A incompetência que (des)governa o Sporting Clube de Portugal há décadas é resultado da formação/educação de base que grassa dentro das elites da maioria das famílias suportadas por duplas consoantes.
Habituados a um mundo minoritário mas com muito poder, crescem bandos de adultos onde o valor pelo trabalho/mérito/esforço nunca foi a realidade. Os dirigentes pertencem a um quotidiano onde, desde crianças, lhes são atribuídas capacidades/atributos que nunca conquistaram.
Entre os pais, tios, avós, “tios”, amigos e muitos empregados, os “meninos” foram crescendo no meio de elogios, palmadinhas e facilitismos que, quando raramente contrariados ou evitados, uma pequena birra ou chantagem devolveria o equilíbrio fugazmente perdido. No meio da mediocridade de quem cresce dentro da falsidade, os meninos têm acesso às melhores escolas (desculpem, colégios), universidades (privadas, de preferência aquelas onde se reza e se faz MBAs na língua de origem do senhor dom vovô), não por mérito mas “porque podem”.
Mais tarde, o 1º emprego surge numa grande empresa/escritório onde um familiar, “tio” ou parceiro de negócios do papá, os acolhe num cargo/função com uma responsabilidade e vencimento nada compatível com a realidade (do mundo real), e, muito menos, com as suas valências e experiência q o menino adquiriu nos longos anos da Univ (no Rugby) e nos intercâmbios em London ou cm caddy em Bellas (com 2 L), durante a reunião em q o papá decidia a insolvência de + uma empresa de decoração de interiores q tinha oferecido para a mãe andar entretida.
A vida é fácil e continua com glamour. Ganha-se bem, mantêm-se mordomias e, ao redor, os elogios continuam a ecoar. Nas suas cabeças a única coisa que evolui é a Arrogância e um Autismo induzido desde tenra idade. Eles são, de facto, os maiores. Pelo menos é isso que sempre lhes foi dito e o mundo em que vivem (e com quem vivem), não lhes permite pensar o contrário (no fundo, são mais umas “vítimas do sistema”).
São estas crias com origem na Qt da Marinha, Lapa e Av. de Roma q chegam ao Sporting (a Alvalade, q parece melhor). Gente q não precisou de aprender, evoluir, escutar, observar, testar, errar e, acima de td, se sacrificar é q vai dirigir um Clube q é só isso, um Club (sem o E). E os valores q conhecem trazem para esse cargo q acham q é do seu mundo por direito. No Sporting encontram o q mais gostam: Estatuto. É isso q importa manter. As derrotas, falências, dívidas ou subida de passivo são sempre justificadas ou empurradas (ignoradas pela Cobardia).
As suas cabeças foram formatadas para q a responsabilidade nunca seja sua. Pq são mt bons! E não chegam aqui sozinhos. Vem + 1 “primo”, “amigo fantástico” e 1 colega da empresa “q sabe imenso de futebol”, pois priva com jogadores no Estoril Open e até já foi ver 1 jogo a Madrid. O Sporting está condenado. Esta elite, apesar de pequena, multiplica-se muito e aumenta, cada vez mais, o seu poder. Especialmente num país onde a meritocracia não tem lugar face às “cunhas” e favores.
Surpreende q ainda haja estupefacção qd vemos o Presidente, perante o desastre de plantel, resultados e planificação de época, dizer “Quem contesta o trabalho desta Direção ou não percebe nada de futebol ou é intelectualmente desonesto”. Este é o ADN q trouxeram para o Clube.
Eles não vão, nunca, evoluir porque não erraram. Nunca vão aprender porque não falharam em nada (a vida mostras-lhe isso mesmo). Admitir que precisam de ajuda? O quê? Mas isso nunca foi preciso! Eles acham mesmo que tudo o que têm foi conquistado! (Sim, foi, mas não por eles).
Falta Mundo à liderança do Sporting. Falta humildade, reconhecimento das capacidades dos outros e da forma árdua como se trabalha para se chegar ao topo. Se aos 25 anos têm aquilo que 95% da população nunca terá aos 70, porque haveriam de mudar ou baixar a cabeça?
Podem achar q sinto Inveja. Nada. Inveja de não ter humildade, não querer aprender, evoluir, crescer, saber sempre +, me rodear dos melhores, ouvir, não ser acrítico, valorizar o Esforço e de ter consciência q, mesmo, adicionando Dedicação e Devoção poderei não ter a Glória? Nada.
Tenho é pena. Do (nosso) Sporting. Só.
Texto escrito por Cantinho do Morais na sua página pessoal/twitter
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca
27 Julho, 2020 at 15:40
Uma vénia leonina ao Cantinho do Morais.
27 Julho, 2020 at 16:12
Outra aqui.
27 Julho, 2020 at 15:56
Excelente post!
27 Julho, 2020 at 15:56
PUMBA, na mouche!!!!!! Este texto é Sporting dos pés à cabeça!
27 Julho, 2020 at 15:58
“As suas cabeças foram formatadas para q a responsabilidade nunca seja sua.”
Esta frase resume esta gente. Não assumem responsabilidades, não assumem erros porque acham que não erraram, e que têm sempre razão. Quantas vezes não vi já isto, não só no Sporting, mas em algumas empresas. Quem decide nunca erra. Os outros, que estão abaixo, que têm de implementar as deciões, esses sim é que cometem erros.
Ora quem não assume erros, não vai nunca aprender, não vai nunca evoluir, porque é com base nos erros que se aprende, se evolui, e se melhora.
Daí que com esta gente ao comando do Sporting, não me parece que estejamos no caminho de aprender e melhorar, mas sim no caminho de estagnar e de deixar de contar para alguma coisa a curto prazo (se é que jánão deixámos).
27 Julho, 2020 at 16:00
O Zé Maria Vasconcellos de Cascais ou o Bernardo Pinto D´ Almeida da Lapa, são esses os estereótipos do croquete.
Os tios, betos e croquetes que estão neste clube, serão sportinguistas (?), alguns devem ser, mas o Sporting não é deles, também é do pescador da Marinha Grande ou do dono do café em Torres Vedras.
Bruno de Carvalho também não era propriamente das “barracas”, sobrinho de um ex- político e com familiares abastados, tirou um curso e por aí fora, mas o estilo era “popular” com tudo o que isso acarreta, daí não ter caído no goto da croquetada pura.
A falta de “sacrifícios” na vida originam facilitismos, incompetência e meninos mimados e birrentos, exemplo típico, varandas, esse corno.
