O Sporting voltou com Quaresma, Camacho, Matheus Nunes e Jovane no onze, mas, ao contrário do que Amorim havia dito, os Leões estão longe de ser uma equipa com a cabeça limpa. Entre a adaptação ao modelo táctico e os fantasmas que impediram o assalto à área adversária, fico a certeza de uma longa estrada a percorrer. O que vale é que estamos na pré-época
Faltam cerca de 60 segundos para o jogo terminar e o Sporting tem a posse de bola no meio-campo adversário. E ela roda. Para a direita, para a esquerda, um bocadinho para a frente, um bocadinho para trás, com os jogadores a respeitarem ao milímetro o novo desenho táctico. O jogo está empatado, o Guimarães defende com dez, é a última oportunidade da partida, mas a bola não é metida na área onde Sporar continua sem companhia. E o jogo termina.
Foi tão exasperante para vocês como foi para mim? Perfeito, estamos em sintonia, mostra que continuamos a sentir e a irritar-nos com o Sporting e que temos muito pouca paciência para esta teoria de que temos mais posse de bola e controlamos o jogo.
Claro que temos que ver este jogo à luz de ter sido a primeira partida da pré-época 20-21 e, aí, os indicadores são incríveis! Eduardo Quaresma tem tudo para vir a ser craque no centro da defesa e no primeiro jogo com os crescidos foi várias vezes a referência para saída de bola; Camacho foi uma agradável surpresa a jogar na posição onde fazia birra para não jogar; Jovane Cabral fez um jogo em crescendo e foi o homem que abanou a partida, só pecando naquele doloroso falhanço de cabeça quando estava totalmente isolado na pequena área; Sporar, que leva cinco golos nos últimos seis jogos, é ponta de lança em cada movimento que faz, mesmo quando falha remates de primeira ou demora demasiado tempo a disparar.
Todos sabemos que Max não vai demorar a matar o vírus que afectou os redes nesta primeira ronda de jogos para ganhar ritmo, que Matheus Nunes vai sacudir o peso da camisola e que Plata é menino para partir tudo, portanto… portanto, agora imaginemos que esta pré-época permite perceber que é um atentado futebolístico despachar Bruno Paz por três ou quatro milhões para ficar com Battaglia, que Daniel Bragança nos livra finalmente de Doumbia, que Francisco Geraldes tem uma oportunidade e que o enorme Zenha engana novamente os ingleses e recupera Matheus Pereira deixando-lhes Vietto. Ah, e que Amorim trabalha um segundo desenho táctico, permitindo que Pedro Mendes possa jogar, nem que seja quando o adversário fica reduzido a dez aos 76 minutos e precisamos de mais gente para ganhar bolas na área.
Junte-se a tudo isto o facto do jogo de ontem ter mostrado que o Sporting é o clube com melhor % de passe na Liga Portuguesa, com 85%, e temos motivos mais do que suficientes para sorrir. Importa lá que a última vez que conquistámos duas vitórias consecutivas na Liga tenha sido em dezembro do ano passado ou que não saibamos ganhar um jogo fora e casa (ok, ok, foi nos terrenos de Famalicão, Rio Ave, Braga e Vitória SC). Não há pressa, como não houve ao longo de 90 minutos, muito menos no último deles. E mesmo que o Braga ganhe hoje e comecemos a ver os arsenalistas por um canudo, os indicadores positivos estão todos lá. Não se preocupem. Nem tenham pressa.
5 Junho, 2020 at 12:52
O Sporting marcou dois golos furtuitos e pouco mais fez para ganhar o jogo…jogou para não perder essencialmente…mas não se pode esperar muito mais de um sistema com 5 jogadores de caracteristicas defensivas e que pouco sabem criar (com excepção do Mathieu que bem se esforçou)….para 10 milhões de treinador é muito pouco…
5 Junho, 2020 at 14:43
Em que é que o nosso segundo golo é fortuito?
5 Junho, 2020 at 14:49
Sofreu 2 golos fortuitos…
Marcar é só mesmo o 1º…o 2º não tem nada de fortuito….
5 Junho, 2020 at 14:57
Não foi anulado por fora de jogo. Isso foi fortuito.
