no meio do virus ainda vais ver a capa com um rapaz de 21 anos cuja cabeça apareceu a 150km do resto do corpo e ainda faltam aparecer os braços e as pernas.
Bom dia amigos
Boa semana…
Desejo para todos e para vossas famílias
Boa saúde
Muita força de ânimo
Muita Resiliência
Muita “sorte”
Mas também muito cuidado…
Boa. Mas eu também não confundo o povo português com os filhos da puta que perdoaram dívidas aos berardos e aos vieiras e ainda salvaram bancos privados com os nossos impostos.
Desejo a todos uma boa semana, pela minha parte depois de 2 semanas sozinho no local de trabalho a assegurar serviço e responder a emergências porque nem tudo faz quarentena vim passar serviço e entrarei em teletrabalho até à Páscoa.
Saúde e SL
O rascor diz que a FIFA vai proibir comprar jogador e logo transferi-lo.
Medida muito importante, mas faltam muito mais. O campeonato português é uma fonte de inspiração para quem quer combater a corrupção, o tráfico de influências e a fuga ao fisco no futebol.
É simples, com esta restrição cada vez maior ás deslocações, mete-se ao bloco de esquerda a pedir a liberalização da Cocaína, na qual a esquerdallha vai toda atrás, mais o Chega claro… e faz-se a lei e o estádio da luz, porta 18 fica como o grande entreposto para a distribuição da branca do dono e como negocio de bens essenciais… a época está salva !!!!
PS-A casinha pode ficar com um pequeno entreposto.
O plano é brilhante Dread, mas não é exequível; o dono da P18 o Zé do boifica – de acordo com a impoluta justiça indígena -, ainda tem meia dúzia por cumprir. Não, não, pfv não venham outra vez com a estória de que o caïd da rede é o conhecido e extremoso chefe de família e escrupuloso cliente da nossa Banca, D.Chapo nacional; esse está limpinho,limpinho e até ajudou nas buscas, nas investigações e até se ofereceu para redigir a sentença. Cidadão exemplar!!!
E foi para fazeres um país destes que bateste na tua mãe, D. Afonso?!!!
Bom dia a todos, ( essa linda luz ) um grande abraço a todos os Leões e Leoas por esse mundo afora Saudações Leoninas e muita saúde.
PS: Hier ook Zé, waar woon jij dan?
“… Coisas que o Presidente do Sporting Clube de Portugal não sabe fazer. Seja por inépcia e arrogância de quem acha que tudo sabe. Porque se rodeia de colaboradores de baixo perfil, pois ele nunca teria capacidade de gerir um relacionamento com um Jorge Jesus ou com um Leonardo Jardim (já que ele próprio os observou in loco e foi, quanto a mim, fator de desestabilização, com um permanente leva-e-traz, qual coscuvilheira).
Assim, só me resta encerrar este texto escrito em quarentena com uma afirmação do início de século XXI. Uma geração que se deixa representar por um Varandas é uma geração que nunca o foi. PIM.”
Ele há coisas do caray! Eu que estava numa de sorumbático , li a crónida do C.V. e essa do COSCUVILHEIRA rebentou comigo. Então não é que o nosso Rambo tugulês tem mesmo cara e tipo dum leva-e-trás mexeriqueiro?
Frente de Combate: Em casa, de manhã. Depois foi combater.
Armamento Selecionado: SAMSUNG Galaxy S20 Ultra 5G, propriedade do SCP
Total de Ações em Combate: 3
1- Vestiu a farda militar.
2- Prestou declarações emocionantes à TVI
3- Ofereceu uns patins aos funcionários da Loja Verde
Notas Pessoais do Herói:
Querido diário, estou muito preocupado com a minha Katty. Sinto-a muito agitada e anda a fazer-me perguntas muito estranhas.
Repara, hoje, mal acordámos, perguntou-me:
– “Fifi, depois do ciclismo, também vai acabar com o voleibol?”
Logo assim, a frio? Bem sei que era triatleta, portanto, treinava 3 vezes por semana, mas preocupar-se com uma modalidade, cujo maluco fez regressar e andou a festejar aos saltos, abraçando os jogadores? Bah!
Respondi-lhe: -“Ainda não sei, fofinha. Mas olhe, muito mais importante do que o voleibol… quer fazer conchinha?”
– “Só se não acabar com a modalidade, percebe?” (disse ela)
– “Está bem, prometo. E sabe bem que o que eu prometo, cumpro!”
– “Mas fifi, no seu programa eleitoral e nas suas declarações durante a campanha, afirmou estas duas coisinhas:”
1- Manter a aposta e o investimento em todas as modalidades, aumentando a sua competitividade e desenvolvendo projetos de formação sustentados.
2- Não vamos desinvestir, vamos investir para continuar a ganhar.
– “Pois, fofinha, agora estou atrasado nesta guerra interminável, por isso, beijinhos (aqueles parecidos com os da AG) e até mais logo.”
DES-TRO-ÇAR!
“Bem sei que era triatleta, portanto, treinava 3 vezes por semana.” 😀 😀 😀
1- Manter a aposta e o investimento em todas as modalidades, aumentando a sua competitividade e desenvolvendo projetos de formação sustentados.
2- Não vamos desinvestir, vamos investir para continuar a ganhar.
Quase, faltou um bocadinho! Filho da puta de desonesto reles!
Não foi preciso dizer que era lampião porque as suas acções no terreno apontavam para aí . Mas já tivemos outros casos surpreendentes como foi de António Rola que era acusado de ser Sportinguista, alguém deve ter lançado a fake new para o proteger, e que ele consentiu que a noticia circulasse.Quando se retirou deu uma entrevista e disse : ” até que enfim posso esclarecer que sempre fui benfiquista “. Para os mais atentos
não precisava desse esclarecimento. Continua ligado ao Benfica e fez uns cursos para árbitros suportados pela Fundação Benfica e, se não estou em erro, a Inatel donde devem ter saido uma boa fornada de ” padres” .
[Carlos Móia [na foto], presidente executivo da Fundação Benfica, confessou que teve algumas dúvidas iniciais em associar-se ao projeto, em virtude de alguma associação errada entre clube e arbitragem.
“Questionei-me se iríamos fazer bem. A resposta é absolutamente positiva. A Fundação Benfica está muito para além do futebol e empenhada no apoio a jovens em risco de exclusão social. Este é um projeto que alia os valores morais, a ética e o profissionalismo”, enalteceu Carlos Móia na cerimónia.
Monitor deste curso, o antigo árbitro António Rola, destacou que os 25 jovens diplomados hoje “aliaram sempre ao curso a valorização profissional nos estudos, associando a humildade ao bom senso”.
Na opinião de Rosário Farmhouse, alta comissária do ACIDI, o “Tu Decides Bem” trata-se de “mais uma ferramenta para estes 25 jovens para que possam ter boas escolhas de futuro”.]
E o Garrido! E o Vítor Pereira! E o Lucílio! Só sportinguistas. De qualquer maneira, agora até acredito que o fossem. Sportinguistas de camarote. Muito parecidos, de facto. Na volta, ando convencidíssima de que sou sportinguista e não sou. Uma sportinguista como deve ser, pelo menos.
Em janeiro de 2000, quando o Sporting parecia condenado a prosseguir longo jejum de títulos, o brasileiro César Prates (ex-Real Madrid, embora estivesse cedido ao Corinthians) chegou a Alvalade na companhia do compatriota André Cruz (ex-Torino), do belga Mbo Mpenza (ex-Standard Liège) e do croata Spehar (ex-Verona). E com os três primeiros a sorte do leão mudou, pois significaram um acréscimo de qualidade fundamental na conquista do campeonato 18 anos depois sob o comando de Augusto Inácio. O antigo lateral-direito, hoje pastor evangélico em Balneário Camboriú (cidade do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil), sem qualquer ligação ao futebol exceto para participar em jogos de solidariedade, testemunhou de perto os primeiros passos de um tal de… CR7.
«Um dia ouvi o Cristiano Ronaldo dizer que se iria tornar o melhor jogador do mundo. Então, isso aí é uma loucura, porque você vê ele transformar-se mesmo no melhor jogador do mundo», recordou, em entrevista ao UOL, César Prates, já com estatuto consolidado no plantel leonino quando o romeno Laszlo Boloni chamou o português, então com apenas 16 anos, aos treinos da primeira equipa, no verão de 2001.
