“… nós temos de ir à carteira, ao bolso, deles …“.
Quando, no último painel dos debates Sporting com Rumo, Miguel Salema Garção, proferiu esta afirmação (aqui sem contexto), e a mesma deu lugar ao post do Cherba (“E esta, hein?”), em 8 julho, vários tasqueiros se mostraram chocados com a frase e até com o à vontade com que foi produzida.
Houve, todavia um tasqueiro, o Malcolm (de quem respeito muito a opinião e o seu enorme contributo construtivo para o debate de ideias nesta Tasca), que chamou a atenção para o aspecto positivo e o conceito operativo contido naquela frase. E esclareceu “A única anormalidade é ele não colocar o nome nos bois que possibilitaram a situação e o discurso.” ; ou ainda de forma mais clara “Não tive oportunidade de ouvir o que ele disse (apenas estou a ler esta citação), mas que o contributo dos sócios e adeptos é essencial, nem precisava de o ter dito, se ele teve responsabilidade é a questão que se pode colocar. (…)A questão para mim (é), este gajo teve responsabilidade no assunto (?), se teve, que se cale, se não teve, que não se limite a dizer o óbvio MAS QUE ACRESCENTE QUAL O PLANO QUAL A ESTRATÉGIA QUE PRECONIZA.” Ou ainda de forma mais incisiva, o Malcolm acrescenta: “garantir uma fonte de financiamento imediata, como os imbecis já secaram grande parte do contrato nós e os bancos fecharam a torneira, pouco mais resta que o recurso aos obrigacionistas e aí meus amigos …. (…) A escolha foi feita, a incompetência foi premiada, a factura terá de ser paga e cada dia que passa maior é o montante. QUEM ACHA QUE VAI PAGAR A CONTA, O CARNIDE?”
Alguns houve que leram nestas palavras do Malcolm um apoio “tout court” às palavras de Miguel Salema Garção. Mas, colocando-as todas num texto único (as citações que fiz estavam dispersas em 4 comentários), percebe-se que o que o Malcolm defende é que, dado o contexto em que colocaram o Clube, será inevitável um apelo a uma maior contribuição dos sportinguistas. Mas também diz que essa maior contribuição só fará sentido se incluida num plano e estratégia claros.
O que me leva de novo a questão da dicotomia fundamental que, historicamente, tem caracterizado a aparência identitária com que o SPORTING se apresenta no Desporto Nacional: ora como um Clube com tiques de Elite(s) ora (bem menos vezes, nas últimas décadas) como um Clube de matriz Popular. Na minha opinião, esta é a separação de águas determinante para o sucesso do Clube.
Um Clube dirigido por gente que demonstra o maior desprezo pela matriz popular do Sporting Clube de Portugal, que destrata recorrentemente os sócios e adeptos, que faz gala de exibir como sua “identidade” uma falsa elegância bacoca, bem que pode pedir maior contribuição aos adeptos que a resposta continuará a ser a debandada.
Já se os dirigentes centrarem a sua missão associativa em GALVANIZAR SÓCIOS E ADEPTOS com uma gestão de verdade e transparência, que respeite a natureza do Universo Sporting e os seus Valores:
»»» contribuindo para reforçar o poder de actuação dos Núcleos, Filiais e Delegações, envolvendo-os no funcionamento democrático das AGs, nas campanhas de angariação de novos sócios e adeptos, em campanhas de participação no apoio às Modalidades, no alargamento da comercialização dos produtos Loja Verde, etc;
»»» instituindo o alargamento geográfico do direito de voto associado ao direito de acompanhamento dos trabalhos das AG;
»»» apostando seriamente no Ecletismo do Clube procurando e ANUNCIANDO, como meta galvanizadora, atingir e ultrapassar os títulos continentais de Barcelona e CSKA;
»»» realçando a Solidariedade e Inclusão como Valores Leoninos, mantendo e até aumentando a aposta nas Modalidades de Desporto Adaptado e Paralímpico;
»»» reforçando o campo de acção social de entidades como a Fundação Sporting, o Grupo Stromp ou os Leões de Portugal;
»»» repondo a democracia associativa, através do regresso ao princípio de 1Sócio = 1Voto que vigorou nos primeiros 62 anos de Vida Associativa do Sporting;
»»» aplicando uma política mais agressiva, diversificada, eficiente e geograficamente expandida de merchandising;
»»» defendendo activa e vigorosamente os princípios da Verdade Desportiva e da Lealdade Competitiva;
»»» demonstrando COM RESULTADOS competência na gestão desportiva de SAD e Clube;
se tudo isto for genuina, assertiva, convicta e militantemente defendido no dia-a-dia de um elenco directivo, ENTÃO ESTAREMOS A CRIAR AS CONDIÇÕES PARA ACRESCENTAR SIGNIFICATIVAMENTE AS CONTRIBUIÇÕES MATERIAS DOS SÓCIOS E SIMPATIZANTES.
Porque é isto que atrai mais sócios.
É isto que atrai mais espectadores ao Estádio.
É isto que vende mais Gameboxes.
É isto que atrai mais gente ao PJR, ao Multiusos, ao Polo EUL, ao estádio Aurélio Pereira, às estradas, pistas, ringues, pavilhões e quadras espalhadas pelo país.
Em Junho de 2018 tínhamos um pouco mais de 180.000 sócios. Não sei quantos pagantes nem de que escalões. Mas, se revertermos o actual rumo, para repor uma política associativa e desportiva mobilizadora, cativante e agregadora como a que vivíamos, poderemos ambicionar perseguir o mínimo que a anterior Direcção havia definido para tornar o Clube sustentável e altamente competitivo com as Modalidades de que actualmente dispomos (incluindo o Basket): 225.000 Sócios. E essa deve ser a lógica de 1º objectivo a perseguir pelo CLUBE (submetendo a acção directiva e a sua relação com o Universo Sporting a essa mesma lógica, quer em termos de gestão quer em termos de medidas associativas, quer em termos de comunicação).
Obtendo esse desiderato (total de 225.000 sócios), em ambiente de dinâmica associativa em alta, é possível extrapolar um universo de 150.000 pagantes (66,6%,ou seja 2/3).
Só em quotas tal poderia reverter-se em: SÓCIO EFECTIVO A = 12€ x 13 meses x 40.000 sócios = 6.240.000€ ; SÓCIO EFECTIVO B = 6€ x 13 meses x 30.000 sócios = 2.340.000€ ; SÓCIO EFECTIVO C = 4€ x 13 meses x 40.000 sócios = 2.080.000€ ; SÓCIO EFECTIVO DA = 2€ x 12 meses x 40.000 sócios = 1.040.000€ : TOTAL ANUAL DE QUOTAS = 11,7M€/ano (onze milhões e setecentos mil euros por ano; RECEITA PARA O SPORTING CLUBE).
Mas é óbvio que esses números fazem disparar outras receitas.
É legítimo pensar, nestas circunstâncias en vendas de Gameboxes Alvalade a rondar as 35.000 com umpreço médio de 150€, o que daria uma receita, para a Sporting Futebol SAD, de cerca de 525.000€ a que se juntarmos mais uma média de 12.000 bilhetes para 22 jogos a um preço médio de 10€, acrescentará mais 2.640.000€, o que daria um total de quase 3 milhões de euros (falando de uma época europeia sofrível) e uma assistência média a rondar os 42.000 a 45.000 espectadores.
O mesmo é aplicável aos valores do PJR. Aí nem bastaria o aumento dos sócios. Seria necessário uma boa política de marketing dos jogos, envolvendo os G.O.A., os Núcleos, as famílias, os grupos de amigos e uma política de gameboxes inicialmente a preços muito atractivos para criar a habituação. E uma comunicação que ASSOCIE SEMPRE O PAPEL DOS ADEPTOS AO SUCESSO DAS EQUIPAS, PARTICULARMENTE AO SUCESSO INTERNACIONAL. Mais tarde, e em função da qualidade global dos espectáculos e dos resultados desportivos obtidos poder-se-ia ajustar anualmente os preços à competitividade das equipas.
Há ainda as receitas de merchandising. Com mais sócios e mais adeptos a visitarem regularmente o Estádio e o PJR, haverá mais vendas. Mas torna-se imperioso alargar a diversidade, a qualidade e a quantidade da oferta. Tal como se torma imperioso ser mais agressivo na comercialização (abrindo mais lojas – Porto, Leiria, Faro, Funchal, Ponta Delgada; usando os Núcleos, Filiais e Delegações como suportes de venda; apostando nas vendas on-line; apostando em quiosques sazonais em grandes espaços comerciais; etc).
Finalmente, há que saber RENTABILIZAR a expansão geográfica do Clube, única no Mundo, a qualidade competitiva INTERNACIONAL das nossas Modalidades, o aumento exponencial do número de associados e das assistências aos nosso eventos desportivos, como factores altamente atractivos para um sponsoring com retorno.
Tudo isto (e não é nada pouco) SÓ se consegue com um Clube direcionado para sua POPULARIZAÇÃO. E são estes factores os que determinam a capacidade ESTRUTURAL de obter sucesso desportivo e financeiro SUSTENTADOS e de garantir que as receitas operacionais correntes podem ser sempre maiores que as despesas operacionais correntes.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Álvaro Dias Antunes
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
9 Julho, 2020 at 11:55
Muito bem Alvaro é preciso contextualizar as frases soltas.
Imaginem o que era a força de 3,5 Milhoes.
Tomás Froes tb toca ao de leve neste tema sobre a forma como temos um mercado enormissimo a ser explorado.
9 Julho, 2020 at 13:20
Tomás Froes???
É o genro de Carlos Barbosa da Cruz da Cofina?
Mais um que não larga o Sporting e conspira com o grupo Stromp contra o sucesso do Sporting clube de Portugal.
A merd@ não larga o clube e assim o clube nunca sai da merd@.
9 Julho, 2020 at 17:06
Não digas isso que o Cunhas fica atrapalhado de falares assim do grupelho de amigos parasitas.
9 Julho, 2020 at 18:28
Ele só está a fazer para o que recebe.
O que em abono da verdade é muito pouco, pois é incompetente que dói.
SL
9 Julho, 2020 at 12:19
Acima de tudo centralizar a aposta no ADEPTO.
A proporção para os sócios é completamente desnivelada, 3,5M para 180K de sócios.
Até porque o adepto comum gosta mais “da bola a rolar” do que das politics, das SADs, etc. Terá uma vivência do clube mais solta, mas eventualmente mais saudável.
E depois de engajar o adepto nestas vivências de clube, transformá-lo naturalmente num sócio.
Abrir mais lojas tem custos fixos muito grandes, acho muito mais viável ter uma loja online oleada e com bastante oferta.
E acho que em Portugal ainda se vive num clima medieval nas lideranças, em que o Presidente de um clube tem de ser matreiro, bélico, mafioso se possível, etc. Educação e regras é para meninos.
Não vejo os grandes clubes da Europa a terem lideranças deste tipo. E não acho que seja caminho.
Claques. Foram formadas para apoiar os clubes, mas as pessoas tinham as suas actividades profissionais ou académicas. A partir do momento que o seu ganha-pão é a própria claque, percebe-se que não há outro escape. E chega-se a um nível de fanatismo e dependência que leva ao disparate, até porque ficam dependentes de uma atividade (desporto) em que não controlam o resultado (dos jogos). E lá vem o desespero ou a euforia.
