mais indecoroso num desabafo. E isso estava a “mexer comigo” o suficiente para me sentir menos à vontade na Tasca.
Façamos o paralelo real desta nossa realidade virtual: sem motivo directo estou numa Tasca e sou chamado repetidamente de mentiroso, manipulador, estúpido, burro, imbecil. Opto por não reagir. Mas se a provocação se repete e vai subindo de tom, só vejo uma de 3 opções: ou chamar nomes de volta (e não gosto de dar esse troco), ou partir para violência (e é absolutamente contra o meu feitio) ou pago o consumo e abandono a Tasca deixando o provocador a falar sozinho (ou a achar-se um ser superior por me “ter posto fora da tasca”, o que não me aquece nem arrefece).
De qualquer modo, defendo como a Portugueezza que a Tasca deve manter intacta a liberdade de expressão e a tolerância que fazem dela um espaço único nas redes sociais afectas a clubes. Por isso defendo que NINGUÉM deva ser excluído permanentemente desse espaço. Avisos qb … medidas de suspensão temporária … sempre agravadas se nos regressos houver reincidências.
Um abraço (virtual que qualquer outro é agora desaconselhado) e saudações leoninas
18 Março, 2020 at 8:16
O Álvaro é dos que mais gosto de ler, e muitos outros aqui sentem o mesmo.
Acho engraçado que quem o chama de mentiroso são precisamente os tais que têm medo da verdade. Isto para mim é óbvio, e só demonstra o que alguns Miguéis e rigas aqui vêm fazer.
Mas, como eu disse acima, por cada um deles a criar confusão há 3 ou 4 a metê-lós no lugar.
18 Março, 2020 at 12:37
Mas ninguém os devia “meter no lugar”, porque eles já estão no “seu” lugar.
O que devemos é não “frequentar” esse lugar.
“Metê-los no lugar” é o que contribui para a “escada de caracol de comentários que só ajudam a fugir da discussão do que realmente NOS interessa: o SPORTING.
Quando se remeterem a essa discussão sem “desvios” de insultos fáceis para provocar reacção, então SIM debate-se, porque as ideias são livres e de cada um e podem e devem ser discutidas, debatidas, rebatidas ou acrescentadas . Reagir aos “desvios” é desviarmo-nos também do Essencial.
17 Março, 2020 at 17:58
Por mim, podem vir os rigas, os jonaslb e as rutes, podem vir todos.
Não tenho problemas com opiniões contrárias, pelo contrário acho que quanto maior for a diversidade de opiniões, melhor para a Tasca. Caso contrário, isto vira um és a nossa fé ou visaõ de mercado.
Se for preciso mandar para o caralho, manda-se. Convinha não baixar o nível, mas que diabo isto é um blog, não é a uma igreja! Não há problema nenhum em ser carne ou ser peixe, prefiro que as pessoas se assumam e defendam o seu ponto de vista. Melhor assim. Saudades das caralhadas do Trolha, Tadeu e do De Fran.
17 Março, 2020 at 18:06
pessoal, agora a sério… mas alguém está a questionar a pluralidade de opiniões e a liberdade de uma valente caralhada?!?
o que está em causa, precisamente, é como se tenta matar essa pluralidade de opiniões com base no insulto baixo e no alimentar de ódios pessoais.
17 Março, 2020 at 19:51
Man, como é que equilibras o número de boas opiniões que perdeste em gajos como o Trolha, LionUp, o sir Bobby, etc, incluindo o riga, Miguel, etc, com as pessoas que não comentam por causa deles?
Dá para quantificar isso?
É que os que são banidos não têm hipótese de comentar. Já os que escolhem não comentar podem sempre mudar de ideias
17 Março, 2020 at 22:44
O Riga e o Miguel também não dão boas opiniões?
17 Março, 2020 at 22:52
“como é que equilibras o número de boas opiniões que perdeste em gajos como o Trolha, LionUp, o sir Bobby, etc, incluindo o riga, Miguel,”
18 Março, 2020 at 13:14
Jaime, comentários acima e abaixo respondem à questão.
