Vou alhear-me da capa da Bola, ponto de partida para a embirração do dia. E, assim sendo, vou focar-me no Fábio. Também conhecido por Paim aka aquele que era melhor do que o Ronaldo quando tinham a mesma idade aka aquele que mandou o talento para o lixo sem ter os pais ricos que tinha o Dani aka um puto estúpido que não teve quem lhe colocasse travão na estupidez quando decidiu trocar um mundo de oportunidades pelo palerma deslumbramento.
Não é de hoje que dizemos que mais importante do que formar bons jogadores de futebol, importa formar homens. Essa é, foi, terá sempre que ser uma das missões maiores do Sporting Clube de Portugal. E são várias as situações em que damos por nós a dizer, “falhámos na parte de formar o homem”.
Obviamente que existem uma quantidade enorme de factores influenciadores. Tal como acontece na escola, não podemos esperar que seja o clube a definir o carácter de uma pessoa ou a ser o prato da balança capaz de equilibrar a ausência de uma estrutura familiar ou as influências esquisitas dos amigos mais próximos. Mas podemos tentar.
Abrir a porta de uma casa onde já se viveu a quem, aos 35 anos, parece totalmente perdido merecerá, sempre, a minha concordância por mais que se possa olhar de sobrolho levantado para tal generosidade.
Utilizar essa história de vida para alertar tantos e tantos miúdos que, mais do que jogar aqui ou ali, imaginam o quanto vão ganhar, muito deles com pais a serem contactados directamente por quem diz “o seu filho vai trazer isto para casa e os vossos problemas estão resolvidos”, merecerá, sempre, o meu “obviamente que faz sentido”.
Ah, e já agora, se este regresso à Academia servir para Fábio Paim conseguir reencontrar um rumo, creio que também nos saberá, nem que seja um bocadinho, a uma vitória do Sporting.
4 Julho, 2020 at 15:41
Outra coisa…
Ja li alguem a meter o paim no mesmo saco q leao, william ou rui patricio…
É preciso ser muito toto para confundir más decisoes desportivas que te prejudicam com más decisoes de ambito pessoal q te vao prejudicar……..
A quantidade de putos com 14 e 15 anos q temos q vem de bairros complicados exigia uma medida destas á anos…..
Quem sabe se paim aos 15 anos tivesse tido um paim com quem falar…….quem sabe…
4 Julho, 2020 at 16:10
Ó totó, então o Paim começou por cometer primeiro más decisões desportivas ou pessoais!?? Será que foram as más decisões desportivas que acabaram por o levar a cometer más decisões pessoais!?
“A quantidade de putos com 14 e 15 anos q temos q vem de bairros complicados exigia uma medida destas á anos…..”
Até dá a ideia que a maioria dos putos que vêm de bairros sociais (que são a maioria…) e que acabam por nao vingar no futebol, seguem todos pelo mesmo caminho do Paim… a ser o caso, era arranjar um autocarro com muitos lugares para os recolher a todos! Uma capa da bilia todos os dias!
4 Julho, 2020 at 16:19
Sabes perfeitamente q o que acabou com paim foram as decisoes estrafutebol e nao o que acontecia dentro do relvado dai nao perceber a comparaçao q fizeste com o gelson william ou rafael……estes 3 trairam o clube, o paim é um caso completamente diferente……
Quanto á questao dos putos nao mudo uma virgula, cada um conhece o seu bairro e sabe onde vive……..eu digo te alguns destes miudos precisam de ajuda e negar essa evidencia está errado………e acho bem que se utilize tudo para formar alguem melhor, mesmo q tenhamos q recorrer a alguem como um paim…….
Mas respeito a tua opiniao…
4 Julho, 2020 at 17:09
Então porque não disseste logo…
“Ja li alguem a meter o paim no mesmo saco q leao, william ou rui patricio…”
A minha opinião é que o Paim desde cedo demonstrou a sua personalidade (a massa de que era feito) e o grande amor que tinha ao Sporting quando aos, salvo erro, 16 anos quis embarcar na aventura do chelsea…ainda que por empréstimo…não vingou, foi devolvido e a partir daí foi sempre a cair… aos 18 anos achava que era uma vedeta, um jogador de topo sem que tivesse feito algo por isso, bem pelo contrário!
Também eu depositaca muitas esperanças no Paim…
Há vários exemplos de miudos da nossa formação que pelos mais variados motivos não vingaram no futebol mas, ainda que a pulso e com dificuldades, vingaram na vida. Nenhum desses merece registo de uma primeira página mas o Paim merece…o Paim ou o varandas!?
O que vai o Paim acrescentar na academia que outros não pudessem fazer!? Olhem para mim e não façam o que eu fiz…!?
Não concordo com a tua opinião mas respeito-a. A diferença é que não preciso de te chamar totó na terceira pessoa.
