A I Liga, a II Liga e a Taça de Portugal masculinas são as competições sobreviventes à pandemia de covid-19, depois do cancelamento anunciado hoje dos campeonatos seniores não profissionais de futebol e futsal da época 2019/20.
A decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que já tinha cancelado as provas dos escalões de formação em 27 de março, dá “por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas”.
Apenas os dois escalões profissionais continuam a resistir à pandemia provocada pelo novo coronavírus, apesar de se manterem suspensas, quando faltam disputar 10 das 34 jornadas, bem como a final da Taça de Portugal, marcada inicialmente para 24 de maio e que tem Benfica e FC Porto como finalistas. Os dois clubes rivais mantêm também um intenso braço-de-ferro na I Liga, liderada pela equipa portuense, com um ponto de vantagem sobre o campeão em título, enquanto o Portimonense (17.º e penúltimo classificado) e o lanterna-vermelha Desportivo das Aves ocupam os lugares de despromoção.
A UEFA concedeu um balão de oxigénio às ligas europeias ao adiar a fase final do Euro2020 para 2021, abrindo a possibilidade inédita de as provas nacionais se concluírem durante o verão, mas, caso a situação sanitária não o permita em Portugal, a época pode terminar com apenas dois títulos atribuídos.
Abaixo dos escalões profissionais a época acabou e só não é como se nunca tivesse existido porque a FPF vai analisar “com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino”.
Benfica e Sporting lideravam, em igualdade pontual, o Nacional feminino, setor em que ficará por disputar a final da Taça da Liga, entre Benfica e Sporting de Braga, enquanto a Taça de Portugal é bruscamente interrompida nas meias-finais.
No campeonato de futsal, os rivais lisboetas também se preparavam para discutir o título, com o Sporting a comandar, com dois pontos de vantagem sobre o Benfica, depois de as ‘águias’ se terem imposto aos ‘leões’ na final da Taça da Liga. Na Taça de Portugal faltavam disputar as meias-finais e o jogo decisivo.
A época de futsal feminino também encontrou um fim abrupto, tal como aconteceu, no setor masculino, no Campeonato de Portugal, equivalente ao terceiro escalão do futebol português e cujas séries eram lideradas por Vizela, Arouca, Praiense e Olhanense, na Liga Revelação, em que o Rio Ave seguia no primeiro lugar, e nas competições distritais.
A decisão anunciada hoje pela FPF poderá ser particularmente cruel para o Rabo de Peixe, que já se tinha sagrado virtual campeão dos Açores, caso seja feita tábua rasa dos resultados obtidos na prova até à suspensão e posterior cancelamento.
A entidade que regula o futebol português indicou que “continuará a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não profissionais na época 2020/21”.
8 Abril, 2020 at 17:28
No caso das competições profissionais, justo é aguardar e depois fazer um esforço até onde der para concluir o que falta. Mesmo que termine em Agosto (ou até mais), mesmo que se jogue 3 vezes por semana.
No caso das competições não profissionais, o impacto é menor mas as decisões da federação, associações, etc… causarão sempre uma enorme discussão. Vai haver sempre quem se sinta injustiçado, haverá sempre quem seja beneficiado.
8 Abril, 2020 at 17:40
no nosso caso tenho muita pena pelo futsal, que acredito que seria campeão, sendo que no caso do futebol feminino tenho sérias dúvidas que ganhássemos o que quer que fosse.
tendo em conta que é impensável, antes do meio/final de maio, pensar em retomar as competições, provavelmente à porta fechada, acredito que esta é a melhor solução, por muito que custe. É que quando falamos em retomar as competições, ainda temos que acrescentar-lhe cerca de três semanas para uma espécie de pré-época, ou seja, corremos o risco de andar a fechar campeonatos em finais de julho/início de agosto.
Mas sabes o que eu acho incrível no meio disto? É não ter havido uma alminha a pensar numa solução que pudesse implementar em tempo de crise. Vejamos o nosso caso: temos uma equipa de futsal cheia de jogadores com quem os adeptos se identificam e a nossa guerra foi: os ordenados e o mau que ia ser jogar sem público, até porque sem público não há receita.