Nem é preciso jogar nas entre linhas, basta lê-las.
18 Março, 2020 at 8:16
Lol
17 Março, 2020 at 18:16
Continuo a achar que este mundo virtual é muito estranho. Quantos dos que aqui insultam e ofendem o fariam ao vivo e a cores?
Se todos, ao virem à tasca, se comportassem como se comportam numa tasca real ou nas roulotes ou em convívio no estádio, mais de metade destas cenas não aconteceriam.
17 Março, 2020 at 18:35
podes vir buscar o teu Sumol gratuito
17 Março, 2020 at 19:47
Claro
17 Março, 2020 at 18:18
vim dar uma espreitadela e ainda não percebi bem o que se pretende com esta ag.
muitos comentarios mas ainda não percebi o sentido a não ser que não nos devemos insultar gratuitamente ( também já o fiz num ou outro caso e não devia, ponto).
já tive algumas trips com um ou outro tasqueiro mas como pessoas de bem lá acabamos por nos entender.
comentarios de sonsos que acabam por te insultar com uma escrita elegante não tolero e vai sair sempre um vai para o caralho que ta foda, se der expulsão é a vida mas quem não sente não é filho de boa gente.
meter vida pessoal, desejo de mortes e doenças seja de quem for devia dar expulsão imediata, nada de cartões amarelos e chamar puta a uma mulher não é coisa bonita que se diga.
como já referi, também já me excedi-me e tenho telhados de vidro e não vou dar um de moralista como tão bem gostamos de fazer em relação aos outros.
Viva o Sporting e o caralhinho que vos foda e qualquer coisa que vos guie.
agora tenho de ir e vejo mais logo como isto vai evoluindo.
17 Março, 2020 at 18:20
E para quem não sabe…a Juventude Leonina faz hoje 44 anos de história, a apoiar o Sporting à mais tempo que um varandas veio à vida!
17 Março, 2020 at 18:31
“há”
off topic
17 Março, 2020 at 18:28
Boas tardes, caros consócios e conadeptos (podia pôr um “m” antes do “a” de adeptos, para não parecer tão ordinário, mas se formos a ver, o pessoal aqui é maioritariamente masculino e não gosta de ser comido)!
Após esta entrada a pés juntos, permitam, que discorra sobre o assunto em apreciação.
A tasca deve ser atualmente o blogue sportinguista com maior participação. Não há dia que não venha cá. Nem que seja só para dar o “bom dia, tasca” da ordem. Assim a modos que a picar o ponto. Sinto essa obrigação, não sei explicar porquê. Esta tasca distingue-se por nela entrarem clientes da mais diversa compostura ou falta dela. Transportando a coisa para a vida real, tenho ao pé de mim cafés frequentados por pessoas “civilizadas”, que nos cumprimentam com afabilidade e um sorriso nos lábios e que depressa, mal viramos costas, nos tornam o motivo (bom ou mau) de conversa que lhes faltava para por ali continuarem a conversar. Tudo na paz do senhor, onde todos sussurram porque parece mal levantar a voz. E depois tenho uma tasca onde há muito costumo beber o cafezinho da ordem, onde se discute em voz alta e convictamente desde política a futebol, mais tudo o resto e um par de botas, onde toda a gente se mete na conversa de toda a gente sem pedir licença, e sem pedir licença a abandona com um “até logo, tenho que ir”. Ali se chama mentiroso a quem se acha que está a mentir; cagão, a quem se acha que se está a gabar do que faz, entre c*r*lh*d*s e f*d*-sses. Mas quase todos no dia seguinte ali estão como nada se tivesse passado. A discussão do dia anterior acabou no dia anterior. Todos os dias há assuntos novos para discutir e chamar nomes uns aos outros. Nessa tasca entram doutores, empresários, trolhas, e todos eles discutem como pares. É assim na tasca da Elisa. É assim na tasca do Cherba.
