Em dia de 114º aniversário, a festa foi para os miúdos do Sporting que, sem forçar muito, levaram de vencida o Gil Vicente e deram um passo decisivo para a manutenção do terceiro lugar
Sem Acuña, sem Jovane e, soube-se em cima da hora, sem Francisco Geraldes, Rúben Amorim voltou a utilizar Camacho como extremo e o rapaz voltou a teimar em desaproveitar a oportunidade: foi, depois de Sporar, o jogador do Sporting com menos toques na bola (27) e, quando a teve, perdeu-a 11 vezes, acabando substituído.
Entrou para o seu lugar Tiago Tomás. Depois viria Joelson e o Sporting terminaria a partida com 5 jogadores abaixo dos 20 anos – Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Gonzalo Plata, Tiago Tomás, Joelson Fernandes -, algo capaz de fazer sorrir os Sportinguistas e de ter ainda menos tolerância quando Battaglia e Doumbia entram em campo para acrescentar pouco e nada, com a agravante do último ainda ter tido tempo para derrubar um adversário e permitir ao Gil reduzir para 2-1, de penalti, mesmo em cima da hora.
Antes, o Sporting tinha marcado por duas vezes. Primeiro por Wendel, o motor da equipa, depois, a abrir a segunda parte, por Plata, o desequilibrador. Também brilharam Max, com duas belíssimas defesas, e Eduardo Quaresma, cada vez mais confiante e consistente, formando um quarteto que conduziu o Sporting a, pela primeira vez esta época, a conseguir ganhar quatro jogos consecutivos. E isso diz muito do que te sido esta época.
Consta, também, que foi a vitória 1500 do Sporting Clube de Portugal em jogos a contar para o campeonato português, a considerável distância das 1660 de Benfica e das 1615 de FC Porto. E isso também diz muito sobre o tanto trabalho que há a fazer.
Para já, num jogo por vezes chato e com ritmo baixo, com um Gil a alternar entre o vou atirar-me para o chão e o vou tentar chegar lá à frente para estragar a festa, o Sporting ganhou cinco pontos de vantagem sobre o Braga e ficou a nove pontos do segundo lugar quando há 15 para disputar. Era engraçado.
2 Julho, 2020 at 8:55
Mais uma vitória, mais uma oportunidade para os miúdos. E isso é o que mais importa neste momento. Quem sabe o Viana não dá cabo disto no “mercado” de verão, mexendo pouco mas bem… É sempre de desconfiar.
Naturalmente, há bons momentos e tremideira. O intervalo veio em boa altura, estávamos encostados às cordas.
Vitor Oliveira é rato, o Gil procurava tapar a saída de jogo dos centrais, mas abria espaço no meio. Contra adversários mais fortes, estou curioso sobre alternativas. Até porque sem Mathieu, falta mesmo muita experiência à equipa.
Amorim tem estado muito bem, toda a equipa se entrega, há raça e vê-se nas ações defensivas que todos estão comprometidos. Demonstra que não é nada parvo qd Eduardo/Ilori não calçam, Doumbia/Batta muito pouco.
Quem tem passado ao lado disto tudo é Camacho, mesmo em posições mais adiantadas como gosta. Borja tb com dificuldades, falta naquela posição um central esquerdino.
Wendell parece outro e se o sistema ajuda, está ao lado um Matheus formiguinha trabalhadora. Pressiona e distribui jogo com passe fácil.
Sporar, para mim a única contratação de jeito desta direção, não pode ficar tão sozinho. Tem excelentes movimentações como pivot, permite ganhar muitas segundas bolas, falta faturar mais.
Venha de lá a segunda-feira, jogo complicado.
PS: Gostei do equipamento. Imagem bem diferente daquela com que fiquei na net.
2 Julho, 2020 at 9:04
Muito isto Brave!
Ps – em relação ao equipamento gostei muito do equipamento de treino e do que o Ruben Amorim tinha! Sou gajo para o ir comprar.
2 Julho, 2020 at 9:25
Sporar é homem para fazer uns 30 golos época e joga muito bem fora da área. Muito trabalhador.
Mas para se fazer esses golos tem de ser servido. O que é raro, para já, ver se cruzamentos.
2 Julho, 2020 at 9:53
Para o Sporar fazer 30 golos tem de ser uma equipa que lhe proporcione algumas 100 oportunidades a época toda….ele tem um tempo de reacção péssimo….basta contar quantas vezes a bola lhe bate nas pernas ou passa mesmo ao pé e ele não reage….
2 Julho, 2020 at 10:37
Ya, também noto isso… A única coisa que vi de jeito dele foi um movimento com bola, há 2 jogos, que partiu a defesa toda, mas depois rematou um pouco ao lado só com o redes pela frente
Não é um cepo, sabe o que é futebol e a sua posição, mas é pastelão pa crl!
Duvido muito que faça 30 golos numa época cá. Se fizer um terço disso já fico “satisfeito”, porque não me parece ter qualidade para muito mais… Mas isto pode ser muito diferente, se ele tiver sorte! Acho que o Bas Dost é que disse uma vez, que ser ponta de lança é marcar muitos golos de merda, e é isso que nós precisamos! Alguém que as ponha lá dentro!
2 Julho, 2020 at 10:43
Não sei se é propriamente ser pastelão porque ele é lutador….
Acho é que tem um tempo de reacção muito grande….por isso se a bola for ter com ele mais à queima ele não vai reagir a tempo….algo que por exemplo o Dost ou o Liedson não falhavam. Se ela viesse ter com eles dentro da área, por mais desajeitada ou inesperada…eles tinham reacção muito rápida e era golo…
2 Julho, 2020 at 10:43
Também pode ser do tempo de paragem….admito essa hipótese…
2 Julho, 2020 at 12:45
Também acho! Sporar não sabe atacar as bolas especialmente de cabeça, portanto os cruzamentos destinam-se a simples perda de bola. também acho-o muito macio na 1ª linha de pressão…quando me recordo de Liedson (esse tb muitas vezes sozinho)..que saudades!!!!
