O Sou Sporting na observação e análise diária que faz da vida do Clube, deparou-se com factos indesmentíveis – embora com origem em situação de excecionalidade – factos esses não conformes com os Estatutos do Clube que, ao que sabemos, não estão suspensos, assim como a Democracia também não está.
Limitámo-nos a questionar a causa, e o eventual efeito, de tal factualidade, apontando o caminho estatutário, questionando – não impondo, solicitando ou requerendo – a consequência temporal de tal desconformidade estatutária, limitando-nos a fazer a interpretação literal da data decorrente de tal conjunto normativo, de 30 dias sobre a data da ocorrência, sabendo, contudo, que a data é inexequível, mas não o facto em si, face ao momento e no decurso dos próximos tempos, fruto do momento excecional que toda a sociedade vive.
O Sou Sporting pretenderá sempre que os sócios, enquanto ativo mais importante do Clube, usufruam do direito a serem informados, tal como está estabelecido na alínea f), do nº 1, do artigo 20º do Estatutos, que diz que os Sócios têm o direito de “solicitar por escrito aos órgãos sociais informações e esclarecimentos e apresentar sugestões úteis para o Clube”
Este direito é agora ainda mais relevante em face da situação gerada em torno do desempenho profissional e societário do seu Presidente do Conselho Diretivo, não nos parecendo que o Instagram pessoal do Presidente do Conselho Diretivo seja o meio adequado para informar todos os Sócios.
Até ao momento continua a imperar um quase total silêncio de quem tinha a obrigação – e esta obrigação não se encontra afetada pelo estado de emergência – de prestar os devidos esclarecimentos aos Sócios. O silêncio só não é total, porquanto, questionado pela Revista Visão, que hoje fez um trabalho jornalístico sério, o Senhor Presidente da MAG terá respondido que: ”analisará a questão, quando ela lhe for suscitada, no local próprio e no momento adequado”.
O Senhor PMAG Dr. Rogério Alves, reconheceu, portanto, a existência de uma “questão” o que já mostra a importância do comunicado do Sou Sporting, e como é pertinente o tema levantado.
Factualmente reconhece que existe uma “QUESTÃO”, que é pública, logo não carece de ser suscitada por ninguém, e quanto ao local e momento para a apreciar a resposta está nos Estatutos, que determinam, entre outras, ser atribuição do PMAG: “praticar todos os outros atos que sejam da sua competência nos termos legais, estatutários, regulamentares ou regimentais” – alínea c), do artigo 54º, conjugado com o disposto na alínea a), do nº 1, do artigo 43º quando ai determina que é competência da AG “alterar os estatutos do Clube e velar pelo seu cumprimento”.
Ora, a “questão” que o Senhor PMAG reconhece existir merecia resposta, em último grau, dele próprio, como PMAG atuante, presente, interessado e com dedicação ao Clube, e que já devia ter solicitado, pelos canais próprios, que o Presidente do CD informasse os Sócios da atual situação de desconformidade estatutária e legal – já agora questionamos se a SAD cumpriu o dever de informação junto da CMVM – de modo a acomodar a gestão da organização aos quadros legais em vigor.
Também na Revista Visão é-nos dada uma resposta do Conselho Diretivo, via fonte oficial, que “que a noção de estado de emergência prevista na Lei de Defesa Nacional refere-se, regra geral, a cenários de guerra” o que não é de todo verdade pois o que a Lei n.º 44/86, de 30 de Setembro REGIME DO ESTADO DE SÍTIO E DO ESTADO DE EMERGÊNCIA nos diz muito claramente é que: “Estado de emergência é declarado quando se verifiquem situações de menor gravidade, nomeadamente quando se verifiquem ou ameacem verificar-se casos de calamidade pública.”
A acrescer a isto o que a agência LUSA publicou e passamos a citar:
O ministério esclareceu que “o capitão Frederico Varandas detinha licença especial para efeitos eleitorais”, de acordo com a Lei de Defesa Nacional e que permite a um militar concorrer a eleições.
Essa licença caducou “com a entrada em vigor do decreto do Presidente da República”, que impôs o estado de emergência, pelo que é determinado “o regresso do militar à sua anterior situação”, ainda segundo o esclarecimento do ministério.
“Consequentemente, o Exército Português notificou todos os seus militares que detinham licenças com a natureza referida sobre a necessidade de se apresentarem ao serviço”. Esta informação não coincide com o que o presidente leonino afirmou, através do Instagram, na quinta-feira, onde escreveu estar disponível para voltar a “servir” Portugal enquanto vigorar o estado de emergência.
Fim de citação
Que fique claro, que é tão somente o direito à informação, com verdade, e uma leitura dos Estatutos por quem de direito, que o Sou Sporting reclama e entende ser devido, quer do ponto de vista do Clube, quer do ponto de vista da SAD, na qual aquele tem interesses relevantes.
Já quanto a eventuais consequências cabe a cada Sócio, no seu livre e democrático arbítrio assumir as que a sua consciência ditar. Para o Sou Sporting, a verdade dos factos, Pelo Sporting, será sempre o que ditará a nossa atuação.
24 Março, 2020 at 8:01
Bem escrito e desta vez sem post scriptum.
A bola esta’ do lado de RA.
SL
24 Março, 2020 at 8:10
O Movimento “reclama o direito à informação”.
Ponto 1 – Não tenho dúvidas das boas intenções e o próprio Nuno Sousa já aqui explicou os motivos.
Ponto 2 – O próprio Varandas já usa esti na imprensa desportiva como um ponto a favor, tal como as (muito estranhas e mal explicadas) agressões que acabaram por minimizar uma das manifestações.
