A Academia de Alcochete é uma das melhores do mundo, mas a verdade é que nos últimos 2 anos a aposta nos jogadores vindos da formação tem sido pouca, algo que os sportinguistas não têm gostado, até porque existem alguns jovens com mais qualidade que certos jogadores do plantel sénior do Sporting. Por isso, selecionei alguns jogadores que penso que têm hipóteses de chegar à equipa principal nos próximos 5 anos (questão levantada pelo Filósofo de Jogo, a quem, desde já, agradeço pela oportunidade). Nota: os jogadores foram listados por ordem crescente de idade.
Guilherme Santos (médio ofensivo, 15)
O capitão dos Infantis é bem conhecido pelos sportinguistas, pela sua capacidade de liderança e garra (relembro a sua flash interview após um jogGuilherme Santos (médio ofensivo, 15)
O capitão dos Infantis é bem conhecido pelos sportinguistas, pela sua capacidade de liderança e garra (relembro a sua flash interview após um jogo contra o Benfica, onde demonstrou aquilo que era para ele jogar no Sporting Clube de Portugal). No campo, é tão bom ou melhor. É fenomenal a sua qualidade de passe e visão de jogo. Demonstra muita inteligência. É craque e tem ADN Sporting (e um festejo à Bruno Fernandes). Pode ter dificuldades em duelos físicos , visto ser baixo, mas tem a técnica necessária para sair por cima. Ainda tem muito tempo para se desenvolver fisicamente.o contra o Benfica, onde demonstrou aquilo que era para ele jogar no Sporting Clube de Portugal). No campo, é tão bom ou melhor. É fenomenal a sua qualidade de passe e visão de jogo. Demonstra muita inteligência. É craque e tem ADN Sporting (e um festejo à Bruno Fernandes). Pode ter dificuldades em duelos físicos , visto ser baixo, mas tem a técnica necessária para sair por cima. Ainda tem muito tempo para se desenvolver fisicamente.
Youssef Chermiti (ponta de lança, 15)
É um jogador para manter debaixo de olho. Gosto muito dele. Forte na finalização e no jogo aéreo, e, apesar de ser alto, tem muita técnica. Esta época marcou 7 golos em 14 jogos para o campeonato, número que parece baixo mas que representa um golo a cada 104 minutos (fez mais 3 jogos por Portugal, mas não marcou). Há um golo dele contra o Porto que me vem sempre à memória: pica a bola por cima do defesa e remata de primeira. Na época anterior tinha feito 22 golos.
Nuno Mendes (defesa esquerdo, 17)
É um defesa lateral que gosta muito de avançar no terreno. É rápido, define bem os seus passes e combina muito (e bem) com o extremo que joga do seu lado – normalmente com os titulares Joelson Fernandes e Bruno Tavares, que trocam várias vezes de lado durante o jogo. Defensivamente já o vi um pouco inconsistente, mas isso não apaga toda a sua qualidade. Também fez pré-época com a equipa com a equipa principal.
João Daniel (médio defensivo, 17)
Mais um médio de classe da nossa formação. Tem uma qualidade de passe muito boa, é dotado de uma grande técnica. É um jogador importante nas equipas por onde passa pela forma como queima etapas de construção através do passe. É muito calmo com bola e pensa bem no jogo.
Joelson Fernandes (médio ofensivo esquerdo, 17)
Lembro-me quando vi o Joelson a jogar pela primeira vez. Ele jogava nos infantis e destacou-se imediatamente para mim. Só vi os últimos 10 minutos de jogo e o Sporting vencia confortavelmente, mas o Joelson continuava a correr com a bola como se o jogo tivesse acabado de começar; decorei logo o nome dele. Hoje é possivelmente o jovem mais promissor vindo de Alcochete. Tal como o Nuno e o Eduardo fez pré-epoca com os séniores, foi destacado pelo L’Equipe como um dos 6 talentos mais promissores da Europa. A sua velocidade, o drible, a criatividade e a técnica dele fazem com que seja entusiasmante vê-lo jogar. Quando joga na esquerda, gosta de cortar para o meio e rematar. Existem vários clubes europeus atrás dele.