2 Julho, 2020 at 12:02
Ahaha 30 golos??só uma vez marcou mais de 21 golos na carreira,que foram 34 no slovan Bratislava…de resto sempre a baixo,tanto no basileia como no arminia quase nem golos marcou,tem falhado golos fáceis como se viu contra o belém ou ainda ontem,mas o homem vai marcar 30 golos só porque sim,tá aí o craque,este pessoal não tem noção do que diz,basta ver quantos avançados têm marcado 30 golos em Portugal
2 Julho, 2020 at 12:53
Façam este exercicio:
“Coloquem o Sporar na mesma equipa em que alinharam Slimani, Montero, Bas e outros (tempo de BdC) e decerto veriam que temos ali jogador.”
Não é nada de extraordinário mas decerto que vale mais do que as criticas que aqui lhe fazem.
SL
2 Julho, 2020 at 8:56
Pior do jogo: o loira platinada marcar em nossa casa.
Melhor do jogo: tantos putos a jogar independentemente dos motivos.
Melhores em campo: Max, Wendel, Plata, Coates e Quaresma.
Será possível vender todo o entulho que para aí há???? Alguem pegarà neles?
Pois… difícil…
SPOOOOORTING!
PS: Não gosto nada dos equipamentos….
2 Julho, 2020 at 9:01
Sem Mathieu, Jovane e Acuna.
Com Max, Quaresma, Nuno Mendes (gosto muito!), Matheus Nunes e Plata. Estreias de Tiago Tomas e Joelson. Vão certamente ter jogos menos bons mas é importante continuarem a crescer.
Melhor série de vitórias no campeonato. Mais uma excelente conferência de imprensa de Ruben Amorim.
Ristovski, Camacho, Battaglia e Doumbia podem perfeitamente ser transferidos porque não têm nivel para o Sporting.
Vamos à proxima vitoria!
2 Julho, 2020 at 9:30
Olha que ontem o Risto cumpriu muito bem o seu trabalho, até chegámos a comentar isso mesmo lá no meu grupo das tainadas da bola, pareceu mais calmo e a pensar melhor antes de servir a bola lá à frente ao invés do centro para zona de ninguém pois não tira os olhos do chão e da bola. Na minha opinião há uma lista considerável de malta para sair antes dele.
2 Julho, 2020 at 12:49
Acho que ele queria dizer Rosier!!!! o Risto para mim é um bom substituto.
2 Julho, 2020 at 9:37
Max tem tudo para ser um enorme GR.
Vai ter de trabalhar muito o jogo de pés (e não estou a dizer que é mau), já é muito forte nos cruzamentos (para a idade) e o resto está lá, vem com a experência.
Só admito a sua saída por empréstimo se vier um fantástico GR de topo, o que duvido.
2 Julho, 2020 at 10:08
Contratar um GR para ser titular é mais um erro à Sporting.
O Max está bom já. E vai estar melhor a cada ano que passar.
Por favor, não estraguem!
2 Julho, 2020 at 10:57
Parece fácil…
Estou mesmo a ver emprestar o Max e vir alguém que NÃO vem fazer melhor que ele.
2 Julho, 2020 at 10:24
Que venha alguém para o apertar.
Isso sim, agrada-me Claudio Ramos.
2 Julho, 2020 at 9:08
Era engraçade
2 Julho, 2020 at 9:22
Bom dia Tasca,
10 milhoes por este treinador, para já dou-lhe o beneficio da duvida, só por meter os miúdos, embora não esqueçamos que nesta fase da época, sem nada para ganhar…
a não ser a miragem do segundo lugar…(o orelhas, jamais iria deixar que isso acontecesse, a máquina corrupta continua bem oleada…)
Agora, era de uma vez por todas blindar e guardar estes miudos, ir buscar 2 ou três jogadores experientes, vendendo todo o exedente…e fazer uma época sossegada…isso é que era de valor e responsabilidade.
SL
2 Julho, 2020 at 9:23
Posso ser puto mete nojo e dizer que já estive no sitio do video?
Posto isto, Camacho meu querido, temos que falar, desculpa mas não da…não sou eu, es tu.
2 Julho, 2020 at 9:29
Bom dia…
Sobre o jogo algumas notas…
Borja é ridiculo, gonçalo inácio deve estar a treinar mesmo mal.
Camacho treina bue bem…
Edu muito mais confiante
Matheus fisicamente está bem podendo melhorar no capitulo do passe
Camacho treina bue bem
Plata finalmente a mostrar a sua qualidade e cada vez mais a fazer movimentos parecidos com os do trincao
Tiago tomas e joelson a ter minutos o q é fantastico…
Camacho treina mesmo bue bem
Sporar pode ser bom de movimentos mas da ultima vez q pesquisei um ponta de lança ainda é o gajo q marca golos
Ainda bem q o chico se “lesionou”, nao fosse ele fazer um grande jogo e estragar os planos para a sua dispensa…
Ja disse q o camacho treina pa caralho???
2 Julho, 2020 at 9:30
Vitória sofrida, como é tradição. Dois golos anulados ao Gil. Vale o VAR.
Muitos putos. Base de trabalho interessante.
Amorim, pelo menos no que diz após os jogos, não parece ser um tipo deslumbrado.
Está bom, não estraga.
Regressavam o Bragança, Palhinha e Dala, Adrien (em condições favoráveis), apostava-se forte num central canhoto e num ponta de lança tipo Slimani.
Despejavam-se Illori, Eduardo, Battaglia, Camacho, Doumbia, Matheus Oliveira e mais uma catrefada que anda emprestada.
2 Julho, 2020 at 9:39
Diz que o Amorim custou o que custou porque dá aulas de comunicação ao Varandas e ao Zenha.
2 Julho, 2020 at 9:58
Ahahah Win!
2 Julho, 2020 at 9:31
Uma vitória tranquila qb e mais uma aposta de tomates de RA, que mostra cada vez mais tê-los no sitio e dar oportunidade a quem trabalha e quem se adequa mais ás suas ideias.
A prova que TT já ultrapassou Mendes é um sinal.
De resto confesso que gosto pa caralho do Nuno Mendes. Ah e do Quaresma, tem de melhorar sobretudo a nivel de saida a jogar, se transporte e de passe, mas o miudo tem tudo para ser enorme.
Matheus Nunes é tal como RA diz, um box to box, que pulmão e uma reação á perda muito boa.
Plata é desiquilibrador, falta a definição. Tem potencial.
Acabar com uma frente de ataque com Plata, TT e Joelson!
Alguem viu o que RA disse de Joelson? Sobre o que ele estava habituado nas camadas jovens e que vai mudar agora que está na A? Muito, muito bom discurso.
