Largos vão os anos de desgostos infindáveis naquilo que me move e sempre moveu como Sportiguista. O futebol.
Reconhecidamente e orgulhosamente um clube eclético e vencedor, dos mais vencedores do mundo, a distância nunca me permitiu viver as maravilhosas tardes na nave e agora mais recentemente no JR.
O futebol quer queiramos quer não é o motor de todo o nosso fervor leonino é e sempre será a nossa principal paixão. É nele que pensamos dia e noite é com ele que choramos e rimos mais do que tudo o resto. E dizer isto não é nem deve ser mal interpretado pois é a verdade nua e crua ainda para mais para casos como o meu que vivemos longe do ecletismo e digo isto com muita mágoa porque também eu gostava de passar as tardes entre o pavilhão e o estádio. Como eu haverá milhares!
As modalidades “amadoras” não deveriam servir de escudo, deviam e devem ser olhadas com orgulho mas não serão elas o garante do nosso clube enquanto o conhecemos. Vivemos no país do futebol. Não somos o Canadá, nem os Estados Unidos somos Portugal!!
Posto isto, há muito que defendo uma política de investimento forte no futebol. O Sporting perdeu e perde espaço ano após ano dentro da nossa liga e há muito que já nem espaço tem na Europa. Não valerá a pena neste post que se quer rápido e directo aprofundar as dezenas de anos em que por culpa própria nos deixamos ludibriar pelos nossos rivais. Por culpa própria ostentamos a bandeira do eternamente diferentes e o preço a pagar tem sido altíssimo.
Defendo há anos uma política de investimento externo rápida e eficaz para nos voltar a colocar na rota dos títulos de uma forma consecutiva e não de 18 em 18 anos. Não vislumbro outra solução que não seja esta. Procurar uma boa gestão um bom presidente uma politica de contratações acertada sem dinheiro sera tarefa árdua. Nao impossível, mas quase! E venha quem vier, sem dinheiro é literalmente difícil… Querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas e sobretudo cometendo os mesmos erros é assutadoramente preocupante.
Leio por aqui uma busca incessante por uma direção na linha da anterior. E tem sido isto ano após ano. Não acertamos uma. O seguinte vem sempre resolver problemas do anterior. O anterior deixa a casa num caos segundo o que acaba de entrar. Falamos de reestruturações enquanto os outros dois e (sabe Deus como estao as suas finanças) discutem títulos dentro e fora do campo.
Nós? Falamos deles. Nada é justo. É tudo comprado, feito, combinado. É assim há décadas. Mas continuamos eternamente diferentes á espera de um milagre. Continuamos na esperança que um dia tudo se vai descobrir e que ainda vamos ganhar títulos na secretaria. Continuamos queques, de sangue diferente e a falar deles como se nós fossemos o exemplo de gestão. Só os outros fazem merda, nós continuamos angelicais a jogar dentro campo e com medo de mudar o paradigma de gestão. Nao quero ser igual a eles. Nunca!! Mas nao quero continuar com a mania que sou superior. Não somos! Ponto. Custa admitir? Muito mas é a verdade.
E quando a boa gestão aparentemente chega e é unânime, os socios (sim foi deles a culpa) são levados por cabalas e teorias da conspiração a decidir algo de forma errada e altamente prejudicial para o nosso clube. Os outros, vão ganhando mas aqui a discussao é presidencial. Somos isto. Temos sido apenas isto. Falamos de mesas de assembleia gerais enquanto eles falam de títulos. Andamos a falar de vices enquanto eles na Europa são campeões… Lutamos contra nós em vez de lutar contra eles.
Na hipocria elevada ao extremo queremos continuar a ser nós a definir o rumo do clube. Não me oponho. Confesso que perder esse direito me assusta. Mas olho em redor e vejo que o mundo mudou o futebol mudou. Há muito que que deixou de ser gerido apenas e só por paixão infelizmente e das duas uma: Ou investimos/deixamos investir ou ser tão grande como os maiores da Europa deixará de ser sequer um sonho!