«O Messi é um talento, nasceu para aquilo, mas o Cristiano não, ele nasceu com um dom para jogar futebol e sempre teve uma obsessão focada para ser um jogador de alto nível. E é por isso que o considero o melhor do mundo. O Messi nasceu com aquilo, treina-se normalmente, já o Cristiano não se treina normalmente, o Cristiano chega antes e sai depois [dos treinos]», destacou um dos mais titulados jogadores do passado recente dos leões, duas vezes campeão nacional (2000 e 2002), além de ter festejado também uma Taça de Portugal (2002) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (2000 e 2002).
Dez anos mais velho do que Ronaldo, ambos aniversariantes em fevereiro, César Prates orgulha-se de ter contribuído para a evolução de um jovem que hoje coleciona cinco Bolas de Ouro, entre tantas, tantas outras honrarias individuais e coletivas.
«Ele era um menino que desde cedo mostrou gostar de aprender, conversava muito com ele. Quando ia cobrar uma falta, ele estava sempre junto. Foi muito interessante o convívio com ele», lembrou um dos mestres do atual craque da Juventus na arte de marcar livres: «Para aprender a bater com o pé esquerdo, o André Cruz tinha uma característica, a minha batida na bola era diferente. Por ser destro, eu ensinava, ajustava o corpo dele, mostrava onde se posicionar para poder alcançar os dois lados da baliza, o tempo de partida quando o árbitro apita e partimos para a bola, você quebra o tempo do guarda-redes, o ventinho da bola, como ajustar ela por baixo…»
Aqueles eram tempos em que se misturavam sentimentos. Sim, Cristiano Ronaldo já era profissional, mas vibrava como o mais comprometido dos adeptos.
«Ele [CR7] era mais um torcedor do Sporting, com 16 anos, então chorava quando perdíamos. Se mantenho contacto com ele? Não, o César Prates pós-atleta é totalmente voltado para o ministério pastoral, não tenho praticamente contactos com o mundo do futebol e com o Cristiano também não», disse, fiel ao «novo estilo de vida» que abraçou: «Já quando jogava e um adversário se lesionava, eu passava por ele e dizia: ‘Seja curado em nome de Jesus’. Será que Deus permitiu este coronavírus para que todo mundo parasse e voltasse para dentro de casa e cuidasse da família outra vez?»
Camboriú… Já fui muito feliz lá 🙂 num primeiro contacto com o mundo do trabalho, para uma empresa alemã no final dos anos 90, no pós-faculdade, ajudei a fazer um trabalho extremamente gratificante na recuperação do Parque Natural Raimundo Gonçalez Malta, que ficou algo de fascinante.
Recordo com carinho a comunidade brasileira de origem alemã que ali vive, muito diferente do que, já por algumas vezes, vi retratada em órgãos de comunicação social.
Estás histórias… CR7 é de facto qualquer coisa de inatingível. E é nosso património 🙂
La Liga: se não se recomeçar até 17 de Junho, provavelmente a temporada ficará cancelada (fonte: foradejogo).
Falta 11 jornadas para jogar no campeonato espanhol.
Deverá ser para levar a sério, devem ter dados para terem revisto a posição anterior, mas pode não ser uma boa notícia. Pode significar que vão manter a curva mais plana, mas por outro lado haverão mais infectados, porque os números não vão parar de crescer até final de Maio. O ideal seria já estar a notar-se qualquer coisa, uma vez que estamos em Estado de Emergência há quase duas semanas, mas a amostra era tão pequena e mostrava um cenário tão pequeno, por haverem tão poucos testes, que nem dá para ver se há mesmo menos contágio na sociedade. Eles dirão sempre que sem essas medidas seria pior.
Temos de aguentar, que remédio, mas hoje fizeram uma “festa” por causa de um aumento de casos de 7,5% em relação ao dia anterior, no qual tinha havido quase mil casos novos. O número total é cada vez maior, por isso agarram-se a qualquer pequena redução na percentagem do aumento diário, mas a manter este ritmo, no próximo fim-de-semana já haverão mais de 10 mil infectados. Agora faz a contas de quantos serão no fim de Maio, se continuar assim.
“Temos de aguentar, que remédio, mas hoje fizeram uma “festa” por causa de um aumento de casos de 7,5% em relação ao dia anterior, no qual tinha havido quase mil casos novos.”
À medida que os números absolutos crescem as percentagens de crescimento diminuem.
Por outro lado, os números iniciais de infectados eram pequenos mas havia imensos casos suspeitos, pelo que naturalmente muitos desses iam engrossar os números oficiais. Com a disseminação dos testes vai aumentar o número de casos.
Obviamente que 15 dias de isolamento valem pouco, a tendência é a aumentar durante esta quinzena, quem estava previamente infectado agora é que entrou na estatística.
… fiz as minhas contas em 20 de março… os números a que cheguei foram de cerca de 250.000 a 300.000 infectados e a taxa de mortalidade a manter-se no 1% equivale a termos entre 2500 a 3000 vítimas…
Se de repente parássemos todo o contacto social ainda teríamos duas semanas para casos recentemente infectados se manifestarem. E depois acabava.
A dificuldade é que é impossível (e teria outras consequências) eliminar todo o contacto. No mínimo tens um quarto da população que tem que ir trabalhar e assegurar serviços essenciais, desde recolher lixo até dirigir um clube de futebol por Skype (brinco).
O que significa que a transmissão continua e o vírus mantém-se activo na população (há sempre um hospedeiro novo para o vírus multiplicar).
Cada medida, desde ficar em casa, higiene, fechar escolas, concertos, etc tem um certo efeito na transmissão, umas mais que outras. Será surpreende para muita gente que fechar escolas e concertos não tem assim tanta importância.
Mas tudo conta, e é possível usar modelos estatísticos pra prever a evolução das curvas.
O vírus só vai ser controlado quando houver uma vacina ou houver suficiente imunidade na população para o número de novos casos caia em relação aos casos ‘curados’ ou tornados imunes.
A grande grande maioria da população, e é possível que isto aconteça, nunca saberá que teve o vírus porque nunca teve sintomas.
Ainda não é claro qual a imunidade que é gerada naturalmente mas os Coronavirus são um grupo comum que faz constipações e caganeiras, daí é provável que haja alguma imunidade. Este é novo por isso é difícil quantificar.
O grande problema é manter um nível de contenção que permita os casos que irão inevitavelmente acontecer não inundem os serviços porque o que realmente mata é a sobrecarga do SNS.
E esta sobrecarga é ainda maior no inverno que é altura de gripe.
Quando virarmos o pico, é preciso um relaxamento muito gradual da contenção, porque o contágio vai voltar a subir uma vez que o vírus circula.
Daí que é preciso manter algumas medidas no bolso para, se for preciso, voltar a fazer contenção antes do inverno se não cria-se o risco de ter outro pico nessa altura
“O vírus só vai ser controlado quando houver uma vacina ou houver suficiente imunidade na população para o número de novos casos caia em relação aos casos ‘curados’ ou tornados imunes.” é a única solução, até porque não temos os meios nem a rigidez dos chineses ou coreanos. Maio pode ser o pico, mas o real trabalho começa depois, porque o tuga quando achar que o pior já passou volta a querer ir para a praia e encher a noite.
Rezar para que a vacina chegue antes de existir a possibilidade de uma segunda vaga porque aí é que estamos realmente fdds porque é quando estamos mais relaxados que a merda acontece a valer.
Covid vai ser o maior teste socioeconómico dos últimos 50 anos, a ver se o Costa agarra bem nessa merda e passa, porque se chumba o pós-Covid vai ser um pesadelo.
“Mas tudo conta, e é possível usar modelos estatísticos pra prever a evolução das curvas.”
Cheguei a ver um modelo estatístico que dava conta que duplicava o nº de casos a cada dois dias e que no final de Março já haveria mais de 20 mil. Estamos muito longe disso, resta saber se o problema foram testes insuficiente ou se algo anda a ser escondido. Quero acreditar que tivessem sido os testes insuficientes, pois nos dados de hoje, um dos dias em que mais testes se fizeram deu uma percentagem menor de novos casos e o problema actual seja apenas algum atraso na confirmação das recuperações. Quero tanto acreditar nisto, nestas coisas, talvez porque nada perceba, prefiro ser optimista, sair de casa a pensar que posso ser apanhado pelo bicho, não é nada fácil, um verdadeiro terror.
A questão dos testes é dinâmica. Se testasses a população toda hoje, amanhã tinhas um aumento brutal de casos confirmados – é bem possível que o número de casos reais seja 100 ou 1000 ou 10000 vezes superior aos casos fatais ou confirmados.
Só que no dia a seguir tinhas uma redução na incidência diária porque não havia mais casos para encontrar.
Muito coisa afecta o valor relativo dos testes positivos: depende de quantos e quem testas.
