Houve um vendaval em 2013, mas despenteava o risco ao lado dos viscondes, croquetes e gente de bem do CDS por isso mandou-se tudo às malvas e agora temos um caixão hermético onde não passa brisa. Seja brisa democrática, vencedora ou simplesmente um sopro dos adeptos e sócios.
Quando for a enterrar ainda mais hermético vai ser.
Sai um cafezinho e um pastel de nata estaladiço. Sem canela, que diz que acumula no apêndice e tenho andado bastante maldisposta e enfartada de há dois anos para cá. O que eu puder evitar… Bom, bom, seria retirar o apêndice, mas diz que, pelo andar da carroça, só vai poder acontecer daqui a dois anos. 🙁
Daniel Podence: “Foram 13 anos de Leão ao peito, dos quais eu tenho o maior orgulho e estarei eternamente grato. Eu cresci no Sporting. A minha formação pessoal e desportiva devo-a ao Sporting”
Bom dia.
Acerca da proposta para a implementação do i-voting, fico muito mais tranquilo com a isenção demonstrada pelo CD, relativamente à proposta do grupo de trabalho liderado pelo advogado do jj:
“O Conselho Directivo irá agora em plenário analisar a proposta apresentada e, em caso de aprovação” (…)
Parece que ontem foi mais um belo dia de união, crença e fé neste sportinguezinho:
“Hoje tive que ir a Alvalade para tratar de um assunto da natação da minha filha mais nova. Quando passei à porta estava uma longa fila de pessoas. Por momentos pensei: “o puto estupido demitiu-se…”. Mas não, não era isso. As pessoas estavam ali pq parece que hoje começava o reembolso de dinhero das Game Boxes, do ano passado. Pensei cá para mim: “….mas se o badameco não paga a ninguém como vai reembolsar os sócios ?!?” Segundo percebi, parece que ainda havia outras possibildades para os sócios, como poderem doar o dinheiro ao clube ou seja, ao míudo e aos seus amigos ou então transformarem esse crédito num voucher para compras na loja do Clube. Como não estava para esperar numa fila tão grande, desloquei-me à porta para perguntar ao segurança sobre qual seria a melhor hora e dia para lá ir tratar do meu assunto, ao que ele me respondeu “..não lhe sei dizer pq desde manhã isto tem sido uma loucura de gente a pedir o seu dinheiro da GB. Ingenuamente (ou talvez não) perguntei se vinham todos pedir dinheiro ou se optavam tb pela outras hipoteses, ao que me respondeu “nem pense nisso, vem tudo buscar dinheiro e se o presidente aqui estivesse ia ouvir das boas, ai, ia, ia….”. Perante a minha curiosidade e as minhas questões, aproximou-se de mim um senhor de respeitável idade e disse: “…sempre dei muito dinheiro ao clube ao longo da minha extensa vida, agora doar alguma coisa a este caramelo.que é só um dos piores presidentes que o SCP já teve, nunca na vida). Por este andar da carruagem qualquer dia os sócios do SCP são só uns quantos estúpidos como eu e mais a corja de FDP que andam a sustentar este puto ardiloso, mas que não engana ninguém.”
Gerardo Portela
Adivinha-se MAIS uma época de desertificação e 20 mil bilhetes oferecidos por jogo.
Frederico Varandas: “A minha vida sempre foi pautada por gerir pessoas e sinto que as pessoas me respeitem. É importante que jogadores de futebol, funcionários, porteiro e tratador de relva tenham respeito pelo Sporting”
Joga muito!!! Tem tudo já com 15 anos: Técnica, físico (muito agil), golo. Quando se tem isto tudo, não faz qualquer sentido jogar a um nível inferior quando já existe mais do que qualidade para jogar com os graúdos.
Outro caso que pode dar jogador: Karamoko Dembele, Celtic de Glasgow, 17 anos, com 13 já jogava nos sub 20.
A propósito do Sorteio da MENTIRA … O sorteio dos jogos da Liga da MENTIRA … Que é um sorteio todo ALDRABADO (para não destoar) …
O início da II Liga foi adiado para 13 de setembro, enquanto o sorteio da I e II ligas da época 2020/21 passou de 09 para 28 de agosto, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
“No seguimento da comunicação enviada pela Federação Portuguesa de Futebol, na passada sexta-feira, dando conta da suspensão da identificação dos dois clubes do Campeonato de Portugal (Vizela e Arouca) para participação nas competições profissionais, e também derivado ao facto de o processo de licenciamento de Cova da Piedade e Casa Pia se encontrar em curso, a Liga Portugal vem dar conta de que o arranque de competição, inicialmente previsto para o dia 22 de agosto, ocorrerá no dia 13 de setembro”, explica a LPFP.
Em curto comunicado, o organismo refere, assim, que o arranque de competição da II Liga, inicialmente previsto para 22 de agosto, ocorrerá em 13 de setembro, “estando ainda o calendário a aguardar a aprovação da FPF”.
Face a estas condicionantes, a entidade que gere o futebol profissional em Portugal refere que o sorteio, inicialmente marcado para 09 de agosto “tem agora como nova data o dia 28 de agosto”.