Os mesmos que querem dar novamente a palavra aos sócios são os mesmos que espezinham esses sócios. São os mesmos que os categorizam em classes. São os mesmos que os apelidam de tudo e mais alguma coisa. Decidam-se!!!
Sinceramente e escrevo isto com a maior das sinceridades nem eu sei o que será melhor. Tenho uma ideia clara que o tempo será o nosso pior inimigo e quanto mais tarde acordarmos poderá ser tarde de mais para um retorno com o qual sonhamos. Tempo nao se pode combater com tempo. Combate-se com medidas!
Vender a SAD. Esse palavrão e que tantas dores de cabeça nos tem dado não sei se é a solução. Já ouvi imensas teorias. Umas boas umas más. Ficar com a SAD dá no minimo o controlo aos socios de decidir. Mas que decidimos nós nestes 40 anos? Que nivel de acerto temos tido nós nas nossas decisões? “Mas podes decidir”…dirão muitos. Ok é o que temos feito. Resultados? Zero…
Não deveria a SAD ser gerida por um CEO competente português e Sportinguista? Não poderiamos nós ser bem sucedidos nesta operação e exponenciar a nossa marca ganhando dentro para nos projectarmos lá fora? É urgente ter uma equipa de futebol capaz, é urgente ir à champions consecutivamente.
Continuaremos nós sócios a lutar uns contra os outros a dizer que o meu presidente é melhor que o teu?
Continuaremos nós a dizer que o teu “dono” te manda escrever isto?
Continuaremos nós acusarmo-nos de haver gente paga para espalhar a palavra?
Continuaremos nós sócios a ver os oportunistas cheios de ideias e projectos que no fim são e serão mais uma desilusão?
Continuaremos aturar mais reestruturações e mais anos zero?
Enquanto lemos este post os rivais reforçam-se com as idas à Champions com os bolsos “cheios” de nada . Nós por cá, continuamos a falar em projectos a 3, 4 ou 5 anos e em dar tempo aos jovens!
Continuamos na esperança que desinvestindo ou investindo mal vamos dar a volta. Esqueçam! Continuamos a querer deitar direções abaixo à primeira derrota ou ao primeiro post de Facebook.
Somos isto, temos sido isto. Titulos? Nem vê-los…
Temos medo de investimento, temos medo dos empresários, temos medo dos croquetes e dos rissóis que são oferecidos nos camarotes, temos medo de tudo, só não temos medo de perder consecutivamente! Eu quero ganhar já!!!
Ps- a discussão quer-se elevada. Sei bem que é um tema fracturante e que será alvo de diversas criticas e visões diferentes. Respeito! Mas peço que percebam a minha visão de alguém que tal como vós quer o Sporting de volta ao país e ao Mundo.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Rui Cunha
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
21 Julho, 2020 at 15:58
Confesso, sem qualquer problema, que estou cada mais convencido que o caminho terá que ser pela estrada referida no post.
Ganhar 5 campeonatos em 5 anos deixou o SCP arredado (definitivamente?) do campo onde se decide boa parte da época. Tenhamos presente a época dos 86 pontos. Daria para ser campeão em mais de 90% dos campeonatos anteriores. E o que aconteceu? O lamaçal foi tão remexido que houve um equipa (de qualidade inferior) que acabou com 88 pontos.
Ao SPORTING não basta, infelizmente!!, ter os melhores jogadores, treinadores, etc…
O SPORTING tem que ser muito, mas muito, muito mesmo, superior a todos os adversarios.