2 Julho, 2020 at 10:05
Em termos de Joelson, isso era evidente nos Juvenis. Limpava quem estivesse na sua frente com uma facilidade impressionante.
Nos Sub23 já teve mais dificuldade. Um puto de 17 a bater-se contra gajos de 22/23 anos tem sempre alguma dificuldade, mesmo que tenha qualidade acima da média. E foi isso que aconteceu, fazendo-o crescer. E aos outros, igual!
Agora na equipa principal, o grau de dificuldade é muito maior. E ele vai ter de crescer e dar a volta ao problema. Mas há que ter calma, ser tolerante, porque vai ser difícil e uma coisa gradual. Mas o puto tem tudo para ultrapassar essa dificuldade natural…
E o Amorim explicou isso muito bem.
2 Julho, 2020 at 10:25
Importante que não se esqueçam nunca que Joelson tem 17 anos, Camacho está a fazer o seu 1º ano assério de senior e que Plata tem 19…
2 Julho, 2020 at 9:33
O 2º golo é genial.
Como há jogadores profissionais que fazem passes(?) daqueles, ultrapassa-me
2 Julho, 2020 at 9:46
Contra outra equipa, seguramente este gajo tinha mensagens de amor ao clube no FB.
2 Julho, 2020 at 10:33
Eu fazia muitos daqueles.
Mandava a bola para onde estava gente. A culpa era de quem não se mexia para a ir buscar. Estúpidos defesas, deixam-se antecipar. Mexam-se!
(nos antigamentes um tipo estava apertado, mandava a bola para o quintal. Antes isso que perdê-la para um adversário. Agora diz que é importante “manter posse”. Não se pode estragar “a construção”)
2 Julho, 2020 at 10:58
O Doumbia, ao contrário, antecipa-se bem.
2 Julho, 2020 at 9:42
O primeiro jogo de “retrocesso” na era Amorim. Foi o primeiro jogo que achei pior do que o anterior. Muito se deve ás ausências. Na verdade está a faltar Mathieu, Acuna, Jovane, Vietto e o Geraldes que seria quem entraria para ali. Pensando que não, para um plantel curto é muita ausência.
Há jogadores que acho que começam a sentir peso nas pernas deste regresso. Principalmente o M. Nunes parece ficar muito cansado já depressa. A merda é que as alternativas todas juntas não dão 1 jogador de futebol. Battaglia, Eduardo e Doumbia (foda-se….meu……quão estúpido é preciso seres para caíres numa daquelas?!). O Amorim vai ter de gerir este meio campo de alguma forma mas não pode ser com estes. Quando entram estes gajos ficamos a perder face a um M. Nunes cansado. Se calhar é tempo de dar minutos ali ao M. Oliveira (se o Geraldes não recuperar).
A equipa andou meio desnorteada a espaços mas a verdade é que o Coates ali tem sido muito bom e tem ajudado muito aos outros quando estão mais “aflitos”.
Eu não tenho gostado do Sporar como PL…acho-o um LP pouco mais rápido e pelo que custou é MUITO curto…mas é difícil dizer que alguém esteve mal quando houve um Camacho em campo. Que nódoa. Tenho aquela sensação de que foda-se….é tão mau, mas tão mau que…ele não pode ser assim tão mau….Deus do céu….parece o Abel mas com a mania que faz fintas…
Como digo, antevejo que tenhamos que mudar o meio campo no próximo jogo e isso é bastante assustador…
2 Julho, 2020 at 9:48
Não há banco. Aliás, mal há um 11.
Matheus rebenta porque tem de correr muito. Wendell pauta o jogo (e bem), mas quem anda a correr atrás dos outros não é ele.
2 Julho, 2020 at 10:02
É verdade. Ainda por cima vem do ritmo sub23, de paragem prolongada do Covid…é normal que as pernas pesem ao fim de pouco tempo. E agora jogamos segunda e depois sexta….acho que vai mesmo ter de descansar o puto, pelo menos….
Pode ser que já tenha voltado o Geraldes e o Jovane…já ajudava….
2 Julho, 2020 at 10:58
Ya, plantel muito curto.
É por isso que acho que vem o Adrien, o Slimani e um central esquerdino.
Mas isto sou eu.
2 Julho, 2020 at 11:14
O próprio Amorim referiu na antevisão ao jogo que ia ter que começar a rodar os jogadores, porque o cansaço ia-se começar a nota.
O problema são as alternativas…
2 Julho, 2020 at 10:02
Tiago tenho pensado no Bragança…muito mais jogador que Doumbia, Eduardo ou Battaglia. Mas é como dizes, tem de haver reforço no meio campo. O regresso do Adrien não era mal pensado.
E tenho pensado no Matheus Pereira que ontem fez mais 2 golos. Desperdício!
2 Julho, 2020 at 10:32
Se o Sporting ainda tiver 2 dedos de testa, para o próximo ano incorpora Palhinha e Bragança e está feito. No limite, se vier com condições “normais” para um jogador do Sporting, o Adrien sim. Mas só em condições de valer a pena.
Matheus Pereira seria, DE MUITO LONGE o melhor jogador do Sporting desde a saída do B. Fernandes….não o quiseram…..
2 Julho, 2020 at 10:59
Matheus é história.
Mas Bragança e Palhinha, tal como Dala… foda-se… vão-se foder não forem por aqui.
2 Julho, 2020 at 12:09
Ivanildo central pela esquerda,gosto,antes de comprar alguém,convém ver o que é nosso.
Próxima época o Bragança,Palhinha,Dala e Ivanildo têm de ficar no plantel.
2 Julho, 2020 at 12:18
Estará à frente do Gonçalo Inácio, mas acho que vamos buscar gajo mais velho.
2 Julho, 2020 at 11:50
“parece o Abel mas com a mania que faz fintas…”
LOOOL. Foda-se, ao menos ainda dá para rir com este esterco que prali anda. Nem a extremo nem a defesa ala (com 3 centrais), nem a lateral. Só falta mesmo experimentar meter o gajo a apanha bolas, que acho que é onde deve render mais.
2 Julho, 2020 at 9:47
Não gosto de Varandas, não gostei da contratação de RA.
Agradeço ao Covid o facto de me ter voltado a entusiasmar para ver jogos com os miudos do Sporting.
Gosto do discurso de RA!