Continua sem haver data estipulada para o início da I Liga.
Em suma …
A INCOMPETÊNCIA EM TODA A LINHA!
Uma Direcção da Liga INCOMPETENTE !
Uma Direcção da fpf Ultra-INCOMPETENTE!
Uma secretaria de estado do desporto MEGA-INCOMPETENTE!
Se Varandas saísse hoje do Sporting deixava à futura administração mais 60 milhões em dívidas do que encontrou em 2018.
“De salientar a herança pesada com que se deparou este Conselho de Administração, que teve de fazer face a um fluxo de pagamentos recorde na ordem dos 225 milhões de euros”. Esta frase é de Frederico Varandas e escreveu-a na mensagem dirigida aos acionistas da Sporting SAD, quando da apresentação do Relatório e Contas da época 2018/19. Em rigor, a mesma não é correta porque as despesas relativas a dois meses desse exercício foram pagas, sim, pela Comissão de Gestão. Despesas relacionadas com salários, realização de novos contratos, renovações, e as demais que se prendem com o dia a dia da atividade de uma empresa. Mas dou de barato estes milhões. Vamos apenas centrar-nos na ideia ‘herança’ de 225 milhões para pagar.
A maior fatia deste total prende-se com o pagamento de salários, mais todos os custos inerentes à atividade do futebol profissional (a maior parte das pessoas não tem sequer noção da quantidade de bens e serviços que é necessário adquirir). Neste capítulo temos a liquidação de 109,1 milhões de euros. Acontece que, por um lado, a herança de contratos assinados tem dois sentidos: os que são para pagar e os que são para receber; por outro, não foi a administração anterior que fez uma gestão entre receitas e custos ordinários (sem recurso a transferências de jogadores) na ordem dos quase 30 milhões negativos. Assim, na realidade, a verdadeira herança aqui cifra-se em cerca de 20 milhões, ou seja, o desvio que sucedeu em 2017/18 entre gastos e rendimentos. Fixem este número para mais à frente o perceberem nas contas finais.
A segunda maior fatia no fluxo de pagamentos de um total de 225 milhões prende-se com o investimento feito nas equipas de futebol profissional, ou seja, verbas ligadas à aquisição de passes de jogadores, quer dos que entraram quer dos acordos que se venciam nessa época por transferências anteriores. Neste ponto temos a liquidação de 54,4 milhões de euros. Entre outros, havia que pagar, em 2018/19, parte das transferências de Raphinha, Acuña, Bruno Gaspar, Viviano, Misic, Ristovski, Seydou Doumbia, Bruno Fernandes, Matheus Oliveira, Piccini, Bas Dost, Battaglia, Rúben Ribeiro ou Diaby, mas também Ilori, Doumbia, Borja, Plata e Luiz Phellype. Uma vez mais percebemos o ‘rigor’ de Varandas ao falar em herança quando nestes custos estão envolvidos cinco jogadores adquiridos pelo Conselho de Administração que ele lidera… E, uma vez mais, não herdou apenas a conta para pagar, havia igualmente outra a receber, produto das transferências, já negociadas quando ele entrou, de Piccini, William Carvalho e Demiral, num total de 27,5 milhões, mais 8 milhões que o Sporting iria receber de transferências feitas em temporadas anteriores. Portanto, Varandas tinha 54,4 milhões a liquidar e 35,5 milhões a receber. Dir-se-à: então a herança foi de 18,9 milhões. Na verdade, menos, já que a esses 18,9 milhões há a descontar as verbas pagas no mesmo exercício por Luiz Phellype, Ilori, Plata, Doumbia e Borja, as quais totalizaram 3,672 milhões. Assim, e este é mais um número para guardar, a herança neste capítulo foi de 15,228 milhões. Mas tal herança, como se sabe, veio a proporcionar à SAD muitos milhões de ganho, em 19/20, mas isso são outras contas.
Vamos finalmente ao capítulo daquilo que em rigor se pode apelidar de herança: 30 milhões de um Empréstimo Obrigacionista a vencer em Novembro de 2018; 13,485 milhões de uma operação de titularização de crédito a vencer em junho de 2019; 7,763 milhões de um empréstimo bancário a vencer em junho de 2019 e 618 mil euros de um leasing a vencer em junho de 2019. A verdadeira herança que a administração liderada por Bruno de Carvalho deixou quando viu o mandato interrompido de forma abrupta foi, portanto, de 51,866 milhões. Bastava que qualquer candidato às eleições de 2018 tivesse analisado os Relatórios e Contas relativos ao exercício 16/17 e os três trimestrais de 17/18 (porque à data das eleições não havia ainda o ReC de todo o exercício 17/18) para ficar com uma ideia precisa do estado em que estavam as contas. Aliás, veja-se que numa primeira fase Salgado Zenha opta pela honestidade ao referir a inexistência de qualquer buraco ou surpresa nas contas. Mas depois, sem se perceber bem porquê, começou a liderar o movimento discursivo da ‘herança’, talvez inspirado por João Pedro Varandas, o irmão de Frederico, que não se cansou de vender a mesma ideia quando esteve no Sporting nos mandatos de Soares Franco e Godinho Lopes. Enfim, nada de novo.
