O Sporting fez o que lhe competia e eliminou o Aberdeen. O 1-0 é pouco para a diferença entre as duas equipas, mas justo face a um jogo onde o único brilho veio do golo de Tiago Tomás e onde o Sporting pensou mais em esconder debilidades do que explorar as do adversário
O futebol consegue ser muito irónico e ontem à noite não fugiu à regra: frente a uns escoceses muito mais intensos e pressionantes, até pelo número de jogos que levam nas pernas, o Sporting começou a desenhar o golo da vitória fazendo aquilo que o Aberdeen tentou e nunca teve engenho para concluir. Roubo de bola de Wendel no meio campo adversário, redonda em Vietto, momento de brilho e inteligência com finta e assistência para o belíssimo remate de Tiago Levezinho Tomás.
Oito minutos de jogo e o Sporting chegava à vantagem, quase dando a ideia de que no relvado iria confirmar-se toda a diferença de potencial entre as duas equipas. E confirmou, porque o Sporting, exceptuando aquela ponta final com os gémeos apertados nos boxers e com as pernas menos preparadas para os 90 minutos do que os escoceses, geriu os ritmos de jogo e conduziu o 1-0 para a passagem à próxima eliminatória. Mas não foi capaz de mais do que isso.
Pela vá lá saber-se qual vez, o sistema de Ruben Amorim mostrou-se sem profundidade, com minutos e minutos de posse de bola sem saber como transformá-la em lances de perigo. Jovane não funcionou como referência atacante e deixa muitas interrogações sobre o papel de Sporar, Vietto foi Vietto e fez uma coisa bonita antes de se ir deitar no sofá, cabendo ao puto Tiago Tomás as despesas na linha ofensiva.
E se recuarmos, também voltamos a ver a dupla Wendel e Matheus muito certinha, mas pouco capaz de criar desequilíbrios e rupturas. Sim, é verdade que Pedro Gonçalves não jogou e que foi contratado precisamente para oferecer esse extra à equipa, mas não seria de dar uma real oportunidade a Daniel Bragança ao fim de tantos jogos mais do mesmo?
Com tudo isto, além do puto Tomás, brilharam Coates e Porro, agradável surpresa a fazer o corredor direito, numa vitória que moraliza e que nos deve deixar contentes, mas que deixa. também, muitas interrogações face aos poucos ou nenhuns sinais de capacidade para ultrapassar problemas que se notam desde a época anterior e que serão mais complicados de disfarçar quando o adversário não se chamar Aberdeen.
25 Setembro, 2020 at 8:43
Pelo que ouvi, exibição medíocre frente a um adversário preso em 1980.
O laskas vai ser outra coisa
A SIC ainda detém os direitos da prova?
25 Setembro, 2020 at 8:45
Contra mancos.
Ok, fisicamente não estamos bem, uns quantos de fora, muitos putos, mas porra… Contra mancos…
Jogo muito fraco, vencemos que é o mais importante e conseguimos esconder as nossas armas, os austríacos não sabem o que os espera. Acho que até gastaram os golos todos.
Exibição muito segura de Coates, fantástica do Porro e uma assistência de Vietto cheia de classe.
Tiago, parabéns! Que venham muitos mais.
25 Setembro, 2020 at 9:15
O Porro é jogador?
25 Setembro, 2020 at 10:17
Não sendo um craque parece-me um claro upgrade.
25 Setembro, 2020 at 11:07
Naquela posição, agora melhor fisicamente, neste sistema… Sim.
Ah… e cruza bem. Cenas da bola. Saber passa, cruzar, etc. Cenas.
25 Setembro, 2020 at 12:34
Um dos cruzamentos foi bem feito e falhou-o TT, mas os utros… Espero bem que me engane, mas estou para apostar que não chega a 5 assistências na época toda- e li por aqui que esses números eram maus (falando-se do Acuña).
25 Setembro, 2020 at 17:17
Estatísticas de assistências dizem-me pouco. Depende tanto de quem finaliza…
E logo aqui. Com Jardel, Dost ou Sli seria diferente.
25 Setembro, 2020 at 12:38
Saber
Foi bom, gostava dele, não era forte a cruzar, mas tanbém foi campeão ajudou até chegada do Prates.
Bons tempos …
25 Setembro, 2020 at 11:08
Obrigado!
25 Setembro, 2020 at 8:45
O jogo foi tão bom e interessante que o que se destaca hoje é o Aberdeen ter encontrado uma gaiola com pombos em pleno Alvalade:
https://www.facebook.com/groups/SouDoSporting/permalink/1271830146493347/
Será a famosa aposta nas novas tecnologias?
Será o tal “programa de computador” pelo qual pagamos milhares?
Será o i-voting por pombo-correio?
Será que a chacota não acaba?
Fodasse…
25 Setembro, 2020 at 8:46
Duas coisas a destacar no jogo:
1/ vitória importante, mas que se impunha como óbvia;
2/ não jogamos um caracol furado, o que me preocupa pois tem sido a bitola com R. Amorim.
Mas falando de coisas realmente importantes, amanhã é para chumbar tudo!
25 Setembro, 2020 at 10:22
Reforço: Chumbar tudo.
