Continuo a não perceber a razoabilidade desta medida tomada para as modalidades quando temos toda a gente a fazer força para que o futebol se continue a jogar.
Será sempre mais fácil concluir uma época de basquetebol, andebol, voleibol, hóquei e futsal, do que concluir a época de futebol.
Mas mais importante é perceber que o Sporting vai levar uma razia nas modalidades na próxima época à boleia do COVID-19, escondendo a incompetência de quem gere o clube….
Primeiro foi o Bruno, depois Alcochete, depois por artes mágicas já era melhor época de todos os tempos para burro comer, a seguir quando tiveram efectivamente de preparar uma época veio a herança pesada e agora com esta merda toda a arder é o Covid-19.
Lá para Agosto serão os incêndios, depois a crise económica e por aí fora até ao fim do mandato.
No dia em que este cancro sair de lá vamos ter apenas um pobre corpo débil em cuidados intensivos sem perspectiva de nada e a rezar por milagres.
Bem vindo ao Clube! Pena que seja, já muito tarde!
Há quanto tempo, me insultavam, alguns aqui, mas muito noutros blogues, de Brunista, viúva, órfão e outros epítetos, que para mim nunca foram insultos, nem serão no futuro !
Mesmo que à dias nos blogues “És a nossa Fé” e ” Castigo Máximo”; após me ter reafirmado de Brunista, me tenham cortado o acesso a esses blogues por ter dito algo muito simples!
” – Aqueles que fabricaram Alcochete, e votaram a destituição da direcção anterior, criaram a vitima perfeita de um monstro (SCP), com a qual vão ter que viver o resto da vida ! Não seria nunca, da parte do SCP, necessário para destruir o presidente !
Bastaria se fossem pessoas educadas e mentalmente capazes, combater as suas ideias e defender , sem assassinatos de carácter e imagem , bem como à sua família, Homem esse que defendeu o clube até ao limite do não imaginável. E em resposta a tudo isto, recebeu o ” beijo ” dos traidores !
Agora irão lidar com um clube arrastado para a lama e lodo, de um buraco profundo de onde, não mais sairá !
Rica Obra ! Proponho-lhes uma estátua ! ”
Infelizmente em Portugal, nunca deixaram de existir crimes de consciência !
Já lá vão 46 anos !
Antes era a (PIDE) – Policia Interna de Defesa do Estado; hoje são alguns juízes, bandos de traficantes de droga e armas, >>4° Poder ?>>, Jornalistas que não respeitam a sua condição nem a lei que os rege, corruptos (e agora temos alguns dentro do nosso clube ! ) que desviam avultadas somas de dinheiro, a cobro da democracia que está por construir !
Não posso esquecer, os escribas do nosso clube, que se dizem defensores dos usos e bons costumes de uma nobreza portuguesa, a que não pertencem e de uma sociedade que pensam ser, de uma cambada de ignorantes, que eles manipulam a seu belo prazer; pois eles dizem-se ” Os verdadeiros Sportinguistas !
Foi por este motivo que os António de Almeida e os Pedros Azevedo e Correia, me cortaram a palavra nos seus blogues, por ser incomodo e atrevido no sentido de dizer a minha verdade e dar liberdade à minha consciência.
Bem dito, 25 de Abril 74, que permitiu que estes Cravos de ferro, continuassem a existir ! Por isso digo e direi sempre que o ” 1° Dezembro de 1640 ” é uma data muito mais importante que o 25 Abril.
Como dizia a minha Avó Maria Conceição, ” – Meu rico filho, nunca esqueças; nós vemos caras, mas não vemos os corações ” desconfia sempre das sombras que te rodearem no futuro ! ”
Espero que as consequências, da inconsciência e indecência e das mentiras impingidas por alguns, no clube, sejam “tão grandes ou “maiores” que sirva de vacina definitiva para o grande SCP.
Grande desabafo, Diastristes.
Concordo com a maioria do que escreveste.
Obviamente que discordo no que toca à importância do 25 de Abril, independentemente da corja de gente que depois se aproveitou do mesmo.
Mas compreendo a impotência que dás ao 1 de Dezembro de 1640, embora possas desconhecer as verdadeiras razões do mesmo ter acontecido (em 1580, o império espanhol estava no auge e a nossa burguesia e nobreza aproveitaram-se disso; em 1640, estava no apogeu, já não sendo do interesse das classes dominantes).
E PIDE significa Polícia Internacional e de Defesa do Estado.
Desculpa se me esqueci de te mencionar, quando vos pedi apoio para este meu desabafo de revolta! Mas também estava a pensar em ti quando, quando mencionei aqueles que se opõem a este regime fascista que impera actualmente no nosso clube !
Obviamente que a crise de sucessão, após a morte de D. Sebastião em Alcácer-Quibir, e as lutas por uma monarquia Parlamentar e uma enorme crise financeira, provocada pelos gastos da nossa coroa na campanha africana; que se seguiram em Portugal deram com resultado, a invasão Dos Filipes de Espanha a Portugal !
Alias tudo isto tem muito a haver com a situação actual do nosso clube!
Também nessa altura pós Alcácer Quibir nos faltou a terceira via, essa manhosa que teima em não aparecer, nem com nem sem nevoeiro ahahahahahahahah tinha dado jeito!
Não houve invasão nenhuma. Houve uma concessão de quem mandava em Portugal para beneficiarem da coroa espanhola e correram com eles quando já não serviam para nada.
Exacto, os nobres tugas queriam fazer parte da grande corte dos Habsburgos e concederam o trono aos espanhóis.
Depois viram que se tinham f*dido e nessa altura tiveram de esperar pelos catalães se revoltarem e aproveitaram…. sem a Catalunha nunca Portugal teria conseguido a independência.
Infelizmente no caso da Blogoesfera leonina, com raras e honrosas excepções entre as quais se conta a Tasca, não há apreço pelo contraditório. Mas isto é de somenos, quando num passado não muito distante havia quem passeava o seu sportiguismo nesses mesmos blogues na net “encostado” as opinões de blogues lampianicos como o NGB ou mesmo do Hugo Gil. Fosse na vertente financeira, no plano desportivo, na politica desportiva podia-se fazer “copy-paste” entre uns e outros. O meu conselho: não se mace em opinar nesses espaços.
O futebol mexe muito dinheiro e o clube estava a incomodar muita gente.
Tinham de retirar de lá o homem e isso fizeram bem.
Quanto aos apoiantes desta merda, basta ver que a maioria das pessoas são estúpidas. Infelizmente temos exemplos diariamente que a maioria das pessoas são estúpidas.
Temos de conviver com elas e não as podemos matar. Com o tempo um gajo habitua-se.
O que me dá nojo é que acabaram com o meu clube. A ironia é que “Sporting, nunca vais acabar”….. mas acabou mesmo.
Nem o BdC conseguirá voltar ao clube porque ninguém se mexe e ninguém irá lutar. Temos de ver a realidade.
Eu concordo com o que concordo e discordo do que discordo. Penso que você fará o mesmo.
Tem é alguma dificuldade em aceitar que os outros façam como o senhor e tenham opinião própria!
Saudinha é o que lhe desejo, e melhores dias também!
E sem ofensa para si, se concorda com “o que” concorda, então terá razão !
Mas … ao contrário se discorda “do que” discorda; … então volta a concordar !
O tempo urge…. haverá tempo para os 29% (menos culpados) e para os 71% (Judas) se penitenciarem?!!!
A Camorra do avental, vai proteger estes crápulas, até sugarem a última gota.
A vida é assim… Lá se foi o investimento todo para o maneta, estava convencido que o Basquetebol é o Futsal, vinham cá parar, no Andebol, tínhamos boas hipóteses, no Voleibol, possivelmente, deixamos de ganhar uma prova europeia, o Futsal ao ser eliminado da Champions league, não perdeu nada, o hóquei Patins também não,, em principio depois da vitória em Barcelos e quando tínhamos já os jogos mais difíceis todos feitos, bastava ganhar no João Rocha aos lamps e éramos campeões.
Que investimento?
Foram roubar às outras para ter o basketball, só para poderem encher o peito como uns pavões que tinham criado algo.
Isto foi a melhor coisa que lhes aconteceu. Se já era fácil arranjar parolinhos que comessem todo o tipo de desculpas esfarrapadas, agora ainda mais fácil fica.
Já antes do Covid-19 o desinvestimento era uma realidade e previa-se ainda mais cortes.
O Covid-19 é a desculpa perfeita para quem quiser.
É lógico que todos vão baixar os orçamentos, mas os outros baixaram devido ao Covid-19.
Estes amadores aproveitaram está pandemia para desculpar o que já estava para ser feito. Já havia sinais, como nas contratações, dispensas e planos para a próxima época.
Em suma usaram o Covid-19 para se abrigarem, como fizeram com o Rúben Amorim: ainda não havia pandemia e eles já planeavam não pagar.
Repito, o basket foi mais uma jogada em cima do joelho que fez desaboar tudo o resto.
Quem não sabe é como quem não vê, e está direção não sabe, não vê, não cheira bem prova.
Um aborto autêntico.
Vou dar exemplos os Andrades têm uma grande equipa de Andebol, jovem e relativamente barata em relação à nossa, alguns jogadores, até foram dispensados pelo Sporting, o treinador bósnio que também não é super caro, pôs aquilo a funcionar na perfeição. O Sporting pode fazer a mesma coisa no Hóquei com os dois grandes jogadores jovens que têm emprestados em Barcelos. O Futsal tem uma formação excelente, há que aproveitá-la.
Estavas a falar do investimento. Eu apenas disse que não houve investimento nenhum, muito pelo contrário.
Claro que quando se é competente, organizado, conhecedor e profissional pode-se fazer mais com menos.
Nenhum desses adjectivos encaixa nesta direcção ridícula.
Basta olhar para o futebol. O mais com menos deu na pior época de sempre e para emendar a mão foram dar 12 milhões por um aprendiz.
Por muito que se seja competente e organizado chega a altura que se quiseres manter a competitividade que existe tens de pagar mais, se queres reforçar pontos mais fracos tens de investir ….
A alternativa é formares num espaço temporal muito curto craques como Ruesga, Gil, Guitta e por aí fora se não formares tens de investir para os manter ou “comprar” parto do principio que a concorrência está atenta e faz exactamente o mesmo.
O Miguel Albuquerque não passa cheques. Aliás como se tem visto ninguém naquele clube passa cheques.
Estão à espera que sejam os fornecedores a passá-los.
O Sporting trabalha com 15M de Orçamento. Do ano passado para este o orçamento não subiu, e acresce uma despesa de 2M (+-), onde é que se foi buscar o dinheiro? Claro que levou tudo uma cacetada enorme, aposto que muitas equipas estavam a pensar renovar algumas posições e não foi possível porque havia a necessidade de afunilar custos para o basquetebol.
Para sua informação, caro Chico, as Modalidades dos 3 últimos anos de BdC eram auto-sustentáveis, porque foi desfeito um dos muitos nós da “engenharia financeira” roquetista, que fazia com que boa parte das quotas dos associados fossem absorvidas pela Futebol SAD.
Com a decisão de todoTODO o dinheiro das quota reverter para o Clube e nada para a SAD, reverteu-se (já tarde e, por isso, apenas parcialmente) uma política injusta (que era a dos sócios darem de mamar aos accionistas privados da SAD) e conseguiu-se uma importantíssima fonte de receita para as Modalidades.
Atendendo a que o número de associados vinha a crescer consideravelmente todos os anos, estávamos perto de atingir a fasquia que tornaria COMPLETAMENTE sustentável acrescentar o Basket às outras 54 Modalidades sem perder qualquer competitividade, pelo contrário, aumentando-a.
Acresce a isso a construção de um Pavilhão Moderno de 3.000 lugares que reduziu custos (de alugueres de outros pavilhões e de andar com a casa às costas) e aumentou o potencial de receitas.
Outra receita importante era a dos Direitos Televisivos da Sporting TV (alocados à NOS), mas estes bananas que nos (des) governam trataram de as “antecipar” para pagar dívidas … da Futebol SAD!!
Se aliar a este rombo, o da gritante perda de associados e da perda de assistências no PJR, o de investir prematuramente quase 3M€ no Basket sem ainda haver condições objectivas para tal e a fantástica capacidade de autosuperação destes “doutores” que cada dia conseguem fazer uma merda ainda maior que a do dia anterior, fica explicado por que razão as Modalidades entraram ou estão em vias de entrar em crise.
Um abraço e SL
Fdx, podem vir com as contas todas que quiserem, mas qual a diferença entre trazer o basket e ter trazido antes o vólei?
Queres ver que nadávamos em guita… ou que aquela equipa de vólei ganhava pouco.
Foi campeã por uma unha negra como eventualmente seria o basket.
Diferente é o projeto do hóquei, o que foi feito com o andebol que brilhou fora de portas, o orgulho na secção de futsal (campeões europeus), entre outras como o Judo, Ténis de Mesa, etc.
Posso estar errado, mas o que vejo no teu comentário é que é uma merda por ter sido esta direção e não a anterior. Apenas isso.
Eu odeio estes gajos, mas não vejo que o basket tenha trazido problemas às outras. Ou achas que o dinheiro das modalidades vem todo dos sócios e patrocinios?
Tens orçamento para 4 modalidades de pavilhão. Acrescentas uma e reduzes o investimento…
As outras modalidades foram sendo criadas, reactivadas ou aumentando de investimento sustentadamente.
Não foram as 4 de uma vez.
Iclusive o hóquei percorreu um longo caminho.
Essa redução de investimento tem muito que se lhe diga, eu não vi o andebol, hóquei ou o futsal mais fracos.
Podes falhar contratações, podes acertar.
Antes, com recibos verdes era fácil pagar mais, as mudanças na lei e os restantes problema no clube obrigaram a mexidas.
Achas mesmo que se o Basket garantias equipas mais fortes nas outras e títulos? Mostra lá essas garantias.
Sabes o que penso das modalidades e o meu agradecimento ao Bruno (enquanto responsável máximo, pq há figuras preponderantes nesse processo) em nos colocar outra vez no topo (nas 4 principais, apenas o futsal era sempre a varrer).
Se fosse ele a trazer o basket, fosse como paixão ou medida populista, estávamos todos a aplaudir e de repente, magia. As contas já eram diferentes.
Mas onde me viste a dizer que tinha garantias disto e daquilo?
Só constatei uma evidência e vou repeti-la:
Tens orçamento para 4 modalidades de pavilhão. Acrescentas uma e reduzes o investimento…
Simples e objectivo.
E quanto aos restantes problemas no clube, quem criou 90% dos problemas não se pode desculpar com eles.
Era o mesmo que eu estourar o salário no casino e depois dizer à mulher que não há dinheiro para alimentação mas a culpa é do casino.
Brave, metendo a colherada e a pés juntos, é verdade que inicialmente podes nem sentir, mas o facto é que já se sentiu em algumas modalidades …
Mas o importante aqui é que em dois anos o desequilibro financeiro é superior a 10M*, mas tarde ou mais cedo vais reduzir e de forma abrupta … a não ser que apareça um mecenas que pague as contas das modalidades. Ora, se acrescentas mais uma modalidade como é óbvio o desequilibro que é necessário reduzir … aumenta.
Dito isto, felicidades para o basket que é uma modalidade que gosto bastante.
*Isto está visível para todos, se quiseres coloco mais uma vez a pagina dos ReC onde podes ver este numero.
O basquetebol é uma modalidade muito mais cara comparativamente ao resto. Para fazer o que fizeram tiveram de gastar à volta de 2M, quase 15% do orçamento, é muito. É certo que não baixaste a qualidade, mas também não subiste, ao contrário dos rivais e isso nota-se nas maiores dificuldades que temos para vencer.
A diferença está no aumento de receitas do clube, que por sua vez, permitem nas modalidades, crescimento e investimento. Se calhar, mas só se calhar entenda-se, o regressso do Volei, enquadra-se apoiado neste dado concreto. Quanto a gestão das modalidades por parte desta direccão, os factos falam por si… alías já antes de o serem falavam, basta recordar as modalidades à benfica existentes no Clube no entender do Dr. varandas e da sua “entourage”.
Exactamente, e com as receitas que supostamente (já não acredito em nada destes vigaristas) são para as modalidades em queda acentuada, como todas as outras, por culpa exclusiva destes mentecaptos não há milagres.
Qual a dificuldade em compreender que foram criadas as condições para investir, construir património e apesar disso o Clube ter contas positivas?
A sério que nos estão a querer convencer que perdendo milhares de sócios, sabendo da competência destes artistas e imaginado (sim, só imaginando porque o obscurantismo voltou…) os resultados financeiros no Clube, acrescentando uma modalidade que consome enormes recursos, as condições e a competência para as concretizar são as mesmas?
“A diferença está no aumento de receitas do clube, que por sua vez, permitem nas modalidades, crescimento e investimento. Se calhar, mas só se calhar entenda-se, o regressso do Volei, enquadra-se apoiado neste dado concreto.”
… nem ninguém????… há sempre um iluminado aqui a varrer a merda cúvarandas faz… não só varrem como ainda tentam justificar essa mesma merda com acusações que o pessoal só acha que é merda porque foi o coitadinho do mentecapto a fazer…
… pra esses acéfalos o contexto em que se fazem as coisas é irrelevante… é-lhes irrelevante se havia um clube em crescimento, é-lhes irrelevante se o nº de sócios crescia a olhos vistos, é-lhes irrelevante que no tempo do ‘gordo’ as médias de afluência ao estádio e ao pavilhão eram muitoooooooooooooooooooo superiores a que estes criminosos têm tido (mesmo a oferecerem em todos os jogos bilhetes e mais bilhetes, )é-lhes irrelevante se os contratos de publicidade e de patrocínios eram cada vez mais elevados, é-lhes irrelevante o facto do ‘coreano’ ter acordado com a NOS um contrato de 500M, é-lhes irrelevante que na altura era tudo feito às claras e informando sempre os sócios, é-lhes irrelevante que no mandato do ‘ditador’ a empresa deu lucro, é-lhes irrelevante a comunhão que existia entre clube e adeptos e atletas (das modalidades)…
este fdp que lá está persegue e humilha os sócios… mas tadinho, há pessoas que são (e foram) contra a reativação do basket NAQUELE MOMENTO só porque foi esse inimputável a reactivar…
Tudo verdade, uma verdade dolorosa para muitos Ayres.
