As máscaras do Sporting só existem para o futebol…..estes coitados só tiveram direito às cirúrgicas, mas ainda bem, afinal o vírus está dentro do clube.
Li agora que esta direcção contratou Fábio Paim para trabalhar na Academia. Eu não concordo e explico porquê:
* Fábio Paim saiu recentemente da prisão após ter sido condenado a quatro anos e seis meses de pena suspensa por tráfico de droga, que passou a pena suspensa devido à COVID19. (Fonte: https://bit.ly/2ZIyGeJ )
Isto por si só deveria ser o suficiente para não colocar este indivíduo junto dos jovens da Academia, mas vamos lá colocar as coisas graficamente:
Alguns destes jovens da acadenia são provenientes de contextos de interacção social algo precários e encontram na academia um lugar seguro a muitos níveis. Muitos destes jovens têm amigos a quem, muito provavelmente, Paim vendia droga. Em princípio os jovens da Academia deveriam estar bem longe desta realidade, onde seria muito mais difícil de um dealer chegar.
Contudo alguém pensou, e se alguém pensou F. varandas está automaticamente ilibado de culpas, que seria boa ideia, e acima de tudo bom marketing, colocar um traficante de droga junto dos jovens da academia. Por esta nem o traficante Luís se terá lembrado.
Ajudar o cidadão F. Paim a se reentregar na sociedade? Concordo. Até se poderia, através da Fundação Sporting, fazer isso. No limite até aceitaria o marketing que daí viesse.
Outra coisa que não vi abordado: que pai/mãe/encarregado de educação, de um miúdo da academia vai aceitar, sem se indignar e preocupar que um traficante de droga condenado em tribunal, passe a conviver com o seu filho/a? Eu digo já que não aceitava, na hora o meu filho/a sairía de lá.
Que reflexos terá isso no momento da escolha de um jovem ir para um clube? Sobre isto vou deixar para outra oportunidade que este texto já vai longo.
Sinceramente, com tanta merda que o Varandas tem feito, acho que se tem perdido muito tempo e se está a dramatizar demasiado este fait-divers do Paím. De lamentar, para mim, é o aproveitamento mediático que Varandas fez da situação, para além de me preocupar o facto de termos um presidente cuja imagem é lavada na capa do órgão oficial dos lampiões. Estes favores pagam-se…
Sinceramente acho esta situação deveras grave e que afecta um sector vital do Sporting: A Academia.
Estamos a falar de jovens conviverem com um tipo condenado por tráfico de drogas, não estamos a falar das patetices e trafulhices dos Varandas da vida.
Isto para mim é importante. E olha, não é só para mim, para muitos pais também. E ha pelos menos 2 jovens que já informaram das suas preocupações ao Sporting.
Se tivesses lá um filho/a não farias o mesmo? Eu garanto que faria.
Bem, posso ser só eu, mas acho bastante mais graves as “trafulhices dos Varandas da vida”. 🙂 Mas se há jovens a mostrarem-se preocupados com isso, talvez seja de reconsiderar a decisão. Eu, por mim, sou a favor de se darem oportunidades de reabilitação. Ele não matou ninguém, nem rouba o povo à descarada como boa parte da nossa classe política…
Luís Castro defende que alcançar os objetivos propostos no início da época é igual a conquistar um título.
Neste prisma Vitor Oliveira voltou a ser campeão ao alcançar a permanência com o Gil. Cheira-me que na próxima época está a treinar a última equipa a descer à II liga.
Max, BETO
Coates, Quaresma, Neto, Ivanildo, contratação DCE
Risto, contratação
Acuna, N Mendes
Wendell, M Nunes, BRAGANÇA, PALHINHA
Jovane, Plata, Geraldes, contratação
Sporar, Dala, contratação
Isto seria o plantel da equipa principal…TT, Joelson entre outros equipa B prontos a serem chamados aos A.
Paulo , permita-me discordar quanto ao Joelson.
Acho preferível a situação inversa, isto é, o Joelson treinar na A e ir jogando na B ou nos sub 23.