Resta-nos deixar os profissionais trabalhar. Erros serão cometidos sem dúvida, mas acredito que as pessoas em geral ‘rise to the occasion’ , incluindo os políticos que estão no governo.
Percebo que o pico é atingido quando de forma consistente o numero de novos casos for inferior aos recuperados.
Estamos muito longe disso e é preocupante ver que as recuperações que já deveriam ser às dezenas e nos últimos dias nem se alteraram.
Por outro lado, as medidas tomadas em meados de Maio, fecho de escolas, quarentenas, etc… só agora estarão a ter efeito e nestes três dias efectivamente o nº de novos casos diários diminuiu, mas lá está os recuperados não aparecem.
Não confio nesta DGS, há coisas que não são claras, pode ser para o mal ou pode ser para o bem …. ainda me lembro que estavam contra as medidas do governo em meados de março, que não valia a pena fechar as escola e agora aterroriza toda a gente quando anuncia que o pico ainda está muito longe. Espero bem que seja apenas incompetência, sinal que nem sabe do que anda a falar.
Só a Coreia do Sul e o Japão já atingiram o pico, mas não havia muita atenção sobre esses países na altura, porque coincidiu com o início do descontrolo na Itália.
Não tenho confiança nenhuma nos dados chineses. Só agora estão a deixar as pessoas recolher as urnas com as cinzas dos mortos, e as filas são enormes, o que indica que morreram muito mais pessoas do que os três mil oficiais. Segunda a imprensa, a julgar pelo número de urnas que se tem conseguido ver, terão morrido dezenas de milhar de pessoas, só em Wuhan.
A directora geral da saúde ou tem dados que não faculta, o que eu acredito, ou está a traçar um cenário, acima de tudo político. O que não me parece bem.
Não sou especialista em coronavirus, mas sei umas coisitas sobre Ébola. E sim, não é a mesma coisa – desde logo o contágio, que e a fase crucial do problema (o Ébola extremamente infeccioso mas não tão contagioso) – mas há aqui um paralelismo que pode ser feito, para responder à pergunta do Malcolm.
“Information was hidden, minimised, and manipulated. Trust was broken.”
We need more data, no entanto eu não acredito que a imunidade seja uma realidade. E não o sendo, teremos que reagir com medicação que enfraqueça e minimize o efeito do vírus. Não acompanho muito as notícias de PT mas fiquei com a impressão que estão a vender a ideia que os cientistas procuram afincadamente uma vacina.
Certo, isso também, mas acima de tudo temos de procurar “o” medicamento de combate (dá para perceber que tenho muitas reservas de encontrar a vacina num futuro próximo de 6-8 meses – não vai acontecer!)
Outra coisa, o período de quarenta: fico estupefacto com o período de 14 dias anunciado. Como é possível tamanha irresponsabilidade? O Ébola poderia expandir a sua incubação por 21 dias, e eu tenho muitas, mas mesmo muitas dúvidas que o corona tenha até 14 dias.
Isto, este período, é a sociedade de mercado a ditar a sua lei.
Mesmo assim a curva vai continuar achatada, em PT, se tudo se mantiver como está, a nível de prevenção, e eu apontaria para um pico, ligeiro, para inicio de Maio.
Mas isto pessoal, vai-se prolongar por meses e meses. Nada será como dantes, é o meu receio para a nossa sociedade.
Voltando ao Ébola, o primeiro caso diagnosticado foi em 1976, e no início de fevereiro deste ano deu-se alta ao último paciente na RDC. Mas não está erradicado. A vacina, a rVSV-ZEBOV, é comummente creditada como válida no combate, desde a sua produção em 2015, mas não apresenta níveis de efectividade que assim justifiquem o seu epíteto. Em 2019 (dezembro), a US Food and Drug administration anunciou a aprovação de uma vacina preventiva desenvolvida por Merck, mas com inúmeras condicionantes e não é para todas as estirpes.
Portanto, não, não acredito a breve trecho que se encontre a vacina, nas acredito sim que se encontre o composto para combater o vírus e minimizar o seu estrago.
Mesmo que se consiga combater, será uma questão de tempo até voltar, tal como acontece com o Ébola.
É o que eu disse (e até fui “criticado”) aqui há cerca de 10 dias atrás …
Andam a ‘brincar com os números’, para tentar não criar o pânico … Esquecem-se que há muita gente que acredita na VERDADE e
Do que tenho observado pessoalmente, a maior resistência a cumprir a ‘quarentena’ vem precisamente da população com idade superior a 60 anos … O que é verdadeiramente inacreditável, pois é a partir daí que a taxa de mortalidade sobe muitissimo … Tenho visto “rapaziada” dessa idade em bancos de jardim (só faltam as cartadas), a passear (sem os cães) … A cirandar por aqui e por ali … Com máscaras na testa, um estilo verdadeiramente inovador …
Há uns aninhos atrás trabalhei em Investigação, fui bolseiro, fiz mestrado e estava em inicio de Doutoramento quando se deu o BOOM gerado pela crise do Sub-Prime, e sim, estive presente na maior manifestação de Bolseiros em Portugal, fomos quase 11 mil. Fomos convidados a emigrar pelo 1º ministro … Por sinal tinha estado nos Estados Unidos da América aquando do inicio dessa crise do Sub-prime … E, os indicios que tinha absorvido aquando dessa estada fizeram-me tomar a decisão de abandonar o cargo que desempenhava no privado e voltar à investigação … Infelizmente vivia em POORtugal e, não me apercebi disso … Apercebi-me da crise do sub-prime e não consegui adivinhar o que lá vinha …
Desenganem-se os “optimistas”, por convicção ou mesmo os que são pagos para ‘venderem o optimismo’ … Assim como mais de uma década após a ‘debacle’ derivada da crise do Sub-prime, a economia global não tinha atingido os valores anteriores a 2008, desta feita a coisa vai ser muito pior … Porque este “resfriadinho”, parafraseando o Bolsonaro, mata mesmo (não é só a carteira), e mata de forma relativamente rápida, e vai continuar a matar … A economia global vai retroceder para niveis anteriores à década de 90 do século passado. Com as seguintes agravantes … Uma população mundial em número muito superior aos anos 80 do século passado, com um egoísmo desmesurado, devido à “cultura global” do EU, eu, eu … Com gostos ‘gourmet’ (pagas muito e quase não se vê), habituados a viajar e a consumir não só aquilo de que realmente necessitam, mas muito mais derivado das elaboradissimas técnicas de marketing … Em suma, uma sociedade vazia de VALORES MORAIS, onde o lucro fácil e a aparência são a pedra de toque (e os bancos a encherem os cofres, deles), mas onde a célula base da civilização foi posta de lado, isto é, a FAMILIA. As familias de hoje são uma amálgama de fachadas, egos e falsidades … O amor é fugaz, tipo pau de fósforo, os divórcios estão na moda e os filhos que ficam no meio são utilizados como “animais de estimação” a quem se “dá um biscoito para que nos dêm a patinha” … Perderam-se muitos valores como o respeito, a partilha, a entreajuda, a solidariedade …
Resumindo, este SHUTDOWN à escala global pode servir para muita coisa, inclusive alguns estarem a lucrar como nunca, contudo o mais importante é mesmo as pessoas resguardarem-se, protegerem-se a si e aos seus, mas sobretudo efectuarem uma profunda INTROSPECÇÃO sobre o que realmente importa na vida. Se este caminho desta GLOBALIZAçÃO à pressão faz sentido, se a destruição da natureza faz sentido, se a valorização da trapaça e da mentira é que deve ser a luz que norteia o caminho??? ou não …?!?
Utilizem uma parte deste tempo para efectuarem uma profunda e honesta AUTO-ANÁLISE e reestruturem-se, se puderem e se conseguirem …
Reflexão excelentemente profunda e com fundamento !
Parabéns.
Diria eu, pobre ignorante que…
Rumo às viagens intra-galácticas do séc.XXII, desprovidas de humanidade; (… Olhar vendo com olhos de ver, e cuidar, do seu semelhante, sentindo-o como seu igual !…), e de afectos que caracterizam os humanos.
Procuraremos em Marte o que, deixaremos de acreditar, ser possível no planeta terra… ! Amor e afecto !
Se calhar…. os diálogo entre Robôs e humanos, dos filmes de ficção cientifica, não estarão tão longe assim !
Já nem aparece-mos nas 1° páginas de jornais e revistas, pelos piores motivos.
A próxima fase será ignorar-nos, como se não existisse-mos !
Dai a teoria do benfiquista ” O caracolinhos ” que vão haver clubes….(?) que vão fechar !