Concluindo esta questão, e numa leitura muito simplista, temos que em limite Frederico Varandas poderia referir-se a uma herança de 87,094 milhões de euros (51,866+15,228+20) e não 225,2 milhões, relativamente às contas do exercício 18/19. Já no exercício 19/20 pode falar numa herança de 16,135 milhões, por conta da titularização de créditos feita pela anterior administração, a qual venceu em maio deste ano.
Então agora apliquemos esta mesma lógica à herança que Frederico Varandas deixaria se ao dia de hoje fosse sujeito a interromper o mandato, tal como sucedeu com Bruno de Carvalho. O seu sucessor ‘só’ tinha de liquidar um Empréstimo Obrigacionista de 25,922 milhões em novembro de 2021; 58 milhões de uma operação de titularização de créditos que vence em junho de 2022; 19,770 milhões de um empréstimo bancário que vence em junho de 2022; além das atuais dívidas de 61,944 milhões a fornecedores! Bom, são 165 milhões para liquidar em dois anos, contra os 103 milhões herdados para saldar nos mesmos dois anos. Significa isto que Varandas vai mantendo o barco a flutuar à custa da titularização dos créditos da NOS e das transferências dos melhores jogadores ‘herdados’ da gestão de Bruno de Carvalho. Mas entre o plantel que recebeu e o atual existe uma enorme diferença de qualidade e de valor de mercado, pelo que os quase 200 milhões faturados nos últimos dois anos são praticamente irrepetíveis nos próximos dois.
Partindo do princípio que Varandas levará o mandato até final, o que se pode desejar é que pelo menos trate de liquidar até março de 2022 os quase 62 milhões de dívida a fornecedores e que equilibre os custos operacionais com os rendimentos, por forma a que se pare de recorrer a receitas extraordinárias para tapar buracos. Porque o Empréstimo Obrigacionista será reembolsado através de nova emissão de dívida que a próxima administração herdará, juntamente com pelo menos outros 78 milhões de titularização de créditos e empréstimos. Logo, a administração que vier a seguir terá sempre como garantida uma dívida para saldar no valor de 108 milhões, entre 2022 e 2024. É por isto que falar em heranças não é o melhor caminho…”
via blogue foradejogo, algumas informações sobre negócio Porro:
– Empréstimo por 2 épocas;
– SCP suporta vencimento do jogador, em 400m líquidos anuais (800m brutos?);
– Cláusula de aquisição por €8.5M;
– SCP pagará uma verba ao MCity pelo empréstimo (não avançada, diz-se que deverá ser “residual”…).
“O diário desportivo O Jogo avança as equipas portuguesas que marcarão presença nas competições europeias em 2020/21.
Sem surpresas, Benfica, Sporting, Oliveirense e Porto estarão na Liga Europeia, prova máxima de clubes. Na Taça WSE, a Óquei de Barcelos, Braga e à já anunciada Sanjoanense junta-se o Riba d’Ave, numa aposta de salutar depois de constrangimentos financeiros terem impedido a desejada participação na edição anterior. Entre as equipas que conquistaram o direito desportivo a um convite, apenas o Turquel – que “terminou” em sétimo – abdica.
Já no feminino, que muitos anteviam que fosse sofrer as piores consequências da pandemia, há três inscrições portuguesas a registar, algo que só acontecera na temporada de 2007/08, com Mealhada, Fundação Nortecoope e Centro Desportivo Nortecoope.
Esperava-se que ao Benfica, presença regular desde 2013, se juntasse o ambicioso projecto do Sporting, mas as leoas acabaram por abdicar da participação. E haverá duas surpresas.
Segundo O Jogo, CACO e Stuart constituirão com o Benfica o trio luso que tentará derrubar a hegemonia espanhola. Para o CACO, que, ainda que com alguns jogos em atraso, “terminou” atrás de Sporting, Académica, Carvalhos e Sanjoanense será uma estreia na prova. A Stuart regressa ao Hóquei em Patins feminino pela porta grande.”
“O @rui_calafate acabou de dizer no directo do @deejay_kuch que, nas reuniões que já houve com os núcleos, já lhes foi dito qual seria a empresa que ia ficar encarregue do i-voting. A ser verdade, isto não é grave. É gravíssimo!”
A ser verdade a AG é apenas uma proforma para validar.
Espero não ter de explicar novamente 3 vezes para os desentendidos.
RA nunca joga para perder e nisto não irá perder outra vez, nem que tenha de marcar uma AG a uma segunda feira às 23h e na semana a seguir outra para um horário parecido.
Disse-o n vezes, Varandas é só mais um, o problema foi terem votado nele sabendo que o RA estava lá na lista. Uma das caras de destruição do clube, já o tinha feito antes agora veio acabar o trabalho. Só quem estava a dormir é que não via uma coisa dessas.
4 Agosto, 2020 at 8:29
Bom dia tasca!!
