Sei que muitos de vocês estão neste momento a pensar e até dizer que neste momento falar de futebol é o menos importante, que isto é muito bonito no papel que na teoria os gajos que lá estão só fazem porcaria, etc. Este texto, fala de futebol. Da minha ideia, ou melhor do que vi e penso da ideia de Ruben Amorim, uma análise ao nosso plantel e ao que poderá chegar dentro daquilo que é a ideia do treinador, e faço também a minha humilde “avaliação” ao trabalho de RA.
Primeiro e para que saibam já, a minha opinião não se baseia nem se altera, pelo valor quer custou o treinador, se têm ou não o nível necessário, se é lampião, ou se usa calças muito justas. Vou falar de futebol, daquilo que verdadeiramente me apaixona e acredito que a muitos dos que estão a ler.
Ruben Amorim, chegou no final de Fevereiro, e encontrou o clube em 4º lugar com mais 2 pontos que o 5º, Rio Ave, e a 4 do seu antigo clube, na altura 3º, Sporting de Braga. A distância para os líderes era de 20 para o 1º (FC Porto) e 19 para o 2º (SL Benfica). 10 Jornadas depois e findo o campeonato, Amorim conduziu a equipa leonina a 6 Vitorias, 3 empates e 2 derrotas, fazendo 21 pontos em 33 possíveis, acabando no mesmo 4º lugar em que começara em igualdade pontual com o 3º (Sporting Braga) a 22 pontos do líder, FC Porto, e a 17 do vice-campeão, SL Benfica. Isto é a análise quantitativa, ou seja, em termos pontuais, que é de facto o que mais importa no futebol.
Olhando e para fazermos um termo de comparação, vejamos o primeiro onze inicial que RA escalou no seu primeiro jogo contra o Desportivo das Aves em casa, com apenas 3 ou 4 dias de trabalho: Max; Ilori; Coates; Mathieu; Ristovski; Battaglia; Wendel; Acuna; Plata; Sporar; Vietto. Olhando agora para os titulares, 5 jogos depois, com o Gil Vicente, também em casa: Max; Coates; Quaresma; Borja; Ristovski; Matheus Nunes; Wendel; Nuno Mendes; Camacho; Sporar; Plata. Finalmente vamos olhar para o 11 deste último jogo na Luz: Max; Neto; Quaresma; Acuna; Ristovski; Matheus Nunes; Wendel; Nuno Mendes; Plata; Sporar; Jovane. Vejamos que ao longo do tempo houveram jogadores como Eduardo Quaresma, Matheus Nunes e Nuno Mendes que não começando como titulares, foram ganhando e bem o seu espaço. Nestes 3 onzes iniciais, nomes de mal-amados como Rosier, Eduardo, Doumbia, Bolasie (que nunca contou para RA) não aprecem.
RA entrou no Sporting numa altura difícil, como tem sido apanágio em quase todos os treinadores que entram. Mas neste caso, entrou num contexto de guerra dentre adeptos e dirigentes, entrou com os adeptos em choque com o valor que custou, entrou com a equipa no 4º lugar, sem Europa (tinha sido eliminada uma semana antes), fora das Taças e numa delas pelo colosso Alverca, o fantasma dos 5 na Supertaça no ar… a juntar a isto, era o 4º treinador da época. Ah e no mês anterior a equipa tinha ficado sem o “faz e resolve tudo” Bruno Fernandes. Resumindo, tinha tudo para dar … (isso que vocês estão a pensar).
O tão aclamado “treinador do projeto” de Varandas tinha chegado pela 3ª vez em ano e meio. A ideia a que RA se agarrou foi e na minha opinião muito bem, á temporada seguinte e preparar a equipa para tal. Lançou muitos miúdos, e ao contrário do que se quer fazer querer, não foi porque não tinha outro remédio, foi porque quis vê-los reconheceu qualidade e quis ver no que podia contar para a próxima época. É que Ilori poderia jogar no lugar de Quaresma, Battaglia e Eduardo fariam fácil o lugar de Matheus Nunes. Borja não dava hipótese a Nuno Mendes. Ah esse Bolasie cá estivesse talvez Tiago Tomás, Joelson e Plata já estariam a treinar com a B ou com o S23. Olhando para o que se passou, foi claramente uma aposta em preparar a equipa, os jogadores para a sua ideia. Sim, para a sua ideia. A espaços viu-se que os jogadores sabiam o que fazer e que estavam trabalhados para o modelo. Muitas vezes faltou qualidade dos interpretes. Ele sabia perfeitamente que não tinha jogadores para o seu modelo e para a sua forma de jogar, mas quis ver de todos quais se adaptavam, porque no fim de contas é na ideia dele que acredita, e que acredito eu, vai montar o plantel na próxima época. Não esteve isento de erros, nem estará na próxima época, mas Amorim, soube criar uma coisa, pelo menos numa grande franja que não mistura, ódios e raiva á direção e a quem o escolheu, empatia e confiança. Talvez seja cedo, mas ao contrário do que pareceu com Silas e com Keizer, a mensagem passa, o discurso não é do “está bem, ok” e parece que se aproveitou a ponta final da época perdida para se trabalhar para a próxima (quantos não queriam que Keizer fizesse isso na época passada?)
Tenho visto muita gente a falar sobre a tática de RA. Para mim e porque não sou um Freitas Lobo a falar, é um 3x4x3. Temos lido e ouvido entre outras: “Jogar 3 centrais com o Setubal, como quer ganhar?” “ Esta tática não funciona neste campeonato” “Defender em linha de 5? Treinador da retranca”. Eu não concordo em nada com estas afirmações. Em primeiro lugar, ainda está para nascer o dia em que alguém vai afirmar que á um sistema tático que dá mais resultados que os outros, e que á um que não funciona. Depois e olhando para o 3x4x3, de RA, é tudo menos uma tática defensiva. Na 1ªa fase vemos por norma uma equipa, que assume os centrais dos lados mais abertos (muitas vezes demais, sobretudo se forem Acuna ou Borja), o central do meio a dar cobertura quando estes tem bola, um interior por norma, do lado contrário ao central que tem bola, arrasta marcação, subindo, baixando o outro médio para ligar o jogo. Nesse momento, os alas estão muito subidos, dando profundidade e largura, tendo os falsos extremos procurando jogo entre linhas. O PL procura normalmente a profundidade na 1ª fase, obrigando a linha a baixar, dando espaço para procurar jogo interior. Isto na 1ª fase. Dificuldades que temos sentido: Centrais a jogar muito perto da linha, cortando logo linha de passa para o ala do seu lado, médio a baixarem demasiado e a receber a bola demasiadas vezes de costas, Dificuldade enorme de Plata e Jovane jogarem entre linhas e de fazerem o último passe.
A colocação de Acuna para central parece tontice. E é. Ou melhor não é! Confuso? Já explico. É porque Acuna poderia jogar fácil como falso extremo dando agressividade, fluidez e qualidade técnica que Jovane e Plata não tem. Por outro, faz todo o sentido, porque é o único “central” capaz de progredir com bola, queimar linhas se a pressão adversária for mal feita (remeber Jeremy?).
Falta dinâmica á equipa sobretudo ofensivamente. Mas mais do que a dinêmica, falta qualidade. Dava jeito um central pelo lado esquerdo que soubesse sair a jogar (Aspeto fundamental nos centrais dos lados num sistema de 3), um ala direito que desse qualidade á equipa, que desequilibrasse (nas alas temos um único homem!), um médio com capacidade de receber de frente para o jogo (a continuar RA, a preferir jogar com 2 médios lado a lado, não estou a ver Wendel e Matheus a coabitarem juntos), falsos extremos a jogar por dentro e entre linhas (o oposto das características de Jovane e Plata).
Defensivamente, eu tenho gostado de ver a equipa. Exceto talvez nas abordagens amadoras ás bolas paradas, com RA não permitimos muitas oportunidades aos adversários (lembram-se com keizer??). Por vezes é verdade, que fazemos linha de 5, mas já o fazíamos. Lembro-me de ver muitas vezes com JJ, Gelson, ser um lateral quando a bola entrava no último terço do lado contrário. Chegamos a discutir várias vezes a necessidade de Gelson descer tanto. A melhorar e a rever a nossa reação á perda.
Não acho de todo, que o 3x4x3, não seja tática para o nosso campeonato, nem desacredito no sucesso com ela. Falta é interpretes para a mesma. Mas quer para esta tática quer para outra. Em breve vou trazer aqui ao Cherba imagens para documentar melhor este meu texto do Sporting de RA.
Olhando para os nomes falados e do que conheço não sei onde Feddal possa encaixar na ideia de RA. Porro e Antunes continuo a achar brincadeira.
Urge trazer um central com qualidade no transporte e no passe (Ruben Semedo?, que acham?); um ala direito ; de for para jogar com dois 8os, falta claramente um médio (não me batam, mas Adrien faz todo o sentido); pelo menos um “falso” extremo (um gajo com as características do Nakajima). Talvez isto seja demais para a super estrutura que temos. A ver vamos.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Luís Miguel
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
29 Julho, 2020 at 13:47
pessoal, só uma nota: respeitando todos os que achem que estar a falar de futebol, de tácticas ou de contratações é ridículo nesta altura, peço-vos que respeitem quem escreveu este post e todos os que quiserem arejar a cabeça em relação a outros temas. Ou, se preferirem, se acharem que este tema é uma merda, não pisem, não cheirem e evitem matar a possível troca de ideias. Grato.
29 Julho, 2020 at 13:59
Obrigado, Cherba.
29 Julho, 2020 at 14:24
Mai nada!!
Em relacao ao post e falo com conhecimento de causa concordo com quase tudo Luis.
É um sistema que aliado ás suas dinâmicas dá termenda capacidade ofensiva quer em largura quer em profundidade.
Tocas aí num ponto crucial; os exexutantes. São fracos. São fracos em todos os setores. E nesta ideia é preciso ter uma ligação á 2 fase “limpa” e infelizmente foi raro esse momento nos jogos de Amorim.
Repara que qdo a equipa conseguiu sair da 1 fase ela facilmemte criava situacoes de golo e até superioridade numérica.
Por outro lado fomos uma equipa que raramente se conseguiu instalar no meio campo ofensivo como por exempo viamos no “seu” Braga. E isto está na minha opinião ligado diretamente á falta de qualidade na construção.
Falta muita qualidade individual aos jogadores do plantel e isso paga-se caro para quem quer seguir a sua ideia nao desviando um milimetro dessa mesma ideia.
Na minha opinião mesmo sem executantes (vai acontecer no ano que vem) Amorim tem de se adaptar ao contexto. Se quiser morrer com a sua ideia vai ser doloroso para ele e para nós.
Ele nao tem nada a perder, nós temos muito!!!
SL
29 Julho, 2020 at 15:07
Excelente 1º comentário!