Terá um treino fisicamente mais exigente e será sempre observado pelo treinador principal; além disso, ganhará as rotinas de treino e do modelo de jogo deste treinador, o que facilita a resposta competitiva, se equando for chamado a jogo nos A.
Outra coisa que me espanta é que, em Portugal, se considere que um jovem de 18, 19 ou mesmo 20 e 21 anos ainda estejam “verdes” para poderem ser titulares de um grande. Mas, na realidade, quase todos os grandes craques dos últimos 15 a 20 anos forma lançados nas equipas principais de bons clubes com 17/18 anos (alguns até com 16). Messi, Cristiano Ronaldo, Mbapé, Pogba, Gareth Bale, Iniesta, Ibrahamovic, Neymar, Harry Kane, Haaland, Matthijs De Ligt, Hazard, foram todos lançados em equipas A entre os 16 e os 18 anos e todos tiveram uma primeira transferência de monta antes dos 21/22 anos Excepto Messi e Kane, porque continuam a ser seguros por Barcelona e Tottenham respectivamente.
O Sporting lançou antes dos 18 anos na equipa A Futre, Figo, Peixe, Simão, Quaresma, H.Viana, Cristiano Ronaldo, João Coutinho, Nani. Qualquer deles demonstrando ter mais do que o necessário para ser titular (a ideia peregrina do Toshack em querer pôr o Futre a rodar na Académica, custou-nos um craque).
Há jogadores que só podem mesmo evoluir se os Clubes DEMONSTRAREM que apostam neles.
SL
Sim os treinos pode e deve ser nos A. Mas desde que fique bem claro que jogar na B, não é para se sentirem desmotivados ou amuados. Não faltam exemplos quando sobem aos A acham que jogar nos B é “frete”.
Quando existe qualidade ela deve ser lançada sem medos, seja aos 17/18/19… não interessa a idade. Mas ajuda e muito se na equipa existe qualidade suficiente para aguentar os prováveis erros individuais.
Diz que o “joão feliz”, o tal que CUstou 120 Mendilhões … Foi, mais uma vez, substituido e … não gostou … Até atirou uma bola com força …
Mais um mega-flop da tribo de bandidos do seixali … Depois da alemanha com o trancinhas, agora foi em espanha …
Já o ‘nouvelle scp’ agora é conhecido por ser a “loja dos 300” ou “Quase d’Borla” … Vende bons jogadores por valores muito abaixo do valor real dos jogadores … Como as coisas mudam, no caso do SCP e … Como a tradição, dos flop’s, ainda é o que era, no caso das toupeiras corruptas …
… e os benfas a rirem-se e a mamarem 120+65 M€ … e nós a vender o melhor jogador português (O CR está uma merda) por uns míseros 55 M€ …. é só a diferença!
Já vai em 4-0 … Golo de livre directo de um puto (bom pé esquerdo) das escolas do foicomputas …
Não esquecer que o foicomputas tem uma geração de OURO … MAs OURO a sério, não é pechisbeque como o do seixali … Os putos do foicomputas venceram a Champions Youth League …
Bem o Sérgio Cãoceição a lançar os putos, dando-lhes 10, 15, 20 minutos … Cuidado com o foicomputas … Esta geração de putos além de terem bons jogadores em quase todas as posições, são esforçados, abnegados, já jogam juntos há muitos anos e, ambiciosos … Muitos Milhões para o foicomputas encaixar com estes putos … As noticias anunciadas da ‘fraqueza’/morte do foicomputas, além de serem exageradas são completamente falsas …Eles têm o trabalho de casa feito, e bem feito …
Vi a segunda parte. Esse Fábio Vieira tem muito boa pinta. E os fruteiros já estão a jogar melhor. Estão a recuperar os índices físicos e nota-se bem a diferença. Dificilmente este campeonato lhes escapa.
