Agora é que vai ser. Varandas divide as idas à Champions com as toupeiras. Eles vão em primeiro e os miúdos vão à montra em segundo. O jm trata do resto. Eles depois do prometido penta até deixam ganhar um para os espadinhas roerem a cenoura mais uns anos.
1 a cada 8 ou 10 anos para manter o “parceiro” manso? Não me chocava…
Eles já viram que um Sporting forte lhes faz frente mesmo com a teia toda montada…
1 cenoura por década e fazem o que lhes apetece. Os espadinhas iam aplaudir e fazer estátua ao dôtôr.
Não me desagrada que possam existir melhores relações institucionais entre os dois clubes da capital ( aliás com todos os clubes)
Acho uma estupidez todo o “ódio criado à volta do futebol”
Mas uma coisa será existirem boas relações institucionais..,
Outra bem diferente será “deixamo-nos comer de cebolada “ ( como dizia o outro) e como sempre aconteceu.. .
Quando alguém “é reles por natureza “…
Não vai mudar “ por acordos”..,
Bom dia! Como tenho vindo repetidamente a alertar – não com o intuito de arranjar polémica, mas apenas de exprimir uma opinião – julgo que a posição do Sporting em relação a Porto e Benfica deveria ser a mesma: equidistância e respeito (se deles forem merecedores). A crua verdade é que, no momento actual não creio que o Benfica seja merecedor desse respeito. Contudo, intriga-me perceber que o Porto não é, nunca foi e dificilmente será (enquanto houver Pinto da Costa) merecedor do mesmo e a generalidade dos sportinguistas (não todos), fica em modo de gato assanhado quando ouve o nome Benfica e aceita com um relativa leviandade tudo o que vem do Porto, o clube que mais prejudicou o panorama desportivo nacional e em particular o Sporting (do ponto de vista histórico, claramente). Fica a pergunta: alguém acredita que se o Apito Dourado tivesse culminado numa punição exemplar e proporcional ao dano causado do Porto, estaríamos agora a falar de vouchers, padres e toupeiras?
No entanto, continua o foco desviado do essencial: a preocupação deveria ser o Sporting e dá-me a sensação que no momento actual qualquer manobra de diversão é suficiente para virar a cabeça para outro lado.
Nunca percebi o que quer dizer isso de “respeito”…
A posição do Sporting em relação aos outros grandes é simples.
Denuncia dos podres em que vivem.
Se tiverem propostas interessantes e que sejam do interesse do futebol, votá-las favoravelmente, tudo o que seja propostas que não são do interesse do futebol, votar contra. E ter propostas próprias de transformação do futebol tuga. Quem quer vota, quem não quer, rejeita.
Não é preciso mais posicionamento nenhum nem alianças nenhumas, até porque é óbvio para todos que o Sporting fica sempre a perder. Para mim o primeiro sinal de fraqueza de uma direcção são essas alianças…
NAo creio que a ideia subjacente sejam aliancas mas sim defesa de interesses comuns (o que chamas de votacoes); interesses concertados, lobbying, defesa do negocio comum devem ser sempre incentivadas principalmente no que ‘as leis (e mercado) diz respeito.
O resto sao rivalidades dentro de campo e (e apoio 101%) denuncias de ilegalidades fora dele.
Compreendo a vossa abordagem e , de facto, não quis chegar nem a alianças (concordo que a existirem são logo sinal de fraqueza), nem a interesses comuns. O interesse do Sporting deve ser sempre o interesse próprio. Se e quem quiser que venha atrás.
Quis mais sublinhar que o Sporting, principalmente ao longo dos últimos 30 anos não foi coerente na abordagem que fez nas relações com os maiores rivais e levou que contar.
Chateia-me imenso (e tenho tantas razões fundamentadas que dariam pano para mangas) que haja uma espécie de “simpatia” (não é a melhor palavra, mas à falta de melhor…) pelo Porto ou uma passividade em determinados assuntos que pelo Benfica não há.
Não quero com isto dizer que devemos aproximar-nos ao Benfica (cruzes, credo…). Apenas que deveríamos tratar o Porto por igual.
Às vezes (não estou a referir-me a ninguém em particular e enfia a carapuça quem quiser) há sportinguistas que se alimentam fortemente do insucesso do Benfica como se isso fosse o que nos movesse. Se gostamos de um clube, o propósito do adepto/sócio/simpatizante deverá ser regozijar-se com ele e não com a negação do adversário. É o que eles querem…é dar-lhes força. Chateia-me abrir blogs do Sporting e ver salientados os insucessos dos outros como se fossem vitórias nossas.
Isto que eu disse não é essencial, mas é um sinal indesmentível que alguma coisa está mal.
Completamente de acordo com o Tiago.
A defesa de interesses comuns faz-se no âmbito da Liga e nunca dos chamados 3 grandes.
E nem me venham com a história de haver interesses que apenas são comuns aos 3 grandes, porque esses, se excluem os outros, não defendem o interesse do Futebol e logo, deverão TAMBÉM ser considerados CONTRÁRIOS AOS INTERESSES DO SPORTING.
O Sporting não tem de estabelecer “diplomacias de equilíbrios por equidistância”. Primeiro, porque nesses “equilibrismos” somos sempre os primeiros a estatelarmo-nos no chão e geralmente sem rede. Depois porque a nossa atitude tem de ser PROACTIVA.
Tem de ser o Sporting a (voltar a) estar na linha da frente das propostas pela higienização do Futebol português, quer agradem ou não a toupeiras e a fruteiros [retomar propostas de regeneração do Futebol português junto da LPFP, da FPF, da APAF e de todas a AFs: divulgação pública dos relatórios dos árbitros, dos seus avaliadores e dos Delegados; divulgação semanal do escalonamento da classificação dos árbitros profissionais; sorteio dos árbitros, árbitros assistentes e equipas VAR com a única condição de não acumulação desequilibrada de apitarem jogos das mesmas equipas; divulgação em directo dos áudios do árbitro e do vídeo VAR; criação de uma Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação das Competições (1ª e 2ª Liga e Taça da Liga) com vista a aquilatar condições e propostas de melhoramento competitivo (desportivo, financeiro, de imagem e de internacionalização); e outras].
Vamos receber negas dos grandes? muito provavelmente! Mas ficamos com o trunfo de cadavez que cada um deles se queixe ou levante suspeições sobre a integridade das competições. A maior parte dos outros clubes andarão de “rabo preso” às negas dos 2 corruptores? é natural que sim. Mas alguns não andarão (historicamente o Guimarães, por exemplo tem sido o mais predisposto a acompanhar medidas de regeneração das competições). E a tendência é para se irem criando cisões não entre o grupo que defende lealdade e transparência mas entre os outros á medida que forem sendo engolido pelas distorções ilegais.
Além disso, haveria que fazer promoção dessas medidas de maior transparência em fóruns internacionais (retomar os Congresso The Future of Football e participar nos Soccerex). Aí deveremos reassumir a nossa posição e vanguarda por um Futebol mais leal mas também mais equitativo, mais modernizado, masi inovador, masi atractivo paras as novas gerações de adeptos.
Claro que isto é tudo o que estes dirigentes não são capazes de fazer.
Realmente o que serve na actualidade andar preocupado com vouchers, toupeiras e padres quando temos a própria casa a arder.
A diferença entre o apito dourado e estes casos recentes é que o Porto era um esquema que não ultrapassava muito a arbitragem, uns jogos com umas prostitutas e pouco mais. Com o slb a coisa vai muito além disso. Enquanto o FCP queria ganhar jogos e títulos, o slb quer eliminar, extinguir adversários! Tens dois exemplos como o objectivo deles é que os outros estejam mal: quando andavam os clubes a negociar centralização de direitos transmissão, eles às escondidas assinam um contrato com a NOS e afirmam que agora acabou o mercado, que fizeram um contrato que vale mais que todos juntos! Quando o SCP faz um melhor imediatamente choram porque não podia ser o SCP receber tanto!
Outro exemplo: renegociação com a banca! Que não podia ser, onde já se viu bancos “perdoar” dívidas ao SCP.
Se fossem pessoas como deve ser deviam era dizer: epa também quero renegociar assim, chegavam ao pé dos bancos e diziam se o SCP pode eu também quero.
O principal objetivo é que os outros estejam mal, querem ser melhores porque os outros estão mal e não por méritos próprios. O fcp é um pouco diferente, querem ser melhores mas por méritos próprios. Atenção que méritos, se for preciso, também por meios ilegais
Concordo com tudo o que disse relativamente ao Benfica, mas não posso concordar com a parte do Porto. Esse discurso é, a meu ver, menorizar a podridão que o Porto plantou. O esquema foi MUITO além dos jogos de futebol. E para mim, a menos que alguém me consiga explicar de forma diferente, neste contexto “eliminar adversários” e “ser melhor que os outros” é rigorosamente igual. Ignorar isto é ignorar por completo o que o «tandem» Pedroto-Pinto da Costa trouxe. E quando sugere que o Porto não quis prejudicar os outros, convido-o a reflectir, a estudar a documentação disponível para ver se chega ou não à conclusão que foi a organização criminosa que mais quis destruir o Sporting. Para se tornar challenger do Benfica, havia que destronar o que se intrometia entre ambos e que éramos nós. O esquema do Benfica é também ele muito podre, mas apanha-nos completamente fragilizados, ao passo que o outro fragilizou-nos ao longo dos tempos e a gente a rir-se de mãos dadas com eles…
Uma equipa que o objetivo é ganhar títulos as apostas devem ser é na qualidade. Os adeptos também falam muito na formação mas é só antes de começar a jogar, depois os da formação também não servem, exemplos que já vi escritos aqui:
GR- Max, já se viu que não serve para titular. Tem que se comprar um GR
LD- Esgaio. Burro do BdC e JJ, o braga tem melhor plantel jogadores que o SCP, o Esgaio é melhor que o Risto e Rosier. Sai notícias da possibilidade da compra passou automaticamente a para quê? O Risto e Rosier são melhores
DC- Ilori. Pior central da história. O Ruben Semedo é que era bom, mas quando estava no SCP era burro que nem uma porta, lampião. Fala-se na ida para o slb, pois o jm só faz negócios com o benfica, fala-se na ida para o SCP é lampião, indisciplinado e entulho. Domingos Duarte e Ivanildo é que são bons como o Demiral.
MC- Miguel Luís – nunca mais me esqueço desta: pior jogador da história da formação. O Xico não joga é o melhor, o Xico entra já não serve, não jogou na Alemanha, na Grécia, é mole, não tem intensidade. O Daniel Bragança é que era.
EXT- Camacho muito caro, o Jovane é melhor. Jovane joga, não serve, só joga bem a suplente.
10- Matheus Pereira não treina bem, tem a mania que é vedeta. Brilha na Inglaterra pois já viram, toda a gente sabia que é um jogador top.
PL- Pedro Mendes – Sub23 goleador tem coisas de Slimani. Joga um pouco nos A, marca um golo pois não se entende porque não apostam mais. Joga um bocadinho mais, não serve, têm que investir num ponta de lança, PM não serve para uma equipa grande como o SCP, marca nos sub 23 porque os adversários são miúdos.
Palhinha: o que se diz e escreveu por ter jogado e cometido aquele erro no Dragão?!? Emprestado ao Braga já ninguém percebe.
O maior exemplo é o NANI: joga falha um drible era assobiado, está velho, já não serve para o SCP! Vai embora passou como é possível dispensarem um jogador destes, com amor ao clube?!
São exemplos recentes. Cada pessoa tem a sua opinião mas enquanto estiverem de Leão ao peito faz-me muita confusão os assobios ao primeiro erro, ao primeiro drible falhado, ao passe para o lado e aos comentários que é sempre os outros é que são bons.
Por isso é que um clube deve ser gerido conforme um plano estratégico e princípios muito claro que são votados em eleições e não conforme “sopra o vento”….
Se todos os sócios estiverem preparados para 4 anos austeros, acima de tudo com muita a gente da academia a jogar e com recursos limitados de forma a resolver a situação financeira do clube, se esse plano ganhar eleições e se for implementado conforme foi votado e se for sendo explicado aos sócios o que está a ser feito e houver uma proximidade grande com os adeptos que os “chame” a ajudar vai ter uma margem de manobra.
Se for eleito com ideias vagas, se não explicar o que está a ser feito, se meter tudo em cima da fé de que vai correr bem e vamos ganhar porque eu percebo disto e porque tudo o que vem é topo….claro que aos primeiros sinais que está tudo mal até os mais ceguinhos começam a desconfiar…
E isto não é teoria…é assim…
Os adeptos do Sporting, ao contrário do que dizes, estão muito disponíveis para ver uma equipa não ganhar. Os exemplos são mais que evidentes…do Paulo Bento ao Leonardo Jardim. Os nossos melhores anos desde 2004 foram os mais austeros e de maior aposta na formação. Podes achar que é um acaso…eu não acho…
Aliás se fores aos últimos 30 e tal anos, só no ano do Jardel é que um ano de investimento alto no plantel teve sucesso e a esmagadora maioria dos anos de maior investimento no plantel foram um buraco onde não havia paciência nenhuma para o falhanço.
Já os melhores e os que melhor prepararam a equipa para anos de topo foram os que houve restrições e contenção com aposta na rapaziada mais nova….
Eu não tenho a mínima duvida. O Sporting precisa de 3/4 anos para construir uma equipa como as melhores que já teve…se aproveitar esses anos para reestruturar completamente o Sporting financeiramente, então o Sporting será MUITO mais forte…
O problema é que admites que partes atrás e dificilmente chegas ao título. Mas depois até corre bem, andas lá em cima, dá o cheirinho a campeonato… vale a pena investir forte.
É verdade…é nessa altura que se torna mais difícil de resistir. Mas ao menos chega-se a essa altura…
Ainda por cima eu sei que sou um “bicho estranho”….que não consegue perceber qual é a ligação entre gastar mais 10M ou 15M em jogadores e ser mais competitivo….Muito raramente vi essa ligação mas toda a gente acha que sim…que o que é preciso para ser competitivo é enterrar uma fortuna na equipa e que sem isso não temos hipótese….
A seguir a um 7º lugar, não retirando o mérito a LJ, o trabalho ficou facilitado.
Paulo Bento quando entrou e durante 2/3 épocas o segundo lugar e principalmente ficar à frente do slb, com duas taças de Portugal facilitou e muito! Mas ao fim dessas 2/3 épocas já tinha até começado a conversa da imagem do treinador, do risco ao meio!
O problema do SCP se fosse apenas financeiro já não estaria mais que resolvido?? Tens orçamentos que triplicam o braga e ficas atrás do braga.
Estaria resolvido se tivesse havido vontade real de o resolver em definitivo, mesmo que isso custa-se a reeleição. Mas não houve….
O problema não é só financeiro mas é o problema financeiro que não te permite ser competitivo mais do que 1 ou 2 anos seguidos…porque a fragilidade é tanta que ao primeiro espirro o Sporting fica de calças na mão….
O trabalho não ficou facilitado…o trabalho foi bem feito e os adeptos compreenderam que tinha de ser aquele o caminho naquela altura. Isso é que facilita.
A questão é que estás num momento desses. Parece-me evidente para +- toda a gente que o Sporting precisa de uma reconstrução total. Por isso estás exactamente num momento em que isso está bastante facilitado (está desde o ataque à Academia…nós é que rebentámos com 2 anos à estúpida).
Claro que depois chegas a um momento em que tens de acrescentar valor e em que o que precisas não é de putos e de reestruturação mas sim de 2 ou 3 acrescentos chave em que tens de gastar dinheiro. Mas este não é esse momento e não será nos próximos 2 ou 3 anos. Se calhar ao 3 ou 4 começas a ter essa pressão dos adeptos…e aí, como disse o Nuno, é que a porca torce o rabo. E por isso se queres alargar um bocadinho nessa altura tens de fazer um esforço a sério nos 2/3 primeiros para não andares a querer tirar um coelho da cartola para dizer que és um mestre a descobrir talento.
E eu volto a dizer…posso ser eu mas não consigo perceber a correlação entre ser mais ou menos competitivo gastando 10 ou 15M no mercado ou gastando 30 ou 40 ou gastar 50M em salários ou 60M….
Continuo a achar que o problema é desportivo! O que se tem resolver é o problema desportivo! O problema financeiro existe claro mas não será a resolver o financeiro que resolves o desportivo. O contrário já acredito, resolvendo o problema desportivo o problema financeiro também se resolve. Retirando as falcatruas que utilizam para o fazer, como é que o slb fez? Ganhar, ganhar e agora sim aos poucos o passivo diminui.
Mas gastar 10/15 milhões em em 5 jogadores de 3 milhões que pelo histórico recente tem sido deitar dinheiro fora. Por exemplo na última entrevista Varandas disse uma coisa que não faz sentido nenhum, ou melhor ele não disse uma que fizesse sentido mas uma delas foi: não tínhamos dinheiro mas tínhamos que compor o plantel?? Nunca na vida se devia gastar um cêntimo para compor plantel essa deveria ser a regra!! Para compor estão lá sub23/juniores!
Quando uma direção parte para a contratação de um jogador, e isso representa um custo avultado para o clube, tem de ter 95% certeza que ele será MUITO MELHOR do que o jogador da formação que está no plantel.
