José Manuel Ribeiro com mais uma excelente análise do presente e futuro muito negros do nosso clube…
“A grande maioria dos Sócios dos clubes nem se dá ao trabalho de ler um Relatório e Contas das SAD gestoras das equipas de futebol que defendem com paixão em cada jogo. Por falta de tempo ou paciência, por puro desinteresse, ou porque não entendem as ‘metáforas’ contidas em algumas rúbricas. Depois revelam surpresa quando confrontados com notícias de dívidas astronómicas, necessidade de um pedido de PER (o Sporting esteve a semanas de recorrer a um em 12/13) ou mesmo processos de insolvência. Nos chamados grandes clubes, os adeptos normalmente aceitam como boas as mensagens que são passadas pelos administradores e ignoram que muitas das frases proferidas (ou escritas) têm uma grande carga propagandística, sob a qual se escondem verdades inconvenientes.
Na última semana vários sportinguistas escreveram e falaram sobre o ReC 19/20 da Sporting SAD. Excluindo um ou outro alucinado ou ignorante na interpretação dos números (como Sérgio Abrantes Mendes), a larga maioria dos textos publicados foi coincidente na leitura dos tópicos principais, bem como nos alertas assinalados. Por isso não vou aqui explicar rúbrica por rúbrica, antes demonstrar de forma muito resumida o porquê de o Sporting não ter dado qualquer passo ‘gigante’ (ideia utilizada por Varandas) rumo a um futuro melhor. Dizer, antes de mais, que assinalar o ‘maior volume de negócios da história da SAD’ seria muito positivo não se desse o caso de tal ser conseguido à custa dos resultados desportivos, afinal a atividade principal de uma SAD, porque chegar aos 175 milhões implicou a venda de Bruno Fernandes, Raphinha, Bas Dost, Thierry Correia, Félix Correia, Matheus Pereira, Domingos Duarte e Iuri Medeiros. Falamos principalmente de três jogadores titularíssimos, cuja ausência ajuda a explicar os desastrosos resultados da equipa, a qual não conquistou qualquer troféu e terminou a Liga na quarta posição, com 60 pontos! Creio que bastaria manter Bruno Fernandes até final do campeonato para garantir o terceiro lugar, mas nesse caso o exercício poderia terminar com um resultado negativo superior a 30 milhões de euros (se não fosse transferido antes de 30 de junho). Percebem?
Reparem: não foi a pandemia que fez com que o Sporting vendesse produtos e serviços (sem contar com jogadores) no valor de 68,5 milhões e assumisse custos num total de 107,4 milhões, ou seja, não foi pela COVID-19 que a SAD teve um desequilíbrio negativo em quase 39 milhões, entre receitas e despesas correntes. De forma séria podemos aceitar que sem pandemia a SAD encaixaria mais seis a sete milhões de euros, mas também teria mais 3,5 a quatro milhões de custos. Ok, o desequilíbrio estaria da ordem dos 35 ou 36 milhões de euros.
Por outro lado, aos proveitos extraordinários da venda de jogadores (106,9M) há a descontar os custos relacionados com essas transacções, como sejam as comissões (18,1M) mais as amortizações que são feitas aos custos do plantel e as respectivas imparidades [jogadores que custaram X, mas cujo valor é agora menor ou inexistente, por terem saído a custo zero, por exemplo] (22,7M). Logo, esse encaixe de 106,7 milhões na venda de jogadores traduz-se, isso sim, em 66,1 milhões de lucro. Portanto, aos 66,1M garantidos com receitas extraordinárias há a descontar os 38,9M negativos ocorrido nas receitas correntes. E então temos um resultado de exploração positivo em 27,2 milhões. Só que a estes a SAD ainda tem de subtrair os custos dos juros das dívidas bancárias e de factoring, que totalizaram 15,4M. É assim (juntamente com outros pequenos acertos financeiros) que o maior volume de negócios da história da SAD (175M) se traduz em apenas 12,5 milhões de resultado positivo!
E agora perguntam-me: mas o que tem tudo isto a ver com a perspectiva de um 20/21 e um 21/22 igualmente negros? Ora, os indicadores disponíveis mostram que o cenário em 20/21 ainda será pior. Porque, agora sim, devido à pandemia, a SAD não terá os 15 a 18 milhões de encaixe com a bilhética. Nem os cerca de 4,5 milhões de venda de merchandising. Estes números sofrerão forte redução. Mas tem de amortizar 17,6 milhões até maio de 2021 por conta do factoring realizado ao contrato com a NOS e tem dívidas a clubes pela aquisição de jogadores e treinador (a pagar até 30 de junho de 2021) no valor de 28,5 milhões. Ou seja, além dos gastos obrigatórios com pessoal (superior a 50 milhões de euros), existem estas duas faturas que totalizam 46 milhões de euros. Mas as despesas relacionadas com a atividade futebol são muitas mais. Mesmo que tudo seja reduzido ao máximo, há no mínimo mais 10 milhões de custos inevitáveis. Logo, a Sporting SAD terá responsabilidades perante funcionários e fornecedores superiores a 105 milhões, mas dificilmente conseguirá atingir ou superar os 60M em receitas correntes. Assim, neste momento a SAD terá a necessidade mínima de arrecadar 40 a 50 milhões em receitas extraordinárias (transação de jogadores), sendo que em termos de balanço de contas, a venda de Acuña mais o produto da venda de Matheus Pereira (20 milhões os dois juntos) não chegam sequer para tapar os custos já assumidos por Rúben Amorim (12,6), Pedro Gonçalves (6,5), Nuno Santos (3) e Feddal (3), os quais ultrapassam os 25 milhões de euros.
