Os melhores 45 minutos da era Amorim, mais uma noite de nível alto para Jovane Cabral, Coates renascido no centro da defesa, uma arbitragem com o vírus de sempre e uma equipa cheia de miúdos a quem bastou trocar os colchões para passarem de gap a coisas mais lindas e cheias de graça. É a crónica do Sporting, dois!, Tondela, zero!
«Olha, joga o Nuno Mendes!». A exclamação é feita com felicidade, ao ver quem Amorim escolheu para colocar no lugar do lesionado Acuña, deixando a hipótese Borja no banco, até porque Mathieu também está de regresso.
O Nuno junta-se ao Max, ao Quaresma e ao Jovane como produtos da casa, havendo ainda os gaiatos Camacho, Matheus Nunes e Plata para animar a malta. E com Coates a ser verdadeiro patrão da defesa, sentindo-se no céu ao entregar a responsabilidade da saída de bola ao puto Quaresma e ao sem idade Mathieu, os Leões atiram-se a um Tondela encolhido e sempre pronto a dar porrada.
Rapidamente se perde a conta às vezes que Jovane e Plata, muito esforçado e com pormenores muito interessantes a jogar numa posição que é nova para si, tendo que procurar os espaços entre linhas. E numa dessas faltas, já depois do árbitro ter perdoado o primeiro de três penaltis que, em parceria com o VAR, viria a perdoar ao Tondela, Mathieu e Jovane colocaram-se em posição de rematar. O francês aproveitou as boas vibrações que o puto carrega neste momento e disse-lhe «se marcares, pago-te um éclair!». Jovane, utilizou o tradutor simultâneo e, ouvindo a palavra “relâmpago”, derreteu a baliza de Cláudio Ramos.
1-0, sorrisos, os meninos à volta do Mathieu e uma equipa alegre, rápida, a pressionar alto e a variar de flanco tantas e tantas vezes, mesmo que à procura de um equilíbrio no miolo que a dupla Wendel – Matheus terá que aprender a dar, pois nenhum deles é um jogador posicional e de leitura rápida sobre ocupação de espaços. E do futebol que mereceria ter público nas bancadas, surgiu o 2-0: combinação entre Jovane e Nuno Mendes, com o primeiro a ter um toque de calcanhar que deixa três adversários fora da jogada e que o lateral aproveita para entrar na área e ganhar um penalti claro. Sporar, com classe, avançou e meteu-a toda lá dentro.
O resultado era mais do que justo, pedia-se o terceiro e já se pensava na estreia de Joelson. Mas o terceiro não apareceria, muito por culpa de mais dois penaltis perdoados ao Tondela, Joelson não entraria e na segunda parte a equipa entraria em modo economia, até porque as pernas ainda pesam e a dada altura parece que só o Jovane tem força para correr.
E, assim, com um falhanço incrível de Sporar pelo meio, o jogo arrastou-se para o fim, numa partida que ofereceu os melhores momentos da era Amorim e que deixa indicadores muito positivos sobre o futuro de uma equipa cheia de miúdos, a quem bastou trocar os colchões para, de Fevereiro de 2019 a Junho de 2020, passarem de gap a coisas mais lindas e cheias de graça.
19 Junho, 2020 at 13:14
Esta equipa vai ser muito facil de anular se nao se arranjar um 6\8 um 10\ala e um 9……….
Sabendo contratar era gastar 25 milhoes em 3 jogadores…..
Como nao sabem é apostar e ensinar bragança, chico\mitrovski e pedro mendes\ tomas……..
Nunes nao sabe sair a jogar como wendall, vietto da me raiva, e sporar nao ganha uma bola aerea…
19 Junho, 2020 at 13:56
É esse mesmo o caminho. Gastar 25M€ que não existem e trocar o que temos, por 25M€ de incertezas. Somar a isso a capacidade de prospeção desta direção, acho que é o pensamento do dia.
19 Junho, 2020 at 14:05
Ignora o que escrevi. Peço desculpa. Li mal.
Saudações leoninas.
19 Junho, 2020 at 14:16
Ok tomás ,ta explicado……….
19 Junho, 2020 at 14:15
Acho que me expliquei bem…….
Gastar 25 milhoes sim mas nunca com estes incompetentes á frente……..
