A minha vida entre Setembro de 2019 e Julho de 2020 foi particularmente miserável, tal como a época do Sporting.
O período entre Setembro e Dezembro foi um buraco negro de tal maneira grande que nem me lembro bem do que se passou, com excepção dos jogos que fui ver a Alvalade. Em fim de Fevereiro fui à faca e quando ainda nem estava bem refeito acabei fechado em casa, longe da minha namorada, dos meus amigos e da maior parte da minha família por causa da quarentena. Para piorar, fiquei sem um dos meus passatempos favoritos, que é acompanhar o futebol e modalidades do Sporting.
Há quem diga que o futebol é o ópio do povo. Eu prefiro pensar no futebol como um condimento “extra” para a nossa vida. O Sporting é uma parte importante da minha vida e olho para o clube como um património familiar. Não sou nenhum visconde, o meu sobrenome não tem duas consoantes seguidas e não ando a fazer campanha a favor da venda da SAD a uma holding detida por três primos meus.
Herdei o Sporting do meu avô e cresci a ouvir as suas histórias sobre os cinco violinos, sobre as grandes tardes de futebol, do Joaquim Agostinho, do António Livramento e do Carlos Lopes. O meu avô era pobre e só muito tarde na vida é que conseguiu ter alguma folga. Ainda assim arranjava maneira de, sem prejudicar a família, ir ver alguns jogos do Sporting ao Estádio do Lumiar e, depois, ao Estádio José Alvalade. Arranjava boleias, conseguia que o patrão lhe oferecesse bilhetes ou então juntava ele dinheiro.
Tenho bem presente a imagem do meu avô, sentado no sofá, com a telefonia encostada ao ouvido a ouvir o relato do Sporting. Quando a coisa começava a correr mal, desligava um bocado e ia tomar o comprimido para o coração. Durante as férias, ia ter com ele logo de manhã para saber que reforços tinham sido anunciados na Bola Branca. Quando os reforços eram portugueses ou brasileiros ele sabia dizer-me o nome e clube dos jogadores. Quando eram estrangeiros era mais complicado. Ainda me lembro do ar desconfiado com que me disse que o Sporting queria “um guarda-redes chamado Smichel” e do tempo que eu demorei a discorrer que era o Peter Schmeichel.
O meu avô e eu acabámos por nunca ir juntos ao estádio por isso não tenho memórias dele em Alvalade. No entanto, de cada vez que lá vou, vejo-o em várias pessoas. Vejo-o no velho que aos cinco minutos já está agoirar. Vejo-o no velho que mal se consegue mexer, mas que salta como uma mola quando o Sporting marca. Vejo-o no velho solitário com duas alianças no dedo e uma boina na cabeça que mete sempre conversa com quem calha sentar-se ao seu lado.
Há várias noites atrás sonhei que nos tínhamos encontrado e que tive a oportunidade de lhe explicar o que tinha feito desde que ele morreu. Falámos da minha vida, do meu trabalho, da minha namorada e, no fim, falámos do Sporting. Não me lembro o que lhe disse ao certo, mas desde então tenho pensado como lhe explicaria tudo que se passou, particularmente os últimos 2 anos.
Como é que passámos de Bas Dost, Raphinha e Bruno Fernandes para Jesé, Bolasie e Sporar. Como é que tivemos um rol de treinadores que todos juntos não tinham 5 anos de experiência. Penso que reagiria tão mal como eu reagi a esta última semana e meia, em que ajudámos o fcp a festejar o título, empatámos com o setúbal e perdemos o jogo com as putas de lisboa e o terceiro lugar para as putas do norte. Ainda assim, penso que ele encontraria algum conforto em ter visto o Eduardo Quaresma, o Matheus Nunes, o Nuno Mendes e o Tiago Tomás a jogarem de verde e branca ao peito. Os velhos, na minha experiência, cedem menos facilmente ao fatalismo e ao desespero do que nós, gente nova.
Este período vai passar, com outros já passaram. O Sporting é eterno, é de todos nós e temos de saber cuidar dele para o podermos entregar com honra e dignidade aos nossos filhos e netos. É evidente que esta direcção não serve e que é preciso lutar com todas as forças para a substituir. Contudo, até isso acontecer, é importante não nos esquecermos daquilo que nos une. É preciso não esquecer que no fim do dia queremos todos estar nas roulottes, em casa ou no café a rever os golos do Sporting e a festejar vitórias. Escalar esta montanha não vai fácil, mas é um percurso que temos de fazer em conjunto. Por mim, por vocês, pela memória daqueles que vieram antes de nós e por aqueles que aí vêm.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
28 Julho, 2020 at 7:11
Agora não, mais logo vamos brindar.
