Largos vão os anos de desgostos infindáveis naquilo que me move e sempre moveu como Sportiguista. O futebol.
Reconhecidamente e orgulhosamente um clube eclético e vencedor, dos mais vencedores do mundo, a distância nunca me permitiu viver as maravilhosas tardes na nave e agora mais recentemente no JR.
O futebol quer queiramos quer não é o motor de todo o nosso fervor leonino é e sempre será a nossa principal paixão. É nele que pensamos dia e noite é com ele que choramos e rimos mais do que tudo o resto. E dizer isto não é nem deve ser mal interpretado pois é a verdade nua e crua ainda para mais para casos como o meu que vivemos longe do ecletismo e digo isto com muita mágoa porque também eu gostava de passar as tardes entre o pavilhão e o estádio. Como eu haverá milhares!
As modalidades “amadoras” não deveriam servir de escudo, deviam e devem ser olhadas com orgulho mas não serão elas o garante do nosso clube enquanto o conhecemos. Vivemos no país do futebol. Não somos o Canadá, nem os Estados Unidos somos Portugal!!
Posto isto, há muito que defendo uma política de investimento forte no futebol. O Sporting perdeu e perde espaço ano após ano dentro da nossa liga e há muito que já nem espaço tem na Europa. Não valerá a pena neste post que se quer rápido e directo aprofundar as dezenas de anos em que por culpa própria nos deixamos ludibriar pelos nossos rivais. Por culpa própria ostentamos a bandeira do eternamente diferentes e o preço a pagar tem sido altíssimo.
Defendo há anos uma política de investimento externo rápida e eficaz para nos voltar a colocar na rota dos títulos de uma forma consecutiva e não de 18 em 18 anos. Não vislumbro outra solução que não seja esta. Procurar uma boa gestão um bom presidente uma politica de contratações acertada sem dinheiro sera tarefa árdua. Nao impossível, mas quase! E venha quem vier, sem dinheiro é literalmente difícil… Querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas e sobretudo cometendo os mesmos erros é assutadoramente preocupante.
Leio por aqui uma busca incessante por uma direção na linha da anterior. E tem sido isto ano após ano. Não acertamos uma. O seguinte vem sempre resolver problemas do anterior. O anterior deixa a casa num caos segundo o que acaba de entrar. Falamos de reestruturações enquanto os outros dois e (sabe Deus como estao as suas finanças) discutem títulos dentro e fora do campo.
Nós? Falamos deles. Nada é justo. É tudo comprado, feito, combinado. É assim há décadas. Mas continuamos eternamente diferentes á espera de um milagre. Continuamos na esperança que um dia tudo se vai descobrir e que ainda vamos ganhar títulos na secretaria. Continuamos queques, de sangue diferente e a falar deles como se nós fossemos o exemplo de gestão. Só os outros fazem merda, nós continuamos angelicais a jogar dentro campo e com medo de mudar o paradigma de gestão. Nao quero ser igual a eles. Nunca!! Mas nao quero continuar com a mania que sou superior. Não somos! Ponto. Custa admitir? Muito mas é a verdade.
E quando a boa gestão aparentemente chega e é unânime, os socios (sim foi deles a culpa) são levados por cabalas e teorias da conspiração a decidir algo de forma errada e altamente prejudicial para o nosso clube. Os outros, vão ganhando mas aqui a discussao é presidencial. Somos isto. Temos sido apenas isto. Falamos de mesas de assembleia gerais enquanto eles falam de títulos. Andamos a falar de vices enquanto eles na Europa são campeões… Lutamos contra nós em vez de lutar contra eles.
Na hipocria elevada ao extremo queremos continuar a ser nós a definir o rumo do clube. Não me oponho. Confesso que perder esse direito me assusta. Mas olho em redor e vejo que o mundo mudou o futebol mudou. Há muito que que deixou de ser gerido apenas e só por paixão infelizmente e das duas uma: Ou investimos/deixamos investir ou ser tão grande como os maiores da Europa deixará de ser sequer um sonho!
Os mesmos que querem dar novamente a palavra aos sócios são os mesmos que espezinham esses sócios. São os mesmos que os categorizam em classes. São os mesmos que os apelidam de tudo e mais alguma coisa. Decidam-se!!!
Sinceramente e escrevo isto com a maior das sinceridades nem eu sei o que será melhor. Tenho uma ideia clara que o tempo será o nosso pior inimigo e quanto mais tarde acordarmos poderá ser tarde de mais para um retorno com o qual sonhamos. Tempo nao se pode combater com tempo. Combate-se com medidas!
Vender a SAD. Esse palavrão e que tantas dores de cabeça nos tem dado não sei se é a solução. Já ouvi imensas teorias. Umas boas umas más. Ficar com a SAD dá no minimo o controlo aos socios de decidir. Mas que decidimos nós nestes 40 anos? Que nivel de acerto temos tido nós nas nossas decisões? “Mas podes decidir”…dirão muitos. Ok é o que temos feito. Resultados? Zero…
Não deveria a SAD ser gerida por um CEO competente português e Sportinguista? Não poderiamos nós ser bem sucedidos nesta operação e exponenciar a nossa marca ganhando dentro para nos projectarmos lá fora? É urgente ter uma equipa de futebol capaz, é urgente ir à champions consecutivamente.
Continuaremos nós sócios a lutar uns contra os outros a dizer que o meu presidente é melhor que o teu?
Continuaremos nós a dizer que o teu “dono” te manda escrever isto?
Continuaremos nós acusarmo-nos de haver gente paga para espalhar a palavra?
Continuaremos nós sócios a ver os oportunistas cheios de ideias e projectos que no fim são e serão mais uma desilusão?
Continuaremos aturar mais reestruturações e mais anos zero?
Enquanto lemos este post os rivais reforçam-se com as idas à Champions com os bolsos “cheios” de nada . Nós por cá, continuamos a falar em projectos a 3, 4 ou 5 anos e em dar tempo aos jovens!
Continuamos na esperança que desinvestindo ou investindo mal vamos dar a volta. Esqueçam! Continuamos a querer deitar direções abaixo à primeira derrota ou ao primeiro post de Facebook.
Somos isto, temos sido isto. Titulos? Nem vê-los…
Temos medo de investimento, temos medo dos empresários, temos medo dos croquetes e dos rissóis que são oferecidos nos camarotes, temos medo de tudo, só não temos medo de perder consecutivamente! Eu quero ganhar já!!!
Ps- a discussão quer-se elevada. Sei bem que é um tema fracturante e que será alvo de diversas criticas e visões diferentes. Respeito! Mas peço que percebam a minha visão de alguém que tal como vós quer o Sporting de volta ao país e ao Mundo.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Rui Cunha
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
21 Julho, 2020 at 13:10
Boa posta. Não concordo contigo neste assunto mas explicas bem o que queres
““Mas podes decidir”…dirão muitos. Ok é o que temos feito. Resultados? Zero…”
A incompetência tanto pode ser eleita como pode ter muito dinheiro e comprar uma SAD. Vender a SAD não é garantia de competência.
A diferença, nmo, é que da maneira que está os sócios são soberanos. A direcção é incompetente, é votada fora nas eleições. Com a venda da SAD perdes esse poder.
Poder esse que é nosso.
21 Julho, 2020 at 13:52
Nada é garantido, de acordo!
Mas as probabilidades de crescimento e de resultados desportivos são enormes!
21 Julho, 2020 at 13:13
Isso do querer ganhar já, joga com a venda da SAD, a um americano, chinês ou russo, é a cenoura, o que eu quero é muito simples…. Sustentabilidade, com ela vamos ganhar mais, que me interessa ser campeão, se depois vou amargar o resto dainha vida? Ninguém dá nada a ninguém, não temos que mudar os fundamentos da nossa fundação, veio José Roquete com uma ideia de SAD, João Rocha entrou em litígio com ele e tinha razão. Não me venhas com essa Cunha.
21 Julho, 2020 at 13:51
O slb e o porto são sustentáveis?
21 Julho, 2020 at 14:22
São. Pelo menos até hoje.
21 Julho, 2020 at 14:27
Niguém diria com um porto ás contas com o fair play financeiro e um slb que apos vendas de milhoes continua de emprestimos em emprestimos
21 Julho, 2020 at 14:33
É porque também estão a governar o clube acima das posses deles, se não podemos ter 90 milhões, temos 60 de Orçamento
21 Julho, 2020 at 14:50
Isto só te vem desdizer, o Sporting sempre foi mal governado, mesmo por aquele que aqui tanto idolatram, o clube não pode ter orçamentos de 90 milhões.
21 Julho, 2020 at 15:14
looool
Haja memoria, até porque existe competência e incompetência:
Na pagina 5 da auditoria feita para exterminar:
‘Relativamente aos últimos 5 anos, entre 30 de Junho de 2014 e 30 de Junho de 2018, o Sporting Clube de Portugal registou no conjunto dos cinco exercícios um resultado líquido positivo de cerca de 1.108 milhares de euros e um resultado líquido positivo atribuído aos associados do Clube de cerca de 9.532 milhares de euros.’