Não acredito que nenhum desses jogadores que estão aí mencionados, e que foram contratados para depois “despachar” os nossos, cumpra esse critério. Podem vir com os argumentos todos do mundo que não pega….e sendo assim só posso considerar péssimos atos de gestão.
E isto serve para a direção do bruno, do varandas ou de qq outro..
O I KNOW WHO YOU ARE está redondamente enganado , no que diz respeito a quem mais prejudicou o SCP em termos desportivos (, deve ser duma geração jovem )devido á corrupção – Veja só uma coisa . Há quantos anos o SCP não ganha um campeonato em luta com os lampiões????e em luta com o Porto consegue …..
aí já não concordo com o Tiago. As 2 únicas vezes nos últimos trinta e muitos anos (38) o Benfica não esteve na luta (foi Porto e Boavista).
E a verdade é que nos anos de domínio do FCP a neutralização do Sporting deu-se por alianças do Benfica a Norte e os poucos em que o Benfica se intrometia foi quando procurou alianças a Sul, que eram rapidamente rompidas porque a rivalidade lisboeta acabava por se sobrepor (vide episódios João Pinto seguido de Paulo Sousa / Pacheco) e a subsequente retoma do Porto -(também com os habituais tiros no pé na nossa casa, ver episódio B.Robson)
O fcp foi o que despoletou o início do declínio do Sporting. Por querer conquistar o lugar que ele detinha no futebol. O principal prejudicado nos anos do apito dourado foi o Sporting, e até me lembro de ter lido algures que alguns árbitros diziam que enquanto apitassem o Sporting não seria campeão. Foi a altura do “toma lá um presunto” dito por um árbitro, creio que ao Pedro Barbosa, em Chaves, foi o início das roubalheiras à descarada. O esselbê sempre teve poder, e a esse não conseguiam atingir com a mesma força. Vieira e a sua ideologia “ter pessoas nos sítios certos” reforçaram-na, e hoje em dia, associada à roubalheira em campo, temos a subserviência e compadrio de comunicação social, poder político, judicial… têm todos nas mãos. Está à vista, é tudo feito às claras e nada podemos fazer para contrariar. Só reclamar, só denunciar, mas, na prática… não podemos fazer nada. Daí a satisfação em ver artigos no New York Times, em Itália, em Espanha. O problema é que até esses são “editados” na CS, e quem só se informe nesse meio fica sem saber da missa a metade e nem se apercebe bem da gravidade das coisas porque a CS se encarrega de as desvalorizar. Há muita gente nas redes sociais, mas não as suficientes. É desesperante este sentimento de impotência. E levar com “joguem mazé à bola” em cada conversa com benfiquistas.
E nos anos do apito dourado o Benfica ganhou o quê?
Continuem a assobiar para o lado e dizer que a culpa é toda do Porto e do Bimbo da Costa.
O Benfoãcas sempre teve poder de influência. Sempre. Foi menor durante a influência de Bimbo da Costa. Mas a influência estava lá.
Mesmo durante os anos do apito dourado eu vi o Benfocas a ser levado ao colo.
Sempre! Sempre! Sempre!
Agora é mais e nota-se mais por causa do processo apoio dourado e da descoberta dos mails. Agora é à descarada.
O Sporting foi e será o mais prejudicado enquanto não houver um futebol limpo.
E isso não vai haver tão depressa, enquanto for o negócio milionário que é.
Eu sou um romântico, como vocês. Quero um futebol limpo, justo, com verdade desportiva.
Mas isso não se coaduna com a realidade dos milhões que isto gera.
Os maluco que tentam ir contra o sistema fodem-se! Ponto!
Isto não é só cá. Isto é um negócio mafioso que está no mundo inteiro, com muita gente a mamar. Isto não vai acabar.
E é isto que têm que meter na cabeça.
Varandas está a ver se passa para esse lado da força, para ver se lhe caiem umas migalhas no colo (não falo de dinheiro, falo de títulos para o Sporting). Se não, pelo menos a ida à Champions onde coloca jogadores na montra e ganha uns cobres.
É nisto que Varandas está a apostar. Por isso não entra em guerras com o Vieira, para ver se tem hipóteses de chegar a este patamar, pois sabe bem quem manda.
As maiores apostas vão ser futebol sénior masculino e basquetebol. E eventualmente futsal.
O resto é para deixar andar ou queimar.
E é isto que têm que meter na cabeça.
O Sporting de 2013-2018 acabou. Não existe mais.
Eu disse que o esselbê sempre teve poder. E precisamente por isso o fcp, sabendo que não o conseguiria atingir, tomou como alvo o Sporting. As disputas passaram a ser esselbê-fcp por isso. Afastou-se, despudoradamente, o Sporting das corridas. Perdemos todo e qualquer respeito de tudo e de todos. Favoreciam o esselbê pelo poder que tinha por ser o maior clube, favoreciam o fcp em campo à custa de arbitragens e associações de futebol. Isto que o esselbê tem montado é monstruoso. Uma mafia pura e dura. O fcp… ainda detém uns resquícios de respeito dos árbitros. O Sporting? Saco de pancada e alvo da prepotência dos senhores do apito que obedecem ao dono esselbê e temem, ainda, o fcp.
Sim…
É que eu parei de ler quando cheguei à palavra “Chaves”.
Só depois li o resto do teu comentário. Shame on me.
É que me custa ver a malta a tentar pôr as culpas do Sporting estar assim por causa dos Andrades, quando desde pequeno que sei o que é o Benfocas (apesar do tempo de paz que houve na altura João Rocha – Fernando Martins).
Porto não pode ser acusado de nada. A não ser comprar árbitros para os beneficiar e prejudicar o Sporting. Ter equipas satélite que partiam pernas cada vez que jogavam com o Sporting e eram mansinhos com eles. Dominar todas as instâncias desportivas, de maneira a que até se ia de Lisboa a Chaves jogar 2 minutos. Arrear em jornalistas que expunham as coisas. Fazer descer equipas do Sul e subir as da AFP. Tirando isso, nunca chatearam ninguém.
Realmente…ignorar a podridão plantada pelo Porto é ter menos de 30 anos ou andar a ver navios este tempo todo. Era altura de manter os dentes cerrados contra o Benfica, mas tratar o Porto de igual forma…ou acham que esta pseudo-luta pela verdade desportiva (vinda do clube que mais a conspurcou) é pela transparência?!?!?!
Mas actualmente o fcp tem alguma influência sequer parecida com o slb? Vamos embora combater o fcp por situações dos anos 80/90 e vamos dançar o kombaya com o slb.
O poder está instalado actualmente onde? Aí é que deve ser combatido, estar a falar de situações de há 20/30 anos quando tens coisas actuais serve para quê?
O que disse é que o Sporting não é prejudicado SÓ POR CAUSA DELES, mas sim por causa dos outros do outro lado da Segunda Circular. E de culpa própria, claro.
Se tivesses lido o meu comentário acima, saberias isso.
Nos anos 80 e 90 podes crer que era 90% Pinto 10% culpa própria.
Relembrar que o Pinto (tal como o Major, e o tonto do Damásio, que na altura era seu “aliado”) conseguiu a façanha de ser presidente de um clube e da Liga de Clubes.
Foram muitos anos a ver Guimaros e Lourenços Ferreiras. Os Rolas e Valentes já eram uma minoria.
E os Paulinhos, Andres, Bandeirinhas, Fernandos Coices, tal como os Semedos aditivados.
E o Pratas… run, Pratas, run.
Não foi um tiro de água. Foi sublinhar questões que me parecem importantes. Estamos todos de acordo…culpa de todos. O que me parece é que há pessoas que colocam o Benfica no inferno e dão uns pozinhos ao Porto, como um comentador algures lá atrás que disse (e no meu entender, mal, mas é a sua opinião) qualquer coisa como “o Benfica quer rebentar com isto tudo, o Porto foram só umas prostitutas para ganhar uns joguinhos”. Esta ideia tem que ser combatida! Se tiverem paciência vão ver a minha resposta. Concordo com tudo o que ele disse sobre o Benfica, mas discordo da parte do Porto. Dizer que o esquema do Benfica é pior do que o do Porto, desculpem-me, é ignorar a realidade, é ignorar factos. E que também fique bem claro que não estou minimamente a defender o Benfica. Estou a querer apenas colocar o Porto no lugar da história que ele merece no coração dos sportinguistas. Espero lá chegar um dia! Já vi que não sou caso único e congratulo-me por isso.
O esquema do esselbê é pior do que o do Porto pela maior abrangência. O fcp ficou-se pelos domínios do futebol, o esselbê vai muio mais além. Se és desses tempo, deves lembrar-te da CS a atacá-los. Com toda a razão. Mas hoje não vês isso em relação aos encarnados. E tanta nojice há à vista de todos que tem direito a um minuto de notícia. Quando tem.
O ke karalho!…….. Foda-sssseeee!…. Não há pachorra….
Tudo o que escreveram aí em cima (o Agnóstico sério e o seu Sancho Pança) não é novidade para mim.
Ainda há pouco dei com um ficheiro antigo de um campeonato ganho pelo Porco chamado “Assim se faz um campeão”, com vários jogos onde os Andrades foram beneficiadíssimos.
Deixo um dos casos (Porto 1, Rio Ave 0):
“Penalti não existente aos 90m de jogo dá vitória ao Porto depois de mal assinalados 2 fora de jogo, quando os jogadores do Rio Ave caminhavam isolados para a baliza.Uma série de faltas a entrada da área portista e nada assinalado.Faltas atrás de faltas contra o Rio Ave,enfim……… o jogador do Rio Ave (Mozer) no final do jogo disse não ser nenhum palhaço tamanho foi o roubo”
Concordo com tudo o que escreveram acima.
Mas isso não apaga o que foi, o que é e o que será o Benfocas.
E esse já nos prejudica há muito mas muito mas muito mais tempo.
A influência do porco nos anos 80/90 em nada se compara à influência do Benfocas há décadas.
O Porco conseguiu foi “ter gente certa no lugar certo” numa determinada altura.
Eu não relevo a máfia do Porco. Eu não defendo o Porco.
O que eu digo é que, entre Porco e Benfocas, não tenho dúvidas em quem nos tem prejudicado mais.
Por mim, perdiam os dois. Sempre!
Não sendo possível… quero que perca o Benfocas. Sempre!
“Dizer que o esquema do Benfica é pior do que o do Porto, desculpem-me, é ignorar a realidade, é ignorar factos.” – Sancho Pança que caiu aqui de paraquedas
Tu é que ignoras a realidade.
Não sei que idade tens, mas no meu quase meio século de vida vi o Benfocas a ser muito, mas muito, mas muito mais beneficiado e durante muito mais tempo do que o Porco.
Até no tempo do apito dourado eles eram beneficiados.
Há uma exposição enviada à PGR intitulada “Dossier Apito Encarnado”.
Alguém sabe o que foi feito sobre isso?
Eu sei… NADA!
“ignorar a realidade, é ignorar factos”, como bem disseste, Sancho Pança.
E é isso que tu queres fazer. Ou então, branquear a corja de Carnide.
Repito: não gosto nem de Benfocas, nem de Porco.
Não branqueio nada do que o Porco fez durante o Apito Dourado (que, repito, como processo, parou em Leiria, deixando o Benfocas fora do julgamento – a fazer lembrar o que aconteceu com o e-toupeira; a diferença é que as provas contra o Benfocas não constam nos autos… como que por magia).
Quem queres que seja campeão na I Liga (por ordem de preferência)?
1.º Sporting…
2.º…
Penúltimo: FC Porco
Último: Grupo Recreativo, Cultural e Mafioso de Carnide.
Isto não é “gostar” ou “branquear” o FC Fruta, chocolatinhos, putas e quinhentinhos.
Fui claro?
*Quem QUERO que seja campeão na I Liga (por ordem de preferência):
1.º Sporting…
2.º…
Penúltimo: FC Porco
Último: Grupo Recreativo, Cultural e Mafioso de Carnide.
Tenho 39 anos, a caminho dos 26 de sócio. Não pretendo alterar a sua opinião. Também não pretendia exaltá-lo e levá-lo aos limites da pachorra. Aceite simplesmente que há quem possa ter uma opinião diferente da sua, como eu aceito a sua, perfeitamente que, aliás, é a da maioria. Lá por dizer que discordo, não quero dizer que não conviva bem com ela. Não seja é “tugão” no sentido de achar que quem não partilha a mesma opinião é porque está errado. Eu nunca afirmei que estou certo; apenas falei em ignorar os factos, porque se cada um pode ter a sua opinião, cada um não pode ter os próprios factos. Esse documento que me enviou tresanda, de facto, mas é claramente um grão de areia ao pé do resto. Interprete como quiser. Só acho que até à década de 70 não me parece que o Benfica se tenha movimentado de forma diferente nos bastidores do que o Sporting (mais benesse, menos benesse do regime…). Na década 80 tudo mudou com o player da sujidade instigado pelo J. M. Pedroto. O Sporting foi comido de cebolada sem se aperceber e o Benfica, quando se apercebeu, teve o azar de o Jorge de Brito ter batido com a porta e entrou numa espiral negativa com Damásio, Vale e Azevedo ate chegar onde chegou: o Porto estava como peixe na água. Quando se levantou (já no Século XXI) o Benfica montou o esquema, mas o Porto não abandonou o dele. Como alguém disse, teve que baixar um bocadinho os cornos por causa do Apito Dourado. Daqui não me parece que, em termos de longevidade, tenham prejudicado menos o Sporting, para usar o seu termo de comparação. Se não concorda, é o seu direito, assim como é um seu direito a forma como expressa tal discordância, mas pelo menos que seja fundamentada. Depois vai ficar tudo bem, não há problema nenhum. Eu é que fico agastado quando vejo o Porto com a bandeira da transparência no futebol (quando isso não lhes interessa) quando devíamos ser NÓS a levantá-la, muito embora seja de uma assimetria confrangedora ver sportinguistas a atirar-se contra o Benfica como cães raivosos e há anos atrás eram uns mansos contra o Porto e até lhes batiam palminhas se fosse preciso. Mas depois vai ficar tudo bem. O importante é que durmamos bem logo à noite. Não sei onde foi buscar o Sancho Pança, mas lembro apenas que ele representa, na maior parte do tempo da história, a razão e a objectividade que contrasta com os delírios do seu mestre.
Eu não disse que tens opinião diferente da minha.
Tudo o que escreveste eu sei que foi assim.
O que eu não posso aceitar é que se coloque o Porco como o principal inimigo do Sporting e o Benfocas como nosso “amego” ou que só agora é que tem influência.
O Benfocas SEMPRE… eu repito… SEMPRE teve o manto invisível. SEMPRE!
A diferença é que o Porco , farto de não ganharem nada há anos, montaram o esquema que tanto o Agnóstico como tu muito bem descreveram.
Quanto a isso, nada contra.
Mas isso não invalida a seita que é o Benfocas.
Só para veres um exemplo: Eusébio foi trasladado para o Panteão 3 anos após a sua morte. Eu repito: 3 anos.
A lei da altura falava num mínimo de 10 anos. Eu repito: 10 anos. Agora passou para 15 anos.
Isto é apenas um pequeníssimo exemplo de como isto está dominado por esta corja.
Mas, ao contrário do que vocês sustentam (e é aqui que discordamos), a influência desta canalha, o colinho, etc. não é de agora. Provavelmente alguns “encolheram-se” no tempo do domínio do Porco, mas nunca deixaram de influenciar.
Repito: o Apito Dourado ter chegado onde chegou (julgamento) e só ter como arguidos personalidades e clubes de Leiria para cima – quando o narcos foi apanhado em escutas a pedi árbitros – demonstra precisamente o que eu digo: o Benfocas manda nisto há muito tempo.
Ainda me lembro das tvs a acompanharem o narcos a entregar as provas para que o Apito Dourado fosse para a frente.
Colei-te a Sancho pança no sentido de vires em auxílio, primeiro da ana, depois do Agnóstico.
Mas o teu raciocínio está correctíssimo (excepto no poder de influência da corja lampiã, que vem de longe – como o brandy Constantino).
Nunca me viam dizer o contrário.
Agora… Não perceberem que entre ganhar o Benfocas ou o Porco, eu prefiro que seja o Porco… Isso já são opiniões
pessoais, que respeito quem pense ao contrário.
Não me ajoelhei a festejar o golo do Kelvin, mas fartei-me de rir com isto…
Nuno, acho que o Pinto da Costa nunca foi Presidente da LPFP (era o Guilherme de Aguiar); tal como penso que o major valentão também nunca acumulou (passou o seu herdeiro dinástico a Presidente do Boavista quando ele foi para a LPFP).
Mas até que o Nuno apontou um exemplo paradigmático da actualidade: Quando a arbitragem das Ligas profissionais regressa à alçada da FPF, o Porto trata de lá meter um dos seus. Mas a prova de que o poder já não é o mesmo e que os tentáculos do Polvo vermelho são muito mais longos e fortes do que os do polvo azul, é que cedo Fernando Gomes ficou de rabo preso pêlos de Carnide.
Um abraço e saudações leoninas
Não é verdade que o FC Porto não tinha influência política. Se calhar não se lembram bem desse período. O Porto tinha uma enorme influência política nos anos 90 e esteve a um passo de instigar o separatismo da região Norte para uma união com a Galiza.