É certo que a classe de adeptos do Sporting tem uma larga franja de betos ricos e mimados mas também muita gente do povo e essa convivência é difícil, por isso é que este clube não anda para a frente, não há união, só egos e claro muito corporate e croquete.
* Da direção que desgoverna este clube nem uma palavra de indignação pela miserável época que findou e o vergonhoso 4º lugar, tambem não se fala de crise nos canais de esgoto de informação, tudo está bem, o clube está manso e inofensivo como este país de merda gosta, e os “betinhos” do costume mamam, e mamam, e mamam até fartar….
27 Julho, 2020 at 16:32
Nao caiu no goto????
Bdc teve uma coisa que mais ng teve tirando JR, Unanimidade absoluta!!!!
27 Julho, 2020 at 16:47
Pois teve e depois fizeram-lhe a folha.
A chamada golpada do croquete.
27 Julho, 2020 at 22:05
No fundo.. Uma croquetada
27 Julho, 2020 at 16:56
Pois, tirando JR… olha o que lhe aconteceu… déjà vu.
27 Julho, 2020 at 17:48
Nem isso esse símio enxerga.
27 Julho, 2020 at 22:46
fonix cunha!?!
Alguma vez?
27 Julho, 2020 at 18:34
Um dos problemas do Bruno de Carvalho foi fazer um filho à Joana Ornellas …
Esse foi o momento em que as familias todo-poderosas pensaram que iam ‘amansar’ o LEÃO …
Como viram que tal não ia acontecer, lançaram-lhe a ‘inthifada’ mais vergonhosa, mais vil de que há memória no POORtugal do século XXI …
27 Julho, 2020 at 16:03
Tirando os pormenores dos chavões tipo ADN, é isto…
Competência, responsabilidade.
Não sabem, dão lugar a quem sabe.
Só que não.
27 Julho, 2020 at 16:05
Pois é.
27 Julho, 2020 at 17:30
É
27 Julho, 2020 at 22:59
Era.
27 Julho, 2020 at 18:34
Porque será???
27 Julho, 2020 at 16:07
è isto.
27 Julho, 2020 at 16:14
É perceber o que se passou no BES e lembrar-se que a “elite” do Sporting vem toda dali….
E terem absoluta consciência que quem vai cair no BES (se alguém cair) será apenas os que são inevitáveis e os que ajudam a mascarar todos os outros….
Se querem saber tudo o que o Sporting tem de podre e de mal gerido, está ali tudo. É aquela gente, aquele compadrio, aquelas manhas, aquela sede de poder mas de forma meio dissimulada (em que toda a gente sabe que eles mandam mas não são eles que dão a cara), etc……
27 Julho, 2020 at 16:19
Fosse somente o BES estava Portugal bem.
27 Julho, 2020 at 16:22
Sim. Mas o BES agora é o mais visível e é literalmente de onde vem esta gente toda do Sporting….Daquele grupinho e mundinho….
27 Julho, 2020 at 17:25
Mesmo.
27 Julho, 2020 at 16:22
Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, JEB, Godinho, Couceiro, Varandas…..
Tudo rostos visíveis de um grupo de gente muito mais poderosa e que os mete lá.
E não incluam aqui o R. Alves…porque o R. Alves nunca se decidiu mesmo se queria dar a cara ou não…andou sempre no limbo e foi sempre elo de ligação…nunca mandou e quando estava com mais vontade de aparecer o JEB foi o “figurão” escolhido para ir a jogo…
Todos eles eleitos para “governar” o Sporting para essa elite…
27 Julho, 2020 at 16:53
O Sporting para eles é uma quinta, onde se podem divertir, dizerem que até gostam de futebol e se puderem sacar umas valentes “massas”, perfeito.
SL
27 Julho, 2020 at 16:57
Está tudo aqui!
27 Julho, 2020 at 17:02
Enfim… um chorrilho de preconceitos e lugares-comuns. Malta que deve achar que o BdC cresceu na Quinta da Fonte ou numa aldeia perdida nas beiras. Fui colega de faculdade de muita malta com pedigree. Não me deixaram saudades, mas não são obviamente todos burros e incompetentes. A maioria deles estudava bastante e vivia até com bastante pressão familiar para ter sucesso. Não que isto os qualifique para o que quer que seja, mas também não me parece que justifique o ressabianço básico e boçal que é este texto.
27 Julho, 2020 at 17:09
“Não me deixaram saudades, mas não são obviamente todos burros e incompetentes.”
São só alguns…, logo esses nos calharam em sorte.
27 Julho, 2020 at 17:16
Sim, BDC referiu isso mesmo.
Com tanta gente ilustre, notável e alguma séria e competente, calhou logo ao Sporting por azar a parte da merd@.
SL
27 Julho, 2020 at 19:37
“Se”???
Esse é o único objetivo
27 Julho, 2020 at 22:50
O problema não é “só” a incompetência.
É a motivação e a lealdade…
Eles estão lá para se servir, e não para servir!
A “competência” em abstrato é, para o caso, um fait divers.
Se forem competentes, vão sê-lo a gamar para o próprio bolso, vide rogério “eu sou os estatutos” alves.
Alguém o acusa de ser incompetente?
27 Julho, 2020 at 17:25
Fui colega de escola muitos anos de muitos “croquetes”, cresci com eles. E chamo-lhes croquetes com alegria.
Muita gente boa, muita gente de grande carácter, gostei muito de muita gente! Muito amigo ainda de alguns!
Mas isso não invalida nada que esta “elite” do Sporting venha dali e que eu não reconheça claramente o padrão de comportamento deles com muitos outros merdosos que eu também conheci. E digo já….os filhos não eram melhores que os pais…
27 Julho, 2020 at 17:28
Um texto chavões.
O que falta é alguém credível e honesto, competente e com bom senso para nos liderar.
O grande mérito do Bruno de Carvalho foi ter demonstrado isso mesmo. É perfeitamente possível ter um clube forte. Mas é preciso, não só o que ele tinha, ter também muito mais bom senso e ser (ainda) mais credível.
Ao Bruno faltou bom senso – maior inteligência emocional, melhor estratégia, mais calma.