21 Julho, 2020 at 15:23
Malcolm, para mim não me atires areia para os olhos, basta não ires à Champions, o que com a máfia que há em Portugal é mais que provável, estás feito. Nós primeiros anos gostei da governação do mandato, depois com JJ ao não seres ou não te deixarem ser campeão era o desastre. O Sporting tem que ter uma governação dentro das suas possibilidades.
21 Julho, 2020 at 15:29
Eu não atiro nada, está escrito na auditoria, pagina 5.
Em 5 anos, os resultados acumulados foram positivos e ficastes com plantel e com um contrato da nós que em 2 anos permitiu rendimentos superiores a 300M
Chico, foram 300 milhões!
21 Julho, 2020 at 15:23
ainda assim, O PORTO é campeão e vai à CL… na próxima época atenta aos resultados do clube do regime…
21 Julho, 2020 at 13:14
Uma empresa tem por objectivo o lucro.
Um clube de futebol tem por objectivo os melhores resultados desportivos.
É mais fácil ganhar campeonatos se existir investimento e reinvestimento no futebol.
Há um conflito entre o interesse do clube que precisa de dinheiro para aumentar a qualidade do plantel e da estrutura e o interesse dos accionistas que querem (legitimamente) ser remunerados pelo risco que assumem.
Como bónus, temos o perfil dos “investidores”, em especial, em Portugal: são, essencialmente, criminosos.
21 Julho, 2020 at 13:28
“Mas peço que percebam a minha visão de alguém que tal como vós quer o Sporting de volta ao país e ao Mundo.”
Obviamente que sim, Rui.
E compreendo os teus argumentos.
Queres experimentar o que ainda não experimentámos, pois o que já tivemos não resultou em nada. Ou quase nada.
Mas para a próxima época abre-se uma hipótese mais consistente de irmos à Champions (assim fiquemos, pelo menos, em 3.º lugar).
As idas à Champions fazem toda a diferença.
Fazem toda a diferença.
Até o “maluco” sabia disso e por isso ficou, tal como muitos de nós, furioso por aquilo que os jogadores fizeram no final da época 2017/18. Teve a sua quota parte de culpa.
Mas os jogadores são profissionais, pagos a peso de ouro, se compararmos com a esmagadora maioria da população, e naqueles 2 últimos jogos (para mim, 3), foam tudo menos profissionais. Alguns deles, não todos.
Quanto aos investimentos externos na SAD.
Não sou contra.
Apenas não embarco na ideia que tudo vai ficar melhor, porque não basta vi alguém e “despejar” dinheiro em cima, trazendo o Ronaldo, o Messi e o Neymar.
Existe uma coisa chamada fair-play financeiro e que tem a ver com as receitas operacionais.
Agora, há sempre forma de contornar a coisa. O PSG que o diga. O City também, apesar de ter sido desmascarado.
Esta ideia de alguém pegar no clube não é de agora: lembro-me de ter sido falada em tempos. Que havia um investidor de Macau que queria comprar o Sporting.
Na altura pensei “Força! Que compre uma equipa competitiva!”.
Mas agora as coisas não são assim.
O mercado português não é igual ao mercado inglês. Daí a dificuldade em aceitar que nos tornaremos num caso de sucesso, como o PSG ou o Manchester City.
Falas de se um investidor sportinguista. Isso é a ideia (ou, pelo menos, foi no “Sporting Com Rumo”) do Tomás Froes.
Mas será mesmo assim?
O teu desespero é assim tanto que queiras arriscar este “all-in”?
Sei como te sentes. A frustração de não sermos campeões é imensa. E as vitórias nas modalidades servem apenas para apaziguar essa frustração.
Acredita que compreendo a tua reflexão e revejo-me em parte na mesma.
21 Julho, 2020 at 13:31
excelente comentário, até podias parar no tema Champions porque é por ai que tem que passar o futuro do Sporting.
21 Julho, 2020 at 13:36
Obrigado.
21 Julho, 2020 at 13:47
Enorme comentário!
Sim e eu entendo a tua.
Repara que ao longo do post refiro investimento como palavra de ordem. Se isso implica vender a Sad ficando nós com 41% não sei. É uma hipotese.
Está provado que 88% das equipas que mais investem e tem melhores planteis ganham contrariamente ás outras que optam por um caminho de sustentabilidade e poucos riscos.
São opções. O que me assusta é que temos pouquissimo tempo.
SL
21 Julho, 2020 at 14:51
De acordo Grilo. Excelente comentario!
É nas idas à champions que está o lucro e não com boas campanhas na liga europa
21 Julho, 2020 at 13:36
Respeito a opinião.
Mas o futuro do Sporting será por ter uma excelente departamento de Scouting e consequentemente estar na Champions, esta época que ai vem, o 3º lugar já dá para sonhar com a Pré, o 2º lugar dá entrada direta, portanto é trabalhar para isso.
Não precisas de investidores ou percas de SAD.
Estás no Tugão, campeonato nivelado por baixo e com um extra campo fortissimo.
O Sporting tem um problema com muitos anos, que é o Scouting de jogadores.
A formação apresenta sempre a cada ano, 2 ou 3 jogadores com qualidade de integrar um plantel A e ser opção.
Para finalizar o trabalho desta direcção na próxima época esta facilitado com a top3 entrar na champions, o que por si só faz uma diferença enorme, quer queiramos quer não, gostando ou não, este 3º lugares se por acaso tivessem dado acesso á Pré…a conversa e dinheiros seriam outros.
SL!
21 Julho, 2020 at 14:04
O Sporting precisa de um plano. E de o seguir.
21 Julho, 2020 at 14:39
Navegação à vista, é um desígnio tuga, seja nas empresas ou na SAD do SCP.
21 Julho, 2020 at 13:37
… se a falta de vergonha na cara matasse… ou até a falta de honestidade intelectual… esta guerra fratricída que vem de maio’18 já estaria apaziguada… ou então, bastaria a tal honestidade intelectual e admitirem e reconhecerem o erro gigantesco que foi irem na cantiga dos golpistas e retirarem de forma ilegal e vergonhosa uma direcção legítima e superhipermega competente (e TRANSPARENTE)…
Mas preferem continuar a demonstrar toda sua presunção, arrogância e cinismo…
21 Julho, 2020 at 13:41
É impossível concordar com esta visão, simplesmente porque parte de premissas baseadas em wishful thinking e azia acumulada de anos e anos sem festejar.
Quero que seja aqui comprovado que um clube que venda a sua SAD é campeão “já” e continuará a ser campeão e vencedor regularmente em Portugal. Podem ir a todo o mundo e irão encontrar apenas UM clube: PSG. É o único clube comprado por investidores externos estrangeiros e não-adeptos que tem vencido ano após ano a sua liga, torrando às centenas de milhões. Relembro que a maior transferência de sempre foi a do Neymar por 222M para o PSG!
E podem ir à Inglaterra onde esta palhaçada de clubes comprados proliferou inicialmente e facilmente chegam à conclusão que só um ganha de cada vez. Foi o United, foi o Chelsea, foi o City, agora será o Liverpool.
Conta-se os casos de sucesso regular com uma mão, e não chegavam as quatro patas do Varandas para contar os casos de insucesso. Alguns exemplos como Málaga, Coruna, Leiria, Belenenses, Anzhi, Bétis, várias equipas de Inglaterra que estão no Championship ou abaixo como o Portsmouth, etc.
EM LADO ALGUM ESTÁ COMPROVADO QUE VENDER UM CLUBE A UM INVESTIDOR EXTERNO SIGNIFICARÁ COMPETÊNCIA E GARANTIA DE TÍTULOS DE FORMA REGULAR! Muito menos contra os nossos rivais amegos, que estão muito à frente de nós!
Ou o Rui Cunha quer ganhar uma vez em 2021/2022 e depois exige títulos para 2040?
Metam esta merda na cabeça, foda-se. Not fucking rocket science.
21 Julho, 2020 at 13:49
kigstone,
Eu falo em investimento/injecçaõ de capital no futebol.
Terá de implicar a venda da SAD?
O que te garante que a politica que nos arrastou para isto irá dar resultado?
21 Julho, 2020 at 14:03
Rui,
Eu compreendo muito bem a ânsia de sermos campeões no futebol. Isso não significa que vamos baixar as calças a qualquer investidor de meia tigela.
Neste momento, maior parte dos grupos que existem no futebol que detêm clubes fazem SEMPRE investimentos de maioria acionista, dependendo da lei de cada país. O City Group tem clubes como Man City, o NY City, o Girona, o NAC Breda, o Lommel FC e vários. O Red Bull Group tem o RB Leipzig (único clube alemão detido por particulares), o RB Salzburg e o mais recente RB Bragantino.