É uma equipa com potencial de crescimento, e nisso acho q RA percebe muito bem o potencial dos miudos e da tolerancia que a massa adepta terá com eles no dia que falharem ou as coisas correrem menos bem! Resta saber se este rumo é para manter ou apenas uma situação circunstancial..
Camacho será mais desiquilibrador no dia que arrumar a cabeça e perceber que se simplificar o seu jogo, será um jogador mais efectivo, até lá…
2 Julho, 2020 at 9:55
Amorim está a revelar-se uma escolha acertada – finalmente parece que acertaram no treinador, mesmo a um preço que tem muito de inaceitável! Mas, acho eu, mais vale pagar uma exorbitância por um treinador do que contratar “treinadores” que pouco ou nada acrescentam à equipa, e alguns até “desacrescentam” aos jogadores, baratinhos ou quase!
Amorim tem uma estrelinha qualquer!
Era ver o que jogava o Braga, e mesmo quando jogava abaixo do normal ganhava e é ver o mesmo Braga agora! E é ver o Sporting, exactamente com o mesmo registo, ganhando agora (quase) sempre quando no passado ganhar um jogo era uma dificuldade!
Há pessoas que, como diz o povo, nascem com o cu virado para a lua, apesar de alguma competência que demonstram mas que não explica tudo.
O discurso do Amorim também é muito assertivo! Simples mas a tocar onde tem de tocar. Por vezes até “lapaliciano” mas assertivo na mesma.
Esta Direcção é muito fraca – muito na linha de todas as outras que tivemos neste século com a excepção da do Bruno de Carvalho – e tem cometido erros atrás de erros, muitas vezes, na minha opinião, por uma óbvia má escolha das pessoas de que se rodeia, entre outras coisas como por exemplo serem bastante deficientes a negociar seja o que for – compram mal caro e vendem bom barato! Mas talvez o Amorim os safe – no sentido em que eu acho que, indo até ao fim do mandato, só um titulo de campeão nacional de futebol os salva de perderem as próximas eleições, de tão maus que são!
Hoje temos uma base de jovens jogadores – entre os 17 e os 22 anos! – de inegável talento e qualidade. E, mantendo isso, com outros que estão na calha para entrarem, retocando a equipa/plantel com 2 bons jogadores por ano, é bem possível que no ultimo ano de mandato a equipa esteja a bater-se com os rivais corruptos com jogadores de igual qualidade – restará trabalhar para que, mais uma vez, não seja a APAF a fazer a diferença e a entregar as faixas de campeão a um dos corruptos!
Portanto, independentemente do aspecto politico da coisa – esta Direcção! – desportivamente, finalmente, estamos no bom caminho.
Quato ao jogo propriamente dito, concordo bastante com a analise que o brave fez. Só acho que o Doumbia, pela sua idade e pelo físico que tem, não é de descartar. Sim, tem de melhorar mas está ali potencial! O Amorim que o trabalhe e ele que saiba corresponder. Tanto pode dar um bom 6, como um bom 8… como nada! Está nas mãos dele, mais propriamente nos seus pés e na sua cabeça!
É bom lembrar que na época passada todos aqui diziam bem do miúdo, e que o queriam ver a jogar em vez do Gudelj. Todos achavam uma boa contratação. Hoje não presta? Vamos com calma…
É importante que, no final da época, o Sporting saiba ficar com quem interessa e vender bem quem não interessa. E se alguém que interessa tiver que sair, ao menos que saia por um valor minimamente condizente com o seu valor. Vender um Acuña por menos de 25M€ é só ridículo! O Acuña calça em quase todas as equipas excepto talvez umas 10… Se isto não é ter valor, não sei o que será.
Que não repitam a péssima venda que foi o Bruno Fernandes – sem esforço nenhum, 15 a 20 M€ abaixo do seu valor, como está a demonstrar todos os jogos em Inglaterra!
2 Julho, 2020 at 10:12
Reiniciámos o campeonato a 4 pontos do Braga e vamos agora 5 pontos à frente…
Quem diria uma coisa destas?
2 Julho, 2020 at 10:18
… quando vejo as exibições do BFernanades no United penso no dinheirão que se perdeu… tão mal vendido!!!
SL
2 Julho, 2020 at 14:31
E comentava-se por aqui que 35 milhões já não era mau…
Ah grande BF !
Um dos melhores médios mundiais da atualidade.
Que saudades.
SL
2 Julho, 2020 at 14:52
Pois foi.
No entanto, não apareceu ninguém a dar 70 ou 80 por ele. Nem no Verão, nem quando saiu.
Diz muito do que é o mercado actualmente.
E ainda é de longe a maior venda do Sporting. O que também diz da presença do Sporting na cena internacional.
2 Julho, 2020 at 10:28
Eu acho que o que o Amorim tem não é estrelinha….
Ambas as equipas (quer o Braga dele quer este Sporting) são muito consistentes defensivamente. Se reparares, mesmo quando têm mais bola e estão mais perto da baliza do Sporting criam muito poucas oportunidades.
Do mesmo modo, as equipas dele criam espaço com alguma facilidade (principalmente em vantagem) e por isso bons jogadores tendem a aproveitar pelos menos 5 ou 6 vezes esse espaço criado (quanto melhores forem os jogadores, mais oportunidades haverá…) e a tendência é pelo menos 1 ou 2 delas entrarem. Se fores uma equipa grande e fores consistente defensivamente, facilmente vais ganhar porque raramente não fazes 1 ou 2 golos, especialmente se for uma equipa que confia na sua defesa…
Sorte foi o que o Keizer teve ao inicio….a marcar quase todas as vezes que lá ia e a sofrer muito menos do que o que devia (analisar os xG dos primeiros 10 jogos do Keizer contam uma história interessante, em que nós fomos MUITO eficazes e os nossos adversários muito pouco eficazes). Não acho que seja o caso agora com o Amorim…
Até acho que, por exemplo, com estrelinha tinha ganho ao Vitória….
Eu percebo o que dizes do Doumbia….mas começo sinceramente a achar que ele é burro de mais para jogar numa posição tão importante. E chegamos ao ano passado. Eu era dos que queria ver mais do Doumbia e menos do Gudelj. Porquê? Porque o Doumbia era o futuro e o Gudelj não seria de certeza. Por isso, na lógica de preparar o futuro queria ver mais Doumbia. Mas os problemas do Doumbia não saltam logo à vista, só com os jogos. Porque ele fisicamente é interessante…não é tão mau com a bola como o Battaglia….mas é burro! Taticamente é burro, nas faltas que faz é burro, no posicionamento, no ritmo de jogo….talvez se tiver um treinador que perca ali um tempo valente a partir-lhe a cabeça lá entre qualquer coisa e ele fique um jogador interessante. Mas para o próximo ano podemos ter Palhinha, M. Nunes, Wendell e Bragança. Não vejo necessidade de perder esse tempo com um projecto que pode não dar nada….