Maior inteligência emocional teria evitado muito dos problemas internos – teria evitado a estupidez do anuncio de ser pai no estádio, teria evitado a estupidez de marcar a data do casamento para o dia da Gala, teria evitado uma AG em Janeiro e outra em Fevereiro, teria evitado muito post estúpido no Facebook, a começar pelo do jogo em Madrid e pelo da suspensão do plantel, e teria evitado tanta merda que fez daí para a frente…
Uma melhor estratégia teria evitado combater tudo e todos ao mesmo tempo, teria ajudado a perceber o que eram guerras importantes, e urgentes, e o que eram questiúnculas menos importantes, e urgentes, teria-o feito perceber que era preciso não criar ondas internas num momento fundamental em que se negociava e concluía a Nova Reestruturação Financeira, importantíssima para o Clube, entre outras coisas…
Mais calma ajudaria isto tudo e, principalmente, a perceber que não se muda tudo radicalmente em tão pouco tempo. O que se propunha fazer, demoraria para lá de 3 mandatos e ele quis fazer isso em menos de metade do tempo porque:
a) achava que tinha razão
b) faltava-lhe calma, bom senso e uma estratégia adequada.
O b) lixou o a).
Agora, é preciso alguém competente que pegue no que ele começou, reconstrua o que foi destruído, e complete o que é preciso fazer para tornar Sporting novamente forte e respeitado.
27 Julho, 2020 at 18:12
E já se anunciaram como candidatos dois sócios que me parece que possam fazer esse trabalho…
27 Julho, 2020 at 18:17
Não dei por isso.
Quem?
O Nuno Sousa?
Não me parece nada…
E o outro?
27 Julho, 2020 at 18:21
Pedro Azevedo.
O Sebastião está a falar do Pedro Azevedo.
https://castigomaximo.blogs.sapo.pt/
27 Julho, 2020 at 18:26
Sim, já me lembro…
Este Pedro Azevedo é alguém a ter em conta.
Não conheço nada muito relevante dos dois mas o que vi do Sousa não gostei muito.
É estar atento e deixar ver ao que vêm…
27 Julho, 2020 at 20:10
Toma atenção Jaime, o Miguel é muito provavelmente o melhor avaliador de eventuais futuros candidatos, tens que ter em conta a sua opinião…
27 Julho, 2020 at 20:33
😀
27 Julho, 2020 at 23:26
Essa foi muito boa!
27 Julho, 2020 at 18:30
Fdx … “teria evitado a estupidez do anuncio de ser pai no estádio, teria evitado a estupidez de marcar a data do casamento para o dia da Gala, teria evitado uma AG em Janeiro e outra em Fevereiro, teria evitado muito post estúpido no Facebook, a começar pelo do jogo em Madrid e pelo da suspensão do plantel, e teria evitado tanta merda que fez daí para a frente…”
E podes juntar os calções verdes, o casaco de cabedal, a puta da gala, a conversa do trolha, a cuspidela no boi de arouca …..
Que é isto comparado com os 300M gastos em 2 anos e ainda conseguir chegar ao fim da época com um onze que vale 100M menos que aquele que iniciou a época …. gestão de génio é isto, não é para todos.
27 Julho, 2020 at 18:48
Para responder-te tinha de fazer um texto grande e não tenho condições para isso…
O que nos distância é:
* Tu achas o BdC fantástico, óptimo, o melhor que existe. E sustentas isso na merda que foram Roquette, Cunha, Franco, Bettencourt e Godinho, e na merda que é Varandas.
* Eu acho que BdC teve coisas muito boas, outras más. Não o vejo como tu porque tenho a noção que a comparação com a merda que os outros foram nem é justa para o BdC. Só um merdas se compara a outro merdas, e BdC não foi um merdas.
Para ti um gajo como o BdC é que é. Não vislumbras que possa haver melhor, logo, é isso que desejas e defendes.
Para mim, aspiro a mais que isso. Quero mais que isso. Acho que é possível ter mais que isso. Numa fase, até achei, desejei, que o próprio BdC tivesse aprendido e fosse ele mais do que foi antes. Hoje duvido que possa ser ele – não que tenha perdido totalmente a esperança nisso – essa melhor solução, a que aspiro. Espero que alguém se chegue à frente dentro daquilo que acho que o Clube precisa.
27 Julho, 2020 at 19:11
Ó Miguel, quando te capacitares de que as pessoas falam do que conhecem, talvez entendas porque é que tanta gente defende BdC. Já mostrou serviço. É comparar com todos os outros que já mostraram serviço também. Conheces alguém com o perfil dele? Que tenhas a certeza de que é bom? Apresenta-o, pá! Convence-o a avançar! Deixa-te lá dessa conversa de rei-sol e viúvas e o camandro. O pessoal fala do que conhece. E o que conhecemos é isto.
27 Julho, 2020 at 20:08
Começas mal:
“Tu achas o BdC fantástico, óptimo, o melhor que existe”
Não sou que acho, é trabalho que fez que fala por ele, foi um trabalho fantástico, diminui passivo, aumentou património, acrescentou modalidades e sobretudo devolveu o orgulho e a competitividade que tanto necessitávamos.
“Eu acho que BdC teve coisas muito boas, outras más.”
Como toda a gente, qual é o problema!
“Para mim, aspiro a mais que isso. Quero mais que isso.”
Também aspiro e desejo mais, mas aprendi a lição do gajo que matou a galinha para sacar os ovos todos de uma vez.
27 Julho, 2020 at 22:15
O que tu e muitos gostariam de ter era um príncipe encantado, a questão que se põe é que isso não existe. Ninguém é perfeito nem perto disso.
Vou te dar as características do presidente perfeito para o Sporting:
Fala bem, é bonito, veste bem, tem carisma, percebe de futebol, é sério, é honesto, é competente, não faz posts a meio da noite, não grita, não diz asneiras, é educado, não rouba, tem um passado inimputável, ama o clube, rodeia se de pessoas competentes, é exigente, ambicioso, tem garra.
Agora vai lá encontrar essa pessoa.
Nós escolhemos o melhor que podemos escolher entre os defeitos e as virtudes, príncipe perfeito é coisa que não existe, é o que falta aos Sportinguistas entender.
27 Julho, 2020 at 22:17
🙂 🙂 🙂
27 Julho, 2020 at 22:55
Epa não vale estares a dar a minha descrição…
😉
27 Julho, 2020 at 17:35
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Quando se começa um post a dizer “A incompetência que (des)governa o Sporting Clube de Portugal há décadas é resultado da formação/educação de base que grassa dentro das elites da maioria das famílias suportadas por duplas consoantes.” fico logo curioso.
E o resto do texto não surpreendeu.
Só algumas observações:
1- Desde a época 1981-1982 o SCP foi campeão duas vezes.
Na sua história (relativamente) recente o SCP foi liderado por individuos que se poderiam enquadrar na “elite” de que o autor do post falar (Roquette, Soares Franco, Bettencourt….), outros de origens mais humildes (Jorge Gonçalves, Sousa Cintra), outros ligados à política (Santana Lopes), outros que eram empresários de “classe alta ou média/alta” (João Rocha, Dias da Cunha e Bruno de Carvalho).
