Fará no próximo dia 15 deste mês três anos desde que Marcos Acuña assinou pelo Sporting Clube de Portugal. Mais de mil dias de Leão ao peito, 132 jogos pelo Clube, duas Taças da Liga conquistadas e uma Taça de Portugal. Internacional argentino, com 27 presenças na “La Albiceleste”, Acuña faz da raça uma das suas imagens de marca, não desistindo de uma luta, de uma bola, de conquistar o seu espaço com “ganas” e com vontade de Leão.
Talvez por isso, Marcos Acuña transformou-se num alvo apetecível da intriga que gravita em volta do futebol português. Se dentro de campo, esse estigma paga-se com amarelos à primeira falta e vista grossa às constantes provocações de que é alvo, fora dele, a entrega e inconformismo de Acuña levaram à criação de novelas, de histórias paralelas fruto da criatividade e imaginação de quem quer atingir não só o jogador, mas especialmente o Sporting Clube de Portugal.
Diz-me a experiência e o respeito que tenho pela profissão que os jornalistas não inventam notícias. No entanto, há várias fontes que giram à sua volta, umas credíveis, outras nem tanto, umas que enfrentam a verdade, outras que a contornam a seu bel-prazer ou a pedido de um interesse alternativo ou não declarado. Uma táctica de guerrilha utilizada é lançar uma “notícia” tarde e a más horas, de forma concertada, com uma ou duas fontes alinhadas, de forma a passar a informação como certa e credível.
O Sporting Clube de Portugal orgulha-se de ter um grupo forte e unido, composto por pessoas íntegras, honestas, trabalhadoras e que tudo fazem para honrar o nome e a história do Clube. Todos os dias trabalham para isso, em conjunto e com o apoio de uma estrutura altamente profissional.
Ao longo dos anos, o modus operandi tem-se repetido, transformando o Sporting Clube de Portugal no alvo preferencial para o desvio de atenções, essas sim, razão de ser notícias, tanto nacionais, como até internacionais.
O nosso rumo está traçado, o nosso grupo unido. Para desgosto de muitos, vamos ser fiéis a esse plano, cumprindo o nosso caminho, independentemente das pedras que coloquem na estrada. Quem atira pedras assim deveria estar mais preocupado com o seu próprio telhado. Mais tarde ou mais cedo, a verdade virá ao de cima. E para que não restem dúvidas, Acuña está com o grupo e o grupo com Acuña. Tudo o resto são apenas tentativas de destabilizar o Clube.
Não, obrigado.
9 Julho, 2020 at 15:08
Sporting bem, evitando avolumar de rumores sobre a situação de Marcos Acuña. Esperemos que, dentro de 15 dias, não surja uma proposta irrecusável.
9 Julho, 2020 at 15:51
Ao Acuna e ao Battaglia.
Já faltam poucos, os da “Pesada Herança” para sairem e que podem dar alguma rentabilidade financeira para os amigos do alheio acabarem de encher os bolsos.
Fica então só a faltar Wendel, Coates e Ristovky.
SL
9 Julho, 2020 at 15:08
Sporting bem!
9 Julho, 2020 at 15:12
Muito bem!
O Acuna é um alvo…curiosamente não só dos nossos adversários….
Quem me dera ter na equipa mais meia dúzia com a atitude, a raça e a qualidade do Acuna…
Sempre gostei destes jogadores, acho que vou gostar para sempre. Dos Slimanis, dos Acunas….dos que nunca se conformam, dos que vão sempre com tudo, dos que têm os tomates na hora do aperto para pegar o touro pelos cornos…
9 Julho, 2020 at 19:55
Discordo, aliás ,acho que Acuña(sem ter culpa disso) foi uma má contratação.Na altura gastámos 10M num extremo que tecnicamente é péssimo e só serve para o cruzabol sendo que acredito que foi a ausência de um extremo criativo e com golo que nos impediu de lutar pelo título na primeira época em que cá esteve.Na época seguinte é pelo estatuto dele e pela falta de tomates de Peseiro que o Matheus é mandado para a Alemanha, sendo que ainda foram precisos alguns jogos de prestações vergonhosas para que passasse a lateral.