A existir um investidor externo a entrar no Sporting, será sempre para deter a maioria da SAD. Aposto o meu colhão direito e o colhão esquerdo do Sá. Ainda por cima com a SAD a endividar-se de forma ridícula, com uma gestão desportiva banana ainda mais ridícula.
Investimentos externos são sempre feitos quando as empresas estão na mó de cima, para permitir a solidificação do nível nesse estrato. Nunca em situação propícia para os abutres.
O nosso caminho é começar a ser muito competentes de forma DESPORTIVA, para permitir a valorização de ativos e receber guito da UEFA. Criar uma valorização da SAD de ano para ano. Tal e qual como foi feito durante os mandatos do CD anterior. Já temos experiência que é algo que resulta, algo palpável e que é POSSÍVEL atingir. Basta ser competente e começar a jogar à bola.
21 Julho, 2020 at 14:06
Aceito!
Embora leve tempo e sabes mt bem que mesmo com Bdc a contestação pela bola no poste surgiu e irá smp surgir.
Temos tempo para ganhar? Não
21 Julho, 2020 at 14:15
E eu também aceito que, no futuro, se fizermos as coisas de forma competente, uns 20 ou 30M de investimos externo possam ser o suficiente para conseguirmos ser campeões. E aí só apoiarei. Agora é pedir que os abutres que rondam no céu nos venham comer o olho que nos resta.
Contestação existirá sempre. Até a ganhar, provavelmente. E temos sempre tempo para ganhar, Rui. Calma. Não precisas do Sporting campeão no futebol para validar o teu amor pelo clube.
21 Julho, 2020 at 14:20
O meu nao precisa disso. Nem o teu obviamente.
Mas as novas gerações? quem é que hoje no norte, nas beiras nasce Sportinguista?
Não temes essa perca consecutiva de militancia que já se vai notando?
21 Julho, 2020 at 21:22
Perda de militância?
Quando ainda há 2 anos tínhamos atingido mais de 180.000 sócios?
Quando tinhas o José Alvalade com médias acima dos 40.000 para a Liga e a encher a abarrotar para a Champions?
Quando Constróis um Pavilhão prometido há décadas em boa parte graças à militância?
A militância consegue-se mesmo sem títulos!
Antes destes 18 anos, o Sporting ganhou 2 em 3 anos e antes não ganhava há 17! Não havia um balúrdio de jovens a comemorar em 2000?
Não houve um chusma de jovens a fazerem-se sócios entre 2013 e 2018?
O que é que ganhámos no Futebol Sénior Masculino?
Ganhámos mais com o Paulo Bento e o Clube não cativava ninguém (e perdia dezenas de milhões em património, graças aos dirigentes tecnocratas que não despertam um pingo de paixão nos adeptos)!
SL
21 Julho, 2020 at 13:53
Nada é garantido, de acordo!
Mas as probabilidades de crescimento e de resultados desportivos são enormes!
21 Julho, 2020 at 13:55
Valência.
21 Julho, 2020 at 14:02
As equipas que mais investem ganham mais!
Podes ir buscar os Leirias, os Beira Mar, os Aves e o diabo a 7.
Mais investimento para ganhar urge especialmente no futebol actual e no futebol que vamos ter no futuro.
Não se confunda uma politica de investimento só com a venda da SAD, acho que deixei isso claro.
SL
21 Julho, 2020 at 14:05
Se achas que o Valência investe pouco então esta bem.
21 Julho, 2020 at 14:06
Comparativamente a Barcelona e Real diria que sim
21 Julho, 2020 at 14:52
Não percebes nada de colossos…
21 Julho, 2020 at 15:07
Pois não, nunca treinei algum. Portanto não posso opinar sobre a dispensa do Matheus P.
21 Julho, 2020 at 21:25
E comparativamente ao Getafe, ao Real Sociedad, ao Villareal, ou ao Sevilha?
Estão a 17 pontos do Sevilha. E com dívidas que nunca mais acabam.
SL
21 Julho, 2020 at 14:09
Políticas de investimentos e venda da SAD são indissociáveis neste momento. Por vários motivos como referido noutros comentários (lê o do do Nuno).
Em Portugal não tens uma SAD com investimento parcial externo, mas sim sempre maioritária. Aves (Galaxy group), Leiria (russos), Estoril (era a Traffic, agora penso que são americanos), Pastel SAD (chineses?).
Literalmente tens zero exemplos de clubes com investimento parcial não acionista maioritário em SAD rugas, Rui.
Aliás, tinhas uma: a Holdimo no Sporting (que depois Bruno renegociou em maior % de ações em troca da maioria dos passes de jogadores).
Literalmente pedes algo que o Bruno, aquele Belzebu… Fez!
😉
21 Julho, 2020 at 15:05
O Liverpool ganhou o campeonato porque gastou mais que o City e o Man. United?
21 Julho, 2020 at 13:59
A minha galinha pesa 10 quilos. Vem um investidor e a galinha passa a pesar 15, mas tenho de a dividir com ele, em partes iguais.
21 Julho, 2020 at 14:01
Ou a questão da competência: onde é que dinheiro é garantia de competência?
21 Julho, 2020 at 14:04
O investimento não traz competencia?
Que eu saiba os melhores profissionais são os mais bem pagos. Não sei como é no teu mundo mas no meu é assim.
Se é 100% fiável? Não mas isso é como em tudo na vida. Continuar a procura de um bom presidente e que os rivais adormecam não é de todo a minha opção.
21 Julho, 2020 at 14:07
Lê melhor. O investimento não é garantia de competência. Pode trazer competência. Ou não.
21 Julho, 2020 at 14:51
O “mundo” dele é outro …
No “mundo” do Rui … Fala-se deste modo …
Vai Rui … mete a Cunha …
21 Julho, 2020 at 17:41
Ou como diria Cruyff :
“Nunca vi um saco de dinheiro marcar golos.”
21 Julho, 2020 at 14:02
Há uma maneira de garantir o investimento que queres, finalizando a reestruturação financeira, garantindo acho que perto de 90% da Sad e vendendo 30 desses 90% a um parceiro/investidor, que tenha real interesse em duplicar o seu investimento. Se o foco for só dinheiro essa é para mim parte da solução. O problema é que fica a faltar o mais importante, a coisa que o brunovl referiu, competência. Tiveste rasgos de competência no mandato anterior, este vai na linha do de Godinho, e os resultados estão à vista.
A solução para o sucesso a longo prazo é a competência, eleger alguém competente, que contrate gente competente e que ofereça condições a quem tem competência para chegar mais longe. O nosso problema está no primeiro ponto, e somos nós quem mais tem falhado ao longo da história.
21 Julho, 2020 at 14:03
Acho que a venda da SAD é um assunto a discutir, e aceito diferentes opiniões.
Para mim, não faz sentido esse modelo (actualmente) em Portugal. Porque a nossa Liga não gera interesse financeiro que possa atrair investidores. E por investidores entendo pessoas ou empresas que vêm colocar dinheiro com a perspectiva de, através de boa gestão, obter retorno. O futebol português está feito para chicos-espertos, e portanto só atrai esse tipo de gente.
Há quantos anos existem SAD em Portugal? Quantas vezes uma SAD distribuiu dividendos pelos accionistas? Quantas vezes um accionista fez mais-valias com venda da sua participação, não envolvendo esquemas manhosos como o dos frangos e o Vieira?
As SAD simplesmente não são apetecíveis para quem quiser investir.
Depois há a questão da competência. Um “dono”, supostamente irá gerir melhor que que um presidente eleito. Já ouvi essa história aquando da criação das SAD, as pessoas estavam um pouco fartas da gestão de mecenato feita por tipos meio carolas meio empresários, que punham dinheiro do bolso, e depois tiravam (mais juros), e em teoria com a constituição da SAD viria a gestão profissional. O que se viu foi o oposto, com os clubes a terem os mesmos vícios e (poucas) virtudes das restantes empresas do país, em constante conluio com construtores, finança e poder político.
Por fim, a injecção de capital. Mais uma vez, já vi e ouvi. A rábula do dinheiro fresco também serviu na criação da sad, os cofres cheios, ter meios para investir, e outras patacoadas. Só que o dinheiro tem um problema, que 99% dos portugueses conhecem; ele teima em desaparecer. Ao invés de procurar meios de receita proporcionais aos custos, os clubes estoiraram o “capital”, e acumularam dívida. Portanto, esses milhões todos que o investidor cá mete não me estimulam.
No dia em que Portugal for um país sério, com um campeonato sério, voltamos a falar.
21 Julho, 2020 at 14:09
Com um campeonato sério e já agora mais 40 milhões de habitantes.
21 Julho, 2020 at 14:11
O dinheiro está na tv.
A partir do momento em que venderes os direitos por €€€€ a sério para ásia, states e companhia, os estádios até podem estar vazios.
21 Julho, 2020 at 14:22
Mas quem é que se interessa pela TV de uma economia da nossa dimensão, quanto tens a TV e os jogos de Inglaterra, Alemanha, Espanha, França, Itália e outros?