Quando disse ninguém, devia ter incluído ninguém intelectualmemente capaz ou honesto, porque realmente há gente para tudo!
Para esses, desde que a narrativa passe, o Sporting que sa foda.
Não incluo o brave nessa categoria, agora que foi muita voltinha na rotunda por uma questão tão simples, foi.
Bem, antes construíste um pavilhão (coisa pouca), trouxeste o Vólei, foste Campeão em todas as modalidades de pavilhão, criaste as bases de equipas campeãs europeias e o Clube… tinha um número recorde de sócios e… dava lucro! LUCRO!
Agora sabes népia, embora se adivinhem “recordes”, e já se prevê a razia e o desmoronar do que foi construído.
Mas pronto, se te ajuda isto são só efabulações da malta tem má vontade contra o Varandas.
o basquete é apenas a modalidade mais cara, comeca logo por ai.
depois o clube entrou no volei quando estava em fase ascendente, ao contrário de agora onde tinham de cortar nas despesas.
resultado, não só reduziram nas modalidades todas como planeado, como ainda tiveram de cortar ainda mais para enfiar o basquete.
o resultado no primeiro ano fala por si: 4 titulos nacionais perdidos!
Vê lá se não aparece alguém a dizer que no primeiro ano as bases vinham de trás e os títulos europeus foram fruto disso. Futsal, Hóquei, Judo, Atletismo feminino.
Depois aparece mais alguém a dizer que esses bases só valiam para as que ganharam.
Porque as que perderam, tipo tu, já não tâm nada a ver com bases. Têm a ver com a direção que no momento já tinha tomado isto de assalto.
Eu continuo a dizer. Ganhámos aqueles campeonatos porque houve qualidade, compromisso, apoio, havia até um maluco que parecia omnipresente, mas também sorte, que faz parte.
O que veio a seguir podia ter perfeitamente acontecido se continuasse a mesma direção no poder. Por mais compromisso que continuasse a haver.
Eu tento ser racional, mesmo odiando estes gajos que acima de tudo são uns incompetentes.
Sabes, o BdC deixou as equipas ganhadoras, e isso não podes negar.
E sabes, o BdC deixou o futsal com dois titulos de vice-campeões e o hoquei com uma presença na final four da liga europeia…… não sei o que tu achas, mas as bases claramente estavam lá.
Ou seja, ambos os títulos vieram na sequência DIRECTA dos resultados do ano anterior, por isso as bases estavam lá.
Aliás, foi dito pelo capitão do hóquei que ganhar a liga tuga era bem mais difícil que ganhar a liga europeia e isso todos sabem.
Mas para se ganhar um campeonato nacional é preciso investir uma época inteira, enquanto na europa são meia dúzia de jogos, que se alimentam mais da experiência passada que outra coisa.
O montesilvano e o carnide ganharam os titulos no futsal com base na sorte, na vaca, mas nos ultimos 10 anos não tens equipas a ganhar aquilo com vacas, têm sido sempre equipas com historial, o farselona (2), inter (2), kairat (2) e Ugra (1)…. praticamente equipas que o Sporting defrontou na competicão. Carnide e montesilvano?? Fdx, quem se lembra desses????
“Fdx, podem vir com as contas todas que quiserem, mas qual a diferença entre trazer o basket e ter trazido antes o vólei?”
A esta pergunta tenho o desprazer (fdx não me recordo do antónimo de prazer) de responder
A diferença é num caso foram milhares de sócios que entraram e no outro além de não haver esse crescimento, ainda por cima alegadamente há muitos que saíram.
Isto faz toda a diferença e olha que é mesmo uma diferença enorme.
Não estou tão certo que o vólei tivesse vindo por causa disso. Era para vir, veio. Mais uma para vencer.
E até me surpreendeu, pois via o Bruno focado em títulos europeus com o Barça ao alcance. Certamente o vólei não seria para títulos europeus, a não ser em prova menor (tal como vencemos fácil naquela ano do Canela).
Honestamente, não me recordo se era uma paixão (tipo a que tinha pelo hóquei).
Esta direção talvez não contasse é que toda a merda que fazem fosse tão visível que não só deixasse de haver novos sócios como até baixaram.
Já nem vou às assistências, nem as dá para mascarar. Os tais recordes.
Gostei que o basket tivesse vindo, temos um grande treinador e uma excelente equipa e tínhamos tudo para ser campeões, principalmente depois da vitória no Dragão e da recente em casa com os lamps.
Sobre o que já li aqui sobre o Basket ser muito caro, alguém pode ajudar com os valores pagos aos atletas no primeiro ano do vólei? Eram nomes fortíssimos, mesmo mais velhos. Não sei mesmo.
No caso do Basket, meia equipa da Oliveirense… mesmo sabendo que eles pagam muito bem (hóquei idem)…
Em 5 anos, como podes ver acima foram gastos 24.7M ou seja uma media de 4.9M por ano e podes verificar que o crescimento acaba por acompanhar o crescimento das quotizações, se quiseres coloco aqui os valores.
O volei no primeiro ano custou 0.568M, nesse ano ultimo da gestão anterior todas as modalidades custaram 7.8M, na época anterior este valor já disparou 10.3M ultrapassando o valor das quotizações e isto antes de acrescentares o Basket, com o basket esta época vamos ver como fica, o covid veio dar uma ajuda para reduzir o problema, mas vai existir na mesma, espero que dê para destituir o problema será convencer o pmag disso.
Quanto à relação sócios + modalidades, BdC afirmou varias vezes (antes da destituição) e numa das vezes numa pergunta directa sobre o basket, mais 10 mil sócios pagantes e podem ter a certeza que o basket está de regresso. (o Fight tb ouviu) O nº de sócios pode estar errado, não sei se ele 8, 10, 15 ou 20, mas sei que fez a relação directa.
O custo do volley foi cerca de 4 vezes inferior ao do Basket.
O Basket é a Modalidade de pavilhão mais cara do país.
a competitividade do Volley era (e é) consideravelmente inferior à do Basket.
Atenção, não tenho nada contra o Basket que é uma Modalidade que adoro e que pratiquei como iniciado e juvenil.
Apenas acho que a política que se estava a seguir na Direcção anterior, atendendo à especificidade da Modalidade, era a mais correcta:
– apostar a partir da formação (já estávamos no 2º ano de sub-16) ;
– esperar pelo 3º ano de sub 18 para formar equipa senior (com alguns reforços, para começar a disputar os seniores a partir dos escalões inferiores e reforçando gradualmente à medida que subíamos escalões;
– fazer a aposta DEFINITIVA na equipa sénior quando atingíssemos a fasquia dos 200.000 sócios.
Seria, na minha opinião o mais lógico e era o que estava a ser preparado.
Um abraço e SL
Esta espécie de presidente prometeu, se bem me lembro, que ia trazer o Basket e o … Padel.
Como alguém lhe disse que já havia padel e, se não me engano, até eramos campeões, ele vai e …pumba. Venha o Basket ….. de qualquer maneira.
Tomou-lhe o gosto e a partir daí as decisões têm sido todas às 3 pancadas.
Noutro dia tinha um amigo meu lampião a querer vender-me a ideia que André Ventura é uma excelente alternativa política, é um tipo inteligente que só estudou, nunca se divertiu, que teve sempre as melhores notas para chegar onde chegou.
Ok, tudo bem.
Eu disse-lhe que se ele tivesse tomates para colocar cá fora a podridão que bem conhece no futebol, seu clube em particular… ganhava a minha atenção.
Jaime, ele diz aquilo que as pessoas querem ouvir…foi isso que lhe deu um lugar na vereação em loures. Um demagogo sem uma ponta de integridade, um crápula, elemento do gang de carnide.
“Brave heart” = “Ricardo coração de Leão ” … dos três Leões !…
Se me faço entender !
O lampião do André Ventura mesmo sendo assistente numa faculdade de direito, aprendeu só, e apenas a decorar conceitos e textos, nunca aprendeu a racionalizar nem a raciocinar porque senão…. nunca seria Lampião !
Independentemente de podermos ganhar ou não algumas delas, via como possibilidade terminar as competições de modalidades em junho e julho, com um intervalo ambicioso (muito curto) entre jogos.
Percebo que os contratos a terminar em junho tivessem de ser discutidos, mas com as regras de segurança nessa altura em vigor, não vejo razão para não acontecer.
Não têm força. O cacau está no futebol, ainda por cima qd quem está a lutar pelo campeonato e taça são os do costume.
Esta diferença entre as modalidades de pavilhão e o futebol não faz sentido mas também lá está os cabeçudos não estão à frente do campeonato de futebol.
Previsível. Cai que nem gingas na narrativa de desinvestir nas modalidades. Desde que estes imbecis tomaram conta do clube nunca mais fomos campeões nacionais nas modalidades andebol, hóquei, volei e futsal. Pavilhão às moscas, quotização em queda, claques perseguidas, melhores jogadores a irem a sua vida, enfim para o ano vamos voltar aqueles gloriosos tempos em que participavamos sem hipóteses de ganhar nada. Só tem o merecem, os burros que votaram nisto.
Eles têm o que merecem mas os outros Sportinguistas e o SCP não merece! Ou talvez sim, porque quem é contra isto e tem possibilidades de tomar medidas não o faz! Não é dizer que está mal e esperar que os outros tomem iniciativas que resolve!
Não sei, Paulo. Será que também não merecemos? Será que não temos culpas também quando deixámos de defender quem nos defendia? Será que não encolhemos os ombros quando devíamos ter cerrado os punhos? Será que não devíamos ter arredado o pé e impedido esta gente de entrar no nosso Clube?
Eu sinto-me um pouco culpado, mesmo tendo votado contra a destituição e não tendo votado em varandas. O Sporting foi violado e nós não estávamos lá para
o defender. Tínhamos a obrigação de cuidar dele e não foi isso que aconteceu.
É isso que eu sinto, às vezes.
Que se lixem as modalidades e tudo o resto. Sempre a porra do dinheiro a mandar. Um jogo de futebol de 11 envolve muito mais gente do que um jogo de uma qualquer modalidade. E não estou a falar de público, porque todos os jogos de todas as modalidades poderiam decorrer à porta fechada.
Em Purtegol não se gosta de desporto, nem de futebol…. gosta-se é de bola.
Mais do que de ver a bola a rolar, o povinho quer é ir para o café mandar bocas à mesa do lado, discutir os fora-de-jogo e ver os cartilheiros a brilhar nos programas de desinformação (fute)bolistica.
Estamos condenados a isto. Há que entreter o povo.
As modalidades movimentam um pintelho do dinheiro que o futebol movimenta. A grande maioria dela depende até do futebol, do dinheiro que este gera.
Por isso as modalidades podem dar-se a este luxo mas se os clubes falirem sem dinheiro (e isso acontece sem o futebol acabar a época) as modalidades vão atrás…
“A grande maioria dela depende até do futebol, do dinheiro que este gera.”
Não concordo, se houve coisa que já todos assistimos é que as modalidades podem ser sustentáveis e competitivas apenas com as receitas geradas pelo clube onde a fonte mais importante são as quotas e os direitos de transmissão da Sporting Tv.
Nos últimos tempos, as quotas eram superiores ao valor dos salários dos atletas, infelizmente em 2019 inverteu-se o paradigma.
Claro que indirectamente tenho de concordar, muitas das quotas só acontecem por causa do futebol e dentro deste pela competitividade que tiver.
O projecto Sporting TV poderia, a seu tempo, ser uma forma real de aumentar a “independência” do clube e das modalidades face à SAD e ao Futebol. Alias o reaparecimento de um Sporting eclético e forte traduziu-se, curiosamente ou não, (tal como no Futebol) num acréscimo de competividade cujo alcance não se esgotou no âmbito clubistíco mas teve em alguns casos reflexos ao nivel das selecções nacionais.
Não seria só A SportingTv, estavam planeadas diversas acções com potencial comercial que iriam garantir o reforço da sustentabilidade. Por exemplo, o final do aluguer das garagens, a recompra dos espaços alvalaxia que diga-se valorizaram imenso nos últimos meses, (quem diria) com isto, aproveitado para a criação do bar, do hostel, do melhor aproveitamento comercial da marca ….
O projecto do PJR ainda estava na primeira fase, o que estava planeado iria muito mais além ….
Malcolm, em relação as Modalidades em geral e as de maior representavidade praticadas em pavilhão em particular, tenho por mim que seria mais fácil obter um acordo entre os clubes (mesmo que Benfica ou Porto se opusessem ) no sentido de aumentar a competividade destas “forçando” uma base negocial comum. Entrando por essa via, ter-se-ia uma hipotese para melhorar sucessivamente o “produto” final.
O desdém com que muitos tratam o potêncial economico das modalidades (ah e tal somos um país de futebol, vejam lá fora etc…) em tempos em que por conta do crescimento exponêncial de plataformas de Entretenimento/Visionamento de eventos como Twitch e Co., se vê o que se quer quando/onde se quer, é um sinal claro que existe ali muito por desenvolver. Só que, como dizia um certo cavalheiro isso dá trabalho e muito!
Totalmente de acordo, em Portugal, desde que me lembro e em quase tudo não existe uma visão corporativa de negocio e ou quando existe regra geral é minada com interesses particulares e invejas.
A minha referencia é no sentido tradicional da coisa, os clubes não tem como finalidade o lucro mas isso não impede que possam ter actividades comerciais e se bem geridas, aproveitando as múltiplas potencialidades do clube, podem ser extremamente lucrativas e esses lucros revertidos para a sustentabilidade e competitividades das modalidades de alta competição.
Exactamente! A ser gerido por Sportinguistas com visão e profissionais seria assim hoje, amanhã…sempre. No fundo não é dificil pelo que voltamos a primeira forma: – dá trabalho!
Até nem dá tanto trabalho assim, Aslan.
O que requer é competência
E não é apenas competência na gestão financeira ou na gestão.
Também na gestão emocional e das expectativas.
Com uma política de exigência mas que seja entendida e seguida por sócios e adeptos, e capaz de ser que seja para eles motivadora e empolgante empolgante.
Porque é isso que traz novos sócios.
Com BdC, as Modalidades adquiriram 3 “novas fontes de receita”:
– o dinheiro das quotas;
– o dinheiro das transmissões televisivas da Sporting TV; o dinheiro da receitas de jogos de pavilhão com o PJR.
Ainda não estavam optimizadas:
– era necessário aumentar a fasquia dos associados para um mínimo de 200.000;
– era necessário aumentar os shares televisivos (política mais agressiva de publicitação dos jogos, envolvendo os atletas, os técnicos, os dirigentes e articulando com os Núcleos);
– era necessário elevaras assistências MÉDIAS dos jogos seniores no Pavilhão para 2.000 a 2.500 assistentes/jogo;
– era necessário criar linhas apelativas de merchandising das Modalidades;
– era necessário fazer um “roadshow” da força das Modalidades (assistências, shares, títulos nacionais, títulos e boas campanhas internacionais, presenças nas selecções, etc) para angariar mais e melhores sponsors;
– era necessário utilizar massivamente as novas tecnologias para apoiar e reforçar todas estas Políticas/medidas e para COMUNICAR o ECLETISMO.
Mas estávamos a caminho de tudo isso e bem mais próximo em 2018 do que estamos agora.
Um abraço e SL
Além do que referes (malta que paga quotas por causa do futebol), há dinheiro injetado diretamente.
Houve na direção anterior, há nesta.
Por mais r&c que sejam publicados… até pq as administrações não mascaram números nem nada. Já nem vou às auditoras, que levaria isto para outro nível de conversa.
“Por mais r&c que sejam publicados… até pq as administrações não mascaram números nem nada. Já nem vou às auditoras, que levaria isto para outro nível de conversa.”
Partes do princípio que os R&C não te dizem nada, pois os números podem estar “martelados” (engenharias financeiras).
Então e se eu te disser que a maioria foi auditado e as contas homologadas?
Mas vamos às auditorias “musculadas”.
Pergunto: Auditorias? Quais? As do “Batuque”?
Mostra aí as auditorias e os “números mascarados” nos R&C…
Tanta merda com a auditoria (que era forense, mas afinal parece que não) e a montanha pariu um… Batuque. E os pagamentos à firma de advogados onde trabalha o ex-sogro e o Alexandre Godinho.
Mas fico feliz que compares as contas do Novo Banco e Cia com as modestas contas de uma SAD, é um crescimento acelerado, onde iremos parar ás contas da Islandia …..
No clube, foram buscar artilharia pesada para descobrir o que os compadres possam ter escondido e encontraram um tambor.
PS: Deves saber que os instrumentos financeiros geridos pelos bancos são de uma dimensão que nada tem a ver com uma SAD, e não sendo necessário mas acrescento e por isso mesmo mais facilmente manipulados e ou escondidos, desde provisões, imparidades, testes de justo valor, deferimentos, etc…
O Agnóstico gosta de misturar alhos com bugalhos, para ver se passa.
Dedica-te ao humor, que nisso és bom.
Deixa lá as conversas sérias sobre contas com entende minimamente do que fala.
Trouxe o tema porque li os teus comentários sobre as modalidades e as comparações entre a vinda do basket e do vólei.
Mesmo com todas as explicações dos demais tasqueiros.
