No seguimento do artigo de opinião publicado no site da SIC Notícias, com o título «Sou Sporting ou Sou Idiota?» e assinado por Rui Santos, enviou este movimento um email à Direcção do referido canal, solicitando a utilização do direito de resposta, por considerar que o dito artigo de opinião deturpava os factos e se referia a um conjunto de cidadãos e sócios do Sporting Clube de Portugal de forma ofensiva.
Em resposta, assinada por Marta Silva, membro da Direcção de Informação, ficámos a saber que no entendimento da SIC o “conteúdo da resposta não se mostra limitado pela relação directa e útil com o escrito respondido” e que o que Rui Santos escreveu não foram “referências de facto inverídicas ou erróneas” e assim “não sendo, por isso mesmo, publicável”.
Face ao exposto e por considerarmos que Rui Santos foi apenas o primeiro de uma série de “capitães de março”, ligados à comunicação social, que ensaiaram a deturpação da mensagem contida nos comunicados do Sou Sporting, publicamos a comunicação enviada à SIC Notícias no sentido de repor a verdade.
“Sou Sporting!”
Na sequência dos dois comunicados publicados pelo movimento Sou Sporting, fomos todos brindados com um artigo de opinião, no site da SIC Notícias, onde um habitual comentador titula e questiona o seguinte: “Sou Sporting” ou “Sou Idiota?”.
Nem querendo colocar a hipótese do aproveitamento de uma conjugação de palavras para, como é apanágio do dito comentador, alfinetar o Sporting e todos os que dele dizem ser, é justo que sublinhemos que temos a SIC Notícias como um dos canais de informação que nos merece total respeito, nomeadamente pela forma como a maioria dos seus profissionais procuram, diariamente, manter vivos os pressupostos que estiveram na origem do jornalismo e que cabem na gaveta da ética e da deontologia. Esses mesmos profissionais fazem um apelo aos seus telespectadores a “exigirem a verdade”. E isso é o que exigimos.
Não podemos, no entanto, deixar de questionar, a forma enguenitada que embrulha todo um artigo de opinião que, pese sê-lo, carece de honestidade intelectual e de um olhar sério para o que este movimento publicou e questionou.
O que estes Sportinguistas, que podem dizer “Sou Sporting”, fizeram, foi levantar dúvidas resultantes de uma situação “profissional” relacionada com o cidadão Frederico Nuno Faro Varandas que, neste momento, por eleição, exerce a função de presidente do Sporting Clube de Portugal.
E, à falta de esclarecimentos por parte do Clube e de quem, como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, tem a função de ser o representante de todos os sócios, as questões colocadas emergiram do binómio Presidente do SCP / Membro Efetivo do Exército Português, conjugadas com as disposições contidas nos Estatutos do Sporting e, igualmente, no Estatuto dos Militares das Forças Armadas.
Não terá sido certamente por acaso que, após o nosso comunicado, a Revista Visão – do mesmo grupo empresarial da SIC – e a LUSA, fazendo um jornalismo de investigação sério, desmascararam uma série de mentiras, esclareceram os factos e mostraram que a verdade, mais ou menos desportiva, não está de quarentena nem merece ser distorcida com hipocrisias conjunturais.
Assim, consideramos fundamental esclarecer o seguinte:
1. O Sou Sporting não emitiu “um comunicado a pedir convocação de eleições para… abril”.
2.Face a uma realidade, factual, pública e notória [que o PMAG do SCP chamou de “questão”] interpelámos quem de direito utilizando uma frase interrogativa direta.
3.Como tal NÃO PEDIU, REQUEREU OU SOLICITOU fosse o que fosse, mas apenas invocou a literalidade do número temporal expresso nos Estatutos do Sporting “no prazo máximo de 30 dias da ocorrência” [nº 2, do artigo 37º, dos Estatutos do SCP], sendo que somando 30 dias à data de 20 de março, calha a dia 20 de abril.