Gosto de ouvir/ler que é possivel dar a volta, ajuda a ter esperança.
28 Julho, 2020 at 7:49
Bom dia, mais uma entrevista em que agora é que encontrou o treinador para o projeto. No Jogo diz-se que amorim tera palavra a dizer no Diretor geral (inanarravel, se tiver ponta de verdade o Sporting esta entregue a autenticos bichos), para finalizar, para alem de tudo o que se tem dado ao Braga, ainda vao vender palhinha pra lhes dar 15%. Se isto nao é gestao danosaja nao sei que dizer. Ver a tromba deste animal na 1a pagina de um jornal ja me deixou enojado para o resto do dia. Aseus Sporting
28 Julho, 2020 at 9:55
Ó anormal de merda, mas tu conheces-me de algum lado? Alguem disse mal do anterior seu merdas do caralho. Filho de uma grande puta, vai trabalhar cabrao
28 Julho, 2020 at 7:51
Um abraço para o Shark…
É isso tudo…porque a “ Esperança…e verde…”
Já tinha desistido de postar fosse o que fosse…
“ porque já não suporto mais…tantos ódios, tanta ofensa barata…”
Mas não podia ficar indiferente a “ esta esperança…”
Sobretudo…” por aqueles que hão-de vir…”
Sporting Sempre…!!
28 Julho, 2020 at 9:34
Com sua licença Max, faço na “integra” minhas as suas palavras.
Saúde e tudo do melhor para si e família.
Sporting Sempre !
28 Julho, 2020 at 11:52
Obrigado Leão Forever, tanmbém tudo de melhor para si e sua familia…
abraço…
Um abraço com desejo de completo restabelecimento ao Shark…
Sporting Sempre…!
28 Julho, 2020 at 7:58
Fiquei em lágrimas ao ler este post!
Trouxe-me à memória os meus avós!
Um Abraço! Sporting Sempre!
28 Julho, 2020 at 8:03
Respect pela parte sentimental que partilhas. Brutal.
Foco o teu último parágrafo, é o que penso.
Não vai ser fácil…
28 Julho, 2020 at 8:07
Em primeiro lugar, as melhoras, espero que esteja tudo a correr pelo melhor depois da cirurgia.
E sim, espero sempre por dias melhores, esperanca faz parte do meu vocabulario, tenho visto outros a festejar mais vezes mas nunca desisti nem desisti de passer o meu Sportinguismo para as minhas filhas (socias desde que nasceram, nunca festejaram um titulo…).
A esperanca e’ verde,
SL
28 Julho, 2020 at 8:25
As melhoras. Abraço
28 Julho, 2020 at 8:33
Ai o Sporting é eterno?
Salgueiros, Estrela da Amadora, Tirsense, Belenenses.
Não cuidem do Sporting e vão ver a eternidade que lhe dá o projecto Croquette cujo último sucessor parece um cruzamento entre primos direitos, insuflável para tachistas e Rogérios.
Enquanto vocês decidem se contratar o Porro ou o Ruben Amorim é boa ideia, eles vão chupando com palhinha como aquelas embalagens de Cappri-Sone e no fim deitam fora.
Mas vocês votaram para isto. Agora desfrutem a viagem até ao caixote do lixo.
O Braga já nos ultrapassou. Quem se segue?
28 Julho, 2020 at 9:52
… claro que é eterno… e a venda da SAD é apenas MAIS UMA CABALA… só líricos, ingénuos e acéfalos a viver no País da Alice…
28 Julho, 2020 at 8:57
Obrigado e parabéns pelo post.
Está tudo certo menos a parte da eternidade, estou a ver isto muito mal parado, julgo que em breve, se não fizermos nada, todos nós, isto vai pelo cano.
Mas é assim tão fácil roubar um clube/empresa? Sem escrutínio? Onde pára o dinheiro? É mesmo preciso ser um génio para fazer uma gestão minimamente com bom senso? Não está à vista de todos?
Se não nos mexermos este banana acaba com o resto, mas este banana não é o número um, não tem inteligência para isso, o rogerinho é que controla isto, há-de sempre encontrar um subterfúgio legal qualquer que lhes permita ter tempo para continuar a chupar a palhinha do caprisone, até ao lixo…
SL
28 Julho, 2020 at 9:12
Fé. Fé na vida. E quando digo Fé, não é ter Fé nesta Direcção é ter fé no Sporting.
28 Julho, 2020 at 9:33
Post bonito e diria que muitos de nós nos conseguimos rever na ligação que tinhas com o teu avô e o Sporting.