Ora, o que andam estes bonecos de merda que se dizem gestores de marca, criativos, marketeers, directores de comunicações, directores de expansão de marca e o caralhinho que os foda, que não tentaram, por exemplo, avançar com a implementação de um plano de pay per view que te permitiria ver os jogos que se disputassem com pormenores exclusivos. Escolher se queres o ponto de vista do Nuno Dias, se queres estar no topo ou na central, se queres o ponto de vista de um guarda-redes, se queres acompanhar o teu jogador preferido e saber todas as estatísticas sobre o que ele fez… isto custa dinheiro? claro que custa! Mas quanto pode render um serviço destes?!?
9 Abril, 2020 at 0:33
Sou contra jogos à porta fechada. Desporto a este nível é para o público e sem ele não faz sentido. Isto não é dar umas corridas…
Mas penso que nos casos em que há profissionalismo podemos perfeitamente levar as competições até mais tarde, desde que se tratem de questões contratuais (muitos terminam contratos no final de junho) e se comece mais tarde a época seguinte.
Jogos de pavilhão, qual o problema de jogar 2 x todas as semana? Nenhum. Até 3.
8 Abril, 2020 at 21:46
Competições profissionais e não profissionais? No futebol a partir de que escalão é que são efectivamente amadoras? No CNS os treinos são diários e de manhã como nas ligas profissionais. Desporto efectivamente amador talvez no distrital. Aliás quantas vezes não se ouve notícias de ordenados em atraso?
8 Abril, 2020 at 21:55
no CNS tens um pouco de tudo
equipas 100% profissionais( aquelas que normalmente sao desde o dia 1 candidatas a subir)
equipas semi profissionais( talvez a maioria)
equipas amadoras( equipas do fundo da tabela e praticamente todas as que sobem dos distritais)
8 Abril, 2020 at 22:28
A maioria dos atletas no CNS poderá tentar arranjar um outro “trabalho” como complemento mas a grande maioria a principal actividade é o futebol. Ou sejam tudo o que façam seja trabalhadores ou estudantes é depois dos horários habituais dos treinos (manhã) e jogos. Isto para mim é ser profissional da aérea! Organizam a vida conforme estes horários e não ao contrário.
9 Abril, 2020 at 0:36
Há vários níveis dentro do semi-profissional, referes alguns exemplos.
Há quem na mesma competição seja profissional, semi e amador. Uns só treinam e descansam, outros andam a correr de trabalho para trabalho.
Qd falo em ser mais fácil (ou menos difícil) gerir é porque há muito menos dinheiro envolvido e menos exposição nos media.
Mas claro (como referi), vai sempre gerar confusão. Uns beneficiados, outros prejudicados.
8 Abril, 2020 at 17:49
Tenho para mim que uma solução de play-off alagado seria melhor… Mas não tenho todos os dados.
Z
8 Abril, 2020 at 18:00
Ah e claro..”alargado” seria ainda melhor que “alagado”! 🙂
Z
8 Abril, 2020 at 18:04
Está tudo feito para ser um campeonato sem campeão , como os lamps assim desejavam venha então o jj para dar a luz.
Quanto ao fivelas vai se livrar da pior época de sempre.
8 Abril, 2020 at 18:27
Eu até nem discordo …
Esta paragem, mesmo que os atletas vão fazendo algum exercício (mas nunca será a mesma coisa…), certamente levará a que muitos deles acabem por perder a forma (que não se ganha de um momento para o outro…) e ficarem muito mais sujeitos a lesões…
Que poderão até colocar em causa a época que se seguirá…
Assim…
Quando puderem voltar aos treinos…fá-los-ão com calma e segurança e poderemos então voltar a vibrar com a “festa ” do futebol…
Para já agora…
“Tentar ganhar a final ao covidi19”
SL
8 Abril, 2020 at 18:35
na alemanha ja todas ou praticamente todas as equipas ja voltaram aos treinos.
em teoria, no inicio do proximo mes já se deve poder recomeçar aos poucos aos treinos e aa ideia no geral dos campeonatos é recomeçar no fim de maio/inicio meio de junho
pelo menos os campeonatos principais e profissionais deve ser ideia quer das ligas quer da uefa conseguir terminá-los
PS. tens esse exemplo do Rabo de peixe cá,mas em inglaterra que cancelaram todos os campeonatos abaixo da league 2 e foi como se este ano nao tivesse existido , existia uma equipa que tinha ganho os jogos todos do campeonato e pela primeira vez na historia subido aos semi profissionais e basicamente essa subida foi ao ar
8 Abril, 2020 at 18:38
eu acho que as situações deviam ser avaliadas caso a caso. Um Liverpoool jamais pode deixar de ser campeão, pois o título está mais do que atribuído, tal como o Rabo de Peixe devia conquistar o título que havia garantido.