O Porto praticamente mandava no PS Porto e na Câmara do Porto, e isso só acabou quando o Rui Rio ganhou as eleições autárquicas na cidade, lá se mantendo por três mandatos consecutivos. Os andrades eram uma das forças por detrás da regionalização, que felizmente nunca avançou. Foram tempos perigosos para Portugal, pois nessa altura o Pinto da Costa tinha um discurso muito mais violento do que agora e foi muito complicado haver um clube de futebol, ainda por cima vitorioso dentro e fora de portas, a influenciar o debate político com um tema que mexia com a unidade do Estado.
O beifica tem mais peso político porque tem mais apoio social e por arrasto mais políticos que lhe são afectos, fazendo com que seja bastante protegido pelo poder político e judicial, e que os líderes partidários procurem a identificação ou a bênção desse clube para ganhar votos. Mas o Vieira nunca teve grande intervenção política, nem relacionado com uma causa política, como esteve o FC Porto com a regionalização.
O Ventura é um fenómeno grave, igualmente grave, e não se pode dizer que o beifica tenha sido usado pelo Ventura, como dizem aqueles que querem ilibar os lampiões. O Ventura é um cartilheiro daquela cambada, existe uma sinergia entre as partes. Já se a sociedade portuguesa começar a rejeitar o Ventura e o Chega, é natural que o beifica se descarte do fulano, para não ficar mal visto.
Basta pensar como o centro de estágio é conseguido, os terrenos do estádio vendidos e como um certo e determinado presidente de câmara é hoje vice do clube.
Ana, claro que concordo com a radiografia que faz e com a conclusão “… O problema é que até esses são “editados” na CS, e quem só se informe nesse meio fica sem saber da missa a metade e nem se apercebe bem da gravidade das coisas porque a CS se encarrega de as desvalorizar. Há muita gente nas redes sociais, mas não as suficientes. É desesperante este sentimento de impotência.(…)”.
Mas isso só se torna essa evidência quando se silenciam as “oposições” a esse status quo.
Foi por isso que se tornou imprescindível “calar” de vez BdC. Porque com ele a denúncia começou por ser feita com propostas concretas (que percorreram TODOS os órgãos do Futebol e muitos do Desporto: LPFP, FPF, APAF, as 22 AFs, IPDJ, SEJD e todos os Jornais Desportivos – que curiosamente nem sequer noticiavam o célebre Livro Branco para a regeneração do Futebol; internacionalmente, expuseram à UEFA e no Congressos The Future of Football – e curiosamente foi onde se começou a exercer pressão sobre os agentes nacionais). Foi também ele quem, em Directo na TVI, e frente ao Porco Guerra, fez a denúncia dos Vouchers. Esse tipo de impacto causa mossa. E daí a necessidade de o afastarem (recorrendo para isso à gigantesca máquina de propaganda que é a CS portuguesa – quase toda, com muito poucas e apenas episódicas execpções). Tal como começou a acontecer com o Programa do Porto Canal que semanalmente começou a despejar a informação do Mercado de Benfica e a expor o Polvo; foram logo contratar 2 das mais pesadas firmas de advogados do país e iniciaram a intimidação generalizada. Mas expuseram-se. Conseguiram ainda ir escapando entre os pingos da chuva, mas ficaram MUITO MAIS EXPOSTOS. E depois há vozes como a da diplomata Ana Gomes que, por serem independentes (em relação aos clubes) se tornam mais difíceis de controlar (e devo também reconhecer a sua coragem n exposição de muitos casos de corrupção).
Resumindo, o poder do Benfica só pode ser diminuído e derrubado SE FOR AFRONTADO. A política de paninhos quentes para evitar a ira vermelha só serve para colocar em segurança o traseiro dos seus protagonistas. Não defende a Verdade Desportiva e muito menos defende o Sporting.
Um abraço e saudações leoninas
Em luta directa contra os andrades é…. muito…. muito…. treza… muito… dificil (momento Varandas).
Contra os lamps…. impossivel. Todos os poderes obscuros da nação se levantam.
Ambos são geneticamente aldrabilhas, mas o poder lampionico é muito mais abrangente. Consegue abracar o poder politico, judicial, judiciario e mediatico. A verdadeira mafia tuga. Até no crime organizado somos pequenitos.
No Sporting a máfia é autofagica… existe para devorar o cadaver. Juntam-se para comer o hospedeiro, perante um exercito de espadinhas, inflamados, sempre disponiveis para aplaudir de pé a opereta bufa.
Comédia tragica que consegue parir um Varandas, uma autentica anedotica. Tragica.
Da vontade de rir, e chorar em simultâneo, ver alguns iluminados do tasco dizer que o inimputavel pateta tem um problema de… comunicação. Não é um problema, trata-se apenas da ponta do iceberg da estupidez, mediocridade e tacanhez (são os tres sabores do meu gelado) da nova mascote croquette.
Fácil, fácil…problema de comunicação tenho eu no trabalho ao tentar comunicar com estrangeiros que não pescam ponta de português, inglês ou francês enquanto uso viseira e máscara.
Tenho 39 anos e a caminho dos 26 de sócio. Vale o que vale. Não querendo mudar a sua opinião, a minha conclusão deve-se a muita leitura, a factos pesquisados e a algumas evidências (facilitadas pelo facto de viver no Porto…). É saudável e compreensível que cada um tenha a sua opinião. Já os quanto aos factos…são factos. Cada um não pode ter os seus…
o illori é central para o campeonato de Portugal , nada mais , o SCP não o consegue colocar em lado nenhum.Mais um erro clamoroso do panisgas , pagar quase 3 milhões por 60 por cento do passe , com ordenado progressivo altissimo . Quanto ao Rosier , foi um ROUBO ao SCP . Dar 5 ou 6 milhões por este jogador , que nos últimos 2 ou 3 anos teve lesionado metade do tempo , e ainda dar o mama baldé , que era titular nesta equipa do SCP desde gr a extremo esquerdo , é um ROUBO .Se calhar , se calhar , aquela modesta casinha …..
Concordo, retirando o exagero. Mas ajuda alguma coisa estar no estádio a assobiar sempre que tocam na bola? Ajuda alguma coisa estar nas redes sociais sempre a bater no mesmo?
Se me disseres que isso faz o Varandas e companhia sair mais cedo, vamos força eu ajudo.
Não atrapalha estar sempre a assobiar os jogadores? Mesmo que sejam alvos específicos isso influencia a equipa. Hoje é o Ilori, ontem foi o Alan Ruiz, anteontem o Teo Gutierrez.
assobios só atrapalham quem não tem estofo mental para ser campeão. Veja lá se atrapalham o Ronaldo? Até o atiçam mais.
E nunca esqueço as 2 primeiras entrevistas de Oceano no Sporting: estava lá ainda fresquinho quando foi chamado a jogo em casa contra o Bastia (Taça UEFA, creio); ganhámos 2-0 e o Oceano marca o 2º golo após ter entrado como suplente utilizado. O Tovar numa de gozo,pensando que o rapaz por ser jovem e negro não tinha tarimba para se aguentar na entrevista (programa sobre a 4ª feira europeia na 5ª à noite) pergunta-lhe: como é que foi para um jovem vindo do Nacional, lançado às feras num jogo europeu, sentir o peso do ambiente de Alvalade.
Resposta: “eu sou um jogador muito físico e, por isso faço da raça e da entrega as minhas principais armas. Sentir o enorme apoio do público do meu Clube, só reforça essa entrega e raça.”
15 dias depois, na Córsega, o Sporting perde por 2-0 no tempo regulamentar e o Oceano, entrado perto dos 90 minutos marca o 2-1 que nos garante o apuramento já no prolongamento. Programa de 5ª Fª e de novo o Tovar a querer picar o Oceano. “Então se o apoio de Alvalade reforça a sua entrega, como foi enfrentar o inferno corso?” Resposta calma do Oceano.” Muito simples: com 60.000 a puxar por mim eu rendo 150%, com 40.000 a assobiar e a puxar pelo adversário eu sei que tenho de render 200%”. O Tovar já nem lhe fez mais perguntas.
ESSA É A MENTALIDADE DE CAMPEÃO! E Oceano nunca foi campeão nacional! mas a mentalidade SEMPRE lá esteve.
SL
“Gosto muito do Sporting, mas não queria estar lá para o resto da minha vida; queria dar um passo em frente, fosse agora ou mais tarde. Com um contrato com tantos anos de duração, tinha receio que se um dia quisesse sair, eles podiam não me deixar.”
“Sem renovar, estava preparado para ficar até dois anos sem jogar?
Sim, estava. Acho que faria o que fosse necessário. Se não me iam deixar jogar porque eu não renovava, não fazia sentido obrigarem-me a ficar no Sporting, ainda por cima tendo uma proposta. Assim, arriscavam-se a não ganhar nada daqui a algum tempo.”
ó ana , está enganada , o porto aproveitou o eclipse do SCP , devido a termos muitos presidentes de merda , e eles terem um grande presidente , e fez o que tinha de ser feito . Nós que tínhamos o melhor presidente ,atualmente , a pedir meças ao João Rocha , deixamos aquela elite bafienta e corrupta que desde sempre chupou o SCP correr com o homem .é só ouvir a entrevista do Hélder Amaral ao rugido verde , quando ele diz que depois de ir a um jantar com altas individualidades do SCP e combinarem ajudar o SCP e o Bruno , passados dois dias recebe um telefonema a dizer que O HOMEM É PARA CAIR …..era importante o sr Hélder Amaral (se tivesse colhões ) dizer os nomes das pessoas presentes nesse jantar , se calhar ficávamos a saber o nome dos mandantes de Alcochete . E, pronto , o SCP É ISTO , senão haveria um movimento de sócios e o sr Hélder teria que revelar os nomes das pessoas que estiveram nesse jantar e lhe disseram que o Bruno era para cair ……
Desculpa, mas não concordo. O apito dourado começou nos anos 80. O Sporting não estava em declínio, coisíssima nenhuma. Começou a entrar à conta da corrupção do fcp. E se João Rocha não conseguiu contrariar, também BdC não o conseguiu fazer (contra o esselbê, atualmente). Tivemos alguns campeonatos em que poderíamos ter sido campeões e não nos deixaram. Até um segundo lugar tiveram a lata de nos conseguir roubar para o dar ao fcp numa arbitragem ultra-hiper-mega escandalosa em nossa casa contra o Nacional da Madeira. Não te deves lembrar do ano do “luto”, com o Jozic a treinar, em que era com cada roubalheira que usámos essa forma de protesto num jogo contra a Académica (e em que por acaso até goleámos). Não sei que idade tens, mas garanto-te que os anos 80 foram qualquer coisa de absurdo no que a arbitragens contra o Sporting diz respeito. Tenhas os dirigentes que tiveres, só serás campeão quando te deixarem ser. A diferença consistirá em se será à base de roubos ou de fragilidade dos plantéis, que é o caso atual.
Quando oiço dizer que se gosta do fcp a seguir ao Sporting, dá-me um nojo. Contribuíram em muito para o estado do Sporting. Não concebo que se tenha preferência por qualquer uma das “nádegas”.
Se me disseres que preferia que o Vila Nova da Rabona fosse campeão em vez das nádegas, claro!
Mas entre uns FDP que nos prejudicam (ou que nos prejudicam por causa deles)
desde SEMPRE e os outros FDP que também nos prejudicaram, nomeadamente nos anos do apito dourado (cujo processo parou em Leiria, não desceu, mesmo havendo escutas em que se ouve o narcos a pedir árbitros), a minha escolha é clara.
Pensa que é como na segunda volta das eleições Presidenciais entre Mário Soares e Freitas do Amaral: Álvaro Cunhal disse aos comunas para votarem Mário Soares, par a direita não ganhar também na PR, e que fechassem os olhos ao votarem – já que os comunas não votam em “socialistas” (que, na prática, em Portugal, são sociais-democratas).
Não quero o Porco campeão, tal como não quero o Benfocas.
O único fator de desempate quanto a quem prefiro que não conquiste títulos é que quando o fcp os conquista há menos barulho nas ruas e menos semanas de propaganda e festejos na CS.
Eu sou do Porto…onde há tantos benfiquistas como portistas…é dose…
Concordo que hoje o poder esteja instalado nos vermelhos, mas para responder a alguém que aqui comentou, não me lembro de quando foi ao contrário o sportinguista estar tão “empenhado” em lutar contra a podridão. E isso custa-me.
Revejo-me quase a 100% em tudo o que escreveu aqui. Só não concordo que o esquema do Benfica seja pior pela abrangência. O do Porto ultrapassou e muito o futebol. Chegou à justiça de forma evidente, teve ramificações políticas e tenho fortíssimas suspeitas de ter envolvido a prática de crimes mais cruéis que a corrupção pura e simples.
O Porto dominou partes de algumas áreas, mas não com esta abrangência dos lampiões.
Lampionagem, em Portugal, é lei.
Tudo serve para branquear as suas patifarias.
Inclusivamente na altura do Apito Dourado (domínio, não o processo).
Não vamos misturar assuntos… No entanto uma coisa é certa…se com o João Rocha o Porto não se metia, já a seguir (com todos os defeitos que tenham – e têm imensos – honra seja feita a Santana Lopes, Roquette e principalmente Dias da Cunha que mostraram os dentes à corja azul e branca)… Estou completamente de acordo com a Ana e é bom que o pessoal que ainda não o fez, abra os olhos e lhes comece a ser indiferente Benfica ou Porto em tudo. Sporting sempre. O resto, não interessa. Aliás…nem vos passa pela cabeça como nos daria jeito que o Porto não fosse à Champions este ano…just sayin’…
Não foi. Juro que não! 🙂 Calhei de fazer um comentário e depois apenas respondi aos comentários ao mesmo. Calha de estarmos em pólos mais ou menos opostos na consideração deste tema. É essa “preferência” pelo Porto em relação ao Benfica que se mete comigo. A partir do momento em que não somos nós, temos que ser indiferentes aos demais. Acredite que se formos medir, o Benfica não nos prejudicou mais que o Porto. Se calhar, com um bocadinho de azar até foi ao contrário (mas não ponho as mãos no fogo…). Esta atitude – e não me leve a mal por isso, mas estou a exprimir a minha opinião de forma cordata e assertiva – dá uma certa razão aos do lado de lá da Segunda Circular quando falam em complexos de inferioridade e de o único propósito do sportinguista é ser a negação do Benfica, quando criam o apelido “dragartos”. Eu não concordo com isso, evidentemente, mas acho que também podíamos, enquanto sportinguistas, contribuir um bocadinho mais para que assim se não pensasse. Só que um dia o Kelvin meteu o golo que ajoelhou o JJ e vi sportinguistas aos gritos como se o Sporting tivesse ganho alguma coisa…vi um sportinguista de joelhos em frente a uma televisão a festejar o golo do Kelvin. JURO! E a mim, deu-me asco. Nojo absoluto. Este Sporting de Varandas não é MINIMAMENTE aquele em que me revejo, mas também não quero ser o sportinguista que se agiganta nas derrotas dos outros, por maiores adversários que sejam. Eu quero ser o que se agiganta quando ganha. O tempo não está para isso, mas pode vir a estar. Mudemos mentalidades.
A “mais ou menos” simpatia pelo fcp explica-se, acho eu, pelas denúncias que foram feitas no porto canal. Eu gostava de ver. Mas nunca esqueci, e era bom que não se esquecesse quem tem “simpatia” por eles que as fizeram, não no interesse do futebol nacional, mas no deles. Basta pensarem que o esselbê atacava o fcp, passou a atacar-nos nos anos da presidência de BdC (e os portistas também mandavam umas bocas), e, missão concluída com o afastamento de quem os incomodava, estão de volta aos ataques apenas ao fcp. O mesmo se passa com os portistas. Atacam quem lhes dá luta. Um dia que o Sporting venha a reconquistar o que estava a conseguir (apesar de tudo, tenho sempre essa esperança), o foco dos ataques vai passar a ser verde de novo.
Compreendo o que dizes.
Mas isso só me faz crer que desconheces completamente o poder de influência que o Benfocas sempre teve. SEMPRE!
O Porto montou um esquema com várias influências e conseguiu ganhar. Mas ganhou também lá fora. Será que também tinha pode de influência lá fora? Quem sabe…
Mas no global, o Benfocas mantinha a preferência generalizada.
Sempre foi assim, desde que me lembro.
A imprensa é fácil explicar com este exemplo: o benfiquista/lampião compra/consome tudo o que fale bem do slb, a seguir a vitórias esgotam os jornais, nas derrotas ficam lá todos, se falarem mal também não compram.
O Sportinguista é um bocado diferente, consome/compra muito com as derrotas e nas vitórias já não tanto.
Obs. Vitórias/derrotas engloba as coisas boas e más, não é só resultados desportivos, títulos.
Um exemplo prático foi um dia que a CMTV falou mal do slb, não lembro o que foi, mas conheço um benfiquista que no dia a seguir foi a uma loja, acho que da NOS, que queria cancelar a CMTV da casa dele.
“Um exemplo prático foi um dia que a CMTV falou mal do slb, não lembro o que foi, mas conheço um benfiquista que no dia a seguir foi a uma loja, acho que da NOS, que queria cancelar a CMTV da casa dele.”