O que pode o Conselho de Administração fazer para lidar com este problema? 1 – Vender jogadores num valor mínimo de 50 milhões e, com isso, voltar a enfraquecer a equipa (porque os futebolistas colocados na lista de ‘dispensas’, todos juntos provavelmente nem 15 milhões garantirão caso sejam negociados), tal como fez em 19/20; 2 – Negociar um novo factoring sobre o contrato da NOS, o que seria totalmente contrário aos interesses do Sporting porque colocaria em causa a capacidade competitiva da equipa durante pelo menos mais três temporadas; 3 – Adiar a amortização dos 17,6 milhões de factoring para mais tarde, assumindo o pagamento de juros e, simultaneamente, aceitar que o exercício 20/21 terá resultados muito negativos, mas que tal será um mal necessário para dar à equipa todas as possibilidades de apurar-se para a Champions 21/22 e, depois, tapar boa parte do ‘buraco’ agora aberto com as receitas dessa prova. Esta opção seria tanto arriscada, quanto o será querer chegar à Champions delapidando ainda mais um plantel que já não é muito forte.
Este quadro, como se percebe, não reflete, em nada, o discurso ‘vencedor’ de Frederico Varandas. Porque na verdade esse quadro de otimismo só faz sentido na cabeça de garotos alucinados ou irresponsáveis, que recusam olhar a realidade de frente, como se no final do dia pudessem voltar a esconder-se atrás dos papás ou das mamãs, como faziam em pequenos após terem cometido algum disparate que prejudicasse terceiros.
Ah, falta explicar porque o cenário em nada melhora em 21/22: nessa época, além da devolução dos 26 milhões do Empréstimo Obrigacionista agendada para novembro (que será tentada através de um revolving, ou seja, a emissão de novas obrigações), há a amortizar entre maio e junho de 2022 um total de 63 milhões (!) entre empréstimo bancário e factoring. Uma vez mais: só é possível pagar toda esta dívida com a venda dos passes dos melhores jogadores. Infelizmente, o Sporting transformou-se neste buraco negro que faz desaparecer todo o dinheiro que dele se aproxima. Claro que Varandas e Zenha podem assobiar para o lado e deixar a ‘bomba’ nas mãos da administração que tomar posse em março de 2022…”
Com a venda por tostões do Acuña, está quase concluído o trabalho de desmantelamento do que restava da equipa construída pela direcção anterior. Quanto a méritos desportivos da “nova equipa”, a julgar pela época anterior, estamos conversados. Quanto a méritos financeiros, desconfio que vamos pelo mesmo caminho. No final deste mandato, será preciso recomeçar outra vez. Ou seja, impossível ganhar alguma coisa, com estes anos zero após anos zero após anos zero. Mas estou-me a desviar. O valor do plantel levou uma razia. Aposto que a próxima cartada será vender jovens, via Jorge Mendes – receita usado pelo Benfica, há uns anos, e pelo Porto, na actualidade. Ou seja, alimentar o carrossel, para que o carrossel nos alimente a nós. Nada de bom virá desta política. Mas basta acompanhar alguns “blogs” para perceber que estes pseudo-gestores são uma emanação de sócios que pensam pequenino, que pensam mal. Uma vez mais, digo: o grande activo do Sporting são os adeptos; o grande “handicap” do Sporting são (uma parte importante e decisiva em eleições) dos sócios. A falta de qualidade dos nossos presidentes é de bradar aos céus. A nossa tolerância é de bradar aos céus. A nossa falta de exigência é de bradar aos céus. Não advogo, evidentemente, acção directa violenta e actos tresloucados. Advogo uma transformação cultural – uma revolução necessária. Mas, quem sabe, talvez eu e muitos que pensam como eu é que estejamos a mais neste clube.
Bom dia..
Acuna 15% de comissão na venda. 1,575M a subtrair aos 10.5M. Venda final 8.975M + 2M objectivos. Varandas bem a baixar da habitual fasquia dos 20%
O .05 acabava de me pagar a casa e dar entrada para outra. Pena que, além de não me cair na conta, ainda gastei do meu para atualizar as quotas. Agora, vamos lá a ver se a assembleia “prevista” se realiza, para ir lá chumbar as demonstrações destes surrupianços. E, já que não se vai poder intervir no palanque, deitar-lhes a língua de fora e cantar o “I love you baby, and if it’s quite alright”.
Se acrescentares o valor que temos de pagar do mecanismo de solidariedade não deve ficar muito longe dos 1,5M€ a voar.
Grandas Varandas & Zenha, a seguir aos prémios de saída (venda do Thierry Correia) a inovação do Clube vendedor partilhar as despesas do mecanismo de solidariedade! Génios! Duros como bananas maduras a negociar!
