Muito bom artigo do Pedro Azevedo no Castigo Máximo sobre o negócio Nuno Santos:
“O reino da subjectividade situa-se na ponta mais ocidental da Europa. Aqui é possível sempre adoptar qualquer versão à vontade de quem comenta, menos quando os factos são de tal forma evidentes que batem de frente com a percepção da realidade que se pretende criar.
Como exemplo do que acabo de escrever, tomemos a recente contratação de Nuno Santos e concomitantes dispensas de Gelson Dala e de Francisco Geraldes. Lendo o que se comenta por aí fica a sensação que a preocupação de muito boa gente é não permitir que a verdade se entreponha numa boa história.
O que se diz então por aí? Sobre Gelson Dala começa por se dizer que o Sporting só cedeu metade do seu passe. Dito desta forma até parece que reteve a outra metade. Acontece que um mínimo de aprumo levaria os interessados a analisar os R&C da sociedade. Ora, olhando, por exemplo, para o R&C anual de 2018/19 (página 113 de 164) é possível verificar que o Sporting apenas possuía 50% dos Direitos Económicos do atleta angolano. Entrando na análise propriamente dita da sua valia como futebolista circula a tese de que, não tendo sido titular com Carvalhal no Rio Ave, isso seria razão mais do que suficiente para justificar a falta de interesse do Sporting na sua continuação. Fixem bem o pormenor da utilização de Carvalhal como argumento, pois mais à frente, a propósito de Nuno Santos e de uma entrevista que o ex-treinador rioavista concedeu ao Tribuna Expresso em que considerou ter ponderado colocar o ala como interior até que concluiu que ele era muito mais útil como extremo, o actual treinador do Braga já é para os mesmos um Zé-Ninguém, na medida em que é preciso criar uma narrativa em como Nuno Santos encaixa bem no 3-4-2-1 de Ruben Amorim. É o que se denomina desonestidade intelectual. Adiante…
Vamos a indicadores objectivos? Querem números? Pois, aqui estão eles. É certo que Gelson Dala só realizou 14 jogos para o campeonato pelo Rio Ave. Há, no entanto, uma razão para isso ter acontecido: o angolano só chegou em Janeiro, proveniente dos turcos do Antalyaspor. Alguns também dizem que na comparação com Taremi ficou a perder. Realmente, olhando para os dados verificamos que Taremi marcou 18 golos e Dala apenas 6. Curioso, fui ver o número de minutos de utilização de cada um. Eis senão quando me deparo com os seguintes indicadores: em 2352 minutos de utilização na Primeira Liga, Taremi obteve 18 golos (vários de penálti) e produziu 5 assistências. E o Dala? Ora, o angolano foi apenas utilizado em escassos 583 minutos, marcando por 6 ocasiões (sem penáltis) como atrás foi dito e dando 3 assistências (além de ter provocado várias grandes penalidades a favor dos rioavistas). Conclusão: O Taremi marcou 1 golo a cada 131 minutos e o Dala fez abanar as redes a cada 97 minutos, o iraniano demorou 470 minutos entre cada assistência, o angolano apenas precisou de 194 minutos entre cada passe para golo. Mais impressionante: não encontrei nenhum jogador da Primeira Liga que precisasse de tão pouco tempo quanto Gelson Dala para marcar 1 golo. Mas, como quem chegou foi Nuno Santos e não Taremi, fui ver os números do antigo ala vilacondense. Pois então, o Nuno fez 32 jogos para o campeonato onde marcou 2 golos e assistiu em 6 ocasiões. Em média, tendo sido utilizado em 2521 minutos na Primeira Liga, marcou 1 golo a cada 1261 minutos (13 vezes pior rácio que o de Dala). – “Ok, mas o Dala é ponta de lança, o Nuno Santos dá golos a marcar” – , dirão os do costume. Bom, o Nuno assistiu a cada 420 minutos (2,16 vezes pior rácio que o do angolano). Ah, já me esquecia: o Dala marcou estes golos como segundo avançado, médio ofensivo ou ala direito improvisado. Em Portugal só foi ponta de lança mesmo no Sporting B. Conhecem os números? Eu digo-vos: 17 golos em 23 jogos (1829 minutos), 1 golo a cada a 107 minutos de utilização. I rest my case…
Quanto ao argumento de que o angolano desperdiçou as oportunidades que lhe foram concedidas por diversos treinadores no Sporting, oferece-me dizer o seguinte: é extraordinário como uma utilização na Primeira Liga inferior a 1 minuto permite chegar a essa conclusão. Há pessoas de facto muito adiantadas no tempo, cuja genialidade permite extrapolar conclusões deste tipo. Eu cá ficarei à espera dos ecos das maravilhas que o Nuno Santos conseguirá fazer no seu 1º minuto de verde e branco, sendo certo que, pelo mesmo padrão de exigência, tudo o que não seja um golo de cabeça, outro de calcanhar e um pontapé de bicicleta, ou, vá lá, de triciclo, me deixará profundamente decepcionado.
E o Geraldes? Bom, o Chico não teve uma época brilhante, pouco utilizado no AEK de Atenas e no Sporting. Porém, para o comparativo ser rigoroso, recuemos a 17/18, época em que o Geraldes representou o Rio Ave. Tinha 22-23 anos, realizou 30 jogos, marcou por 3 vezes e produziu 7 assistências na Primeira Liga. Em média, pós 2319 minutos de utilização, obteve 1 golo a cada 773 minutos e fez uma assistência a cada 331 minutos, ambos os números inferiores aos de Dala e superiores aos de Nuno Santos no último ano.
Ouve-se por aí também o argumento de que estamos a limpar a casa e que com a dispensa destes 2 jogadores vamos poupar salários. Ora, uma leitura do Relatório de Auditoria que infelizmente se tornou público permite concluir que no final de 2018 Geraldes tinha um vencimento ligeiramente inferior a 100.000 euros/ano. Quanto a Dala, o angolano auferiu cerca de 225.000 euros nesse ano. O que não se poderia então dizer sobre Rosier, Borja, Neto, Eduardo, ou mesmo Ilori cujo contrato até tem uma comissão anual de manutenção? Já para não falar de Vietto, cuja relação custo/benefício é assaz duvidosa.
Mais uma vez estamos na presença de um caso de desperdício de talento (ou últimos retoques) fabricado em Alcochete, a somar a tantos outros de que mais tarde nos lamentamos. Todavia, esperemos que um caso semelhante ocorrido no Seixal venha a reverter favoravelmente para nós. Nuno Santos fez a sua formação no Benfica e chega agora ao Sporting. Oxalá, por uma vez, venha a ser um caso sério e uma futura glória do clube. Creio que todos os Sportinguistas querem isso. O que não invalida que o negócio no papel não pareça bom à luz dos indicadores que aqui deixo. (Para além de que, a não ser que Ruben Amorim tenha um plano alternativo envolvendo um 4-4-2 ou um 4-3-3, me parece difícil o encaixe de Nuno Santos como interior nos dois enganches atrás do ponta de lança que o treinador leonino sempre utiliza.) Porque uma coisa é desejarmos sempre o melhor para o clube que amamos, outra é não querermos aceitar a realidade como ela é nem que para tal tenhamos de recorrer a lendas e narrativas. E todos já sabem o que eu penso sobre os amanuenses.”
Por mais voltas que eu dê, não consigo perceber o negócio Nuno Santos…
Para fazer a ala toda vejo o Nuno Mendes muito mais capaz e com muito mais potencial e o Plata pode ajudar. Já há o Antunes que parecem acreditar nele apesar de eu manter que não vai dar nada. Ainda há o Borja mas pronto….
Para interior acho evidente para qualquer pessoa que o tenha visto jogar que não serve mais do que serviu o Plata….ele precisa da ala para respirar e não de ter 2 ou 3 gajos em torno dele…não acredito que o Amorim o tenha visto a jogar e não perceba isto. E para jogar como interior o Dala oferece MUITO mais que o Nuno Santos…
Não consigo encaixar isto…
Aliás…chego quase sempre à mesma conclusão mas é tão rebuscada que é difícil de sustentar….
Eu percebo quando não é evidente na época do Nuno Santos que ele não é capaz das fazer o que lhe vão pedir. Se ele tem jogado sempre como extremo aberto na ala e nunca como interior e por isso estão a adivinhar se ele se vai dar bem como interior ou não. Mas o Carvalhal tentou jogar com os extremos por dentro como nós e não deu…teve de o “empurrar” para a ala e abrir os extremos para ele jogar. E isto foi no Rio Ave em que as equipas não se fecham e picam como com o Sporting…
É como numa época um gajo ser testado a defesa esquerdo no Rio ave e não funcionar porque não sabe centrar e o gajo depois ir para médio centro e corre bem o resto da época. E depois vir o Sporting e comprar o gajo para jogar a defesa esquerdo a meter bolas para o Dost….isto não faz sentido!
Não percebo….e sinceramente, podem vender-me o que quiserem, não acredito que o Amorim tenha dito que queria o Nuno Santos e o Antunes ao mesmo tempo…
Inteiramente de acordo. Mais uma contratação sem nexo. Para já, nesta pré-época, o Porro até se pode vir a revelar uma boa contratação, com a opção de compra, mas convenhamos que fazer apenas 13 partidas em toda a época por um clube do nível do Valladolid não me deixa muito otimista, e o Pote é muito bom jogador, embora o negócio em si seja uma merda. De resto, parece-me tudo mais entulho para despachar para o ano.
Não conheço o Porro. Estarei cá para ver. Não ouvi falar de nenhuma opção de compra….só do empréstimo.
O Pote seria interessante se o negócio não fosse uma merda….assim deixa de ser interessante para mim. Isso e o facto de ser do JM. Significa que vamos andar a valorizar para o JM fazer dinheiro quando ele quiser e nós ficarmos a xuxar no dedo…
Segundo o que li, 8.5M. Seja como for, era vender o Risto e comprar um lateral a sério, um que fosse titular de caras. Quanto é que o Vitória quererá pelo Sacko? Se Porro não se conseguiu afirmar no Valladolid, dificilmente terá já qualidade para ser titular no Sporting, mas pode ser que se revele uma boa opção de rotação.
Pois, é exatamente a minha opinião. Compreendo que no caso de jogadores jovens os clubes queiram assegurar uma percentagem futura para aproveitar uma possível valorização do jogador, mas 50% é ridículo. Sou completamente contra termos percentagens tão pequenas nos passes. E mais uma vez se vê o lugar secundário, ou terciário até, que ocupamos no carrossel. Acho que já nem o Braga aceitaria um negócio assim.
Pode dar-se o caso de dar-se bem a jogar a 3 e ser fraco a 2…tipo o que acontece a outra escala com o M. Alonso do Chelsea…
Mas estamos a comprar central fraco para jogar a 2, ala franco a jogar com 2 centrais…estamos a comprar jogadores que não sabem jogar no sistema mais habitual que provavelmente estaremos a utilizar em poucos meses…
Sim. É possível. A ver vamos. Seria uma excelente notícia, já que Risto não tem claramente qualidade para titular e, se Porro não agarra o lugar na pré-época, vamos ter que contratar mais um. Também não me desagradaria experimentar o Plata adaptado ali. Quem sabe? Nesta tática, até é capaz de encaixar ali melhor do que onde tem jogado. E contra a maioria dos adversários na liga, tampouco precisamos de um lateral realmente forte a defender.
