Iuri Medeiros: “O Sporting sempre será a minha segunda casa”
###
Sic notícias: o que falhou para não te afirmares no Sporting?
Domingos Duarte: se calhar é uma pergunta que podiam fazer ao treinador e ao Diretor Desportiva da altura
###
Jesé Rodriguez: “Levo todos no coração”
22 Abril, 2020 at 9:10
toma e embrulha, pois é dizem mal do jesé que nos leva no coração.
os outros não conheço
22 Abril, 2020 at 9:31
🙂
22 Abril, 2020 at 9:21
Llevo todos in mi corazóóón
Mira que corazón enorme teeeengo
três millones de corazóóóóns
además o de mi podeeeengo
Novo hit de verão
Iuri, há coisas que não se dizem. O Zenha ainda te vai pedir para pagares parte do IMI da tua segunda casa.
Quanto ao Domingos, já se deixava dessas coisas. Ele sabe perfeitamente que hoje em dia não há respostas ao que quer que seja. Perguntar para quê?
22 Abril, 2020 at 9:31
O Podence discorda deste post.
22 Abril, 2020 at 9:33
Iuri deve pagar um IMI do catano, as segundas habitações são caras.
Jese, ficas no meu coração (tal como o Eskilson, ou o Rui Maside)
Domingos: qual deles?
22 Abril, 2020 at 9:38
Daqui a um ano ou dois, quem serão os Iuris e os Domingos?
22 Abril, 2020 at 9:54
Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Joelson e Tiago Tomás
22 Abril, 2020 at 9:58
O P. Mendes ja vai lançado à frente desses
22 Abril, 2020 at 13:41
É avançado (ponta de lança?), portanto tem de ir à frente.
22 Abril, 2020 at 12:25
Bruno Tavares
22 Abril, 2020 at 10:08
“Os adversários perderam jogadores importantes, nós reforçamos nos”
22 Abril, 2020 at 10:30
Não percebo muito bem o que é para embrulhar, nem o que é que estes jogadores têm em comum. O Iuri era um puto com talento a quem foram dadas algumas oportunidades (mais do que a muitos outros) que não aproveitou. Após sair do clube ainda não demonstrou nada que indicasse que foi um erro a sua saída. O Jesé foi uma contratação desesperada e disparatada. Está longe de ser caso isolado, mas isso pouco parece interessar. O Domingos Duarte, que dos três até era quem mostrava menos talento, parece ter sido um caso de desperdício. Impôs-se no Granada, que tem feito uma boa campanha na liga espanhola, e parece até estar às portas da selecção nacional. Não sei se a ordem para embrulhar se deve à resposta do Domingos Duarte à pergunta da SIC, mas, caso seja, pergunto quem é que tem mesmo de embrulhar o quê, visto que, analisando cronologicamente a carreira do jogador, me parece claro quem são o treinador e director desportivo a que o DD se refere.
22 Abril, 2020 at 10:40
cada um toma e embrulha o que quiser. Já agora, que oportunidades a mais do que os outros teve o Iuri? Quando foi um dos mais valiosos jogadores da Liga, ao serviço do Boavista?
22 Abril, 2020 at 10:53
Caro Manuel,
Quanto ao Iuri Medeiros, não concordo que lhe tenham sido dadas tantas oportunidades como isso.
Depois de ser dos melhores elementos da equipe B, esteve três anos (!!!) seguidos emprestado (Arouca, Moreirense e Boavista), onde foi sempre dos melhores jogadores das respectivas equipes.
Só jogou na Equipe A do SCP na época 2017/2018 (já com 23 anos), onde foi 1 vez titular para o campeonato, e jogou alguns minutos vindo do banco em 5 jogos. Para além de alguns jogos nas Taças, onde não comprometeu.
Isto, para mim, não é “apostar” num jogador que, desde as camadas jovens, demonstrou sempre muito talento.
Dou-lhe razão, no entanto, no que toca ao seu percurso pós-Sporting, onde pouco (ou nada) fez…
Relativamente ao Jesé, só se fala do mesmo porque ganhava bastante. Mas não sei quanto ganhavam o Markovic e o Campbell, por exemplo… Seja como for, um erro de “casting”. Mais um.
Domingos Duarte? Não era visto como muito talentoso, correcto.