Posto isto, há por aqui frequentadores “civilizados” que são bem mais nefastos e contundentes do que os “trolhas” que o dono do tasco entende banir de vez em quando. Já li por aqui que os comentários diminuíram, mas que o sumo é de melhor qualidade. Passámos do sumo de uva ou de cevada ao de maracujá. Tasqueiros recentes que se congratulam com o direito de admissão e seletividade impostos. Clientes que, apesar de não gostarem do ambiente, teimam em aparecer diariamente a criticar os clientes que já cá existiam. Confesso que me entristece vê-lo, meretíssimo Cherba ceder às reclamações. Voltando às comparações, parece a direção do nosso clube a ostracizar as claques arruaceiras porque os senhores das centrais e dos camarotes não se identificam com o estilo. Mesmo que, na prática, as claques arruaceiras contribuam bem mais e genuinamente amem o clube, à sua maneira arruaceira mas verdadeira. Arruaceiros e malcriados que combinam entre eles quem irá à próxima deslocação da equipa para garantir que não lhe falte o apoio que muitos das centrais nem no próprio estádio lhe dão. Tal como no Sporting, na tasca do Cherba, de que tanto gosto, todos (quero acreditar que todos) são sportinguistas e cada um tem a sua maneira de viver, sentir e exprimir o seu amor clubístico. Se os senhores “civilizados” não gostam, têm duas hipóteses: ou deixam de cá vir ou não entram em diálogo com quem não gostam de o fazer. Agora, censura? Suspensões? Bloqueios? Não concordo, peço desculpa.
Já agora, impor regras vai retirar muita da autenticidade e diminuir a frequência da tasca. Já se nota. E mais se vai notar. É que isto é uma tasca. E uma tasca é diferente de um café. Aqui se extravazam emoções, aqui se desabafa sem cuidar se parece bem ou mal. Aqui se “lavam as almas”. Aqui se é autêntico e se diz o que se pensa. Há abusos? Há, sim senhora. Mas quem nunca os comete? De qualquer das maneiras, há sempre mais do que uma sala, posts, para discutir. Curiosamente, regra geral, são os off topics que “descambam” e todas as outras salas são respeitadas. Com poucos intervenientes, como se tornará a tasca se as pessoas se sentirem constrangidas e limitadas no que a linguagem e maneiras de ser diz respeito. Quanto a insultos, se se deixar de dar troco, deixarão de existir. Além de que não se desatou a insultar só porque sim. Todas as embirrações têm uma história por trás. Um acumular de troca de “piropos”.
Posto isto, proponho à mesa que TODA a gente bloqueada o deixe de estar e que quem abandonou por livre iniciativa volte se assim o entender.
SL a todos, foda-se!
17 Março, 2020 at 18:34
«Confesso que me entristece vê-lo, meretíssimo Cherba ceder às reclamações.»
Ana, colocaste a possibilidade de eu poder estar saturado de algumas situações?
17 Março, 2020 at 18:42
Coloquei. E não gostei da conclusão a que cheguei. É que, curiosamente ou talvez não, as pessoas que bloqueias são as que lhes saltam a tampa. Os “civilizados”, falinhas mansas, que muitas vezes acendem o fósforozinho com insultos encapotados e conseguem incendiar o ambiente continuam por cá. Por mim, que continuem. Como disse, não concordo com banições de ninguém.
17 Março, 2020 at 21:49
Também tenho esta opinião.
17 Março, 2020 at 22:14
Concordo com tigo 100%
Saudações Leoninas
17 Março, 2020 at 22:48
Os “civilizados”, falinhas mansas, que muitas vezes acendem o fósforozinho com insultos encapotados e conseguem incendiar o ambiente continuam por cá.
Nem mais nem menos.
SL
17 Março, 2020 at 19:19
FODA-SE, que cabrão de comentário, Ana.
Subscrevo!
SL
17 Março, 2020 at 20:43
Muito bem Ana!
Ganda LEOA!!!
SL
17 Março, 2020 at 18:34
Antes de dar uma vista de olha na AG, deixa-me aspergir desinfetante para o púlpito.