26 Setembro, 2020 at 0:58
Paguei quotas para ir tratar disso…
25 Setembro, 2020 at 8:48
Antes que apareçam os cartilheiros que perderam contra o PAOK e ganham a vida aqui na caixa de comentários.
Ganhamos ao Aberdeen à rasca e ficamos contentes.
Sou do tempo em que saíamos fodidos do estádio por empatar com a Juve ou o Real Madrid.
É um Sporting novo.
25 Setembro, 2020 at 9:17
A última frase está errada.
“É o velho Sporting” que talvez estejamos fadados a ver para sempre…
25 Setembro, 2020 at 9:19
Cartão vermelho! Entras com os 2 pés e riste-te?
25 Setembro, 2020 at 14:18
Comparando o incomparável:
– ganhar e passar uma eliminatória = Mau
-vitória moral, derrota e não qualificação = Bom
25 Setembro, 2020 at 14:57
Ganhamos ao Aberdeen à rasca e ficamos contentes.
Saíamos fodidos do estádio por empatar com a Juve ou o Real Madrid.
Se o meu amigo não sabe ler…
25 Setembro, 2020 at 15:01
Quer dizer então que quem perde fica lixado e quem ganha fica contente? Estranho…
Tão estranho como ser nostálgico em relação a derrotas.
25 Setembro, 2020 at 15:04
E na verdade é mais:
– ganhar 1-0 numa pré-eliminatória da Liga Europa contra o Aberdeen porque na época passada batemos records negativos de desempenho e ficar contentes
– andar no grupo da Liga dos Campeões a jogar e contra Real Madrid ou Juventus e a mostrar qualidade, ganhar prestígio e dinheiro graças a um presidente que queria um Sporting forte a todos os níveis ficar fodidos porque só empatámos
25 Setembro, 2020 at 15:10
Amigo, eu já não percebo nada. Talvez ande a ler demasiados comentários da tasca e já tenha trocado tudo, pelos vistos agora é para ficar ácido com as vitórias do meu Clube e andar por aí a gozar e a rir com as derrotas.
Sporting na vanguarda, já nem precisamos de rivais ou adversários.
25 Setembro, 2020 at 15:12
– andar no grupo da Liga dos Campeões a jogar e contra Real Madrid ou Juventus e a mostrar qualidade, ganhar prestígio e dinheiro graças a um presidente que queria um Sporting forte a todos os níveis ficar fodidos porque só empatámos.
Viva as vitória morais. Campeões do prestigio e do dinheiro. Passar aos oitavos é para os outros, esses Clubes medianos que se contentam com pouco.
25 Setembro, 2020 at 15:26
Estás na Liga Europa, rapaz. Na pré-eliminatória, para ser exacto.
Vale mais passar a fase de grupos da LC do que ser finalista da Liga europa.
A todos os níveis. Dinheiro, prestígio, os atletas que consegues atrair para o clube.
É incomparável.
Depois, quem fala aí em derrotas do Sporting, não sou eu. És tu. Curioso.
25 Setembro, 2020 at 15:33
Aliás, para meter as coisas em perspectiva:
Fico triste por entrar na Liga Europa por ficar em terceiro lugar num grupo da Liga dos Campeões com Barcelona, Juventus, Real Madrid, Borussia Dortmund, Chelsea…
Ficas contente por entrar na Liga Europa por passares a pré-eliminatória contra Aberdeen e LASK.
Gosto mais do meu Sporting que do teu. São gostos.
25 Setembro, 2020 at 15:41
Fico contente com qualquer vitória do Sporting.
Fico triste com qualquer insucesso do Sporting.
Gostava mesmo de acreditar que o nosso Sporting seria o mesmo.
25 Setembro, 2020 at 15:52
Espero bem que não, foda-se.
É preciso ser um imbecil de todo o tamanho para vir para aqui com essa retórica de grunho.
“Eu quero é um Sporting que ganhe”
Parabéns!
Toda a gente quer o Sporting a ganhar. Mas ignorar a diferença que é os níveis de competitividade e valor do plantel de ontem com hoje é só conversa de burro com palas
25 Setembro, 2020 at 15:56
Foda-se….
Ca puta de comparação…
Nem percebo o que crl andam a discutir….
Parece-me evidente para um morto que o Sporting era uma equipa muito mais forte à 3 anos do que é hoje.
Parece-me evidente que é bom passar uma eliminatório seja onde for.
25 Setembro, 2020 at 15:58
Se eu prefiro perder na fase de grupos da Champions ou passar até aos oitavos da Liga Europa?
É impossivel um gajo com meio dedo de testa dizer que prefere fazer o percurso na LE até aos oitavos…
25 Setembro, 2020 at 15:58
Por isso nem percebo que crl é que vocês estão a discutir….
25 Setembro, 2020 at 8:51
Bom dia malta. Na falta de alteração de opinião, partilho o que escrevi ontem:
”
Aqui o treinador de bancada que pouco percebe de bola, viu isto:
1. O nosso treinador adjunto esteve calmo. Muito calmo. A certo momento fiquei na duvida se ele não estaria também em casa confinado!
2. O Adan é muito boa solução, mas por favor não tirem titularidade ao Max, que esse pode vir a ser um bom negócio no futuro e o Adan está em final de carreira.