Ainda não se demitiu o palhaço??
4 Agosto, 2020 at 8:31
Segundos
B dia
Zenha: “mercado muito mais f”
4 Agosto, 2020 at 8:58
Só vai dar para torrar uns 20 ou 30 milhões em merda…
4 Agosto, 2020 at 8:33
Só de lá sai à paulada….
4 Agosto, 2020 at 8:37
Não é Acorda Sporting, é Ressuscita Sporting!
4 Agosto, 2020 at 12:16
RIP siporting
4 Agosto, 2020 at 8:38
Sanatório Leonino
Jorge Jesus: “Morro pelas equipas onde trabalho”
4 Agosto, 2020 at 9:48
Deixou um rasto de entulho e merda em Alvalade mas os únicos cadáveres la são os do actual presidente e direção que já morreram e ninguém os avisou.
Há ainda a questão dos títulos fantasma como as finais da liga Europa.
também deixou títulos fantasma em Alvalade.
Eh eh eh
4 Agosto, 2020 at 8:47
bom dia Tasqueiros,
Faço uma analogia: o nosso Sporting está como o tempo no Oeste, nublado e sem perspectivas de que apareça o sol
4 Agosto, 2020 at 10:23
Mas ao menos no Oeste…
De vez enquando o vento sopra forte…
No Sporting… “nunca mais há um vendaval…”
SL
4 Agosto, 2020 at 10:48
Houve um vendaval em 2013, mas despenteava o risco ao lado dos viscondes, croquetes e gente de bem do CDS por isso mandou-se tudo às malvas e agora temos um caixão hermético onde não passa brisa. Seja brisa democrática, vencedora ou simplesmente um sopro dos adeptos e sócios.
Quando for a enterrar ainda mais hermético vai ser.
4 Agosto, 2020 at 9:00
Fora do país, não deu para assistir à ressurreição.
Como foi a cobertura? Directos desde a Capela das Aparições dos Penalties?
4 Agosto, 2020 at 9:09
Sanatório Leonino
Rui Patrício: “A minha casa é o Sporting”
4 Agosto, 2020 at 9:41
A casa dos pais! se algum dia estiver aflito, volta com a trouxa às costas.
4 Agosto, 2020 at 17:01
O habitual no Sporting é pagar aos traidores e os que o respeitam são muitas vezes escorraçados….
4 Agosto, 2020 at 10:49
Pá puta que o pariu!
Só dá para ser carroceiro com este merdoso.
4 Agosto, 2020 at 14:26
Aqui está um exemplo genuíno de um puro cigano, o punhetas execrável está bem para os 71% de agalinhados que foderam o clube.
Gente execrável.
4 Agosto, 2020 at 9:43
Bom dia, tasca!
Sai um cafezinho e um pastel de nata estaladiço. Sem canela, que diz que acumula no apêndice e tenho andado bastante maldisposta e enfartada de há dois anos para cá. O que eu puder evitar… Bom, bom, seria retirar o apêndice, mas diz que, pelo andar da carroça, só vai poder acontecer daqui a dois anos. 🙁
4 Agosto, 2020 at 10:51
Daqui a dois anos é preciso é ir ao mercado negro mas para adicionar órgãos.
4 Agosto, 2020 at 9:49
Sanatório Leonino
William Carvalho: “Continuo a amar o Sporting”
4 Agosto, 2020 at 10:00
Estranha forma de amor que rescinde para bazar.
Mas há uns que levam processos de 14 milhões são apelidados de ladroes e está tudo bem desde que paguem.
Por isso o William que vá ter com o Jesus são sportinguistas de terceira categoria.
Sl
4 Agosto, 2020 at 10:51
Pá puta que o pariu parte 2!
Só dá para ser carroceiro com este merdoso.
4 Agosto, 2020 at 12:05
Yah como continua a amar aquela gaja que deve ter sacado no lux ou no urban ou no crl dos bares onde costumam ir em lx.
4 Agosto, 2020 at 15:27
Os ciganos gostam de ouro este gosta de amendoins, numa jaula este monte de esterco era uma dádiva.
Triste sina estes gatos falsos.
4 Agosto, 2020 at 10:04
Sanatório Leonino
Gelson Martins: “Enorme respeito e carinho que tenho ao Sporting Clube de Portugal, aquela que foi a minha casa durante mais de 10 anos!”
4 Agosto, 2020 at 10:52
Pá puta que o pariu parte 3!
Só dá para ser carroceiro com este merdoso.
4 Agosto, 2020 at 15:30
Este ajumento amostra de cigano71 devia estar a repor prateleiras no continente
Impostores.
4 Agosto, 2020 at 10:09
Sanatório Leonino
Daniel Podence: “Foram 13 anos de Leão ao peito, dos quais eu tenho o maior orgulho e estarei eternamente grato. Eu cresci no Sporting. A minha formação pessoal e desportiva devo-a ao Sporting”
4 Agosto, 2020 at 10:53
Pá puta que o pariu parte 4!
Só dá para ser carroceiro com este merdoso.
4 Agosto, 2020 at 17:12
Meia leca ciganito, este nem polícia sinaleiro dava.
