Corria o ano de 1938 e, em Espanha, o putativo novo regime quase vitorioso de Franco, ainda em guerra com a república, ansiava pelo reconhecimento internacional. O Estado Novo português deu uma ajuda, organizando um jogo entre as seleções dos dois países no lendário campo das Salésias, a casa do Belenenses.
Além dos mais altos dignatários de ambos os países envolvidos, também marcaram presença delegados da Alemanha nazi e da Itália fascista. Do jogo, propriamente dito, ficou para a história a vitoria por um a zero de Portugal, não reconhecida ainda hoje pela FIFA, porque a seleção espanhola não representava efetivamente um país ainda em guerra.
Mas o alinhamento português era inequívoco, pelo que os jogadores de ambas as seleções tinham de fazer a saudação romana, de braço estendido, em sinal de apoio aos respetivos regimes. Mas nem todos o fizeram.
Quatro atletas da seleção nacional (três do Belenenses e um do Sporting) recusaram fazê-lo e um deles chamava-se Artur Quaresma. Era tio-avô do Ricardo, o cigano campeão da Europa. Como o próprio explicou ao Record, já no final da vida: “Nunca fui político, mas embirrava com aquelas coisas do fascismo. O Barreiro era foco de opositores ao regime e eu era amigo de muitos. Fiz aquilo sem premeditação, foi um acto natural”.
7 Maio, 2020 at 11:15
O meu avô foi preso pela PIDE . Se há alguém que me tira do sério é essa lampião fascista do Ventura. O Quaresma ontem esteve muito bem na resposta ao fascista, que obviamente não gostou. Tiro o meu chapéu ao Quaresma .
7 Maio, 2020 at 11:26
+1
7 Maio, 2020 at 11:39
+1, esse e todos aqueles idiotas que dizem volta Salazar… só mesmo quem é retornado e não ouviu as histórias dos mais velhos pode dizer uma merda dessas…
7 Maio, 2020 at 11:58
Ao que saiba o facho Ventura viu a luz do dia em Algueirão-Mem Martins
7 Maio, 2020 at 12:28
“Quem é retornado.”
Não fica muito longe do que o que o ventura defende.
7 Maio, 2020 at 14:59
Não deturpar a ideia se faz favor.. não usei com o intuito de ofender quem foi expatriado das colónias..entendo que vieram de mãos a abanar, o meu avô foi um deles, não era fazendeiro nem dono de minas mas tinha um automóvel, por exemplo, que naquele tempo em trás os montes era quase impossível, tinha um nível de vida muito superior ao que havia em Portugal continental.
Mas a verdade é que é o único da família que diz que esses tempos é que eram bons.
Há que culpar o sistema geopolítico da altura que impediu que os interesses dos portugueses nas colônia fossem melhor defendidos, não é ter vontade de voltar a esses tempos de opressão e miséria.
7 Maio, 2020 at 19:21
Quem generaliza os retornados (!) nessa óptica, não está longe do Ventura,…. é seu irmão siamês.
7 Maio, 2020 at 19:23
Esta resposta é obviamente para a chuteira
SL
8 Maio, 2020 at 9:09
E pronto!!!fodasse podia ter dito patrões, políticos ou militares de carreira…brigada do moral!!!
E gémeo siamês o caralho!!
8 Maio, 2020 at 15:42
Vou repetir meu Caro: a resposta foi para a chuteira pois compreendi bem a sua explicação.
Com caralhos pelo meio ou sem eles, aquela postura é a de um siamês do Ventura. Até rima!
7 Maio, 2020 at 23:27
O meu tb. Duas vezes. Esteve em Caxias e quase no Tarrafal.
Histórias brutais que me contam os meus tios desses tempos.
7 Maio, 2020 at 11:25
Tugão, o “país do faz de conta” e dos célebres “brandos costumes”…
Felizmente temos alguns esclarecidos, que não seguem a carneirada acéfala!
7 Maio, 2020 at 11:30
Este gajo era muito bem cuspido na rua!
Se há alguma coisa boa a tirar desta crise é que será mais provável que os populismos recrudesçam, do que o contrário. Claro que vai depender das respostas que os governos depois derem à crise, na fase do rescaldo, mas acho que até o mais leigo sociopata já percebeu que a coisa nào está para amadores incompetentes. A queda do bolsonaro vai dar o mote.
7 Maio, 2020 at 11:46
+1
7 Maio, 2020 at 12:34
Enquanto os sucessivos governos forem brincando às democracias…, fechando os olhos e compactuando com toda a corrupção que grassa em todos os sectores da nossa sociedade, fica cada vez mais fácil a promoção deste tipo de intrujas…
7 Maio, 2020 at 14:58
Esse é o grande problema, a corrupção.
7 Maio, 2020 at 11:46
olé ventura…
quero um gueto pra mim também.
https://youtu.be/mqhfTp_Os_4
7 Maio, 2020 at 11:46
Isto é um daqueles casos que tem sempre uma análise estranha:
– falar sobre o homem e deitar abaixo todos os seus argumentos com base em factos, mostrando que as ideias dele são erradas e baseadas em presupostos que nao existem ou falsos;
– simplesmente não falar sobre ele porque é assim que ele se promove, cresce e se alimenta.
É um estranho 50-50.
7 Maio, 2020 at 14:39
Neste caso o nível da(s) resposta(s) do Ricardo Quaresma não deixou qualquer margem a que o ranhoso do (des)Ventura pudesse tirar algum proveio ou ganho político, bem pelo contrário.
Provocou uma resposta que só revelou ainda mais a sua canalhice e tacanhez, na qual afirma ” … ser lamentável que um jogador da Selecção Nacional se envolva em política.” (!?!?)
Mas, mais uma vez Quaresma esteve à altura da defesa dos direitos de cidadania: ” … Por ele dizer que os jogadores não devem meter-se na política, ele não deve esquecer que ficou conhecido por defender o clube dele, ficou conhecido por falar de futebol. Eu pago impostos em Portugal e tenho direito a dar a minha opinião. (…)”,
A maior aberração é ouvir ou ler um deputado de um Estado Democrático defender que um cidadão, por ser jogador de futebol da Seleção Nacional, não deva ter direito a opinião política ou a expressar a sua indignação cívica.
Finalmente, a resposta mais contundente de Quaresma (tendo como referência o episódio relatado no post):
“”Ontem como hoje, a família Quaresma sempre soube estar do lado certo da história. E nunca se vergou nem teve medo de dizer não ao racismo”.
Recorde-se que, como consequência da corajosa tomada de posição, os 3 jogadores do Belenenses, foram detidos no final do jogo pela então PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, antecessora da PIDE e da DGS), só sendo libertados algumas semanas depois.
O Cidadão Ricardo Quaresma recebe da minha parte MERECIDA admiração e PROFUNDO respeito.
SL
7 Maio, 2020 at 15:06
Sim e concordo contigo mas a minha dúvida é: devemos estar a perder tempo com este putativo de cidadão? Devemos dar tempo de antena a este wannabe de ditador? Ou o mais correcto é simplesmente não ligar, não lhe dar tempo e mais cedo ou mais tarde morre?
7 Maio, 2020 at 19:02
Devemos denunciar SEMPRE todo e qualquer atentado à cidadania democrática.
Se a figurinha ganhar adeptos com ESTE TIPO de visibilidade, mais motivos para exercer as nossas obrigações cívicas de defesa do Estado de Direito Democrático.