Ricardo Rodrigues: “Este é o país em que o PM apoia um corrupto, em que a
Liga homenageia um corrupto, em que o autarca do Porto apoia um corrupto e onde quem expõe a corrupção, Rui Pinto, é preso e as 3 mais altas figuras do Estado demoram 1 dia a condenar um inocente, Bruno de Carvalho”
Turquia chama por Idrissa Doumbia.
De acordo com a imprensa turca, o Galatasaray pode apresentar uma oferta de empréstimo ao Sporting CP pelo médio costa-marfinense. https://t.co/TyOmwwyFQe
Sporting: Pedro Mendes no Almería por empréstimo com opção de compra
Sporting: Pedro Mendes no Almería por empréstimo com opção de compra
Clube espanhol fica com com cláusula de compra do passe no valor de três milhões de euros
Portanto, a AG vai ser mais ou menos assim:
1- Chegar ao JR
2- Acreditação junto à entrada para o pavilhão
3- Somos informados que por razões de segurança não haverá discursos, análises e intervenções por parte do CD e dos sócios
4- Seguir em filinha pirilau, mantendo a distância de segurança, percorrendo o circuito que conduz até às mesas de voto
5- Votar(?)
6- Somos informados que por razões de segurança não podemos parmanecer no local, logo, a comunicação oficial dos resultados será divulgada no Record
7- Seguir em filinha pirilau, mantendo a distância de segurança, percorrendo o circuito que conduz até à saída do pavilhão
8- Adeus Sporting, até sempre
P.S. Esta é uma AG de ficção, qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência.
Finalmente acabou a longa noite negra de opressão e totalitarismo do coreano do casaco de cabedal.
Agora sim temos a verdadeira democracia informada, participativa e popular. Obrigado freirinhas, gabinete de crise rabolho, turminha do malhão, orvalhos, piores que lampiões, Espadinhas, Barbinis e demais lutadores incansáveis pela liberdade. Sem vocês não teria sido possível. Salvé!
Esses verdadeiros sportinguistas e a restante turma que compõe os 71% deviam fazer uma manifestação de apoio ao varandas, antes da AG, ao mesmo tempo que festejavam a restauração da democracia no Campo Grande Football Club.
De fonte de segura, por alguém que é braço direito de Varandas, que Goetze será a nossa próxima contratação. O alemão já acertou contrato e aguarda o momento para viajar para Lisboa.
Com Goetze, o Sporting ganha estatura no meio-campo ofensivo.
Doença não ajudou, voltou gordo. Com vontade seria mais valia clara, mesmo que fosse para o meio do ataque, mas é um tiro no escuro, ou seja tudo o que não precisamos agora. Preferia o Mandzu
“Olá jorge, tudo bem? Sou eu, o federic..”
“10%”.
“ha…desculpa? Não percebi…haaaa, eu….ha queria vender o acuna….ha….15 milhões. podes, podes ajudar-me?”
“10% são para mim. O empresário do jogador é problema vosso e eu só trabalho com
(é interrompido)
“Mas, joge, joge, joge. pera, joge deixa-me deixa-me…”
“Cala-te minha puta, não me interrompas quando estou a falar!! Ligas-me a pedir ajuda, interrompes o meu brunch com o presidente do wolves e ainda tentas impor-me condições?? Queres ou não queres vender o teu jogador, seu monte de merda?
Silêncio.
(Ouve-se baixinho do outro lado da linha)
“Viana, eu acho que ele tá zangado. Fala tu com ele, vocês são amigos.
Diz-lhe que aceitamos. 10 milhões pelo menos, acho que deve dar.
Covid-19;
Milhares de caravelas portuguesas (medusas, jellyfish) dão à costa;
Microsoft diz que eleições dos EUA estão a sofrer ataques da China, Rússia, etc;
Capitão CUragem vagabandas e sua entourage (vulgo COMISSÃO LIQUIDATÁRIA) continuam a ‘missão’ DESTRUIR O SCP;
Não vão decorrer debates televisivos na antecâmara das eleições do clube das toupeiras corruptas de carnide;
O primeiro-ministro e o presidente da câmara da Capital apoiam o ex-recluso e HEXA-ARGUIDO na sua candidatura às eleições;
Depois de alguma contestação de vários quadrantes O primeiro-ministro e o presidente da câmara da Capital reafirmam o apoio ao ex-recluso e HEXA-ARGUIDO na sua candidatura às eleições;
Entretanto, esse clube tem uma autêntica Final para disputar hoje, em Salonica na Grécia. E, o mais engraçado foi a TOTAL AUSÊNCIA de pressão por partes dos JORNALIXOS quanto a este jogo … Nada de pressão, nada de debates, nada …
Eu vou apostar forte e feio no PAOK!!! Não gosto de LÃPIÕES …
Só uma dúvida mesmo…
O Sporting Clube de Portugal e a sua estrutura altamente profissional de futebol pondera iniciar um campeonato com um plantel onde constam como Pontas Lança o Sporar e um gajo que teve lesionado e não compete há mais de meio ano???