Pois, não se vê lógica nenhuma nas contratações. Antunes já não deve ter pedalada para fazer a ala toda. O próprio Feddal admite que é um central no-nonsense, que não é gajo para construir jogo, o Nuno Santos já foi referido acima… Enfim…
“Vamos a indicadores objectivos? Querem números? Pois, aqui estão eles. É certo que Gelson Dala só realizou 14 jogos para o campeonato pelo Rio Ave. Há, no entanto, uma razão para isso ter acontecido: o angolano só chegou em Janeiro, proveniente dos turcos do Antalyaspor. Alguns também dizem que na comparação com Taremi ficou a perder. Realmente, olhando para os dados verificamos que Taremi marcou 18 golos e Dala apenas 6. Curioso, fui ver o número de minutos de utilização de cada um. Eis senão quando me deparo com os seguintes indicadores: em 2352 minutos de utilização na Primeira Liga, Taremi obteve 18 golos (vários de penálti) e produziu 5 assistências. E o Dala? Ora, o angolano foi apenas utilizado em escassos 583 minutos, marcando por 6 ocasiões (sem penáltis) como atrás foi dito e dando 3 assistências (além de ter provocado várias grandes penalidades a favor dos rioavistas). Conclusão: O Taremi marcou 1 golo a cada 131 minutos e o Dala fez abanar as redes a cada 97 minutos, o iraniano demorou 470 minutos entre cada assistência, o angolano apenas precisou de 194 minutos entre cada passe para golo. Mais impressionante: não encontrei nenhum jogador da Primeira Liga que precisasse de tão pouco tempo quanto Gelson Dala para marcar 1 golo. Mas, como quem chegou foi Nuno Santos e não Taremi, fui ver os números do antigo ala vilacondense. Pois então, o Nuno fez 32 jogos para o campeonato onde marcou 2 golos e assistiu em 6 ocasiões. Em média, tendo sido utilizado em 2521 minutos na Primeira Liga, marcou 1 golo a cada 1261 minutos (13 vezes pior rácio que o de Dala). – “Ok, mas o Dala é ponta de lança, o Nuno Santos dá golos a marcar” – , dirão os do costume. Bom, o Nuno assistiu a cada 420 minutos (2,16 vezes pior rácio que o do angolano). Ah, já me esquecia: o Dala marcou estes golos como segundo avançado, médio ofensivo ou ala direito improvisado. Em Portugal só foi ponta de lança mesmo no Sporting B. Conhecem os números? Eu digo-vos: 17 golos em 23 jogos (1829 minutos), 1 golo a cada a 107 minutos de utilização. I rest my case…”
Excelente trabalho. Sou um fan do futebol do Gelson Dala.
Tinha um feeling que íamos ficar sem o jogador envolvido em mais uma negociata ruinosa. Responsabilizo o Varandas mas também o Ruben Amorim. O rapaz já está na rede do JM a quem vai encher os bolsos.
Kiki Kouyaté transferiu-se do Troyes para o Metz a troco de 3,5 milhões de euros e o Sporting vai lucrar com o negócio. Os leões têm direito a receber 20% do valor pago pelo central maliano.
E eu que ainda hoje estive a ver o plantel do Metz (a minha equipa em França) e a pensar que nos defesas ia com poucos africanos (comparado com os médios e avançados)
Também acho “giro” que o Troyes, na 2ª divisão, consiga vender o KK por valores na mesma ordem daqueles que o SCP conseguiu com o Demiral e o Domingos Duarte…
“O DRAMA E A VITÓRIA DE UM ITALIANO QUE PASSOU POR PORTUGAL!
Cristiano Piccini…
O italiano que passou pelo Sporting e que, de Portugal, partiu para o Valencia.
Depois de uma temporada em que foi dono e senhor da lateral direita valenciana, lesionar-se-ia após a segunda jornada da temporada passada!
Simplesmente, o italiano partiu a articulação do joelho…
Uma lesão de uma gravidade impressionante, que o impediu de voltar a actuar em toda a temporada 19/20.
Por isso, teve de ser operado por duas vezes, sendo que a segunda intervenção cirúrgica deveu-se à necessidade de retirar as placas e pregos colocados no joelho.
Passou o período da pandemia sempre em fisioterapia.
Nas férias que passou em Ibiza, durante 21 dias, levou consigo um fisioterapeuta particular, com o qual todos os dias se exercitou…quase, como que a reaprender a caminhar.
Tudo atrás do sonho de poder voltar a um campo de futebol!
Consegui-lo-ia!
No passado Sábado, em jogo de preparação para a nova temporada, face ao Castéllon, voltou a sorrir! Pôde actuar durante 45 minutos, num momento festejado por todo o grupo de trabalho como se de um título se tratasse.
“#SportingCP revenue fell 15% in 2019 to €93m, as only qualified for Europa League. Wages cut to €70m, but wages to turnover quite high at 76%. Operating loss steadily widened to €66m, partly offset by €66m profit on player sales. Highest financial debt in Portugal of €235m.”
A herança pesada ainda vai dando para vender mesmo que seja em saldos. Já o mesmo não se pode dizer do entulho que foi adquirido por este presidente palhaço, mesmo em saldos ninguém os quer.
É bom ter a noção do que poderá ser o (merdoso) negócio do Palhinha que deverá ser algo entre isto:
* 15M€
15% para o Braga são menos 2,25M€
10% de comissão são menos 1,5M€
Para o Sporting ficam… 11,25M€ e 3,75M€ perdem-se fora do clube.
*10M€
15% para o Braga são menos 1,5M€
10% de comissão são menos 1M€
Para o Sporting ficam… 7,5M€ e 2,5M€ perdem-se fora do clube.
Portanto, receberemos entre 7,5 e 11,25 M€ por um gajo que seria titular de caras esta época para podermos ir buscar alguém que não se sabe se valerá alguma coisa! Ou então compram 2 pinos entre os 3 e os 5 M€ cada um!
É esta a estratégia destes incompetentes!
Se tivessemos uma direção séria e defensora dos “superiores interesses do Sporting”, o Palhinha só seria vendido em outubro, que é quando o mercado de transferências fecha. Mesmo que o negoceiem já, fechar o negócio apenas em outubro. Tinha era que fazer a pré-época toda de verde e branco, para não estar parado. É aguardar para ver o que sai dali…
Miguel em Outubro já não há mercado de transferências. O que eu faria era um empréstimo para um Clube de Premiere Inglesa com opção de compra de 15 M€ a ser accionada em 2021.
SL
Deviam responsabilizar criminalmente o Sousa Cintra por este “negócio” mirabolante:
Empréstimo a 2 anos ao Braga (que compete connosco por lugares europeus de jeito) com as seguintes condições: pagamento de uma “indemnização” de 1,5M€ devida pelo Clube PROPRIETÁRIO ao clube RECEPTADOR se o pretendesse resgatar na janela de mercado de Verão entre as duas épocas do empréstimo; impossibilidade de o resgatar em quaisquer das janelas de mercado de Inverno das 2 épocas do empréstimo; obrigatoriedade de ceder 20% de qualquer valor de transferência que seja negociado até Setembro de 2020 (2 meses após o término do empréstimo; ou dito de outra forma “ou nos deixam 20% de uma transferência no mercado de Verão de 2020 ou não podem transferi-lo nessa janela).
Tudo isto para “encaixar” o retorno da merda do Battaglia, que não vale o dedo mindinho do pé esquerdo do Palhinha e que ainda recebeu “prémio de retorno pós rescisão” e substancial aumento de vencimento.
E o Trolha automaticamente a rir-se de nós durante 2 anos e 2 meses.
Palhinha no Wolves, se eles venderem o Rúben Neves, dá-lhe uma época e triplicará esses 15M. É uma estupidez de negócio. Palhinha seria um jogador importante no Sporting esta época. Agora, ainda por cima, vamos ter que gastar mais dinheiro num médio defensivo, quando já tínhamos um de grande qualidade no plantel. Enfim…
O Sporting nunca devia vender um titular por 15M….é absurdo…ainda para mais com características que não temos e que muito precisamos. Mesmo que o valor de mercado fosse os 15M, é uma estupidez…Por 15M prefiro o proveito desportivo, de longe…
Mas como esta merda está entregue ao Mendes (se é que não está ao Vieira também), vale tudo…
Pois, para além do mais um jogador que se destacou da forma como Palhinha o fez esta época. Falo regularmente com adeptos do Tottenham sobre bola, e as exibições frente aos Wolves ficaram-lhes na retina. Foi um boss. Estamos completamente reféns das necessidades do carrossel. É preciso fazer dinheiro para ir rapar o fundo do catálogo da Gestifute. O Mendes quer colocar o Palhinha num dos clubes dele. Então vende-se o gajo…
Contratações do Sporting pós 1Bruno de Carvalho – Cintra e Varandas…
Diaby (verão 2018) Cintra (7,5M€)… Não conta para o plantel actual
Gudelj (verão 2018) Cintra (3M€)… Já findou o empréstimo
Doumbia (janeiro 2019) Varandas (4,5M€)… No plantel mas provável suplente
Borja (janeiro 2019) Varandas (3,5M€)… Não plantel mas provável suplente
Ilori (janeiro 2019) Varandas (2,4M€)… Não conta para o plantel actual
Matheus Nunes (janeiro 2019) Varandas (0,5M€)… No plantel
Renan (verão 2019) Varandas (1,4M€)… No plantel mas provável saída (valor do passe mais o empréstimo)
Phellype (janeiro 2019) Varandas (0,7M€)… No plantel
G. Plata (janeiro 2019) Varandas (1,5M€)… No plantel
Vietto (verão 2019) Varandas (7,5M€ 50%)… No plantel
Neto (verão 2019) Varandas (0,8M€)… No plantel
Sporar (janeiro 2020) Varandas (6,5M€)… No plantel
Rosier (verão 2019) Varandas (7,5M€)… Não conta para o plantel actual
Camacho (verão 2019) Varandas (5,5M€)… Não conta para o plantel actual
Eduardo (verão 2019) Varandas (3,5M€)… Não conta para o plantel actual
Jesé (verão 2019) Varandas (2M€)… Já findou o empréstimo
Bolasie (verão 2019) Varandas (2M€)… Já findou o empréstimo
Fernando (verão 2019) Varandas (0,6M€)… Já findou o empréstimo
Antunes (verão 2020) Varandas (0M€)… No plantel
Feddal (verão 2020) Varandas (3,5M€)… No plantel
Porro (verão 2020) Varandas (0M€)… No plantel
Adam (verão 2020) Varandas (0M€)… No plantel
Pedro Gonçalves (verão 2020) Varandas (6,5M€ 50%)… No plantel
Nuno Santos (verão 2020) Varandas (3M€*)… No plantel
* mais 50% do Dala (que era tudo o que o Sporting tinha), mais 75% do Geraldes, mais a divida do Rio Ave referente ao Mané… que, tudo somado, nunca serão menos de outros 3M€!
Não conto aqui com jogadores contratados ainda pela anterior Direcção como, por exemplo, o Bruno Gaspar.
Os valores reportam todo o dinheiro envolvido em passes, comissões (onde se sabe) e prémios de assinatura (onde se sabe).
São 22 jogadores contratados:
9… para a época 18/19, onde se inclui o empréstimo do Renan!
9… para a época 19/20 (não inclui o Renan)!
6… para a época 20/21!
Dos 9 da época 18/19, continuam a contar 6 – Renan, Borja, Matheus Nunes, Doumbia, Plata e Phellype – e já estão fora de ser opção 3 – Gudelj, Ilori e Diaby!
Dos 6 que ainda contam, certos são o Plata e o Matheus Nunes. Os outros 4 podem ficar ou não.
Dos 9 da época 19/20, continuam a contar 3 – Vietto, Neto e Sporar – e já estão fora de ser opção 6 – Rosier, Eduardo, Camacho, Jesé, Bolasie e Fernando!
Os 3 que contam parecem certos no plantel.
Uma apreciação frio, nem considerando o valor individual de cada um, mas o seu aproveitamento para épocas seguintes, apesar do nível do plantel ser baixo, só pode ser mau.
Estamos a falar de 18 jogadores em 2 anos – é quase um plantel inteiro! – dos quais 50% estão descartados para serem opção na 3ª época, ou seja, são assumidamente, más contratações – 50% das contratações são claramente falhanços da estrutura do futebol.
Mas a coisa piora quando se percebe que, dos 9 que ainda estão, alguns não são certos que fiquem. Ou seja, a probabilidade de o falhanço nas contratações ser acima dos 50% existe e é real.
Em cima disto, a agravar o panorama da incompetência que esta Direcção e esta Estrutura do Futebol têm demonstrado, é possível constatar que, no geral, destes 9 jogadores que ainda estão, nenhum é realmente um jogador que se diga que poderá ser uma mais valia a curto prazo – ser vendido, por exemplo, acima dos 20M€! Tirando o Plata e o Matheus Nunes, que são muito jovens e a crescer, que jogador destes é hoje possível vender com 2M€ de encaixe?
