Nao sou a favor de uma proposta feita por uma equipa que ninguem sabe por quem é composta, nem vindo do R. Alves. Neste caso específico, e com muito custo, voto contra.
És a favor do “i-voting” (como se conhece) ou és a favor do voto electrónico feito nos Núcleos, na presença de alguém que ateste a autenticidade desse voto?
E como garante que o pessoal que vota em casa teve acesso ao que vai votar?
Mesmo com transmissão directa da AG central, como garante que o pessoal em casa assistiu e vai ter conhecimento de eventuais alterações que a própria AG possa introduzir aos documentos que estavam previstos ser votados?
Pior que isso, com garante que havendo a facilidade/comodidade de votar em casa, não haverá um esvaziamento das próprias AGs?
SL
Uma mudança no sistema de voto sem mudar onde se podem consultar os docs (presencialmente, em dias úteis no João Rocha com esta direção e sem tirar cópias…), ao contrário da anterior que publicava tudo (alguns diriam até de mais…) não só é incoerente como perigoso.
Uma sem a outra não faz sentido…
Segundo:
Para quem for informático, isto é óbvio para quem não for, umas trocas de nomes e critérios abaixo e é um exemplo de como se mudam votos numa base de dados em 10s… Se a tabela for grande e a ligação de rede for lenta…
UPDATE tableA SET validation_check =
(SELECT if(start_DTS > end_DTS, ‘VALID’, ”) AS validation_check
FROM tableA
INNER JOIN tableB ON name_A = name_B
WHERE id_A = tableA.id_A)
Mudem tabelaA para votos, tabelaB para “VotosCozinhados” e talvez percebam a ideia… e IdA se for “codigodebarras” ainda percebem melhor…
Nem tenho nada contra I-voting, mas sem haver uma definição técnica, lamento, proposto por estes ladroes que l estão dispenso..
E acho curioso, que se tenha tanta pressa de os aprovar… antes de se apresentar o relatório contas de 2019-20… até tenho medo do que aí vem em setembro…
Antes de dizerem não ouçam.
E pensem em quem está longe e sofre para caralho com o Sporting.
O Sporting ou somos todos ou então façam um clube de convívio, com bingo aos serões.
De saudar a tentativa de integrar tantos e tantos sportinguistas surdos que usam a LGP como língua mãe.
Muito bom. E estão de parabéns.
De resto, o debate, desde que construtivo nunca fez mal a ninguém
Mais que quem lança a ideia, a ideia.
A Ideia faz mover o Mundo, o Sonho.
O pior é ficar parado a maldizer os barcos que partem, num miradouro e a abanar a cabeça.
Escondidinho eu também sou de longe e quem dera a muitos ter voz activa no clube,nas decisões e por aí fora,apesar de momento não ter as cotas em dia,talvez um dia volte,mas eu acho que está mais em causa ser o problema de quem teve a ideia e parece que estão com tanta pressa em implementar ao contrário de outras coisas,do que da ideia em si,digo eu..
O I-voting é um sistema, há outros. Acho só que antes de ser entrar a matar, se deve ouvir, entender, pensar. E depois formar uma opinião. Este debate pode bem ser o mais importante desde há décadas no nosso Clube.
Não o estraguem antes de o entenderem. Só isso.
Não estou convencido da fiabilidade do processo e isso é a primeira, e maior, razão para votar contra isto.
Depois, acho que há outras alternativas que podem ser implementadas para alargar a área de votação a grande parte do país e até ao estrangeiro. Refiro-me a colocarem mesas de voto nos núcleos espalhados pelo país e pelo mundo, onde as pessoas podem ir, presencialmente, votar, como o fazem indo a Alvalade. Isto parece-me perfeitamente viável e fiável.
Há ainda outros assuntos muito mais importantes para discutir, na minha opinião.
À cabeça, a implementação da regra que um presidente para ser eleito tem de ter 50% dos votos mais 1. Se isso não acontecer na 1ª volta, tem de se fazer uma segunda volta uma semana depois – não é preciso mais tempo que uma semana.
É necessário voltar ao método de que cada Órgão Social é eleito independentemente. Não é a lista que ganha que fica no poder em todos os Órgãos Sociais. Isto é muito mais democrático, mais justo e defende muito melhor o Sporting do que o modelo defendido pelo anterior presidente e que está em vigor.
Foi esse modelo que permitiu tirar o Godinho da presidência e seria esse modelo a permitir tirar o Varandas da presidência. O modelo do Bruno não o impediu de poder ser destituído. O modelo do Bruno impede o Varandas de poder ser destituído.
Para mim é super claro qual é o modelo que melhor defende o Sporting e, principalmente, os sócios do Sporting.
É preciso rever todo o sistema de quotas, para algo que seja mais justo e que defenda as famílias onde existem vários sócios.
É preciso rever todos os Estatutos que estão bastante desactualizados e com pressupostos que, eventualmente, faziam sentido quando foram feitos mas que hoje não fazem.
O i-voting deve ser implementado, sim, quando for comprovadamente seguro e usado por outras instituições. Não há qualquer vantagem em sermos os primeiros.
A adulteração de votações é das coisas mais graves que existe e insistir na aplicação do i-voting já é abrir uma porta à desconfiança, à aldrabice e à batota. Especialmente quando, como disse, há opções mais fiáveis para espalhar a votação por todas as áreas onde há sportinguistas.
Nada mais simples que ir fazendo as coisas gradualmente. Expande-se o voto aos núcleos e depois daqui a uns anos, quando fosse garantido que era seguro o i-voting. E para mim, só depois disto é que se implementava a necessidade de eleição com maioria absoluta.
Só um reparo no teu discurso. O que dizes sobre a eleição dos OS é verdade, mas o inverso também. O facto de o RA estar na equipa do Varandas foi uma das razões que me levou a descartar o Varandas como um bom Presidente (mesmo que me tenha recusado a ir votar). O clássico “diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és” funciona na perfeição com este modelo. Para mim há claras vantagens nestes modelo tal como há no outro.
1º problema: seria implementado por RA e pandilha.
2º problema: não é infalível.
As vantagens são todas secundárias quando se enfrentam esses 2 problemas. Tirem de lá o RA e garantam-me a infalibilidade do sistema (não precisa ser 100% seguro, mas perto disso) e terão o meu apoio. Enquanto for falível e estiver na mão de pessoas tão dúbias como as que nos governam esqueçam a distância, a comodidade etc. De que vale mesmo o meu voto à distância se um “Rui Pinto” num pc em Xabregas o pode manipular como quiser?
Entao numa altura em que todos percebemos que o rogerio quer o ivoting para controlar as ags este gajo vem fazer publicidade ao assunto?????
Epa ou é muito burro e ta a dar armas ao rogerio( e a apoiá lo sem ter noçao), ou ainda vamos descobrir que tá alinhado com estes gajos dando a ideia de estar contra eles…..
Tou me a foder se o ivoting é bom ou mau, com estes gajos nao dá pra confiar…..tirem de lá estes gajos e falamos novamente…..
Voces se votarem a favor do ivoting deviam ser nomeados de socios mais burros do mundo……..
Fodasse é que o rogerio nem precisa de se esforçar…
Por princípio sou a favor porque “sofro na pele” quando nao posso votar- e são demasiadas vezes, quero poder votar, quero poder afirmar aquilo que considero ser melhor para o Clube em ada momento.
O facto de ser com este ou outro CD nao me deixa nada de pé atrás, ninguem garante que nao existam mais “Rogerio Alves” no futuro por isso esse argumento para mim nao é relevante.
Concordo com muitas das opiniões do Tasqueiro Alvaro – muitas delas nesta proposta – e, por exemplo, uma das formas de diminuir possivel interferência externa seria a obrigatoriedade de registo, para socios residentes/nesse momento no Estrangeiro com evidencias claras e inequivocas do mesmo.
A parte das vocações após discussao, da transmissao das AG’s, mesmo da discussao e disponibilização de documentos sao tecnicamente bastante simples de resolver, nao será por aí.
E como este Candidato diz o próprio i-voting abriria bastantes possibilidsdes como a figura do referendo ou a participação facilitada em multiplas eleicoes presidências para confirmação de maioria absoluta (alterações que também defendo à bastante tempo).
Se houver fiabilidade tecnica (e é apenas por aqui que votarei sim ou não), escrutínio, independência entao nao vejo porque não.
SL
PS: como digo sempre, venham de lá as propostas para poderem ser analisadas e discutidas.
O porrinho que me explique como pode votar numa AG de Orçamento em que não leu o Orçamento (porque está no Médio Oriente e o Orçamento só é disponibilizado fisicamente, para consulta na Secretaria do Clube) ou em que nem sabe se foram ou não introduzidas alterações, durante a própria AG, aos documentos a ser votados, ou se existem novos documentos a votação introduzidos durante a AG? Isto para citar apenas alguns exemplos. Podia dar-lhe mais uma dúzia de eventos que podem alterar uma AG e que requerem, por isso, acompanhamento da mesma.
SL
Consegues, uma vez que seja, acrescentar algo a uma discussao que seja ou so’ andas mesmo aqui para meter nojo? Se for para isso digo-te que tens sido bem sucedido…
Caro Álvaro, essa questão tem que estar no Regulamento, claramente definindo que, os anexos às convocatórias têm de ser disponibilizados com 15 dias de antecedência por via eletrónica aos sócios, bem como o meio como se podem colocar as questões aos OS e como as respostas serão dadas.
Já quanto aos requerimentos apresentados podem muito facilmente serem transmitidos por via eletrónica e as AGs serem transmitidas pelo site, APP, ou Sporting TV.
Bem sei que discordamos num ou noutro ponto mas havemos de chegar a consenso.
SL
E está nos Estatutos e no regulamento. Até nem se pode dizer que RA ou o CD não cumpriram os Estatutos nesta matéria. o que me faz confusão é que uma questão muito mais ARCAICA que a do voto à distância ainda não foi alterada e já estão a propor esta (falo de RA).
Mais, mesmo alterando essas questões nos Estatutos e clarificando os Regulamentos para GARANTIR A DEMOCRATICIDADE DAS AGs E A DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO, como poderá alguém garantir que quem vota em casa vota tendo assistido à AG? Quem controla isso? Se não controla e não garante então também não está a garantir que todos os votos são votos em AG (excluo as AGs Eleitorais que não têm nada para seguir, a não ser o próprio acto do voto). Porque é disso que estamos a falar: do alargamento do voto EM ASSEMBLEIA GERAL. Se está em casa não está em assembleia Geral. Já o voto à distância presencial nos Núcleos, Filiais e Delegações pode assegurar que os votantes acompanharam os trabalhos da AG, uma vez que esta rede funcionará como uma extensão física monitorizada da AG Central. Aí apenas se colocará o facto de os participantes nas “extensões de AG” apenas poderem intervir nos actos de votações; mas será assegurada que é uma intervenção informada (façam lá o que fizerem com a informação a que acederam ou interpretem como a interpretarem.)