Nós também fizemos isso quando o BdC disse que se queriam que ele não comentasse no FB desmentindo a imprensa cada vez que saísse uma notícia falsa sobre o Sporting, que deixássemos de ver e compras essas intrujices…
Ah, espera! Afinal o que fizemos (fizemos, salvo seja) foi virar-lhe as costas e chamar-lhe de maluco ditador…
E eu não gosto do feceporco.
Nem da corja vintage que lá está (entre os quais o ex-autarca e ex-ministro, grande regionalista).
Ficarem fora da LC era a guilhotina para eles.
Não desgosto desse cenário.
Lisboa a arder, jamé.
Compreendo o que dizes e concordo, desde que não implique que o Benfocas ganhe.
Não ganhando o Sporting, que ganhe o Braga, o Guimaães, o Moreiense, o Cova da Piedade, o Alguidares de Baixo, etc.
Sobrando os 2 corruptos, que ganhe o Porco e só no fim o Recreativo Mafioso de Carnide.
Mas a ideia de Porco e Benfocas descerem de divisão, falirem ou desaparecerem do mapa não era nada má ideia. 🙂
Essa coisa de “cidades” comigo não cola. Há imensos lampiursos na cidade do Porto e arredores. Por isso, não é por aí… Não é uma questão “Porto vs. Lisboa”, apesar do Bimbo da Costa ter alimentado essa cisão durante muito tempo.
Amigo… Em termos de escolher entre Porco e Benfocas, a minha escolha é o Porco.
Claro. Foi mais outro “grande serviço” prestado pela fina flor dos nojáveis.
Só “meteram” um “popularucho” Sousa Cintra pelo meio, porque era um novo rico com ambições a nojável. Tal como a tolerância do bronco Santana Flopes, foi para servir de sapador para o Roquete e o seu “Projecto”. Tal como Varandas é um estropício necessário ao projecto de “privatização” da SAD e de esvaziamento do Clube. Em 22 veremos quem se lhe seguirá.
SL
Vou só colocar aqui o comentário do leonino, que o colocou fora do sítio
“leonino
21 Maio, 2020 at 14:03
Responder
ò Ana e antes dos anos 80 ? eu não disse que o SCP estava em declínio no tempo do João Rocha , mas sim antes e depois , até ao Bruno de Carvalho .Quanto ao jogo com o nacional , não nos roubaram o 2º lugar , tinham roubado era o ser campeão , na jornada anterior ,com os lampiões , naquele golo em falta do luisão com o ricardo , (aí esta , em luta com os lampiões ).e em que anos ou décadas é que o SCP foi beneficiado ????o scp só ganhou quando tinha super equipas , nunca foi campeão como os nossos rivais , com equipas banais .”
O Sporting teve melhores equipas e ganhou pisso.
Ganhou esses 2 em 3 (e conseguiu ser gamado em detrimento do enorme Boavista) porque o fecepe teve de baixar os cornos um bocadinho devido ao Apinto Dourado.
Tens razão em quase tudo Ana. Talvez, no entanto seja bom recordares o quanto ganhou o Benfica nesses anos 80, para perceberes se era o Porto que dominava tudo.
LISTA DE CAMPEÕES: 1980 Sporting; 1981 Benfica; 1982 Sporting; 1983 Benfica; 1984 Benfica; 1985 Porto; 1986 Porto; 1987 Benfica, 1988 Porto, 1989 Benfica. 1983 Benfica finalista da Taça UEFA; 1988 Benfica finalista da Taça dos Campeões; 1990 (iniciada em 89) Benfica finalista da Taça dos Campeões; 1984 Porto finalista da Taça UEFA; 1987 Porto vencedor da Liga dos Campeões.
Não consigo perceber onde a Ana vislumbrou essa tão grande hegemonia do Porto nos anos 80. Nos anos 90, sim, foram claramente hegemónicos.
Um abraço e saudações leoninas
Sempre ouvi falar nos fora de jogo marcados pelo Humberto Coelho. Aliás basta ir a década de 70 e aí já se vê quantos títulos tem o SCP. O problema do SCP não começou nem com apitos dourados nem na década de 80. Tem que recuar mais. O JR a história comprova que também foi um presidente que saiu da linhagem mas tanto o desgastaram que o Homem desistiu!
Meu caro, tenho 62 anos e via Futebol desde os meus 5, 6 anos (quase todos os jogos em Alvalade, até aos 23 anos) e alguns jogos fora (apenas não ia à lixeira a céu aberto de Carnide por motivos profilácticos; mas costumava ir ao Restelo (até na Taça de Honra), à Tapadinha e a Setúbal. Desde 1958 até 1974, o Sporting ganhava de 4 em 4 anos e o resto era para o Carnide. E as roubalheiras eram mais que muitas. Parece que começou com um tal de Calabote ainda eu não era nascido. Mas recordo roubalheiras épicas dos encornados: uma ao Belenenses,deu direito a invasão de campo porque, mesmo com o roubo não havia modo de reverter o 0-1. Houve algum castigo? Só, se houve! Já na época era assim.
SL
“Desculpa, mas não concordo. O apito dourado começou nos anos 80.”
Vamos então aos anos 80…
1979–80 Sporting
1980–81 Benfica
1981–82 Sporting
1982–83 Benfica
1983–84 Benfica
1984–85 FC Porto
1985–86 FC Porto
1986–87 Benfica
1987–88 FC Porto
1988–89 Benfica
1989–90 FC Porto
Sporting: 1+1 I(se contarmos com a época 1979/1980)
Porto: 4
Benfica: 5
E, nesse período, o porco teve 2 finais europeias ( ganhou uma Taça dos Campeões e perdeu uma Taça UEFA) e o Carnide teve 3 (uma Taça UEFA e duas Taças dos Campeões; uma só chegou lá com a mão de vaca .. perdão de Vata; perdeu-as todas, mas porcausa .. da maldição do Bela Gutman.
SL
Tal como me lembro de perderem as finais contra o Anderlech (Taça UEFA) (1-1 em caso, quando tinham perdido na Bélgica 1-0) e contra o PSV (Taça dos Campeões) (penalty falhado pelo Veloso).
O Anti veio só conhecer Portugal e já vai embora…
Na minha opinião, e sempre o disse, não acrescentou nada à equipa (os resultados e a não evolução da mesma, provam isso). Porém, e independentemente disso, fazer uma aposta numa pessoa que passado pouquíssimo tempo já se tinha comprometido com outro projecto, é muito estranho…
ò Ana e antes dos anos 80 ? eu não disse que o SCP estava em declínio no tempo do João Rocha , mas sim antes e depois , até ao Bruno de Carvalho .Quanto ao jogo com o nacional , não nos roubaram o 2º lugar , tinham roubado era o ser campeão , na jornada anterior ,com os lampiões , naquele golo em falta do luisão com o ricardo , (aí esta , em luta com os lampiões ).e em que anos ou décadas é que o SCP foi beneficiado ????o scp só ganhou quando tinha super equipas , nunca foi campeão como os nossos rivais , com equipas banais .
Tenho muito apreço pena vossa paciência e esperança infundada e irrealizável … eu já queimei o fusível… que tudo se foda… o clube já acabou…. só não vê ou sente, quem se enquadra na primeira frase…
mais um com a mesma opinião , cá estarei de novo para poder ajudar se um novo Sporting livre de nojaveis cofinados e croquetagem se erguer …. nem que seja refundação completa desde os distritais !!! seremos milhares tenho essa convicção nesse apoio a um Sporting inteiramente de cariz popular
A forma como Varandas foi respondendo a “todas” as perguntas dos jornalistas levou Eurico Gomes a pensar que estaria a ver um “empregado (ou acionista) de uma agência de jogadores” e não o “presidente de uma secular entidade que se chama Sporting Clube de Portugal”.
“É muito baixo, diria que trata o clube com um desprezo humilhante”, reforçou o antigo internacional português.
Perante tal entrevista, Eurico Gomes ficou a acreditar “que haja quem esteja a dar voltas no túmulo”.
Bem… o west bromwich ja veio dizer que paga o Matheus depois da pandemia! O sport recife já veio dizer que paga o André depois da pandemia
hahahahahahahahahaha
A dupla varandim/zenha sempre a enterrar! Os imbecis vêm para a comunicação social dar desculpas de mau pagador e entre o deve e o haver ainda ficam a perder… para nao pagar 10 M já estão a arder com 10,500 M.
hahahahahahahaha
Estes ordinários nem sequer vêm que o Matheus vale o triplo dos 10 M e que o facto de os ingleses nao terem cumprido com o prazo foi um milagre divino para segurar o jogador. que abéculas!
Isto só tinha uma solução: resgatá-lo ao West Bromwich e vendê-lo mais caro a quem o quer ir comprar aos ingleses. Facultamos-lhes uma moratória, e ainda vão ganhar dinheiro. Resta saber quanto, mas vão ganhar. E nós… Bah!
21 Maio, 2020 at 8:49
Bom dia!
21 Maio, 2020 at 8:50
Então parece que vamos fumar o cachimbo, da paz pois claro!
21 Maio, 2020 at 8:52
O E-TOUPEIRA NÃO TEM RELEVÂNCIA DESPORTIVA…
21 Maio, 2020 at 8:53
O campeonato de 2015/2016 já não é nosso mas, a entrada na champions está garantida…
21 Maio, 2020 at 9:04
https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/desporto/futebol-nacional/amp/bruno-de-carvalho-diz-que-vieira-propos-esquema-para-so-benfica-e-sporting-serem-campeoes-4401638.html
Agora é que vai ser. Varandas divide as idas à Champions com as toupeiras. Eles vão em primeiro e os miúdos vão à montra em segundo. O jm trata do resto. Eles depois do prometido penta até deixam ganhar um para os espadinhas roerem a cenoura mais uns anos.
21 Maio, 2020 at 9:23
O Sporting dos 71 é aquele em que os adeptos acham mal a atitude do BdC porque viam ali uma oportunidade para a glória
21 Maio, 2020 at 9:27
Estou mesmo a ver o orelhas a perder campeonatos de propósito…
21 Maio, 2020 at 9:40
1 a cada 8 ou 10 anos para manter o “parceiro” manso? Não me chocava…
Eles já viram que um Sporting forte lhes faz frente mesmo com a teia toda montada…
1 cenoura por década e fazem o que lhes apetece. Os espadinhas iam aplaudir e fazer estátua ao dôtôr.
21 Maio, 2020 at 9:46
Isso não é “ir alternando”…
21 Maio, 2020 at 9:48
Mas o Varandas era gajo para aceitar isso…
Não conseguia era depois ser campeão nem com as ajudas todas do mundo…
21 Maio, 2020 at 12:03
E agradecer.
21 Maio, 2020 at 9:19
Da paz?!
Mas havia guerra?!
Se há mais aproximação então deve estar para breve uma mudança de símbolo do Sporting. Falta pouco mais que isso…
21 Maio, 2020 at 10:37
O sonho era ter um boi vermelho, mas ainda acaba num mosquito amarelo.
21 Maio, 2020 at 8:54
Futebol português regressou.
A velha normalidade.
Concierge, podeis poupar no desinfectante, afinal parece que o vírus não faz mal nas mesas e cadeiras.
21 Maio, 2020 at 8:59
Pelo sim pelo não, que se continue a desinfectar as bolas…
21 Maio, 2020 at 9:24
Então nas pedras da calçada e na praia é das coisas mais estúpidas que já vi na vida
21 Maio, 2020 at 9:15
Instrucoes importantes
https://youtu.be/scq71DZG7CU
21 Maio, 2020 at 9:27
Muuito bom
21 Maio, 2020 at 10:25
O Sporting é neste momento a Fallen Madonna with the Big Boobies. Vai ser até secar.
Muito bom vídeo 🙂
21 Maio, 2020 at 16:17
GENIAAAAL!!
SL
21 Maio, 2020 at 9:20
Sanatório Leonino
Nuno Lopes: “A verdade nua e crua, por mais que custe ouvir, é que não se quer saber da formação para nada. Só quando, como agora, não há dinheiro”
21 Maio, 2020 at 9:33
Vão mas é pré-comprar o pack de 3 máscaras com as trombas do varandas lá desenhadas.
21 Maio, 2020 at 9:51
Bom dia para a Família da Tasca…
Boa saúde…
Mas “não se descuidem…!”
Quanto ao “assunto do dia “
Não me desagrada que possam existir melhores relações institucionais entre os dois clubes da capital ( aliás com todos os clubes)
Acho uma estupidez todo o “ódio criado à volta do futebol”
Mas uma coisa será existirem boas relações institucionais..,
Outra bem diferente será “deixamo-nos comer de cebolada “ ( como dizia o outro) e como sempre aconteceu.. .
Quando alguém “é reles por natureza “…
Não vai mudar “ por acordos”..,
Sporting Sempre…!
SL
21 Maio, 2020 at 9:54
Ahhh e estava a esquecer
Tenho uma máscara com o Leão Rampante…
Hoje ( com todos os cuidados) vou almoçar a um Restaurante ( mais para “dar força” a um amigo)
Vou seguir todos “os protocolos de segurança… e dessa segurança fará parte a minha máscara Sporting…!
SL
21 Maio, 2020 at 11:13
Arranja uma foto dessa máscara!
21 Maio, 2020 at 11:31
Vou tentar…
Mas não tenho a certeza que consiga…
Fica pelo menos a boa intenção…
IMG_2181.JPG
SL
21 Maio, 2020 at 11:40
Afinal amigo…foi uma tentativa falhada…
É uma máscara em tecido preto mais ou menos como esta que copiei do google…
https://io.convertiez.com.br/m/primecirurgica/shop/products/images/7265/small/mascara-tecido-rosto-dupla-protecao-nao-descartavel-cor-preta_9090.jpg
E com o emblema do Sporting ao cimo, do lado esquerdo…
SL
21 Maio, 2020 at 10:02
Bom dia! Como tenho vindo repetidamente a alertar – não com o intuito de arranjar polémica, mas apenas de exprimir uma opinião – julgo que a posição do Sporting em relação a Porto e Benfica deveria ser a mesma: equidistância e respeito (se deles forem merecedores). A crua verdade é que, no momento actual não creio que o Benfica seja merecedor desse respeito. Contudo, intriga-me perceber que o Porto não é, nunca foi e dificilmente será (enquanto houver Pinto da Costa) merecedor do mesmo e a generalidade dos sportinguistas (não todos), fica em modo de gato assanhado quando ouve o nome Benfica e aceita com um relativa leviandade tudo o que vem do Porto, o clube que mais prejudicou o panorama desportivo nacional e em particular o Sporting (do ponto de vista histórico, claramente). Fica a pergunta: alguém acredita que se o Apito Dourado tivesse culminado numa punição exemplar e proporcional ao dano causado do Porto, estaríamos agora a falar de vouchers, padres e toupeiras?
No entanto, continua o foco desviado do essencial: a preocupação deveria ser o Sporting e dá-me a sensação que no momento actual qualquer manobra de diversão é suficiente para virar a cabeça para outro lado.
21 Maio, 2020 at 10:29
Nunca percebi o que quer dizer isso de “respeito”…
A posição do Sporting em relação aos outros grandes é simples.
Denuncia dos podres em que vivem.
Se tiverem propostas interessantes e que sejam do interesse do futebol, votá-las favoravelmente, tudo o que seja propostas que não são do interesse do futebol, votar contra. E ter propostas próprias de transformação do futebol tuga. Quem quer vota, quem não quer, rejeita.
Não é preciso mais posicionamento nenhum nem alianças nenhumas, até porque é óbvio para todos que o Sporting fica sempre a perder. Para mim o primeiro sinal de fraqueza de uma direcção são essas alianças…
21 Maio, 2020 at 10:45
NAo creio que a ideia subjacente sejam aliancas mas sim defesa de interesses comuns (o que chamas de votacoes); interesses concertados, lobbying, defesa do negocio comum devem ser sempre incentivadas principalmente no que ‘as leis (e mercado) diz respeito.
O resto sao rivalidades dentro de campo e (e apoio 101%) denuncias de ilegalidades fora dele.
21 Maio, 2020 at 10:47
Ideia subjacente de quem?
21 Maio, 2020 at 11:07
De quem inicio o topico , o “I know”
21 Maio, 2020 at 11:21
Eu acho que ele não defende alianças.
Mas é uma coisa recorrente no Sporting…quando falei em alianças não estava a falar do texto dele mas do que acontece muitas vezes…
21 Maio, 2020 at 15:49
Compreendo a vossa abordagem e , de facto, não quis chegar nem a alianças (concordo que a existirem são logo sinal de fraqueza), nem a interesses comuns. O interesse do Sporting deve ser sempre o interesse próprio. Se e quem quiser que venha atrás.
Quis mais sublinhar que o Sporting, principalmente ao longo dos últimos 30 anos não foi coerente na abordagem que fez nas relações com os maiores rivais e levou que contar.
Chateia-me imenso (e tenho tantas razões fundamentadas que dariam pano para mangas) que haja uma espécie de “simpatia” (não é a melhor palavra, mas à falta de melhor…) pelo Porto ou uma passividade em determinados assuntos que pelo Benfica não há.
Não quero com isto dizer que devemos aproximar-nos ao Benfica (cruzes, credo…). Apenas que deveríamos tratar o Porto por igual.