Andavam à procura do João Gabriel ” O ideólogo Nazi ” começam a aparecer as consequências dessa estratégia de isolamento do clube na Imprensa. que se seguiu à de desacreditar a imagem do clube durante anos e depois de infiltrarem o S.C.P. de benfiquistas como o Varandas, José Pedro Rodrigues, e Pedro Madeira Rodrigues.
Conheço benfiquistas que não odeiam tanto o S.C.P. como estes senhores !
Aqui já anunciaram oficialmente que as escolas nao reabrem até ao final do corrente ano lectivo (inicios de Julho).
Igualmente ja foram aprovadas Leis sobre possiveis reduções salariais, férias forçadas pagas ou não, etc.
As economias começam a reajustar-se e as indicações são de que o problema com o vírus vai-se manter no tempo.
É clara a aposta na massificação dos testes, abertos a toda a população, com a abertura de vários centros “drive trough”. Querem fazer mais e mais testes, nao apenas a suspeitos – querem claramente identificar hospedeiros.
Já estamos em lockdown há varias semanas e correntemente com um programa de sanitizacao diário a nivel nacional que vai durar 15 dias,das 8 da noite às 6 da manhã onde é-se multado quem circula sem uma autorização formal emitida pelo governo – e multas que doem…
E cá vai acontecer o mesmo.
As medidas irão endurecer, já deviam.
Ir ao supermercado só para comprar pão ou um pacote de batatas fritas como eu vi este fim de semana devia dar multa e prisao domiciliària. . .
Necessitavamos tambem de fazer mais testes mas eles nao existem e aquela noticia dos testes marados chineses que só tinham 30% de fiabilidade matou-me, pois para alem dessa percentagem temos a necessidade de uma colheita bem efetuada.
Aqui ja estamos numa fase de “pre-represssao” e planos de contigencia em todo o lado… idas ordeiras ao supermercado, medidas extremas de higiene (limpao o trolley de compras ‘a tua frente antes de te o darem), restricoes ‘a circulacao quer diurnas quer noturnas (bem mais apertadas as noturnas, necessidades de registo, justificacao e aprovacao), desenvolvimento acelerado de um “smart government”, mais e mais coisa online.
E testes, muitos testes – sao os segundos depois da SK mas brevemente vao ser os primeiros. E parece-me que esta e’ a politica a seguir – detectar quer infectados quer hospedeiros e tratar/isolar compulsivamente, se necessario.
consultem, o ” Leoninamente ” e o seu artigo ” Os testes Convid-19 não chegam para todos !”
E vejam até onde pode ir o ódio e a raiva destes senhores, que se dizem sportinguistas, mas que de facto são fervorosos benfiquistas e/ou Portistas !
Com gente desta, não há nenhuma hipótese de levantar o S.C.P. !
Eles hão-de estar sempre à espreita, para destruir qualquer direcção que faça o que quer que seja de bem ao clube ! Nem que demore cinco anos !
As melancias, pelos vistos, vencerão sempre ! Os estragos que isto faz em antigos sócios, e futuros adeptos do clube é incomensurável !
Muitos deles já escreveram que preferem fechar ou aniquilar o clube, do que ver a anterior direcção regressar ! Agora imaginem! se conseguirem !
Como foi possível deixar o clube, ser infiltrado por esta gente, que o odeia, tão profundamente ! E é por isto, que a cada dia que passa, menos acredito na viabilidade do clube.
Estou à beira de um ataque de nervos ! Filhos da outra senhora !
30 Março, 2020 at 6:26
Cada manhã é uma nova oportunidade.
SL
30 Março, 2020 at 6:26
Bom dia 🙂
30 Março, 2020 at 6:51
e então… como foi esse fim de semana nas forças armadas?
30 Março, 2020 at 7:10
Os desportivos continuam a editar… incrível.
O correio da manhã no seu melhor, quanto pior melhor para eles.
30 Março, 2020 at 7:36
em tempo de guerra não se limpam capas.
30 Março, 2020 at 7:42
no meio do virus ainda vais ver a capa com um rapaz de 21 anos cuja cabeça apareceu a 150km do resto do corpo e ainda faltam aparecer os braços e as pernas.
30 Março, 2020 at 9:53
No record 🙂
30 Março, 2020 at 8:04
Bom dia amigos
Boa semana…
Desejo para todos e para vossas famílias
Boa saúde
Muita força de ânimo
Muita Resiliência
Muita “sorte”
Mas também muito cuidado…
Que Deus nos acompanhe
Abraço e SL
30 Março, 2020 at 8:17
Bom dia Tasca,
Cherba, que fantástica fotografia de Lisboa, ao entardecer com a sua luz única no mundo!
Que saudades ! Obrigado !
Um abraço ao Vinho Verde, e ao Zé verde Holland !
Dizer-lhes que não confundo o Povo Holandês, com os seus políticos em momentos menos felizes !
Saúde para todos !
30 Março, 2020 at 8:41
Gmorgen
Ik voel goed vandaag, zon is geweldig hier.
30 Março, 2020 at 9:25
santinha!
30 Março, 2020 at 10:05
Saúdinha
30 Março, 2020 at 10:51
Isso!
30 Março, 2020 at 12:58
Amigo Zé,
Traduz lá, que eu não percebi nadinha! Flamengo não é a minha especialidade !
Valans e flamengas são mesmo bonitas, mas se me insultarem eu não percebo !
Abraço
30 Março, 2020 at 19:28
Amigo Dias
Afirmei que estou a sentir bem e por aqui está um sol fantástico
30 Março, 2020 at 9:57
Boa. Mas eu também não confundo o povo português com os filhos da puta que perdoaram dívidas aos berardos e aos vieiras e ainda salvaram bancos privados com os nossos impostos.
30 Março, 2020 at 8:36
Bom dia tasqueiros.
Desejo a todos uma boa semana, pela minha parte depois de 2 semanas sozinho no local de trabalho a assegurar serviço e responder a emergências porque nem tudo faz quarentena vim passar serviço e entrarei em teletrabalho até à Páscoa.
Saúde e SL
30 Março, 2020 at 8:55
Bom dia! Be safe!
30 Março, 2020 at 9:11
Segunda-feria. Acho.
Começaram as férias escolares
Bom dia
30 Março, 2020 at 17:12
Hoje já consigo fazer qq coisa…
30 Março, 2020 at 9:21
O rascor diz que a FIFA vai proibir comprar jogador e logo transferi-lo.
Medida muito importante, mas faltam muito mais. O campeonato português é uma fonte de inspiração para quem quer combater a corrupção, o tráfico de influências e a fuga ao fisco no futebol.
30 Março, 2020 at 9:54
Importantisdimo. Para as Toupeiras é um rombo. Vamos ver qual vai ser a ideia criativa para contornar isso.
30 Março, 2020 at 10:25
É simples, com esta restrição cada vez maior ás deslocações, mete-se ao bloco de esquerda a pedir a liberalização da Cocaína, na qual a esquerdallha vai toda atrás, mais o Chega claro… e faz-se a lei e o estádio da luz, porta 18 fica como o grande entreposto para a distribuição da branca do dono e como negocio de bens essenciais… a época está salva !!!!
PS-A casinha pode ficar com um pequeno entreposto.
30 Março, 2020 at 10:28
Ainda podem dar umas voltas no estádio para “descomprimir”… antes de voltar para casa… podem se ter enganado a fazer o “corte”…
30 Março, 2020 at 11:18
A economia nacional está salva!
Perdoe-se (oficialmente, porque ele nunca os vai pagar e não) os 800 milhões que o Orelhas deve ao Estado! Tudo devido à pandemia!
30 Março, 2020 at 15:32
O Orelhas (e as suas empresas) não deve ao Estado (não directamente).
Deve à Banca (Ex BES, BCP e CGD) cerca de 1.200M€!!!
30 Março, 2020 at 20:56
Esclarecido. Mas depois não fomos nós que tivemos de amparar esses bancos? Acaba por dar no mesmo…
30 Março, 2020 at 21:41
Por isso disse (não directamente).
31 Março, 2020 at 0:34
😉
30 Março, 2020 at 13:18
O plano é brilhante Dread, mas não é exequível; o dono da P18 o Zé do boifica – de acordo com a impoluta justiça indígena -, ainda tem meia dúzia por cumprir. Não, não, pfv não venham outra vez com a estória de que o caïd da rede é o conhecido e extremoso chefe de família e escrupuloso cliente da nossa Banca, D.Chapo nacional; esse está limpinho,limpinho e até ajudou nas buscas, nas investigações e até se ofereceu para redigir a sentença. Cidadão exemplar!!!
E foi para fazeres um país destes que bateste na tua mãe, D. Afonso?!!!