Quando se fala de “competência” (e é disto que eu estou a falar), suponho que – no que toca a um Clube com a nossa grandeza – estamos a falar de uma equipe vencedora, campeã.
O SCP foi campeão com João Rocha, com José Roquette e com Dias da Cunha.
Um “beto”, um “croquette” e um relativamente abastado empresário.
A “elite”?
2- Nos últimos 20 anos, o período de tempo em que o SCP – mesmo sem ser campeão – melhores prestações desportivas com alguma sustentabilidade demonstrou terá sido no período de 2004 a 2009, onde com Peseiro primeiro e Paulo Bento depois conseguimos ir a uma final europeia, ganhar 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças, ficar a 4, 7, 1, 20 (!!!) e 4 pontos do primeiro classificado no campeonato.
Com muita roubalheira à mistura, claro.
Presidentes: Dias da Cunha e Soares Franco.
3- Isto para dizer que o facto de pertencer à tal “elite” não se encontra inexoravelmente ligado a “incompetência” no que ao SCP toca…
4- Infelizmente para nós, nos tempos mais recente foram eleitos para dirigir os destinos do SCP três indivíduos absolutamente impreparados para o cargo: Bettencourt, Godinho Lopes e… Frederico Varandas.
Um Administrador de um (grande) Banco, um empresário ligado à construção civil e um ex-médico desportivo.
Os dois primeiros tinham prévia ligação à gestão do SCP. O terceiro não.
5- Eu, pessoalmente, tenho dificuldade em equiparar grande parte dos indivíduos supra referidos no que toca ao “tema” do post. Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, Bettencourt e Godinho Lopes (só para falar daqueles que se poderão incluir nas “elites”) tiveram graus diferentes de sucesso no que toca à gestão do SCP. Muuuuuito diferentes.
6- É óbvio que Frederico Varandas não tem condições para continuar como Presidente do nosso Clube.
Esta época demonstrou – à saciedade – que não tem qualquer visão ou projecto para o Clube. Pior: pura e simplesmente “não tem jeito para a coisa”. Pior ainda: acha que tem!
É também óbvio que Varandas não vai fazer o que qualquer Sportinguista no seu luhar deveria fazer: apresentar a demissão e convocar eleições antecipadas.
Menos óbvio, mas de um grau de dificuldade grande (mas não insuperável!), conseguir “tirá-lo” do lugar.
Não sei o que se passou com o último pedido de AG destitutiva, nomeadamente se os seus proponentes avançaram para Tribunal ou não.
Da mesma forma, novo pedido, se não for rigorosamente preparado (o que me arece difícil, atendendo à questão da “justa causa”), terá o mesmo destino…
Só vejo duas possibilidades (e ambas são muito remotas): Zenha apresentar a demissão (não estou a ver Varandas a “sobreviver”) ou Rogério Alves arranjar forma de “dar a palavra” aos sócios.
Pois… melhor esperar sentado, não?
7- Para acabar:
– Não suporto revisionismos no que toca ao SCP. Principalmente quando são direccionados para sustentar uma narrativa iníqua. A título de exemplo, o já célebre “Boloni só foi campeão porque os árbitros ajudaram o Sporting”
– Nem todos os pertencentes às ditas “elites” foram iguais, nem iguais foram os seus contributos para o SCP (por incrível que pareça, até Godinho foi capaz de fazer algo de jeiro – quando entregou o Futsal ao Albuquerque/Dias.
Sorry for the rant.
SL
27 Julho, 2020 at 18:06
Belo comentário
27 Julho, 2020 at 18:20
“JOÃO ROCHA – Quando saí, deixei o clube sem dívidas, com passivo zero, jogadores valorizados zero, estádio valorizado zero, tudo a preço zero e nada reavaliado. Além disso, 300 mil metros quadrados de construção aprovada, o que em termos actuais e se o Sporting tivesse sido administrado como deve ser, faziam dele hoje um dos maiores clubes da Europa. Só nesses 300 mil metros quadrados tinha um valor de 120 milhões de contos.”
Também não suporto revisionismos, é tudo muito bonito se esqueceres que essa trupe todo se encarregou de delapidar uma “pesada herança” e não satisfeitos ainda criaram 500m de euros de passivo.
Trupe toda, não há uma excepção que acrescentou património e diminuiu o passivo.
É desta gestão que se fala, falar da gestão desportiva para dar vivas aos dois títulos que custaram mais de 1B é na minha óptica fazer revisionismo.
27 Julho, 2020 at 18:30
“Também não suporto revisionismos, é tudo muito bonito se esqueceres que essa trupe todo se encarregou de delapidar uma “pesada herança” e não satisfeitos ainda criaram 500m de euros de passivo.”
Caro Malcolm,
A não ser que defenda que Jorge Gonçalves, Sousa Cintra e Dias da Cunha(e, já agora, Amado de Freitas) pertencem às “elites” de que fala o autor do post, está a concordar comigo, não?
SL
27 Julho, 2020 at 18:51
Sabe lá ele…
27 Julho, 2020 at 20:26
Hahaha.
27 Julho, 2020 at 19:44
Sousa Cintra diminuiu passivo. Amado de Freitas foi inócuo. Jorge Gonçalves esteve como Presidente do Clube 1 ano menos 5 dias (o último mês em “gestão corrente até eleições”.
O “ser” ou não da “elite” ou “croquete” ou “notável” tem muito menos que ver com a origem sócio económica do que com as aspirações sociais.
Sousa Cintra era e é da elite porque o seu desiderato de reconhecimento era junto do Conselho Leonino.
Santana Lopes é de origem na classe média, mas a sua aspiração social sempre foi o jet set.
Por isso, quem me parece que esteja a operar a um revisionismo histórico é o Livramento.
A exclusão de João Rocha (abastado empresário) e de Bruno de Carvalho da “elite de notáveis” sportinguistas reside NO FACTO de terem sido os ÚNICOS DESDE A SUA CRIAÇÃO EM 1968 A AFRONTAR OS PODERES DO CONSELHO LEONINO!
Finalmente, fazer a apreciação de mandatos por resultados no Futebol e considerar, assim, positivos os mandatos de Roquette (o obreiro da engenharia financeira que coloca o Sporting com a corda ao pescoço) e Dias da Cunha (que nem foi Presidente eleito mas sim cooptado por “direito dinástico”) é outra forma de revisionismo histórico, e de “enaltecimento” do parcial e episódico em detrimento da avaliação do global, determinante e com efeito histórico.