Agora duas coisas…..
Isso de nao ter 25 milhoes é mentira…….onde anda o dinheiro do bruno? O que vao fazer ao dinheiro do matheus? e ao dinheiro do palhina? E ao dinheiro do rodrigo fernandes?
Nao me comam por parvo……..
Se ha quem goste de comer gelados com a testa façam isso mas nao metam socios que pensam um bocadinho antes de falar…
E repito com estes interpretes nao vamos la…….
Ou apostamos forte em bragança, chico, mitrovski, pedro mendes e tomas ou gastamos 25 milhoes em 3 gajos que façam a diferença……
O nosso jogo interior é pessimo e matheus, vietto e sporar nunca poderao ser soluçoes para titulares neste sistema……
19 Junho, 2020 at 14:03
Se eu mandasse o único regresso seria Slimani. Não contratava mais ninguém, pelo contrário: reduzia o plantel! Tal como RA referiu, em caso de necessidade é recorrer à equipa B. Conduzia todo o dinheiro para as modalidades (cirurgicamente) e sobretudo para abater na dívida.
Apostar forte só depois de contas estabilisdas e com o processo Mala Ciao julgado. Antes disso é deitar dinheiro ao lixo!
19 Junho, 2020 at 14:05
So queria dizer 2 coisas :
1) Nuno Mendes e Quaresma, entraram no Sporting pela mão de Godinho Lopes
2) Jovane nada tem a ver com o Batuque
É lidar porque os factos são mesmo estes
SL
19 Junho, 2020 at 14:29
Ahahahahaha
Cartilhas mal que dói.
19 Junho, 2020 at 14:32
Hehehehehehehehehehehehe
E só se fizeram jogadores a sério por causa dos colchões e dos relvados novos….
Mérito a quem é de dar méritos. São jogadores formados a meias pelo Godinho e pelo Varandas…não há duvidas….
19 Junho, 2020 at 15:26
Entraram com o Godinho – facto! – e são formados no Sporting – facto!
Eu não dou muita relevância a quem está na Direcção quando os contratam. Dou bem mais ao scouting da altura, ainda que quem esteja por trás do scouting seja a Direcção e acaba por ser a Direcção a dar o aval à contratação dos putos, ou não.
Até porque a Direcção do Godinho foi a grande responsável pelo GAP que o Varandas falou dos sub23 e dos sub19. E mesmo assim havia ali jogadores que, 2 anos antes, todos achavam que iam dar bons jogadores – os melhores exemplos disso são o Bernardo Sousa e o Diogo Brás.
19 Junho, 2020 at 16:01
Eu dou grande importância a quem os formou. Foi o Sporting numa academia que disseram estar ao abandono e que obviamente não estava.
Quando houve realmente abandono da academia com o Godinho. Profissionais a saírem em barda, sem serem pagos, a serem mal pagos, estruturas completamente desfeitas….
Foi esse completo abandono em 2 anos que provocou um atraso. Isso e um clube falido nos primeiros anos do BdC e por isso sem capacidade de investir o que era preciso nesses anos mas tentando reiniciar o trabalho de fundo. Felizmente foi só 2 anos de Godinho.
Muitos de nós nos batemos por explicar que BdC não tinha abandonado a academia, bem pelo contrário, tinha voltado a revitalizar mesmo com escassos meios e que foi investindo mais conforme foi tendo alguma disponibilidade. Podia ter investido mais ou não era outra questão.
Mas foi mais fácil a narrativa do abandono que, lá está, agora fica evidente que era mentira. É muito importante (pelo menos para mim) que o seu seja reposto ao seu dono e que a falácia vendida por esta direcção (que nunca se referiu ao abandono da academia pelo Godinho e sempre pelo BdC) seja exposta.
19 Junho, 2020 at 14:33
https://twitter.com/AlexGodinho79/status/1272253363875348481
19 Junho, 2020 at 14:54
Podes mentir à Varandas as vezes que quiseres que aqui não é a tertúlia nem blogs de bananas. Limita-te a defender o Rogério e tenta escrever essas mentiras nestes sitios que terás maus sucesso:
https://mobile.twitter.com/MaxLionPT/status/1270849490094874635
19 Junho, 2020 at 15:05
Fdx!!
