Ricardo Oliveira tem 49 anos e é um dos rostos da iniciativa ‘Sporting com Rumo’. Gestor de carreira, é administrador da Eurodolar Capital e um profundo apaixonado pelo Sporting, cuja vida acompanha a par e passo. Em entrevista a A BOLA, aponta o dedo a algumas decisões e defende que os leões têm de seguir outro caminho.
– O Sporting com Rumo divulgou as conclusões das jornadas que realizou. Porque organizaram esta iniciativa?
– Esta iniciativa nasceu depois de algumas conversas que fui tendo com o Agostinho Abade e com outros sportinguistas, muitos almoços em que discutíamos o estado do Sporting e sobretudo o porquê de nas últimas décadas obtermos resultados tão aquém daquilo que a grandeza do Sporting exige. Entendemos que entre todos aqueles que conhecíamos e os que outros conheciam, poderíamos tentar responder a essa pergunta e quem sabe, com a ajuda de um capital humano riquíssimo que o Sporting tem, poderíamos retirar conclusões que ajudassem o clube a tomar um rumo que o levasse a reencontrar o sucesso. Infelizmente, o clima no Sporting não é dos melhores e as profundas divisões levaram a que muitas interpretações fossem feitas. Nunca fomos sequer um movimento, apenas uma iniciativa que pretendia dar voz a sportinguistas, com currículo e poder de influência, que pode ser útil ao Sporting, uma vez que essa é uma das suas maiores carências – a fraqueza institucional nos meandros do futebol. Aliás, hoje [ontem] encerrámos as Jornadas sem Rumo, pois cumprimos aquilo a que nos propusemos, ou seja, entregámos um documento, creio que muito bem elaborado, que pode servir de referência para aquilo que é mais urgente no Sporting.
– De uma forma breve, qual o balanço que faz das jornadas recentemente organizadas pela iniciativa, como diz, Sporting com Rumo? Governance (1 e 2); Revisão Estatutária; Sustentabilidade Financeira; Futebol e Modalidades; Estratégia Institucional e Segurança; Marca e Comunicação foram os assuntos abordados…
– Extremamente positivo. Primeiro porque conseguimos juntar sportinguistas das mais variadas fações, que se portaram irrepreensivelmente e conseguiram debater ideias de forma educada, elevada e com muito respeito entre todos. Esse era um dos objetivos. Demos voz a todos aqueles que quiseram ter voz e as jornadas decorreram ordenadamente. Afinal é possível os sportinguistas sentarem-se e em conjunto delinearem um futuro de forma construtiva e sem quezílias pessoais que normalmente são o principal entrave a que rememos todos no mesmo sentido, contra os nossos adversários e não afundando o próprio barco. Acho que as jornadas tiveram muita qualidade e agradeço a todos os que participaram. Para mim, foi bonito ver como todos acudiram ao chamamento e se prontificaram a participar de forma a ajudar o Sporting. Na minha opinião foram abordados todos os temas fraturantes do Sporting, e tudo ficou resumido num documento entregue ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, que foi aquilo a que nos propusemos. Estou muito orgulhoso em ter feito parte desta iniciativa e das conclusões retiradas depois de resumidas e pesadas as opiniões de todos os participantes – membros de painel e moderadores, muitos deles com cargos no passado ou atualmente em meios de comunicação e que disseram sim ao chamamento do seu clube.
– Que conclusões retira sobre o Sporting depois de chegar ao fim das jornadas?
– Não digo que as conclusões que retiro são fruto do que se passou nas jornadas. As jornadas foram um veículo para ouvir e aprender muito do que se passa no clube, muito da sua história e da realidade do dia a dia. Participaram pessoas muito competentes e apresentaram um caminho futuro. Infelizmente tudo o que vivemos durante as jornadas serviu para ver também o lado mau do Sporting e daqueles que se movimentam dentro e à volta do Sporting, que, por vezes, não visa o melhor para o clube que dizem ser do seu coração. O Sporting vive uma guerra interna gigante e um clima de instabilidade que torna quase impossível a sua gestão. Em algum momento os sportinguistas terão que entender que não é a agredirem-se uns aos outros diariamente que vão conseguir levar a máquina Sporting às vitórias. Creio que foi consensual que o Sporting é gerido de forma muito amadora, embora existam, e graças a Deus, muitos quadros intermédios de grande qualidade no Sporting. E se assim não fosse não sei onde estaríamos. Fiquei com uma visão muito negra do que vivemos atualmente e vai ser preciso muito trabalho e tempo para o Sporting voltar a afirmar-se como um sério candidato ao título e ser competitivo no futebol europeu. Quem vier dizer o contrário estará a mentir e não passará de um discurso populista e galvanizador que infelizmente continuará a levar ao insucesso. O Sporting precisa sobretudo de verdade. Verdade aos sócios.