Ademais, não são as denúncias das suas canalhices que lhe dão palco: quem lhe dá palco são as CMTVs desta vida.
Um abraço e SL
8 Maio, 2020 at 0:02
Bem metida meu caro.
Saudações leoninas
8 Maio, 2020 at 0:24
Mas a própria discussão sobre o assunto já é um meio para lhe dar palco.
E ele precisa deste palco.
É isto é que lhe dá apoiantes.
Porque tem os seus minions e spinners que trabalham incansavelmente nas redes sociais para acicatar estes conflitos.
8 Maio, 2020 at 8:51
A demagogia e o populismo só se combatem com educação. Fingir que não ouvimos ou desvalorizar só reforça ideologias que se auto excluem e se fazem de vítimas.
A grande luta é explicar as massas q apoiam estas ideologia porque é que elas estão erradas, fazer com que elas mudem de opinião. Se perdermos essa batalha vai sempre haver um Ventura qualquer a aproveitar se do medo….
8 Maio, 2020 at 9:43
Inteiramente de acordo.
7 Maio, 2020 at 11:49
A CS mete o microfone a qualquer monte de merda com duas pernas. O Ventura aproveitou a boleia, formou partido e foi eleito para o Parlamento. 2 pontos, que demonstram que quem tem menos culpa ainda é o Ventura. Sociedade pobre, podre onde casar com um agricultor é dos programas mais vistos da tv, e o BB ainda é visto passados 20 anos. Venturas há muitos, um até tentou ser presidente a JL à pouco tempo, o problema não é deles, o problema é de quem perde tempo a ouvi-los.
PS: Tão mau é um Ventura com o Jerónimo de Sousa, iríamos crescer muito mais como sociedade se começássemos seriamente a descartar tudo o que são politicas extremas, sejam elas mais à direita ou mais à esquerda.
8 Maio, 2020 at 9:45
” Tão mau é um Ventura com o Jerónimo de Sousa”
Fdx… Calma aí nas comparações…
8 Maio, 2020 at 9:55
O Ventura é um neo-faxista (nem a fascista chega) demagogo.
O Jerónimo é o representante moderado de um modelo totalitário. A sua ideologia é aquilo que a História mostrou (e mostra), mas duvido que o Jerónimo seja um Pol Pot.
Mas como a recente questão do Festival de Verão do Seixal mostra, também pensa que há os porcos e os restantes animais.
7 Maio, 2020 at 11:52
uma salva de palmas ao tio avó quaresma que teve muita coragem e não é para qualquer um e muito bem também o r.quaresma e que outros chutadores da bola deviam seguir o exemplo e não deixar o quaresma sozinho.
que metam a saudação romana pelo cú acima.
7 Maio, 2020 at 11:55
O Artur Quaresma não é familiar do Ricardo Quaresma.
Quanto ao tema, nem há discussão.
7 Maio, 2020 at 12:33
“O Artur Quaresma não é da minha família, mas é irmão de todos nós”
7 Maio, 2020 at 14:40
Meu caro, o Artur Quaresma era tio-avô do Ricardo Quaresma.
SL
7 Maio, 2020 at 16:41
Não era não. É o próprio Quaresma que o diz.
7 Maio, 2020 at 19:22
Tem razão, meu caro! Ontem o Quaresma referia o mesmo episódio salientado no post como tendo sido vivenciado pelo seu tio-avô.(“”Ontem como hoje, a família Quaresma sempre soube estar do lado certo da história. E nunca se vergou nem teve medo de dizer não ao racismo”).
Hoje retracta-se e pede desculpa pelo erro, mas releva o gesto de Artur Quaresma (“Embora a Wikipédia e várias publicações de órgãos de comunicação social, desde há vários anos, digam que ele é meu tio-avô, a verdade é que não é. Nós, ciganos, temos famílias grandes, e o facto de existir na família um familiar também ele jogador, na mesma altura do Artur Quaresma, gerou a dúvida que ontem esclarecemos em família. Não é meu familiar, mas é de certa forma meu irmão pela forma como tomou uma posição pública contra aquilo em que não acreditava e esteve do lado certo da história. Deve também ser um exemplo para todos os que preferem calar em vez de tomar uma posição pública contra aquilo em que não acreditam. Não é meu familiar mas é uma inspiração para mim e julgo que deve ser para todos. O Artur Quaresma não é da minha família mas é irmão de todos nós”).
Obrigado, Abelixander pela correcção.
Houve um outro Quaresma, que também jogou nOs Belenenses nos anos 60.
Um abraço e SL
7 Maio, 2020 at 12:00
À mistura com tanto disparate, de vez enquando diz uma ou outra coisa certa…
Mas o que diz de certo…”fica mergulhado…na merda” que habitualmente debita…!!
Um “perfeito lampião…!
“
7 Maio, 2020 at 13:14
O que é que o Ventura já disse certo ??
8 Maio, 2020 at 8:59
Diz muita coisa certa. E ainda mais coisas erradas. É essa linha tênue que tem q se explorada é explicada. Qdo ele diz q existem comunidades que não cumprem ele tem razão, é um facto. Qdo diz q isso acontece porque são ciganos e os ciganos são todos bandidos isso é uma generalização abusiva e falsa. Como sociedade temos que perder tempo a desmontar os argumentos destes populistas, porque muitas vezes eles partem de premissas verdadeiras e factuais, mas depois chegam a conclusões falsas e racistas através da utilização de argumentos lógicos tendenciosos e que deturpam os factos sobre os quais estão baseadas.
7 Maio, 2020 at 12:06
Curioso que os atletas do clube “anti-fascista” fizeram a saudação. Adiante.
Ventura? Quer palco. Seja na tv, nas redes sociais. É um farsolas, navega ao sabor do vento. Quanto menos conversa, melhor.
O voto neste camelo, e noutro(a)s é um mero voto de protesto. Há uma franja que se revê no que diz, tal como existe quem queira a reforma agrária e a abolição do grande capital em detrimento da classe operária, mas são uma minoria. A maior parte que vota neste, na Joacine, no Coelho ou no Tino, basicamente estão a fazer um manguito aos partidos “tradicionais”. Já deu para reparar que este trengo é um incompetente, que anda ali para ladrar e pouco mais. Nem apresentar um projecto-lei consegue. Não é à toa que quando rebentou a crise da covid, deixou de ter microfones à frente, pois quando as coisas ficam sérias, ninguém tem paciência para estas patetices, ou saias de assessores.
7 Maio, 2020 at 12:15
E que ficou famoso por ser um “lampião-televisão”!
Z
7 Maio, 2020 at 12:36
Na altura, todos os clubes faziam.
Há fotografias dos 3 grandes a fazerem.
https://4.bp.blogspot.com/-76tfoapEhjc/T-IeRYL4gEI/AAAAAAAACCs/yN5vJNnG_x0/s640/2rzzb6a.jpg
https://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B3215393b/20380974_dUUh6.jpeg
https://2.bp.blogspot.com/-rJ8pNGdjbTo/U_dmEMwOHHI/AAAAAAAAAq8/QeywvpSJlEc/s1600/10624897_633905073391484_3608126847211555778_n.jpg
7 Maio, 2020 at 12:28
Ver o Ventura croticar um jogador de futebol por este se meter na politica, quando ele passou de comentador de futebol para político, é mesmo coisa à lampião.
7 Maio, 2020 at 12:30
O Ventura, mais do que um protofascista, é um oportunista.
Quer é poleiro.