Ponto 3 – Independentemente disto tudo, do que acho ou do que os restantes sócios achem (até porque a larga maioria quer esta corja fora daqui), quem manda é o Rogério e só se ele quiser haverá eleições antes do final do mandato. O tipo mexe-se como ninguém e em todas as áreas da sociedade.
24 Março, 2020 at 10:04
Tipo toupeira?!!!
24 Março, 2020 at 10:30
O Rogério desta vez vai ceder, não vai querer sujar as mãos com isto.
Além disso, e apesar do sque estar correr muitíssimo bem, o plano B também lhe serve os seus propósitos.
24 Março, 2020 at 16:13
Duvido.
24 Março, 2020 at 22:59
Qual plano B?
Duvido que isto não vá até ao fim do mandato.
Ele teve recentemente uma boa oportunidade de marcar eleições, isto já estava na merda e ele sabe-o. Mas literalmente ignorou os sócios.
24 Março, 2020 at 23:18
Em minha opinião, o Rogério já percebeu há muito que é impossível aguentar o Varandas por muito mais tempo, por isso terá todo o interesse em aproveitar esta situação para ter um motivo para, não com eleições mas por cooptação, trocá-lo por outro fantoche da sua confiança que terá, no mínimo, mais um ano sem grande contestação, enquanto ele vai tratando do seu único assunto em agenda, a venda da SAD aos seus amigos.
24 Março, 2020 at 8:17
Eles não saem ponto.
Democracia a funcionar.
Portanto, o mandato é para cumprir até ao fim.
Fechem portas e acabem de vez com a vergonha para aqueles que não se identificam com tudo isto.
Os demais que continuem na fachina e a bater palminhas por mais umas migalhas.
Medíocres.
24 Março, 2020 at 9:04
faxineiras / faxina
Sempre com “x”. 🙂
24 Março, 2020 at 10:40
Tem razão sim senhor.
24 Março, 2020 at 8:44
Tudo claro e simples.
O Vírus Rogério inventa já um atropelo novo aos estatutos.
Pobres faxineiras, adivinha-se mais um post rico em “sportinguistas” retornados e pára-quedistas a estrear liderados pelo General Jubas76.
Ao contrário do que é aconselhável nesta altura, lavem tudo menos as mãos faxineiros, que essas estão de tal maneira entranhadas neste poio que é o Sporting do Varandas que nem sulfatando esses membros.
24 Março, 2020 at 11:25
general?!?
general do quê?!?
Nem cabo raso quanto mais general …
24 Março, 2020 at 14:40
Ora, em terra de cego, quem tem um olho é rei.
Em gabinete de vermes, quem mais rasteja é general.
24 Março, 2020 at 16:16
Vendo por esse prisma …
24 Março, 2020 at 8:44
Acho que está aqui uma oportunidade de ouro para o RA mudar esta marioneta por outra igualmente alinhada mas mais competente, nem que seja apenas a comunicar melhor.
24 Março, 2020 at 11:37
É o plano B 😉
24 Março, 2020 at 14:41
Mesmo B? Bendito plano!
24 Março, 2020 at 17:28
😉
24 Março, 2020 at 23:01
Epá, pensei que o B fosse de Bruno. Não é Bruno, pronto… é já para matar.
As coisas que a malta das insides sabe…
24 Março, 2020 at 23:02
Eu não me candidato. Obrigado pela confiança
24 Março, 2020 at 23:31
Uma pena.
Como és Bruno, terias chances.
Anseio por sexta para te ouvir.
24 Março, 2020 at 23:33
Não seja por isso, ligo-te amanhã.
24 Março, 2020 at 23:50
Não, aguardo por sexta. No teu canal de youtube.
24 Março, 2020 at 23:59
Vou te dedicar um segmento
24 Março, 2020 at 8:58
A questão já nem é marcar eleições.
É a total falta de respeito e indiferença perante os sócios. Cabe na cabeça de alguém o Presidente do Sporting Clube Portugal e da SAD anunciar no Instagram que vai ali e ja volta?!? Como se fosse a coisa mais normal do mundo. Nem se dignaram a nomear um substituto, um comunicado oficial ao sócios, nada!
Realmente o Sporting deixou de ser dos sócios no dia em que esta gente meteu lá os pés.
24 Março, 2020 at 10:06
+1
24 Março, 2020 at 14:42
+2
24 Março, 2020 at 9:02
Eh pá. Já está, já está.
24 Março, 2020 at 17:20
Começa a ser a minha abordagem também. É deixar arder.
24 Março, 2020 at 9:44
Até um assunto simples deste conseguem enterrar e criar entropia.
Foi chamado, respondeu como era seu dever, ponto final sem confusões.
Pedia a excepção ou lá o que é, ou punha o xpto como interino (deve haver algo assim escrito, ou se um presidente adoecer tem de haver eleições?).
Sem barulho, sem ondas.
Mas outros valores se levantam. O narcisismo deste tipo é enorme, e cresce diariamente numa curva que não achata.
24 Março, 2020 at 15:06
Pois.. Mas o narcisismo deste não incomoda tanto, não é?
24 Março, 2020 at 16:00
Essa pergunta é dirigida a…
24 Março, 2020 at 9:51
Frederico Varandas já chegou ao hospital das Forças Armadas, onde será voluntário no combate à pandemia de Covid-19.
O também presidente do Sporting garantiu em exclusivo para a TVI que possui um atestado que permite as funções enquanto dirigente desportivo e militar.
Vou fazer o meu melhor pelos portugueses e por Portugal. É essa a minha missão”, disse Frederico Varandas.
24 Março, 2020 at 10:21
E ainda autarca municipal!!!
É um atestado especial que permite fazer dos outros burros.
24 Março, 2020 at 10:45
Tinha um repórter da TVI à sua espera na entrada do Hospital Militar.
A TVI diz que é no Hospital onde será voluntário.