4.Fazendo a leitura da Lei e dos Estatutos apenas questionámos se, tendo em conta os factos, iria haver eleições no Sporting. Obviamente que temos toda a consciência de que nunca se poderão realizar na data referida, devido às circunstâncias dramáticas que o país e o mundo vivem. Ainda assim, voltamos a sublinhar, questionámos o senhor PMAG sobre a aplicação dos Estatutos.
5.Depois, chama para a preleção um antigo Presidente do Sporting, numa tentativa de encadear factos e confundir os leitores. O Sou Sporting nada tem a ver com as posições pessoais de Bruno de Carvalho. O Sou Sporting apenas pretende CONSTRUIR O SPORTING DO FUTURO, HONRANDO O PASSADO E TRABALHANDO NO PRESENTE!
6.Os Sportinguistas que podem dizer “Sou Sporting” não recebem nem aceitam lições de moral ou civilidade, quando pretende confundir para reinar, chamando à colação o triste e horrível momento que toda a sociedade vive, em decorrência da pandemia que nos afeta a todos.
7.Chamar “imbecis” a cidadãos que, usando a liberdade de expressão, questionaram um quadro legal existente no âmbito dos seus direitos de sócios e da vivência num País Democrático, revela muito sobre quem escreve. É fácil apontar o dedo à crispação e ao tom da linguagem dos agentes desportivos, autoexcluindo-se da sua análise.
Ao escrever o que escreveu, que o Sou Sporting emitiu “comunicado a pedir convocação de eleições para… abril”, faz lembrar Eça de Queiroz no celebre “O Conde de Abranhos”, essa figura queirosiana que situava Moçambique na costa Ocidental de África, e ao ser interpelado sobre tal facto respondeu: “– Que fique na costa ocidental ou na costa oriental, nada tira a que seja verdadeira a doutrina que estabeleço. Os regulamentos não mudam com as latitudes!”
Efectivamente, os regulamentos e os estatutos não deviam mudar ao sabor do desejo de quem os está a usar. E respondendo à pergunta colocada, “Sou Sporting” ou “Sou Idiota?”, é com total orgulho que respondemos “Sou Sporting!”. E isso é algo que Rui Santos jamais poderá responder.
27 Março, 2020 at 20:43
“7.Chamar “imbecis” a cidadãos que, usando a liberdade de expressão, questionaram um quadro legal existente no âmbito dos seus direitos de sócios e da vivência num País Democrático, revela muito sobre quem escreve.”
Tal e qual.
27 Março, 2020 at 20:51
Afinal o Sporting está vivo!!!
27 Março, 2020 at 21:08
Quebro a minha quarentena para gritar,
SOU SPORTING!
27 Março, 2020 at 21:21
Eu Sou Sporting, já o rui santos é um idiota bacteriologicamente puro
27 Março, 2020 at 22:51
Sem tirar nem pôr, ipsis verbis
27 Março, 2020 at 21:32
Um caracoletas merdungas é sempre um caracoletas merdunga.
27 Março, 2020 at 21:36
Sou Sporting naturalmente.
Já o caracolinhos ésó um prostituto intelectual!
Estimo que se foda!
28 Março, 2020 at 14:52
+1
27 Março, 2020 at 21:45
Jornalismo de Sarjeta.
“1. O jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.” Nem é preciso procurar muito. Um merdas vai ser sempre um merdas.
27 Março, 2020 at 21:59
De um racista bacteriologicamente puro não se espera muito mais.
27 Março, 2020 at 22:17
O Cherba que me perdoe o off.topic mas não resisti a uma noticia do site financeiro Market Watch de há pouco:
There are now 585,040 cases of COVID-19 and at least 26,819 people have died, according to aggregated data from Johns Hopkins Whiting School of Engineering’s Centers for Systems Science and Engineering. About 129,000 people have recovered from the novel coronavirus that has sickened people in 176 countries. The U.S now has the most number of cases worldwide, with 97,028 cases and 1,475 deaths. China, where the virus was first detected in December, has 81,897 cases and 3,296 deaths. Italy, which is widely considered to be the epicenter of the pandemic in Europe, has 86,498 cases and 9,134 deaths. Spain has 64,059 cases and 4,858 deaths; Germany has 50,178 cases and 321 deaths; and Iran has 32,332 cases and 2,378 deaths.