30 Março, 2020 at 9:26
Bom dia, tasca!
30 Março, 2020 at 9:39
Bom dia e boa semana.
Saúdinha é o que desejo a todos.
30 Março, 2020 at 10:18
Saude e sorte , pessoal
30 Março, 2020 at 10:29
Bom dia a todos, ( essa linda luz ) um grande abraço a todos os Leões e Leoas por esse mundo afora Saudações Leoninas e muita saúde.
PS: Hier ook Zé, waar woon jij dan?
30 Março, 2020 at 10:34
Mau… querem ver?
30 Março, 2020 at 13:01
Porra VV,
Falem língua que a gente perceba !
Podes estar a dizer coisas muito interessantes, mas eu não percebo !
Abraço amigo e saúde para todos !
30 Março, 2020 at 21:27
Perguntei ao Zé aonde ele mora.
30 Março, 2020 at 19:31
R’am
30 Março, 2020 at 21:24
Katwijk. mas ja vivi ai , por cima do Stanish, não sei se conheces, Spotinguista também.
30 Março, 2020 at 21:28
Sportinguists
30 Março, 2020 at 21:28
Fds….. Sportinguista
31 Março, 2020 at 2:27
Também já vivi aí em Katwijk/Noordwijk perto do laboratório ESA.
30 Março, 2020 at 11:07
Capa de três jornais desportivos de hoje:
2 Lampiões
1 Andrade
É o que temos há dezenas de anos.
Há dias recebi um email da Bola para aderir à subscrição on line…
Resposta: Quando se tornarem “isentos e imparciais” talvez repense a aquisição de qualquer produto vosso !
SL
30 Março, 2020 at 11:21
Vi agora a capa do “jornal” Record.
Ridículo é pouco.
Vai ser assim para encher chouriços nos próximos meses enquanto tentam não definhar até ao desaparecimento.
Um dia um felatio ao Capitão Voluntário à força, no outro um fardo de palha para os sem dentes do outro lado.
É o que há.
30 Março, 2020 at 11:33
o Bernie ta feito uma bela putinha… e assim… grão a grão ate a extinção…
de mim n vem um cêntimo ha décadas… nem tao pouco perco tempo com eles…
30 Março, 2020 at 12:38
O que mais desejo é que fechem aquele antro de prostituição intelectual.
30 Março, 2020 at 11:53
Info util
http://www.seg-social.pt/suspensao-calculo-do-valor-da-retribuicao
http://www.seg-social.pt/reducao-calculo-do-valor-da-retribuicao
30 Março, 2020 at 11:59
https://leonino.pt/opiniao/memorias-de-um-manifesto/
sempre importante ler gente esclarecida e conhecedora.
30 Março, 2020 at 12:05
“… Coisas que o Presidente do Sporting Clube de Portugal não sabe fazer. Seja por inépcia e arrogância de quem acha que tudo sabe. Porque se rodeia de colaboradores de baixo perfil, pois ele nunca teria capacidade de gerir um relacionamento com um Jorge Jesus ou com um Leonardo Jardim (já que ele próprio os observou in loco e foi, quanto a mim, fator de desestabilização, com um permanente leva-e-traz, qual coscuvilheira).
Assim, só me resta encerrar este texto escrito em quarentena com uma afirmação do início de século XXI. Uma geração que se deixa representar por um Varandas é uma geração que nunca o foi. PIM.”
30 Março, 2020 at 12:39
Nem mais. Mais uma lição ao merdoso do voluntário à força.
30 Março, 2020 at 13:37
Ele há coisas do caray! Eu que estava numa de sorumbático , li a crónida do C.V. e essa do COSCUVILHEIRA rebentou comigo. Então não é que o nosso Rambo tugulês tem mesmo cara e tipo dum leva-e-trás mexeriqueiro?
30 Março, 2020 at 13:41
aqueles “tiquinhos Apaneleirados” n enganam…
dai o “trabalho invisível”…
30 Março, 2020 at 15:02
eheheh
30 Março, 2020 at 13:38
*ainda não bebi nada e já estou a escrever CRÓNIDA
30 Março, 2020 at 17:00
FREDERICO VAI À GUERRA – DIÁRIO DO HERÓI
Dia 10
Data: 30 de Março de 2020
Frente de Combate: Em casa, de manhã. Depois foi combater.
Armamento Selecionado: SAMSUNG Galaxy S20 Ultra 5G, propriedade do SCP
Total de Ações em Combate: 3
1- Vestiu a farda militar.
2- Prestou declarações emocionantes à TVI
3- Ofereceu uns patins aos funcionários da Loja Verde
Notas Pessoais do Herói:
Querido diário, estou muito preocupado com a minha Katty. Sinto-a muito agitada e anda a fazer-me perguntas muito estranhas.
Repara, hoje, mal acordámos, perguntou-me:
– “Fifi, depois do ciclismo, também vai acabar com o voleibol?”
Logo assim, a frio? Bem sei que era triatleta, portanto, treinava 3 vezes por semana, mas preocupar-se com uma modalidade, cujo maluco fez regressar e andou a festejar aos saltos, abraçando os jogadores? Bah!
Respondi-lhe: -“Ainda não sei, fofinha. Mas olhe, muito mais importante do que o voleibol… quer fazer conchinha?”
– “Só se não acabar com a modalidade, percebe?” (disse ela)
– “Está bem, prometo. E sabe bem que o que eu prometo, cumpro!”
– “Mas fifi, no seu programa eleitoral e nas suas declarações durante a campanha, afirmou estas duas coisinhas:”
1- Manter a aposta e o investimento em todas as modalidades, aumentando a sua competitividade e desenvolvendo projetos de formação sustentados.
2- Não vamos desinvestir, vamos investir para continuar a ganhar.
– “Pois, fofinha, agora estou atrasado nesta guerra interminável, por isso, beijinhos (aqueles parecidos com os da AG) e até mais logo.”
DES-TRO-ÇAR!
30 Março, 2020 at 17:20
5 estrelas
30 Março, 2020 at 21:00
EXCELENTE!
“Bem sei que era triatleta, portanto, treinava 3 vezes por semana.” 😀 😀 😀
1- Manter a aposta e o investimento em todas as modalidades, aumentando a sua competitividade e desenvolvendo projetos de formação sustentados.
2- Não vamos desinvestir, vamos investir para continuar a ganhar.
Quase, faltou um bocadinho! Filho da puta de desonesto reles!
30 Março, 2020 at 21:17
Hahahajahq ai caralhoooo tao bom
30 Março, 2020 at 22:37
PARABÉNS caro M60… esse humor irreverente e subreptício é delicioso… esse ‘diário’ é já ‘paragem obrigatória’ aqui no cantinho…
30 Março, 2020 at 23:10
MUAHAHAHAH muito bom.
Só uma nota sobre os 3treinos por semana… O Freire tinha o mesmo horário 😉
30 Março, 2020 at 17:16
Que gandalata!!!
https://tribunaexpresso.pt/atras-da-cortina/2020-03-30-O-dia-em-que-Duarte-Gomes-deixou-de-ser-o-arbitro-internacional-de-Lisboa-e-passou-a-ser-apenas-o-lampiao?utm_source=onesignal&utm_medium=notification&utm_campaign=tribuna&utm_content=O+dia+em+que+Duarte+Gomes+deixou+de+ser+o+%C3%A1rbitro+internacional+de+Lisboa+e+passou+a+ser%2C+apenas%2C+o+lampi%C3%A3o
30 Março, 2020 at 17:52
Não foi preciso dizer que era lampião porque as suas acções no terreno apontavam para aí . Mas já tivemos outros casos surpreendentes como foi de António Rola que era acusado de ser Sportinguista, alguém deve ter lançado a fake new para o proteger, e que ele consentiu que a noticia circulasse.Quando se retirou deu uma entrevista e disse : ” até que enfim posso esclarecer que sempre fui benfiquista “. Para os mais atentos
não precisava desse esclarecimento. Continua ligado ao Benfica e fez uns cursos para árbitros suportados pela Fundação Benfica e, se não estou em erro, a Inatel donde devem ter saido uma boa fornada de ” padres” .
30 Março, 2020 at 18:05
Foram “SÓ” 25.
20/12/2011 – Prenda de Natal
Eis os discursos no dia da entrega dos diplomas:
[Carlos Móia [na foto], presidente executivo da Fundação Benfica, confessou que teve algumas dúvidas iniciais em associar-se ao projeto, em virtude de alguma associação errada entre clube e arbitragem.
