O Sporting disponibilizou aos seus sócios o relatório e as contas do clube referente a 2018/19, tendo registado um resultado negativo de aproximadamente 11,4 milhões de euros.
Este é um relatório obviamente marcado pelo rescaldo do ataque à Academia, de onde podemos retirar algumas notas
1. embora negativo, o resultado foi menos negativo do que em 2017/18, onde esse número ascendia aos 19,1 milhões de euros
2. o passivo consolidado subiu dos 378 milhões para os 421 milhões. Olhando para o copo meio cheio, podemos dizer que os valores da transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United ainda não constam destas contas
3. este aumento de passivo está directamente ligado à antecipação de 65M da NOS, para pagar compromissos à banca e dívida a fornecedores de curto prazo
4. é de questionar que os gastos com pessoal andem à volta dos 70 milhões, apenas cinco milhões abaixo do ano anterior onde tínhamos o milionário Jorge Jesus como treinador e vários jogadores com folha salarial a bater no tecto definido pelo clube
5. as dívidas a fornecedores aumentaram quatro milhões. Se a escalada continuar «por culpa do Covid», vai ser engraçado perceber qual a herança colocada em cima da mesa quando se realizarem eleições, em 2022
6. a meio do mandato, a imagem que fica é a de um clube cada vez mais enterrado em dívidas, com uma política desportiva desastrosa e praticamente já sei anéis herdados para poder equilibrar as contas. E mesmo sabendo que o Matheus Nunes vai pagar o Rúben Amorim, o Silas e o Keizer todos juntos, torna-se complicado justificar como gastámos dez milhões num treinador que não passa de um enorme “e se correr bem?”
Juntamente com o relatório disponibilizado, seguiu uma apreciação ao documento por parte do o Conselho Fiscal e Disciplinar, na qual é explicada que a situação económica do Grupo Sporting é “difícil” mas não “inultrapassável”. Aquele órgão leonino, contudo, considera fundamental que sejam tomadas “decisões que levem ao equilíbrio operacional” das contas, ao contrário do que se verifica neste momento. Curiosamente, ou talvez não, este parecer é publicado no jornal oficioso do Clube lado a lado com mais um capítulo do «bora vender a SAD». Coincidências.
27 Maio, 2020 at 17:56
Só não viu o que ia acontecer, quem não quis.
Ao contrário do que achava em 2014, desta vez acho mesmo que o Sporting já não se vai conseguir levantar…
27 Maio, 2020 at 19:07
Concordo plenamente contigo.
Dantes as coisas podiam estar mal, mas existia uma vontade muito grande de mudar, de fazer o clube grande, de crescer.
Agora é o oposto, o clube nem estava muito mal, mas todos os dias os golpistas trabalharam incansavelmente para destruir o que existia e ao mesmo tempo minar o futuro para que a solução seja apenas uma no futuro, e todos já perceberam qual é, por isso nem vou repetir.
27 Maio, 2020 at 18:05
Mais uma vez, eu gostava de ser como estes senhores que apenas conhecem os casos de sucesso e não os beira-mares, belenenses e leirias desta vida.
27 Maio, 2020 at 19:57
Nem é preciso ir ao Beira-mar, à Belenenses e ao Belenenses (esse sim o exemplo que nos devia alertar), ao Leiria. Podia-se dar o exemplo do que teve de fazer o Farense.
Mas mais importante ainda seria referir os casos de sucesso de Real Madrid e Barcelona, ou dos Clubes alemães.
