… Carlos Lopes! Seria meio complicado apostar quem venceria, se ele se Joaquim Agostinho. Mas havia uma certeza: o Sporting ganharia sempre!
Obrigado a todos os que participaram e um obrigado ao Jaime Grilo pelo empenho na contabilização dos votos.
Viva o Sporting Clube de Portugal!
20 Maio, 2020 at 10:02
A minha aposta desde o início seguida de Agostinho.
“Carlos Lopes é sem dúvida uma das maiores figuras de sempre do Atletismo mundial, do desporto português e do Sporting Clube de Portugal”.
RIP JOAQUIM AGOSTINHO.
SL
20 Maio, 2020 at 10:11
Nos somos SPORTING CLUBE DE PORTUGAL….
20 Maio, 2020 at 10:15
Parabéns Carlos Lopes. Merecido.
20 Maio, 2020 at 10:21
Grande foto, pá.
Aliás, bela rúbrica. Faz bem à alma…
20 Maio, 2020 at 10:23
Agora o Cherba tem de arranjar maneira de dar o troféu ao Carlos Lopes!
Foi uma grande ideia e foi uma grande rubrica!
Parabéns ao Carlos Lopes!
20 Maio, 2020 at 10:26
Porque não a aquisição de uma recordação com o símbolo da tasca comparticipada pelos tasqueiros que assim o desejem assumir.
Eu participo.
SL
20 Maio, 2020 at 10:30
Isso! Eu também!
20 Maio, 2020 at 10:24
Inteiramente merecido. É sem duvida, um ídolo dos Sportiguistas. Que orgulho ser deste clube.
Carlos Lopes é enorme e é eterno!
20 Maio, 2020 at 10:28
O vencedor é o Carlos Lopes, e sortudos de nós de termos um clube onde passou tanta gente merecedora desta distinção.
20 Maio, 2020 at 10:29
Verdade.
Repara, há o pavilhão JR e o pavilhão CL.
Somos enormes. Ahaha
20 Maio, 2020 at 10:41
Esta novel e disputada iniciativa (parabéns Cherba) veio demonstrar – se tal fosse preciso- que o Sporting é o ÚNICO Clube português que regista no seu longo historial dezenas de grandes e gradas figuras com palmarés suficiente para ombrearem com os maiores do Mundo.
Ganhou o nosso grande Carlos Lopes, como poderia ter ganho outro dos tantos ícones que enobrecem a nossa Galeria de campeões
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !!!
20 Maio, 2020 at 10:50
Um dos maiores ícones do desporto nacional. Somente num país da tanga como o nosso, Carlos Lopes não é idolatrado.
Uma referência da minha infância/juventude, a par do Agostinho, um dos tais que emana sportinguismo, se é que essa essência existe na realidade.
Uma palavra para todos os nomeados (pessoalmente escolhi 3 que sabia não terem chance de chegar aos 32), uma demonstração da grandeza histórica deste clube. E deu para relembrar uns nomes de que, por uma razão ou outra, me esquecera.
Há que deixar a nota em relação à entrada de treinadores e dirigentes nesta votação. Soa a um misto de desilusão com atletas, com politização (até porque houve votos na final em dirigentes que nem a concurso estavam na altura) do clube. Acaba por ser compreensível.
Figuras como Moniz Pereira (cuja relevância para o atletismo em particular e desporto em geral vai muito para lá das medalhas que os seus pupilos conseguiram) e Aurélio Pereira são incontornáveis na História do Clube, e sem estes muitos dos ídolos a votação não o seriam sequer (aproveito para lembrar outra figura um tanto ou quanto ignorada, Bernardo Manuel), mas convenhamos que quem nos leva ao estádio, pavilhão ou pista para berrar e roer as unhas não são os homens por trás do atleta. Quando o Mamede decidiu parar de correr ninguém atirou coisas à tv vociferando contra o Professor, quando a Rosa Mota perguntou se a maratona era só aquilo ninguém pensou no José Pedrosa, quantos sabem quem é o treinador da Mamona?
Uma palavra para a quota feminina, mostra o que é o desporto de alta competição em Portugal, aí nem o Sporting consegue fugir à regra.
Parabéns ao Cherba por esta magnífica iniciativa.
20 Maio, 2020 at 14:27
Somente num país da tanga como o nosso, Carlos Lopes não é idolatrado. Como, Agostinho, o Professor Moniz Correia, o eclético Jesus Correia, o Fernando Peyroteu, o José Travassos (Zé da Europa), o António Livramento, a Naide Gomes, o Fernando Mamede (longos anos recordista mundial e europeu dos 10 000 metros e europeu dos 5 000metros), os irmãos Cstro que com Lopes e Mamede fizeram de Portugal e do Sporting multi campeões mundiais de estrada e de corta mato.