8 Abril, 2020 at 18:46
ate acredito que lhes entreguem o titulo distrital( essa parte acho que tem a ver com cada associaçao), mas nao sobem na mesma
O Liverpool claro que nao vai perder o titulo, mas em inglaterra sao capazes de ainda jogarem
PS: parece que na escocia tambem querem fazer o mesmo que se propos na belgica: acabar já tudo e entregar o titulo ao Celtic, o problema é que a UEFA não aceita estas decisoes unilaterais das ligas( eles querem que seja se possivel uma decisao igual para toda a gente em termos de acabar/cancelar os campeonatos) e já ameaçaram de exclusão das provas europeias os clubes belgas
8 Abril, 2020 at 19:32
em inglaterra até o City já defendeu que se deve entregar o campeonato ao Liverpool. Se queres que te diga, acho que só ainda não o fizeram porque vai ser impossível segurar os adeptos em casa
8 Abril, 2020 at 20:05
ainda hoje vinha declarações do Mané em que preferia ganhar o titulo em campo, mas que entendia se não fosse entregue.
nao sei se leste ontem ou antes de ontem as declarações do Schemeichel sobre o assunto
ele disse que era o mais provavel de acontecer visto precisarem de ganhar apenas 2 dos 9 jogos, mas que podia acontecer outra coisa
como a uefa esta a dar prioridade a acabar o campeonato em detrimento das competiçoes europeias e dos jogos de selecçoes, na minha opiniao era tentar acabar os campeonatos ate fim de julho/ agosto e depois começar mais tarde a proxima temporada que teria de ser mais comprimida , com menos paragens e possivelmente com mais jornadas a meio da semana, ja que no proximo ano existem todas as competiçoes de seleçoes( europeu,JO, Can/ copa america)
mas depois a epoca 21/22 voltando ao calendario normal, ja se sabe que vai parar ali em dezembro/janeiro por causa do mundial
9 Abril, 2020 at 0:39
Seria justo. Estica agora, aperta no próximo.
Aos poucos, retornam à normalidade.
Mas claro, isto vai tudo depender de como evoluir a situação em relação ao vírus.
8 Abril, 2020 at 19:19
O dinheiro é fodido.
Custa como o caralho que o porto seja campeão, custa como o caralho que o Aves e o Portimonense caiam e subam o Nacional e o Farense.
Custa à Brava mas acabou, os campeonatos acabaram sejam profissionais ou não, a culpa é do COVID e todos têm de se aguentar porque o dinheiro nao entra, nem vai entrar tão depressa.
Não é justo… fdx … é lidar.
8 Abril, 2020 at 19:21
A vida é feita de oportunidades e tem ou deviam haver subidas, descidas, campeoes.
Há classificações por isso é aceitar os numeros que existem e nao os que possivelmente poderiam existir.
8 Abril, 2020 at 19:22
Não consigo perceber qual seria o problema de andar a acabar campeonatos em Junho/Julho/Agosto. O que teria que diminuir era o tempo de pré-época da próxima.
Em Maio não poderiam começar os treinos? Em Junho não poderiam começar os jogos?
Em vez de terem 30 dias de férias, teriam por exemplo 15, em vez de uma pré-época de 2,5/3 meses porque não 1/1,5? Em Outubro, princípio de Novembro não dava para começar?
8 Abril, 2020 at 19:27
O problema é que não vais poder jogar nessas alturas muito provavelmente, sem um medicamento para o covid provavelmente não voltas a ter desporto antes de 2021. O vírus não vai chegar à Junho e desaparecer….