Acho muito interessante o anormal do Carlos Barbosa da Cruz vir falar de Clubes que onde os adeptos não perderam a paixão e dar como exemplos Clubes com adeptos só de Futebol (o PSG é o único exemplo que ele apontou e tem algumas outras Modalidades; mas corre o enormíssimo risco de ser já esta época o próximo Manchester City). E a propósito de City também é de assinalar que nas anteriores crónicas destes senhores a querer vender a banha da cobra da “privatização” da SAD o City viesse à cabeça dos exemplos a seguir. Agora está apanhado na apertada malha das sanções da FiFA e UEFA, por incumprimento das regras de fair-play financeiro, não por ter uma enorme dívida mas por sobre-investimento. O que demonstra que, mesmo que esses artolas conseguissem a ultra ficcional tarefa de encontrar um investidor que ainda fosse mais artolas que eles para investir no futebol português, esse investidor iria deparar-se com o facto de quase nem poder investir para tornar o Clube competitivo. Desde logo “porque o que permite, dentro de um quadro legal, o crescimento financeiro dos clubes ou SAD’s é o aumento das receitas ordinárias e extraordinárias (transferências de jogadores) e não a injeção de capital através da venda da própria SAD (só provoca aumento direto de receita no ano de negociação das ações)” (sic José Ribeiro in “Lá vem a conversa de alienar a SAD”, 11/maio/2020 in site O Leonino). Ou seja dados os montantes risíveis das nossas receitas (nossas e de qualquer outro Clube português), o potencial de investimento autorizado é muito baixo.
Mas depois temos o facto de compararem os adeptos de Liverpool, Manchester (qual deles, seria bom esclarecer), Paris e Valência com os do Sporting quando o enquadramento emocional desses adeptos é bastante diverso. As 4 equipas apontadas (e digo equipas porque o senhor fala de Futebol) são seguidas por adeptos/sócios a um nível muito mais local e regional do que o Sporting (ou o Real Madrid, ou mesmo o Barcelona); isto independendo de Manchester United até suscitar uma onda internacional de fãs (sobretudo no Norte da Europa e no Extremo Oriente) com relevo para o merchandising (e pouco mais porque não são sócios do Clube ou accionistas da “SAD”). Esclareçam os sócios do SCP que a perda da maioria da SAD pelo Clube significará uma inevitável perda de receitas para as Modalidades e o novo fecho de várias delas(tal como sucedeu quando fundaram a SAD).
Mas (e volto aqui ao salientar que a peculiaridade do exemplo do Belenenses deveria servir de exemplo para TODOS os Sócios do SCP.
É que com uma SAD detida maioritariamente por um investidor privado, cujo principal interesse é retirar KUCRO do seu investimento, deixará, por exemplo, que o detentor de Gamebox seja sócio do Clube. Para quê se não ganha nada com isso e, pelo contrário deixando de haver esse encargo adicional as Gameboxes até podem ser vendidas mais caras que saem mais baratas aos ex-sócios compradores; ou passa a ser adquiridas por adeptos com muito mais facilidade porque não têm de lhe aduzir a despesa com quotas. CORTE RADICAL da maior fatia de potencial investimento nas Modalidades.
Mas pior ainda. No caso do Belenenses, o corte operou-se mesmo, mas sem prejuízo para as Modalidades. A esmagadora maioria dos s+ocios romperam com a SAD e mantiveram-se no Clube (que, diga-se, é um dos mais eclécticos de Portugal); mas não o fizeram apenas pelas Modalidades. Fizeram-no também pelo Futebol. Porque o Estádio do Restelo e o complexo de treinos do Clube de Futebol Os Belenenses, manteve-se propriedade do Clube. O CF Os Belenenses pôde reiniciar o seu caminho no Futebol Sénior a partir dos distritais; e não perdeu nenhuma das suas equipas de Formação. As assistências globais do CF Os Belenenses no Estádio do Restelo na 2ª Divisão Distrital foram o dobro das conseguidas pela Belenenses SAD. E puderam e poderão ir alimentando a sua equipa principal com os jovens da Formação.
Os Sócios do Sporting se quiserem refundar o seu Futebol por terem perdido a sua identidade e poder numa SAD detida maioritariamente por um privado cujo interesse maior é o lucro, não teriam nem Estádio nem Academia para o poder fazer como o CF Os Belenenses. Porque foi assim que foi arquitectado o Projecto Roquete.
Mas isso, estes crápulas esquecem-se sempre de referir!
Não convém que os sócios se ponham a pensar sobre os cenários reais de uma perda da maioria da SAD.
Porque, se o fizerem, serão capazes de questionar qual foi o sucesso dos que assim procederam: Farense, Salgueiros, Tirsense, Beira-Mar, Estoril- Praia, Os Belenenses, Famalicão.