Assembleia é Reunião. Associativismo é Junção Organizada. Votar em casa contraria o princípio básico do associativismo e nunca será votar em AG.
Nem sei se é legalmente admissível esse voto em AGs não eleitorais.
Um abraço e saudações leoninas
E porque nao hao-de ser acompanhados? tens alguma ideia? Qual e’ a diferenca desse ponto para os outros “ordinarios” da assembleia?
A discussao e’ sobre como “democratizar” o acesso e a participacao nas assembleias, nao e’ sobre o grau de atencao com que se participa nas mesmas. Se fores fumar um cigarro durante uma assembleia, es desqualificado de votar? E se fores fumar 10?
Vamos ser praticos e trazer ideias para a mesa, ideias que possam ser discutidas; com copy-pastes constantes nao vamos la…
“A parte das vocações após discussao, da transmissao das AG’s, mesmo da discussao e disponibilização de documentos sao tecnicamente bastante simples de resolver, nao será por aí.”
Não são assim tão simples, Porrinho.
Porque não fazem eles isso agora?
O problema é que esta malta que lá está que implementar, por uma lado, o i-voting, mas por outro obriga os sócios a consultarem in loco os documentos, ao invés de os enviarem via correio electrónico ou permitirem que os mesmos possam ser acedidos electronicamente no site (com acesso apenas autorizado aos sócios, claro).
Temos que ver o i-voting num “bolo” de alterações que impliquem que os ócios possam ter acesso a toda a documentação pertinente para os assuntos em votação.
Não confio em quem está à frente do clube para dizer sim ao i-voting. Percebo os anseios de quem não vive em Lisboa, mas tenham lá paciência e aguardem mais um bocadinho. Esta gente é desonesta! Não consigo confiar. Se se faz marosca com votos presenciais, quanto mais com i-votings…
Venha de lá a assembleia de aprovação do orçamento, a aparentemente cada vez mais inevitável eleitoral logo a seguir, e depois, então, de cabeça limpa, gente nova à frente dos destinos do clube, discuta-se esse assunto. São 106 anos a votar presencialmente ou por correspondência, aguente-se mais um aninho ou dois. O pessoal de norte a sul do país que faça o sacrifício de comparecer em massa nas duas próximas assembleias para salvar o Sporting com os seus votos. Discuta-se o i-voting depois.
ESSA NÃO É A PRIORIDADE ATUALMENTE!
Concordo que nao seja a prioridade, completamente, mas é um assunto demasiado importante para nao ser discutido e aprofundado com bastante antecedencia, é estruturante e com diversas ramificações/implicacoes.
Em relacao ao trabalho deste CD não é preciso perder muito tempo a discutir…
Discutido e aprovado, só em assembleia. E há duas que têm que acontecer antes dessa, com o método de votação atual. Sem códigos de barras, que, para mim, não servem para saber quem é que votou o quê ou em quem, mas os “votantes” que podem ser adicionados aos que o fizeram efetivamente para alcançar os resultados pretendidos.
Já agora, não percebo o receio de que o pensamento de cada um seja público. Juro que não percebo. Qual é o problema de perder o anonimato, caramba? Os tempos da pide já acabaram, bolas. Têm medo do quê? Por mim, votação, até devia ser de braço no ar! Uma pessoa, um voto! Às claras! Eh!
Porque sempre defendeu isso e está a ser coerente.
E até explicita ALGUMAS (para mim insuficientes) pré-condições para garantir uma maior democraticidade das AGS e fiabilidade do Voto.
Não vejo que seja por aí que se deve criticar ou apoiar a iniciativa.
A oportunidade, na minha opinião está em já demarcar aquilo que todos devem exigir para eventualmente aprovar o I-Voting; e que não são condições garantidas por este CD ou por esta MAG.
No fundo está a dizer: MESMO QUEM DEFENDE O I-VOTING (como ele) NÃO PODE ACEITAR O QUE ESTÁ PROPOSTO NESTA ALTERAÇÃO AOS ESTATUTOS PORQUE NÃO GARANTE QUE AS VOAÇÕES SEJAM FEITAS EM CONSCIÊNCIA, NÃO GARANTE A DEMOCRATICIDADE DO FUNCIONAMENTO DAS AGs, NÃO GARANTE O ACESSO UNIVERSAL À INFORMAÇÃO SOBRE OQUE SE VAI VOTAR E NÃO GARANTE A TOTAL FIABILIDADE, CREDIBILIDADE E VALIDAÇÃO INDEPENDENTE DO SISTEMA.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: atenção que eu não defendo a mesma proposta que o Nuno Sousa.
Mais do que o alargamento geográfico do VOTO em AG, o que eu defendo é o ALARGAMENTO GEOGRÁFICO DA AG.
Como?
Fazendo os mais de 300 Núcleos, Filiais e Delegações SCP (N,F,D-SCP) funcionar como “extensões físicas” da AG “central”, com as seguintes condições:
1 – a todos os sócios SCP seria disponibilizada (em anexo do e-mail de convocatória da AG) toda a documentação prévia pertinente à AG;
2 – os N,F,D-SCP emitiriam convocatória complementar aos seus associados (podendo também anexar a documentação) informando que a sua sede funcionará como extensão física da AG convocada pela MAG do SCP com o mesmo horário e a mesma Ordem de Trabalhos
3 – A MAG e o CF do N,F,D-SCP serão responsáveis por garantir as condições de acompanhamento integral dos trabalhos da AG central (via Sporting TV e/ou streaming)
4 – Todo o Sócio SCP que se apresente no N,F,D-SCP com o respectivo cartão de associado poderá participar na extensão física da AG, sendo a sua condição de votante validada electronicamente (condição do sistema) e deverá assinar o livro de presenças, não necessitando ser sócio do N,F,D-SCP;
5 – Os terminais de votação serão remotamente validados pela entidade independente que valida o sistema de voto electrónico à distância
6 – quer na AG Central, quer nos N,F,D-SCP, as votações só se iniciarão após encerrados os respectivos debates na AG Central .
7 – a conferência dos números de votos validados em cada N,F,D-SCP é acompanhada pelo respectivo MAG/CF em conjunto com elementos da entidade independente que valida o processo
Epá isto não é normal, no 1º vídeo a explicar o movimento eu sou foi lançado na altura que a direcção também arrancou com a campanha eu sou. Agora o 2º vídeo sobre o i voting lançado dias depois da direcção começar também a falar na sua implementação.
o movimento Sou Sporting arrancou há um ano. O Eu Sou foi a campanha escolhida pela direcção do Sporting para fechar a época e lançar a seguinte, curiosamente poucos dias depois de desse movimento ter saído o nome de Nuno Sousa como candidato às eleições de 2022
o movimento Sou Sporting apresentou uma proposta concreta para a discussão do tema i-Voting há um ano, tendo em vista o Congresso Leonino que iria ter lugar em Beja. O Congresso foi adiado eternamente e numa altura em que a direcção resolve puxar o tema da gaveta, é capaz de fazer sentido deixar claro quais as ideias apresentadas por esse movimento
Faz todo o sentido esclarecer, e o que fica claro mais uma vez é que as propostas da direcção são pouco claras e sem rigor. A apresentação do movimento Sou Sporting nem tem comparação de tão superior que é.
Enquanto não divulgarem a constituição do grupo de trabalho, o relatório que elaboraram e os pareceres dos especialistas que foram consultados (foram?) nem há hipótese de discutir o assunto, quanto mais votar isto.
Ireland, deixa-me acrescentar o regulamento da AG eleitoral como ponto fulcral. Não é só a tecnologia que se discute mas todo o processo e controlo do mesmo.
Recordo o que diz no vídeo como principios gerais:
1) votação apenas após discussão
2) comissão eleitoral e de controlo de voto sem presença de PMAG e sem ninguém em conflito de interesses com os mesmos
3) entidade independente de competência técnica reconhecida para auditar e certificar os resultados (pode ser por exemplo uma Universidade, Centro tecnológico, nacional ou internacional)
E como nao considero o cherba um gajo estupido……..bem pelo contrario pela maneira como escreve só pode ser um gajo inteligente, começo é a achar que tu cherba tas feito com esta direçao……
Se me quiseres expulsar tas á vontade, pelo menos digo tudo o que tenho pra dizer……..perdido por cem, perdido por mil……………
Entao estamos em guerra com esta direçao e tu fazes publicidade a uma cena que a ser implementada por esta direçao vai-nos levar a perder o clube???
Caro Cláudio, não me cabe o papel de defender o Cherba, digo isto apenas porque me identifico plenamente com as tuas observações e prioridades, mas neste caso não posso concordar.
A tasca do cherba é um local para debate, análise ou simplesmente desabafar sobre todos os assuntos relacionados com o Sporting, repito todos os assuntos, não é um blogue de guerra contra o Varandas.
Apesar da maior parte de nós estar de facto em guerra, eu pelo menos estou e o meu único objectivo é tirar de lá esta abecula, mentiroso e ladrão, este blogue é transversal a isso, é pelo menos a minha opinião. Abraço e Saudações leoninas
Rodrigo respeito muito a tua opiniao mas para mim chega……..nao é so aqui que noto uma pasmaçeira e um “deixa andar” inacreditavel relativamente ao momento que o sporting atravessa…….é em todo o lado……ninguem se mexe e sozinho nao faço nada, para mim chega……….as pessoas nao perceberam que vivem uma geraçao em que nunca tiveram tao perto de perder o clube como agora. Vi o que aconteçeu aos adeptos do valencia, do aves, do beira mar e tenho um amigo meu que é adepto do belem e o que ele está a passar nao é bonito………..
Dizes que isto nao é um blog de guerra ao varandas e compreendo isso mas neste momento nao ha meio termo…….ou es a favor ou és contra……..nao ha espaço para muros……
E como ja nao me identifico com este blog vou deixar de comentar aqui…
Porque “i” e não “e” como em tudo o que é digital? Vamos votar só com produtos Apple?
Compreendo que nem todos entendam o mesmo de tecnologia, mas é possível construir um sistema de voto digital, distribuído, sem possibilidade de fraude, pelo menos não detectável. É assim que as cripto funcionam, entre outras coisas. Toda a actividade económica é sustentada por tecnologia e não creio que tenha sido causa de aumento de fraude, pelo contrário.
Sendo os implementadores quem são, sabendo que as escolhas serão deles, subscrevo o receio da maioria da tasca. Quem nem audita externamente eleições, faz auditorias forenses que manda para jornais, faz golpadas mediáticas e malabarismos financeiros vergonhosos não pode ser o obreiro deste sonho.