Dá tudo em campo,100% profissional e é um ala razoável, mas para mim isto não chega para uma das contratações mais caras da história do clube, e tendo em conta que os últimos jogos demonstraram que ofensivamente Nuno Mendes dá bem mais à equipa não vejo porque motivo o Sporting deva aspirar a ter mais meia dúzia de jogadores com a qualidade do Acuna, talvez para compor o plantel mas neste momento melhorar o 11 parece-me prioritário.
9 Julho, 2020 at 21:30
Por favor!
Tecnicamente é péssimo?
Caramba!
9 Julho, 2020 at 21:37
Não passa, não dribla, remate de vez em quando sai um cruzado se a bola vier a jeito.
Estamos a falar de um extremo que cada vez que tem a bola vira o cu ao adversário e encosta-se à linha lateral, sendo que daí ou joga para trás ou cruza.Isto para mim não é performance digna de um dos jogadores mais caros da história do clube mas cada um sabe de si.
10 Julho, 2020 at 0:41
Sabes o que é ter técnica ao menos??uma coisa é ter habilidade e fazer fintas para aqui ou para ali….outra é ter técnica.
Vê a qualidade de passe ou cruzamento.
Agora não é aquele jogador de fintar 3 gajos,mas tem tanta coisa boa,como já disse,Acuna,wendell e coates eram capazes de jogarem em boas equipas europeias,não tubarões mas em boas equipas,mas quando se quer despachar os melhores e ficar com o entulho,não faz sentido para mim.
10 Julho, 2020 at 10:02
100% de acordo Gonçalo!
Muita vontade e numa equipa candidata ao titulo daria um bom lateral só.
Pedir-lhe para ser extremo é ousadia a mais na minha opinião
10 Julho, 2020 at 11:12
Tecnicamente péssimo? Até fiquei baralhado…
9 Julho, 2020 at 15:28
“Quem atira pedras assim deveria estar mais preocupado com o seu próprio telhado.”
Acto falhado?
9 Julho, 2020 at 15:31
Acuna para sair. Acredito a 99%.
Que cumpra enquanto está.
SL
9 Julho, 2020 at 16:57
E está a cumprir, e de que maneira…
9 Julho, 2020 at 15:32
Era isto que eu gostava de ver, SEMPRE que algo ataca minimamente o Sporting Clube de Portugal.
9 Julho, 2020 at 15:36
Se o comum dos mortais, quando recebe um boato, tem (ou devia ter) por norma confirmá-lo ou desmenti-lo através de outras fontes, quanto mais um jornalista.
O Acuna é um alvo apetecível, dentro (fosse lampião, era raçudo, assim é indisciplinado) e fora de campo. Tendo o papel que teve na altercação com os rapazes que participaram na encenação/invasão, melhor ainda.
Posto isto, duvido que a sua venda não seja realizada de modo a “reforçar sectores específicos de forma cirúrgica”.
9 Julho, 2020 at 15:52
O Acuna no último jogo, não teve a atitude habitual. Raramente subiu no terreno, o lateral tem que funcionar neste esquema como extremo. A mim dá-me a impressão que está mortinho para sair do SCP. Provavelmente anteriormente já lhe prometeram facilitar a saída por tuta e meia.
9 Julho, 2020 at 15:57
O texto está bem escrito (até se estranha, vendo os paupérrimos antecedentes, crónicos e frequentes, alguns até ridículos….), reconheço.
E muito pior ainda estaríamos, do que o que realmente estamos, se nem este tipo de defesa pública do atleta (e do próprio balneário e do espírito de grupo) não fosse feito com um mínimo de competência e sensatez.
“”Mais tarde ou mais cedo, a verdade virá ao de cima.“” – destaco esta frase do texto, por não ter a mínima dúvida que tal acontecerá. Mas antevejo, no entanto, que não será a que o autor do texto imaginará. Há que aguardar…
SL
9 Julho, 2020 at 15:57
Vai ser uma venda por 10 milhões e com esses 10 milhões vão pagar comissões ao agente, jogador e intermediário. Se vendem o LE titular é preciso comprar um LE, ou esperam que o N Mendes faça os jogos todos? Sobra quanto para reforçar outras posições?
