O site Bola na Rede publica hoje um artigo onde lista as seis piores vendas leoninas, efectuadas nos últimos dez anos. Ora, vamos lá e… fica lançada a discussão!
Cédric Soares (2015) – Viajou em 2015 para Inglaterra, cumprindo o sonho de disputar a Premier League. Deixou o Sporting CP para representar o Southampton, e a sua passagem por Inglaterra tem sido positiva. Após o seu processo de renovação ter-se complicado, o clube leonino viu-se obrigado a efetuar a venda de Cédric o quanto antes. O lateral direito rendeu aos cofres de Alvalade 7 milhões de euros. Na minha opinião, em outro contexto, podia valer o dobro. Foi campeão Europeu em 2016 e entrou para a história de um país. Aprecio Cédric como jogador, assumido Sportinguista.
Matías Fernández (2012) – Quem é que não gosta de recordar a classe de Matigol? Era um mágico dentro de campo e será sempre muito querido pelos adeptos leoninos. O período mais negro da sua passagem foi, sem dúvida, quando o Engenheiro Godinho Lopes decidiu vendê-lo à Fiorentina pela modesta quantia de 3,14 milhões de euros. Se acham que é pouco, observem bem esta conta ao nível da mais sofisticada engenharia: Matigol chegou do Villarreal por 3,64 milhões de euros e foi vendido por um valor inferior. Ora bem, se não me falha a velha regra matemática…
Marat Izmailov (2013) – Godinho ainda conseguiu enterrar mais o Sporting antes de sair. Para além de não ter conseguido a renovação de um dos ativos mais importantes do plantel na altura, vendeu Izmailov ao FC Porto por apenas 1 milhão de euros. Não há milagres! Pobre russo, era uma máquina.
Marcos Acuña (2020) – Não há muito a dizer sobre Acuña. Episódio recente e mais uma super venda em saldos. Acuña custou aproximadamente 9,5 milhões de euros aos cofres leoninos, em 2017. A única coisa que o atual Sporting CP conseguiu fazer com um titular da Seleção Argentina e fulcral no plantel leonino foi vender por 10,5 milhões de euros (mais 2 milhões por objetivos). Um dos piores negócios que há memória!
Merih Demiral (2019) – O grande culpado desta venda foi Sousa Cintra. Em agosto de 2018, durante o período da Comissão de Gestão, cedeu Demiral aos turcos do Alanyaspor, por empréstimo e com cláusula de opção de compra baixíssima (ativada no mercado de inverno posterior). O central foi vendido por apenas 3 milhões e meio de euros. Durante o mesmo mercado de inverno, no qual o Alanyaspor comprou Demiral, emprestou-o ao Sassuolo com uma cláusula de opção de compra em 8 milhões de euros, que foi imediatamente ativada. Em menos de seis meses, o Sassuolo vendeu-o à Juventus por 18 milhões de euros. Confuso? Mais um negócio à Sporting!
Bas Dost (2019) – Quando vi mais de 1000 vezes nas capas da Comunicação Social portuguesa “Varandas arruma a casa”, não era nada disto que estava à espera. Vai uma conta à moda da mais sofisticada medicina e zenhicina? O Sporting pagou ao Wolfsburg, em 2016, aproximadamente 12 milhões de euros pelo passe do holandês. Passados três anos, foi vendido ao Eintracht Frankfurt por 7 milhões de euros. História que fez correr muita tinta: foi utilizado o elevado salário como propaganda da sua venda. 93 golos em 127 jogos? Só para esta direção é que não serve. Danos irreparáveis em Alvalade!
21 Setembro, 2020 at 13:35
O Tomás disse praticamente tudo.
21 Setembro, 2020 at 13:36
Não concordo com Cedric nesse grupo. Não foi uma grande venda mas houve bem piores.
21 Setembro, 2020 at 13:37
Incluir aí o Eric Dier …
Cláusula de 5 M € e lá foi ele pro Tottenham …
21 Setembro, 2020 at 14:05
Cláusula à Godinho sénior! Maravilha.
Mas acho que com este Godinho que lá temos agora ainda teria uma cláusula pior: tipo 1 ano de manutenção grátis do Porsche novo do Varandas.
21 Setembro, 2020 at 13:37
Oferecer o Nani quando era o ala do campeonato com maior influência em golos (golos+assistências) devia estar em primeiro deste ranking
21 Setembro, 2020 at 13:42
Nani.