3. Coates a ser Coates. E se não fosse Coates que bem fodidos estaríamos.
4. Num 2 em 1… Neto e Feddal a formar uma.excelente dupla…para o Nacional! No Sporting não se pode ser aquilo. Neto é chutão. Feddal fez um bom corte, é certo. Mas deu umas 4 casas no jogo, que contra um adversário de futebol pode ser complicado.
5. Porro. Bom pá! Correu que se desunhou. Gostei de ver. Vamos ver no futuro.
6. Nuno Mendes continua a não enganar mas perdeu o ritmo que a equipa estava a ganhar nos jogos particulares.
7. Wendel a.mostrar que é muito bom com a bola nos pés, mas é preciso gajos mais certinhos na frente para ajudar a tabelar.
8. O Matheus não teve no seu melhor. Creio que não é só dele. Acho que ele é mais substituto de Wendel do que o seu parceiro. Tem potencial e sabe fazer muito melhor do que fez.
9. Alguém me explique o que é que o Jovane esteve a fazer em campo 90 minutos?
10. O Vietto isolou o Tiago Tomás, mas foi poico mais. Enerva-me que com a qualidade que tenha nos pés, não tenha inteligência para melhor!
11. Tiago Tomás esteve bem no geral. Fez o que tinha a fazer. E podia ter feito mais uma vez. Aos poucos ganha confiança e melhora.
12. Entra Sporar quase aos 80! E o Jovane ainda estava a fazer número no campo!!!!
13. O Bragança não entrou antes, porque o adjunto achou que não tinha cabedal (deve ter sido isso). E não precisa. Aqueles pezinhos não precisam de cabedal, precisam de tempo de jogo.
14. Plata. Ele é excelente a defesa direito. E o Jovane acabou o jogo!!!!
No geral, tenho mais meia dúzia de nervos:
– O Aberdeen trouxe a equipa de rugby? Ou a nossa equipa tem um fisico de juvenis?
– Porque é que temos jogadores ó-ti-mos a desmarcarem-se para trás? Só vejo desmarcações, em vez de ser para a frente, é para trás. Todos querem vir buscar a bola atrás em vez de tentarem as costas da defesa e tal…
– Porque é que temos um speaker no estádio? E para quem é que ele grita ao microfone?
Ganhámos porra! Boa noite!
“
25 Setembro, 2020 at 9:06
Bom jogo de pré-época, quando é que começam os jogos a sério?
25 Setembro, 2020 at 9:16
Dois Aberdeens em futebol jogado.
Mais uma época brilhante se avizinha. Vão ser recordes a cair, vamos parecer 1 foguete!
25 Setembro, 2020 at 9:16
Os gajos não jogam uma beata mas na verdade nós não jogámos mais que isso…
Eu tenho dito e vou voltar a insistir. Esta equipa só vai jogar alguma coisa que se veja quando juntar Inácio, Bragança e Pote. Até lá vai ser isto.
Porque os 3 defesas sofrem para fazer passes para o lado, quanto mais fazer passes longos ou de rotura. Porque os 2 médios são essencialmente de transporte e de combate e não dão velocidade à bola. O jogo fica completamente empastelado. Das 2 uma. Ou temos um trio de defesas (ou pelo menos 2 deles) capazes de criar jogo, ou temos um trio de defesas capaz de subir e de ir criar desequilíbrios ou temos médios de construção em vez de 2 transportadores de bola. Uma das 3 fazem uma equipa capaz de desequilibrar neste sistema. No 11 de ontem, não havia nenhuma. Falta velocidade e qualidade de execução
Ahhhh mas covid….
Pelo que eu tenho visto, destes o Covid só tirou o Pote porque o Inácio não creio que tire já o lugar ao Feddal (bem ontem o Feddal…nem 1 penalti nem nada!) e o Bragança estava no Banco. E não só estava no banco como o Amorim deve ter adormecido no sofá e quando acordou já estava nos 80 minutos…só aí é que reparou que a equipa era capaz de estar cansada e que se calhar o Bragança dava jeito para meter a equipa novamente a mexer…
Infelizmente não vamos passar muito disto porque não temos muitos que façam diferente. Só os 3 que referi são capazes de fazer diferente.
E o Vietto para mim continua com o mesmo problema…é completamente placebo. Acerta 1 a cada 10. Ele mexe-se bem e vê bem mas depois fazer….é que é pior….ou o passe saí para trás, ou o passe saí demasiado adiantado, ou não saí e pára o jogo…ocasionalmente lá acerta o passe que viu e pronto…parece ótimo! Mas parece mais um acaso no meio de tanta tentativa e erro do que algo mesmo bem feito. Como digo, acho que a breve prazo o Pote e o Bragança vão mostrar exatamente isto porque eles sim, acertam muito mais do que falham.
Gostei do Porro. Muito melhor fisicamente e gostei dos cruzamentos, apesar de não ter ninguém para quem cruzar…
Nuno Mendes bem pior do outro lado. Jogo muito apagado. Vamos ver se a saída do Acuna e o facto dele ser dono e senhor do lugar não o amolece … o ano passado nos sub23 amoleceu a determinada altura.
25 Setembro, 2020 at 10:01
Concordo em muito Tiago.