E tantos e tantos outros outros que co maior ou menor destaque ajudaram a fazer do Sporting o Clube mais Eclético da Europa e do Mundo.
Por isso é que, por mais merda que alguns com responsabilidade façam, não perco NUNCA o meu orgulho e ser Sporting.
SL
20 Maio, 2020 at 10:57
Muito merecido. Outros também mereceriam, mas está muito bem entregue.
Uma das pessoas que merecia uma estátua perto do estádio, uma das pessoas pelas quais o estádio jamais podia ter sido pensado sem uma pista de atletismo que bem podia ter o nome dele. Um colosso – tão grande como os maiores de sempre.
20 Maio, 2020 at 11:05
Grande foto, grande iniciativa.
Saibamos manter este espirito e passa-lo aos nossos filhos, saibamos honrar o Esforco, Dedicacao, Devocao e Gloria de tantos que fizeram do Sporting um dos maiores Clubes do Mundo, um simbolo do ecletismo ‘a escala mundial.
SL
20 Maio, 2020 at 12:15
bela foto sim senhor!
20 Maio, 2020 at 11:16
Esta bom.
Esta iniciativa foi um golaço de belo efeito.
20 Maio, 2020 at 11:26
Grd iniciativa, mts parabéns a todos!
Permitam-me dizer q e algo injusto pq na realidade sao imensos os “ídolos” q, na minha modesta opinião, acompanham C.Lopes no pódio.
Mas n deixa de ser interessante q quem ganhou foi alguém do atletismo, e a maioria dos q chegaram mais longe foram exactamente das modalidades… onde anda o “Core Business” futebol… ah pois e!
Uma direcção q n respeita a Historia do clube e n quer PERCEBER a sua verdadeira essência: e algo de fundamentalmente mt errado e nocivo para o SCP.
20 Maio, 2020 at 12:02
Bem observado Doc.
Esta feliz iniciativa do Cherba pôs em cheque a tese dos arautos do “só futebol e nada mais do que futebol se quisermos ser grandes” = (a iluminada tese roquettista que nos fez perder 20 anos de competição e dezenas de títulos).
As nossas modalidades aportam um contributo sem igual na coroa de glória que ostenta o nosso Clube. Atletas e Títulos para a Eternidade!
Graças a isso não ficamos naquela de gaguejar como os lampias quando interrogados sobre os motivos de exultarem com os “feitos”do seu clube: “Tivemos o grande Inzé”, e mais o quê? “Pois tivemos o grande Inzé” , “Viram aqueles golos contra a Coreia?”
Essa a diferença entre um Clube NACIONAL e os clubes de aldeia, cidade ou região.
SL
20 Maio, 2020 at 12:15
nem mais!
20 Maio, 2020 at 14:29
O Clube do Mundo com mais títulos continentais em diferentes modalidades.
O MAIS ECLÉTICO, por isso.
SL
20 Maio, 2020 at 11:55
Pegando no que esta acima escrito, não foi nenhum futebolista que nos “fez” Sportinguistas pelo menos á maioria de nós, o que nos fez Sportinguistas foi um todo eclético e ambicioso, foi o hóquei, o andebol, o atletismo, o ciclismo e claro também o futebol, todos temos ídolos futebolísticos não vale a pena escamotear o assunto, os 5 violinos (de que só ouvimos falar) Damas, Balakov etc….
Mas para nós isso só não chega, temos outros interesses, outros acontecimentos desportivos na nossa vida que nos fizeram ser do SCP e se calhar até outros valores que nos distinguem dos nossos “inimigos” e é por ai que começa a actual clivagem nos adeptos do clube, quando não nos reconhecemos nos actuais ou antigos valores da linhagem croquete esbate-se a diferença entre o Sporting e qualquer outro clube…
SL
20 Maio, 2020 at 12:16
+1
20 Maio, 2020 at 12:05
Vi-o correr aqui num corta-mato (penso que era um nacional) no Barreiro, na saudosa Fonte das Ratas, transformada agora num conjunto de predios parecidos a caixa de fosforos ao alto… enfim. Eu teria talvez uns 5 anos de idade. Ve-lo passar por mim, mais a alcateia de leões que o seguiam, comandando o pelotão! Primeiro contacto direto e ao vivo com o Sporting Clube de Portugal!
20 Maio, 2020 at 12:17
Também vivi momentos desses, o Lopes ou o Mamede em primeiro depois um “monte” de atletas do SCP e a seguir os outros….Era brutal!!!
Mas o que me preocupa mesmo no que disseste foi a Fonte ter secado….