Um tipo que defende uma coisa e faz exactamente o contrário, como a questão da exclusividade como deputado.
7 Maio, 2020 at 12:30
Votam num ventura como votam num cap.banana.
Espadinhas há em todos os cantos.
7 Maio, 2020 at 12:37
E porque é do Benfocas…
https://www.youtube.com/watch?v=2_H_f5Mruhw
7 Maio, 2020 at 13:01
Espadinhas lá esta, não resistem a uma cenoura, simplesmente não resistem.
7 Maio, 2020 at 12:38
Grande resposta do Quaresma.
Soube há pouco tempo que o meu avô foi denunciado por colegas, preso e espancado pela Pide porque ter assumido numa noite de copos que tinha votado em Delgado e criticado Salazar em público. Depois disso, viveu pouco mais de um ano com hemorragias que acabaram por ser fatais. Tinha 42 anos.
Oficialmente foi um acidente de trabalho.
7 Maio, 2020 at 12:49
R.I.P.
7 Maio, 2020 at 13:22
O meu avô foi igualmente preso e espancado pela PIDE. Perdeu o emprego e com sete filhos para educar não teve outra solução senão emigrar. Gajos como o Ventura dão-me vómitos. Mas tambem num país onde a corrupção é lei, onde os programas mais vistos são reality shows, onde o canal mais visto é a CMTV pouco mais se pode esperar. Vai sendo tempo que se tome medidas contra a corrupção porquê senão estes populistas terão sempre quem os ouça.
7 Maio, 2020 at 15:03
Tomam medidas contra a corrupção e acabam os populismos e com este governo/ partido lampião. Nunca vai acontecer. Para limpar Portugal primeiro há que limpar o que mais importa à maioria do portugueses (infelizmente), o futebol.
7 Maio, 2020 at 15:08
O futebol serve para fazer ameaças e bullying. Nunca mais me esqueço de “amigos” meus a insultarem me durante anos por defender o Sporting e defender BdC. Aquando das recisões dizerem que devíamos acabar que somos uns adeptos fanáticos sem razão nenhuma porque não ganhamos em nada. O gozo constante com o ser do Sporting que é logo um rótulo como pessoa. O extremismo político está diretamente relacionado com o extremismo futebolístico, sobretudo neste país de merda.
7 Maio, 2020 at 12:39
Os extremismos só proliferam onde os centralismos não funcionam…
7 Maio, 2020 at 12:49
Também é verdade.
7 Maio, 2020 at 12:54
Ou regimes de excepção. Os que ficam de fora tendem a chatear-se, mais cedo ou mais tarde.
7 Maio, 2020 at 14:45
O Serjão deve querer dizer os centrismos. Centralismos, não obrigado!
SL
7 Maio, 2020 at 19:39
Isso 🙂
7 Maio, 2020 at 20:04
Eu percebi. O famoso “centrão”. 🙂
7 Maio, 2020 at 12:52
Deixo-vos aqui um texto sobre o Ventura (há tantos) – aliás, sobre os “Venturas”. Nós temos o nosso.
https://www.jornaltornado.pt/andre-ventura-o-calimero-neto-da-aoc-e-do-mrpp/
7 Maio, 2020 at 12:54
“Os populistas do momento adotaram a pose dos Calimeros e foram criados pelo fascista Steve Bannon, o diretor espiritual de Trump. O guião que este lhes atribuiu para representarem é o de fazerem de vítimas e querem levar os públicos a acreditar que todos somos vítimas até eles nos salvarem. Um desses Calimeros ofereceu-se há dias para Presidente da República Portuguesa, numa rave revivalista dos anos 70, em Portalegre.
Um bandalho à presidência de Portugal? Por mim, não. Porra, temos uma história!”
7 Maio, 2020 at 12:55
“O Calimero que se foi lamentar para Portalegre é neto do renegado Vilar e do educador do proletariado dos anos 70. Assim se repete a farsa da história. O 25 de Novembro, de uma democracia liberal, já não lhes serve. Querem um Estado sujeito, um povo submetido, uma ditadura a sério. É o programa do Steve Bannon, o fascista americano!
Esperemos para ver em breve este Calimero de pacotilha, de bigode e de calças de boca-de-sino a apelar às massas contra o que estiver a jeito no momento, da percentagem de prata nas trinta moedas da traição à santidade dos árbitros de futebol, a sua especialidade!”
7 Maio, 2020 at 15:07
O Vilar “converteu-se” ao Maoísmo das teorias do social Fascismo e foi um dos fundadores da AOC-ml (Aliança Operária e Camponesa- marxista, leninista).
A proeza do “gang” foi a de contar com 2 ou 3 operários, nenhum camponês e ninguém no grupelho saber realmente o que escreveram e defenderam Marx e Lenine [apenas repetiam partes da subversão da História produzida por Estalinistas e por neo estalinistas (maoístas)].
No 25 de Novembro fui detido por 3 dias (por estar a “romper” o Estado de Sítio ao distribuir uma edição de um jornal a celebrar a queda do franquismo) graças a uma denúncia de um dirigente da organização estudantil da AOC-ml que formou um grupo de “vigilantes” para denunciar militantes de esquerda que não cumprissem com o Estado de Sítio (Comité de Vigilância e Apoio à Força Aérea – a facção direitista do Conselho da Revolução que queria a ilegalização do PCP e outos partidos de esquerda).
SL
8 Maio, 2020 at 0:27
Muita gente não sabe estas histórias.
7 Maio, 2020 at 14:51
ó companheiro Grilo:
costumo gostar do que escreve e até estou muitas vezes de acordo consigo. Mas desta vez?!?… o escriba que o meu amigo aqui escarrapachou não sabe o que diz ou então sabe muito bem e consegue levar os incautos a concordar com ele por tortuosos caminhos! Só quem não sabe definitivamente do que fala ou gosta de atirar areia para os olhos dos outros pode comparar a aoc com o mrpp. Não é por aí, amigo! Que o Ventura é um filho da puta, todos nós sabemos! Mas, porra! Misturá-lo assim com forças políticas praticamente desaparecidas do quadro nacional parece-me um exercício de mau gosto analítico a par de uma aparente necessidade de (fuga para a frente) muito própria de certos sectores da vida nacional que, talvez, e repito, talvez oscilem num movimento muito pouco pendular a ver quem melhor os pode acolher.
Foi só um pequeno desabafo, amigo!
7 Maio, 2020 at 15:10
Leão Sempre, acho que o Jaime não estava a falar do Ventura mas sim de uma outra figura do populismo de extrema direita que anunciou que se candidatará à Presidência da República.
Um abraço e SL
7 Maio, 2020 at 15:48
quem?
7 Maio, 2020 at 19:34
Se soubesse, nomeava.
Foi apenas o que me pareceu do primeiro comentário do Jaime sobre o assunto; entretanto vi que não pelo artigo que ele “linkou”.
Mas, de qualquer modo, a alusão no artigo à similitude de Ventura com Vilar e Matos (e seus respectivos grupelhos) não se cingia à adesão às suas propagandas mas ao tipo de propaganda em si.
E, de facto, “ambos os três” (como dizia outro) orientam o seu discurso para um populismo demagógico, assente num nacionalismo bacoco e no “purismo” ideológico.
Um abraço e saudações leoninas
8 Maio, 2020 at 0:31
O LeãoSempre tem razão. Eu estava a falar do Ventura.
O texto que partilhei é precisamente sobre o Ventura.