Julgava eu (ingenuamente) que o VAR viria ajudar, mas como quem vê na TV (e faz que nao vê e não informa o arbitro. Alô Jovane?? Paços, Tondela, Moreira….) ou vê, informa o arbitro, ele vai ver os toques no Gelson (lembram-se do que fez o Rui Costa? até deu amarelo ao jogador do SCP que tinha sofrido o penalti; e do agarrão ao Coates aos 90 minutos na meia final taça liga frente ao Braga que ganhamos nos penaltis ou do agarrao nítido aos 96 min em Moreira, etc…).
Mudou pouco dos anos 90. Na altura um SCP com Valcx, paulo Sousa, Figo, Balakov, Amunike, Jusko, etc… ganhou um taça. Nas Antas era habitual nunca acabar com 11… ainda me lembro de sair de la com 9… em vesperas de um derbi de pessima memoria…
Mania da perseguição?
Talvez, mas só quando me mostrarem que os nossos adversarios sofrem golos de apanha bolas; ou com a mão; ou em fora de jogo com a mão; ou de penalti com a marca da bola na cara do jogador; ou… ou…
Resumindo, que o texto já vai longo, nao vislumbro outra via para inverter meio seculo de ausencia do poder. Obscuro, mas poder.
Agora, há formas e formas disso acontecer…
Se for possível, escolho a fórmula Liverpool. A paixão é a mesma de sempre… mas com muitos milhoes de investimento!
21 Julho, 2020 at 16:44
Ora aqui estão uns bons exemplos do que falei um pouco mais acima…
21 Julho, 2020 at 16:06
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Compreendo perfeitamente o sentido do post, que aliás vem bem sumarizado no seu título de “quero ganhar já!”
Com a devida vénia, copio aqui as razões de discordância do Caro Lúis Miguel, das quais comungo:
1- Perder a maioria será perder poder de decisão dos sócios,
2- Ainda acredito que tenhamos outras opções para ganharmos mais;
3- investimento externo não é garantia de vitórias.
Regra geral, maior investimento no plantel significará maior possibilidade de vitória.
O Caro Rui Cunha endereça a questão desse investimento ser externo, através da eventual venda da SAD (leia-se, capital social) a investidor(es).
NO ENTANTO,
Esse investimento poderá surgir de formas alternativas, eventualmente mais conduzíveis a uma forma mais sustentada/sustentável de sucesso.
Esta época, por mais miserável que seja/tenha sido, traz-nos três vislumbres de esperança num futuro competitivo:
1- A emergência de jvens jogadores, que torna DISPENSÁVEIS jogadores menos impactantes e MUITO MAIS CAROS;
2- O acesso à Pré-eliminatória da LC, o qual deveremos atingir sem problemas CASO SEJAMOS MINIMAMENTE COMPETENTES;
3- Vamos ter TRÊS plantéis de jogadores profissionais, com largas dezenas de jogadores disponíveis para “colmatar” posições.
O que é preciso é uma mudança de paradigma. Em vez de comprar um camião de jogadores para “ver depois no que dá”, pensar qualquer coisa do tipo: ok, o nosso futuro pertence a Max, Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Wendel e Jovane. Com quem e que os podemos “complementar”?
Dêem de barato a seguinte situação teórica, no plantel para a próxima época:
GR – Max, Renan (ou outro: experiente, do campeonato português, fim de contrato ou custo de aquisição de um máximo de € 1M);
DC – Quaresma, Coates, CONTRATAÇÃO, Neto, Ivanildo, Inácio;
AD – Ristovski, João Oliveira;
AE – Nuno Mendes, Borja;
MD/MC – PAlinha, Mateus Nunes, Wendel, Bragança, Geraldes?;
ED – CONTRATAÇÃO, Plata, Geraldes?;
EE – Jovane, Joelson;
AV – Sporar, Luis Phillipe, Pedro Mendes ou Tiago Tomás
1- Há alguma razão para esta equipe não conseguir, no mínimo, o terceiro lugar?
2- Duas contratações para a titularidade. Qual o máximo de investimento necessário? € 10M?