Como falaste que os números não te dizem nada, nem os R&C (erro crasso – os números são TUDO) e falaste de auditorias, vi-me na obrigação de participar, pois tenho-te por mais inteligente (e menos intransigente).
Brave, pensei que esta fase estava esclarecida e concluída, tanta merda disseram sobre o desvio de dinheiros da sad para o clube e depois uma auditoria independente cuja independencia era encontrar materia para fuzilar a administração anterior …. encontrou praticamente ….. bola.
Sobre as quotas serem uma injecção indirecta do futebol no clube, concordo, mas, como estava antes, um accionista através das quotas estar a injectar dinheiro na SAD é bem pior, no mínimo, que essa injecção fosse acompanhada pelos restantes accionistas.
Por fim, isso de mascarar não é assim tão fácil, ou melhor, até é basta olhar para as contas do ano passado e parecem uma maravilha mas se olhares com atenção facilmente descobres que há um desequilibro financeiro e que está a passar entre os pingos, isto para dizer é fácil mascarar para quem não tenha conhecimentos é mais difícil para quem perceba um pouco e depois há coisas que se foram bem mascaradas, invisíveis para todos por norma são crimes e regra geral, pode demorar, mas os crimes são descobertas, até porque há diversas entidades envolvidas, desde logo a AT.
O problema que abordo não tem a ver com direcções, ou melhor tem apenas no sentido em que tivestes uma auditoria hostil e acredito que manipulada no sentido de encontrar ou fabricar tudo o que pudesse, e em 5 anos o material que encontrou é …. praticamente zero.
E esse é o meu ponto, se existe injecção que não fosse via quotas e patrocínios a recente auditoria hostil tinha detectado, essa era uma das suas prioridades, provar que havia desvios da SAD para o clube e foderam-se, não encontraram nada.
Essa agora fez-me lembrar dos que dizem que “O MP retirou as acusações ao BdC? Isso não quer dizer que não existam provas contra ele. Só não foram encontradas.”
“Fez-me lembrar”… Não estou a dizer que é comparável, porque não é… Apenas me fez lembrar.
” (…) como estava antes, um accionista através das quotas estar a injectar dinheiro na SAD é bem pior, no mínimo, que essa injecção fosse acompanhada pelos restantes accionistas.
ORA AÍ ESTÁ!
Foram quase 20 ANOS a sorver dinheiro das quotas do Clube SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e a sorvê-lo duplamente!
Porque as ACÇÕES do SCP que lhe davam (e, por enquanto, ainda dão) a maioria da SAD foram “angariadas” como? Dinheiro do Clube? Mas de quem é o dinheiro do Clube?
Mas, principalmente porque, para além das Acções SCP na Futebol SAD, ainda eram alocados a esta Sociedade, todos os anos uma boa parte das quotas dos Sócios do Clube, au mentando o valor da Sociedade em vários M€, sem que uma tal “engorda” tenha sido acompanhada por parte dos outros accionistas.
E ainda há quem tenha o desplante de pensar que são as Modalidades que vivem à conta do Futebol!
Um abraço e SL
Tira o futebol do Sporting e vê o que acontece ás quotas, à audiência da Sporting TV e tudo mais…
Não estava a dizer que o clube depende da SAD. O que digo é que o motor mesmo do clube é o futebol. Para além da falência da SAD levar à falência do clube….
Não sou tão taxativo quanto vocês os dois (Malcolm e Tiago).
Percebo o que dizem, mas há alguns indicadores que também contraiam esse aforisma.
1º – O Futebol não ganha quase nada há 6 décadas (apenas 8 campeonatos, 3 dos quais nos últimos 40 anos) e o número de associados (excepto agora com estes imbecis mas por motivos que extravasam o Desporto) nunca sofreu grandes quebras.
2º – Os 2 únicos momentos em que o Clube conheceu um ENORME aumento de associados deveu-se SOBRETUDO às Modalidades (com João Rocha a aposta na massificação da formação na Natação na Ginástica e no Atletismo; com Bruno de Carvalho a aposta na retoma das Modalidades com a construção do Pavilhão – e o envolvimento dos adeptos – e com a decisão de alocar TODO o dinheiro das quotas ao Clube, aumentando a competitividade e multiplicando os títulos nacionais e internacionais).
3º – O maior problema da falência da poder levar à “falência do Clube” é o facto de não termos grandes possibilidades de refundar o Futebol, dado o FACTO de Academia e Estádio pertencerem à SAD; porque, senão, faríamos como o Belenenses começávamos das distritais, “sustentávamo-nos” nas Modalidades e até talvez fosse uma OPORTUNIDADE de CRESCER removendo os cancros que historicamente nos consomem.
SL
O verbo “dever”, de obrigação, mais que não seja moral, existe. Foi o que empreguei. E, sim, toda a gente devia ter paz, pão e habitação. E todos, e ainda mais os que decidem, deviam também ter vergonha na cara.
Por acaso o Nuno sabe que parte do tal “guito das TVs” já foi antecipado por esta Direcção até para pagar dívida da SAD e INCLUI uma fatia que pertence ás Modalidades?
Se calhar bem mais do que meio pintelho de um imberbe!!!
Não tem nada, querem ver?
“… As modalidades movimentam um pintelho (diria meio, e imberbe) de dinheiro, interesse e influência.
O resto é conversa. (…)”
“Vamos ser honestos: interessa que os 3 G recebam o guito da tv. O resto é acessório”
Dá-se o caso de este CA da Sporting Futebol SAD ter “antecipado” 4 anos de receitas da NOS QUE INCLUEM QUASE 8M€ QUE PERTENCIAM AO CLUBE E ÀS MODALIDADES e não tem NADA(!?) que ver com o que afirma.
Ao que parece as Modalidades movimentam o suficiente para andar a pagar dívida do Futebol e diz que não tem nada que ver.
Nem falo de 18 anos da SAD a receber indevidamente Milhões de euros das quotas dos sócios. Sim indevidamente porque o accionista Sporting CLUBE de Portugal era o único a injectar esse dinheiro para a Sociedade dinheiro do qual beneficiaram todos os accionistas.
Se fizer bem todas as contas, o meio pintelho já parece a barba do Bin Laden.
A razão é simples: a maior parte dos clubes têm estruturas amadoras, alguns nem médico a tempo inteiro têm. Para além disso, e muito importante, os atletas não estão em exclusividade na modalidade (alguns são enfermeiros, médicos, vendedores, operários). Durante o dia está numa fábrica, à noite treinam e numa quarta à noite vão disputar um jogo com o Sporting? Quem não percebe a diferença das situações não percebe nada .
Criticar alguém por criticar.. teoria da conspiração em teoria da conspiração. Mais do mesmo.
Gostaria que lessem o meu comentário das 10h 31m, pois ali está muito do meu pensamento acerca do nosso clube !
Muitos de nós(o Cherba, eu, Ana, Val Verde, Lion Up, Malcolm, Brunolv, José Silva, Nuno… e outros que agora não tenho presente ) que aqui neste espaço de reflexão, temos lutado pelo nosso clube, e que me tem valido, a mim algumas lágrimas de vergonha… dizia eu… muitos de nós fomos vilipendiados por Miguel “Simpson” e outros; que começam agora, mesmo que a custo, a dar-se conta da miserável golpada de misericórdia desferida no clube.
Digam algo a propósito deste meu comentário das 10.31, para que eu não me sinta sozinho, neste combate, por um clube livre de amarras, que o condenam à morte nas galés desta vida !
Muitos de nós(o Cherba, eu, Ana, Val Verde, Lion Up, Malcolm, Brunolv, José Silva, Nuno…
Apesar de estar quase sempre de acordo com o Diastristes, agradeço não ter colocado o meu nome naquela pequena listagem de tasqueiros… é que contorcia-me já todo por ver o meu nome junto de aberrações… e não… nem todos os escreveste querem o melhor para o Sprting… mas esse tasqueiro é tão cínico, hipócrita e falso que compreendo que ainda não tenhas topado o artista… mais uma vez, obrigado por me poupares a vergonha e a cólera que ia sentir se visse o meu nome na mesma lista que esse dejecto…
… o meu nome não consta daquela lista e ainda bem… pelas razões que já esclareci…
… pela maneira como interpretei as tuas palavras, fiquei com a sensação que um dos nomes que achas ser meu alvo seria o Cherba… estou certo??
… se for está errado, porque apesar de termos um par de divergências, já está ultrapassado pela minha parte… não quer dizer que esqueça as opções e acções tomadas… pois já diz a sabedoria popular ”as acções ficam com quem as pratica”…
Alcateia do Malhão
Sempre a cascar na cor do calção
Alcateia a malhar
Que o Matheus não sabe treinar
Alcateia Alcateia Alcateia
Falar mal do JJ que coisa tão feia
(bis)
Desculpa pela omissão… quanto ao cínico, Hipócrita e falso… não vejo quem é?
Mas porque não sou pessoa de rancores, ou porque começo a ter falta de memória !
Sabes que Não trago desaforos para casa, nem bato na mulher, (apenas porque ela não merece !), digo o que tenho a dizer (maior parte das vezes educadamente)… a quem viva, no Palácio de Belém , no das Necessidades, ou no Palácio Raton, ou mesmo na sarjeta do bairro do Freixo !
Isto é cíclico, voltamos à fase de medir pilinhas… creio que faz parte do movimento gravitacional do blog, de cada vez que apanha estrelas (de)cadentes…
O meu nome não devia constar na lista. Não faço nada que o justifique. Umas larachas mal amanhadas para o ar é o que costumo fazer mais. E isso não defende o que quer que seja. Outros mais há que bem mereciam a referência. É o mal de uma pessoa se pôr a nomear pessoas. São quase sempre cometidas injustiças. Fica o conselho. 😛
De qualquer das maneiras, e sem qualquer demagogia, quero acreditar que cada qual defende aquilo em que acredita, embora certas tomadas de posição, na minha maneira de pensar, soem mais a negação do que convicção. Mas, e lá está, é o que penso. Na volta, é mesmo convicção. Cada qual sabe de si.
Como bem sabe, os estados de negação, nascem de profundas convicções, ou ilusões, nalguns casos ,distorções da realidade, que acabam, na maior parte das vezes, em desilusões, que a persistirem, se tornam em estado de negação !
Pode ser de facto, esse o meu caso !
Mas nunca queira, que pela, sua competência, empenho, e persistência, ver a sua ( nem da sua família ) imagem, personalidade, ou carácter destruídos por motivos esquivos e nada honrosos de outrem !
Se me faço entender….?
Nesse dia, jamais esquecerá o sabor da injustiça, nem o lugar das cicatrizes, que um dia o cirurgião plástico lhe retirará !
Fique tranquila, jamais verá o seu nome incluído, em lista alguma por mim feita !
Temos de ir com calma, apesar de tudo, das diferenças de opinião e de estilo, o mais importante é tentar encarar a discussão com urbanidade, no final do dia somos todos Sportinguistas e a probabilidade de um dias destes estarmos aos abraços num estádio a celebrar um golo é enorme (caso o covid deixe)
Sei que é fácil escrever isto e também já por diversas vezes parti para o insulto, esta coisa do clube mexe muito, mas acabo sempre por me arrepender (e pedir desculpa a quem não pedi, renovo), por mais que discorde, não será por baixar o nível que as nossas ideias ficam mais claras e assertivas, como disse, por vezes é muito difícil, mas há que fazer um esforço.
Como deixei claro, a Ana até pode estar ” carregada ” de razão, e mesmo que a não tenha, tem direito como ,”eu” e todos os demais, à sua opinião, que respeito !
Julgo não ter sido arrogante ou indelicado com a senhora; que alias não conheço !
Se o foi, peço desde já desculpa !
Mas de facto os meus professores de Francês aqui, talvez por terem ascendência germânica, são pouco dados a “flores” entenda-se floreados na prosa, deixando isso para o estilo poético !
Eu só quis lembrar à estimada senhora, O tratamento selvagem, que o Ex. Presidente do SCP recebeu, e a que nenhum de nós se deverá jamais sujeitar !
Perante a diferença/divergência de opiniões quando o assunto é o Sporting, algo que, supostamente, nos diz TANTO, o insulto tolera-se (porque se consegue entender…) a chacota não !
Quando o assunto é o Sporting e ainda para mais atendendo às dificuldades por que passa… sendo todos nós,
supostamente, sportinguistas, tolero melhor um insultou por uma diferença extremada de opinião do que comentários em tom de chacota.
Numa conversa entre dois sportinguistas quando um deles no extremar de posições insulta o outro podemos até entender/aceitar que o faz por força da convicção das suas ideias, sempre no sentido de querer o melhor para o clube (não que seja correcto…). Os comentários em tom de chacota revelam outra índole…
O M60 ainda escreveu ontem a sua crónica habtual. Tenho ideia que o Álvaro também andou ontem por aqui. Em relação ao Xupa e ao Sir, também estranho a ausência…
Recuso-me a acreditar em tal coisa!
Além de ser contra expulsões de quem quer que seja, até o Riga ou os cartilheiros que só cá vêm uma vez por mês, não vi nada nos últimos comentários do Sir e do Xupa que indicasse tal coisa.
Caro Diastristes e restantes Tasqueiros:
Não querendo que se sinta sozinho (que não está) nesses sentimentos que expõe, digo o seguinte:
Eu ACUSO Bruno de Carvalho de se ter candidatado contra GL – o nosso clube estava tão bem entregue e não havia necessidade. Foi assim que tudo começou.
Eu ACUSO Bruno de Carvalho de, depois de eleito, começar logo a mostrar quem era na realidade- negociação dura com a banca com murros na mesa (talvez). Enfim, sem saber estar.
ACUSO-o ainda de ter alterado a minha conformação. Estava eu tão bem conformada e calmo.
ACUSO -o de me ter feito acreditar que afinal era possível voltar a vibrar com o meu Clube, lutar contra os Fundos, pelo VAR, etc.. Afinal eu já não tenho idade para lutas , para ideais. Estava eu tão bem conformado, sem alvoroços, sem ideais por que lutar e acreditar.
EU ACUSO Bruno de Carvalho de ter introduzido conceitos como “atitude e compromisso”. Para quê? Pensava eu que conceitos destes não eram próprios de gente Bem e o Bruno veio alterar a minha “calma”
Mais acuso de conceitos como “tolerância zero” para com a negligência, incompetência, compadrio etc. e “exigência máxima” na defesa do Sporting, virem transformar a minha vida num “reboliço”
Por fim, ACUSO-o de me ter transformado num mal educado, porque também passei a falar mal quando era preciso. Estava eu a esforçar-me tanto para ser “gente bem” e vi-me também a chamar “os bois pelos nomes, sem elevação, sem elegância.
Felizmente, agora, estou a reaprender a voltar à normalidade com esta gente.
Já não sei quando são os jogos e com quem. Recebo com agrado o LFV na bancada presidencial da nossa cas, como mandam as regras da boa educação… enfim estou a voltar aos “eixos”. E assim é que deve ser.
Bravo…Bravo…. aplaudo de pé ! e com pateada, como se fazia em tempos na ópera ! porque é tudo isso é verdade e ainda mais o Monumento do Pavilhão João Rocha !
Agora a brincar !!!
Se não fosses tão feio….Tão feio, e eu Heterossexual, dava-te um beijo ,na testa !
Diastristes
O pavilhão JR é a minha perdição. Não falei nele porque, quando morrer quero ir para o Céu e essa obra fez-me pecar e muito.
O pecado da vaidade que tinha ao ver aquela obra. O pecado do orgulho em termos um pavilhão a sério onde nos sentíssemos em casa.
Quando, pelo caminho que isto leva, for apenas um monte de tijolos, vazio, sem alma talvez chegue a minha redenção e eu possa voltar ao “bom caminho”.
Sim, de início é que era… vai ser feito com o guito do Matheus, quando o WBA pagar já o Bruno é presidente… há instituições (como diz o orelhas) que ainda aprendem alguma coisa com o Sporting…
A propósito da crise de sucessão de D. Sebastião que culminou na restauração da República em 1640; e com isto …não querendo discordar de si, até porque a História dos factos lhe dá razão.
De facto;
– ” A união entre as coroas, não teve aprovação, homogénea de ambos os lados ( …territórios ), desde o seu inicio.
Em Portugal houve uma rejeição popular( Plebeia), ao mesmo tempo que, havia interesse de alguns grupos da nobreza, do clero, da burguesia e dos comerciantes, por uma economia ( A de castilla et Leon ) mais estável e um exército mais forte.”
…/…
De notar, que no Vaticano, existe um mapa datado de 1623 a 1638, em que existem na península os seguintes reinos: Portugal; Gallicia; Castilla et Leon; Aragon; Andaluzia; granada; et Catalonia( Catalunha actual…) !
…/…
Em 20 Junho de 1580, em Santarém, houve a proclamação do governo de D. António (prior do Crato) com elevado apoio popular, que foi derrotado ( três meses mais tarde) pelas tropas Castelhanas comandadas pelo ” Fernando Álvarez de Toledo ( Duque de Alba ), “parente da actual duquesa de Alba”, na batalha de Alcântra.
” – Até 1640 o reino de Portugal esteve sobe o controle da ” casa dos Habsburgos ” “.
A tentativa de casamento de D. Luísa de Guzmán, com o duque de Bragança ( D. João IV), foi contrária à esperada ” União dos reinos ”
De referir que D. Luísa Maria Francisca de Guzmán y Sandoval, era filha de João Peres de Guzmán e de Joana de Gomez de Sandoval e Lacerda, senhores de Huelva e Barrameda.
Regressando à minha infância, lembro-me muito bem dos serões à Lareira em que o meu Avô António e a Avó Maria ( que já conhecem ) falavam do mito sebastiânico!
Referiam muito o ditado popular : ” De Espanha (Castela) nem bons ventos, nem bons casamentos ” de que os seus avós lhes tinham falado !