E teve sempre “pela frente” jogadores mais talentosos do que ele na Equipe A.
Eventualmente poderia ter “andado por cá” como quarto central (poupávamos nos Ewertons e Douglãos), mas quantos jogadores jovens aceitariam 2, 3 anos sem grandes oportunidades e a ganhar pouco?
Concordo também em ficar-se sem saber a quem se dirige o “toma e embrulha” do título do post…
SL
22 Abril, 2020 at 11:15
Iuri teve oportunidades.
Pedro Mendes, oportunidades? L o l
Domingos Duarte tinha lugar no plantel em vez de André Pinto e Cia. Não me venham com tretas, numa época há minutos suficientes. Mesmo sem lesões e castigos
Jese… empréstimos não fazem sentido, só para desenrascado, e, e, opção de último recurso. O clube tem é de investir nos seus jogadores, e tentar formar equipas para um médio prazo.
22 Abril, 2020 at 11:34
Caro Nuno,
Se calhar é uma questão de terminologia… Eu não considero que jogadores como o Iuri Medeiros, o Matheus Pereira e o Francisco Geraldes tenham tido as “oportunidades” adequadas para se desenvolver no SCP. Jogaram uns jogos? Jogaram. Para mim não basta isso…
Quanto ao André Pinto, não concordo. Na altura fez sentido a sua contratação, pois era um central experiente, muito bom no jogo aéreo, físico.
Obviamente, concordo que numa época há minutos suficientes. Mas por alguma razão não parecem “sobrar” minutos para jogadores como o Domingos Duarte, o Ivanildo, o Demiral…
SL
22 Abril, 2020 at 11:41
Claro que não tiveram oportunidades. Mas consoante a conjuntura, dar 5 minutos e esperar que resolva é ou não uma oportunidade.
No A Pinto, discordo. Em primeiro lugar, era comprovado de que não tinha qualidade para jogar no Sporting. Era “jeitoso”, pouco mais, e com características de equipa que joga junta e encostada atrás. Apostar por apostar, antes nos da casa.
22 Abril, 2020 at 11:56
não se via talento no Domingos Duarte ?
estava lá tudo, só precisava de minutos
22 Abril, 2020 at 15:42
Deveria ser óbvio…
22 Abril, 2020 at 17:06
Este é o clube que até numa situação em que os centrais estão todos fora prefere colocar um trinco a central com o nariz partido…
Qq jovem naquela altura quereria é pirar-se daqui.
Oportunidades… fdx.
23 Abril, 2020 at 3:45
E foi 2 épocas seguidas dos melhores centrais da liga e dos melhores tanto no Belenenses como no Chaves…
22 Abril, 2020 at 12:40
Não sei qual o fascínio que alguns dos tasqueiros vislubram no Francisco Geraldes !
Na minha opinião não tem estofo para pertencer aos nossos quadros:
Fraco fisicamente, falta de intensidade, falta de velocidade
Como melhores características aponto a visão de jogo e a qualidade de drible.
SL
22 Abril, 2020 at 12:50
As melhores caracteristicas dele são suficientes para ter lugar no plantel. Não tens ninguém com essas mesmas caracterisitcas.
A intensidade… O que é intensidade? Correr à parva como o Battaglia?
22 Abril, 2020 at 12:58
Intensidade ?
Dou te um exemplo….BF
22 Abril, 2020 at 13:01
energia, poder, raça etc…
22 Abril, 2020 at 13:06
Ok, mas comparas logo ele com o melhor jogador que aqui passou nos ultimos 20anos
22 Abril, 2020 at 13:11
Tb entendo qd referes que não temos mais ninguém no plantel com as caracteristicas dele mas acho-as muito insuficientes.
Preferiria o Tomás Silva ou o Bruno Paz, bem mais jovens.
SL
22 Abril, 2020 at 13:33
B. Paz joga mais recuado. Sou sincero, prefiro o Geraldes ao Wendel, para jogar mais avançado no terreno.
22 Abril, 2020 at 14:09
O Tomás Silva não tem nenhum talento que se destaque, numa equipa que mete Matheus Nunes, Joelson, Pedro Mendes, Bruno Tavares e Tomás Silva na frente, o último é de longe o pior, quer em termos do que dá ao jogo, quer em termos de potencial/qualidade (e para mim o Pedro Mendes tem muitas debilidades).
