Será possível encontrar algo de bom no jogo que colocou ponto final numa época medonha e numa derrota que nos atirou para quarto lugar? É esse exercício que se faz nas próximas linhas
Aviso ao leitor: nas linhas que se seguem não encontrarás um balanço do que quer que seja, algo que será feito a seu tempo. Ontem houve jogo, um dérbi sem público que terminou com 2-1 favorável ao benfica e que, face à vitória do braga fente ao fcp, nos atirou para o quarto lugar na classificação final. E é deste dérbi que tentarei falar.
O Sporting entrou bem, a pressionar alto e a ser dono e senhor da bola. Não conseguia criar situações de perigo, mas nos dez minutos iniciais foram quase sempre jogados no meio campo encarnado. À medida que as equipas encaixara e que o benfica conseguiu sacudir a pressão, colocou-se um problema ao Leão: sair a jogar.
Tirando o quão exasperante é ver os nossos jogadores quase preferirem perder a bola num passe de risco do que dar-lhe um pontapé para a frente, há que reconhecer a coragem de não prescindir de jogar assim. Nomeadamente quando, face a um adversário mais forte, rotinado e a pressionar até à linha fundo, ficas com a certeza que tens poucos jogadores que te possam dar essa saída de bola a la tiki taka. Com o meio campo sempre de costas para o adversário, o pé para pé era feito no limite do risco e sempre no nosso meio-campo. Obviamente que não dá. Ainda assim, não seria numa das várias perdas de bola que chegaria o golo lampião. Foi de bola parada, esse problema que deverá estar na lista de prioridades de Rúben Amorim.
Cada vez que temos que defender um canto ou um livre cruzado, é um sufoco. E quando os temos a nosso favor, pese a mestria da canhota de Nuno Mendes a cruzar, nota-se que existe pouco ou nenhum trabalho de laboratório. Resultado, fomos para o intervalo a perder 1-0, que até podiam ser dois porque mais uma dessas bolas paradas acabou num dos postes da baliza de Max.
Rúben Amorim viu, e bem, que Plata estava a ser uma total nulidade e lançou o jovem Tiago Tomás que, jogando como uma espécie de falso extremo direito, acabou por ajudar a virar o jogo. A equipa tornou-se muito mais rápida e pragmática a partir para a ofensiva e tomou completamente conta da partida. Tomás ameaçou, com uma buja ao poste, depois entendeu-se na perfeição com Sporar, servindo com açúcar a belíssima diagonal do avançado.
Estava feito o empate e, sou-vos sincero, tenho pena que nesse momento não tenhamos cavalgado para tentar chegar ao segundo golo. Com a ala direita finalmente a funcionar por culpa do jovem Tomás – até Ristovski já aparecia embalado com apropósito – , com Nuno Mendes a ser um monstro pela canhota e com Matheus Nunes a encher o meio-campo como não havia feito até ontem, o Sporting dos putos dominava o benfica dos milhões com total personalidade.
E isso, pese aquele golo final que nos atira para um quarto lugar que mais não é do que o ponto final lógico numa época desgraçada, é o que quero guardar da partida de ontem: um treinador que soube mexer na equipa e uma equipa de miúdos que se encheram de personalidade em casa de um dos seus mais fortes adversários.
É pouco? Obviamente que é muito pouco. Mas é isso ou nada pois, futebolísticamente falando, a esperança que resta será sempre na crença de que, mesmo dirigidos por incompetentes, esta equipa técnica e o plantel que lhe será dado conseguirão ultrapassar as adversidades por si mesmos.
26 Julho, 2020 at 15:03
RAm não tem curso, não tem mão no balneário e o pior é que não apresenta resultados. Como um dos rostos da merda que está no Sporting só espero que saia de borla junto com os golpistas.
26 Julho, 2020 at 16:23
Isto. Ponto! Agora menos conversa e mais acção.
26 Julho, 2020 at 15:04
Desde a época 93/94 que o Sporting Clube de Portugal não perdia os 4 clássicos.