A sua “colagem” à AOC e ao MRPP não tem a ver com o lado político, mas com o lado populista.
8 Maio, 2020 at 0:34
“o escriba que o meu amigo aqui escarrapachou” é um militar e historiador, que sabe mais disto de olhos fechados do que eu.
No entanto, e da forma como o LeãoSempre escreve, parece-me que o conhece ou, pelo menos, sabe como pensa.
Estou certo, “companheiro”?
7 Maio, 2020 at 12:53
Nao gosto de Ventura!
Mas a verdade é que tem 90% das vezes de razão naquilo que diz.
Enfrenta o sistema e merito tem de lhebl ser dado.
Nao sei se fazia melhor ou pior se lá estivesse. Sei que o discurso incomoda.
Quanto aos ciganos, há um ponto no qual concordo a 100% com ele, 95% da comunidade cigana vive de rendimentos mínimos, casas oferecidas em apoios sociais e a roubar ou a traficar.
7 Maio, 2020 at 12:56
“Os populistas do momento adotaram a pose dos Calimeros e foram criados pelo fascista Steve Bannon, o diretor espiritual de Trump. O guião que este lhes atribuiu para representarem é o de fazerem de vítimas e querem levar os públicos a acreditar que todos somos vítimas até eles nos salvarem.”
7 Maio, 2020 at 12:58
Não gostas… mas difarças bem 🙂
Z
7 Maio, 2020 at 16:41
Nao sigo profetas! Tenho opinião própria
7 Maio, 2020 at 17:02
E fazes bem.
Mas, na tua opinião, acreditas no que o Ventura diz (que é, o fundo, o que nós dizemos: políticos chulos, corruptos, etc.), isto é, acreditas que ele é o homem certo para mudar o rumo político do país e, com isso, tornar Portugal melhor, ou achas que não passa de mais um charlatão que diz aquilo que queremos ouvir (tantas coisas que ele já disse e que fez exactamente o contrário)?
7 Maio, 2020 at 17:03
*no fundo
7 Maio, 2020 at 17:44
Eu sei que o partido foi criado à pouco e o que neste momento defende, eu identifico me com muitas coisas!
Vários poderiam dizer o que queriamos ouvir, mas não dizem.
Nao sei se ele lá estivesse se era melhor ou pior, sei que neste momento a forma como enfrenta uma esquerda nojenta é de valor.
7 Maio, 2020 at 17:49
O Nós, Cidadãos! também denuncia a corrupção no seio da política, as promiscuidades entre público e privado.
Mas já vi que isso não te interessa (promiscuidade entre público e privado).
Há é que malhar nos ciganos e nos esquerdalhos.
Esquece a minha pergunta. Já vi qual é a tua “ideologia”.
7 Maio, 2020 at 18:37
Tem de se malhar nos Robles, nos Ricardos Salgados, nos Joaquins Couto, nos Sócrates desta vida! Que roubam dinheiro publico, muitos deles ocupando cargos públicos
Tem de se malhar em quem é pago para não fazer nada! Em 80% dos casos de quem recebe rendimento minimo!
Muito mais!
Se isto é uma ideologia, que seja
7 Maio, 2020 at 18:41
Assim já falas melhor.
Mas não podes apontar só aos esquerdalhos, ignorando a barricada dos direitolas (igualmente pejada de casos de corrupção).
7 Maio, 2020 at 18:43
E não falo só nos laranjinhas (BPN, Tecnoforma, CTT, Aldeia da Coelha, Duarte Lima, etc.)…
Falo nos “betos centristas” também (submarinos, sobreiros, Jacinto Leite Capelo Rego, etc.).
7 Maio, 2020 at 18:46
Como canta Rui Reininho (GNR) na música “Nova Gente”…
“é tudo a mesma fruta a mesma caldeirada
é uma gente educada é a anarquia total
é tudo a mesma fruta a mesma caldeirada
é uma gente educada é a anarquia total”
7 Maio, 2020 at 20:44
Sao esquerdalhos e de direita!
Ao centro e extremistas.
Lampioes e sportinguistas…
Há de tudo!
8 Maio, 2020 at 0:35
Essa é que é essa, Luís Miguel.
7 Maio, 2020 at 13:00
O Ventura diz o que tu queres ouvir, Luís Miguel.
Menos que vai combater LFV e a corrupção no futebol.
De resto, diz tudo o que tu quiseres:
Menos deputados, acabar com a corrupção dos políticos, reforçar a força policial (para te proteger, Luís Miguel? Claro que não! Nós sabemos que tipo de regime é que “muscula” as polícias.), menos impostos, um país saneado e expurgado… santificado… Só que não.
“O Calimero que há dias em Portalegre se apresentou ao altar de salvador como presidente não explicou aos apoiantes (esses não necessitam de explicações, mas de um cão guia ou pastor), nem aos futuros aderentes do rebanho se irá acabar com o putedo (e lá se ia o negócio!), ou se vai ser o seu proxeneta exclusivo, o patrão do bordel. Tradicionalmente estes salvadores passam a patrões do bordel.”
7 Maio, 2020 at 17:06
“Menos que vai combater LFV e a corrupção no futebol.”
Claro que diz. Ele diz o que for preciso. Nem que seja para dizer o seu contrário no dia seguinte e depois haver gente a achar muito bem a primeira e a desculpar porque no dia seguinte já disse o seu contrário…
A CMTV e o “i” vão levá-lo até onde for possivel….resta saber quão atrasados mentais são os portugueses…
7 Maio, 2020 at 17:14
“A CMTV e o “i” vão levá-lo até onde for possivel….resta saber quão atrasados mentais são os portugueses…”
Isto ajuda a responder à tua pegunta?
https://youtu.be/DKb4a-mpsPw
7 Maio, 2020 at 17:18
“Menos que vai combater LFV”
Até ele sair
“e a corrupção no futebol.”
A do Apito Dourado e Cashball estará na linha da frente
7 Maio, 2020 at 17:39
Tal e qual.
7 Maio, 2020 at 17:42
Eu não me expressei bem. Queria referir a corrupção no futebol (e outros desportos) QUE GIRA À VOLTA DE BENEFICIAR O BENFOCAS.
7 Maio, 2020 at 17:47
Mas uma questao.
É se mais atrasado votar num AV ou num Jerónimo?
7 Maio, 2020 at 18:08
O Jerónimo pede para meter uma raça em guetos?
O Jerónimo é racista?
7 Maio, 2020 at 18:16
O Jerónimo pede para meter o Luís Miguel numa carcaça para comer ao pequeno almoço.
O Jerónimo é contra raça do Luís Miguel (“facho”).
😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀
7 Maio, 2020 at 18:40
Isso secalhar nao!
Mas incentivar as manifestações do 1o de Maio em pleno estado de emergencia/ dar como solução a saída da CE do país…
E atenção, volto a dizer que não vou à bola com o AV pessoa! Talvez por me lembrar da tristes figuras na CM, o que não quer dizer qje não concorde com 90% dp que diz
7 Maio, 2020 at 18:57
Relembro-me de qual era a posição do CDS/PP sobre a CE… Até Portas ser chamado por Barroso para o Governo, altura em que meteu o eurocepticismo na gaveta (como fez Mário Soares com o Socialismo – não percebo quando dizem que Portugal é “Socialista”, quando, na prática, tem um regime social-democrata, embora com xuxas tanto da esquerda como da direita).