29 Julho, 2020 at 17:36
Cherba, dou-te uma novidade, o Rosier encostou a cabeça ao Ruben Amorim num treino. Está arrumado.
29 Julho, 2020 at 17:47
E o Ruben não ficou extremamente feliz? Estranho.
29 Julho, 2020 at 21:33
🙂
Olha o contexto, pá.
O Rosier queria beijá-lo.
Fonte segura.
30 Julho, 2020 at 0:01
Jogando em linha com 3 centrais, com o o corredor entregue na direita a Porro, colocaria na esquerda um brasileiro qq chamado Charro. Fecharía a defesa com o Mortalhas, o Isqueiro e o Filtros, que jogaria com a canhota, um gajo experiente! Ilori sería o apanha bolas mais rápido da Academia, extremamente importante na reposição de bolas.
29 Julho, 2020 at 13:56
Ruben Amorim custou um valor estupido. Acho que isso toda a gente concorda.
Neste campeonato entrou no Braga a 8 do Sporting, saiu do Braga com mais 4 pontos. Acabou o campeonato com os mesmos pontos que o Braga. Mas morremos na praia, por causa da diferença de golos.
Quando hoje em dia se fala em acrescentar experiência a esta equipa e se fala em Adan, Feddal e Antunes…está tudo errado!
Lembro me do Neto que na época passada também vinha…acrescentar experiência. Viu se que a bola pica nos pés do Neto.
Acrescentar experiência (e já agora QUALIDADE) seria ir buscar Adrien, João Mário e Taremi. Todos eles acabam contrato em 2021. Por exemplo, renegociando partilhas de passes com Leicester e Inter, em ano de Euro.
29 Julho, 2020 at 14:02
Eu até diria para aproveitarmos os jovens do Salzburgo que não tiveram sorte no leipzig, mas que tem mega qualidade. Wober, Haidara, Samassekou, Hannes Wolf, Mounas Dabbur.
Mas Adrien, Slimani, João Mário caiam que nem luvas no esquema de Ruben Amorim
29 Julho, 2020 at 21:34
Querias.
29 Julho, 2020 at 15:10
Morremos na praia à custa das arbitragens com Moreirense – 2 penaltis nítidos gamados – e com o Setúbal – um golo limpo gamado. Mesmo com toda a baixa qualidade, mesmo com erros às toneladas, mesmo com uma equipa com grande parte dos jogadores a virem dos Sub23… foi preciso a APAF para nos colocar em 4º lugar!
Quem não percebe isto, não percebe nada do que nos tem acontecido!
29 Julho, 2020 at 16:12
Miguel disse o a seguir aos 2 jogos. Foram fracos é verdade…mas golo limpo anulado contra ao Setubal e o 2º golo do Benfica está em jogo mas nasce dum canto inventado. De acordo!
29 Julho, 2020 at 18:02
Essa do canto, enfim… Defendessem bem e não era golo…
Quantos cantos há errados num jogo? Quantos lançamentos laterais são marcados ao contrário? E quantas faltas são mal marcadas ou nem marcadas são? Isso, enfim, dou de barato… Penaltis flagrantes – 2 com o Moreirense – e um golo mal invalidado num lance normalíssimo – Setúbal – já é outra história!
29 Julho, 2020 at 18:26
Morremos na praia…não acho nada, morremos bem antes da praia…aí está o nível de exigência a baixar…3/4/5 não deveria fazer a diferença entre uma má época e uma época menos má, menos de 1o ou um segundo lugar com um campeão sem espinhas é boa época, mais que isso é péssima…tivemos sorte o rio ave não ser constante e o Famalicão na segunda metade relaxar, senão acaba se em 5o ou 6o…
29 Julho, 2020 at 17:46
Na praia? A praia era o 1.o lugar. Nós morremos a 22 milhas da costa.
29 Julho, 2020 at 17:50
Aliás, morremos em Outubro do ano passado … e ficámos a boiar até recolherem os ‘restos mortais’ a 22 milhas da costa …
29 Julho, 2020 at 18:02
Na praia pelo 3º lugar…
Pelo 1º lugar morreste no meio do oceano!
29 Julho, 2020 at 21:35
Passámos foi o ano inteiro na praia…
29 Julho, 2020 at 16:11
Concordo. Experiência é qualidade. Basta ver que podemos escolher a experiência que nos traz Bolahrouz ou Mathieu
29 Julho, 2020 at 16:24
Completamente!
29 Julho, 2020 at 17:37
Bolahrouz…? lol
29 Julho, 2020 at 18:04
2 bons exemplos do que pode, dentro dum mesmo contexto, trazer qualidade e trazer despesa!
29 Julho, 2020 at 21:48
Foda se o bolo de arroz?! Meu deus.
29 Julho, 2020 at 14:15
Jogamos num 3-4-3, isso é claro, não há outra maneira de ver. Há um problema de falta de qualidade, falta de dinâmicas e por vezes falta de vontade (comigo o Jovane raramente jogava a titular, porque descer a passo simplesmente não dá). Ora, a falta de uma ideia não existe, e é notório que o RA sabe o que quer ver feito em campo.
Quanto aos erros o Amorim foi cometendo o mesmo durante alguns jogos, mas até nisso foi melhorando. Houve jogos em que mexeu tarde ou mexeu mal, principalmente quando tocava no meio campo, mas contra o Carnide soube ver do que a equipa precisava e o que tinha de trocar, e o impacto do Tiago Tomás foi visível. Outro erro, foi usar o Chico e o Vietto como falsos extremos, em vez de mudar um pouco a táctica assumindo o 3-4-1-2 (Atalanta) usando a capacidade de passe dos dois e estabilizando o meio campo.
Há muito trabalho a fazer, um banco inteiro para despachar, e contratar 2 ou 3 reforços a sério. No meio campo não quero mexidas, há muito talento no Sporting e há espaço para todos. Wendel-Palhinha pode ser uma boa dupla, com Matheus e Bragança no banco, todos eles um pouco diferentes um dos outros. Na defesa trazia o Semedo, ou alguém parecido, porque temos clara falta de corpo na área e por isso perdemos muitas bolas paradas, (o Quaresma é bom, mas 1,85 num canto não faz muita mossa) e falta qualidade na saída de jogo, a velocidade seria um bónus. A ala direita podem sair os 3, e a ficar algum seria o mal amado do Rosier, que chegou com condicionantes que nem o Camacho nem o Risto tinham e que ainda pode dar alguma coisa. Para o ataque há que estabelecer prioridades: ou se confia num gajo que custou 6M, tendo o LP a suplente (que não é pior), ou precisamos de ir buscar um gajo com capacidade de jogar de costas para a baliza e passar com qualidade; caso achem que os dois/três PL (para mim o Dala tem mais que espaço) têm qualidade, há a necessidade de ir buscar um extremo com jogo interior, que quando procura o meio não se sinta perdido, e que saiba o que tem de fazer.
O problema está longe de ser o treinador, mas o mercado pode ser mais uma vez ruinoso. O Scout não trabalha e isso vê-se a quem tem sido associado, em vez disso folheamos páginas de rejeitados no famoso Catálogo JM.
29 Julho, 2020 at 16:15
Não acho que Bragança e Wendel se safem num meio campo a 2. Nada a ver com a qualidade de ambos, mas con as características. É um meio campo a 2. Juntaria um Adrien a Wendel . Palhinha será sempre uma otima solução se jogarmos con un 6 e com um 8 como nos tempos de JJ. Aí Palhinha e Adrien.
Jovane sinceramente não dará mais do que deu. É daqueles que acho que atingiu o pico de valorização máxima. Plata e Camacho ainda tenho esperança. Teem e de querer.
Vietto e Geraldes não vejo como encaixa los. Mas muito menos o 2o
29 Julho, 2020 at 20:26
O Wendel e o Bragança concorrem pelo mesmo lugar, tal como o Matheus e o Palhinha iriam concorrer pelo mesmo lugar. O bom de teres Wendel-Palhinha seria a capacidade do Wendel chegar com critério a áreas mais avançadas. O Adrien traria coesão até um certo ponto, mas é 0 no processo ofensivo. Luta, mas não tem capacidade de passe do William ou que tinha o Montinho, nem nunca foi um jogador de marcar ou assistir. Para mim, será um pe$o no plantel e pouco mais.
Jovane tem as mesmas lacunas desde que se estreou, no canal 11 curtem de bater na rapariga que comenta, mas ela raramente falha no que diz sobre o Jovane, que resumindo é que é burro que nem uma porta e tem fracos movimentos técnicos. O Plata pode dar algo, o Camacho nem deve gostar de ser jogador da bola é que não tem o mínimo de esforço ou entrega e isso é pior que dominar uma bola rasteira com o pé no ar.
Vietto e Geraldes teriam muito espaço e até importância se o 3-4-3 fosse um 3-4-2-1. Jogadores de último passe, sendo que o Chico é através do passe que dá mais velocidade à equipa, coisa que neste sistema táctico não serve.
29 Julho, 2020 at 14:22
A tática que se utiliza mais neste sistema é um 5x2x3 atacante com alas muito ofensivos , um meio campo agressivo na conquista da bola, que saiba organizar o jogo defensivo e lançar o jogo ofensivo (por isso se joga a partir da defesa), bem como, serem capazes de cobrir os flancos quando estão desprotegidos e um tridente ofensivo móvel com destaque para um dinamizador do jogo avançado (tipo Bruno Fernandes).
É tática mais difícil de treinar mas seguramente a mais eficiente e eficaz quando bem assimilada (que diga a Juve de antigamente).
Agora temos jogadores? nem pouco mais mais ou menos! temos de ter um defesa tipo Jérémy Mathieu (Fedal? mais uma cagada à varandas!), temos 2 bons alas esquerdos mas não temos um ala direito de jeito (porro? porra mais uma cagada à varandas). No meio campo existe um jogador capaz de ter as características faladas – Daniel Bragança – que fecha bem o lado esquerdo, mas varandas decidiu que é um jogador sem intensidade (vamos vê-lo no Braga quase de certeza) e falta-nos um Adrian. No ataque temos o Jovane, que pode jogar mais perto da baliza mas não constrói o jogo avançado e o esporra…(mais uma cagada à varandas!) e fica-nos a faltar um bom médio ofensivo, criativo, capaz de criar espaços e o último passe.
Portanto, e sendo o varandas quem decide as contratações, antevejo o continuar da agonia e a ver as equipas como Setúbal a ter uma concentração de jogadores no meio campo defensivo com a linha de fora de jogo muito subida, não dando a mínima hipótese sequer de chegarmos perto da baliza……quanto ao resta Cherba, é impossível dissociar o deficiente mental do varandas de todos isto, porque ele é o autentico toque de merdas, onde toca…
29 Julho, 2020 at 14:32
Só mais uma coisa! Na sequência da pandemia o campeonato Argentino e para lá caminham os outros sul americanos estão entrar num período de extrema dificuldade financeira.