De vez em quando ressurge uma conversa pra boi dormir que é sobre se Portugal é um país racista. É evidente que há gente racista em Portugal, mas um país racista propriamente dito é um país que tem leis racistas, ou pelo menos práticas racistas. Como sou branco não posso ajuizar correctamente, porque não sou vítima de racismo, todavia posso observar. E observo que em certos momentos Portugal tem menos práticas racistas e xenófobas do que outros países. Em Portugal não se fazem cercas sanitárias em bairros onde predominam minorias étnicas e raciais, como se fazem na Alemanha, na Itália, em Espanha e na Austrália, por exemplo. Se calhar até seria mais prático controlar a COVID-19 se se fizesse um cerco à Quinta da Fonte, entre outros sítios, mas era uma canalhice, por tudo o que isso significava. Em Portugal ninguém anda a culpar as outras raças por causa do aumento de casos na região de Lisboa, como a comunicação social em Inglaterra culpa os asiáticos pelo surto em Leicester e noutros locais.
E falando na Inglaterra (sim, e não esse termo pomposo dito Reino Unido, que só existe em nome) resolveu dar um “coice” a Portugal. Os bifes para além de favorecerem países que estão com uma tendência crescente no contágio, sendo assim incoerentes, fizeram o número das duas listas que na prática obrigam a que haja igualmente uma quarentena para os camones que queiram ir aos Açores ou à Madeira. As regiões autónomas de Portugal são indiscutivelmente dos sítios mais seguros do mundo no que à pandemia diz respeito, e que impõem mais restrições à entrada. Portanto a exclusão inglesa é política, não é sanitária. É até especialmente reles porque visa meter veneno, mas já chega de lhes dar importância, até é uma oportunidade para o Algarve não depender tanto dos turistas ingleses. E daqui a umas semanas, quando a situação da Inglaterra se tiver agravado consideravelmente, espero que Portugal não seja simpático porque isto não é o caixote do lixo dos outros.
Cuidado com as tentativas de virar o resto do país contra Lisboa, porque agora é Lisboa que está com um problema, amanhã pode ser outra zona do país. Eu avisei que o Norte não estava assim tão bem, não fazia sentido ter tão poucos casos. Lisboa é uma marca de prestígio, é uma mais-valia para Portugal. Está com problemas, mas vai dar a volta, vai ajudar o país a controlar a pandemia e vai dar um impulso a Portugal, porque o que se faz aqui também é bem feito e serve de exemplo para outros países em situações semelhantes. Não foi por acaso que os franceses começaram testes em massa nos bairros problemáticos em volta de Paris. É porque temem um problema semelhante ao de Lisboa.
Se tudo correr bem, se continuar esta tendência, acredito que as duas freguesias de Loures e o concelho de Odivelas daqui a duas semanas já poderão sair do estado de calamidade, porque apresentarão uma evolução em novos casos que pouco ou nada irá divergir da situação em Cascais ou Oeiras. Sintra ainda está muito complicado, vai demorar mais tempo a descer, mas vamos chegar lá.
Jordão concordo com muito do que escreveste, como aliás, quase sempre. No entanto não concordo quando dizes isto … ” Como sou branco não posso ajuizar correctamente, porque não sou vítima de racismo, todavia posso observar.” …
Meu caro, o racismo é uma estrada com, pelo menos dois sentidos. Isto é, em POORtugal, existe mais racismo dos negros para com os ‘brancos’ do que vice-versa … Mas de longe … O que é engraçado, ou talvez nem por isso, é que cada vez que algum negro sofre algum tipo de discriminação, agora é quase um caso de “aqui d’El Rei” … Muitos dos negros não querem trabalhar, preferem roubar … Muitos dos negros não querem cumprir regras de normal e sã convivência numa sociedade que se quer moderna e desenvolvida … Bem pelo contrário, querem viver segundo as mesmas regras que viviam nos paises de onde vieram … Em vez de se adaptarem ou serem OBRIGADOS a adaptarem-se às regras de um país para onde emigrem, aqui em POORtugal encontraram um país de brandos costumes onde podem fazer o que querem … E isto nem é discutivel, é FACTUAL. O negro é muito mais racista que o branco, mesmo entre etnias diferentes de negros.
Em PT não há racismo, somos brandos, já fomos colonizadores, esclavagistas, mas isso iá passou. O português evoluiu e reconheceu erros e adaptou-se. Há frases menos felizes que estão incutidas e ideias palermas, mas acho que não são significativas.
