A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal regressa ao activo em 2020/2021 e já é conhecido o treinador: Filipe Çelikkaya, de 35 anos, assinou por três temporadas, vai orientar os jovens Leões e foi apresentado esta semana no Estádio José Alvalade.
Antes das passagens por GD Chaves (2017/2018), Vitória SC (2018/2019) e FC Shakhtar Donetsk (2019/2020), onde foi adjunto de Luís Castro, Filipe Çelikkaya pertenceu à equipa técnica dos sub-19 do Sporting CP entre 2015 e 2017, pelo que este é um “regresso a casa”.
“Estou muito feliz por estar de volta. Era algo que eu ambicionava. Surgiu esta oportunidade e tentei resolver a minha situação profissional no meu clube anterior. É um regresso a casa e o regresso de uma equipa B que estava extinta. A emoção é grande, assim como a felicidade por encontrar pessoas com as quais privei durante algum tempo na Academia Sporting. Estou desejoso de voltar a trabalhar”, garantiu ao Jornal Sporting.
Sobre o facto de trabalhar com a equipa B, Filipe Çelikkaya não escondeu que está entusiasmado por poder “potenciar jogadores para a equipa principal”. “Esse é um grande desafio que não é fácil e leva tempo. No entanto, tendo em conta o panorama actual do Clube, é algo que motiva porque há uma luz que é o investimento feito na Academia Sporting e na formação. Estou feliz por poder contribuir para esse objectivo e agora queremos começar o trabalho porque há muitos jovens jogadores desejosos de, um dia, poderem representar a equipa principal do Sporting CP”, lembrou.
Admitindo que tinha o objectivo de voltar ao Clube de Alvalade desde que saiu dos sub-19 dado que foi uma casa que o “recebeu muito bem” e onde foi “muito feliz”, Filipe Çelikkaya recordou 2016/2017 – a última temporada antes de deixar o Sporting CP – e explicou o que pretende para o futuro. “Fomos campeões nacionais de juniores nesse ano e essa geração deu muitos frutos à equipa principal. Foi o momento ideal para voltar a casa, ter um desafio diferente e reencontrar jogadores que hoje já são adultos e querem construir um caminho. Vou ajudá-los nisso”, prometeu.
O técnico abordou ainda a relação entre a equipa B, a equipa principal e os restantes conjuntos Leoninos que trabalham diariamente na Academia Sporting. “Um Clube como o Sporting CP só faz sentido se houver articulação entre todos os escalões. Esse trabalho é muito bem feito porque se não fosse os jogadores não estavam a aparecer na equipa principal. Há resultados de toda a estrutura que trabalha na Academia Sporting diariamente. Essa coordenação é feita de uma forma natural com o Rúben Amorim e com todos os outros treinadores que pertencem aos quadros da Academia”, concluiu.
12 Julho, 2020 at 8:00
TEmos pena … Temos muita pena …
Mas, entrar e … dizer isto … ” Esse trabalho é muito bem feito porque se não fosse os jogadores não estavam a aparecer na equipa principal. Há resultados de toda a estrutura que trabalha na Academia Sporting diariamente.” …
Só de alguém que está a ‘lamber colhões à trupe de BILTRES’ deste INDECOROSA direcção … A pior em termos morais de SEMPRE no SCP!!!
12 Julho, 2020 at 13:56
Nunca um clube teve uma direcção inimiga dos seus sócios e do próprio clube.
Até nisto o SCP foi pioneiro.
SL
12 Julho, 2020 at 8:30
a equipa b é uma burrice total.
só vai servir para trazer entulho.
nem sequer é uma cópia dos sub23.
12 Julho, 2020 at 8:46
Acho a equipa b importantissima so espero q nao se ponham a jogar em 343…
Um dia o amorim baza e depois? Como é?
12 Julho, 2020 at 8:57
Baza e mudas a táctica para satisfazer as exigências do novo treinador. Quando o sistema táctico e as funções dos jogadores são as mesmas a integração em caso de subida súbita é muito mais fácil.
12 Julho, 2020 at 9:44
Ou seja se mudares de treinador 5 vezes por epoca como aconteceu este ano vais sujeitar um puto q ta em formaçao a 5 ideias diferentes???
Gosto da tua forma de pensar…
12 Julho, 2020 at 11:20
Pescas muito disto
12 Julho, 2020 at 12:34
Epá nao tanto como tu mas espero chegar ao teu nivel um dia sua excelencia…
12 Julho, 2020 at 14:58
Mas isso são épocas que raramente acontecem, mesmo que nunca devessem de acontecer. Se o treinador principal usa o 3-4-3, tu como treinador da equipa B cujo o objectivo é municiar a equipa A queres é que a adaptação, caso haja uma subida, seja mínima. Estás 2 ou 3 meses a treinar um puto em 4-3-3, ele por acaso é chamado à A e tem minutos de jogo, tu queres que ele entre e que esteja totalmente adaptado às ideias e ao que o treinador lhe pode pedir. Alinhar tanto os sub-23 como a equipa B, com o plano táctico da equipa principal só trás benefícios aos jogadores.
12 Julho, 2020 at 9:38
Desconhecia a sua passagem pela nossa academia, pelos vistos ainda no tempo de BdC, pelo que será um regresso.
Que efectue um bom trabalho, apesar de julgar que se devia apostar na promoção de treinadores que por lá já andam há algum tempo, e que já deram provas de qualidade nos escalões inferiores.
SL
12 Julho, 2020 at 12:24
boa sorte… e bem irás precisar dela!
neste “club de campo” ou danças ou fazem-te a folha rápido.
esta equipa B será recheada de “mendilhice”… happy days!
12 Julho, 2020 at 12:32
Que faça um bom trabalho e prepare a miudagem para outros voos
12 Julho, 2020 at 12:38
Dassse…este não esteve cá anteriormente e pertencia ao projecto onde o GAP (garganta Punda) era uns dos maiores problemas do clubito?
Confuso, clube de coxos.
12 Julho, 2020 at 13:40
Sou a favor, mas na segunda liga. Infelizmente deixámos cair a equipa com uma descida de divisão, agora é subir depressa.
Por outro lado, a B faz todo o sentido, não nesta divisão e por isso toca a subir depressa.
Faz sentido pq mesmo subindo à A 2 juniores de topo (como está a acontecer agora e bem) outros precisam de mais tempo a jogar contra ratice (há muita na segunda liga) pq nem todos podem ser emprestados.
Por outro lado, Amorim disse que queria plantel curto e ia recorrer à B.
Os sub23 dispensava.
12 Julho, 2020 at 17:10
A equipa B faz bem mais sentido que os Sub23 mas, para mim, fazem sentido as duas equipas.
Desejo sorte ao treinador.
Que seja competente!
É preciso subir de divisão sempre até chegar à 2ª Liga! É fundamental porque uma equipa B a jogar abaixo da 2ª Liga não faz sentido! Há que percorrer o caminho que alguém estragou!
12 Julho, 2020 at 20:23
Dificulta até muito ter os tais gajos com qualidade que sejam a tal alternativa para o plantel curto do Amorim.