7 Maio, 2020 at 19:01
Atualmente as ideologias são apenas chavões, utilizados para que o povão não se baralhe na hora de votar…
7 Maio, 2020 at 20:06
“A diferença entre “esquerda” e “direita” está na mão que te rouba.
7 Maio, 2020 at 19:00
“E atenção, volto a dizer que não vou à bola com o AV pessoa! Talvez por me lembrar da tristes figuras na CM, o que não quer dizer qje não concorde com 90% dp que diz”
Ou seja… O teu problema é a pessoa “André Ventura” e não o programa do partido CHEGA, com o qual, pelos vistos, concordas 90%. Correcto?
7 Maio, 2020 at 20:46
Mas consegues distinguir o partido de AV?
Não consegues
Fundou partido e neste momento o Chega é o programa de Ventura.
No futuro não sei
8 Maio, 2020 at 9:18
Foda-se….
Quer compara cometer a estupidez de fazer uma manif numa altura de pandemia onde todos foram por vontade própria com querer meter uma raça inteira num gueto?!
É-me indiferente se vai ou não à bola com o AV. O que eu acho de bradar aos céus é que alguém vá à bola com ideias racistas e soluções fedorentas que revelam o pior que há no ser humano. O que ainda me provoca repulsa é que não se olhe para o ser humano como ser humano, para o criminoso como criminoso e se olhe para o cigano, o preto, o branco, o amarelo e se caracterize uma raça pelas acções de alguns….
Eu sou branco. Devo ser colocado no mesmo saco dos milhares de milhões de brancos que cometeram atrocidades?! Se calhar se vamos por aí (pela colagem de crimes de uns a uma raça) somos os primeiros a ir parar a um gueto!
E não…eu nem sequer tenho um amigo que seja cigano…não preciso disso para ser um ser humano…
7 Maio, 2020 at 18:26
Realmente os padrões nunca falham…
Isto Senhores… Isto é um croquette!
Z
7 Maio, 2020 at 18:42
Um abraço meu seguidor
7 Maio, 2020 at 18:45
Sem duvidas nenhumas Luis Miguel votaria mais depressa no Jerónimo que nesse fascista do Ventura. 48 anos de miseria não chegaram ??
7 Maio, 2020 at 20:46
Referes te a que em específicoquando falas em 48 anos?
7 Maio, 2020 at 21:50
48 anos de ditadura , de miseria , censura e por fim una guerra colonial . Chega ou queres mais ???
8 Maio, 2020 at 9:22
Bom…eles são diferentes mas acho que não votaria em nenhum deles…
Não me parece que 50 anos de comunismo sejam muito diferentes de 50 anos de fascismo….
Apesar de obviamente não meter no mesmo saco (nem de perto nem de longe) o Jerónimo do Ventura….mas no poder não queria nenhum deles…
7 Maio, 2020 at 13:06
Foda-se
7 Maio, 2020 at 13:16
só te falta levantar o braço mas estás quase lá luis miguel
7 Maio, 2020 at 16:50
Mesmo….
Foda-se…..
No século XXI….como é possivel….
7 Maio, 2020 at 16:54
o Século XXI é assim tão diferente do século XX?
7 Maio, 2020 at 17:00
Por enquanto nao houve nenhuma guerra mundial “oficial”…
7 Maio, 2020 at 17:01
Eu sei lá….
Devia ser….devíamos evoluir, não voltar à mesma merda….
7 Maio, 2020 at 20:27
Estamos a evoluir, agora se tens 10 anos e queres mudar de sexo podes. Podes achar que és uma fada, ou uma raposa e moldar o discurso dos outros para condizer com o teu género (a coisa mais fascista que eu já vi, curiosamente adoptada por um governo de esquerda). Melhor se achares que te identificas com um gato podes pedir ao teu patrão que te meta uma caixa de areia no trabalho para fazeres lá as necessidades.
Ainda não chegou aqui, mas queres mais evolução que isto?
8 Maio, 2020 at 0:37
FDX!
8 Maio, 2020 at 9:25
Podes? Com 10 anos?! Não é preciso os pais autorizarem?
Ainda assim é uma evolução. Causa sofrimento e transtorno apenas a quem o faz, não se trata de exterminar uma raça … Há aí uma evolução (apesar de eu admitir que possa acontecer mas nunca vi nada do que dizes…).
7 Maio, 2020 at 13:25
Tem razão em quê???
7 Maio, 2020 at 13:33
O discurso incomoda porque é uma merda de discurso. Um nazi em miniatura.
7 Maio, 2020 at 14:13
A única coisa que posso apontar ao tratamento dos ciganos é quando este é excepcional, ao abrigo da “cultura”.
De resto, roubam e traficam, vão presos como qualquer um, seja de que etnia for.
Não serão ciganos os únicos a viver (ilegalmente) do rendimento mínimo e afins.
7 Maio, 2020 at 15:12
Nem mais Nuno. Concordo a 100%!
SL
7 Maio, 2020 at 18:42
O problema é oz rendimentos minimos nao serem ilegais!
8 Maio, 2020 at 0:06
E por que é que haveriam de ser?
7 Maio, 2020 at 15:46
Sempre soube que este Luis Miguel era um boneco.
Há ciganos de merda tal como os há de outra etnia qualquer. No entanto, lá por se acharem acima da lei ou acharem que não têm deveres, não implica que deixem de ter os direitos básicos de um ser humano.
7 Maio, 2020 at 18:44
Onde disse que nao deviam ter direitos?
O problema é que ninguém os faz cumprir o dever
7 Maio, 2020 at 16:37
Lol, 90%. Acho que isso faz-te fascista. Parabéns!
7 Maio, 2020 at 13:01
Muitos dos males da nossa sociedade de hoje seriam evitáveis se aprendessemos as lições que a História nos dá e não andássemos, geração após geração, sempre a cair nos mesmo erros.
7 Maio, 2020 at 13:12
No Brasil bolsonaro também começou assim… Era ridicularizado, as pessoas riam-se, e agora olha… Chegou lá.
A diferença de bolsonaro para o ventura é que o tuga é muito mais inteligente.
Não cortem o mal pela raiz não.
7 Maio, 2020 at 13:20
Bolsonaro criou o episódio do “esfaquamento” (um clássico – Mário Soares teve o seu, na Marinha Grande) que, juntamente com o apoio de Sérgio Moro à sua candidatura, o catapultou para a frente (e também porque Lula foi impedido de concorrer – tal como BdC o foi em 2018, no Sporting).
Só que a sua acção quanto à pandemia, o “hold on” do Exército quanto a uma intervenção, como Bolsonaro queria, o envolvimento dos filhos em casos à margem da lei e a saída de Sérgio Moro (o pilar que dava alguma credibilidade na luta contra “os maus”) vieram enfraquecer a sua posição.
7 Maio, 2020 at 13:31
resta o ministro da economia, e o associado poder económico. Mas os empresários arranjarão outro candidato qd for necessário. Entretanto, o outro grande apoio de Bolsonaro – os militares – tb já perceberam que não vale a pena desperdiçar o crédito que têm por um tipo como Bolsonaro. Ou seja, militares e empresários já devem estar a preparar alguém que agrade a ambos para suceder a Bolsonaro – é uma questão de tempo e já não faltará muito. A grande dúvida é se surgirá um movimento forte de moderados do centro que se intrometa na luta destes com o PT. Tudo o resto é um filme já visto!