Neste sistema faz falta 2 centrais com qualidade a sair a jogar e que saibam ler os momentos em que tem de esticar, procurar espaços interiores ou jogar no lateral.
Feddal apesar de ontem nao ter feito um jogo de encher o olho nota se que tem qualidade na saida. Do outro lado Neto não tem. Neste sistema Neto só é util se for no lugar de Coates (neste caso como solução).
Na minha opinião acho mesmo importante que se contrate um central de qualidade na saida para o lado direito para lutar com Edu Quaresma.
Gostei bastante de Porro. Nao percebo quando dizem que não viram nada que Ristovski não faca. Em termos de decisão e de cruzamento esta 100 furos acima.
O meio campo são certinhos mas não passam disso muitas vezes. Ambos tem qualidade, mas parecem me mais talhados para discutirem um lugar para dois. O outro tera de ser Palhinha ou Bragança.
Na frente está tudo muito previsivel. Tiago Tomas da ao jogo e trabalha muito. O miúdo tem uma vontade enorme.
Jovane o costume. Continuo a achar que se por 20 ou 25M o conseguirmos vender sera muito bom. É muito inconstante. Ainda ontem passou ao lado do jogo. Acredito que no próximo jogo faça um golaço e resolva. Mas fica 2 ou 3 onde nao aparece, não desiquilibra. Nao defende. Vietto tem um toque de bola d uma inteligencia di caralho. Usa é poucas vezes. E não acho qus neste momento possamos jogar sem Sporar. Porque neste momento é o único PL.
Acredito que quer com Pote quer com Nuno Santos a equipa vai ganhar com isso. Alias provavelmente ate serão os dois titulares
25 Setembro, 2020 at 10:18
A questão do Jovane ontem é que esteve enfiado no meio de 3 centrais e mesmo assim teve a oportunidade dele e abriu espaços. Mas sem ninguém que lhe meta a bola em profundidade fica dificil…
Não acho que o Vietto tenha esse toque de bola….aliás até acho que tem a inteligência mas não tem toque de bola que a acompanhe. Parece que tem porque acerta um bom passe em 10….mas falha as 9 tentativas seguintes, algumas fáceis. Para já nem falar das receções de bola que de vez em quando saí com cada uma que parece o Djaló…
Pela amostra de ontem o Porro cruza muito melhor que o Risto…
Não vejo nada que o Nuno Santos vá melhorar à equipa de ontem…nem sequer acho que seja titular…
Precisamos mesmo de muita coisa mas não temos nem dinheiro, nem inteligência nem scouting para isso…se não já tínhamos, em vez de termos 4 ou 5 alas esquerdos …
25 Setembro, 2020 at 10:29
Gastou-se 6M num ponta de lança que não serve. Aqui entra, entraria, o tal scouting de que se fala… dadas as características de um jogador para uma determinada posição, vai tentar encontrar-se um gajo barato em mercados secundários. Em vez disso, diz-se aos empresários que se precisa de um avançado, e compra-se um gajo que é oferecido.
Não sei onde li o Tabata… bem superior ao Nuno santos, como atacante. Mas o Nuno Santos já cá está… e foi caro. Enfim, mais do mesmo.
O Vietto tem técnica, o tipo não acerta passes difíceis por acaso. Mas é daqueles que anda ali… acerta, falha, dá no mesmo.
25 Setembro, 2020 at 10:51
Lá está…
Tal como o Feddal. Precisamos de gajos mesmo bons para acrescentar valor. Não de gajos medianos que custam dinheiro. Seja Feddal, Nuno Santos, etc…
Despachar o Dala para ir buscar o N. Santos e agora o Tabata….foda-se……quão estupido é isto?
Pois…não sei….não sei se alguém consegue efetivamente perceber qual é o problema do Vietto sendo que qualquer gajo com 2 olhos na cara percebe que falta ali qualquer coisa….
25 Setembro, 2020 at 11:02
Por acaso acho o Tabata um tipo capaz de fazer alguma diferença. É forte, rápido, e sabe finalizar. Num esquema de 3 atacantes móveis então, encaixa perfeitamente.
O Nuno Santos não vale um charuto.
25 Setembro, 2020 at 11:09
Tabata joga muito.
É avançado? É extremo que joga bem pelo meio?
Não é PL…
Mas joga muito.
25 Setembro, 2020 at 11:13
Talvez…mas lá está…é difícil não dizer que o Dala encaixava neste sistema na perfeição.
Sim, seria sempre preciso um avançado, talvez o Tabata, não conheço o suficiente. Mas nesse caso tínhamos de ter ficado com o Dala em vez de ter o Nuno Santos, nunca tínhamos ido buscar o Antunes (para quê……..).
É impressionante a quantidade de merda que fazem no mercado, mesmo num mercado em que compram pouco (sim eu sei…por enquanto…).
25 Setembro, 2020 at 11:41
Já não impressiona.
25 Setembro, 2020 at 17:19
Tabata 30 Jogos 1 golo e 8 assistências
25 Setembro, 2020 at 11:14
E eu não consigo achar o Sporar mau. Pelo menos para já. Não é nenhum topo e tenho duvidas que valha 6M mas é superior a LP ou a Pedro Mendes.