3- Saidas de jogadores como Rosier, Acuña, Ilori, Eduardo, Battaglia, Matheus Oliveira, Vietto, Doumbia e Camacho. Quanto conseguiríamos fazer em vendas? Pelo transfermarket, mais de € 40M. A somar aos € 10M pelo Matheus e € 3M pelo Misic.
4- A quanto ascenderia a massa salarial de um plantel como este? € 45M? € 50M?
E é também preciso gente capaz nas decisões sobre o futebol. A curto prazo, para conseguir “colocar” os nossos excedentários e assegurar a contratação de dois jogadores impactantes. A médio/longo prazo, para estabelecer DE UMA VEZ POR TODAS o paradigma que todos nós Sportinguistas já sabemos “de cor e saltedo”: aposta na formação, contratações só o absolutamente necessário.
Obvamente, se considerarmos que NUNCA vamos ter alguém competente a organizar o nosso futebol, então…. 🙁
SL
21 Julho, 2020 at 16:14
No fundo, tudo se resume a isto:
– Projecto (ciom cabeça, tronco e membros)
– Equipa directiva /gestora competente
– Scouting competente
– Entrada na Champions
21 Julho, 2020 at 16:28
Isso tudo!Mas deixa-me, acrescentar gente com garra! Não é preciso falar muito,trabalhar bem em silêncio!
21 Julho, 2020 at 16:47
Um bom comentário mas ficando com o Acuña e vendendo o Borja. 😉
21 Julho, 2020 at 16:11
Rui posso fazer te uma pergunta?
E atençao so respondes se quiseres…
Vendendo a sad temos dois cenarios……….ou corre tudo bem ou corre tudo mal e quando digo mal é perdermos o clube………..ou seja deixar mos de ter qualquer tipo de poder decisorio nas demais materias do clube……
Se correr tudo bem eu ate te pago um almoço e continuamos a ter clube mas…
E se correr mal…
Desculpa ca vai a pergunta……
Tenho 32 anos e se por causa de pessoas como tu eu perder o clube que aprendi a amar e que tem mais de 100 anos o que é que tu mereces???
Que consequencia é que uma pessoa como tu merecia por contribuir para o fim de algo que existe á varias geraçoes, que castigo irias merecer por acabar com um sonho de varias geraçoes………..
No fundo o que é que tu merecias?
21 Julho, 2020 at 16:37
Claudio sou tao sportinguista como tu, nem mais nem menos!
O que mereço é deixar de ter um clube apático que culpa tudo e todos pelos insucessos consecutivos.
O que mereço é sorrir e gritar nos aliados um titulo do Sporting.
O que defendo é investimento na equipa de futebol de forma urgente e não estar sentado á espera que um project finance me resolva o problema de décadas.
Jaimais quero perder a genese de ser Sporting nem isso está em causa. Como já li a cima há formas e formas de fazer as coisas.
Numa coisa devemos concordar: Assim como está, não dá e cada ano o fosso aumentará. É isto que mereces?
21 Julho, 2020 at 16:46
O clube é apático por culpa dos seus dirigentes!! Os actuais deram-se ao “luxo” de dar conferencias de imprensa a expor as suas fragilidades por revanchismo e ainda para tentar ganhar apoios… foram a tribunal criticar decisões da direcção, na pessoa do anterior presidente… queres o quê, milagres?? Já foste.
Vende a tua casa a um especulador imobiliário e a seguir vai arrendá-la. Deixa o Sporting em Paz!
21 Julho, 2020 at 17:06
Rui nunca disse q nao eras sportinguista…….
Mas se propoes um cenario tens obrigaçao de estar preparado para o caso de correr bem ou correr mal…certo?
Nao me respondeste á pergunta se ficarmos sem clube por causa dos teus votos qual seria a consequencia para ti????
Eu ficaria sem clube tal como tu, a diferença é q eu nao contribui para isso…
Ou mellhor faço te a pergunta de forma diferente………
Como te vais sentir se perderes o sporting por causa dos teus votos???