” Nem bons ventos” porque eram secos e quentes para os agricultores !
” Nem bons casamentos” referiam-se ao casamento do duque de Bragança c/ D. Luísa Maria de Guzmán, que tinha sido preparado pelos nobres e clero, e que o povo não gostava, por apoiar D. António ( membro do Clero).
Referindo também que os castelhanos, roubavam o povo, levando pipas de vinho, batatas, e galinhas, como impostos, pois o povo, ” – Não conhecia o dinheiro ” disse o meu Avô António !
Enfim já tinha aprendido isto à tanto tempo, que foi preciso reavivar a memória !
tem o meu caro amigo, toda a razão, não houve invasão, antes traição do povo !
Já agora A Maria Francisca filha de D. Duarte de Bragança, é homenagem a D. Luísa Maria Francisca de Guzmán y Sandoval, por parte dos duques de Bragança !
ó dias tristes , es o maior , não há duvida disso- ( o segundo maior , a seguir a mim ) alias já tenho manifestado o meu apoio 200 por cento a vários posts teus ( salvo erro só estive contra no pagto das quotas ) . quanto a alguns ( sportinguistas ??tenho duvidas , lampiões disfarçados , só para lançar a discordia ) que aqui postam era tão bom que fossem infetar o covid 19 .era o que se chama matar dois coelhos com uma cajadada .
Obrigada, mas infelizmente para mim, sou ainda muito inculto, se me lembrar do meu professor de Inglês Prof Jacôme (hebreu) que o povo chamava de “Jácume”.
Este senhor tinha livros por toda a casa de três assoalhadas, e até no Wc; o que constituía uma biblioteca, invejável para qualquer prof. Universitário de Letras.
Sendo prof. de Português, Francês e Inglês, Alemão. Este senhor tinha primeiras edições de Shakespeare, Tolstoi, Fernando Pessoa, etc, pois tinha viajado por toda a Europa, incluindo o bloco de leste, e lhe garanto que esta biblioteca pagava uma boa vivenda aí em Portugal.
Falava e escrevia ainda Flamengo, Castelhano…( ele disse-me que espanhol não existe como língua !), Checo( ensinou-me a única palavra que eu conheço de Checo que é “Prst” que quer dizer “Dedo” ) Russo pois estudou em Leninegrado, Latim, Grego e Hebraico !
E eu vi fotografias dele à Janela de um apartamento de três peças em Praga, no dia da invasão ( Chegada) das tropas Soviéticas a Praga ” na Primavera de Praga” no que é hoje a república Checa, na altura Checoslováquia !
Este Homem era uma enciclopédia ambulante, e quem o vi-se, parecia um pedinte !
Pois ainda hoje gostava de saber só metade do que ele sabia ! E aí sim; poder-me-ia chamar ” Culto ” a mim mesmo.
Ele era casado sem filhos, com Hellena, de 53 anos, era uma mulher linda, muito bonita e com uma luz no rosto, das mulheres cultas, que falava e escrevia perfeitamente o Português com as tranças à volta da cabeça à moda ucraniana ! Com blusa rendada branca e saias rendadas e coloridas. Simpática a senhora !
30 Abril, 2020 at 8:32
Continuo a não perceber a razoabilidade desta medida tomada para as modalidades quando temos toda a gente a fazer força para que o futebol se continue a jogar.
Será sempre mais fácil concluir uma época de basquetebol, andebol, voleibol, hóquei e futsal, do que concluir a época de futebol.
Mas mais importante é perceber que o Sporting vai levar uma razia nas modalidades na próxima época à boleia do COVID-19, escondendo a incompetência de quem gere o clube….
30 Abril, 2020 at 8:38
Primeiro foi o Bruno, depois Alcochete, depois por artes mágicas já era melhor época de todos os tempos para burro comer, a seguir quando tiveram efectivamente de preparar uma época veio a herança pesada e agora com esta merda toda a arder é o Covid-19.
Lá para Agosto serão os incêndios, depois a crise económica e por aí fora até ao fim do mandato.
No dia em que este cancro sair de lá vamos ter apenas um pobre corpo débil em cuidados intensivos sem perspectiva de nada e a rezar por milagres.
Pó caralho!
30 Abril, 2020 at 20:12
Somos uns mansos…
30 Abril, 2020 at 9:13
Concordo!
30 Abril, 2020 at 10:31
Bom dia Caro Miguel (Ribeiro?) ( Correia?)
Bem vindo ao Clube! Pena que seja, já muito tarde!
Há quanto tempo, me insultavam, alguns aqui, mas muito noutros blogues, de Brunista, viúva, órfão e outros epítetos, que para mim nunca foram insultos, nem serão no futuro !
Mesmo que à dias nos blogues “És a nossa Fé” e ” Castigo Máximo”; após me ter reafirmado de Brunista, me tenham cortado o acesso a esses blogues por ter dito algo muito simples!
” – Aqueles que fabricaram Alcochete, e votaram a destituição da direcção anterior, criaram a vitima perfeita de um monstro (SCP), com a qual vão ter que viver o resto da vida ! Não seria nunca, da parte do SCP, necessário para destruir o presidente !
Bastaria se fossem pessoas educadas e mentalmente capazes, combater as suas ideias e defender , sem assassinatos de carácter e imagem , bem como à sua família, Homem esse que defendeu o clube até ao limite do não imaginável. E em resposta a tudo isto, recebeu o ” beijo ” dos traidores !
Agora irão lidar com um clube arrastado para a lama e lodo, de um buraco profundo de onde, não mais sairá !
Rica Obra ! Proponho-lhes uma estátua ! ”
Infelizmente em Portugal, nunca deixaram de existir crimes de consciência !
Já lá vão 46 anos !
Antes era a (PIDE) – Policia Interna de Defesa do Estado; hoje são alguns juízes, bandos de traficantes de droga e armas, >>4° Poder ?>>, Jornalistas que não respeitam a sua condição nem a lei que os rege, corruptos (e agora temos alguns dentro do nosso clube ! ) que desviam avultadas somas de dinheiro, a cobro da democracia que está por construir !
Não posso esquecer, os escribas do nosso clube, que se dizem defensores dos usos e bons costumes de uma nobreza portuguesa, a que não pertencem e de uma sociedade que pensam ser, de uma cambada de ignorantes, que eles manipulam a seu belo prazer; pois eles dizem-se ” Os verdadeiros Sportinguistas !
Foi por este motivo que os António de Almeida e os Pedros Azevedo e Correia, me cortaram a palavra nos seus blogues, por ser incomodo e atrevido no sentido de dizer a minha verdade e dar liberdade à minha consciência.
Bem dito, 25 de Abril 74, que permitiu que estes Cravos de ferro, continuassem a existir ! Por isso digo e direi sempre que o ” 1° Dezembro de 1640 ” é uma data muito mais importante que o 25 Abril.
Como dizia a minha Avó Maria Conceição, ” – Meu rico filho, nunca esqueças; nós vemos caras, mas não vemos os corações ” desconfia sempre das sombras que te rodearem no futuro ! ”
Espero que as consequências, da inconsciência e indecência e das mentiras impingidas por alguns, no clube, sejam “tão grandes ou “maiores” que sirva de vacina definitiva para o grande SCP.
Vosso amigo Diastristes
30 Abril, 2020 at 10:36
Ps …necessário destruir “O Homem” para destruir o Presidente !….
30 Abril, 2020 at 11:06
Claro que esse escroque do Pedro Correia censura tudo e todos que vão contra o dono, mesmo que seja por apenas dizer umas verdades.
É um fanático da ditadura de punhos rendados da dicotomia Campo Grande/CDS.
30 Abril, 2020 at 11:41
Grande desabafo, Diastristes.
Concordo com a maioria do que escreveste.
Obviamente que discordo no que toca à importância do 25 de Abril, independentemente da corja de gente que depois se aproveitou do mesmo.
Mas compreendo a impotência que dás ao 1 de Dezembro de 1640, embora possas desconhecer as verdadeiras razões do mesmo ter acontecido (em 1580, o império espanhol estava no auge e a nossa burguesia e nobreza aproveitaram-se disso; em 1640, estava no apogeu, já não sendo do interesse das classes dominantes).
E PIDE significa Polícia Internacional e de Defesa do Estado.
🙂
30 Abril, 2020 at 11:41
*Não é ” impotência”; é “importância”
30 Abril, 2020 at 12:44
Carissimo Jaime,
Desculpa se me esqueci de te mencionar, quando vos pedi apoio para este meu desabafo de revolta! Mas também estava a pensar em ti quando, quando mencionei aqueles que se opõem a este regime fascista que impera actualmente no nosso clube !
Obviamente que a crise de sucessão, após a morte de D. Sebastião em Alcácer-Quibir, e as lutas por uma monarquia Parlamentar e uma enorme crise financeira, provocada pelos gastos da nossa coroa na campanha africana; que se seguiram em Portugal deram com resultado, a invasão Dos Filipes de Espanha a Portugal !
Alias tudo isto tem muito a haver com a situação actual do nosso clube!
Mas enfim !
Um abraço amigo !
30 Abril, 2020 at 13:57
Também nessa altura pós Alcácer Quibir nos faltou a terceira via, essa manhosa que teima em não aparecer, nem com nem sem nevoeiro ahahahahahahahah tinha dado jeito!
Abraço e SL
30 Abril, 2020 at 14:01
Ora essa. Mencionaste-me quando escreveste “e outros”. 🙂
30 Abril, 2020 at 14:03
“a invasão Dos Filipes de Espanha a Portugal !”
Não houve invasão nenhuma. Houve uma concessão de quem mandava em Portugal para beneficiarem da coroa espanhola e correram com eles quando já não serviam para nada.
1 Maio, 2020 at 17:26
Exacto, os nobres tugas queriam fazer parte da grande corte dos Habsburgos e concederam o trono aos espanhóis.
Depois viram que se tinham f*dido e nessa altura tiveram de esperar pelos catalães se revoltarem e aproveitaram…. sem a Catalunha nunca Portugal teria conseguido a independência.
30 Abril, 2020 at 12:08
Infelizmente no caso da Blogoesfera leonina, com raras e honrosas excepções entre as quais se conta a Tasca, não há apreço pelo contraditório. Mas isto é de somenos, quando num passado não muito distante havia quem passeava o seu sportiguismo nesses mesmos blogues na net “encostado” as opinões de blogues lampianicos como o NGB ou mesmo do Hugo Gil. Fosse na vertente financeira, no plano desportivo, na politica desportiva podia-se fazer “copy-paste” entre uns e outros. O meu conselho: não se mace em opinar nesses espaços.
S.L.
30 Abril, 2020 at 12:55
Obrigado Aslan !
Porque pelo nosso Sporting vale a pena, vale a pena todos os sacrifícios,
ao ver-mos os sacrifícios, que outros fizeram, com tão elevado custo!
Combaterei, mesmo no terreno do adversário, como já alguém FEZ !
Para que não fiquem esquecidos da memória, gritarei até que a voz me falte!
Saúde e um abraço !
30 Abril, 2020 at 12:09
O futebol mexe muito dinheiro e o clube estava a incomodar muita gente.
Tinham de retirar de lá o homem e isso fizeram bem.
Quanto aos apoiantes desta merda, basta ver que a maioria das pessoas são estúpidas. Infelizmente temos exemplos diariamente que a maioria das pessoas são estúpidas.
Temos de conviver com elas e não as podemos matar. Com o tempo um gajo habitua-se.
O que me dá nojo é que acabaram com o meu clube. A ironia é que “Sporting, nunca vais acabar”….. mas acabou mesmo.
Nem o BdC conseguirá voltar ao clube porque ninguém se mexe e ninguém irá lutar. Temos de ver a realidade.
30 Abril, 2020 at 13:25
Meu caro Diastristes,
Eu concordo com o que concordo e discordo do que discordo. Penso que você fará o mesmo.
Tem é alguma dificuldade em aceitar que os outros façam como o senhor e tenham opinião própria!
Saudinha é o que lhe desejo, e melhores dias também!
30 Abril, 2020 at 13:45
Meu caro,
E sem ofensa para si, se concorda com “o que” concorda, então terá razão !
Mas … ao contrário se discorda “do que” discorda; … então volta a concordar !
e se calhar? …. voltará a ter razão !
Um Abraço !
30 Abril, 2020 at 14:06
É óbvio que os seus dias são tristes…
30 Abril, 2020 at 20:23
O tempo urge…. haverá tempo para os 29% (menos culpados) e para os 71% (Judas) se penitenciarem?!!!
A Camorra do avental, vai proteger estes crápulas, até sugarem a última gota.
30 Abril, 2020 at 8:34
Esperado.
Sad.
Aqui se vê a “força” do ecletismo.
30 Abril, 2020 at 8:35
A vida é assim… Lá se foi o investimento todo para o maneta, estava convencido que o Basquetebol é o Futsal, vinham cá parar, no Andebol, tínhamos boas hipóteses, no Voleibol, possivelmente, deixamos de ganhar uma prova europeia, o Futsal ao ser eliminado da Champions league, não perdeu nada, o hóquei Patins também não,, em principio depois da vitória em Barcelos e quando tínhamos já os jogos mais difíceis todos feitos, bastava ganhar no João Rocha aos lamps e éramos campeões.
30 Abril, 2020 at 8:40
Que investimento?
Foram roubar às outras para ter o basketball, só para poderem encher o peito como uns pavões que tinham criado algo.
Isto foi a melhor coisa que lhes aconteceu. Se já era fácil arranjar parolinhos que comessem todo o tipo de desculpas esfarrapadas, agora ainda mais fácil fica.
É o Covid-19 escumalha!
30 Abril, 2020 at 8:47
E as modalidades, vão roubar a quem? Elas não são autisuficientes.
30 Abril, 2020 at 8:56
Os clubes todos, vão baixar orçamentos.
https://www.google.com/amp/s/www.record.pt/modalidades/amp/coronavirus-benfica-sporting-e-fc-porto-vao-apertar-o-cinto
30 Abril, 2020 at 9:04
Já antes do Covid-19 o desinvestimento era uma realidade e previa-se ainda mais cortes.
O Covid-19 é a desculpa perfeita para quem quiser.
É lógico que todos vão baixar os orçamentos, mas os outros baixaram devido ao Covid-19.
Estes amadores aproveitaram está pandemia para desculpar o que já estava para ser feito. Já havia sinais, como nas contratações, dispensas e planos para a próxima época.
Em suma usaram o Covid-19 para se abrigarem, como fizeram com o Rúben Amorim: ainda não havia pandemia e eles já planeavam não pagar.
Repito, o basket foi mais uma jogada em cima do joelho que fez desaboar tudo o resto.
Quem não sabe é como quem não vê, e está direção não sabe, não vê, não cheira bem prova.
Um aborto autêntico.
30 Abril, 2020 at 9:21
Vou dar exemplos os Andrades têm uma grande equipa de Andebol, jovem e relativamente barata em relação à nossa, alguns jogadores, até foram dispensados pelo Sporting, o treinador bósnio que também não é super caro, pôs aquilo a funcionar na perfeição. O Sporting pode fazer a mesma coisa no Hóquei com os dois grandes jogadores jovens que têm emprestados em Barcelos. O Futsal tem uma formação excelente, há que aproveitá-la.
30 Abril, 2020 at 9:43
Estavas a falar do investimento. Eu apenas disse que não houve investimento nenhum, muito pelo contrário.
Claro que quando se é competente, organizado, conhecedor e profissional pode-se fazer mais com menos.
Nenhum desses adjectivos encaixa nesta direcção ridícula.
Basta olhar para o futebol. O mais com menos deu na pior época de sempre e para emendar a mão foram dar 12 milhões por um aprendiz.
Fácil.
30 Abril, 2020 at 10:04
Não sei o que é que o Albuquerque anda lá a fazer, ou só percebe de Futsal?
30 Abril, 2020 at 10:19
O Albuquerque provavelmente trabalha com as condições que lhe dão e infelizmente não faz milagres.
A gestão do Clube sob estes vígaros ainda é mais obscura e opaca que a gestão da SAD. Se estão fartos de bater recordes na SAD eu imagino no Clube…
30 Abril, 2020 at 10:38
Por muito que se seja competente e organizado chega a altura que se quiseres manter a competitividade que existe tens de pagar mais, se queres reforçar pontos mais fracos tens de investir ….
A alternativa é formares num espaço temporal muito curto craques como Ruesga, Gil, Guitta e por aí fora se não formares tens de investir para os manter ou “comprar” parto do principio que a concorrência está atenta e faz exactamente o mesmo.
30 Abril, 2020 at 11:07
O Miguel Albuquerque não passa cheques. Aliás como se tem visto ninguém naquele clube passa cheques.
Estão à espera que sejam os fornecedores a passá-los.
30 Abril, 2020 at 11:53
O Sporting trabalha com 15M de Orçamento. Do ano passado para este o orçamento não subiu, e acresce uma despesa de 2M (+-), onde é que se foi buscar o dinheiro? Claro que levou tudo uma cacetada enorme, aposto que muitas equipas estavam a pensar renovar algumas posições e não foi possível porque havia a necessidade de afunilar custos para o basquetebol.
30 Abril, 2020 at 17:06
Para sua informação, caro Chico, as Modalidades dos 3 últimos anos de BdC eram auto-sustentáveis, porque foi desfeito um dos muitos nós da “engenharia financeira” roquetista, que fazia com que boa parte das quotas dos associados fossem absorvidas pela Futebol SAD.
Com a decisão de todoTODO o dinheiro das quota reverter para o Clube e nada para a SAD, reverteu-se (já tarde e, por isso, apenas parcialmente) uma política injusta (que era a dos sócios darem de mamar aos accionistas privados da SAD) e conseguiu-se uma importantíssima fonte de receita para as Modalidades.