9 Julho, 2020 at 12:50
Fernando, reconheço que abrir mais lojas tem custos fixos que se podem tornar altos.
Por isso falei de as abrir [com muito maior atractividade na qualidade e diversidade de produtos; com a apresentação – paineis intercativos touch screen – de aspectos da História do Clube, dos seus Valores , do seu ecletismo, de aspectos do público cantando “o Mundo sabe que”, ou de coreografias das claques ou das suas presenças no estrangeiro (e.g. ultimo jogo em Londres com Arsenal; com posters de Cristiano Ronaldo, Luis Figo, Carlos Lopes, Joaquim Agostinho, Naide Gomes, Patrícia Mamona, Livramento a decorar o espaço) em centros como o Porto e Faro (com forte presença de turistas) ou Leiria (com forte presença sportinguista) ou nas Ilhas.
Aí não interessa apenas a comercialização dos produtos (que, se for bem feita, se tornará rentável), mas também a divulgação da Marca e da sua Imagem de referência.
Quanto a não ver grandes Clubes da Europa a ter lideranças desse tipo é porque desconhece as lideranças de Real, Barça, ou Bilbao, Juve, Bayern, Dortmund, Shaktar, Dinamo Kiev, CSKA. E, em Portugal, por mais defeitos que lhe apontem (e até são bastantes), não tenha dúvidas de que foi a capacidade de empolgamento e de galvanização, primeiro de uma cidade e depois de uma Região, que catapultou o Porto para patamares históricos nunca antes atingidos. Tal como foram aspectos muito positivos das lideranças de João Rocha e de Bruno de Carvalho (mesmo com os defeitos que se lhe reconhecem).
O mais importante, todavia, na minha opinião, não é saber se isto já aconteceu ou não, mas sim tomarmos consciência de que é isto que devemos procurar.
Um abraço e saudações leoninas
9 Julho, 2020 at 12:26
Excelente, Álvaro.
“Um Clube dirigido por gente que demonstra o maior desprezo pela matriz popular do Sporting Clube de Portugal, que destrata recorrentemente os sócios e adeptos, que faz gala de exibir como sua “identidade” uma falsa elegância bacoca, bem que pode pedir maior contribuição aos adeptos que a resposta continuará a ser a debandada.”
A resposta à pergunta colocada em titulo, está dada!
Quando é um tipo destes a dizê-lo…
https://youtu.be/XSnrT0MX6no
Não vale a pena procurar soluções sem primeiro conseguir eleger as pessoas certas para as pôr em prática, é como colocar a carroça à frente dos bois…
9 Julho, 2020 at 12:45
+1
9 Julho, 2020 at 17:03
Colocar as pessoas certas, como se verificou com a direcção anterior presidida por BDC, não basta.
É preciso e imperativo impedir que gente como a que está na Direcção, CFiscal e MAG sejam definitivamente impedidas de ocuparem qualquer cargo, seja directivo ou consultivo no Sporting.
Ou nunca o SCP vai sair disto.
SL
9 Julho, 2020 at 19:26
“Não vale a pena procurar soluções sem primeiro conseguir eleger as pessoas certas para as pôr em prática, é como colocar a carroça à frente dos bois…”
Não tenho tanto a certeza que seja assim, meu caro.
Temos que ter uma perfeita noção do que queremos para o Clube (particularmente em termos de filosofia de gestão, de relacionamento com o Universo Sporting e de maximização de todas as nossas potenciais vantagens competitivas). Só depois é que decidimos se quem se apresenta como candidato defende essa ideia de Clube e se é capaz de a pôr em prática.
Caso contrário, estamos à espera de um Messias e corremos o risco de nos sair um André Ventura.
Isso sim, seria pôr a carroça à frente dos bois.
Um abraço e saudações leoninas
9 Julho, 2020 at 12:34
Comcordo.
Só me parece que por vezes nao se distingue o que é uma “matriz popular” de popularucho ou populista – ou mesmo azeiteiro…
Fala-se em elites e associam-se os Stromp, que sao umas 3 dezenas de pessoas como se os nossos rivais nao tivessem “elites” entre os seus socios: elites, opinion makers, decisores efectivos, lobbying, etc.
Defendo o que o Alvaro defende, aumento da oferta & qualidade do produto de forma a atrair mais consumidores – mas continuo a dizer que o principal laço é o emocional e esse ou se efectiva ou nao… demasiado grigrigri e pouca accao.
SL
9 Julho, 2020 at 13:04
Creio num outro post ter deixado bem claro o que distingue estas matrizes, pelo que não achei nem acho relevante voltar à liça com essa distinção.
O foco, para mim está em procurarmos saber a essência do que devemos procurar como base para ESTRUTURAR o sucesso.
Quanto ao laço emocional, ele não se efectiva porque sim ou porque não. Efectiva-se com programas, acções, atitudes, discursos e resultados que empolguem, motivem e galvanizem os Sócios e adeptos.
Creio que também (quer neste quer no anterior post) apontei alguma ideias que poderiam ser trabalhadas nesse sentido.
“Já se os dirigentes centrarem a sua missão associativa em GALVANIZAR SÓCIOS E ADEPTOS com uma gestão de verdade e transparência, que respeite a natureza do Universo Sporting e os seus Valores:
(…)
(…)
(…)
(…)
(…)
(…)
(…)
(…)
“se tudo isto for genuina, assertiva, convicta e militantemente defendido no dia-a-dia de um elenco directivo, ENTÃO ESTAREMOS A CRIAR AS CONDIÇÕES PARA ACRESCENTAR SIGNIFICATIVAMENTE AS CONTRIBUIÇÕES MATERIAS DOS SÓCIOS E SIMPATIZANTES.
Porque é isto que atrai mais sócios.
É isto que atrai mais espectadores ao Estádio.
É isto que vende mais Gameboxes.
É isto que atrai mais gente ao PJR, ao Multiusos, ao Polo EUL, ao estádio Aurélio Pereira, às estradas, pistas, ringues, pavilhões e quadras espalhadas pelo país.”
Ou seja, defendi MUITO MAIS que o ” aumento da oferta & qualidade do produto de forma a atrair mais consumidores” (sic)
Se acha que foi demasiado grigrigri …
SL
9 Julho, 2020 at 13:20
O grigrigri é para quem muito fala e nada contribui, nem com ideias, nem com propostas ou com accoes tangiveis… para malta que apenas faz eco – o que nao é, de todo, o seu caso .
SL
9 Julho, 2020 at 14:26
Outra vez arroz?
Caro Álvaro, tudo o que refere e muito mais já foi feito pela direcção presidida por BDC.
Os poderes que mandam no Sporting não querem.
É preciso fazer um desenho caríssimo?
9 Julho, 2020 at 16:42
Mas o amigo acha que eu escrevo para os poderes que mandam no Sporting?
Arroz são os seus comentários que nunca acrescem nada ao que possa ser um debate de ideias entre sportinguistas.
E permita-me que lhe diga que o seu arroz está cheio de gorgulho.
Criticar o muito que se faz muito mal também o faço, mas procuro apresentar soluções alternativas.
Já o leão … de aço só o nick.
SL
9 Julho, 2020 at 17:21
Então diga lá quais são as soluções alternativas…
Ainda não percebeu que os poderes que assaltaram o SCP só vão permitir fazer o que eles quizerem?
Primeiro e antes de debater o que quer que seja é preciso repor a legalidade no clube, o que implicará obrigatoriamente a reintegração dos sócios expulsos ( BDC, Alexandre Godinho, Trindade Barros etc) ilegalmente. e a convocação de eleições democráticas.
Sem este pré requesito, esqueça quaisquer ideias, até porque e reforço, a larga maioria que referiu, ou já foram realizadas ou estavam em curso pela anterior direcção,que a actual destruiu,e voltará a destruir no futuro se os seus membros de uma ou outra forma continuarem ligados ao clube.
SL
9 Julho, 2020 at 19:54
“Então diga lá quais são as soluções alternativas…”
Eu, só no espaço de um mês, já apresentei aqui, em diferentes posts, (e em vários comentários) o que entendo serem as melhores soluções para diversas questões que se colocam no Sporting de Hoje. Só para o lembrar (pode ir sempre consultar os posts mais antigos):
5º) hoje escreves tu!: «Que governação para o Sporting? Um modelo popular ou um modelo elitista?» 9 julho 2020
4º) hoje escreves tu!: «Alguns mitos sobre o alargamento geográfico do direito de voto dos Sócios do Sporting Clube de Portugal em Assembleias Gerais Comuns (ordinárias e extraordinárias)» 30 Junho 2020
3º) hoje-escreves-tu! «-a-repopularizacao-do-sporting-como-condicao-sine-qua-non-para-o-seu-sucesso-lendas-e-narrativas-iii» 22 Junho 2020
2º) hoje escreves tu!: «A equalização e a universalização do Voto Leonino: elitismo versus popularização – Lendas e Narrativas (II)» 17 Junho 2020
1º) hoje escreves tu!: «A Democracia Associativa no Sporting Clube de Portugal e as limitações ao Poder dos Sócios – Lendas e Narrativas (I)» 10 Junho 2020
“Ainda não percebeu que os poderes que assaltaram o SCP só vão permitir fazer o que eles quizerem?”
Se pensa isso, porque insiste me teclar? Para proclamar o Armagedão leonino?
“Primeiro e antes de debater o que quer que seja é preciso repor a legalidade no clube, o que implicará obrigatoriamente a reintegração dos sócios expulsos ( BDC, Alexandre Godinho, Trindade Barros etc) ilegalmente. e a convocação de eleições democráticas.”
Para quem, na frase anterior, jura a pés juntos “que os poderes que assaltaram o SCP só vão permitir fazer o que eles quizerem?” reclama agora que, provavelmente, POR OBRA E GRAÇA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, se opere, “primeiro e antes de debater”, a “a reintegração dos sócios expulsos ( BDC, Alexandre Godinho, Trindade Barros etc) ilegalmente”.
Perdoe-me que lhe volte a perguntar: é Sócio?
SL
9 Julho, 2020 at 16:23
Relativamente ao lado emocional… a emoção nao precisa de gestao financeira, efectiva-se ou não e os socios Sportinguistas sao uma prova disso.
Eu nao me tornei socio do Sporting para ter retorno financeiro, nao sou dador de sangue e medula óssea por retorno ou nao me xasei por dinheiro – efecticei esses laços por emoção. Seno Alvaro acredita que a geatao eficiente pode ajudar concordo mas nao é causa unica nem necessária.
SL
9 Julho, 2020 at 22:18
Eu não falei da gestão financeira. Esta vem por arrasto da popularização do Clube, da capacidade de galvanizar os adeptos aponto de os tornar sócios, do falar verdade e agir transparente, do envolvimento de toda a Rede Orgânica do Sporting, apoiando-a e exortando-a a ampliar-se e a agir cooperativamente, do reforçar da Marcas Identitárias Diferenciadoras (Ecletismo, Inclusão Social, Expansão Orgânica, Verdade Desportiva e Lealdade Competitiva).