21 Julho, 2020 at 17:21
E se ficarmos sem clube por esta política egoísta dos últimos 40 anos. Tens hj o Sporting que conheceste na decada de 80/90?
Achas que temos mais ou menos adeptos?
21 Julho, 2020 at 17:31
Tamos ca á mais de 100 anos com e sem titulos……..e vamos estar mais 100 desde que o clube seja nosso porque nós socios nascemos e morremos e o clube fica, certo???
Agora e se for um dono???
Se o dono acordar chateado num sabado e quiser mudar a cor das camisolas? , ou o nome? Ou quiser vender a outra pessoa?????
Tens ideia do que propoes?
Se o benfica e porto sao tao bons e se a tua ideia é tao boa porque é que eles nem consideram a tua ideia???????
Sabes qual é a lacuna da tua ideia?
É que por cada city, chelsea ou psg tens um belenenses um beira mar um aves um valencia e por ai fora…
Tu nao colocas a hipotese de correr mal eu nao coloco a hipotese de correr bem, a minha vantagem ( e no fundo o problema)é que por cada bom exemplo q tu tens eu tenho 10 ou 20……..
Historia rapaz,……..a unica coisa que nos impede de cometer os mesmos erros…
21 Julho, 2020 at 17:34
Claudio eu proponho investimento e injecção no futebol. Se houver outra forma sem perder maiorias eu assino por baixo e já li hj excelentes comentários sobre isso.
21 Julho, 2020 at 17:53
Ou seja alguem investir e nao mandar???
Quem investe na compra de uma sad tem q mandar.
Tu qd compras um sofa quem manda? Tu ou o funcionario?
Injetar atraves da compra de 30 ou 40% da sad tudo bem conta comigo, agora perder a maioria esquece………
21 Julho, 2020 at 17:36
Admitindo sequer que City ou PSG são exemplos a seguir já que eu não gostava que o meu clube fosse o rosto daquele tipo de regime…
A que preço estamos dispostos a vender a nossa dignidade?
21 Julho, 2020 at 17:21
Sinto que o Sporting se perde a cada nova eleição.
Sentes o mesmo?
21 Julho, 2020 at 17:33
Nao senti isso com bruno de carvalho e nao vou sentir qd o benedito ocupar o lugar q merece…
21 Julho, 2020 at 16:25
Ontem na Sporting TV,Marco Aurélio em direto do Brasil, gostei de o ver e ouvir!
Grande central, enorme! Melhor que ele ,do Brasil,que eu vi jogar naquela posição só Luisinho 😉
21 Julho, 2020 at 22:02
E André Cruz!
SL
9 Novembro, 2021 at 11:54
Oi…
21 Julho, 2020 at 16:32
Fdx Não sou ,nem me considero um velho!mas lembro-me bem no velhinho Alvalade,os sócios para aplaudir e festejar uma grande recuperação,ou um grande corte tal como um golo se tratasse.
Entrega,garra,classe….
21 Julho, 2020 at 16:32
O Porto apesar da profunda crise financeira que atravessa, é campeão e vai regularmente à CL!
A partir daqui toda a teoria apresentada no post, do forte investimento no futebol, cai por terra!!
Qual é a diferença entre o porto e o Sporting? A união interna e a blindagem aos ataques externos, venham eles de onde vierem… é muito simples!
Quanto ao resto o Jaime Grilo já mencionou no seu comentário que foi, e bem, tão elogiado!
Balelas.
21 Julho, 2020 at 16:36
Mentalidade ganhadora!
Quem não souber jogar à SPORTING que vá…que faça as malas e vá pro caralho
21 Julho, 2020 at 16:45
Ponto de entrada.
Não me revejo MINIMAMENTE na defesa deste post.
Prato bem servido, mas vai muito ao engano.
Então com a venda da SAD, como fica o adepto?