9 Julho, 2020 at 19:15
Estás a esquecer o Hugo Viana.
Deves pensar que um lampião ferrenho como ele anda lá pelas lindas cores das camisolas…
SL
9 Julho, 2020 at 16:11
Acuna é um grande jogador e é “só” internacional argentino.
Tem o estigma de pertencer a um clube que se deixa amesquinhar há décadas e se joga-se de azul e branco ou encarnado com uma águia rafeira ao peito não teria metade dos cartões que já levou.
Num país onde o jornalismo é igual a uma pocilga e onde tudo se faz para truncar factos em defesa do clube do “regime”, atacando sempre os mesmos nada é de estranhar.
Oxalá fique por muitos anos, ele e Coates.
9 Julho, 2020 at 21:39
Isso!
9 Julho, 2020 at 16:43
“Ao longo dos anos, o modus operandi tem-se repetido, transformando o Sporting Clube de Portugal no alvo preferencial para o desvio de atenções, essas sim, razão de ser notícias, tanto nacionais, como até internacionais.”
BEM!
9 Julho, 2020 at 17:05
“O nosso rumo está traçado”. É para rir mesmo.
Vamos ver quantas mais semanas lá fica Acuña e quanto vai render.
9 Julho, 2020 at 19:19
Para o clube vai render uns trocos.
Para além de que, como o objectivo é continuar a aniquilar desportivamente o clube, é uma venda obrigatória… para “eles”.
E a seguir vai o Wendel ou o Jovane.
E depois, é melhor fecharem as portas.
SL
9 Julho, 2020 at 21:38
Depois de pagar as comissões, pouco mais dos 10M€ que custou…
9 Julho, 2020 at 17:31
“Diz-me a experiência e o respeito que tenho pela profissão que os jornalistas não inventam notícias”.
A arbitragem está melhor que nunca.
9 Julho, 2020 at 17:32
“O Sporting Clube de Portugal orgulha-se de ter um grupo forte e unido, composto por pessoas íntegras, honestas, trabalhadoras e que tudo fazem para honrar o nome e a história do Clube.”
A piada faz-se sozinha.
9 Julho, 2020 at 17:33
“Mais tarde ou mais cedo, a verdade virá ao de cima.”
Leak batuque.
9 Julho, 2020 at 17:34
“Não, obrigado.”
Eu sou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
9 Julho, 2020 at 17:35
“Fará no próximo dia 15 deste mês três anos desde que Marcos Acuña assinou pelo Sporting Clube de Portugal”
Herança pesada.
9 Julho, 2020 at 17:37
“A entrega e inconformismo de Acuña levaram à criação de novelas, de histórias paralelas fruto da criatividade e imaginação de quem quer atingir não só o jogador, mas especialmente o Sporting Clube de Portugal.”
Alcochete nouvelles
9 Julho, 2020 at 19:20
Enquanto houver um cêntimo que estes Chulos de colarinho branco puderem roubar ao clube, vai tudo a eito!
SL
9 Julho, 2020 at 17:38
“Uma táctica de guerrilha utilizada é lançar uma “notícia” tarde e a más horas, de forma concertada, com uma ou duas fontes alinhadas, de forma a passar a informação como certa e credível.”
Manifs violentas de sócios.
Deixe aqui a sua moedinha.
9 Julho, 2020 at 21:37
O Acuña é o nosso melhor jogador, agora que o Bruno Fernandes saiu.
Jogava em muitas das grandes equipas da Europa.
É um jogador muito bom tecnicamente, forte no combate físico, com grande atitude e espírito de entrega. É o jogador “mais vale quebrar que torcer”!
É verdade que por vezes perde a cabeça com demasiada facilidade, que é o seu grande handicap.
Ver aqui adeptos a quererem que o vendam e que vá embora é estranho mas como sempre houve pessoal a querer que o Bruno Fernandes, o rato, fosse embora, é só mais um…
Levarão décadas até termos outro jogador da categoria do Bruno Fernandes a jogar no nosso clube. E também muitíssimos anos passarão até termos outro da qualidade do Acuña!