Soares Franco, teve uma Presidência onde o Futebol foi muito positivo em termos de resultados, mas onde se vendeu ao desbarato património que tinha sido construído há menos de 5 anos, na COMPROVAÇÃO MAIS EVIDENTE DO FRACSSO DO PROJECTO ROQUETTE .
A linhagem roquettista (Roquette, Cunha, Franco, Bettencourt, Lopes e Varandas) já endividou o Universo Sporting em mais 600M€.
SL
27 Julho, 2020 at 19:57
Caro Álvaro,
Se ler o post no topico e o inicio do meu,concluira que a sua discordancia sera com a generalizacao que o autor do mesmo fez, presumo…
SL
27 Julho, 2020 at 20:20
Não meu caro. Entendo mesmo que a elite sportinguista, porque assenta em privilégios que se constituiram por usurpação do poder dos associados, é uma elite incompetente e sem qualquer meritocracia.
Um abraço e saudações leoninas
27 Julho, 2020 at 20:30
Caro alvaro,
Novamente:
O autor do texto caracteriza a “elite” como o produto de uma certa formacao da nossa clasee dirigente , desde o “berço ‘ ate a sua actividade profissional, etc., etc
O caro alvaro pode ter uma ideia diferente de “elite”. Ok. Eu estava a falar da DELE.
(E, ja agora, discordo das duas! 🙂 )
SL
27 Julho, 2020 at 20:03
Contra factos não há argumentos.
Bravo.
27 Julho, 2020 at 20:03
Indiferente se a origem é a quinta da marinha ou a avª de roma, tem algo bastante mais forte que os liga, a incompetência e a hipoteca do futuro sustentável do clube que herdaram.
Excluo da equação, porque pouco sei sobre a gestão patrimonial de Jorge Gonçalves e do Amado de Freitas.
27 Julho, 2020 at 20:33
Caro Malcolm,
“Indiferente”? Nao e essa a visao do autor do texto.
Que era o que eu estava a criticar.
O que o Caro Malcolm diz e toda uma outra discussao…
SL
27 Julho, 2020 at 22:15
A minha resposta teve como base o facto de o Livramento estar a ligar a competência ao sucesso desportivo, leia-se ganhar campeonatos de futebol.
Para mim a incompetência mede-se pela gestão global do património incluindo como é óbvio o desportivo.
Desculpe se interpretei mal.
27 Julho, 2020 at 18:22
Muito bom comentário, Livramento.
27 Julho, 2020 at 19:00
Enorme Livramento!!
27 Julho, 2020 at 17:48
Interessante mensagem de Luis Filipe Menezes aos Órgãos Sociais do Sporting:
“Eu sócio 3432
Após o último título nacional, já la vão quase vinte anos. O drama do Sporting Clube de Portugal é manifestamente consequência da sua instabilidade de gestão – 8 presidentes e 22 treinadores neste período de tempo.
Os dois principais rivais tiveram 13 treinadores e dois presidentes, o SLB, e 16 treinadores e 1 único presidente o FCP. Ou seja, a estabilidade / sucesso está, apesar de tudo mais ligada à qualidade e estabilidade directiva do que ao quantitativo de treinadores.
Sou um radical defensor da estabilidade directiva, mas estabilidade não é a comodidade do deixar andar ao Deus dará e seja o que Ele quiser.
Estabilidade até é compaginável com vitórias e algumas derrotas, mas não é compatível com ausência clara de rumo, erros grosseiros, mitigação da democracia interna
A actual direcção do Sporting seguiu-se aos meses mais conturbados da vida do clube e teve que gerir o confuso, e ainda pouco compreendido, período pré e pós incidentes de Alcochete. Até por isso merecia durante algum tempo o benefício da dúvida da maioria dos associados, que aliás não a elegeram.
Todavia factos são factos e a actual direcção do Sporting já vai entrar na última época do seu triunvirato de gestão com marcas que colocam dúvidas sobre quão benéfica é, sem um refrescamento democrático, a sua perpetuação até fim do seu mandato.
1 – O Sporting teve o encaixe, em dois anos, resultante da venda de jogadores, de mais de 200 milhões de euros.
Rui Patrício, Podence, William Carvalho, Gelson Marins e, agora após decisão do TAD, Rafael Leão – cerca de 80 milhões de euros.
Demiral, Bas Dost, Rafinha, Thierry Correia, Domingos Duarte, Jonathan Silva, Matheus Pereira, Bruno Fernandes – cerca de 139 milhões de euros.
Total – 219 milhões de euros.
É algo que não estou certo que o Porto, nem o Benfica, atingiram.
É verdade que o núcleo que resultou do pós Alcochete foram claramente sub valorizados, dado a forma como desertaram, mas o mesmo não aconteceu com o segundo lote, que rendeu mais de 140 milhões de euros.
Todavia o total perfaz uma loucura de dinheiro.
Foram então apontados grandes apertos de tesouraria e dificuldades económicas estruturais. Tudo isto não foi, contudo, devidamente justificado com dados objectivos sobre uma dita pesada herança económica e financeira.
Existem contas aprovadas e públicas, mas não existe clareza suficiente para se entender estende-se / haver.
Complementarmente as auditorias à gestão de Bruno Carvalho nunca foram devidamente publicitadas, mas aparentemente não demonstraram nada de extravagante ou radicalmente lesivo.
Então porque foi preciso, exclusivamente por razões económicas e financeiras, vender tanto e destroçar qualitativamente a equipa?
2 – Quanto a erros aponto o contrato ou sucessão de 5 treinadores em 2 anos.
Quase 25% dos treinadores que o clube teve em 20 anos!
Aponto também a contratação apressadas do actual treinador, de quem tenho muito boa impressão como homem e a quem antecipava grande futuro. Não merecia o actual calvário!
Anoto três erros neste processo: o primeiro o elevadíssimo custo, que indirectamente o transforma num dos mais caros treinadores do mundo, assumido quando o seu positivo curriculum ainda era de muito curta duração.
O segundo erro foi o de vir treinar uma equipa exaurida em final de época. O risco de o “queimar” antes do tempo era importante. O nosso rival não cometeu esse erro após demitir Bruno Lage. Já sem nada de substantivo para ganhar apostou numa prudente precariedade.
Terceiro erro é apostar na capacidade de um pagamento tão vultuoso quando não se tinha a garantia de ter a folga suficiente para o cumprir, caso surgisse um contratempo.