São estas as principais bases (e uma grande capacidade de empatia comunicacional) para tornar o Clube mais popular e o seu associativismo mais massivo.
Um objectivo de (trabalhando muito bem todos esses aspectos e apresentando resultados financeiros e desportivos de crescente sucesso) vir a atingir um numero de associados que se aproxime dos 300.000 (menos de 1 décimo dos seus adeptos), tornará o Sporting um Clube temível, financeiramente estável e capaz de seduzir e conquistar outros mercados que não apenas o nacional, alargando assim ainda mais a sua operacionalidade e a afirmação da sua Marca.
Tendo este objectivo como meta e trabalhando árdua e assertivamente para ele, envolvendo TODO o Universo Sporting, tudo o resto vem por arrasto:
– capacidade competitiva nas Modalidades (se, com metade, se conseguiram 13 Títulos internacionais em 4 anos, imagine o que 300.000 sócios e 3.000.000 de adeptos empolgados poderão aportar em termos de conquistas internas e externas); aqui o objectivo também tem de ser claro – procurar, num mandato, ou até meio de um segundo, ultrapassar Barcelona e CSKA e tornarmo-nos no Clube do Mundo com mais títulos continentais (já somos o que tem títulos em mais Modalidades); isto potencia-nos como o MAIOR CLUBE DESPORTIVO DO MUNDO (em número de associados e em conquistas desportivas).
– capacidade competitiva e de atractividade no Desporto Adaptado e Paralímpico: aqui temos de saber tirar proveito dos títulos conquistados e do facto de ser o CLUBE MAIS INCLUSIVO DO MUNDO, ao possuirmos 15 Modalidades mais do dobro do 2º clube do Mundo (turco) nesta matéria e trabalhar a cativação de muito público (encher o Pavilhão nas Finais de Super European Goalball League) difundido internacionalmente esse feito com imagem internacional da nossa Inclusão;
– capacidade de atractividade do Desporto Feminino, trabalhando muito mais e envolvendo todo o Universo Sporting, o Merchandising, o Marketing, sponsors específicos, etc, com o objectivo de encher o Estádio em jogos de Futebol Feminino (contra o carnide e nos internacionais) e o Pavilhão e as pistas em diversas Modalidades – Volei, Hóquei, Futsal, Atletismo; a difusão internacional desses momentos, bem como a associação protocolar com outros emblemas que sejam exemplo no desporto Feminino, também projectam o Sporting como um Clube Inclusivo;
– capacidade de financiamento de projectos desportivos ambiciosos, mas sempre mantendo como princípio que as despesas operacionais correntes não ultrapassem as receitas operacionais correntes e que os proveitos operacionais extraordinários apenas possam ser absorvidos na época seguinte até 50%. Isto cria as condições para um projecto competitivo e vencedor na Futebol SAD: plantéis com forte base da Formação e complementado com contratações absolutamente cirúrgicas ( de qualidade inegável e para os lugares mais carenciados, ou com forte potencial de progressão).
Todas estas condições ajudam e muito a resolver o maior problema competitivo em Portugal: a distorção da Verdade Desportiva. Um inegável reforço associativo, um inegável reforço das assistências aos eventos Desportivos, alavancam uma muito maior atractividade ao investimento de sponsors. Por outro lado, o reforço e valorização da imagem Internacional do Sporting alavanca o interesse da CS estrangeira (particularmente a Desportiva). Esses elementos e a nossa incessante mas assertiva luta pela Verdade Desportiva e pela Lealdade e Integridade Competitiva, contribuirão de modo decisivo para diminuir drasticamente o poder de “dissuasão” do benfiquistão nas várias esferas do desporto, da Comunicação Social, da Justiça, do Poder Político e da Vida Social do país.
Estou plenamente convicto que só o retorno sem receios e sem hesitações a uma filosofia associativa de massas e a uma política de exigência com objectivos ambiciosos e galvanizadores, mas bem definidos e calendarizados, nos colocará num caminho de sucesso generalizado e duradouro.
SL
9 Julho, 2020 at 12:53
jesus fuck amigo Alvaro. tens que começar a dividir as postas em 2. Parece aquele restaurante de bacalhau ali em xabregas onde as postas são tão grandes que saem do prato.
9 Julho, 2020 at 12:54
A grande questão!
Espanta-me que discutimos tanta pintelhice durante anos e não se discute este elefante na loja de porcelanas …
É óbvio que, contrariamente ao que alguns “iluminados” da elite roquetista sempre apregoaram, o clube pela sua grandeza e identidade está “obrigado” a ser um clube de forte vocação popular! E de ser gerido como (e para) tal!
Isto não implica passar cheques em branco às claques nem fechar as portas aos elitistas que só gostam de futebol ou golf. Há espaço para todos no Sporting! Não há espaço é para limitar o clube a uma visão mesquinha do desporto ou aos interesses de uma minoria que históricamente teve muito poder.
Está nas mãos do sócios … esses 180k que representam 3,5M de adeptos … se calhar está aqui grande parte do problema de finalmente encontrarmos o nosso rumo …
9 Julho, 2020 at 16:23
Não há espaço é para lambuças ou chupistas, ou não devia haver.
9 Julho, 2020 at 17:40
yep!
E pior ainda sao os corruptos mesmo que se aproveitam do clube em prol dos seus interesses!
9 Julho, 2020 at 13:24
Modelo elitista???
Mas o que é isso num clube desportivo?
Mas existe algum clube desportivo no mundo que tenha algum sucesso com esse pseudo modelo?
Isso não existe num clube desportivo, é apenas mais uma treta política, que foi nisso que tornaram o Sporting : um partido político.
SL
9 Julho, 2020 at 14:25
Se o Leão de Aço não identifica o que é um modelo de gestão elitista num clube desportivo, tem andado desatento ao que se passa no Sporting destes últimos 2 anos.
Uma Direcção que: destrata sócios e adeptos chamando-os de escumalha, burros, esqueletos, persegue 2 claques, obriga sócios e adeptos a descalçarem-se para ter aceso a sectores do Estádio, proíbe uso de adereços leoninos; um Presidente que ostenta atitudes de desprezo refastelando-se na cadeira a comer amendoins e a rir durante uma AG, ou lançando provocadoramente beijos para os sócios em outra AG; um PMAG que ignora um requerimento de Sócios preenchendo os quesitos estatutários para convocar uma AG extraordinária, ou que despreza os prazos estatutários para convocar as AGs Ordinárias, ou que afirma descaradamente que os Estatutos são a interpretação que ele deles faz e que normas Estatutárias que “considere absurdas” não as aplica; Órgãos Sociais que por duas vezes adiam a concretização da obrigação Estatutária de realizar o Congresso Leonino, ou que transformam a obrigação estatutária da Gala Honoris num jantar Corporate de Natal, se tudo isso (e mais os convites selectivos para o camarote presidencial) não é um modelo de gestão elitista, não sei então o que será.
SL
9 Julho, 2020 at 14:37
Não me percebeu.
Concordo em tudo o que refere.
Apenas estava a realçar que isso não é sequer um modelo (ou não deveria ser sequer) tangível num clube que se quer de sucesso.
O que se passa no Sporting é apenas um jogo de poder e Vaidades pessoais, impulsionadas pela alta probabilidade dessas pessoas ganharem muito dinheiro para as suas próprias empresas pessoais de de amigos.
Se analizar bem, já foram sacados Milhões e milhoes de Euros ao clube,neste espaço de apenas 2 anos.
É “apenas” isso :
Dinheiro (muito) e Poder.
Estão – se bem a c@gar para o clube.
SL
9 Julho, 2020 at 16:46
Mas leu o post (e os comentários) ou comenta só por vontade de teclar?
Deixei bem claro que a popularização da gestão do Clube e a sua massificação associativa são o pressuposto para garantir a sustentabilidade do Clube e da SAD e do seu Sucesso.
SL
9 Julho, 2020 at 17:23
Já todos percebemos bem isso com a direcção de Bruno de Carvalho.
SL
9 Julho, 2020 at 19:55
Então é esse modelo que temos de repor! Custa assim tanto perceber?
SL
9 Julho, 2020 at 13:47
Alguém já viu o que existe na loja do Celtic FC em marchandising?
Um clube que só tem futebol?
Vejam a diferença, e uma outra coisa, deixem as modalidades fazer merchandising próprio, ou então parte do dinheiro das vendas a revelter para as modalidades.
O Sporting foi campeão de Rugby da 3ª Divisão Nacional, fizeram um polo a que chamaram o Polo dos Campeões, um polo LINDO, à venda na LV por € 80,00.
Desse dinheiro NADA entrou na modalidade, Zero, Népias, Raspas.
E pedir esse dinheiro por um polo, quando nessa altura um plo de All Black, ou Inglaterra, etc. custava cerca de € 50,00.
Uma nova estratégia, de raíz.
9 Julho, 2020 at 14:33
Ora aí está. Essa é também uma questão que há muito reclamo! Haver mais merchandising Modalidades e com Centro de Custo afecto a estas.
O mais caricato é que continuam a usar as Lojas Verdes como receita Futebol SAD; mas a dívida do Clube à SAD aumenta (esta é apenas mais uma receita indevidamente apropriada)apr
A lógica deveria ser: lojas Verdes são Sporting CLUBE de Portugal. Os produtos “genéricos” revertem para o Clube; os produtos exclusivamente Futebol, revertem para o Futebol; os produtos Modalidades revertem para as respectivas Modalidades.
O mais grave é que a ausência de uma tal política impede as secções das Modalidades não apenas de aceder a receitas própria como ainda de organizar iniciativas promocionais desses produtos que não só os ajudariam a vender mais, como aproximariam sócios e adeptos dos atletas das diversas Modalidades.
Este é claramente um aspecto a rever COM URGÊNCIA.
Obrigado escondidinho
Um abraço e saudações leoninas
9 Julho, 2020 at 14:55
Mas vocês não perceberam que no contrato com a NOS ficou definido que só se vendem camisolas do futebol – que têm a publicidade da NOS!
É óbvio que o Clube devia ter à venda camisolas das modalidades todas e o adepto escolheria a que comprar. Mas isso foi, originalmente, proibido pelo contrato assinado com a NOS.
O Sporting chegou a falar nisso abertamente, caramba, que não havia as outras camisolas por causa desse contrato.
Nem sei como conseguiram no ano passado meter camisolas de outras modalidades à venda…
9 Julho, 2020 at 15:10
Cartilheiro,
então a NOS celebrava um contrato de 500 Milhões com o SCP e depois o clube ia vender camisolas a dizer “Nêsperas”.
És mesmo um calhau
9 Julho, 2020 at 17:39
Calhau é o que tens na cabeça, idiota!
9 Julho, 2020 at 18:06
Incompetente.
Ao menos disfarça pá.
Eh eh
9 Julho, 2020 at 16:52
Miguel, não corresponde à verdade que isso venha no contracto da NOS, tanto que o Clube até já começou a comercializar alguns produtos de Modalidades. Essa foi sempre uma desculpa, AINDA ANTES DE QUALQUER CONTRACTO COM A NOS (que só foi assinado em 2016, e essa lenga-lenga já vem, pelo menos, do tempo do Soares Franco) para não investir em produtos Modalidades e para justificar que a alocação TOTAL dos proventos vá para as contas da SAD.