Completamente a favor. Uma grande instituição Nacional, como o Sporting, com sócios e adeptos em todo o país e quase em todos os países, não pode estar dependente apenas das decisões daqueles que moram em Lisboa.
Quem tem medo da democracia? Quem continua a achar que uma tão grande instituição, pode estar dependente de por vezes meia dúzia de sócios e até de algumas organizações dentro do clube que podem tomar de assalto qualquer AG?
Sou da opinião que as AGs devam ser efetuadas da mesma forma, isto é, com presença de quem queira ali estar e de se fazer ouvir, mas também possam ser acompanhadas por quem está longe e tem tanto interesse no clube como aqueles que estão presentes.
É muito triste entrar hoje num lugar, onde tenho bebido sportinguismo durante tantos anos e ver apenas insultos e parvoíces. Podemos gostar ou não de uma direção, até achar que é a pior de sempre, mas confundir isso com o Sporting não é de sportinguista.
Antes de eu nascer, antes do Varandas ou do Bruno terem nascido, já havia Sporting e pela parte que me cabe como sócio, depois da minha morte, continuará a existir.
Confundir tudo só pode ser de gente que tem pouca experiência da vida ou de gente mal intencionada que é tudo menos sportinguista.
Discutir um sistema que mais tarde ou mais cedo, vai fazer parte de todos os sistemas eleitorais, em todas as instituições deve ser um motivo para melhorar a vida democrática do clube e se alguém pensa que para mudar alguma coisa o pode fazer pela força e não pela atuação democrática de TODOS os sócios está muito enganado, para mudar é preciso que todos possam votar, mas para isso também é necessário ser sócio.
Mas como garantes que quem está longe, EM CASA, está a acompanhar o que se passa na AG?
Alguém é capaz de explicar claramente, com um título, a alteração aos Estatutos que vais ser proposta?
Leiam o comunicado de há 2 dias do “grupo de trabalho” (vulgo: “grupo” é Rogério Alves e “trabalho” é eufemismo que aquilo já estava tudo cozinhado há 9 meses na reunião que o CD fez com representantes de alguns núcleos no Dia dos Núcleos em Alvalade). O que é que o “grupo” vai propor? A “introdução do sistema de I-Voting nas assembleias gerais do Sporting Clube de Portugal;” (cito).
Que fique bem sublinhado NAS ASSEMBLEIAS GERAIS.
Para que se perceba o paradoxo: o alargamento do voto NAS ASSEMBLEIAS GERAIS passará a poder ser feito … EM CASA!!?
Isto não será a NEGAÇÃO da própria ESSÊNCIA das Assembleias Gerais?
Não será isto a NEGAÇÃO da própria NATUREZA do ASSOCIATIVISMO.
Estamos a promover o “alargamento” da “democracia” das AGs, promovendo o seu esvaziamento?
Promover o voto nas AG feito em casa, em qualquer lugar, é promover que o individualismo se sobreponha ao Associativismo.
Procurem o significado de Assembleia para entenderem o absurdo de uma tal proposta.
Procurem a origem do associativismo e a sua finalidade para compreenderem que isso será uma subversão dos seus princípios
Chamem-lhe I-Voting, chamem-lhe voto remoto universal, dêem-lhe o nome pomposo o estrangeirado que quiserem. O que não será, DECERTO, é voto numa Assembleia Geral.
Nem me interessam as garantias de certificação, de fiabilidade de inviolabilidade de um sistema XPTO que é encriptado e reencriptado em bloco e em cadeia. Pode ser o que for mas numa Assembleia Geral não Eleitoral NÃO É ACEITÁVEL.
E não me venham com a história dos Sócios que estão longe de qualquer Núcleo.
Esses poderão vir a ficar com a garantia de poder votar electronicamente à distância em qualquer lugar (I-Voting) quando uma AG Extraordinária para aprovar alterações Estatutárias aprovar o I-Voting EXCLUSIVAMENTE PARA AS ASSEMBLEIAS GERAIS ELEITORAIS. Porque essas são as únicas Assembleias em que a Ordem de Trabalhos se resume ao acto de votar. E em que a disseminação e apreensão dos conteúdos se faz até antes do seu início e por vias que não requerem obrigatoriamente (ou pelo menos exclusivamente) acção associativa do Clube (embora haja o dever de divulgar em igualdade de circunstâncias, nos meios de comunicação do Clube, os manifestos, projectos, propostas e composição das diversas Listas de Candidatos). E até existe a garantia de verificação e monitorização por parte dos diferentes candidatos.
Mais do que isso (que será um muito importante passo), que me desculpem, só nos Núcleos Filiais e Delegações
do SCP (NFD-SCP).
Porque todas as outras Assembleias Gerais (não eleitorais) requerem que o Voto só seja feito com a garantia de que houve acompanhamento dos trabalhos da AG. E isso em casa ninguém GARANTE, porque esse acompanhamento não é monitorizado. E não acompanhando os Trabalhos da AG não estará a votar em AG.
Diferente será se as sedes e as estruturas dos NFD-SCP forem usadas como “extensões” físicas da AG “central” (com a mesma O.T., o mesmo horário, o acompanhamento directo via TV ou streaming dos trabalhos e as votações ocorrendo em simultâneo). Porque aí a GARANTIA de que o Voto é antecedido do acompanhamento dos trabalhos da AG é monitorizada e “validada” por a MAG e o CF desses NFD-SCP. O voto é electrónico mas presencial, tal como na AG “central”.
É bom que TODOS os sócios percebam essas diferenças e essas nuances e que elas não simples minudências ou picuinhices formais. Elas derivam da DEFESA DO ASSOCIATIVISMO LEONINO E DA MANUTENÇÃO DAS ASSEMBLEIAS GERAIS COMO EXPOENTE MÁXIMO DE AFIRTMAÇÃO DO PODER DOS SÓCIOS.
Um abraço e saudações leoninas
Eu sou contra o i-voting, da mesma fora que fui contra a alteração estatutária proposta no tempo de BdC e que permitiu que o CDF passasse a ser composto só por elementos da lista vencedora. Ou seja, voto contra independentemente de quem esta à frente do clube num dado momento poder merecer, ou não, a minha confiança, se aquilo que é proposto significar deixar uma porta aberta para que outros no futuro possam usar as alterações antes aprovadas em prejuízo do clube, tornando-o assim menos democrático e livre.
A obsessão da actual direcção com o tema do i-voting numa altura em que enfrentamos tantos problemas cuja resolução é tão mais premente do que este assunto, é reveladora das intenções pouco salutares dos proponentes. Mas ainda que fossem outros, a fiabilidade e segurança (ou falta delas) do sistema continuaria a ser a mesma, daí que o meu voto continuaria a ser obviamente contra.
Como se diz em Alvalade , quando os resultados roçam o miserável, como este ano “JOGUEM À BOLA! PALHAÇOS, JOGUEM À BOLA!”. É só isto que deve preocupar agora a Direcção.
Para falar com toda a franqueza, não domino as novas tecnologias…
Mas acho que deve ser tomada alguma medida …
Para possibilitar a alguns milhares de sócios o seu direito a votar, sem terem que fazer centenas ou milhares de quilómetros, que na maior parte das vezes…se torna numa impossibilidade…
Sou dos que não “acredito em tudo…mas também não duvido de toda a gente…”
Acredito que “quem está dentro do conhecimento” destas tecnologias, conhecerá também certamente…os meios necessários para a sua fiscalização…
Eu concordo…
E votarei na sua aprovação (ou noutra “que se prove” ser mais fiável e acessível a todos…)
E como garante que o pessoal que vota em casa teve acesso ao que vai votar?
Mesmo com transmissão directa da AG central, como garante que o pessoal em casa assistiu e vai ter conhecimento de eventuais alterações que a própria AG possa introduzir aos documentos que estavam previstos ser votados?
Pior que isso, como garante que havendo a facilidade/comodidade de votar em casa, não haverá um esvaziamento das próprias AGs
SL
Eu trabalho na área e não é infalível, como tudo, depende de €…
Se o fosse já não teria sido implementado na grande maioria das eleições a nível mundial?
Proposto agora e ainda para mais por estes gajos? É para esquecer…
Votação nos núcleos com representantes de todas as listas e resultados divulgados publicamente por cada núcleo. Para já seria assim.
SL
RiBas
O pior é que nem estão a falar só das AGs eleitorais.
É do Voto em TODAS as AGs.
“Na comodidade do sofá,onde quer que esteja” … e a AG fica aonde mesmo?
Passa a ser o quê?
Quem garante o debate? quem garante o acesso a esse debate (informação ; voto informado)?
Quando nem a informação-documentação básica é HOJE garantida TODOS (nem a 1%) os que vão assistir presencialmente às AGs em Lisboa!! (Nas última AGs de Contas e Orçamento apenas 6 sócios tiveram acesso aos documentos (que só estiveram disponíveis menos de 48 horas antes do início da própria Assembleia. E começaram a votar nessa AG ainda não tinham começado as intervenções!!!
Se HOJE, COM ESTE PMAG, nem as AGs físicas e centralizadas funcionam democraticamente, que garantias de fiabilidade podem oferecer para um I-voting Universal??
SL
O Jaime Grilo já referiu por diversas vezes as palavras do Ricardo Agostinho:
“Se o I-Voting for aprovado teremos um colchão confortável para as próximas décadas!”
Se for devidamente escrutinado e validado por entidades independentes, será uma boa ideia a implementar.
Perigosa, pois esta gente já mostrou do que é capaz para ficar no poder.
Mas, num mundo de gente honesta, o i-voting é uma boa medida a implementar.
Se esta merda passa então é que esta corja nunca mais de lá sai até venderem a SAD… Não tenham dúvidas…
Eu não consigo perceber é como é que possível o FV e o RA ainda terem as rótulas no sitio, então as claques não eram grupos de delinquentes e criminosos?
SL
Estou enganado ou a mensagem do Movimento Sou Sporting é composto de dois vídeos. Logo só opinarei quando for distribuído o segundo vídeo que me parece importante.
« Se, como um número cada vez maior de pessoas, você estiver disposto a confiar na Internet para proteger as suas finanças, pastorear a sua vida amorosa e talvez até conduzir o seu automóvel, poder votar on-line pode parecer o passo seguinte mais lógico, embora atrasado.
Não há mais tempo fora do seu dia de trabalho para viajar para um local de votação apenas para ficar numa longa fila.
Em vez disso, tão fácil como pedir boleia, você pode agarrar no telemóvel, votar e seguir o seu dia. Parece óptimo, certo?