Atendendo a que o número de associados vinha a crescer consideravelmente todos os anos, estávamos perto de atingir a fasquia que tornaria COMPLETAMENTE sustentável acrescentar o Basket às outras 54 Modalidades sem perder qualquer competitividade, pelo contrário, aumentando-a.
Acresce a isso a construção de um Pavilhão Moderno de 3.000 lugares que reduziu custos (de alugueres de outros pavilhões e de andar com a casa às costas) e aumentou o potencial de receitas.
Outra receita importante era a dos Direitos Televisivos da Sporting TV (alocados à NOS), mas estes bananas que nos (des) governam trataram de as “antecipar” para pagar dívidas … da Futebol SAD!!
Se aliar a este rombo, o da gritante perda de associados e da perda de assistências no PJR, o de investir prematuramente quase 3M€ no Basket sem ainda haver condições objectivas para tal e a fantástica capacidade de autosuperação destes “doutores” que cada dia conseguem fazer uma merda ainda maior que a do dia anterior, fica explicado por que razão as Modalidades entraram ou estão em vias de entrar em crise.
Um abraço e SL
30 Abril, 2020 at 8:53
Fdx, podem vir com as contas todas que quiserem, mas qual a diferença entre trazer o basket e ter trazido antes o vólei?
Queres ver que nadávamos em guita… ou que aquela equipa de vólei ganhava pouco.
Foi campeã por uma unha negra como eventualmente seria o basket.
Diferente é o projeto do hóquei, o que foi feito com o andebol que brilhou fora de portas, o orgulho na secção de futsal (campeões europeus), entre outras como o Judo, Ténis de Mesa, etc.
Posso estar errado, mas o que vejo no teu comentário é que é uma merda por ter sido esta direção e não a anterior. Apenas isso.
Eu odeio estes gajos, mas não vejo que o basket tenha trazido problemas às outras. Ou achas que o dinheiro das modalidades vem todo dos sócios e patrocinios?
30 Abril, 2020 at 8:59
Tens orçamento para 4 modalidades de pavilhão. Acrescentas uma e reduzes o investimento…
As outras modalidades foram sendo criadas, reactivadas ou aumentando de investimento sustentadamente.
Não foram as 4 de uma vez.
Iclusive o hóquei percorreu um longo caminho.
O que é que te está a falhar?
30 Abril, 2020 at 9:04
Meu, não me está a falhar nada. Para mim é clarinho como a água.
Para alguns, é clarinho como a metanfetamina no Breaking Bad. O problema é que ingeriram grandes quantidades.
30 Abril, 2020 at 9:08
Tens orçamento para 4 modalidades de pavilhão. Acrescentas uma e reduzes o investimento…
Se depois disto achas que é igual, óptimo.
30 Abril, 2020 at 9:14
Essa redução de investimento tem muito que se lhe diga, eu não vi o andebol, hóquei ou o futsal mais fracos.
Podes falhar contratações, podes acertar.
Antes, com recibos verdes era fácil pagar mais, as mudanças na lei e os restantes problema no clube obrigaram a mexidas.
Achas mesmo que se o Basket garantias equipas mais fortes nas outras e títulos? Mostra lá essas garantias.
Sabes o que penso das modalidades e o meu agradecimento ao Bruno (enquanto responsável máximo, pq há figuras preponderantes nesse processo) em nos colocar outra vez no topo (nas 4 principais, apenas o futsal era sempre a varrer).
Se fosse ele a trazer o basket, fosse como paixão ou medida populista, estávamos todos a aplaudir e de repente, magia. As contas já eram diferentes.
30 Abril, 2020 at 9:16
+1
30 Abril, 2020 at 9:37
Mas onde me viste a dizer que tinha garantias disto e daquilo?
Só constatei uma evidência e vou repeti-la:
Tens orçamento para 4 modalidades de pavilhão. Acrescentas uma e reduzes o investimento…
Simples e objectivo.
E quanto aos restantes problemas no clube, quem criou 90% dos problemas não se pode desculpar com eles.
Era o mesmo que eu estourar o salário no casino e depois dizer à mulher que não há dinheiro para alimentação mas a culpa é do casino.
30 Abril, 2020 at 10:05
Se não viesse o Basket, investíamos mais nas outras?
30 Abril, 2020 at 10:30
Brave, metendo a colherada e a pés juntos, é verdade que inicialmente podes nem sentir, mas o facto é que já se sentiu em algumas modalidades …
Mas o importante aqui é que em dois anos o desequilibro financeiro é superior a 10M*, mas tarde ou mais cedo vais reduzir e de forma abrupta … a não ser que apareça um mecenas que pague as contas das modalidades. Ora, se acrescentas mais uma modalidade como é óbvio o desequilibro que é necessário reduzir … aumenta.
Dito isto, felicidades para o basket que é uma modalidade que gosto bastante.
*Isto está visível para todos, se quiseres coloco mais uma vez a pagina dos ReC onde podes ver este numero.
30 Abril, 2020 at 11:13
Ó Brave chega de voltinhas à rotunda por favor.
Não investias mais nas outras, mas não retirava investimento das que já lá estavam para repartir para o basket.
Repito pela última vez porque não gosto de voltinhas na rotunda:
Tens orçamento para 4 modalidades de pavilhão. Acrescentas uma e ainda por cima reduzes o investimento…
Queres milagres?
30 Abril, 2020 at 11:20
Malcolm, sabes perfeitamente o que penso disto.
O meu ponto é simples e expliquei acima. Não tem nada a ver com valores.
30 Abril, 2020 at 11:58
O basquetebol é uma modalidade muito mais cara comparativamente ao resto. Para fazer o que fizeram tiveram de gastar à volta de 2M, quase 15% do orçamento, é muito. É certo que não baixaste a qualidade, mas também não subiste, ao contrário dos rivais e isso nota-se nas maiores dificuldades que temos para vencer.
30 Abril, 2020 at 15:30
+2
30 Abril, 2020 at 9:37
A diferença está no aumento de receitas do clube, que por sua vez, permitem nas modalidades, crescimento e investimento. Se calhar, mas só se calhar entenda-se, o regressso do Volei, enquadra-se apoiado neste dado concreto. Quanto a gestão das modalidades por parte desta direccão, os factos falam por si… alías já antes de o serem falavam, basta recordar as modalidades à benfica existentes no Clube no entender do Dr. varandas e da sua “entourage”.
30 Abril, 2020 at 10:00
Exactamente, e com as receitas que supostamente (já não acredito em nada destes vigaristas) são para as modalidades em queda acentuada, como todas as outras, por culpa exclusiva destes mentecaptos não há milagres.
30 Abril, 2020 at 10:38
Exatamente!
Qual a dificuldade em compreender que foram criadas as condições para investir, construir património e apesar disso o Clube ter contas positivas?
A sério que nos estão a querer convencer que perdendo milhares de sócios, sabendo da competência destes artistas e imaginado (sim, só imaginando porque o obscurantismo voltou…) os resultados financeiros no Clube, acrescentando uma modalidade que consome enormes recursos, as condições e a competência para as concretizar são as mesmas?
Não consigo…
30 Abril, 2020 at 11:08
Não consegues tu nem ninguém.
30 Abril, 2020 at 11:51
“A diferença está no aumento de receitas do clube, que por sua vez, permitem nas modalidades, crescimento e investimento. Se calhar, mas só se calhar entenda-se, o regressso do Volei, enquadra-se apoiado neste dado concreto.”
Tão óbvio que até dói.
30 Abril, 2020 at 12:34
LionUp
30 Abril, 2020 at 11:08
Não consegues tu nem ninguém.
… nem ninguém????… há sempre um iluminado aqui a varrer a merda cúvarandas faz… não só varrem como ainda tentam justificar essa mesma merda com acusações que o pessoal só acha que é merda porque foi o coitadinho do mentecapto a fazer…
… pra esses acéfalos o contexto em que se fazem as coisas é irrelevante… é-lhes irrelevante se havia um clube em crescimento, é-lhes irrelevante se o nº de sócios crescia a olhos vistos, é-lhes irrelevante que no tempo do ‘gordo’ as médias de afluência ao estádio e ao pavilhão eram muitoooooooooooooooooooo superiores a que estes criminosos têm tido (mesmo a oferecerem em todos os jogos bilhetes e mais bilhetes, )é-lhes irrelevante se os contratos de publicidade e de patrocínios eram cada vez mais elevados, é-lhes irrelevante o facto do ‘coreano’ ter acordado com a NOS um contrato de 500M, é-lhes irrelevante que na altura era tudo feito às claras e informando sempre os sócios, é-lhes irrelevante que no mandato do ‘ditador’ a empresa deu lucro, é-lhes irrelevante a comunhão que existia entre clube e adeptos e atletas (das modalidades)…
este fdp que lá está persegue e humilha os sócios… mas tadinho, há pessoas que são (e foram) contra a reativação do basket NAQUELE MOMENTO só porque foi esse inimputável a reactivar…
30 Abril, 2020 at 15:10
Tudo verdade, uma verdade dolorosa para muitos Ayres.
Quando disse ninguém, devia ter incluído ninguém intelectualmemente capaz ou honesto, porque realmente há gente para tudo!
Para esses, desde que a narrativa passe, o Sporting que sa foda.
Não incluo o brave nessa categoria, agora que foi muita voltinha na rotunda por uma questão tão simples, foi.
30 Abril, 2020 at 10:27
Bem, antes construíste um pavilhão (coisa pouca), trouxeste o Vólei, foste Campeão em todas as modalidades de pavilhão, criaste as bases de equipas campeãs europeias e o Clube… tinha um número recorde de sócios e… dava lucro! LUCRO!
Agora sabes népia, embora se adivinhem “recordes”, e já se prevê a razia e o desmoronar do que foi construído.
Mas pronto, se te ajuda isto são só efabulações da malta tem má vontade contra o Varandas.
30 Abril, 2020 at 11:16
É isto.
30 Abril, 2020 at 11:53
A culpa disso é de Al Cochete…
Não?
Então… É do Bruno?…
Não?
Do COVID?…
30 Abril, 2020 at 12:34
Talvez seja culpa dos fornecedores que não pagam.
30 Abril, 2020 at 12:02
não tem nada a ver.
o basquete é apenas a modalidade mais cara, comeca logo por ai.
depois o clube entrou no volei quando estava em fase ascendente, ao contrário de agora onde tinham de cortar nas despesas.
resultado, não só reduziram nas modalidades todas como planeado, como ainda tiveram de cortar ainda mais para enfiar o basquete.
o resultado no primeiro ano fala por si: 4 titulos nacionais perdidos!
30 Abril, 2020 at 15:01
Óbvio!
30 Abril, 2020 at 15:12
Vê lá se não aparece alguém a dizer que no primeiro ano as bases vinham de trás e os títulos europeus foram fruto disso. Futsal, Hóquei, Judo, Atletismo feminino.
Depois aparece mais alguém a dizer que esses bases só valiam para as que ganharam.
Porque as que perderam, tipo tu, já não tâm nada a ver com bases. Têm a ver com a direção que no momento já tinha tomado isto de assalto.
Eu continuo a dizer. Ganhámos aqueles campeonatos porque houve qualidade, compromisso, apoio, havia até um maluco que parecia omnipresente, mas também sorte, que faz parte.
O que veio a seguir podia ter perfeitamente acontecido se continuasse a mesma direção no poder. Por mais compromisso que continuasse a haver.
Eu tento ser racional, mesmo odiando estes gajos que acima de tudo são uns incompetentes.
1 Maio, 2020 at 17:35
Sabes, o BdC deixou as equipas ganhadoras, e isso não podes negar.
E sabes, o BdC deixou o futsal com dois titulos de vice-campeões e o hoquei com uma presença na final four da liga europeia…… não sei o que tu achas, mas as bases claramente estavam lá.
Ou seja, ambos os títulos vieram na sequência DIRECTA dos resultados do ano anterior, por isso as bases estavam lá.
Aliás, foi dito pelo capitão do hóquei que ganhar a liga tuga era bem mais difícil que ganhar a liga europeia e isso todos sabem.
Mas para se ganhar um campeonato nacional é preciso investir uma época inteira, enquanto na europa são meia dúzia de jogos, que se alimentam mais da experiência passada que outra coisa.
O montesilvano e o carnide ganharam os titulos no futsal com base na sorte, na vaca, mas nos ultimos 10 anos não tens equipas a ganhar aquilo com vacas, têm sido sempre equipas com historial, o farselona (2), inter (2), kairat (2) e Ugra (1)…. praticamente equipas que o Sporting defrontou na competicão. Carnide e montesilvano?? Fdx, quem se lembra desses????
30 Abril, 2020 at 14:30
Brave,
“Fdx, podem vir com as contas todas que quiserem, mas qual a diferença entre trazer o basket e ter trazido antes o vólei?”
A esta pergunta tenho o desprazer (fdx não me recordo do antónimo de prazer) de responder
A diferença é num caso foram milhares de sócios que entraram e no outro além de não haver esse crescimento, ainda por cima alegadamente há muitos que saíram.
Isto faz toda a diferença e olha que é mesmo uma diferença enorme.
30 Abril, 2020 at 15:19
Não estou tão certo que o vólei tivesse vindo por causa disso. Era para vir, veio. Mais uma para vencer.
E até me surpreendeu, pois via o Bruno focado em títulos europeus com o Barça ao alcance. Certamente o vólei não seria para títulos europeus, a não ser em prova menor (tal como vencemos fácil naquela ano do Canela).
Honestamente, não me recordo se era uma paixão (tipo a que tinha pelo hóquei).
Esta direção talvez não contasse é que toda a merda que fazem fosse tão visível que não só deixasse de haver novos sócios como até baixaram.
Já nem vou às assistências, nem as dá para mascarar. Os tais recordes.
Gostei que o basket tivesse vindo, temos um grande treinador e uma excelente equipa e tínhamos tudo para ser campeões, principalmente depois da vitória no Dragão e da recente em casa com os lamps.
Sobre o que já li aqui sobre o Basket ser muito caro, alguém pode ajudar com os valores pagos aos atletas no primeiro ano do vólei? Eram nomes fortíssimos, mesmo mais velhos. Não sei mesmo.
No caso do Basket, meia equipa da Oliveirense… mesmo sabendo que eles pagam muito bem (hóquei idem)…
30 Abril, 2020 at 15:46
Futsal : 821+ 703 + 685 + 1 087 + 1 517 + 1 894 = 6 706
Andebol : 799 + 528 + 628 + 798 + 1 271 + 1 667 = 5 690
Atletismo: 519 + 402 + 420 + 571 + 985 + 1 360 = 4 257
Hoquei Em Patins : 338 + 615 + 1 089 + 1 094 = 3 135
Natação: 409 + 392 + 371 + 364 + 387 + 434 = 2 358
Ginástica 199 + 195 + 192 + 200 + 201 + 232 = 1 220
Voleibol : 568 = 568
Outras Modalidades: 338 + 198 + 173 + 280 + 596 = 768
Em 5 anos, como podes ver acima foram gastos 24.7M ou seja uma media de 4.9M por ano e podes verificar que o crescimento acaba por acompanhar o crescimento das quotizações, se quiseres coloco aqui os valores.
O volei no primeiro ano custou 0.568M, nesse ano ultimo da gestão anterior todas as modalidades custaram 7.8M, na época anterior este valor já disparou 10.3M ultrapassando o valor das quotizações e isto antes de acrescentares o Basket, com o basket esta época vamos ver como fica, o covid veio dar uma ajuda para reduzir o problema, mas vai existir na mesma, espero que dê para destituir o problema será convencer o pmag disso.
Quanto à relação sócios + modalidades, BdC afirmou varias vezes (antes da destituição) e numa das vezes numa pergunta directa sobre o basket, mais 10 mil sócios pagantes e podem ter a certeza que o basket está de regresso. (o Fight tb ouviu) O nº de sócios pode estar errado, não sei se ele 8, 10, 15 ou 20, mas sei que fez a relação directa.
30 Abril, 2020 at 16:47
Tks pela info.
É um facto que andávamos a preparar o basket, as camadas jovens ganhavam todos os anos muitos participantes.
Não tinha ideia do valor do vólei, pensei que estivesse mais perto do Basket (falo do primeiro ano).
Alguns pesos pesados, a ganhar quantia considerável.
O covid foi um enorme balão de oxigénio, mas não vai apagar tudo o que tem sido feito.
Infelizmente, isto vai mesmo até às eleições, veremos o que sobra até lá.
30 Abril, 2020 at 17:18
O custo do volley foi cerca de 4 vezes inferior ao do Basket.
O Basket é a Modalidade de pavilhão mais cara do país.
a competitividade do Volley era (e é) consideravelmente inferior à do Basket.
Atenção, não tenho nada contra o Basket que é uma Modalidade que adoro e que pratiquei como iniciado e juvenil.
Apenas acho que a política que se estava a seguir na Direcção anterior, atendendo à especificidade da Modalidade, era a mais correcta:
– apostar a partir da formação (já estávamos no 2º ano de sub-16) ;
– esperar pelo 3º ano de sub 18 para formar equipa senior (com alguns reforços, para começar a disputar os seniores a partir dos escalões inferiores e reforçando gradualmente à medida que subíamos escalões;
– fazer a aposta DEFINITIVA na equipa sénior quando atingíssemos a fasquia dos 200.000 sócios.
Seria, na minha opinião o mais lógico e era o que estava a ser preparado.
Um abraço e SL
30 Abril, 2020 at 18:15
Caro Álvaro
Esta espécie de presidente prometeu, se bem me lembro, que ia trazer o Basket e o … Padel.
Como alguém lhe disse que já havia padel e, se não me engano, até eramos campeões, ele vai e …pumba. Venha o Basket ….. de qualquer maneira.
Tomou-lhe o gosto e a partir daí as decisões têm sido todas às 3 pancadas.