– Qual dos temas lhe parece ser de mais urgente resolução?
– É difícil apontar um tema mais urgente, e o nosso documento creio que aponta 20 coisas importantes ou 20 coisas a seguir de acordo com a opinião da grande maioria. Mas se tiver que falar dos mais importantes para mim teria que dizer que seriam a garantia da recompra das VMOCS aos bancos, para que o Sporting continue nas mãos dos seus sócios como sempre foi e para mim deverá ser. E vejo a revisão estatutária, nomeadamente a nível eleitoral, que o presidente só possa ser eleito por maioria. Por isso defendo uma segunda volta, e os órgãos devem ser eleitos independentemente com o método de Hondt, o que permite um maior rigor naquilo que é a transparência na gestão do clube e informação disponível aos sócios. Mas isso tem de ser feito já.
– Como gestor, como comenta o atual estado do Sporting?
– Creio que é evidente o atual estado do Sporting. É um clube dividido, com maus resultados desportivos, e em ebulição completa. Não sei quanto tempo esta Direção conseguirá aguentar as notícias diárias de más contratações, de dívidas, de insucessos desportivos, e sobretudo de apresentar um rumo, uma luz ao fundo do túnel. Não gosto de mandatos incompletos, pois acho que devemos dar tempo às equipas para mostrarem os resultados. Mas creio que são culpados em causa própria, pois quem muito prometeu foi a atual Direção e agora as expectativas são altas. E os resultados estão muito aquém, são paupérrimos. Não me surpreenderia se o mandato não chegasse ao fim, pois a contestação começa a ficar ensurdecedora, e, ou a Direção tira os tampões dos ouvidos, ou em breve teremos notícias do presidente da MAG. Em termos de gestão, o que ouço de dividas e antecipações de receita faz-me temer o pior. É que quem vier um dia vai ter que gerir sem as receitas que supostamente seriam dele mas que entretanto já foram gastas…
4 Agosto, 2020 at 17:07
No seguimento das conclusões/documento apresentado pelo movimento (tornou publoco o documento ao contrario das jornadas em Coimbra)
Agora falta alguém que consiga materializar as boas ideias.
SL
4 Agosto, 2020 at 19:51
“No seguimento das conclusões/documento apresentado pelo movimento (tornou publoco o documento ao contrario das jornadas em Coimbra)”
O quanto o Porrinho perde em muitos dos seus comentários ao tentar ser venenoso.
Leia em https://sousporting.pt/congresso.
Estão lá todas as propostas apresentadas nos diversos painéis!
Na íntegra!
Disponível no endereço acima desde o final de Novembro do ano passado!
Um abraço e saudações leoninas
4 Agosto, 2020 at 19:51
“No seguimento das conclusões/documento apresentado pelo movimento (tornou publoco o documento ao contrario das jornadas em Coimbra)”
O quanto o Porrinho perde em muitos dos seus comentários ao tentar ser venenoso.
Leia em https://sousporting.pt/congresso.
Estão lá todas as propostas apresentadas nos diversos painéis!
Na íntegra!
Disponível no endereço acima desde o final de Novembro do ano passado!
Um abraço e saudações leoninas
4 Agosto, 2020 at 20:28
nao conhecia, vou ler. E nao me lembro de ver nenhuma referência publica a isso, sinceramente, senao teria ido ler.
Sl
PS: já reparei que o Alvaro gosta de campos inclinados… nao me recordo de o ver de adjectivar de venenoso e outras ofensas a quem anda por aí a chamar uns e outros de filhos da puta para cima. Enfim, indignações selectivas…
4 Agosto, 2020 at 21:08
Não sabes porquê?!?
É simples … É porque o Álvaro é, não só um LEÃO dos sete costados, mas, e muito mais importante, também é uma pessoa que denota ser atento, honesto e que fala com conhecimento de causa dos assuntos em que se mete a comentar …
Já tu e outras personagens … Enfim … Metem-se a falar de tudo ou quase tudo, sem saberem quase nada de nada … Por isso fazem tantas piruetas e revelam a hiper-flexibilidade nas reminescências da coluna vertebral …
4 Agosto, 2020 at 21:56
😀 Até dá pena, parece uma criancinha a fazer queixinhas dos irmãos.
“Tu não ralhas a outros mas ralhas a mim.” 😀 😀 😀
Realmente, gajos destes fazem isto parecer um jardim-escola.
4 Agosto, 2020 at 21:59
É o que temos …
Cá vamos andando … Com a cabeça entre as orelhas …
SL
4 Agosto, 2020 at 22:28
Este puto oblíquo devia levar nas orelhas todos os intervalos da na escolinha do dafundo.