Surgiu a pandemia e já estamos em falta grave. Já devemos mais 1,5 milhões de penalização, acrescidos de mais 80 mil euros / mês de multa por atraso no cumprimento do contrato com o Sporting de Braga e oxalá tudo acabe depressa e bem…
3 – Face às vendas inesperadas do início da época, as contratações apressadas foram desastrosas.
Porque se optou por jogadores emprestados por um ano, dificilmente valorizáveis, ou por outros sem nível para um clube com os pergaminhos do Sporting Clube de Portugal – Bolasie, Jessé, Fernando. Eduardo, Rosier, Doumbia, etc.
4 – As querelas excessivas e sem solução à vista também fragilizaram o clube – as claques podem e devem ser regradas com muita disciplina, mas são um património da história do Sporting
Os seus excessos não podem ser desculpa para radicalismos de quem manda, mas antes motivo para as enquadrar de forma inovadora, transparente e moderna.
Igualmente, perpetuar a expulsão de dirigentes, de todos os dirigentes, de Godinho Lopes a Bruno de Carvalho, perpetua divisões debilitadoras, hipoteca um futuro de unidade e demonstra um medo sub consciente do seu apoio junto dos sócios. Todos deviam ser tranquilamente refiliados. Sem retaliações, nem falsos receios.
Está provado que nenhum praticou crimes enquanto dirigente e erros na gestão só devem ser julgáveis dentro de casa, periódicamente, nas urnas, pelos sócios.
Não é no medo de putativos adversários, mas no apoio à nossa razão, que se fortalece qualquer tipo de projecto.
Também me parece condenável que, não havendo condições para a realização de Assembleias Gerais e do Congresso previsto para a última Primavera, todos os dirigentes se tenham divorciado de várias tentativas que, sócios de diversas matizes, implementaram para, pacificamente, debater o presente e o futuro do Sporting.
A própria ausência da TV do clube nessas iniciativas foi um triste atitude de rejeição e medo do nosso secular pluralismo.
Com este trajecto, que se concluiu com um quarto lugar a mais de 20 pontos do primeiro classificado, não é lógico pedir demissões, mas é legítimo afirmar que a Direcção devia, após explicar as decisões do passado recente e perspectivar as suas ideias para o futuro, convocar ela própria eleições antecipadas e tentar dessa forma relegitimar-se nas urnas.
Os actuais Presidentes são legítimos “donos” de uma legitimidade, não devem ter receio de, face às circunstâncias, avaliarem o seu actual apoio junto dos associados.
É assim que funcionam as instituições com bons alicerces democráticos.
Se tal não acontecer, até pode ser que as coisas corram bem, e é isso o que sempre desejo para o meu Sporting, mas o mais provável é que as divisões e a decadência se perpetuem ou até se acentuem.
E é também a altura certa para recordar que o Sporting tem, a pouco mais de um ano de distância, exigentes obrigações a cumprir junto do sistema financeiro!
Se o não fizer perderá o controle da SAD!
Nas últimas eleições não apoiei nenhum candidato, há mais de vinte anos que não o faço, mas os meus 47 anos de sócio dão-me, pelo menos, o direito de opinar em liberdade.
E um dia que haja eleições, também não é saudável que seja de novo um passeio de vaidades inúteis, de candidaturas inconsistentes, de confrontos de cariz político ou social.
Daí ser um dever de todos que nesse futuro se contenham e que as candidaturas que se perfilem façam um exercício profundo de auto avaliação das suas capacidades, pois o SCP não terá porventura, a curto prazo, uma segunda oportunidade.
PS – Também gostaria de ver no futuro próximo o SCP a liderar as ideias e as atitudes que conduzam a uma profunda reforma do futebol português, da sua competitividade externa, bem como da pacificação das lutas fratricidas, perigosas e até criminosas, inter clubísticas, que cada vez mais afastam gente de bem daquele que é o maior espectáculo do mundo.
E Viva o Sporting!”
27 Julho, 2020 at 18:22
Sem duvida!
27 Julho, 2020 at 18:46
interessante sem duvida
27 Julho, 2020 at 18:55
Bem Menezes ! Isto absolutamente
27 Julho, 2020 at 21:00
Gosto destas reflexões mas gostava mais que este senhor enquanto presidente da câmara municipal de Vila Nova de Gaia não tivesse oferecido um centro de estágio a um rival.
O Sporting tem tantas elites mas nenhum presidente de câmara ofereceu qualquer centro de estágio, nem uma Bomba de gasolina.
Sl
27 Julho, 2020 at 17:51
Estereótipos. Ingrediente indispensável para o alimentar desta guerra interna.
27 Julho, 2020 at 21:39
É, tipo malucos, esqueletos, escumalha…
27 Julho, 2020 at 18:15
a sério ? mas não saímos disto ? o pessoal quer o quê mesmo ?
a sério que se está a analisar uma “classe social” !
se querem o bem do Sporting simplifiquem ,
convoque-se uma AG , readmitam-se os sócio que foram indevidamente expulsos e convoque-e uma AG para eleger novos OS , e os sócios do SCP de uma vez por todas que passem a olhar para o clube como deveriam ser sempre , é NOSSO não é meu nem teu , È NOSSO e estamos aqui dele desfrutar e para o defender
27 Julho, 2020 at 18:30
https://www.abola.pt/Clubes/2020-07-27/sporting-estabilidade-nao-e-compativel-com-ausencia-clara-de-rumo-e-erros-grosse/854952/147.
Não sei se alguém já publicou a carta aberta de Luís Filipe Menezes, haja pelo menos alguém que fale já é de salutar, para mim vale a pena ler
27 Julho, 2020 at 18:44
São pessoas assim com palco na CS que precisamos. Infelizmente quer queiramos quer não uma grande maioria das pessoas são influenciadas pela CS. A maioria das pessoas não pesquisa por outros meios de informação, dá muito trabalho, é mais fácil pegar no comando e fazer zapping.
Não podemos é esperar que Meneses venha aos berros vociferar contra varandas e companhia. Ele já há bastante tempo que aponta as falhas de varandas, ele é um sócio com o máximo número de votos e defende 1 sócio 1 voto. Entre outras coisas que já falou.
27 Julho, 2020 at 18:54
O homem fez um bom texto, com o qual concordo em quase tudo, mas convém não esquecer que num país a sério o lugar dele era na cadeia…
27 Julho, 2020 at 19:56
E era porquê?
SL
27 Julho, 2020 at 21:58
???? Vai-te tratar!! Num país a sério levavas já está m processo por difamação. Só que ninguém sabe quem és!!