5 Junho, 2020 at 13:03
Vi parte dos jogos do porco e do benfas e acho que o Sporting jogou bem se percebermos que esta paragem foi lixada para todos. Vimos o marchesin, a falhar , casas de defesas experientes ou as galinhas a falharem passes que normalmente não falham. O Sporting esteve bem se atendermos a essa circunstância e a a falta de oxigénio ou resistência foi colmatada com entrega – vide o Mathieu a tentar ser atacante…
Gostei muito do Jovane e acho que mais uns jogos e paciência e temos um um gajo que acelera o jogo como tanto precisamos- se damos paciência ao Max porque não ao Jovane, para errar aqueles 1×1 para chutar em vez de passar, etc. Gosto muito do Sporar e vale mais . Acho que se formos espertos damos a mesma paciência ao Vietto e vendemos o gajo bem, assim como ao Doumbia que ontem a espaços pareceu poder mais. Gostei do Matheus Nunes e gostei muito do Quaresma – vale mesmo e para mim era ele e mais dez. Gostei do Camacho e vai se for acarinhado dar-nos imenso e o Plata vai explodir, vai precisar de um bocadinho de tempo para assimilar mas estes três Jovane, camacho e Plata vão dar a verticalidade e velocidade que nos faltava. O Geraldes era uma grande promessa, que quando passa por 4 treinadores no Sporting mais uns gajos lá fora, importa começar a pensar que se calhar ou muda ou vai acabar como grande jogador de uma equipa de segundo plano. Gostei do texto!!! obrigado!
5 Junho, 2020 at 13:09
Não estou de acordo com as críticas feitas a exibição de ontem . Entendo que foi uma exibição bem conseguida , que deu claras indicações que podemos ter um bom treinador , embora ainda seja cedo . Mas os sinais estão la : aposta nos miúdos misturada com experiência ; modelo de jogo bem definido , que apenas nos primeiros minutos de jogo não funcionou ; bons momentos de pressão , com a equipa bem organizada e posicionada ; boas decisões na construção alternando entre o passe longo e o jogar curto ; melhor aproveitamento do potencial de alguns jogadores como Jovane ( a jogar mais por dentro do que o habitual ) , Camacho que naquela posição deixou boas indicações e Sporar com bons movimentos e posicionamentos ; os três centrais estiveram bem articulados com o médio defensivo e os laterais ; Eduardo quaresma a mostrar qualidade de passe na saída de bola . Naturalmente temos muito que melhorar , mas acho que é por aqui o caminho . Obviamente falta maior qualidade , nomeadamente não temos um médio criativo que ajude na construção . Mas os movimentos estavam la . O Guimarães tem boa equipa , sempre teve ao longo dos anos . Com uma equipa claramente superior a actual no ano do título roubado empatamos la zero a zero . Gostei do que vi ontem , sofremos o golo do empate num lance que tipicamente só nos acontece a nos , um golo de ressalto do adversário . Ainda tivemos duas oportunidades para ganhar através de Jovane e Camacho . E na primeira parte Vietto podia ter feito melhor em alguns lances . SL
5 Junho, 2020 at 13:30
Concordo.
5 Junho, 2020 at 14:02
Eu também fiquei satisfeito com mais um empate.
Para a semana espero outro.
5 Junho, 2020 at 18:27
Concordo com bastante do que escreves.
Com um jogador mais técnico no centro do terreno – em vez do Battaglia ou do Matheus Nunes – e um melhor jogador em vez do Vietto, esta equipa pode melhorar bastante.
O caminho é este e foi só o primeiro jogo depois de mais de 2 meses sem um
único jogo e poucos treinos.
Fomos a melhor equipa e só não digo que merecíamos ganhar porque faltou um bocado de vontade para isso!
5 Junho, 2020 at 14:38
O Abrantes Mendes diz que o dedo do Amorim já se faz sentir. Não o devia ter deixado meter o dedo…
5 Junho, 2020 at 18:57
Ahahahahahahah 🙂
5 Junho, 2020 at 16:17
Se a motivacao ja era pouca, agora é zero. Futebol com estadios as moscas nao é nada. É como comer comida sonsa, nao se morre de fome mas nao da prazer nenhum. Para mim tao depressa nao discuto futebol
5 Junho, 2020 at 17:02
agora meus caros ta tudo bem… tudo resolvido… agora e q a aposta na formação, sim nos “filhos das ervas varandinhas”…
agora q tamos “nalguma” carruagem do mendilhoes, q n na primeira, noutra qq q n ganha títulos (alias pq o club campo da gente de bem n compete pra ganhar… apenas pra fazer a negociatas de croquette na bocarra) e q vai ser… MNunes “vai pagar de certeza” RAmorim… sim e esse mesmo RA vai estagiar e logo logo vai pra um grd da Europa!
duvidas?
mental note – gostei do esquema táctico e da aposta em alguns jogadores q têm claramente mt qualidade… apenas trabalharia Jovane a def/med ala dto em vez de Camacho.
flops Vietto, Doumbia…
MVP Sporar… temos jogador ali (nem tudo foi mau nesta corja).