Isso que escreves tanto se aplica a negros portugueses, como a não portugueses, como a brancos sempre portugueses e outros estrangeiros que cá vêm parar. Os bairros sociais em todo o PT estão cheios de pessoas que vivem do biscate, do RSI, da caridade, e de todos os apoios sociais. São de todas as racas e etnias, sobretudo brancos, que vivem assim e passam esta forma de estar aos descendentes.
Preocupa- me mais que se ande a discutir algo que não é relevante em PT como o racismo e que não se discuta que as pessoas que no SEF se nacionalizam são 4xs mais que os bebés que nascem em PT.
Bom… mas a tasca não é para isto, é o Gin a falar.
Vamos ver se conseguem perceber a minha ideia.
Uma equipa de 11 jogadores tem que ter qualidade suficiente para aguentar vencer quando 2 jogadores estão em dia não. Por exemplo um dia que o redes dá um frango, a equipa tem que ter qualidade para marcar 2 golos. Um dia que o avançado falha de baliza aberta tem que existir outros a marcar, o central que num jogo dá casas… e por aí fora. Tem que haver qualidade suficiente no colectivo para mitigar o dia negativo desse jogador. Sim a solução mais fácil é substituir o jogador mas a ideia que estou a transmitir é que naquele dia a posição está como “embruxada “, seja quem for na posição vai estar em dia não. A equipa tem que estar trabalhada de maneira e ter qualidade suficiente que consiga “safar” aquela posição.
5 Julho, 2020 at 16:43
Epa nao sei se viram a conferençia do amorim, mas a dica q o gajo deu nao sei se foi para o viana, mas se foi deixa- me mais descansado…….
E prova que o gajo ja percebeu q o viana é um gajo limitado no que toca a mexer-se no mercado…
“Quando for para ir buscar jogadores, vamos buscar jogadores de qualidade comprovada e nao jogadores que vêm para ver o que é que dá”
Ouviste ó viana???
5 Julho, 2020 at 17:18
Espero que Amorim cumpra!
Mais uma CI de muita qualidade.
Realço tb qdo ele diz que faz questão de perceber quem quer sair…
5 Julho, 2020 at 17:19
O mendes ajuda.
5 Julho, 2020 at 17:46
Link?
5 Julho, 2020 at 18:05
https://www.youtube.com/watch?v=72tdjrx1yYU
5 Julho, 2020 at 18:34
Obg, pá.
5 Julho, 2020 at 16:45
Mais 3 assistências para golo do Matheus Pereira no jogo de hoje… E ainda não acabou!
5 Julho, 2020 at 17:22
Cabelo esquisito.
5 Julho, 2020 at 17:29
Pentacampeões no Ping Pong 🙂
Agora é despachar tudo.
5 Julho, 2020 at 17:49
🙂
5 Julho, 2020 at 18:11
As máscaras do Sporting só existem para o futebol…..estes coitados só tiveram direito às cirúrgicas, mas ainda bem, afinal o vírus está dentro do clube.
5 Julho, 2020 at 18:58
Bolonha a ganhar 1-2 no terreno do Inter, depois de estar a perder e a jogar com 10…
5 Julho, 2020 at 22:48
Mas o treinador tinha opiniões políticas duvidosas, o plantel tinha demasiada prata da casa, a direcção tinha de cair…
Eu mantenho que BdC emendou bem a mão no pós-JJ com Correia como porta-voz, Inácio como director desportivo e Sinisa como treinador.
5 Julho, 2020 at 19:21
Li agora que esta direcção contratou Fábio Paim para trabalhar na Academia. Eu não concordo e explico porquê:
* Fábio Paim saiu recentemente da prisão após ter sido condenado a quatro anos e seis meses de pena suspensa por tráfico de droga, que passou a pena suspensa devido à COVID19. (Fonte: https://bit.ly/2ZIyGeJ )
Isto por si só deveria ser o suficiente para não colocar este indivíduo junto dos jovens da Academia, mas vamos lá colocar as coisas graficamente:
Alguns destes jovens da acadenia são provenientes de contextos de interacção social algo precários e encontram na academia um lugar seguro a muitos níveis. Muitos destes jovens têm amigos a quem, muito provavelmente, Paim vendia droga. Em princípio os jovens da Academia deveriam estar bem longe desta realidade, onde seria muito mais difícil de um dealer chegar.