Pegando em tudo isto, e transportando esta realidade para as 6 aquisições para 20/21, o que se vê é mais do mesmo:
a) ou jogadores sem qualquer perspectiva de serem uma mais valia económica, e de valia desportiva duvidosa – Adam, Porro, Feddal e Antunes…
b) ou jogadores de valia desportiva e económica que são uma incógnita – Pedro Gonçalves e Nuno Santos
Não há um único jogador que se diga, “sim, senhor, boa contratação e bom negócio”. Um só! Zero!
Para uma pessoa como eu, que coloquei como um dos pontos fracos da Direcção do Bruno de Carvalho, exactamente a politica de aquisições nos primeiros 4 anos, onde se deitaram fora, nas minhas contas, entre passes, comissões, prémios de assinatura e ordenados de jogadores que nunca renderam desportivamente, cerca de 50M€, ver que a situação piorou bastante e o paradigma é muito pior, isto é completamente deprimente.
E não me venham com “todas as equipas cometem erros”, ou “os outros fizeram pior”! Não quero saber.
Não é por A ser incompetente que tenho de aceitar que B seja incompetente.
Não tenho de aceitar incompetência de ninguém.
Nem é factual que se erre tanto como se errou nos primeiros 4 anos de Bruno de Carvalho e muito menos como se erra nestes 2 anos, para 3, de Varandas. E a prova disso é o 5º anos de Bruno de Carvalho, onde eu só vi uma má contratação – Matheus Oliveira. Todas as outras foram bons jogadores, uns podendo render desportivamente e economicamente e outros só desportivamente, devido à idade.
Portanto, é possível ser competente.
Bruno de Carvalho provou muita coisa que frases feitas sempre tentaram desmentir. Que é possível ter um clube vivo em todas as modalidades, que é possível um clube dar lucro quer na parte do Clube, quer na parte da SAD, e que é possível contratar bem, sem errar que é um disparate – apesar dele também o ter feito.
Por tudo isto eu disse aqui na altura, e continuo a achar exactamente o mesmo, que era fácil fazer um bom trabalho depois dos 5 anos dessa Direcção. Era só continuar como estávamos no que estava bem, e corrigir as poucas coisas que realmente não estavam a funcionar e necessitavam de melhoramentos – até porque mesmo o que funciona, pode sempre ser melhorado.
Mas a incompetência desta gente é tão grande – e começou logo com o marreta do Cintra! – que estragaram grande parte do que funcionava e pioraram tudo o que necessitava de ser melhorado.
Se é verdade que se desbarataram 50M€ nos 5 anos da anterior Direcção em jogadores mal contratados, estes anormais gastaram isso em praticamente 2 anos, suportados por resultados económicos muito piores, o que ainda agrava mais a situação e mostra, claramente – e é por isso que não se entende que haja pessoal a defender estes incompetentes… e se atacam a Direcção anterior, mais incompreensível é!
Tudo é, agora, incomparavelmente pior, por muito que tentem defender o contrário!
Exato. Na relação qualidade/preço foi realmente um bom negócio. Para mim, não fica a dever nada ao Sporar, que custou muito mais. Se o rascord for de confiar, antes da lesão, havia clubes dispostos a dar 5M por ele, o que decuplicaria o investimento.
Acho-o superior ao Sporar. Do que vi dos dois, reconheço que do segundo vi poucos minutos. Mas sinceramente, duvido que não estejam ela por ela.
Mas é o eterno Sporting, sempre a trocar, ora melhora um bocadinho, ora piora um poucochinho, enquanto isso o dinheiro evapora-se.
Também acho que são bem equivalentes.
Mas um custou 0,7M€ (passe mais comissões) e o outro 6M€ (só passe, que não sei as comissões de cabeça). Tipo 10 vezes mais…
O Renan começou com o Xintra, ou seja, a merda foi feita a meias. De resto uma análise boa, apesar de achar que não tivemos 4 maus anos de contratações por parte do PRESIDENTE.
lembro de Slimani que passou de 0.3 para 30 e só essa valorização seria mais de metade do que dizes ter sido “desperdiçado”, ou seja, os tais 50 milhões. Não vou aprofundar mais mas certamente que os 20 em falta seriam taxados facilmente com mais 2 ou3 vendas que se tenham feito. Naon esquecer que se vendeu MUITO BEM. Portanto falta um pouco de seriedade na análise.
Gosto de ver que já dizes mal à boca cheia da bandidagem que lá temos. Mas falta dizer que BRUNO DE CARVALHO É O NOSSO PRESIDENTE. Eu sei que queres mas “a tua ideologia” não te permite.
Como conclusão digo-te que o alvo és tu porque és o estereótipo de adepto sportinguista que já consegue assumir que está tudo uma merda mas que não consegue dar o passo para a realidade e para a UNICA SOLUCAO QUE TEMOS PARA O CLUBE e para isso, custe o que custar! Não sei se lá chegarão mas vamos debatendo.
Portanto, tu comprando 10 jogadores, se um deles pagar os 10 quando os venderes todos, está porreiro?
Com números, para perceberes sem duvida nenhuma…
Contratas 10 jogadores.
Cada um custa 10M€. Gastas 100M€
Vendes um por 110M€.
Os outros ninguém lhes pega e mandas os gajos embora a zero.
Para ti é competência porque um jogador pagou 9 pinos que tu escolheste, é isso?
Enfim, nunca vou entender este tipo de visão de negócio.
Competência é contratares 10 e acertares 8 ou 9.
Porque és profissional.
Não podes acertar 1 ou 2.
Se acertas 2 e falhas 8, és competente onde?
Depois, esta merda já foi mais que falada, o Slimani veio pela mão do sportinguista Mariano Barreto, que não trabalhava no clube, logo não era do scouting!
E foi preciso o homem insistir muito para aceitarem fazer o negócio, que só fizeram por implicar um custo de 300 ou 400 mil euros. Fosse 1M€ e nunca o fariam.
Aqui o mérito é 100% do Mariano Barreto, não do scouting do Sporting!
E depois dos treinadores e do jogador, que evoluiu imenso.
Não Miguel, não é isso que estou a dizer. Mas o que escreveste é falacioso. Se acontecer isso de gastar 100 e venderes por 110 imaginando que o rendimento desportivo da equipa foi satisfatório (como o foi no ano do Slimani) estás perto do break even. Não vais tirar grande lucro mas não estás a enterrar dinheiro.
Custa-me explicar isto a um gajo que sei que possivelmente sabe mais do que eu desta matéria mas que insiste apenas em ser “mal intencionado”.
Mesmo que eu achasse que o exemplo que deste seria bom. Comparado com a situação atual de gastas 100 recebes bola, é gestão de topo, certo? Mas eu acho que nem se deve comparar o que se deve fazer é repor a justiça mas para isso precisaríamos que os Migueis assumissem que o caminho certo era “o outro” e não este…
Rejo-me por estes princípios, que uso na minha vida. Não digo uma coisa e faço outra.
Eu não estou a comparar nada.
Quem compara és tu.
Eu limito-me a analisar uma situação, e ver se é boa ou má.
Nem falei no Varandas.
Vocês é que trazem sempre a merda do Varandas para desculparem os erros do Bruno de Carvalho. Não me vês a fazer isso, e eu comento bastante.
Analiso a prestação do Bruno, com o meu critério, e tiro as minhas conclusões.
Tal como analiso a prestação do Varandas, exactamente com o mesmo critério, o meu, e também tiro as minhas conclusões.
Nunca comparo uma ao outro, até porque nem preciso – as próprias conclusões são explicitas – e até porque acho que não têm um nível similar que possas ser comparadas. O Varandas é uma merda e a merda não serve de comparação ou desculpa para nada!
Meu caro colega tasqueiro, se contratas 10 jogadores e só um é bom, duvido muito que faças uma grande época – não é impossível, se o resto do plantel for bom, mas é pouco provável, porque se contratas meio plantel é porque o plantel não é assim tão bom!
A segunda metade do teu comentário só vem confirmar o quão mal intencionado demonstras ser neste assunto. Então vamos agora culpar o Jorge Mendes por impingir os jeses ao varandas porque eu não acredito que algum scout que se ache profissional olha para aquilo e ache bom jogador.
Em resumo: o varandas não tem responsabilidade só porque foram outros a trazer?
Sim começou com Cintra, emprestado, mas foi contratado no verão de 2019. Está lá o valor total gasto com o empréstimo e com a compra.
Quanto aos gastos em compras e às receitas em vendas, tu tens uma noção de negócio distorcida.
Um negócio não se gere assim e um clube de futebol, além da parte desportiva e emotiva, tem uma vertente negócio que é fundamental.
Não vou repetir-me aqui, até porque é longo, mas procura um comentário meu onde questiono esse tipo de pensamento.
Eu digo bem daquilo que acho bem feito, e, obviamente, digo mal daquilo que acho mal feito.
Penso, enfim, tenho essa sensação, mas posso estar enganado, que é o que TODA A GENTE FAZ!
Há muito tempo que questiono as opções do Varandas – desde Abril de 2019, se a memória não me falha. Vocês é que se focam mais na minha pessoa do que naquilo que escrevo, e isso não é problema meu!
Como não acho que tenha havido trafulhice, pelo menos que eu tenha visto provas disso, concordando ou não, eu aceito a votação dos sócios.
Não deixa de ter piada um gajo que não aceita uma votação democrática vir falar em cravos.
Mas, meu caro, cravos é exactamente o que não precisamos. Precisamos de exigência!
Expectativa do Sporting para 2020/21: «Falando do Sporting é um bocado complicado para mim… Eu vejo o Sporting tão débil, tão débil que qualquer coisa que eu digo pode ter um eco muito grande nas esperanças dos sportinguistas. Eu estava aqui a ver e as potenciais saídas, com as entradas que o Sporting tem… Isto é assustador. Nota-se que o Sporting não tem rumo, não tem um objetivo, uma estratégia, uma ideia. Vou dar um exemplo: como é que o Sporting consegue – porque tem dinheiro, porque deu 10 milhões por um treinador – ter um treinador por 10 milhões e não consegue dar jogadores com a expetativa e a classe que essa contratação foi feita. Ou seja, o Sporting retira qualidade ao plantel, vai contratar outros jogadores que não são superiores. O Sporting gasta mais dinheiro, tem um plantel menos competitivo, num ano em que há duas equipas a entrar diretamente na Champions e uma terceira em que vai ter de jogar um play-off. É assustador, porque não há expetativa, não há esperança, não há aquela vibração que se costuma dizer: ‘Esta ano é que é’. Mas sim: ‘Será que vai dar para o terceiro?’».