Gosta muito de arrebitar o pirilau mas não passa de um croquette chamuscado.
5 Agosto, 2020 at 2:59
Monte de merda, lava a boca antes de falares de mim, és a maior besta deste blog nao te queiras passar por ovelha que o a merda que és é conhecida.
Chega a ser enternecedor ver a “vara” que se juntou aqui, enternecedor e cómico.
Tanto grunho junto!
5 Agosto, 2020 at 8:58
Agora tenta em português Parolinho, frequentas o jardim escola mas há mínimos.
5 Agosto, 2020 at 12:09
Vai levar no cu, que gostas.
Grunho de merda.
Volta Riga!
5 Agosto, 2020 at 12:44
Que nível!
O sonsinho que paira acima dos outros e pede censura e expulsões por palavrões é o mesmo que manda os outros levar no cu e defende desejos de mortes a famílias. Delícia
És o cúmulo da hipocrisia gelatinoso.
Nunca acabes para um gajo ter sempre noção até onde rastejantes chegam.
4 Agosto, 2020 at 21:35
Lá está! A sua interpretação.
O que quis apontar-lhe é que, na ânsia de picar, muitos dos seus comentários perdem acuidade e, por vezes até, como foi o caso perdem credibilidade.
O que é escrever “… (tornou público o documento AO CONTRARIO DAS JORNADAS EM COIMBRA)”, senão uma desnecessária picardia?
Dizer agora “não conhecia, vou ler” não apaga a picardia, apenas confirma que além de desnecessária foi a despropósito.
O pior é que ainda acrescenta “E não me lembro de ver nenhuma referência publica a isso, sinceramente, senão teria ido ler.” Como se isso justificasse a sua falha e voltasse a colocar o ónus no “congresso”. Só por acaso, não houve uma mas várias referências ao site aqui neste mesmo blogue.
Mas devo dizer-lhe que, mesmo não as havendo, e sabendo o
Porrinho da ocorrência do “congresso” e do movimento, como tão desafortunadamente demonstrou no seu comentário, bastava uma pesquisa google para rapidamente chegar ao site.
O seu post scriptum também é revelador da sua irresistível tendência para o tirocínio. Mas só que, também aqui, foi mais um tiro ao lado:
– primeiro, não o adjectivei de venenoso, apenas referi o quanto perdem os seus comentários quando PROCURA ser venenos. O que até pressupõe que não só não acho venenoso como acho que só perde quando o quer ser;
– segundo, não me vê adjectivar ninguém, porque não será esse o meu hábito; nem mesmo com os que chamam uns e outros de filhos da puta para cima; o que faço, normalmente, por considerar essas e outras ofensas um vernáculo desnecessário e inconsistente, é nem ligar a esse tipo de comentários (talvez também porque ainda não me calho a mim).
Um abraço e saudações leoninas
4 Agosto, 2020 at 21:47
Auch !
5 Agosto, 2020 at 3:10
Se todos fossemos como o Alvaro isto estava bem melhor
5 Agosto, 2020 at 3:55
Concordo.
SL
5 Agosto, 2020 at 8:31
Ja li, obrigado.
revejo-me na maioria das propostas (em algumas a 100%) do orador André Dias Ferreira do topico “Por um Sporting mais democrático, mais próximo, mais solidário”.
tambem existem recomendacoes que parecem estar a ser adoptadas como a da familia para o jubas, o do escoar merchadising, a relocalizacao da Loja, etc.
tambem concordo com “bilhete diario” para o PJR ou a reducao dos precos no mesmo – para estar sempre cheio.
SL
4 Agosto, 2020 at 17:25
Bom texto
4 Agosto, 2020 at 17:27
Também gostei do que li.
4 Agosto, 2020 at 17:31
Nunca me cansarei de destacar isto e de denunciar o crime que foi cometido:
“Em resumo, um montante que permitiria a recompra das VMOCS, o pagamento da divida ao banco com um grande haircut, e ficava uma bolsa para tesouraria. O juro era, tanto quanto me lembro, de 6.25%”
Já agora, atentem nestas palavras do mesmo Ricardo, candidato na lista de Dias Ferreira em Agosto de 2018:
“Mas neste momento JÁ EXISTE uma instituição financeira estrangeira, como é do CONHECIMENTO dos OUTROS CANDIDATOS, nomeadamente do que mais fala de finanças, que vai permitir reduzir esse montante e ficar a pagar a uma entidade única. Assim o Sporting deixa de dever dinheiro à banca portuguesa.”
Neste excelente artigo de José Ribeiro, a herança a pagar nesta momento está 60M pior que em junho18, falta acrescentar que pelo caminho a herança a receber foi totalmente delapidada.