Somos nós que não percebemos nada disto. É preciso andar ali na casa das máquinas, depois futebol, fácil facil. Como diria o doutor frederik frankenstein: “Quem contesta o trabalho desta direçäo ou não percebe nada de futebol ou é intelectualmente desonesto”
15 Setembro, 2020 at 2:35
Buenas noches tasqueros!
15 Setembro, 2020 at 2:36
Esta foi em honra do Acuña
15 Setembro, 2020 at 2:41
Em tua honra aparecerá já um cartilheiro conflituoso a encostar-te a cabeça e a laçar-te um rol de perdigotos para relembrares quem era Acuña!
15 Setembro, 2020 at 9:46
A essa hora ainda estão a ler a cartilha para o dia seguinte. Só pegam, por volta das oito, a avaliar pelo Luis Rudolfo Ribeiro Dias.
15 Setembro, 2020 at 11:33
Dias sou eu amigo Leão Verde, cartilheiro não! Mas eu sei a quem te referes
15 Setembro, 2020 at 11:38
Eheheheheh
15 Setembro, 2020 at 9:56
Se vires por aí o Garay, avisa.
15 Setembro, 2020 at 2:41
E o varandas ainda cá está….
15 Setembro, 2020 at 3:17
Este ‘nouvelle scp’ é um pesadelo do qual parece que nunca mais acordamos …
#AcordaSporting
15 Setembro, 2020 at 6:11
Bom dia tasca.
Urgentemente um café.
Renovação de contrato para palhinha, quando há 15 dias o queriam vender a todo o custo…enfim…
Estamos cheios de covid, o Gil V. Idem, mais vale jogarem só os positivos.
O Lyanco deve dar uma bela comissão, o record ainda fala dele.
Se o carnide perder hoje amanhã vou comprar um trinca bolotas tinto que me anda a chatear no Lidl e bebo-o com chouriço e pão.
Ja venho…
15 Setembro, 2020 at 6:27
Começa a subtração
Acunã 1,05 em comissões.
15 Setembro, 2020 at 8:08
Realmente notável… Para fazer este extraordinário negócio ainda foi preciso pagar comissão… Vai Zenha, continuas forte!!!!
15 Setembro, 2020 at 8:44
José Manuel Ribeiro com mais uma excelente análise do presente e futuro muito negros do nosso clube…
“A grande maioria dos Sócios dos clubes nem se dá ao trabalho de ler um Relatório e Contas das SAD gestoras das equipas de futebol que defendem com paixão em cada jogo. Por falta de tempo ou paciência, por puro desinteresse, ou porque não entendem as ‘metáforas’ contidas em algumas rúbricas. Depois revelam surpresa quando confrontados com notícias de dívidas astronómicas, necessidade de um pedido de PER (o Sporting esteve a semanas de recorrer a um em 12/13) ou mesmo processos de insolvência. Nos chamados grandes clubes, os adeptos normalmente aceitam como boas as mensagens que são passadas pelos administradores e ignoram que muitas das frases proferidas (ou escritas) têm uma grande carga propagandística, sob a qual se escondem verdades inconvenientes.
Na última semana vários sportinguistas escreveram e falaram sobre o ReC 19/20 da Sporting SAD. Excluindo um ou outro alucinado ou ignorante na interpretação dos números (como Sérgio Abrantes Mendes), a larga maioria dos textos publicados foi coincidente na leitura dos tópicos principais, bem como nos alertas assinalados. Por isso não vou aqui explicar rúbrica por rúbrica, antes demonstrar de forma muito resumida o porquê de o Sporting não ter dado qualquer passo ‘gigante’ (ideia utilizada por Varandas) rumo a um futuro melhor. Dizer, antes de mais, que assinalar o ‘maior volume de negócios da história da SAD’ seria muito positivo não se desse o caso de tal ser conseguido à custa dos resultados desportivos, afinal a atividade principal de uma SAD, porque chegar aos 175 milhões implicou a venda de Bruno Fernandes, Raphinha, Bas Dost, Thierry Correia, Félix Correia, Matheus Pereira, Domingos Duarte e Iuri Medeiros. Falamos principalmente de três jogadores titularíssimos, cuja ausência ajuda a explicar os desastrosos resultados da equipa, a qual não conquistou qualquer troféu e terminou a Liga na quarta posição, com 60 pontos! Creio que bastaria manter Bruno Fernandes até final do campeonato para garantir o terceiro lugar, mas nesse caso o exercício poderia terminar com um resultado negativo superior a 30 milhões de euros (se não fosse transferido antes de 30 de junho). Percebem?
Reparem: não foi a pandemia que fez com que o Sporting vendesse produtos e serviços (sem contar com jogadores) no valor de 68,5 milhões e assumisse custos num total de 107,4 milhões, ou seja, não foi pela COVID-19 que a SAD teve um desequilíbrio negativo em quase 39 milhões, entre receitas e despesas correntes. De forma séria podemos aceitar que sem pandemia a SAD encaixaria mais seis a sete milhões de euros, mas também teria mais 3,5 a quatro milhões de custos. Ok, o desequilíbrio estaria da ordem dos 35 ou 36 milhões de euros.