30 Abril, 2020 at 8:39
walk on, walk on
with hope in your heart
and you’ll never walk alone
30 Abril, 2020 at 8:39
Infelizmente ja se esperava. É preparar a próxima época atempadamente.
30 Abril, 2020 at 13:56
Anh…Anh….?
30 Abril, 2020 at 8:40
E porque não o futebol?
O Benfiquistão responde.
30 Abril, 2020 at 8:54
Até o André Ventura aproveita o tempo de antena político para dizer que o futebol deve voltar…
Deve estar a preparar-se para daqui a uns tempos sentar-se no trono com um ministro de cada lado.
30 Abril, 2020 at 11:27
O herdeiro do Benfiquistão, se propuser uma estátua a Salazar então ganha metade do eleitorado do Carnide.
30 Abril, 2020 at 12:08
Noutro dia tinha um amigo meu lampião a querer vender-me a ideia que André Ventura é uma excelente alternativa política, é um tipo inteligente que só estudou, nunca se divertiu, que teve sempre as melhores notas para chegar onde chegou.
Ok, tudo bem.
Eu disse-lhe que se ele tivesse tomates para colocar cá fora a podridão que bem conhece no futebol, seu clube em particular… ganhava a minha atenção.
Assim, é só mais um.
30 Abril, 2020 at 12:19
Estou cansado de dizer isso exactamente a quem tem esse argumento, de o AV te sido um brilhante aluno, como se isso fosse um atestado de integridade.
Estou com AV no apontar da podridão existente na sociedade, inclusivamente na política. É fácil. Já Paulo de Morais a apontava antes do Chega.
Agora não estou com AV quando defende uma coisa e faz o seu contrário, e quando o partido tem um programa com o qual não concordo.
30 Abril, 2020 at 14:02
Jaime, ele diz aquilo que as pessoas querem ouvir…foi isso que lhe deu um lugar na vereação em loures. Um demagogo sem uma ponta de integridade, um crápula, elemento do gang de carnide.
30 Abril, 2020 at 15:05
Não é apenas isso.
O Paulo de orais já o diz há bem mais tempo e é uma pessoa muito mais íntegra que este verme.
O que o torna popular é ser do Benfocas…
https://www.youtube.com/watch?v=2_H_f5Mruhw
30 Abril, 2020 at 15:06
*Paulo de Morais
30 Abril, 2020 at 12:36
“que só estudou, nunca se divertiu”
😀 😀 😀
Tão fácil fazer a cabecinha oca de tantos acéfalos. 🙂
30 Abril, 2020 at 12:54
🙂
30 Abril, 2020 at 14:04
amigo braveheart,
“Brave heart” = “Ricardo coração de Leão ” … dos três Leões !…
Se me faço entender !
O lampião do André Ventura mesmo sendo assistente numa faculdade de direito, aprendeu só, e apenas a decorar conceitos e textos, nunca aprendeu a racionalizar nem a raciocinar porque senão…. nunca seria Lampião !
abraço
30 Abril, 2020 at 15:11
Ahahahahahahah 🙂
30 Abril, 2020 at 10:42
Porque se não jogarem, os clubes não recebem nada NOS e da Altice e as SAD vão pró galheiro.
30 Abril, 2020 at 11:25
E como vai ser noutras ligas que já cancelaram ou estão em vias de cancelar?
Há diferenças por os direitos televisivos serem centralizados
O Orelhas não quis direitos centralizados para ser o maior da aldeia. Além de ter sido ultrapassado por BdC nos valores ainda leva esta por tabela?
E a 2a liga também fica sem receber? Esses então é falência certa.
30 Abril, 2020 at 12:11
Depende do apoio que tiverem dos lamps, nas mais variadas formas.
Caso contrário, vão passar mal.
30 Abril, 2020 at 8:41
Independentemente de podermos ganhar ou não algumas delas, via como possibilidade terminar as competições de modalidades em junho e julho, com um intervalo ambicioso (muito curto) entre jogos.
Percebo que os contratos a terminar em junho tivessem de ser discutidos, mas com as regras de segurança nessa altura em vigor, não vejo razão para não acontecer.
Não têm força. O cacau está no futebol, ainda por cima qd quem está a lutar pelo campeonato e taça são os do costume.
30 Abril, 2020 at 8:44
Incompreensivel
Federação Portuguesa de Futebol (entidade organizadora)
Taça de Portugal Futsal cancelada
Taça de Portugal Futebol 11 a realizar
Decisão baseada em que critérios ?
Dois pesos e duas medidas ?
E ficamos calados?
30 Abril, 2020 at 9:01
Triste muito triste, saudades de casa.
Sporting Sempre!
30 Abril, 2020 at 9:26
Futebol à porta fechada, mas modalidades de pavilhão não dá.
Numa reunião com 3 clubes.
O Costa não reuniu com as restantes ligas ou federações…
E aqui discute-se o #VarandasOut.
Ecletismo!
30 Abril, 2020 at 9:26
Não faz muito sentido, mas…
Sinto que isto vai ser o fim de titulos nas modalidades num futuro proximo (talvez o futsal escape).
30 Abril, 2020 at 9:54
desporto ?
qual desporto ?
futebol para entreter o povo, o resto que se foda.
viva o circo
30 Abril, 2020 at 9:56
Esta diferença entre as modalidades de pavilhão e o futebol não faz sentido mas também lá está os cabeçudos não estão à frente do campeonato de futebol.
30 Abril, 2020 at 10:26
Caro Bruce Wayne,
Pelo que se lê por aí, os Clubes perderiam (isto é, deixariam de ganhar) qualquer coisa como €400M se a época não continuar…
SL
30 Abril, 2020 at 10:29
“os” clubes.
🙂
30 Abril, 2020 at 10:13
Previsível. Cai que nem gingas na narrativa de desinvestir nas modalidades. Desde que estes imbecis tomaram conta do clube nunca mais fomos campeões nacionais nas modalidades andebol, hóquei, volei e futsal. Pavilhão às moscas, quotização em queda, claques perseguidas, melhores jogadores a irem a sua vida, enfim para o ano vamos voltar aqueles gloriosos tempos em que participavamos sem hipóteses de ganhar nada. Só tem o merecem, os burros que votaram nisto.
30 Abril, 2020 at 11:28
Eram cabalas ouvíamos nós. Então não eram…
30 Abril, 2020 at 12:00
Eles têm o que merecem mas os outros Sportinguistas e o SCP não merece! Ou talvez sim, porque quem é contra isto e tem possibilidades de tomar medidas não o faz! Não é dizer que está mal e esperar que os outros tomem iniciativas que resolve!
30 Abril, 2020 at 13:04
Não sei, Paulo. Será que também não merecemos? Será que não temos culpas também quando deixámos de defender quem nos defendia? Será que não encolhemos os ombros quando devíamos ter cerrado os punhos? Será que não devíamos ter arredado o pé e impedido esta gente de entrar no nosso Clube?
Eu sinto-me um pouco culpado, mesmo tendo votado contra a destituição e não tendo votado em varandas. O Sporting foi violado e nós não estávamos lá para
o defender. Tínhamos a obrigação de cuidar dele e não foi isso que aconteceu.
É isso que eu sinto, às vezes.
30 Abril, 2020 at 20:32
+1
30 Abril, 2020 at 10:20
“It’s times like these you learn to live again”
Só no futebol se “live as always”.
Que se lixem as modalidades e tudo o resto. Sempre a porra do dinheiro a mandar. Um jogo de futebol de 11 envolve muito mais gente do que um jogo de uma qualquer modalidade. E não estou a falar de público, porque todos os jogos de todas as modalidades poderiam decorrer à porta fechada.
Mas onde é que está a lógica desta m*rda?
30 Abril, 2020 at 10:33
Bom dia Ana
A ” Lógica ” para esta gente é uma batata !
30 Abril, 2020 at 10:36
Típico tuga.
Em Purtegol não se gosta de desporto, nem de futebol…. gosta-se é de bola.
Mais do que de ver a bola a rolar, o povinho quer é ir para o café mandar bocas à mesa do lado, discutir os fora-de-jogo e ver os cartilheiros a brilhar nos programas de desinformação (fute)bolistica.
Estamos condenados a isto. Há que entreter o povo.
Siga
30 Abril, 2020 at 10:37
É simples….
As modalidades movimentam um pintelho do dinheiro que o futebol movimenta. A grande maioria dela depende até do futebol, do dinheiro que este gera.
Por isso as modalidades podem dar-se a este luxo mas se os clubes falirem sem dinheiro (e isso acontece sem o futebol acabar a época) as modalidades vão atrás…
30 Abril, 2020 at 10:43
“A grande maioria dela depende até do futebol, do dinheiro que este gera.”
Não concordo, se houve coisa que já todos assistimos é que as modalidades podem ser sustentáveis e competitivas apenas com as receitas geradas pelo clube onde a fonte mais importante são as quotas e os direitos de transmissão da Sporting Tv.
Nos últimos tempos, as quotas eram superiores ao valor dos salários dos atletas, infelizmente em 2019 inverteu-se o paradigma.
Claro que indirectamente tenho de concordar, muitas das quotas só acontecem por causa do futebol e dentro deste pela competitividade que tiver.
30 Abril, 2020 at 11:08
O projecto Sporting TV poderia, a seu tempo, ser uma forma real de aumentar a “independência” do clube e das modalidades face à SAD e ao Futebol. Alias o reaparecimento de um Sporting eclético e forte traduziu-se, curiosamente ou não, (tal como no Futebol) num acréscimo de competividade cujo alcance não se esgotou no âmbito clubistíco mas teve em alguns casos reflexos ao nivel das selecções nacionais.
30 Abril, 2020 at 14:06
Não seria só A SportingTv, estavam planeadas diversas acções com potencial comercial que iriam garantir o reforço da sustentabilidade. Por exemplo, o final do aluguer das garagens, a recompra dos espaços alvalaxia que diga-se valorizaram imenso nos últimos meses, (quem diria) com isto, aproveitado para a criação do bar, do hostel, do melhor aproveitamento comercial da marca ….
O projecto do PJR ainda estava na primeira fase, o que estava planeado iria muito mais além ….
30 Abril, 2020 at 14:59
Malcolm, em relação as Modalidades em geral e as de maior representavidade praticadas em pavilhão em particular, tenho por mim que seria mais fácil obter um acordo entre os clubes (mesmo que Benfica ou Porto se opusessem ) no sentido de aumentar a competividade destas “forçando” uma base negocial comum. Entrando por essa via, ter-se-ia uma hipotese para melhorar sucessivamente o “produto” final.
O desdém com que muitos tratam o potêncial economico das modalidades (ah e tal somos um país de futebol, vejam lá fora etc…) em tempos em que por conta do crescimento exponêncial de plataformas de Entretenimento/Visionamento de eventos como Twitch e Co., se vê o que se quer quando/onde se quer, é um sinal claro que existe ali muito por desenvolver. Só que, como dizia um certo cavalheiro isso dá trabalho e muito!
30 Abril, 2020 at 15:06
Totalmente de acordo, em Portugal, desde que me lembro e em quase tudo não existe uma visão corporativa de negocio e ou quando existe regra geral é minada com interesses particulares e invejas.
A minha referencia é no sentido tradicional da coisa, os clubes não tem como finalidade o lucro mas isso não impede que possam ter actividades comerciais e se bem geridas, aproveitando as múltiplas potencialidades do clube, podem ser extremamente lucrativas e esses lucros revertidos para a sustentabilidade e competitividades das modalidades de alta competição.
30 Abril, 2020 at 15:23
Exactamente! A ser gerido por Sportinguistas com visão e profissionais seria assim hoje, amanhã…sempre. No fundo não é dificil pelo que voltamos a primeira forma: – dá trabalho!
30 Abril, 2020 at 17:57
Até nem dá tanto trabalho assim, Aslan.
O que requer é competência
E não é apenas competência na gestão financeira ou na gestão.
Também na gestão emocional e das expectativas.
Com uma política de exigência mas que seja entendida e seguida por sócios e adeptos, e capaz de ser que seja para eles motivadora e empolgante empolgante.
Porque é isso que traz novos sócios.
Com BdC, as Modalidades adquiriram 3 “novas fontes de receita”:
– o dinheiro das quotas;
– o dinheiro das transmissões televisivas da Sporting TV; o dinheiro da receitas de jogos de pavilhão com o PJR.
Ainda não estavam optimizadas:
– era necessário aumentar a fasquia dos associados para um mínimo de 200.000;
– era necessário aumentar os shares televisivos (política mais agressiva de publicitação dos jogos, envolvendo os atletas, os técnicos, os dirigentes e articulando com os Núcleos);
– era necessário elevaras assistências MÉDIAS dos jogos seniores no Pavilhão para 2.000 a 2.500 assistentes/jogo;
– era necessário criar linhas apelativas de merchandising das Modalidades;
– era necessário fazer um “roadshow” da força das Modalidades (assistências, shares, títulos nacionais, títulos e boas campanhas internacionais, presenças nas selecções, etc) para angariar mais e melhores sponsors;
– era necessário utilizar massivamente as novas tecnologias para apoiar e reforçar todas estas Políticas/medidas e para COMUNICAR o ECLETISMO.
Mas estávamos a caminho de tudo isso e bem mais próximo em 2018 do que estamos agora.
Um abraço e SL
30 Abril, 2020 at 11:31
As modalidades não vivem apenas das quotas.
Além do que referes (malta que paga quotas por causa do futebol), há dinheiro injetado diretamente.
Houve na direção anterior, há nesta.
Por mais r&c que sejam publicados… até pq as administrações não mascaram números nem nada. Já nem vou às auditoras, que levaria isto para outro nível de conversa.
30 Abril, 2020 at 12:04
As do Batuque?
Mostra aí as auditorias e os “números mascarados” nos R&C…
FDX!…
30 Abril, 2020 at 12:14
Não percebi nada do que escreveste.
30 Abril, 2020 at 12:21
Não percebeste ou não quiseste perceber?
30 Abril, 2020 at 12:57
Não percebi, mas vou ler o que escreves abaixo.
Que algumas auditoras estejam bem calçadinhas e nem falo da integridade, falo mesmo de não terem problemas depois… sim.
Que o que lhes é disponibilizado é mascarado, tantas e tantas vezes? É preciso é que seja bem mascarado…
Infelizmente (ou felizmente), conheço alguns exemplos.
30 Abril, 2020 at 12:25
“Por mais r&c que sejam publicados… até pq as administrações não mascaram números nem nada. Já nem vou às auditoras, que levaria isto para outro nível de conversa.”
Partes do princípio que os R&C não te dizem nada, pois os números podem estar “martelados” (engenharias financeiras).
Então e se eu te disser que a maioria foi auditado e as contas homologadas?
Mas vamos às auditorias “musculadas”.
Pergunto: Auditorias? Quais? As do “Batuque”?
Mostra aí as auditorias e os “números mascarados” nos R&C…
Tanta merda com a auditoria (que era forense, mas afinal parece que não) e a montanha pariu um… Batuque. E os pagamentos à firma de advogados onde trabalha o ex-sogro e o Alexandre Godinho.
Queres mais palha?
30 Abril, 2020 at 12:27
Aqui “palha” não é no sentido de “quantidade de palavras sem conteúdo”…
30 Abril, 2020 at 14:37
“Então e se eu te disser que a maioria foi auditado e as contas homologadas?”
O Novo Banco e Cia também não era?
30 Abril, 2020 at 14:44
Gostava de ter visto, o “inimigo” do salgado a promover uma auditoria às contas, espera, fizeram deu no que deu ….
E no clube?
30 Abril, 2020 at 14:46
Mas fico feliz que compares as contas do Novo Banco e Cia com as modestas contas de uma SAD, é um crescimento acelerado, onde iremos parar ás contas da Islandia …..
30 Abril, 2020 at 14:47
Ou seja, não havia contas auditadas e homologadas.
Percebi
30 Abril, 2020 at 14:55
Havia quando feitas pelos compadres.
No clube, foram buscar artilharia pesada para descobrir o que os compadres possam ter escondido e encontraram um tambor.
PS: Deves saber que os instrumentos financeiros geridos pelos bancos são de uma dimensão que nada tem a ver com uma SAD, e não sendo necessário mas acrescento e por isso mesmo mais facilmente manipulados e ou escondidos, desde provisões, imparidades, testes de justo valor, deferimentos, etc…
30 Abril, 2020 at 15:11
O Agnóstico gosta de misturar alhos com bugalhos, para ver se passa.
Dedica-te ao humor, que nisso és bom.
Deixa lá as conversas sérias sobre contas com entende minimamente do que fala.
30 Abril, 2020 at 15:13
Já tomaste o Danoninho? Ontem só te faltava “um bocadinho assim” para te converteres…
30 Abril, 2020 at 15:13
*com QUEM entende
30 Abril, 2020 at 15:21
Toma la que ja almocaste
30 Abril, 2020 at 12:06
Tanta merda com a auditoria (que era forense, mas afinal parece que não) e a montanha pariu um… Batuque.
Mais palha?
30 Abril, 2020 at 12:58
Não percebi pq trouxeste este tema, mas ok. É um exemplo.
Eu falei no geral.
30 Abril, 2020 at 13:05
Trouxe o tema porque li os teus comentários sobre as modalidades e as comparações entre a vinda do basket e do vólei.
Mesmo com todas as explicações dos demais tasqueiros.
Como falaste que os números não te dizem nada, nem os R&C (erro crasso – os números são TUDO) e falaste de auditorias, vi-me na obrigação de participar, pois tenho-te por mais inteligente (e menos intransigente).
Apenas isso.
30 Abril, 2020 at 13:21
Jaime, devo ser eu. Desculpa.
Caga nisso.