Então porque estamos a olhar o mercado europeu? é jorge mendes (lá está o toque de merdas). Quanto custa agora o Thiago Almada que faz os 3 lados do meio campo ofensivo e ao que parece é muito talentoso? Não achamos um bom avançado nesses mercados? Lucas Alario que parece que vai ser dispensado?
Estou farto de viettos, rosies e merdas assim!
29 Julho, 2020 at 14:35
Gosto da ideia de jogo e até agora tenho gostado do Ruben. Claramente falta qualidade dos intervenientes.
Jogadores que chegaram com grande potencial parece que desaprenderam.
Temos um ala direito simpático mas sem criatividade e inteligência de jogo. A quantidade de jogadas que perdemos quando a bola vai parar aos pés do Ristovski é impressionante.
Falta acertar os médios. Matheus Nunes fica sempre um pouco mais atrás, mas tem muita qualidade na frente. Quando um deles vem buscar bola o outro tem que subir mais, não podem ficar lado a lado.
Esta tática depende de algumas coisas, uma delas é o extremo conseguir buscar jogo no meio. Nós conseguimos la chegar, mas o extremo nunca tem apoio para prosseguir jogada. Ou o MC está muito atrás, ou o extremo contrário não está suficientemente perto para ligar jogo ou o ala ainda não avançou o suficiente.
O perigo criado passa muito por aqui, o extremo quando recebe bola tem que ter os apoios nos sítios certos para podermos criar perigo.
29 Julho, 2020 at 15:19
Curioso…
Não é a primeira pessoa que vejo dizer que o problema está no meio-campo e admito que seja. Mas já eu acho que a única coisa que vai funcionando são os médios. Claro que ainda precisam de melhorar a coordenação e movimentos mas é o sector que me parece mais perto do que é preciso.
Os alas estão muito atrás e normalmente têm de correr KM para chegar à frente.
Os interiores estão muito perdidos e são muito “extremos” na cabeça, por isso têm muito pouca capacidade para decidir curto e de forma rápida.
Os centrais têm pouca capacidade para assumir totalmente o jogo, quer em passe quer em condução…
No meio campo é onde eu vejo mais capacidade para fazer crescer este sistema e os que eu acho que têm mais capacidade…
29 Julho, 2020 at 16:21
Tiago, penso que vês onde temos o grupo de melhores jogadores é no meio campo.
Wendel e Matheus Nunes são bons jogadores. Palhinha é de topo para o nosso campeonato. Bragança tem qualidade. Mas a questão é que jogamos num meio campo a 2. Onde os medios tem um papel fundamental na ligação da 1a para a 2a. E olhando para os 4 nao vejo uma parelha que me garanta qualidade necessarka
29 Julho, 2020 at 16:28
Não acho. Alias jogar assim até tira esse peso dos médios porque passa muito pelos centrais, alas e interiores mais ofensivos com passes directos da primeira linha os interiores ou combinações dos interiores com os alas. E dá-lhes espaço para transportar.
É por isso que o Wendel se sente mais à vontade….
Qualquer uma das parelhas entre Palhinha, Bragança, Wendell e M. Nunes (e ainda podia meter aqui o R. Fernandes) serve para 90% dos jogos…..para não dizer 100% porque acho que o M. Nunes ainda precisa de confiança para mostrar tudo o que sabe a atacar e acho o Bragança demasiado peso pluma possivelmente para um jogo grande que meta 3 ou 4 médios em cima dos nossos 2…
29 Julho, 2020 at 16:29
Mas admito que seja eu que vejo isto de forma diferente porque de facto já li quem perceba muito mais disto do que eu dizer que também acho que temos problema no duo de meio campo….
29 Julho, 2020 at 18:35
Inteiramente de acordo. No meio-campo não mexia.
30 Julho, 2020 at 0:32
Concordo contigo que o meio campo é onde temos os melhores jogadores e podem funcionar os dois juntos, acho é que precisam de melhorar alguns movimentos, complementar mais o jogo um do outro. Mas como dizes o problema não é só deles.
Os extremos são demasiado extremos, os alas ainda são defesas (tirando o lado esquerdo) e os centrais têm que sair a jogar. Esta sequência menos boa vem desde que o Mathieu saiu da equipa m, coincidência? Não me parece.
Edu Quaresma vai fazer-se central, precisa de jogar, mas não tem medo de sair a jogar e progredir com bola.
29 Julho, 2020 at 16:18
Concordo. Um doa pontoa cruciais é mesmo no chamado extremo, ou se quiserem avancado interior. Jovane não tem essas características. Plata idem.
Prefiro 10x gastar num extremo asserio que num ponta.
Se quisesse ser mau, o Braga contratou um que me enche as medidas e o ano passaso era nosso. Vendemos um ao West este ano que era melhor que todos os do campeonato.
Ah e ja agora… Brahimi não??
29 Julho, 2020 at 14:55
Um 3-4-3 em que os 2 médios ala são defesas laterais… é um 5-2-3 em que os laterais estão um pouco mais subidos quando temos bola. É muito defensivo. E isso vê-se no ataque pouco concretizador.
Eu até prefiro um 3-5-2, em que os médio ala são extremos, e os 3 médios do centro fica um mais atrás e os outros 2 sobem. Com 2 homens na área lá na frente.
Mas isto sou eu a jogar CM.
Boa sorte ao RA nestas 3 semanas de preparação. Vai precisar, já que apoio competente do elenco directivo esquece.
29 Julho, 2020 at 15:10
É isso…
Uma coisa é um 343 em que o Moses e o Alonso são os alas e mais parecem quase sempre extremos….outra coisa é meter lá 2 laterais…é completamente diferentes porque os instintos são completamente diferentes….
29 Julho, 2020 at 15:42
Apesar de tudo nuno mendes ou acuna do lado esquerdo têm boas caracterisiticas para isso o pior é o lado direito. E depois o pior de tudo é a falta de qualidade dos interiores (Plata não sabe jogar futebol e Jovane também não é um jogador de grande acerto na decisão) que nunca conseguem deixar a bola nos dois médios de frente para o jogo.
29 Julho, 2020 at 15:57
Completamente de acordo….
29 Julho, 2020 at 16:23
Uma coisa é jogares con Acuna e supostamente com Camacho. Outra com Ristovski e Borja. Tem a ver mais com as características. Quem num 4x3x3 não se destacava nas subidas , nao é agora que o vai fazer
29 Julho, 2020 at 20:43
O Nuno Mendes joga como um verdadeiro ala, contra o Carnide aparece em zona de finalização e há um outro jogo em que ganha penalti num cruzamento dentro da área, o Risto como não sabe o que fazer faz o que fazia antes por isso é que parece um defesa direito.
29 Julho, 2020 at 15:03
Acho muito bem que queiram arejar a cabeça……
Fazem muito bem, alias nos proximos dois anos o que nao nos vai faltar é tempo para arejar a cabeça…………
Com esta passividade e o deixa andar que tanto nos caracteriza o que nao nos vai faltar é ar na cabeça………
So espero que quando aparecer no boletim a pergunta se aceita a “venda da sad” e so tenhamos a resposta sim ou nao proponho ligar ao rogerio para colocar a opçao “talvez” ” , “épa depende da chuva” ou “nao sei da-me mais uns meses para pensar”
Fodasse se o “deixa andar “fosse um jogo eramos campeoes do mundo e quem sabe da europa…
Bom mas se é pra falar de bola entao vamos lá…
Sobre o post analise perfeita……
Jovane e plata fazem o contrario de horta e trincao e ai barra o jogo interior todo…..
Quanto á dupla wendal e matheus concordo com o luis nao acho q dê certo…
Com o adrien ( a 6 ) o wendal podia assumir o 8 e ligar o futebol da equipa……..
Só uma questao luis, que achas do gaston silva em vez do feddal……é so porque um ta livre é internacional e é melhor q o que custa 3 milhoes e é suplente do betis…
Se puderes liga ao varandas pode ser q ele te oiça.
29 Julho, 2020 at 15:17
o que custa 3 milhoes e é suplente do betis…
mas se o valor de mercado dele é 4 milhões…
ou seja: seria uma compra “com desconto”, e ainda falam mal? 🙂
mas agora a sério…
gaston silva: 26 anos; 19 internacionalizações pelo uruguai; metade do valor de mercado do feddal.
feddal: 30 anos; 14 internacionalizações por Marrocos.
dá que pensar…
29 Julho, 2020 at 15:08
Boa discussão.
Eu tenho duvidas da virtuosidade do 343 num futebol como o tuga.
É MUITO raro ver um 343 com mobilidade e que seja capaz de enfrentar uma equipa de retranca porque não tem flexibilidade. Para funcionar bem precisa de interpretes MUITO específicos, com grande mobilidade. Exige que os jogadores saibam fazer muita coisa ao mesmo tempo.
Os centrais têm de ser muito fortes na construção e relativamente rápidos. Apesar de terem a vida facilitada por serem 3 a defender, contra uma equipa com extremos rápidos podem ficar muito abertos nas alas.
Os médios têm de ser tanques mas que tenham bom toque de bola porque se não a equipa só joga ou pela ala ou em balão.
Os alas têm de ser extremos e defesas ao mesmo tempo. Porque eles têm de defender a ala e ao mesmo tempo têm de desequilibrar na frente.
Os interiores têm de saber jogar muito bem por dentro e perto do PL (ou então fica o PL sozinho e a 40 metros do apoio) e por fora (para irem à ala desequilibrar com o ala).
É relativamente simples fazer uma equipa sólida neste sistema. Se não quiser assumir o jogo é um sistema que dá consistência. O difícil é meter uma equipa que queira mesmo assumir o jogo que o faça e que seja igualmente sólida.
É possivel. Mas é muito difícil e muito mais ainda num clube sem dinheiro e que não podem andar atrás de jogadores muito específicos.
No caso do plantel do Sporting as lacunas parecem-me evidentes. Não temos alas. O Nuno Mendes ou o Acuna fazem bem do outro lado (mesmo assim fica um bocado de tracção atrás pelo hábito mas com tempo iam lá). Mas do outro lado o Risto é lateral e comporta-se como lateral naturalmente e nem sequer tem qualidade para desequilibrar como uma ala. O Camacho e o Rosier não são nada….nem alas, nem laterais…..
Sem Mathieu não temos nenhum central que construa como deve ser. Podes ter um Barzaglia e o Chielini mas para isso precisas de um Bonucci que jogue como “quarterback”. No nosso caso tínhamos o Mathieu a queimar linhas com passes entre-linhas e do outro lado o Quaresma faz +- o mesmo. Está o Amorim a tentar dar isso com o Acuna…mas perde depois o Acuna na ala que era onde eu mais o queria ver (porque mesmo assim posiciona-se muito melhor quando tem de ser extremo que o Nuno Mendes que vem sempre muito de trás). Admito que o Acuna possa funcionar mas é claramente um “remendo”….