Porém correm já outros dados que apontam para perto do dobro dos números indicados.
Isto demonstra que os trogloditas e aqueles que apenas vivem na mentira não sobrevivem.
DT/FV vão ter o mesmo fim lá para outubro/novembro.
A mentira nunca sobrevirá a VERDADE … e tempo destes charlatões está a chegar …
E ainda existem mais aqueles dois “lunáticos”: o inglês e o brasileiro
27 Março, 2020 at 22:44
… Só uma gralha… são já mais de 200 países desde ontem…
27 Março, 2020 at 22:53
Esqueci-me também daqueles palhaços holandeses, quer o PM quer o MF …
outros charlatões que vivem numa realidade “virtual”
28 Março, 2020 at 12:19
… é o melhor mesmo… esquecê-los…
28 Março, 2020 at 0:03
Correm onde?
28 Março, 2020 at 1:11
O mesmo cientista que prevê cerca de 81.000/85.000 mortes … se vai ou não acertar … espero que não
28 Março, 2020 at 12:24
Então não são dados, são previsões.
Os números estão falseados, algumas mortes não entram nas estatísticas, mas por outro lado a taxa de mortalidade é aumentada porque muitos casos nem identificados são.
28 Março, 2020 at 1:16
O correspondente da SIC LCR acaba de dizer que governo federal acabou de desviar toneladas de material que haviam sido acordados para um Estado que não retive o nome (talvez Luisiana) e que o EF acabou por pagar mais dinheiro para abarbatar o material.
Isto está de loucos
28 Março, 2020 at 0:55
Boa deixa.
Eu tenho cumprido a lei, apesar de não concordar com o Estado de Emergência, porque tenho a responsabilidade de ter pessoas na família com problemas de saúde e portanto não me posso descuidar, senão fico sem pais e sem irmãos. Além do mais, eu quero que o Estado de Emergência acabe o mais depressa possível, por isso não será por mim que esta situação se prolongará.
Amanhã o “Expresso” vai ter um artigo sobre como a China está a usar a pandemia para aumentar a sua influência no mundo. Ainda não li, mas na minha opinião, parece-me óbvio que a adopção das medidas restritivas sobre a população, para controlar a propagação do Covid-19 desde logo normalizam o modelo securitário chinês. Quanto mais as pessoas pedirem restrições adicionais às suas liberdades, mais estarão identificadas, ou, pelo menos, menos serão repelidas por uma ditadura que é a China. É uma forma de interiorizar e banalizar um sistema em nome da eficácia, neste caso no combate à uma pandemia, mas que também se pode estender ao resto.
Nunca podemos perder de vista o essencial, e não me venham com as opiniões de gente sem qualificação nenhuma para falar, como os mercenários do futebol que vivem em Wuhan, e que não se cansam de elogiar a resposta chinesa à pandemia. Desde logo porque os números que o Estado chinês apresenta são uma fraude completa, pois morreu muito mais gente do que eles dizem e continuam a haver centenas de milhares de infectados. Além do mais, as coisas “fashion”, como as aplicações de telemóvel controlam as pessoas, não são um avanço, são um perigo, seja em que país for, ainda para mais num país que não é um Estado de Direito.
Nós importámos sem querer um vírus chinês (sim, é um vírus chinês, porque apareceu devido ao hábito chinês de comer espécies proibidas), importámos um modelo chinês de combate à pandemia – porque não havia outro e ninguém tinha outra solução -, mas os políticos têm de ver mais além e ter a noção dos perigos que isto comporta para as nossas sociedades e para os nossos sistemas políticos. Não tenho qualificações para sugerir outra forma de lutar contra a doença, mas como cidadão não ando a dormir e perturba-me o que está a acontecer, não apenas em termos sanitários.