7 Maio, 2020 at 14:18
“Carlos Matos Gomes
4 de maio às 14:46 ·
O Raúl Solnado, como os génios, antecipava os acontecimentos. Ele conheceu o Bolsonaro. E fez do farsante personagem do seu texto: A Ida à Guerra.de 1908 Se se recordam, há um diálogo (do Bolsonaro) soldado que se apresenta ao capitão (o povo) e diz: meu capitão, fiz um prisioneiro, Onde está? Não quis vir.
O Bolsonaro anunciou ao povo um golpe militar para salvar a sua pele e a dos irmãos metralha, seus filhos. O militares, como o prisioneiro do Solnado responderam que não queriam ir com o Bolsonaro ao golpe!
O Brasil vive um drama de dimensões incalculáveis, de mortes e desespero. Mas vive uma farsa, a farsa de ter um Jagunço e respetiva família dotados de poderes constitucionais.
O golpe do Bolsonaro é feito com uma bala atada a uma guita. A bala era o Moro e a guita partiu. Os militares não querem ser os peões das nicas de um recruta zero.
Julgo que, mais cedo ou mais tarde a tropa vai intervir… quando o preço do petróleo subir e o vírus tiver limpo milhões de brasileiros sem terra nem para serem enterrados…”
7 Maio, 2020 at 13:37
Fascismo ou Comunismo para mim é tudo igual. Regimes totalaristas quero-os exterminados.
7 Maio, 2020 at 14:24
Mais nada.
https://www.youtube.com/watch?v=iEgH4EQfrmE
7 Maio, 2020 at 14:25
Desde o neolítico, todos os regimes que
Vimos funcionar tiveram o oligarquismo
Na sua fundação ideológica
Todos esses ismos que nos impingem
Nunca ensaiaram a igualdade entre os homens
Serviram apenas para perpetuar elites
Em lugares de poder e privilégio
Qual é o ismo que te controla?
No neolítico quando o homem já conhecia o sedentarismo
Sacerdotes e curandeiros assumiam o dirigismo
Eram venerados por dizerem o dominar o espiritualismo
Subjugavam conterrâneos com tácticas de obscurantismo
Criaram religiões, criaram o fundamentalismo
Inferiorizaram a mulher, instituiriam o sexismo
Persas, gregos, romanos em nome do expansionismo
Invadiram povos e territórios com sede de imperialismo
O mundo viu crescer o islamismo e o cristianismo
Religiões que cegaram e levaram milhões ao fanatismo
A religião divinizou reis e legitimou o absolutismo
A igreja juntou-se ao estado e fortificou o totalitarismo
Jesuítas tentaram impor ao mundo o catolicismo
Católicos criaram a inquisição a instituição do barbarismo
Mataram milhões de pessoas para vincar o seu dogmatismo
E apoiaram os descobrimentos que mais não foi que terrorismo
Delapidaram a América e África e chamaram de colonialismo
Traficaram negros pelo mundo, moralizaram o esclavagismo
Europeus também foram escravizados na época do feudalismo
Senhores avassalavam camponeses era o puro vampirismo
Governam-nos desde o neolítico, nada mudou
Já nos mostraram 1000 regimes, nada mudou
Estupidificam-nos, manipulam-nos desde a escola
Diz-me mano, qual é o ismo que te controla?
Diz-me mano, qual é o ismo que te controla?
Será que sabes quem manipula e quem controla?
Diz-me mano, qual é o ismo que te controla?
Diz-me mano, qual é o ismo que te controla?
Com a revolução industrial veio a noção de capitalismo
Onde operários eram máquinas, não interessava o humanismo
Esse desumanismo trouxe a ascensão do comunismo
Um comunismo que começou a rimar com despotismo
E pauperismo
Europa como nação ariana, era o objectivo do nazismo
Que sustentava ideologicamente a necessidade de racismo
Tudo é o estado, era o slogan do fascismo
Que defendia que só há nação quando há autoritarismo
Até que veio a neo-democracia cheia de romantismo
Prometendo a liberdade sem condicionalismos
Mas o problema é que a democracia não se livrou do elitismo
Elites continuaram no poder e continuou o clientelismo
Partidos são financiados por instituições de burguesismo
Governantes e poder econômico vivem em companheirismo
Direito ao voto só serviu para aniquilar o ativismo
Manipulam-nos com tv e jornais num pseudo-jornalismo
Na escola distraem-te com conjunções e anaforismos
Serias revolucionário se te ensinassem neo-liberalismo
Querem-te no mercado de emprego alienado mas com civismo
Para trabalhares por trocos e aderires ao conformismo
Bilderberg governa o mundo, tudo o resto é seguidismo
G20 e união europeia extensões desse maquiavelismo
Para sempre subordinados, liberdade é ilusionismo
Submissos e reprimidos damos vivas ao oligarquismo
Governam-nos desde o neolítico, nada mudou
Já nos mostraram 1000 regimes, nada mudou
Estupidificam-nos, manipulam-nos desde a escola
Diz-me mano, qual é o ismo que te controla?
7 Maio, 2020 at 14:44
De quem é o texto?
7 Maio, 2020 at 16:36
https://www.youtube.com/watch?v=iEgH4EQfrmE
7 Maio, 2020 at 16:37
Ops, estava acima…
7 Maio, 2020 at 16:43
Obrigado. A escrita é tipica do Valete, mais um bom texto.
SL
7 Maio, 2020 at 16:42
+1
7 Maio, 2020 at 16:49
No entanto… Dizer “Regimes totalaristas quero-os exterminados.” é atitude típica de ditador (que gosta de regimes totalitaristas). 😀
7 Maio, 2020 at 16:59
Jean Francois Revel “Como acabam as Democracias”. Bom livro
7 Maio, 2020 at 17:17
Eu gostei muito do livro “Malevita, o ditador que era contra totalitarismos”, das edições ATascadoCherba. 😀
7 Maio, 2020 at 14:49
O que fica fora quando se faz a quadratura do circulo…
“Politiza as tuas inquietações que inquietarás os políticos”.
SL
7 Maio, 2020 at 15:12
O Ventura é um bandalho. Um Bolsonaro que aprendeu a ler e a escrever. Nem ele acredita no que diz. Diz simplesmente o que o que sabe que lhe trará votos.
7 Maio, 2020 at 15:15
Mas cuidado, gajos destes combatem-se com contraditório, com factos. Coisa que não é facil hoje em dia. Um debate com este gajo é praticamente impossivel. Fala, mente e quando o tentam contrariar berra por cima não deixando a outra pessoa se explicar. Um balde de merda portanto.
7 Maio, 2020 at 16:51
Tal e qual.
Depois aparecem os seus minions com frases como “Ventura ARRASA…”.
7 Maio, 2020 at 18:40
Faz lembrar o palerma do madeira rodrigues também costumava “arrasar” assim… Devem ser amigos…
Z
7 Maio, 2020 at 18:50
😀
8 Maio, 2020 at 9:15
Claro que nas Redes o Ventura arrasa.
Nunca conheci alguém que tivesse perdido um debate na net.
7 Maio, 2020 at 16:39
Acho que não é bem igual. O Bolsonar é um tipo para realmente acreditar no que diz. Não sei bem qual das situações é pior. O que é burro e mal instruído ou o hipócrita que venderia a mãe.
7 Maio, 2020 at 18:58
https://www.facebook.com/471268092953093/posts/2975457959200748?sfns=mo
7 Maio, 2020 at 19:02
😀 😀 😀 😀
7 Maio, 2020 at 19:08
“não sei se o André sabe, mas os ciganos também podem opinar, eu sei que no mundo perfeito dele isso não aconteceria, mas é o Portugal que temos, faz falta um Salazar.”