Título de campeão longe de Alvalade: «Nas apostas desportivas, para o Benfica e para o Porto serem campeões a odd é de 1,9. A do Braga é 23 e a do Sporting é 34. Para as apostas, o Braga já está à frente do Sporting. Até eles percebem que o Sporting está num momento fraquinho. Está dividido, está completamente desnorteado e sinceramente não basta só contratar um grande treinador para o Sporting ter uma grande equipa. Tem que se dar ferramentas ao treinador. Se não como é que se justifica todo aquele dinheiro gasto no treinador? Estão à espera que o treinador estale os dedos e faça milagres e faça do Sporting campeão? Os treinadores precisam de jogadores. Um grande treinador só é um grande treinador se tiver grandes jogadores. O Sporting corre o risco de este ano lutar pelo quarto ou quinto lugar»
Saída de Rui Patrício:« Quando foram as eleições, não nos podemos esquecer daquilo que foi dito e prometido. Frederico Varandas disse publicamente que sabia o que o Sporting precisava para ser um clube forte. E agora estão-se sempre a agarrar aquilo que aconteceu há dois anos. O Sporting só ganhou a Taça de Portugal e a Taça da Liga com um plantel formado, não por ele, mas por outros. A partir daí tem sido sempre a delapidar a qualidade do plantel do Sporting. E os negócios, ao contrário do que alguns possam pensar, o Sporting ganhou em tribunal o Rafael Leão. Ou outros perdiam também em tribunal, mas o que aconteceu é que havia interesses comuns a esses jogadores, aos empresários e ao Sporting, neste caso a Frederico Varandas, para as coisas se conciliarem. Foi assim que Rui Patrício e outros foram»
Regresso de Bas Dost: «Quando aqueles jogadores saíram todos, porque não havia condições, não havia segurança, porque tinham medo de sair à rua…Pois, mas bastou aumentarem o salário para eles voltarem outra vez para o Sporting a beijar o símbolo. Aí já não havia insegurança, já não havia medo, já não havia nada…O Bas Dost sai do Sporting, ganhava 1,8 milhões líquidos por ano e decidiu ir embora, porque não tinha segurança. O Sousa Cintra aumentou a proposta do contrato do Bas Dost a ganhar 3,2. O Bas Dost ficou no Sporting. Depois andaram a dizer que foi por causa disto e daquilo de Alcochete. Mentiras! Houve confusão, sim senhor, mas faltou perícia para saber lidar com a situação»
Gestão de Frederico Varandas: «O homem, que ganhou as eleições do Sporting, que tinha todas as soluções porque conhecia o clube por dentro e por fora como ninguém, e que não estava preocupado com nada, foi vender os jogadores que o anterior presidente tinha contratado… Foi essa a fórmula mágica para ele angariar dinheiro? Então onde é que está o trabalho dele de angariar qualidade para o plantel e património? Onde está isso? Frederico Varandas está a vender os anéis todos, qualquer dia até vende os dedos. As pessoas ficam manetas, não têm mãos. Vende tudo! Não tem soluções para nada. Agora, um senhor chamado Bernardo, salvo erro, veio dizer que o Sporting vai tentar fazer melhor do que o ano passado. Vai tentar fazer melhor do que ano passado? Então o Sporting ficou em quarto lugar, não ganhou nada e vai tentar fazer melhor? Mas pensam que estão onde? No Sporting clube não sei onde? Pensa que está onde? Está no Sporting Clube de Portugal…».
Acuña e Palhinha a trabalhar à parte: «Uma pessoa só valoriza um ativo, se estiver sempre com o plantel, a trabalhar com os melhores e a dar a ideia que não quer vender. O Sporting está a dizer assim: ‘Por favor, comprem o Acuña, comprem o Palhinha’… O Palhinha foi treinado pelo Rúben Amorim. Ele sabe o valor do Palhinha melhor do que ninguém. Agora, há coisas por trás…Por isso é que tem que se falar a verdade aos sócios do Sporting. O Acuña de certeza que já lhe foi dito: ‘Para o ano de certeza que, se houver uma proposta, tu sais’. Mas enquanto não houver essa proposta, tem de continuar a trabalhar com os melhores, com a equipa principal, não é para treinar à parte […]. Há dois meses, o Acuña só saía por 20 milhões. Há mês e pouco, já era 15 e se calhar vai sair por 7 ou por 8 […]».
Balanço do mandato de Varandas: «Para mim, só encontro uma palavra. Pelo menos, andei à procura no dicionário, mas só encontrei aquela palavra: incompetência. É a palavra que eu encontro, sinceramente».
A Academia recebeu, ontem, mais 15 jogadores que não entram nas contas de Rúben Amorim, mas estão vinculados ao Sporting e irão treinar-se até encontrarem um novo clube. A lista é composta por Diaby, Camacho, Miguel Luís, Tiago Ilori, Rosier, Eduardo, Bruno Gaspar, Ivanildo, Filipe Chaby, Leonardo Ruiz, Mattheus Oli-veira, Bruno Paulista, Lumor, André Geraldes e Bruno Miguel Fernandes.
Número assustador. Só em salários é uma fortuna. Alguns nem de graça arranjam clube. Que pena que um clube de futebol seja um pretexto para negociatas.
Inimaginável mesmo. Não pode ser assim. Contratar um jogador não pode ser feito com ligeireza. Infelizmente nem Bruno escapou a esta política: Lumor, Paulista, Geraldes, Bruno Gaspar e Ruiz são herança brunista.
É que exageras, foda-se uma media de 1M bruto por ano
por exemplo:
Lumor: 620 mil
Matheus Oliveira: 470 mil
Leo Ruiz 75 mil
Geraldes: 250 mil
Paulista: 600 mil
Bruno Gaspar: 1.4M
Ivanildo: 45 mil
Chaby: 52 mil
Neste 8 tens uma média de 430 mil euros, menos de metade do que dizes. Agora se as contratações do varandas dão uma media de 1M já será outra conversa, mas não metas tudo no mesmo saco.
Diaby eram 2M€ mais uma série de prémios… Ia lá para os 3M€!
Rosier lá para os 2M€…
Eduardo entre 600 e 800 mil…
Camacho, se não anda no 1M€, está lá a bater…
Aqui tens 6,5M€…
Com o BG faz 8M€
Lumor mais Matheus… 9M€
Os outros 5… 10M€
Olha que está longe… E eu falava dos 12 que não são formação!
Ainda bem que os rabolhos foram ENCAVADOS na Youth Champions League …
Vocês já imaginaram o que teria sido o amanhã?!?!?
Teriamos o Marselfie (filho dum fascista), o costa das chamuças, até o ferro pedófilo rodrigues e tantos, tantos outros aos saltos no aeroporto de Lisboa…
Assim, é um sossego …
Que alivio, só de pensar nos artigos dos pasquins e por aí fora que já estavam redigidos … Que alivio …
E que MELÃO (mais um) para o ex-presidiário do TRAFICANTE orelhudo !!!
Será que Augusto Inácio não seria uma solução ao ter um cargo importante no Sporting. Quando varandas cair veria o Inácio com bons olhos na estrutura. O primeiro mandato de BdC foi muito bom e o Inácio estava ao seu lado
O Inácio era o responsável por escolher os jogadores nos 2 primeiros anos…
Aproveitaste:
1º ano
Montero
Mauricio
Jefferson
Slimani (que foi indicado pelo Mariano Barreto e contratado só porque custava menos de 0,5M€; não foi escolha dele)
2º ano
Paulo Oliveira
Nani (que veio sem ser indicação dele no negócio do Rojo)
Jonathan Silva
1º ano, 12 contratações, 3 dele aproveitadas
2º ano, 10 contratações, 2 dele aproveitadas
Quinze para colocar (uns coitados, mais um empréstimo), e a estes ainda se vão juntar mais uns quantos (Borja, LP, Renan ou Max). Um plantel inteiro na lista de transferências.
Anos disto, para o ano será igual ou pior.
Pelo meio um Inverno de “ajustes”.
Em vez de discutirem heranças e quem pesa mais no entulho, era cortar de vez com esta filosofia.
25 Agosto, 2020 at 13:26
Muito bom artigo do Pedro Azevedo no Castigo Máximo sobre o negócio Nuno Santos:
“O reino da subjectividade situa-se na ponta mais ocidental da Europa. Aqui é possível sempre adoptar qualquer versão à vontade de quem comenta, menos quando os factos são de tal forma evidentes que batem de frente com a percepção da realidade que se pretende criar.
Como exemplo do que acabo de escrever, tomemos a recente contratação de Nuno Santos e concomitantes dispensas de Gelson Dala e de Francisco Geraldes. Lendo o que se comenta por aí fica a sensação que a preocupação de muito boa gente é não permitir que a verdade se entreponha numa boa história.
O que se diz então por aí? Sobre Gelson Dala começa por se dizer que o Sporting só cedeu metade do seu passe. Dito desta forma até parece que reteve a outra metade. Acontece que um mínimo de aprumo levaria os interessados a analisar os R&C da sociedade. Ora, olhando, por exemplo, para o R&C anual de 2018/19 (página 113 de 164) é possível verificar que o Sporting apenas possuía 50% dos Direitos Económicos do atleta angolano. Entrando na análise propriamente dita da sua valia como futebolista circula a tese de que, não tendo sido titular com Carvalhal no Rio Ave, isso seria razão mais do que suficiente para justificar a falta de interesse do Sporting na sua continuação. Fixem bem o pormenor da utilização de Carvalhal como argumento, pois mais à frente, a propósito de Nuno Santos e de uma entrevista que o ex-treinador rioavista concedeu ao Tribuna Expresso em que considerou ter ponderado colocar o ala como interior até que concluiu que ele era muito mais útil como extremo, o actual treinador do Braga já é para os mesmos um Zé-Ninguém, na medida em que é preciso criar uma narrativa em como Nuno Santos encaixa bem no 3-4-2-1 de Ruben Amorim. É o que se denomina desonestidade intelectual. Adiante…
Vamos a indicadores objectivos? Querem números? Pois, aqui estão eles. É certo que Gelson Dala só realizou 14 jogos para o campeonato pelo Rio Ave. Há, no entanto, uma razão para isso ter acontecido: o angolano só chegou em Janeiro, proveniente dos turcos do Antalyaspor. Alguns também dizem que na comparação com Taremi ficou a perder. Realmente, olhando para os dados verificamos que Taremi marcou 18 golos e Dala apenas 6. Curioso, fui ver o número de minutos de utilização de cada um. Eis senão quando me deparo com os seguintes indicadores: em 2352 minutos de utilização na Primeira Liga, Taremi obteve 18 golos (vários de penálti) e produziu 5 assistências. E o Dala? Ora, o angolano foi apenas utilizado em escassos 583 minutos, marcando por 6 ocasiões (sem penáltis) como atrás foi dito e dando 3 assistências (além de ter provocado várias grandes penalidades a favor dos rioavistas). Conclusão: O Taremi marcou 1 golo a cada 131 minutos e o Dala fez abanar as redes a cada 97 minutos, o iraniano demorou 470 minutos entre cada assistência, o angolano apenas precisou de 194 minutos entre cada passe para golo. Mais impressionante: não encontrei nenhum jogador da Primeira Liga que precisasse de tão pouco tempo quanto Gelson Dala para marcar 1 golo. Mas, como quem chegou foi Nuno Santos e não Taremi, fui ver os números do antigo ala vilacondense. Pois então, o Nuno fez 32 jogos para o campeonato onde marcou 2 golos e assistiu em 6 ocasiões. Em média, tendo sido utilizado em 2521 minutos na Primeira Liga, marcou 1 golo a cada 1261 minutos (13 vezes pior rácio que o de Dala). – “Ok, mas o Dala é ponta de lança, o Nuno Santos dá golos a marcar” – , dirão os do costume. Bom, o Nuno assistiu a cada 420 minutos (2,16 vezes pior rácio que o do angolano). Ah, já me esquecia: o Dala marcou estes golos como segundo avançado, médio ofensivo ou ala direito improvisado. Em Portugal só foi ponta de lança mesmo no Sporting B. Conhecem os números? Eu digo-vos: 17 golos em 23 jogos (1829 minutos), 1 golo a cada a 107 minutos de utilização. I rest my case…
Quanto ao argumento de que o angolano desperdiçou as oportunidades que lhe foram concedidas por diversos treinadores no Sporting, oferece-me dizer o seguinte: é extraordinário como uma utilização na Primeira Liga inferior a 1 minuto permite chegar a essa conclusão. Há pessoas de facto muito adiantadas no tempo, cuja genialidade permite extrapolar conclusões deste tipo. Eu cá ficarei à espera dos ecos das maravilhas que o Nuno Santos conseguirá fazer no seu 1º minuto de verde e branco, sendo certo que, pelo mesmo padrão de exigência, tudo o que não seja um golo de cabeça, outro de calcanhar e um pontapé de bicicleta, ou, vá lá, de triciclo, me deixará profundamente decepcionado.
E o Geraldes? Bom, o Chico não teve uma época brilhante, pouco utilizado no AEK de Atenas e no Sporting. Porém, para o comparativo ser rigoroso, recuemos a 17/18, época em que o Geraldes representou o Rio Ave. Tinha 22-23 anos, realizou 30 jogos, marcou por 3 vezes e produziu 7 assistências na Primeira Liga. Em média, pós 2319 minutos de utilização, obteve 1 golo a cada 773 minutos e fez uma assistência a cada 331 minutos, ambos os números inferiores aos de Dala e superiores aos de Nuno Santos no último ano.