O Trump e o Bolsonaro percebem o alcance geopolítico desta crise, mas a sua resposta é obtusa, pois passou por desvalorizar o impacto sanitário do vírus, para não terem de danificar a economia dos seus países, sem terem outra solução. O Bolsonaro, como anda sempre a reboque do Trump, ainda está na fase das piadinhas, mas esquece que o Brasil é muito mais frágil do que os EUA. E os EUA não têm um capitalismo de Estado como a China, é uma economia de mercado pura. Os EUA não podem simplesmente parar. É um cenário verdadeiramente distópico!
27 Março, 2020 at 22:21
Rui santos defenitivamente um valente idiota.
Espadinha cagalhão.
27 Março, 2020 at 22:24
Fodasse voltámos ao passado mais um comunicado e mais uma mão cheia de nada, isto de estarem de quarenta está vos a fazer mal.
Os cães ladram e a caravana passa…
27 Março, 2020 at 22:38
Os cães ladram, a caravana passa e….. as galinhas ficam inquietas.
28 Março, 2020 at 1:34
Eu gosto do jubas
28 Março, 2020 at 6:13
Já tu estás sempre de quatro…
28 Março, 2020 at 9:48
“AMANDA-SE” a pedrada, esconde-se a manápula e grita-se: PARTIRAM A MONTRA!
E quando alguém lhes faz umas cócegas no focinho, vestem a pele do cordeiro e põem- se a gritar :
SOCORRO… “A INTOLERÂNCIA QUER NOS TOSQUIAR”!
27 Março, 2020 at 22:31
Um cretino será sempre um cretino.
Varandas ter todos o cretinos no seu corner diz muito do que é. Um cretino.
27 Março, 2020 at 22:36
Henrique dos aventais e Zarolho Mendes usaram a mesma cartilha que o lambidinho das gravatas.
27 Março, 2020 at 22:37
Devia ser um mandamento do bom Sportinguista.
Defender o oposto dessa matilha de cretinos.
27 Março, 2020 at 22:41
Bacteriologicamente idiota.
27 Março, 2020 at 22:54
O caracolinhos é 100% idiota e orgulha-se disse. Nasceu da cunha, viveu nela e agora ruma ao saber dos €€€€
27 Março, 2020 at 23:00
*disso e não disse
*sabor e não saber
27 Março, 2020 at 23:03
Bem, no comunicado publicado num post anterior com o título “Teremos eleições marcadas a 20 de Abril?” lê-se:
“Pelo que aguardamos pela convocação da AG estipulada nos Estatutos (nos trinta dias subsequentes à declaração do “estado de emergência”) para que os sócios se possam pronunciar no quadro legal vigente no País.”
Os trinta dias referem-se à convocação ou às eleições? Em que dia foi declarado o estado de emergência? Ou queriam dizer “após a cessação do estado de emergência”?
Quer o título, quer o parágrafo podiam ser mais claros…
Mas bom, concentrar-se, agora, sobre o RS não anula o belo tiro no próprio pé que deram…
27 Março, 2020 at 23:12
…
https://sociumlogos.files.wordpress.com/2018/08/bakis-acisi_442959-e1534901413684.png
28 Março, 2020 at 6:56
Vamos lá a ver uma coisa.
Podia ser mais claro? Talvez, mas só para evitar que certas pessoas se fizessem de sonsas e virem dizer que o movimento estava a pedir eleições em pleno estado de emergência. O que seria estúpido, óbvio.
Isto foi na altura em que o porto já tinha cancelado as suas próprias eleições.
Isto é uma não questão.
Agora persistir nisto é apenas má-fé que tem como intuito descredibilizar quem se atreva a contestar esta doença degenerativa que se apossou do clube
28 Março, 2020 at 21:01
Isto.