Contudo alguém pensou, e se alguém pensou F. varandas está automaticamente ilibado de culpas, que seria boa ideia, e acima de tudo bom marketing, colocar um traficante de droga junto dos jovens da academia. Por esta nem o traficante Luís se terá lembrado.
Ajudar o cidadão F. Paim a se reentregar na sociedade? Concordo. Até se poderia, através da Fundação Sporting, fazer isso. No limite até aceitaria o marketing que daí viesse.
Outra coisa que não vi abordado: que pai/mãe/encarregado de educação, de um miúdo da academia vai aceitar, sem se indignar e preocupar que um traficante de droga condenado em tribunal, passe a conviver com o seu filho/a? Eu digo já que não aceitava, na hora o meu filho/a sairía de lá.
Que reflexos terá isso no momento da escolha de um jovem ir para um clube? Sobre isto vou deixar para outra oportunidade que este texto já vai longo.
5 Julho, 2020 at 20:32
Depois do guarda Serôdio, outra reaparição: Diácono R.
5 Julho, 2020 at 20:48
Eu confesso que o submundo da droga me assusta e me preocupa.
Já o manano parece estar perfeitamente à vontade com o tema e a convivência.
São vidas. Cada um na sua.
5 Julho, 2020 at 20:37
Sinceramente, com tanta merda que o Varandas tem feito, acho que se tem perdido muito tempo e se está a dramatizar demasiado este fait-divers do Paím. De lamentar, para mim, é o aproveitamento mediático que Varandas fez da situação, para além de me preocupar o facto de termos um presidente cuja imagem é lavada na capa do órgão oficial dos lampiões. Estes favores pagam-se…
5 Julho, 2020 at 20:47
Sinceramente acho esta situação deveras grave e que afecta um sector vital do Sporting: A Academia.
Estamos a falar de jovens conviverem com um tipo condenado por tráfico de drogas, não estamos a falar das patetices e trafulhices dos Varandas da vida.
Isto para mim é importante. E olha, não é só para mim, para muitos pais também. E ha pelos menos 2 jovens que já informaram das suas preocupações ao Sporting.
Se tivesses lá um filho/a não farias o mesmo? Eu garanto que faria.
5 Julho, 2020 at 20:57
Bem, posso ser só eu, mas acho bastante mais graves as “trafulhices dos Varandas da vida”. 🙂 Mas se há jovens a mostrarem-se preocupados com isso, talvez seja de reconsiderar a decisão. Eu, por mim, sou a favor de se darem oportunidades de reabilitação. Ele não matou ninguém, nem rouba o povo à descarada como boa parte da nossa classe política…
5 Julho, 2020 at 20:17
Já pensaste que o objetivo agora é formar traficantes e dealers para concorrer com os rivais
5 Julho, 2020 at 20:20
Luís Castro defende que alcançar os objetivos propostos no início da época é igual a conquistar um título.
Neste prisma Vitor Oliveira voltou a ser campeão ao alcançar a permanência com o Gil. Cheira-me que na próxima época está a treinar a última equipa a descer à II liga.
5 Julho, 2020 at 20:51
Continua a saga:
“Matheus Pereira faz hat-trick de assistências no triunfo do West Bromwich Albion”
#naoserveproSCP
5 Julho, 2020 at 20:55
Max, BETO
Coates, Quaresma, Neto, Ivanildo, contratação DCE
Risto, contratação
Acuna, N Mendes
Wendell, M Nunes, BRAGANÇA, PALHINHA
Jovane, Plata, Geraldes, contratação
Sporar, Dala, contratação
Isto seria o plantel da equipa principal…TT, Joelson entre outros equipa B prontos a serem chamados aos A.
5 Julho, 2020 at 22:25
Paulo , permita-me discordar quanto ao Joelson.
Acho preferível a situação inversa, isto é, o Joelson treinar na A e ir jogando na B ou nos sub 23.
Terá um treino fisicamente mais exigente e será sempre observado pelo treinador principal; além disso, ganhará as rotinas de treino e do modelo de jogo deste treinador, o que facilita a resposta competitiva, se equando for chamado a jogo nos A.