10 Julho, 2020 at 1:08
Caro Miguel,
Por favor… pare. Já chega. Não invente mais sobre o Acuña.
SL
10 Julho, 2020 at 1:10
Livramento mas onde está a invenção?
10 Julho, 2020 at 1:37
Caro Koki,
A invenção consiste em fazer do Acuña um jogador que ele simplesmente não é…
SL
10 Julho, 2020 at 12:37
Ou vice versa…depende do ponto de vista de casa um.
10 Julho, 2020 at 13:25
Caro Koki,
Citando o Caro Miguel: ” Levarão décadas até termos outro jogador da categoria do Bruno Fernandes a jogar no nosso clube. E também muitíssimos anos passarão até termos outro da qualidade do Acuña!”
Só jogadores CONTEMPORÂNEOS do Acuña que lhe eram/são superiores: Mathieu, Wendel, Nani, Raphinha, Bas Dost, Rui Patrício, WC, Adrien, Gelson Martins.
Estamos a falar da terceira contratação mais cara da história do SCP (salvo erro).
Que veio para jogar no meio campo ofensivo e que, por artes que desconheço, foi “descendo” no campo até defesa esquerdo. Posição na qual é notoriamente inferior a Telles e Grimaldo, por exemplo.
Tem raça. Vontade. “Motor”. Tem um bom remate e um bom centro. Certo.
Mas é pouco inteligente, não defende bem, é indisciplinado e raramente faz a diferença em jogos.
Pelo que não se exagere.
Como lateral esquerdo, é inferior a um Rui Jorge, por exemplo. E nunca se falou que “muitíssimos anos passarão até termos outro da qualidade do Rui Jorge!”
SL
10 Julho, 2020 at 12:56
Concordo na análise a BF e discordo da de Acunha.
Não o acho nada de especial, nem a defender nem a atacar.
A raça, fibra e intensidade estão lá…contudo acho-o substituível, apesar de no atual plantel se destacar.
SL
9 Julho, 2020 at 23:20
É grande jogador, dos que encara qq adversário de frente.
A raça e o inconformismo valem cartões, fosse outro clube e era o “nosso Acuña”.
Excelente neste sistema, é preciso é que esteja bem.
Hã quem confunda técnica com malabarismo e reviengas. Técnica tb é passar e cruzar bem.
Com ele e Nuno Mendes a LE está muito bem entregue.
10 Julho, 2020 at 0:45
Isso mesmo,dizer que ele não tem técnica só pode ser de um gajo que nunca deu um chuto numa bola,técnica não é fazer fintas,tem a ver com receção/passe/remate tão simples quanto isso…Não é fazer acrobacias,isso não tem nada a ver com técnica,por favor.
Até parece que temos muitos jogadores Internacionais regularmente por uma Argentina,ao desdém que vejo darem ao Acuna…e como dizes e bem,fosse dos lampiões ou tripeiros,era só elogios…
10 Julho, 2020 at 11:20
Há aqui comentadores que é sempre a mesma lengalenga.
Por um lado, nenhum jogador do plantel é bom, é tudo entulho, é tudo lixo, mesmo os que não são. parece que temos plantel para lutar pela permanência.
Por outro, têm de jogar mais; não ganham porque não querem, não se esforçam; uns merdas, uns mercenários.
Depois são vendidos; sempre barato demais; o jogador era melhor do que isso.
10 Julho, 2020 at 12:03
O gonçalo , cunhas e livramentos ( mal empregado nome ) não percebem nada de bola …com que então o acuna ….internacional argentino .. vão mas é passear o cãozinho .
10 Julho, 2020 at 12:25
Até que enfim um comunicado de jeito.
Digam o que disserem eu gosto do Acuña, e se fosse possivel gostava de o ver de leão ao peito mais anos. Não para tirar o lugar ao Nuno Mendes, mas para formar com ele uma ala esquerda. Ou isso ou a jogar no meio.
Tomara o Vietto ter um quarto da raça do Acuña.