5 Junho, 2020 at 17:44
Parece que agora já podemos dar opiniões sobre futebol. Sem adeptos sem claques, sem curvas nem centrais, valha o facto de ainda ter jogadores.
Parece que agora o Sporting aposta na formação, não vi ontem Jesés, nem Bolasies, nem Rosiers.
Agora parece que o Max não sabe jogar com os pés, embora acerte lances de 40 metros, erra outros de 10 metros em passe para um jogador que não estava lá. Se queremos jovens temos de comer tudo, a carne mas também os ossos. Quando se junta tanta inexperiência algo pode correr menos bem, mas só assim se cresce e se formam equipas. Grandes ou pequenas só o tempo o dirá.
Do jogo só não gostei do resultado e dos ultimos minutos, como refere o Cherba, parecia que estava tudo satisfeito com o trabalho feito.
Quanto ao facto de não haver ninguém nas bancadas, pode ser que assim não haja contestações nem chamas ardentes nem cadeiras no ar, onde deveria haver futebol.
5 Junho, 2020 at 18:01
Devo confessar que foram minutos finais muito difíceis. Entre aquele canto a favor do Vitoria a 2 minutos do fim (estava mesmo a ver mais um momento à Sporting) e aquele meinho à espera do apito final, fiquei com mais irritação do que em todo o resto do jogo
5 Junho, 2020 at 18:11
https://tribunaexpresso.pt/opiniao/2020-06-05-No-Sporting-sempre-fomos-assim-autofagicos-e-intolerantes-connosco-proprios–por-Nuno-Saraiva-
5 Junho, 2020 at 18:28
Não entendo uma cena…
O Matheus Nunes agora é da nossa formação? E o plata também?
Mesmo o Camacho é discutível, embora tenha tido, efetivamente, representado o Sporting em escalões de formação…
Mas, se o plata é da formação, o dumbia não é?
5 Junho, 2020 at 23:37
Formação à benfica, estilo Nelson Semedo. Chega já sénior mas como joga nos sub23 é da formação. Sim eu sei que os direitos de formação é até aos 23 mas para mim formação no mínimo tem que entrar nos juniores!
5 Junho, 2020 at 19:58
Noite de ínumeras confirmações.
Mais uma noite de não conseguirmos aguentar a vantagem (2 vezes).
Mais uma noite de confirmarmos que Battaglia e Doumbia não dão dois pontapés seguidos numa bola.
Mais uma noite de confirmarmos que Vietto é o que é e que já conhecíamos, zero de competitividade.
Por outro lado,
Noite de agradável surpresa Sporar.
Noite de afirmação de Jovane, que está longe de ser o melhor do mundo e mesmo dos arredores mas também longe de ser o pior e, para além disso, lutou e foi quem mais fez jogar a equipa.
Noite de confirmarmos que Mathieu é um enorme jogador, que, inclusive perante o espanto do “credenciado” comentador Brito de Rio Aves e Boavistas habituado a não sair lá de trás, se vestiu de Pedro Mendes já que o Sr. 10 milhões ficou bloqueado. E tentou dinamizar o meio campo mas com aquela dupla de cepos ao seu lado as bolas ficavam sempre presas com mau passes destes.
Noite de uma bela estreia do míudo Quaresma, ao qual apenas faço o reparo para as ínumeras bolas para o pé esquerdo do Max, algo que Sr. 10 milhões devia ter reparado que era meio caminho andado para dar asneira.
No resto, noite de confirmarmos que foi mais do mesmo
5 Junho, 2020 at 21:23
o treinador dos 14 mendilhões está apresentado . Com 15 minutos para jogar , tira um central e põe um ponta de lança , qualquer treinador do distrital sabe isso ( tinhamos mais um ) . Quanto ao cherba apoiar sempre os miudos é muito bonito , mas depois eles crescem e acontece o que sabemos ….. quanto a quemdisse que vendiamos o rosier , oillori , o eduardo , o borja , o vietto ???? mas pensam que há por aí muitos escroques noutros clubes que queiram embolsar alguns milhoes a custa do clube e comprar estes cepos ?????
5 Junho, 2020 at 23:44
Então… é simplesmente deitá-los fora!
Está resolvido.
E não entra ninguém.