Às vezes (não estou a referir-me a ninguém em particular e enfia a carapuça quem quiser) há sportinguistas que se alimentam fortemente do insucesso do Benfica como se isso fosse o que nos movesse. Se gostamos de um clube, o propósito do adepto/sócio/simpatizante deverá ser regozijar-se com ele e não com a negação do adversário. É o que eles querem…é dar-lhes força. Chateia-me abrir blogs do Sporting e ver salientados os insucessos dos outros como se fossem vitórias nossas.
Isto que eu disse não é essencial, mas é um sinal indesmentível que alguma coisa está mal.
21 Maio, 2020 at 20:20
Completamente de acordo com o Tiago.
A defesa de interesses comuns faz-se no âmbito da Liga e nunca dos chamados 3 grandes.
E nem me venham com a história de haver interesses que apenas são comuns aos 3 grandes, porque esses, se excluem os outros, não defendem o interesse do Futebol e logo, deverão TAMBÉM ser considerados CONTRÁRIOS AOS INTERESSES DO SPORTING.
O Sporting não tem de estabelecer “diplomacias de equilíbrios por equidistância”. Primeiro, porque nesses “equilibrismos” somos sempre os primeiros a estatelarmo-nos no chão e geralmente sem rede. Depois porque a nossa atitude tem de ser PROACTIVA.
Tem de ser o Sporting a (voltar a) estar na linha da frente das propostas pela higienização do Futebol português, quer agradem ou não a toupeiras e a fruteiros [retomar propostas de regeneração do Futebol português junto da LPFP, da FPF, da APAF e de todas a AFs: divulgação pública dos relatórios dos árbitros, dos seus avaliadores e dos Delegados; divulgação semanal do escalonamento da classificação dos árbitros profissionais; sorteio dos árbitros, árbitros assistentes e equipas VAR com a única condição de não acumulação desequilibrada de apitarem jogos das mesmas equipas; divulgação em directo dos áudios do árbitro e do vídeo VAR; criação de uma Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação das Competições (1ª e 2ª Liga e Taça da Liga) com vista a aquilatar condições e propostas de melhoramento competitivo (desportivo, financeiro, de imagem e de internacionalização); e outras].
Vamos receber negas dos grandes? muito provavelmente! Mas ficamos com o trunfo de cadavez que cada um deles se queixe ou levante suspeições sobre a integridade das competições. A maior parte dos outros clubes andarão de “rabo preso” às negas dos 2 corruptores? é natural que sim. Mas alguns não andarão (historicamente o Guimarães, por exemplo tem sido o mais predisposto a acompanhar medidas de regeneração das competições). E a tendência é para se irem criando cisões não entre o grupo que defende lealdade e transparência mas entre os outros á medida que forem sendo engolido pelas distorções ilegais.
Além disso, haveria que fazer promoção dessas medidas de maior transparência em fóruns internacionais (retomar os Congresso The Future of Football e participar nos Soccerex). Aí deveremos reassumir a nossa posição e vanguarda por um Futebol mais leal mas também mais equitativo, mais modernizado, masi inovador, masi atractivo paras as novas gerações de adeptos.
Claro que isto é tudo o que estes dirigentes não são capazes de fazer.
22 Maio, 2020 at 1:39
Tudo excelentes ideias mas infelizmente com dirigentes com interesses próprios, os compadrios é que ditam as regras.
21 Maio, 2020 at 10:48
Realmente o que serve na actualidade andar preocupado com vouchers, toupeiras e padres quando temos a própria casa a arder.
A diferença entre o apito dourado e estes casos recentes é que o Porto era um esquema que não ultrapassava muito a arbitragem, uns jogos com umas prostitutas e pouco mais. Com o slb a coisa vai muito além disso. Enquanto o FCP queria ganhar jogos e títulos, o slb quer eliminar, extinguir adversários! Tens dois exemplos como o objectivo deles é que os outros estejam mal: quando andavam os clubes a negociar centralização de direitos transmissão, eles às escondidas assinam um contrato com a NOS e afirmam que agora acabou o mercado, que fizeram um contrato que vale mais que todos juntos! Quando o SCP faz um melhor imediatamente choram porque não podia ser o SCP receber tanto!
Outro exemplo: renegociação com a banca! Que não podia ser, onde já se viu bancos “perdoar” dívidas ao SCP.
Se fossem pessoas como deve ser deviam era dizer: epa também quero renegociar assim, chegavam ao pé dos bancos e diziam se o SCP pode eu também quero.
O principal objetivo é que os outros estejam mal, querem ser melhores porque os outros estão mal e não por méritos próprios. O fcp é um pouco diferente, querem ser melhores mas por méritos próprios. Atenção que méritos, se for preciso, também por meios ilegais
21 Maio, 2020 at 15:56
Concordo com tudo o que disse relativamente ao Benfica, mas não posso concordar com a parte do Porto. Esse discurso é, a meu ver, menorizar a podridão que o Porto plantou. O esquema foi MUITO além dos jogos de futebol. E para mim, a menos que alguém me consiga explicar de forma diferente, neste contexto “eliminar adversários” e “ser melhor que os outros” é rigorosamente igual. Ignorar isto é ignorar por completo o que o «tandem» Pedroto-Pinto da Costa trouxe. E quando sugere que o Porto não quis prejudicar os outros, convido-o a reflectir, a estudar a documentação disponível para ver se chega ou não à conclusão que foi a organização criminosa que mais quis destruir o Sporting. Para se tornar challenger do Benfica, havia que destronar o que se intrometia entre ambos e que éramos nós. O esquema do Benfica é também ele muito podre, mas apanha-nos completamente fragilizados, ao passo que o outro fragilizou-nos ao longo dos tempos e a gente a rir-se de mãos dadas com eles…
21 Maio, 2020 at 10:03
chiu
que a partir de agora não se pode falar mal do parceiro para o bem da industria da bola.
2015/2016, vou contar tudo, tudinho.
21 Maio, 2020 at 10:22
Uma equipa que o objetivo é ganhar títulos as apostas devem ser é na qualidade. Os adeptos também falam muito na formação mas é só antes de começar a jogar, depois os da formação também não servem, exemplos que já vi escritos aqui:
GR- Max, já se viu que não serve para titular. Tem que se comprar um GR
LD- Esgaio. Burro do BdC e JJ, o braga tem melhor plantel jogadores que o SCP, o Esgaio é melhor que o Risto e Rosier. Sai notícias da possibilidade da compra passou automaticamente a para quê? O Risto e Rosier são melhores
DC- Ilori. Pior central da história. O Ruben Semedo é que era bom, mas quando estava no SCP era burro que nem uma porta, lampião. Fala-se na ida para o slb, pois o jm só faz negócios com o benfica, fala-se na ida para o SCP é lampião, indisciplinado e entulho. Domingos Duarte e Ivanildo é que são bons como o Demiral.
MC- Miguel Luís – nunca mais me esqueço desta: pior jogador da história da formação. O Xico não joga é o melhor, o Xico entra já não serve, não jogou na Alemanha, na Grécia, é mole, não tem intensidade. O Daniel Bragança é que era.
EXT- Camacho muito caro, o Jovane é melhor. Jovane joga, não serve, só joga bem a suplente.
10- Matheus Pereira não treina bem, tem a mania que é vedeta. Brilha na Inglaterra pois já viram, toda a gente sabia que é um jogador top.
PL- Pedro Mendes – Sub23 goleador tem coisas de Slimani. Joga um pouco nos A, marca um golo pois não se entende porque não apostam mais. Joga um bocadinho mais, não serve, têm que investir num ponta de lança, PM não serve para uma equipa grande como o SCP, marca nos sub 23 porque os adversários são miúdos.
Palhinha: o que se diz e escreveu por ter jogado e cometido aquele erro no Dragão?!? Emprestado ao Braga já ninguém percebe.
O maior exemplo é o NANI: joga falha um drible era assobiado, está velho, já não serve para o SCP! Vai embora passou como é possível dispensarem um jogador destes, com amor ao clube?!
São exemplos recentes. Cada pessoa tem a sua opinião mas enquanto estiverem de Leão ao peito faz-me muita confusão os assobios ao primeiro erro, ao primeiro drible falhado, ao passe para o lado e aos comentários que é sempre os outros é que são bons.
21 Maio, 2020 at 10:37
Por isso é que um clube deve ser gerido conforme um plano estratégico e princípios muito claro que são votados em eleições e não conforme “sopra o vento”….
Se todos os sócios estiverem preparados para 4 anos austeros, acima de tudo com muita a gente da academia a jogar e com recursos limitados de forma a resolver a situação financeira do clube, se esse plano ganhar eleições e se for implementado conforme foi votado e se for sendo explicado aos sócios o que está a ser feito e houver uma proximidade grande com os adeptos que os “chame” a ajudar vai ter uma margem de manobra.
Se for eleito com ideias vagas, se não explicar o que está a ser feito, se meter tudo em cima da fé de que vai correr bem e vamos ganhar porque eu percebo disto e porque tudo o que vem é topo….claro que aos primeiros sinais que está tudo mal até os mais ceguinhos começam a desconfiar…
E isto não é teoria…é assim…
Os adeptos do Sporting, ao contrário do que dizes, estão muito disponíveis para ver uma equipa não ganhar. Os exemplos são mais que evidentes…do Paulo Bento ao Leonardo Jardim. Os nossos melhores anos desde 2004 foram os mais austeros e de maior aposta na formação. Podes achar que é um acaso…eu não acho…
21 Maio, 2020 at 10:46
Aliás se fores aos últimos 30 e tal anos, só no ano do Jardel é que um ano de investimento alto no plantel teve sucesso e a esmagadora maioria dos anos de maior investimento no plantel foram um buraco onde não havia paciência nenhuma para o falhanço.
Já os melhores e os que melhor prepararam a equipa para anos de topo foram os que houve restrições e contenção com aposta na rapaziada mais nova….
Eu não tenho a mínima duvida. O Sporting precisa de 3/4 anos para construir uma equipa como as melhores que já teve…se aproveitar esses anos para reestruturar completamente o Sporting financeiramente, então o Sporting será MUITO mais forte…
21 Maio, 2020 at 10:54
O problema é que admites que partes atrás e dificilmente chegas ao título. Mas depois até corre bem, andas lá em cima, dá o cheirinho a campeonato… vale a pena investir forte.
21 Maio, 2020 at 11:03
É verdade…é nessa altura que se torna mais difícil de resistir. Mas ao menos chega-se a essa altura…
Ainda por cima eu sei que sou um “bicho estranho”….que não consegue perceber qual é a ligação entre gastar mais 10M ou 15M em jogadores e ser mais competitivo….Muito raramente vi essa ligação mas toda a gente acha que sim…que o que é preciso para ser competitivo é enterrar uma fortuna na equipa e que sem isso não temos hipótese….
21 Maio, 2020 at 11:02
A seguir a um 7º lugar, não retirando o mérito a LJ, o trabalho ficou facilitado.
Paulo Bento quando entrou e durante 2/3 épocas o segundo lugar e principalmente ficar à frente do slb, com duas taças de Portugal facilitou e muito! Mas ao fim dessas 2/3 épocas já tinha até começado a conversa da imagem do treinador, do risco ao meio!
O problema do SCP se fosse apenas financeiro já não estaria mais que resolvido?? Tens orçamentos que triplicam o braga e ficas atrás do braga.
21 Maio, 2020 at 11:18
Estaria resolvido se tivesse havido vontade real de o resolver em definitivo, mesmo que isso custa-se a reeleição. Mas não houve….
O problema não é só financeiro mas é o problema financeiro que não te permite ser competitivo mais do que 1 ou 2 anos seguidos…porque a fragilidade é tanta que ao primeiro espirro o Sporting fica de calças na mão….
O trabalho não ficou facilitado…o trabalho foi bem feito e os adeptos compreenderam que tinha de ser aquele o caminho naquela altura. Isso é que facilita.
A questão é que estás num momento desses. Parece-me evidente para +- toda a gente que o Sporting precisa de uma reconstrução total. Por isso estás exactamente num momento em que isso está bastante facilitado (está desde o ataque à Academia…nós é que rebentámos com 2 anos à estúpida).
Claro que depois chegas a um momento em que tens de acrescentar valor e em que o que precisas não é de putos e de reestruturação mas sim de 2 ou 3 acrescentos chave em que tens de gastar dinheiro. Mas este não é esse momento e não será nos próximos 2 ou 3 anos. Se calhar ao 3 ou 4 começas a ter essa pressão dos adeptos…e aí, como disse o Nuno, é que a porca torce o rabo. E por isso se queres alargar um bocadinho nessa altura tens de fazer um esforço a sério nos 2/3 primeiros para não andares a querer tirar um coelho da cartola para dizer que és um mestre a descobrir talento.
E eu volto a dizer…posso ser eu mas não consigo perceber a correlação entre ser mais ou menos competitivo gastando 10 ou 15M no mercado ou gastando 30 ou 40 ou gastar 50M em salários ou 60M….
21 Maio, 2020 at 12:27
Continuo a achar que o problema é desportivo! O que se tem resolver é o problema desportivo! O problema financeiro existe claro mas não será a resolver o financeiro que resolves o desportivo. O contrário já acredito, resolvendo o problema desportivo o problema financeiro também se resolve. Retirando as falcatruas que utilizam para o fazer, como é que o slb fez? Ganhar, ganhar e agora sim aos poucos o passivo diminui.
21 Maio, 2020 at 12:38
Mas gastar 10/15 milhões em em 5 jogadores de 3 milhões que pelo histórico recente tem sido deitar dinheiro fora. Por exemplo na última entrevista Varandas disse uma coisa que não faz sentido nenhum, ou melhor ele não disse uma que fizesse sentido mas uma delas foi: não tínhamos dinheiro mas tínhamos que compor o plantel?? Nunca na vida se devia gastar um cêntimo para compor plantel essa deveria ser a regra!! Para compor estão lá sub23/juniores!
21 Maio, 2020 at 12:42
Disse isso, esse atrasado??!!?
21 Maio, 2020 at 17:29
Disse que tinha que compor o plantel, não tinha dinheiro e os miúdos eram muito novos.
21 Maio, 2020 at 14:15
O histórico recente tem pai 30 anos…
E não se limita a Sporting…
Daí a minha opinião….
21 Maio, 2020 at 12:40
Já o disse aqui várias vezes.
Quando uma direção parte para a contratação de um jogador, e isso representa um custo avultado para o clube, tem de ter 95% certeza que ele será MUITO MELHOR do que o jogador da formação que está no plantel.
Não acredito que nenhum desses jogadores que estão aí mencionados, e que foram contratados para depois “despachar” os nossos, cumpra esse critério. Podem vir com os argumentos todos do mundo que não pega….e sendo assim só posso considerar péssimos atos de gestão.
E isto serve para a direção do bruno, do varandas ou de qq outro..
21 Maio, 2020 at 10:26
O I KNOW WHO YOU ARE está redondamente enganado , no que diz respeito a quem mais prejudicou o SCP em termos desportivos (, deve ser duma geração jovem )devido á corrupção – Veja só uma coisa . Há quantos anos o SCP não ganha um campeonato em luta com os lampiões????e em luta com o Porto consegue …..
21 Maio, 2020 at 10:38
Conseguiu…1 vez nos últimos 30 e tal anos…
21 Maio, 2020 at 21:03
aí já não concordo com o Tiago. As 2 únicas vezes nos últimos trinta e muitos anos (38) o Benfica não esteve na luta (foi Porto e Boavista).
E a verdade é que nos anos de domínio do FCP a neutralização do Sporting deu-se por alianças do Benfica a Norte e os poucos em que o Benfica se intrometia foi quando procurou alianças a Sul, que eram rapidamente rompidas porque a rivalidade lisboeta acabava por se sobrepor (vide episódios João Pinto seguido de Paulo Sousa / Pacheco) e a subsequente retoma do Porto -(também com os habituais tiros no pé na nossa casa, ver episódio B.Robson)
21 Maio, 2020 at 10:44
O fcp foi o que despoletou o início do declínio do Sporting. Por querer conquistar o lugar que ele detinha no futebol. O principal prejudicado nos anos do apito dourado foi o Sporting, e até me lembro de ter lido algures que alguns árbitros diziam que enquanto apitassem o Sporting não seria campeão. Foi a altura do “toma lá um presunto” dito por um árbitro, creio que ao Pedro Barbosa, em Chaves, foi o início das roubalheiras à descarada. O esselbê sempre teve poder, e a esse não conseguiam atingir com a mesma força. Vieira e a sua ideologia “ter pessoas nos sítios certos” reforçaram-na, e hoje em dia, associada à roubalheira em campo, temos a subserviência e compadrio de comunicação social, poder político, judicial… têm todos nas mãos. Está à vista, é tudo feito às claras e nada podemos fazer para contrariar. Só reclamar, só denunciar, mas, na prática… não podemos fazer nada. Daí a satisfação em ver artigos no New York Times, em Itália, em Espanha. O problema é que até esses são “editados” na CS, e quem só se informe nesse meio fica sem saber da missa a metade e nem se apercebe bem da gravidade das coisas porque a CS se encarrega de as desvalorizar. Há muita gente nas redes sociais, mas não as suficientes. É desesperante este sentimento de impotência. E levar com “joguem mazé à bola” em cada conversa com benfiquistas.
21 Maio, 2020 at 11:26
Muito bom Ana.