Ouve-se por aí também o argumento de que estamos a limpar a casa e que com a dispensa destes 2 jogadores vamos poupar salários. Ora, uma leitura do Relatório de Auditoria que infelizmente se tornou público permite concluir que no final de 2018 Geraldes tinha um vencimento ligeiramente inferior a 100.000 euros/ano. Quanto a Dala, o angolano auferiu cerca de 225.000 euros nesse ano. O que não se poderia então dizer sobre Rosier, Borja, Neto, Eduardo, ou mesmo Ilori cujo contrato até tem uma comissão anual de manutenção? Já para não falar de Vietto, cuja relação custo/benefício é assaz duvidosa.
Mais uma vez estamos na presença de um caso de desperdício de talento (ou últimos retoques) fabricado em Alcochete, a somar a tantos outros de que mais tarde nos lamentamos. Todavia, esperemos que um caso semelhante ocorrido no Seixal venha a reverter favoravelmente para nós. Nuno Santos fez a sua formação no Benfica e chega agora ao Sporting. Oxalá, por uma vez, venha a ser um caso sério e uma futura glória do clube. Creio que todos os Sportinguistas querem isso. O que não invalida que o negócio no papel não pareça bom à luz dos indicadores que aqui deixo. (Para além de que, a não ser que Ruben Amorim tenha um plano alternativo envolvendo um 4-4-2 ou um 4-3-3, me parece difícil o encaixe de Nuno Santos como interior nos dois enganches atrás do ponta de lança que o treinador leonino sempre utiliza.) Porque uma coisa é desejarmos sempre o melhor para o clube que amamos, outra é não querermos aceitar a realidade como ela é nem que para tal tenhamos de recorrer a lendas e narrativas. E todos já sabem o que eu penso sobre os amanuenses.”
25 Agosto, 2020 at 14:33
Por mais voltas que eu dê, não consigo perceber o negócio Nuno Santos…
Para fazer a ala toda vejo o Nuno Mendes muito mais capaz e com muito mais potencial e o Plata pode ajudar. Já há o Antunes que parecem acreditar nele apesar de eu manter que não vai dar nada. Ainda há o Borja mas pronto….
Para interior acho evidente para qualquer pessoa que o tenha visto jogar que não serve mais do que serviu o Plata….ele precisa da ala para respirar e não de ter 2 ou 3 gajos em torno dele…não acredito que o Amorim o tenha visto a jogar e não perceba isto. E para jogar como interior o Dala oferece MUITO mais que o Nuno Santos…
Não consigo encaixar isto…
Aliás…chego quase sempre à mesma conclusão mas é tão rebuscada que é difícil de sustentar….
25 Agosto, 2020 at 14:44
Lá está… faz coisas no Rio Ave. Vão pedir-lhe coisas diferentes no Sporting… não vai conseguir, porque não tem características para isso.
25 Agosto, 2020 at 14:50
Eu percebo quando não é evidente na época do Nuno Santos que ele não é capaz das fazer o que lhe vão pedir. Se ele tem jogado sempre como extremo aberto na ala e nunca como interior e por isso estão a adivinhar se ele se vai dar bem como interior ou não. Mas o Carvalhal tentou jogar com os extremos por dentro como nós e não deu…teve de o “empurrar” para a ala e abrir os extremos para ele jogar. E isto foi no Rio Ave em que as equipas não se fecham e picam como com o Sporting…
É como numa época um gajo ser testado a defesa esquerdo no Rio ave e não funcionar porque não sabe centrar e o gajo depois ir para médio centro e corre bem o resto da época. E depois vir o Sporting e comprar o gajo para jogar a defesa esquerdo a meter bolas para o Dost….isto não faz sentido!
Não percebo….e sinceramente, podem vender-me o que quiserem, não acredito que o Amorim tenha dito que queria o Nuno Santos e o Antunes ao mesmo tempo…
25 Agosto, 2020 at 15:17
Inteiramente de acordo. Mais uma contratação sem nexo. Para já, nesta pré-época, o Porro até se pode vir a revelar uma boa contratação, com a opção de compra, mas convenhamos que fazer apenas 13 partidas em toda a época por um clube do nível do Valladolid não me deixa muito otimista, e o Pote é muito bom jogador, embora o negócio em si seja uma merda. De resto, parece-me tudo mais entulho para despachar para o ano.
25 Agosto, 2020 at 16:14
Não conheço o Porro. Estarei cá para ver. Não ouvi falar de nenhuma opção de compra….só do empréstimo.
O Pote seria interessante se o negócio não fosse uma merda….assim deixa de ser interessante para mim. Isso e o facto de ser do JM. Significa que vamos andar a valorizar para o JM fazer dinheiro quando ele quiser e nós ficarmos a xuxar no dedo…
25 Agosto, 2020 at 17:08
Segundo o que li, 8.5M. Seja como for, era vender o Risto e comprar um lateral a sério, um que fosse titular de caras. Quanto é que o Vitória quererá pelo Sacko? Se Porro não se conseguiu afirmar no Valladolid, dificilmente terá já qualidade para ser titular no Sporting, mas pode ser que se revele uma boa opção de rotação.
Pois, é exatamente a minha opinião. Compreendo que no caso de jogadores jovens os clubes queiram assegurar uma percentagem futura para aproveitar uma possível valorização do jogador, mas 50% é ridículo. Sou completamente contra termos percentagens tão pequenas nos passes. E mais uma vez se vê o lugar secundário, ou terciário até, que ocupamos no carrossel. Acho que já nem o Braga aceitaria um negócio assim.
25 Agosto, 2020 at 17:13
O Valladolid jogava com 2 ou 3 centrais? Sabes?
25 Agosto, 2020 at 17:25
Segundo o zerozero, nas últimas 10 partidas jogaram com 2, exceção feita à receção ao Barcelona, em que jogaram com 3.
25 Agosto, 2020 at 17:30
Pode dar-se o caso de dar-se bem a jogar a 3 e ser fraco a 2…tipo o que acontece a outra escala com o M. Alonso do Chelsea…
Mas estamos a comprar central fraco para jogar a 2, ala franco a jogar com 2 centrais…estamos a comprar jogadores que não sabem jogar no sistema mais habitual que provavelmente estaremos a utilizar em poucos meses…
25 Agosto, 2020 at 17:38
Estamos a comprar defesas que (supostamente) só sabem jogar a 3x5x2, e atacantes que só sabem jogar em 4x3x3
25 Agosto, 2020 at 17:43
Sim. É possível. A ver vamos. Seria uma excelente notícia, já que Risto não tem claramente qualidade para titular e, se Porro não agarra o lugar na pré-época, vamos ter que contratar mais um. Também não me desagradaria experimentar o Plata adaptado ali. Quem sabe? Nesta tática, até é capaz de encaixar ali melhor do que onde tem jogado. E contra a maioria dos adversários na liga, tampouco precisamos de um lateral realmente forte a defender.
Pois, não se vê lógica nenhuma nas contratações. Antunes já não deve ter pedalada para fazer a ala toda. O próprio Feddal admite que é um central no-nonsense, que não é gajo para construir jogo, o Nuno Santos já foi referido acima… Enfim…
25 Agosto, 2020 at 19:19
“Vamos a indicadores objectivos? Querem números? Pois, aqui estão eles. É certo que Gelson Dala só realizou 14 jogos para o campeonato pelo Rio Ave. Há, no entanto, uma razão para isso ter acontecido: o angolano só chegou em Janeiro, proveniente dos turcos do Antalyaspor. Alguns também dizem que na comparação com Taremi ficou a perder. Realmente, olhando para os dados verificamos que Taremi marcou 18 golos e Dala apenas 6. Curioso, fui ver o número de minutos de utilização de cada um. Eis senão quando me deparo com os seguintes indicadores: em 2352 minutos de utilização na Primeira Liga, Taremi obteve 18 golos (vários de penálti) e produziu 5 assistências. E o Dala? Ora, o angolano foi apenas utilizado em escassos 583 minutos, marcando por 6 ocasiões (sem penáltis) como atrás foi dito e dando 3 assistências (além de ter provocado várias grandes penalidades a favor dos rioavistas). Conclusão: O Taremi marcou 1 golo a cada 131 minutos e o Dala fez abanar as redes a cada 97 minutos, o iraniano demorou 470 minutos entre cada assistência, o angolano apenas precisou de 194 minutos entre cada passe para golo. Mais impressionante: não encontrei nenhum jogador da Primeira Liga que precisasse de tão pouco tempo quanto Gelson Dala para marcar 1 golo. Mas, como quem chegou foi Nuno Santos e não Taremi, fui ver os números do antigo ala vilacondense. Pois então, o Nuno fez 32 jogos para o campeonato onde marcou 2 golos e assistiu em 6 ocasiões. Em média, tendo sido utilizado em 2521 minutos na Primeira Liga, marcou 1 golo a cada 1261 minutos (13 vezes pior rácio que o de Dala). – “Ok, mas o Dala é ponta de lança, o Nuno Santos dá golos a marcar” – , dirão os do costume. Bom, o Nuno assistiu a cada 420 minutos (2,16 vezes pior rácio que o do angolano). Ah, já me esquecia: o Dala marcou estes golos como segundo avançado, médio ofensivo ou ala direito improvisado. Em Portugal só foi ponta de lança mesmo no Sporting B. Conhecem os números? Eu digo-vos: 17 golos em 23 jogos (1829 minutos), 1 golo a cada a 107 minutos de utilização. I rest my case…”
TAU!
I rest my case, too… 🙂
25 Agosto, 2020 at 22:29
Excelente trabalho. Sou um fan do futebol do Gelson Dala.
Tinha um feeling que íamos ficar sem o jogador envolvido em mais uma negociata ruinosa. Responsabilizo o Varandas mas também o Ruben Amorim. O rapaz já está na rede do JM a quem vai encher os bolsos.
25 Agosto, 2020 at 14:01
Dr., o Presi, sempre a somar:
Kiki Kouyaté transferiu-se do Troyes para o Metz a troco de 3,5 milhões de euros e o Sporting vai lucrar com o negócio. Os leões têm direito a receber 20% do valor pago pelo central maliano.
25 Agosto, 2020 at 14:12
A lucrar com mais um dos “negócios ruinosos” da “pesada herança”.
SL
25 Agosto, 2020 at 19:20
😀
25 Agosto, 2020 at 15:07
E eu que ainda hoje estive a ver o plantel do Metz (a minha equipa em França) e a pensar que nos defesas ia com poucos africanos (comparado com os médios e avançados)
Também acho “giro” que o Troyes, na 2ª divisão, consiga vender o KK por valores na mesma ordem daqueles que o SCP conseguiu com o Demiral e o Domingos Duarte…
25 Agosto, 2020 at 15:16
Pobre Metz….
25 Agosto, 2020 at 14:07
“O DRAMA E A VITÓRIA DE UM ITALIANO QUE PASSOU POR PORTUGAL!
Cristiano Piccini…
O italiano que passou pelo Sporting e que, de Portugal, partiu para o Valencia.
Depois de uma temporada em que foi dono e senhor da lateral direita valenciana, lesionar-se-ia após a segunda jornada da temporada passada!
Simplesmente, o italiano partiu a articulação do joelho…
Uma lesão de uma gravidade impressionante, que o impediu de voltar a actuar em toda a temporada 19/20.
Por isso, teve de ser operado por duas vezes, sendo que a segunda intervenção cirúrgica deveu-se à necessidade de retirar as placas e pregos colocados no joelho.
Passou o período da pandemia sempre em fisioterapia.
Nas férias que passou em Ibiza, durante 21 dias, levou consigo um fisioterapeuta particular, com o qual todos os dias se exercitou…quase, como que a reaprender a caminhar.
Tudo atrás do sonho de poder voltar a um campo de futebol!
Consegui-lo-ia!
No passado Sábado, em jogo de preparação para a nova temporada, face ao Castéllon, voltou a sorrir! Pôde actuar durante 45 minutos, num momento festejado por todo o grupo de trabalho como se de um título se tratasse.
Há sempre tempo para vencer…”
Em A Economia do Golo
25 Agosto, 2020 at 14:12
Gosto muito do Piccini, toda a sorte do mundo para ele…apesar de estar no valencia.