Os que deram ou estão a dar a volta por cima (e com enorme dignificação dos valores sociais do desporto) estão a consegui-lo por romper com a lógica monetarista e reforçar a lógica associativa (Belenense, Farense Tirsense); ou por servirem de lavandaria do Jorge Mendes (Famalicão) e não haver um verdadeiro escrutínio ou aplicação das regras de fair-play financeiro da FIFA que impedem o sobre investimento, por ser Clube que não acede às competições europeias (e porque quem com eles mais directamente concorre prefere deixar correr e tenta aceder a algumas migalhas do “super-(deter)agente”, ou a benesses do Cappo do Pó Branco).
SL
27 Maio, 2020 at 21:08
Excelente. Álvaro este comentário merece um destaque bem grande. Mais do que na tasca, por essa blogosfera leonina
27 Maio, 2020 at 22:09
Confere. O sr. cherba deverá pegar no comentário para a rubrica de “rapa-o-tacho” (esqueci-me do nome!)
27 Maio, 2020 at 21:35
Tal e qual.
Muitos já explicaram isso.
Mas o Barbosa da Cruz (e outros da mesma igualha) vai continuar a fazer o seu trabalho de spin.
Ele escreve sempre a mesma coisa. Muda uma palavra aqui ou ali, mas a merda que escreve é sempre a mesma, omitindo o que não interessa à narrativa ou desvalorizando-a.
27 Maio, 2020 at 22:40
Muda o que lhe convém. Retirou o Manchester City da sua equação porque, dado o facto de o seu accionista maioritário ter INJECTADO NOVO CAPITAL EM MONTANTE MAIOR QUE O PERMITIDO, o City foi penalizado com 30M€ de multa e 2 anos fora das competições europeias.
O problema não está apenas no que diz. É totalmente desonesto pela ocultação dos factos que lhe convém NÃO DIVULGAR.
SL
28 Maio, 2020 at 1:11
O trabalho de spin é assim mesmo.
Não interessa contar a verdade. Interessa contar uma narrativa… Passar uma mensagem.
27 Maio, 2020 at 18:25
Isto mete nojo. Já não consigo sentir mais nada, só nojo! Nojo de todos os tipos como este Carlos Barbosa da Cruz (a caveira falante).
27 Maio, 2020 at 18:34
“3. este aumento de passivo está directamente ligado à antecipação de 65M da NOS, para pagar compromissos à banca e dívida a fornecedores de curto prazo”
Se fosse para isto, então a divida à banca e a fornecedores a curto prazo teria reduzido na mesma proporção e aumentou a modica quantia de 50M (coisa pouca)
Alias, o argumento estafado do Artista Do Dia é que era necessário reduzir a divida de curto prazo, se retirares da equação os 30M do EO, que fosse quem fosse seria sempre para fazer o roll over, diga-se empurrar com a barriga, a divida de curto prazo reduziu a enormidade de 3M
HAHAHAHAHAHAHAHA
Gostaria de acrescentar mais alguma coisa, mas estou sem tempo, uma chamada de atenção, é o ReC consolidado do clube, brevemente teremos as contas do 3T da SAD para esquecer rapidamente esta monstruosidade, se tiver de apostar diria que amanha, no máximo sexta serão publicada e também para breve teremos a projecção da execução das conta 18/20 e orçamento para 20/21.
27 Maio, 2020 at 19:43
Caro Malcolm,
Não sei se me poderá esclarecer: o montante da operação de “adiantamento/factoring” do contrato com a NOS é considerado passivo, correcto?
SL
27 Maio, 2020 at 19:50
Certo e que serviu para pagar despesa corrente, ao contrario do que afirmaram que iria servir para abater passivo. O passivo aumentou e significativamente.
27 Maio, 2020 at 22:02
Obrigado, Caro Malcolm.
Mas então não percebo uma coisa: o passivo aumentou de €378M para os €421M.
Um aumento de €43M, portanto.
Mas se por virtude do adiantamento do contrato NOS o aumento do passivo foi de +/- €65M, isso quer dizer que se reduziu (fora o adiantamento da NOS, que salvo erro quando esta fizer os pagamentos contratados, vai-se reduzindo ao passivo) € 22M de passivo????????