Nem 11h são e já há geladarias inteiras a escorrer pelas testas.
24 Março, 2020 at 11:26
Fonix …
Isto é que foi uma CABALA … Coitado do meu Sporting Clube de Portugal … Minado de lãpiões …
24 Março, 2020 at 14:43
XAP, não fales em cabalas senão a Maria aparece a desmistificar todas elas. Ahahahah.
24 Março, 2020 at 23:31
E será q também terá um atestado do Sporting? É que os estatutos também exigem disponibilidade física total.
SL
24 Março, 2020 at 10:03
E a seguir vão vocês.
24 Março, 2020 at 11:06
Já fomos, já fomos. Não te esqueças que agora já está, já está.
24 Março, 2020 at 14:44
Cavalas. Não as grelhes dentro de casa que depois o cheiro fica entranhado.
24 Março, 2020 at 10:04
O giro será investigar as questões éticas, morais ou mesmo legais do chupismo que este FDP elegante, com a sua elevação, andou a mamar à conta do estado.
Carácter de croquete
24 Março, 2020 at 10:43
Venho aqui para dizer que, neste caso, a culpa está dos dois lados.
Outra vez arroz?
24 Março, 2020 at 14:45
Digo mesmo mais: criticar, apontar o dedo ao comportamento reles e desprezível deste chulo profissional e manifestar repulsa pelo que este clube se tornou, é um seguro de vida para esta direcção.
É por causa da Tasca que ele vai lá ficar até 2050!
24 Março, 2020 at 10:51
Não há detergente que lave está nódoa.
Nem Rui Pedro Brás a trabalhar non stop.
Nem o outro senhor record a torturar a verdade até à distorção.
Desde o primeiro dia se percebeu que o dr. Varandas não queria contar a verdade.
Transformou uma licença caducada num acto de altruísmo.
Omitiu que estava a violar a lei ao acumular funções.
O ministério da defesa acabou por desmenti-lo.
Apanhado, insiste na mentira não percebendo que o efeito agora é o contrário. só a família ainda acredita que o menino Frederico se ofereceu para a guerra.
E sabemos agora que pediu outra licença para acumular funções.
Pelo meio nem um comunicado oficial aos sócios a explicar como estava a ser gerido o Sporting.
Este padrão mostra bem com quem estamos a lidar.
Alguém que diz o que for preciso. Sem corar de vergonha. Com a ajuda da imprensa e televisões que depois pedem ajudas ao estado por causa da crise e pedem aos leitores para comprar jornais. Quando não mostram respeito nenhum pelos leitores.
Este tipo é um miúdo imaturo a brincar com duas instituições centenárias: o Sporting e o exército português.
E nenhuma parece ter vontade de lhe dizer: Basta.
Precisava.
SL
24 Março, 2020 at 10:58
pode me tirar uma duvida?
a tal licença caducou quando o estado de emergencia foi decretado ou quando entrou em vigor?
24 Março, 2020 at 11:01
Decretado.
24 Março, 2020 at 11:04
É pela “declaração” que caduca a licença (alínea c), n.º 6, do artigo 33.º da lei de Defesa Nacional).
“6 – A licença especial caduca, determinando o regresso do militar à situação anterior:
a) (…)
b) (…)
c) Com a declaração de guerra, do estado de sítio e do estado de emergência.”
24 Março, 2020 at 11:11
É mesmo isto.
Com a declaração de estado de emergência.
24 Março, 2020 at 11:08
tks
24 Março, 2020 at 11:03
Depois de Alcochete e da herança pesada, a próxima cartilha será o covid 19.
De fininho, já estão a preparar o terreno. De calamidade em calamidade, eles lá vão conseguir chegar a 2022, com o Clube completamente em cacos.
Pior. Atrevo-me a dizer que ainda podem ser reeleitos.
24 Março, 2020 at 11:28
Epa, nem te “atrevas” …
24 Março, 2020 at 14:50
Que cheguem a 2050! Apartir da próxima época para mim acabaram as cotas.
Continuar a pagar é contribuir e anuir para este circo de falta de noção, vergonha e total desprezo pelos sócios e adeptos.
Chegará o dia que o execrável sairá e aí não terei problemas em estourar um subsídio a regularizá-las como forma de festejo.
24 Março, 2020 at 15:09
Não precisam de ser reeleitos, Val.
Basta controlarem de que quadrante é que aparecem os candidatos.
Já o fizeram uma vez e podem perfeitamente voltar a fazê-lo.
Podem perpeturar a corrente actual ad-eternum.
24 Março, 2020 at 15:10
*perpetuar
24 Março, 2020 at 12:14
Não basta o senhor Varandas afirmar para ser verdade.
O que é esse “atestado um atestado que permite as funções enquanto dirigente desportivo e militar” ? Emitido por quem? com o parecer de que?
Porque a acumulação de funções é analisada não apenas ao abrigo da Lei de Defesa Nacional, mas também sob a óptica do Estatuto do Funcionalismo Público.
O senhor deveria ser obrigado mostrar tal “atestado” e a data em que foi emitido. Para ser algo de efectivo, teria de ter sido emitido após a declaração do Estado de Emergência. E ter o aval do Ministério das Finanças.
Coloco grandes dúvidas na existência desse documento e basta ler o teor das declarações do Ministério da Defesa para perceber que a Instituição não ficou nada confortável com as declarações do Capitão no Instagram e com a propaganda delas feita pela escabrosa pasquinada gebbeliana.
24 Março, 2020 at 12:22
É possível que seja mais uma mentira
24 Março, 2020 at 15:04
E já todos sabemos que no caso do Capitão Voluntário à força quando essa possibilidade se levanta, ele raramente deixa créditos por mãos alheias.