😀 D D D
7 Maio, 2020 at 19:08
“Percebo o lado dele, estamos à beira de uma crise económica sem precedentes e eu ainda me lembro bem da de 2009: das falências dos bancos; dos banqueiros e governantes corruptos; dos lesados que perderam poupanças de vida inteira. Da austeridade. Das reformas cortadas para resgatar bancos. Ahhhh… Cabrões dos ciganos.”
😀 😀 😀 😀
7 Maio, 2020 at 19:14
É evidente que o Estado Novo teve inspiração fascista, só que teve de disfarçar essa simpatia à medida que as potências do Eixo iam perdendo força durante a II Guerra Mundial, pois Portugal tinha de estar de boas relações com o seu principal aliado, a Inglaterra, e ter boas relações com os EUA.
Mas sabe-se perfeitamente que as simpatias ideológicas de Salazar e dos membros do regime estavam com a Alemanha nazi. Salazar temia no entanto pelo futuro de Portugal porque percebeu que a lógica da força de Hitler iria ser implacável com o nosso país quando chegasse a altura. Mas não deixou de ser chocante, e muito notado na comunidade internacional, que Salazar tenha declarado luto nacional de três dias pela morte de Hitler, e que nunca tenha minimamente criticado os crimes contra a Humanidade cometidos pelos nazis. Para Salazar, o Holocausto foi um problema interno da Alemanha.
Salazar foi uma figura sinistra, mesquinha, e acima de tudo uma pessoa desumana. Tinha uma ideia de Estado e de independência nacional que não se traduzia em nenhum bem-estar e desenvolvimento para a maior parte da população portuguesa, e como reacção, a geração de Abril veio a ser visceralmente anti-nacionalista e anti-militarista, o que também não é saudável.
Portugal tem de encontrar um equilíbrio, que não passa de forma alguma por reabilitar a memória do Estado Novo, e é muito triste, mas revelador, que alguma direita portuguesa continue a ser salazarista. O Ventura claramente que o é, assim como grande parte do CDS, e até parte do PSD. O PSD do Passos Coelho, aquele grupelho da Universidade Lusíada, são claramente neo-salazaristas. Aquela linguagem punitiva contra os portugueses não tem nada de liberal. Dizem-se “liberais” porque é mais “fashion”, para não espantar a caça, mas quem conhece o meio da Lusíada, sabe bem quais são as ideias políticas daquela gente.
7 Maio, 2020 at 20:02
Dizem-se “liberais” no sentido económico, não no sentido social (pois aí são conservadores).
Mas mesmo no sentido económico, o “liberalismo” que querem é o de pagarem menos impostos (pois não têm nada que pagar saúde e educação dos outos nem rendimentos mínimos aos ciganos).
Ao mesmo tempo, não descartam a transferência dos dinheiros públicos para os privados (os da oligarquia, claro, das elites, como no tempo do Estado Novo).
A questão das dívidas soberanas é o caso mais flagrante dessa transferência de dinheiros públicos para privados, tal como o são os leoninos contratos das PPPs, em que lucram sempre (e muito), quer haja retorno da parte dos utilizadores ou não.
Veja-se, a título de exemplo, as portagens.
Se os utentes passarem por elas e pagarem, os privados concessionários recebem.
Se os utentes não passarem pelas portagens, os concessionários recebem na mesma, através do Estado (ou seja, através dos contribuintes).
7 Maio, 2020 at 20:56
E reparas-te que a oligarquia que beneficia do rentismo proporcionado pelo Estado é praticamente a mesma? Os Mello venderam a participação na Brisa e vão reforçar os negócios a Saúde, com a CUF. Ui! A mesma CUF que obrigou os utentes dos hospitais CUF a pagar as máscaras cirúrgicas!
A promiscuidade entre a classe política e essa oligarquia é um grave problema de regime.
7 Maio, 2020 at 21:58
Já vi que leste o livro Os Donos de Portugal – Cem anos de poder económico (1910-2010).
Eu li-o já algum tempo…
🙂
7 Maio, 2020 at 21:05
Ah, e uma prova clara do salazarismo do Chega e do Ventura é o que constava no programa do “partido” sobre o SNS. Como depois gerou polémica, para não espantar a caça, ou seja, o eleitorado, mudaram o programa e disseram que afinal não era bem aquilo que defendem. São sonsos, mas uns sonsos perigosos.
7 Maio, 2020 at 21:59
“São sonsos, mas uns sonsos perigosos.”
Podes crer.
https://expresso.pt/politica/2019-12-15-Quem-e-o-ideologo-na-sombra-de-Andre-Ventura–Da-direita-armada-ao-programa-do-Chega
7 Maio, 2020 at 22:06
Mas até hoje nenhum bateu a sonsice do Paulo Portas…
https://www.youtube.com/watch?v=fzTKs6Nxmdo
https://www.youtube.com/watch?v=mUedvh61Yno
https://www.youtube.com/watch?v=0XJawEGhwTc
7 Maio, 2020 at 22:14
(falta aí o “irrevogável”, que não encontrei, mas encontrei mais isto)
https://www.youtube.com/watch?v=SENsaaNAzAk
https://www.youtube.com/watch?v=RS3g3PkFrFg
7 Maio, 2020 at 22:48
O processo dos submarinos foi arquivado porque a Alemanha nunca forneceu os elementos solicitados pela Justiça portuguesa, relacionados com as comissões pagas pela Ferrostaal ao GES e ao CDS.
Acredito que o governo alemão fez chantagem, ameaçando divulgar as provas de corrupção no negócio da Ferrostal com os portugueses, para obrigar o Portas a voltar atrás na saída do governo com o PSD.
Na altura falava-se que o CDS andava em conversas com o PS para ir para o governo com os socialistas, só que se houvesse eleições antecipadas aumentava o risco de ter haver um segundo resgate a Portugal e a Alemanha não queria nada disso. Aliás, a Alemanha nem queria que houvesse eleições em 2011, só que o PS não deixava cair o Sócrates e o Passos Coelho queria ser Primeiro-ministro. Assim, tivemos de levar com um resgate mais duro e punitivo por causa da teimosia dos dois partidos.
Portugal podia ter evitado ter a Troika a tutelá-lo – tal como a Espanha e a Itália exigiram e conseguiram – porque a UE queria conter o contágio do que se passava na Grécia. Tivemos essa oportunidade e os dois principais partidos falharam ao país. E o problema não era o valor do resgate, como defendia o PSD para se limpar. Ter cá a Troika mandou a imagem do país para o lixo e deixou marcas profundas no país e na reputação da UE em Portugal.
7 Maio, 2020 at 23:26
A primeira parte (sobre a razão dos submarinos) é um pouco inverosímil.
O restante sim. Tenho exactamente a mesma opinião.
8 Maio, 2020 at 9:34
O Liberalismo é completamente incompatível com o Fascismo ou Nazismo…
De um lado está uma diminuição do estado a funções mínimas e a maior liberdade individual possivel, do outro está um domínio do estado sobre tudo e todos….
Quanto ao Paços Coelho e o crl…caracterizar aquilo de fascismo ou neo-fascimo ou wathever é absurdo. Sim, o discurso punitivo tem alguma ligação com o que Salazar fez. Mas de resto não tem nada de parecido. Paços mandava os tugas emigrarem, não consta que o Salazar fosse amigo dessa “abertura”, o Paços queria menos estado em tudo e vender tudo o que era do estado, não me parece que o Salazar fosse amigo de o estado libertar-se de poder, Salazar punia de forma severa quem falava contra ele, não consta que seja o caso do Paços Coelho.