Juntando tudo, facilmente se percebe que o Sporting foi objecto de um assalto, foram muito mais de 300M (entre o que se perdeu, o que se desbaratou e aquilo que se deve), por isso não tenho pejo em afirmar que o dia mais negro da historia do clube foi a golpada de 23/06/2018 e tenho dificuldade em aceitar que foi suportado pelos alegados 71, não pode haver tantos burros, são demasiados.
Agora chamem-me brunista que eu gosto.
4 Agosto, 2020 at 17:32
O interessante artigo de José Ribeiro que esqueci de linkar no comentário anterior:
https://leonino.pt/herancas-financeiras/
4 Agosto, 2020 at 17:42
Brunista ou Brunete com muito ORGULHO.
O resto já se viu o que não vale
4 Agosto, 2020 at 18:11
Todas as análises sérias nos “empurram” para, cada vez mais, eu reconhecer Bruno de Carvalho como o Presidente.
Em vez de brunista, peço que me chamem “o órfão do coreano”. É mais composto.
4 Agosto, 2020 at 18:27
Comidos de cebolada.
4 Agosto, 2020 at 19:01
Eu ficaria fodido se me chamassem outra coisa que não Sportinguista, mas são gostos.
SL
4 Agosto, 2020 at 19:22
Sabes muito bem, que brunismo é uma ideia, que por mais que tentem dificilmente a conseguem matar …. espero que germine, mas por vezes fico com duvidas.
Brunista é querer um Sporting forte, pujante, respeitado, lutador, ganhador, um Sporting apaixonante que nos faça sonhar e vibrar, acima de tudo e de todos.
Se não gostas da ideia, estás no teu direito.
4 Agosto, 2020 at 19:50
Isso é a descrição de um Sportinguista normal, nao mudem uma história com 114 anos, por favor – ou voltamos a Sebastião? Ou achas que um qualquer Sportinguista nao quer o que descreveste?
SL
4 Agosto, 2020 at 20:05
Acho, se todos os Sportinguistas quisessem o mesmo que eu quero nunca teríamos chegado a isto:
João Rocha: «Projecto Roquette liquidou o Sporting»
“Quando saí, deixei o clube sem dívidas, com passivo zero, jogadores valorizados zero, estádio valorizado zero, tudo a preço zero e nada reavaliado. Além disso, 300 mil metros quadrados de construção aprovada, o que em termos actuais e se o Sporting tivesse sido administrado como deve ser, faziam dele hoje um dos maiores clubes da Europa. Só nesses 300 mil metros quadrados tinha um valor de 120 milhões de contos”
E muito menos a isto:
“É este plano, o PER ou a insolvência”
E da parte desportiva nem quero falar, com respeito aos milhares e milhares de Sportinguistas que nunca tiveram o prazer de ver o Sporting campeão.
4 Agosto, 2020 at 20:19
Sabes que foram os mesmos Sportinguistas que votaram em JR, Jorge Gonçalves, Bettencourt, BdC, Varandas, certo? Os Sportinguistas nao aparecem e desaparecem por artes mágicas! E se eu, tu e os outros todos soubessemos quem iria fazer o melhor trabalho por certo que escolhia-mos esses.
Para mim – para mim, atenção- é óbvio que 99% dos Sportinguistas votam de forma desinteressada e com a ideia de que estao a escolher a melhor solução; nada me indica o contrário, nada.
Sennao houvessem tantos sócios yo-yo ou tantos palradores que não sao socios mas que palram sobre as escolhas feitas talvez as coisas tivessem sido diferentes. Ou se a qualidsde dos candidatos fosse superior. Ou se a capacidade de previsão fosse superior.
Para mim o melhor exemplo foi JEB- uma maioria esmagadora, um apoio e euforia por parte dos socios, uma desgraça na governação quando toda a gente dizia que com aquele é que era.
SL
4 Agosto, 2020 at 20:48
A questão não é essa, a questão está expressa no comentário inicial. O clube está entregue a criminosos que já derretaram mais de 300M (entre o que se perdeu, o que se desbaratou e aquilo que se deve)
E consegue dizer que qualquer Sportinguista quer o mesmo que eu quero … volto a reafirmar chame-me Brunista pois nada tenho em comum com o dono dos estatutos, com o varandas, com o godinho, com o agostinho e com a restante corja visível e invisível.
4 Agosto, 2020 at 20:52
se catalogar o Sporting como o espelho do CD que o dirige, sim. E este CD foi eleito por cerca de 30% dos socios que votaram nessa eleição. E o Malcolm é um homem dos números. E se quer ser brunista seja lá ã vontade, eu sou Sportinguista desde que nasci, ainda nao existia bruno mas já existia Sporting.
SL
4 Agosto, 2020 at 22:21
Porrinho, adoro o Sporting.Ponto.