Felino agalinhado.
4 Agosto, 2020 at 20:26
😀
4 Agosto, 2020 at 10:10
Sanatório Leonino
Rafael Leão: “Tenho muito respeito pelo clube”
4 Agosto, 2020 at 10:54
Pá puta que o pariu parte 5!
Só dá para ser carroceiro com este merdoso.
4 Agosto, 2020 at 17:14
Outro cigano das barracas, que sina este cluby náutico.
Agora já está.
4 Agosto, 2020 at 17:18
Temos que organizar uma lista dos maiores traidores do
Sporting para memória futura…Quando não tiverem para onde ir são os primeiros a pedir emprego…
4 Agosto, 2020 at 10:22
Bom dia.
Acerca da proposta para a implementação do i-voting, fico muito mais tranquilo com a isenção demonstrada pelo CD, relativamente à proposta do grupo de trabalho liderado pelo advogado do jj:
“O Conselho Directivo irá agora em plenário analisar a proposta apresentada e, em caso de aprovação” (…)
😀 😀 😀
4 Agosto, 2020 at 10:55
A cobra agora anda ocupada a tratar do contrato do seu cliente.
GAJ uma vez GAJ forever.
4 Agosto, 2020 at 10:34
Parece que ontem foi mais um belo dia de união, crença e fé neste sportinguezinho:
“Hoje tive que ir a Alvalade para tratar de um assunto da natação da minha filha mais nova. Quando passei à porta estava uma longa fila de pessoas. Por momentos pensei: “o puto estupido demitiu-se…”. Mas não, não era isso. As pessoas estavam ali pq parece que hoje começava o reembolso de dinhero das Game Boxes, do ano passado. Pensei cá para mim: “….mas se o badameco não paga a ninguém como vai reembolsar os sócios ?!?” Segundo percebi, parece que ainda havia outras possibildades para os sócios, como poderem doar o dinheiro ao clube ou seja, ao míudo e aos seus amigos ou então transformarem esse crédito num voucher para compras na loja do Clube. Como não estava para esperar numa fila tão grande, desloquei-me à porta para perguntar ao segurança sobre qual seria a melhor hora e dia para lá ir tratar do meu assunto, ao que ele me respondeu “..não lhe sei dizer pq desde manhã isto tem sido uma loucura de gente a pedir o seu dinheiro da GB. Ingenuamente (ou talvez não) perguntei se vinham todos pedir dinheiro ou se optavam tb pela outras hipoteses, ao que me respondeu “nem pense nisso, vem tudo buscar dinheiro e se o presidente aqui estivesse ia ouvir das boas, ai, ia, ia….”. Perante a minha curiosidade e as minhas questões, aproximou-se de mim um senhor de respeitável idade e disse: “…sempre dei muito dinheiro ao clube ao longo da minha extensa vida, agora doar alguma coisa a este caramelo.que é só um dos piores presidentes que o SCP já teve, nunca na vida). Por este andar da carruagem qualquer dia os sócios do SCP são só uns quantos estúpidos como eu e mais a corja de FDP que andam a sustentar este puto ardiloso, mas que não engana ninguém.”
Gerardo Portela
Adivinha-se MAIS uma época de desertificação e 20 mil bilhetes oferecidos por jogo.
#RessucitaSporting
4 Agosto, 2020 at 17:18
Pus aqui o link, mas os merdas diarreias amarelas e diagnósticos esporrados corações de gato fingem-se de Marias Santas.
Mansidão neste cluby é um posto.
4 Agosto, 2020 at 20:21
😀 Esse 1° parágrafo fez-me dar uma gargalhada e esquecer esta miséria por uns momentos. 😀 😀 😀
Miau!
4 Agosto, 2020 at 11:25
Sanatório Leonino
Frederico Varandas: “A minha vida sempre foi pautada por gerir pessoas e sinto que as pessoas me respeitem. É importante que jogadores de futebol, funcionários, porteiro e tratador de relva tenham respeito pelo Sporting”
4 Agosto, 2020 at 12:43
Envelheceu que foi uma categoria.
Se não é o boneco mais enxovalhado, gozado e desrespeitado em Portugal, não sei quem será.
4 Agosto, 2020 at 11:58
15 anos!!!
https://mobile.twitter.com/_Goalpoint/status/1290594141181743104
4 Agosto, 2020 at 12:12
Joga muito!!! Tem tudo já com 15 anos: Técnica, físico (muito agil), golo. Quando se tem isto tudo, não faz qualquer sentido jogar a um nível inferior quando já existe mais do que qualidade para jogar com os graúdos.
Outro caso que pode dar jogador: Karamoko Dembele, Celtic de Glasgow, 17 anos, com 13 já jogava nos sub 20.
4 Agosto, 2020 at 12:31
Esse do Celtic, ainda no Domingo jogou uns minutos na primeira jornada da liga escocesa…
4 Agosto, 2020 at 13:22
Não fazem cuecas. Não prestam.