“Absolutamente não!”, diz David Dill, professor de ciência da computação de Stanford. De fato, a votação on-line é uma ideia tão perigosa que cientistas da computação e especialistas em segurança são quase unânimes em oposição a ela. »
SportingPopular
@SCPPopular
·
1 h
Quando temos a pior Direcção da história, que chegou ao poder de forma ilegítima, porque
@NSousa76
se candidata a 2022 e não luta para fazer cair uma gestão que a cada dia afunda mais o clube. Isto foi perguntado ao entrevistado? É disto que se trata.
Bruno de Carvalho
@BrunodC72
·
6 min
Ok, respondo eu. O nuno sousa não é candidato a nada. Está a marcar presença para ser “cooptado” na lista de “salvação nacional” que emanará do leonino. (Cont.)
Bruno de Carvalho
@BrunodC72
·
6 min
E como as pessoas fixaram como objectivo a destituição pela destituição, e não a reposição de justiça, voltando a colocar no SCP quem já deu provas, andam aos pinotes e mortais para ver se são “abençoados” com um milagre….
Bruno de Carvalho
@BrunodC72
·
3 min
E é por eu dizer as verdades que dizem logo que estou numa “espiral auto-destrutiva”… Que façam as pessoas de tolinhos… problema deles e das pessoas que vão na “cantiga”… Agora a mim? Têm de comer muita papa cerelac para me enganarem novamente!
Mas não deixa de fazer sentido o que ele escreveu.
Não estou a dizer que é ou não é verdade.
Apenas estou a dizer que não é descabido aquele raciocínio.
“Vujacic
1 Agosto, 2020 at 16:30
Epá isto não é normal, no 1º vídeo a explicar o movimento eu sou foi lançado na altura que a direcção também arrancou com a campanha eu sou. Agora o 2º vídeo sobre o i voting lançado dias depois da direcção começar também a falar na sua implementação.”
Não vejo sentido nenhum no que ele escreveu. O N. Sousa passou de ser um gajo que entregou assinaturas pelos Leais a um gajo cooptado. Não consigo ver o sentido aqui.
Se nesta altura do campeonato… tu ainda sentes necessidade de vir aqui tentar demonstrar aquilo que pelos vistos tu achas serem os defeitos, as fragilidades de BdC…, está tudo dito em relação ao teu personagem! Afinal o homem foi destituido e expulso de sócio, nem conta para o totobola…és mesmo um sabujozinho do mais mesquinho que há! Sabujo não chega a viscondinho….
A verdade é que as questões que ele aborda são bem pertinentes!
São pertinentes porquê? Porque é tudo uma cabala. É tudo uma golpada. Qual a necessidade de vir atacar o Nuno Sousa ou o Leonino? Nenhuma. Só na cabeca dele é que isto faz sentido.
A verdade é que todas as cabalas se têm vindo a concretizar…todas! Veremos o que nos reserva o futuro quanto a mais está… a minha opinião está formada.
A sonsice… a hipocrisia… a falsidade… a filhadaputice em pessoa…
Era mais para demonstrar que nem o Nuno Sousa se escapa.
… os sportinguistas verdadeiros, que viram, expuseram e avisaram da golpada, após a consumação da mesma, tivemos chatices e cortes de relação com amigos e familiares por apoiarem o golpe que deram no clube e em especial ao seu Presidente… mas isso somos nós, a escumalha… porque a puta da amiguinha desse ns estar diariamente a destruir o Sporting com mentiras nunca poderia abalar uma amizade tao intima…
Já me está a faltar o saco para comentar estas notícias e perder tempo a pôr a nú as intenções desta escumalha.
O voto universal informático não vai permitir à esmagadora maioria dos sócios votar? Não vão poder votar facilmente os de Bragança e Angra do Heroísmo? Não poderão votar os sócios “da Diáspora”?
Esta escumalha da vigaristas anda a fazer tudo o que pode para deixar reeleger o Bruno de Carvalho?
Alguém que me explique como pensam que os telhados que têm não são todos de vidro fininho e que não vai ser possível que viremos o tabuleiro e lhes enfiemos as peças todas pela goela abaixo?
Devem ter uma na manga para vigarizarem e viciarem o jogo ainda mais à vontade.
Ser+a que esta corja pensa que nós não somos capazes de virar a mesa com eles lá em cima?
Esta escumalha6666 nem sonha o que a espera nos próximos 12 meses.
1 Agosto, 2020 at 14:19
Não. Voto contra. Nem leio nem oiço se é proposta por esta direçao acabo como comecei. Não.
1 Agosto, 2020 at 15:56
Mas quem te disse que a proposta é desta direcção?
1 Agosto, 2020 at 18:13
Pior ainda.
SL
1 Agosto, 2020 at 22:27
Sorry. É o balanço…
1 Agosto, 2020 at 14:24
Sou a favor do ivoting.
Nao sou a favor de uma proposta feita por uma equipa que ninguem sabe por quem é composta, nem vindo do R. Alves. Neste caso específico, e com muito custo, voto contra.
1 Agosto, 2020 at 16:08
És a favor do “i-voting” (como se conhece) ou és a favor do voto electrónico feito nos Núcleos, na presença de alguém que ateste a autenticidade desse voto?
1 Agosto, 2020 at 17:32
Sou a favor do I voting. Desde que correctamente implementado. Não só nos núcleos porque ha muito pessoal que não tem um nucleo onde votar.
1 Agosto, 2020 at 19:57
E como garante que o pessoal que vota em casa teve acesso ao que vai votar?
Mesmo com transmissão directa da AG central, como garante que o pessoal em casa assistiu e vai ter conhecimento de eventuais alterações que a própria AG possa introduzir aos documentos que estavam previstos ser votados?
Pior que isso, com garante que havendo a facilidade/comodidade de votar em casa, não haverá um esvaziamento das próprias AGs?
SL
1 Agosto, 2020 at 22:31
Por isso digo que sou a favor se for correctamente implementado
3 Agosto, 2020 at 2:36
Uma mudança no sistema de voto sem mudar onde se podem consultar os docs (presencialmente, em dias úteis no João Rocha com esta direção e sem tirar cópias…), ao contrário da anterior que publicava tudo (alguns diriam até de mais…) não só é incoerente como perigoso.
Uma sem a outra não faz sentido…
Segundo:
Para quem for informático, isto é óbvio para quem não for, umas trocas de nomes e critérios abaixo e é um exemplo de como se mudam votos numa base de dados em 10s… Se a tabela for grande e a ligação de rede for lenta…
UPDATE tableA SET validation_check =
(SELECT if(start_DTS > end_DTS, ‘VALID’, ”) AS validation_check
FROM tableA
INNER JOIN tableB ON name_A = name_B
WHERE id_A = tableA.id_A)
Mudem tabelaA para votos, tabelaB para “VotosCozinhados” e talvez percebam a ideia… e IdA se for “codigodebarras” ainda percebem melhor…
Nem tenho nada contra I-voting, mas sem haver uma definição técnica, lamento, proposto por estes ladroes que l estão dispenso..
E acho curioso, que se tenha tanta pressa de os aprovar… antes de se apresentar o relatório contas de 2019-20… até tenho medo do que aí vem em setembro…
1 Agosto, 2020 at 22:37
+1
1 Agosto, 2020 at 16:15
Digo isto por causa disto…
“Se o I-Voting for aprovado teremos um colchão confortável para as próximas décadas !”
1 Agosto, 2020 at 18:27
Essas palavras. Tenho muitas duvidas da veracidade das mesmas. Ate porque aquele video parecia uma montagem mal amanhada
3 Agosto, 2020 at 2:37
Já eu não tenho nenhuma dúvida que são verdade, tenham sido ditas ou não…
1 Agosto, 2020 at 14:26
Vindo da mão de quem vem só pode levar com um valente p’ró caralho !
1 Agosto, 2020 at 14:36
O rapaz do video é o Nuno Sousa (?) ?
Não era um suposto candidato?
Vejo um grande á vontade a comunicar.
1 Agosto, 2020 at 14:38
É
1 Agosto, 2020 at 15:01
E já tá a levar porrada desses jovens dinâmicos, como dizes, no Twitter
1 Agosto, 2020 at 15:12
Não tenho estado a par.
1 Agosto, 2020 at 14:58
Antes de dizerem não ouçam.
E pensem em quem está longe e sofre para caralho com o Sporting.
O Sporting ou somos todos ou então façam um clube de convívio, com bingo aos serões.
De saudar a tentativa de integrar tantos e tantos sportinguistas surdos que usam a LGP como língua mãe.
Muito bom. E estão de parabéns.
De resto, o debate, desde que construtivo nunca fez mal a ninguém
1 Agosto, 2020 at 15:01
Concordo plenamente. Fico é de pé atrás com quem lança eata ideia, mas principalmente como a lançam.
De resto, sou muito a favor do voto à distância
1 Agosto, 2020 at 16:31
Mais que quem lança a ideia, a ideia.
A Ideia faz mover o Mundo, o Sonho.
O pior é ficar parado a maldizer os barcos que partem, num miradouro e a abanar a cabeça.
1 Agosto, 2020 at 18:14
Poeta…
1 Agosto, 2020 at 15:26
Escondidinho eu também sou de longe e quem dera a muitos ter voz activa no clube,nas decisões e por aí fora,apesar de momento não ter as cotas em dia,talvez um dia volte,mas eu acho que está mais em causa ser o problema de quem teve a ideia e parece que estão com tanta pressa em implementar ao contrário de outras coisas,do que da ideia em si,digo eu..
1 Agosto, 2020 at 16:30
O I-voting é um sistema, há outros. Acho só que antes de ser entrar a matar, se deve ouvir, entender, pensar. E depois formar uma opinião. Este debate pode bem ser o mais importante desde há décadas no nosso Clube.
Não o estraguem antes de o entenderem. Só isso.
1 Agosto, 2020 at 16:46
A ideia do i-voting é boa.
Permite que qualquer sócio possa exercer o seu direito, independentemente de onde esteja.
Até aqui estamos de acordo.
O problema é que com este sistema é mais fácil fazer aldrabices do que com o voto físico (que também dá para aldrabar, não sejamos ingénuos).
Garanta-se ao máximo a segurança e validação destes votos e terão o meu apoio.
Caso contrário, não.
Esta gente já provou não ser de confiança.
“Se o I-Voting for aprovado teremos um colchão confortável para as próximas décadas !”
1 Agosto, 2020 at 17:10
Parabens Jaime, já és socio, ja podes apoiar e defender tudo o que acreditas . Muito bem.
Agora já não vais chamar criminosos aos sócios, certo?
1 Agosto, 2020 at 18:42
EU APOIO O I-VOTING.
Tão só porque nunca pude votar nos destinos do clube, pela distância que estou onde tudo se decide!
SL
1 Agosto, 2020 at 22:42
Alternativa Voto por correspondência!
