O espanhol Oscar Haro, responsável da formação satélite da Honda no Mundial de MotoGP, onde alinham os pilotos Takaaki Nakagami e Cal Crutchlow, revelou que os médicos lhe pediram, em lágrimas, permissão para deixar morrer o pai. Por falta de ventiladores.
O diretor desportivo da LCR Honda usou as redes sociais para revelar agora, três dias depois, a forma trágica como o seu pai morreu, vítima de Covid-19, e deixar um alerta ao país vizinho.
«Ninguém devia morrer sozinho. O meu pai começou a trabalhar aos 15 e só parou aos 65. Nunca pediu nada. Na quarta-feira, ele precisava de um ventilador para não morrer e eles negaram-no. O médico chamou-me, em lágrimas, para me pedir permissão para o deixar morrer. Esta é a Espanha que temos. Estamos a deixar morrer estas pessoas. A minha mãe está fechada em casa, sem que possa abraçá-la, beijá-la, consolá-la. Também acusou positivo e não quer ir ao hospital, porque tem medo que a deixem morrer», contou Haro, que decidiu partilhar a sua história em vídeo.
«Na segunda-feira, o meu pai e a minha mãe deram positivo ao coronavírus. Levei-os às urgências. Não voltei a ver o meu pai. A minha mãe pediu para receber alta porque queria cuidar do meu pai. Isolaram-no até morrer, na sexta-feira. Não entendo por que razão morreu. Não entendo como uma pessoa que trabalha desde os 15 anos, sempre a descontar para pagar impostos, morre porque não há ventiladores, porque não o podem continuar a tratar, pois há uma lei que diz que com mais de 75 anos já não interessa cuidar das pessoas e deixam-nas morrer.»
Sem conseguir esconder a sua revolta, o espanhol não se coíbe nas críticas e no alerta: «Dizem que temos um serviço de saúde incrível, mas não têm luvas, batas ou máscaras para usar. Não entendo como o meu pai, que está desde os 15 anos com a sua mulher, não se pôde despedir dela. Só sei que vejo dinheiro por todos os lados, como sempre, e que estamos a deixar morrer uma geração que fez este país sair da guerra, que trabalhava 16 horas por dia para alimentar os seus filhos e criar uma família. Famílias com quatro ou cinco filhos, como a minha que vivia num apartamento com 60 m2 e uma casa de banho, mas onde nunca faltou amor. Não como agora, que temos um ou dois filhos porque somos egoístas. Vejo o meu pai morto, a minha mãe fechada em casa e não posso pegar na minha filha porque tenho medo, pois ela só tem três semanas. Não entendo por que o meu pai não vai poder levar a neta a ver a sua horta. Dei a volta ao Mundo umas cem vezes, vivi em muitos países e garanto que temos o melhor país do Mundo. Mas vamos cuidar dele, por favor.»
O Mundial de MotoGP, onde participa o português Miguel Oliveira, deveria ter começado no início do mês, no Catar, mas foi adiado devido ao coronavírus, bem como várias etapas que se seguiriam. Esta semana, o diretor-geral do circuito britânico de Silverstone, Stuart Pringle, assumiu que era demasiado cedo para falar da corrida que está agendada para julho, pois ninguém consegue prever a evolução da pandemia.
26 Março, 2020 at 7:27
Bom dia amigos
Graças a Deus por mais este dia…
Desejo a todos vós e às vossas famílias o melhor
E o melhor é inquestionávelmente boa saúde…
Abraço e SL
26 Março, 2020 at 7:45
Bom dia e saúde para todos!
Z
26 Março, 2020 at 7:47
Saúde, tasca! Fiquem em casa. Quem tem a sorte de o poder fazer. Aos que não podem, tomem bem conta de vocês.
26 Março, 2020 at 8:45
Bom dia, boa saude para todos!
Ao pé destas situações de vida e morte, o que significa o futebol e as suas guerrinhas? Quase nada!
Deixo um pedido:
Vamos ser mais humanos? Vamos parar com os insultos e tornar esta Tasca naquilo que já foi, onde havia respeito por todos e opiniões diversas?
É só isto que tenho a dizer.
Fiquem saudáveis! Em breve disfrutaremos do nosso Sporting!