“Questionei-me se iríamos fazer bem. A resposta é absolutamente positiva. A Fundação Benfica está muito para além do futebol e empenhada no apoio a jovens em risco de exclusão social. Este é um projeto que alia os valores morais, a ética e o profissionalismo”, enalteceu Carlos Móia na cerimónia.
Monitor deste curso, o antigo árbitro António Rola, destacou que os 25 jovens diplomados hoje “aliaram sempre ao curso a valorização profissional nos estudos, associando a humildade ao bom senso”.
Na opinião de Rosário Farmhouse, alta comissária do ACIDI, o “Tu Decides Bem” trata-se de “mais uma ferramenta para estes 25 jovens para que possam ter boas escolhas de futuro”.]
30 Março, 2020 at 19:10
Era interessante sabermos quantos desses 25 pertenciam às claques, não era?
30 Março, 2020 at 18:11
E o Garrido! E o Vítor Pereira! E o Lucílio! Só sportinguistas. De qualquer maneira, agora até acredito que o fossem. Sportinguistas de camarote. Muito parecidos, de facto. Na volta, ando convencidíssima de que sou sportinguista e não sou. Uma sportinguista como deve ser, pelo menos.
30 Março, 2020 at 17:49
«Ronaldo chorava quando perdíamos»
Por: jornal a bola
Em janeiro de 2000, quando o Sporting parecia condenado a prosseguir longo jejum de títulos, o brasileiro César Prates (ex-Real Madrid, embora estivesse cedido ao Corinthians) chegou a Alvalade na companhia do compatriota André Cruz (ex-Torino), do belga Mbo Mpenza (ex-Standard Liège) e do croata Spehar (ex-Verona). E com os três primeiros a sorte do leão mudou, pois significaram um acréscimo de qualidade fundamental na conquista do campeonato 18 anos depois sob o comando de Augusto Inácio. O antigo lateral-direito, hoje pastor evangélico em Balneário Camboriú (cidade do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil), sem qualquer ligação ao futebol exceto para participar em jogos de solidariedade, testemunhou de perto os primeiros passos de um tal de… CR7.
«Um dia ouvi o Cristiano Ronaldo dizer que se iria tornar o melhor jogador do mundo. Então, isso aí é uma loucura, porque você vê ele transformar-se mesmo no melhor jogador do mundo», recordou, em entrevista ao UOL, César Prates, já com estatuto consolidado no plantel leonino quando o romeno Laszlo Boloni chamou o português, então com apenas 16 anos, aos treinos da primeira equipa, no verão de 2001.
«O Messi é um talento, nasceu para aquilo, mas o Cristiano não, ele nasceu com um dom para jogar futebol e sempre teve uma obsessão focada para ser um jogador de alto nível. E é por isso que o considero o melhor do mundo. O Messi nasceu com aquilo, treina-se normalmente, já o Cristiano não se treina normalmente, o Cristiano chega antes e sai depois [dos treinos]», destacou um dos mais titulados jogadores do passado recente dos leões, duas vezes campeão nacional (2000 e 2002), além de ter festejado também uma Taça de Portugal (2002) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (2000 e 2002).
Dez anos mais velho do que Ronaldo, ambos aniversariantes em fevereiro, César Prates orgulha-se de ter contribuído para a evolução de um jovem que hoje coleciona cinco Bolas de Ouro, entre tantas, tantas outras honrarias individuais e coletivas.
«Ele era um menino que desde cedo mostrou gostar de aprender, conversava muito com ele. Quando ia cobrar uma falta, ele estava sempre junto. Foi muito interessante o convívio com ele», lembrou um dos mestres do atual craque da Juventus na arte de marcar livres: «Para aprender a bater com o pé esquerdo, o André Cruz tinha uma característica, a minha batida na bola era diferente. Por ser destro, eu ensinava, ajustava o corpo dele, mostrava onde se posicionar para poder alcançar os dois lados da baliza, o tempo de partida quando o árbitro apita e partimos para a bola, você quebra o tempo do guarda-redes, o ventinho da bola, como ajustar ela por baixo…»
Aqueles eram tempos em que se misturavam sentimentos. Sim, Cristiano Ronaldo já era profissional, mas vibrava como o mais comprometido dos adeptos.
«Ele [CR7] era mais um torcedor do Sporting, com 16 anos, então chorava quando perdíamos. Se mantenho contacto com ele? Não, o César Prates pós-atleta é totalmente voltado para o ministério pastoral, não tenho praticamente contactos com o mundo do futebol e com o Cristiano também não», disse, fiel ao «novo estilo de vida» que abraçou: «Já quando jogava e um adversário se lesionava, eu passava por ele e dizia: ‘Seja curado em nome de Jesus’. Será que Deus permitiu este coronavírus para que todo mundo parasse e voltasse para dentro de casa e cuidasse da família outra vez?»
30 Março, 2020 at 23:24
Eish, grande César Prates! Muito bem.
Camboriú… Já fui muito feliz lá 🙂 num primeiro contacto com o mundo do trabalho, para uma empresa alemã no final dos anos 90, no pós-faculdade, ajudei a fazer um trabalho extremamente gratificante na recuperação do Parque Natural Raimundo Gonçalez Malta, que ficou algo de fascinante.
Recordo com carinho a comunidade brasileira de origem alemã que ali vive, muito diferente do que, já por algumas vezes, vi retratada em órgãos de comunicação social.
Estás histórias… CR7 é de facto qualquer coisa de inatingível. E é nosso património 🙂
30 Março, 2020 at 21:40
Comparem a postura e atitude dos médicos entrevistados nas últimas semanas com a do rambo de kandahar….
30 Março, 2020 at 22:17
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
La Liga: se não se recomeçar até 17 de Junho, provavelmente a temporada ficará cancelada (fonte: foradejogo).
Falta 11 jornadas para jogar no campeonato espanhol.
SL
30 Março, 2020 at 22:29
Para o Jordão e ou para quem possa ter sensibilidade sobre o assunto.
Acham que é para levar a sério aquela coisa que diz ser a diretora-geral de Saúde quando afirma que o pico será em finais de Maio?
Mais dois meses disto? Será que este anuncio não têm a mesma credibilidade que aquele em que ela anunciou a chegada de uma gripezinha?
30 Março, 2020 at 23:02
Deverá ser para levar a sério, devem ter dados para terem revisto a posição anterior, mas pode não ser uma boa notícia. Pode significar que vão manter a curva mais plana, mas por outro lado haverão mais infectados, porque os números não vão parar de crescer até final de Maio. O ideal seria já estar a notar-se qualquer coisa, uma vez que estamos em Estado de Emergência há quase duas semanas, mas a amostra era tão pequena e mostrava um cenário tão pequeno, por haverem tão poucos testes, que nem dá para ver se há mesmo menos contágio na sociedade. Eles dirão sempre que sem essas medidas seria pior.
Temos de aguentar, que remédio, mas hoje fizeram uma “festa” por causa de um aumento de casos de 7,5% em relação ao dia anterior, no qual tinha havido quase mil casos novos. O número total é cada vez maior, por isso agarram-se a qualquer pequena redução na percentagem do aumento diário, mas a manter este ritmo, no próximo fim-de-semana já haverão mais de 10 mil infectados. Agora faz a contas de quantos serão no fim de Maio, se continuar assim.
30 Março, 2020 at 23:27
“Temos de aguentar, que remédio, mas hoje fizeram uma “festa” por causa de um aumento de casos de 7,5% em relação ao dia anterior, no qual tinha havido quase mil casos novos.”
Salvo erro, nos 3 últimos dias, 21,1% – 15,5% – 7,5%.
Obviamente, a “amostra de tempo” ainda é demasiado “curta” para demonstrar o que quer que seja…
SL
31 Março, 2020 at 0:29
À medida que os números absolutos crescem as percentagens de crescimento diminuem.
Por outro lado, os números iniciais de infectados eram pequenos mas havia imensos casos suspeitos, pelo que naturalmente muitos desses iam engrossar os números oficiais. Com a disseminação dos testes vai aumentar o número de casos.
Obviamente que 15 dias de isolamento valem pouco, a tendência é a aumentar durante esta quinzena, quem estava previamente infectado agora é que entrou na estatística.
31 Março, 2020 at 10:58
… fiz as minhas contas em 20 de março… os números a que cheguei foram de cerca de 250.000 a 300.000 infectados e a taxa de mortalidade a manter-se no 1% equivale a termos entre 2500 a 3000 vítimas…
30 Março, 2020 at 23:09
As medidas, se cumpridas, funcionam.
Se de repente parássemos todo o contacto social ainda teríamos duas semanas para casos recentemente infectados se manifestarem. E depois acabava.