Poderia discorrer sobre como senti e vivi o Sporting durante as ultimas 3 ou 4 décadas, no entanto nada melhor que o remeter para os comentários que o João Gaspar fez na altura do verão quente. O JG trabalhou com JR, afastou-se desiludido com o rumo que as coisas tomaram e agora tal como eu, perplexo com a força, o poder, o respeito que o Sporting conquistou num curto espaço de tempo, analisou toda a documentação oficial do clube e publicou em comentários as diversas analises que fez, tal como eu teve de ver para acreditar, era uma nova realidade que pensávamos ser impossível, pelo menos tão rapidamente.
Não digo que o CD anterior esteve isentos de erros e graves até, merecia obviamente sujeitar-se ao veredicto dos sócios, mas NUNCA, reforço NUNCA, naquela altura, estava demasiada coisa em jogo.
Aqueles que votaram na destituição, no auto de fé preparado pelo Henrique Monteiro (não acredito nos 71) e sobretudo aqueles que votaram no fantoche que esteve sempre no centro de tudo, por muito que me custe dizer, mas tenho de o dizer, podem ser e acredito que o sejam Sportinguistas, mas NÃO, não querem um Sporting forte, pujante, respeitado, lutador, ganhador, um Sporting apaixonante que nos faça sonhar e vibrar, acima de tudo e de todos.
O ego e ódio toldou-lhes a preocupação para com o clube, estava tudo tão evidente ….
4 Agosto, 2020 at 22:25
É isso Malcolm!!!
No entanto, continuamos a ter que explicar a mesma coisa a tanta gente que ou não vÊ, ou simplesmente não quer ver.
SL
4 Agosto, 2020 at 21:08
É difícil disassociar BC de um grande SCP!
4 Agosto, 2020 at 19:27
Um “brunista” é tão sportinguista quanto o Porrinho. Terão muita diferenças em muitas ideias do que defendem para o Clube. Como os “roquettistas e sucedâneos”; como os “rochistas”; como os “cintristas” como “os beneditinos”, como os “sousistas” ou os “azevedistas”.
Vir com essa conversa do “eu sou é Sportinguista” por oposição aos “outros” é que é de um pretensiosismo elitista e sectário.
Um abraço e saudações leoninas
4 Agosto, 2020 at 19:31
Só para lhe dar um exemplo. Já aqui tive muitas divergências com o Miguel. Pela segunda vez decidi que não vale a pena responder-lhe e, assim, procuro ignorar os seus comentários.
Mas nem por um segundo alguma vez o considerei, considero ou considerarei menos sportinguista do que eu.
SL
4 Agosto, 2020 at 19:57
Pensar que existem Sportinguistas e mais nada, sem procurar distinguir as diversas tonalidades do Verde, é não perceber a riqueza da pluralidade leonina.
Nunca foi nem será esse o problema.
O problema está nos que querem sobrepor o seu tom a todos os outros, ou quando se procura, como agora, impor institucionalmente uma tonalidade única e oficial
Um abraço e saudações leoninas
4 Agosto, 2020 at 20:04
concordo. E é contra isso que temos de lutar e nao enveredar em sebastianismos bacocos.
Há quem ache que bdc foi morto – eu acho que ele se suicidou. Todos concordamos em que morreu ( e perdoe a figura utilizada) e uma esmagadora maioria concorda que eate CD tb tem de ser exterminado rapidamente. Ou seja, temos é de pensar no futuro do Sporting.
Se temos de aprender com o passado? É óbvio que sim, é a fundação do conhecimento. Mas aprender com o passado e viver no passado sao coisas completamente diferentes. E o Alvaro é um bom exemplo disso com as suas propostas constantes para alterações, para possiveis melhorias, para discussões saudaveis e que contribuam para um bem comum.
Um brunista, como eu o vejo, é alguem parado no tempo, rancoroso e apenas interessado em comparacoea improdutivas.
SL
4 Agosto, 2020 at 21:17
Então é o teu conceito de “brunista” que está ERRADO!
Logo, como o pressuposto base de que partes para catalogar todos os que apresentam os assuntos, com a forma e conteúdo, que ou não percebes ou não entendes … Todos os raciocinos que efectuas a seguir sobre essas pessoas estão todos ERRADOS!!!
Em suma, revelas um dos maiores problemas do sistema de ensino em POORtugal … Enormes falhas ao nivel da matemática e do raciocinio lógico …
Mas quem lê o que por vezes escrevinhas (muita verborreia) parece que ninguém te dá lições sobre nada … Infelizmente vai-se a ver e … é o que demonstras …
5 Agosto, 2020 at 4:28
Vou abrir uma excepcao e responder-te com bons modos ja’ que tu quase que conseguiste faze-lo:
– o meu conceito de “brunista” e’ o meu, da forma que eu o interpreto, objectivamente e baseado no que vejo de “brunistas” que conheco e que leio aqui (e apenas aqui, nao frequento outros blogs).