2 Agosto, 2020 at 19:26
Chamarei criminosos aos sócios que cometerem crimes.
E os que cometeram o crime lesa-Sporting a 23 de Junho de 2018 são criminosos.
3 Agosto, 2020 at 8:43
Ja os denunciaste ‘a Policia? Olha que foram milhares e milhares deles…
1 Agosto, 2020 at 15:00
Agora e assim… Não!!!!
1 Agosto, 2020 at 15:02
Vou votar contra isto!
Não estou convencido da fiabilidade do processo e isso é a primeira, e maior, razão para votar contra isto.
Depois, acho que há outras alternativas que podem ser implementadas para alargar a área de votação a grande parte do país e até ao estrangeiro. Refiro-me a colocarem mesas de voto nos núcleos espalhados pelo país e pelo mundo, onde as pessoas podem ir, presencialmente, votar, como o fazem indo a Alvalade. Isto parece-me perfeitamente viável e fiável.
Há ainda outros assuntos muito mais importantes para discutir, na minha opinião.
À cabeça, a implementação da regra que um presidente para ser eleito tem de ter 50% dos votos mais 1. Se isso não acontecer na 1ª volta, tem de se fazer uma segunda volta uma semana depois – não é preciso mais tempo que uma semana.
É necessário voltar ao método de que cada Órgão Social é eleito independentemente. Não é a lista que ganha que fica no poder em todos os Órgãos Sociais. Isto é muito mais democrático, mais justo e defende muito melhor o Sporting do que o modelo defendido pelo anterior presidente e que está em vigor.
Foi esse modelo que permitiu tirar o Godinho da presidência e seria esse modelo a permitir tirar o Varandas da presidência. O modelo do Bruno não o impediu de poder ser destituído. O modelo do Bruno impede o Varandas de poder ser destituído.
Para mim é super claro qual é o modelo que melhor defende o Sporting e, principalmente, os sócios do Sporting.
É preciso rever todo o sistema de quotas, para algo que seja mais justo e que defenda as famílias onde existem vários sócios.
É preciso rever todos os Estatutos que estão bastante desactualizados e com pressupostos que, eventualmente, faziam sentido quando foram feitos mas que hoje não fazem.
O i-voting deve ser implementado, sim, quando for comprovadamente seguro e usado por outras instituições. Não há qualquer vantagem em sermos os primeiros.
A adulteração de votações é das coisas mais graves que existe e insistir na aplicação do i-voting já é abrir uma porta à desconfiança, à aldrabice e à batota. Especialmente quando, como disse, há opções mais fiáveis para espalhar a votação por todas as áreas onde há sportinguistas.
1 Agosto, 2020 at 15:15
Nada mais simples que ir fazendo as coisas gradualmente. Expande-se o voto aos núcleos e depois daqui a uns anos, quando fosse garantido que era seguro o i-voting. E para mim, só depois disto é que se implementava a necessidade de eleição com maioria absoluta.
Só um reparo no teu discurso. O que dizes sobre a eleição dos OS é verdade, mas o inverso também. O facto de o RA estar na equipa do Varandas foi uma das razões que me levou a descartar o Varandas como um bom Presidente (mesmo que me tenha recusado a ir votar). O clássico “diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és” funciona na perfeição com este modelo. Para mim há claras vantagens nestes modelo tal como há no outro.
1 Agosto, 2020 at 19:19
Tudo dito aqui.
Bem Miguel
1 Agosto, 2020 at 19:36
200% de acordo, bom comentário
1 Agosto, 2020 at 21:29
Nunca esperei ler uma cena destas tua. 🙂
Já te diferencia doutras alminhas que só aparecem para criticar.
SL
1 Agosto, 2020 at 15:06
O diabo está nos detalhes… como o vídeo bem explícita.
Penso que que deveríamos começar por entender a votação aos núcleos e reservar o I-voting para os sócios no estrangeiro.
Desconfiança em relação a qualquer proposta destes órgãos sociais.
1 Agosto, 2020 at 15:57
Sai novo vídeo às 18h a explicar detalhes
1 Agosto, 2020 at 16:53
Vai ao meu FB. Vê o que a A. publicou…
1 Agosto, 2020 at 19:20
Ok, obrigado.
Vou estar atento!
1 Agosto, 2020 at 15:07
1º problema: seria implementado por RA e pandilha.
2º problema: não é infalível.
As vantagens são todas secundárias quando se enfrentam esses 2 problemas. Tirem de lá o RA e garantam-me a infalibilidade do sistema (não precisa ser 100% seguro, mas perto disso) e terão o meu apoio. Enquanto for falível e estiver na mão de pessoas tão dúbias como as que nos governam esqueçam a distância, a comodidade etc. De que vale mesmo o meu voto à distância se um “Rui Pinto” num pc em Xabregas o pode manipular como quiser?
1 Agosto, 2020 at 15:24
Epá eu nao acredito em coincidencias……..
Entao numa altura em que todos percebemos que o rogerio quer o ivoting para controlar as ags este gajo vem fazer publicidade ao assunto?????
Epa ou é muito burro e ta a dar armas ao rogerio( e a apoiá lo sem ter noçao), ou ainda vamos descobrir que tá alinhado com estes gajos dando a ideia de estar contra eles…..
Tou me a foder se o ivoting é bom ou mau, com estes gajos nao dá pra confiar…..tirem de lá estes gajos e falamos novamente…..
Voces se votarem a favor do ivoting deviam ser nomeados de socios mais burros do mundo……..
Fodasse é que o rogerio nem precisa de se esforçar…
1 Agosto, 2020 at 15:24
Burros de merda que votar a favor fodassssse
1 Agosto, 2020 at 15:25
.I. – VOTING
SL
1 Agosto, 2020 at 15:28
Eu escrevo como eu quero caralho……..
Pelo menos nao sou burro para me deixar comer por estes gajos….
Ja voces……
1 Agosto, 2020 at 19:05
Calma, Cláudio.
Não percebeste…
O Leão de aço não estava a criticar a forma como escreveste i-voting..
Ele escreveu “.I. – VOTING”, sendo o “.I.” o símbolo so que nós fazemos com a nossa mão e dedo médio esticado. 😀
https://image.freepik.com/fotos-gratis/masculino-mao-mostrando-dedo-do-meio-em-branco_99433-2785.jpg
1 Agosto, 2020 at 22:57
SL
1 Agosto, 2020 at 15:25
Por princípio sou a favor porque “sofro na pele” quando nao posso votar- e são demasiadas vezes, quero poder votar, quero poder afirmar aquilo que considero ser melhor para o Clube em ada momento.
O facto de ser com este ou outro CD nao me deixa nada de pé atrás, ninguem garante que nao existam mais “Rogerio Alves” no futuro por isso esse argumento para mim nao é relevante.
Concordo com muitas das opiniões do Tasqueiro Alvaro – muitas delas nesta proposta – e, por exemplo, uma das formas de diminuir possivel interferência externa seria a obrigatoriedade de registo, para socios residentes/nesse momento no Estrangeiro com evidencias claras e inequivocas do mesmo.
A parte das vocações após discussao, da transmissao das AG’s, mesmo da discussao e disponibilização de documentos sao tecnicamente bastante simples de resolver, nao será por aí.
E como este Candidato diz o próprio i-voting abriria bastantes possibilidsdes como a figura do referendo ou a participação facilitada em multiplas eleicoes presidências para confirmação de maioria absoluta (alterações que também defendo à bastante tempo).
Se houver fiabilidade tecnica (e é apenas por aqui que votarei sim ou não), escrutínio, independência entao nao vejo porque não.
SL
PS: como digo sempre, venham de lá as propostas para poderem ser analisadas e discutidas.
1 Agosto, 2020 at 21:21
O porrinho que me explique como pode votar numa AG de Orçamento em que não leu o Orçamento (porque está no Médio Oriente e o Orçamento só é disponibilizado fisicamente, para consulta na Secretaria do Clube) ou em que nem sabe se foram ou não introduzidas alterações, durante a própria AG, aos documentos a ser votados, ou se existem novos documentos a votação introduzidos durante a AG? Isto para citar apenas alguns exemplos. Podia dar-lhe mais uma dúzia de eventos que podem alterar uma AG e que requerem, por isso, acompanhamento da mesma.
SL
1 Agosto, 2020 at 23:33
Gri gri gri gri….
3 Agosto, 2020 at 8:44
Consegues, uma vez que seja, acrescentar algo a uma discussao que seja ou so’ andas mesmo aqui para meter nojo? Se for para isso digo-te que tens sido bem sucedido…
2 Agosto, 2020 at 1:04
O Álvaro tem de ler melhor o que eu escrevi. Mas ler mesmo, nao é passar os olhos por cima.
2 Agosto, 2020 at 14:23
Caro Álvaro, essa questão tem que estar no Regulamento, claramente definindo que, os anexos às convocatórias têm de ser disponibilizados com 15 dias de antecedência por via eletrónica aos sócios, bem como o meio como se podem colocar as questões aos OS e como as respostas serão dadas.
Já quanto aos requerimentos apresentados podem muito facilmente serem transmitidos por via eletrónica e as AGs serem transmitidas pelo site, APP, ou Sporting TV.
Bem sei que discordamos num ou noutro ponto mas havemos de chegar a consenso.
SL
2 Agosto, 2020 at 20:00
E está nos Estatutos e no regulamento. Até nem se pode dizer que RA ou o CD não cumpriram os Estatutos nesta matéria. o que me faz confusão é que uma questão muito mais ARCAICA que a do voto à distância ainda não foi alterada e já estão a propor esta (falo de RA).
Mais, mesmo alterando essas questões nos Estatutos e clarificando os Regulamentos para GARANTIR A DEMOCRATICIDADE DAS AGs E A DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO, como poderá alguém garantir que quem vota em casa vota tendo assistido à AG? Quem controla isso? Se não controla e não garante então também não está a garantir que todos os votos são votos em AG (excluo as AGs Eleitorais que não têm nada para seguir, a não ser o próprio acto do voto). Porque é disso que estamos a falar: do alargamento do voto EM ASSEMBLEIA GERAL. Se está em casa não está em assembleia Geral. Já o voto à distância presencial nos Núcleos, Filiais e Delegações pode assegurar que os votantes acompanharam os trabalhos da AG, uma vez que esta rede funcionará como uma extensão física monitorizada da AG Central. Aí apenas se colocará o facto de os participantes nas “extensões de AG” apenas poderem intervir nos actos de votações; mas será assegurada que é uma intervenção informada (façam lá o que fizerem com a informação a que acederam ou interpretem como a interpretarem.)
Assembleia é Reunião. Associativismo é Junção Organizada. Votar em casa contraria o princípio básico do associativismo e nunca será votar em AG.