2 Julho, 2020 at 11:27
+1, Tiago. Boa análise e partilho a opinião sobre o Doumbia.
2 Julho, 2020 at 11:39
Tiago. Nem mais, eu até nem sou grande fã do modelo do Ruben, mas ele tem sido muito inteligente e com noção das GRANDES limitações da equipa. Está a ser sobretudo pragmático e que diferença dos comportamentos (até individuais como orientação dos apoios, leitura da bola descoberta etc..) sem bola para o zero que se via com o Keizer. Ai sim os primeiros 10 jogos tiveram muita estrelinha, como dizes se analisarmos a estatística dos xG ( para quem não sabe o número de golos espectável face aos remates da equipa calculado de acordo com a estatística de conversão para aquele local do campo, ângulo de baliza, distância etc…) desses jogos em vários deles o adversário teve mais oportunidades (com maior probabilidade de conversão em golo) do que nós. Com o Ruben a equipa tem permitido sempre xG muito baixos aos adversários mesmo quando passa longos períodos sem o domínio da bola.
Vejo também que a equipa claramente reduz o risco em posse quando está em vantagem e mantêm-se sempre mais preocupada com o momento da perda do que qualquer outra coisa. Ele quer sobretudo ir ganhando para já.
2 Julho, 2020 at 14:26
Exatamente.
Nesta fase quer alicerçar as bases da equipa. Meter a equipa a defender de forma sólida e tranquila, que se sinta confortável com bola sob pressão (que ainda não está) e que procure os espaços e os apoios…
É muito mais sólido do que o que aconteceu com o Keizer que foi muito fruto de um momento em que tudo saía bem….
A minha maior duvida é…depois de conseguir ter a base bem enraízada….vai conseguir dar o clique que muito raramente vi, que é ter uma equipa equilibrada a defender e forte a atacar com 3 centrais? Normalmente ou são equipas sólidas a defender e previsíveis a atacar ou espectaculares a atacar com muita gente mas defensivamente muito frágeis….parece-me que ele terá o primeiro problema mas veremos….
2 Julho, 2020 at 11:48
Boa análise.
O Doumbia tem físico e é muito jovem, mas há merdas que já nascem com um jogador.
Vamos ver o que o Amorim retira dali.
2 Julho, 2020 at 10:14
Sobre o jogo:
Já foi escrito por alguém em cima que este jogo foi pior que o anterior, a espaços, e eu concordo em absoluto!
Nesta forma de jogar, aliás, como em quase todas os executantes são peças chave. Amorim faz da primeira fase de construção a sua bandeira; é ali que começa todo o processo e convenhamos que ter um Borja em vez de um Mathieu é muito diferente.
Depois falta claramente mais dinâmica. A equipa por momentos com bola demostra muita lentidão e ontem raramente conseguiu ganhar a largura que tanto gosta pelos laterais.
A matéria prima é muita mas a qualidade é muito escassa para ousar fazer mais e melhor e é isso que temos de entender! O plantel é manifestamente fraco nas suas individualidades
Sobre a CI de Amorim:
É aqui que temos crescido mais. desengane-se aqueles que pensam que é os 90´.
Percebemos perfeitamente o discurso, ouvimos claramente a mensagem que passa para o plantel. Nota-se coletivo, nota-se uma ideia clara e bem definida e sobretudo nota-se alguém que sabe passar a mensagem e tem o grupo com ele.
Mas Amorim tem e vai ter sempre um problema. À primeira derrota vai ser lampião, caro e por aí fora. Ele falou no Liverpool e com as devidas distancias orçamentais a chicla tá dada, só não percebe quem não quer.
Teremos nós estofo/paciencia para esperar?
Duvido…
ps- ” amorim tem uma estrelinha qualquer” quem é que ainda não sentiu isso?
2 Julho, 2020 at 10:22
Gostei do jogo. Esforçado, sofrido, por vezes atrapalhado, mas sempre com vontade de pressionar e andar para a baliza, faz-me lembrar um pouco os tempos de Leonardo Jardim.
Muitos falam em formação, em dar jogo a miúdos, em dar oportunidades a futuros promissores, mas na hora da verdade, poucos têm a coragem de assumir as belas teorias que ficam sempre bem nos discursos. Seja qual for o motivo, embora acredite que existam vários, este aprendiz de treinador, como aqui vários já lhe chamaram, tem-no feito e oxalá não mude de rumo pois na minha opinião segue o caminho certo.
A falta de dinheiro, levou à aposta na formação, como se deve dormir bem agora em Alcochete, não há nada como um colchão novo e lençóis lavados para um bom descanso. O jogo sem adeptos, parece mentira mas tem surtido um efeito contrário no Sporting àquilo que sucede nos outros grandes, os lampiões que o digam.
Sem o coro de assobiadores profissionais de Alvalade, o que a julgar pelo post anterior aqui da Tasca teria actuação monumental ontem no estádio se lá pudesse ter estado, nomeadamente naquele que se revelou vir a ser o melhor em campo, Plata, os jovens vão crescendo a par com o treinador.
Se ninguém a destruir, num acto de autofagia normal neste clube, onde tudo e todos parecem gostar mais de dizer mal do que fazer alguma coisa pelo clube, teremos equipa na próxima época, não sei se é suficiente para ganhar o próximo campeonato, mas pelo menos, se pudermos voltar aos nossos lugares iremos com certeza ficar orgulhosos de ver uma equipa formada por gente nossa, com o nosso ADN, como soi agora dizer-se.
Isso, é claro, para quem ainda considera o Sporting como o seu clube, independentemente de gostar ou não de quem se encontra à frente do mesmo.
2 Julho, 2020 at 10:38
Sem dinheiro acho que esta podia ser a base de uma equipa para atacar a sério o titulo daqui a 2 épocas….