24 Março, 2020 at 19:44
https://www.publico.pt/2006/06/05/jornal/forca-aerea-pede-mais-dinheiro–e-mudancas-de-regras-na-tap-82585
caso muito antigo entre militares, a Lei mudou mas talvez nao tenha mudado o sufuciente.
Os advogados melhor remunerados sao os que melhor conhecem as lacunas da Lei, aqueles que fazem com que actos que nos parecem a todos moralmente ilegitimos se tornem legitimos.
E Varandas ja demonstrou que alem de ser “habilidoso” nestes esquemas esta’ bem rodeado no que concerne ‘a “exaltacao do lider”.
SL
24 Março, 2020 at 16:32
caro Visto da Central, não sei se pediu outra licença para acumular funções.
Essa história está muito mal contada.
O capitão Varandas afirma que tem um “atestado” que o autoriza a acumular as funções de Presidente do Sporting com as funções do Exército.
Ficou por esclarecer:
– quem passou esse “atestado”?
– quando foi passado esse “atestado”? antes da declaração do Estado Emergência? ou depois desse momento?
– esse “atestado” valida ou atesta o quê? a acumulação de funções ? ou também a acumulação de vencimentos?
E perante estas questões podemos, com legitimidade, pensar que a existência de um tal atestado não passará de mais um embuste do cidadão Frederico Varandas. Isto porque:
1) não me parece que o CEME ou o Min. da Def. tenham validado um tal “atestado”, muito menos, após ter lido as últimas declarações PÚBLICAS do Ministério da Defesa sobre este “caso”;
2) se o “atestado” existe desde que o Dr Frederico Varandas é Presidente do SportingCP e da Sporting SAD, e se foi emitido por QUALQUER Instituição Militar, quer parecer que configuraria uma exorbitação de poderes, uma vez que o cidadão Varandas estava de Licença Especial para capacitação eleitoral e exercício de cargo eleito e qualquer outra “capacitação” por parte das FA ao mesmo cidadão seria por issp ela própria cumulativa e extemporânea (aliás nem acredito que, na situação em que se encontrava o cidadão FV – com presença em 2 sessões da A.F. Odivelas em 5 anos – o mesmo fosse pedir qualquer atestado ao CEME ou ao MinDef e arriscar levantar a onda sobre a sua Licença Especial – essa efectiva e não ficcional)
3) de qualquer modo, se tal atestado foi solicitado antes da declaração do Estado de emergência, qual a sua validade agora? não está obrigado a prestar serviço militar efectivo? Esse serviço militar não pode obrigar ao seu confinamento em quartel ou Hospital Militar ou à sua comissão em outra localidade do território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira? se caducou a Licença especial de “deputado autárquico”, não caducaria também um tal atestado?
4) a hipótese de o “atestado” ter sido obtido após a declaração do Estado de Emergência, ainda mais inverosímil é a sua existência (ou a sua validade): como é que, tendo se apresentado na 2ª Fª, obteve do CEME ou do Min. Def. um tal “atestado” na 3ª Fª que Capitão Varandas volto à efectividade de serviço por aplicação da Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas, Artº33º, ponto 6? E logo numa altura em que foram suspensos os actos administrativos não essenciais?
5) finalmente, como o cidadão Varandas já provou ser hábil a iludir a Lei e a obliterar a Ética da Causa Pública, admitindo a existência de um sucedâneo de “atestado”, como pode ele atestar o direito a acumulação de vencimentos e rendimentos? E não falo apenas do Sporting. Falo também dos rendimentos da sua Clínica privada, que, tanto quanto sei, a partir do momento em que recebe um rendimento do Estado, o obriga a regime de exclusividade [só isentado por Licença Especial – conforme, não só a Lei acima citada mas também o Estatuto da Função Pública e respectivo regime de incompatibilidades (o qual vincula, nesta matéria, os militares)].
Por tudo isto, acredito que este seja mais um embuste de meia inverdade do cidadão Frederico Varandas.
24 Março, 2020 at 10:54
“Transformou uma licença caducada num acto de altruísmo”
Basicamente, é isto.
24 Março, 2020 at 11:28
Um ‘visionário’ …
24 Março, 2020 at 12:47
Milagres varandinos.
São rosas, sinhores.
24 Março, 2020 at 11:03
Os estatutos estão de quarentena.
O dr.ralves deu um palpite e já tá.
24 Março, 2020 at 11:28
Parece que o dr.ralves disse que … “há uma questão …” …
24 Março, 2020 at 14:52
Deve ser a questão de aumentar o gago caso não possa mais acumular cargos.
Limousine, tira-gabardines, hotel 5 estrelas e duas mansões a perfazer mais de milhão e meio de euros não se mantém a subsídios.
24 Março, 2020 at 16:18
Pois …
É um fartar vilanagem …
24 Março, 2020 at 11:04
Putos,
O gajo esbanjou 10 milhões de euros do clube num treinador lampião com 10 jogos como balão de oxigénio para se manter no poleiro!
Mentir acerca do voluntariado da sua requisição e ainda pedir outra licença para se manter no poleiro?
LOL… Peaners.
24 Março, 2020 at 11:20
O julgamento moral sobre o modo como o FV agiu é com cada um. No mínimo, como alguém disse, excusava de fazer propaganda por fazer o seu dever…
Mas qual é a situação de incompatibilidade que tantos têm referido, sem nunca citar o artigo 39 dos estatutos do clube, onde as incompatibilidades estão previstas?
24 Março, 2020 at 11:43
Há uma incompatibilidade na lei, que se sobrepõe aos estatutos do clube.
Mas tu sabes isso.