Nem sei se é legalmente admissível esse voto em AGs não eleitorais.
Um abraço e saudações leoninas
2 Agosto, 2020 at 14:37
“Podia dar-lhe mais uma dúzia de eventos que podem alterar uma AG e que requerem, por isso, acompanhamento da mesma.”
Tudo o que for proposto e aprovado no ponto “Outros assuntos de interesse geral”, por exemplo.
3 Agosto, 2020 at 8:47
E porque nao hao-de ser acompanhados? tens alguma ideia? Qual e’ a diferenca desse ponto para os outros “ordinarios” da assembleia?
A discussao e’ sobre como “democratizar” o acesso e a participacao nas assembleias, nao e’ sobre o grau de atencao com que se participa nas mesmas. Se fores fumar um cigarro durante uma assembleia, es desqualificado de votar? E se fores fumar 10?
Vamos ser praticos e trazer ideias para a mesa, ideias que possam ser discutidas; com copy-pastes constantes nao vamos la…
2 Agosto, 2020 at 14:34
“A parte das vocações após discussao, da transmissao das AG’s, mesmo da discussao e disponibilização de documentos sao tecnicamente bastante simples de resolver, nao será por aí.”
Não são assim tão simples, Porrinho.
Porque não fazem eles isso agora?
O problema é que esta malta que lá está que implementar, por uma lado, o i-voting, mas por outro obriga os sócios a consultarem in loco os documentos, ao invés de os enviarem via correio electrónico ou permitirem que os mesmos possam ser acedidos electronicamente no site (com acesso apenas autorizado aos sócios, claro).
Temos que ver o i-voting num “bolo” de alterações que impliquem que os ócios possam ter acesso a toda a documentação pertinente para os assuntos em votação.
2 Agosto, 2020 at 14:34
*quer implementar
2 Agosto, 2020 at 21:18
Estás a confundir alhos com bugalhos…
1 Agosto, 2020 at 15:25
“Quem”
1 Agosto, 2020 at 15:38
Bom vídeo e boa iniciativa.
1 Agosto, 2020 at 15:38
E parabéns pela postura construtiva e pela coerência.
2 Agosto, 2020 at 14:24
Em nome da equipa obrigado.
Bom incentivo para continuarmos.
1 Agosto, 2020 at 15:45
Vem aí a trela para colocar no pescoço do Leão.
SL
1 Agosto, 2020 at 15:56
Não se esqueçam que depois vem a AG de decisão da venda da sad.
Isto com i-voting, claro.
1 Agosto, 2020 at 15:58
Ahahahahahah Bingo!
1 Agosto, 2020 at 16:06
Não confio em quem está à frente do clube para dizer sim ao i-voting. Percebo os anseios de quem não vive em Lisboa, mas tenham lá paciência e aguardem mais um bocadinho. Esta gente é desonesta! Não consigo confiar. Se se faz marosca com votos presenciais, quanto mais com i-votings…
Venha de lá a assembleia de aprovação do orçamento, a aparentemente cada vez mais inevitável eleitoral logo a seguir, e depois, então, de cabeça limpa, gente nova à frente dos destinos do clube, discuta-se esse assunto. São 106 anos a votar presencialmente ou por correspondência, aguente-se mais um aninho ou dois. O pessoal de norte a sul do país que faça o sacrifício de comparecer em massa nas duas próximas assembleias para salvar o Sporting com os seus votos. Discuta-se o i-voting depois.
ESSA NÃO É A PRIORIDADE ATUALMENTE!
#AcordaSporting
1 Agosto, 2020 at 16:10
Concordo que nao seja a prioridade, completamente, mas é um assunto demasiado importante para nao ser discutido e aprofundado com bastante antecedencia, é estruturante e com diversas ramificações/implicacoes.
Em relacao ao trabalho deste CD não é preciso perder muito tempo a discutir…
SL
1 Agosto, 2020 at 16:14
Discutido e aprovado, só em assembleia. E há duas que têm que acontecer antes dessa, com o método de votação atual. Sem códigos de barras, que, para mim, não servem para saber quem é que votou o quê ou em quem, mas os “votantes” que podem ser adicionados aos que o fizeram efetivamente para alcançar os resultados pretendidos.
1 Agosto, 2020 at 16:11
Já agora, não percebo o receio de que o pensamento de cada um seja público. Juro que não percebo. Qual é o problema de perder o anonimato, caramba? Os tempos da pide já acabaram, bolas. Têm medo do quê? Por mim, votação, até devia ser de braço no ar! Uma pessoa, um voto! Às claras! Eh!
1 Agosto, 2020 at 16:16
Também nada contra, assumo sempre o que penso – quero é poder votar!
SL
1 Agosto, 2020 at 16:12
106 anos… óvalhamenossassenhora…
1 Agosto, 2020 at 16:13
Este gajo não era o candidato novo? Está a fazer propaganda a isto porquê?
1 Agosto, 2020 at 22:02
Porque sempre defendeu isso e está a ser coerente.
E até explicita ALGUMAS (para mim insuficientes) pré-condições para garantir uma maior democraticidade das AGS e fiabilidade do Voto.
Não vejo que seja por aí que se deve criticar ou apoiar a iniciativa.
A oportunidade, na minha opinião está em já demarcar aquilo que todos devem exigir para eventualmente aprovar o I-Voting; e que não são condições garantidas por este CD ou por esta MAG.
No fundo está a dizer: MESMO QUEM DEFENDE O I-VOTING (como ele) NÃO PODE ACEITAR O QUE ESTÁ PROPOSTO NESTA ALTERAÇÃO AOS ESTATUTOS PORQUE NÃO GARANTE QUE AS VOAÇÕES SEJAM FEITAS EM CONSCIÊNCIA, NÃO GARANTE A DEMOCRATICIDADE DO FUNCIONAMENTO DAS AGs, NÃO GARANTE O ACESSO UNIVERSAL À INFORMAÇÃO SOBRE OQUE SE VAI VOTAR E NÃO GARANTE A TOTAL FIABILIDADE, CREDIBILIDADE E VALIDAÇÃO INDEPENDENTE DO SISTEMA.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: atenção que eu não defendo a mesma proposta que o Nuno Sousa.
Mais do que o alargamento geográfico do VOTO em AG, o que eu defendo é o ALARGAMENTO GEOGRÁFICO DA AG.
Como?
Fazendo os mais de 300 Núcleos, Filiais e Delegações SCP (N,F,D-SCP) funcionar como “extensões físicas” da AG “central”, com as seguintes condições:
1 – a todos os sócios SCP seria disponibilizada (em anexo do e-mail de convocatória da AG) toda a documentação prévia pertinente à AG;
2 – os N,F,D-SCP emitiriam convocatória complementar aos seus associados (podendo também anexar a documentação) informando que a sua sede funcionará como extensão física da AG convocada pela MAG do SCP com o mesmo horário e a mesma Ordem de Trabalhos
3 – A MAG e o CF do N,F,D-SCP serão responsáveis por garantir as condições de acompanhamento integral dos trabalhos da AG central (via Sporting TV e/ou streaming)
4 – Todo o Sócio SCP que se apresente no N,F,D-SCP com o respectivo cartão de associado poderá participar na extensão física da AG, sendo a sua condição de votante validada electronicamente (condição do sistema) e deverá assinar o livro de presenças, não necessitando ser sócio do N,F,D-SCP;
5 – Os terminais de votação serão remotamente validados pela entidade independente que valida o sistema de voto electrónico à distância
6 – quer na AG Central, quer nos N,F,D-SCP, as votações só se iniciarão após encerrados os respectivos debates na AG Central .
7 – a conferência dos números de votos validados em cada N,F,D-SCP é acompanhada pelo respectivo MAG/CF em conjunto com elementos da entidade independente que valida o processo
1 Agosto, 2020 at 16:27
Arranjem maneira de votar na porra dos Núcleos, com regras parecidas com as das eleições, PONTO FINAL. Isto do I-voting é uma mão cheia de nada
1 Agosto, 2020 at 16:30
Epá isto não é normal, no 1º vídeo a explicar o movimento eu sou foi lançado na altura que a direcção também arrancou com a campanha eu sou. Agora o 2º vídeo sobre o i voting lançado dias depois da direcção começar também a falar na sua implementação.
1 Agosto, 2020 at 16:35
Lá está coincidencias……
Pelo menos nao sou o unico a ver isso…..
Se fizessem um teste de qi entre nós e os adeptos do carnide ou do porto havia de ser uma coisa gira…….
Ninguem come gelados como nós…
2 Agosto, 2020 at 12:22
o movimento Sou Sporting arrancou há um ano. O Eu Sou foi a campanha escolhida pela direcção do Sporting para fechar a época e lançar a seguinte, curiosamente poucos dias depois de desse movimento ter saído o nome de Nuno Sousa como candidato às eleições de 2022
o movimento Sou Sporting apresentou uma proposta concreta para a discussão do tema i-Voting há um ano, tendo em vista o Congresso Leonino que iria ter lugar em Beja. O Congresso foi adiado eternamente e numa altura em que a direcção resolve puxar o tema da gaveta, é capaz de fazer sentido deixar claro quais as ideias apresentadas por esse movimento
3 Agosto, 2020 at 12:57
Posto assim, as coisas já batem certo.
Faz todo o sentido esclarecer, e o que fica claro mais uma vez é que as propostas da direcção são pouco claras e sem rigor. A apresentação do movimento Sou Sporting nem tem comparação de tão superior que é.
1 Agosto, 2020 at 16:33
Completamente a favor do ivoting mas nunca com esta direçao…..
Burros de merda quem votar nisso…
1 Agosto, 2020 at 16:38
Enquanto não divulgarem a constituição do grupo de trabalho, o relatório que elaboraram e os pareceres dos especialistas que foram consultados (foram?) nem há hipótese de discutir o assunto, quanto mais votar isto.
1 Agosto, 2020 at 19:24
É isto. Mostrem a validade da proposta e acima de tudo a segurança da mesma.
Só a partir daí é que pode haver discussão.
2 Agosto, 2020 at 14:44
Ireland, deixa-me acrescentar o regulamento da AG eleitoral como ponto fulcral. Não é só a tecnologia que se discute mas todo o processo e controlo do mesmo.
Recordo o que diz no vídeo como principios gerais:
1) votação apenas após discussão
2) comissão eleitoral e de controlo de voto sem presença de PMAG e sem ninguém em conflito de interesses com os mesmos
3) entidade independente de competência técnica reconhecida para auditar e certificar os resultados (pode ser por exemplo uma Universidade, Centro tecnológico, nacional ou internacional)
1 Agosto, 2020 at 16:39
https://www.facebook.com/luismatos66/videos/10217755974346637/
1 Agosto, 2020 at 16:42
E como nao considero o cherba um gajo estupido……..bem pelo contrario pela maneira como escreve só pode ser um gajo inteligente, começo é a achar que tu cherba tas feito com esta direçao……
Se me quiseres expulsar tas á vontade, pelo menos digo tudo o que tenho pra dizer……..perdido por cem, perdido por mil……………
Entao estamos em guerra com esta direçao e tu fazes publicidade a uma cena que a ser implementada por esta direçao vai-nos levar a perder o clube???