Outra coisa que me espanta é que, em Portugal, se considere que um jovem de 18, 19 ou mesmo 20 e 21 anos ainda estejam “verdes” para poderem ser titulares de um grande. Mas, na realidade, quase todos os grandes craques dos últimos 15 a 20 anos forma lançados nas equipas principais de bons clubes com 17/18 anos (alguns até com 16). Messi, Cristiano Ronaldo, Mbapé, Pogba, Gareth Bale, Iniesta, Ibrahamovic, Neymar, Harry Kane, Haaland, Matthijs De Ligt, Hazard, foram todos lançados em equipas A entre os 16 e os 18 anos e todos tiveram uma primeira transferência de monta antes dos 21/22 anos Excepto Messi e Kane, porque continuam a ser seguros por Barcelona e Tottenham respectivamente.
O Sporting lançou antes dos 18 anos na equipa A Futre, Figo, Peixe, Simão, Quaresma, H.Viana, Cristiano Ronaldo, João Coutinho, Nani. Qualquer deles demonstrando ter mais do que o necessário para ser titular (a ideia peregrina do Toshack em querer pôr o Futre a rodar na Académica, custou-nos um craque).
Há jogadores que só podem mesmo evoluir se os Clubes DEMONSTRAREM que apostam neles.
SL
6 Julho, 2020 at 4:04
Sim os treinos pode e deve ser nos A. Mas desde que fique bem claro que jogar na B, não é para se sentirem desmotivados ou amuados. Não faltam exemplos quando sobem aos A acham que jogar nos B é “frete”.
Quando existe qualidade ela deve ser lançada sem medos, seja aos 17/18/19… não interessa a idade. Mas ajuda e muito se na equipa existe qualidade suficiente para aguentar os prováveis erros individuais.
5 Julho, 2020 at 22:50
Diz que o “joão feliz”, o tal que CUstou 120 Mendilhões … Foi, mais uma vez, substituido e … não gostou … Até atirou uma bola com força …
Mais um mega-flop da tribo de bandidos do seixali … Depois da alemanha com o trancinhas, agora foi em espanha …
Já o ‘nouvelle scp’ agora é conhecido por ser a “loja dos 300” ou “Quase d’Borla” … Vende bons jogadores por valores muito abaixo do valor real dos jogadores … Como as coisas mudam, no caso do SCP e … Como a tradição, dos flop’s, ainda é o que era, no caso das toupeiras corruptas …
5 Julho, 2020 at 23:07
… e os benfas a rirem-se e a mamarem 120+65 M€ … e nós a vender o melhor jogador português (O CR está uma merda) por uns míseros 55 M€ …. é só a diferença!
SL
6 Julho, 2020 at 1:33
O CR nunca está uma merda. E o rato nunca será melhor jogador português. Nunca.
5 Julho, 2020 at 23:02
Entretanto … foicomputas dilata para 2-0 …
Mais uma semana com as toupeiras de cornos debaixo da terra …
5 Julho, 2020 at 23:27
Já vai em 4-0 … Golo de livre directo de um puto (bom pé esquerdo) das escolas do foicomputas …
Não esquecer que o foicomputas tem uma geração de OURO … MAs OURO a sério, não é pechisbeque como o do seixali … Os putos do foicomputas venceram a Champions Youth League …
5 Julho, 2020 at 23:33
Bem o Sérgio Cãoceição a lançar os putos, dando-lhes 10, 15, 20 minutos … Cuidado com o foicomputas … Esta geração de putos além de terem bons jogadores em quase todas as posições, são esforçados, abnegados, já jogam juntos há muitos anos e, ambiciosos … Muitos Milhões para o foicomputas encaixar com estes putos … As noticias anunciadas da ‘fraqueza’/morte do foicomputas, além de serem exageradas são completamente falsas …Eles têm o trabalho de casa feito, e bem feito …
5 Julho, 2020 at 23:38
Ainda estou a ver a fação lampiã a torcer pelos andrades para não perderem o terceiro lugar.