No meio campo, o Wendel e o M. Nunes funcionam bem porque são gajos intensos e que transportam bem a bola….o M. Nunes tem mais facilidade no passe que o Wendell mas com tempo acho que por aqui conseguíamos. Não temos é mais ninguém. Teríamos o Palhinha se fossemos espertos e admito a hipótese Daniel Bragança para muitos dos jogos em PT onde as equipas são tão de retranca. Mas é preciso muito trabalho ainda de movimentação porque eles ainda estão muito perdidos…muitas vezes se vê os 2 demasiado atrás….seja a defender, seja a atacar…o que tornam a equipa MUITO curta e MUITO de tracção atrás.
Os interiores sou sincero….A jogar com espaço, Jovane sim. De resto nenhum serve. A precisarem de decidir muito rápido, entre linhas….não temos ninguém. Plata parece mais talhado para jogar no lugar do Nuno Mendes do que como interior em que é zero, o Vietto mexe-se bem para o espaço mas depois não tem o que é preciso…não domina bem a bola, demora demasiado tempo a decidir e quando consegue mesmo decidir muitas vezes erra….vê-se uns lances de vez em quando mas nada mais. Geraldes é o Geraldes….ninguém sabe o que é o Geraldes quando está em forma porque não está há muito tempo. Não sei se o melhor para jogar ali mesmo assim não será Bragança em jogos mais “picados” a meio campo. Eu acho que sei de 2 que fariam aquilo muito bem….um está no WBA, outro chegou agora aos lampiões do norte….
PL nem vale a pena bater mais no ceguinho…..Se tiver espaço vai mancando o seu golito….se não tiver espaço, boa noite……….
Ou seja. Tenho MUITAS duvidas que seja uma tácticas que sirva para ameaçar sequer um campeonato e tenho a certeza que não temos dinheiro para a aplicar de forma a conseguir sequer que eu chegue a ter essas MUITAS duvidas.
Não é por acaso que se vê MUITAS equipas que acabam a roçar isto em dinâmica mas que na verdade não jogam assim. Guardiola com um dos laterais a jogar na construção bastante por dentro, Klopp com o médio defensivo a aproximar-se muito dos centrais para projectar os laterais….há muitas vezes que as equipas constroem a 3 mas não jogam assim de origem porque perdem flexibilidade….
29 Julho, 2020 at 15:33
3X4X3 é o que um homem quiser.
Também dá com:
3 centrais, 2 alas e dois médios, 1 10 e dois avançados.
3 centrais, 2 alas um 6 e um 8, dois interiores e um pl
3 centrais, um 6 dois 8 e um 10, 2 extremos e um pl
etc
etc
Para o plantel do SCP, fazendo finca-pé nos 3 defesas e pensando em como se defende em Portugal o melhor será p.ex.
3 defesas, 2 alas ofensivos, 2 6/8, 1 10 e 2 avançados.
Quaresma, Coates e Acuna; NMendes, Camacho, Palhinha e Wendel, Geraldes, Vietto e Sporar.
Mesmo utilizando o plantel actual não tenho dúvidas de que melhoravam os resultados e os jogadores estariam muito mais confortáveis. Plata teria muitas dificuldades neste sistema mas p.ex. Jovane poderia fazer de 10 ou Av. Vietto de 10 ou Av. Geraldes de 8 ou 10. Wendel de 8 ou 10, Bragança de 6 ou 8 ou 10. Palhinha de 6 ou 8. Acuna de central, ala ou 8. Borja de central ou ala.
O maior problema seria sempre o lado direito mas mesmo ristovski melhorava pois teria mais opções e menos risco.
Contra o Setúbal p.ex. teria sido interessante tentar algo assim.
O mais desesperante no jogo referido foi ver sempre a mesma maneira de jogar apenas mudando as peças. Uma arrogância na infalibilidade do processo que vamos ver não será a morte de uma ideia.
29 Julho, 2020 at 15:57
Certo…
O problema aí é que o Camacho….deus me livre….nem fode nem sai de cima! Tenta, tenta, tenta….e nada. Nem no 1×1, nem em passe, nem em nada….
A avançado nunca metia o Vietto. Não tem corpo, não tem velocidade, não tem “instinto”….ia sair dali para vir construir a 10….e ficava ali uma cratera. Eventualmente o Jovane….
E lá está…a jogar assim tens mais ligação entre os sectores (porque tens um médio que faz a ligação entre o meio campo e os 2 avançados). Mas esse médio (seja o Vietto seja o Geraldes) acho que não tem capacidade para jogar com a velocidade de execução e com o acerto necessário. Quer o Vietto quer o Geraldes MUITO raramente acertam quando têm de executar mais rápido (de primeira ou segunda) e a grande maioria das vezes mastigam a jogada (recebem, o vietto demasiadas vezes mal, controlam, tentam aguentar o choque, tentam fugir para onde há espaço e se aguentarem a bola até lá, lá a passam). E isso por um lado vai mastigar mais o jogo e por outro vai tirar-te poder de fogo (tiras um homem da frente porque agora jogamos praticamente com 3 avançados).
A Atalanta….aquilo para mim parece-me muito mais 3 na frente que 2 avançados +1 médio….
29 Julho, 2020 at 16:43
Ok. Os protagonistas talvez tivessem de ser “upgradeados” mas pelo menos deveria estar trabalhado passar do que ele gosta para outra coisa parecida mas não igual. Tentar sempre o mesmo é que chateia.
Sim a Atalanta são muitas vezes 3 na frente mas inverso ao que o SCP tenta. Os 3 do Sporting são dois extremos que tentam vir para dentro por trás do avançado (movimento ideal para o Acuna). Na Atalanta são os avançados que abrem para entrar o médio. Tipo ter Sporar e Luiz Philipe a abrir para aparecer o Vietto.
Na realidade e para não alongar muito, tudo se resume a qualidade. Dos jogadores e do trabalho feito.
29 Julho, 2020 at 18:42
Excelente análise, Tiago. Subscrevo na íntegra.
29 Julho, 2020 at 22:16
Tudo dito.
29 Julho, 2020 at 15:11
Também não me incomoda que Ruben Amorim seja benfiquista. O que conta é a competência.
Em relação ao custo do “investimento” Sporting já são outros quinhentos. Tendo em conta o currículo e a escassez de recursos a sua disposição para apresentar resultados, não fazia qualquer sentido gastar tantos milhões. Ver aqueles que criticavam a contratação de JJ elogiatem a contratação de RA…enfim…
Analizando agora o desempenho de RA no Sporting, destaco como aspectos positivos o discurso honesto e a aposta nos jovens da Academia. Gosto da forma desassombrada como cominica. Parece-me também um treinador pouco preocupado com políticas e mais preocupado em transmitir confiança. É o suficiente para justificar o seu custo?
Ruben Amorim beneficiou do calendário, da falta de qualidade dos adversários e da conjuntura de “pré-época”, amealhando pontos contra equipas cujo valor de plantel era muito inferior ao do Sporting, mas não conseguindo contrariar adversários de maior valia.
Em várias das vitórias obtidas pelo Sporting com RA, pessoalmente foi melhor resultado que a exibição.
Gostei do post do Luís Miguel pois toca em vários pontos que merecem reflexão relativamente ao que podemos esperar de RA no comando da equipa do Sporting. Apesar de também achar que tem boas ideias, não acredito que venha a ter as peças que necessita para vencer.
Não me parece que seja capaz de fazer uma omelete para um batalhão com meia dúzia de ovos de codorniz.
Em relação ao 343, é fácil prever que, sem excelentes executantes, estaremos mais uma vez arredados dos títulos em Dezembro. No actual rumo do Sporting não antevejo outro cenário.
O problema do Sporting não está seguramente no treinador mas na incompetencia de quem hoje dirige o Clube.
Pelo que lemos hoje, Varandas colocou Acuna no mercado de saldos. Estamos a trocar jogadores de qualidade por entulho que daqui a um ano sairá a custo zero para poupamos milhões.
Não há treinador nenhum, por melhor que seja, que resista a uma direção como esta.
29 Julho, 2020 at 15:13
O que eu vejo do sistema do Amorim, chamem-lhe 3x4x3, chamem-lhe 3x5x2, é que chegamos com pouca gente à frente e que, quando o 9 sai da área, aparece lá… ninguém!
Pode ser que ainda falte o trabalho ofensivo…
29 Julho, 2020 at 15:40
Trabalho invisível, ataque invisível, títulos invisíveis…
29 Julho, 2020 at 16:15
Infelizmente, a incompetência é bem visível…
29 Julho, 2020 at 15:14
percebo a tua ideia e concordo em muitos aspectos contigo e nao querendo alongar porque precisava de mais tempo acho que a equipa tem jogado mais em 5-3-2 quando defende e 3-4-3 quando ataca.
defensivamente não foi mau de todo mas também tens mais gente a defender o problema é do meio campo para a frente quando atacas, se reparares poucas vezes chegamos á frente com 4-5 jogadores, 2 nas alas e mais 2 no centro e um médio atrás desses 2 no centro.
o que tem acontecido é jovane e sporrar na frente e atrás um deserto e isso não dá para ganhar campeonatos, isso chama-se jogar em contra ataque e é de equipa pequena.
faltam executantes ?
obviamente e principalmente numa tactica dessas, ou tens jogadores de grande nivel para essa tactica, jogadores que tratam a rendondinha por tu ou esquece e principalmente contra equipas ditas pequenas, basta ver os jogos desde que amorim entrou e o nr. de oportunidades que a equipa criava durante o jogo, contavas pelos dedos.
para finalizar eu não jogava nessa tactica nesta liga da mentira mas também nunca treinei um colosso.
29 Julho, 2020 at 15:27
Eu acho que falta os alas darem amplitude na frente. Estão a comportar-se demasiado como laterais a defender e isso encurta muito a equipa.
Quando construímos em apoio eles projectam-se mais mas aí o adversário está todo metido lá dentro, não são eles que vão criar o desequilibro (ou raramente são)…sozinhos contra 2 ou 3. Lá vai aparecendo o médio no apoio mas quando chega arrasta sempre mais uns quantos defesas…
O segredo para esta equipa lá chegar de repente com muitos era eles estarem muito mais projectados a defender numa equipa de pressão muito mais alta. Era assim que o Moses e o Alonso por exemplo faziam tanta mossa no Chelsea…porque pelo menos 1 deles chegava lá mesmo em ataque rápido. No Sporting, nenhum se aproxima porque tem de correr imenso para lá chegar e a bola é muito mais rápida do que eles…é preciso travar e esperar por eles e entretanto já chegou a outra equipa….