E sabe jogar de costas para a baliza e ataca a profundidade. Agora que podiamos e deviamos ir buscar alguém com outras caracteristicas, mais homem golo. Mais letal
25 Setembro, 2020 at 11:20
Ele ataca a profundidade…mas é tão trapalhão e mau na condução de bola (ou lento…ou lá o que é aquilo..) que mesmo quando tem espaço acaba quase sempre a rematar com 1 ou 2 defesas em cima…
Piora um pouco no ataque à bola em que é lento a reagir que doí …confesso que não vejo quase nada melhor nele que no LP, só eventualmente na pressão e ser mais rápido sem bola mas mesmo assim tenho duvidas…de resto o LP reage melhor, remata melhor, cabeceia melhor…
25 Setembro, 2020 at 11:31
O LP finaliza e remata melhor do que o Sporar, não sei até que ponto não é melhor a tabelar em espaços curtos, mas duelos físicos também é superior (ter cu di bomba às vezes dá jeito).
O Sporar é o resumo do CD, custou quase 10x mais do que ao que já cá estava, mas não é 10x melhor, aliás é ela por ela.
25 Setembro, 2020 at 12:03
Desequilibra em condução. Também se desequilibra quando vai em condução. Valoriza tanto a bola que não a quer a bater nas redes.
Do que vi, não é superior ao Phellype. Mas adiante, vamos admitir que até é melhor. Será TÃO melhor que valha um investimento de 6M para sentar um tipo que custou 0.6?
25 Setembro, 2020 at 11:42
Pode ser um bom suplente.
Inteligente, joga bem entre linhas, mas não faz o que um PL tem de fazer.
Golos. Perde muitos duelos na frente.
25 Setembro, 2020 at 12:56
Aí esta. O Sporar daria uma boa alternativa e em muitos jogos seria 1a opção e servia.
O problema é ser só ele neste momento
25 Setembro, 2020 at 11:12
Vamos ver onde encaixa Nuno Santos. Eu acho que pode até ser uma boa solução jogando á frente de Mendes mais por dentro.
Tal como dizia que Acuna seria util ali.
25 Setembro, 2020 at 11:15
Não creio.
O Nuno Santos não sabe jogar por dentro…tal como o Plata não sabe…mas veremos….
25 Setembro, 2020 at 12:01
O Nuno Santos encaixa na lista de dispensáveis do próximo ano.
É um jogador tão mediano…
De todas as contratações (desconheço o Feddal e o Porro) é claramente a pior.
Claro que pode ser útil jogando nos 3 da frente, como o Acuna seria. A diferença é que o Acuna é imensamente superior.
25 Setembro, 2020 at 12:57
Acuna é imensamente superior fosse qualquer posição.
Agora eu acho que Nuno Santos tem materia oara se explorar. Basta nao mete lo a direito. Tem de jogar na esquerda.
Veremos
25 Setembro, 2020 at 14:06
O Antunes ainda é pior…
25 Setembro, 2020 at 16:28
Deixa o Antunes sossegado. Gozar com a velhice é feio.
25 Setembro, 2020 at 17:23
O Nuno Santos se o pudessem trocar pelo Dala seria bom negócio…
26 Setembro, 2020 at 1:41
S recebeu-se 7, a pedir por favor para ele ir, por um que saia… no meio, entre os dois, toma lá 1.5M€ de comissões.
E pronto, era mesmo só isto.
25 Setembro, 2020 at 11:51
O Jovane faz a diferença unicamente no contra ataque ou com equipas mais abertas.
Tal como a equipa, mostra enormes dificuldades contra equipas fechadas.
Venham de lá esses 20 milhões que seria uma belíssima venda.
SL
25 Setembro, 2020 at 12:45
Por 20M seria uma óptima venda. Neste momento, sim. Mas ainda há esperança que ele possa melhorar e poderá valer mais. Como disse alguém ontem: pode jogar no top 6 da premier league. Concordo, tem físico para isso, no entanto isso não basta. Falta lhe muita compostura ainda, é um aspecto que ele tem mesmo de trabalhar se quiser continuar a evoluir. E isso uma coisa do forro mental o que, honestamente, ele parece carecer um pouco.
25 Setembro, 2020 at 12:46
Claro que a medida que envelhece e ganha experiência tem a possibilidade de melhorar nesse campo. É esperar para ver.
25 Setembro, 2020 at 15:28
Sem dúvida que o futebol inglês seria o seu destino ideal, pelas características que lhe conferes e concordo bem como pelo facto de lá se jogar olhos nos olhos.
SL
25 Setembro, 2020 at 17:30
Faz a diferença na velocidade, na força física, nos livres e nos remates de meia distância. Mas há que vender para sustentar as orgias da trupe que tomou conta do clube. Então apoie-se para o Varandas agir à vontade e aceite qualquer preço.
Basta comparar com os preços dos que sairam do Porto e dos lampiões para ver que é um mau negócio..e pior ainda se for para trazer mais entulho.