21 Maio, 2020 at 11:35
muito bem , deveria ser de leitura obrigatória pelos Sportinguistas a ver se deixavam de assobiar pró lado
21 Maio, 2020 at 12:01
E nos anos do apito dourado o Benfica ganhou o quê?
Continuem a assobiar para o lado e dizer que a culpa é toda do Porto e do Bimbo da Costa.
O Benfoãcas sempre teve poder de influência. Sempre. Foi menor durante a influência de Bimbo da Costa. Mas a influência estava lá.
Mesmo durante os anos do apito dourado eu vi o Benfocas a ser levado ao colo.
Sempre! Sempre! Sempre!
Agora é mais e nota-se mais por causa do processo apoio dourado e da descoberta dos mails. Agora é à descarada.
O Sporting foi e será o mais prejudicado enquanto não houver um futebol limpo.
E isso não vai haver tão depressa, enquanto for o negócio milionário que é.
Eu sou um romântico, como vocês. Quero um futebol limpo, justo, com verdade desportiva.
Mas isso não se coaduna com a realidade dos milhões que isto gera.
Os maluco que tentam ir contra o sistema fodem-se! Ponto!
Isto não é só cá. Isto é um negócio mafioso que está no mundo inteiro, com muita gente a mamar. Isto não vai acabar.
E é isto que têm que meter na cabeça.
Varandas está a ver se passa para esse lado da força, para ver se lhe caiem umas migalhas no colo (não falo de dinheiro, falo de títulos para o Sporting). Se não, pelo menos a ida à Champions onde coloca jogadores na montra e ganha uns cobres.
É nisto que Varandas está a apostar. Por isso não entra em guerras com o Vieira, para ver se tem hipóteses de chegar a este patamar, pois sabe bem quem manda.
As maiores apostas vão ser futebol sénior masculino e basquetebol. E eventualmente futsal.
O resto é para deixar andar ou queimar.
E é isto que têm que meter na cabeça.
O Sporting de 2013-2018 acabou. Não existe mais.
21 Maio, 2020 at 12:03
*Continuem a assobiar para o lado e dizer que a culpa do Sporting não ganhar é toda do Porto e do Bimbo da Costa, e não do Benfocas.
21 Maio, 2020 at 16:01
Ninguém disse isso: é do Porto, do Benfica e própria.
21 Maio, 2020 at 12:36
Eu disse que o esselbê sempre teve poder. E precisamente por isso o fcp, sabendo que não o conseguiria atingir, tomou como alvo o Sporting. As disputas passaram a ser esselbê-fcp por isso. Afastou-se, despudoradamente, o Sporting das corridas. Perdemos todo e qualquer respeito de tudo e de todos. Favoreciam o esselbê pelo poder que tinha por ser o maior clube, favoreciam o fcp em campo à custa de arbitragens e associações de futebol. Isto que o esselbê tem montado é monstruoso. Uma mafia pura e dura. O fcp… ainda detém uns resquícios de respeito dos árbitros. O Sporting? Saco de pancada e alvo da prepotência dos senhores do apito que obedecem ao dono esselbê e temem, ainda, o fcp.
21 Maio, 2020 at 14:03
Sim…
É que eu parei de ler quando cheguei à palavra “Chaves”.
Só depois li o resto do teu comentário. Shame on me.
É que me custa ver a malta a tentar pôr as culpas do Sporting estar assim por causa dos Andrades, quando desde pequeno que sei o que é o Benfocas (apesar do tempo de paz que houve na altura João Rocha – Fernando Martins).
21 Maio, 2020 at 14:09
Assim como?
Porto não pode ser acusado de nada. A não ser comprar árbitros para os beneficiar e prejudicar o Sporting. Ter equipas satélite que partiam pernas cada vez que jogavam com o Sporting e eram mansinhos com eles. Dominar todas as instâncias desportivas, de maneira a que até se ia de Lisboa a Chaves jogar 2 minutos. Arrear em jornalistas que expunham as coisas. Fazer descer equipas do Sul e subir as da AFP. Tirando isso, nunca chatearam ninguém.
21 Maio, 2020 at 16:04
Realmente…ignorar a podridão plantada pelo Porto é ter menos de 30 anos ou andar a ver navios este tempo todo. Era altura de manter os dentes cerrados contra o Benfica, mas tratar o Porto de igual forma…ou acham que esta pseudo-luta pela verdade desportiva (vinda do clube que mais a conspurcou) é pela transparência?!?!?!
21 Maio, 2020 at 17:37
Mas actualmente o fcp tem alguma influência sequer parecida com o slb? Vamos embora combater o fcp por situações dos anos 80/90 e vamos dançar o kombaya com o slb.
O poder está instalado actualmente onde? Aí é que deve ser combatido, estar a falar de situações de há 20/30 anos quando tens coisas actuais serve para quê?
21 Maio, 2020 at 16:06
Este tio foi… Água!
Eu não disse que os Andrades não têm culpa.
O que disse é que o Sporting não é prejudicado SÓ POR CAUSA DELES, mas sim por causa dos outros do outro lado da Segunda Circular. E de culpa própria, claro.
Se tivesses lido o meu comentário acima, saberias isso.
21 Maio, 2020 at 16:18
Nos anos 80 e 90 podes crer que era 90% Pinto 10% culpa própria.
Relembrar que o Pinto (tal como o Major, e o tonto do Damásio, que na altura era seu “aliado”) conseguiu a façanha de ser presidente de um clube e da Liga de Clubes.
21 Maio, 2020 at 16:24
Foram muitos anos a ver Guimaros e Lourenços Ferreiras. Os Rolas e Valentes já eram uma minoria.
E os Paulinhos, Andres, Bandeirinhas, Fernandos Coices, tal como os Semedos aditivados.
E o Pratas… run, Pratas, run.
21 Maio, 2020 at 16:37
Não foi um tiro de água. Foi sublinhar questões que me parecem importantes. Estamos todos de acordo…culpa de todos. O que me parece é que há pessoas que colocam o Benfica no inferno e dão uns pozinhos ao Porto, como um comentador algures lá atrás que disse (e no meu entender, mal, mas é a sua opinião) qualquer coisa como “o Benfica quer rebentar com isto tudo, o Porto foram só umas prostitutas para ganhar uns joguinhos”. Esta ideia tem que ser combatida! Se tiverem paciência vão ver a minha resposta. Concordo com tudo o que ele disse sobre o Benfica, mas discordo da parte do Porto. Dizer que o esquema do Benfica é pior do que o do Porto, desculpem-me, é ignorar a realidade, é ignorar factos. E que também fique bem claro que não estou minimamente a defender o Benfica. Estou a querer apenas colocar o Porto no lugar da história que ele merece no coração dos sportinguistas. Espero lá chegar um dia! Já vi que não sou caso único e congratulo-me por isso.
21 Maio, 2020 at 17:31
O esquema do esselbê é pior do que o do Porto pela maior abrangência. O fcp ficou-se pelos domínios do futebol, o esselbê vai muio mais além. Se és desses tempo, deves lembrar-te da CS a atacá-los. Com toda a razão. Mas hoje não vês isso em relação aos encarnados. E tanta nojice há à vista de todos que tem direito a um minuto de notícia. Quando tem.
21 Maio, 2020 at 18:31
O ke karalho!…….. Foda-sssseeee!…. Não há pachorra….
Tudo o que escreveram aí em cima (o Agnóstico sério e o seu Sancho Pança) não é novidade para mim.
Ainda há pouco dei com um ficheiro antigo de um campeonato ganho pelo Porco chamado “Assim se faz um campeão”, com vários jogos onde os Andrades foram beneficiadíssimos.
Deixo um dos casos (Porto 1, Rio Ave 0):
“Penalti não existente aos 90m de jogo dá vitória ao Porto depois de mal assinalados 2 fora de jogo, quando os jogadores do Rio Ave caminhavam isolados para a baliza.Uma série de faltas a entrada da área portista e nada assinalado.Faltas atrás de faltas contra o Rio Ave,enfim……… o jogador do Rio Ave (Mozer) no final do jogo disse não ser nenhum palhaço tamanho foi o roubo”
Concordo com tudo o que escreveram acima.
Mas isso não apaga o que foi, o que é e o que será o Benfocas.
E esse já nos prejudica há muito mas muito mas muito mais tempo.
A influência do porco nos anos 80/90 em nada se compara à influência do Benfocas há décadas.
O Porco conseguiu foi “ter gente certa no lugar certo” numa determinada altura.
Eu não relevo a máfia do Porco. Eu não defendo o Porco.
O que eu digo é que, entre Porco e Benfocas, não tenho dúvidas em quem nos tem prejudicado mais.
Por mim, perdiam os dois. Sempre!
Não sendo possível… quero que perca o Benfocas. Sempre!
21 Maio, 2020 at 18:46
“Dizer que o esquema do Benfica é pior do que o do Porto, desculpem-me, é ignorar a realidade, é ignorar factos.” – Sancho Pança que caiu aqui de paraquedas
Tu é que ignoras a realidade.
Não sei que idade tens, mas no meu quase meio século de vida vi o Benfocas a ser muito, mas muito, mas muito mais beneficiado e durante muito mais tempo do que o Porco.
Até no tempo do apito dourado eles eram beneficiados.
Há uma exposição enviada à PGR intitulada “Dossier Apito Encarnado”.
Alguém sabe o que foi feito sobre isso?
Eu sei… NADA!
https://pt.scribd.com/document/27391972/Texto-Integral-Do-Dossier-Apito-Encarnado
“ignorar a realidade, é ignorar factos”, como bem disseste, Sancho Pança.
E é isso que tu queres fazer. Ou então, branquear a corja de Carnide.
Repito: não gosto nem de Benfocas, nem de Porco.
Não branqueio nada do que o Porco fez durante o Apito Dourado (que, repito, como processo, parou em Leiria, deixando o Benfocas fora do julgamento – a fazer lembrar o que aconteceu com o e-toupeira; a diferença é que as provas contra o Benfocas não constam nos autos… como que por magia).
Quem queres que seja campeão na I Liga (por ordem de preferência)?
1.º Sporting…
2.º…
Penúltimo: FC Porco
Último: Grupo Recreativo, Cultural e Mafioso de Carnide.
Isto não é “gostar” ou “branquear” o FC Fruta, chocolatinhos, putas e quinhentinhos.
Fui claro?
21 Maio, 2020 at 18:47
*Quem QUERO que seja campeão na I Liga (por ordem de preferência):
1.º Sporting…
2.º…
Penúltimo: FC Porco
Último: Grupo Recreativo, Cultural e Mafioso de Carnide.
21 Maio, 2020 at 19:18
Jaime:
Tenho 39 anos, a caminho dos 26 de sócio. Não pretendo alterar a sua opinião. Também não pretendia exaltá-lo e levá-lo aos limites da pachorra. Aceite simplesmente que há quem possa ter uma opinião diferente da sua, como eu aceito a sua, perfeitamente que, aliás, é a da maioria. Lá por dizer que discordo, não quero dizer que não conviva bem com ela. Não seja é “tugão” no sentido de achar que quem não partilha a mesma opinião é porque está errado. Eu nunca afirmei que estou certo; apenas falei em ignorar os factos, porque se cada um pode ter a sua opinião, cada um não pode ter os próprios factos. Esse documento que me enviou tresanda, de facto, mas é claramente um grão de areia ao pé do resto. Interprete como quiser. Só acho que até à década de 70 não me parece que o Benfica se tenha movimentado de forma diferente nos bastidores do que o Sporting (mais benesse, menos benesse do regime…). Na década 80 tudo mudou com o player da sujidade instigado pelo J. M. Pedroto. O Sporting foi comido de cebolada sem se aperceber e o Benfica, quando se apercebeu, teve o azar de o Jorge de Brito ter batido com a porta e entrou numa espiral negativa com Damásio, Vale e Azevedo ate chegar onde chegou: o Porto estava como peixe na água. Quando se levantou (já no Século XXI) o Benfica montou o esquema, mas o Porto não abandonou o dele. Como alguém disse, teve que baixar um bocadinho os cornos por causa do Apito Dourado. Daqui não me parece que, em termos de longevidade, tenham prejudicado menos o Sporting, para usar o seu termo de comparação. Se não concorda, é o seu direito, assim como é um seu direito a forma como expressa tal discordância, mas pelo menos que seja fundamentada. Depois vai ficar tudo bem, não há problema nenhum. Eu é que fico agastado quando vejo o Porto com a bandeira da transparência no futebol (quando isso não lhes interessa) quando devíamos ser NÓS a levantá-la, muito embora seja de uma assimetria confrangedora ver sportinguistas a atirar-se contra o Benfica como cães raivosos e há anos atrás eram uns mansos contra o Porto e até lhes batiam palminhas se fosse preciso. Mas depois vai ficar tudo bem. O importante é que durmamos bem logo à noite. Não sei onde foi buscar o Sancho Pança, mas lembro apenas que ele representa, na maior parte do tempo da história, a razão e a objectividade que contrasta com os delírios do seu mestre.
21 Maio, 2020 at 22:24
I Know Who You Are
Excelente comentário.
Eu não disse que tens opinião diferente da minha.
Tudo o que escreveste eu sei que foi assim.
O que eu não posso aceitar é que se coloque o Porco como o principal inimigo do Sporting e o Benfocas como nosso “amego” ou que só agora é que tem influência.
O Benfocas SEMPRE… eu repito… SEMPRE teve o manto invisível. SEMPRE!
A diferença é que o Porco , farto de não ganharem nada há anos, montaram o esquema que tanto o Agnóstico como tu muito bem descreveram.
Quanto a isso, nada contra.
Mas isso não invalida a seita que é o Benfocas.
Só para veres um exemplo: Eusébio foi trasladado para o Panteão 3 anos após a sua morte. Eu repito: 3 anos.
A lei da altura falava num mínimo de 10 anos. Eu repito: 10 anos. Agora passou para 15 anos.
Isto é apenas um pequeníssimo exemplo de como isto está dominado por esta corja.
Mas, ao contrário do que vocês sustentam (e é aqui que discordamos), a influência desta canalha, o colinho, etc. não é de agora. Provavelmente alguns “encolheram-se” no tempo do domínio do Porco, mas nunca deixaram de influenciar.
Repito: o Apito Dourado ter chegado onde chegou (julgamento) e só ter como arguidos personalidades e clubes de Leiria para cima – quando o narcos foi apanhado em escutas a pedi árbitros – demonstra precisamente o que eu digo: o Benfocas manda nisto há muito tempo.
Ainda me lembro das tvs a acompanharem o narcos a entregar as provas para que o Apito Dourado fosse para a frente.
Colei-te a Sancho pança no sentido de vires em auxílio, primeiro da ana, depois do Agnóstico.
Mas o teu raciocínio está correctíssimo (excepto no poder de influência da corja lampiã, que vem de longe – como o brandy Constantino).
Nunca me viam dizer o contrário.
Agora… Não perceberem que entre ganhar o Benfocas ou o Porco, eu prefiro que seja o Porco… Isso já são opiniões
pessoais, que respeito quem pense ao contrário.
Não me ajoelhei a festejar o golo do Kelvin, mas fartei-me de rir com isto…
https://www.youtube.com/watch?v=DQEeNL2Re4I
21 Maio, 2020 at 22:46
Nuno, acho que o Pinto da Costa nunca foi Presidente da LPFP (era o Guilherme de Aguiar); tal como penso que o major valentão também nunca acumulou (passou o seu herdeiro dinástico a Presidente do Boavista quando ele foi para a LPFP).
Mas até que o Nuno apontou um exemplo paradigmático da actualidade: Quando a arbitragem das Ligas profissionais regressa à alçada da FPF, o Porto trata de lá meter um dos seus. Mas a prova de que o poder já não é o mesmo e que os tentáculos do Polvo vermelho são muito mais longos e fortes do que os do polvo azul, é que cedo Fernando Gomes ficou de rabo preso pêlos de Carnide.
Um abraço e saudações leoninas
21 Maio, 2020 at 23:04
Não é verdade que o FC Porto não tinha influência política. Se calhar não se lembram bem desse período. O Porto tinha uma enorme influência política nos anos 90 e esteve a um passo de instigar o separatismo da região Norte para uma união com a Galiza.
O Porto praticamente mandava no PS Porto e na Câmara do Porto, e isso só acabou quando o Rui Rio ganhou as eleições autárquicas na cidade, lá se mantendo por três mandatos consecutivos. Os andrades eram uma das forças por detrás da regionalização, que felizmente nunca avançou. Foram tempos perigosos para Portugal, pois nessa altura o Pinto da Costa tinha um discurso muito mais violento do que agora e foi muito complicado haver um clube de futebol, ainda por cima vitorioso dentro e fora de portas, a influenciar o debate político com um tema que mexia com a unidade do Estado.
O beifica tem mais peso político porque tem mais apoio social e por arrasto mais políticos que lhe são afectos, fazendo com que seja bastante protegido pelo poder político e judicial, e que os líderes partidários procurem a identificação ou a bênção desse clube para ganhar votos. Mas o Vieira nunca teve grande intervenção política, nem relacionado com uma causa política, como esteve o FC Porto com a regionalização.
O Ventura é um fenómeno grave, igualmente grave, e não se pode dizer que o beifica tenha sido usado pelo Ventura, como dizem aqueles que querem ilibar os lampiões. O Ventura é um cartilheiro daquela cambada, existe uma sinergia entre as partes. Já se a sociedade portuguesa começar a rejeitar o Ventura e o Chega, é natural que o beifica se descarte do fulano, para não ficar mal visto.