Só uma questão, a acta será lida na próxima AG ou há uma equipa de advogados a validar a mesma por inerência?
17 Março, 2020 at 18:36
Caros tasqueiros, ébrios e sóbrios, dirijo-me a vós na certeza de que se estiverem estristes eu também estou estriste.
17 Março, 2020 at 19:21
E já morreu mais alguém, ou não?
17 Março, 2020 at 22:58
Mesmo dando o devido enquadramento (sim o Pavel ontem embarcou em fake news), essa boquita era dispensável.
18 Março, 2020 at 10:35
Lá está.
Levas o comentário para onde queres sem sequer o entenderes.
Vai de cada um.
17 Março, 2020 at 18:37
Não gosto de cartilheiros, de agendas, de ataques pessoais e muito menos de insultos, mas na verdade, uma Tasca tem de ter sal e pimenta, caso contrário, o queijo fresco, o ovo cozido ou a bifana, não têm o mesmo sabor. Nem o pior vinagrete compõe o petisco.
O critério de desrespeito é de interpretação individual e o Cherba arrisca-se a múltiplos pedidos de expulsão, pelo que, não sendo atendidos, só vão provocar a revolta dos que se sentirem insultados. É a minha previsão em forma de alerta.
À próxima falta com gravidade, o dono da Tasca vai aplicar a pena de morte ao prevaricador. Discordo em absoluto, mas respeito, pois é a sua casa.
A minha humilde sugestão: tal como no futebol, após um vermelho direto, ao infrator é aplicada uma suspensão de vários jogos e, em caso de reincidência, agrava-se a pena que pode durar uma época desportiva inteira.
Provavelmente dará muito trabalho, mas na minha perspetiva, tudo é melhor do que a pena capital.
SL
17 Março, 2020 at 18:42
Isto “é um post em forma de AG”, como é descrito no texto, mas não é uma AG.
Isto é: os “sócios” não decidem nada. Não votam. Apenas dão opinião sobre o tema em assunto.
E porque carga de água é que eu estou a escrever isto?
Porque, pelo que li, a maioria quer que sejam levantadas todas as suspensões.
No entanto, o Cherba, quando escreve “As suspensões estão levantadas” refere-se apenas à última “fornada” de suspensos e por diversas vezes explica que não vai levantar a suspensão / expulsão de outros que mais atrás “ultrapassaram os limites”.
Estou certo ou está alguma coisa a escapar-me?
17 Março, 2020 at 18:54
certo
17 Março, 2020 at 18:54
O problema não é só insulto, é também o “chover no molhado”. Já não se discute futebol aqui, já não se discutem opções de CD’s ou mesmo o Clube; muito menos sem ter de se estar sempre a contextualizar, porque o que se passa sempre é andar a levar com martelinhos até um tipo se cansar.
Custa-me muito mais o constante rebaixamento do Sporting do que os insultos. Custa-me a perseguição entre sócios e acho que já não se vive na tasca aquele fervor Clubista que nos uniu.
17 Março, 2020 at 19:00
Interpelação à mesa:
Quem é (era) a Marta?
O Comando C foi de quando a quando?
17 Março, 2020 at 19:19
Epá, deve ter demorado para aí um minuto.
Pronto, um dia ou dois.
17 Março, 2020 at 19:04
Fazendo um apanhado:
O problema são as falinhas mansas, e não as caralhadas.
Não devia haver cartilheiros.
Agora, questão à comissão de acompanhamento dos trabalhos.
O que é um cartilheiro?
Se quem não gosta de carvalhadas pode passar à frente, porque tal filosofia não se pode aplicar às sonsices?
Passo a palavra à mesa na figura do senhor secretário geral.
17 Março, 2020 at 19:12
Uma adenda: sao as falinhas mansas que provocam as caralhadas e falinhas mansas nao podem ficar em claro.
proponho desde ja’ a expulsao sem retorno do Max!
lollol
17 Março, 2020 at 20:03
Mas lá está. Ninguém disse que não se pode passar à frente. Eu cá acho que não de deve deixar passar em branco e isso é positivo. Todos aprendem, nem que seja o que querem aprender.