19 Junho, 2020 at 15:08
Também o labyad, boulaouz, jeffren, aguiar, rodriguez, rubio, viola, prajnic, turan, bojinov, etc. Todos eles entraram no Sporting pela mão de godinho lopes.
19 Junho, 2020 at 16:04
Então mas afinal o Jovane também não tinha vindo com o Godinho? Ai judas ai judas…
Z
19 Junho, 2020 at 20:44
Eu gosto do Jubas.
É a mascote da tasca
19 Junho, 2020 at 14:08
Quem vai decidir o campeão de 2020 será nos jogos, antepenúltimo e último, o Sporting; porcos-Sporting e lampiões-Sporting serão os jogos que vão clarificar a tabela e o resultado final deste campeonato.
Que pena tenho do nosso Sporting não estar, neste recomeço, a 2 ou 3 pontos da frente… seria bonito, e quem sabe seriamos Campeões… sonhar por enquanto não se paga impostos!!
SL
19 Junho, 2020 at 15:19
O Porto a jogar como está encosta já com o Boavista. E, se isso acontecer, dificilmente voltará ao primeiro lugar.
19 Junho, 2020 at 17:49
Em casa ganha.
Lamps passeiam com o marítimo.
19 Junho, 2020 at 18:05
O Benfocas joga em casa com o Santa Clara, depois é que vai à Madeira.
Recebe depois o Boavista e vai a Famalicão. E aqui só ganha com muito colinho… e mesmo assim, acho difícil.
Se o Porto se aguentar até este jogo, tem boas hipóteses de ser campeão.
Mas não a fazer a figura que fez com o Aves, claro…
19 Junho, 2020 at 22:19
É um longo passeio. Começa em casa e acaba na Madeira.
19 Junho, 2020 at 18:15
Todos sabemos a forma como o Benfocas ganhou ao Rio Ave. Não é porque estão a jogar bem. É porque o colinho funcionou (e outras coisas mais… com o Rio Ave, é sempre assim – veja-se o atraso disparatado do Nuno Santos, a bola foi para os pés de um jogador do Carnide, e depois aquele golpe de karaté).
Obviamente que não me agradou o empate do Porto nas Aves (dizia o Futre que o Aves parecia o Milan a jogar). A forma displicente como Zé Luís marcou aquele penalty comprova que alguma coisa não vai bem naquele balneário e isso não é nada bom.
O Porto podia estar tranquilamente 4 pontos à frente (dou de barato a derrota em Famalicão, porque a equipa local está uma máquina), e com confiança.
O que os portistas estão a ver é o cenário do ao passado.
O Porto conseguiu alcançar o Benfocas, ultrapassá-lo, mas não descola.
O Benfocas, com a rede de influências intensificada nesta fase, tem mais possibilidades de revalidar o título.
Vamos ver no que isto vai dar…
19 Junho, 2020 at 18:16
*ano passado
19 Junho, 2020 at 19:41
Infelizmente com estas abebias que os andrades teem dado creio que vamos ter que os ver celebrar no marquês.
SL
19 Junho, 2020 at 21:15
Vamos ver…
19 Junho, 2020 at 14:15
Ganhar, fazer uma exibição qb e ouvir um discurso fluido, agregador e certo de RA…
19 Junho, 2020 at 15:15
Agregador, para os croquettes…
14 Milhões, and counting…
19 Junho, 2020 at 14:21
O discurso do ruben é diferente para melhor( excepto a cena com o mathieu) mas quando começar a doer espero q mantenha……..
E pessoalmente acho q vai manter…
19 Junho, 2020 at 14:23
Não vi jogo, só agr vi o resumo, que valeu a pena pelo tiro do Jovane.
Temos especialista em livres!
Deixem bater o Jovane!
19 Junho, 2020 at 14:25
Outra coisa ontem ou na quarta ele falou no ivanildo sem ninguem mencionar o nome do central………era bom q ficasse para suplente e tanto ficaria para suplente do mathieu como do coates……….o gajo é fortissimo no jogo aereo e rapido………pena as lesoes na turquia…
19 Junho, 2020 at 15:17
Boa analise ao jogo.
Arbitragem R-I-D-Í-C-U-L-A! Mas uma verdadeira bandeira da APAF!
O gap havia há 2 anos nos sub19 e nos sub23.