30 Abril, 2020 at 14:01
Na boa. 🙂
30 Abril, 2020 at 14:14
Brave, pensei que esta fase estava esclarecida e concluída, tanta merda disseram sobre o desvio de dinheiros da sad para o clube e depois uma auditoria independente cuja independencia era encontrar materia para fuzilar a administração anterior …. encontrou praticamente ….. bola.
Sobre as quotas serem uma injecção indirecta do futebol no clube, concordo, mas, como estava antes, um accionista através das quotas estar a injectar dinheiro na SAD é bem pior, no mínimo, que essa injecção fosse acompanhada pelos restantes accionistas.
Por fim, isso de mascarar não é assim tão fácil, ou melhor, até é basta olhar para as contas do ano passado e parecem uma maravilha mas se olhares com atenção facilmente descobres que há um desequilibro financeiro e que está a passar entre os pingos, isto para dizer é fácil mascarar para quem não tenha conhecimentos é mais difícil para quem perceba um pouco e depois há coisas que se foram bem mascaradas, invisíveis para todos por norma são crimes e regra geral, pode demorar, mas os crimes são descobertas, até porque há diversas entidades envolvidas, desde logo a AT.
30 Abril, 2020 at 14:45
Repara que eu nem falei de direções.
Falei em dinheiro injetado nas modalidades, não vou comentar a forma como é feito…
E sobre a info que passas a uma auditora… sabes perfeitamente que há muito material manipulável.
Como disse, já nem vou ao facto de um auditor colocar a sua carreira em risco e arranjar até um grave problema à empresa.
30 Abril, 2020 at 14:50
O problema que abordo não tem a ver com direcções, ou melhor tem apenas no sentido em que tivestes uma auditoria hostil e acredito que manipulada no sentido de encontrar ou fabricar tudo o que pudesse, e em 5 anos o material que encontrou é …. praticamente zero.
30 Abril, 2020 at 15:05
Agora, agarras nisso tudo, baralhas, voltas a dar… 🙂
Não é por não vir no r&c que não é injetada guita nas modalidades.
Não é só com as quotas e patrocinios que elas sobrevivem.
É o meu ponto.
30 Abril, 2020 at 15:09
E esse é o meu ponto, se existe injecção que não fosse via quotas e patrocínios a recente auditoria hostil tinha detectado, essa era uma das suas prioridades, provar que havia desvios da SAD para o clube e foderam-se, não encontraram nada.
30 Abril, 2020 at 15:21
Isso não significa que não existissem/existam.
Só não me peças aqui provas.
30 Abril, 2020 at 16:19
Brave
Essa agora fez-me lembrar dos que dizem que “O MP retirou as acusações ao BdC? Isso não quer dizer que não existam provas contra ele. Só não foram encontradas.”
“Fez-me lembrar”… Não estou a dizer que é comparável, porque não é… Apenas me fez lembrar.
30 Abril, 2020 at 18:09
” (…) como estava antes, um accionista através das quotas estar a injectar dinheiro na SAD é bem pior, no mínimo, que essa injecção fosse acompanhada pelos restantes accionistas.
ORA AÍ ESTÁ!
Foram quase 20 ANOS a sorver dinheiro das quotas do Clube SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e a sorvê-lo duplamente!
Porque as ACÇÕES do SCP que lhe davam (e, por enquanto, ainda dão) a maioria da SAD foram “angariadas” como? Dinheiro do Clube? Mas de quem é o dinheiro do Clube?
Mas, principalmente porque, para além das Acções SCP na Futebol SAD, ainda eram alocados a esta Sociedade, todos os anos uma boa parte das quotas dos Sócios do Clube, au mentando o valor da Sociedade em vários M€, sem que uma tal “engorda” tenha sido acompanhada por parte dos outros accionistas.
E ainda há quem tenha o desplante de pensar que são as Modalidades que vivem à conta do Futebol!
Um abraço e SL
30 Abril, 2020 at 14:33
Tira o futebol do Sporting e vê o que acontece ás quotas, à audiência da Sporting TV e tudo mais…
Não estava a dizer que o clube depende da SAD. O que digo é que o motor mesmo do clube é o futebol. Para além da falência da SAD levar à falência do clube….
30 Abril, 2020 at 14:41
Isso foi também o que eu disse:
Repito:
“Claro que indirectamente tenho de concordar, muitas das quotas só acontecem por causa do futebol e dentro deste pela competitividade que tiver.”
30 Abril, 2020 at 18:24
Não sou tão taxativo quanto vocês os dois (Malcolm e Tiago).
Percebo o que dizem, mas há alguns indicadores que também contraiam esse aforisma.
1º – O Futebol não ganha quase nada há 6 décadas (apenas 8 campeonatos, 3 dos quais nos últimos 40 anos) e o número de associados (excepto agora com estes imbecis mas por motivos que extravasam o Desporto) nunca sofreu grandes quebras.
2º – Os 2 únicos momentos em que o Clube conheceu um ENORME aumento de associados deveu-se SOBRETUDO às Modalidades (com João Rocha a aposta na massificação da formação na Natação na Ginástica e no Atletismo; com Bruno de Carvalho a aposta na retoma das Modalidades com a construção do Pavilhão – e o envolvimento dos adeptos – e com a decisão de alocar TODO o dinheiro das quotas ao Clube, aumentando a competitividade e multiplicando os títulos nacionais e internacionais).
3º – O maior problema da falência da poder levar à “falência do Clube” é o facto de não termos grandes possibilidades de refundar o Futebol, dado o FACTO de Academia e Estádio pertencerem à SAD; porque, senão, faríamos como o Belenenses começávamos das distritais, “sustentávamo-nos” nas Modalidades e até talvez fosse uma OPORTUNIDADE de CRESCER removendo os cancros que historicamente nos consomem.
SL
30 Abril, 2020 at 10:49
As modalidades movimentam um pintelho (diria meio, e imberbe) de dinheiro, interesse e influência.
O resto é conversa.
30 Abril, 2020 at 10:56
Movimentam o deles. Seja pouco ou muito. E não deviam ter tratamento desigual.
30 Abril, 2020 at 11:10
Isso. Paz, pão e habitação.
Vamos ser honestos: interessa que os 3 G recebam o guito da tv. O resto é acessório.
30 Abril, 2020 at 13:22
O verbo “dever”, de obrigação, mais que não seja moral, existe. Foi o que empreguei. E, sim, toda a gente devia ter paz, pão e habitação. E todos, e ainda mais os que decidem, deviam também ter vergonha na cara.
30 Abril, 2020 at 18:27
Por acaso o Nuno sabe que parte do tal “guito das TVs” já foi antecipado por esta Direcção até para pagar dívida da SAD e INCLUI uma fatia que pertence ás Modalidades?
Se calhar bem mais do que meio pintelho de um imberbe!!!
30 Abril, 2020 at 18:40
corrijo: “… já foi antecipado por esta Direcção até 2024 …” .
Sorry!
30 Abril, 2020 at 18:40
E o que tem uma coisa a ver com a outra?
30 Abril, 2020 at 22:20
Não tem nada, querem ver?
“… As modalidades movimentam um pintelho (diria meio, e imberbe) de dinheiro, interesse e influência.
O resto é conversa. (…)”
“Vamos ser honestos: interessa que os 3 G recebam o guito da tv. O resto é acessório”
Dá-se o caso de este CA da Sporting Futebol SAD ter “antecipado” 4 anos de receitas da NOS QUE INCLUEM QUASE 8M€ QUE PERTENCIAM AO CLUBE E ÀS MODALIDADES e não tem NADA(!?) que ver com o que afirma.
Ao que parece as Modalidades movimentam o suficiente para andar a pagar dívida do Futebol e diz que não tem nada que ver.
Nem falo de 18 anos da SAD a receber indevidamente Milhões de euros das quotas dos sócios. Sim indevidamente porque o accionista Sporting CLUBE de Portugal era o único a injectar esse dinheiro para a Sociedade dinheiro do qual beneficiaram todos os accionistas.
Se fizer bem todas as contas, o meio pintelho já parece a barba do Bin Laden.
30 Abril, 2020 at 10:51
A razão é simples: a maior parte dos clubes têm estruturas amadoras, alguns nem médico a tempo inteiro têm. Para além disso, e muito importante, os atletas não estão em exclusividade na modalidade (alguns são enfermeiros, médicos, vendedores, operários). Durante o dia está numa fábrica, à noite treinam e numa quarta à noite vão disputar um jogo com o Sporting? Quem não percebe a diferença das situações não percebe nada .
Criticar alguém por criticar.. teoria da conspiração em teoria da conspiração. Mais do mesmo.
30 Abril, 2020 at 11:11
Caros Amigos,
Gostaria que lessem o meu comentário das 10h 31m, pois ali está muito do meu pensamento acerca do nosso clube !
Muitos de nós(o Cherba, eu, Ana, Val Verde, Lion Up, Malcolm, Brunolv, José Silva, Nuno… e outros que agora não tenho presente ) que aqui neste espaço de reflexão, temos lutado pelo nosso clube, e que me tem valido, a mim algumas lágrimas de vergonha… dizia eu… muitos de nós fomos vilipendiados por Miguel “Simpson” e outros; que começam agora, mesmo que a custo, a dar-se conta da miserável golpada de misericórdia desferida no clube.
Digam algo a propósito deste meu comentário das 10.31, para que eu não me sinta sozinho, neste combate, por um clube livre de amarras, que o condenam à morte nas galés desta vida !
Agradecendo
Saúde para todos !
30 Abril, 2020 at 12:09
Já escrevi lá em cima. 🙂
30 Abril, 2020 at 12:49
Muitos de nós(o Cherba, eu, Ana, Val Verde, Lion Up, Malcolm, Brunolv, José Silva, Nuno…
Apesar de estar quase sempre de acordo com o Diastristes, agradeço não ter colocado o meu nome naquela pequena listagem de tasqueiros… é que contorcia-me já todo por ver o meu nome junto de aberrações… e não… nem todos os escreveste querem o melhor para o Sprting… mas esse tasqueiro é tão cínico, hipócrita e falso que compreendo que ainda não tenhas topado o artista… mais uma vez, obrigado por me poupares a vergonha e a cólera que ia sentir se visse o meu nome na mesma lista que esse dejecto…
Saúde e SL
30 Abril, 2020 at 12:58
O Diastristes chega lá. Basta esta atento.
Só não sei a qual dos 2 que constam naquele rol é que te referes.
Se for o que estou a pensar, o teu “nome” não está ao seu lado.
Se for o outro, sim…
30 Abril, 2020 at 13:36
… o meu nome não consta daquela lista e ainda bem… pelas razões que já esclareci…
… pela maneira como interpretei as tuas palavras, fiquei com a sensação que um dos nomes que achas ser meu alvo seria o Cherba… estou certo??
… se for está errado, porque apesar de termos um par de divergências, já está ultrapassado pela minha parte… não quer dizer que esqueça as opções e acções tomadas… pois já diz a sabedoria popular ”as acções ficam com quem as pratica”…
30 Abril, 2020 at 14:43
O teu nome, tal como o meu, está no “e outros”.
30 Abril, 2020 at 14:44
“fiquei com a sensação que um dos nomes que achas ser meu alvo seria o Cherba… estou certo??”
Errado. Falava do “alcateia”.
30 Abril, 2020 at 15:17
🙂
30 Abril, 2020 at 15:25
Alcateia do malhão.
30 Abril, 2020 at 15:50
😀
30 Abril, 2020 at 15:52
Esse perigoso árabe.
30 Abril, 2020 at 15:55
Alcateia do Malhão
Sempre a cascar na cor do calção
Alcateia a malhar
Que o Matheus não sabe treinar
Alcateia Alcateia Alcateia
Falar mal do JJ que coisa tão feia
(bis)
30 Abril, 2020 at 16:21
Eu bem me parecia que não conhecia isso…
Deve ser do tempo anterior à minha chagada à Tasca.
Apenas vejo comentários a falar da “turma do malhão”.
30 Abril, 2020 at 16:39
Chagada. On point
30 Abril, 2020 at 13:13
Desculpa pela omissão… quanto ao cínico, Hipócrita e falso… não vejo quem é?
Mas porque não sou pessoa de rancores, ou porque começo a ter falta de memória !
Sabes que Não trago desaforos para casa, nem bato na mulher, (apenas porque ela não merece !), digo o que tenho a dizer (maior parte das vezes educadamente)… a quem viva, no Palácio de Belém , no das Necessidades, ou no Palácio Raton, ou mesmo na sarjeta do bairro do Freixo !
Por caro amigo desculpa lá alguma coisinha !
Saúde e abraço
30 Abril, 2020 at 13:17
Será o Brunolv ? ou o Nuno? ….Oh… estamos em tempo de peste, e tento fazer as pazes, com o criador da nossa espécie ! Deixem lá….. mas não abusem !
30 Abril, 2020 at 13:26
Não tem de todo porque pedir desculpa caro Diastristes… com o tempo, aperceber-se-á quem é o dejecto…
SL
30 Abril, 2020 at 14:46
Já se apercebeu…
30 Abril, 2020 at 14:49
Eh, pá! Dejectos, também não!
Têm outra forma de ver o Sporting…
30 Abril, 2020 at 14:39
Eu diria ambos os dois.
Não confiaria em qualquer um deles.
30 Abril, 2020 at 14:49
Especialmente num que está sempre a mudar…
30 Abril, 2020 at 14:50
… de religião.
30 Abril, 2020 at 14:59
Grande canção, grande canção.
Vou pôr o meu spotify a bombar!!!
30 Abril, 2020 at 15:19
If you want to ride
Don’t ride the white horse
30 Abril, 2020 at 14:51
😀
30 Abril, 2020 at 16:15
Será o cavalo branco de napoleão ?
30 Abril, 2020 at 15:22
Nada. Ambos os dois estão errados.
30 Abril, 2020 at 15:52
Estão certíssimos! Este é o caminho! O maluco ia levar tudo para o abismo…
30 Abril, 2020 at 15:54
Felizmente, agora respira-se democracia, paz, elegância, transparência e estamos no caminho certo…
30 Abril, 2020 at 16:13
Era um bom tópico para o último sábado…
30 Abril, 2020 at 15:58
Os novos Patrão e Paim. Mas num blog. Wow
30 Abril, 2020 at 15:59
😀
30 Abril, 2020 at 14:45
Ayres… O Diastristes, afinal, não anda a dormir… 🙂
30 Abril, 2020 at 17:15
É fodido, mas o bruno ou o nuno dão lições de Sportinguismo a muitos aqui que falam, falam (ou escrevem – e mal), mas não fazem um caralho pelo clube.
Sofázinho, que é bom. E claro, ficar bem na fotografia perante a maioria.
30 Abril, 2020 at 20:05
Isto é cíclico, voltamos à fase de medir pilinhas… creio que faz parte do movimento gravitacional do blog, de cada vez que apanha estrelas (de)cadentes…
SL
30 Abril, 2020 at 13:31
O meu nome não devia constar na lista. Não faço nada que o justifique. Umas larachas mal amanhadas para o ar é o que costumo fazer mais. E isso não defende o que quer que seja. Outros mais há que bem mereciam a referência. É o mal de uma pessoa se pôr a nomear pessoas. São quase sempre cometidas injustiças. Fica o conselho. 😛
De qualquer das maneiras, e sem qualquer demagogia, quero acreditar que cada qual defende aquilo em que acredita, embora certas tomadas de posição, na minha maneira de pensar, soem mais a negação do que convicção. Mas, e lá está, é o que penso. Na volta, é mesmo convicção. Cada qual sabe de si.
30 Abril, 2020 at 13:39
😀 😀 😀
qual larachas mal amanhadas???… bem explícitas é o que são…
30 Abril, 2020 at 14:30
Cara Ana,
Pois claro…
Como bem sabe, os estados de negação, nascem de profundas convicções, ou ilusões, nalguns casos ,distorções da realidade, que acabam, na maior parte das vezes, em desilusões, que a persistirem, se tornam em estado de negação !
Pode ser de facto, esse o meu caso !
Mas nunca queira, que pela, sua competência, empenho, e persistência, ver a sua ( nem da sua família ) imagem, personalidade, ou carácter destruídos por motivos esquivos e nada honrosos de outrem !
Se me faço entender….?
Nesse dia, jamais esquecerá o sabor da injustiça, nem o lugar das cicatrizes, que um dia o cirurgião plástico lhe retirará !
Fique tranquila, jamais verá o seu nome incluído, em lista alguma por mim feita !
….Para não estragar a sua imagem !…
Cumprimentos !
30 Abril, 2020 at 18:41
Bem, pelos vistos eu é que fui mal interpretada. Não me senti nada ofendida e não o acusei a si de estar em negação.
30 Abril, 2020 at 15:18
“na minha maneira de pensar, soem mais a negação do que convicção.”
Ora nem mais ana, ora nem mais.
30 Abril, 2020 at 16:01
Eu acho que o Diastristes fez de propósito para angariar comentários ao seu texto. 😀
Bad Diastristes! Isso não se faz!
30 Abril, 2020 at 17:08
Deixa lá Jaime é falta de atenção…Ah…Ah…Ah…
30 Abril, 2020 at 16:00
Diastristes:
Temos de ir com calma, apesar de tudo, das diferenças de opinião e de estilo, o mais importante é tentar encarar a discussão com urbanidade, no final do dia somos todos Sportinguistas e a probabilidade de um dias destes estarmos aos abraços num estádio a celebrar um golo é enorme (caso o covid deixe)
Sei que é fácil escrever isto e também já por diversas vezes parti para o insulto, esta coisa do clube mexe muito, mas acabo sempre por me arrepender (e pedir desculpa a quem não pedi, renovo), por mais que discorde, não será por baixar o nível que as nossas ideias ficam mais claras e assertivas, como disse, por vezes é muito difícil, mas há que fazer um esforço.
Abraço de Leão
30 Abril, 2020 at 16:06
Isto também.