21 Julho, 2020 at 14:33
Tens um bom produto, as pessoas compram.
Acredita na mão invisível.
21 Julho, 2020 at 14:42
Não creio…..
Gosto muito de futebol mas se há coisa que esta quarentena mostrou é que o espectáculo vale pelo seu todo e os adeptos no estádio são parte muito importante. Não só pelo espectaculo televisivo como também pela possibilidade deles viajarem para os paises e irem aos estádios, criando uma ligação mais profunda a um futebol que vive do outro lado do mundo.
Não vendes a PL da mesma forma com e sem publico…
Se há coisa que a PL provou é que o que vende é o seu glamour, organização, autenticidade e o espectáculo dado dentro das 4 linhas (jogo pelo jogo e não pelos truques e chico espertices). E digo-te mais….começamos a assistir a uma crescente “plasticidade” dos clubes com muitos bilhetes vendidos na Ásia e assim e a ambientes no estádio crescentemente mais manhosos e vais começar a assistir a um crescente interesse da Liga Alemã pela sua autenticidade. Terá sempre a dificuldade acrescida da Língua mas eu começo a achar que a PL atingiu o topo e vai começar a cair e que virá outra que hoje é vista como mais do pessoal mais viciado…seja liga Alemã, Championship ou Italiana se os italianos conseguirem dar uma imagem novamente de glamour italiano e não de decadência que vão dando porque dentro de campo se não foi a melhor liga este ano, andou muito perto….
Se não for para os adeptos, não vendes porque não tens nem o espectáculo nem o glamour que desperte mesmo paixões….
21 Julho, 2020 at 14:44
Já nós, a única coisa que vendemos é o resultado.
As TV’s perdem audiência para o Forza.
Eu, por exemplo, só vejo o Sporting e mesmo assim tento evitar ver na TV se conseguir ir ao estádio.
O futebol tuga não tem nada para oferecer a não ser o resultado da “nossa” equipa e meia duzia de jogos bons durante o ano…
21 Julho, 2020 at 14:42
Nuno, a questão dos dinheiro da TV é critico.
Enquanto as receitas não forem centralizadas, nunca conseguirás tomar um produto atractivo.
Como vais vender um tondela-arouca para a Ásia?
21 Julho, 2020 at 14:49
É contra isto que eu me bato.
Primeiro tens de ter alguma coisa para vender! A primeirissima coisa é criar um espectáculo. Depois de criares um espectáculo podes pensar em centralizações, aumentar dinheiro e vender para fora.
Mas se não tens um espectáculo podes centralizar e tentar vender para onde quiseres que ao fim de 2 ou 3 anos estás a dizer que falta dinheiro….
O Futebol tuga anda de tentativa de aumentar receita em tentativa de aumentar receita (placards, totonegócio, publicidades, tvs, SADs, etc,etc, etc) e não percebe que não tem um produto vendável, ponto final.
Precisa de começar na organização, na imagem, no espectáculo dentro das 4 linhas, de chamar os adeptos aos estádios, etc, etc, etc….
Quando tiverem um produto bom e vendável, logo pensem em como vendê-lo.
21 Julho, 2020 at 15:05
Claro.
É preciso ter um produto.
Quem quer ver jogos com 50% de tempo útil e em que a primeira ideia é enganar o árbitro?
Bem podes centralizar direitos, nada muda.
Basta ver qualquer Bolasie que cá chegue, ao fim de umas semanas já se está a mandar para o chão, porque de outro modo não se safa.
21 Julho, 2020 at 16:55
Com que dinheiro é que os mais pequenos vão construir equipas competitivas?
Sem equipas competitivas como consegues criar um produto?
O Farense esta época teve menos publico no S.Luis, que talvez os 3 grandes, braga e guimarães e mais que todos os outros
Como podes ter produto se a maioria das equipas têm em média 1.000/jogo ou menos?
21 Julho, 2020 at 17:10
A pergunta é ao contrário….
Como é que vais chamar as pessoas ao estádio e criar valor?!
Respeitando os espetadores, respeitando o espectáculo, procurando jogar à bola, criando regras de transparência, etc.
Tens tantos jogadores de qualidade em PT perdidos no futebol força e de chico espertice. Se quiserem jogar, conseguem. Se em PT se quisesse mais do que chico espertice, futebol força, jogo parado e falta gritante de vontade de competir e de intensidade talvez houvesse um produto logo à partida.
Basta ver o que acontece aos jogadores “jeitosos” de bola que são emprestados e que se perdem no correbol do pontapé para a frente…
Depois podemos discutir a transparência dos clubes de forma a que o acréscimo de dinheiro seja aplicado no clube e não nos dirigentes e empresários…
No fim de tudo….estaríamos então habilitados a discutir como conseguir mais dinheiro.
21 Julho, 2020 at 19:12
Com os clubes pequenos sempre na penúria, como vais melhorar alguma coisa?
Depois admira-mo-nos que sejam vendidos aos corruptos do sul e do norte, empréstimos manhosos, compram jogadores na semana anterior para pagar ordenados (setubal é quase todos os anos), etc, etc
Sem guito, nada mudará, está tudo refém das duas nádegas
21 Julho, 2020 at 18:23
Galinha e ovo, Tiago.
Com a centralização mais dinheiro os pequenos têm para investir e melhorar o espectáculo.
E não digo comprar jogadores, mas coisas básicas como segurança e conforto nos estádios. Vender uma experiência.
O objectivo último será nivelar a liga em termos de competitividade (e muitas outras coisas contribuem para isso, com regras, a começar pelo combate à corrupção, troca de favores etc).
Um liga competitiva internamente nem sequer significa que os mesmos de sempre não continuem a ganhar, mas no mínimo há mais incerteza.
E todos beneficiam do aumento de competitividade que depois se reflecte lá fora e na selecção
21 Julho, 2020 at 19:10
concordo
21 Julho, 2020 at 21:30
Quantas SADs distribuíram dinheiro por accionistas em Inglaterra?
Ou em Espanha, as que existem?
Ou em França?
Ou na Bélgica?
SL
21 Julho, 2020 at 14:06
Finalmente, os títulos.
Sim, é um facto que o Sporting não ganha e o rivais ganham. Mas há aqui alguma novidade? Ganhámos regularmente na década de 80? Nos anos 90? Nos últimos 20 anos?
Já o Porto e o Benfica, sim. Dividem o bolo há 40 anos. Ganharam com Pinto da Costa, Jorge de Brito, Vilarinho, Vieira. Com Luciano de Onofrio, José Veiga, Jorge Mendes e a Doyen. Com o futebol desporto, com mecenas, com o futebol indústria e com o futebol casino, que é o que temos agora. Ganharam sempre, independentemente da maior ou menor abertura a parceiros externos.
21 Julho, 2020 at 21:39
Nem ganhámos regularmente nas décadas de 60 e 70 (4 campeonatos em 21 anos de 1958/59 a 1978/79, inclusive).
Esse problema é mais que crónico.
Mas não é vital!
Não morremos, perdemos força associativa ou capacidade de atrair novos adeptos por causa de não ganharmos no Futebol masculino Senioro. NÃO POR CAUSA DISSO!
Estagnamos ou até regredimos associativamente sempre que temos dirigentes de merda, que ou são uns coninhas de sabão ou estão no Clube para tirar proveito dele.
Crescemos massivamente quando temos dirigentes que assume sem rodeios a matriz popular do Sporting Clube de Portugal.
SL
21 Julho, 2020 at 14:20
Nao aceito (porque nao acredito que seja o futuro) que o Clube perca a maioria da SAD.
O caminho que preconizo e’ contudo diferente do actual. Julgo que a SAD deveria ser gerida de forma profissional, como qualquer empresa. O objectivo da SAD e’ dar lucro. E so’ se tem lucro ganhando (em qualquer area de negocio).
E’ pois preciso deixarmos de ter a parte romantica de que quem elegemos e’ competente para gerir a SAD. Nao! Quem elegemos deve tracar um rumo e submete-lo aos socios. Sendo esse rumo aprovado deve ir ao mercado buscar um profissional para dar corpo a esse rumo…de preferencia Sportinguista e pagando-lhe de acordo com o que o mercado paga.
Acho bem mais importante pagar 1M/ano a um gestor de topo que transforme completamente o sistema de governance da SAD que o pagar a um treinador mediocre.
Se amanha o Varandas anunciasse que tinha contratado o Horta Osorio para Presidente da SAD e lhe iria pagar 1M/ano eu aplaudiria de pe’. Havia alguma hipotese de falhar? Certamente. Mais hipoteses de que o Varandas/ Benedito/ BdC/ qualquer outro sem o minimo de experiencia (ou pelo menos de sucesso) de gestao acertar? Certamente tambem.