O Chico é um gajo completamente cerebral, que pega na bola e sabe se o jogo precisa de mais ou menos velocidade, e para onde a jogar. A qualidade de último passe é acima da média. Não te vai fazer sprints de 30m, não te manda uma bomba lá para dentro, mas é um gajo que te vai organizar o ataque e que com um passe destrói uma defesa, coisa que mais nenhum jogador no plantel o consegue fazer actualmente.
22 Abril, 2020 at 16:39
São opiniões que respeito.
Por ex o Bruno Paz para mim é mais um 8 do que um 6.
SL
22 Abril, 2020 at 17:07
O JM tinha uma intensidade do caralho.
22 Abril, 2020 at 17:10
Pouca ou nenhuma, por isso não evoluiu mais e anda onde anda.
Cá, no nosso campeonato, fazia um jeitão.
SL
22 Abril, 2020 at 17:17
Mas não estamos a falar do nosso clube e do nosso campeonato?
22 Abril, 2020 at 17:20
Sim….por isso digo e repito o disse acerca do Geraldes e do JM (este mt superior em quase todos os aspetos ao anterior)
“A minha opinião” opinião tão só.
22 Abril, 2020 at 18:25
O Balakov tinha uma intensidade do caraças , o oceano comparando com ele era um menino.
Podia dar aqui muitos exemplos mas fico por aqui.
A importância da intensidade depende sempre do esquema táctico, se tiveres 2 gajos atrás de ti que corram bem e sempre bem posicionados o criativo não precisa de ter tanta intensidade.
Depende sempre como montas a equipar se tens jogadores para o teu esquema.
22 Abril, 2020 at 18:32
Fight
“A importância da intensidade depende sempre do esquema táctico, se tiveres 2 gajos atrás de ti que corram bem e sempre bem posicionados o criativo não precisa de ter tanta intensidade.”
Concordo na íntegra contigo.
Mas o Francisco não é um Balakov nem nada que se pareça.
Dou-te o exemplo de um jogador que considero frágil fisicamente mas que tem a tal garra e intensidade que menorizam essa característica:
Bernardo Silva
SL
22 Abril, 2020 at 18:47
Que interessa se o JM singrou lá fora?
Não tinha intensidade e cá (onde me interessa) era dos melhores jogadores do campeonato.
22 Abril, 2020 at 18:52
braveheart
Aqui aplico a opinião do Fight:
“A importância da intensidade depende sempre do esquema táctico, se tiveres 2 gajos atrás de ti que corram bem e sempre bem posicionados o criativo não precisa de ter tanta intensidade.”
Tinha Adrien e WC a deixá-lo jogar.
Mas queres comparar Geraldes com JM ?
Eu não comparo minimamente.
SL
22 Abril, 2020 at 18:54
E por minha vontade já cá estava de novo !
22 Abril, 2020 at 20:06
Por acaso JM jogava com jj mais encostado a linha e não tinha essa liberdade, fechava muitas vezes no meio campo e na linha ajudando Cédric.
Geraldes é outro tipo de jogador, é mais cerebral e jogando no meio.
22 Abril, 2020 at 20:19
Sim é isso.
Mas continuo a achar que JM é muito superior ao FG quer na direita quer no centro.
Fica bem
SL
22 Abril, 2020 at 21:15
Era o schelotto e o João pereira
22 Abril, 2020 at 22:15
Não estava a comparar JM com ninguém. Cada um tem um conjunto de características que juntas… fazem o jogador.
O resto é sorte e trabalho.
Estava só a dizer que a intensidade pode valer bola qd tens o resto.
22 Abril, 2020 at 14:15
André Pinto foi um boa contratação à época, titular e capitão no Braga veio para 3º central e não sendo um craque, tb não era nenhum cepo, devia ter servido para fazer descansar Matthieu qd se jogava com equipas mais fracas e/ou qd era a Taça da Liga etc… mas nem sempre o fez.
Domingos Duarte qd saiu do Chaves devia ter ficado logo em Alvalade.
22 Abril, 2020 at 12:10
“E teve sempre “pela frente” jogadores mais talentosos do que ele na Equipe A”
E com essas “não” verdades enche-se o plantel de merda…época após época!!