Como disse, (e atrás o Escondidinho também o comprova) já se comercializam produtos das Modalidades, Só que o fazem de forma avulsa, sem estratégia e, pior, sem retorno para as respectivas Modalidades.
Um abraço e SL
9 Julho, 2020 at 17:44
A informação que me deram foi essa.
Alguém do clube chegou a falar nisso.
Se, afinal, é desculpa e não está no contrato, então mentiram.
E, antes que se espalhem ao comprido, refiro-me ao tempo da Direcção anterior – quer numa situação, de me terem dito isso na LV, quer na outra, alguém do clube falar nessa impossibilidade.
9 Julho, 2020 at 19:56
“A informação que me deram foi essa.”
Para além de cartilheiro mentiroso tb és alcoviteira.
9 Julho, 2020 at 20:56
Disseram-lhe que colocar pedrinhas no cu o safava.
“Se, afinal, é desculpa e não é bem assim, então mentiram.”
Doeu-lhe mas agora já está já está.
10 Julho, 2020 at 12:26
Não sei se ela correspondia a algum “compromisso” anteriormente “fixado”, mas como lhe disse a propalada impossibilidade de comercializar produtos das Modalidades na Loja Verde já vinha, pelo menos do tempo do Soares Franco, e a verdade é que eu não via produtos Modalidade na Loja Verde desde que ela foi inaugurada.
Eles começaram a aparecer com a Loja Verde PJR e com a Loja Verde da Baixa.
O que pode ter a ver com os direitos de superfície da do Estádio pertencerem à SAD (na minha opinião indevidamente à SAD; mais uma engenharia financeira Roquetiana … como diziam os Little Feat mais um “rocket in my pocket”). De qualquer modo, já não há argumentos de impossibilidade e continua quase tudo por fazer nessa área. Convenhamos que deveria existir uma muito maior pressão por parte dos seccionistas das Modalidades sobre a Direcção e os responsáveis do merchandising.
Numa Direcção futura que se preze essa seria uma das primeiras reuniões de trabalho a efectuar, colocando em cima da mesa o que comercializar (Merchandising), como promover os produtos a comercializar (Marketing) e com quem contar para essa promoção (atletas, eventos e Universo Orgânico SCP – Imagem e Expansão). Uma primeira reunião para debater princípios gerais e trocar ideias; um prazo curto para uma 2ª reunião para os seccionistas amadurecerem propostas concretas; um prazo curto para, secção a secção, o mechandising e o marketing operacionalizarem essas ideias. Um calendário coordenado para o lançamento dos produtos, a sua promoção no site, nas redes sociais, na sporting tv e no Jornal, um calendário coordenado para eventos promocionais em todo o país envolvendo atletas e Núcleos.
um abraço e saudações leoninas
10 Julho, 2020 at 16:37
Nem mais.
9 Julho, 2020 at 14:06
Caro Álvaro, agradeço por ter captado a essência dos diversos comentários que fiz e neste caso e muito bem ter-lhe dado a contextualização correcta.
Desculpem os excessos de linguagem, quando escrevo comentários é como se estivesse no café conversando com amigos, procuro não insultar os companheiros de discussão mas não tenho pruridos em classificar e adjectivar a incompetência e ou a má fé de quem ocupa cargos de gestão e ou espaço mediático nacional.
Parece-me óbvio que apenas um modelo popular permite um clube ecléctico e competitivo, a esmagadora maioria dos sócios não subscreveu a ficha de associado pela facilidade em ver umas poucas vezes por ano os jogos de futebol, subscreveu a ficha pelo prazer que sente em ver a competitividade e a glória das inúmeras modalidades. É o nosso ADN.
Neste modelo a participação e o associativismo é fundamental, seja o presidente. A, B ou C e já assistimos na pratica que funciona, que é possível, direi mais é a única via … infelizmente nestes dois últimos anos o modelo elitista está a ser re-implementado e com os resultado que se conhece.
O busilis é que nas declarações de Salema Garção vemos o modelo elitista a procurar/insinuar que o bolso dos adeptos é solução, quando a realidade comprovada demonstra que todos os activos e recursos neste modelo desaparecem num buraco negro, desaparecem num triângulo das bermudas, sem explicação.
Em 2018, sabíamos que seria necessário a participação dos sócios, por isso o numero não parava de aumentar, sabíamos que iria ser necessário a nossa ajuda para subscrever os 60M de obrigações necessários, sabíamos que os interesse do clube e da SAD estavam a ser salvaguardados, sabíamos que existia vontade em retomar património imobiliário e construir fontes de financiamento alternativos, sabíamos tanto ….. e agora não sabemos nada, sabemos que é preciso ir ao bolso dos adeptos e …. basta.
9 Julho, 2020 at 14:21
Já agora, permita acrescentar pois alguns podem descontextualizar as palavras “popular” e “elitista”.
No meu entendimento o popular pode ser substituído por “modelo associativo” e o elitista por “modelo empresarial”.
Sei perfeitamente que quer o clube quer a SAD obrigatoriamente tem de ser geridas como uma empresa, mas não podem esquecer as suas raízes, a sua essência ou seja o seu objectivo “Um clube tão grande quanto os maiores da Europa” e nunca a busca da satisfação pelo resultado económico dos seus associados/accionistas.
9 Julho, 2020 at 15:15
Percebo o que quer dizer neste seu último comentário.
Como deve ter reparado quando justifico a minha visão do Voto elctrónico à distância presencial nas Sedes dos Núcleos, Filiais e Delegações, ela assenta na RETOMA do funcionamento democrático das AG e no cumprimento (e até alargamento) das normas estatutárias e regimentais que garantam a execução da democracia associativa e a sua expansão atodo o Universo Orgânico do Sporting.
No entanto, acho que o enfoque deve ser mesmo, neste momento colocado na POPULARIZAÇÃO do Clube.
No sentido de o tornar ESTRUTURALMENTE atractivo e motivador para as MASSAS leoninas, transformando cada vez mais adeptos em sócios. E maximizando todos os recursos potenciais do Clube que o tornam Único e, logo (mesmo enquanto “empresa”), lhe conferem uma enorme vantagem competitiva face à concorrência que não tem sido aproveitada (nem mesmo na Presidência BdC): falo da enorme Rede Orgânica SCP de expansão nacional e internacional.
Uma Direcção que consiga galvanizar os 3 Milhões de adeptos e que consiga num mandato que um décimo deles se torne sócios (300.000 sócios); uma Direcção que consiga motivar os Núcleos Filiais e Delegações a tornar o seu trabalho mais rentável e mais cooperativo e que apoie o seu desenvolvimento, no sentido até de alargar essa mesma rede (só com o voto electrónico presencial, com a revenda de merchandising e com incentivos a deslocações de apoio às equipas do Clube, conseguiriam que cada Núcleo pudesse atrair mais 50% de associados e criariam as condições para o surgimento de muitos mais Núcleos no País – sobretudo em Distritos onde há ainda poucos e no Estrangeiro); essa expansão, sustentada no incremento do número de associados e da expansão geográfica Orgânica do SCP, internacionaliza a marca e cativa investidores para sponsoring (nomeadamente da Modalidades que terão condições para competir muito mais Internacionalmente e, com esse número de associados para ser vencedores nacionais crónicos em praticamente todas a Modalidades de Pavilhão, atletismo, Judo, Ténis de Mesa, Ciclismo e Desporto Adaptado).
Esta popularização não exclui elites. Antes deve trabalhar para as integrar, por forma a acrescentar massa crítica. Para isso servem os Congressos de Núcleos; os Congressos Leoninos, as Galas Honoris Sporting, a acção social (particularmente no apoio à educação dos mais desfavorecidos, através de bolsas de estudo) de grupos como o Stromp, a Fundação Sporting, o Solar do Norte e, localmente, de muitos Núcleos.
A Popularização do Clube e a sua Massificação Associativa têm na Inclusão um dos Valores Leoninos (e esta não trata apenas de incluir os cidadãos com deficiência, de diferentes origens etnias, de diferentes opções religiosas, mas também de todos os estratos sociais e intelectuais; e começa na nossa própria cas).
Uma braço malcolm e obrigado peloseu contributo. Saudações leoninas
9 Julho, 2020 at 14:49
Não acho nada que o Salema Garção tenha feito o comentário que fez porque SACAR DINHEIRO AOS ADEPTOS É A SOLUÇÃO.
Acho que fez o comentário que fez porque temos uma base alargada de 3,5M de adeptos e ninguém lhes liga, desprezando uma enorme fonte de receita potencial, só ao alcance de poucos clubes no mundo! E, mais, isso, nos dias de hoje, onde as pessoas estão a um clique de comprar o que quiserem, a um clique de gastar o seu dinheiro, é inconcebível!
É uma prova clara da incompetência e da falta de visão de quem nos tem dirigido!
9 Julho, 2020 at 15:11
Tu achas aquilo que te dizem para achar.
Ou seja “Bola”.
9 Julho, 2020 at 15:25
O Miguel leu o post? Onde vem lá dito ou insinuado que Salema Garção quis dizer isto ou aquilo?
O que procurei foi mesmo salientar que só se consegue cativar a participação (ainda por cima financeira) dos 3,5 Milhões de Adeptos, com uma gestão que os galvanize e motive.
A citação que encabeça o post foi apenas o mote para contextualizar essa citação, não no discurso e muito menos na intenção de Salema Garção, mas no que entendo deva ser parte do que será necessário fazer para “rentabilizar” associativamente os 3,5 milhões de adeptos.
Um abraço e saudações leoninas
9 Julho, 2020 at 17:46
“… nas declarações de Salema Garção vemos o modelo elitista a procurar/insinuar que o bolso dos adeptos é solução…”
O meu comentário não vem no seguimento do post – esse está mais abaixo! Vem no seguimento do comentário do Malcolm onde ele diz o que está em cima!
😉
9 Julho, 2020 at 16:38
” …. de quem nos tem dirigido!”
De quem nos tem dirigido, ponto e virgula:
Dá um jeito tremendo ao Miguel e ao Salema (este com responsabilidade acrescida dado se tratar de um ex-dirigente) esquecer, apagar, eliminar o período de 2013 a maio de 2018. Se querem podem esquecer mas não tentem pela insistência incutir no universo leonino esse esquecimento.
Em relembro algumas poucas coisas:
– Crescimento médio anual de 20% receitas operacionais, SAD e Clube
– Mais de 100.000 novos sócios
– Duplicação de assistência estádio
– Construção PJR com apoio sócios
– Reestruturação financeira faraónica (2014)
– SportingTv, Gala
– Contrato impossível de 515M em Direitos televisivos
– …
Isto só foi possível com recurso ao argumento e à vantagem dos 3.5M de adeptos e da maior potencia desportiva nacional.
As potencialidades de crescimento eram imensas e foram interrompidas graças entre outras coisas ao contributo do Miguel e do Salema (se não disse, volto a dizer este com responsabilidades acrescidas) que resolveram destituir uma gestão que utilizou como ninguém essa estratégia. Vou sublinhar, as potencialidades eram imensas e o crescimento foi real e está bem documentado.