Há partidos com fações mais liberais ou conservadoras, no nosso temos uma fação lampiã
5 Julho, 2020 at 23:41
DE acordo Pavel …
SL
P.S. – Para mim essa facção que referes, por vezes irritam-me quase tanto como os lãpiões a sério …
5 Julho, 2020 at 23:44
😀
5 Julho, 2020 at 23:44
Eles têm o espírito “à Porto”.
5 Julho, 2020 at 23:34
Vi a segunda parte. Esse Fábio Vieira tem muito boa pinta. E os fruteiros já estão a jogar melhor. Estão a recuperar os índices físicos e nota-se bem a diferença. Dificilmente este campeonato lhes escapa.
5 Julho, 2020 at 23:35
5-0 … Golão …
6 Julho, 2020 at 0:03
Faltando 6 pontos ao porto
Tondela FORA
Sporting CASA
Mais uma vez a puta da sina de podermos ser os bombos da festa.
6 Julho, 2020 at 0:19
Vamos ver… 🙂
6 Julho, 2020 at 0:24
Fodasse mas tem de ser sempre connosco?
SL
6 Julho, 2020 at 0:04
De vez em quando ressurge uma conversa pra boi dormir que é sobre se Portugal é um país racista. É evidente que há gente racista em Portugal, mas um país racista propriamente dito é um país que tem leis racistas, ou pelo menos práticas racistas. Como sou branco não posso ajuizar correctamente, porque não sou vítima de racismo, todavia posso observar. E observo que em certos momentos Portugal tem menos práticas racistas e xenófobas do que outros países. Em Portugal não se fazem cercas sanitárias em bairros onde predominam minorias étnicas e raciais, como se fazem na Alemanha, na Itália, em Espanha e na Austrália, por exemplo. Se calhar até seria mais prático controlar a COVID-19 se se fizesse um cerco à Quinta da Fonte, entre outros sítios, mas era uma canalhice, por tudo o que isso significava. Em Portugal ninguém anda a culpar as outras raças por causa do aumento de casos na região de Lisboa, como a comunicação social em Inglaterra culpa os asiáticos pelo surto em Leicester e noutros locais.
E falando na Inglaterra (sim, e não esse termo pomposo dito Reino Unido, que só existe em nome) resolveu dar um “coice” a Portugal. Os bifes para além de favorecerem países que estão com uma tendência crescente no contágio, sendo assim incoerentes, fizeram o número das duas listas que na prática obrigam a que haja igualmente uma quarentena para os camones que queiram ir aos Açores ou à Madeira. As regiões autónomas de Portugal são indiscutivelmente dos sítios mais seguros do mundo no que à pandemia diz respeito, e que impõem mais restrições à entrada. Portanto a exclusão inglesa é política, não é sanitária. É até especialmente reles porque visa meter veneno, mas já chega de lhes dar importância, até é uma oportunidade para o Algarve não depender tanto dos turistas ingleses. E daqui a umas semanas, quando a situação da Inglaterra se tiver agravado consideravelmente, espero que Portugal não seja simpático porque isto não é o caixote do lixo dos outros.
Cuidado com as tentativas de virar o resto do país contra Lisboa, porque agora é Lisboa que está com um problema, amanhã pode ser outra zona do país. Eu avisei que o Norte não estava assim tão bem, não fazia sentido ter tão poucos casos. Lisboa é uma marca de prestígio, é uma mais-valia para Portugal. Está com problemas, mas vai dar a volta, vai ajudar o país a controlar a pandemia e vai dar um impulso a Portugal, porque o que se faz aqui também é bem feito e serve de exemplo para outros países em situações semelhantes. Não foi por acaso que os franceses começaram testes em massa nos bairros problemáticos em volta de Paris. É porque temem um problema semelhante ao de Lisboa.
Se tudo correr bem, se continuar esta tendência, acredito que as duas freguesias de Loures e o concelho de Odivelas daqui a duas semanas já poderão sair do estado de calamidade, porque apresentarão uma evolução em novos casos que pouco ou nada irá divergir da situação em Cascais ou Oeiras. Sintra ainda está muito complicado, vai demorar mais tempo a descer, mas vamos chegar lá.
6 Julho, 2020 at 0:19
Comentário interessante.