25 Agosto, 2020 at 14:14
Toda a sorte do mundo para Cristiano Piccini. Merece.
SL
25 Agosto, 2020 at 14:08
Conversa interessante de hoje do Inàcio no ZeroZero:
https://www.youtube.com/watch?v=fI5rThU3lbc&feature=emb_logo
25 Agosto, 2020 at 22:33
O sporyinh está fraquinho
25 Agosto, 2020 at 15:05
Para os entendidos em números:
“#SportingCP revenue fell 15% in 2019 to €93m, as only qualified for Europa League. Wages cut to €70m, but wages to turnover quite high at 76%. Operating loss steadily widened to €66m, partly offset by €66m profit on player sales. Highest financial debt in Portugal of €235m.”
Swiss Ramble
25 Agosto, 2020 at 15:47
Vamos esperar o Zenha vir comentar estas “boas” noticias…
25 Agosto, 2020 at 17:05
“Está tudo bem assim, e não podia ser doutra forma …”
25 Agosto, 2020 at 15:09
A herança pesada ainda vai dando para vender mesmo que seja em saldos. Já o mesmo não se pode dizer do entulho que foi adquirido por este presidente palhaço, mesmo em saldos ninguém os quer.
25 Agosto, 2020 at 15:45
É bom ter a noção do que poderá ser o (merdoso) negócio do Palhinha que deverá ser algo entre isto:
* 15M€
15% para o Braga são menos 2,25M€
10% de comissão são menos 1,5M€
Para o Sporting ficam… 11,25M€ e 3,75M€ perdem-se fora do clube.
*10M€
15% para o Braga são menos 1,5M€
10% de comissão são menos 1M€
Para o Sporting ficam… 7,5M€ e 2,5M€ perdem-se fora do clube.
Portanto, receberemos entre 7,5 e 11,25 M€ por um gajo que seria titular de caras esta época para podermos ir buscar alguém que não se sabe se valerá alguma coisa! Ou então compram 2 pinos entre os 3 e os 5 M€ cada um!
É esta a estratégia destes incompetentes!
25 Agosto, 2020 at 16:14
Porque razão o Braga tem percentagem?
Não era se fosse vendido durante o período de empréstimo?
25 Agosto, 2020 at 16:15
Acho que é válido até Setembro….
25 Agosto, 2020 at 16:22
Lol
Que rico empréstimo.
Acho que temos sido o abono do Braga nos últimos anos.
Empréstimos de jogadores e compra de outros, com saldo bem negativo.
25 Agosto, 2020 at 17:45
Se tivessemos uma direção séria e defensora dos “superiores interesses do Sporting”, o Palhinha só seria vendido em outubro, que é quando o mercado de transferências fecha. Mesmo que o negoceiem já, fechar o negócio apenas em outubro. Tinha era que fazer a pré-época toda de verde e branco, para não estar parado. É aguardar para ver o que sai dali…
25 Agosto, 2020 at 19:13
Bem, nem era vendido.
E, se fosse, sim, só em Outubro. Mas era capaz de apostar que não será assim…
25 Agosto, 2020 at 23:23
Miguel em Outubro já não há mercado de transferências. O que eu faria era um empréstimo para um Clube de Premiere Inglesa com opção de compra de 15 M€ a ser accionada em 2021.
SL
26 Agosto, 2020 at 0:06
Tens razão!
Tinha ideia de ter ouvido que eram no inicio de outubro.
Sim faria o mesmo.
2M€ de empréstimo e 15M€ de clausula para 2021.
Só para ter dinheiro para os Jantares Corporate! 😀 😀 😀
25 Agosto, 2020 at 23:21
Deviam responsabilizar criminalmente o Sousa Cintra por este “negócio” mirabolante:
Empréstimo a 2 anos ao Braga (que compete connosco por lugares europeus de jeito) com as seguintes condições: pagamento de uma “indemnização” de 1,5M€ devida pelo Clube PROPRIETÁRIO ao clube RECEPTADOR se o pretendesse resgatar na janela de mercado de Verão entre as duas épocas do empréstimo; impossibilidade de o resgatar em quaisquer das janelas de mercado de Inverno das 2 épocas do empréstimo; obrigatoriedade de ceder 20% de qualquer valor de transferência que seja negociado até Setembro de 2020 (2 meses após o término do empréstimo; ou dito de outra forma “ou nos deixam 20% de uma transferência no mercado de Verão de 2020 ou não podem transferi-lo nessa janela).
Tudo isto para “encaixar” o retorno da merda do Battaglia, que não vale o dedo mindinho do pé esquerdo do Palhinha e que ainda recebeu “prémio de retorno pós rescisão” e substancial aumento de vencimento.
E o Trolha automaticamente a rir-se de nós durante 2 anos e 2 meses.
26 Agosto, 2020 at 11:29
Por isso e pela indemnização ao Sinisa…
25 Agosto, 2020 at 17:04
Cenas à Cintra…
25 Agosto, 2020 at 17:13
Palhinha no Wolves, se eles venderem o Rúben Neves, dá-lhe uma época e triplicará esses 15M. É uma estupidez de negócio. Palhinha seria um jogador importante no Sporting esta época. Agora, ainda por cima, vamos ter que gastar mais dinheiro num médio defensivo, quando já tínhamos um de grande qualidade no plantel. Enfim…
25 Agosto, 2020 at 17:20
O Sporting nunca devia vender um titular por 15M….é absurdo…ainda para mais com características que não temos e que muito precisamos. Mesmo que o valor de mercado fosse os 15M, é uma estupidez…Por 15M prefiro o proveito desportivo, de longe…
Mas como esta merda está entregue ao Mendes (se é que não está ao Vieira também), vale tudo…
25 Agosto, 2020 at 17:29
“O Sporting nunca devia vender um titular por 15M….é absurdo”
Nem é preciso ir mais longe!
25 Agosto, 2020 at 17:32
Pois, para além do mais um jogador que se destacou da forma como Palhinha o fez esta época. Falo regularmente com adeptos do Tottenham sobre bola, e as exibições frente aos Wolves ficaram-lhes na retina. Foi um boss. Estamos completamente reféns das necessidades do carrossel. É preciso fazer dinheiro para ir rapar o fundo do catálogo da Gestifute. O Mendes quer colocar o Palhinha num dos clubes dele. Então vende-se o gajo…
25 Agosto, 2020 at 17:04
Contratações do Sporting pós 1Bruno de Carvalho – Cintra e Varandas…
Diaby (verão 2018) Cintra (7,5M€)… Não conta para o plantel actual
Gudelj (verão 2018) Cintra (3M€)… Já findou o empréstimo
Doumbia (janeiro 2019) Varandas (4,5M€)… No plantel mas provável suplente
Borja (janeiro 2019) Varandas (3,5M€)… Não plantel mas provável suplente
Ilori (janeiro 2019) Varandas (2,4M€)… Não conta para o plantel actual
Matheus Nunes (janeiro 2019) Varandas (0,5M€)… No plantel
Renan (verão 2019) Varandas (1,4M€)… No plantel mas provável saída (valor do passe mais o empréstimo)
Phellype (janeiro 2019) Varandas (0,7M€)… No plantel
G. Plata (janeiro 2019) Varandas (1,5M€)… No plantel
Vietto (verão 2019) Varandas (7,5M€ 50%)… No plantel
Neto (verão 2019) Varandas (0,8M€)… No plantel
Sporar (janeiro 2020) Varandas (6,5M€)… No plantel
Rosier (verão 2019) Varandas (7,5M€)… Não conta para o plantel actual
Camacho (verão 2019) Varandas (5,5M€)… Não conta para o plantel actual
Eduardo (verão 2019) Varandas (3,5M€)… Não conta para o plantel actual
Jesé (verão 2019) Varandas (2M€)… Já findou o empréstimo
Bolasie (verão 2019) Varandas (2M€)… Já findou o empréstimo
Fernando (verão 2019) Varandas (0,6M€)… Já findou o empréstimo
Antunes (verão 2020) Varandas (0M€)… No plantel
Feddal (verão 2020) Varandas (3,5M€)… No plantel
Porro (verão 2020) Varandas (0M€)… No plantel
Adam (verão 2020) Varandas (0M€)… No plantel
Pedro Gonçalves (verão 2020) Varandas (6,5M€ 50%)… No plantel
Nuno Santos (verão 2020) Varandas (3M€*)… No plantel
* mais 50% do Dala (que era tudo o que o Sporting tinha), mais 75% do Geraldes, mais a divida do Rio Ave referente ao Mané… que, tudo somado, nunca serão menos de outros 3M€!
Não conto aqui com jogadores contratados ainda pela anterior Direcção como, por exemplo, o Bruno Gaspar.
Os valores reportam todo o dinheiro envolvido em passes, comissões (onde se sabe) e prémios de assinatura (onde se sabe).
São 22 jogadores contratados:
9… para a época 18/19, onde se inclui o empréstimo do Renan!
9… para a época 19/20 (não inclui o Renan)!
6… para a época 20/21!
Dos 9 da época 18/19, continuam a contar 6 – Renan, Borja, Matheus Nunes, Doumbia, Plata e Phellype – e já estão fora de ser opção 3 – Gudelj, Ilori e Diaby!
Dos 6 que ainda contam, certos são o Plata e o Matheus Nunes. Os outros 4 podem ficar ou não.
Dos 9 da época 19/20, continuam a contar 3 – Vietto, Neto e Sporar – e já estão fora de ser opção 6 – Rosier, Eduardo, Camacho, Jesé, Bolasie e Fernando!
Os 3 que contam parecem certos no plantel.
Uma apreciação frio, nem considerando o valor individual de cada um, mas o seu aproveitamento para épocas seguintes, apesar do nível do plantel ser baixo, só pode ser mau.
Estamos a falar de 18 jogadores em 2 anos – é quase um plantel inteiro! – dos quais 50% estão descartados para serem opção na 3ª época, ou seja, são assumidamente, más contratações – 50% das contratações são claramente falhanços da estrutura do futebol.
Mas a coisa piora quando se percebe que, dos 9 que ainda estão, alguns não são certos que fiquem. Ou seja, a probabilidade de o falhanço nas contratações ser acima dos 50% existe e é real.
Em cima disto, a agravar o panorama da incompetência que esta Direcção e esta Estrutura do Futebol têm demonstrado, é possível constatar que, no geral, destes 9 jogadores que ainda estão, nenhum é realmente um jogador que se diga que poderá ser uma mais valia a curto prazo – ser vendido, por exemplo, acima dos 20M€! Tirando o Plata e o Matheus Nunes, que são muito jovens e a crescer, que jogador destes é hoje possível vender com 2M€ de encaixe?
Pegando em tudo isto, e transportando esta realidade para as 6 aquisições para 20/21, o que se vê é mais do mesmo:
a) ou jogadores sem qualquer perspectiva de serem uma mais valia económica, e de valia desportiva duvidosa – Adam, Porro, Feddal e Antunes…
b) ou jogadores de valia desportiva e económica que são uma incógnita – Pedro Gonçalves e Nuno Santos
Não há um único jogador que se diga, “sim, senhor, boa contratação e bom negócio”. Um só! Zero!
Para uma pessoa como eu, que coloquei como um dos pontos fracos da Direcção do Bruno de Carvalho, exactamente a politica de aquisições nos primeiros 4 anos, onde se deitaram fora, nas minhas contas, entre passes, comissões, prémios de assinatura e ordenados de jogadores que nunca renderam desportivamente, cerca de 50M€, ver que a situação piorou bastante e o paradigma é muito pior, isto é completamente deprimente.
E não me venham com “todas as equipas cometem erros”, ou “os outros fizeram pior”! Não quero saber.
Não é por A ser incompetente que tenho de aceitar que B seja incompetente.
Não tenho de aceitar incompetência de ninguém.
Nem é factual que se erre tanto como se errou nos primeiros 4 anos de Bruno de Carvalho e muito menos como se erra nestes 2 anos, para 3, de Varandas. E a prova disso é o 5º anos de Bruno de Carvalho, onde eu só vi uma má contratação – Matheus Oliveira. Todas as outras foram bons jogadores, uns podendo render desportivamente e economicamente e outros só desportivamente, devido à idade.