Bruno Tavares (médio ofensivo direito, 17)
Jogador muito tecnicista que faz dupla com o Joelson nos sub 23’s e de características semelhantes. Muito rápido, excelente drible, criativo – tudo o que se pede num extremo. Tem uma forma única de driblar, parece que dança com a bola. Destrói qualquer sector defensivo. É dos meus preferidos.
Tiago Tomás (ponta de lança, 17)
Um ponta de lança de grande qualidade. É muito móvel, trabalha muito em prol da equipa, sendo sempre a primeira linha de pressão. Movimenta-se muito bem sem bola e é excelente à frente da baliza: esta época, entre Seleção Nacional, Juniores e Sub 23’s fez 21 golos em 28 jogos (um golo a cada 86 minutos). Na primeira metade da época, teve uma lesão mas mesmo assim atingiu belos números.
Nicolai Skoglund (ponta de lança, 17)
O norueguês foi, para mim, a surpresa da época. Na época passada tinha tido poucos minutos pelos Juvenis, mas esta época foi letal. Marcou 16 golos em 15 jogos (um golo a cada 57 minutos).Mereceu a estreia no Juniores, jogo no qual jogou 30 minutos e marcou. É forte fisicamente, finaliza muito bem. Um ponta de lança nato; quero vê-lo mais durante a próxima época.
Eduardo Quaresma (defesa central, 18)
Jogador com um futuro em perspetiva incrível. Tem uma leitura de jogo muito boa, é forte no jogo aéreo. Além disso, tem uma confiança fora do normal para ter e sair com a bola controlada (à semelhança de Mathieu), o que faz dele um jogador muito completo. Em 2019/20 fez a pré-época com a equipa A, sendo apontado como o futuro do centro da defesa do Sporting e da Seleção Nacional. Pode também jogar a 6.
Tiago Ferreira (médio ofensivo, 18)
O futebol corre-lhe nas veias. O pai foi jogador de futebol e o legado parece continuar. O Tiago é um médio muito criativo, ágil com a bola nos pés e muito inteligente em campo. Tem sido uma peça fundamental nos Sub 19 e esta época destacou-se ainda no último terço – marcou 16 golos no campeonato (melhor marcador da equipa), alguns deles de grande nota artística.
Rodrigo Fernandes (médio defensivo, 19)
O Rodrigo é um jogador excepcional mas de quem não se fala tanto (apesar de já se ter estreado pela equipa principal do Sporting), mas que na minha opinião é dos melhores talentos de Alcochete. Tem um pé esquerdo de grande qualidade e destaca-se pela visão de jogo e criatividade que lhe permitem desmarcar colegas com facilidade através dos passes longos. É igualmente bom a defender: é muito forte, tem uma boa leitura de jogo que lhe permite roubar a bola e antecipar passes. Além disso é bom de ver a sua frieza e classe com bola e habilidade de ditar o ritmo de jogo. Poderá passar por ele a solução para a falta de qualidade no plantel A, na sua posição.
Geny Catamo (médio ofensivo direito, 19)
Apesar de ser muito novo, o Geny já é jogador internacional A (!) por Moçambique por 4 vezes (e marcou na estreia). Está emprestado pelo Amora e é um jogador bastante interessante. Tem velocidade, visão de jogo, qualidade no drible. Cruza e remata bem. Era muito bom se a Direção do Sporting o contratasse em definitivo. Entre clube e selecção, conta com 10 golos em 2019/20; época de estreia nos Juniores bem positiva. É apontado, pois claro, como um dos maiores talentos moçambicanos.
Pedro Mendes (ponta de lança, 20)
Tem sido um dos destaques dos Sub 23’s nas últimas época. É forte, finaliza muito bem, é bom no ar (tem 1,87m) e muita garra. Já mostrou também ser competente em livres diretos. É uma ameaça constante para a equipa adversária. Desde 2018/19 marcou 33 golos em 55 jogos pelos Sub 23’s (um golo a cada 130 minutos). Em Setembro do ano passado estreou-se pela equipa principal do Sporting, num jogo da Liga Europa contra o PSV. Mal entrou, marcou um grande golo. Totalizou 199 minutos nos A’s, mas quase sempre entrou nos último minutos de jogo, chegou mesmo a jogar fora de posição.