Por outro lado, aos proveitos extraordinários da venda de jogadores (106,9M) há a descontar os custos relacionados com essas transacções, como sejam as comissões (18,1M) mais as amortizações que são feitas aos custos do plantel e as respectivas imparidades [jogadores que custaram X, mas cujo valor é agora menor ou inexistente, por terem saído a custo zero, por exemplo] (22,7M). Logo, esse encaixe de 106,7 milhões na venda de jogadores traduz-se, isso sim, em 66,1 milhões de lucro. Portanto, aos 66,1M garantidos com receitas extraordinárias há a descontar os 38,9M negativos ocorrido nas receitas correntes. E então temos um resultado de exploração positivo em 27,2 milhões. Só que a estes a SAD ainda tem de subtrair os custos dos juros das dívidas bancárias e de factoring, que totalizaram 15,4M. É assim (juntamente com outros pequenos acertos financeiros) que o maior volume de negócios da história da SAD (175M) se traduz em apenas 12,5 milhões de resultado positivo!
E agora perguntam-me: mas o que tem tudo isto a ver com a perspectiva de um 20/21 e um 21/22 igualmente negros? Ora, os indicadores disponíveis mostram que o cenário em 20/21 ainda será pior. Porque, agora sim, devido à pandemia, a SAD não terá os 15 a 18 milhões de encaixe com a bilhética. Nem os cerca de 4,5 milhões de venda de merchandising. Estes números sofrerão forte redução. Mas tem de amortizar 17,6 milhões até maio de 2021 por conta do factoring realizado ao contrato com a NOS e tem dívidas a clubes pela aquisição de jogadores e treinador (a pagar até 30 de junho de 2021) no valor de 28,5 milhões. Ou seja, além dos gastos obrigatórios com pessoal (superior a 50 milhões de euros), existem estas duas faturas que totalizam 46 milhões de euros. Mas as despesas relacionadas com a atividade futebol são muitas mais. Mesmo que tudo seja reduzido ao máximo, há no mínimo mais 10 milhões de custos inevitáveis. Logo, a Sporting SAD terá responsabilidades perante funcionários e fornecedores superiores a 105 milhões, mas dificilmente conseguirá atingir ou superar os 60M em receitas correntes. Assim, neste momento a SAD terá a necessidade mínima de arrecadar 40 a 50 milhões em receitas extraordinárias (transação de jogadores), sendo que em termos de balanço de contas, a venda de Acuña mais o produto da venda de Matheus Pereira (20 milhões os dois juntos) não chegam sequer para tapar os custos já assumidos por Rúben Amorim (12,6), Pedro Gonçalves (6,5), Nuno Santos (3) e Feddal (3), os quais ultrapassam os 25 milhões de euros.
O que pode o Conselho de Administração fazer para lidar com este problema? 1 – Vender jogadores num valor mínimo de 50 milhões e, com isso, voltar a enfraquecer a equipa (porque os futebolistas colocados na lista de ‘dispensas’, todos juntos provavelmente nem 15 milhões garantirão caso sejam negociados), tal como fez em 19/20; 2 – Negociar um novo factoring sobre o contrato da NOS, o que seria totalmente contrário aos interesses do Sporting porque colocaria em causa a capacidade competitiva da equipa durante pelo menos mais três temporadas; 3 – Adiar a amortização dos 17,6 milhões de factoring para mais tarde, assumindo o pagamento de juros e, simultaneamente, aceitar que o exercício 20/21 terá resultados muito negativos, mas que tal será um mal necessário para dar à equipa todas as possibilidades de apurar-se para a Champions 21/22 e, depois, tapar boa parte do ‘buraco’ agora aberto com as receitas dessa prova. Esta opção seria tanto arriscada, quanto o será querer chegar à Champions delapidando ainda mais um plantel que já não é muito forte.
Este quadro, como se percebe, não reflete, em nada, o discurso ‘vencedor’ de Frederico Varandas. Porque na verdade esse quadro de otimismo só faz sentido na cabeça de garotos alucinados ou irresponsáveis, que recusam olhar a realidade de frente, como se no final do dia pudessem voltar a esconder-se atrás dos papás ou das mamãs, como faziam em pequenos após terem cometido algum disparate que prejudicasse terceiros.
Ah, falta explicar porque o cenário em nada melhora em 21/22: nessa época, além da devolução dos 26 milhões do Empréstimo Obrigacionista agendada para novembro (que será tentada através de um revolving, ou seja, a emissão de novas obrigações), há a amortizar entre maio e junho de 2022 um total de 63 milhões (!) entre empréstimo bancário e factoring. Uma vez mais: só é possível pagar toda esta dívida com a venda dos passes dos melhores jogadores. Infelizmente, o Sporting transformou-se neste buraco negro que faz desaparecer todo o dinheiro que dele se aproxima. Claro que Varandas e Zenha podem assobiar para o lado e deixar a ‘bomba’ nas mãos da administração que tomar posse em março de 2022…”
15 Setembro, 2020 at 11:22
Foguete em direção ao abismo.
15 Setembro, 2020 at 14:50
Clarinho para quem quiser perceber.
Muito boa a boca ao anormal do Abrantes – o típico idiota engravatado!
15 Setembro, 2020 at 15:21
Excelente! Negra, Negra, Negra.
Estás tão fodido Sporting…
15 Setembro, 2020 at 16:58
Foooooooda-se….