Portanto, é possível ser competente.
Bruno de Carvalho provou muita coisa que frases feitas sempre tentaram desmentir. Que é possível ter um clube vivo em todas as modalidades, que é possível um clube dar lucro quer na parte do Clube, quer na parte da SAD, e que é possível contratar bem, sem errar que é um disparate – apesar dele também o ter feito.
Por tudo isto eu disse aqui na altura, e continuo a achar exactamente o mesmo, que era fácil fazer um bom trabalho depois dos 5 anos dessa Direcção. Era só continuar como estávamos no que estava bem, e corrigir as poucas coisas que realmente não estavam a funcionar e necessitavam de melhoramentos – até porque mesmo o que funciona, pode sempre ser melhorado.
Mas a incompetência desta gente é tão grande – e começou logo com o marreta do Cintra! – que estragaram grande parte do que funcionava e pioraram tudo o que necessitava de ser melhorado.
Se é verdade que se desbarataram 50M€ nos 5 anos da anterior Direcção em jogadores mal contratados, estes anormais gastaram isso em praticamente 2 anos, suportados por resultados económicos muito piores, o que ainda agrava mais a situação e mostra, claramente – e é por isso que não se entende que haja pessoal a defender estes incompetentes… e se atacam a Direcção anterior, mais incompreensível é!
Tudo é, agora, incomparavelmente pior, por muito que tentem defender o contrário!
25 Agosto, 2020 at 17:07
24 jogadores contratados e não 22 como ficou no texto!
25 Agosto, 2020 at 17:08
Em suma …
Estes BILTRES só têm executado … Gestão de RoofTop. . .
25 Agosto, 2020 at 17:33
Sim, são o pior que vi no Sporting!
Não me recordo do presidente antes do João Rocha mas lembro muito bem dele.
E daí para cá, esta Direcção é nitidamente a pior!
25 Agosto, 2020 at 17:19
Um excelente comentário. Só acrescento que de Plata, uma das poucas contratações, na minha ótica, acertadas, também só temos 50%.
25 Agosto, 2020 at 17:31
Sim, boa contratação, mau negócio!
Já tinha evidenciado isso aqui.
Para mim, a única boa contratação e bom negócio foi o Phellype.
Tudo o resto falhou em algum lado, quando não foi um falhanço total!
25 Agosto, 2020 at 17:36
Exato. Na relação qualidade/preço foi realmente um bom negócio. Para mim, não fica a dever nada ao Sporar, que custou muito mais. Se o rascord for de confiar, antes da lesão, havia clubes dispostos a dar 5M por ele, o que decuplicaria o investimento.
25 Agosto, 2020 at 18:05
Acho-o superior ao Sporar. Do que vi dos dois, reconheço que do segundo vi poucos minutos. Mas sinceramente, duvido que não estejam ela por ela.
Mas é o eterno Sporting, sempre a trocar, ora melhora um bocadinho, ora piora um poucochinho, enquanto isso o dinheiro evapora-se.
25 Agosto, 2020 at 19:16
Também acho que são bem equivalentes.
Mas um custou 0,7M€ (passe mais comissões) e o outro 6M€ (só passe, que não sei as comissões de cabeça). Tipo 10 vezes mais…
25 Agosto, 2020 at 18:15
O Renan começou com o Xintra, ou seja, a merda foi feita a meias. De resto uma análise boa, apesar de achar que não tivemos 4 maus anos de contratações por parte do PRESIDENTE.
lembro de Slimani que passou de 0.3 para 30 e só essa valorização seria mais de metade do que dizes ter sido “desperdiçado”, ou seja, os tais 50 milhões. Não vou aprofundar mais mas certamente que os 20 em falta seriam taxados facilmente com mais 2 ou3 vendas que se tenham feito. Naon esquecer que se vendeu MUITO BEM. Portanto falta um pouco de seriedade na análise.
Gosto de ver que já dizes mal à boca cheia da bandidagem que lá temos. Mas falta dizer que BRUNO DE CARVALHO É O NOSSO PRESIDENTE. Eu sei que queres mas “a tua ideologia” não te permite.
Como conclusão digo-te que o alvo és tu porque és o estereótipo de adepto sportinguista que já consegue assumir que está tudo uma merda mas que não consegue dar o passo para a realidade e para a UNICA SOLUCAO QUE TEMOS PARA O CLUBE e para isso, custe o que custar! Não sei se lá chegarão mas vamos debatendo.
Precisamos de cravos!
25 Agosto, 2020 at 18:17
*tapados em vez de taxados
25 Agosto, 2020 at 19:24
Portanto, tu comprando 10 jogadores, se um deles pagar os 10 quando os venderes todos, está porreiro?
Com números, para perceberes sem duvida nenhuma…
Contratas 10 jogadores.
Cada um custa 10M€. Gastas 100M€
Vendes um por 110M€.
Os outros ninguém lhes pega e mandas os gajos embora a zero.
Para ti é competência porque um jogador pagou 9 pinos que tu escolheste, é isso?
Enfim, nunca vou entender este tipo de visão de negócio.
Competência é contratares 10 e acertares 8 ou 9.
Porque és profissional.
Não podes acertar 1 ou 2.
Se acertas 2 e falhas 8, és competente onde?
Depois, esta merda já foi mais que falada, o Slimani veio pela mão do sportinguista Mariano Barreto, que não trabalhava no clube, logo não era do scouting!
E foi preciso o homem insistir muito para aceitarem fazer o negócio, que só fizeram por implicar um custo de 300 ou 400 mil euros. Fosse 1M€ e nunca o fariam.
Aqui o mérito é 100% do Mariano Barreto, não do scouting do Sporting!
E depois dos treinadores e do jogador, que evoluiu imenso.
25 Agosto, 2020 at 22:02
Não Miguel, não é isso que estou a dizer. Mas o que escreveste é falacioso. Se acontecer isso de gastar 100 e venderes por 110 imaginando que o rendimento desportivo da equipa foi satisfatório (como o foi no ano do Slimani) estás perto do break even. Não vais tirar grande lucro mas não estás a enterrar dinheiro.
Custa-me explicar isto a um gajo que sei que possivelmente sabe mais do que eu desta matéria mas que insiste apenas em ser “mal intencionado”.
Mesmo que eu achasse que o exemplo que deste seria bom. Comparado com a situação atual de gastas 100 recebes bola, é gestão de topo, certo? Mas eu acho que nem se deve comparar o que se deve fazer é repor a justiça mas para isso precisaríamos que os Migueis assumissem que o caminho certo era “o outro” e não este…
26 Agosto, 2020 at 11:37
Não sou mal intencionado.
Rejo-me por estes princípios, que uso na minha vida. Não digo uma coisa e faço outra.
Eu não estou a comparar nada.
Quem compara és tu.
Eu limito-me a analisar uma situação, e ver se é boa ou má.
Nem falei no Varandas.
Vocês é que trazem sempre a merda do Varandas para desculparem os erros do Bruno de Carvalho. Não me vês a fazer isso, e eu comento bastante.
Analiso a prestação do Bruno, com o meu critério, e tiro as minhas conclusões.
Tal como analiso a prestação do Varandas, exactamente com o mesmo critério, o meu, e também tiro as minhas conclusões.
Nunca comparo uma ao outro, até porque nem preciso – as próprias conclusões são explicitas – e até porque acho que não têm um nível similar que possas ser comparadas. O Varandas é uma merda e a merda não serve de comparação ou desculpa para nada!
Meu caro colega tasqueiro, se contratas 10 jogadores e só um é bom, duvido muito que faças uma grande época – não é impossível, se o resto do plantel for bom, mas é pouco provável, porque se contratas meio plantel é porque o plantel não é assim tão bom!
25 Agosto, 2020 at 22:07
A segunda metade do teu comentário só vem confirmar o quão mal intencionado demonstras ser neste assunto. Então vamos agora culpar o Jorge Mendes por impingir os jeses ao varandas porque eu não acredito que algum scout que se ache profissional olha para aquilo e ache bom jogador.
Em resumo: o varandas não tem responsabilidade só porque foram outros a trazer?
Por favor…
26 Agosto, 2020 at 11:40
Não, o Varandas tem responsabilidade, obviamente!
Nem que seja por ser incompetente e concordar em contratar pinos.
Mas isto serve para o Varandas e para o Bruno e para qualquer presidente…
E o mal intencionado parece que és tu, que tentas distorcer o que eu digo.
26 Agosto, 2020 at 0:16
Sim começou com Cintra, emprestado, mas foi contratado no verão de 2019. Está lá o valor total gasto com o empréstimo e com a compra.
Quanto aos gastos em compras e às receitas em vendas, tu tens uma noção de negócio distorcida.
Um negócio não se gere assim e um clube de futebol, além da parte desportiva e emotiva, tem uma vertente negócio que é fundamental.
Não vou repetir-me aqui, até porque é longo, mas procura um comentário meu onde questiono esse tipo de pensamento.
Eu digo bem daquilo que acho bem feito, e, obviamente, digo mal daquilo que acho mal feito.
Penso, enfim, tenho essa sensação, mas posso estar enganado, que é o que TODA A GENTE FAZ!
Há muito tempo que questiono as opções do Varandas – desde Abril de 2019, se a memória não me falha. Vocês é que se focam mais na minha pessoa do que naquilo que escrevo, e isso não é problema meu!
Como não acho que tenha havido trafulhice, pelo menos que eu tenha visto provas disso, concordando ou não, eu aceito a votação dos sócios.
Não deixa de ter piada um gajo que não aceita uma votação democrática vir falar em cravos.
Mas, meu caro, cravos é exactamente o que não precisamos. Precisamos de exigência!
25 Agosto, 2020 at 17:35
Numa esplanada onde estou…
Lamps a perderem com Real na final da Youth.
Mas o palco, não lhes tiram…
25 Agosto, 2020 at 21:53
Ainda bem que perderam!!!
É sempre bom quando as “galinhas” são enfardadas … Numa final ainda melhor!!!
Morte à Lãpionagem!!!
26 Agosto, 2020 at 0:06
O Béla Guttmann é fodido.
Mas nós nem contamos para estes palcos… e eles lá estavam, com o Florentino na bancada.
É fodido.
26 Agosto, 2020 at 0:17
Há muita gente que não percebe isso…
O Porto já ganhou.
O Benfic@ perdeu mas esteve em 3 finais…
E nós nem contamos para esta merda mas festejamos o mal alheio!
25 Agosto, 2020 at 17:59
“Não deixem morrer este amor”
(alguns não vão (querer) entender este vídeo, apesar das evidências)
https://www.youtube.com/watch?v=OyCR00kBzK4
25 Agosto, 2020 at 22:43
Está aí grande parte…
25 Agosto, 2020 at 18:22
Dito por um tal de Augusto Inácio:
Expectativa do Sporting para 2020/21: «Falando do Sporting é um bocado complicado para mim… Eu vejo o Sporting tão débil, tão débil que qualquer coisa que eu digo pode ter um eco muito grande nas esperanças dos sportinguistas. Eu estava aqui a ver e as potenciais saídas, com as entradas que o Sporting tem… Isto é assustador. Nota-se que o Sporting não tem rumo, não tem um objetivo, uma estratégia, uma ideia. Vou dar um exemplo: como é que o Sporting consegue – porque tem dinheiro, porque deu 10 milhões por um treinador – ter um treinador por 10 milhões e não consegue dar jogadores com a expetativa e a classe que essa contratação foi feita. Ou seja, o Sporting retira qualidade ao plantel, vai contratar outros jogadores que não são superiores. O Sporting gasta mais dinheiro, tem um plantel menos competitivo, num ano em que há duas equipas a entrar diretamente na Champions e uma terceira em que vai ter de jogar um play-off. É assustador, porque não há expetativa, não há esperança, não há aquela vibração que se costuma dizer: ‘Esta ano é que é’. Mas sim: ‘Será que vai dar para o terceiro?’».