SL
27 Maio, 2020 at 22:15
Na realidade adiantar da NOS para pagar contas, logo pagar passivo, tem um resultado nulo pois aumenta o passivo do factoring ao mesmo tempo que reduz o passivo de curto prazo (passa o passivo do curto para o longo prazo).
O passivo esse aumentou durante o periodo, não podemos retirar a NOS e fazer essas contas assim.
27 Maio, 2020 at 22:15
Livramento,
O adiantamento da nós é um financiamento/passivo como qualquer outro. É um empréstimo contratado mediante uma taxa (juro) e prazo de devolução. A única diferença para outros empréstimos é que está confortado com a garantia dos recebimentos da nós os outros financiamentos/passivos estarão confortados com outro tipo de garantias.
27 Maio, 2020 at 22:19
Caro Malcolm,
Tratar-se-á de um factoring, presumo. O mesmo tipo de operação que se está a tentar fazer com o € do BF, suponho…
Mas a minha pergunta é: porque é que o passivo não subiu pelo menos €65M (valor do adiantamento) mas bastante menos?
Ou a operação da NOS é inscrita numa rubrica diferente?
SL
27 Maio, 2020 at 23:02
Precisamente porque a rubrica é a mesma dos restante financiamentos. Saíram uns e entraram outros e no computo geral a rubrica aumentou, no caso, dos financiamentos aumentou 47M.
O nome pouco importa, é um financiamento, poderia ser um contrato mutuo, uma conta caucionada, desconto de uma livrança, empréstimo obrigacionista, não interessa é financiamento e ficam todos agregados na mesma rubrica.
Depois na nota 16, pag 56 encontra o detalhe, e se quer o valor exacto em 2018 e 2019 do factoring, era este:
Em 30/06/2018- 29.620M
Em 30/06/2019- 80.178M
27 Maio, 2020 at 20:45
Se for passivo para pagar passivo ficaria na mesma…
Só que é mentira. Parte renovou passivo, parte substâncial foi para gastos correntes da operação…
27 Maio, 2020 at 18:36
É culpa do COVID19, COnaVIrus71 para os leigos.
27 Maio, 2020 at 18:45
4. é de questionar que os gastos com pessoal andem à volta dos 70 milhões, apenas cinco milhões abaixo do ano anterior onde tínhamos o milionário Jorge Jesus como treinador e vários jogadores com folha salarial a bater no tecto definido pelo clube
27 Maio, 2020 at 18:49
O que me interessa é o que depende de mim.
Quando é que voto o orçamento?
Quando é que voto estas contas?
Quando há eleições?
Assinaturas para destituição?
Contas e afins, venho à tasca, leio o que o Malcom escreve (Não só ele mas sobretudo ele) e fico informado qb.
Votações seja o que for, Nega, contra, kaput. 🙂
27 Maio, 2020 at 18:54
“Quando é que voto estas contas?”
Ainda não votastes as do ano 2017/18 e já estas a pensar a votar estas de 2018/19.
É a anunciada transparência varandiana.
27 Maio, 2020 at 19:00
Realmente, já não me lembrava disso.
Mas … dasse…
Mas as contas têm de ser votadas, certo? É obrigatório, certo? Estatutos?
Pois fui votar contra um orçamento.
27 Maio, 2020 at 19:08
Apenas o CD anterior por questões de transparência introduziu essa pratica, apresentar e aprovar as contas consolidadas de todo grupo Sporting.
O varandas meteu no programa eleitoral que iria manter a boa pratica e … tem-se visto.
Sinceramente não sei dizer se legalmente é obrigatório, estatutariamente tenho quase a certeza que nada refere sobre isso.
Coisa diferente são as contas individuais do clube, essas sim tem de ser aprovadas e se houver desvio negativo dá direito a cessação imediata do mandato.
27 Maio, 2020 at 19:11
Pois, isto é SAD.