Parabéns varandas e quem votou nele.
26 Julho, 2020 at 15:09
É uma época de RECORDS … negativos, todos eles, mas não deixam de ser records …
Agora imaginem mais 2 anos disto …
26 Julho, 2020 at 15:20
É até rebentar.
Mas pelo que se lê da tropa do nojo está tudo bem…
26 Julho, 2020 at 15:24
E sem cerveja com álcool em alvalade!
26 Julho, 2020 at 17:45
Pois … Que esse RATO do Cal … Já foi pregar para outra freguesia …
26 Julho, 2020 at 15:28
Época com mais derrotas do Sporting clube de Portugal em 114 anos de História.
SL
26 Julho, 2020 at 15:34
Boa tarde Tasca,
Incrível como ainda há quem “keep the faith” com isto!!!
26 Julho, 2020 at 16:23
Mesmo!!!!!!
26 Julho, 2020 at 15:47
Para se ser campeão de Futebol de 11 Sénior temos de ter uma equipa que ganhe os jogos todos em casa: 17×3= 51 pontos; e
ganhar fora a todos as equipas partir do 6º. lugar: 12×3= 36 pontos;
51+36 = 87 pontos;
podendo ainda ganhar/empatar mais algum dos jogos fora com os clubes até ao 6º.
Julgo que não é pedir muito!!
SL
26 Julho, 2020 at 15:58
Como não amar os nossos novos amigos da CS. Em dia de vergonha, foram tirar o anão do cacifo para cantar mais um fadinho de Alcochete. O feduíco é precioso para quem nos quer tanto bem e há que proteger o novo Sporting!
É que só come isto quem quiser.
26 Julho, 2020 at 18:23
E são tantos os que comem e ainda lambem os dedos e a testa.
SL
26 Julho, 2020 at 16:29
o sr luis miguel está a dizer uma barbaridade sobre o jogo de ontem . Então se não temos jogadores , nem capacidade , vamos jogar de peito aberto ?? completo disparate …. vamos sair a jogar , quando temos jogadores que sabemos que não tem capacidade tecnica para tal ?? disparate ? qualquer treinador da distrital sabe que quando há menos capacidade , tem que haver uma estrategia para o minorar , como por mais um jogador a meio campo , prescindir do ponta de lança e jogar com dois jogadores rapidos na frente , jogar com tres centrais , jogar com 5 medios , etc . Qualquer treinador sabe que tem que adaptar o sistema aos jogadores que tem , e não o contrario . O jogo de ontem era para pontuar , não era para jogar como nunca e perder como sempre . Era para aguentar e sair no contra . Este pseudo treinador ainda tem que comer muita palha . Ganhou meia duzia de jogos a equipas fracas , sempre á rasca e já o comparavam ao mourinho . Para mim ficou apresentado quando em guimarães , com 15 minutos para jogar , não faz uma substituiçao para meter um ponta de lança para tentar ganhar , com medo de perder ,o que repetiu contra o moreirense , com 40 minutos com mais um e não consegue ganhar , nem obrigar o moreirense sequer a sofrer ….
26 Julho, 2020 at 17:46
ISTO!!!
26 Julho, 2020 at 17:47
E não esquecer a VERGONHOSA performance ante o V.Setúbal …
26 Julho, 2020 at 16:51
O problema não é perder com o carnid€, no seu estádio.
O problema é empatar com o Setúbal em casa , e o treinador insistir nos 5 defesas quase todo o jogo, jogo este que nos garantia em caso de vitória, o terceiro lugar.
Para um não treinador que vai custar 14M€,
é muito pouco.
Claro que a culpa, em primeira instância, é da corja fivelense, mas convenhamos , que é muito pouco para um não treinador tão caro.
Eu não sei como se poderá correr com os bandalhos que desgovernam o Nosso Clube.
Pelo que leio e ouço, legalmente é impossível, pois o mr.magoo, não deixa.
Manifestações, devido à COVID-19, são proibidas.
A única maneira viável é através da internet.
Mas, como?