Mas às vezes é difícil, perante tamanha “teimosia”.
E às vezes somos nós os “teimosos”.
Mas, com o passar do tempo, a realidade tem-nos demonstrado de que lado está a razão.
Quanto mais tempo admitirem que se enganaram só se estão a enganar a eles mesmos.
O problema é que levámos todos por tabela.
Quando aquilo ia ser um “Verão quente” para a lampionagem, transformou-se numa tragédia contínua par os Sportinguistas.
30 Abril, 2020 at 16:37
Caros Amigos
Mas é claro que respondi educadamente à Ana !
Como deixei claro, a Ana até pode estar ” carregada ” de razão, e mesmo que a não tenha, tem direito como ,”eu” e todos os demais, à sua opinião, que respeito !
Julgo não ter sido arrogante ou indelicado com a senhora; que alias não conheço !
Se o foi, peço desde já desculpa !
Mas de facto os meus professores de Francês aqui, talvez por terem ascendência germânica, são pouco dados a “flores” entenda-se floreados na prosa, deixando isso para o estilo poético !
Eu só quis lembrar à estimada senhora, O tratamento selvagem, que o Ex. Presidente do SCP recebeu, e a que nenhum de nós se deverá jamais sujeitar !
Se foi mal interpretado, peço desculpa !
Abraço
30 Abril, 2020 at 16:46
Perante a diferença/divergência de opiniões quando o assunto é o Sporting, algo que, supostamente, nos diz TANTO, o insulto tolera-se (porque se consegue entender…) a chacota não !
30 Abril, 2020 at 17:10
Amigo Pretoriano
Desculpa não entendi?….
30 Abril, 2020 at 17:30
Quando o assunto é o Sporting e ainda para mais atendendo às dificuldades por que passa… sendo todos nós,
supostamente, sportinguistas, tolero melhor um insultou por uma diferença extremada de opinião do que comentários em tom de chacota.
Numa conversa entre dois sportinguistas quando um deles no extremar de posições insulta o outro podemos até entender/aceitar que o faz por força da convicção das suas ideias, sempre no sentido de querer o melhor para o clube (não que seja correcto…). Os comentários em tom de chacota revelam outra índole…
SL
30 Abril, 2020 at 19:56
+1
30 Abril, 2020 at 11:23
Já agora não ía ser na próxima época o início da champions de andebol género futebol? Com prémios bastante elevados?
30 Abril, 2020 at 11:32
O porto foi o indicado como “presença direta” por ter terminado a primeira fase na frente.
Não sei que tipo de acordo foi feito ou se haverá aqui alguma partilha de valores…
30 Abril, 2020 at 11:43
O Sporting deve tentar um wild card…
30 Abril, 2020 at 12:01
Naturalmente.
Leão = Wild.
Faz sentido.
30 Abril, 2020 at 12:02
O acordo deve ser o habitual nesta direção, encavados até ao fundo
30 Abril, 2020 at 12:37
Ahahahahahahah 🙂
30 Abril, 2020 at 11:39
Onde ainda conseguiamso ter adernalina, emocao, orgulho…
SL
30 Abril, 2020 at 12:39
Alguém sabe o que se passa com os tasqueiros M60, Sir, Xupa, Álvaro entre outros?
Desapareceu tudo do mapa..
30 Abril, 2020 at 12:50
… realmente
30 Abril, 2020 at 12:53
Também não tenho visto (há já algum tempo) o JHC.
O Álvaro tem vindo a comentar, tal como o M60 no seu diário habitual.
30 Abril, 2020 at 15:22
Isso, estava a pensar no JHC e escrevi M60. 🙂
Acrónimos não são comigo…
30 Abril, 2020 at 16:52
O JHC anda por outros sítios, que enobreçam mais a sua alma Helénica !
Vá lá ….então… para que não digam, que sou um bárbaro germânico, fui buscar a sedutora Helena de Tróia !
Abraço amigos !
30 Abril, 2020 at 12:55
O M60 ainda escreveu ontem a sua crónica habtual. Tenho ideia que o Álvaro também andou ontem por aqui. Em relação ao Xupa e ao Sir, também estranho a ausência…
30 Abril, 2020 at 15:27
Referia-me ao JHC. 🙂
30 Abril, 2020 at 22:30
Bem … eu tenho andado por aqui, até bastante, incluindo hoje e neste tópico.-
SL
30 Abril, 2020 at 13:45
O Álvaro anda por aí… o JHC fez uma aparição há uns dias para dizer olá e, foi… O Sir desconfio que foi com o Riga…
30 Abril, 2020 at 13:46
O Xupa provavelmente foi tb levado pela enxurrada …
30 Abril, 2020 at 13:57
“O Sir desconfio que foi com o Riga…” e o Xupa no comboio ao circo.
30 Abril, 2020 at 15:28
O Sir e o Xupa foram com o Riga? Foram com o Riga aonde?
Devem estar a brincar, só pode…
30 Abril, 2020 at 15:32
Não encontro outra explicação…seria uma grande coincidência desaparecerem os 3…
30 Abril, 2020 at 19:59
Recuso-me a acreditar em tal coisa!
Além de ser contra expulsões de quem quer que seja, até o Riga ou os cartilheiros que só cá vêm uma vez por mês, não vi nada nos últimos comentários do Sir e do Xupa que indicasse tal coisa.
Ó Cherba, é verdade?
30 Abril, 2020 at 15:58
O Riga o quê? Não pode…
30 Abril, 2020 at 15:30
Tudo a preparar candidaturas.
Qd chegar a altura, teremos 50 candidatos.
Fdx, estou fodido se quiser ver os debates todos.
30 Abril, 2020 at 15:33
Voto no Riga.
30 Abril, 2020 at 15:40
Diz que vêm charters da Letónia.
Vai ser a loucura.
30 Abril, 2020 at 15:44
Scouting de ultimo nivel
30 Abril, 2020 at 16:50
Vamos fortalecer o jogo aéreo e seremos imbatíveis nos difíceis campos do norte em pleno inverno.
30 Abril, 2020 at 16:51
gosto de letãs e leitões.
30 Abril, 2020 at 16:54
Leitão nunca comi.
30 Abril, 2020 at 18:16
Comeste o do Caneira
30 Abril, 2020 at 21:59
O Caneira não tem. Só a família.
E prefiro a receita do Rui dos Leitões que a de Negrais.
30 Abril, 2020 at 15:56
Se ainda houver dinheiro da nós, serão uns 50, sim.
Se estiver como em 2013, se conseguires uma ou duas candidaturas já é muito bom.
30 Abril, 2020 at 15:56
*NOS
30 Abril, 2020 at 16:46
Amigo LionUp,
Alguns dos que deveriam ser por mim mencionados !
30 Abril, 2020 at 20:51
Fazem falta por aqui sportinguistas desse calibre. Quantos mais melhor.
30 Abril, 2020 at 12:58
Caro Diastristes e restantes Tasqueiros:
Não querendo que se sinta sozinho (que não está) nesses sentimentos que expõe, digo o seguinte:
Eu ACUSO Bruno de Carvalho de se ter candidatado contra GL – o nosso clube estava tão bem entregue e não havia necessidade. Foi assim que tudo começou.
Eu ACUSO Bruno de Carvalho de, depois de eleito, começar logo a mostrar quem era na realidade- negociação dura com a banca com murros na mesa (talvez). Enfim, sem saber estar.
ACUSO-o ainda de ter alterado a minha conformação. Estava eu tão bem conformada e calmo.
ACUSO -o de me ter feito acreditar que afinal era possível voltar a vibrar com o meu Clube, lutar contra os Fundos, pelo VAR, etc.. Afinal eu já não tenho idade para lutas , para ideais. Estava eu tão bem conformado, sem alvoroços, sem ideais por que lutar e acreditar.
EU ACUSO Bruno de Carvalho de ter introduzido conceitos como “atitude e compromisso”. Para quê? Pensava eu que conceitos destes não eram próprios de gente Bem e o Bruno veio alterar a minha “calma”
Mais acuso de conceitos como “tolerância zero” para com a negligência, incompetência, compadrio etc. e “exigência máxima” na defesa do Sporting, virem transformar a minha vida num “reboliço”
Por fim, ACUSO-o de me ter transformado num mal educado, porque também passei a falar mal quando era preciso. Estava eu a esforçar-me tanto para ser “gente bem” e vi-me também a chamar “os bois pelos nomes, sem elevação, sem elegância.
Felizmente, agora, estou a reaprender a voltar à normalidade com esta gente.
Já não sei quando são os jogos e com quem. Recebo com agrado o LFV na bancada presidencial da nossa cas, como mandam as regras da boa educação… enfim estou a voltar aos “eixos”. E assim é que deve ser.
30 Abril, 2020 at 13:01
😀
Fantástico!
30 Abril, 2020 at 13:25
Até o avatar condiz com a prosa. 🙂 😀
Precioso!
30 Abril, 2020 at 13:58
😀
30 Abril, 2020 at 14:14
bela observação… se bem que me pareceu mais uma tragicomédia 😀
30 Abril, 2020 at 13:28
MVG
Bravo…Bravo…. aplaudo de pé ! e com pateada, como se fazia em tempos na ópera ! porque é tudo isso é verdade e ainda mais o Monumento do Pavilhão João Rocha !
Agora a brincar !!!
Se não fosses tão feio….Tão feio, e eu Heterossexual, dava-te um beijo ,na testa !
Abraço amigo !
30 Abril, 2020 at 14:00
Diastristes
O pavilhão JR é a minha perdição. Não falei nele porque, quando morrer quero ir para o Céu e essa obra fez-me pecar e muito.
O pecado da vaidade que tinha ao ver aquela obra. O pecado do orgulho em termos um pavilhão a sério onde nos sentíssemos em casa.
Quando, pelo caminho que isto leva, for apenas um monte de tijolos, vazio, sem alma talvez chegue a minha redenção e eu possa voltar ao “bom caminho”.
Um abraço
30 Abril, 2020 at 14:51
Por acaso tenho curiosidade em ver como ficava um estádio feito na presidência do Bruno.
Olhando para o JR, seria algo de facto impressionante.
E pensar no que foi torrado qd este foi feito…
30 Abril, 2020 at 15:41
Não um novo estádio mas uma profunda reestruturação. Está previsto. É uma das promessas da sua própria campanha eleitoral!
30 Abril, 2020 at 15:43
Sim, mas imagina pensado desde o início.
É que a restruturação obrigava a uma obra enorme (fosso/bancadas). E claro, nova imagem. Cadeiras e exterior.
Quem sabe um Amorim, Camacho, Jesé e Bolasie não chegaria…
30 Abril, 2020 at 16:05
Sim, de início é que era… vai ser feito com o guito do Matheus, quando o WBA pagar já o Bruno é presidente… há instituições (como diz o orelhas) que ainda aprendem alguma coisa com o Sporting…
30 Abril, 2020 at 16:53
Mais depressa deitava abaixo e fazia outro.
O Varandas até que podia fazer isso antes de bazar. Quem vier que pague.
30 Abril, 2020 at 13:43
+ 2013!
30 Abril, 2020 at 14:18
Lindo, lindo, lindo, obrigado MVG, diga da sua justiça mais vezes, peque mais vezes, esses pecados serão perdoados 🙂
30 Abril, 2020 at 14:28
Top!
Obrigado pela partilha, MVG.
Sentimos todos o mesmo.
30 Abril, 2020 at 15:38
Foda-se! Está aqui a posta do dia!
Um brinde ao tasqueiro!
30 Abril, 2020 at 22:50
É que é isso mesmo que muitos sentiram durante 5 anos!
30 Abril, 2020 at 16:36
Obrigado MVG por este belo prato!
Tenho a certeza que o meu lanche ,que vai ser reforçado, me vai cair que nem ginjas.SL
30 Abril, 2020 at 19:28
Caro Amigo Jaime Grilo,
A propósito da crise de sucessão de D. Sebastião que culminou na restauração da República em 1640; e com isto …não querendo discordar de si, até porque a História dos factos lhe dá razão.
De facto;
– ” A união entre as coroas, não teve aprovação, homogénea de ambos os lados ( …territórios ), desde o seu inicio.
Em Portugal houve uma rejeição popular( Plebeia), ao mesmo tempo que, havia interesse de alguns grupos da nobreza, do clero, da burguesia e dos comerciantes, por uma economia ( A de castilla et Leon ) mais estável e um exército mais forte.”
…/…
De notar, que no Vaticano, existe um mapa datado de 1623 a 1638, em que existem na península os seguintes reinos: Portugal; Gallicia; Castilla et Leon; Aragon; Andaluzia; granada; et Catalonia( Catalunha actual…) !
…/…
Em 20 Junho de 1580, em Santarém, houve a proclamação do governo de D. António (prior do Crato) com elevado apoio popular, que foi derrotado ( três meses mais tarde) pelas tropas Castelhanas comandadas pelo ” Fernando Álvarez de Toledo ( Duque de Alba ), “parente da actual duquesa de Alba”, na batalha de Alcântra.
” – Até 1640 o reino de Portugal esteve sobe o controle da ” casa dos Habsburgos ” “.
A tentativa de casamento de D. Luísa de Guzmán, com o duque de Bragança ( D. João IV), foi contrária à esperada ” União dos reinos ”
De referir que D. Luísa Maria Francisca de Guzmán y Sandoval, era filha de João Peres de Guzmán e de Joana de Gomez de Sandoval e Lacerda, senhores de Huelva e Barrameda.
Regressando à minha infância, lembro-me muito bem dos serões à Lareira em que o meu Avô António e a Avó Maria ( que já conhecem ) falavam do mito sebastiânico!
Referiam muito o ditado popular : ” De Espanha (Castela) nem bons ventos, nem bons casamentos ” de que os seus avós lhes tinham falado !
” Nem bons ventos” porque eram secos e quentes para os agricultores !
” Nem bons casamentos” referiam-se ao casamento do duque de Bragança c/ D. Luísa Maria de Guzmán, que tinha sido preparado pelos nobres e clero, e que o povo não gostava, por apoiar D. António ( membro do Clero).
Referindo também que os castelhanos, roubavam o povo, levando pipas de vinho, batatas, e galinhas, como impostos, pois o povo, ” – Não conhecia o dinheiro ” disse o meu Avô António !
Enfim já tinha aprendido isto à tanto tempo, que foi preciso reavivar a memória !
tem o meu caro amigo, toda a razão, não houve invasão, antes traição do povo !
Como hoje em dia no Sporting Clube de Portugal.
Ficamos assim os dois contentes !
Abraço !
30 Abril, 2020 at 19:48
A história é o que é. 🙂
30 Abril, 2020 at 20:19
Só um reparo, restauração da independência e não da república essa só em 1910 se não me engano
30 Abril, 2020 at 21:12
Lapso linguístico. Eu percebi. 🙂
1 Maio, 2020 at 9:28
Amigo Botelho,
Pois claro! erro de frappe, pois estamos de Monarquias de réis e nobres !
Peço desculpa pelo erro, que é fácil de detectar !
1 Maio, 2020 at 19:25
*… Restauração da Independência,-…
Como é óbvio ! fica feita a correcção !
30 Abril, 2020 at 19:42
Já agora A Maria Francisca filha de D. Duarte de Bragança, é homenagem a D. Luísa Maria Francisca de Guzmán y Sandoval, por parte dos duques de Bragança !
Abraço
30 Abril, 2020 at 21:13
Vai ali à mesa do lado e VOTA! 🙂
30 Abril, 2020 at 22:32
Hummmmmm!
30 Abril, 2020 at 21:46
ó dias tristes , es o maior , não há duvida disso- ( o segundo maior , a seguir a mim ) alias já tenho manifestado o meu apoio 200 por cento a vários posts teus ( salvo erro só estive contra no pagto das quotas ) . quanto a alguns ( sportinguistas ??tenho duvidas , lampiões disfarçados , só para lançar a discordia ) que aqui postam era tão bom que fossem infetar o covid 19 .era o que se chama matar dois coelhos com uma cajadada .
1 Maio, 2020 at 10:25
Caro amigo Leonino,
Obrigada, mas infelizmente para mim, sou ainda muito inculto, se me lembrar do meu professor de Inglês Prof Jacôme (hebreu) que o povo chamava de “Jácume”.
Este senhor tinha livros por toda a casa de três assoalhadas, e até no Wc; o que constituía uma biblioteca, invejável para qualquer prof. Universitário de Letras.
Sendo prof. de Português, Francês e Inglês, Alemão. Este senhor tinha primeiras edições de Shakespeare, Tolstoi, Fernando Pessoa, etc, pois tinha viajado por toda a Europa, incluindo o bloco de leste, e lhe garanto que esta biblioteca pagava uma boa vivenda aí em Portugal.
Falava e escrevia ainda Flamengo, Castelhano…( ele disse-me que espanhol não existe como língua !), Checo( ensinou-me a única palavra que eu conheço de Checo que é “Prst” que quer dizer “Dedo” ) Russo pois estudou em Leninegrado, Latim, Grego e Hebraico !
E eu vi fotografias dele à Janela de um apartamento de três peças em Praga, no dia da invasão ( Chegada) das tropas Soviéticas a Praga ” na Primavera de Praga” no que é hoje a república Checa, na altura Checoslováquia !
Este Homem era uma enciclopédia ambulante, e quem o vi-se, parecia um pedinte !
Pois ainda hoje gostava de saber só metade do que ele sabia ! E aí sim; poder-me-ia chamar ” Culto ” a mim mesmo.
Ele era casado sem filhos, com Hellena, de 53 anos, era uma mulher linda, muito bonita e com uma luz no rosto, das mulheres cultas, que falava e escrevia perfeitamente o Português com as tranças à volta da cabeça à moda ucraniana ! Com blusa rendada branca e saias rendadas e coloridas. Simpática a senhora !
Abraço