24 Março, 2020 at 13:29
As incompatibilidades do cargo se Presidente do Sporting são definidas nos estatutos do sporting, não na mei dedefesa nacional. Se viplou esta, o cidadão/militar FV terá de arcar com as consequências…
Se forem outros a dizê-lo, como mais abaixo, se calhar acreditas…e sim, o meu pensamento é independente, para horror do/da Portugueezza…tento pensar , já experimentaste? Verás que não é mau…
24 Março, 2020 at 16:40
“As incompatibilidades do cargo se Presidente do Sporting são definidas nos estatutos do sporting, não na mei dedefesa nacional. Se viplou esta, o cidadão/militar FV terá de arcar com as consequências…”
Caro HY, claro que terá de arcar com as consequências e uma das consequências poderá (e provavelmente deverá) ser o Estado através do CEMFA, do CEME ou do Ministério das Finanças declarar a incompatibilidade da acumulação de funções e de vencimentos e/ou rendimentos.
O que o colocaria sob o incumprimento Estatutário do Clube.
Eu como cidadão não deixarei de manifestar a minha indignação nos canais próprios se o Estado Português permitir essa acumulação, pagando com os NOSSOS IMPOSTOS um vencimento que deveria ser EXCLUSIVO (nem falo das funções e da indignação da existência de um autarca que não representa o povo que o elegeu, mas apenas porque essa deveria ser uma indignação primeira dos munícipes de Odivelas e dos militantes do PSD).
24 Março, 2020 at 17:32
É isso “vou experimentar pensar”
(Eu avisei que era uma questão de tempo até ires para o campo pessoal).
Lê com atenção o que escreveu o senhor Álvaro, já aqui, ou que outros tasqueiros já explicaram também.
E da próxima vez evita as bocas foleiras, se não for pedir muito.
24 Março, 2020 at 18:39
O pensar era dirigido à/ao portugueezza, que considerava o meu pensamento não independente…
24 Março, 2020 at 18:41
Quando tu escreves que eu estou de má-fé, que o meu comentário é sub-reptício porque tem uma intençõ, suponho que serão bocas não foleiras? Mas, como já disse, era dirigido ao/à portugueezza, que mencionei no comentário.
24 Março, 2020 at 18:44
como pelos vistos não conheces a peça
– se for ele a fazer comentarios com provocaçoes e ofensas não se passa nada
– se alguem lhe responder a essas provocaçoes e ofensas , já aparece a chorar que o estão a provocar e ofender
e isto aplica-se a ele e aos amiguinhos dele
24 Março, 2020 at 18:49
Calma senhor riga,
Quando a conversa resvalar para o boeiro do “só quero que o Sporting perca para este presidente ir embora o mais rápido possível” aí podemos pedir a tua opinião.
Até lá podes continuar a regurgitar comentários do camarote que tu regurgitas bem.
24 Março, 2020 at 18:53
regurgitar regurgitas tu idiota de merda
e sim continuas a ser um aldrabao, mentiroso do caralho como sempre foste
24 Março, 2020 at 19:05
Olha aí a etiqueta, seu bruto.
Experimenta dar a tua opinião, em vez de ser a caixa de ressonância de uma franja de adeptos putrefacta. Pode ser que passes a ser mais respeitado.
Até lá, e se não for pedir muito, se for para debitar estes pivias de comentários, não te pendures nos meus.
24 Março, 2020 at 19:07
eu dou sempre a minha opiniao seu atrasado de merda
nao sou um cartilheiro idiota avençado como tu e os teus amigos
24 Março, 2020 at 19:27
Tem calma com os insultos, é que eu posso ser banido por isso.
24 Março, 2020 at 19:49
bem vistas as coisas nao fazias aqui falta nenhuma, nem tu nem os teus amigos provocadores
24 Março, 2020 at 20:13
Bem vistas as coisas fazia falta era um sportinguista como tu, a desejar derrotas do Sporting.
É, fazes mesmo falta 😉
24 Março, 2020 at 20:19
faço mais falta e sou mais Sportinguista do mentirosos aldraboes como tu alguma vez farão falta e hão-de ser sportinguistas
24 Março, 2020 at 18:51
O camarada é pouco versado na arte da escadaria, veja lá bem a sua resposta ao meu comentário.
Mas siga, estamos de acordo que varandas cometeu, ou está a cometer, uma ilegalidade.
Facto irrefutável.
24 Março, 2020 at 20:54
De facto sou, é grave?
Admitindo que está a cometer uma ilegalidade. Não é qualquer ilegalidade que configura uma incompatibilidade. Vê mais abaixo, há mais quem compreenda a situação, mesmo não pertencendo à minha “cartilha”…
24 Março, 2020 at 11:51
A incompatibilidade está na exclusividade que a profissão militar exige, salvo autorização do ramo.
24 Março, 2020 at 11:58
Mas, e é um grande mas, mas se ele realmente tiver esse atestado ou essa licença, esta questão acaba certo?
24 Março, 2020 at 12:47
Não conheço bem os Estatutos do Sporting que me permita dizer com certeza, mas penso que sim.
Nesta fase da emergência, duvido que lhe seja concedida.
Mas desconheço as “cunhas” que Varandas tenha (e já provou que tem muitas).
24 Março, 2020 at 12:52
Não creio brunovl.
O que acho é que poderá levantar um berbicacho para o Ministério da Defesa e para o Chefe de Estado Maior do Exército, pois será difícil justificar uma autorização para o cúmulo de vencimentos para não falar de funções.
É aliás muito duvidoso que tenha sido passado um “atestado” AGORA a obtenção de um “atestado que permite as funções enquanto dirigente desportivo e militar.” é algo que nem deve existir. ou que terá uma validade nula. O que a Lei de Defesa Nacional explicita é a emissão de Licenças Especiais (emitida pelo Chefe de Estado Maior respectivo) ou uma declaração de excepção de incompatibilidade de funções e de remunerações que não pode ser apenas emitida pela entidade militar, pois necessita da concordância do Ministério das Finanças e da Autoridade Tributária.