E o sócio? O sócio tem decidido mal, mas por isso mesmo, vamos decidir pior, a ver se resulta?
Um CEO? Mas nunca na vida.
Fiquem com o Sporting Lisbon FC, e os seus activos… e passivos.
O Sporting Clube de Portugal fica com as modalidades.
Não tenho medos nenhuns. Quem quiser ir ao pontapé na chicha vai, paga e vai.
Quem não quer, não vai.
O que se quer, e mais cedo que tarde, é um divórcio, antes um divórcio a um mau casamento.
Há muito a ponderar, milhares de atletas amadores, que todos os dias se levantam a pensar em melhorar, e em melhorar o Sporting Clube de Portugal… vamos deixá-los cair? Voltar ao Roquette?
Ser mais um Esporão Superior de um qualquer CEO?
Admito que possa estar errado, mas não aceito que esta visão deste post esteja certa.
21 Julho, 2020 at 16:50
clap clap escondidinho
21 Julho, 2020 at 16:48
Dos centrais brasileiros, esqueci-me do André cruz 😉
21 Julho, 2020 at 17:44
Ontem, tal como hoje, nas palavras de Pedro Santana Lopes:
“Eram nomes muito fortes que procuravam trazer para o projeto idealizado por José Roquette figuras sonantes também do sistema financeiro e que pudessem garantir a credibilidade do caminho que ia ser encetado.
Na altura, em junho de 1995, o passivo do Sporting era de cerca de seis milhões de contos (30 milhões de euros), mas referenciados no final dos mandatos de José Sousa Cintra. O projeto que se apresentou às eleições anunciava aos sócios que com a constituição de uma SAD para o futebol, e com a tal rentabilização dos ativos patrimoniais do clube, seria possível, com uma gestão rigorosa e dinâmica, conseguir fazer o Sporting entrar num novo ciclo.”
O que precisamos mesmo é de um investidor e ….. “com uma gestão rigorosa e dinâmica, vamos conseguir fazer o Sporting entrar num novo ciclo”
21 Julho, 2020 at 18:02
Os Cunhas & Companhia bem podem andar a pregar para a venda da SAD, pseudo investidores e Blá Blá Blá.
Nem que seja o Ronaldo.
Se houver algum vislumbre que tal possa a acontecer, os alguns que ainda se mantêm sócios e pagam cotas deixam de imediatamente de o fazer.
E só ainda não aconteceu totalmente porque todos querem correr com o Varandas & Rogério Alves.
Que vão Xular a put@ que os pariu a todos.
SL
21 Julho, 2020 at 18:17
Max;
Quaresma, Coates e Acuña;
Ristovski, Wendel, Matheus Nunes e Nuno Mendes;
Geraldes, Tiago Tomás e Plata
Vamos!
21 Julho, 2020 at 18:18
Suplentes do #SportingCP:
Renan, Camacho, Vietto, Luís Neto, Battaglia, Borja, Miguel Luís, Pedro Mendes e Joelson.
21 Julho, 2020 at 18:18
Boa discussão, não pelo post original que é um conjunto de achismos, mas pelos comentários.
21 Julho, 2020 at 19:25
Nem mais… Nem mais.
21 Julho, 2020 at 18:25
infelizmente não saímos disto , sad para aqui maioria para acolá … competência ou incompetência , isto é tudo muito bonito muito teorico mas não nos leva a lado nenhum …
o Sporting como outros grandes clubes é paixão é emoção , aqui atrasado a falar com um dirigente de um pequeno clube dizia o Homem o importante é andar a lutar para subir ou para não descer de divisão pois andando nessas lutas os adeptos comparecem , no caso de um clube como o Sporting , podem dar as voltas que quiserem , um clube desta dimensão tem obrigatoriamente que ter uma equipa de futebol competitiva que lute efetivamente por titulos , no nosso caso e na minha opinião o maior problema do SCP está na mentalidade e falta de militancia do comum adepto , quem de valor se vai meter num clube sujeito a qualquer momento ser vitima de um golpe ou vamos continuar a fazer de conta que o Sporting não foi vitima de um golpe !