SL
20 Maio, 2020 at 13:01
Stay calm TO; a cirurgia de redesignação sexual continua em alta! Quando uma fonte seca, outras brotam em novos lugares! eheheh
20 Maio, 2020 at 14:33
Ah ah ah ah ah bonito serviço este
20 Maio, 2020 at 15:51
Ehehehe estragaram-me o desabafo. Mas quem manda aquela mata ter esta alcunha?!
20 Maio, 2020 at 18:03
Ai é uma “mata” ? Piorou…
20 Maio, 2020 at 18:57
Era uma mata….antes de lhe passarem a Gillette
20 Maio, 2020 at 20:00
eh eh eh
20 Maio, 2020 at 12:38
O melhor atleta do mundo e minha escolha.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Ah, Carlos Lopes só não é idolatrado em Portugal, porque a comunicação social nacional portuguesa não o permitiu, e não permite que um atleta do Sporting, que um Sportinguista, mesmo sendo o melhor do mundo na sua modalidade, como claramente (para mim) o foi Carlos Lopes, consiga obter o reconhecimento de que é merecedor, que a sua gesta desportiva seja cantada e glorificada pelos cantos e recantos do país que tantas e tantas vezes encheu de orgulho e de emoções até as lágrimas, como nenhum outro atleta e desportista português alguma vez o conseguiu fazer!
20 Maio, 2020 at 13:20
Victor, vidé caso Peyroteo: esta Nação encornada prefere MORRER ANÓNIMA do que aceitar a ter nos seus símbolos de referência o nome/título do melhor goleador mundial DE TODOS OS TEMPOS. Tivesse sido ele atleta do clube do regime, logicamente que estaria no Panteão, teria direito a uma monumental Estátua -tipo Marquês- e veria o seu nome no Estádio Nacional, em ruas e avenidas espalhadas por esse país fora……
20 Maio, 2020 at 12:52
O Jaime Grilo nunca me enganou!
Aposto que ouve “churrasquinho” na contabilização dos votos.
É mais do que óbvio que a verdadeira vencedora era a Patrícia Mamona! Ninguém fica melhor de leão ao peito do que ela
20 Maio, 2020 at 13:06
Embora o acusado esteja a alegar que está a ser vítima de infodemia, lá diz o Povão que “nã há fume sem fogue”
20 Maio, 2020 at 13:09
Houve*
20 Maio, 2020 at 14:32
O Lyonne queria era dizer que onde o leão fica melhor é nos peitos da Patrícia Mamona.
SL
20 Maio, 2020 at 20:15
Se houvesse “churrasquinho”, ganhava o Joaquim Agostinho. 😀
20 Maio, 2020 at 13:38
Assinou-me um autógrafo nas Arcadas da Praça do Giraldo, por cima de um SG Ventil, para não furar o papel da senha de almoço da cantina da Universidade.
Fiquei sem almoço e sem o autógrafo, uns tempos depois que o afoguei na máquina de lavar.
Mas fiquei com recordações por cima de outras.
Bem entregue
20 Maio, 2020 at 13:41
Merecido…
20 Maio, 2020 at 13:55
Ainda hoje faz-me comichão termos construido um estadio sem pista de atletismo.
20 Maio, 2020 at 14:37
Deveríamos era ter construído um complexo de atletismo e que servisse também outros desportos como o Rugby e o Ciclismo. (Este deveria ser um projecto para uma próxima Direcção que saiba dirigir.).
O Estádio já tem o fosso a mais.
Os jogadores e os árbitros precisam de “sentir” a força dos adeptos.
Um abraço e SL
20 Maio, 2020 at 14:43
Estou completamente de acordo.
Foi coisa que nunca gostei muito no antigo (apesar de ser mítica)….
20 Maio, 2020 at 15:11
Tantas vezes eu dizia (tb por influência dos estádio ingleses) que o vulcão de Alvalade seria diferente sem a pista pela proximidade, mas aquela pista era de facto mítica. Fazia parte.
E fazer um estádio sem pista… mas com fosso… que filhos da puta.
20 Maio, 2020 at 15:51
Deprimente… deprimente.
20 Maio, 2020 at 16:44
Vulcao? Mas ainda queres que o Sporting queime mais?
20 Maio, 2020 at 14:56
Com os adversários e os bois de preto a sentirem a respiração dos adeptos na nunca, cuidado. Não seria fácil jogar em Alvalade.
20 Maio, 2020 at 14:56
nuca*
20 Maio, 2020 at 15:43
Maior parte é tudo manso. Então se nem um presidente conseguem correr vão agora intimidar árbitros.
Esquece isso…
20 Maio, 2020 at 15:21
Complexo de atletismo que servisse o ciclismo.