Deixem agora de promover o óbvio e tratem de encontrar no meio dos 180.000 sócios o rosto do maluco e sobretudo apresentem o plano e a estratégia para recuperar a participação e os argumentos que permitam tratar o clube com o respeito a importância que os 3.5M de adeptos merecem.
9 Julho, 2020 at 16:49
Tudo isso.
Mas não sei se há um maluco assim tão maluco depois das maluquices que fizeram ao outro maluco.
9 Julho, 2020 at 17:48
Mesmo nesse período o assunto a que se refere o Salema Garção e que eu comentei ficou muitíssimo longe do que pode e deve ser feito.
Não falei em mais nenhum assunto, desses todos que mencionas…
9 Julho, 2020 at 18:49
Pois não falaste, falei eu porque todos eles tem a ver com o aproveitamento do argumento e da estratégia dos 3.5M de adeptos.
Por exemplo, achas que a SportingTv serviu para quê?
ou
Conseguias a reestruturação ou contrato da nós, se não falasses em nome dos 3.5M de adeptos?
ou
As receitas de merchadising que eram de 1.3M em 2015 passaram para 4.3M em 2018 porque se desprezou a enorme fonte de receita potencial
ou
Passar de 80.000 para 180.000 sócios, porque nada se fez ..
….
Claro que só foi possível porque não se, e vou citar-te: “desprezando uma enorme fonte de receita potencial”
Falar é fácil, fala o Cal, fala o Salema, fala o Miguel, falo eu mas colocar em acção é mais complicado e durante 4/5 anos ter crescimentos médios anuais de 20% em todas, repito em todos as rubricas é algo extraordinário. Foi este crescimento que o ex-dirigente Garção ajudou a interromper. Obrigadinho.
9 Julho, 2020 at 19:32
durante 4/5 anos ter crescimentos médios anuais de 20% em todas, repito em todos as rubricas
Como diria o mago Zenha referindo-se a esse período: “um crescimento marginal das receitas”.
Miguel, tem juízo. E memória.
9 Julho, 2020 at 19:37
Vamos lá ver…
O homem fala em o Clube fazer algo para trazer os 3,5M de adeptos a ajudar o Clube…
A Sporting TV, sim, é parte disso. O Clube aproximou-se dos adeptos com a Sporting TV. Indiscutível.
O contrato da NOS não tem nada a ver.
O contrato da NOS vem na sequência do contrato feito pelo Benfic@. Nunca teríamos um contrato assim, nem o Porto, se o Benfic@ não tem chegado primeiro aos números que chegou. Fomos um pouco a reboque eles mas foi uma excelente jogada e uma excelente negociação da Direcção.
Não tem é nada a ver com o aproximar do clube dos adeptos…
Passar de 90 mil sócios para 170 mil, sim, tem a ver com isso. É uma ínfima parte. A ínfima parte que acabam por ser os que são mais fiéis ao clube. Mas o Salema Garção fala dos outros… os 3,3M que faltam…
As receitas do merchandizing podem ter a ver com isso… Com certeza, alguma coisa têm a ver com isso. Mas, na minha modesta opinião, para um universo de 3,5M de pessoas, acho que pouco foi feito.
Eu registo que tu achas isto tudo muito bom.
Não é a minha opinião.
É algo positivo, obviamente, tendo em conta o zero que foram todas as outras Direcções. Inquestionável.
Dizer que é isto a que o Salema Garção se refere, claro que não é.
É muito mais que isso.
Se la chegariam com o tempo?
Não faço ideia. Não digo que não chegariam… Digo que, do que conheço, do que se falou, muito estava por fazer… para isso ser uma realidade!
Falar é fácil.
Concordo.
Fazer é mais difícil.
Volto a concordar.
Quem ajudou a interromper tudo o que vinha sendo feito foi, em primeiro lugar, o próprio Bruno de Carvalho.
É a minha opinião.
Já discutimos isto aqui à exaustão.
Eu não mudo a tua opinião.
Tu não mudas a minha.
Tu achas o homem o supra sumo.
Eu acho que foi o melhor presidente desde o João Rocha mas os outros foram tão maus que isso, por si só, não diz grande coisa. Mas a obra dele foi positiva, e não fosse ser uma pessoa sem noção, se fosse uma pessoa com mais bom senso, ainda hoje era presidente e tinha feito um trabalho muito melhor!
Eu, como já disse aqui várias vezes, comparo muito o Bruno de Carvalho ao Jorge Jesus.
Têm um lado positivo que é muito bom – no caso do JJ toda a parte técnica do treino e de preparar as equipas; no caso do Bruno, o carisma, o levar as pessoas a estarem com ele, o ser bom negociador – mas depois têm um lado negativo que estraga muito do que o lado bom faz acontecer – no caso do JJ o seu feitio, o seu ego, a maneira como tratava os jogadores; no caso do Bruno a falta de bom senso, a parte conflituosa, o ego desmedido; em ambos a culpa é sempre de alguém que não eles!
O Bruno foi positivo mas longe de ser o fantástico presidente que vocês acham – só vêem o lado bom dele e as coisas boas que fez. A parte negativa e o mal que fez varrem para debaixo do tapete.
9 Julho, 2020 at 19:57
Blá blá blá Whiskas saquetas.
9 Julho, 2020 at 21:02
O que interessa nisto, é que seja qual for a direcção, o objectivo é chegar aos 3.5M de adeptos, o objectivo é maximizar as receitas e para isso a quantos mais chegar melhor.
O Cal queria isso, o Salema sabe que necessitamos disso, todos sabemos disso … o problema é como chegar lá.
Por exemplo Varandas/Cal pensaram que substituindo funcionários e ou aumentando o seu numero teria o trabalho feito e pelos vistos vendiam mais uma camisola ou uma gamebox e anunciavam o estrondoso sucesso de um novo record …
Ter uma taxa de crescimento de 20% num ano é excelente, crescer todos os anos 20% é extraordinário, pensares que chegas e cresces 100% num é praticamente impossível. Importante é que o crescimento seja continuo, estruturado e sustentável. Não adianta abrires, por exemplo, lojas em todas as capitais de distrito, duplicas o valor das vendas mas acabas por gastar mais em recursos do que recebes em margem sobre as vendas. Outro exemplo colocar os produtos em saldo, ou reduzires as margens apenas porque queres bater records.
Não posso afirmar pq não conheço tudo mas duvido que haja muitas empresas com crescimento de 20% das suas principais receitas operacionais e então clubes de futebol posso afirmar que não há nenhum.
Em lugar de palavras apresenta alguém que garanta isso e assino já por baixo, em mais 5 anos duplicavas o nº de sócios para 300.000, 18M em quotas e em merchandising estaríamos próximos dos 10M, superiores aos actuais 9M do carnide e 6M dos fruteiros.
PS1: A negociação da nós é precisamente o contrato em que o argumento e o facto dos 3.5M foi utilizado com maior mestria. Não fosse isso e a negociação fosse pelo sucesso desportivo e nesta altura tinhas um contrato um pouco melhor que SLBB
PS2: Pensar no crescimento de 13/18 sem que tenham ocorrido titulo no futebol só reforça a necessidade de uma liderança competente e carismática e de um modelo de gestão que apela à envolvência e associativismo, lá está o modelo popular que o Alvaro refere.
PS3: As coisas e as pessoas são como são, o bom provavelmente não existia ou ficava incompleto sem mau. É o que é. Ou foi neste caso!
9 Julho, 2020 at 22:35
Mais uma vez, subscrevo na íntegra!
Só me custa a entender que haja pessoas, como o Miguel, que reputo de inteligente e perspicaz, que insistam em colar este discurso a um qualquer brunismo (que eu nem sei o que isso será).
Trata-se apenas de reconhecer o que já foi feito bom e bem, que temos de procurar construir o reencontro do Clube com essa Mística e com essa Competência, procurando voltar a fazer bem e ainda melhor (temos a favor conhecermos o que foi bem feito e como replicar e até melhorar e o que não foi bem feito e como evitar e alterar).
Isto não é endeusar ninguém!
Eu nem endeuso João Rocha!
Isto é reconhecer os bons e os maus exemplos da História e aprender com eles para melhorar o Presente e o Futuro.
Por vezes penso que muitos dos que são acérrimos críticos de BdC pensam e falam mais nele que aquele que eles acusam de o endeusar.
SL
9 Julho, 2020 at 23:22
Isso mesmo Alvaro, fruto ou não das circunstancias (há muito mérito), o crescimento foi sendo sustentado, foi feito como deve ser, alavancado na realidade dos factos e dos números e a estrutura acompanhou adequando-se ao crescimento das receitas.
Eis que chegam os teóricos, cuja teoria, bonita por sinal, chegar e conseguir o contributo dos 3.5M de adeptos e os idiotas da gestão acham que basta levantar umas paredes e tá feito, as fundações, os reforços … que se foda.
São tantas as provas disso que é fastidioso enumerar, ficam algumas, auto aumentos, lançamento extemporâneo do basket (modalidade que aprecio bastante), admissões funcionários, taxos e taxinhos e nem vou entrar nas comissões, deslocações, e investimento em cepos.
Precisamos novamente de um banho de realidade( se não for tarde) precisamos de alguém que demonstre conhecer a realidade e que tenhas acções de acordo com a mesma, que divulgue as orientações mestras, que envolve os sócios na discussão, que construa pontes, que não afaste ninguém, que faça das suas lutas, nossas também.
Só a titulo de exemplo, porque cada vez gosto menos de apontar (até porque não se trata apenas de BdC mas do CD), a reestruturação e sua negociação foi acompanhada e explicada em varias AGs, os bancos até tremaram quando foi insinuada a possibilidade de apelar aos sportinguistas para não utilizarem produtos dos bancos envolvidos, o salário do presidente foi discutido em AG e nessa AG houve intervenções considerando o valor baixo e é o próprio presidente que diz que é o possível na altura e que tem de ser a direcção a dar o exemplo, os vários meses sem vencimento, o projecto PJR apresentado e discutido e com apelo à contribuição de todos …
Claro que o que está em causa é o modelo, com provas dadas que funciona e a questão passa mesmo por encontrar quem se preocupa e defenda o clube como se fosse seu, que se preocupe com todos os cêntimos mal gastos, que sinta e sofra o clube como eu, o Álvaro e qualquer adepto que se preze. Não vai ser fácil, mas é a única solução que pode novamente reabilitar o clube, pelo menos na forma como o conhecemos e como diz a canção … aprendemos a amar.
Aquilo que se vê na gestão actual e na muita da que se perfila como possível alternativa, é uma motivação de promoção e a realização profissional, falta chama, falta paixão, falta verdade, falta dedicação, falta devoção …
Sinceramente, o movimento SouSporting, o Rui Calafete (apesar de tudo) e mais uns poucos, não são muitos, são uma lufada de ar fresco na naftalina que consome o clube, e dá para ficar fodido, pois já tiveram o seu tempo, fizeram as suas experiências, correu mal mas não desistem de tentar voltar a impor as suas fracassadas ideias. E há quem aplauda o mais do mesmo ……
9 Julho, 2020 at 20:07
Óbvio.
Mas há tanta gente que não consegue pensar sem ser através dos seus próprios viés.
Abram a pestana.
É como ter os programas de futebol todos em que os paineleiros são advogados, médicos, políticos, jornalistas.