21 Julho, 2020 at 18:25
Gosto muito de ser dono do meu nariz.
Gosto muito de ter o poder de tomar as minhas próprias decisões. Umas certas, outras erradas, mas tenho a possibilidade de escolher.
Escolhi a minha profissão por uma questão de gosto pessoal.
Vivo com a pessoa que preferi para ser a minha companheira de vida.
Comprei a minha casa porque gosto dela.
De acordo com as minhas possibilidades, tenho o carro que escolhi.
Não tenho partido político porque não quero ter.
Gosto de frequentar uma determinada praia e ninguém me impede de lá ir.
Gosto de ouvir música quando me apetece.
Gosto de ir ao Ramiro comer uns carabineiros e gosto de ir às roulottes comer umas bifanas e beber umas imperiais. Porquê? Porque mando na minha carteira.
Não gosto do vermelho e não tenho uma única peça de roupa dessa cor. Era o que faltava alguém ter a possibilidade de escolher por mim.
Logo vou jantar uns choquinhos à algarvia (espero que não me pare a digestão) porque me apetece. Vou acompanhá-los com uma garrafa de branco fresquinho. Podia ser tinto, mas escolhi branco e ninguém vai alterar a minha opção.
Gosto do Sporting Clube de Portugal. Tive a oportunidade de escolher assim.
Se um dia o meu clube de coração perder a maioria da sad, deixo de ser sócio por opção.
Não consigo suportar a ideia de não ser dono de mim próprio.
21 Julho, 2020 at 18:28
Entao e as cabalas de que fomos todos comidos de cebolada?
Decidiste ou decidiram por ti?
21 Julho, 2020 at 18:48
O único poder de decisão é através do voto. Se perderes a maioria da sad deixas de contar para o totobola.
21 Julho, 2020 at 18:26
Concordo e se nada vale pelo post que valha pela discussao elevada coisa que muitos continuam a nao conseguir.
E olha que ao ler muitas das opinioes de grandes Sportiguistas que hj aqui comentaram deu pelo menos para nos deixarmos de atacar e por de lado o numero 71 😉
Embora no meu post nao vi a palavra “achar” em momento algum!
21 Julho, 2020 at 18:41
“deu pelo menos para nos deixarmos de atacar e por de lado o numero 71”
Hum… Então devo ter percebido mal esta passagem…
“E quando a boa gestão aparentemente chega e é unânime, os socios (sim foi deles a culpa) são levados por cabalas e teorias da conspiração a decidir algo de forma errada e altamente prejudicial para o nosso clube.”
Ao ler isto, pensei que te estivesses a referir precisamente aos 71 “(sim foi deles a culpa)”… “a decidir algo de forma errada e altamente prejudicial para o nosso clube”.
21 Julho, 2020 at 23:35
Baralhou-se coitado. E saiu-lhe o ‘tiro pela CUlatra’ …
21 Julho, 2020 at 19:57
71,71,71,71,71,71,71,71,71,…
21 Julho, 2020 at 23:34
O CUnha e outros CUnhas como ele … Gostam é de ‘debater’ … Falam, falam e não dizem nada … Mas de “forma elevada” … Essa então é que me parte o côco todo … MAs é uma “forma muito elevada”, “moderadamente elevada”, “pouco elevada”?!? … Olha eu gosto de discutir o futebol em particular e o desporto em geral é de FORMA APAIXONADA e ACALORADA!
Contudo faço-te eu uma pergunta … O que é que tu já fizeste pelo SCP???
Além de “debater de forma elevada” … Isto é como quem diz … “eu queria era estar a rapar o tacho dentro do SCP … O que é que já fizeste, de forma elevada ou nem por isso pelo SCP?!?