22 Maio, 2020 at 8:54
Basta pensar como o centro de estágio é conseguido, os terrenos do estádio vendidos e como um certo e determinado presidente de câmara é hoje vice do clube.
21 Maio, 2020 at 15:59
É isto mesmo, Ana!
21 Maio, 2020 at 22:09
Ana, claro que concordo com a radiografia que faz e com a conclusão “… O problema é que até esses são “editados” na CS, e quem só se informe nesse meio fica sem saber da missa a metade e nem se apercebe bem da gravidade das coisas porque a CS se encarrega de as desvalorizar. Há muita gente nas redes sociais, mas não as suficientes. É desesperante este sentimento de impotência.(…)”.
Mas isso só se torna essa evidência quando se silenciam as “oposições” a esse status quo.
Foi por isso que se tornou imprescindível “calar” de vez BdC. Porque com ele a denúncia começou por ser feita com propostas concretas (que percorreram TODOS os órgãos do Futebol e muitos do Desporto: LPFP, FPF, APAF, as 22 AFs, IPDJ, SEJD e todos os Jornais Desportivos – que curiosamente nem sequer noticiavam o célebre Livro Branco para a regeneração do Futebol; internacionalmente, expuseram à UEFA e no Congressos The Future of Football – e curiosamente foi onde se começou a exercer pressão sobre os agentes nacionais). Foi também ele quem, em Directo na TVI, e frente ao Porco Guerra, fez a denúncia dos Vouchers. Esse tipo de impacto causa mossa. E daí a necessidade de o afastarem (recorrendo para isso à gigantesca máquina de propaganda que é a CS portuguesa – quase toda, com muito poucas e apenas episódicas execpções). Tal como começou a acontecer com o Programa do Porto Canal que semanalmente começou a despejar a informação do Mercado de Benfica e a expor o Polvo; foram logo contratar 2 das mais pesadas firmas de advogados do país e iniciaram a intimidação generalizada. Mas expuseram-se. Conseguiram ainda ir escapando entre os pingos da chuva, mas ficaram MUITO MAIS EXPOSTOS. E depois há vozes como a da diplomata Ana Gomes que, por serem independentes (em relação aos clubes) se tornam mais difíceis de controlar (e devo também reconhecer a sua coragem n exposição de muitos casos de corrupção).
Resumindo, o poder do Benfica só pode ser diminuído e derrubado SE FOR AFRONTADO. A política de paninhos quentes para evitar a ira vermelha só serve para colocar em segurança o traseiro dos seus protagonistas. Não defende a Verdade Desportiva e muito menos defende o Sporting.
Um abraço e saudações leoninas
21 Maio, 2020 at 10:45
Em luta directa contra os andrades é…. muito…. muito…. treza… muito… dificil (momento Varandas).
Contra os lamps…. impossivel. Todos os poderes obscuros da nação se levantam.
Ambos são geneticamente aldrabilhas, mas o poder lampionico é muito mais abrangente. Consegue abracar o poder politico, judicial, judiciario e mediatico. A verdadeira mafia tuga. Até no crime organizado somos pequenitos.
21 Maio, 2020 at 10:51
No Sporting a máfia é autofagica… existe para devorar o cadaver. Juntam-se para comer o hospedeiro, perante um exercito de espadinhas, inflamados, sempre disponiveis para aplaudir de pé a opereta bufa.
Comédia tragica que consegue parir um Varandas, uma autentica anedotica. Tragica.
Da vontade de rir, e chorar em simultâneo, ver alguns iluminados do tasco dizer que o inimputavel pateta tem um problema de… comunicação. Não é um problema, trata-se apenas da ponta do iceberg da estupidez, mediocridade e tacanhez (são os tres sabores do meu gelado) da nova mascote croquette.
Sempre com elegancia.
21 Maio, 2020 at 11:53
Fácil, fácil…problema de comunicação tenho eu no trabalho ao tentar comunicar com estrangeiros que não pescam ponta de português, inglês ou francês enquanto uso viseira e máscara.
21 Maio, 2020 at 15:59
Tenho 39 anos e a caminho dos 26 de sócio. Vale o que vale. Não querendo mudar a sua opinião, a minha conclusão deve-se a muita leitura, a factos pesquisados e a algumas evidências (facilitadas pelo facto de viver no Porto…). É saudável e compreensível que cada um tenha a sua opinião. Já os quanto aos factos…são factos. Cada um não pode ter os seus…
21 Maio, 2020 at 22:32
“Sigmund Freud
Analyze this”
– Madona (“Die Another Day”)
https://pt.scribd.com/document/27391972/Texto-Integral-Do-Dossier-Apito-Encarnado
P.S.: não te estou a chamar Sigmund Freud… 🙂
Já chega o Sancho Pança.
21 Maio, 2020 at 22:32
*Madonna
21 Maio, 2020 at 10:41
boicotar isto de todas as formas possíveis.
o orelhas é um criminoso.
21 Maio, 2020 at 10:41
o illori é central para o campeonato de Portugal , nada mais , o SCP não o consegue colocar em lado nenhum.Mais um erro clamoroso do panisgas , pagar quase 3 milhões por 60 por cento do passe , com ordenado progressivo altissimo . Quanto ao Rosier , foi um ROUBO ao SCP . Dar 5 ou 6 milhões por este jogador , que nos últimos 2 ou 3 anos teve lesionado metade do tempo , e ainda dar o mama baldé , que era titular nesta equipa do SCP desde gr a extremo esquerdo , é um ROUBO .Se calhar , se calhar , aquela modesta casinha …..
21 Maio, 2020 at 11:09
Concordo, retirando o exagero. Mas ajuda alguma coisa estar no estádio a assobiar sempre que tocam na bola? Ajuda alguma coisa estar nas redes sociais sempre a bater no mesmo?
Se me disseres que isso faz o Varandas e companhia sair mais cedo, vamos força eu ajudo.
21 Maio, 2020 at 22:12
E atrapalha alguma coisa?
21 Maio, 2020 at 22:36
Não atrapalha estar sempre a assobiar os jogadores? Mesmo que sejam alvos específicos isso influencia a equipa. Hoje é o Ilori, ontem foi o Alan Ruiz, anteontem o Teo Gutierrez.
21 Maio, 2020 at 23:01
assobios só atrapalham quem não tem estofo mental para ser campeão. Veja lá se atrapalham o Ronaldo? Até o atiçam mais.
E nunca esqueço as 2 primeiras entrevistas de Oceano no Sporting: estava lá ainda fresquinho quando foi chamado a jogo em casa contra o Bastia (Taça UEFA, creio); ganhámos 2-0 e o Oceano marca o 2º golo após ter entrado como suplente utilizado. O Tovar numa de gozo,pensando que o rapaz por ser jovem e negro não tinha tarimba para se aguentar na entrevista (programa sobre a 4ª feira europeia na 5ª à noite) pergunta-lhe: como é que foi para um jovem vindo do Nacional, lançado às feras num jogo europeu, sentir o peso do ambiente de Alvalade.
Resposta: “eu sou um jogador muito físico e, por isso faço da raça e da entrega as minhas principais armas. Sentir o enorme apoio do público do meu Clube, só reforça essa entrega e raça.”
15 dias depois, na Córsega, o Sporting perde por 2-0 no tempo regulamentar e o Oceano, entrado perto dos 90 minutos marca o 2-1 que nos garante o apuramento já no prolongamento. Programa de 5ª Fª e de novo o Tovar a querer picar o Oceano. “Então se o apoio de Alvalade reforça a sua entrega, como foi enfrentar o inferno corso?” Resposta calma do Oceano.” Muito simples: com 60.000 a puxar por mim eu rendo 150%, com 40.000 a assobiar e a puxar pelo adversário eu sei que tenho de render 200%”. O Tovar já nem lhe fez mais perguntas.
ESSA É A MENTALIDADE DE CAMPEÃO! E Oceano nunca foi campeão nacional! mas a mentalidade SEMPRE lá esteve.
SL
21 Maio, 2020 at 23:06
Tal e qual.
22 Maio, 2020 at 1:48
Epa uma coisa é o adversário a assobiar outra coisa totalmente diferente são os próprios adeptos!!
22 Maio, 2020 at 9:03
Tadinho do Ilori…
“Gosto muito do Sporting, mas não queria estar lá para o resto da minha vida; queria dar um passo em frente, fosse agora ou mais tarde. Com um contrato com tantos anos de duração, tinha receio que se um dia quisesse sair, eles podiam não me deixar.”
“Sem renovar, estava preparado para ficar até dois anos sem jogar?
Sim, estava. Acho que faria o que fosse necessário. Se não me iam deixar jogar porque eu não renovava, não fazia sentido obrigarem-me a ficar no Sporting, ainda por cima tendo uma proposta. Assim, arriscavam-se a não ganhar nada daqui a algum tempo.”
21 Maio, 2020 at 10:46
Bom dia, tasca!
21 Maio, 2020 at 10:54
Ser amigo das toupeiras não tem relevância desportiva nenhuma.
O Rampante foi capturado pelo polvo.
Acompanhante de luxo top,o dr.choninhas.
21 Maio, 2020 at 11:14
Estamos entregues aos Espadinhas/Croquettes/IdiotasÚteis, Mendes & Vieira. E pensar que foram os Sportinguistas que escolheram isto. Trágico.
Nem nos piores pesadelos.
21 Maio, 2020 at 12:09
Por acaso continuo convencido que os sócios não escolheram isto. Ou, pelo menos, não foi com aquela percentagem…
21 Maio, 2020 at 11:45
Sanatório Leonino
Rui Santos: “Portugal está a caminhar para um poder único, política e clubisticamente: o PS e o Benfica”
21 Maio, 2020 at 11:54
Ora aí está o relógio parado certo duas vezes ao dia.
21 Maio, 2020 at 14:12
Convém saber usar os tempos verbais correctos
21 Maio, 2020 at 11:46
#UnirOSporting
21 Maio, 2020 at 12:02
ó ana , está enganada , o porto aproveitou o eclipse do SCP , devido a termos muitos presidentes de merda , e eles terem um grande presidente , e fez o que tinha de ser feito . Nós que tínhamos o melhor presidente ,atualmente , a pedir meças ao João Rocha , deixamos aquela elite bafienta e corrupta que desde sempre chupou o SCP correr com o homem .é só ouvir a entrevista do Hélder Amaral ao rugido verde , quando ele diz que depois de ir a um jantar com altas individualidades do SCP e combinarem ajudar o SCP e o Bruno , passados dois dias recebe um telefonema a dizer que O HOMEM É PARA CAIR …..era importante o sr Hélder Amaral (se tivesse colhões ) dizer os nomes das pessoas presentes nesse jantar , se calhar ficávamos a saber o nome dos mandantes de Alcochete . E, pronto , o SCP É ISTO , senão haveria um movimento de sócios e o sr Hélder teria que revelar os nomes das pessoas que estiveram nesse jantar e lhe disseram que o Bruno era para cair ……
21 Maio, 2020 at 12:49
Desculpa, mas não concordo. O apito dourado começou nos anos 80. O Sporting não estava em declínio, coisíssima nenhuma. Começou a entrar à conta da corrupção do fcp. E se João Rocha não conseguiu contrariar, também BdC não o conseguiu fazer (contra o esselbê, atualmente). Tivemos alguns campeonatos em que poderíamos ter sido campeões e não nos deixaram. Até um segundo lugar tiveram a lata de nos conseguir roubar para o dar ao fcp numa arbitragem ultra-hiper-mega escandalosa em nossa casa contra o Nacional da Madeira. Não te deves lembrar do ano do “luto”, com o Jozic a treinar, em que era com cada roubalheira que usámos essa forma de protesto num jogo contra a Académica (e em que por acaso até goleámos). Não sei que idade tens, mas garanto-te que os anos 80 foram qualquer coisa de absurdo no que a arbitragens contra o Sporting diz respeito. Tenhas os dirigentes que tiveres, só serás campeão quando te deixarem ser. A diferença consistirá em se será à base de roubos ou de fragilidade dos plantéis, que é o caso atual.
21 Maio, 2020 at 12:51
Quando oiço dizer que se gosta do fcp a seguir ao Sporting, dá-me um nojo. Contribuíram em muito para o estado do Sporting. Não concebo que se tenha preferência por qualquer uma das “nádegas”.
21 Maio, 2020 at 16:13
Se me disseres que preferia que o Vila Nova da Rabona fosse campeão em vez das nádegas, claro!
Mas entre uns FDP que nos prejudicam (ou que nos prejudicam por causa deles)
desde SEMPRE e os outros FDP que também nos prejudicaram, nomeadamente nos anos do apito dourado (cujo processo parou em Leiria, não desceu, mesmo havendo escutas em que se ouve o narcos a pedir árbitros), a minha escolha é clara.
Pensa que é como na segunda volta das eleições Presidenciais entre Mário Soares e Freitas do Amaral: Álvaro Cunhal disse aos comunas para votarem Mário Soares, par a direita não ganhar também na PR, e que fechassem os olhos ao votarem – já que os comunas não votam em “socialistas” (que, na prática, em Portugal, são sociais-democratas).
Não quero o Porco campeão, tal como não quero o Benfocas.
Mas, a se um deles, a minha escolha é o Porco.
21 Maio, 2020 at 16:15
*para
*a ser um deles
21 Maio, 2020 at 17:36
O único fator de desempate quanto a quem prefiro que não conquiste títulos é que quando o fcp os conquista há menos barulho nas ruas e menos semanas de propaganda e festejos na CS.
21 Maio, 2020 at 17:37
Pelo menos onde eu vivo, claro. 😛
21 Maio, 2020 at 17:44
Eu sou do Porto…onde há tantos benfiquistas como portistas…é dose…
Concordo que hoje o poder esteja instalado nos vermelhos, mas para responder a alguém que aqui comentou, não me lembro de quando foi ao contrário o sportinguista estar tão “empenhado” em lutar contra a podridão. E isso custa-me.
Revejo-me quase a 100% em tudo o que escreveu aqui. Só não concordo que o esquema do Benfica seja pior pela abrangência. O do Porto ultrapassou e muito o futebol. Chegou à justiça de forma evidente, teve ramificações políticas e tenho fortíssimas suspeitas de ter envolvido a prática de crimes mais cruéis que a corrupção pura e simples.
21 Maio, 2020 at 22:35
Mas nunca com a abrangência que o Benfocas tem.
O Porto dominou partes de algumas áreas, mas não com esta abrangência dos lampiões.
Lampionagem, em Portugal, é lei.
Tudo serve para branquear as suas patifarias.
Inclusivamente na altura do Apito Dourado (domínio, não o processo).
21 Maio, 2020 at 14:05
João Rocha não saiu por causa do agigantar dos Andrades.
Saiu porque foi empurrado pela corja do costume.
21 Maio, 2020 at 16:08
Não vamos misturar assuntos… No entanto uma coisa é certa…se com o João Rocha o Porto não se metia, já a seguir (com todos os defeitos que tenham – e têm imensos – honra seja feita a Santana Lopes, Roquette e principalmente Dias da Cunha que mostraram os dentes à corja azul e branca)… Estou completamente de acordo com a Ana e é bom que o pessoal que ainda não o fez, abra os olhos e lhes comece a ser indiferente Benfica ou Porto em tudo. Sporting sempre. O resto, não interessa. Aliás…nem vos passa pela cabeça como nos daria jeito que o Porto não fosse à Champions este ano…just sayin’…
21 Maio, 2020 at 16:17
Tu hoje entraste aqui de paraquedas só para implicares comigo…
21 Maio, 2020 at 16:59
Não foi. Juro que não! 🙂 Calhei de fazer um comentário e depois apenas respondi aos comentários ao mesmo. Calha de estarmos em pólos mais ou menos opostos na consideração deste tema. É essa “preferência” pelo Porto em relação ao Benfica que se mete comigo. A partir do momento em que não somos nós, temos que ser indiferentes aos demais. Acredite que se formos medir, o Benfica não nos prejudicou mais que o Porto. Se calhar, com um bocadinho de azar até foi ao contrário (mas não ponho as mãos no fogo…). Esta atitude – e não me leve a mal por isso, mas estou a exprimir a minha opinião de forma cordata e assertiva – dá uma certa razão aos do lado de lá da Segunda Circular quando falam em complexos de inferioridade e de o único propósito do sportinguista é ser a negação do Benfica, quando criam o apelido “dragartos”. Eu não concordo com isso, evidentemente, mas acho que também podíamos, enquanto sportinguistas, contribuir um bocadinho mais para que assim se não pensasse. Só que um dia o Kelvin meteu o golo que ajoelhou o JJ e vi sportinguistas aos gritos como se o Sporting tivesse ganho alguma coisa…vi um sportinguista de joelhos em frente a uma televisão a festejar o golo do Kelvin. JURO! E a mim, deu-me asco. Nojo absoluto. Este Sporting de Varandas não é MINIMAMENTE aquele em que me revejo, mas também não quero ser o sportinguista que se agiganta nas derrotas dos outros, por maiores adversários que sejam. Eu quero ser o que se agiganta quando ganha. O tempo não está para isso, mas pode vir a estar. Mudemos mentalidades.