8 Abril, 2020 at 19:57
eu acredito, pelos dados que vou vendo diariamente que seja possivel no fim de maio, inicio/meio de junho recomeçar a jogar, e acabar a temporada a porta fechada
na alemanha ja recomeçaram os treinos e se for possivel replicar a forma como eles estão a fazer, assim que existir autorizaçao deve-se avançar para isso
depois é assim nao se pode manter tudo fechado a espera que exista uma vacina, é preciso ir reabrindo as coisas aos poucos e durante um tempo vamos ter de saber conviver com o virus, será tudo uma questão de se saber tomar precausões
8 Abril, 2020 at 20:08
Uma coisa é os clubes/ligas quererem outra é puderem. Agora futebol sem público não gera receitas, além de que muitos patrocinadores principalmente de clubes pequenos vão passar dificuldades e provavelmente muitos vão deixar de patrocinar.
Claro que vais ter de voltar a reabrir as coisas aos poucos, não podes ficar em casa a vida toda. Mas temos de nos convencer que a nossa vida social vai mudar e bastante, e provavelmente o desporto vai ser das coisas mais afetadas.
E esquece lá a vacina… Não vai resolver o problema.
8 Abril, 2020 at 20:16
simples cá e la fora a maior fonte de receitas é a tv, e cá como la fora nao existem jogos, as tv nao vao pagar por algo que nao existe.
por isso é que na alemanha ja fizeram as contas, a quantas pessoas precisam para poder realizar um jogo.
e sim a nao ser que os numeros mudem muito para pior( o que em teoria não deve de acontecer), a ideia da uefa e das ligas de acabarem os campeonatos a porta fechada irá acontecer, porque os clubes precisam de receitas e só as conseguem jogando
8 Abril, 2020 at 20:27
Então imagina que o estado de emergência nos países se mantêm, achas mesmo que vai haver futebol a porta fechada só porque a UEFA quer?
8 Abril, 2020 at 20:35
por alguma coisa se tem colocado as coisas apenas para arrancarem no fim de maio, mes de junho, ou inicio de julho
esta toda a gente a monotorizar os dados diariamente, e quase de certeza que nao vais ter toda a gente em estado de emergencia durante meses( é impossivel fazer isso seja pela economia seja pelo nivel de saturaçao das pessoas)
tens paises que ja na proxima semana vao começar a levantar restriçoes, tens espanha ja a prespectivar fazer isso a partir de dia 26 e tens a prespectiva de a partir do inicio de maio( onde no geral se passaram 2 meses ou mais do que isso desde o inicio na europa do aumento de casos), se começar a tentar reduzir as medidas sempre controlando as coisas.
cum caraças, nos estados unidos que as coisas estao como estao tens empresas de desporto/ entretenimento que nao pararam e pelos vistos não irao parar.
8 Abril, 2020 at 20:36
O desporto para ti e para a maioria das pessoas é vida social e como é para as pessoas que vivem directa e indirectamente disso? O quiosque das bandeiras, a roulote das bifanas…
Os cafés vão fechar? Os restaurantes deixam de existir? Os transportes públicos vão ser sempre gratuitos pois não há fiscalização? As festas particulares vão ser sempre proibidas? A Terceira vai proibir as touradas à corda?
O que vai acontecer é: ou existe vacina, ou medicamentos eficazes, ou imunidade.
Falaram que o Trump recuou mas não fez nada disso! Deixou foi haver uma grande contaminação da sociedade para criar a tal imunidade populacional e mais rapidamente retomar a vida “normal”. A prova está que tomaram as medidas de contenção muito mais tarde e já estão a falar em levanta-las.
8 Abril, 2020 at 20:47
o trump tambem fez uma coisa que cá nao se pode fazer: ligou a maquina de imprimir dinheiro em versao dose industrial e destribuiu por toda a gente desde empresas a familias
8 Abril, 2020 at 20:56
“Ligou a máquina de imprimir dinheiro” oh pah a sério assim é difícil…
8 Abril, 2020 at 20:59
injectar na economia nao sei quantos trilioes como ele fez é o que?