26 Março, 2020 at 8:48
Bom dia.
Que dor…
Protejam-se e protejam os vossos.
26 Março, 2020 at 8:55
Bom dia a todos.
Saúde para todos vós e familia é o que mais vos desejo.
Este episódio bem como muitos outros que vamos tendo conhecimento merecem me uma profunda reflexão :
Não somos nada!
E no contexto da tasca tentemos seguir o apelo do “companheiro” Capitão Venâncio.
Bem haja a todos
26 Março, 2020 at 8:59
Espero não passar pelo mesmo.
26 Março, 2020 at 9:07
Sanatório Leonino
Jorge Jesus: “Haviam de apanhar o vírus”
26 Março, 2020 at 9:08
Isto é o que já está a acontecer em Itália há quase 2 semanas. Os médicos andam a “escolher” quem salvar porque é impossível salvar todos, impera sempre a escolha do que tem a maior possibilidade de sobreviver.
Agora está a acontecer em Espanha e, esperando que as previsões estejam enganadas, vai acontecer em Portugal, entre vários outros países europeus, no espaço entre 1 e 2 semanas.
Ninguém estava preparado para isto.
26 Março, 2020 at 9:58
Daqui a 6 meses já ninguém se vai lembrr disto e vão continuar a destruir os serviços nacionais de saude…
Z
26 Março, 2020 at 15:31
Isto…
26 Março, 2020 at 9:26
Diario de bordo, dia 11.
Fiquem em casa.
26 Março, 2020 at 9:45
Muito triste !
Espero que por cá não tenhamos de passar por isto…..
26 Março, 2020 at 9:53
já tinha lido isto
até ver as grandes diferenças entre Portugal e Itália e Espanha é que pelo até ver os portugueses levaram isto a sério e têm cumprido ao máximo e evitado as grandes aglomerações
não tivemos como em Itália um jogo com 45mil dentro do estádio e 45 mil nas ruas de uma cidade vizinha a festejar e as pessoas a cagarem literalmente para as ordem de ficar em casa e restingir ao máximo as saidas
também não tivemos como em Madrid uma manif do dia da mulher com 120 mil pessoas na rua, já com as coisas quase a descontrolar.
o chegar ou não a este ponto que se vê lá fora depende exclusivamente do comportamento das pessoas.
26 Março, 2020 at 11:25
Diferentes medidas têm importância relativa.
O mais importante é ficar em casa, ligar ao SNS caso tenham sintomas, quarentena a sério para casos suspeitos e conformados e toda a família/ contactos.
Fechar escolas, estádios etc, depende da prevalência na população. Se for baixa, não faz assim tanta diferença.
Depois há toda uma estrutura que o SNS precisa de seguir e é muito importante não dar uma sensação de falsa segurança- por exemplo, usar máscaras não protege nada. É mais eficaz manter a distância e lavar as mãos (sabão e água! Caguem no desinfectante).
Em todo o caso, é seguir as instruções do governo. Eles é que têm a responsabilidade e a informação completa
26 Março, 2020 at 10:09
Cherba – botão ‘Baixo’ ainda está de quarentena.
26 Março, 2020 at 10:23
Riga, “esqueceu-se” de citar um factor importante: a pandemia bateu-nos à porta bastante depois de ter assolado a Itália e um pouco depois da Espanha, dando-nos tempo para aprendermos com os erros alheios. Ainda assim, com a abundante informação que já existia sobre esses 2 países parceiros no Schengen, o bom tempo arrastou milhares para as nossas praias e outros tantos para as noites lisboetas e portuenses sobretudo.
Não, infelizmente também não somos conhecidos por sermos um povo auto-disciplinado.
26 Março, 2020 at 11:42
Andavam as TV entretidas a tentar encontrar o 1º já cá andava o vírus.
Era apenas uma questão de tempo até a coisa se formalizar.
Portanto, algumas medidas deviam ter sido tomadas, nomeadamente a anulação de eventos (como o Carnaval) com muita gente, e o controlo das fronteiras.
Relembrar que na véspera das escolas fecharem, uma comissão “entendida na matéria” recomendara que as escolas se mantivessem abertas. Para ver o grau de capacidade de análise desta gente.
Actuámos cedo em comparação com outros, mas não cedo o suficiente.