22 Abril, 2020 at 13:22
Caro johnnybalboa:
Coates, Paulo Oliveira, Naldo, Ruben Semedo
Coates, Ruben Semedo, Paulo Oliveira (podia estar em vez do Douglas)
Coates, Mathieu, André Pinto (podia estar como quarto central)
SL
22 Abril, 2020 at 16:17
Sim…e?
Paulo Oliveira é (era) muito melhor?
André Pinto era assim tão bom para não dar minutos ao miudo?
Mesmo Coates já teve momento horriveis…a jogar sempre…
22 Abril, 2020 at 16:27
Como agora, fomos buscar a merda do ilori
22 Abril, 2020 at 16:29
Caro jonnybalboa,
“E?” Como assim? O Caro Tasqueiro falou em “não” verdades no que toca à existência de jogadores mais talentosos do que DD na Equipe A.
NA MINHA OPINIÃO, e do que vi de DD no Belenenses e em Chaves, Paulo Oliveira era bastante superior. André Pinto também.
Agora, obviamente que preferiria ter um jovem como o DD no plantel (nem que seja como quarto central) do que ir buscar jogadores como o Ewerton, o Douglas ou o Marcelo…
SL
22 Abril, 2020 at 16:34
Ok.
São opiniões…e na minha POliveira e APinto não são melhores jogadores que DDuarte.
22 Abril, 2020 at 17:09
O Paulo Oliveira era um lutador. Raçudo, dava tudo. Um bombeiro de serviço.
Com a bola nos pés… fraquíssimo. Queimava.
Num clube grande, sair a jogar é fundamental. Com um André Cruz ou Mathieu ao lado, entenderia.
Com Maurício ou Sarr… enfim.
22 Abril, 2020 at 12:33
Caro Livramento,
A definição de oportunidade num plantel de uma equipa sénior de futebol dava para vários mestrados, creio. Penso que o Iuri fez várias pré-épocas com a equipa principal. Não sou o maior fã deste argumento, mas diria que seria preciso tê-lo visto treinar para perceber porque não jogou mais tempo. Talvez assim fosse possível perceber porque teve o Gelson oportunidade de jogar a titular e o Iuri não, quando na formação não existia grande diferença de talento entre ambos. Não tendo tido muitas oportunidades, teve mais oportunidades do que, por exemplo, o Domingos Duarte.
Também não sei quanto ganhavam o Markovic e o Campbell, tal como não sei quanto ganhavam o Castaignos, o Alan Ruiz, o Jeffren, o Kirovski, o Carlos Miguel ou qualquer outro de que o pessoal se lembre. Todos erros de casting.
22 Abril, 2020 at 12:39
Manuel, as pré-temporadas do JJ (e de outros) têm muito por onde pegar.
Alguém acredita que no início de trabalho de um plantel, com 30 ou 40 jogadores que lá aparecem, todos têm as mesmas “oportunidades”? Que os treinadores os vão “observar”, não os conhecem, e usam 15 dias para tirar conclusões e montar um plantel?
Uns vão lá, por uma razão ou outra, simplesmente para fazer número. Do caso específico do JJ, no Benfica e antes, havia relatos de jogadores riscados à partida (treinavam com adjuntos desde o dia 1, o Jedi Jesus nem olhava para eles) ou que iam de vela após o primeiro remate para as couves.
No caso do Markovic e Campbell, a semelhança com o Jese (e Bolasie) é que são emprestados, eram jogadores a prazo. Ou seja, assumia-se que o retorno era 100% desportivo, financeiramente era só despesa.
22 Abril, 2020 at 17:14
Fora as cargas, os que chegam tarde, etc, etc.
Os treinadores já sabem com o que contam, o que querem.
As pré ou estágios são para alguma surpresa, algo que estava fora dos planos… pouco mais.
22 Abril, 2020 at 12:50
Erros de casting TODOS cometem, incluindo a gestão mais titulada do mundo.
Depois há pelo menos duas métricas para avaliar, o sucesso desportivo e a capacidade de gestão financeira.
Desportivamente todos os erros de casting são iguais, falham, mas não vejo da mesma forma incluir entre outros o Markovic e Campbell que acontecem numa gestão que apresenta resultados consolidados positivos e os gastos num Jefren ou Pongolle cuja gestão foi incapaz de angariar soluções que permitissem suportar os “erros de casting” apresentando mais de 100M de prejuízo.