Apesar da minha pouca simpatia pelo Paços Coelho (mais pela sua frieza, falta de estratégia, falta de visão…basicamente um pau mandado que se limita a dizer “tem de ser” porque o “dono” lhe apontou um caminho”), se chamamos àquilo Fascismo…o que vamos chamar a um Ventura ou a um verdadeiro fascista?
7 Maio, 2020 at 23:58
O Ventura é um idiota. Não é racista nem fascista, é um idiota que gosta dos holofotes e sabe o que dizer para puxar um nicho de “mercado” que existe em Portugal, primeiro na CMTvMerda e agora na AR. O Livre fez mais ou menos a mesma coisa, sempre ali no quase….mas nunca dava. Foram buscar uma gaja polémica que tb não é flor que se cheire, resultado? AR.
Os mais burros seguem-no (Ventura ) e existam mtos, os mais inteligentes não votam nele nem ligam mto ao que ele diz, mas…..podem dizer, este idiota pegou num problema que ninguém quer falar e está a instrumentalizar a situação. Claro, Ventura é idiota mas não é burro.
A comunidade cigana tem problemas, e mtos deles são criados por eles mesmos. Podemos chamar-lhe o que quisermos, cultura…tradições…etc.
Facto. Não querem, nem desejam se integrar totalmente numa sociedade que tem direitos e deveres. Não me venham com exemplos pífios de pessoas de etnia cigana que de facto estão integrados sff, tal a raridade dos mesmos.
Um assunto que devia ser discutido e analisado está agora totalmente sequestrado pela extrema-direita, especialmente agora com o Chega, e aquilo que devia ser debatido de forma séria pelos políticos e sociedade em geral hoje em dia é tema radioactivo que ninguém toca e ninguém saber, deixaram isto nas mãos dos alucinados da extrema-direita e dos oportunistas à procura de tacho, e agora vou ser eu polémico. Sabem pq o discurso do Ventura contra os ciganos tem tanto sucesso? Porque na realidade a maior parte dos portugueses não gosta dos ciganos. Ponto.
Gostam do Ventura? Não propriamente. Mas não gostam dos ciganos.
Quaresma esteve bem. Nem que seja para fazer da resposta do Ventura motivo de chacota, um gajo que sobressaiu a falar de bola e que entrou na política a dizer que outro cidadão não podia falar de politica só pq é jogador de futebol. Priceless.
Posto isto, Quaresma tem alguma fundação para ajudar a sua etnia nos problemas desta? Se sim, onde e pq não aparecem mais ciganos de sucesso a ajudar quebrar o estigma e a trabalhar pela integração dos seus? Pois. Porque é que cada vez que vai alguém da federação ou comunidade cigana à tv explicar os seus pontos de vista é sempre alguém que mal sabe ler e escrever? Não há mais ninguém?
E os politicos que em vez de olharam para a situação só aparecem a rasgar as vestes se o idiota do Ventura disser algo? Mas alguma vez aquela malta sabe o que é viver num bairro social com ciganos? Sabe dos problemas das comunidades? Nunca lá metem o cu a não ser umas horas em campanha, os mesmo políticos que durante décadas não mais fizeram do que criar guetos.
Vão mas é todos p caralho pá. Todos são culpados. Desde o bloco central a passar por aquela esquerda burguesa com mania dos pobrezinhos e quão bem faz ao ego, partido do Táxi, PCP, tudo…
Ventura é o resultado desta malta toda.
Nota: O gajo do IL, aka refugo do Passos, não foi referido pq acho-o o meme na AR.
8 Maio, 2020 at 0:31
Muito bom.
Permite-me acrescentar que o AV tem muita gente das forças policiais a concordar com a posição dele.
Não apenas por simpatia, mas porque têm ali alguém que parece que os pode proteger das dificuldades por que passam no dia a dia.
É uma demagogia e fala-baratismo do gajo, mas é o que muitos gostam e querem ouvir.
8 Maio, 2020 at 0:39
Boa parte das forças policiais concorda com ele mas não está com ele, sim alguns elementos são da extrema direita sim, mas a maior parte não é e embora goste de ouvir o discurso, sobretudo em relação a cada vez mais falta de autoridade, que têm o seu ex libris nos tribunais qd os soltam por crimes contra as autoridades por exemplo. Tu hoje, podes literalemente dar uma cabeçada num PSP e amanhã está cá fora com TIR, o discuro do Ventura abraça isto e eles embora não tenham que ser propriamente apoiantes dele, e acredito que a maior parte não é, a verdade é que as autoridades policiais olham para um lado e para o outro e não vêem mais ninguém a falar disso…
8 Maio, 2020 at 0:44
“Não apenas por simpatia, mas porque têm ali alguém que parece que os pode proteger das dificuldades por que passam no dia a dia.”
Todos os regimes fascistas ou protofascistas musculam as suas polícias / Exércitos.
E é por isso que o Ventura bate nesta tecla.
8 Maio, 2020 at 0:48
Se bate nessa tecla é pq ela existe.
Cabe a quem pode e é eleito acabar com ela.
Mas depois tens um Presidente que vai tirar selfies…
8 Maio, 2020 at 0:42
“O Ventura é um idiota. Não é racista nem fascista, é um idiota…”
“Claro, Ventura é idiota mas não é burro.”
O Ventura é um idiota PERIGOSO.
Ele e quem está por trás dele.
E é isso que a malta ignora.
Depois, pode ser tarde demais…
8 Maio, 2020 at 0:50
É perigoso pq lhe dão tema.
Quem se esconde de uma posição ou situação simplesmente deixa lugar aberto para ser ocupado, e aí estás à mercê de qq alucinado.
8 Maio, 2020 at 10:00
A resposta do Quaresma foi exemplar.
Contudo:
Mas alguma vez aquela malta sabe o que é viver num bairro social com ciganos? Sabe dos problemas das comunidades? Nunca lá metem o cu a não ser umas horas em campanha, os mesmo políticos que durante décadas não mais fizeram do que criar guetos.
Vão mas é todos p caralho pá. Todos são culpados. Desde o bloco central a passar por aquela esquerda burguesa com mania dos pobrezinhos e quão bem faz ao ego, partido do Táxi, PCP, tudo…
Ventura é o resultado desta malta toda.”
Esta é a realidade.
Perguntem às populações de Beja, Moura, Vidigueira, Aljustrel, Cuba, Moura e etc… que coabitam próximo dessas comunidades, que decerto ouvirão o seu receio e sentimento acerca das mesmas.
SL
8 Maio, 2020 at 4:51
Os comentários no post que o Sporting fez no instagram, sobre o assunto são assustadores. Eu achei bem valorizar os valores pelos quais o Sporting se rege, pelos quais todos os clubes deviam dizer #eusou quaresma ou outra merda do género. Sem clubismos. Eu gosto do Quaresma. Na altura quando saiu do barcelona o Sporting não tinha dinheiro e o porto chegou-se à frente – ou o nosso presidente na altura era imbecil ou o que o valha, mas ele queria vir. Aprendeu a gostar do porto que o tratou bem pelos vistos. Mas eu gosto do nosso mustang.
8 Maio, 2020 at 10:08
+1
8 Maio, 2020 at 10:17
+1