Desses planteis, quantos jogadores vamos aproveitar, tendo em conta que, por exemplo, o Max e o Jovane já trabalhavam nos seniores?
Para já, de 2 planteis temos o Matheus Nunes – que ainda não me convenceu. E anda para lá o Pedro Mendes, que duvido que vá funcionar no Sporting, ainda que admire a entrega e capacidade de trabalho que tem.
Quaresma era dos Juvenis, tal como o Nuno Mendes, tal como o Joelson… E os que se perfilam para serem também apostas ainda mais novos são, como o Gonçalo Inácio e como o Tiago Tomás.
Há sempre gente que se recuse a ver a realidade e há sempre gente pronta a inventar só para dizer mal do Varandas – como se isso fosse realmente necessário! 😉
19 Junho, 2020 at 15:31
Demiral, DD, Palhinha, Matheus, Jovane, Max….era tudo para ter sido aproveitado e que foi tudo desaproveitado até agora. Começa agora a ser aproveitado Jovane, esperemos que finalmente com continuidade…
Bragança devia ter tido outro aproveitamento, Thierry idem (como ficou evidente…e tão bem que ficava neste modelo….), Paz que infelizmente teve a lesão que teve…..
Podias ter feito tão melhor com o que havia…
19 Junho, 2020 at 15:35
E o Max claro. Que é aproveitado agora.
19 Junho, 2020 at 15:47
Estes miúdos deviam agora estar a entrar numa equipa onde estes já estavam a ganhar experiência e já eram pedra importante. Desperdiçámos tempo, dinheiro e talento pelo caminho a troco de nada….
19 Junho, 2020 at 18:35
Demiral era da equipa B, certo, e saiu com o Cintra. Já não estava no Clube quando o Varandas proferiu a frase.
Domingos Duarte já estava fora do clube, sendo emprestado, tal como o Matheus que já estava a trabalhar na equipa principal e emprestado. Jovane já estava na equipa principal… o Max também.
Palhinha foi emprestado pelo Cintra, 2 anos ao Braga, como toda a gente sabe. Não estava no clube nem fazia parte dos sub23, nem dos sub19.
Aceito que acrescentes o Bragança.
Aceito que acrescentes o Paz.
Aceito que acrescentes o Thierry, com alguma reserva – não tenho a certeza que desse jogador porque há anos que apresentava um bom potencial mas, ao mesmo tempo, sempre os mesmos erros. Mas aceito que o metas aqui!
Portanto, em 2 planteis, que são mais de 50 jogadores, metes aqui 5 nomes: Matheus Nunes, Pedro Mendes, Bragança, Paz e Thierry!
Nos Juvenis desse ano tens o Nuno Mendes, tens o Quaresma.
Tens ainda o Inácio, o Tiago, o Joelson…
Tens o Bruno Tavares.
Tens mais jogadores que na altura estavam no patamar dos Juvenis – 1 plantel! – dos que jogadores dos 2 planteis mais velhos.
É óbvio que havia um gap de qualidade no conjunto desses mais de 50 jogadores.
Eu falei dos planteis que faziam a equipa sub23 (ano 2018/19) e a equipa dos sub 19 (ano 2018/19).
19 Junho, 2020 at 18:20
“O gap havia há 2 anos nos sub19 e nos sub23.”
Não foi bem isso que o Varandas disse.
“Varandas e a formação: «Estamos a pagar um ‘gap’ visível ENTRE os sub-17 e os sub-23»”
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/varandas-e-a-formacao-estamos-a-pagar-um-gap-visivel-entre-os-sub-17-e-os-sub-23
19 Junho, 2020 at 18:45
Exacto, referia-se aos sub19 e aos sub23…
Eu não precisava que o Varandas dissesse isso pois andei aqui 2 anos a dizer que esses 2 planteis tinham poucos jogadores de qualidade – e eu já metia na qualidade o Bernardo Sousa, o Diogo Brás e o Gonçalo Costa!
É que ter 50/60 jogadores e veres potencial para chegarem à equipa A só uns 8 jogadores, para mim, é pouco. É que uma coisa é “veres potencial para” e outra coisa é “achares que vão chegar” à equipa principal.