22 Abril, 2020 at 13:49
Um pequeno exercício, porque não se fala no investimento/gasto que se fez em Robaina, Hanuch, Spehar, Horvath entre mais uns poucos, nem no facto de terem cortado oportunidades, a Marco Almeida, Patacas, Fumo, Nuno Valente entre outros. (estou a falar assim de cabeça, se calhar alguns até não são da mesma altura e ou haverá até casos mais gritantes).
22 Abril, 2020 at 15:17
Não Malcolm! Tens de olhar só para a árvore (na falta de um arbusto), esquece a floresta!
22 Abril, 2020 at 12:34
mas como é que se pode dizer que o Domingos Duarte não era visto como muito talentoso?!?
22 Abril, 2020 at 15:05
Oportunidades ao Iuri.. deve ter sido num jogo de taça da liga em que se rodou mais de metade da equipa..
O Iuri teve tantas oportunidades como Markovic e Campbell e Alan Ruiz…
22 Abril, 2020 at 10:31
Iúri Medeiros formação > Camacho 6 milhões
Domingos Duarte formação > Ilori ingrato
MC Jésé < Paulinho em lay-off.
O MC Jésé leva é todos os pratos típicos de Portugal no bandulho é o que ele leva.
22 Abril, 2020 at 10:48
inclui aí
Matheus Pereira > Perna, braço e metade da cabeça de Vietto 7.5M
é tão óbvio…
22 Abril, 2020 at 10:55
À vontade…
Comissões a quanto obrigas.
O Mendes explica! Pelo menos, só com o Sporting forrou bem os bolsos para fazer frente à pandemia. E não foi só ele…
22 Abril, 2020 at 12:30
Iuri, domingos duarte???? Vao ser novos reforços????
Jese rodrigues enorme, ficas no meu coração tal como os 71 estão…….. Desejo. Te toda a sorte domundo mas longe do meu clube!!!!
22 Abril, 2020 at 13:40
Ficarei um sério admirador do primeiro treinador que tiver uma política séria de aposta na formação (que não é obviamente pôr os putos todos a jogar ao mesmo tempo).
Se não fôr o Amorim será um outro … até pode demorar 10 anos, mas acontecerá porque é o único caminho possível – portanto uma inevitabilidade.
Espero sinceramente que seja o R.Amorim não pq tenha algum tipo de esperança ou pq goste especialmente dele e esteja a torcer pelo seu sucesso mas somente pq já estou farto de esperar por esse momento.
Se o R.Amorim fôr tão esperto como parece, perceberá que esse não só é um caminho inevitável como tb o mais rápido para ganhar o respeito dos adeptos.
22 Abril, 2020 at 14:04
Intensidade do geraldes.
Intensidade do matheus.
Intensidade do Iuri.
Intensidade, cabelos, tiques, cenouras.
Sempre sempre a intensidade do pffft.
DD não tinha dado mostras de intensidade e qualidade.
Fooooda-se!
Intensidade e não objectivos e motivação.
Olha caralho ide rever os jogos do play off e final até à vitoria da taça da liga do moreirense.
Se calhar o Palhinha também só ganhou intensidade no braga ou terá sido um guião correto?
22 Abril, 2020 at 14:07
Juntar
Dala
Esgaio
Gauld, este então…
Mama Baldé
A intensidade de uma cenoura mal parida.
22 Abril, 2020 at 14:48
Quando não sabe mais de bola é a “intensidade.”
Ó Freitas Bobo anda cá ver isto.
22 Abril, 2020 at 16:46
O tempo não muda pessoas, só mostra quem elas realmente são.
SL
22 Abril, 2020 at 21:22
Depois.
Depois torra-se uma batelada de dinheiro num vietto intenso, intenso, intenso.
22 Abril, 2020 at 22:16
Esta direção tem torradeiras que nunca mais acabam.
Mais torradeiras que colchões.
22 Abril, 2020 at 22:24
Mais importante um bom pequeno almoço do que umas boas 8 horinhas de sono.
22 Abril, 2020 at 22:37
Mas o tempo está aí, mostrando quem é quem.
22 Abril, 2020 at 22:55
Então teres um vietto pago a peso de ouro e caro como o caralho e teres um Matheus ou Geraldes para o lugar dele que já eram nossos acho que tá explicado….