Eu sou um leigo, mas estou totalmente disponível, para assinar petições e contribuir financeiramente.
Não podemos é deixar que continuem a destruir o Sporting
26 Julho, 2020 at 17:10
Dizer que jogamos com 5 defesas é de facto ser leigo.
E indo ao exemplo que dizes (Setúbal em casa), os laterais era extremos e um dos “centrais” era o LE.
O problema não é cá atrás.
26 Julho, 2020 at 17:18
Isso é o que menos interessa.
“jogo este que nos garantia em caso de vitória, o terceiro lugar.”
ISTO é que interessa.
“O problema não é cá atrás.”
Pois não. O problema é geral.
No 1.º golo do Benfocas tinhas 10 jogadores do Sporting enfiados na grande área e 1 apenas fora, a “atrapalhar” o marcador do canto.
(ver a partir do minuto 0:55)
https://www.youtube.com/watch?v=yslfnvXmNBw
26 Julho, 2020 at 17:35
Mas tb te digo que com 2 ou 7 defesas, não ganhar o jogo em casa nem que fosse 1-0… ou pior, não criar um lance de golo…
Esse sim, é o problema. Foi.
26 Julho, 2020 at 16:55
Eu tenho que agradecer ao varandas & companhia, conseguiram curar o meu vício do futebol e tenho que admitir que ando muito mais descontraído, não há stresses, noites mal dormidas. Já não tenho aquela chatices de não poder fazer algo a certa hora porque vai jogar o Sporting, não podemos sair porque quero ver o jogo, etc. De tal forma isto aconteceu, que ontem nem me lembrei do jogo, só vi o resultado lá para a meia-noite.
Continuo a gostar muito do Sporting, pago as minhas quotas e sempre que poder irei ver e apoiar as modalidades. Tenho zero interesse no futebol português e tudo que o rodeia e mesmo futebol em geral me atrai muito menos hoje em dia.
26 Julho, 2020 at 17:15
Na premier, pelos resultados ao intervalo, podemos comprar outro Feddal com a ida do United à champs.
E Wolverhampton fora da Europa… por troca com o Tottenham.
26 Julho, 2020 at 17:25
Isto é uma verdadeira aberração.
Inglaterra coloca 4 equipas na CL e 2 na LE.
Isto faz algum sentido?
26 Julho, 2020 at 17:41
É fodido, mas pela qualidade das equipas até podiam ir mais 🙂
Irem os nossos dois fazerem figura de corpo presente com o futebol que apresentam é um atentado ao futebol.
Venha de lá a Taça dos Campeões Europeus outra vez.
26 Julho, 2020 at 19:20
O Tottenham fodeu-se (empate 1-1).
26 Julho, 2020 at 21:00
Sorry. Vi a classificação da jornada anterior.
Tottenham apurado para a Liga Europa.
O Wolverhampton tem que esperar que o Chelsea ganhe a Taça de Inglaterra ou vencendo esta edição da LE (que lhe garantia acesso à CL).
26 Julho, 2020 at 17:45
Faz
26 Julho, 2020 at 19:21
O que fazia sentido era apenas o campeão ira à CL.
26 Julho, 2020 at 18:03
Se continuarmos com este rumo!
Passamos de clube grande ,a clube Histórico!
26 Julho, 2020 at 18:16
Não vi o jogo. Porque o meu pessimismo já me dizia que íamos acabar no quarto… Grande crónica Cherba, as usual!!!
Cada vez com menos fé para isto:
“… a esperança que resta será sempre na crença de que, mesmo dirigidos por incompetentes, esta equipa técnica e o plantel que lhe será dado conseguirão ultrapassar as adversidades por si mesmos.”
SL
26 Julho, 2020 at 18:48
Deixa arder….merecem.
26 Julho, 2020 at 19:21
Tottenham fora da Europa (empate 1-1).
26 Julho, 2020 at 19:28
Acho que eles vão!!!quem falhou foi o wolves….
26 Julho, 2020 at 21:01
Sim, tens razão. Vi a classificação da jornada anterior.