Acho que o argumento principal, e aquilo onde há mais concordância (#uniãocaralho!) é precisamente a injustiça deste tipo de medidas.
Tudo somado, é melhor deixar a sociedade auto-regular-se, com uma dose de sal, limão e tequila ingerida por todos os intervenientes.
Esta pago eu, Nuno
17 Março, 2020 at 19:21
Estou hoje de quarentena obrigatória sob pena de multa se sair sem o papelinho. Há medo no ar, o papel higiénico vale mais que o Champagne e ainda vamos no primeiro dia.
Dei por ela que me esqueci de comprar sacos de lixo, e já me caiu meia careca a pensar nisso e noutras coisas de que me poderei ter esquecido.
Isto para dizer que nestas alturas, eu quero é vir a esta Tasca e poder ler as bacoradas de TODOS os tasqueiros. Precisamos de inclusão mais do que nunca. Agora como sempre, quando vejo alguns nicks de que não gosto, passo à frente, ou se me dá na gana, mando-os pó caralho. E eles a mim. E sabem que mais? Ainda não me caiu nada.
Sinceramente isto parece-me tudo uma tanga quando comparado com o facto de que não voltarei a abraçar a minha filha nos próximos 3 meses. Por isso as ameaças de merda do riga, as falácias do miguel, as trincas do LionUp ou as chacotas do Sir…
Não me fodam. Somos todos do Sporting e somos todos virtuais. Vamos falar livremente e depois cada atitude colar-se-á para o bem ou para o mal a cada um, e cada um terá de viver com isso.
Estou preso, e só me dá para amar mais loucamente do qie nunca esta coisa que tomamos por garantida e que não valorizamos o suficiente: a Liberdade.
Soltem a voz, soltem o Sportinguismo, soltem a Tasca.
Sempre e para sempre.
É a minha posição.
Fiquem bem e coragem para todos os Leões, porque para o que vem aí, é tempo deles.
17 Março, 2020 at 20:50
Epá, fdx, as melhores e que tudo corra bem, força leão.
18 Março, 2020 at 9:15
Obrigado Malcolm. Não estou infectado (na verdade ninguém sabe mas não tenho sintomas), vivo em França…
Aqui é clausura obrigatória para todos.
Controlo policial e restrições. Entendo a medida, mas dá-me cabo do moral.
17 Março, 2020 at 19:42
O Sporting está doente. E a Tasca, porque é um bocado da essência do Sporting, não pode andar bem, por estes dias. Sofrem ambos do mesmo: toda a gente quer excluir alguem.
Excluir o tipo que provou que era possível, uns.
Excluir o tipo que não percebe o que lê, ouve e vê, outros.
Excluir o tipo que quer servir a vingança do Campo Grande Football Clube, muitos.
Excluir o tipo que quer fazer umas massas, com a venda da SAD, quase todos.
Se queremos curar o Sporting, temos que lhe ministrar doses industriais de inclusão. Tolerância e humildade ajudam, ao Sporting e à Tasca.
Humildade na acepção de recusa do orgulho estéril.
Tolerância no sentido de ver as nossas convicções cotejadas contra outras, antagónicas, e responder racionalmente ao desafio.
Quem é que se interessa pela sobrevivência do Sporting?
17 Março, 2020 at 19:46
Boas a todos os tasqueiros.
Peço a palavra ao gerente do tasco :
Caros sportinguistas em cima desta mesa vos falo que á pala de AG como estas é que estamos na merda que estamos.
Devemos unir o Sporting disse o presidente fivelas e o que fez foi dividir como estamos a fazer agora pro caralho.
Já várias vezes achei que a gerência do tasco tinha e tem uma paciência de jo mas se fosse fácil não era para ele.
O insulto quando não atinge terceiros ou famílias para mim é cu mas sem pelo.
Acompanho a tasca desde o cacifo cá venho todos os dias beber umas médias e ler sobre o nosso amor.