6 Julho, 2020 at 0:26
Jordão concordo com muito do que escreveste, como aliás, quase sempre. No entanto não concordo quando dizes isto … ” Como sou branco não posso ajuizar correctamente, porque não sou vítima de racismo, todavia posso observar.” …
Meu caro, o racismo é uma estrada com, pelo menos dois sentidos. Isto é, em POORtugal, existe mais racismo dos negros para com os ‘brancos’ do que vice-versa … Mas de longe … O que é engraçado, ou talvez nem por isso, é que cada vez que algum negro sofre algum tipo de discriminação, agora é quase um caso de “aqui d’El Rei” … Muitos dos negros não querem trabalhar, preferem roubar … Muitos dos negros não querem cumprir regras de normal e sã convivência numa sociedade que se quer moderna e desenvolvida … Bem pelo contrário, querem viver segundo as mesmas regras que viviam nos paises de onde vieram … Em vez de se adaptarem ou serem OBRIGADOS a adaptarem-se às regras de um país para onde emigrem, aqui em POORtugal encontraram um país de brandos costumes onde podem fazer o que querem … E isto nem é discutivel, é FACTUAL. O negro é muito mais racista que o branco, mesmo entre etnias diferentes de negros.
6 Julho, 2020 at 7:16
Este teu comentario é forte.
Em PT não há racismo, somos brandos, já fomos colonizadores, esclavagistas, mas isso iá passou. O português evoluiu e reconheceu erros e adaptou-se. Há frases menos felizes que estão incutidas e ideias palermas, mas acho que não são significativas.
Isso que escreves tanto se aplica a negros portugueses, como a não portugueses, como a brancos sempre portugueses e outros estrangeiros que cá vêm parar. Os bairros sociais em todo o PT estão cheios de pessoas que vivem do biscate, do RSI, da caridade, e de todos os apoios sociais. São de todas as racas e etnias, sobretudo brancos, que vivem assim e passam esta forma de estar aos descendentes.
Preocupa- me mais que se ande a discutir algo que não é relevante em PT como o racismo e que não se discuta que as pessoas que no SEF se nacionalizam são 4xs mais que os bebés que nascem em PT.
Bom… mas a tasca não é para isto, é o Gin a falar.
6 Julho, 2020 at 8:47
Desculpa lá, mas em que medida é que te sentes descriminado por negros? E só por curiosidade, onde é que vives?
6 Julho, 2020 at 0:28
É oficial os croquetes bateram o recorde de anos sem vencer o campeonato a não ser o enfermeiro de guerra conte tudo o que prometeu da época 15/16
6 Julho, 2020 at 0:31
Estamos “em pulgas” para saber o que é que o ‘enfermeiro’ sabe sobre esse campeonato de 15/16 …
Quando será que ele se descose?!?
6 Julho, 2020 at 1:15
Ele sabe tudo e eu também.
É só consultar zerozero e estão lá os resultados todos…
6 Julho, 2020 at 4:26
Vamos ver se conseguem perceber a minha ideia.
Uma equipa de 11 jogadores tem que ter qualidade suficiente para aguentar vencer quando 2 jogadores estão em dia não. Por exemplo um dia que o redes dá um frango, a equipa tem que ter qualidade para marcar 2 golos. Um dia que o avançado falha de baliza aberta tem que existir outros a marcar, o central que num jogo dá casas… e por aí fora. Tem que haver qualidade suficiente no colectivo para mitigar o dia negativo desse jogador. Sim a solução mais fácil é substituir o jogador mas a ideia que estou a transmitir é que naquele dia a posição está como “embruxada “, seja quem for na posição vai estar em dia não. A equipa tem que estar trabalhada de maneira e ter qualidade suficiente que consiga “safar” aquela posição.
6 Julho, 2020 at 7:27
Bom dia a todos/as
Um cafezinho e uma agua com gás natural.
Hoje não perdemos, palavra do mister.
6 Julho, 2020 at 7:30
Ando preocupado cmg.
Já há uns 8 jogos que não vejo SCP a jogar, nem é propositado. Parece que há sempre algo mais importante para eu fazer.
Vou pagar a cota.