Aliás, a questão do teletrabalho é paradigmática. Algumas empresas já estavam preparadas, mas boa parte só começou a montar a estrutura na semana anterior, quando a declaração do Estado de Emergência era iminente.
26 Março, 2020 at 12:07
Subscrevo na íntegra.
26 Março, 2020 at 12:11
Só recentemente se fechou a fronteira com Espanha e se começou a fazer rastreio nos aeroportos.
Quantos e quantos infectados não atravessaram a fronteira.
Quantos e quantos passageiros infectados não chegaram pior via aérea.
Aliás… O início da contaminação dá-se, salvo erro, por pessoas que estiveram em Milão.
Pelo menos, os primeiros registos, pois com um período de incubação de 14 dias, provavelmente chegou mais cedo.
Mas sempre de pessoas que vieram de fora (quer de regresso, quer de visita).
Esperemos que não cheguemos ao estado de Itália e Espanha…
26 Março, 2020 at 14:28
“ uma comissão “entendida na matéria” recomendara que as escolas se mantivessem abertas. Para ver o grau de capacidade de análise desta gente.“
Não é bem assim. É muito fácil não interpretar devidamente o que sai nas notícias
26 Março, 2020 at 14:56
A decisão do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) de rejeitar a possibilidade de todas as escolas em Portugal serem encerradas como forma de conter o surto do novo coronavírus foi “consensual” e, ao que o PÚBLICO apurou, o documento que saiu da reunião que se prolongou por quatro horas foi votado de braço no ar sem nenhum voto contra”.
Dos 20 membros que fazem parte do Conselho Nacional de Saúde Pública apenas dois se pronunciaram a favor do encerramento das escolas, mas com o decorrer do debate acabaram por aceitar as medidas adoptadas, tendo votado favoravelmente o documento que aponta para o reforço das medidas de contenção e de meios para as implementar. “Só se justifica o encerramento total e parcial dos estabelecimentos de ensino por determinação expressa das autoridades de saúde”, declarou na quarta-feira Jorge Torgal, membro do CNSP, em conferência de imprensa conjunta com a ministra da Saúde, Marta Temido, e a directora-geral de Saúde, Graça Freitas.
26 Março, 2020 at 15:01
Tens aqui a opinião de um dos membros, Jorge Torgal.
https://www.publico.pt/2020/03/12/sociedade/noticia/fechar-escolas-ajudar-justificar-medo-nao-razao-1907521
26 Março, 2020 at 10:30
Bom dia tasqueiros.
Não há muito a dizer, até fico com um nó na garganta.
Cuidem bem de vocês e dos que vos rodeiam. E boa sorte, vamos todos precisar.
26 Março, 2020 at 11:20
Já tinha lido ontem sobre este revoltante acontecimento.
Mas nunca é demais difundir o que se está a passar em Itália e Espanha, pois os próximos podemos ser nós.
26 Março, 2020 at 11:22
Voltando ao assunto do afastamento do mestre Fernando Fernandes…
https://scontent.flis9-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/90515379_1767572066730078_3280364208138485760_n.jpg?_nc_cat=108&_nc_sid=8024bb&_nc_ohc=gulIzwEfwV4AX83ntQc&_nc_ht=scontent.flis9-1.fna&oh=b846c0a387abc35fcf795a48ddbe05da&oe=5EA0ABF6
26 Março, 2020 at 12:21
E ainda houve quem tivesse a “sissima” lata de vir para aqui defender mais esta pulhice. RUA, trambiqueiros de merda!
26 Março, 2020 at 11:22
Bom dia.
A realidade é que ninguém estava preparado para isto.
E o pai desse senhor foi vitima disso mesmo.
Os médicos não têm culpa, infelizmente acaba por ser um trabalho muuuuito ingrato nesta altura.
Por isso fiquem em casa.
SL
26 Março, 2020 at 11:32
Sanatório Leonino
José Manuel Freitas: “Mas o futebol não para. E nos bastidores… A solidariedade é constante, obra de clubes, dirigentes, treinadores e futebolistas, mas há situações que num outro tempo, upa, upa. Seja a disparatada crítica de Proença ao chefe do Governo, a estória da OPA do Benfica, os milhões que Rafael Leão deve agora aos leões ou a vergonha que é o Desp. Aves não pagar há dois meses. Mais, claro, o oportunismo (cívico) de Frederico Varandas, que lhe pode custar a liderança do Sporting”
26 Março, 2020 at 21:32
Justiça lhe seja feita, ainda é dos poucos jornalistas do esgota da Cofina que tem opinião própria. A ele ninguém o obriga a espalhar o evangelho oficioso do grupo.