Os treinadores e jogadores devem ouvir os gajos a falar de futebol e sentem vergonha alheia.
E isto causa estupidificação das massas
9 Julho, 2020 at 18:32
«Em 2018, sabíamos que seria necessário a participação dos sócios, por isso o numero não parava de aumentar, sabíamos que iria ser necessário a nossa ajuda para subscrever os 60M de obrigações necessários, sabíamos que os interesse do clube e da SAD estavam a ser salvaguardados, sabíamos que existia vontade em retomar património imobiliário e construir fontes de financiamento alternativos, sabíamos tanto ….. e agora não sabemos nada, sabemos que é preciso ir ao bolso dos adeptos e …. basta.»
Mais claro que isto…
9 Julho, 2020 at 14:14
Um grande, grande trabalho, demonstrativo do que deve/deveria ser objecto de labor por parte do CD do Sporting.
9 Julho, 2020 at 14:23
Um post assertivo, mas está – me a escapar qualquer coisa…
Mas então BDC é a sua direcção não fez tudo o que está no post após décadas de estagnação e retrocesso?
E até fez muito mais.
Será hipocrisia este post?
Mas já se esqueceram que os notáveis infiltrados no SCP não querem um Sporting vencedor?
SL
9 Julho, 2020 at 14:29
Pois fez, provou que é possível, mas agora temos o que temos e resta tentar e lutar por mudar a pagina. Ontem já era tarde e amanha tem tudo para já ser tarde demais.
9 Julho, 2020 at 14:46
Mudar???
Atrás do PC ou TM não se muda nada.
Há formas de luta?
Onde é que elas estão?
Onde está a militância?
De uma coisa lhe garanto, nos rivais já tinham sido corridos, e com estrondo.
Mas no Sporting muita gente gosta de ser mais politicamente correcta e blá blá blá, do que adepta desportiva.
E assim nada muda, só se caírem de podres.
SL
9 Julho, 2020 at 15:28
Pois…
O clube está podre.
É assumir.
9 Julho, 2020 at 16:01
Está podre e já fede por todos os poros.
9 Julho, 2020 at 16:17
Quanto mais cedo se perceber isso mais cedo se cura ou morre de vez.
Esta agonia é que é triste.
9 Julho, 2020 at 15:37
Por acaso até acho que o consulado directivo de Bruno de Carvalho foi um dos poucos que, nos últimos 55 anos, trabalhou muito bem no sentido da popularização do Sporting. E fê-lo galvanizando e motivando a massa adepta leonina.
E o balanço desse consulado será, para mim, sempre bastante positivo, mesmo um dos melhores da secular História do Sporting Clube de Portugal.
Mas não o isenta de erros e de omissões, que devemos assimilar par tentar fazer ainda melhor no futuro.
Um erro foi uma comunicação excessiva; uma omissão foi a falta de rentabilização e de incremento do trabalho e da acção dos Núcleos , Filiais e Delegações (em minha opinião, muito por culpa do Vogal com o pelouro, Bruno de Mascarenhas, o mais “elitista” do grupo directivo).
De qualquer modo, gosto muito de História, não para reviver o passado, mas para, da melhor compreensão deste, extrair lições que nos ajudem no presente e no futuro.
Porque é disso que devemos cuidar!
Um abraço e saudações leoninas
9 Julho, 2020 at 17:45
100% de acordo!
BdC teve mérito! Não acredito que agora possa ser solução! Mas devia servir de exemplo e inspiração para os proximos!
9 Julho, 2020 at 17:59
“… um erro foi a comunicação excessiva…”
Foi, então não foi…
Tivesses tu a pregarem-te outdoors na 2 circular, a mandarem mails para o Pedro Guerra de dentro do clube, a receberes ameaças constantes e paineleiros diariamente a assasinarem-te o carácter, entre muitas outras e queria ver…
9 Julho, 2020 at 20:19
Não deixa de ser comunicação excessiva por causa dos outdoors ou dos paineleiros de serviço.
Em boa parte até é excessiva mesmo POR CAUSA DISSO.
Esses só tinham que ficar a falar sozinhos.
E não reconhecer que isso foi um erro (por mais justificativas que nos levem a compreendê-lo) é um passo para voltar a a errar.
SL
9 Julho, 2020 at 22:07
Qual comunicação excessiva qual carapuça.
Os Sportinguistas tinham e têm o direito de saber quem andou a fazer mal ao clube durante anos e anos a fio aliados aos rivais e continua a fazer.
Comer e calar é o que se passa agora e se passava antes de BDC,com os resultados que se viram e agora se vêem.
O que BDC fazia e faz é defender o clube do cartel que há dentro do clube e também na comunicação social com um único intuito : Diminuir e fragilizar ao máximo o Sporting.
Por essa ordem de ideias o Álvaro devia então era estar calado e exprimir as suas ideias para o clube nos locais próprios e não aqui na Tasca.
Ao menos seja coerente.
9 Julho, 2020 at 22:15
Ele expôs-se demasiado, Leão.
Criou a imagem perfeita para se queimado.
Não está em causa a sua razão.
Está em causa o projecto que trouxe ao Sporting, que agora acabou.
Directa ou indirectamente, ele tem a sua quota parte de responsabilidade.
Não pomos em causa a razão de Bruno de Carvalho.
O que pomos em causa é que ele travou muitas batalhas sozinho. Demasiadas ao mesmo tempo. E sem rede de protecção.
A que tinha foi desaparecendo.
Bastou uma golpada para a maioria lhe virar as costas e acusá-lo.
9 Julho, 2020 at 22:15
*para ser
9 Julho, 2020 at 22:27
Sempre que vejo/leio sobre isto não resisto a citar o traficante de carnide:
“Quem, ali do outro lado, tinha definido o ataque ao Benfica como principal instrumento da sua promoção individual, foi corrido pelos que achava serem seus.”
9 Julho, 2020 at 22:30
Verdade.
9 Julho, 2020 at 22:56
E sabe porquê é que ele se expôs e travou muitas batalhas sozinho?
Porque não cedeu aos interesses,para prejudicar o Sporting.
Sabe o que é militância?
Olhe para os rivais…
O Jaime já se esqueceu que o Sporting esteve com um per em cima da mesa e quase a fechar portas, o que reflete bem quem luta pelo amor ao clube.
Basta as TVs atacarem e é fácil, o Sporting desmorona.
Se os portistas pensassem como o Jaime, PDC não durava uma semana, quanto mais 30 anos.
Quando PDC pôs fim ao domínio dos interesses dentro do clube, que Aliados ao Fifica, impediam o seu clube de ganhar durante 19 anos os portistas disseram presente, e foram Leais ao seu presidente e ao clube, com os resultados que hoje todos conhecemos.
No Sporting, preferiram juntar-se ao rival com os resultados que tb conhecemos há 30 anos.
Essa é a grande e decisiva diferença.
9 Julho, 2020 at 22:52
Mas quem lhe diz que eu não exprimo as minhas ideias para o Clube nos locais próprios?
Mais uma vez pergunto-lhe: é sócio?
Para sua informação, já expressei as minhas ideias várias vezes nos locais próprios, reuniões, AGs , nos Núcleos, para o “Congresso” de Coimbra; para o Movimento Sou Sporting e aqui na Tasca que acho um local MUITO PRÓPRIO.
Mesmo que a insistência possa parecer obsessiva: é sócio?
A propósito de coerência: acusar os outros de “atrás do PC ou TM não se muda nada” ou dizer que as ideias para o Clube não se expressam na Tasca, e, entretanto, colocar (só neste post e até a esta hora) 18 (DEZOITO!) comentários, é realmente MUUUUUUITA COERÊNCIA!
9 Julho, 2020 at 23:14
Épá, até anda a contar os meus comentários???
Não vou contar os seus que devem ser muito mais.
Mas não lhe vou perguntar se é ou não sócio ; pergunto-lhe antes : É fiscal da Tasca?
Mas tb já reparei que gosta muito de “congressos” .
Sabe quantos “congressos” quantos movimentos, quantas reuniões e conselhos leoninos foram feitos desde a eleição de José Roquette até ao Godinho Lopes?
Olhe, foram centenas e centenas.
E sabe qual foi o resultado?
“Bola”
Já se passaram 2 anos desde que foi perpetrada a maior Golpada num clube desportivo.
Já se passaram 2 anos desde que esta direcção está em funções a destruir literalmente o clube e sabe qual é o resultado desses “congressos”?
Bola!!!
Sabe, gosto de música, mas tem de ser com orquestra.
9 Julho, 2020 at 14:32
Quanto é que o SCP pagou para correr com esse miguel salema garção ????e para correr com aquele rapaz da tauromaquia ???? e para correr com aquele rapaz do tempo de roquete que era o braço direito do roquete nas finanças ???3 ou 4 milhões de euros . Agora vai acontecer o mesmo com o tomas de raguebi ( quem sabe o que é que esse rapaz faz na folha de pagamentos do SCP??? e aquele departamento de alto rendimento ( monetario , para os proprios )e aquela rapariga da tvi , que soprava tudo para o lampião rui pedro bras , cunhado , quanto é que levou ??? para estas brincadeiras 10 milhões não chegaram , dava para muitos anos de modalidades …
9 Julho, 2020 at 14:48
Tirando os ingleses que foram enganados no negocio de BFernandes, a facilidade com que se distribuiu o dinheiro é impressionante. Todos ganham, clientes, fornecedores, comissionistas, atletas, empresários, dirigentes, funcionários …. bem todos não, parece que os atletas das modalidades levaram com o pau de marmeleiro nas costas.
Ainda sou do tempo em que para pagar menos até o uso do fato de treino serviu de argumento.
9 Julho, 2020 at 14:41
O Sporting precisa de alguém sério e competente.
Se vem com uma matriz popular, ou se vem com outra matriz, a mim parece-me completamente secundário.
É de gente competente, que saiba o que faz, que se rodeie de mais gente que saiba o que faz, todos gente séria, que o nosso clube precisa.
Alguém com um projecto sério, competente, mesmo que leve 2, 3, 5 anos a dar frutos… Se o pessoal perceber que há um caminho, o sócio, o adepto, o simpatizante, apoia.
Alguém que fale a verdade, sem balelas e egos bacocos.
Pouco me importa se é um gajo sem gravata ou se é um gajo com gravata. O que se quer não é saber se usa ou não usa gravata mas sim se é competente e sério.
E não deixa de ser uma tristeza que, em 3,5M de sportinguistas que dizem que há no país, ser tão difícil encontrar essa pessoa, ou essas pessoas.
Toda a gente aqui na Tasca sabe que eu só considerei, na altura, votar no Varandas ou no Benedito. Hoje penso muitas vezes que, se calhar, o empresário da zona de Coimbra é que era a pessoa certa para ter pegado no clube naquela altura. Uma pessoa trabalhadora, com provas dadas na sua vida profissional, uma pessoa que parecia ser séria… humilde…
Se calhar perdemos uma boa oportunidade.
A discussão sobre o nosso clube faz-se muito assente no pessoal, em vez de se fazer nas ideias. É o Godinho, o Varandas, o Bruno…
Isto inquina grande parte da discussão.
Discutam ideias, caminhos, objectivos a curto, médio e longo prazo!