Tottenham apurado para a Liga Europa.
O Wolverhampton tem que esperar que o Chelsea ganhe a Taça de Inglaterra ou vencendo esta edição da LE (que lhe garantia acesso à CL).
26 Julho, 2020 at 22:04
É isso mesmo…
26 Julho, 2020 at 19:22
https://thumbs.web.sapo.io/?W=775&H=0&delay_optim=1&webp=1&epic=YTU1uJG2RG/nkzPjr9+ns/IKEF1lqiXadRR0bpI4/o28C8IAvhZ/ApGsXGOEN8so8nJ8nXOg9AO3dtkWez1jWzhVNy96rXgfR5TyE/o1IVxaqQY=
26 Julho, 2020 at 19:26
Nem contamos para o totobola…que estristeza!!
26 Julho, 2020 at 19:28
Não havendo off-topi, deixo aqui um texto/comentário publicado pelo Dark_Lord no fúrumscp.
https://www.forumscp.com/t/as-decis%C3%B5es-que-aqui-nos-trouxeram/48417
«Ontem, até evitei vir aqui, para não correr o risco de ser mal-educado para alguém que se lembrasse de me responder mal. Entretanto, percebi que não vale a pena esperar por uma paz de espírito que não vai chegar. Não por peso na consciência, mas por ser doloroso saber que tudo aquilo que os “maluquinhos” profetizaram há dois anos, é o que está a acontecer agora.
A vida é feita de decisões, e quando chegamos a adultos… bem, temos de viver com as consequências delas. Desde 2018, o sócio do Sporting tem tido muitas decisões para tomar, algumas à vista de todos, outras mais subtis, mais caladas, mas igualmente reveladoras daquilo que determinado Sportinguista é, pensa, e deseja para o Clube.
A primeira decisão que se tomou, numa sequência de decisões que levaram ao estado em que estamos agora, foi não aprovar um post de um Presidente a criticar os atletas a quem paga para jogar à bola, mas aplaudir e dar like nos posts dos jogadores a pôr em causa, publicamente, a legitimidade de quem lhes pagava o salário para os criticar. Alguns deles, ainda ostentam esse post, que nem escrito por eles foi, nas suas redes sociais. E está lá, o vosso comentário com um coraçãozinho verde, e um “Força!”. Está tudo lá, seus fracos de espírito. Não gostaram do primeiro post? Tudo bem. Mas um bocadinho de noção e de respeito/gratidão a quem tanto fez pelo Clube, não vos tinha ficado mal.
Depois, teve de se tomar uma decisão sobre aplaudir uma volta olímpica que, para mim, foi um gozo total com a vossa (nossa, infelizmente) cara. Foi aplaudir jogadores e uma equipa técnica que estavam, na nossa casa, a gozar com quem lhes deu condições que se calhar nunca tinham sonhado. Foi dar-lhes moral e poder para fazer aquilo que lhes desse na gana.
As decisões continuaram, e escolheram não dar o benefício da dúvida a quem, mais uma vez, literalmente viveu para o Sporting durante 5 anos. Deixaram que Bruno de Carvalho fosse acusado de tudo e mais alguma coisa. Deixaram, não. Juntaram-se à festa. Muitos já sabiam o que estavam a fazer, rasteirinhos, a alinhar numa cartilha patrocinada pela CMTV e afins. Os mais ingénuos, também não têm desculpa, não andam aqui há meia dúzia de meses, era só juntar alguns pontos. São escolhas, e decisões. Eu, por exemplo, lembro-me da minha primeira mensagem relativa a Alcochete: “Mas a culpa é dele, porquê mesmo?”. E, recentemente (e felizmente), a história deu-me razão – a mim e a quem esteve sempre do lado de quem só quis o bem do Sporting e se viu apanhado numa tramóia digna de filme de thriller.