Julgo que isso seja algo MATERIALMENTE IMPOSSÍVEL DE TER SIDO OBTIDO NESTE LAPSO DE TEMPO pelo que, a possuir algum documento, não tem nada que ver com a sua muito dúbia situação actual.
Deve ainda ser frisado que essa situação de muito dúbia legalidade já ocorreu entre 2007 e 2013 e que deveria ser devidamente averiguada pela instituição militar e pelo Ministério das Finanças. Mesmo a situação em que não esteve a receber pelo Exército (de Agosto 2013 até ao dia em que se apresentou após a declaração do Estado de Emergência) deveria ser investigada pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério Público (porque aí envolve, no mínimo, a conivência do Executivo da Junta de Freguesia de Odivelas e da Comissão Nacional, da Distrital de Lisboa e da Concelhia de Odivelas do PSD) . Após tudo (as suas ausências na Ass. Freg. há mais de 2 anos e o facto de em 7 anos apenas ter assistido a 2 sessões) ter sido tornado público, há largos meses, também teria justificado uma pronta acção do CEME e a ausência dessa acção deveria ter suscitado reacção do DEMFA e do Comandante Supremo, o Presidente da República.
Mas isso seria num Estado de Direito.
24 Março, 2020 at 13:02
Se o problema estiver no acumular de vencimentos, seria possível ele abdicar, por ex, do vencimento de militar, mesmo que mantendo funções?
24 Março, 2020 at 13:55
Boas perguntas para passarmos à fase seguinte da questão:
Que remuneração manterá o alegado voluntário Dr. Varandas:
Os cerca que 3 mil euros estabelecidos pela tabela remuneratoria das forças armadas para o posto de capitão?
Ou os cerca de 15 mil euros como presidente da SAD do Sporting?
Como foi o próprio que nos quis vender o seu altruísmo agora queremos ver quanto nos custa.
SL
24 Março, 2020 at 15:34
Sendo autorizada a acumulação de cargos, poderá optar pela remuneração que mais o favoreça.
É o que diz a lei.
P.S.: Esses 3.000 euros estão um bocado puxados. O escalão mais alto de Capitão (contando com Remuneração Base + Subsidio de Condição Militar) ronda os 2.500 euros BRUTOS (não chega aos 2.000 euros limpos).
24 Março, 2020 at 15:47
Caro Jaime,
Antes de se escrever consultei a tabela remuneratoria. E aos 2500 brutos podem sempre ser acrescentados subsídios que desconhecemos. Daí ter optado pela expressão “cerca de 3000”
Mas, está absolutamente correcto. No nível mais alto chega aos 2592,81 €. Brutos.
Também conheço o artigo 146 do estatuto dos militares das forças armadas que permite optar pela remuneração mais favorável.
Digamos que as perguntas retóricas tinham como destinatários os que estão menos familiarizados com a questão. Não é, nitidamente o caso do meu caro amigo. : )
Mas, a minha curiosidade mantém-se.
Quanto custa o alegado voluntariado do dr. varandas?
24 Março, 2020 at 16:50
Não pode abdicar do vencimento de militar! A recusa de receber o “pré” é considerado desobediência. O exercício de funções militares OBRIGA à sua remuneração (já era assim, ainda mais agora, que TODAS as Forças Armadas são profissionais, pois deixou de haver serviço militar obrigatório). Até a Reforma, os ex militares de carreira são obrigados a receber (que hoje é uma questão que não se coloca pois já não têm de se deslocar a Departamentos militares para a receber, sendo ela transferida por débito/crébito bancário).
24 Março, 2020 at 17:38
Obrigado
24 Março, 2020 at 17:40
Não é bem assim.
Está previsto no Estatuto dos Militares de Forças Armadas.
1 – Os pedidos de militares para desempenho de cargos e exercício de funções fora da estrutura orgânica das Forças Armadas são decididos pelo membro do Governo responsável pela área da defesa nacional, sob proposta do CEM do respetivo ramo.
2 – Os pedidos referidos no número anterior são acompanhados dos correspondentes descritivos dos cargos e funções e, quando o cargo ou função seja fora da estrutura orgânica e da tutela da defesa nacional, do compromisso da assunção da correspondente remuneração.
3 – O militar fora da estrutura orgânica das Forças Armadas tem direito a optar pela remuneração que lhe seja mais favorável.
Continuo à espera de saber quanto custará o alegado voluntariado do dr. varandas.
24 Março, 2020 at 18:08
Tenho ideia que isso é para exercício de funções não cumulativas com a militares. Mas caso seja, só vem reforçar a minha dúvida sobre a existência ou validade do tal “atestado” que o capitão diz ter em seu poder:
– teria de fazer requerimento na sua Unidade, dirigido ao CEME (com todos os quesitos explicitados) e este avaliaria e apresentaria proposta ao Ministro da Defesa que aprovaria ou não.
– teria de ir a despacho do Chefe de Unidade que endossaria (com a respectiva nota de despacho) ao CEME;
– teria de ir a despacho ao CEME, que avaliaria e daria nota de despacho que se fosse positiva, endossaria ao Ministro da Defesa, caso fosse negativa devolveria ao Chefe de Unidade do requerente para o notificar da decisão.
– se fosse endossada ao Ministro da Defesa o mesmo avaliaria os argumentos do CEME e: se não concordasse, devolveria o requerimento com nota de despacho de indeferimento; se concordasse, aporia carimbo de deferimento e enviaria para os seus serviços administrativos a fim de emitirem a requerida Licença e enviarem para o CEME, que por sua vez enviaria para o Comandante de Unidade, que por sua vez entregaria ao capitão a declaração e cópia do requerimento com todas as notas de despacho.