27 Julho, 2020 at 22:40
O pedagogo com mais uma tirada à Varandas…
27 Julho, 2020 at 19:56
Não pus p link mas tinha colocado a carta aberta na íntegra em comentário das 17:48.
També achei interessante por vir de uma voz que tem peso e não é identificável com BdC.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: o cerco finalmente aperta. Vários Núcleos a manifestarem-se favoráveis a leiçõe já. Um bom Comunicado da Juve Leo. esperava o mesmo do directivo e até da Torcida e dos Ultras. ainda vão a tempo.
27 Julho, 2020 at 20:19
De facto Álvaro, não tinha visto. Concordo absolutamente com o seu comentário
27 Julho, 2020 at 18:49
Na escola pública onde andei também se rezava….
O problema do Sporting é um problema transversal à nossa sociedade que termina na inoperância da justiça.
Mais recentemente, Varandas tornou pública uma auditoria à SAD e ao clube. Aconteceu alguma coisa?
Sousa Cintra ao despedir o Sinisa cometeu um crime gravíssimo. Aconteceu alguma coisa?
Os piquetes do godinho na Expo, a construção da academia e depois do estádio……
A venda de património pelo Soares Franco….
E se formos analisar cada negócio do estado, então é cada cavadela cada minhoca….
27 Julho, 2020 at 18:50
Os “piquetes” do godinho na Expo …
*Correcção …
Os paquetes do godinho na Expo …
27 Julho, 2020 at 19:09
Foram paquetes feitos por piquetes 🙂
27 Julho, 2020 at 18:56
Concordo contigo.
Num clube normal, pelo menos, o Cintra seria o responsável por pagar os 3M€ ao Sinisa…
27 Julho, 2020 at 18:49
Existe o adágio … anglo-saxónico … The Silence of the Lambs … Que até deu nome a um icónico filme, de suspense e terror …
No actual ‘nouvelle scp’ … Temos O Silêncio dos Incompetentes …
27 Julho, 2020 at 18:57
Com a v/ licença …
A Juventude Leonina, claque afeta ao Sporting, publicou nas suas plataformas digitais uma extensa mensagem na qual faz a análise da época, agora terminada, e onde pede a demissão da direção do clube. Para a Juve Leo, falhado o objetivo da conquista do terceiro lugar não existem condições para Frederico Varandas continuar à frente dos destinos dos ‘verdes e brancos’.
A claque enumera os erros cometidos pela atual direção do Sporting, escrevendo que “a história do clube continua a ser maltratada e desrespeitada por gente incapacitada”, e acusando Frederico Varandas, Francisco Salgado Zenha e Hugo Viana de “tentarem humilhar o clube”.
“O resumo da época é simples e, afinal, até histórico: o Sporting somou um recorde de 17 derrotas numa época, ultrapassando os dois registos mais negativos da longa e, felizmente, notável história do Sporting Clube de Portugal. Parabéns Varandas, estarás para sempre ligado ao pior de sempre. Foram muitos, demasiados e embaraçosos os momentos concedidos pelos elementos desta direção, harmonizados, todavia, por um fio que os une a todos: a incompetência”, começa por apontar a Juventude Leonina num comunicado intitulado “Demissão é o que se Exige”.
“Não colhemos que se possa agora olhar para um quarto lugar na classificação geral como um acontecimento aleatório, enquanto a história do clube continua a ser maltratada e desrespeitada por gente incapacitada (diríamos inimputável, mas vamos manter o nível da escumalha iletrada) para o lugar que exerce. Varandas (o “despreocupado”), Zenha (o “financeiro” que enganou o Manchester United: só por azar o ex-capitão é o jogador em maior destaque na Premier League) e o Viana (o “rapazola” que brinca ao mercado como noiva enganada em pleno altar) compõem o ramalhete a que estamos entregues. Não aceitamos. E se destes sabemos que só lá andam a tentar humilhar o clube, do Beto nem saberíamos por onde começar”, critica a claque.
O facto de o Sporting ter ficado atrás do Sp.Braga na classificação não passa ao lado das críticas. “Um 4º lugar atrás de um clube com intentos de grandeza (em 1930 já o Sporting tinha mais títulos que o Braga em toda a sua história), tendo ido contratar um treinador por uma quantia obscena que, espera-se um dia, venha a deter a qualificação necessária para se dirigir aos jogadores no decorrer de um jogo de futebol”, pode ler-se no comunicado.
“Estamos certos de que, caso tivéssemos mantido um vergonhoso 3º lugar já se ouviria falar em sedimentação de ideais (impera rememorar a escolha, de qualidade, deste ramalhete: Idrissa Doumbia, Cristian Borja, Tiago Ilori, Luiz Phellype ,Gonzalo Plata, Luciano Vietto, Rafael Camacho, Valentin Rosier, Eduardo Henrique, Luís Neto, Jesé, Yannick Bolasie, Fernando, Andraz Sporar). Onde se encontra a estrutura diretiva a pedir desculpa aos sócios e adeptos, a responder pelos seus erros, pela sua incapacidade ao invés, do que fez toda a época, procurar em terceiros as desculpas para a incompetência que não já conseguem esconder, criando a cisão interna que nenhum líder capacitado promove”, prossegue a Juve Leo.
A terminar, a claque dirige-se ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Rogério Alves. “Estamos certos de que a história fará a sua justiça. Num momento critico como este que, mais do que nunca, impera dar a palavra aos sócios, o Sr. Presidente da Mesa no silêncio comptactuante com os membros da Direção (esquecendo quem verdadeiramente deveria estar a servir) tenta por todas as vias coartar a palavra aos sócios no seu direito legitimo de ser ouvidos. Já dissemos que somos da raça que não se verga?”, acrescenta o comunicado.
27 Julho, 2020 at 19:34
“Muita parra e pouca uva” – no Sporting, fala-se muito e faz-se pouco.
27 Julho, 2020 at 20:03
Por aqui sempre se vai fazendo alguma coisa? e por aí? (para além de listas de destinos proibidos , o que mais fazem por terras de Sua Majestade?)
SL
27 Julho, 2020 at 20:10
Por aqui sempre se vai fazendo aluna coisa! Quanto mais não seja está-se a colocar pressão sobre Varandas e a sua equipa?
E por, aí por terras de Sua Majestade? fazem alguma coisa? (para além de listas de destinos “proibidos” que incluem países menos “pandémicos” que o Reino “Unido” – a cuspo!).
SL
27 Julho, 2020 at 19:37
Que texto do caralho.
27 Julho, 2020 at 20:36
Acertou de tal maneira que é vê-los sair da toca.
Bem Cantinho, muito bem.