Na próxima ainda acho apertado. Para ser candidato a sério ao titulo na próxima época precisávamos de central canhoto, PL, interior ofensivo, médio centro e ala direito….tudo jogadores para chegarem e serem titulares de caras….sem gastar rios de dinheiro acho MUITO difícil conseguirmos. Preferia construir uma base sólida durante 2 anos (não só da equipa mas financeira) e depois poder atacar o titulo de forma consistente…
Temo bem, como é apanágio do Sporting, que vamos contratar alguns 8 ou 9 jogadores medianos por um dinheirão a pensar atacar o titulo ou a champions gastando mais uma vez o que não temos, financiando essas contratações com a venda de 1 ou 2 (no minimo) jogadores que esses sim podiam ser muito importantes (Wendell, Acuna, Palhinha, Coates….por aí…)
2 Julho, 2020 at 11:25
Dizes que são precisos 5 jogadores…
Do meu ponto de vista isso requer 3 épocas para os comprar – a 2 por época – e se não sair ninguém importante, o que acho difícil.
Mas eu prefiro que me digam que vamos demorar 3 anos a ter uma boa equipa e que só compraremos 2 jogadores por ano, do que o que tem sido sempre feito, que é trazer algures entre 6 e 12/13 jogadores por época, dos quais aproveitas 1 ou 2 – houve uma excepção que foi a época 17/18, onde podias ter aproveitado quase todos e só o Matheus Oliveira foi, à partida, uma compra sem sentido! Mas gastaste cerca de 60M€ nesse ano!
2 Julho, 2020 at 11:36
Certo…dou 2 anos a construir, ao 3 o ataque ao titulo…haverá vendas possivelmente mas os putos também crescem e ganham outra consistência…e outro virão….
Para um clube sem dinheiro acho que demora 2 anos a construir uma equipa candidata de forma solida (ou seja ao 3º já atacas o titulo…).
2 Julho, 2020 at 16:40
É exactamente essa a minha opinião, por isso é que defendo que se façam as coisas com cabeça, tempo e competência, em vez de apostar tudo no “este ano é que é”, todos os anos, cavando cada vez mais o buraco financeiro.
E é também por isso que, se realmente só temos disponíveis 12M€ dos supostos 20M€ que o Clube gera anualmente, eu prefiro que se aposte só em 2 modalidades e as outras compitam só sem lutarem pelos campeonatos, até voltarmos a ter os 20M€ anuais todos disponíveis! E aproveitem para formar jogadores das diferentes modalidades…
2 Julho, 2020 at 11:51
Ficava feliz com 3 e manter putos.
Central esquerdino, médio experiente e PL.
Manter a tal ideia de projeto e entrar em todos os jogos sem medos.
Clareamente com uma estratégia destas a malta vai apoiar. Convém é o Varandas sair do radar e o Zenha fechar a matraca.
2 Julho, 2020 at 16:41
É emprestar o Varandas e o Zenha a um qualquer clube francês ou suíço…
2 Julho, 2020 at 16:41
… ou 2 anos ao Braga!
3 Julho, 2020 at 0:06
Emprestar? Eu dava.
2 Julho, 2020 at 10:25
Quem mais gostei de ver jogar foi o Nuno Mendes. Fisicamente é impressionante, depois é um puto inteligente a jogar. Temos ali um diamante.
O resto ja foi falado em cima, por outro pessoal.
Uma palavra para o Amorim, tem um discurso do melhor que passou pelo Sporting em tempos recentes.
2 Julho, 2020 at 10:37
Mesmo. O Nuno Mendes está claramente um patamar acima dos outros miudos.
Impressionante, com 18 aninhos já é uma locomotiva naquele correrdor.
Prontissimo para ser titular no próximo ano. Aliás, Mendes & Acuna formariam uma excelente sociedade.
2 Julho, 2020 at 10:40
Camacho é daqueles gajos que não fode mas também não deixa foder, pior é que custou uma pipa de massa comparado a muitos que já fazem a diferença.
Ontem foi o pior jogo do Wendel, falhou alguns passes, falhou aquele golo cantado, mas é por ele que passa o jogo e é ele que faz a bola rolar, sendo o MN o músculo, mas que também tem uma boa capacidade a sair, os dois ganharam nova vida depois da paragem.
Sporar é pena, a distância dele para a baliza é enorme, e ele não é rápido o suficiente para acompanhar Jovane e Plata nas incursões ofensivas, nem me parece ser muito forte a jogar de costas para a baliza. Acho que ganhávamos com outro tipo de avançado.
Defensivamente fomos sólidos, o jogo que era para ser 4-0 ficou 2-1. Max teve duas boas intervenções, mas tirando isso pouco trabalho teve. Venha o Moreirense…
2 Julho, 2020 at 11:17
Ontem bastaram entrar Doumbia e Battaglia para voltarmos aos tempos de miséria.
Não são capazes de fazer um passe para a frente, o Doumbia então é flagrante: num lance passa por um, tem tudo para progredir e volta para trás.
Falta de QI futebolistico e, isso, não se aprende.
2 Julho, 2020 at 11:31
Foi um mau jogo com um bom resultado e com alguma sorte à mistura. Houveram varios momentos em que…bem…
O Quaresma parece estar a acusar a responsabilidade de ter de ser ele a sair a jogar, o Matheus Nunes ou tinha um problema fisico, estava cansado ou nao percebi porque nao saia daqueles 10/15 metros. O Camacho esteve apenas horrível. O Plata parece estar com vontade de aprender.
Muito bem estiveram o Risto e o Nuno Mendes, muito bem mesmo.
É mais facil crescer com vitórias, vamos ver o que esta equipa vai demonstrar até ao fim do campeonato, com 2 jogos muito difíceis.
Para já RA muitissimo bem quer no banco quer nas conferências de imprensa. A merecer condescendência e apoio.
SL
2 Julho, 2020 at 11:42
À 19ª jornada, quando perdemos em Braga, gamados, ficámos a 22 pontos do Benfica que era o 1º classificado.
10 jornadas depois, à 29ª, vamos a 9 pontos deles com 15 pontos ainda para disputar e um jogo entre ambas as equipas.
Na próxima jornada, o Benfic@ recebe o Boavista e nós vamos fora com o Moreirense.
Na 31ª jornada, eles vão a Famalicão e nós recebemos o Santa Clara.
Na 32ª jornada, eles recebem o Guimarães e nós vamos ao Dragão.
Na 33ª jornada, eles jogam no campo do despromovido Aves e nós recebemos o Setúbal.