26 Março, 2020 at 12:09
Bom dia a Todos
Não sei se já viram esta peça no Record do nosso Grande Erick… https://www.record.pt/futebol/futsal/detalhe/jogador-do-sporting-troca-treinos-pela-confecao-de-mascaras-para-ajudar-contra-coronavirus?ref=HP_DestaquesPrincipais…Vejam pois é destes que nos fazem sonhar com o próximo Capitão, se tudo correr normalmente…Parabéns Para o Erick.
26 Março, 2020 at 14:59
Enorme!!!
26 Março, 2020 at 15:02
mt bem Erick!
26 Março, 2020 at 12:10
Tirado da pagina pessoal de Luis Osorio,
Muito mas muito mais que dar dinheiro….
“Chama-se Francisco Geraldes e é jogador do Sporting. Há quem acredite (ainda) que poderá chegar à seleção nacional, contas de um outro rosário. Há uns anos foi criticado por uns e elogiado por outros por… imagine-se… gostar de ler – ao contrário de muitos dos seus colegas que jogavam playstation, Chico Geraldes preferia levar livros para os estágios. Se já dele gostava ainda mais imressionado fiquei quando soube que se voluntariara há uns dias para ajudar pessoas mais velhas no bairro de Alvalade. Todas as tardes vai ao supermercado comprar e levar as compras a pessoas com mais de 70 anos que têm de ficar resguardadas.”
Acredito que seja verdade!
Uma verdadeira lição… onde estou incluido
26 Março, 2020 at 15:05
FG e um optimo exemplo de um jogador/atleta completo e q daria um excelente líder/capitao.
mas no club de campo da croquettagem, n da jeito Homens q os tem no sitio… preferem rataria enganadora…
mt bem Xico!
26 Março, 2020 at 12:14
Sanatório Leonino
Carlos Barbosa da Cruz: “Vale tudo, mesmo o agravamento do risco de contágio, desde que sirva para apontar a Varandas. Esta atitude é tão desumana que me custa ver subscrita por quem se diz sportinguista”
26 Março, 2020 at 12:26
Este gandafdp consegue ser mais amnésico do que o dono da P18 ! Já se esqueceu da satisfação sádica que sentiu ao ajudar a esfolar vivo BdC na via pública
26 Março, 2020 at 14:20
Um dis seres mais desprezíveis e asquerosos deste país a dar lições.
Outro que nem para adubo.
26 Março, 2020 at 12:49
Sanatório Leonino
Henrique Monteiro: “Há gente louca, despropositada, sem rumo, sem nada. Há também cobardes e desesperados. Depois, há gente desta que parece querer destruir o Sporting”
26 Março, 2020 at 14:21
E mais um escroque. Nem para adubo.
26 Março, 2020 at 13:42
Estes, quando chegarem a casa, também vão dar entrevistas a dizer que se ofereceram para voltar? Ou vão ler a história do bravo Capitão Varandas e abanar a cabeça com desprezo?
https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/pandemia-de-covid-19-militares-portugueses-no-iraque-vao-regressar-a-casa-11988594.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter
26 Março, 2020 at 14:05
Sanatório Leonino
Vasco Lourenço: “Um grito de revolta contra alguns pseudo-sportinguistas! Que até podem ser sócios do Sporting Clube de Portugal, mas não são é sportinguistas! Ser sportinguista é defender valores superiores, onde o objetivo da vitória não pode justificar a utilização de todos os meios!”
26 Março, 2020 at 14:22
É isso. Tipo os meios que usaram durante 5 anos para minar o único presidente nas últimas décadas que não feio do gang do putedo croquete.
Mais um que nem para adubo.