No entanto, esta parte não está correcta: “Contudo, até isso acontecer, é importante não nos esquecermos daquilo que nos une. É preciso não esquecer que no fim do dia queremos todos estar nas roulottes, em casa ou no café a rever os golos do Sporting e a festejar vitórias”.
Há muita gente que não quer saber das vitórias do Sporting, querem é encher os bolsos e mamar à conta do clube.
28 Julho, 2020 at 9:39
Obrigado pela partilha e as melhoras!!
Espero que sim…que o Sporting seja eterno….hoje tenho as minhas duvidas….
28 Julho, 2020 at 9:50
Tiago, este movimento de núcleos do clube que está a decorrer é muito importante, eu vivo em Lisboa, mas sou sócio do núcleo da minha terra que é Arganil, eles ameaçaram fechar portas, eles são o coração do clube. Há aqui é muitos colegas sportinguistas que querem impor a sua visão do clube aos outros, vou ao núcleo de Arganil duas vezes por ano e sei o que a maioria quer.
28 Julho, 2020 at 9:54
😀 😀 …
28 Julho, 2020 at 9:54
Espero que sim….e que seja possivel mandar estes fdp para o buraco de onde nunca deviam ter voltado….
28 Julho, 2020 at 13:48
Então experimenta levantar o rabo da cadeira. Talvez seja mais eficaz do que o contrário 🙂
28 Julho, 2020 at 13:51
Desconhecia que há Movimento de Núcleos e já apelei à sua intervenção. Acredito que pode estar neles a salvação porque os ” provincianos ” são pragmáticos e pouco dados a jogos do poder . É uma mentalidade diferente e digo-o com toda a convicção porque conheço muito bem esses dois mundos. Assim sejam capazes de organizar o combate de forma ajustada às circunstâncias.
28 Julho, 2020 at 10:13
Shark , as melhoras e tudo de bom .Mas cuidado , o SCP pode acabar , pelo menos como o conhecemos ….
28 Julho, 2020 at 10:22
Excelente texto, Shark.
Desejo-te as melhoras.
Não acredito que 2021 seja melhor para o Sporting mas espero que para ti seja.
O Sporting só terá possibilidade de melhorar quando esta Direcção sair…
28 Julho, 2020 at 10:33
Bom post. Não partilho o optimismo….mas é de louvar.
28 Julho, 2020 at 11:13
Obrigado pela partilha, também foi o meu avô o “responsavel” maior pelo meu Sportinguismo e aquilo que escreveste no inicio tocou-me fundo no sentimento, já o que escreveste no fim relembrou-me que ainda vamos a meio do calvário…
28 Julho, 2020 at 11:14
Tocou fundo… wow… mt respeito!
É exactamente por tudo isso, q esta croquettagem q vive “lapada” no NOSSO POPULAR SCP demonstra n ter o mínimo respeito e consideração pelos pelos seus REAIS ACTIVOS q sao os seus SÓCIOS e ADEPTOS (a seguir virão os atletas).
Temos de lutar real e verdadeiramente pra correr com esta CORJA DALI PRA FORA Já!
SL Shark – white shark 🙂
28 Julho, 2020 at 12:24
Muito bom texto Shark!
Fez-me pensar, sonhar e recordar….muito!
SL
28 Julho, 2020 at 13:03
O meu Sporting está moribundo, não sei se vai ser possível recuperar. A esperança que nos caracterizava está de rastos.
As melhoras. SL
28 Julho, 2020 at 13:22
Antes de mais, as melhoras, Shark!
O Sporting é eterno… nem que seja nas nossas memórias, essas ninguém nos pode tirar, de facto!
Será preciso relembrar 2013?
É preciso, é fundamental, é obrigatório, diria, mudar já estes OS antes que cheguemos a 2013…
28 Julho, 2020 at 21:27
Não sei se já não passámos.
28 Julho, 2020 at 19:30
Só agora tive oportunidade de ler este bonito post.
Que consigamos mudar o rumo actual do Sporting, é o que mais desejo.
Shark, Obrigado pela partilha e que recuperes rapidamente.
SL
28 Julho, 2020 at 20:58
Saudações Leoninas e as tuas prontas e rápidas melhoras!!!
28 Julho, 2020 at 21:41
O mal do Sporting reside aí mesmo… na Esperança… Devíamos ser um clube de certezas e racional… A esperança só traz amadorismo e fatalidade… que nunca se responsabiliza por isso mesmo… O que é que fizemos pior que os outros que cá andaram??? Fácil fácil… venha o próximo e haja… esperança…
Assim nunca passaremos, se sobrevivemos, de nada…