Mas o HY sabe isso.
29 Março, 2020 at 19:20
É muito fácil aciusar os outros de má-fé quando não se pode desmentir o que os outros escrevem. %E ler o que se escreveu no rescaldo imediato do comunicado…eu acho que foi um tiro no pé, completo. Vocês acham que nõ. Eu estou de má-fé. Vocês estão de boa fé. Copntinuem que irão longe.
28 Março, 2020 at 8:42
Eleições marcadas, não eleições realizadas.
28 Março, 2020 at 0:19
Infelizmente somos chacota desse tipo de gente! Mas o pior é que não há ninguém dentro do Sporting que nos defenda.
28 Março, 2020 at 1:36
Sou Sporting e o rui santos e os henriques monteiros são idiotas.
28 Março, 2020 at 2:35
Ainda bem que existem alternativas para publicar uma resposta. Por esta altura o Rui Santos já terá lido, embora não tenha percebido um caracol.
28 Março, 2020 at 6:19
Soltaram os avençados todos esta semana (Caracolinhos, Henrique dos aventais, Tadeia…).
O nosso Rogério fala e opina sobre tudo na televisão, exceto o Sporting.
O Cal sai e lá se vão os records e a cerveja com álcool no estádio.
O Varandas segue as pisadas do Soares Franco e torna-se presidente em part-time.
Acabou-se o circo diziam eles…
28 Março, 2020 at 6:51
isto é a cartilha sobre o Sporting
Toda a gente a defender o coitadinho do varandas por o atacarem quando ele está a fazer serviço de emergência (por acaso gostava mesmo de o observar a trabalhar…) – como se não fosse óbvio o aproveitamento nojento que ele está a fazer.
28 Março, 2020 at 7:38
Obviamente que o “ataque” iria ser sobre as datas – foi um tiro no pe’, desvio as atencoes do resto da mensagem.
Ja’ esta’ mais que provado que a inabilidade de Varandas para comunicar e’ contrabalanceada pela muitissima habilidade comunicacional de quem o “suporta’ e pela elevada nocao estrategica de quem o assessora.
Vai ser preciso bem mais que este tipo de comunicados para derrubar este CD (pelo menos enquanto o PMAG virar a cara para o lado ou enquanto este CD nao se quiser re-legitimar).
SL
28 Março, 2020 at 8:10
O Mentecapto do actual presidente AG do S.C.P. já disse em alto e bom som, que não voltará a haver eleições, até ele decidir o contrário, os estatutos só se evocam quando é a favor do actual regime!
E o néscio do presidente da direcção já afirmou, que, -“vocês (sócios) jamais voltaram ao poder, nunca mais os imbecis voltaram ao clube “.
Portanto o caracolinhos reproduz, o que ouve , o próprio presidente desse clube dizer!
Não há que reclamar, pois eles até são a ” Maioria”, até que prove o contrário ….!
28 Março, 2020 at 8:41
Muito bem. Pena que que este comunicado apenas vá circular nas redes sociais, a SIC não o exiba e o anormaloide com pretensões a intelectual e conhecedor de tudo e de um par de botas não tenha mais uma vez contraditório e continue a fazer passar a sua doutrina a todos os que lhe dão crédito. Ser abjeto.
28 Março, 2020 at 13:46
“Sou Sporting ou Sou Idiota”. Não me parece que Rui Santos se enquadre na primeira premissa, já a segunda encaixa-lhe que nem uma luva, Rui Santos é um perfeito idiota, infelizmente apenas mais um, pois são tantos os idiotas que pululam no jornalismo desportivo que Rui Santos nem tem direito a destaque, a não ser pela sua figurinha patética.
Mas é o jornalixo que temos actualmente, um bando de avençados que trocaram o código deontológico por um punhado de euros e assim continuará enquanto o Futebol estiver entregue a esta corja de bandidos.