A dificuldade é que é impossível (e teria outras consequências) eliminar todo o contacto. No mínimo tens um quarto da população que tem que ir trabalhar e assegurar serviços essenciais, desde recolher lixo até dirigir um clube de futebol por Skype (brinco).
O que significa que a transmissão continua e o vírus mantém-se activo na população (há sempre um hospedeiro novo para o vírus multiplicar).
Cada medida, desde ficar em casa, higiene, fechar escolas, concertos, etc tem um certo efeito na transmissão, umas mais que outras. Será surpreende para muita gente que fechar escolas e concertos não tem assim tanta importância.
Mas tudo conta, e é possível usar modelos estatísticos pra prever a evolução das curvas.
O vírus só vai ser controlado quando houver uma vacina ou houver suficiente imunidade na população para o número de novos casos caia em relação aos casos ‘curados’ ou tornados imunes.
A grande grande maioria da população, e é possível que isto aconteça, nunca saberá que teve o vírus porque nunca teve sintomas.
Ainda não é claro qual a imunidade que é gerada naturalmente mas os Coronavirus são um grupo comum que faz constipações e caganeiras, daí é provável que haja alguma imunidade. Este é novo por isso é difícil quantificar.
O grande problema é manter um nível de contenção que permita os casos que irão inevitavelmente acontecer não inundem os serviços porque o que realmente mata é a sobrecarga do SNS.
E esta sobrecarga é ainda maior no inverno que é altura de gripe.
Quando virarmos o pico, é preciso um relaxamento muito gradual da contenção, porque o contágio vai voltar a subir uma vez que o vírus circula.
Daí que é preciso manter algumas medidas no bolso para, se for preciso, voltar a fazer contenção antes do inverno se não cria-se o risco de ter outro pico nessa altura
30 Março, 2020 at 23:47
“O vírus só vai ser controlado quando houver uma vacina ou houver suficiente imunidade na população para o número de novos casos caia em relação aos casos ‘curados’ ou tornados imunes.” é a única solução, até porque não temos os meios nem a rigidez dos chineses ou coreanos. Maio pode ser o pico, mas o real trabalho começa depois, porque o tuga quando achar que o pior já passou volta a querer ir para a praia e encher a noite.
Rezar para que a vacina chegue antes de existir a possibilidade de uma segunda vaga porque aí é que estamos realmente fdds porque é quando estamos mais relaxados que a merda acontece a valer.
Covid vai ser o maior teste socioeconómico dos últimos 50 anos, a ver se o Costa agarra bem nessa merda e passa, porque se chumba o pós-Covid vai ser um pesadelo.
30 Março, 2020 at 23:53
“Mas tudo conta, e é possível usar modelos estatísticos pra prever a evolução das curvas.”
Cheguei a ver um modelo estatístico que dava conta que duplicava o nº de casos a cada dois dias e que no final de Março já haveria mais de 20 mil. Estamos muito longe disso, resta saber se o problema foram testes insuficiente ou se algo anda a ser escondido. Quero acreditar que tivessem sido os testes insuficientes, pois nos dados de hoje, um dos dias em que mais testes se fizeram deu uma percentagem menor de novos casos e o problema actual seja apenas algum atraso na confirmação das recuperações. Quero tanto acreditar nisto, nestas coisas, talvez porque nada perceba, prefiro ser optimista, sair de casa a pensar que posso ser apanhado pelo bicho, não é nada fácil, um verdadeiro terror.
31 Março, 2020 at 9:14
A questão dos testes é dinâmica. Se testasses a população toda hoje, amanhã tinhas um aumento brutal de casos confirmados – é bem possível que o número de casos reais seja 100 ou 1000 ou 10000 vezes superior aos casos fatais ou confirmados.
Só que no dia a seguir tinhas uma redução na incidência diária porque não havia mais casos para encontrar.
Muito coisa afecta o valor relativo dos testes positivos: depende de quantos e quem testas.
Resta-nos deixar os profissionais trabalhar. Erros serão cometidos sem dúvida, mas acredito que as pessoas em geral ‘rise to the occasion’ , incluindo os políticos que estão no governo.
30 Março, 2020 at 23:44
Obrigado.
Percebo que o pico é atingido quando de forma consistente o numero de novos casos for inferior aos recuperados.
Estamos muito longe disso e é preocupante ver que as recuperações que já deveriam ser às dezenas e nos últimos dias nem se alteraram.
Por outro lado, as medidas tomadas em meados de Maio, fecho de escolas, quarentenas, etc… só agora estarão a ter efeito e nestes três dias efectivamente o nº de novos casos diários diminuiu, mas lá está os recuperados não aparecem.
Não confio nesta DGS, há coisas que não são claras, pode ser para o mal ou pode ser para o bem …. ainda me lembro que estavam contra as medidas do governo em meados de março, que não valia a pena fechar as escola e agora aterroriza toda a gente quando anuncia que o pico ainda está muito longe. Espero bem que seja apenas incompetência, sinal que nem sabe do que anda a falar.
31 Março, 2020 at 0:30
Só a Coreia do Sul e o Japão já atingiram o pico, mas não havia muita atenção sobre esses países na altura, porque coincidiu com o início do descontrolo na Itália.
Não tenho confiança nenhuma nos dados chineses. Só agora estão a deixar as pessoas recolher as urnas com as cinzas dos mortos, e as filas são enormes, o que indica que morreram muito mais pessoas do que os três mil oficiais. Segunda a imprensa, a julgar pelo número de urnas que se tem conseguido ver, terão morrido dezenas de milhar de pessoas, só em Wuhan.
https://www.newsweek.com/wuhan-covid-19-death-toll-may-tens-thousands-data-cremations-shipments-urns-suggest-1494914
31 Março, 2020 at 9:15
Dizer que o pico está longe pode ser simplesmente gestão de expectativas porque o eventual relaxamento da contenção terá que ser muito gradual.
Curioso com o que acontece em Wuhan e Seul.
31 Março, 2020 at 0:29
A directora geral da saúde ou tem dados que não faculta, o que eu acredito, ou está a traçar um cenário, acima de tudo político. O que não me parece bem.
Não sou especialista em coronavirus, mas sei umas coisitas sobre Ébola. E sim, não é a mesma coisa – desde logo o contágio, que e a fase crucial do problema (o Ébola extremamente infeccioso mas não tão contagioso) – mas há aqui um paralelismo que pode ser feito, para responder à pergunta do Malcolm.
Leiam sff está entrevista:
https://www.bbc.com/news/world-africa-52061547
Simples, concreta e tem horas.
“Information was hidden, minimised, and manipulated. Trust was broken.”
We need more data, no entanto eu não acredito que a imunidade seja uma realidade. E não o sendo, teremos que reagir com medicação que enfraqueça e minimize o efeito do vírus. Não acompanho muito as notícias de PT mas fiquei com a impressão que estão a vender a ideia que os cientistas procuram afincadamente uma vacina.
Certo, isso também, mas acima de tudo temos de procurar “o” medicamento de combate (dá para perceber que tenho muitas reservas de encontrar a vacina num futuro próximo de 6-8 meses – não vai acontecer!)
Outra coisa, o período de quarenta: fico estupefacto com o período de 14 dias anunciado. Como é possível tamanha irresponsabilidade? O Ébola poderia expandir a sua incubação por 21 dias, e eu tenho muitas, mas mesmo muitas dúvidas que o corona tenha até 14 dias.
Isto, este período, é a sociedade de mercado a ditar a sua lei.
Mesmo assim a curva vai continuar achatada, em PT, se tudo se mantiver como está, a nível de prevenção, e eu apontaria para um pico, ligeiro, para inicio de Maio.
Mas isto pessoal, vai-se prolongar por meses e meses. Nada será como dantes, é o meu receio para a nossa sociedade.
Voltando ao Ébola, o primeiro caso diagnosticado foi em 1976, e no início de fevereiro deste ano deu-se alta ao último paciente na RDC. Mas não está erradicado. A vacina, a rVSV-ZEBOV, é comummente creditada como válida no combate, desde a sua produção em 2015, mas não apresenta níveis de efectividade que assim justifiquem o seu epíteto. Em 2019 (dezembro), a US Food and Drug administration anunciou a aprovação de uma vacina preventiva desenvolvida por Merck, mas com inúmeras condicionantes e não é para todas as estirpes.
Portanto, não, não acredito a breve trecho que se encontre a vacina, nas acredito sim que se encontre o composto para combater o vírus e minimizar o seu estrago.
Mesmo que se consiga combater, será uma questão de tempo até voltar, tal como acontece com o Ébola.