4 Julho, 2020 at 17:11
*depositava
4 Julho, 2020 at 17:27
Percebo o que queres dizer com o facto da situaçao nao merecer primeira pagina e só servir para promover varandas e acredita q ja tive aqui dissabores por ir contra varandas e quem o apoia…………..mas a verdade é que lá pela forma estar errada, nao significa que o conteudo esteja e honestamente na minha opiniao nao está……
Quanto ao q vai acrescentar paim depende dele mas nunca se sabe……….uma coisa eu sei……
Mal nao fará…
4 Julho, 2020 at 17:37
Acho que seria muito mais saudável ter na academia bons exemplos, sobretudo para lidar com miúdos… seria mais útil do que o nome do CR7 nas camisolas…
Mas isso não dava primeiras páginas ao varandas.
4 Julho, 2020 at 15:49
Em relação à propaganda também é normal! O SCP não é um indivíduo privado, é uma instituição e concordo que deve “publicitar” as suas ações. O Martunis passou uma temporada no SCP e foi publicitado, o adepto brasileiro acho Marcelo também veio a Lisboa à conta da solidariedade e bem.
4 Julho, 2020 at 16:15
Propaganda do Varandismo. Outra vez.
É só o que é.
Nada contra dar oportunidades a quem comete erros. Pelo contrário.
Gostava, no entanto, de saber o que vai fazer o Paim: treinar miúdos? Procurar novos talentos? Ou vai ser apresentado de vez em quando como o gajo mais palerma que já saiu da Academia?
Poupem-me.
4 Julho, 2020 at 16:19
Cá na minha ideia.
Vai limpar, vai servir, vai carregar atualmente as suas habilitações são para pau pra toda a obra. Depois logo se vê.
4 Julho, 2020 at 16:57
Não me digas que vai substituir colchões e construir novos campos de treino.
4 Julho, 2020 at 16:18
Falando no Paim, olha este exemplo Batis Cande, que não conhecia:
ENTREVISTAHoje às 09:08
«No Benfica celebrei um golo do Sporting e o Bernardo Silva não gostou»
Entrevista a Batis Candé, antigo avançado de leões e águias, sportinguista assumido. Carreira foi interrompida por uma lesão grave e uma cirurgia mal sucedida em 2017. Ficaram as memórias.
https://maisfutebol.iol.pt/entrevista/batis-cande/no-benfica-celebrei-um-golo-do-sporting-e-o-bernardo-silva-nao-gostou?utm_campaign=auto-tw&utm_source=twitter&utm_medium=social
4 Julho, 2020 at 16:19
Podemos criticar o comportamento,a falta de cabeça que ele teve…mas não somos ninguém para julgar o que quer que seja.
4 Julho, 2020 at 18:46
Ter na academia só exemplos pela positiva?
Os miúdos já sabem a lengalenga de cor, é preciso trabalhar, estudar e ter os pés no chão pois nem todos vão chegar a profissionais e muito menos a CR7. Ter um exemplo vivo que demonstra a realidade do que acontece se não fizerem precisamente o que lhes dizem acaba por ser um exemplo que se torna positivo.
4 Julho, 2020 at 19:59
Para ser convidado a trabalhar na Academia, Paím terá ultrapassado vários “filtros”, seguramente.
Pois que saiba agarrar a oportunidade com mãos, pernas, dentes, o que for preciso, até porque vai ter, ali perto, o seu filho -que será o seu grande juiz!
E que saiba explicar correctamente a sua história de vida aos jovens, fazendo-a chegar a muitos pais que, sabemo-lo, se preocupam mais com o seu bem estar e carteira do que com os miudos.
4 Julho, 2020 at 21:35
Peca por necessitar de capa de jornal, se fez capa é porque os interesses vão além do que ajudar e quando assim é o mérito ou toda a mensagem que daí advém é 0 porque não é resultado de bondade e altruísmo. Depois há toda uma questão de timing. Se não estou em erro só está na rua por causa do Covid, sem a pandemia estava atrás das grades. Tem pena a cumprir, que a cumpra e depois “ajudavam”.
Gosto destas coisas, mas quando são assim feitas dão-me asco.
5 Julho, 2020 at 9:52
“Gibreelfarishta
4 Julho, 2020 at 14:04
Responder
Cada cabeça sua senteça.
Dispensava a capa e até qq noticia.
Nunca nos devemos cansar de fazer o bem.”
Depois de ler todos os posts aproprio-me deste !
SL
5 Julho, 2020 at 16:07
Quer muitos gostem ou não, Paím é um dos nossos e só fica bem ao Sporting, dar-lhe a mão, nesta altura da sua vida e não o deixar cair ainda mais fundo
É muito triste ver alguém que poderia ter tudo, com um talento muito acima da média, necessitar de ajuda para sobreviver. É. Nestes momentos que se mostra a grandiosidade de uma instituição, não deixar ninguém para trás.
Deixem-se de hipocrisias, contestar só porque é esta direcção a ajudar, fica mal, se tivesse sido há dois anos, já seria um grande acto de sportinguismo e que diferença poderia ter feito para o Paím.
O exemplo não é só para o ex-jogador é para todos aqueles que se juntam ao Sporting. Neste clube olhamos pelos nossos, não os empurramos para fora, damos-lhes valor.
Assim saibamos sempre ser.
6 Julho, 2020 at 16:24
O Fábio Paim é um exemplo daquilo que não se deve fazer.
Mas dar lhe a mão e quiçá (finalmente) um rumo é um bom acto de generosidade.