Aqui está uma explicação resumida de tudo fodido.
15 Setembro, 2020 at 17:24
The end.
Parabéns espadinhas!!!
15 Setembro, 2020 at 7:00
Toca a acordar!!
Palhinha vendido, Palhinha indispensável, Palhinha tem mercado, Palhinha renova.
Lyanco é tara, parece o Douglas. Já um PL que faça golos (e se dê ao jogo)…
Acuna, 10M – 10%. Não há almoços grátis.
Ilori & Gaspacho, Rosier & Diaby, onde está o mercado? O mercado não ferve? Isto é o mercado. O mercado é isto. Dr Presi, puxe aí a leverage.
15 Setembro, 2020 at 8:12
Com a venda por tostões do Acuña, está quase concluído o trabalho de desmantelamento do que restava da equipa construída pela direcção anterior. Quanto a méritos desportivos da “nova equipa”, a julgar pela época anterior, estamos conversados. Quanto a méritos financeiros, desconfio que vamos pelo mesmo caminho. No final deste mandato, será preciso recomeçar outra vez. Ou seja, impossível ganhar alguma coisa, com estes anos zero após anos zero após anos zero. Mas estou-me a desviar. O valor do plantel levou uma razia. Aposto que a próxima cartada será vender jovens, via Jorge Mendes – receita usado pelo Benfica, há uns anos, e pelo Porto, na actualidade. Ou seja, alimentar o carrossel, para que o carrossel nos alimente a nós. Nada de bom virá desta política. Mas basta acompanhar alguns “blogs” para perceber que estes pseudo-gestores são uma emanação de sócios que pensam pequenino, que pensam mal. Uma vez mais, digo: o grande activo do Sporting são os adeptos; o grande “handicap” do Sporting são (uma parte importante e decisiva em eleições) dos sócios. A falta de qualidade dos nossos presidentes é de bradar aos céus. A nossa tolerância é de bradar aos céus. A nossa falta de exigência é de bradar aos céus. Não advogo, evidentemente, acção directa violenta e actos tresloucados. Advogo uma transformação cultural – uma revolução necessária. Mas, quem sabe, talvez eu e muitos que pensam como eu é que estejamos a mais neste clube.
15 Setembro, 2020 at 8:19
Bom dia..
Acuna 15% de comissão na venda. 1,575M a subtrair aos 10.5M. Venda final 8.975M + 2M objectivos. Varandas bem a baixar da habitual fasquia dos 20%
15 Setembro, 2020 at 8:20
*8.925M corrigido, isto de fazer contas tão cedo dá nisto.
15 Setembro, 2020 at 8:24
A comissao foram 10%. 1.05 e não 1.5
15 Setembro, 2020 at 8:46
O .05 acabava de me pagar a casa e dar entrada para outra. Pena que, além de não me cair na conta, ainda gastei do meu para atualizar as quotas. Agora, vamos lá a ver se a assembleia “prevista” se realiza, para ir lá chumbar as demonstrações destes surrupianços. E, já que não se vai poder intervir no palanque, deitar-lhes a língua de fora e cantar o “I love you baby, and if it’s quite alright”.
https://www.youtube.com/watch?v=BT4GIljqr-A
15 Setembro, 2020 at 8:47
Tens razão, mas ontem à noite dizia 15%. Erro meu, as minhas desculpas, foi só 10%
15 Setembro, 2020 at 10:21
Se acrescentares o valor que temos de pagar do mecanismo de solidariedade não deve ficar muito longe dos 1,5M€ a voar.
Grandas Varandas & Zenha, a seguir aos prémios de saída (venda do Thierry Correia) a inovação do Clube vendedor partilhar as despesas do mecanismo de solidariedade! Génios! Duros como bananas maduras a negociar!
15 Setembro, 2020 at 8:24
Foda-se mais para a merda das fraldas.
15 Setembro, 2020 at 8:33
Ja tens idade para ires ao WC
15 Setembro, 2020 at 9:57
Estava só a meter-me com o Leão Portimonense.
15 Setembro, 2020 at 10:09
Eu sei
15 Setembro, 2020 at 17:03
O meu puto de 5 meses faz menos cagadas que estes gajos que estão à frente do nosso clube.
15 Setembro, 2020 at 8:29
E a novidade de agora quando vendemos um jogador, partilhamos com o comprador o pagamento do mecanismo de solidariedade..? Eheheh…
Comidinhos de cebolada.
15 Setembro, 2020 at 13:41
É quase como venderes um imóvel e … dividires o valor da escritura a meias com o comprador …
Simplesmente, RIDICULOS …
15 Setembro, 2020 at 14:52
Isso!
Bom exemplo para perceber o ridículo do negócio.
15 Setembro, 2020 at 8:36
Bom dia, tasqueirada!
15 Setembro, 2020 at 8:55
Realmente BdC estava à frente do seu tempo. Ele bem avisou os clubes para se unirem contra estes parasitas.
Mudam-se os fundos, mudam-se as comissões!