O Sporting é um Clube com um potencial enorme, desperdiçado por dirigentes incompetentes, pouco sérios e, muitas vezes, desfasados da realidade! Mas a culpa é nossa, que somos quem sustenta o Sporting e os mete lá – sim, minha também, infelizmente!
Agora, meus caros, quem não vota é tão culpado como quem vota mal. Não há desculpa para não se votar – e eu não votei durante muito tempo, deixando sempre para os outros a decisão! É verdade que é complicado saber, com alguma certeza, se uma pessoa é válida ou não, para um determinado cargo que nada tem a ver com todo o seu passado. Mas, penso, é nossa obrigação dar o nosso contributo e votar, seja em que for.
9 Julho, 2020 at 14:53
Cartilheiro amarelo.
BDC, BDC, BDC, BDC
9 Julho, 2020 at 17:48
Vai levar na bilha, viúva chorona!
9 Julho, 2020 at 18:02
É chato não é, cartilheiras amarela?
Eh eh eh
9 Julho, 2020 at 18:25
Deixa-me em paz, não sócio do Sporting!
9 Julho, 2020 at 19:58
És mesmo urso…
9 Julho, 2020 at 15:54
Para ser competente tem que ter uma matriz popular!
Só consideraste votar em varandas ou benedito mas acabaste por votar… varandas! A merda provavelmente seria a mesma… logo tu que já chamaste de burro a quase metade do estabelecimento…
“Quem não vota é tão culpado como quem vota mal.” É discutível…
Se tu e mais “duas duzias” não tivessem votado (podiam ter ido todos almoçar e ter comido uma merda estragada) varandas hoje não era presidente.
É como por vezes dizemos aos putos quando estão a querer ser prestáveis mas só fazem merda e ainda estorvam… “deixa-te estar quietinho que já estás a ajudar…
9 Julho, 2020 at 16:52
“É discutível… ”
Mais do que discutível é uma questão de carácter. Não votei e não me arrependo nem um bocadinho.
Nunca poderia contribuir para a legitimação de um oportunista fosse ele quem fosse. As eleições foram condicionadas e isso não admito …
Não fui surpresa que antes do vencedor já era anunciado que o futuro presidente estava mais do que legitimado pelo record de votantes e que esse record era uma vitoria da democracia (LooooooooL) e da vitalidade do clube.
9 Julho, 2020 at 17:50
É uma posição com a qual não concordo minimamente. Mas cada um sabe de si…
9 Julho, 2020 at 19:58
A tua posição é mais de quatro.
9 Julho, 2020 at 18:04
Para ser competente não tem de ter matriz popular coisa nenhuma.
Votei Varandas e expliquei aqui porque o fazia.
Obviamente que hoje vejo que foi um erro.
A questão que levantei nem é relevante se votei Varandas, ou se devia ter votado Benedito. Aliás, como dizes, muitos de vocês acham que seria a mesma merda.
A questão é que talvez estivesse ali uma pessoa capaz de fazer um bom trabalho – o tal senhor da zona de Coimbra – e quase ninguém pensou nisso.
Se eu não tivesse votado no Varandas, e votado no Benedito. o Varandas teria menos 2 votos e o Benedito mais 2 votos. O resultado das eleições teria sido o mesmo…
Já se todos vocês que achavam que o Varandas era a bruxa fossem votar no Benedito, ou talvez noutro em peso, provavelmente o Varandas não tinha ganho.
Já pensaram nisso?
Quem não vota de uma forma acaba por validar o vencedor. Daí ser tão culpado quanto quem votou nesse vencedor, no caso de ser um desastre. No caso de ser bom, acaba por validar um bom vencedor.
Mas uma pessoa votar no Varandas é burro?
Mas era inteligente quando votei no Bruno?
As pessoas votam de acordo com a sua consciência, procurando o melhor, como é óbvio.
Passados 2 anos, e toda a merda que o Varandas fez, continuo a não ver ali nenhuma bruxa, como vocês vêem! Só vejo um gajo incompetente, que tem tido más escolhas e não tem sabido rodear-se de pessoas capazes em alguns casos.
Não alinho em que o Varandas é um panasca, um desonesto, que faz de propósito para acabar com o Sporting e que quer vender a SAD. Não acredito em nada disto tal como nunca acreditei que o Bruno fosse desonesto, que o Bruno tivesse algo a ver com o ataque à Academia etc! E, para perceberes bem, tal como acredito que o Godinho é desonesto!
Registo a tua opinião, como sempre, mas não estou de acordo com ela! Se isso te ofende, lamento.
9 Julho, 2020 at 20:16
Man, já é alguma coisa admitir o erro, mas qualquer um que votou no varandas tendo em conta o óbvio que era a sua participação numa golpada, e tendo em conta a óbvia e embaraçosa incompetência e impreparação, só pode ser classificado como estúpido ou ignorante.
E no segundo caso, irresponsável, por votar sem saber ou não ter interesse em quem vota.
Tenham um bocado de dignidade e revejam aquilo em quem votaram.
https://m.youtube.com/watch?v=8vplwc4WVSA
https://m.youtube.com/watch?v=ZiLfgThxbIA
10 Julho, 2020 at 12:46
Miguel, por muito competente que seja tecnicamente se não arrastar consigo o apoio da massa adepta e se não conseguir transformar muito desse apoio em, associativismo, qualquer pretenso “líder” não será mais que um tecnocrata e estará condenado ao fracasso estrutural (mesmo que possa conquistar alguns sucessos serão conjunturais).
Os Clubes necessitam de racionalidade sim. Mas é um dos últimos factores de que precisam. O que mais necessitam é de paixão e emoção e de canalizar essa paixão e emoção para o sucesso desportivo e financeiro.
SL
9 Julho, 2020 at 17:07
Miguel, seja coerente, ao menos com o seu próprio comentário.
Escrever ” (…) A discussão sobre o nosso clube faz-se muito assente no pessoal, em vez de se fazer nas ideias. É o Godinho, o Varandas, o Bruno…
Isto inquina grande parte da discussão. (…)”, após ter escrito ” (…) O Sporting precisa de alguém sério e competente. Se vem com uma matriz popular, ou se vem com outra matriz, a mim parece-me completamente secundário.(..)” não deixa perceber muito bem o que defende afinal.
Afirmar “(…) Discutam ideias, caminhos, objectivos a curto, médio e longo prazo! (…)” como comentário a um post que procura apresentar caminhos e soluções (e vem na sequência de outros 4 que também acrescentam caminhos e soluções sobre questões específicas da vida associativa do Clube e societária da SAD, é, no mínimo, pretensiosismo.
O Miguel defende, muitas vezes, ideias interessantes. Mas acho que peca por uma incontrolável vontade de ser do contra. Acaba por até ser do contra a você próprio.
Um abraço e saudações leoninas
9 Julho, 2020 at 18:22
Então, Álvaro?
O que tem uma coisa a ver com a outra?
Uma coisa é eu achar que, aqui na Tasca, se discute com base em personalidade – o Godinho, o Roquette, o Bruno, o Varandas, etc – e não com base em ideias.
Isto para mim é claro e isto, para mim, é o que faz depois as pessoas andarem a ofender-se umas às outras, porque levam tudo para o pessoal – se és contra o Bruno, de quem eu sou a favor, então és uma merda, um cartilheiro, tens dono e a puta que pariu!
Isto é um assunto.
Eu achar que é pouco relevante se a matriz é popular ou outra qualquer, porque o que acho relevante é se a pessoa é competente e séria, é outro assunto.
Não se misturam.
Ok?
O Sporting é uma empresa desportiva.
Como tal, tem de ter, SEMPRE, em consideração, quer a parte desportiva, quer a parte económica. E as duas têm de se equilibrar. Têm de andar lado a lado. Num dado momento uma pode ser mais importante, mas é só num dado momento, por uma razão pontual do momento. No normal, têm de andar lado a lado a lado e serem equilibradas, uma em relação à outra.
🙂
Registo, Álvaro.
Não concordo nada com essa sua percepção.
Eu sou do contra quando discordo. E sou a favor quando concordo.
Basta ver que discordo bastante de si numas coisas e concordo bastante noutras. E isso é porque não levo nada para o pessoal – a não ser quando me tentam ofender! Tento sempre ver as coisas como opiniões, que acabam por valer tanto como as minhas.
Se vir o caso do post de ontem sobre a frase do Salema Garção, a maioria, a esmagadora maioria, incluindo o Cherba, o que até foi uma surpresa para mim, comentou a frase com base num ataque pessoal ao homem.
Poucos foram os que comentaram a frase , e os poucos que o fizeram só apareceram depois do meu comentário a dizer que estavam a tirar a frase do contexto. E houve mesmo pessoas que, mesmo depois de eu transcrever todo o contexto onde a frase foi proferida, continuaram a comentar mais o homem do que o assunto!
E isto é um bom exemplo de um dos temas que aqui falo: comenta-se o pessoal e não a ideia que está subjacente.
Agora, meu caro, é uma verdade que eu não considero da mesma forma toda a gente que aqui comenta… Mas isso todos fazem, certo?
9 Julho, 2020 at 17:53
O Miguel agora é brunista 😀
9 Julho, 2020 at 18:03
Se o dono repara que pode ser confundido como brunista ou Sportinguista é despedido na hora.
Eh eh
SL
9 Julho, 2020 at 18:05
Dono tens tu, minha puta!
9 Julho, 2020 at 18:09
Cala-te Tareco amarelo,que nem para cartilheiro das redes sociais serves.
9 Julho, 2020 at 18:22
Ó minhoca, vai pentear macacos…
9 Julho, 2020 at 15:24
Enquanto continuarem a permitir que certa nata da sociedade portuguesa brinque aos clubes, poliquices e se sirva do clube para se promover sem ter o mínimo de capacidade, vai ser sempre a mesma merda.
Se antes já tinha essa percepção mas por amor ao clube continuei a pagar quotas cá de casa por acreditar na massa associativa.
Agora e depois de se ter permitido um atropelo nunca visto aos valores e principios que me fizeram escolher este clube, a minha fé na massa associativa do clube acabou e com isso o pagamento das quotas.
Agora é secar a mama outra vez e esperar que venha algum maluco tentar impedir novamente um PER ou refundação do clube.
Entretanto vamos brincando às estruturas. Quando o cancro está lá a matar o clube aos poucos.
Veremos.
9 Julho, 2020 at 16:04
Ora bolas…!!! E eu a pensar que era preciso ‘inventar a roda’ para por o Sporting nos eixos…!!! Afinal não… parece que só é preciso inventar a pessoa para por isto em prática…………
9 Julho, 2020 at 17:10
Pois, mas acredite que isso não deve ser tão fácil assim. Pelo menos a avaliar pela maioria das figurinhas que se nos vão apresentando de há 5 décadas a esta parte. Só 2 “cumpriram com os requisitos”.
Um abraço e saudações leoninas
9 Julho, 2020 at 18:25
That’s the point… Até ‘a(s) pessoa(s)’ já foram inventadas… e não quisemos, não soubemos ou não pudemos… O que é certo é que voltamos ao zero… ou perto disso…. por isso corroborou em absoluto…. o que está mal são ‘as figurinhas’ e os bonecos que veem com elas…
9 Julho, 2020 at 23:55
+ MCMVI
🙂
9 Julho, 2020 at 18:12
Correcção :
Seja reposta a legalidade no clube, um ainda cumpre os requesitos:
BDC!!