Expressoes como “o unico presidente, “legitimo presidente”, “o sporting morreu qundo bdc foi destituido” sao para mim paradigmaticas.
Para mim! Que nao jogo ao totobola ‘a segunda e que assumo o que digo e penso sem dramas.
Se para ti sao verborreias e falta de pensamento matematico…e’ a tua interpretacao, vale exactamente o mesmo que a minha, nao e’ melhor nem pior, percebes isso?.
Eu, por exemplo, considero que e’s um caso classic de analfabeto functional e de extrema ma-educacao/formacao de base..
4 Agosto, 2020 at 19:58
Caro Álvaro, sou Sportingusta e ponto! Independentemente de em quem tenha votado em qualquer altura da minha vida ou de quem fosse o Presidente- e sinceramente nao acho isto muito complicado de se perceber. Já o disse, nao fui mais ou menos Sportinguista no tempo de BdC ou noutro qualquer, nao apoiei mais ou menos por estar lá um qualquer CD nem me coibiu de celebrar ou apupar quem quer que fosse – nao sou uma foca amestrada que bate palminhas ao que o amestrador diz…
Um brunista – e tive o cuidado de fazer a diferença- que coloca bdc acima do Sporting, que feateja derrotas desportivas ou económicas ou outras, nao pode ser Sportinguista, isso para mim é clarissimo.
Se o Álvaro considera isso elitismo está no seu direito – eu considero isso ser um Sportinguista normal. E sectarismo está associado a outro lado, nao ao normal.
SL
4 Agosto, 2020 at 20:09
“e tive o cuidado de fazer a diferença”
hehehehehehehe
4 Agosto, 2020 at 20:20
este esporrinha é só hipocrisia e cinismo…
4 Agosto, 2020 at 20:38
Deixa-me adivinhar, também me queres apanhar em cima da passadeira para me atropelares?
Isso é de homem, de macho alfa, muito bem.
Cada grunho…
4 Agosto, 2020 at 20:40
Atropelos e mortes é mais o teu protegido da Letónia.
Deve ser do campo inclinado.
4 Agosto, 2020 at 20:44
Tens visitado a milady?
4 Agosto, 2020 at 21:44
A Maria Xixi não é para aqui chamada.
Não caves mais os teus habituais buracos de hipocrisia.
5 Agosto, 2020 at 4:29
Ohh, tanto saudusismo do nosso Serodio…
5 Agosto, 2020 at 9:02
“Saudusismo” é o quê?
Quando acabares o jardim escola aprende a escrever analfabeto funcional.
4 Agosto, 2020 at 20:21
lapso. Pensar em inglês e traduzir para português. Tive o cuidado de os distinguir.
SL
4 Agosto, 2020 at 20:19
Mas leu no meu comentário a defesa de quem festeja derrotas desportivas ou económicas ou outras.
E o meu comentário foi em resposta ao seu “Eu ficaria fodido se me chamassem outra coisa que não Sportinguista, mas são gostos.”
Daí eu responder-lhe “Pensar que existem Sportinguistas e mais nada, sem procurar distinguir as diversas tonalidades do Verde, é não perceber a riqueza da pluralidade leonina.”
E antes ter falado em “brunistas”, e também em ““roquettistas e sucedâneos”, “rochistas”, “cintristas”, “beneditinos”, “sousistas” ou “azevedistas” para demonstrar a pluralidade de sportinguismos que existiram e existem.
O porrinho escreve AGORA que teve o cuidado de especificar que falava de brunista como alguém “que coloca bdc acima do Sporting, que feateja derrotas desportivas ou económicas ou outras”.
Mas não leio isso em lado nenhum do comentário a que respondi. Se calhar … porque não teve esse cuidado!
Volto a transcrever o que afirmou e a que respondi:
“Porrinho
4 Agosto, 2020 at 19:01
Responder
Eu ficaria fodido se me chamassem outra coisa que não Sportinguista, mas são gostos.
SL” e
“Porrinho
4 Agosto, 2020 at 19:50
Responder
Isso é a descrição de um Sportinguista normal, nao mudem uma história com 114 anos, por favor – ou voltamos a Sebastião? Ou achas que um qualquer Sportinguista não quer o que descreveste?
SL”
Não é preciso mudar uma história com 114 anos.
Mas caramba!
Também não é preciso alterar um histórico de comentários neste post que apenas tem 1 hora
SL
4 Agosto, 2020 at 20:36
Pelos vistos o meu comentário nao entrou…escrever no telefone dá nisto e nao verifiquei.