15 Setembro, 2020 at 9:12
Sanatório Leonino
Ricardo Rodrigues: “Este é o país em que o PM apoia um corrupto, em que a
Liga homenageia um corrupto, em que o autarca do Porto apoia um corrupto e onde quem expõe a corrupção, Rui Pinto, é preso e as 3 mais altas figuras do Estado demoram 1 dia a condenar um inocente, Bruno de Carvalho”
15 Setembro, 2020 at 10:30
Isso é o resumo do futebol português actual!!
Quem rouba safa-se, quem expõe, queima-se!!
15 Setembro, 2020 at 10:35
Bom retrato de Portugal!
15 Setembro, 2020 at 11:48
Certeiro!
15 Setembro, 2020 at 9:54
Bom dia tasca!!
15 Setembro, 2020 at 10:27
Turquia chama por Idrissa Doumbia.
De acordo com a imprensa turca, o Galatasaray pode apresentar uma oferta de empréstimo ao Sporting CP pelo médio costa-marfinense. https://t.co/TyOmwwyFQe
15 Setembro, 2020 at 10:29
Não sabia que havia assim tantos Sportinguistas na Turquia…
Não fosse o Covid, ia lá para juntar à minha voz à dos que chamam por ele para ver se ele vai mesmo…
15 Setembro, 2020 at 10:40
O meu receio é que ele não perceba turco
15 Setembro, 2020 at 10:44
… se fores para lá, leva esse monte de estrume do vl, o dejecto do cunha, o acéfalo do j, o inimputável do faria, o invertebrado do ribeiro…
15 Setembro, 2020 at 11:21
Oh. O meu monte de estrume és tu. Fofo
15 Setembro, 2020 at 10:34
Ter de pagar comissão a um gajo que quer sair é uma aberração.
Mas de aberração em aberração, vão enterrando o Clube!
15 Setembro, 2020 at 11:17
Agora percebemos porque não querem sair.
Pudera…esta é a direção 10%!
Andam a mamar à grande, mas só saberemos quanto ao certo daqui a uns anitos.
15 Setembro, 2020 at 10:40
Sporting: Pedro Mendes no Almería por empréstimo com opção de compra
Sporting: Pedro Mendes no Almería por empréstimo com opção de compra
Clube espanhol fica com com cláusula de compra do passe no valor de três milhões de euros
15 Setembro, 2020 at 10:51
Que tenha muita sorte, que seja importante na subida e que faça o seu caminho….
Entrou para o carrossel, foi a única saída que teve. Agora ao menos que aproveite…
15 Setembro, 2020 at 11:54
Portanto, a AG vai ser mais ou menos assim:
1- Chegar ao JR
2- Acreditação junto à entrada para o pavilhão
3- Somos informados que por razões de segurança não haverá discursos, análises e intervenções por parte do CD e dos sócios
4- Seguir em filinha pirilau, mantendo a distância de segurança, percorrendo o circuito que conduz até às mesas de voto
5- Votar(?)
6- Somos informados que por razões de segurança não podemos parmanecer no local, logo, a comunicação oficial dos resultados será divulgada no Record
7- Seguir em filinha pirilau, mantendo a distância de segurança, percorrendo o circuito que conduz até à saída do pavilhão
8- Adeus Sporting, até sempre
P.S. Esta é uma AG de ficção, qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência.
15 Setembro, 2020 at 12:05
Finalmente acabou a longa noite negra de opressão e totalitarismo do coreano do casaco de cabedal.
Agora sim temos a verdadeira democracia informada, participativa e popular. Obrigado freirinhas, gabinete de crise rabolho, turminha do malhão, orvalhos, piores que lampiões, Espadinhas, Barbinis e demais lutadores incansáveis pela liberdade. Sem vocês não teria sido possível. Salvé!
15 Setembro, 2020 at 13:12
Esses verdadeiros sportinguistas e a restante turma que compõe os 71% deviam fazer uma manifestação de apoio ao varandas, antes da AG, ao mesmo tempo que festejavam a restauração da democracia no Campo Grande Football Club.
15 Setembro, 2020 at 12:00
De fonte de segura, por alguém que é braço direito de Varandas, que Goetze será a nossa próxima contratação. O alemão já acertou contrato e aguarda o momento para viajar para Lisboa.
Com Goetze, o Sporting ganha estatura no meio-campo ofensivo.
15 Setembro, 2020 at 12:05
Estás a gozar?
15 Setembro, 2020 at 12:14
Estatura?
15 Setembro, 2020 at 12:17
Goetze do alto do seu 1,90m…
15 Setembro, 2020 at 12:51
Brincadeira só pode
15 Setembro, 2020 at 12:54
Quem me dera
15 Setembro, 2020 at 20:20
Um gajo com um défice de atitude evidente e com um ordenado que deve ser um absurdo…
15 Setembro, 2020 at 20:30
Doença não ajudou, voltou gordo. Com vontade seria mais valia clara, mesmo que fosse para o meio do ataque, mas é um tiro no escuro, ou seja tudo o que não precisamos agora. Preferia o Mandzu
15 Setembro, 2020 at 12:09
“Olá jorge, tudo bem? Sou eu, o federic..”
“10%”.
“ha…desculpa? Não percebi…haaaa, eu….ha queria vender o acuna….ha….15 milhões. podes, podes ajudar-me?”