Jogadores como o Quaresma, como o Joelson, como o Nuno Mendes, eu sempre achei que chegariam à equipa principal. Como achei do Gonçalo Costa que, infelizmente, esteve quase 2 anos parado devido a lesão e isso lixou o crescimento dele, ainda que não descarte a possibilidade de vir a dar jogador.
O Pedro Mendes, por exemplo, nunca achei desse jogador para o Sporting, mesmo sendo um jogador que aprecio bastante pelo empenho e esforço com que se dedica ao futebol e ao jogo.
19 Junho, 2020 at 18:50
Tens ainda o Mitrovski e o Bruno Paz.
19 Junho, 2020 at 22:55
O Bruno Paz está na lista dos comentários com o Tiago.
O Mitrovski, com a intensidade que joga, não conta.
19 Junho, 2020 at 18:51
O Gonçalo Inácio também a dar o ar da sua graça.
19 Junho, 2020 at 22:53
Era dos Juvenis…
19 Junho, 2020 at 23:12
Os sub 19 e sub 23 em 2019, devem ser os planteis que foram campeões em 2016/17 sub19 e os sub17 bicampeões em 2015/16 e 2016/2017, certo?
19 Junho, 2020 at 15:26
Eu pessoalmente abomino este CD, o amorim e especialmente o quanto custou, mas confesso estar feliz de ver o nosso onze finalmente com vários jovens da formação. Era a única coisa que eu pedia desde que fizeram a golpada.
Espero que esta tendência não seja abandonada já na próxima janela de transferências com mais entulho agendada pelo novo dono do sporting.
19 Junho, 2020 at 16:29
Grande Resumo E Grande Malha, Cherba!!!
Clap, Clap, Clap….
19 Junho, 2020 at 16:32
A aposta na formação é positiva, mais pela intenção do que propriamente pelos resultados ou até exibições. Vejo demasiados foguetes por três vitórias em casa,
uma delas à rasquinha e 1 empate. Keiser chegou e foram 7 ou 8 vitórias de goleada e bom futebol. Acabou despedido e tinha um plantel bem melhor do que este.
Com esta direcção, a estratégia muda todos os dias.
19 Junho, 2020 at 18:07
Espero que ninguém misture as coisas, de facto.
Mas nem são as vitórias, é mesmo os putos e o seu rendimento.
É uma ideia de jogo.
O Keizer entrou com golos mas parecia uma auto-estrada para os adversários.
19 Junho, 2020 at 16:58
Depois de ver os miúdos da formação a darem tão boa conta de si, dei comigo a pensar o que seria esta equipa com Demiral, Matheus Pereira e com mais três ou quatro verdadeiros reforços comprados com a ajuda do produto da venda do imenso entulho que por cá anda, casos de Illori, Renan, Eduardo, Doubia, Borja, Luiz Phellipe, Rousier e mais uns quantos.
Mesmo com o “gap” na formação que o imbecil do Varandas descobriu, se os jogos fossem ganhos apenas dentro de campo, ainda nos arriscava-mos a conseguir o apuramento para a Liga dos Campeões apenas com a prata da casa.
19 Junho, 2020 at 16:58
Faltam jogar o Ilori, Neto, Rosier, Miguel Luis (e Phellype).
Quem não jogar nesta 3ª volta deve estar de saída (excepção do LP)
19 Junho, 2020 at 18:16
Ilori no lugar do Mathieu só para baixar a média de idades.
19 Junho, 2020 at 18:50
O Illori não vai ter oportunidades com o Amorim. É uma carta fora do baralho neste momento – algo que qualquer pessoa percebe e acha óbvio!
Vai é ser uma novela neste verão para o vender ou emprestar… Podem meter dinheiro nisto!
20 Junho, 2020 at 11:09
Estou a gostar de ver este Sporting. O Amorim foi caríssimo e não tem experiência mas está a conseguir implementar a ideia e tem tomates. Isso ninguém lhe tira. E não está a inventar tacticas diferentes em cada jogo, como fez o Silas, por exemplo.
Apenas 2 comentários:
– vamos parar com o fetiche Geraldes. Também gostava muito que desse certo mas não vai dar. Não tem intensidade nem qualidade suficiente para o sporting.
– Matheus Pereira – encaixaria tão bem ali na meia direita. Criatividade a vir para dentro e remate fácil. Que desperdício!!!