4 Agosto, 2020 at 12:34
A diferença que faz ter olheiros com olhos e cérebro…
4 Agosto, 2020 at 12:36
AHAHAHAHAH
A propósito do Sorteio da MENTIRA … O sorteio dos jogos da Liga da MENTIRA … Que é um sorteio todo ALDRABADO (para não destoar) …
O início da II Liga foi adiado para 13 de setembro, enquanto o sorteio da I e II ligas da época 2020/21 passou de 09 para 28 de agosto, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
“No seguimento da comunicação enviada pela Federação Portuguesa de Futebol, na passada sexta-feira, dando conta da suspensão da identificação dos dois clubes do Campeonato de Portugal (Vizela e Arouca) para participação nas competições profissionais, e também derivado ao facto de o processo de licenciamento de Cova da Piedade e Casa Pia se encontrar em curso, a Liga Portugal vem dar conta de que o arranque de competição, inicialmente previsto para o dia 22 de agosto, ocorrerá no dia 13 de setembro”, explica a LPFP.
Em curto comunicado, o organismo refere, assim, que o arranque de competição da II Liga, inicialmente previsto para 22 de agosto, ocorrerá em 13 de setembro, “estando ainda o calendário a aguardar a aprovação da FPF”.
Face a estas condicionantes, a entidade que gere o futebol profissional em Portugal refere que o sorteio, inicialmente marcado para 09 de agosto “tem agora como nova data o dia 28 de agosto”.
Continua sem haver data estipulada para o início da I Liga.
Em suma …
A INCOMPETÊNCIA EM TODA A LINHA!
Uma Direcção da Liga INCOMPETENTE !
Uma Direcção da fpf Ultra-INCOMPETENTE!
Uma secretaria de estado do desporto MEGA-INCOMPETENTE!
4 Agosto, 2020 at 12:44
Uma liga de brincar num país de brincar.
4 Agosto, 2020 at 19:15
Alice e o país dos ciganos…atrasadinhos que dá dó.
4 Agosto, 2020 at 13:53
HERANÇAS FINANCEIRAS
Se Varandas saísse hoje do Sporting deixava à futura administração mais 60 milhões em dívidas do que encontrou em 2018.
“De salientar a herança pesada com que se deparou este Conselho de Administração, que teve de fazer face a um fluxo de pagamentos recorde na ordem dos 225 milhões de euros”. Esta frase é de Frederico Varandas e escreveu-a na mensagem dirigida aos acionistas da Sporting SAD, quando da apresentação do Relatório e Contas da época 2018/19. Em rigor, a mesma não é correta porque as despesas relativas a dois meses desse exercício foram pagas, sim, pela Comissão de Gestão. Despesas relacionadas com salários, realização de novos contratos, renovações, e as demais que se prendem com o dia a dia da atividade de uma empresa. Mas dou de barato estes milhões. Vamos apenas centrar-nos na ideia ‘herança’ de 225 milhões para pagar.
A maior fatia deste total prende-se com o pagamento de salários, mais todos os custos inerentes à atividade do futebol profissional (a maior parte das pessoas não tem sequer noção da quantidade de bens e serviços que é necessário adquirir). Neste capítulo temos a liquidação de 109,1 milhões de euros. Acontece que, por um lado, a herança de contratos assinados tem dois sentidos: os que são para pagar e os que são para receber; por outro, não foi a administração anterior que fez uma gestão entre receitas e custos ordinários (sem recurso a transferências de jogadores) na ordem dos quase 30 milhões negativos. Assim, na realidade, a verdadeira herança aqui cifra-se em cerca de 20 milhões, ou seja, o desvio que sucedeu em 2017/18 entre gastos e rendimentos. Fixem este número para mais à frente o perceberem nas contas finais.
A segunda maior fatia no fluxo de pagamentos de um total de 225 milhões prende-se com o investimento feito nas equipas de futebol profissional, ou seja, verbas ligadas à aquisição de passes de jogadores, quer dos que entraram quer dos acordos que se venciam nessa época por transferências anteriores. Neste ponto temos a liquidação de 54,4 milhões de euros. Entre outros, havia que pagar, em 2018/19, parte das transferências de Raphinha, Acuña, Bruno Gaspar, Viviano, Misic, Ristovski, Seydou Doumbia, Bruno Fernandes, Matheus Oliveira, Piccini, Bas Dost, Battaglia, Rúben Ribeiro ou Diaby, mas também Ilori, Doumbia, Borja, Plata e Luiz Phellype. Uma vez mais percebemos o ‘rigor’ de Varandas ao falar em herança quando nestes custos estão envolvidos cinco jogadores adquiridos pelo Conselho de Administração que ele lidera… E, uma vez mais, não herdou apenas a conta para pagar, havia igualmente outra a receber, produto das transferências, já negociadas quando ele entrou, de Piccini, William Carvalho e Demiral, num total de 27,5 milhões, mais 8 milhões que o Sporting iria receber de transferências feitas em temporadas anteriores. Portanto, Varandas tinha 54,4 milhões a liquidar e 35,5 milhões a receber. Dir-se-à: então a herança foi de 18,9 milhões. Na verdade, menos, já que a esses 18,9 milhões há a descontar as verbas pagas no mesmo exercício por Luiz Phellype, Ilori, Plata, Doumbia e Borja, as quais totalizaram 3,672 milhões. Assim, e este é mais um número para guardar, a herança neste capítulo foi de 15,228 milhões. Mas tal herança, como se sabe, veio a proporcionar à SAD muitos milhões de ganho, em 19/20, mas isso são outras contas.