“10% são para mim. O empresário do jogador é problema vosso e eu só trabalho com
(é interrompido)
“Mas, joge, joge, joge. pera, joge deixa-me deixa-me…”
“Cala-te minha puta, não me interrompas quando estou a falar!! Ligas-me a pedir ajuda, interrompes o meu brunch com o presidente do wolves e ainda tentas impor-me condições?? Queres ou não queres vender o teu jogador, seu monte de merda?
Silêncio.
(Ouve-se baixinho do outro lado da linha)
“Viana, eu acho que ele tá zangado. Fala tu com ele, vocês são amigos.
Diz-lhe que aceitamos. 10 milhões pelo menos, acho que deve dar.
15 Setembro, 2020 at 13:44
Sim … DEve ser mais ou menos isto …
15 Setembro, 2020 at 20:16
LOL
15 Setembro, 2020 at 14:06
Vivemos tempos muito estranhos …
Covid-19;
Milhares de caravelas portuguesas (medusas, jellyfish) dão à costa;
Microsoft diz que eleições dos EUA estão a sofrer ataques da China, Rússia, etc;
Capitão CUragem vagabandas e sua entourage (vulgo COMISSÃO LIQUIDATÁRIA) continuam a ‘missão’ DESTRUIR O SCP;
Não vão decorrer debates televisivos na antecâmara das eleições do clube das toupeiras corruptas de carnide;
O primeiro-ministro e o presidente da câmara da Capital apoiam o ex-recluso e HEXA-ARGUIDO na sua candidatura às eleições;
Depois de alguma contestação de vários quadrantes O primeiro-ministro e o presidente da câmara da Capital reafirmam o apoio ao ex-recluso e HEXA-ARGUIDO na sua candidatura às eleições;
Entretanto, esse clube tem uma autêntica Final para disputar hoje, em Salonica na Grécia. E, o mais engraçado foi a TOTAL AUSÊNCIA de pressão por partes dos JORNALIXOS quanto a este jogo … Nada de pressão, nada de debates, nada …
Eu vou apostar forte e feio no PAOK!!! Não gosto de LÃPIÕES …
15 Setembro, 2020 at 15:25
Deixa arder….só quando não sobrar nada é que o Cancro encontrará outro hospedeiro.
15 Setembro, 2020 at 17:55
Só uma dúvida mesmo…
O Sporting Clube de Portugal e a sua estrutura altamente profissional de futebol pondera iniciar um campeonato com um plantel onde constam como Pontas Lança o Sporar e um gajo que teve lesionado e não compete há mais de meio ano???
15 Setembro, 2020 at 20:22
Somos nós que não percebemos nada disto. É preciso andar ali na casa das máquinas, depois futebol, fácil facil. Como diria o doutor frederik frankenstein: “Quem contesta o trabalho desta direçäo ou não percebe nada de futebol ou é intelectualmente desonesto”
15 Setembro, 2020 at 19:37
Este Dani só pode ser lampião. Fds
15 Setembro, 2020 at 20:14
É parvo…
Umzeto como ele tem de estar sempre a beijar a mão que o alimenta.
15 Setembro, 2020 at 20:12
Se o venfic@ perder é eliminado ou passa para a EL?
E, se passar, entra nos grupos directamente ou disputa os play offs?
15 Setembro, 2020 at 20:26
Emtra direto na fase de grupos.
15 Setembro, 2020 at 20:28
Jogo com 2 treinadores que nos representaram mas que me despertam sentimentos de merda!
15 Setembro, 2020 at 20:29
O Abel marcou no teatro dos sonhos
15 Setembro, 2020 at 20:38
Grande golo
Só comparado com o golo de Caneira com o Inter 🙂
15 Setembro, 2020 at 20:28
Dani aos 44’: “o melhor momento do jogo foram os remates”
15 Setembro, 2020 at 20:29
Entre a TVI e o canal panda não veio a diferença
15 Setembro, 2020 at 20:30
Não vejo
15 Setembro, 2020 at 20:30
Aos 65′ … Em Salonica …
PAOK 1 assholebê 0
Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
15 Setembro, 2020 at 20:31
Aos 66′ entra Zivkovic … Ex-toupeira ….
15 Setembro, 2020 at 20:34
O Nihilist deve estar maluco neste momento 😀
15 Setembro, 2020 at 20:36
É do PAOK desde pequenino ou tem o zivkovic como ídolo?
15 Setembro, 2020 at 20:36
Meteu 100 paus na vitória do PAOK. Ou seja, todas as anteriores.
15 Setembro, 2020 at 20:40
100 paus, assim ahah 😀
15 Setembro, 2020 at 20:36
Não sei qual era a odd, mas deve ser um bom dia de trabalho! 😀
15 Setembro, 2020 at 21:01
É. 3.6. Nada mau para um dia de trabalho 🙂
15 Setembro, 2020 at 21:00
eh eh eh eh eh O benfic@ fora da Champions já seria satisfação suficiente. Ainda ganhar dinheiro às custas deles é ouro sobre vermelho 🙂
15 Setembro, 2020 at 20:35
Vou adorar ver a conferência de imprensa em caso de derrota..
15 Setembro, 2020 at 20:37
O laje é que se deve rir