Não quero deixar de mencionar o Matheus Nunes, o Gonçalo Batalha, o Diogo Almeida, o Gonçalo Inácio e o Tomás Silva. Também eles são jogadores de grande qualidade, como tantos outros.
Já que a situação financeira do Sporting não se encontra favorável, são a partir destes jogadores que o clube tem que se reconstruir. Rúben Amorim foi muito importante para o desenvolvimento do Trincão, esperemos que consiga fazer o mesmo no nosso clube: valorizá-los desportiva e financeiramente para proporcionar um crescimento sustentado ao Sporting Clube de Portugal.
Texto escrito pelo autor da página de twitter, Sporting Academy (@SportingCPYouth), para o site Filósofo de Jogo
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca
11 Abril, 2020 at 12:10
Havia uma figura na Academia (espero que continue por la’), o “Manel”, um tipo careca, que conhecia todos os miudos – e quando nao conhecia fazia de tudo para os conhecer: uma autentica Enciclope’dia das nossas camadas jovens. Ja viu milhares de jogadores por la’, e’ perguntar ao manel o que e’ que ele acha destes jovens.
SL
11 Abril, 2020 at 12:36
Bom, lendo isto vem uma fornada de campeões do mundo…
A ver vamos, mas depois não assobiem os miúdos se eles não forem CRS e figos…
Ainda há 1 época apareceu um miúdo – Miguel Luís- que deu garra e consistência ao meio campo, jogador da casa e de garra, pois rapidamente trataram de lhe acabar com a carreira para pôr o monte de esterco do wendel na posição.
Daniel carriço, outro, Miguel Veloso, outro. Esgaio e palhinha recentemente…
Pedem os putos mas são os 1os a enterra-los…
11 Abril, 2020 at 13:07
Tanto isto… ate’ jogadores feitos e que agora sao tao relembrados, como o Nani quando regressou.
Os Sportinguistas sao muito isso, rugem para dentro e miam para fora…
SL
PS: O Miguel Luis nao e’ nada de excepcional, a nossa formacao TEM de formar melhores talentos ou ainda ficaremos num sarilho maior…
11 Abril, 2020 at 14:31
O Miguel Luis é aquele gajo que não fode, mas também não deixa fdr. Vi-o de perto muitas vezes e ele é um gajo que num meio campo a 2 por exemplo acrescenta muito pouco. É um gajo certo, mas isso não chega, o Wendel oferece muito mais.
Muito melhor que o ML tens o Matheus Nunes, o Bragança, o Rodrigo Fernandes, e tinhas o Bruno Paz antes de de lesionar (infelizmente acho que nunca mais será o mesmo jogador). O ML precisava de uma época a rodar para aprender umas coisas, e sim rodar às vezes faz bem, principalmente para médios como o ML ou como era o Adrien, que não têm muito no seu jogo que se destaque.
11 Abril, 2020 at 13:23
Mais facilmente são vendidos do que aposta no 11
11 Abril, 2020 at 13:36
Daqui a 5 anos entram:
Adrien
João Mário
Patrício
Carriço
José Fonte
11 Abril, 2020 at 20:07
wc e o anão do cacifo
11 Abril, 2020 at 15:20
Teve só uma menção, mas o Gonçalo Inácio é tb muito promissor, tem um talento pouco inferior ao Edu Quaresma. Tb joga a DE, tendo boa saída e velocidade. Encaixa perfeitamente num sistema de 3x4x3 a jogar a central do lado esquerdo.
11 Abril, 2020 at 16:04
Há aqui muito potencial, destes só não conhecia o Geny Catamo (emprestado pelo Amora??).
Sigo esta página no Twitter, têm análise interessantes.
Sobre o título (chegar à equipa principal), há vários fatores que o permitem ou impedem, como a sorte, o trabalho, o compromisso, mas principalmente haver quem aposte neles.
E apostar… é apostar.
Enquanto esta direção estiver à frente do clube, não há qualquer hipótese de sucesso. Por mais notícias que saiam no Record durante este período a mandar areia para os olhos.