27 Maio, 2020 at 19:22
Não é só a SAD, são contas conjuntas de todas as empresas do grupo, é a SAD, o clube (modalidades), SportingTV, Sporting Multimedia, SGPS, SportingSeguros, etc… é apresentação num único relatório das contas anuais de todas as empresas do grupo, excluindo as operações entre eles, digamos que é o processo mais transparente para se aquilatar da saúde financeira de todo o grupo.
27 Maio, 2020 at 19:03
Malta não estejam preocupados.
Quando falharmos o pagamento aos bancos eu compro a maioria da SAD e o futebol do Sporting é meu.
Depois dou um jeito, não stressem.
27 Maio, 2020 at 19:04
Apenas fica admirado quem andou a dormir.
Fartei-me de avisar que queriam vender a SAD custasse o que custasse, e para isso o clube tinha de estar muito mal.
Ainda bem para eles que tudo está a correr como planeado.
Duvido que o clube se volte a erguer um dia. Mas cada um tem o clube que merece.
Uns porque votaram nesta merda (mesmo não tendo sido 71% como os golpistas tanto afirmam) os outros porque nada fizeram quando se viu que tudo não passou de um golpe.
O curioso é que o Bruno de Carvalho continua a lutar e a pedir aos sócios para lutarem se acreditarem que algo pode mudar…. mas a resposta tem sido a excelente resposta de sempre: “não nos mexemos por nada nem por ninguém, só queremos é comer bem”.
Vou ser sincero, a unica coisa boa do Covid19 foi ter feito o Sporting parar com as vergonhas com que nos brindava semanalmente, mas o virus está quase a desaparecer…. tal como o Sporting Clube de Portugal. Mas o novo sporting está de pedra e cal!
27 Maio, 2020 at 19:06
Tenho dado pela tua falta.
Bem andavas a dar chazadas por esses post’s quando bebias o café da manhã.
27 Maio, 2020 at 22:18
Sabes, eu vinha à tasca quando estava a trabalhar no escritório porque tinha pouco que fazer e poucas alternativas para matar o tempo… Como agora trabalho em casa, se tiver pouco ocupado faço algo mais alegre que vir aqui recordar o meu querido clube na fossa.
O orgulho era no tempo do BdC, agora é puro sofrimento.
27 Maio, 2020 at 20:54
+1
27 Maio, 2020 at 19:25
Cherba continuas a bater na mesma tecla, mas para vender a SAD é preciso a aprovação dos sócios em AG.
27 Maio, 2020 at 19:41
Basta entrar em incumprimento com a banca e a SAD, antes de acordares, já era.
27 Maio, 2020 at 21:04
Não é verdade, tem que ser aprovado pelos sócios.
27 Maio, 2020 at 21:10
Torce capacho, torce que ainda é a única coisa que te safas.
27 Maio, 2020 at 21:25
Nem peço que acredites em mim, acredita em quem acompanhou o processo:
“@cfvieira
Em resposta a
@RiskosRang
Têm de notificar a SAD de um incumprimento e aí a sociedade tem um período de tempo, consagrado no contrato, para corrigir a situação. Não é imediato.”
Ou seja a SAD é informada do incumprimento recebe um prazo, se nada fizer adeus SAD e os sócios aprovaram onde?
Podem ler a conversa toda aqui, vale a pena para perceberem a dimensão do que estes incompetentes fizeram e porque razão o passivo aumentou:
https://twitter.com/cfvieira/status/1168998101937524736
27 Maio, 2020 at 21:46
Era tão bom que o Jubas percebesse isto (partindo do princípio que não sabe e que não anda aqui a fazer spin). O Jubas e todos os que andam a dormir.
No entanto, creio que esse caminho (da perda da SAD por incumprimento) será o último recurso da corja para alienar a SAD.
Preferencialmente, eles querem que sejam os sócios a aprovar.
Resta saber se com contagem de votos real ou adulterada.
27 Maio, 2020 at 21:48
Digo isto precisamente por causa da propaganda espalhada pelo Babosa da Cruz e pelo genro.
28 Maio, 2020 at 1:48
Fdx vocês vivem num mundo paralelo. Mas alguma vez iam vender a maioria da SAD sem uma AG ?