E’ por este caminho que temos de caminhar. Uma vez definido o rumo, encontrar as pessoas para lhe dar corpo e deixa-las trabalhar. O Sporting como accionista maioritario tera’ sempre (e a meu ver, tera’ de ter sempre) a ultima palavra em termos de estrategia.
SL
21 Julho, 2020 at 14:24
David, Isso também é investimento!
A maioria dos comments irão directos à venda da Sad mas pode não ser alias como eu próprio admito a melhor solução.
A solução é investir, como e em quem é a verdadeira questão…
SL
21 Julho, 2020 at 14:20
penso que a reflexão deveria ser , mas afinal o que querem os Sportinguistas ?
– Querem lutar por titulos ? a sério ? estamos em Portugal , para lutar por titulos já sabem ou deviam saber o que é preciso , estão dispostos a “sujar as mãos” ou vamos continuar no “somos diferentes !”
-Querem continuar a fazer figura de corpo presente , numa guerra civil fradicida , é que todos sabem de tudo , todos sabem o que se passa mas o que interessa é ficar bem na foto prá saciedade ? e o clube que se fo#$ !
as duas coisa não combinam , não podemos querer um clube a ombrear com os 2 rivais e continuar com esta mentalidade pequena .
21 Julho, 2020 at 14:29
Tivemos alguém que pegou no clube como o encontrou e teve os resultados positivos que toda a gente sabe.
Não ganhou o campeonato é verdade mas também sabemos o porquê. Mas tinhamos o “feeling” que esse campeonato estava mais perto. Claro que é só achismos mas estávamos a crescer, e isso é factual.
Os sócios não quiseram. Preferem este Sporting que existe à decadas. É pena, porque poderiamos ser grandes. Assim somos só mais um para rodar dinheiro e encher os bolsos a alguns…
SL
21 Julho, 2020 at 14:32
Já discutimos muitas vezes isto. Discordo completamente de ti.
Na minha opinião a venda da SAD não só não aumenta a probabilidade do Sporting ser campeão, como a diminui consideravelmente e o coloca muito mais fraco do que já é…
Primeiro por causa do Fairplay financeiro, o Sporting nunca terá uma fortuna que só por si garanta campeonatos (como o PSG).
Segundo porque o Sporting ou o campeonato tuga não é atractivo para quem quer investir essencialmente em promoção, seja de uma marca, seja de um pais ou de um estilo de vida. Ou pelo menos essa “atracção” não gera dinheiro nem de perto nem de longe para garantir titulos.
Terceiro porque quanto mais plástico o Sporting for mais longe estarão os adeptos e menos força o Sporting terá. É na autenticidade que está a possibilidade de ter um Sporting mais forte e não na plasticidade. Quem é que está disposto a ver o Sporting mudar de símbolo, de cores, de lema, de tudo, centrado apenas numa marca ou num pais ou num modo de vida em troca de titulos?
Quarto porque está MUITO, mas MUITO longe de garantir competência. Bem pelo contrário. MUITAS e MUITAS vezes o interesse de quem adquiriu o clube é completamente contrário ao que é o interesse dos adeptos. O interesse de quem compra o clube é vender o seu produto, vender o clube ou sacar o máximo de dinheiro possivel do clube. Isto para não falar de lavar dinheiro.
Quinto porque o futebol tuga não gera rendimento que alguma vez fosse dar retorno financeiro a quem gasta-se alguma coisa que se veja. Não é como investir num Leeds, que fica pago em 2 anos de PL ou que dá um retorno brutal se for vendido agora. Aqui é praticamente impossivel fazer dinheiro porque o que tinham de pagar agora para “convencer” dezenas de milhares de sócios a quererem vender nunca seria batido por um outro comprador direto…
Se quiseres podemos fazer aqui um exercício muito giro e de fantasia que gira em torno de um ser perfeito e ultra competente, Sportinguista dos 7 de corpo inteiro comprar o clube. Não ter amor ao dinheiro e por isso comprar o Sporting por paixão e desporto. Para além disso de ser capaz de se rodear de gente ultra competente que vai levar o Sporting para outro patamar. E depois ficar vivo para sempre e ter sempre o interesse do Sporting em primeiro lugar e tudo mais. Vou dar-te uma pista: Não existe. E se existisse, podia candidatar-se a presidente e conseguir exactamente o que quer que é um Sporting tão grande como os maiores da Europa….
A venda da SAD é basicamente uma fantasia que alguns têm na cabeça quando olham para clubes como City e PSG e pensam “epah…isto é que era”. E mesmo sendo evidente as diferenças e que isto nunca aconteceria em PT…querem mesmo ser bandeira de um regime como o que preside a esses países? Querem ir a qualquer lado na Europa e serem olhados de lado como um clube de plástico, sem história, sem futuro e que se alimenta de um regime como aquele? Os adeptos do PSG e do City não querem saber?! Os lampiões também não querem saber dos crimes do orelhas desde que ele ganhe e não é por isso que eu tenho de ser igual…
Nunca consegui ter uma conversa de mais de 5 minutos com alguém que defenda a venda da SAD (e conheço alguns) em que no fim eu tenha sequer achado 1 dos argumentos que me deram como válidos no sentido de pensar “bom…isto era fixe”….
21 Julho, 2020 at 15:57
Bom comentário.
No entanto, não concordo quando dizes que “o futebol tuga não gera rendimento que alguma vez fosse dar retorno financeiro”.
O Bruno de Carvalho provou que pode dar.
Até o Benfic@ do Vieira prova isso.
O Bruno de Carvalho teve um saldo positivo na SAD de 1M€ em 5 anos. E eu acho que deitou fora entre 30 a 40 M€ em contratações completamente absurdas – no sentido que era bastante previsível que não resultassem, nem desportivamente, nem financeiramente.
Não fosse esse despesismo, o saldo não seria de 1M€ mas de 30 a 40 M€ em 5 anos, só tendo em conta este aspecto.
Depois, em 17/18, o plantel permitia ter uma base para fazer muito mais.
Se tem sido bem gerido, daí para a frente poderíamos subir a um outro nível, vender mais caro e comprar melhor. E isso poderia dar ainda mais lucros.
Portanto, tem muito a ver com a competência que se tem, com os negócios que se fazem, com a seriedade das pessoas.
O caso do Benfic@ é também um claro exemplo disso.
Têm tido lucros constantemente, mesmo roubando descaradamente, e bastante, o clube, e ainda investem bastante no Seixal.
Num dos programas que dão semanalmente sobre futebol, disseram que nos últimos 8 anos venderam jogadores num valor de 998M€. Mesmo se só considerarem que recebem só metade, são 499M€ em 8 anos. São cerca de 62M€ por ano em vendas – considerando que ficam com 50% do dinheiro total.
O Porto vendeu algo como 1100M€ em 10 anos. Se ficarem só com 50% disso, são 550M€ em 10 anos o que dá, só em vendas, 55M€ por ano.
Achas mesmo que os clubes não podem dar lucro?
Podem.
Não podem é continuar a roubá-los e a serem incompetentes.
21 Julho, 2020 at 16:06
Miguel uma pequena correcção, o resultado positivo de 1M foi nas contas consolidadas em que junta as diversas sociedades.
Nas contas individuais do clube ou seja modalidades foi um resultados positivo de 9M
Na SAD, não fui verificar mas tenho ideia que nos 5 anos foi um acumulado negativo de 1 ou 2M.
Nas consolidadas alem da SAd do clube ainda juntas todas as outras empresas e no seu conjunto deram 1M positivo.
21 Julho, 2020 at 22:26
Tinha a ideia da SAD ter dado 1M€ positivo nos 5 anos… Mas posso estar a confundir.
21 Julho, 2020 at 16:07
E sim, concordo em absoluto contigo quando dizes:
“Portanto, tem muito a ver com a competência que se tem, com os negócios que se fazem, com a seriedade das pessoas.”
21 Julho, 2020 at 16:10
Rendimento para um gajo vir cá investir 300 Milhões e tirar de cá alguma coisa sequer parecida com esses 300 Milhões?! Demoraria alguns 20 anos, com uma gestão brutal que eu nem imagino como é possivel, a tirar sequer isso do clube…
Esquece os lampiões….estás a querer comparar uma lavandaria com um negócio…não há comparação….Se os lampiões tivessem na mão sequer 1/4 daquilo que fazem eram o Bayern cá do burgo. E se não forem a lavandaria nunca atingem nem perto desses valores.
Já disse aqui. Um amigo meu dizia que o Vieira negociava bem mas que depois se aplicasse bem o guito eles tinham capacidade para ser um grande europeu. Isso é uma fantasia. Ele só “negoceia” bem porque ele anuncia o que quer. Depois a lavandaria trata de lá deixar o que quer….do qual ele investe ainda forte no próprio bolso com as tais obras no seixal e tal…
Para já nem ir ao porco…nenhum dos 3 clubes tem um modelo minimamente sustentável e muito menos rentável para um gajo vir cá investir 300M….