Vamos finalmente ao capítulo daquilo que em rigor se pode apelidar de herança: 30 milhões de um Empréstimo Obrigacionista a vencer em Novembro de 2018; 13,485 milhões de uma operação de titularização de crédito a vencer em junho de 2019; 7,763 milhões de um empréstimo bancário a vencer em junho de 2019 e 618 mil euros de um leasing a vencer em junho de 2019. A verdadeira herança que a administração liderada por Bruno de Carvalho deixou quando viu o mandato interrompido de forma abrupta foi, portanto, de 51,866 milhões. Bastava que qualquer candidato às eleições de 2018 tivesse analisado os Relatórios e Contas relativos ao exercício 16/17 e os três trimestrais de 17/18 (porque à data das eleições não havia ainda o ReC de todo o exercício 17/18) para ficar com uma ideia precisa do estado em que estavam as contas. Aliás, veja-se que numa primeira fase Salgado Zenha opta pela honestidade ao referir a inexistência de qualquer buraco ou surpresa nas contas. Mas depois, sem se perceber bem porquê, começou a liderar o movimento discursivo da ‘herança’, talvez inspirado por João Pedro Varandas, o irmão de Frederico, que não se cansou de vender a mesma ideia quando esteve no Sporting nos mandatos de Soares Franco e Godinho Lopes. Enfim, nada de novo.
Concluindo esta questão, e numa leitura muito simplista, temos que em limite Frederico Varandas poderia referir-se a uma herança de 87,094 milhões de euros (51,866+15,228+20) e não 225,2 milhões, relativamente às contas do exercício 18/19. Já no exercício 19/20 pode falar numa herança de 16,135 milhões, por conta da titularização de créditos feita pela anterior administração, a qual venceu em maio deste ano.
Então agora apliquemos esta mesma lógica à herança que Frederico Varandas deixaria se ao dia de hoje fosse sujeito a interromper o mandato, tal como sucedeu com Bruno de Carvalho. O seu sucessor ‘só’ tinha de liquidar um Empréstimo Obrigacionista de 25,922 milhões em novembro de 2021; 58 milhões de uma operação de titularização de créditos que vence em junho de 2022; 19,770 milhões de um empréstimo bancário que vence em junho de 2022; além das atuais dívidas de 61,944 milhões a fornecedores! Bom, são 165 milhões para liquidar em dois anos, contra os 103 milhões herdados para saldar nos mesmos dois anos. Significa isto que Varandas vai mantendo o barco a flutuar à custa da titularização dos créditos da NOS e das transferências dos melhores jogadores ‘herdados’ da gestão de Bruno de Carvalho. Mas entre o plantel que recebeu e o atual existe uma enorme diferença de qualidade e de valor de mercado, pelo que os quase 200 milhões faturados nos últimos dois anos são praticamente irrepetíveis nos próximos dois.
Partindo do princípio que Varandas levará o mandato até final, o que se pode desejar é que pelo menos trate de liquidar até março de 2022 os quase 62 milhões de dívida a fornecedores e que equilibre os custos operacionais com os rendimentos, por forma a que se pare de recorrer a receitas extraordinárias para tapar buracos. Porque o Empréstimo Obrigacionista será reembolsado através de nova emissão de dívida que a próxima administração herdará, juntamente com pelo menos outros 78 milhões de titularização de créditos e empréstimos. Logo, a administração que vier a seguir terá sempre como garantida uma dívida para saldar no valor de 108 milhões, entre 2022 e 2024. É por isto que falar em heranças não é o melhor caminho…”
José Ribeiro
4 Agosto, 2020 at 14:07
Como está espalhada internacionalmente a fama do “enganador”:
https://edition.cnn.com/2020/08/04/football/manchester-united-bruno-fernandes-europa-league-cmd-spt-intl/index.html
4 Agosto, 2020 at 16:06
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
via blogue foradejogo, algumas informações sobre negócio Porro:
– Empréstimo por 2 épocas;
– SCP suporta vencimento do jogador, em 400m líquidos anuais (800m brutos?);
– Cláusula de aquisição por €8.5M;
– SCP pagará uma verba ao MCity pelo empréstimo (não avançada, diz-se que deverá ser “residual”…).
SL
4 Agosto, 2020 at 16:07
um jogador do city a ganhar 800k brutos? Duvido muito… ou entao pagamos apenas uma parte do salário.
SL
4 Agosto, 2020 at 16:14
Caro Porrinho,
Muito provável o que diz.
Eventualmente será a nossa parte do vencimento do jogador.
SL
4 Agosto, 2020 at 16:18
Um gajo que não era ninguém antes de ir para o City ganhar 800.000€ é pouco?