Em futebol mais apoiado a dificuldade é outra…é queimar linhas com passes entrelinhas e construir a partir daí….os médios não o fazem com facilidade (são mais de transporte) e os interiores ofensivos são extremos que pegam na bola e querem é ir para cima….
29 Julho, 2020 at 15:16
Gostei do texto, Luís Miguel. Além disso, até que não é mau falar um pouco de futebol e não do que uma cambada de incompetentes está a fazer ao nosso Sporting.
RA foi caro? Imensamente!
RA fez um bom trabalho? Apesar de tudo, sim.
RA merece o benefício da dúvida e o nosso apoio? Sem dúvida que sim.
29 Julho, 2020 at 15:25
O 3-4-3 do RA mais não foi do que um 5-4-1, com raras excepções. Aliás, neste último jogo com as aves de rapina isso foi bem notório. No entanto, o que seja diferenciador pode surpreender e ter bons resultados, mesmo que os praticantes sejam mais fracos que os dos rivais. E viu-se isso no Braga do Ruben Amorim até o irmos lá sacar. Ganharam a Taça da Liga, mas também ganharam ao SCP, SLB e FCP e sem espinhas.
Mas o efeito surpresa já ardeu.
O futuro próximo é sombrio, são calotes atrás de calotes. Onde anda o dinheiro do Bruno Fernandes? Já parecemos o Novo Banco. Bem sei que a imprensa acalca nos assuntos, mas o facto é que são realidades. Se a do Mihalovic foi herdada, a do RA e principalmente 1M€ do Sporar são vergonhosas.
Entretanto o Braga já está a mecher-se, e bem, vão apostar tudo nos 3 primeiros lugares para ir à Liga dos Campeões, e criarem um fosso connosco. Se há campeonato importante para não ficarmos para trás (e já nem falo dos 2 primeiros) é o próximo…
29 Julho, 2020 at 15:27
Eu vejo um Ponta de Lança esquecido a lutar contra o mundo.
90% das saídas de bola, são trocas de bola entre os 3 centrais e lançamentos longos para as costas das defesas adversárias. Fruto de algumas lesões e experiências, os 4 jogadores mais avançados, têm feito exibições medíocres, independentemente dos nomes.
É aqui que, em 10 jogos, não vi ainda trabalho de casa de Amorim ou melhor, uma influência positiva dele.
Penso que com Amorim, a equipa defende francamente melhor, bem como, sinto melhorias na anímica da equipa.
29 Julho, 2020 at 16:52
É o que estão agora a aprender na escola. Todos jogam assim. Ter bola, trocar muitos passes de risco 0 e depois tentar colocar entre linhas para ultrapassar a pressão. Ao perder a bola tens na mesma 5,6 ou 7 jogadores prontos para defender.
É uma espécie de jogo que transformará o futebol em futebol americano. tenta-se uma jogada, se não der volta tudo para trás e tenta-se outra. Entretanto a bola é recuperada pela outra equipa que faz o mesmo. Sei porque se faz mas eu não gosto. Se isto é futebol organizado prefiro voltar ao Kick and Rush, pelo menos um gajo consegue ficar acordado.
As características dos jogadores utilizados não estão de acordo com o que se pretende. Cristalizar um sistema sem considerar os interpretes é perigoso pois podes ter de testar vinte até acertares um.
Em relação à defesa acho que defende com mais, não necessariamente melhor. com mais sofres menos golos mas também marcas menos.
29 Julho, 2020 at 17:05
Isto é o que me irrita….
Então o gajo que arrisca no 1×1….está desgraçado….ou passa quase sempre ou então decide mal e coiso e tal……Já o gajo que fez 30 passes para o lado e 2 de ruptura que acertou….craque! Isto sim é qualidade! Tem 2 passes para o video e depois altas estatísticas….
Mas isto é uma merda muito tuga…é o que o pessoal novo tuga comentadores gostam. Está no direito deles….mas irrita-me um bocado.
Quaresmas, Ronaldos….hoje estavam desgraçados. Porque perdiam muito a bola, porque tomavam decisões de merda porque iam sempre para cima, porque chutavam muito em vez de temporizar…
Depois é giro ouvi-los falar do Liverpool ou do City e fazerem-se meios mudos ao facto de eles estarem tão dependentes do repentismo do Mané, Salah, Sterling, Mahrez, etc….se ouvires um destes novos comentadores falar do Liverpool vais ouvir falar do Firmino porque é muito inteligente e tal….que eu gosto muito dele mas fds…a “alma” da equipa está no Trent, Mané, Salah e Robertson. E está nos desiquilibrios que eles criam e não em estatísticas de passes certos e tal. No City faz sentido por causa do super De Bruyne mas no ano passado o De Bruyne quase não jogou e já ficava mais dificil perceber o que achavam que era mesmo especial…
Mas isto é mais uma irritação e desabafo pessoal….
29 Julho, 2020 at 17:16
Conta mais um no desabafo e na irritação. O futebol está a ficar chato e quem vive dele bate palmas.
29 Julho, 2020 at 17:10
Eu não consegui avaliar verdadeiramente Sporar. Convenhamos… Phelype o ano passado tinha Raphinha e BF. Este ano Sporar a servir lhr tem Jovane e Plata.
Eu não vejo o Sporting a trocar a bola atrás por uma ideia. Mas sim por completa inexistência de qualidade doa centrais para progredir, medios muitas vezes incapazes de sair da pressao r baixar no timing certo e a nulidade dos nossos alas nos espaços entre linhas e interiores.
29 Julho, 2020 at 15:28
Duas notas:
1º- A linha de 5 em organização defensiva é super comum e surgiu como resposta também a quase todas as equipas atacarem à 6-7 anos para cá com os laterais super projetados e colocando 4-5 jogadores entre a linha média e defensiva do adversário, surgiu como solução para controlar a largura. O futebol evolui e vai seguindo padrões táticos: a defesa a zona generalizou-se com linhas bem definidas isto levou às organizações ofensivas com laterais projectados, construções a 3 ou 2+2 e muita gente entre linhas para tentar aumentar o espaçamento dentro das linhas com largura e procurando colocar a bola enquadrada com a última linha, isto começa a conseguir desmontar defesas e a resposta em organização defensiva foi no sentido das linhas de 5. O 3-4-3 em organização ofensiva que se transforma em 5-4-1 ou 5-3-2 em organização defensiva está a tornar-se comum em muitas equipas de topo e não é defensivo necessáriamente, pelo contrário é uma das soluções mais procurada para desfazer organizações defensivas zonais com muita gente.
2º Nota as movimentações nas bolas paradas estão longe de ser amadoras como dizes. Ainda na luz não o foram e havia princípios bem visíveis que nos dois golos não foram cumpridos pelos jogadores. Estes princípios são: defesa à zona com cobertura do primeiro poste e uma linha com poucos espaços (é o mais usado e para mim muito mais eficiente que o HxH que é mais facilmente batido com bloqueios bem feitos). Canto fechado (marcado com o pé contrário) todos atacam a bola, se a linha tiver poucos espaços é difícil que o adversário cabeceie sem oposição. Canto aberto, linha sobe toda no ataque à bola e se sai ao segundo poste os jogadores em cobertura no primeiro poste têm de rapidamente subir para a linha. É visível que é isto que o Ruben trabalha agora nada é infalível sobretudo se os jogadores não tiverem capacidade de concentração.
No primeiro golo que é um canto aberto que vai para o segundo poste, Risto e Sporar que estão na cobertura ao primeiro têm de subir rapido para a linha, o Risto sobe muito bem mas o Sporar não deixando demasiado espaço entre o Risto e o homem seguinte da linha e simultaneamente deixa o Seferovic em jogo e sem oposição, se Sporar faz o que está treinado rapidamente não era golo. No segundo golo é exatamente a mesma situação e sporar volta a falhar juntamente com o Matheus Nunes, Sporar porque aqui sobe mas não mantêm a linha (vem para frente da linha deixando um buraco na mesma quando a bola está na posse do adversário) e Matheus nunes porque se atrasa na subida, sem o Erro de MAtheus seria fora de jogo, sem o erro de Sporar o vinicius não estaria sozinho.
29 Julho, 2020 at 15:45
Numa equipa que se propõe dominar o jogo, não creio que seja assim tão comum. Pelo menos que eu tenha reparado…
Antes pelo contrário, a ideia que tenho é que a tendência cada vez mais tem sido bloco alto, pressão alta e uma linha mais vezes de 3 do que de 4 atrás (porque um dos laterais tende a subir mais na pressão)….
Em equipas que querem mais jogar em transição sim, isso tem sido mais comum…mas em Portugal isso não funciona porque não consegues ser o Sporting e jogar em transição com 3 gajos contra o Tondela como o Wolves faz na PL.
29 Julho, 2020 at 15:58
É comum em organização defensiva pura, quando a trocas a pressão pelo controlo. Quando há indicador para pressionar alto ( passe para trás, lateral etc..) não faz sentido aí cada vez mais tentam copiar o Liverpool condicionado o jogo para dentro para roubar e lançar nas motas que já estão mais adiantadas. Mas olha que até o city faz linhas de 5, eles só estão é meia dúzia de minutos por jogo em organização defensiva porque se preparam muito bem para a perda e raramente a equipa adversária consegue reter a bola o suficiente para os obrigar a entrar em organização defensiva.
Isto leva a uma coisa de que não tenho gostado no SCP do RA, a pressão alta é completamente ineficaz e ainda há dias vi uma estatística que diz que 72% dos golos nas ligas do top 5 são em transição ou ataque rápido e nos 10 -15 segundos seguintes à perda de bola do adversário, os golos em organização ofensiva estão pela hora da morte.
29 Julho, 2020 at 16:11
Faz isso mas é muito raro. É MUITO a excepção à regra….
É o que acho também. A jogar assim, com 3 atrás, a equipa que queira ter tracção à frente tem de pressionar muito e bem. O Sporting não consegue e por isso está sempre a defender com bloco baixo e por isso é que joga tão de tracção atrás….
29 Julho, 2020 at 15:31
Quando falas do Gelson podes acrescentar o Acuna…
Aquela equipa do JJ era uma aberração a defender…tinha uma linha de 6!! Gelson, Piscini, Coates, Mathieu, Coentrão e Acuna. E a isto ainda somava o Battaglia e o William……
Por isso é que nos jogos mais apertados nem saía da toca. Uma merda sem pés nem cabeça…..com executantes daqueles e não jogávamos a ponta de um corno porque passava a vida a pensar “como sofrer o menos golos possivel”. E mesmo assim sofria golos (metia tudo na toca, tudo a defender em 20 metros…o carma do Sporting fazia o resto…ressaltos e merdas assim…).
29 Julho, 2020 at 17:13
Era à italiana! O último ano de JJ defendiamos muito atras.
E Acuna ate tem essas características. Gelson, era castrado
29 Julho, 2020 at 17:17
Nem era à italiana…até os italianos antigamente (porque agora nem eles fazem isso) sempre tinham 3 ou 4 gajos que metiam medo no contra-ataque.