11 Abril, 2020 at 16:28
Vai ser como BdC após GL: se nao há carne roem-se ossos… as apstas na juventude, na esmagadora maioria das vezes ou são porque é impossível nao ver a qualidade do jovem ou porque nao há mais ninguém para jogar…
Neste momento parece-me que se caminha a passos largos para a segunda opção… e que mais uma vez este CD se vai safar agora devido ao COVID19…
SL
11 Abril, 2020 at 16:44
” … as apstas na juventude, na esmagadora maioria das vezes ou são porque é impossível nao ver a qualidade do jovem ou porque nao há mais ninguém para jogar…
Neste momento parece-me que se caminha a passos largos para a segunda opção …”
Meu caro, essa já deveria ter sido a opção na 1ª e na 2ª época desta direcção e não foi. Para estes imbecis, a opção é pedir mais factoring do contracto da NOS, vender no carrocel do Mendes tudo o que possam vender e comprar o entulho que o idiota do Hugo Viana avaliza ao nosso “extraordinário” scouting.
11 Abril, 2020 at 17:03
Concordo Álvaro, infelizmente concordo.
SL
11 Abril, 2020 at 17:13
Qq coisa que estes incompententes façam bem, mesmo que forçados, só me faz lembrar que já o deviam ter feito, tiveram excelentes oportunidades para o fazer e acabaram por criar um dos piores plantéis da nossa história torrando uma quantidade anormal de dinheiro.
Mais, anunciaram que nisto eram bons. E depois de dar merda, a culpa era sempre de terceiros.
Isto deve fazer corar de vergonha muitos dos que votaram neles a pensar que de facto a cena da casa das máquinas e o saber tudo sobre futebol… era verdade.
11 Abril, 2020 at 16:41
Todo o sucesso que possa acontecer (já vi coisas mais improváveis se concretizarem) será fruto do acaso.
Por exemplo, o próprio Amorim pode revelar-se um super-treinador, mas isso não invalida que tenha sido uma tentativa e erro. E onerosa.
11 Abril, 2020 at 16:55
Também coloco TODAS essas reservas no Amorim. A única coisa que parece ter é boa imprensa.
Até o “autor da página de twitter, Sporting Academy ” lhe dá créditos que lhe não pertencem: “…Rúben Amorim foi muito importante para o desenvolvimento do Trincão, esperemos que consiga fazer o mesmo no nosso clube …”.
Trincão fez 30 jogos pelo Sporting de Braga, 7 dos quais na Liga europa onde marcou um golo ( e o treinador era o Sá Pinto); o Ruben Amorim fez 13 jogos como treinador A do Braga e também não teve qualquer influência sobre o Trincão enquanto treinador da B porque, quando entrou para o Braga, já o Sá pinto tinha apostado nele (jogou a pré eliminatória da Liga Europa e fez a pré-época com a Equipa principal.
11 Abril, 2020 at 17:07
Presumo que estejas a falar deste CD como um todo (tirando as amadoras que parecem continuar a carburar relativamente bem). E infelizmente, tal como com o Álvaro, tambem concordo.
É um navegação à vista, às apalpadelas, sem rota e sem nada e a bater com o barco nas rochas… quando se acabar a madeira o barco afunda.
SL
11 Abril, 2020 at 22:40
Não tenho ressalvas sobre o Amorim simplesmente porque a amostra (e eu nem seguia o Braga) não dá para tirar conclusões.
O homem pode ter capacidades de liderança, de sabedoria, de argúcia no banco, de detecção e potenciação de jogadores, tudo ao mais alto nível. Detectar isso em dúzia e meia de jogos é de topo.
12 Abril, 2020 at 10:46
A questão é que o Varandas quis mais um balão de oxigénio. Os 10 milhões não importam, uma vez que a ideia é derreter o que há para derreter e depois quem vier s seguir que apague a luz.
E no final, o responsável pelo fecho das portas é de quem lhe seguiu, pois ele salvou o Sporting enquanto lá esteve.
SL
12 Abril, 2020 at 10:31
Nesta altura jogavam-se os grandes torneios da Páscoa de futebol jovem, entre os quais o da Pontinha.