21 Maio, 2020 at 17:43
A “mais ou menos” simpatia pelo fcp explica-se, acho eu, pelas denúncias que foram feitas no porto canal. Eu gostava de ver. Mas nunca esqueci, e era bom que não se esquecesse quem tem “simpatia” por eles que as fizeram, não no interesse do futebol nacional, mas no deles. Basta pensarem que o esselbê atacava o fcp, passou a atacar-nos nos anos da presidência de BdC (e os portistas também mandavam umas bocas), e, missão concluída com o afastamento de quem os incomodava, estão de volta aos ataques apenas ao fcp. O mesmo se passa com os portistas. Atacam quem lhes dá luta. Um dia que o Sporting venha a reconquistar o que estava a conseguir (apesar de tudo, tenho sempre essa esperança), o foco dos ataques vai passar a ser verde de novo.
21 Maio, 2020 at 22:43
Compreendo o que dizes.
Mas isso só me faz crer que desconheces completamente o poder de influência que o Benfocas sempre teve. SEMPRE!
O Porto montou um esquema com várias influências e conseguiu ganhar. Mas ganhou também lá fora. Será que também tinha pode de influência lá fora? Quem sabe…
Mas no global, o Benfocas mantinha a preferência generalizada.
Sempre foi assim, desde que me lembro.
A imprensa então é um verdadeiro case study.
22 Maio, 2020 at 1:58
A imprensa é fácil explicar com este exemplo: o benfiquista/lampião compra/consome tudo o que fale bem do slb, a seguir a vitórias esgotam os jornais, nas derrotas ficam lá todos, se falarem mal também não compram.
O Sportinguista é um bocado diferente, consome/compra muito com as derrotas e nas vitórias já não tanto.
Obs. Vitórias/derrotas engloba as coisas boas e más, não é só resultados desportivos, títulos.
Um exemplo prático foi um dia que a CMTV falou mal do slb, não lembro o que foi, mas conheço um benfiquista que no dia a seguir foi a uma loja, acho que da NOS, que queria cancelar a CMTV da casa dele.
22 Maio, 2020 at 12:16
“Um exemplo prático foi um dia que a CMTV falou mal do slb, não lembro o que foi, mas conheço um benfiquista que no dia a seguir foi a uma loja, acho que da NOS, que queria cancelar a CMTV da casa dele.”
Nós também fizemos isso quando o BdC disse que se queriam que ele não comentasse no FB desmentindo a imprensa cada vez que saísse uma notícia falsa sobre o Sporting, que deixássemos de ver e compras essas intrujices…
Ah, espera! Afinal o que fizemos (fizemos, salvo seja) foi virar-lhe as costas e chamar-lhe de maluco ditador…
21 Maio, 2020 at 16:18
“O resto, não interessa. Aliás…nem vos passa pela cabeça como nos daria jeito que o Porto não fosse à Champions este ano…just sayin’…”
Isso é outra história.
Mas entre o Porco não ir à Champios e o Benfocas não ir à Champions, prefiro o Benfocas não ir à Champions.
21 Maio, 2020 at 16:22
Porquê?
21 Maio, 2020 at 16:24
Porque não gosto do Benfocas.
E muito menos da corja que lá está.
21 Maio, 2020 at 16:26
E eu não gosto do feceporco.
Nem da corja vintage que lá está (entre os quais o ex-autarca e ex-ministro, grande regionalista).
Ficarem fora da LC era a guilhotina para eles.
Não desgosto desse cenário.
Lisboa a arder, jamé.
21 Maio, 2020 at 19:08
Compreendo o que dizes e concordo, desde que não implique que o Benfocas ganhe.
Não ganhando o Sporting, que ganhe o Braga, o Guimaães, o Moreiense, o Cova da Piedade, o Alguidares de Baixo, etc.
Sobrando os 2 corruptos, que ganhe o Porco e só no fim o Recreativo Mafioso de Carnide.
Mas a ideia de Porco e Benfocas descerem de divisão, falirem ou desaparecerem do mapa não era nada má ideia. 🙂
Essa coisa de “cidades” comigo não cola. Há imensos lampiursos na cidade do Porto e arredores. Por isso, não é por aí… Não é uma questão “Porto vs. Lisboa”, apesar do Bimbo da Costa ter alimentado essa cisão durante muito tempo.
Amigo… Em termos de escolher entre Porco e Benfocas, a minha escolha é o Porco.
21 Maio, 2020 at 23:09
Claro. Foi mais outro “grande serviço” prestado pela fina flor dos nojáveis.
Só “meteram” um “popularucho” Sousa Cintra pelo meio, porque era um novo rico com ambições a nojável. Tal como a tolerância do bronco Santana Flopes, foi para servir de sapador para o Roquete e o seu “Projecto”. Tal como Varandas é um estropício necessário ao projecto de “privatização” da SAD e de esvaziamento do Clube. Em 22 veremos quem se lhe seguirá.
SL
21 Maio, 2020 at 16:20
Vou só colocar aqui o comentário do leonino, que o colocou fora do sítio
“leonino
21 Maio, 2020 at 14:03
Responder
ò Ana e antes dos anos 80 ? eu não disse que o SCP estava em declínio no tempo do João Rocha , mas sim antes e depois , até ao Bruno de Carvalho .Quanto ao jogo com o nacional , não nos roubaram o 2º lugar , tinham roubado era o ser campeão , na jornada anterior ,com os lampiões , naquele golo em falta do luisão com o ricardo , (aí esta , em luta com os lampiões ).e em que anos ou décadas é que o SCP foi beneficiado ????o scp só ganhou quando tinha super equipas , nunca foi campeão como os nossos rivais , com equipas banais .”
21 Maio, 2020 at 16:28
O Sporting teve melhores equipas e ganhou pisso.
Ganhou esses 2 em 3 (e conseguiu ser gamado em detrimento do enorme Boavista) porque o fecepe teve de baixar os cornos um bocadinho devido ao Apinto Dourado.
21 Maio, 2020 at 19:10
“em detrimento do enorme Boavista”
O tal Boavista que ganhou imensos jogos à custa das arbitragens (houve um Beira-Mar – Boavista (ou Boavista – Beira-Mar) que foi à descarada.
Tinha uma boa equipa, muitos deles caceteiros. Mas sim, tinha bons jogadores.
21 Maio, 2020 at 19:13
“Ganhou esses 2 em 3” porque tinha também gente na Liga. E não era só o Duque.
21 Maio, 2020 at 19:13
E os árbitros eram sorteados, não nomeados.
21 Maio, 2020 at 20:22
Sim, sortear ladrões faz uma diferença do catano. Então aqueles sorteios condicionados de 1 ou 2.
21 Maio, 2020 at 22:55
Agora estiveste bem.
O que é certo é que nos anos em que os árbitros eram sorteados, nem Porco nem Benfocas ganharam.
E o resto é conversa.
21 Maio, 2020 at 20:41
Devido ao Apito Dourado? Estás com as datas trocadas.
21 Maio, 2020 at 22:58
Completamente.
Nós ganhámos em 1999/2000 e 2001/2002, e o Apito Dourado apareceu em 2004.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Apito_Dourado
https://rr.sapo.pt/2018/09/07/benfica/corrupcao-no-futebol-como-passou-vieira-de-acusador-a-acusado/noticia/123773/
21 Maio, 2020 at 22:28
Tens razão em quase tudo Ana. Talvez, no entanto seja bom recordares o quanto ganhou o Benfica nesses anos 80, para perceberes se era o Porto que dominava tudo.
LISTA DE CAMPEÕES: 1980 Sporting; 1981 Benfica; 1982 Sporting; 1983 Benfica; 1984 Benfica; 1985 Porto; 1986 Porto; 1987 Benfica, 1988 Porto, 1989 Benfica. 1983 Benfica finalista da Taça UEFA; 1988 Benfica finalista da Taça dos Campeões; 1990 (iniciada em 89) Benfica finalista da Taça dos Campeões; 1984 Porto finalista da Taça UEFA; 1987 Porto vencedor da Liga dos Campeões.
Não consigo perceber onde a Ana vislumbrou essa tão grande hegemonia do Porto nos anos 80. Nos anos 90, sim, foram claramente hegemónicos.
Um abraço e saudações leoninas
21 Maio, 2020 at 22:48
Sempre ouvi falar nos fora de jogo marcados pelo Humberto Coelho. Aliás basta ir a década de 70 e aí já se vê quantos títulos tem o SCP. O problema do SCP não começou nem com apitos dourados nem na década de 80. Tem que recuar mais. O JR a história comprova que também foi um presidente que saiu da linhagem mas tanto o desgastaram que o Homem desistiu!
21 Maio, 2020 at 23:20
Meu caro, tenho 62 anos e via Futebol desde os meus 5, 6 anos (quase todos os jogos em Alvalade, até aos 23 anos) e alguns jogos fora (apenas não ia à lixeira a céu aberto de Carnide por motivos profilácticos; mas costumava ir ao Restelo (até na Taça de Honra), à Tapadinha e a Setúbal. Desde 1958 até 1974, o Sporting ganhava de 4 em 4 anos e o resto era para o Carnide. E as roubalheiras eram mais que muitas. Parece que começou com um tal de Calabote ainda eu não era nascido. Mas recordo roubalheiras épicas dos encornados: uma ao Belenenses,deu direito a invasão de campo porque, mesmo com o roubo não havia modo de reverter o 0-1. Houve algum castigo? Só, se houve! Já na época era assim.
SL
22 Maio, 2020 at 2:02
Pensava que eras Açoreano
22 Maio, 2020 at 2:08
As piores décadas em títulos são 90 e a actual. 60/70/80 e 00 exactamente iguais 2x.
21 Maio, 2020 at 23:15
“Desculpa, mas não concordo. O apito dourado começou nos anos 80.”
Vamos então aos anos 80…
1979–80 Sporting
1980–81 Benfica
1981–82 Sporting
1982–83 Benfica
1983–84 Benfica
1984–85 FC Porto
1985–86 FC Porto
1986–87 Benfica
1987–88 FC Porto
1988–89 Benfica
1989–90 FC Porto
Sporting: 1+1 I(se contarmos com a época 1979/1980)
Porto: 4
Benfica: 5
21 Maio, 2020 at 23:24
E, nesse período, o porco teve 2 finais europeias ( ganhou uma Taça dos Campeões e perdeu uma Taça UEFA) e o Carnide teve 3 (uma Taça UEFA e duas Taças dos Campeões; uma só chegou lá com a mão de vaca .. perdão de Vata; perdeu-as todas, mas porcausa .. da maldição do Bela Gutman.
SL
22 Maio, 2020 at 9:19
Sim… Lembro-me bem disso… Taça dos Campeões.
Essa do Vata frente ao Marselha… Depois perderam na final com o Milan por 1-0.
https://csifutebol.wordpress.com/2011/09/12/benfica-%E2%80%93-marselha-20-anos-depois/
Tal como me lembro de perderem as finais contra o Anderlech (Taça UEFA) (1-1 em caso, quando tinham perdido na Bélgica 1-0) e contra o PSV (Taça dos Campeões) (penalty falhado pelo Veloso).
22 Maio, 2020 at 9:19
*casa
21 Maio, 2020 at 12:07
O Anti veio só conhecer Portugal e já vai embora…
Na minha opinião, e sempre o disse, não acrescentou nada à equipa (os resultados e a não evolução da mesma, provam isso). Porém, e independentemente disso, fazer uma aposta numa pessoa que passado pouquíssimo tempo já se tinha comprometido com outro projecto, é muito estranho…
21 Maio, 2020 at 12:08
Varandas quase a contar tudo o que sabe, os netos vão gostar.
Para já, união. Bandeira da campanha.
Ele só não disse que era união com os inimigos, pq de rivais têm pouco.
21 Maio, 2020 at 12:55
Mais um negócio de merda que se adivinha com o Bruno Paz…
21 Maio, 2020 at 13:43
Qual?
21 Maio, 2020 at 14:20
E então Miguel?
Gostas do teu lugar no carrossel?
21 Maio, 2020 at 14:21
22 anos e a caminhar para novo empréstimo?
Oh ‘migo…
21 Maio, 2020 at 13:06
E ai viúvas… Qual o drama hj?
21 Maio, 2020 at 14:03
ò Ana e antes dos anos 80 ? eu não disse que o SCP estava em declínio no tempo do João Rocha , mas sim antes e depois , até ao Bruno de Carvalho .Quanto ao jogo com o nacional , não nos roubaram o 2º lugar , tinham roubado era o ser campeão , na jornada anterior ,com os lampiões , naquele golo em falta do luisão com o ricardo , (aí esta , em luta com os lampiões ).e em que anos ou décadas é que o SCP foi beneficiado ????o scp só ganhou quando tinha super equipas , nunca foi campeão como os nossos rivais , com equipas banais .
21 Maio, 2020 at 14:05
Tenho muito apreço pena vossa paciência e esperança infundada e irrealizável … eu já queimei o fusível… que tudo se foda… o clube já acabou…. só não vê ou sente, quem se enquadra na primeira frase…
Quando for para começar de novo, avisem !!!!
21 Maio, 2020 at 14:18
mais um com a mesma opinião , cá estarei de novo para poder ajudar se um novo Sporting livre de nojaveis cofinados e croquetagem se erguer …. nem que seja refundação completa desde os distritais !!! seremos milhares tenho essa convicção nesse apoio a um Sporting inteiramente de cariz popular
21 Maio, 2020 at 14:12
o palhassone lampyone quer saber qualquer coisa de viúvas ,ou o que é ??? se calhar quer algum brinquedo das caldas , para brincar com o panisgas .
21 Maio, 2020 at 14:16
Friendly Fire!
21 Maio, 2020 at 16:22
Ele (Lyonne) está a ser irónico, leonino.
Calma! Eh eh eh eh. 🙂
21 Maio, 2020 at 18:23
hahahahahahahahahahahah
21 Maio, 2020 at 17:11
Grande Eurico a dizer as verdades :
A forma como Varandas foi respondendo a “todas” as perguntas dos jornalistas levou Eurico Gomes a pensar que estaria a ver um “empregado (ou acionista) de uma agência de jogadores” e não o “presidente de uma secular entidade que se chama Sporting Clube de Portugal”.
“É muito baixo, diria que trata o clube com um desprezo humilhante”, reforçou o antigo internacional português.
Perante tal entrevista, Eurico Gomes ficou a acreditar “que haja quem esteja a dar voltas no túmulo”.
21 Maio, 2020 at 17:53
Bruno Paz, 22 anos, é pretendido por vários clubes.
Segundo fontes…o Sporting fez saber estar na disposição de ceder 70% do passe por… 3 milhões.
hahahahahahahahahaha fica um cadinho mais caro que o Demiral.
Varandas meu cabrão de merda és um monte de esterco.
21 Maio, 2020 at 18:29
Bem… o west bromwich ja veio dizer que paga o Matheus depois da pandemia! O sport recife já veio dizer que paga o André depois da pandemia
hahahahahahahahahaha
A dupla varandim/zenha sempre a enterrar! Os imbecis vêm para a comunicação social dar desculpas de mau pagador e entre o deve e o haver ainda ficam a perder… para nao pagar 10 M já estão a arder com 10,500 M.
hahahahahahahaha
Estes ordinários nem sequer vêm que o Matheus vale o triplo dos 10 M e que o facto de os ingleses nao terem cumprido com o prazo foi um milagre divino para segurar o jogador. que abéculas!
21 Maio, 2020 at 19:22
Chama-lhes abéculas. Isto não é azelhice, é gestão danosa. Propositada, não me lixem.
21 Maio, 2020 at 19:23
Isto só tinha uma solução: resgatá-lo ao West Bromwich e vendê-lo mais caro a quem o quer ir comprar aos ingleses. Facultamos-lhes uma moratória, e ainda vão ganhar dinheiro. Resta saber quanto, mas vão ganhar. E nós… Bah!
21 Maio, 2020 at 21:56
Mai nada.
22 Maio, 2020 at 0:56
Não me parece que o Matheus queira regressar a este Sporting.
Eu não quereria…
22 Maio, 2020 at 13:56
Não precisa regressar, se não quiser. Mas que seja o Sporting a vendê-lo, não o WB.
21 Maio, 2020 at 20:16
o WBA não tinha até ao final da corrente época para pagar os 10M?
21 Maio, 2020 at 22:07
Já disseram que não vão pagar dentro do prazo e o varandas já disse que não faz mal… Vai mesmo assim…
21 Maio, 2020 at 22:15
Então mas só o Vagandas é que podia usar a pandemia como desculpa? Isto toca a todos, caríssimos.
21 Maio, 2020 at 19:36
Relatório do Covid 71 desta quinta-feira, 21 de maio:
0 saídas nos órgãos sociais
1 saída de elemento técnico/staff
0 saídas de jogadores
0 sportinguistas recuperados
0 entradas
Total
4 saídas nos órgãos sociais
3 saída de elementos técnicos/staff
9 saídas de jogadores
0 sportinguistas recuperados
0 entradas
A DGE (Direção Geral da Escumalha) salvaguarda-se na posição de que os números referidos possam não representar a totalidade dos casos reais.
21 Maio, 2020 at 21:54
Hahahahahahaha já tens verba, sempre a pingar…
22 Maio, 2020 at 14:12
“1 saída de elemento técnico/staff”
Quem?!