De burro nao tens nada por isso……
1 Agosto, 2020 at 17:21
Vai apanhar sole beber uma, pá.
Estás a precisar.
1 Agosto, 2020 at 17:28
Vai tu…….
1 Agosto, 2020 at 17:32
Já fui.
E já vim.
1 Agosto, 2020 at 19:48
Caro Cláudio, não me cabe o papel de defender o Cherba, digo isto apenas porque me identifico plenamente com as tuas observações e prioridades, mas neste caso não posso concordar.
A tasca do cherba é um local para debate, análise ou simplesmente desabafar sobre todos os assuntos relacionados com o Sporting, repito todos os assuntos, não é um blogue de guerra contra o Varandas.
Apesar da maior parte de nós estar de facto em guerra, eu pelo menos estou e o meu único objectivo é tirar de lá esta abecula, mentiroso e ladrão, este blogue é transversal a isso, é pelo menos a minha opinião. Abraço e Saudações leoninas
1 Agosto, 2020 at 20:39
Rodrigo respeito muito a tua opiniao mas para mim chega……..nao é so aqui que noto uma pasmaçeira e um “deixa andar” inacreditavel relativamente ao momento que o sporting atravessa…….é em todo o lado……ninguem se mexe e sozinho nao faço nada, para mim chega……….as pessoas nao perceberam que vivem uma geraçao em que nunca tiveram tao perto de perder o clube como agora. Vi o que aconteçeu aos adeptos do valencia, do aves, do beira mar e tenho um amigo meu que é adepto do belem e o que ele está a passar nao é bonito………..
Dizes que isto nao é um blog de guerra ao varandas e compreendo isso mas neste momento nao ha meio termo…….ou es a favor ou és contra……..nao ha espaço para muros……
E como ja nao me identifico com este blog vou deixar de comentar aqui…
Saudaçoes leoninas
1 Agosto, 2020 at 17:16
Porque “i” e não “e” como em tudo o que é digital? Vamos votar só com produtos Apple?
Compreendo que nem todos entendam o mesmo de tecnologia, mas é possível construir um sistema de voto digital, distribuído, sem possibilidade de fraude, pelo menos não detectável. É assim que as cripto funcionam, entre outras coisas. Toda a actividade económica é sustentada por tecnologia e não creio que tenha sido causa de aumento de fraude, pelo contrário.
Sendo os implementadores quem são, sabendo que as escolhas serão deles, subscrevo o receio da maioria da tasca. Quem nem audita externamente eleições, faz auditorias forenses que manda para jornais, faz golpadas mediáticas e malabarismos financeiros vergonhosos não pode ser o obreiro deste sonho.
1 Agosto, 2020 at 17:20
Fdx, quero chumbar qualquer AG do Sporting, para que fique claro o fim de linha para esta direcção.
Agora, o apoio e iniciativa de outras listas a esta discussão, está a minar o meu propósito.
Concordo com o I-Voting.
1 Agosto, 2020 at 17:28
Completamente a favor. Uma grande instituição Nacional, como o Sporting, com sócios e adeptos em todo o país e quase em todos os países, não pode estar dependente apenas das decisões daqueles que moram em Lisboa.
Quem tem medo da democracia? Quem continua a achar que uma tão grande instituição, pode estar dependente de por vezes meia dúzia de sócios e até de algumas organizações dentro do clube que podem tomar de assalto qualquer AG?
Sou da opinião que as AGs devam ser efetuadas da mesma forma, isto é, com presença de quem queira ali estar e de se fazer ouvir, mas também possam ser acompanhadas por quem está longe e tem tanto interesse no clube como aqueles que estão presentes.
É muito triste entrar hoje num lugar, onde tenho bebido sportinguismo durante tantos anos e ver apenas insultos e parvoíces. Podemos gostar ou não de uma direção, até achar que é a pior de sempre, mas confundir isso com o Sporting não é de sportinguista.
Antes de eu nascer, antes do Varandas ou do Bruno terem nascido, já havia Sporting e pela parte que me cabe como sócio, depois da minha morte, continuará a existir.
Confundir tudo só pode ser de gente que tem pouca experiência da vida ou de gente mal intencionada que é tudo menos sportinguista.
Discutir um sistema que mais tarde ou mais cedo, vai fazer parte de todos os sistemas eleitorais, em todas as instituições deve ser um motivo para melhorar a vida democrática do clube e se alguém pensa que para mudar alguma coisa o pode fazer pela força e não pela atuação democrática de TODOS os sócios está muito enganado, para mudar é preciso que todos possam votar, mas para isso também é necessário ser sócio.
1 Agosto, 2020 at 17:38
“não pode estar dependente apenas das decisões daqueles que moram em Lisboa.”
Não está. Digamos que têm a vida bem mais facilitada, mas não está dependente apenas dos que moram em Lisboa.
2 Agosto, 2020 at 22:07
Mas como garantes que quem está longe, EM CASA, está a acompanhar o que se passa na AG?
Alguém é capaz de explicar claramente, com um título, a alteração aos Estatutos que vais ser proposta?
Leiam o comunicado de há 2 dias do “grupo de trabalho” (vulgo: “grupo” é Rogério Alves e “trabalho” é eufemismo que aquilo já estava tudo cozinhado há 9 meses na reunião que o CD fez com representantes de alguns núcleos no Dia dos Núcleos em Alvalade). O que é que o “grupo” vai propor? A “introdução do sistema de I-Voting nas assembleias gerais do Sporting Clube de Portugal;” (cito).
Que fique bem sublinhado NAS ASSEMBLEIAS GERAIS.
Para que se perceba o paradoxo: o alargamento do voto NAS ASSEMBLEIAS GERAIS passará a poder ser feito … EM CASA!!?
Isto não será a NEGAÇÃO da própria ESSÊNCIA das Assembleias Gerais?
Não será isto a NEGAÇÃO da própria NATUREZA do ASSOCIATIVISMO.
Estamos a promover o “alargamento” da “democracia” das AGs, promovendo o seu esvaziamento?
Promover o voto nas AG feito em casa, em qualquer lugar, é promover que o individualismo se sobreponha ao Associativismo.
Procurem o significado de Assembleia para entenderem o absurdo de uma tal proposta.
Procurem a origem do associativismo e a sua finalidade para compreenderem que isso será uma subversão dos seus princípios
Chamem-lhe I-Voting, chamem-lhe voto remoto universal, dêem-lhe o nome pomposo o estrangeirado que quiserem. O que não será, DECERTO, é voto numa Assembleia Geral.
Nem me interessam as garantias de certificação, de fiabilidade de inviolabilidade de um sistema XPTO que é encriptado e reencriptado em bloco e em cadeia. Pode ser o que for mas numa Assembleia Geral não Eleitoral NÃO É ACEITÁVEL.
E não me venham com a história dos Sócios que estão longe de qualquer Núcleo.
Esses poderão vir a ficar com a garantia de poder votar electronicamente à distância em qualquer lugar (I-Voting) quando uma AG Extraordinária para aprovar alterações Estatutárias aprovar o I-Voting EXCLUSIVAMENTE PARA AS ASSEMBLEIAS GERAIS ELEITORAIS. Porque essas são as únicas Assembleias em que a Ordem de Trabalhos se resume ao acto de votar. E em que a disseminação e apreensão dos conteúdos se faz até antes do seu início e por vias que não requerem obrigatoriamente (ou pelo menos exclusivamente) acção associativa do Clube (embora haja o dever de divulgar em igualdade de circunstâncias, nos meios de comunicação do Clube, os manifestos, projectos, propostas e composição das diversas Listas de Candidatos). E até existe a garantia de verificação e monitorização por parte dos diferentes candidatos.
Mais do que isso (que será um muito importante passo), que me desculpem, só nos Núcleos Filiais e Delegações
do SCP (NFD-SCP).
Porque todas as outras Assembleias Gerais (não eleitorais) requerem que o Voto só seja feito com a garantia de que houve acompanhamento dos trabalhos da AG. E isso em casa ninguém GARANTE, porque esse acompanhamento não é monitorizado. E não acompanhando os Trabalhos da AG não estará a votar em AG.
Diferente será se as sedes e as estruturas dos NFD-SCP forem usadas como “extensões” físicas da AG “central” (com a mesma O.T., o mesmo horário, o acompanhamento directo via TV ou streaming dos trabalhos e as votações ocorrendo em simultâneo). Porque aí a GARANTIA de que o Voto é antecedido do acompanhamento dos trabalhos da AG é monitorizada e “validada” por a MAG e o CF desses NFD-SCP. O voto é electrónico mas presencial, tal como na AG “central”.
É bom que TODOS os sócios percebam essas diferenças e essas nuances e que elas não simples minudências ou picuinhices formais. Elas derivam da DEFESA DO ASSOCIATIVISMO LEONINO E DA MANUTENÇÃO DAS ASSEMBLEIAS GERAIS COMO EXPOENTE MÁXIMO DE AFIRTMAÇÃO DO PODER DOS SÓCIOS.
Um abraço e saudações leoninas
1 Agosto, 2020 at 17:32
Eu sou contra o i-voting, da mesma fora que fui contra a alteração estatutária proposta no tempo de BdC e que permitiu que o CDF passasse a ser composto só por elementos da lista vencedora. Ou seja, voto contra independentemente de quem esta à frente do clube num dado momento poder merecer, ou não, a minha confiança, se aquilo que é proposto significar deixar uma porta aberta para que outros no futuro possam usar as alterações antes aprovadas em prejuízo do clube, tornando-o assim menos democrático e livre.
A obsessão da actual direcção com o tema do i-voting numa altura em que enfrentamos tantos problemas cuja resolução é tão mais premente do que este assunto, é reveladora das intenções pouco salutares dos proponentes. Mas ainda que fossem outros, a fiabilidade e segurança (ou falta delas) do sistema continuaria a ser a mesma, daí que o meu voto continuaria a ser obviamente contra.
Como se diz em Alvalade , quando os resultados roçam o miserável, como este ano “JOGUEM À BOLA! PALHAÇOS, JOGUEM À BOLA!”. É só isto que deve preocupar agora a Direcção.
SL
1 Agosto, 2020 at 17:33
Pela amostra, isto já passou. Enfim, façam o que quiserem. Reclamam, reclamam mas até gostam.