Chegando aqui o que se passa na minha modesta opinião é que tivemos um presidente bc que despertou o leão , tentou lutar contra tudo e todos para bem do Sporting e chamava os bois pelos nomes. Muita gente ficou com raiva e ódio desse Sporting e o pior é que há ainda sportinguistas assim com raiva desse leão.
Exemplos : esta semana falou se do corona mas não do jogador do Porto, o Chico faria começou a provocar e a desconversar um assunto tão sério como esse.
Cherba até prova do contrário somos todos Sporting mas aqui muitos cartilheiros e muita dor de corno e eu sei porque já tive.
Para terminar quero agradecer aos 71 que agora já não existem porque sem eles não havia a merda que estamos agora, talvez melhores agora com treinadores de 10M e sem escumalha.
Esta rodada pago eu , gerência põe na conta que pago no final do mês.
SS JL
17 Março, 2020 at 19:48
E saúde que é o que precisamos agora
17 Março, 2020 at 20:02
O que me custa mais é elaborar uma opinião mais ou menos trabalhosa, mais ou menos fundamentada, é a minha opinião manifestada em boa fé e em resposta levar com “és mentiroso” “és desonesto” “és burro” e não é por estes “elogios” que os Tasqueiros são expulsos ou suspensos, mas são estes elogios que já por um par de vezes me fizeram pensar se valeria a pena continuar.
Os insultos gratuitos do Riga (ou outro qq), são os insultos do Riga, a esses dou importância que merecem ou seja praticamente nenhuma …. os insultos gratuitos ficam com quem os profere, por vezes até dão um “colorido” à tasca, embora reconheça que em determinadas ocasiões são ultrapassados limites de bom senso.
Dito isto, sem desprimor pelos outros, faço um apelo ao LionUp para que regresse rapidamente, nos últimos tempos é dos Tasqueiros que mais prazer me dá ler e não tenho duvidas é uma mais valia da Tasca que é necessário preservar.
E se não for pedir muito, o Hadji, também.
17 Março, 2020 at 20:06
Pois, mas lá está. Por cada Miguel que diz essas alarvidades, há outros 3 ou 4 que o mandam com o caralho.
É depois preciso o resto dos leitores andarem menos preocupados em entender a argumentação sobre o assunto em si do que com as picardias.
17 Março, 2020 at 22:22
“O que me custa mais é elaborar uma opinião mais ou menos trabalhosa, mais ou menos fundamentada, é a minha opinião manifestada em boa fé e em resposta levar com “és mentiroso” “és desonesto” “és burro” e não é por estes “elogios” que os Tasqueiros são expulsos ou suspensos, mas são estes elogios que já por um par de vezes me fizeram pensar se valeria a pena continuar.(…)”
+ 1 aqui!
17 Março, 2020 at 23:21
+1
Muito mais ofensivos.
17 Março, 2020 at 23:31
É irritante sem dúvida
17 Março, 2020 at 20:09
O que eu verdadeiramente queria aqui na tasca, era um espião que estivesse dentro do clube e nos passasse informações de vez em quando, podia não contar tudo só umas dicas.
17 Março, 2020 at 20:11
😀
17 Março, 2020 at 21:56
“Insides”
17 Março, 2020 at 20:09
Não me considero um tasqueiro, já que pouco escrevo por aqui e ninguém reconhecerá o meu nick. Por isso não devo ter direito de voto, mas numa tasca todos têm o direito de bitaite, por isso, aqui vai.
Gosto de acompanhar os posts e tento ler os comentários, pois transmitem uma imagem do sentir leonino que dificilmente se recolhe noutro local.
Durante anos andei pelo forumscp, naqueles anos árduos de luta contra um regime que nos apequenava. As eleições de 2011, com as traições de Cristóvão e PCF, a que se seguiu o roubo nas urnas fizeram-me quase desistir de acompanhar o Sporting.
Não deixei de pagar cotas mas acabaram as gameboxes e as nets. Nem dei o meu nome para a convocação de AG de destituição do godinho, pois não acreditava que aquilo desse em nada.