Nós tínhamos o Dost….passado 20 metros o BF….e passados mais 20 metros os outros 8…é que aquela equipa nem em contra-ataque metia medo….
29 Julho, 2020 at 15:38
https://www.abola.pt/nnh/2020-07-29/fpf-benfica-e-sporting-indicados-para-a-champions-de-futebol-feminino-e-futsal/855157
Sem surpresa, ficamos de fora da Liga dos Campeões Feminina…
Foi pena aquele jogo no galinheiro, traçou logo o destino da época. Se há campeonato desequilibrado é o feminino. Nas outras modalidades, à partida sabemos quem são os finalistas/vencedores, mas ainda há alguns jogos equilibrados pelo caminho. Agora no futebol feminino, resultados de 20-0 só no tempo na bola quadrada…
29 Julho, 2020 at 15:47
Bom texto
29 Julho, 2020 at 15:49
Quero lá saber da táctica. Quando se tem um médio como o Eduardo, que anda a gasóleo agrícola, podes ter 1, 2 ou 5 médios que vai dar ao mesmo.
Eu ainda sou do tempo em os laterais ficavam agarradinhos cada um ao seu poste nos cantos defensivos, e em que o defesa mal via a bola mandava uma charutada para longe com medo de a perder atrás (Quiroga, esta é para ti), mas quero acreditar que o futebol não mudou assim tanto desde 19** de modo a não basear-se nos mesmos princípios de sempre. Procurar espaço vazio, colocar lá a bola, recepção – passe, jogar em bloco, ter sempre linhas de passe.
Quando um jogador tem a bola e as únicas linhas de passe são o redes (cruzes) ou os centrais, ou o resto dos colegas está parado a ver o que acontece, não há táctica que resista, nem entrelinhas ou entrecosto.
O mesmo quando a bola chega aos pés de alguém, e por questões físicas tem um movimento aleatório que contraria as boas práticas do Prof. Barnabé.
Há tanta coisa que falta neste plantel, a começar por um trinco “puro”, que nem saberia bem por onde começar.
29 Julho, 2020 at 16:08
Certo. O que mudou um bocadinho é que o espaço é bastante menos porque as equipas são muito mais curtas.
Uma equipa grande que a defesa jogue na base da força e sem qualidade com ela nos pés, não consegue jogar….
Os antigos tanques de guerra não conseguem o espaço hoje que tinham naquela altura porque é preciso saber jogar. Já não há trincos ou laterais como tu dizes no futebol das grandes equipas europeias.
Só em Portugal é que ainda são reis os jogadores tanque para quem a bola é secundárias porque força e tal. E nota-se o quão pouco se joga em PT….
Se vires nas grandes equipas europeias já não há aquele trinco feio, porco e mau…o Helguera, o Makelele, o Keane, o Gattuso…Só o Mourinho é que continua à procura deles….
Os trincos são o Fernandinho, Casemiro, Busquets, Fabinho, Verratti, Jorginho, ….tudo gajos que sabem jogar à bola a sério…Num futebol a sério não há tempo para estes gajos com pés quadrados (salvo seja claro) terem a bola…perdem sempre….
29 Julho, 2020 at 15:53
Um 3 4 3 da loja dos trezentos com 5 defesas, chama-se um 5 4 1.
Isto é tática de cagância para se armar em cruyf quando na realidade se é um boloni mal amanhado.
Não me convence de todo porque o resto não segue.
Gelataria Amorim, desde 2023 (quando tiver a livença).
29 Julho, 2020 at 16:02
Vamos lá tentar falar de bola, que o nosso plantel varia entre o fraco e o medíocre já todos sabemos, daí ser necessário aumentar bastante a qualidade para podermos estar no pelotão da frente e seguir para a champions no mínimo.
Quanto a RA, não me parece que esteja a preparar a próxima época até porque deu muitos minutos a jogadores que a direção quer vender, além disso houve uma tentativa de reduzir custos e os putos foram atirados às feras.
Duvido muito que esta tática e respetiva dinâmica tenham sucesso no Sporting ou noutro qualquer clube que lute por títulos. Pelo que fez no Braga e no Sporting duvido muito que alcance bons resultados, além disso, a ausência de plano b assusta-me muito.
Da mesa forma que é preciso mudar a direção e jogadores também é preciso mudar a tática.
29 Julho, 2020 at 16:06
Eu gosto da configuração tática do Ruben Amorim, acho que é um sistema que bem interpretado consegue envolver sempre muitas unidades quer no processo defensivo quer ofensivo.
No entanto acho que em temos de modelo falta um pouco mais de risco, de tendência ofensiva, mas isso tem um pouco a ver com os jogadores que ele tem neste momento á disposição.
Para mim o jogo contra o Setúbal em casa foi paradigmático.
Este sistema 3-4-3, sobretudo numa equipa grande, exige que pelo menos um dos centrais tenha segurança na construção, consiga queimar linhas para chegar ao meio-campo adversário e assim criar situações de superioridade que permitam aos médios centro ganhar espaços para transportar a bola para a frente, e a dupla Wendel-Mateus tem boas características para isso.
O problema é que o que temos hoje é uma linha de três pouco talhada para isso. Quaresma tem capacidade técnica e qualidade na condução, velocidade também, para o fazer, mas parece que em vez de arriscar sente-se quase sempre na obrigação de dar a bola ao ‘patrão’ Coates.
O central uruguaio também não tem propriamente boas capacidades em termos técnicos e de transporte de bola, e a solução Acuna que Amorim procurou podia dar mais saída de bola mas o argentino não se tem aventurado muito nesse sentido.
E assim, a primeira etapa de construção do futebol do Sporting resume-se muitas vezes a um ping pong de bolas passadas para o lado e para trás, de avanços e recuos, porque não há quem quebre da melhor forma a primeira linha de pressão do adversário.
É penoso ver Wendel e Mateus constantemente a terem de vir atrás, a terem de receber a bola de costas, virados para a própria defesa, porque não há quem faça movimentos de ruptura a partir de trás, não há quem provoque um primeiro desiquilíbrio no adversário.
A alternativa seriam os alas, mas aqui também temos de um lado um jovem, talentoso, com muito futuro, mas que ainda está (naturalmente) mais preocupado em não errar do que em ser audaz, e do outro um jogador que sempre foi mais lateral, não tem características nem qualidades de ala, e por isso não tem funcionado.
Com metade do processo da equipa comprometida, a mais importante, tem valido a Amorim a força da natureza chamado Jovane, que quando a bola lhe chega é o único com capacidade para quebrar linhas e gerar instabilidade no adversário.
E o principal no futebol, seja em que setor do campo, é sempre levar a melhor nesta dualidade: estabilidade-instabilidade.
Plata para mim tem desiludido pela falta de objetividade (perde muitas bolas em movimentos que não têm sentido) e de engenho para trazer o jogo mais para terrenos interiores e abrir espaços para o ala, ou ligar com o ponta de lança, e Sporar também não tem mostrado o killer instinct e a inteligência de movimentos que são indispensáveis a um avançado de equipa grande.
Quando a bola consegue (uma raridade) entrar no espaço da pequena área, entre o guarda-redes e os defesas, vinda das alas, ele quase nunca lá está, quando é obrigado a jogar mais no espaço não tem velocidade, a partir da ala não tem capacidade técnica para resolver.
A jogar sozinho entre os centrais é muito curto para um clube como o Sporting.
Mas não é também o culpado de termos uma equipa com tão poucos municiadores de qualidade para o ataque.
O Sporting neste mercado tem de assegurar pelo menos cinco contratações: um central com sangue de libero, daqueles que tanto asseguram o equilíbrio na sua defesa como são capazes de iniciar o desiquilíbrio do adversário; um ala direito que consiga fazer todo o corredor, veloz, habilidoso no 1×1 e forte nos duelos; um médio ofensivo criativo, forte no passe e no remate, capaz de resolver em espaço curto, de meter a bola entre linhas, de chegar a zonas de finalização, um extremo potente fisicamente, forte e rápido, que desgasta os defesas, a exemplo do Jovane, e um ponta-de-lança inteligente nas movimentações, rápido a atacar a profundidade e a bola, capaz de segurar a bola mas também de resolver nas situações de 1×1.
Se não resolver estas situações no plantel, o Ruben Amorim escusa sequer de pensar no título, muito menos no segundo lugar, e como se viu este ano nem o terceiro lugar (prémio mínimo de consolação por dar acesso á Champions) estará dentro horizonte.
É triste ter de dizer isto, mas é a verdade, e o treinador, e em primeiro lugar a direção e a estrutura têm de ser confrontados com isto.
E pelo que já estou a ver, não será com ‘reforços’ como Feddal, Antunes, Adán ou Porro (nem tenho palavras…) que eles vão resolver isto.
Se não há dinheiro, ao menos deixem-se estar quietos e apostem em mais miúdos.
Daniel Bragança, Nuno Moreira, Pedro Marques, Dimitar Mitrovski, Ivanildo Fernandes, Elves Balde, Leonardo Ruiz, Diogo Brás, tudo é melhor do que trazer mais entulho patrocinado pela fantástica carteira de empresários que o Hugo Viana deve ter
29 Julho, 2020 at 16:16
No jogo com o Setúbal o que mais me irritou foi o Acuna….
O Acuna era o gajo que mais facilmente podia subir por dentro para criar o desequilibro. E quase nunca o fez. Os médios atraírem a defesa e criar o espaço para o Acuna entrar…e quase nunca aconteceu. Andava uma linha estática que mais parecia andebol. E a maior merda é que pareceu montes de vezes que ele queria ir mas se controlava para não ir….
O Quaresma também tem talento para isso mas percebo que tenha menos confiança.
29 Julho, 2020 at 16:31
Acho que o Ruben Amorim falhou na posição do Acuna nesse jogo.
Devia tê-lo posto mais à frente, precisavamos da meia distância do Acuna com o Setubal todo fechado lá atrás.
29 Julho, 2020 at 16:33
Eu a posição achei bem….a jogar com central do lado esquerdo
Não percebi é porque é que ele não usou isso para subir e vindo de trás criar os desequilíbrios na frente. E os jogadores à frente dele ajudarem a criar o espaço com a movimentação. Ele sabe fazer isso….
29 Julho, 2020 at 16:11
Não há mal nenhum falar de futebol. Na verdade, eu sou um apaixonado pelo desporto e é isto que gosto de discutir, visto que no resto nada há a fazer. Estamos em Portugal e os erros neste país são penosos para todos menos para quem os cometem, bem adiante… futebol.
Claramente não há interpretes para este sistema táctico e nem vale a pena falar daqueles que foram dispensados por esta direcção, juntamente com aquela comissão de digestão.