Sim, tinha feito um comentário anterior onde tinha colocado as diferencas. Nao eacrevo em word, nao guardo comentários, impossivel de recuperar.
SL
4 Agosto, 2020 at 21:19
ihihihihihihihi
DEsculpas não se pedem, evitam-se …
ahahhahahahah
4 Agosto, 2020 at 21:44
Há erros que não se conseguem evitar. Mas o problema maior é que não li nenhum pedido de desculpa. Apenas uma tentativa de justificação do erro.
SL
p.s.: aconteceu algo idêntico com os mesmos protagonistas (o porrinho e eu) em “troca” de comentários logo no início desse post. Errou e procura justificar o erro sem sequer o admitir.
4 Agosto, 2020 at 21:47
Normalíssimo.
4 Agosto, 2020 at 20:39
mas leu no meu comentário a dizer que defende isso?
4 Agosto, 2020 at 21:11
meu caro tem que ler com mais cuidado aquilo a que responde.
“mas leu no meu comentário a dizer que defende isso?”
o que eu escrevi foi:
“Mas leu no meu comentário a defesa de quem festeja derrotas desportivas ou económicas ou outras.”
não escrevi que me acusou de festejar derrotas; escrevi que me misturou implicitamente com quem defende os que festejam derrotas. Convenhamos que é um bocado diferente.
Um abraço e saudações leoninas
SL
5 Agosto, 2020 at 2:31
Para quem escreve no primeiro comentário a resposta do meu “pretensiosismo elitista e sectário ” estar agora a mostrar-se ofendido… lá está, indignações selectivas.
E pedir deaculpa porquê? Nao tenho de o fazer e nunca aqui pedi que o fizessem. O Malcolm, por exemplo, já se enganou em varios comentários comigo e justificou-se e continuou. E eu aceitei prque sei o que é um erro honesto.
Se espera ver pedidos de desculpa por aqui teria de ler essa palavra mais vezes que a palvra Sporting…
5 Agosto, 2020 at 3:39
Fiquei sem perceber se o Álvaro é “brunista”.
SL
5 Agosto, 2020 at 9:03
Se tivesses escrito que tinhas percebido alguma coisa é que era de admirar 😀
5 Agosto, 2020 at 9:31
De admirar era tu teres algo inteligente e interessante para dizer mas tu gostas e’ de fazer rondas: Guarda Serodio e’ um apelido que ate assenta na perfeicao. Um tipo invejoso, rancoroso, insidioso, pequenino – um incapaz.
Vai la matar saudades da Miladay.
Mil rigas a um Serodio, sempre.
5 Agosto, 2020 at 12:48
Gelatinoso, Parolinho e Esporrinho também te assentam na perfeição.
Sonso, desonesto, hipócrita, rasteiro, execrável e venenoso.
Só falta teres como último nome Varandas.
A Maria Xixi quando cá aparecer falo com ela.
Mil vezes desejar cancros e mortes a mães e filhos que levar uns insultos não é gelatinoso?
Já sabemos.
Grunhe para aí.
4 Agosto, 2020 at 21:51
Não tenho muitas duvidas sobre quem só cegue cenouras.
Foderam o Sporting mas acham que não ou pensaram em mamar algum do Sporting e juntando este dois, são tantos.
4 Agosto, 2020 at 23:46
Revejo-me no ideal, mas não gosto do nome, pelo simples facto que é colado a uma pessoa tão polarizante. O BdC não deixou o ideal, esse já existia, o BdC mostrou que esse ideal era o correcto e que era sobre esse ideal que devíamos caminhar para atingir a tão esperada Glória. Aliás o Brunismo pelo que sei, é apenas uma continuação do Rochismo, outro ismo que marcou o Sporting como clube.
Temos de arranjar algo mais agregador que se oponha ao regime que assola o nosso clube, o “real croquettismo”.
5 Agosto, 2020 at 4:33
Concordo, mas creio que ja’ existe o termo, chama-se Sportinguismo, e muitos parecem querer esquece-lo…
O nosso lema ‘e “Esforco, Dedicacao, Devocao e Gloria” – o que define o Sportinguismo. Desviar disso para “sub-ramos” nao me parece o caminho mais correcto, so cria divisionismos (tantos ismos seguidos…).
SL
4 Agosto, 2020 at 20:14
‘Primeiro porque conseguimos juntar sportinguistas das mais variadas fações‘
Mais um rico fdp apadrinhado pelo tasqueiro mor… depois do amigo da maior p$%& da cmerda e de portugal, temos agora o Robin do Batman… Abade….
4 Agosto, 2020 at 20:39
Desculpem lá, mas um gajo que organiza aquilo e 98% dos convidados são o gangue do putedo que rebentou com este clube nas últimas 2 décadas pode falar muito bem, mas só engana quem quer ser enganado.