Epah a palha que o pastor aqui do tasco anda vos a fazer mal…
28 Maio, 2020 at 3:00
Talvez da mesma maneira que não se vendia património sem aprovação em AG.
Ele foi o Alvaláxia, a Health Club Holmes, a Clínica CUF e o Edifício Sede. Tudo pela módica quantia de5OM€ (venda por atacado).
E a AG não aprovou a venda.
Passaram a decisão para o Conselho Leonino e aí já tinham maioria.
SL
28 Maio, 2020 at 8:27
E tu vives no mundo dos ingénuos ou dos filhos da puta?
27 Maio, 2020 at 20:07
O património também era preciso aprovação e depois de ser recusado eles com trocas e baldrocas fizeram a venda!
27 Maio, 2020 at 22:21
Errado, a SAD para desaparecer basta as VMOC serem accionadas, logo se aparecer alguém podem ser vendidas pelos bancos na hora….. sem o clube ter que dizer uma palavra sobre isso a não ser tenha o dinheiro para as comprar na hora.
Nessa altura a maioria passa para o comprador que passa a fazer o que bem entender.
Os socios apenas mandam enquanto tiverem maioria, depois disso passam a ser fantoches.
27 Maio, 2020 at 22:49
Se não houver incumprimentos com os pagamentos da dívida à Banca, as VMOCs só “vencem” em 2026.
Se houver incumprimento, o(s) banco(s) notifica(m) a SAD que fica com um prazo (apertado) para corrigir esse incumprimento e efectuar o(s) pagamento(s) em dívida.
SL
27 Maio, 2020 at 20:05
Por curiosidade fui ler as principais medidas do programa eleitoral:
Futebol, montar uma estrutura vencedora. 3 interlocutores reportam ao presidente, treinador, team manager e head scout.
Coordenação entre equipa técnica e scout para definir contratações rigorosas.
Scout ao nível dos melhores do mundo.
Manter a aposta e o investimento em todas as modalidades.
Criação de um centro de alto rendimento de atletismo.
Criação de uma academia das modalidades.
Chegar aos 200 mil sócios até 2019.
Epa e desisto de transcrever as medidas do programa.
Como é possível ter ainda sócios que votaram neste programa e não se revoltarem? Quem votou em Varandas é que se devia ainda mais revoltar pelo programa não ter uma medida cumprida!
Pelo amor ao SCP, se ainda o tiverem ou alguma vez o tiveram, apoiantes de varandas façam um esforço de ler o programa eleitoral e vejam que medidas foram cumpridas e quais não foram! Não se sentem enganados?
27 Maio, 2020 at 21:11
Haja boa disposição..
27 Maio, 2020 at 20:35
Li durante o dia a opinião do Artista, li aqui os comentários do Malcolm.
Não tenho nada a dizer, só leio.
27 Maio, 2020 at 21:18
Considero que o Artista costuma fazer óptimas avaliações, regra geral concordo com ele, nesta situação não me parece que esteja a ser isento.
Percebo que para ele, para mim e para quem esteja atento, o ReC não traz nada que não fosse expectável com base na analise das contas de 2018/19 da SAD e do clube, no fundo isto apenas juntas as contas, mais as contas de outras pequenas empresas do grupo que não trazem grande modificação, agora, é um facto que a situação é muito preocupante e ele se ama o Sporting deveria estar muito preocupado.
Por outro, já não percebo quando diz que havia muito passivo de curto prazo que era preciso regularizar, mas o facto é que se retirares os 30M do EO que seria sempre para fazer roll over, a diminuição foi de 3M e nada justifica o o aumento global do passivo em mais de 40M e o aumento dos financiamentos em mais de 47M.
Assim como não percebo quando desvaloriza o facto de em Janeiro o fantoche ter mexido no plantel informando que iria reduzir muitos milhões em gastos e basicamente estamos na mesma, ou melhor, na mesma em termos de gastos mas em qualidade seguramente que o plantel actual nem metade vale.
A situação não é para desvalorizar é para responsabilizar e muito.