Mas a vossa decisão foi tomada entretanto. Decidiram destituir Bruno de Carvalho, com base em nada, e depois tomaram outra decisão “esperta” – expulsá-lo de sócio, no Pavilhão construído no seu mandato. Mas pronto, o Sporting precisava de sair das mãos de uma ditadura inventada pela televisão, e precisava de mudança. Então e quem é que os meus amigos escolheram para ser a cara dessa mudança?
É isso mesmo, escolheram um gajo, enfiado na golpada até ao pescoço, para encabeçar o novo capítulo da história do Sporting. Um “Presidente” que não consegue construir duas frases. Um homem manifestamente mesquinho, vingativo, arrogante até mais não e incompetente que dói. Mas a malta avisou, e vocês tomaram a decisão na mesma. Na era de Varandas já conseguimos fazer muita história. Completámos a época com mais derrotas de sempre do Futebol Masculino, voltámos ao quarto lugar no Campeonato, perdemos os títulos nacionais das Modalidades de Pavilhão todas, as Modalidades femininas definham, os negócios só satisfazem aqueles que vivem para lamber rabos… a lista é longa.
Mas isto tudo a passar-se com a maior arrogância que me lembro de ver por estes lados. Mandam beijinhos aos sócios contestatários, chamam-lhes escumalha, a cara de uma das muitas agências de comunicação que já vieram desfrutar de tacho chama-lhes atrasados (ou algo do género), fazem-se promessas que qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe que não vão ser cumpridas, e falha-se em todas as vertentes daquilo que é, ou deve ser, a gestão de uma instituição desportiva como o Sporting Clube de Portugal.
Ah, e entretanto, vocês vão tomando outras decisões. Decidem virar a casaca e fingir que não participaram neste triste espetáculo, ou decidem assobiar para o lado e… fingir que não participaram neste triste espetáculo, ou… vocês percebem a ideia.
E eu aqui ando, a pagar quotas para assistir a isto, a perder tempo a escrever sobre esta m****, a saber que tenho razão, e que tive sempre. Tive de bater de frente com colegas de casa, com a namorada da altura, f***-**, até da minha mãe eu tive de ouvir bocas. Na faculdade, no trabalho, na internet, no Pavilhão, nas Assembleias Gerais. Mas estou aqui, eu e quem sempre soube que isto ia acontecer, não por sermos visionários, mas por termos espinha dorsal e uma pitada de senso comum.
Agora, há mais decisões para tomar. Por muito que me apeteça dizer “Escolheram isto, agora levem com isto.”, não o vou fazer. Em qualquer grupo de pessoas, seja de amigos, seja um agregado familiar, ou uma equipa de trabalho, uns quantos vão sempre depender de outros para tomarem as decisões certas.
Portanto, meus amigos, chegou a hora de tomarem essas decisões. É hora de esta gente sair do Sporting Clube de Portugal. É hora de tirar estes parasitas, que fazendo asneira atrás de asneira, se acham no direito de aumentar os seus próprios salários. Que estão só à espera que vocês acordem, para darem o slide de bolsos cheios. Chega disto, chega de mediocridade, chega de falta de ambição e, principalmente, chega de pequenez!
O Sporting Clube de Portugal (ainda) é nosso. Façam alguma coisa, sem ser “ser do Sporting”. É tempo de agir, há demasiado tempo. Resta saber se querem tomar essa decisão, ou se preferem continuar na vossa bolha segura, onde não ouvem uma boquinha, nem ninguém vos faz mal, mas também ninguém vos leva a sério.
Saudações Leoninas.»
26 Julho, 2020 at 19:29
Faz-me lembrar alguém aqui da Tasca mas em versão HARD
https://www.facebook.com/AlexMiguelSCP1906/videos/586774422230170/?t=0
26 Julho, 2020 at 19:48
É.
O Miguel D’Almada (Rapaziada1906) é radical.
Só quer saber de futebol sénior masculino e acabar com o Benfocas.
https://www.youtube.com/watch?v=KNKNwuEp5s0
26 Julho, 2020 at 21:58
A direção já se demitiu?
27 Julho, 2020 at 8:13
https://vimeo.com/4144526