Só existem aqueles “sportinguistas” que saibam articular 3 palavras em 3 milhões? Pó caralho.
4 Agosto, 2020 at 21:24
Eles agora já viram que o ‘fantoche’ e restante ‘entourage’ de estagiários não dão para mais … A bem da verdade nunca deram para nada, apenas serviram para minar e correr com o outro … E vai daí, estão a ‘cozinhar’ alguma COOPTAÇÃO debaixo duma ‘bandeira branca’ (sim da paz, mas uma paz pôdre) …
Andam à procura de um novo fantoche … MAs agora tem que ser um fantoche mais eloquente, que represente mais e melhor … É que estes já demonstraram, de forma inequívoca, que a INCOMPETÊNCIA pode ter novos limites …
SL
4 Agosto, 2020 at 21:36
Pelo que vou vendo já estão 3 ou 4 fantoches bem parecidos, bem falantes e bem vestidos na fôrma para enganar papalvos.
4 Agosto, 2020 at 21:56
Eu parece-me que eles depois deste fantoche ser a versão 2.0 do godinho flopes … Agora vão mesmo partir para coisas deste género … Digamos que será a versão 3.0 (alguns parece que lhe chamam a 3ª via) …
https://www.asme.org/topics-resources/content/10-humanoid-robots-of-2020
4 Agosto, 2020 at 22:08
😀
Sportinguista desde pequeno!
4 Agosto, 2020 at 22:33
Aqueles que a semana passada estiveram em Alvalade a entregar a proposta da segunda volta nas eleições, enquadram-se nesse “grupo”…
4 Agosto, 2020 at 20:41
o porrinho está apresentado há tempo . Quanto a este rapaz até pode ser um bom gestor , mas tem que se perceber de futebol , escolher treinador e jogadores , ter colhões para liderar e afrontar diariamente os muitos inimigos do SCP. E este tipo de gente , estas elites ( falsas elites ) teem afundado o SCP ao longo de decadas . Aparece um betinho qualquer a dizer meia duzia de frases feitas e é logo o maior ……pobre SPORTING CLUBE DE PORTUGAL , não clube campo belas , ou campo grande ou outra merda qualquer …..
4 Agosto, 2020 at 21:31
Bem dito!
Tocam a flauta de Hamlin e logo muitos dos que não querem ou não conseguem pensar pelas próprias cabecinhas vão atrás … Tipo ratos …
SL
4 Agosto, 2020 at 21:45
E é isto.
4 Agosto, 2020 at 21:23
Para mim qq merda que tenha a expressão ” governance” é logo para meter de lado. Estes tiques e expressões financeiras são logo um aviso à navegação.
4 Agosto, 2020 at 21:31
Check!!!
4 Agosto, 2020 at 21:46
Anglicanismos, frases feitas e chavões ocos.
Um Cunha portanto.
4 Agosto, 2020 at 21:41
É tudo muito bonito, mas quero é ver alguém a chegar-se á frente, e o quanto antes para mandar o Dr. embora.
Senão é só mais ruído para entreter, porque nada do que está nesse documento vai sequer ser lido pelos “administradores de topo”.
4 Agosto, 2020 at 22:48
Nas reuniões que foram feitas com os núcleos, sobre o I-voting, Rogério Alves já anunciou a empresa que estará a tratar do I-voting.
by Rui Calafate
4 Agosto, 2020 at 22:49
I-voting é a ultima jogada de Varandas para se perpetuar no poder.
Mais uns meses e levam a aprovação a venda da SAD por I-voting.
by Rui Calafate
4 Agosto, 2020 at 22:53
Acerca do post?
5 Agosto, 2020 at 2:19
Tudo muito bonito, debates cordiais, respeito “yada yada yada”… quem vai dar a cara? Melhor quem se quer expor à opinião pública para levantar o Sporting?! O Sporting só se conseguirá levantar quando voltar a cuspir na cara de quem o quer ver no chão e para isso tem de ir contra um país inteiro praticamente, num país de hipocritas e egocêntricos… ou acham que o Sporting se consegue levantar e toda a gente que está à volta neste “ringue” nos vai deixar levantar? A única hipótese é que os sócios do Sporting sirvam de escudo ao clube, mas já vi mos como nos comportamos quando somos chamados a ajudar o clube. Traí-mo-lo.
5 Agosto, 2020 at 2:27
Trai-mo-lo, salvo seja. Alguns traíram e no final pagaram os justos pelos pecadores. É triste. O Sporting é realmente como um amor. Todo os amores têm esta componente da dor, nem tudo são rosas… mas se ainda estamos aqui e esperamos por ele… é porque o amamos genuinamente,