25 Setembro, 2020 at 9:38
O Sporting devido ao Coronavirus está numa situação muito difícil. Surto tão elevado num grupo de trabalho com mais um elemento a ser afastado no Algarve, tem grande influência a nível psicólogo, claro que é mais nuns que noutros, mas tem em todos. Estou numa firma com 48 pessoas, que num departamento importante de 28, 4 tiveram o Coronavirus, nem queiram saber o que foi, muitos negativos foram de baixa, muitos choravam que nem crianças, todos e todas com medo uns dos outros. Os procedimentos estavam a ser feitos exemplarmente dentro da firma, o que não quer dizer que não haja um que não traga a doença de fora para dentro e não gere um surto. Vimos jogadores abaixo do seu rendimento, tenho a certeza que estas semanas de treinos ou trabalho não têm sido nada fáceis, só quem nunca viveu isto pode dizer o contrário e não saber avaliar, os próximos jogos serão muito difíceis e contra o Lask, uma equipa superior por exemplo ao Paok, as coisas serão muito complicadas.
Que não haja um que não tr
25 Setembro, 2020 at 9:58
Achas que vimos muitos jogadores abaixo do seu rendimento?
Eu não achei….a grande maioria teve o rendimento habitual e até achei que por exemplo o Porro se apresentou bastante bem.
Não me parece que o problema esteja no rendimento mas sim nas características dos jogadores e no modelo utilizado..
25 Setembro, 2020 at 9:59
Aliás o rendimento está em linha com o que vimos no ano passado e na pré-época quando não jogava Bragança, Inácio e Pote…
25 Setembro, 2020 at 10:11
Tiago não estou de acordo, vi o miúdo, o nosso defesa esquerdo, o Jovane e o médio central Matheus Nunes, abaixo do seu nível, estes miúdos sentem muito mais estas situações que outros.
25 Setembro, 2020 at 10:26
O que é que o Matheus fez abaixo do habitual? Eu não vi nada de diferente. Ele é aquilo. Transporte de bola, luta a meio campo. Não tem um bom timming de soltar a bola e precisa de aprender…aliás tal como o Wendel por exemplo. Mas o M. Nunes é capaz de fazer, só tem de aprender a fazer no timming certo e com menos corridas de cabeça no chão.
O Jovane teve o problema de estar empandeirado contra 3 centrais numa equipa que nunca foi capaz de o lançar 1 vez em profundidade. E como não teve espaço ficou ali preso…não me parece que o Jovane ontem num dia bom fosse muito diferente. Tinha só feito aquele golo…
O N. Mendes foi o único que achei de facto abaixo. Mas mais uma vez parece-me também por incapacidade da equipa de o lançar em profundidade e por isso estar sempre 1X2 ou 1X3 do que por estar afetado psicologicamente. Ninguém lhe metia a bola em profundidade. O Neto não é capaz de o fazer e o M. Nunes também não foi e por isso acabou por nunca ter espaço. É mais um que tem tudo a ganhar com o jogo entre linhas do Pote e a capacidade de passe, velocidade e visão do Bragança e do Inácio….
25 Setembro, 2020 at 11:19
” E como não teve espaço ficou ali preso…não me parece que o Jovane ontem num dia bom fosse muito diferente. Tinha só feito aquele golo…”
É mesmo isso do Jovane. Não é bater no rapaz, mas em situações normais ele seria muito util para desiquilibrar a partir do banco.
25 Setembro, 2020 at 11:21
Se tivessemos uma equipa decente, sim….seria suplente….
Como não temos, é titularissimo … a avançado centro ou a interior…
25 Setembro, 2020 at 11:59
Tiago podes perceber muito de futebol , mas de psicologia humana comportamental , ainda tens muito que aprender.
25 Setembro, 2020 at 12:04
Não percebo muito de futebol e acho difícil alguém avaliar a psicologia humana (há outra?) comportamental sem conhecer ou interagir com os indivíduos ….
25 Setembro, 2020 at 12:53
Exactamente é por eu ter vivido um surto de Covid na minha empresa, tenho algum conhecimento de causa, as pessoas são diferentes,o pânico e o medo instalam-se em algumas, os jogadores do Sporting são humanos, são iguais aos outros.
25 Setembro, 2020 at 14:15
Se percebes de psicologia humana comportamental sabes que as reações a um evento dependem do individuo e do contexto.
Sem conhecer o individuo e muito menos o contexto, como é que sabes o grau que isso afetou os jogadores?
Os jogadores são humanos mas…iguais aos outros? Claro que não são. Não são nos meios, não são no contexto em que vivem, não são na mentalidade, não são no hábito de lidar com situações extremas de pressão, não são em quase nada.
Estás a atribuir uma desculpa especial para esta exibição quando ela foi igual a tantas e a tantas outras na pré-época e no final da época passada….
25 Setembro, 2020 at 16:09
Só para confirmar… É por ter havido um surto de covid na tua companhia que percebes mais que o comum mortal sobre psicologia humana comportamental ou realmente tens alguma formação na área?
Faz alguma diferença.
25 Setembro, 2020 at 22:58
É pela experiência de 45 anos de trabalho e de ser responsável por pessoas há mais de 34 anos, no futebol, vejam Nakajima e não tinha casos de Covid no seu grupo de trabalho, isto começa assim, o Zé tem, o Manel também está apanhado o Nelson também e ele esteve comigo ontem e tossiu,, tenho o meu pai lá em casa que tem problemas de saúde, vou mata-lo, entertanto aparecem mais meia dúzia, inclusive um que esteve com nós todos ontem. Isto mexe para caramba, só quem nunca viveu.