Ah e o vietto então tem uma intensidade….
23 Abril, 2020 at 0:46
Desculpa mas não entendes te a minha onda, nem o seu significado.
O teu comentário está completamente fora do contexto.
Alguém deve ter entendido.
Desculpa
23 Abril, 2020 at 2:49
Está fora de contexto está…olha só um pouco para cima e entendes,se te apetecer,senão também não vale a pena.
Tu é que disseste basicamente que o Geraldes não era jogador porque não tinha intensidade,uma forma que muita gente aproveita para servir de desculpa na não aposta dos nossos miúdos,eu apenas te disse que o Vietto que custou o que custou,tem uma intensidade do caralho quando comparado ao Geraldes ou Matheus Pereira…
23 Abril, 2020 at 9:46
Continuo a dizer que não entendeste até pq não o fizeste na célebre escadinha em que me referia à falta de intensidade do FG.
Se não me pronunciei sobre o vietto foi pq entendi não o fazer por motivos que alguém entenderá (pq não tu tb? ).
Mas para teu conforto e esclarecimento concordo na íntegra sobre o que dizes sobre o vietto.
Acrescento… nunca aqui e em qq lugar elogiei tal personagem, bem pelo contrário.
Espero ter te esclarecido.
SL
23 Abril, 2020 at 0:24
Esta conversa vem sempre a baila…
Domingos Duarte não teve oportunidades no Sporting. Demiral também não. Nem Ivanildo.
Palhinha teve algumas, as possíveis, diria… Quando era o William a peça daquele espaço. Depois das rescisões só se compreende o palhinha sair por jogos de bastidores.
Iuri teve algumas oportunidades. Poucas, mas, a meu ver, suficientes para me mostrar, a mim, que não queria estar ali. Não compre, não desiquilibra, não mostra nada de especial… Nem mostrar querer. Naquela posição, onde se pede que arrisque, onde tem espaço para errar… Por mim, foi bem despachado. Podiam ter feito mais dinheiro, mas desportivamente, está visto.
Agora se me disserem para escolher entre apostar no Iuri ou comprar por 6 milhões o Camacho, a escolha é obvia, mas mesmo assim eu digo que é o Iuri.
Geraldes teve menos oportunidades do que o Iuri, só aparecendo com mais frequência esta época e já na segunda metade. Mostrou mais que o Iuri. Vi tentativas de tabelas, vi visão de jogo, capacidade de passe, perceber o momento do jogo, organizar, criar… Esteve tapado pelo Bruno Fernandes, mas podia ter sido escolha em vez do vietto.
Pedro Mendes da primeira vez que tocou na bola, marcou ao psv. Como recompensa parou um mês ou foi relegado para os sub-23…
Jovane faz um excelente início de época com o p0. Entre lesões e contratos nota-se que se esforça para mostrar trabalho quando lhe dão hipóteses. Fez por ter mais oportunidades, coisa que o Iuri não fez.
Miguel Luís teve oportunidades a mais e nunca mostrou nada. Se o venderem é bem vendido.
Jessé, Eduardo, ilori, Fernando, todos os minutos de leão ao peito foram minutos perdidos. Tiveram mais oportunidades do que deviam.
Nem são flopes. Eu considero flop uma aposta que não resulta. Tenta-uma vez, mais outra e outra, já toda a gente viu que não dá, encosta-se… Flop. Ver que não dá e continuar a ser aposta não é flop, é burrice ou má fé.
Comparar, como gostam muito por aqui, Alan Ruiz com qualquer contratação destes atrasados que lá estão agora é tão simples como olhar para os números. Vietto é a “estrela” da companhia e ainda não marcou tantos golos como Alan Ruiz. E vai continuar a ser “aposta”…
23 Abril, 2020 at 8:05
Anos e anos a desperdiçar talento a custo zero e a comprar merda inflacionada. Somos um caso de estudo de má gestão desportiva. E preparamo-nos para entregar quase de borla o Matheus que detonou no Championship ao mesmo tempo que devolvemos Jesé e Bolasie com pagamento dos salários até ao fim do empréstimo. A nossa incompetência é crónica.
23 Abril, 2020 at 8:40
Queres é o esquerdo de volta.
23 Abril, 2020 at 8:46
Chão que já deu uvas