Não me parece.
Quanto achas que foi o Félix Correia ganhar para lá?
4 Agosto, 2020 at 16:37
Estas a faLar de menos de 70k/mes brutos…
4 Agosto, 2020 at 16:41
É pouco para quem ganhava nem 10k?
4 Agosto, 2020 at 16:56
Ha juniores a ganhar isso, nao acredito k um jogador do city ganhe tao pouco.
Obviamente posso estar enganado, mas nao acredito.
4 Agosto, 2020 at 16:49
“O diário desportivo O Jogo avança as equipas portuguesas que marcarão presença nas competições europeias em 2020/21.
Sem surpresas, Benfica, Sporting, Oliveirense e Porto estarão na Liga Europeia, prova máxima de clubes. Na Taça WSE, a Óquei de Barcelos, Braga e à já anunciada Sanjoanense junta-se o Riba d’Ave, numa aposta de salutar depois de constrangimentos financeiros terem impedido a desejada participação na edição anterior. Entre as equipas que conquistaram o direito desportivo a um convite, apenas o Turquel – que “terminou” em sétimo – abdica.
Já no feminino, que muitos anteviam que fosse sofrer as piores consequências da pandemia, há três inscrições portuguesas a registar, algo que só acontecera na temporada de 2007/08, com Mealhada, Fundação Nortecoope e Centro Desportivo Nortecoope.
Esperava-se que ao Benfica, presença regular desde 2013, se juntasse o ambicioso projecto do Sporting, mas as leoas acabaram por abdicar da participação. E haverá duas surpresas.
Segundo O Jogo, CACO e Stuart constituirão com o Benfica o trio luso que tentará derrubar a hegemonia espanhola. Para o CACO, que, ainda que com alguns jogos em atraso, “terminou” atrás de Sporting, Académica, Carvalhos e Sanjoanense será uma estreia na prova. A Stuart regressa ao Hóquei em Patins feminino pela porta grande.”
4 Agosto, 2020 at 17:09
https://www.dn.pt/desportos/doyen-e-arguida-e-tem-conta-bancaria-de-oito-milhoes-de-euros-bloqueada-12491460.html
4 Agosto, 2020 at 18:47
Viva a “apolo” e tudo quanto sejam fundos.
O outro é que era maluco.
4 Agosto, 2020 at 20:23
Ah maluco! As mentiras já doyen!
4 Agosto, 2020 at 18:49
Isto é que é liderança, nem Hitler faria melhor.
https://www.google.com/amp/s/desporto.sapo.pt/amp/futebol/primeira-liga/artigos/jesus-nao-vamos-jogar-o-dobro-vamos-jogar-o-triplo-e-vamos-arrasar
4 Agosto, 2020 at 20:32
‘Isto é que é liderança, nem Hitler faria melhor.‘
rir para não chorar…
tavas bem era num zoo… isto é, se os inquilinos de lá não se sentissem incomodados com um animal tão raro… e tão acéfalo
😀 😀
5 Agosto, 2020 at 0:22
Olha neste momento acabei de comer a tua prima. Tem uma boa noite.
5 Agosto, 2020 at 2:28
???
Com batatas cozidas, a murro ou pomme frites??!?
4 Agosto, 2020 at 20:42
11 sms no ultimo mês a solicitar a regularização de quotas em atraso.
Dá uma a cada 3 dias, de média.
Varandas…. vai mandar descalçar o caralho que ta foda.
4 Agosto, 2020 at 22:49
slmerda interassado em Joao Mario.
Fodasse, primeiro Ruben Semedo, depois william, a seguir Slimani, agora ou Joao Mario.
What the fuck????
So para lembrar que ou SCP tem ou direito de preferencia sobre ou Joao Mario (clausla anti-rival).
SL
4 Agosto, 2020 at 23:00
“O @rui_calafate acabou de dizer no directo do @deejay_kuch que, nas reuniões que já houve com os núcleos, já lhes foi dito qual seria a empresa que ia ficar encarregue do i-voting. A ser verdade, isto não é grave. É gravíssimo!”
A ser verdade a AG é apenas uma proforma para validar.
Espero não ter de explicar novamente 3 vezes para os desentendidos.
4 Agosto, 2020 at 23:37
Já andas com cabalas a esta hora da noite….tomara tu teres a idoneidade do excelso RA.
4 Agosto, 2020 at 23:55
RA nunca joga para perder e nisto não irá perder outra vez, nem que tenha de marcar uma AG a uma segunda feira às 23h e na semana a seguir outra para um horário parecido.
Disse-o n vezes, Varandas é só mais um, o problema foi terem votado nele sabendo que o RA estava lá na lista. Uma das caras de destruição do clube, já o tinha feito antes agora veio acabar o trabalho. Só quem estava a dormir é que não via uma coisa dessas.
4 Agosto, 2020 at 23:41
3 de Agosto de 2020, 23.34. Varandas ainda não se demitiu?
5 Agosto, 2020 at 0:01
No dia 4 às 23:54 também não. E amanhã também não.
6 Agosto, 2020 at 15:06
teste