25 Setembro, 2020 at 12:50
Tiago, infelizmente, esquece o Inácio. Não me parece que vá ter muitos minutos, embora do que tenhamos visto na pré-época, é o nosso melhor central tecnicamente. Por mim também jogava sempre, mas agora há enteados novos que vão ter de jogar para justificar o investimento. É assim que funciona.
25 Setembro, 2020 at 12:57
“tecnicamente” subentenda-se qualidade com a bola. Não estou a dizer que é o nosso melhor central 😀
25 Setembro, 2020 at 12:58
Esse é claramente o Neto…
25 Setembro, 2020 at 14:17
Não creio que vá jogar assim tão pouco…
O Amorim parece tender a escolher os melhores e a fazê-lo com alguma perspicácia. Não me parece ser um JJ que mete um gajo ad eternum só porque tem uma panca…
Se o Inácio jogar 2 ou 3 jogos vai agarrar o lugar. E o Feddal….antevejo cartões….muitos cartões. Para além de lesões e da inutilidade do Neto…
Mas vamos ver…
25 Setembro, 2020 at 9:46
“jogos serão muito difíceis e contra o Lask”
“Demonstramos que temos equipa para jogar, na minha opinião, com uma das cinco melhores equipas da Europa, sendo que duas estão no nosso grupo. Confiamos muito no nosso trabalho e acreditamos que temos capacidade para mostrar capacidades que os outros julgam que não temos”
25 Setembro, 2020 at 10:15
A jogar assim iremos longe em TODAS as provas!
Cherba, o TT tem muito mais semelhanças com o Jordão! Morfológicas, técnicas… continuem a dar-lhe oportunidades e em breve será o nosso maior activo, o que significa que estará pouco tempo no clube.
25 Setembro, 2020 at 10:22
Caros Tasqueiros
Já vi aqui escrito que o nosso plantel é fraco e tal e coisa. Ontem vi os dois jogos (Sub 23 e Principal). Para mi que não percebo nada disto, o problema são os treinadores
Nos sub-23 eu vi jogadores que o ano passado eram bons a estarem perdidos em campo. Organização defensiva, nada. Organização ofensiva, muito pouca mais que nada. Estão a desperdiçar jogadores e para mim, quando não há organização de jogo, a responsabilidade é do treinador.
Na equipa principal, já o disse várias vezes aqui, o treinador não é grande coisa e não serve. Foi mais um disparate destes BILTRES.
Queira Deus que me engane e, se for esse o caso, virei aqui pedir desculpa, de joelhos e mãos postas. Isto é o que eu vejo e como não gosto da fazer o totobola à 2ª feira …..
25 Setembro, 2020 at 10:22
Jogo fraquíssimo, contra um adversário fraco e que abordou muito mal o encontro.
Mesmo dando o devido desconto de estarmos sem jogar há duas semanas e de faltarem, principalmente, Palhinha e Pote que poderão fazer alguma diferença nesta equipa, foi um jogo deprimente onde ficou bem batente que a preocupação foi sempre “não haver jogo”.
E é exactamente por ter defrontado um Sporting cuja maior preocupação foi “não haver jogo” que acho que a abordagem ao jogo pelo Aberdeen foi um passo enorme para saírem derrotados de Alvalade.
De positivo, deste jogo, tira-se a vitória e a passagem à próxima eliminatória. E a condição física do Porro que correu que nem um desalmado o jogo todo, até se substituído por um Plata que nem se viu em campo!
De negativo, a prestação da equipa e da equipa técnica.
A equipa não joga nada e, muitas vezes, parece não saber o que fazer à bola. Joga bem para o lado e para trás mas para a frente há muita dificuldade. Várias vezes se vê um jogador pegar na bola e correr em direcção a um colega e, a um metro ou dois, passar-lhe a bola – Matheus é dos que exagera nisto.
Mais do que a equipa não jogar nada que se veja, preocupa-me a apatia da equipa técnica e o que me parece ser uma falta de visão do que se passa em campo.
Por exemplo, ontem o Jovane não fez um lance de jeito e foi sempre um elemento a menos na equipa. E conseguiu estar o jogo todo em campo!
A substituição do Porro pelo Plata também me pareceu um absurdo.
Vietto foi outra nulidade em campo, excepto em 2 ou 3 lances onde se viu que tem qualidade que poucas vezes coloca em prática – como no lance do nosso golo.
Wendel, enquanto teve pilhas, foi um jogador acima dos demais.
Há ali jogadores que ocupam espaço e consomem recursos sem grande qualidade ou produção – Feddal e Vietto são os mais óbvios pois custaram para cima de 10M€ e consomem para cima de 4M€ por ano, com a agravante da idade num deles e em termos só 50% do passe no outro.
Espero estar enganado mas prevejo que vai ser uma época de poucas alegrias e muita tristeza e raiva, a não ser que o Amorim surpreenda.