Mas há outra coisa que me deixou intrigado, o detalhe dos processos judiciais ao 1º godinho desapareceram do ReC, será que ……
27 Maio, 2020 at 21:28
Eu tenho consideração pelo Artista…
Mas eu acho que ele está a tentar relativizar os sinais que há e que tenta ao máximo não ser muito cáustico.
O aumento de passivo pelo adiantamento da NOS para pagar passivo de curto prazo não faz o mínimo sentido. Ele sabe disso…O aumento do passivo ou foi para pagar capital negativo (ou seja resultado negativo da operação) ou foi para comprar/compensar activos.
Não consigo perceber como é que ele pode ignorar que um clube nestas condições se esteja a financiar a preços completamente absurdos para andar a contratar merda. Assim como a total ausência de reestruturação dos custos do Sporting.
E o que vai acabar de acontecer é que no final, nas contas de 2020, com sorte ele vai dizer que afinal estava enganado e continuou o caminho para o abismo sem sentido…
Ou então vai dizer que é o possível pós covid e só chega a essa conclusão em 2021…
27 Maio, 2020 at 21:50
Esta é óptima para o Sanatório leonino do Sali:
“O Artista do Dia
@OArtistaDoDia
·
11 h
A tendência posterior à antecipação (e que continuou em 19/20) foi o reequilíbrio das contas. Do ponto de vista financeiro, a ação desta direção tem sido globalmente responsável (destoa desta postura a contratação de Rúben Amorim).”
27 Maio, 2020 at 21:55
E depois tens o brutal aumento dos juros, mais de 50% que passam dos 6.9 para 9.9 e só tens um trimestre do financiamento da nós …
27 Maio, 2020 at 22:03
Sim é isso…
Os custos de financiamento do adiantamento da NOS são uma barbaridade….
Custam tanto como outros todos juntos…
Como é que se pode ver uma situação destas e não estar em pânico. Sim, como ele diz isto poderia eventualmente ser aceitável se houvesse uma reestruturação do clube e se se verifica-se uma manutenção da dimensão do passivo, descida considerável dos custos operacionais, etc… E aquele adiantamento fosse um último recurso porque não tinha tido tempo antes. Seria discutível mas pronto…
Foda-se… Está a meio do 2 ano e sabe bem que nada disto aconteceu! No comentário dele ignora olímpicamente o que já se sabe dos primeiros trimestres de 2020 e que isto é incompetência (é pior eu sei… Mas se ele quer ser optimista, no mínimo é incompetência) e não corresponde a nenhuma estratégia ou tentativa de reestruturar o clube…
27 Maio, 2020 at 21:55
Mais uma p’ró Sanatório:
“O Artista do Dia
@OArtistaDoDia
·
11 h
Contas consolidadas: nada de novo, é um reflexo do que já tinha sido reportado pela SAD em 2018/19. Foi um exercício negativo, marcado pelos efeitos de Alcochete, e no qual a atual direção não teve grande margem de manobra por já ter entrado após o fecho do mercado de verão.”
27 Maio, 2020 at 21:57
Ele continua a falar em “Al Cochete” e que esta direcção (tadinhos deles) tinham pouca margem de manobra.
28 Maio, 2020 at 0:47
Como posso confiar num gajo que achava que o varandas era o gajo certo para o lugar de presidente sendo ele um tipo inteligente e bem informado.
O artista que me desculpe que mesmo concordando com ele em alguns assuntos não seguirei nenhum conselho seu no que diz respeito ao futuro do Sporting.
Demasiados tiros ao lado e só a desculpa de Alcochete dá-me náuseas.
28 Maio, 2020 at 1:13
Será que o Artista também “fritou a pipoca”? 😀
28 Maio, 2020 at 1:14
O Artista revelou-se um verdadeiro palhaço de circo…
27 Maio, 2020 at 22:02
O Mestre era um dos esclarecidos. Mas desde a intervenção dos lampiões alguma coisa lhe aconteceu
27 Maio, 2020 at 22:08
Pois…
Mas mais alguma coisa se passou, além disso.
27 Maio, 2020 at 23:23
Tb vou mais por aqui.
28 Maio, 2020 at 1:13
Deve ter “fritado a pipoca”… 😀
27 Maio, 2020 at 23:24
Gosto de ter outras perspectivas, não muitas, mas de quem considero que a opinião/informação é credível.