Se formos fazer uma comparação muito rápida com o braga de RA, Trincão é bem melhor do que plata, mas a anos de luz. A dupla palhinha/fransergio equilibra aquele meio campo sozinha. Depois têm um esgaio competente. Um ricardo horta assim como o próprio galeno que jogam bem entre linhas e desequilibram e aparecem sempre na frente para criar/finalizar. Na frente até aquele tronco do paulinho consegue ser melhor do que sporar (pelo menos sabe fazer a função de ponta de lança). Logo aqui temos 5 jogadores que entravam no 11 do Sporting desta época “de caras”.
O Sporting tem de dar um grande salto de qualidade técnica se quiser que a dinâmica e o conceito tático resulte. Caso contrário vamos continuar a ver peixes a tentar subir a um árvore.
SL
29 Julho, 2020 at 16:19
Plenamente de acordo com as comparações com os jogadores do Braga!
Neste momento equipa com jogadores bem melhores que os nossos.
Falta aí acrescentar os dos rivais:
Grimaldo
Gabriel
Taraabt
Rafa
Pizzi
Alex Telles
Danilo Dias
Luis Diaz
Corona
29 Julho, 2020 at 16:33
Alex telles e grimaldo sao jogadores de clube grande europeu, nem sei como estão há tantos anos em Portugal. O resto gosto muito do gabriel, do corona e do rafa (de há 1 ano). Não sou grande fã dos outros, embora tenham qualidade para jogar no Sporting.
29 Julho, 2020 at 16:36
O taraabt nao. Eles adoram no, mas é muito “pastelão”, não acrescenta nada de útil, de objetivo… não acrescenta futebol sinceramente. Muitas vezes sobe com bola e não toma boas decisões, acho que nos ia dar imensos ataques de nervos.
29 Julho, 2020 at 16:36
Estilo Vietto. Volta e meia faz uma coisa bem, no meio das 10 que já fez de mal
29 Julho, 2020 at 16:39
É curioso que eu não sou grande fã do Telles….não o vejo nada como jogador de grande europeu….
Bate bem bolas paradas…mas em jogo…não vejo ali nada de especial….gosto bastante mais do Grimaldo. Mas este ano quase não vi futebol tuga, por isso é provável que seja só impressão minha….
29 Julho, 2020 at 16:43
Ao contraire.
Acho o Alex Telles preparado para qualquer equipa.
O Grimaldo defende tão, tão mal. Qualquer um com dois pés direitos faz dele o que quiser.
29 Julho, 2020 at 17:07
Nuno ainda assim, creio não estar a dizer nenhuma barbaridade daquela lista eram todos titulares aqui!
Já o Sporting tirando talvez um Coates nenhum dos nossos era titular no Porto ou no slb e isso é perturbador!!
29 Julho, 2020 at 17:21
Rafa? Fdx, é um Diaby evoluído. Em 10 bolas de golo mete 1, com sorte. E é outro que, sem espaço, faz piroca. No Sporting levava duas ou três pantufadas mal tocasse na bola e passava o resto do jogo a mancar.
O Pizzi é a maior farsa do futebol português. Não consegue fazer mais que 1 piscina. O que lhe vale cá é que o jogo está sempre a parar, portanto pode ir buscar ar à botija. Achas que no Sporting dava? É outro que, sem espaço, nem se vê, e com bola corrida desaparece ao fim de um minuto. Não é à toa que nos jogos a sério ninguém dá por ele.
Esse quarteto do Porto sim, não me importava, não.
29 Julho, 2020 at 17:24
Acho o mesmo do Rafa e do Pizzi……
Só mesmo ali é que 2 jogadores completamente medianos são considerados craques……
29 Julho, 2020 at 17:07
Isto. Por isso nenhum grande europeu pega no Grimaldo. Defende ao nível de um Ristovski
29 Julho, 2020 at 17:08
É gosto pessoal. Gosto mais de ver o Grimaldo atacar e numa equipa grande acho isso mais importante. Mas nunca será porque fisicamente é uma merda.
O Telles talvez seja mais equilibrado e por isso é que não me enche as medida…talvez seja isso…
29 Julho, 2020 at 17:16
Sou cota.
Para mim, defesa tem de defender. Se souber atacar, melhor.
O Grimaldo sem a mão amiga, é comido a torto e a direito (e volta e meia tem direito a sair mais cedo).
29 Julho, 2020 at 17:26
Pois….
Eu é mais ao contrário….
Primeiro tem de saber atacar. Quanto melhor souber defender…melhor. Mas tem de saber atacar, isso para mim é certo. Tem de saber ter bola no pé.
Obviamente com excepções. Claro que um Jefferson que não acerta na bola quando está a defender não conta…mas também não creio que o Grimaldo seja assim TÃO mau a defender….
29 Julho, 2020 at 18:12
O Paulinho não é nada tronco, não é um talento mas sabe jogar a bola é o contrário do plata que tem muita habilidade motora mas nunca aprendeu a jogar futebol.
29 Julho, 2020 at 23:07
Essa é que é essa.
RAm está a tentar implementar um sistema de jogo com jogadores que não foram “formatados” para jogar assim.
Alguns, nem assim nem de maneira nenhuma.
Vamos ver no que isto dá.
Seguramente, há que ir ao mercado buscar, pelo menos, 3 jogadores de qualidade que possam dinamizar este esquema e alavancar o potencial dos jovens.
Esta equipa é muito curta para garantir, de caras, pelo menos o 3.º lugar para a próxima época.
29 Julho, 2020 at 16:16
Disfarcem … Disfarcem …
É o 3x4x3 … O 4x5x1 …. o 5x4x1 …
Isso não interessa para nada … NADA …
O SCP actual é um clube sob a OCUPAÇÃO de lãpiões … Nada do que esta gentalha faça ou diga interessa …
URGE é CORRER COM ESTES BANDALHOS DE ALVALADE PARA FORA!!!
29 Julho, 2020 at 16:23
O Amorim é o melhor treinador desde o Jesus.
Em campo o Sporting joga como um grande numa táctica muito ofensivo, e apesar dos 3 centrais é nas bolas paradas e nas perdas de bola do meio campo que nos expomos.
Sinceramente, estou a gostar. Infelizmente a estrutura é muito fraca e por isso este trabalho não será suficiente para algo mais que não isto.
29 Julho, 2020 at 23:10
“Em campo o Sporting joga como um grande numa táctica muito ofensivo”
Tu não repitas isto a ninguém, se não queres ser objecto de chacota.
Não vejo Porto ou Benfocas a lateralizarem, virarem-se par trás, passar ao guarda-redes, que toca para a outra lateral, que passa para o médio, que devolve ao defesa, que passa para o guarda-redes, que toca para o outro lado, que….
29 Julho, 2020 at 16:46
Não concordo com o texto. Não foi pela vontade do RA em apostar na formação que eles começaram a jogar. Eles começaram a jogar porque, estando o campeonato a correr pessimamente, mais valia enfiar para lá os miudos, e se continuasse a correr mal a desculpa já parece mais plausível. É criar a ilusão que, mesmo ficando em 4º, pelo menos apostamos na formação. Se recuarmos no tempo, fez-se exactamente o mesmo durante a presidencia do Godinho Lopes. É um refúgio facil.
29 Julho, 2020 at 17:35
ISTO!!!
29 Julho, 2020 at 23:12
Também é verdade.
29 Julho, 2020 at 16:55
Sobre a aposta nos miúdos também estou mais inclinado para esta última ideia. E mais, estou para ver quantos destes miúdos (sobretudo Quaresma, Nuno Mendes e Joelson) vão estar cá no início da próxima época.
O mais certo é serem vendidos a algum clube do carrocel onde (está mais que visto, infelizmente) o Sporting também já está inserido.
Não sou daqueles que rejeita terminantemente uma relação privilegiada do SCP com um determinado super-agente.
O problema é quando o top desse agente está destinado a determinado clube ou clubes, e para o SCP só vem o entulho, o resto dos restos.
29 Julho, 2020 at 17:10
Enfim….vou respeitar o pedido do Cherba e abster-me….
29 Julho, 2020 at 17:16
Felizmente!
30 Julho, 2020 at 0:49
Mas se precisares de umas lições como a que levaste no off-topic de outros tasqueiros da utilidade de Baldé no esquema de Amorim, apita.
29 Julho, 2020 at 17:50
+1
29 Julho, 2020 at 23:13
+1
29 Julho, 2020 at 17:40
Quando observo o que clubes como a Atalanta … Ou o Leeds Utd têm realizado nas últimas 2 temporadas e, para o que estes BILTRES estão a realizar no SCP …
Só me dá vontade de gritar … EU QUERO IR PARA A ILHA …
É que a INCOMPETÊNCIA é tanta, mas tanta, que já nem tentam disfarçar … O estado de alienação da maioria dos sportinguistas é, assustador …
O que esses e outros clubes têm feito nas últimas temporadas é que são exemplos a seguir e replicar … Bom scouting, aposta nos jogadores que lá estão e treino, treino e mais treino … Mas treino dado por Treinadores e não por aprendizes ou keizers ou merdas dessas … No ‘nouvelle scp’ até folgas e mais folgas observámos ao longo desta tenebrosa temporada … Folgas para CHULOS?!?!
E depois ainda vêm para aqui com exercicios de 3x4x3 e 5x4x1 …
29 Julho, 2020 at 18:29
Bom texto!
A meu ver a linha de 3 requer soluções novas. Internamente, não razões para RA não chamar aos trabalhos o Ivanildo. Depois da época que fez no Moreirense não entendo como não tem lugar neste plantel. Pelos vistos é o Feddal, mas lindo lindo…era o verthonghen…
Lateral direito precisa se, mas por favor, sempre que falam do Esgaio…quase que vomito. O rapaz é esforçado, mas é bom para o Braga, não é aquilo que precisamos. Na realidade penso que Rosier não pega porque treina mal, ou tem atitudes que não são do agrado da equipa técnica. Acho que se fizesse 3 jogos seguidos ganhava o lugar, porque a concorrência é fraca, e ele revelou que tem mais capacidade com a bola nos pés que Camacho ou Ristovsky. Internamente não vejo alternativa a curto prazo, na formação. A nível de reforços, duvido que o Porro venha fazer alguma coisa. No mercado nacional há outros bons valores, o Alex Pinto do Gil fez uma boa época (mas é do SLB acho eu…).
Meio campo, pura e simplesmente só temos corpo, não há cabeça. Ninguém pensa o jogo. Espero que palhinha integre os trabalhos, e Bragança tenha a batuta. Mateus Nunes é fraco, não vai pagar o RA a não ser que o Mendes o meta num pacote de 15M…para reforçar o meio campo, o puto do Moreirense, o Filipe Soares impressionou. O Pepe do Guimarães tbm. Lucas evangelista podia ser opção.