SL
9 Julho, 2020 at 18:13
É para o caro Álvaro.
9 Julho, 2020 at 19:14
Por enquanto, por muito que eu não goste, não cumpre requisitos nenhuns porque nem sócio o deixam ser.
Esta é a realidade! FACTO!
É uma realidade e um facto com o qual estou em profundo desacordo. Mas o Sporting não pode parar por isso!
O presente do Sporting exige que tomemos medidas? Sim e urgentes. Correr tão depressa quanto possível com esta camarilha dirigente que está a dar cabo do Clube e da SAD.
Mas há que sabermos o que queremos para o futuro. E vermos se alguém concorre com essa mesma vontade para o presente e o futuro do Clube.
Os comentários do Leão de Aço parecem as ameaças do “agarrem-me senão eu mato-o” … ninguém o agarra … mas continua a ameaçar o mesmo.
Eslareça-me, se for possível. Quando afirma:
” Mudar???
Atrás do PC ou TM não se muda nada.
Há formas de luta?
Onde é que elas estão?
Onde está a militância?
De uma coisa lhe garanto, nos rivais já tinham sido corridos, e com estrondo.
Mas no Sporting muita gente gosta de ser mais politicamente correcta e blá blá blá, do que adepta desportiva.
E assim nada muda, só se caírem de podres.”
O QUE É QUE, CONCRECTAMENTE O LEÃO DE AÇO JÁ FEZ PARA MUDAR O QUE QUER QUE SEJA?
ISSO PARA ALÉM DE ESTAR ATRÁS DO PC OU DO TM.
Dos rivais já tinham sido corridos. AhAhAhAh!
Um já lá está há quase 40 anos outro está há 17!
No carnide o aldrabão que foi corrido em eleições (Vale Azevedo), foi por uma unha negra e porque o seu concorrente (Vilarinho) optou por ser ainda mais aldrabão que ele, prometeu o Jardel que sabia que não assinava e só desmentiu uma hora após o fecho das urnas.
O Leão de Aço é Sócio?
Um abraço e saudações leoninas
9 Julho, 2020 at 20:33
Primeiro :
Agradeço essa sua leitura atenta a alguns dos meus comentários aqui na Tasca, o que demonstra mais que não seja que têm acertividae.
Segundo:
Muita coisa está e tem sido feita com a colaboração de muitos sportinguistas.
E sim, nos rivais esta direcção não tinha sequer tomado posse, quanto mais ser permitido fazer o que fez e continuar a fazer.
É que caso ainda não se tenha apercebido eles são campeões frequentemente porque são bem mais unidos que os Sportinguistas, que estão mais preocupados com fundações, debates, congressos e Vaidades da treta.
Para eles o que interessa são os Titulos, que foi para isso que os seus fundadores os criaram.
Terceiro
“Um já lá está há quase 40 anos outro está há 17”
É óbvio. E isso é mau aonde?
Deram e dão campeonatos aos seus clubes, lutam por títulos todos os anos.
Não foi por isso que BDC se bateu?
Afinal não é para isso que o Sporting existe e foi fundado?
O Álvaro é sócio?
Se é não devia ser, e como já lho disse antes, para mim já está apresentado e o que diz não difere muito da cartilha, apenas dá música de embalar.
9 Julho, 2020 at 23:04
Sim, sou sócio!
E acho espantoso dizer “se é não devia ser” após ter escrito “Por essa ordem de ideias o Álvaro devia então era estar calado e exprimir as suas ideias para o clube nos locais próprios e não aqui na Tasca.
Ao menos seja coerente.”
Como poderia então expressar as minhas ideias para o Clube nos LOCAIS PRÓPRIOS sem ser Sócio do Clube?
E sou eu que não sou coerente?
“… e como já lho disse antes, para mim já está apresentado e o que diz não difere muito da cartilha, apenas dá música de embalar.”
Se mo disse antes, não li.
Se tivesse lido, quem estava e está apresentado é o senhor e eu teria poupado muito o teclado.
Passar bem!
9 Julho, 2020 at 23:10
Estás equivocado, Leão.
O Álvaro pertence ao mesmo lado da barricada que tu.
9 Julho, 2020 at 23:21
No início pareceu.
Mas ao descartar completamente BDC na luta não está.
SL
9 Julho, 2020 at 23:31
Não percebeste.
A opinião do Álvaro é que precisamos de um projecto como o que o Bruno tinha, um Presidente como o Bruno, um Bruno reintegrado como sócio e, possivelmente, na estrutura do Sporting, mas não como Presidente.
Isto custa-me bastante, depois do que lhe fizeram, mas tenho que concordar.
O Bruno dificilmente terá o apoio que já teve.
O apoio ao Bruno era em Maio/Junho de 2018. Aí é que os Sportinguistas deveriam ter sido intransigentes e estar ao seu lado contra a golpada.
Aconteceu exactamente o contrário.
O circo foi montado (com a sua colaboração, voluntária ou involuntária) e muitos Sportinguistas foram “comidos de cebolada”.
A partir daí, a divisão entre Sportinguistas acentuou-se.
Essa divisão só sarará quando o Bruno for reintegrado e quem estiver à frente do clube limpe o Sporting de toda a corja que contribuiu para a golpada.
E isso nem o Bruno consegue fazer.
Custa-me escrever isto, mas é a realidade.
Uma solução é reintegrar o Bruno e deixá-lo ir a eleições.
Seria uma hipótese de voltarmos a 2018 e corrigir o erro que foi feito, entretanto.
E a partir daí, uma verdadeira “união de aço”, contra tudo e contra todos. Mas sem guardas pretorianas. Sem caça às bruxas. Apenas limpeza dos lambuças da estrutura do clube/SAD.
9 Julho, 2020 at 23:51
Vou um pouco mais longe, o problema é que nunca no imediato consegues reintegrar e fazer jus ao trabalho e legado de BdC. Até isso acontecer, no mínimo o fantoche e o dono dos estatutos terão de ser substituídos. Por isso no imediato terá de ser encontrada alternativa e depois logo se vê ….
Alternativa a isto, talvez o que ainda corre nos tribunais, talvez, mas ontem já era tarde ….
9 Julho, 2020 at 23:57
Malcolm
O Leão de aço não está a conseguir perceber que o Álvaro está do mesmo lado do barricada que ele, que eu, que tu.
Quanto ao que corre nos tribunais… Era preciso haver apoio maciço para que o Bruno tivesse estabilidade para voltar. E isso não existe.
Há é que reintegrar o Bruno e aproveitá-lo para benefício do clube, mas dificilmente terá paz se voltar para a Presidência por essa via.
A solução seria haver eleições e o Bruno poder candidatar-se.
10 Julho, 2020 at 0:09
Digo o que corre nos tribunais, no sentido de ver anulada a expulsão e dessa forma conseguir construir uma candidatura nas próximas eleições, sejam elas quando for.
Com este pmag e cd, nas próximas não será candidato, sejam eleições antecipadas ou não. E não há nada que se possa fazer, alias, mesmo que por obra e graça do espírito santo, se conseguisse uma AG para reverter a expulsão duvido que seja favorável.
Por isso disse, primeiro substituir a corja e depois pacificar o clube fazendo justiça ao trabalho de BdC e a seguir terá oportunidade caso queira de se submeter ao escrutínio dos sócios ….
10 Julho, 2020 at 0:12
Caro Jaime, concordo em quase tudo o que referiu, excepto nas conclusões.
BDC tem o apoio maciço dos sócios e adeptos.
Sempre teve, e agora muito mais, pois como disse, a maioria já percebeu que foi “comida de cebolada” com batatas e tudo.
Agora se me falar dos nojáveis e amigos, e tb paineleiros televisivos com interesses próprios, não parece ter ainda de facto.
O que lhe dá a parecer a si e a alguns essa imagem distorcida da realidade.
SL
10 Julho, 2020 at 0:29
Leão de Aço, tendo perdido muito do apoio que o elegeu é um facto que o fisiatra e o dono dos estatutos transformaram todas as AGs em referendos e até ao momento ainda não perdeu nenhuma.
E repare, primeiro tinha que conseguir marcar a AG para anular a expulsão, que não será tarefa fácil e depois teria de conseguir 75% dos votos e volto a lembrar o fivelas ainda não perdeu nenhuma AG.
Por isso acho demasiado optimismo considerar que a maioria já percebeu que foram comidos de cebolada e mais optimista ainda que o apoio a BdC é maciço.
10 Julho, 2020 at 0:39
E já agora, não espere que a minha lute passe por pontapear portas da SAD e a prestar declarações como fez esta miserável criatura:
https://www.youtube.com/watch?v=RobGIvWury8
Ou este anormal:
https://www.youtube.com/watch?v=DAfy4U8dRpw
10 Julho, 2020 at 0:41
Malcom
Como deve saber, tanto a AG de destituição, ( Mag demissionária, sem actas, etc etc etc) como as de expulsão( boletins numerados, códigos de barras etc etc) estão feridas de ilegalidades atrozes, tanto a nível estatutário do próprio clube como das leis da própria República democrática portuguesa.
Os chamados 71% não existem nem nunca existiram, logo parte de um persuposto errado.
SL
10 Julho, 2020 at 0:45
Sei disso tudo e concordo, mas para já resta esperar pelas decisões que ainda correm nos tribunais. E o tribunais vão decidir quando?
Pois é, esse é o problema e entretanto ontem já era tarde para correr com a corja, se bem que não demora muito tempos já nem ossos vão restar …..
10 Julho, 2020 at 1:04
De acordo.
A probabilidade desta corja já ter comprometido gravemente o futuro do Sporting é altíssima.
Muitos notáveis já deram por isso e tb não querem que o Sporting define pois têm filhos e netos que gostam mesmo do cube.
Quanto ao esperar pelos tribunais só se os sócios e adeptos quiserem esperar.
O 25 de Abril não foi decidido nos tribunais…
SL
9 Julho, 2020 at 20:39
E só mais uma coisa;
Até a roubarem dinheiro ao SCP os notáveis do clube são estúpidos que nem umas portas, pois se fizessem o clube campeão algumas vezes, mais dinheiro sacava e durante mais tempo.
Mas como são apenas uns chulecos de trazer por casa, nem categories para roubarem têm.
9 Julho, 2020 at 18:55
O tempo não anda para trás e temos de viver com as consequências, para ser feita justiça no clube, há muitos passos e caminho para andar.
9 Julho, 2020 at 20:55
portantUs mais uma sessão pouco interessante do club de campo xxx rumo.
sem surpresa nn apenas e so Rui Calafate pôs o dedo na ferida e explanou ideias contextualizadas com a realidade do nosso SCP… o resto BOLA!
mais uma vez n dao voz aos núcleos, as claques, aos adeptos, aos sócios descentralizado de Lisboa… enfim croquettagem no seu melhor!
10 Julho, 2020 at 1:36
“… nós temos de ir à carteira, ao bolso, deles …“.
“Eles” já estão a ir ao bolso do Spoting.
Z