Título de campeão longe de Alvalade: «Nas apostas desportivas, para o Benfica e para o Porto serem campeões a odd é de 1,9. A do Braga é 23 e a do Sporting é 34. Para as apostas, o Braga já está à frente do Sporting. Até eles percebem que o Sporting está num momento fraquinho. Está dividido, está completamente desnorteado e sinceramente não basta só contratar um grande treinador para o Sporting ter uma grande equipa. Tem que se dar ferramentas ao treinador. Se não como é que se justifica todo aquele dinheiro gasto no treinador? Estão à espera que o treinador estale os dedos e faça milagres e faça do Sporting campeão? Os treinadores precisam de jogadores. Um grande treinador só é um grande treinador se tiver grandes jogadores. O Sporting corre o risco de este ano lutar pelo quarto ou quinto lugar»
Saída de Rui Patrício:« Quando foram as eleições, não nos podemos esquecer daquilo que foi dito e prometido. Frederico Varandas disse publicamente que sabia o que o Sporting precisava para ser um clube forte. E agora estão-se sempre a agarrar aquilo que aconteceu há dois anos. O Sporting só ganhou a Taça de Portugal e a Taça da Liga com um plantel formado, não por ele, mas por outros. A partir daí tem sido sempre a delapidar a qualidade do plantel do Sporting. E os negócios, ao contrário do que alguns possam pensar, o Sporting ganhou em tribunal o Rafael Leão. Ou outros perdiam também em tribunal, mas o que aconteceu é que havia interesses comuns a esses jogadores, aos empresários e ao Sporting, neste caso a Frederico Varandas, para as coisas se conciliarem. Foi assim que Rui Patrício e outros foram»
Regresso de Bas Dost: «Quando aqueles jogadores saíram todos, porque não havia condições, não havia segurança, porque tinham medo de sair à rua…Pois, mas bastou aumentarem o salário para eles voltarem outra vez para o Sporting a beijar o símbolo. Aí já não havia insegurança, já não havia medo, já não havia nada…O Bas Dost sai do Sporting, ganhava 1,8 milhões líquidos por ano e decidiu ir embora, porque não tinha segurança. O Sousa Cintra aumentou a proposta do contrato do Bas Dost a ganhar 3,2. O Bas Dost ficou no Sporting. Depois andaram a dizer que foi por causa disto e daquilo de Alcochete. Mentiras! Houve confusão, sim senhor, mas faltou perícia para saber lidar com a situação»
Gestão de Frederico Varandas: «O homem, que ganhou as eleições do Sporting, que tinha todas as soluções porque conhecia o clube por dentro e por fora como ninguém, e que não estava preocupado com nada, foi vender os jogadores que o anterior presidente tinha contratado… Foi essa a fórmula mágica para ele angariar dinheiro? Então onde é que está o trabalho dele de angariar qualidade para o plantel e património? Onde está isso? Frederico Varandas está a vender os anéis todos, qualquer dia até vende os dedos. As pessoas ficam manetas, não têm mãos. Vende tudo! Não tem soluções para nada. Agora, um senhor chamado Bernardo, salvo erro, veio dizer que o Sporting vai tentar fazer melhor do que o ano passado. Vai tentar fazer melhor do que ano passado? Então o Sporting ficou em quarto lugar, não ganhou nada e vai tentar fazer melhor? Mas pensam que estão onde? No Sporting clube não sei onde? Pensa que está onde? Está no Sporting Clube de Portugal…».
Acuña e Palhinha a trabalhar à parte: «Uma pessoa só valoriza um ativo, se estiver sempre com o plantel, a trabalhar com os melhores e a dar a ideia que não quer vender. O Sporting está a dizer assim: ‘Por favor, comprem o Acuña, comprem o Palhinha’… O Palhinha foi treinado pelo Rúben Amorim. Ele sabe o valor do Palhinha melhor do que ninguém. Agora, há coisas por trás…Por isso é que tem que se falar a verdade aos sócios do Sporting. O Acuña de certeza que já lhe foi dito: ‘Para o ano de certeza que, se houver uma proposta, tu sais’. Mas enquanto não houver essa proposta, tem de continuar a trabalhar com os melhores, com a equipa principal, não é para treinar à parte […]. Há dois meses, o Acuña só saía por 20 milhões. Há mês e pouco, já era 15 e se calhar vai sair por 7 ou por 8 […]».
Balanço do mandato de Varandas: «Para mim, só encontro uma palavra. Pelo menos, andei à procura no dicionário, mas só encontrei aquela palavra: incompetência. É a palavra que eu encontro, sinceramente».
25 Agosto, 2020 at 18:39
Palavra mal escolhida
“Assalto” é o termo correto.
Ninguém é tão burro ou incompetente como esta manda faz parecer que é.
25 Agosto, 2020 at 20:22
+1
Demoliçao planeada.
25 Agosto, 2020 at 21:58
OLÉ!!!
25 Agosto, 2020 at 22:49
O amarelo burrquedoi já explica o vendaval, tresa.
26 Agosto, 2020 at 1:37
Certeiro como sempre Inácio.
25 Agosto, 2020 at 18:53
Rato Messi
25 Agosto, 2020 at 19:10
«QUEREM MESMO VENDER MESSI… POBRE BARCELONA NAS MÃOS DESTES INCOMPETENTES»
– Juan Laporta
25 Agosto, 2020 at 19:11
“Rato Messi a caminho de Al Valade a troco de uma sandes de torresmo e uma mini.
25 Agosto, 2020 at 23:18
Traidor mercenário.
25 Agosto, 2020 at 19:17
A Academia recebeu, ontem, mais 15 jogadores que não entram nas contas de Rúben Amorim, mas estão vinculados ao Sporting e irão treinar-se até encontrarem um novo clube. A lista é composta por Diaby, Camacho, Miguel Luís, Tiago Ilori, Rosier, Eduardo, Bruno Gaspar, Ivanildo, Filipe Chaby, Leonardo Ruiz, Mattheus Oli-veira, Bruno Paulista, Lumor, André Geraldes e Bruno Miguel Fernandes.
Número assustador. Só em salários é uma fortuna. Alguns nem de graça arranjam clube. Que pena que um clube de futebol seja um pretexto para negociatas.
25 Agosto, 2020 at 19:28
Quase 40M€ gastos nesses gajos, e tens 3 que são da formação e não têm custo associado.
Agora mete ordenados nisso, a uma média de 1M€ brutos por ano…
25 Agosto, 2020 at 22:03
Inimaginável mesmo. Não pode ser assim. Contratar um jogador não pode ser feito com ligeireza. Infelizmente nem Bruno escapou a esta política: Lumor, Paulista, Geraldes, Bruno Gaspar e Ruiz são herança brunista.
25 Agosto, 2020 at 22:44
É que exageras, foda-se uma media de 1M bruto por ano
por exemplo:
Lumor: 620 mil
Matheus Oliveira: 470 mil
Leo Ruiz 75 mil
Geraldes: 250 mil
Paulista: 600 mil
Bruno Gaspar: 1.4M
Ivanildo: 45 mil
Chaby: 52 mil
Neste 8 tens uma média de 430 mil euros, menos de metade do que dizes. Agora se as contratações do varandas dão uma media de 1M já será outra conversa, mas não metas tudo no mesmo saco.
25 Agosto, 2020 at 23:22
Exacto.
Já podem fazer as peladinhas nos treinos: baratos de um lado, caros do outro. Prioridades.
25 Agosto, 2020 at 23:35
Olha como tu sabes …. nem seria preciso saber tanto para perceber que os mais caros terão valor de mercado … Prioridades, lá está!
26 Agosto, 2020 at 0:24
Diaby eram 2M€ mais uma série de prémios… Ia lá para os 3M€!
Rosier lá para os 2M€…
Eduardo entre 600 e 800 mil…
Camacho, se não anda no 1M€, está lá a bater…
Aqui tens 6,5M€…
Com o BG faz 8M€
Lumor mais Matheus… 9M€
Os outros 5… 10M€
Olha que está longe… E eu falava dos 12 que não são formação!
25 Agosto, 2020 at 20:56
Mas porque não apostar em alguns desses ao invés de comprar outros que também podem ser incógnitas?
Fomos comprar jogadores quando dizem que não há dinheiro e aí estão opções.
Negociatas!
26 Agosto, 2020 at 1:41
Óbvio.
25 Agosto, 2020 at 22:02
Diaby + Tiago Llori + Rosier + Eduardo + Camacho …
Só aqui estão … quase 25 M € …
VINTE e CINCO MILHÕES de EUROS …
Coisa pouca …
Viva a INCOMPETÊNCIA!!!
25 Agosto, 2020 at 22:02
Fora os salários ……………………..
25 Agosto, 2020 at 22:06
Esse Ivanildo era o que ia ser avaliado na pré-epoca ou um homónimo primo em 3º grau?
25 Agosto, 2020 at 21:04
Eu quero o Raquitiche!
25 Agosto, 2020 at 21:04
E se o Crôs quiser vir também… ‘bora!
25 Agosto, 2020 at 21:05
Um de cada colosso, para o nosso meio campo fazer faísca!
25 Agosto, 2020 at 21:05
OK, eu calo-me
25 Agosto, 2020 at 22:27
Ainda bem que os rabolhos foram ENCAVADOS na Youth Champions League …
Vocês já imaginaram o que teria sido o amanhã?!?!?
Teriamos o Marselfie (filho dum fascista), o costa das chamuças, até o ferro pedófilo rodrigues e tantos, tantos outros aos saltos no aeroporto de Lisboa…
Assim, é um sossego …
Que alivio, só de pensar nos artigos dos pasquins e por aí fora que já estavam redigidos … Que alivio …
E que MELÃO (mais um) para o ex-presidiário do TRAFICANTE orelhudo !!!
MORRAM Aí LÃPIÕES!!!
25 Agosto, 2020 at 22:34
Será que Augusto Inácio não seria uma solução ao ter um cargo importante no Sporting. Quando varandas cair veria o Inácio com bons olhos na estrutura. O primeiro mandato de BdC foi muito bom e o Inácio estava ao seu lado
26 Agosto, 2020 at 0:32
O Inácio era o responsável por escolher os jogadores nos 2 primeiros anos…
Aproveitaste:
1º ano
Montero
Mauricio
Jefferson
Slimani (que foi indicado pelo Mariano Barreto e contratado só porque custava menos de 0,5M€; não foi escolha dele)
2º ano
Paulo Oliveira
Nani (que veio sem ser indicação dele no negócio do Rojo)
Jonathan Silva
1º ano, 12 contratações, 3 dele aproveitadas
2º ano, 10 contratações, 2 dele aproveitadas
Bom rácio!
25 Agosto, 2020 at 22:51
É simples ………..
https://www.youtube.com/watch?v=PXOwza4CJlw
Follow the MONEY ………………………
25 Agosto, 2020 at 22:53
É assim tão ÓBVIO?!?!?!
https://www.youtube.com/watch?v=Euo7hXFmd0k
RUA CHULOS!!! RUA BILTRES!!!
25 Agosto, 2020 at 23:18
Isto não é como cá pela terra dos COBARDES, CORRUPTOS e CHICO-ESPERTOS …
Aqui vai-se À Selecção NAcional … POR MÉRITO!!!
https://www.youtube.com/watch?v=fR3i7QtPaSI
E o mais engraçado é que foi um rapaz treinado por BIELSA só por 2 épocas …
25 Agosto, 2020 at 23:21
Curiosamente …
O 1º jogo do regresso do Leeds Utd à Premier League, ao fim de 16 anos, é precisamente contra o … Campeão em título … o Liverpool !!!
25 Agosto, 2020 at 23:31
Quinze para colocar (uns coitados, mais um empréstimo), e a estes ainda se vão juntar mais uns quantos (Borja, LP, Renan ou Max). Um plantel inteiro na lista de transferências.
Anos disto, para o ano será igual ou pior.
Pelo meio um Inverno de “ajustes”.
Em vez de discutirem heranças e quem pesa mais no entulho, era cortar de vez com esta filosofia.
26 Agosto, 2020 at 0:09
Sporting a ser Sporting, por mais que uns ataquem a direção anterior, outros ataquem a atual e outros as defendam.
25 Agosto, 2020 at 23:45
Valencia já vendeu um.
Podem começar a busca por liquidez.
26 Agosto, 2020 at 2:11
Que façam uma boa vaquinha que o Acuna está morto por mandar umas biqueiradas.