E nem vendido foi, foi dado.
21 Setembro, 2020 at 13:42
Falando em vendas, diz<em que está valeu um Porshe, é o que dizem, ainda me lembro das AGs para aprovar o nome do pavilhão, agora quem manda pode. Tá vendido e já está, já esta! Resta bater palminhas.
Comunicado Sporting Clube de Portugal
É com enorme honra que o Sporting Clube de Portugal informa que a Academia do Clube passará a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo.
21 Setembro, 2020 at 13:44
A puta da realidade estraga os posts todos, todos os dias ….
21 Setembro, 2020 at 13:58
Será que já percebem a “pressa” em dar nome à Porta 1, “esquecendo” as outras 6?
Vergonhoso!
Será que mudando a Academia-“Mãe” o seu nome de Academia Sporting para Academia Cristiano Ronaldo, as EAS espalhadas pelo Mundo também vão mudar para EACR?
Nada contra CR7, pelo contrário. Até acho muito bem tirar partido da sua imagem associando-a aso Sporting, ao seu marketing, se possível a seu merchandising, a suas iniciativas, etc. Mas colocar o seu nome numa das Infra-estruturas mais importantes do Sporting, quando apenas o representou profissionalmente durante um ano, acho um pouco demais.
SL
21 Setembro, 2020 at 14:10
Partindo do principio que não vamos pagar royalties, posso ver essas vantagens e mais algumas, o que continuo a não ver, é uma decisão destas não ter sido proposta e aprovada em assembleia geral. Só lembrar que a Academia custou mais do dobro do PJR e atribuição do nome ao pavilhão passou por mais que uma AGeral.
21 Setembro, 2020 at 13:49
Cédric Soares (2015) – Foi mal vendido, é verdade. Mas a verdade é que deixá-lo entrar no último ano de contrato fez com que ou isso ou nada. Pouco há a dizer.
Matías Fernández (2012) – Que saudades, fodasse. Uma venda á Godinho.
Marat Izmailov (2013) – O Marat que saíu não era o mesmo de oputros tempos. Problemas no balneário, lesões atrás de lesões. Neste negócio o problema não foi ele ter saído, mas sim ter vindo Miguel Lopes a ganhar um ordenado milionário, a meio ano de acabar contrato.
Marcos Acuña (2020) – Mau demais!
Merih Demiral (2019) – Mau, é certo. Mas por muito que queira eu acho que SC, não fazia puto de ideia de quem era Demiral. E quando lhe propuseram um emprestimo de 3M por um central turco da B, que não conhecia, que não tinha capa de jornais, que Peseiro não queria, que JJ preferia AP e Marcelo…
Bas Dost (2019) –Ridiculo.
Eu juntava aqui…
Miguel Veloso – 9M!
Insua – 3,5M!
Carriço – 750m!
21 Setembro, 2020 at 13:54
Merih Demiral, Domingos Duarte, Pedro Mendes….só 3 exemplos que poderiamos ter vendido pelos valores que vendemos….era “SÓ” (!!!!!!!) ter inserido uma clausula de recompra, algo que muuuuuuito clubes fazem
Vendiamos o Pedro Mendes por 3M ok…mas metiam uma clausula de recompra de 6M/10M nem que fosse 15M!!!!! Acho isto basico….gajos valorizam? Alguem os quer comprar? Nos re-compramos e vendemos….ou re-compramos para nossso plantel….
Mind blown?? Acho que não….
21 Setembro, 2020 at 14:02
Só essas? E o resto?
Se considerarmos o que custaram:
Jéfren
Wolfswinkel
Turan
Zapater
Etc
Só esta época foi um fartote:
Nani
Montero
Dala
Domingos Duarte
Matheus Pereira
E falta o pior, a merda comprada por dezenas de milhões esta época:
Renan
Eduardo
Doumbia
Ilori
Rosier
Neto
Borja
Vietto
Camacho
Wang
Quanto é que vamos buscar dos quase 50 milhões torrados nisto? Bola!
Quem não sabe é como quem não vê e a dinastia croquete é isto há 20 anos.
21 Setembro, 2020 at 14:04
Estou em desacordo com algumas…
Dier tinha de estar aí.
Substituía o Izmaelov que já estava acabado para futebol ao mais alto nível e já só enchia lugar.