Na ultima jornada jogamos na Luz.
Para termos hipóteses de ficar em segundo, é preciso que não ganhem ao Boavista e que nós ganhemos ao Moreirense. Mas mesmo assim é muito díficil. Penso que nas Aves ganham de certeza e se for assim só lhes faltam mais 3 pontos no resto dos jogos. E nós teríamos sempre de vencer no Dragão, o que é muito complicado.
De qualquer maneira foi uma recuperação notável fruto duma boa segunda volta.
29 pontos na 1ª volta e 26 pontos na 2ª volta até agora. Ganhando o próximo jogo já igualamos a 1ª volta e ainda faltam 4 jogos.
2 Julho, 2020 at 11:55
Lembras-te disto?
« Frusciante
8 Janeiro, 2020 at 15:12
Responder
É guardar estas previsões (Miguel: “Estou absolutamente convicto que faremos uma 2ª volta bem melhor que a 1ª volta, apesar de termos jogos bem mais difíceis.”; Tiago: “Quanto dinheiro queres meter em como acabamos a mais de 30 pontos do 1º?”) e voltamos a isto no fim do campeonato para ver quem é que leva o “prémio Zandinga” »
2 Julho, 2020 at 12:01
🙂
Obviamente!
2 Julho, 2020 at 12:10
Hehehehehe
Certo!
Perdi claramente a aposta….
2 Julho, 2020 at 12:14
Ainda não mas provavelmente vais perder… 😉
2 Julho, 2020 at 12:31
Prefiro perder estas apostas! 😀
2 Julho, 2020 at 16:35
🙂
2 Julho, 2020 at 11:55
Esquece. Acordámos tarde e quem sonha (nada contra) esquece-se que mesmo com mais alguns milagres, na decisão o apito resolve.
2 Julho, 2020 at 12:07
Sim, é muito difícil.
Mas as arbitragens pós pandemia têm surpreendido pela positiva.
Tens 2 bons exemplos com o Malheiro, no Belenenses-Sporting e no Marítimo-Benfica. 2 boas arbitragens quando o normal nele era prejudicar-nos e beneficiar o Benfic@.
Outro bom exemplo no Benfic@-Santa Clara, com o Pinheiro. Numa situação normal o Pinheiro tinha feito os encarnados ganharem facilmente. E fez uma boa arbitragem.
Não sei se o facto das drives do Rui Pinto estarem agora acessíveis à PJ tem alguma coisa a ver com isto – de certeza que está lá muita coisa exposta e estes gajos estão todos a ser investigados – mas que as arbitragens têm sido positivamente surpreendentes, têm.
Vamos ver… Mas mesmo com arbitragens justas e correctas, não é fácil ganhar 6 pontos ao Benfic@ para ir à Luz com hipótese de lutar pelo 2º lugar!
2 Julho, 2020 at 12:11
Para ganhares 6 pontos ao Benfic@ em 4 jogos, tens de ganhar os 4, e um é no Dragão, e eles têm de perder 2 ou empatar 3.
É muito improvável, mas não é impossível.
Espero que a estrelinha do Amorim ajude! 🙂
2 Julho, 2020 at 12:17
Nem penso nisso. Mais focado em ver isto como pré época, mas com competição!
Normalmente qd não há nada a ganhar, beneficiam-nos.
2 Julho, 2020 at 12:36
Agora com a saída do Lage os jogadores vão querer mostrar que o problema era o Lage a quem fizeram a cama…..
não creio que percam os 3 jogos que precisamos que percam (ou perder 2 e empatar 1). Certo? Em caso de igualdade pontual como é que estamos? Tinha ideia que temos de ganhar no galinheiro tipo 3-0…..
Acho muito mais fácil ganharmos os jogos todos (depois de ver o porco jogar não estou a ver ser assim tão difícil ir lá ganhar….).
2 Julho, 2020 at 16:32
Teríamos de ganhar por 3-1 ou 4-2 ou…
2 Julho, 2020 at 11:47
Dizem que o Francisco Geraldes “iria ser titular diante dos gilistas mas problema físico atirou-o para a bancada”. Ok, admitindo que isto é mesmo verdade, como é que vos parece que a equipa tinha alinhado? (sendo o Amorim tão fiel ao 3-4-3, ficaria pela troca directa de apenas 1 jogador? E se sim, qual?)
2 Julho, 2020 at 11:54
Camacho – Geraldes, teria sido muito melhor
2 Julho, 2020 at 12:12
Parece-me que sim. Até porque o percurso foi esse….os minutos do Geraldes foram crescendo, foi jogando ali e o corolário seria a titularidade no lugar do Camacho…
Acho que a equipa ganharia bastante, quanto mais não seja pela saída do Camacho…
2 Julho, 2020 at 11:53
Se era engraçado? Porra, seria o cúmulo da piada!!
2 Julho, 2020 at 12:10
No domingo antes do jogo do benfica na Madeira eu disse isto:
Paulo Lopes
28 Junho, 2020 at 6:37
Sporting 6 jogos 6 vitórias = 18 pontos
benfica 5 jogos derrota (marítimo) + empate (Boavista) + derrota (Famalicão) + empate (Guimarães) + vitória (aves)… e chegamos ao último jogo com o SCP a ganhar na luz e ficamos em segundo. Também pode ser empate na Madeira mas aí o SCP tem que ganhar por 2 e marcar 3 no mínimo.
Acho que mais ninguém iria dizer que o RA é lampião… eu continuava era com #varandasout
Será que tem alguem que lá bem no fundooooooooo , não tem uma esperança que aconteça?
É engraçado ler algumas das respostas e hoje muito mais pessoas a falar na possibilidade.
2 Julho, 2020 at 12:13
Lembro-me deste teu comentário.
Era, e é, altamente improvável, mas não impossível.
Vamos ver…
2 Julho, 2020 at 12:17
Se empatarem com Boavista, perderem em Famalicão e empatarem com o Guimarães, provavelmente não ganham ao Aves… É que chegariam a esse jogo de rastos!
2 Julho, 2020 at 12:21
Nós com dragão e luz… qual o calendário do braga?
2 Julho, 2020 at 16:49
Casa com o Aves…
Fora com o Paços Ferreira…
Casa com o Belenenses…
Fora com o Tondela…
Casa com o Porto!
Aves e Belenenses parecem fáceis de fazer os 3 pontos.