Sério?
20 Maio, 2020 at 18:34
Uma pista de Ciclismo exterior à de Atletismo, como havia no velho Alvalade. Para treino de sprinters e de contra-relógios por equipas; para provas de perseguição. Bancadas só em metade do perímetro e com as filas (degraus) idênticas ao Aurélio Pereira. Daria para uns 8 a 10.000 lugares. Poderia ser atractivo para: algumas provas de atletismo (nomeadamente para organizarmos a Champions; alguns jogos de Rugby de 11 (Torneios com equipas espanholas e francesas para aumentar a competitividade das nossas atletas) e de15 (Troféu Ibérico); os jogos do Futebol Feminino e alguns dos Juniores (contra Toupeiras e Morcões). O serviço essencial seria o treino regular do Atletismo. Tudo o resto seriam procuras de rentabilização do espaço.
E ter um espaço que habituasse os adeptos e criasse um público para outras Modalidades que não o Futebol sénior Masculino ou os Seniores do PJR. De preferência um espaço com uma envolvência como o do Jamor, que propicie experiências de convívio de adeptos, particularmente vindos dos Núcleos.
Um abraço e SL
20 Maio, 2020 at 19:30
Álvaro por favor, não copies o programa do varandim para o próximo consulado.A isso se chama plágio!
E por falar no capitão mata-ratos, confirma-se mais uma baixa:
https://bancada.pt/futebol/portugal/miguel-quaresma-deixa-a-direcao-tecnica-da-academia-do-sporting
20 Maio, 2020 at 20:05
Não vejo a mínima utilidade ou rentabilidade de uma pista de ciclismo.
Ter uma pista de tartan (cara) para “organizar Champions” nem comento.
Uma coisa são infra estruturas de treino, outra são de competição. O Sporting, antes mais, precisa das primeiras. Se falamos em particular no atletismo, mais falta faz uma pista coberta. E neste caso é preciso perceber que muitos atletas nem em Lisboa treinam.
20 Maio, 2020 at 19:23
Sempre sonhei com um pavilhão onmisports do tipo Paris-Bercy (um pouco mais pequeno) nos terrenos do antigo Alvalade. Pista de atletismo e provas da IAAF, super concertos, ciclismo, motociclismo e exposições nacionais e internacionais, congressos etc, etc. Um investimento colossal mas com retorno garantido. Bem gerido, é muito mais rentável do que a saudosa Fonte das Ratas do antigo Barreiro
20 Maio, 2020 at 22:45
Outra vez? Andas a falar muito dessa fonte…
20 Maio, 2020 at 14:08
Ficou bem entregue a vitória…
20 Maio, 2020 at 14:52
Está certo, votei em Joaquim Agostinho, emocionalmente tocou-me muito a sua morte,, fui até ao hospital da CUF na Infante Santo, para onde ele foi após a queda no Algarve, sofri muito, falei com elementos da família, com o presidente João Rocha e sofri muito por ele. Foi uma lástima o que aconteceu. Chorei muito.
20 Maio, 2020 at 14:56
Grande Carlos!!
20 Maio, 2020 at 15:09
Duvida.
O Carlos Lopes hoje tem alguma ligação ao clube? Sem ser sentimental, naturalmente.
Alguma função, algum tipo de voluntariado, algo?
Alguém sabe?
20 Maio, 2020 at 15:22
Director da secção de Atletismo.
20 Maio, 2020 at 17:05
Desde setembro/2013
20 Maio, 2020 at 16:04
Em miúdo nunca fui de ter as paredes do meu quarto forradas mas durante anos na porta do quarto esteve um “poster” A4 com a foto de Carlos Lopes segurando a bandeira de Portugal, nunca esqueci o dorsal 723 com que foi Campeão Olimpico.
Tenho também guardado com muito carinho porque era do meu pai um livro editado em 1971 que conta as primeiras aventuras de Joaquim Agostinho no Tour de França, são essas memórias como as dos relatos de hoquei que me fizeram Sportinguista, em conjunto claro com a equipa de futebol que venceu os campeonatos no inicio dos anos 80
20 Maio, 2020 at 17:17
Parabéns ao campionissimo Carlos Lopes.
20 Maio, 2020 at 17:28
Excelente iniciativa.
No meio de tanta loucura na direcção do Sporting, foi um bocado como limpar as vistas. Não conheço nenhum clube com tantas e boas referências como o nosso. Saibamos agarrar-nos a isso.
20 Maio, 2020 at 20:20
Bem entregue
21 Maio, 2020 at 10:51
Uma lembrança de dois dos melhores atletas de sempre, no atletismo:
https://www.youtube.com/watch?v=yLCJGsuRosk