Não é processo que possa ter sido feito em 2 dias e, se foi feito anteriormente ao Estado de Emergência, que validade terá agora?
24 Março, 2020 at 18:09
erratas em vez de “mas caso seja” deveria ler-se “mas caso não seja assim”
24 Março, 2020 at 18:14
As suas questões são as que qualquer jornalista com 2 dedos de testa estaria a fazer ao MDD e ao CEME.
Em vez de escreverem histórias de soldadinhos de chumbo para totós.
E essas questões podem ter implicações gravíssimas. Não para o Sporting. Ou só para o Sporting. Mas, para os organismos do Estado envolvidos.
É por aqui.
Não é a perder tempo a discutir futilidades.
A dimensão moral do nobre capitão doutor vai começa a ficar cada vez mais clara.
Continue a questionar caro ADA.
SL
24 Março, 2020 at 12:20
O tal pensamento independente
24 Março, 2020 at 12:32
Acho que é por, enquanto militar no activo (em cumprimento), não poder ter outros cargos. Teria que ser as FA a darem algum tipo de regime de excepção.
Não faço a mínima se algo está contemplado neste Estado de Emergência
24 Março, 2020 at 11:22
Sanatório Leonino
Marcelo Rebelo de Sousa: “Nesta guerra ninguém mente nem vai mentir”
24 Março, 2020 at 12:44
Varandas, um Elefante na loja de porcelana.
24 Março, 2020 at 14:53
🙂
24 Março, 2020 at 13:31
o senhor vexado a dizer “Honi soit qui mal y pense” dentro do armário… oh, the irony
24 Março, 2020 at 11:27
Não há nenhuma incompatibilidade estatutaria.
Havia uma violação da lei de Defesa Nacional com a acumulação de funções.
Se foi solicitada e concedida essa licença para acumular funções deixa de haver violação da lei.
Nunca, na minha opinião, houve violação dos estatutos.
E alertei para isso em devido tempo.
Agora, a actuação do Dr. Varandas começa a formar um padrão.
E esse é muito pouco compatível. Com os Estatutos do SCP. E com o estatuto de um cidadão honesto.
SL
24 Março, 2020 at 12:45
Varandas, o mentiroso compulsivo.
24 Março, 2020 at 13:24
É isso que eu penso, não há incompatibilidade…
E se houvesse, se entendesse que haveria numa interpretaçõ muit oesticada dos estatutos, cessaria no momento em que cessasse a decmaração do estado de emergência…logo, a razão de convocar eleições cessaria também…
Já as consequências do ponto de vista da possível violação da lei de defesa nacional não dizem respeito ao Sporting, mas ao militar FV…
Quanto ao oportunismo de se armar em herói em vez de se limitar a cumprir o seu dever, estamos conversados.
24 Março, 2020 at 13:42
Tão simples. É exactamente isso. Ando afirmá-lo há 4 dias.
Agora passemos à fase seguinte.
Assumindo como certo que foi ou será concedida licença de acumulação de funções qual das remunerações mantém o dr. Varandas?
Capitão do exército? Presidente da SAD do Sporting? Os dois? Nenhum?
Estas sãos as perguntas certas. Ninguém as faria se o Dr. Varandas não tivesse optado pela ilusão em vez da verdade.
Agora, queremos saber.
Comecem por consultar o artigo 146 do Estatuto dos Militares das Forças Armadas. É um bom começo de conversa.
SL
24 Março, 2020 at 14:04
Essas são perguntas pertinentes… e saber como tudo se processa nos entretantos…
24 Março, 2020 at 13:48
Isto
24 Março, 2020 at 16:58
Visto da Central, se foi concedida uma tal Licença após a Declaração do estado de Emergência, convenhamos que terá sido em tempo record (o capitão apresentou-se ao serviço na 2ª feira e recebeu o que ele chama um atestado na 3ª feira). Seria importante esclarecer que entidade emitiu esse “atestado” e o que ele abrange. Porque a Licença especial é concedida pelo CEME ou pelo MD. Teria de ser feito um requerimento que seguiria a cadeia de comando nos dois sentidos (ascendente e descendente). Nem mesmo com muitas cunhas (como se diz no exército) tal feito seria viável. Para mais numa altura em que não se despacha sobre assuntos administrativos não essenciais.
Acho que muito ainda vai correr sobre esse atestado.
Esperemos que não seja o Ministério da Defesa a vir de novo à liça desmentir o capitão.
24 Março, 2020 at 17:44
São todas perguntas muito pertinentes.
Também estou curioso.
A partir do momento em que o Dr. Varandas quis fazer deste assunto tema de propaganda legitimou todas as perguntas para esclarecer muito, muito bem está questão.
SL
24 Março, 2020 at 11:27
O que mais me espanta é que ainda há quem perca tempo com esta treta da destituição………. Estes sao aqueles que amam e vivem paara o Sporting mas q infelizmente ainda nao cairam na realidade……….. É deixa. Los continuarem a fazer o q mais gostam…… Mas volto a dizer…… Esta corja vai la ficar ate ao fim ate sugar o ultimo euro e quiçá ate ao fecho.
Aos sportinguistas tentem comecar a gastar as vossas energias em vcs e nas vossas famílias…… O Sporting morreu no dia que elegeram estes macones!!!!!
24 Março, 2020 at 14:54
Já estive mais longe de compreender isso.
24 Março, 2020 at 11:38
A TVI é capaz de colocar um repórter à porta do Hospital Militar para recolher um depoimento combinado com o Dr. Varandas.
Colocar físicamente um repórter na rua. Sublinho.
Mas, não é capaz de questionar o Dr. Rogério por teleconferencia para lhe perguntar quem está a gerir o Sporting desde que caducou a licença especial do Dr. Varandas que o obrigou a regressar ao exército.