O resto pode dar para qualquer lado.
Indo nós à Luz e ao Dragão, os 5 pontos de avanço não dão garantia que o 3º lugar está no papo!
3 Julho, 2020 at 0:07
Claro.
Até pq o jogo deles com o Porto não conta para os tripas.
2 Julho, 2020 at 12:33
Eu diria que é impossivel….
Aliás estaria disposto a apostar, não fosse estar demonstrado nestes comentários que por mais segura que me pareça a aposta, eu perco…. 😀
Quer dizer…agora que penso nisso….se calhar é mesmo melhor apostar….
2 Julho, 2020 at 14:28
Aposta Tiago.
Seria um milagre…
Pago as possíveis perdas lol
SL
2 Julho, 2020 at 12:36
“provavelmente não ganham ao Aves…”
provavelmente a Salma Hayek aparece aqui à minha porta…
2 Julho, 2020 at 12:40
🙂 mt bom
2 Julho, 2020 at 13:57
Bom não, boa. Ou boas.
2 Julho, 2020 at 14:13
E cheia de vontades….provavelmente….
2 Julho, 2020 at 16:33
You wish…
2 Julho, 2020 at 12:26
Para facilitar as contas apostemos já numa derrota com o Boavista 😉
2 Julho, 2020 at 12:47
Parabéns SCP!
gostei da exibição serene e adulta (mesmo a equipa transbordar de inexperiência jovial) e do equipamento achei razoável (se bem q ja n vejo a hora de esta Macron desamparar a loja…).
ja sabemos q agora tudo e mais fácil… ja n nos puxam pra baixam vulgo n nos roubam… o galinheiro de carnide vive em fogueira interna com outros objectivos (mas n acredito, então agora q resultou na saída do sacerdote lageano, q percam mts mais pontos ate ao final)… e nos poderemos aproveitar as sobras do “sistema”… enfim temos de ser sinceros n contamos pra bingo, se n fosse o caso nem perto nem de longe viveríamos esta tranquilidade enganadora…
2 Julho, 2020 at 13:46
Interessantes discussões hoje. Não sabia essa do xG – é importante ter indicadores estatísticos sólidos. Obviamente deve ser o ABC dos profissionais da bola.
Gostava mesmo de ter visto como seria o jogo com Geraldes em vez do Camacho ou do Plata.
2 Julho, 2020 at 16:53
É das poucas estatísticas que por si só indicam alguma coisa, precisamente porque está trabalhada para ter informação contextual.
Por exemplo um passe certo na estatística pode ser um passe errado para a equipa (pode ser por exemplo um passe para um colega A quando outra opção de passe para um colega B deixava a equipa numa jogada muito prometedora o que se chama de má decisão)
Já uma jogada como a oportunidade que o wendel falhou na segunda parte tem um xG de 0,8 ou 0,9 indicando que em dados recolhidos pelas várias ligas 80-90 % dos remates naquela zona com aquela oposição angulo de baliza etc resultam em golo.
2 Julho, 2020 at 15:34
O Camacho custou 5 milhoes… será que o Guimaraes aceita uma troca direta pelo Edwards??
E trocar o Sporar e o P Mendes pelo Taremi, alinham? 🙂
2 Julho, 2020 at 16:24
O Guimarães pede 20M€ pelo Edwards.
Acho que é possivel a aquisição e, incluindo Camacho no negócio, acho que pagando 25M€ conseguiamos (20M€ pelo Edwards e mais 5M€ para eles ficarem com o Camacho).
2 Julho, 2020 at 16:31
Vitória contrata internacional sub-17 inglês… 300k pelo Jadan Raymond.
Eu não devia dizer isto, nunca fui diretor desportivo de um colosso, mas prefiro Jese, Bolasie e Fernando. Dão garantias.
2 Julho, 2020 at 18:00
O arbitro j.pinheiro , mais conhecido por ” mostovoi ” , não marcava penalty contra os lampiões , no jogo contra o s.clara ( e estava de frente para o lance , a 3 ou 4 metros , sem ninguem à frente ) quem o chamou e marcou penalty foi o inefável rui costa que estava de var .Quanto a esperar 2 ou 3 anos para lutarmos pelo titulo ,completo disparate , o discurso nunca pode ser esse , no SCP . Alem disso , se alguns dos miudos fizer meia duzia de jogos bons , vem logo empresários , saidas , aumentos salariais , etc a estragar a coisa . No primeiro ano de Bruno de Carvalho , o discurso era de lutar pelo titulo ( mesmo vindo de um ano pessimo ,e com um plantel com poucas soluções , e se não fossem algumas arbitragens manhosas …. ).Nós nunca podemos baixar as exigencias do SCP .
2 Julho, 2020 at 22:14
Concordo com muito do que foi escrito acima, uns focaram a tática, o treinador, outros os jogadores, a “aposta” na formação e coloquei aspas porque eu gostava era de ver essa aposta sem ser em estado calamitoso, seja financeiro, seja desportivo, foi assim com o JEB, gl, BdC e agora fv, mas se andarem mais para trás o panorama é o mesmo inclusive no tempo de JR…
Só queria acrescentar uma coisa há uma diferença grande, principalmente no muito fisico, futebol actual ter 5 putos, com vontade que correm como cavalos em vez de “vedetas” que acham que a justa retribuição para o que o SCP lhes paga é andarem a pastar em campo enquanto pensam nos prémios de assinatura quando saírem para outros lados…
E quando falo em “vedetas” nem me estou a referir especificamente ás que vêem de fora…
Porque muito mais importante do que ter o “melhor” treinador do Mundo nas camadas jovens, é ter treinadores que passem aos miúdos desde novinhos o amor e dedicação ao SCP e a “elite” de “notaveis” que temos no Clube nunca vai perceber isso e muitos nem é por mal é mesmo por incapacidade, eles pura e simplesmente não vivem o Clube assim, porque se for preciso sacrificar algo pelo SCP dentro ou fora do campo, eles estão fora, a motivação para recuperar uma última bola, para correr desalmadamente a 5min do fim com os musculos todos a “gritar” não vem da cabeça vem do coração, tal como engolir o ego, ou orgulho, para apoiar presidentes que não sabem estar ou que são incómodos…
Como o JR por exemplo (eh eh eh agora apanhei-vos) sim sabia estar mas era um “arrivista” novo rico extremamente incomodo…
SL