21 Julho, 2020 at 16:21
“nenhum dos 3 clubes tem um modelo minimamente sustentável e muito menos rentável”
Já tivemos, já tivemos …. não é (era) impossível.
“um gajo vir cá investir 300M”
Já investimos, já investimos … com um fantoche a gerir.
21 Julho, 2020 at 17:16
Não tivemos não……
Tanto não tivemos que ao mínimo espirro ficámos estrangulados financeiramente…
Podíamos ter tido e construído…mas não fomos por aí…
De qualquer forma nunca seria rentável para um investidor que viesse cá meter dinheiro a sério, nem eu quero que seja. Seria preciso um esforço dantesto….
21 Julho, 2020 at 18:06
Mínimo espirro, pareces o bolsonaro a comparar o covid com um resfriado. Quem nos dera muitos espirros destes:
Nos ReC:
Venda jogad. 2019: 75.793M
Venda jogad. 2020: 96.593M
Adiantam/ da Nós: 64.043M
Venda BFernandes: 60.000M
TOTAL 296.429M
21 Julho, 2020 at 18:09
Faltou a frase da ordem e necessária, sigam o dinheiro e depressa descobrem o objectivo do investidor.
21 Julho, 2020 at 22:37
Não concordo contigo.
Não era preciso investir 300M€.
Gerido bem, melhor que o Bruno de Carvalho fez, fazias resultados positivos constantemente. Não podias era gastar dinheiro em Castaignos, Elias, Markovic e jogadores desses.
Apostando bem na Academia e em jovens, portugueses e estrangeiros, vendendo bem um dos bons activos do clube e contratando 2 bons jogadores por época, era possível…. Realisticamente possível, se as pessoas fossem competentes e sérias.
Não reparaste que tirei 50% do valor das vendas, quer do Benfic@, quer do Porto? Mesmo com 50% para gamarem, dava na boa para terem resultados positivos. É só olhar para as contas…
O Benfic@ e o Porto, só não estão melhores – especialmente o Porto – porque roubam à grande e à portuguesa e porque fazem muita merda que é pura incompetência. Se fossem geridos por gente competente, com o dinheiro que fazem, nem tinham passivo.
Nenhum clube dos 3 é bem gerido.
Há coisas que têm sido bem feitas, nos 3 mas são coisas que acontecem pontualmente. No geral, fazem muita coisa mal, roubam descaradamente os clubes, especialmente no Porto e no Benfic@ onde roda mais dinheiro, e vivem sustentados num sucesso artificial que a corrupção lhes permite.
21 Julho, 2020 at 14:34
“Temos medo de investimento”
Eu não tenho medo de investimento, pelo contrário.
Mas em Portugal confunde-se, e parece-me que o fazes, gastar com investir.
21 Julho, 2020 at 16:02
Estou farto de dizer aqui que o que realmente interessa não quanto gastas mas sim como gastas.
Gastar pode ser deitar dinheiro fora ou investir. É bom que se perceba como se gasta!
21 Julho, 2020 at 14:35
Não consigo compreender o desejo de qualquer sócio de um Clube em alienar a maioria das acções da sua SAD de Futebol.
E não se trata de uma questão de eficácia, porque essa não depende de estar à frente dods destinos da SAD um investidor ou o Clube.
Trata-se mesmo de uma questão de princípio.
Que se torna ainda mais relevante num Clube que é eclético.
Quem afirma que o mais relevante não são as conquistas nas Modalidades parece não perceber que o que fez cumprir o desígnio dos fundadores de “sermos como os maiores da Europa”, não foi o Futebol (que até deu o 1º título europeu), mas sim as Modalidades que fazem de nós p 3º Clube com mais títulos continentais no Mundo e aquele com mais títulos em diferentes modalidades.
Dito isto, pergunto: se prefere preterir as Modalidades para investir em força no Futebol (outro mito) e se entende que o Futebol terá mais sucesso se esse investimento provier de um investidor privado, para quê continuar sócio do Clube? Por que não antes tornar-se apenas accionista da SAD? Se o Clube até nem tem a maioria da SAD? Se fosse esta a sua opção, até concordaria consigo: era uma opção válida.
Agora privilegiar uma SAD e manter-se como sócio de um Clube que deixou de riscar nela é que só entendo como acto de masoquismo.
Aparte a questão de princípio, o Rui parece ainda não ter compreendido que o Fair play financeiro não dá qualquer margem de manobra para um investimento massivo no futebol do Sporting.
No ano inicial até poderia ser que sim: se alguém investisse o necessário para obter a maioria (VMOCs entre 43M a 130M de euros, dependendo da negociação com a banca), para pagar a dívida 300M€ e ainda para fazer um investimento massivo que “oferecesse mais garantias” de domínio nacional e acesso à Champions (nunca menos de 100M€).
No ano a seguir já não poderia fazer igual injecção de capital, porque, a partir de então só pode investir o que conseguir garantir de receitas operacionais (regra de fair-play financeiro da UEFA). Ou seja, não ganha no primeiro ano, e esteve a torrar dinheiro. A opção seguinte é fazer o que fizeram no Belenenses, no Aves, no Valência, no Bétis, numa série de Clubes belgas e numa enorme variedade de clubes ingleses que passaram pela Championship e pela League One. Sacar o máximo que puderem para procurar minimizar os danos.
A alternativa é servir de Wolverhampton, Famalicão, Valência, Atlético de Madrid, Lille, Mónaco e outras lavandarias.
p.s.1 :nada impede o Clube de ter uma maioria da SAD e manter uma Gestão desportiva e financeira da mesma que seja relativamente autónoma e duradoura
p.s.2 : existem Direcções de Clubes que são mais duradouras que muitas estruturas accionistas privadas de SADs; basta serem competentes e não serem traídos pelos associados como aconteceu em 2018.
p.s.3 : O que move o futebol são os adeptos; o que motiva os adeptos é a paixão; o que alimenta a paixão é a identificação. Não há capitalista que altere isso no Desporto português (e mesmo latino) em que os Clubes são muito mais que os próprios Clubes.
Um abraço e saudações leoninas
21 Julho, 2020 at 14:51
“Não consigo compreender o desejo de qualquer sócio de um Clube em alienar a maioria das acções da sua SAD de Futebol.”
Desespero.
21 Julho, 2020 at 16:23
Depois dos anéis, restam os dedos ….
21 Julho, 2020 at 15:08
O projecto (c)Roquette…ainda é o sonho molhado de muitos.
21 Julho, 2020 at 16:26
Vai ser difícil sair deste registo mas enfim…
“p.s.2 : existem Direcções de Clubes que são mais duradouras que muitas estruturas accionistas privadas de SADs; basta serem competentes e não serem traídos pelos associados como aconteceu em 2018.”
Eu tenho dificuldade em perceber como é que os sócios traíram a Direcção.
Acho que foi a Direcção, na pessoa do seu presidente mais que os outros, que traiu os sócios e levou a um descontentamento geral – isso foi, por exemplo, notório no jogo Sporting-Paços Ferreira.
Muitos dos sportinguistas meus amigos – na realidade quase todos – eram apoiantes de Bruno de Carvalho e os que votaram, votarem nele. Mesmo não se revendo em tudo o que fazia e dizia – apontavam-lhe algumas falhas, como eu também fazia – estiveram sempre com ele, até à entrada de 2018, sem questionarem isso – eu era dos poucos que já questionava algumas coisas.
Quase todos ficaram contra ele com aquele post pós Madrid – o tal que eu disse logo que ia dar merda da grossa! E todos, sem excepção, eu inclusive, defendemos que as coisas tinham chegado a um ponto de contestação que era necessário que ele se demitisse e se fizessem novas eleições para clarificar a situação – e isto é o que eu acho que a maioria dos sócios queria na altura.
Não vejo onde é que está aqui uma traição da parte dos sócios.
Posso é ver, se quisermos levar a coisa para aí, uma traição dele ao não perceber qual era a vontade dos sócios.
Quando eu digo que “o Bruno de Carvalho podia ter sido presidente do Sporting por décadas” – e ouvi tanta, mas tanta, gente a dizer isto ou algo similar – não é um sinal que se via naquele homem algo de positivo e de bom para o clube?
Eu penso que é.
E sendo, o que levará as pessoas a, um dia, deixarem de pensar assim?
Mas somos todos parvos e vamos atrás do que a Comunicação social diz?
E a CS, não disse sempre mal do BdC? E, mesmo assim, não tinha 90% dos votos? A nação sportinguista não estava com ele?
Estava. Independentemente do que dizia a CS, os sportinguistas estiveram com ele enquanto ele mereceu isso. Mas a merda chegou a um ponto que ficou insustentável…
A AG de Janeiro…
Depois a de Fevereiro…
As atitudes dele em perseguição a sócios…
O post sobre o jogo de Madrid…
O post a suspender o plantel pelo Facebook…
A ridícula CI no Sporting-Paços…
E daí para a frente foi sempre a piorar…
A exposição da NRF ao publico antes de estar concluída é uma irresponsabilidade de bradar aos céus.