Estou indeciso entra Matheus Pereira e o Acuna…porque foram vendidos pelo mesmo preço mas o Matheus podia dar um jogador de classe mundial e o Acuna já saiu com 29 anos e depois de 3 épocas a titular. O desaproveitamento do Matheus para mim é maior…
O mesmo entre Carrillo e Bas Dost. O Carrillo podia ter dado jogador e rendido muito mais do que os 10M que perdemos com o Bas Dost (acho que o valor dele de mercado era entre 15 e 20M).
Para já não ir a outras ainda mais obvias….Quaresma, Ronaldo, Figo por exemplo…ou João Moutinho….
21 Setembro, 2020 at 14:05
Mas há aqui muita matéria…
O desaproveitamento de recursos do Sporting tem proporções bíblicas nos últimos 20 anos (para não ir mais atrás)….
21 Setembro, 2020 at 14:04
Troco o Cedric pelo Domingos Duarte.
21 Setembro, 2020 at 14:06
Ah e falta o Nani na lista, mas não foi venda, foi oferecido.
21 Setembro, 2020 at 14:29
Moutinho, 10 milhões para o Porto no fim da sua época de consagração, não está nesta lista porque….?
21 Setembro, 2020 at 14:45
Também.
21 Setembro, 2020 at 21:54
Tava a ver que ninguém falava no montinho… Venda absolutamente ridícula, vender o capitão de equipa para um rival direto por 10 milhões…
É por estas e por outras que somos enchuvalhados a torto e a direito…
Não sei quantos anos na formação do Sporting, não sei quantos anos campeão pelo porto… Quaresma igual, embora tenha passado pelo estrangeiro primeiro.
Fdx, até o Liedson foi para o porto ganhar campeonatos…
21 Setembro, 2020 at 14:41
Esta lista é injusta para muito nome…
Figo
Carriço
Matheus Pereira
Dier
Nani
etc…
Até o Ronaldo foi muito mal vendido! E já nem falo no dinheiro que entrou…
21 Setembro, 2020 at 14:45
É da última década…
21 Setembro, 2020 at 15:28
Eric Dier-um central inglês que se não tivesse passado tanto tempo a médio já era considerado dos melhores do mundo,não foi aposta de LJ em detrimento do Maurício.
Matheus Pereira-se tivesse sido aposta na época em que Peseiro o mandou embora em detrimento do Acuña que nunca valeu ponta de corno a extremo, tinha dado rendimento desportivo e financeiro ao clube ao nível do que BF deu.No ano seguinte o Fuderico mandou-o embora em troca de uma verba inferior aos custos que tivemos com Bolasie,Jesé,Fernando e Doumbia. Know-how.
Demiral
Izmailov
Matias
Discordo da inclusão:
Cédric- tinha pouco tempo de contrato e fez uma época medíocre com Marco Silva.
Acuna-Lateral/ala esquerdo suplente de 29 anos que vem de uma época no máximo razoável,num mercado péssimo,isto tendo em conta que somos um clube reconhecidamente teso e que anda a falhar pagamentos a torto e a direito, algo que me parece inexplicável tendo em conta aquilo que recebemos em vendas.
21 Setembro, 2020 at 15:35
Luis? Jubas?
Já não interessa isto?
21 Setembro, 2020 at 15:56
A internet acabou. Amanhã há mais.
21 Setembro, 2020 at 16:04
O Matias Fernandez não valia um carvalho. Grande venda.
Vendas de m**da, acho que era lista para não caber numa folha A3. Depois, cada um tem um entendimento diferente.
O Moutinho, embora não devesse ter saído para o Porto, acaba por ter valores bons para a realidade de então do clube.
O Arias foi uma venda de ***da, mas uma necessidade dado o seu contrato.
Por outro lado temos o Postigol, que sendo meio coxo era um dos PL da selecção, e mesmo assim saiu à papo seco por meia dúzia de patacos.
Liedson, Carrillo, quanto renderam?
Sinceramente, o Izmailov (1M = 1 Vidal), posso estar enganado, mas naquela altura já estava meio preso por arames.
21 Setembro, 2020 at 21:39
Somos também os detentores da pior venda da história, convém não esquecer. Cristiano Ronaldo por 17 milhões.
Dessa lista, falta a maçã podre que valia quase 3 vezes mais.