É a realidade, custa a alguns mas é.
27 Julho, 2020 at 21:20
Mesmo.
Vão começar a desfilar os pavões depenados.
SL
27 Julho, 2020 at 20:41
E quem é que os mete lá? O problema do Sporting não são os croquetes, o problema do Sporting é os sócios molharem a cueca cada vez que um queque com 2 consoantes no nome fala na televisão.
27 Julho, 2020 at 21:04
Isto é que dava um post.
É que o parasita já sabemos nos quem é.
O que não sabiamos é que é o saloio molha a cueca assim que vê a cenoura que o parasita lhe oferece.
Oferece, não dá.
E eles seguem na sua ânsia de wanna be sem saberem que o parasita os trata como o saloio lorpa pronto a ser lidado.
27 Julho, 2020 at 22:01
https://www.abola.pt/clubes/2020-07-27/sporting-estabilidade-nao-e-compativel-com-ausencia-clara-de-rumo-e-erros-grosse/854952/147
Muito bem dito
27 Julho, 2020 at 23:11
Luís Filipe Menezes posiciona-se.
Quem sabe é desta que nos oferecem um centro de estágio em Odivelas ou Oeiras.
Político, se se candidata vai convencer uma certa franja.
27 Julho, 2020 at 23:33
Tem muita consideração pelo vieira.
Ou é um totó completo,ou também faz uns biscates.
27 Julho, 2020 at 23:41
Onde é que leu isso? Pode-me fornecer link? Obrigado.
Um abraço e saudações leoninas
28 Julho, 2020 at 0:00
É pá desculpem lá, mas aqui não estou nada de acordo. Se um gajo não diz nada é porque é um manso, um croquete, um mau Sportinguista, se escreve um texto coerente, educado e assertivo, com a coragem de dar a cara e opinião quando muitos supostos notáveis se calam, é criticado por ser político, por ser de direita, porque deu um centro de estágio, porque é oportunista…
Assim não vamos lá
28 Julho, 2020 at 0:06
Se é para atacar as poucas pessoas que se manifestam, que reagem, que se propõem a candidatos, estão exactamente a fazer com que essas pessoas se calem e não queiram dar o corpo às balas. O nosso foco é tirar de lá esta abecula, depois logo discutimos em quem votamos.
28 Julho, 2020 at 1:00
ora…
28 Julho, 2020 at 8:31
Este gajo mexe-se bem, boas connections.
O facto de ser político, ajuda.
A ter em conta se se assumir.
As últimas intervenções na TV e estes textos não são à toa.
E claro, importante é este gajo sair, depois logo se vê.
27 Julho, 2020 at 23:13
Vou abordar o assunto por um ángulo que me chateia mas que talvez seja mais compreensível para quem mas necessita de interiorizar qual deve ser o rumo do Sporting:
Não conheço nenhum clube de futebol grande que seja elitista, governado por uma elite e para essa elite. Até pq é mau negócio! Um clube grande necessita de receitas avultadas para fazer face aos custos e portanto não será uma elite (por muito rica que seja, o que nem será o caso aqui em Portugal) que trará, enquanto cliente alvo, as receitas necessárias a um clube grande. Portanto até por esta lógica (que desprezo mas que não posso negar), se pode perceber que o rumo do Sporting nunca poderá ser o de um clube elitista mas sim de um clube popular. Portanto já era tempo dos Roquettes, Mellos, Espírito Santos e afins perceberem tb isso e desampararem a loja!!!
Fundem um clube de Rugby ou uma academia de Ténis, que facilmente sobrevivem financeiramente com princípios elitistas e ainda podem prestar um serviço ao país, mas desistam do dirigismo no futebol: só se vão enterrar e arrastar o resto dos Sportinguistas consigo!
27 Julho, 2020 at 23:29
Completamente de acordo com o Cantinho!
27 Julho, 2020 at 23:34
Na mouche.
Retrato fiel de Varandas e da sua tropa de wannabes. Sem noção e sem trabalho para mostrar, especializam-se em desculpas. Afinal, são predestinados. São os tais que urlam “apresenta uma ideia de jogo”. Só chavões. Desconexos e desfasados da realidade. Uma anedota. De mau gosto.
27 Julho, 2020 at 23:42
Pois é.
Foi sempre essa mentalidade de parasita que rondou o SCP.
A herança pesada é a prova provada do “know how” da elite dos gestores de churrasquinhos.
28 Julho, 2020 at 0:10
É tão isto! Que excelente texto
28 Julho, 2020 at 1:01
Bem vindos ao Sporting.
Bem vindos a Portugal.
Sofre coração, sofre.
28 Julho, 2020 at 1:35
O legítimo Presidente do SCP tem continuado activo na blogosfera Leonina …
Apanhei mais este … ENXOVALHO … A um dos mini-traidores …
https://www.youtube.com/watch?v=FXOvQ8c28Zs
A parte do final então é de rir até chorar …
28 Julho, 2020 at 1:37
Este momento de embróglio jornalistico por parte de um dos ‘pivots’ que era mais respeitado em POORtugal …
https://www.youtube.com/watch?v=gpL-_i-7ob4
Impreparação … DEsculpas esfarrapadas … Tentativas de defender a classe, corporativismo bacoco … Enfim, é o que temos …
28 Julho, 2020 at 1:38
Aqui também foi engraçado ver as orelhas a ferver de mais um jornalistazeco …
https://www.youtube.com/watch?v=LbMFKs6a1-k
28 Julho, 2020 at 10:27
cantinho do morais , as generalizações são sempre perigosas , mas neste caso particular sobre algumas pretensas elites que nos teem (des)governado , ao pais e ao nosso clube , estás coberto de razão . Não só pelo que estragaram , mas ainda mais pelo que não deixam fazer . A chegada de Bruno de Carvalho e o trabalho efetuado em poucos anos , deixaram essas pretensas elites (e os nossos inimigos , uns por umas razões , outros por outras) envergonhadas , por a sua incompetencia ter sido posta a nu , de maneira tão obvia , pelo que tudo fizeram para o prejudicar , prejudicando ainda mais o SCP . Veja-se aquela rabula do helder amaral , na entrevista ao podcast primeiro tempo – rugido verde , onde ele diz(sem dizer nomes , o que é extremamente grave ) que lhe telefonaram a dizer que o presidente eleito nas urnas , TINHA DE CAIR !!!!!! É o retrato perfeito dessas elites que sempre governaram o SCP na sombra e o prejudicaram ….
28 Julho, 2020 at 11:04
Sem tirar nem pôr…
Vénia!!!