Vieram as eleições de 2013 e o renovar da minha fé sportinguista. Acabei por encontrar este espaço, muito bem composto por um Cherba que metia aqui posts a transbordar de entusiasmo bem sportinguista, muito bem secundado por outros tasqueiros que realmente acrescentavam muito ao blog.
Muitas vezes passo algum tempo sem vir aqui e faço questão de ler antes de postar algo. O atraso na leitura e a noção de que a minha opinião já foi expressa por tantos, leva-me a raramente intervir. Não tenho tempo nem feitio para estabelecer conversações real-time. Por tudo isto, raramente escrevo algo.
Acabo por ficar conhecer bem as posições de alguns tasqueiros e a ver, de forma algo distanciada, os amores e os ódios que se estabelecem. Apesar dos meus poucos posts, já tive a honra de ser apelidado ‘acéfalo’ e acho que até teletubie cheguei a ser, ou a parecer…
Custa um bocado abrir a página e ler toneladas de agressões mútuas até chegar a qualquer coisa com substância. Mas também custa muito ter deixado de ler o Hadji, hoje muito bem aqui recordado (foi expulso ou autoexcluiu-se); o DeFran e o Saké, ambos com excelente humor, que faz falta aqui. Mesmo o Trolha, apesar do seu verniz muito estaladiço, faz falta.
A maior parte desses desaparecimentos deveu-se ao caos que se deu nos meses de Maio e Junho de 2018. Apesar de as ondas de choque continuarem, já passaram dois anos e talvez tenha chegado a altura de as repensar.
Pelo que percebo, as razões para a manutenção das exclusões antigas são muito fortes, mas eu propunha que se eliminassem mesmo todas as exclusões. O regresso desses tasqueiros seria muito bem-vindo e, com esta ausência prolongada, penso que o regresso os responsabiliza perante o que vierem a fazer e a dizer por aqui.
(Cherba, acabei por não fazer a transferência que tinha prometido para a causa da UPPA e aguardo ansiosamente a próxima causa solidária, seja ela qual for, para me redimir)
17 Março, 2020 at 20:34
Eu sinceramente não consigo entender algum do vosso raciocínio
Há pessoas de quem gostava bastante e que deixaram de comentar e não me consta que todas elas tivessem sido expulsas como o Hadji, o Ricardo Sake, o deFran (só para falar de alguns que deixaram de comentar recentemente), já nao vou aos LAS e ao Leão Algarvio etc…
E apesar de eu só comentar na Tasca, é com pena minha que vejo algumas pessoas deixaram de comentar aqui fazerem-no no Forum SCP por exemplo.
E não o fazem aqui porquê? Perderam-se essas pessoas porquê?
Sim… é muito fixe “bater” no riga, chamar joaquim à rute, ver o miguel no contorcionismo habitual a enfiar a cabeça pelo cú acima, e chamar o jonas de lampião!
Mas se para ter esses comentários muitos deles completamente inócuos e tiver que perder um Hadji que pela conversa não estava para aturar discursos de viuvas…. eu perfiro mil vezes o Hadji!
O próprio Sá que tem uma postura muito mais sóbria tem se vindo a afastar com muita pena minha! Já lhe perguntaram o porque? Eu não mas desconfio que sei o motivo.
Eu por exemplo que já mandei algumas vezes pessoas aqui para o caralho, faria-o na mesma cara a cara porque o Sporting é uma coisa que mexe muito comigo. Eu não consigo essa proeza de alguns de achar que a “vida” virtual é uma coisa completamente separada da realidade!
17 Março, 2020 at 20:45
Boas!
Gostava que aqui na tasca houvesse uma opção como no Reddit, fechava a “escadinha” que não me interessa ler.
Não sei se me fiz entender.
SL
17 Março, 2020 at 20:51
Like
17 Março, 2020 at 20:50
Bom, Ponto de Ordem à Mesa da Reunião Magna Tasqueira …
Será que estamos na fase de algo parecido com isto …
https://www.youtube.com/watch?v=LFrdqQZ8FFc