26 Março, 2020 at 15:47
Mais um herói de merda, do tipo varandas: gelatinoso, escorregadio, mal-cheiroso. Ele e os seus cobardes pares, revolucionários de pacotilha que conduziam a guerra nas ex-colónias, esperaram que D. António morresse…..para o derrubarem! Enquanto o Velhote esteve de pé….nem um pio! Grandes filhos dum camião de putas, roubado pelo orelhas.
26 Março, 2020 at 14:53
Oscar Haro, a tua situação parte-me o coração. Não há muito que se possa dizer, a não ser que possas em breve pegar ao colo a tua filha, consolar a tua mãe e homenagear o teu pai, junto à terra onde se encontra a repousar o seu corpo.
26 Março, 2020 at 14:54
https://www.zerozero.pt/news.php?id=281036
o “menino” dos all-ins… racional… bem vou ali vomitar e ja venho…
porra… ja tou fartíssimo destes “caralhos”…
26 Março, 2020 at 15:03
Sanatório Leonino
Henrique Monteiro: “Não há palavras para descrever este tipo de atitude, este tipo de mentalidade, este tipo de agressividade. O que se passou no Sporting para ter pessoas assim? Era com gente desta formação que queriam comandar um clube?”
https://tribunaexpresso.pt/sporting/2018-05-16-Bruno-es-tu-ou-eu
https://youtu.be/kFQCb1neHWo
26 Março, 2020 at 15:08
Enfermeira de 34 anos acaba com a própria vida ao testar positivo para coronavírus
Mulher que estava na linha da frente no combate ao vírus não conseguiu lidar com poder ter infetado outras pessoas.
Daniela Trezzi, uma enfermeira italiana de apenas 34 anos, pôs termo à própria vida depois de testar positivo para o novo coronavírus.
A mulher não aguentou o peso de poder ter infetado outras pessoas com a Covid-19 e suicidou-se, segundo revelou uma federação de enfermeiros.
A enfermeira estava na linha da frente da luta contra o coronavírus em Itália, especificamente na região da Lombardia, a mais afetada pela Covid-19.
A federação revelou ainda que a enfermeira sofreu de ‘stress extremo’ com o medo de ter infetado outras pessoas com o vírus.
26 Março, 2020 at 15:30
burnout… onde e q ja ouvimos isso…
uma tristeza profunda… o q ta a acontecer em Italia e uma tragédia…
e alastra-se paulatinamente pelo resto da Europa…
noutro ambito, and looking at the big picture, o projecto europeu ta em risco…
26 Março, 2020 at 15:42
Está em risco, mas espero que encarem a oportunidade para mudar o que está errado. E passem a ser efectivamente solidários uns com os outros.
26 Março, 2020 at 15:23
FREDERICO VAI À GUERRA – DIÁRIO DO HERÓI
Dia 6
Data: 26 de Março de 2020
Frente de Combate: Hospital das Forças Armadas
Armamento Selecionado: SAMSUNG Galaxy Fold, oferecido pelo SCP
Total de Ações em Combate: 2
1- Vestiu a farda militar.
2- Prestou declarações emocionantes à TVI
Notas pessoais do Herói:
Meu rico e fiel diário, já viste o que o traidor do Cal nos fez? Como se admite abandonar o barco a meio da viagem? Logo ele, o mentor da extinção da Juve Leo e do fim das claques? Até crianças mandou descalçar e eu apoiei o gajo! E agora, como é que enfrento aqueles animais? Isto é inadmissível!
Dei-lhe um bom cargo e agora espeta-me uma faca nas costas? Precisamente no momento em que eu ando estafadíssimo nesta guerra sem quartel, tem a coragem de abdicar? Se tivesse um pouquinho de honra e dignidade, esperava pela noite, que é quando eu telefono para gerir o clube. Mas não, demitiu-se por sms. Cobarde!
Sabes, fiel diário, mais do que ter sido um verdadeiro Judas para o seu presidente, é não se importar de rescindir o contrato que tinha com a nação sportinguista, ou seja, com os sócios! Só falta ter o descaramento de anunciar uma candidatura à presidência quando não há eleições marcadas!
Como é que a escumalha costuma dizer? Rato, não é?
Cal, seu rato, beijinhos.
26 Março, 2020 at 15:32
genial, uma vez mais!
26 Março, 2020 at 17:41
Eheheh 🙂
26 Março, 2020 at 18:01
hihiihihihihih