Os sócios é que foram traídos pelas atitudes irresponsáveis e levianas dele.
E muitos não o perdoaram, nem perdoam.
9 Novembro, 2021 at 11:46
Mas agora perdoam tudo, serem exovalhados pela direção, enganados, mal tratados, e tá tudo bem, memo na boa. Agora comem da merda da cs e tá tuuuudo bem, até estar tudo fodido outra vez pela corja, campeã, mas corja…
21 Julho, 2020 at 14:39
Acho que esta discussão está ferida de morte à partida por duas grandes razões:
1º- Em centenas de clubes de futebol só me lembro de Chelsea, City e PSG como exemplos de equipas em que o investimento brutal levou a títulos sustentados ( e mesmo assim o Chelsea tem oscilado imenso) e nestes o City levou alguns anos até ter um projecto vencedor.
2º- A paixão no futebol não vem só dos titulos e atrevo-me a dizer que nem serão o principal fator de um clube pujante em massa adepta (são isso sim catalisadores para pujança financeira e titulo tende a gerar mais titulos num clube grande). É só ver como o Flamengo o Liverpool são dos maiores clubes do mundo com décadas a fio em que não venceram nada de relevante. Basta ver como o Dortmund é um dos clubes mais vibrantes do mundo com 8 campeonatos e 4 taças ganhas em toda a história. Assim de repente vejo muito mais exemplos de clubes que não ganham com mais adeptos e fervor clubístico do que exemplos bem sucedidos de investimento externo e compras de clubes.
Por isto tudo acredito piamente que é possível ter um Sporting forte sem ganhar títulos e que para isso basta ver competência e um rumo. Os laços afectivos com um clube são nutridos por um sentimento de pertença a uma causa, se essa causa é lutar por ser campeão ou por outros objectivos menores não é o fundamental. O fundamental e sentir que se está a ser competente com as armas que se tem, que estamos todos juntos e a lutar por ser cada vez melhores. Se assim não fosse mal seria do futebol porque títulos com regularidade ganham meia dúzia de clubes no mundo inteiro os outros todos andam na luta para ganhar aqui e ali um titulo, uma classificação acima do valor da equipa uma vitória contra um gigante etc… O Sporting será forte se estiver a ser comandado num rumo, se fomentar a pertença dos sócios (eu por exemplo passei muitas horas em criança na antiga sala de sócios do velho alvalade), que criar familiaridade etc…
Num clube com a base de adeptos do SCP (e na escala portuguesa) façamos isto, e haverá apoio para se crescer durante anos (o Liverpool de Kloop levou quanto tempo a montar? Tinha a mesma capacidade de investimento de United, Chelsea e City?) e os títulos vão ficar mais perto a capacidade de investimento vai aumentar e aí sim podemos regularmente estar no topo.
Não vai ser investimento puro que do ano para o outro nos vai colocar a ganhar títulos regularmente, teria de haver competência ou toneladas de dinheiro, ambas me parecem muito difíceis de concretizar no caso do SCP. Pessoalmente acho a gestão desportiva dos clubes da Red Bull muito interessante mas são um caso à parte pois a Red Bull estabeleceu-se como uma marca desportiva de sucesso (F1 etc..) e incorporou isso no core business da marca logo não andam ali só para lavar dinheiro ou fazer negócios, é importante associar red bull com vencedores. O city é também gerido por gente muito competente, o PSG e o Chelsea já nem tanto e dinheiro desse calibre não há por aí aos montes.
21 Julho, 2020 at 14:44
Sou totalmente contra a venda da SAD. Ponto. Mas ha’ algo em que concordo contigo, algo que ja chamei a atencao varias vezes e que considero fulcral:
“Não deveria a SAD ser gerida por um CEO competente português e Sportinguista?”, nas tuas palavras. Eu chamo-lhe a capacidade de atrair e reter competencia. Quem e’ o gestor de topo que quer ganhar (dizem, nao sei) 10mil euros/limpos por mes para estar numa posicao que depende da bola bater na trave e estar a ser chamado de fdp para cima todas as semanas, tentativas de agressao, vida devassada na comunicacao social e redes sociais, lobbing negativo por parte dos outros “grandes”, uma industria conotada com corrupcao, dinheiro sujo, etc? A malta sabe quanto ganha um gestor de topo, mesmo em Portugal? Ou um bom Director Financeiro? Ou ate’ um RH?
Se queremos ser atractivos para a gestao temos de pagar ‘a Gestao, tem de haver uma Comissao de Remuneracoes que avalie e decida os valores a pagar em funcao da dimensao da empresa “Sporting”, quais os bonus por objectivos, fringe benefits, etc, etc. E haver transparencia na demonstracao de resultados. O primeiro salario “oficial” de BdC era ridiculo, por exemplo. Ridiculo.
Atrair e reter competencia e’ a chave, seja na gestao, no futebol, na natacao sincronizada.
SL
21 Julho, 2020 at 15:06
Spoiler alert :
Não percam tempo a ler esta ode à venda da SAD.
#projectocroquette
21 Julho, 2020 at 15:07
São! E todos sabemos à custa de quem e de quê! Todos sabemos que eles acham que o terceiro tem de saltar fora! E o terceiro somos nós! Portanto a luta que supostamente vão levando a cabo termina quando têm de mandar o terceiro borda fora! Têm sido absolutamente competentes neste desígnio, inclusive na maneira como conseguiram controlar os tão falados 71 por cento. Não é normal, nada disto é normal. E, já agora, amigo Cunha, com toda a vontade de ser absolutamente sério, não consigo perceber o que quer dizer com o seu texto. Tudo o que diz, já sabemos! Mas, afinal, de que lado está? Vende-se, não se vende? Como é?
21 Julho, 2020 at 15:15
Não concordo com a grande parte das coisas que escreves e defendes.
O que nos colocou, novamente, em 18 anos sem sermos campeões foram 2 coisas básicas:
a) a corrupção que existe no desporto em Portugal, e que tem feito de Benfic@ e Porto constantes vencedores;
b) os nossos constantes erros onde essa cena do “ganhar já/este ano é que é” é a cereja no topo da incompetência que temos demonstrado.
E coloco as coisas por esta ordem – primeiro a corrupção e depois a nossa incompetência – porque está provado que, mesmo na eventualidade de termos sido sempre incompetentes nos últimos 40 anos, já ganhámos campeonatos (2) e teríamos ganho outros (entre 3 a 5 de caras) se não fosse a corrupção nos ter impedido de o fazer.
Em ultima analise, não é a nossa incompetência (atroz) que nos tem impedido de ganhar mais. É a corrupção que o faz!
Mas isto não justifica o sermos incompetentes.
Nem o facto de outros serem também incompetentes o pode ou deve justificar.
Dos outros devemos olhar aos bons costumes, se os têm, e aprender com eles. Nunca usar as fraquezas deles para justificar ou defender as nossas!
O Sporting precisa de quem trabalhe com competência e de tempo para esse trabalho competente ser feito.
Não precisa que se invistam M€ que não temos, endividando-nos ainda mais, para tentar ser campeões – que podemos ser ou não, e que a corrupção existente tende a não deixar acontecer.
Nós devíamos ter sido, claramente, campeões em 15/16. Não o fomos porque o sistema lampião levou o Benfic@ ao titulo – como levou o ano passado!
Nem me recordo do ultimo campeonato onde o Benfic@ ganhou sem ser levado ao colo…
Em 93/94, ano do infeliz 3-6 em Alvalade, se não nos têm gamado tanto, mesmo com esse resultado o campeonato era nosso.
Em 04/05, ano do golo do Luisão e do Estorilgate, o Benfic@ de merda lá foi ganhando 1-0 ou 2-1 com penaltis e livres inventados para Suinão marcar.
Em 09/10 foi o Campeonato do Túnel, com jogadores do Porto e do Braga afastados da competição por cenas passadas nos túneis nos jogos com o merdoso!
Em 13/14, ano do Jardim, tiveram de nos impedir de ganhar uma série de jogos em Alvalade para deixar o Benfic@ ser campeão.
Em 14/15, foi o campeonato do colinho, com as arbitragens a terem influência em 17 dos 34 jogos do glorigozo – metade dos jogos!
Em 15/16, já falei…
Em 16/17, foi mais uma demonstração do sistema que deu o 2º titulo Rui Vitória. Mesmo assim foi o campeonato menos escandaloso porque o Porto também teve as suas ajudas.
E a época passada, 18/19, aquelas 3 saídas seguidas com Feirense, Braga e Rio Ave foram vitórias escandalosas em jogos que normalmente teriam perdido – nem sequer empatavam. E bastava um empate num desses 3 jogos para perderem o titulo.
21 Julho, 2020 at 15:19
Miguel, continua a pensar que o único fator que leva o Benfica a campeão sao os fatores externos…
21 Julho, 2020 at 15:37
Bem, nos campeonatos que apontei, para mim, foram.