Extremos da formação, só estou a ver o Bruno Tavares a fazer movimentos interiores, o Nuno Moreira já deu o que tinha a dar, e o Tomás Silva é muito franzino… Joélson, não tem corpo para estar na primeira liga, precisa de bater e passar umas horas no ginásio. Se estão com merdas com a renovação, aos 17 anos, mais vale despachar já pelos 45M. Não acredito que seja um CR7.
Avançados, Pedro Mendes é melhor que LP, mas é fraquito. O TT tem muito potencial. Mas falta alguém com outro perfil, mais agressivo e que desgaste a defesa, estilo Slimani.
SL
29 Julho, 2020 at 19:15
Eu sendo um homem de pragmatismo tenho apenas a dizer:
1) este sistema pode funcionar apenas com bons executantes certo? Onde estão eles?, é o Varandas que os vai trazer? É que pelo andar da carruagem as notícias que chegam é de jogadores ainda piores do que os que temos
2) o RA está a ver quem se adapta a este sistema certo?, quem serve e quem não serve. Se não se adaptarem? , muda-se o sistema para os jogadores que temos ou trocamos metade do plantel?
3) que eu saiba é apanágio dos grandes treinadores quando chegam a uma equipa, estudar os jogadores que têm à disposição no plantel, escolher os melhores e construir uma táctica em função disso. O que me parece aqui é que a lógica está invertida. Tenho um plantel de 30 jogadores que não serve ao modelo de jogo, em vez de trocar de modelo troco 15 jogadores. Próximo ano vem outro treinador e faço o quê? Troco 15 jogadores outra vez para adaptar a um 4-4-2?
Como diz o outro eu não sou um Freitas Lobo, mas sei construir equipas de trabalho com os trabalhadores que tenho
SL
29 Julho, 2020 at 19:24
Quero agradecer ao “tasqueiro” Luis Miguel a sua análise (para mim)…precisa e concisa…
Ao contrário de muitos comentários sobre a equipa (por aqui lidos…)
“Vê-se” que houve um esforço para ser honesto e …”não embarcar no habitual deita abaixo…”…
Mais uma vez obrigado…
Le-lo-ei com gosto em Próximos post’s…
Sporting Sempre…!!
29 Julho, 2020 at 19:31
Boas tardes, Caros Tasqueiros.
Aspectos positivos de Amorim ate so momento (estou a borrifar me para qual a tactica usada em concreto);
– bom discurso
– ter discernido que alguns dos nossos jovens eram melhores que os cepos que por la andavam
– sensivel melhoria defensiva
Aspectos negativos;
– nao termos feito UMA exibicao de jeito
– estrategia ofensica muito deficiente
Como diriam os americanos: grade – incomplete
SL
29 Julho, 2020 at 19:42
A análise é precisa e concisa especificamente sobre o trabalho realizado por Rúben Amorim, não tenho nada a opor relativamente a isso.
A questão essencial para mim é que não se organiza desta forma um plantel, uma empresa uma estrutura ou se elabora desta forma uma estratégia.
Vejamos com atenção, o post refere que vários jogadores actualmente titulares, (portanto julgo que seriam mesmo assim os que se adaptam melhor) na verdade não encaixam completamente no esquema, são referidos Acuna, ristovski, Jovane, Plata, Wendell e maheus, entre outros. Ora se os actualmente titulares não servem temos de ir buscar outros titulares, 4 ou 5 em posição chave que o Varandas certamente não acertará nem uma. Logo aí morre o projecto. Mas mais grave é que além dos titulares, eu teria de ir buscar a segunda linha para substituir os titulares. Portanto solução passa por despachar 10 jogadores e trazer mais 10.
Conclusão um carrossel de jogadores a entrar e sair para adaptarem se ao sistema. Contratações by Varandas, acham mesmo que vai resultar? Imaginem agora que o RA por uma ou outra razão sai, qual o plano? Vem um treinador que não quer centrais que sobem nem extremos que convergem para o interior nem laterais que fazem de extremos, trocamos a equipa toda outra vez?
Repito isto não é uma estratégia de curto nem de médio prazo! Isto só daria sentido se eu tivesse a montar um plantel do zero.
Mas pronto é só a minha opinião e não tem nada a ver com eu detestar o Varandas, é mesmo análise pura e dura de estratégia empreaarial
29 Julho, 2020 at 20:38
Percebo o ponto de vista. Mas vejamos.
Quem é a base da estratégia? O treinador!
Primeiro, se há uma linha orientadora para o clube o tipo de treinador deve seguir o rumo.
No futebol português raramente se segue um rumo. Há dirigentes que numa época começam com Luis Castro, noutra com Daniel Ramos e noutea com Lito Vidigal. Não esta em causa o treinador, mas as suas formas de trabalhar e os seus modeloa díspares.
Em relação ao Sporting está mais do que discutido que não existe rumo. E a unica semelhança que Keiser, Silas e Amorim teem é que foram escolhidos porque sim, ah e ambos eram os treinadores dos projetos.
Quanto a ideia do atual Sporting mal corria se nao fosse da cabeça de RA. Qualquer treinador que o seja, tem a sua ideia, e nunca ou quase nunca encontra o cenario perfeito para ela, tendo que mais ou.menos adpata-la.
Eu olho muitas vezes, e acompanhei porque tenho (ja tive mais) interesse em JJ. A forma como poem as equipas a jogar, as dinâmicas, os jogadores…. Há dinâmicas e características que estao sempre presentes em JJ. Equipas pressionantes, intensas com bola, dominadoras, fortes na reacao, etc podiamos ir ao infimo detalhe. Agora isto para te dar o exemplo. No Benfica teve em anso diferentes duplas com Cardozo e Saviola e noutro Lima e Rodrigo. Completamente diferente. Ambos marcaram muitos golos, mas de características completamente diferentes. A forma de jogar foi diferente? Teve de ser. Mas as principais caracteristicas e dinamicas eram as mesmas.
Para te dar outro exemplo, de um ato de fraca gestao.
Quando tivemos Dost e Doumbia. Com Dost cruzamos muito a bola a procura das movimentações do holandês. Quando jogávamos com Doumbia, faziamos tantas vezes o mesmo?! Lembras te do resultado?
Isto para dizer que nao acho que Amorim tenha de mudar a sua ideia e os princípios daquilo que acredita. Se há coisa que valorizo num treinador é quando expõem a sua ideia. Não pode morrer com ela sempre, e tem de adapta la ao contexto.
Já pensaste que talvez ja esteja a acontecer isso? Ou seja, percebendo as dificuldades que Risto tem, ele ja nao o manda subir e dar a profundidade que gostaria?
Percebendo que Wendel e Matheus nao são fortes na reação nem potentos posicionais pede sobretudo ao jovem brasileiro para ficar mais recuado?
Que na 1a fase a bola não ir direta ao avancado porque Sporar nao é capaz de assegurar?
Eu acredito que ja tem acontecido.
Mas lá esta, percebo, mas sou de verdade contra um treinador trabalhar algo em que nao acredita. Se não acredita o treinador, os jogadores muito menos
29 Julho, 2020 at 19:55
Só para rematar dou um exemplo muito concreto.
Tenho um jogador como o Jardel que em 50% dos cruzamentos mete golo. Vem um treinador novo que não gosta de cruzamentos para a área mas entrar com a bola controlada? Solução, despacho o Jardel e vou buscar um jogador que jogue de costas para a baliza? Ou adapto o meu sistema ao Jardel?
29 Julho, 2020 at 20:36
O que se tem feito é adaptar-se ao jogador la na frente, por exemplo bas dost e slimani. E antes com o liedson, ricky van wolfswinkel, montero. O ideal era haver sempre uma mistura dos dois. Bola controlada e cruzamentos, independentemente se tens um jogador de área (claramente bas dost e slimani antes do jesus) ou um ponta de lança (os restantes que mencionei). Parece me a meta atual do futebol. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
29 Julho, 2020 at 20:38
Quando se fala num ponta de lança e do que ele deve fazer deviam todos ver nas palestras taticas (se existirem… espero eu que existam.) o que fazia o liedson. Que máquina.
29 Julho, 2020 at 20:55
Eu respeito a opinião de todos mas eu não vejo nada neste Sporting do Amorim. A defender somos um passador. Defendemos com 7 gajos e na Luz podíamos ter enchido o saco. Aliás em todos os jogos, a maioria com equipas da treta, nunca houve controlo do jogo, e sofremos sempre uma quantidade ridícula de ocasiões de golo adversário.
Com bola, pior ainda. Fomos sempre os maiores na primeira fase de construção, termo lindo do futebol moderno, mas basicamente o que fazíamos era trocar a bola entre os defesas e o guarda redes. Os médios sempre longe todos os outros jogadores, os 3 da frente sempre a receber de costas, o avançado completamente só e perdido na frente…
Espero sinceramente que esteja errado em tudo e que o Amorim consiga montar a equipa de maneira a ganhar os jogos mas não o consigo ver como. Aliás vejo isto tão mau que não o tou a ver em Alvalade em Janeiro de 21.
29 Julho, 2020 at 22:29
Havendo concerteza muita coisa a melhorar não concordo nada que tenhamos permitido sempre uma quantidade ridícula de ocasiões de golo adversário.
Na luz o Benfica teve várias situações prometedoras em perdas de bola nossas na construção, nos outros jogos não permitimos grandes oportunidades aos adversários incluindo o Porto.
Nos primeiros 10 jogos do Keizer sim ganhávamos e marcávamos muito mas muito por grande eficácia nossa e pouca dos adversários aí sim permitíamos uma quantidade ridícula de oportunidades com o Rubem só na luz os adversários tiveram mais do que 1,2 situações de golo.
29 Julho, 2020 at 21:39
Tácticas à parte, o que conta é a puta da qualidade dos jogadores.
A qualidade, a vontade, o compromisso. Fazem maravilhas, seja lá qual for a táctica.
Há treinadores que se adaptam tacticamente aos jogadores que têm procuram dinâmicas e mais que um sistema.
Há treinadores casmurros, são muitos bons na sua táctica mas precisam dos jogadores certos.
Eu sou adepto da qualidade. Metam os putos, chamem o Bragança e o Dala, comprem apenas onde é preciso e aí sim, gastem a guita… e esta merda muda logo.
Falando de bola, claro.
29 Julho, 2020 at 22:38
A melhor táctica é aquela que ganha mais vezes, ponto!
Quanto ao Amorim, em Dezembro já não estará no lugar portanto…
29 Julho, 2020 at 22:51
Percebo que se diga que o SCP não tem jogadores para o sistema de RA mas jogavam como?
Dois centrais? Coates e Quaresma? E isso não iria expor muito mais ao erro o Quaresma? O Coates começou a render muito mais no sistema de 3, quantas casas deu o Coates antes?
MD, 6, trinco como queiram chamar onde está?
Extremos? Ir à linha e fazer cruzamentos quem são?
2 PL? Para ter um já é difícil quanto mais 2