Os critérios editoriais são muito reveladores. Revelam aquilo a que a TVI atribui importância.
24 Março, 2020 at 12:49
Tsf reporta…. Varandas apresentou-se fardado.
E a braguilha? Estava fechada?
24 Março, 2020 at 17:00
Mas há algum militar que se apresente ao serviço numa unidade militar sem ser fardado?
24 Março, 2020 at 17:45
O dr. varandas estava fardado. Mal.
Mas estava.
24 Março, 2020 at 17:53
🙂
No meu tempo de militar era assim. Recordo uma situação em que no FDS o 2º comandante, um Ten.Coronel (mau como as cobras) foi barrado na porta de armas por não estar fardado. Era habitual ele entrar sem estar fardado ao FDS.
Na semana seguinte, o praça teve direito a um louvor do Comandante e a uns dias extra de licença, pela diligencia mostrada.
24 Março, 2020 at 18:19
e no meu tempo de militar era obrigado a apresentar-me na altura e sítio certo para receber o “pré”.
Parece que agora não é obrigatório.
O meu bisavô, já após reformado de oficial da Marinha, tinha de apresentar-se mensalmente no arsenal do Alfeite para receber a sua reforma e, porque era almirante, esta tinha de ser entregue pelo CEMM, na altura o almirante Henrique Tenreiro. Como o CEMM respondeu à continência do meu bisavô com a saudação nazi, este voltou a saudar com a continência deu meia volta e saíu sem receber a Reforma. Foi chamado ao CEMFA para explicar o sucedido e quando afirmou que só respondia à saudação militar e não a saudações políticas o CEMFA deu-lhe razão e, para evitar conflito com um dos homens fortes do regime, designou outro almirante para efectuar os pagamentos.
24 Março, 2020 at 18:32
Caro ADA,
A sua história é deliciosa.
Obrigado por partilhar.
Percebe-se, no entanto, que essa sua percepção de ser obrigatório receber o prè fundamenta-se numa experiência pré- democracia ( peço desculpa pelo trocadilho).
Hoje já não se chama pré. E os capitães do exército que são obrigados a cumprir o dever anunciam nos jornais que se ofereceram para cumprir a lei.
O seu Bisavô teria certamente muito para dizer ao Capitão Doutor Varandas.
SL
24 Março, 2020 at 23:10
No meu tempo de militar… epá, nunca fui militar.
Mas sei fazer a cama.
24 Março, 2020 at 11:48
Gostava de saber em que sociedade/ grupo económico que gere um orçamento como o do Sporting, seria aceitável que o CEO abandonasse (voluntária ou compulsiva, para este caso é-me indiferente) para ‘ajudar’ no combate ao vírus, num período crítico para os interesses da própria sociedade/ grupo económico.
Falam em cultura de exigência e em gestão empresarial e profissional e depois tudo é tratado como se fosse um biscate. Esta gente não respeita a grandeza do Sporting.
24 Março, 2020 at 12:11
um vereador da camara do porto(manuel pizarro) tamebm voltou ao hospital são joão como medico e participou na reuniao da camara por video conferencia
24 Março, 2020 at 12:26
Boa comparação…..
24 Março, 2020 at 12:34
Riga, a comparação de ambos os casos é desonesta. Manuel Pizarro é vereador sem pelouro e eurodeputado. Ou seja, é funcionário público!!!
Para além disso, voluntariou-se (mesmo), em funções públicas, num hospital público e não foi para tratar de entorses nos doentes com COVID-19. Deixo de lado que a sua especialidade é mesmo das mais relevantes e que foi autorizado para assumir estas funções.
Os sócios não permitiram que o Presidente ‘fosse’ para o hospital. Os accionistas da SAD, uma entidade cotada em bolsa, não permitiram que o o Presidente ‘fosse’ para o hospital. Pior, o Presidente tentou iludir sócios e accionistas fingindo-se ‘voluntário’ quando, na verdade, foi obrigado pela sua ENTIDADE PATRONAL, para quem passou a estar dedicado a 100%, deixando um vazio no seu cargo.
Se nada de isto te parece relevante e se tudo te parece comparável com o caso do Manuel Pizarro, não posso fazer nada.
24 Março, 2020 at 12:50
Diz o Tratado da Guerra Varandino que, na falta de munições, recolhe-se a caverna.
Sair da toca com fisgas é…. estúpido.
24 Março, 2020 at 12:52
Eheheh 🙂
24 Março, 2020 at 14:00
JHC, Tudo bem? Já há uns dias que não te via por aqui. Ou então, tenho estado desatento mas julgo que não.
24 Março, 2020 at 14:55
Ahahahahahahah!
24 Março, 2020 at 13:19
MUAHAHAHAH!
Brutal!
24 Março, 2020 at 13:29
Aaaaaaaaáaaaaaaaaaaaa
24 Março, 2020 at 14:56
Show de bola Riga! Show de bola!
24 Março, 2020 at 12:52
Ainda estamos todos a discutir o tema de há 3 dias.
Já percebi que ainda há muitas dúvidas sobre um tema claro como água.
Será cedo para passarmos à fase seguinte?
Que é questionar, dando como certa a autorização para acumulação de funções, qual dos ordenados está a receber o capitão doutor Varandas?
O de médico ou o de presidente da SAD do Sporting?
Acumula os dois? Ou abdicou dos dois para ser um verdadeiro voluntário?
Não estará na altura de consultar o estatuto da função pública em regime de acumulação?
Talvez seja cedo, uma vez que ainda há tantas dúvidas sobre as primeiras questões que este caso suscita.
La chegaremos.
SL
24 Março, 2020 at 13:50
A minha duvida também é essa. É possivel ele ter abdicado do salario de militar/presidente, para não estar em incumprimento?