Não falei doutros que podiam ter ganho e não ganharam porque o Porto os roubou… O JJ, que ganhou 3 roubados no Benfic@, também foi gamado num, por exemplo.
21 Julho, 2020 at 16:05
Por tua ordem de ideias o campeão tem sido quase sempre o mais beneficiado. E isso?
21 Julho, 2020 at 16:39
Ó Luís Miguel…
Eu dei ali factos.
É só chegares ao que eu disse e dizeres o que é mentira…
Porto e Benfic@ têm ganho quase sempre gamando o outro.
Um caso ou outro ganharam com mérito.
Um caso ou outro roubaram uma terceira equipa – já aconteceu com o Sporting, com o Braga e com o Boavista!
Mas essa é a minha opinião.
Eu só dou a minha opinião.
Tenta perceber isso, ok?
Se a tua opinião é diferente, estás à vontade para rebater a minha, sem problema nenhum.
21 Julho, 2020 at 16:49
Eu não disse que não tinhas razão. Digo apenas que não há nenhum que seja campeão apenas por isso. E por isso esse não é o fator fundamental!
15/16… o Benfica foi levado ao colo a partir do nosso jogo em Alvalade pelo menos 2 jogos. Mas e até lá? Tivemos 7 pontos de avanço e ficamos a 2. Perdemos 9 pontos alguns deles em campos miseráveis.
O ano passado o Benfica foi campeão e beneficiado em alguns jogos, tal cono o Porto o foi varias vezes. E teve 7 pontos de avanco.
O que digo é que neste momento esse é o menor dod nossos problemas. Em 15/16 foi um dos grandes problemas. Hoje nao o é. Como alias, neste jejum de 18 anos, só em 05/06 e 15/16 foi de facto um factor impeditivo de ser campeão para nós.
Primeiro temos de resolver os problemas de casa. Isso sim, é fulcral. Depois olhar para isso
21 Julho, 2020 at 21:53
Até lá? Ainda na primeira volta o jogo com o Braga e, especialmente a vergonhosa arbitragem do Xistra em Guimarães, deixariam o fifica a 13 pontos e o Ceboladas de regresso ao Fátima.
SL
21 Julho, 2020 at 22:40
Isso… Vinha aqui dizer isso.
Foi muito mais escandalosa a fase da aproximação e a passagem do Benfic@ para a frente do que a manutenção do 1º lugar depois…
Não fosse o colinho, em vez de terem estado a 7, tinham ficado a 14 ou 15 facilmente. E aí até podiam ir ganhar a Alvalade com justiça que não eram campeões.
21 Julho, 2020 at 16:01
Não é o único, mas ajuda muito.
Jogares numa equipa sabendo que podes cometer irregularidades e que nada te acontece e/ou que a qualquer momento há um “deslize” do defesa ou do guarda-redes, uma auto-golo, uma expulsão do adversário ou um penalty “caído do céu”, ajuda a jogares com maior tranquilidade.
E os jogadores não são parvos.
21 Julho, 2020 at 16:42
Já houve quem falasse na TV que a grande diferença do Benfic@ de Lage da época passada para esta foi que no ano passado não permitiam contra-ataques dos adversários porque faziam faltas e nunca viam amarelos, o que não aconteceu este ano, onde viam amarelos e/ou não faziam essas faltas.
Nem só de penaltis vive o gamanço!
21 Julho, 2020 at 16:06
Se, pelo contrário, vais jogar e à primeira falta levas amarelo…
Vês os adversários a fazer anti-jogo, a dar sarrafada sem sanção disciplinar, a serem-te marcados fora de jogo a torto e a direito…
Vês árbitros a marcare, penalty contra a tua equipa numa bola que te bateu no peito foa da área… E, com isso, ser-te negada uma Taça…
Vês golos limpos serem-te anulados e os adversários a marcarem-te golos com a mão e a serem validados… E campeonatos a “voarem” por causa disso…
Jogo após jogo após jogo…
Ano após ano após ano…
Como diria o Paulo Bento “Como jogar com tranquilidade?” 🙂
21 Julho, 2020 at 16:07
*marcarem
21 Julho, 2020 at 16:09
*fora
21 Julho, 2020 at 21:56
Destes 2 últimos comentários (Miguel e Jaime) com os quais concordo vem-me logo à memória, no 1º ano de Lage, a impunidade do Ruben Dias.
Para levar um amarelo teria de entrar com um cutelo! … E mesmo assim…
SL
21 Julho, 2020 at 22:41
Completamente.
Até este ano… Vais ver e o Tiago Tomás tem 1/3 dos amarelos do Rúben Dias… Se isto não é elucidativo, o que será?
21 Julho, 2020 at 15:17
Começo por dar a minha opinião sobre o ponto fulcral deste tema, sou neste momento contra a venda da maioria da Sad. Tres motivos, um porque perder a maioria será perder poder de decisão dos sócios, e esses tem de ser o bem mais precioso; 2o porque ainda acredito que tenhamos outras opções para ganharmos mais (e títulos são os que alimentam os grandes) ; 3o porque investimento externo não é garantia de vitórias , são varios os casos por essa europa fora.
Concordo com muito do que tem sido dito acima. Ir à champions na proxima época será fundamental. Mais do que lutar pelo título, a presença e os milhões são essenciais.
Falaste na afirmação europeia, mas sinceramente enquanto não nos afirmarmos como potência no nosso pais nunca aspiraremos à europa, a não ser a uns 16avos da liga Europa.
Ganhar dentro e o mais rápido possível. Cada ano que passa o fosso para os rivais aumenta, e não é por falta de investimento. São gestões onde muitas vezes se gastaram mundos e fundos sem nexo nem resultado.
Vendo estes investimentos em Vietto, Jorge Jesus, Coates, Bruno Fernandes, Ruben Amorim, Wendel, Acuna, Raphinha… e poderia dar muitos mais exenplos… São valores ao nível dos rivais. Será que com investidores teriamos trazido melhor treinador que JJ? Que Coates, Mathieu?
Não me acredito. O problema não é só o investimento, ou a falta dele. Mas a forma como o gastamos.
Contudo obrigado, pela visão e explicação. E assim que crescemos
21 Julho, 2020 at 15:50
Mais do que lutar pelo título, a presença e os milhões são essenciais.
só um pequeno reparo.
se lutares pelo titulo mais perto estás de chegar a champions.
se lutares pelo 3 lugar e pondo isso como objectivo mais perto estás do 4 lugar.
21 Julho, 2020 at 16:07
Sim, de acordo. Estava me a referir ao objetivo.
É um pouco como um concurso imagina. Tens o 2o lugar garantido se acabares já. Mas se arriscares podes ser 1o mas se perderes ficas em 3o.
Eu na proxima época assinaria o 2o.
Se é que me faço entender
21 Julho, 2020 at 16:46
eu assinaria o primeiro e mais perto estaria de ficar em segundo e para mal dos males em terçeiro.
isto tem de ser o objectivo e se não tiveres essa exigencia não se chega lá.
21 Julho, 2020 at 15:19
Ó Cunha mete a Cunha.
Mas esta aqui é muito poucochinha…
Vai trabalhar pá!
21 Julho, 2020 at 15:36
Eu também quero ganhar já?
Mas não existem receitas mágicas,nem milagres no futebol!
Um plano,uma boa estratégia ou seja um bom projeto!Criar uma direcção de gente competente,que acredite naquilo que faz!Que saiba unir o universo Sportinguista!
Saudações leoninas!
SPORTING SEMPRE!
21 Julho, 2020 at 15:40
O Sporting não precisa de vender a SAD, se for liderado com competência e os Sportinguistas se unirem. BdC provou isso mesmo! Só com padres, malas e vouchers nos tiraram o titulo. O futebol não é fácil, fácil, mas quando há competência, trabalho e vontade de defender o Sporting acima de tudo, chegamos lá. E coragem, muita coragem! Não tenham dúvidas que é preciso uma voz forte e enfrentar os nossos rivais olhos nos olhos, sem medo. Foi assim que BdC ganhou o respeito dos Sportinguistas e o ódio dos nossos rivais. Metade do “ódio” que derrubou BdC, se fosse agora usado contra Jesus e o carnide….se calhar erámos campeões já na proxima época.
Vejam o porto que não tem grandes jogadores, mas tem uma cultura de ódio enraizada contra os lampiões e lhes a força que precisam para serem campeões.
21 Julho, 2020 at 15:52
sai uma imperial para a venda da sad.
ao fim ao cabo acabas por não dizer nada, a não ser que é preciso investir no futebol.
fixe.
21 Julho, 2020 at 15:59
A única coisa que a Cunha faz é enchotar a malta da tasca.
Não dá uma prá caixa.
É o que temos neste nouvelle clube.
SL
21 Julho, 2020 at 15:57
Olha o “fim” do Aves…
21 Julho, 2020 at 16:47
fim, finito