é que os estados unidos podem fazer isso com o dolar que +e uma moeda forte, e nenhum pais europeu pode fazer isso com o euro
8 Abril, 2020 at 21:00
https://foreignpolicy.com/2020/03/17/trump-coronavirus-response-cash-payments-payroll-tax/
8 Abril, 2020 at 21:17
Tu és exasperante. Tu leste o artigo?
Payroll tax cut? loan guarantees, direct stimulus (o que se faz nos outros países, tipo a parvolandia)…
Muito diferente de imprimir dinheiro (e sim já se fez isso na história e originou uma grande recessão na economia).
8 Abril, 2020 at 21:21
Além disso, se tivesses lido o artigo, não foi “destribuido” nada, veremos o que o Congresso aceita fazer.
Percebeste?
8 Abril, 2020 at 21:03
O Trump não tinha qualquer tipo de plano, muito menos o que está implícito no teu comentário. Na Inglaterra sim, pensou-se em fazer isso, mas não por uma questão de imunidade (já expliquei isso há dias) mas sim porque consideravam que havia meios para fazer frente ao pico da curva (se queres que te diga percebi a ideia mas nunca me pareceu exequível), e com isso diminuir o tempo de inactividade.
Nos países com mais dificuldade para enfrentar esse pico, nos países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, a estratégia obriga a que a curva seja muito menos pronunciada.
Isto é simples e óbvio, até sob o ponto de vista económico faz sentido.
Em Portugal já se começa a falar que o pico já passou, portanto, estamos a cozinhar muito bem a coisa, estamos sim senhora. Não invertam esta ideia não.
8 Abril, 2020 at 21:22
Não tinha planos? Ok façam o Trump de burro que ele gosta. Primeiro quando existiam medidas de contenção por todo o lado o Trump acha que é um exagero, passado uma semana toma as medidas de contenção porque nas duas semanas seguintes iria haver um aumento brutal nos infectados, ainda no início das medidas de contenção já passam a ideia que vão levantar em pouco tempo. E isto tudo não tem um plano pensado?
8 Abril, 2020 at 21:58
Um plano bem pensado e andaram a mendigar, e a roubar, material médico? Conta outra.
Eu respeito quem apoia o Trump, nada contra, cada um com a sua doutrina/religião, mas na guerra com o Peter Navarro tens de um lado um conselheiro economista que da palpites sobre a hidroxicloroquina e do outro Anthony Fauci, winner of the National Medal of Science, the Presidential Medal of Freedom, the Immunologists Association’s lifetime achievement award, several international biomedical prizes, and director of the nation’s infectious diseases bureau for 36 years.
Os USA agiram com 3 semanas de atraso, olha para os números, são catastróficos e vão piorar.
8 Abril, 2020 at 22:36
O que tem mais impacto no futuro dos EUA um milhão de mortos devido ao covid ou estar 2/3 meses em quarentena?
8 Abril, 2020 at 23:39
Já respondeste. Ao colocar as coisas nesse patamar estatístico, já não é uma tragédia e não há nada mais a acrescentar.
9 Abril, 2020 at 14:50
Paulo, esse é exactamente o libelo acusatório da direita radical americana contra Fauci: pôr a saúde à frente da economia na ordem das prioridades. A escolha é livre, dependendo das sensibilidades de cada quem, embora mesmo em termos literários, não haja economia próspera sem ser saudável.
No que concerne à Imunologia tout-court , Anthony Fauci é simplesmente “uma enciclopédia com pernas”
8 Abril, 2020 at 20:16
Esperemos que o calor acalme o COVID, nao consigo ver a vida nornal sem imunidade geral ou vacina ou medicamento milagoso.
8 Abril, 2020 at 20:17
nao é vida normal, durante meses vai-se ter de aprender a conviver com o virus
8 Abril, 2020 at 22:56
Totalmente contra os cancelamentos ( neste momento) a alterar-se algo seria a encurtar a próxima época… mas é ainda imprevisível ver como serão os próximos tempos!
9 Abril, 2020 at 1:36
bebam medronho… não funciona no covid mas funciona no resto.
9 Abril, 2020 at 11:56
Tá na hora de voltar à vida normal. Já chega. Aqui isto nem foi muito duro
9 Abril, 2020 at 12:10
Desligar as antenas e voltar à vida.
Não sejam piegas.