Mais infos sobre tantos pontos transversais:
https://www.mrknewsroom.com/news-release/ebola/merck-announces-fda-approval-ervebo-ebola-zaire-vaccine-live
https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ebola-virus-disease
31 Março, 2020 at 3:05
É o que eu disse (e até fui “criticado”) aqui há cerca de 10 dias atrás …
Andam a ‘brincar com os números’, para tentar não criar o pânico … Esquecem-se que há muita gente que acredita na VERDADE e
Do que tenho observado pessoalmente, a maior resistência a cumprir a ‘quarentena’ vem precisamente da população com idade superior a 60 anos … O que é verdadeiramente inacreditável, pois é a partir daí que a taxa de mortalidade sobe muitissimo … Tenho visto “rapaziada” dessa idade em bancos de jardim (só faltam as cartadas), a passear (sem os cães) … A cirandar por aqui e por ali … Com máscaras na testa, um estilo verdadeiramente inovador …
Há uns aninhos atrás trabalhei em Investigação, fui bolseiro, fiz mestrado e estava em inicio de Doutoramento quando se deu o BOOM gerado pela crise do Sub-Prime, e sim, estive presente na maior manifestação de Bolseiros em Portugal, fomos quase 11 mil. Fomos convidados a emigrar pelo 1º ministro … Por sinal tinha estado nos Estados Unidos da América aquando do inicio dessa crise do Sub-prime … E, os indicios que tinha absorvido aquando dessa estada fizeram-me tomar a decisão de abandonar o cargo que desempenhava no privado e voltar à investigação … Infelizmente vivia em POORtugal e, não me apercebi disso … Apercebi-me da crise do sub-prime e não consegui adivinhar o que lá vinha …
Desenganem-se os “optimistas”, por convicção ou mesmo os que são pagos para ‘venderem o optimismo’ … Assim como mais de uma década após a ‘debacle’ derivada da crise do Sub-prime, a economia global não tinha atingido os valores anteriores a 2008, desta feita a coisa vai ser muito pior … Porque este “resfriadinho”, parafraseando o Bolsonaro, mata mesmo (não é só a carteira), e mata de forma relativamente rápida, e vai continuar a matar … A economia global vai retroceder para niveis anteriores à década de 90 do século passado. Com as seguintes agravantes … Uma população mundial em número muito superior aos anos 80 do século passado, com um egoísmo desmesurado, devido à “cultura global” do EU, eu, eu … Com gostos ‘gourmet’ (pagas muito e quase não se vê), habituados a viajar e a consumir não só aquilo de que realmente necessitam, mas muito mais derivado das elaboradissimas técnicas de marketing … Em suma, uma sociedade vazia de VALORES MORAIS, onde o lucro fácil e a aparência são a pedra de toque (e os bancos a encherem os cofres, deles), mas onde a célula base da civilização foi posta de lado, isto é, a FAMILIA. As familias de hoje são uma amálgama de fachadas, egos e falsidades … O amor é fugaz, tipo pau de fósforo, os divórcios estão na moda e os filhos que ficam no meio são utilizados como “animais de estimação” a quem se “dá um biscoito para que nos dêm a patinha” … Perderam-se muitos valores como o respeito, a partilha, a entreajuda, a solidariedade …
Resumindo, este SHUTDOWN à escala global pode servir para muita coisa, inclusive alguns estarem a lucrar como nunca, contudo o mais importante é mesmo as pessoas resguardarem-se, protegerem-se a si e aos seus, mas sobretudo efectuarem uma profunda INTROSPECÇÃO sobre o que realmente importa na vida. Se este caminho desta GLOBALIZAçÃO à pressão faz sentido, se a destruição da natureza faz sentido, se a valorização da trapaça e da mentira é que deve ser a luz que norteia o caminho??? ou não …?!?
Utilizem uma parte deste tempo para efectuarem uma profunda e honesta AUTO-ANÁLISE e reestruturem-se, se puderem e se conseguirem …
Boa sorte!!!
SL
31 Março, 2020 at 8:10
….Xupa-me as peles,
Reflexão excelentemente profunda e com fundamento !
Parabéns.
Diria eu, pobre ignorante que…
Rumo às viagens intra-galácticas do séc.XXII, desprovidas de humanidade; (… Olhar vendo com olhos de ver, e cuidar, do seu semelhante, sentindo-o como seu igual !…), e de afectos que caracterizam os humanos.
Procuraremos em Marte o que, deixaremos de acreditar, ser possível no planeta terra… ! Amor e afecto !
Se calhar…. os diálogo entre Robôs e humanos, dos filmes de ficção cientifica, não estarão tão longe assim !
Abraço
31 Março, 2020 at 6:31
Convid-19,
Golpe de Misericórdia no S.C.P. !
Independentemente da pandemia; eis que!
Já nem aparece-mos nas 1° páginas de jornais e revistas, pelos piores motivos.
A próxima fase será ignorar-nos, como se não existisse-mos !
Dai a teoria do benfiquista ” O caracolinhos ” que vão haver clubes….(?) que vão fechar !
Andavam à procura do João Gabriel ” O ideólogo Nazi ” começam a aparecer as consequências dessa estratégia de isolamento do clube na Imprensa. que se seguiu à de desacreditar a imagem do clube durante anos e depois de infiltrarem o S.C.P. de benfiquistas como o Varandas, José Pedro Rodrigues, e Pedro Madeira Rodrigues.
Conheço benfiquistas que não odeiam tanto o S.C.P. como estes senhores !
O ódio que nos tem é muito
31 Março, 2020 at 6:52
Aqui já anunciaram oficialmente que as escolas nao reabrem até ao final do corrente ano lectivo (inicios de Julho).
Igualmente ja foram aprovadas Leis sobre possiveis reduções salariais, férias forçadas pagas ou não, etc.
As economias começam a reajustar-se e as indicações são de que o problema com o vírus vai-se manter no tempo.
É clara a aposta na massificação dos testes, abertos a toda a população, com a abertura de vários centros “drive trough”. Querem fazer mais e mais testes, nao apenas a suspeitos – querem claramente identificar hospedeiros.
Já estamos em lockdown há varias semanas e correntemente com um programa de sanitizacao diário a nivel nacional que vai durar 15 dias,das 8 da noite às 6 da manhã onde é-se multado quem circula sem uma autorização formal emitida pelo governo – e multas que doem…
SL
31 Março, 2020 at 7:16
E cá vai acontecer o mesmo.
As medidas irão endurecer, já deviam.
Ir ao supermercado só para comprar pão ou um pacote de batatas fritas como eu vi este fim de semana devia dar multa e prisao domiciliària. . .
Necessitavamos tambem de fazer mais testes mas eles nao existem e aquela noticia dos testes marados chineses que só tinham 30% de fiabilidade matou-me, pois para alem dessa percentagem temos a necessidade de uma colheita bem efetuada.
31 Março, 2020 at 8:20
Aqui ja estamos numa fase de “pre-represssao” e planos de contigencia em todo o lado… idas ordeiras ao supermercado, medidas extremas de higiene (limpao o trolley de compras ‘a tua frente antes de te o darem), restricoes ‘a circulacao quer diurnas quer noturnas (bem mais apertadas as noturnas, necessidades de registo, justificacao e aprovacao), desenvolvimento acelerado de um “smart government”, mais e mais coisa online.
E testes, muitos testes – sao os segundos depois da SK mas brevemente vao ser os primeiros. E parece-me que esta e’ a politica a seguir – detectar quer infectados quer hospedeiros e tratar/isolar compulsivamente, se necessario.
Boa sorte a todos, SL
31 Março, 2020 at 7:11
Caros amigos
consultem, o ” Leoninamente ” e o seu artigo ” Os testes Convid-19 não chegam para todos !”
E vejam até onde pode ir o ódio e a raiva destes senhores, que se dizem sportinguistas, mas que de facto são fervorosos benfiquistas e/ou Portistas !
Com gente desta, não há nenhuma hipótese de levantar o S.C.P. !
Eles hão-de estar sempre à espreita, para destruir qualquer direcção que faça o que quer que seja de bem ao clube ! Nem que demore cinco anos !
As melancias, pelos vistos, vencerão sempre ! Os estragos que isto faz em antigos sócios, e futuros adeptos do clube é incomensurável !
Muitos deles já escreveram que preferem fechar ou aniquilar o clube, do que ver a anterior direcção regressar ! Agora imaginem! se conseguirem !
Como foi possível deixar o clube, ser infiltrado por esta gente, que o odeia, tão profundamente ! E é por isto, que a cada dia que passa, menos acredito na viabilidade do clube.
Estou à beira de um ataque de nervos ! Filhos da outra senhora !
Abraços