1 Agosto, 2020 at 17:38
Para falar com toda a franqueza, não domino as novas tecnologias…
Mas acho que deve ser tomada alguma medida …
Para possibilitar a alguns milhares de sócios o seu direito a votar, sem terem que fazer centenas ou milhares de quilómetros, que na maior parte das vezes…se torna numa impossibilidade…
Sou dos que não “acredito em tudo…mas também não duvido de toda a gente…”
Acredito que “quem está dentro do conhecimento” destas tecnologias, conhecerá também certamente…os meios necessários para a sua fiscalização…
Eu concordo…
E votarei na sua aprovação (ou noutra “que se prove” ser mais fiável e acessível a todos…)
Sporting Sempre…!
1 Agosto, 2020 at 17:58
Sábias palavras Max, sábias palavras.
SL
1 Agosto, 2020 at 22:11
E como garante que o pessoal que vota em casa teve acesso ao que vai votar?
Mesmo com transmissão directa da AG central, como garante que o pessoal em casa assistiu e vai ter conhecimento de eventuais alterações que a própria AG possa introduzir aos documentos que estavam previstos ser votados?
Pior que isso, como garante que havendo a facilidade/comodidade de votar em casa, não haverá um esvaziamento das próprias AGs
SL
1 Agosto, 2020 at 18:38
Eu trabalho na área e não é infalível, como tudo, depende de €…
Se o fosse já não teria sido implementado na grande maioria das eleições a nível mundial?
Proposto agora e ainda para mais por estes gajos? É para esquecer…
Votação nos núcleos com representantes de todas as listas e resultados divulgados publicamente por cada núcleo. Para já seria assim.
SL
1 Agosto, 2020 at 22:20
RiBas
O pior é que nem estão a falar só das AGs eleitorais.
É do Voto em TODAS as AGs.
“Na comodidade do sofá,onde quer que esteja” … e a AG fica aonde mesmo?
Passa a ser o quê?
Quem garante o debate? quem garante o acesso a esse debate (informação ; voto informado)?
Quando nem a informação-documentação básica é HOJE garantida TODOS (nem a 1%) os que vão assistir presencialmente às AGs em Lisboa!! (Nas última AGs de Contas e Orçamento apenas 6 sócios tiveram acesso aos documentos (que só estiveram disponíveis menos de 48 horas antes do início da própria Assembleia. E começaram a votar nessa AG ainda não tinham começado as intervenções!!!
Se HOJE, COM ESTE PMAG, nem as AGs físicas e centralizadas funcionam democraticamente, que garantias de fiabilidade podem oferecer para um I-voting Universal??
SL
1 Agosto, 2020 at 17:47
O Jaime Grilo já referiu por diversas vezes as palavras do Ricardo Agostinho:
“Se o I-Voting for aprovado teremos um colchão confortável para as próximas décadas!”
#AcordaSporting
1 Agosto, 2020 at 19:14
Se os deixarem manobrar o i-voting.
Se for devidamente escrutinado e validado por entidades independentes, será uma boa ideia a implementar.
Perigosa, pois esta gente já mostrou do que é capaz para ficar no poder.
Mas, num mundo de gente honesta, o i-voting é uma boa medida a implementar.
1 Agosto, 2020 at 18:33
Se esta merda passa então é que esta corja nunca mais de lá sai até venderem a SAD… Não tenham dúvidas…
Eu não consigo perceber é como é que possível o FV e o RA ainda terem as rótulas no sitio, então as claques não eram grupos de delinquentes e criminosos?
SL
1 Agosto, 2020 at 18:38
Estou enganado ou a mensagem do Movimento Sou Sporting é composto de dois vídeos. Logo só opinarei quando for distribuído o segundo vídeo que me parece importante.
1 Agosto, 2020 at 18:58
Artigo de um cientista da computação de Stanford sobre o voto na internet (i-voting).
https://engineering.stanford.edu/magazine/article/david-dill-why-online-voting-danger-democracy?fbclid=IwAR3wGSENvzCYEFUnyaxB74rATgECMfeQGACfaR5SjNMhIunBZCz7k6x93_E
« Se, como um número cada vez maior de pessoas, você estiver disposto a confiar na Internet para proteger as suas finanças, pastorear a sua vida amorosa e talvez até conduzir o seu automóvel, poder votar on-line pode parecer o passo seguinte mais lógico, embora atrasado.
Não há mais tempo fora do seu dia de trabalho para viajar para um local de votação apenas para ficar numa longa fila.
Em vez disso, tão fácil como pedir boleia, você pode agarrar no telemóvel, votar e seguir o seu dia. Parece óptimo, certo?
“Absolutamente não!”, diz David Dill, professor de ciência da computação de Stanford. De fato, a votação on-line é uma ideia tão perigosa que cientistas da computação e especialistas em segurança são quase unânimes em oposição a ela. »
1 Agosto, 2020 at 19:07
SportingPopular
@SCPPopular
·
1 h
Quando temos a pior Direcção da história, que chegou ao poder de forma ilegítima, porque
@NSousa76
se candidata a 2022 e não luta para fazer cair uma gestão que a cada dia afunda mais o clube. Isto foi perguntado ao entrevistado? É disto que se trata.
Bruno de Carvalho
@BrunodC72
·
6 min
Ok, respondo eu. O nuno sousa não é candidato a nada. Está a marcar presença para ser “cooptado” na lista de “salvação nacional” que emanará do leonino. (Cont.)
Bruno de Carvalho
@BrunodC72
·
6 min
E como as pessoas fixaram como objectivo a destituição pela destituição, e não a reposição de justiça, voltando a colocar no SCP quem já deu provas, andam aos pinotes e mortais para ver se são “abençoados” com um milagre….
Bruno de Carvalho
@BrunodC72
·
3 min
E é por eu dizer as verdades que dizem logo que estou numa “espiral auto-destrutiva”… Que façam as pessoas de tolinhos… problema deles e das pessoas que vão na “cantiga”… Agora a mim? Têm de comer muita papa cerelac para me enganarem novamente!
1 Agosto, 2020 at 19:14
Não acordem não.
1 Agosto, 2020 at 19:21
Até faz algum sentido, embora não sei qual é a tua opinião sobre o que o “maluco” escreveu, pois não gostas dele.
1 Agosto, 2020 at 19:24
A minha opinião? Que para ele, ninguém presta. Todos sao cooptados. Só ele é que é o impoluto.
1 Agosto, 2020 at 19:28
Ou seja, não concordas com os comentários que transcreveste.
1 Agosto, 2020 at 19:38
Não. Era mais para demonstrar que nem o Nuno Sousa se escapa.
1 Agosto, 2020 at 19:38
Alias, nem o Nuno Sousa nem o leonino.pt.
Vai tudo corrido
1 Agosto, 2020 at 19:45
Mas não deixa de fazer sentido o que ele escreveu.
Não estou a dizer que é ou não é verdade.
Apenas estou a dizer que não é descabido aquele raciocínio.
“Vujacic
1 Agosto, 2020 at 16:30
Epá isto não é normal, no 1º vídeo a explicar o movimento eu sou foi lançado na altura que a direcção também arrancou com a campanha eu sou. Agora o 2º vídeo sobre o i voting lançado dias depois da direcção começar também a falar na sua implementação.”
1 Agosto, 2020 at 20:05
Não vejo sentido nenhum no que ele escreveu. O N. Sousa passou de ser um gajo que entregou assinaturas pelos Leais a um gajo cooptado. Não consigo ver o sentido aqui.
1 Agosto, 2020 at 19:52
Se nesta altura do campeonato… tu ainda sentes necessidade de vir aqui tentar demonstrar aquilo que pelos vistos tu achas serem os defeitos, as fragilidades de BdC…, está tudo dito em relação ao teu personagem! Afinal o homem foi destituido e expulso de sócio, nem conta para o totobola…és mesmo um sabujozinho do mais mesquinho que há! Sabujo não chega a viscondinho….
A verdade é que as questões que ele aborda são bem pertinentes!
Hoje e senpre!
https://youtu.be/_jxnkt4K3qc
1 Agosto, 2020 at 20:03
São pertinentes porquê? Porque é tudo uma cabala. É tudo uma golpada. Qual a necessidade de vir atacar o Nuno Sousa ou o Leonino? Nenhuma. Só na cabeca dele é que isto faz sentido.
1 Agosto, 2020 at 20:05
A verdade é que todas as cabalas se têm vindo a concretizar…todas! Veremos o que nos reserva o futuro quanto a mais está… a minha opinião está formada.
1 Agosto, 2020 at 20:03
A sonsice… a hipocrisia… a falsidade… a filhadaputice em pessoa…
Era mais para demonstrar que nem o Nuno Sousa se escapa.
… os sportinguistas verdadeiros, que viram, expuseram e avisaram da golpada, após a consumação da mesma, tivemos chatices e cortes de relação com amigos e familiares por apoiarem o golpe que deram no clube e em especial ao seu Presidente… mas isso somos nós, a escumalha… porque a puta da amiguinha desse ns estar diariamente a destruir o Sporting com mentiras nunca poderia abalar uma amizade tao intima…
GANHA NOÇÃO ÓH ESTERCO…
1 Agosto, 2020 at 20:04
Os verdadeiros Sportinguistas. Gosto muito desta designação que atribuis a ti mesmo. Se os verdadeiros fossem a merda que tu és, eramos o benfica.
1 Agosto, 2020 at 23:15
Já não vinha aqui há algum tempo e não estou arrependido ..
É só esterco…
1 Agosto, 2020 at 19:10
Uma almofadinha para os próximos anos.
1 Agosto, 2020 at 19:42
Cada cavadela, sua minhoca.
Já me está a faltar o saco para comentar estas notícias e perder tempo a pôr a nú as intenções desta escumalha.
O voto universal informático não vai permitir à esmagadora maioria dos sócios votar? Não vão poder votar facilmente os de Bragança e Angra do Heroísmo? Não poderão votar os sócios “da Diáspora”?
Esta escumalha da vigaristas anda a fazer tudo o que pode para deixar reeleger o Bruno de Carvalho?
Alguém que me explique como pensam que os telhados que têm não são todos de vidro fininho e que não vai ser possível que viremos o tabuleiro e lhes enfiemos as peças todas pela goela abaixo?
Devem ter uma na manga para vigarizarem e viciarem o jogo ainda mais à vontade.
Ser+a que esta corja pensa que nós não somos capazes de virar a mesa com eles lá em cima?
Esta escumalha6666 nem sonha o que a espera nos próximos 12 meses.
1 Agosto, 2020 at 22:32
Vendam mas é a sad de vez e deixem o clube para os sócios.
1 Agosto, 2020 at 22:56
Bandeiras negras nas janelas #Varandasout