Pela tua pinta de comentários … Eu digo-te já a resposta … Não fizeste NADA, ZERO, NICKLES BATATÓIDES …
Tu e outros palhaços que aqui andam a conspurcar o ambiente d’A Tasca são do SCP por conveniência e não por convicção …
21 Julho, 2020 at 18:35
A cegueira por querer títulos é como construir a casa pelo telhado. É preciso uma base de trabalho, a começar pela formação, estrutura técnica e dirigente.
Numa coisa concordamos. É facilmente comprovável que o investimento gera competitividade. Os clubes mais competitivos são os que têm maiores orçamentos. Salvo excepções, como é óbvio.
Também é uma La Palissada que é preciso competência e ter um projecto.
Mas eu acrescento: competência e amor ao clube. Isso não se coaduna com vender a SAD.
Só que o grande problema do Sporting para mim são aqueles que se servem do clube. Seja por protagonismo, seja por interesse financeiro, seja por interesse político.
Nem chamo um cancro: chamo de parasitismo.
O Sporting precisa de uma direcção competente e que ame o Sporting. O resto vem por acréscimo, que pode obviamente incluir profissionais em certas áreas como judicial, financeira e desportiva que tragam apenas competência, mas as pessoas que tomam as decisões têm que ter sempre o melhor do clube na mente.
Devem também ter um grande sentido ético, sentido de responsabilidade e visão de futuro para moldarem o Sporting aos novos temos e melhorar o futebol em si, a começar por reformas que combatam a corrupção e promovam o fair play e aproximem os sportinguistas do clube, e os adeptos do desporto em geral.
21 Julho, 2020 at 18:43
Concordo!
Temos tempo?
21 Julho, 2020 at 18:46
O Sporting já teve uma direcção competente e que amava o Clube, mas o problema era a comunicação e o casaco, correram com ela. Voltamos ao mesmo de sempre, das direcções “bonitas”, de “gente de bem”, mas de uma incompetência atroz. Temos é de ser elegantes, esquecem-se é que já existe um clube para isso, o “Lions Club”, deixem este em paz, deixem ser aquilo que foi a base da sua fundação, criado para ganhar, criado para ser rei, criado para mandar e não aquilo que é hoje, um clube perdedor, à mercê dos outros, em que a sua opinião não conta para nada. Eu acho que o Sporting nunca mais se vai levantar, está demasiado partido e se acham que a queda da remuneração é apenas uma coincidência, vão ver quando as pessoas puderem ir novamente aos estádios. Vão cair na realidade, não vão gostar, mas é o que é.
21 Julho, 2020 at 19:09
Cheguei tarde à discussão, mas a minha opinião sobre vender a SAD é conhecida.
Leio e só vejo teorias, chavões e frases feitas repetidos até à exaustão deste o projecto Roquete, nada de concreto.
Por outro lado é simples ter uma caixa de comentários com discussao elevada concordando ou não com a visão, basta para isso o Cunha escrever um post (post, porque os comentários seguintes já sao outra coisa, mas não é esse o foco) em que se foca apenas no que defende, sem revisionismos ou insulto à inteligência dos tasqueiros. Como fez.
21 Julho, 2020 at 22:05
se vender a sad fizer que esta direcção parasita se vá embora, por mim tudo bem
já estou por tudo
21 Julho, 2020 at 23:03
Resumo:
Quero vender a SAD já.
21 Julho, 2020 at 23:09
Foda-se entrega-se o clube ao Sr. Roquete , o cara de peixe desde o seculo passado está cheio de ideias e intenções muitíssimo boas:
“não contem comigo para vender património”
“vamos criar condições para o Clube não ficar dependente da bola que bate na barra”, “vamos preparar as coisas para nos próximos cinco campeonatos o Sporting ganhar pelo menos dois”,
“vamos devolver o Clube aos sócios”
“sistema é um conjunto de maus hábitos instituídos no futebol português, que tem de ser rapidamente alterados”.