É o vosso caso.
27 Maio, 2020 at 20:36
O Nuno Sousa fará algum comentário sobre isto?
27 Maio, 2020 at 20:38
Porquê o Nuno Sousa? O Pedro Azevedo ou lá como se chama foi o primeiro a dizer que era candidato em 2022.
27 Maio, 2020 at 23:25
Porque não?
27 Maio, 2020 at 23:33
Qualquer alternativa que não seja croquete é bem vinda, na minha opinião.
Falem, apareçam, preparem-se. Mostrem o projeto e a equipa.
27 Maio, 2020 at 20:36
Qual é mesmo o drama? Tudo como dantes quartel general em Abrantes.
27 Maio, 2020 at 20:38
a igreja da venda da sad continua a bater de porta e porta a ver se aparecem na missa.
coitados.
pode ser algum jesus do golfo pérsico os leve pra lá para fundarem o clube do marquês.
nem pra cavar batatas servem.
sozinhos morriam à fome.
27 Maio, 2020 at 20:49
O que não falta no Sporting são passivos.
27 Maio, 2020 at 20:52
Os avisos começaram logo em Janeiro de 2019 para o caminho que estes bois estavam a percorrer…
Era porque éramos viúvas e porque odiavamos o Varandas e por isso estávamos a criticar só porque sim, era porque não havia alternativa e mesmo quando se falava na alternativa possível… Não dava porque coiso e tal…
Agora começa a estar à vista o lindo serviço que está a ser feito e o monte de merda em que estamos metidos.
A minha maior dúvida ultimamente é se sobrevivemos ao Varandas ou se morremos a seguir…
27 Maio, 2020 at 20:54
Uma grande parte dos sócios não soube perceber o que se passou em 2018. Lêem demasiados jornais e vêem demasiada TV….
27 Maio, 2020 at 21:16
Não entendo! Estão a dizer-me que a corja que há 20 anos derrete o clube fez outra vez das suas? Como é possível?
Cometer sempre os mesmos erros e esperar resultados diferentes, eis a massa adepta do Sporting.
Nós últimos 20 anos só um presidente não deu este descalabro financeiro.
É lidar bananas, é lidar.
27 Maio, 2020 at 22:02
Esse era maluco e nada elegante. E punha o interesse do clube à frente do interesse dos mimadinhos.
28 Maio, 2020 at 0:01
E o casaco de cabedal ?? Sem elegância nenhuma.
27 Maio, 2020 at 22:03
sporting acabou … bananas inúteis
27 Maio, 2020 at 22:20
“bananas inúteis”
Ou “úteis”… Depende do ponto de vista…
27 Maio, 2020 at 22:49
Bananas úteis dizem os lampiões.
27 Maio, 2020 at 22:41
Não há ninguém aqui a defender a merda desta direcção?! Nem
Um??
27 Maio, 2020 at 22:53
Defendo eu, carago.
#varandasatéaofim
27 Maio, 2020 at 22:54
o que defendem a direção fazem parte dela ou estão cá fora a gastar o que roubaram.
27 Maio, 2020 at 22:55
Apareceu 1 (unzinho, mais precisamente) não a defender directamente esta direcção mas a tentar chingar quem a denuncia. Não tem juba para mais.
SL
28 Maio, 2020 at 0:23
E será que esses bancos não passam a ser Considerados ‘non gratos’, por muitos sportinguistas, o que prejudicará a imagem dos bancos e levará à perda de clientes?!
Uma hipótese pouco plausível, os bancos até podem exigir que Bruno de Carvalho regresse à gestão do clube, porque acreditam que ele é o único que pode ajudar o clube a gerar receitas que amortizem a dívida aos bancos.
28 Maio, 2020 at 1:06
Porque é que só há-de haver eleições em 2022 quando na próxima AG os sócios têm todas as condições para dar guia de marcha ao Varandas e amigos?
Só com muito masoquismo se permitirá que a incompetência perdure até 2022…
28 Maio, 2020 at 8:30
Meu, o Sôtor Rogério não deixa.