O pouco que ficou de pé no pós Alcochete e Sousa Cintra, esta merdosa Direcção destruiu. Hoje, gastamos ao nível dum Sporting mas temos a qualidade dum Nacional…
25 Setembro, 2020 at 10:47
Nos disponíveis ontem, o único capaz de empurrar a equipa para a frente e desequilibrar através do passe era o Bragança. Era o único com técnica, velocidade e raciocínio para o fazer de forma consistente. Já me custa perceber que não tenha sido titular nestas circunstâncias, piora ainda mais ter entrado aos 80 e não sei quê…
De resto ninguém é capaz de o fazer. Tudo jogadores de transporte. E depois há o Vietto que não é de transporte nem de passe…é de espasmos….e são muito poucos espasmos no meio de muito marasmo….
Até percebia um meio campo destes se tivesses o Inácio à esquerda do Coates e o Quaresma do outro. Tendo o Quaresma mais ordem de subir e o Inácio para fazer aqueles passes dele. E aí ok….Quaresma desequilibra por vir de trás, Inácio pelo passe….2 jogadores mais de transporte no meio…tudo bem. Agora assim….
Fazendo o espelho por exemplo para o Conte. Para o Chelsea que conheci melhor que o Inter. Podes ter um meio campo com Kante e Matic. Mas tens de ter na defesa um David Luis e um Azpilicueta. Porque aí é a defesa que constrói e do meio campo precisas de gajos intensos e capazes de ir à frente e atrás…Por exemplo na Juve tinha o Bonucci atrás. Aí podia ter Chiellini e Barzagli porque tinha Pirlo no meio campo. E depois lá está…2 gajos mais intensos e capazes de ir acima e abaixo como o Pogba e o Vidal…
No Wolves por exemplo tens o Neves a jogar mais de cadeirinha mas sempre com os 3 da frente a aproveitar o espaço. O Wolves a jogar numa liga que não desse o espaço nas costas que dão na PL ao Wolves ia sofrer o que o Sporting sofre para construir. Aliás, o Wolves sofre…sempre que tem mais posse de bola o jogo é mais difícil para eles…
Uma equipa com 3 centrais fracos na construção tem de ter um meio campo rápido a pensar e a executar e que faça a bola rolar rápido….se não fica tudo muito mastigado como ficou e como fica sempre.
É aliás o maior problema deste sistema. Depende muito de jogadores com características muito especificas e dificilmente consegues ter um plantel homogéneo que te garanta essas características, ao mesmo tempo que exige muito fisicamente de muitos jogadores (especialmente os 4 médios e os 3 da frente se quiser ser uma equipa pressionante como deve ser).
25 Setembro, 2020 at 10:37
Pelo que eu li até aqui são 8ou 9 aqueles que destilam veneno contra a equipa do Sporting (vejam lá não mordam a língua qua ainda acabam por aí mortos) desmultiplicando-se em vários comentários.
Foda-se com apenas 4 jogos de pré-epoca (acho que não foram mais), com o Covid a tirar parte da equipa e treinador, e mudarem planos de trabalho e local contra uma equipa que já em mais de 6 jogos oficiais,…epá ganhamos caralho, deixem saborear o momento que já quase se tornou uma raridade. O Aberdeen a perder não saía do meio campo defensivo, se o Sporting quisesse passava o jogo todo a trocar a bola entre a defesa e era mesmo o que eu fazia.
O importante agora é chumbar as contas da AG….fundamental para continuidade do Sporting.
25 Setembro, 2020 at 11:02
Caro ELJimbas
Eu fiquei muito contente com a vitória mas o que vejo não augura nada de bom.
Não dá confiança e foi nesse contexto que comentei. Tal como já aconteceu anteriormente. fomos de vitoriazinhas em vitoriazinhas até ao descalabro.
Mas espero sinceramente estar enganado.
25 Setembro, 2020 at 11:25
MVG obrigado pelo esclarecimento e fico contente de expressar o seu Sportinguismo.
Eu também estou apreensivo com algumas coisas da equipa, especialmente na defesa (fedal não me convence e neto…), mas também percebo que esta tática é a mais difícil de implementar e, para mim, a melhor no futebol moderno em que os jogadores têm de demonstrar ser atletas também. Portanto vai levar tempo e é necessário paciência.
Estou contente com a aposta na formação, felizmente ainda fomos a tempo de agarrar o D. Bragança, algo que temos de agradecer ao amorim, porque se a gestão continuasse nas mãos do fivelas, quantos M. Pereiras, D. Duarte e Demiral iriamos ver sair? Acho que falar mal da equipa neste momento é mesmo só para destilar ódio, mereciam por enquanto um voto de confiança de todos nós.
25 Setembro, 2020 at 11:33
Não é uma questão de falar mal….
É uma questão de falar do que se viu. Se foi mau, porque é que se vai dizer que foi bom? Pode crescer? Claro que pode…quando crescer, dir-se-á que cresceu e que está melhor… até lá é quase impossivel não dizer que esta equipa está pocaxinho…
Como eu gosto de ver e falar de futebol, gosto de falar do que vi e achei.
Se não, nem via os jogos…ia só ao Forza ver o resultado e pronto…ficava irritado ou satisfeito conforme o resultado…
25 Setembro, 2020 at 14:16
Ganhámos e… pronto!
É vir aqui aplaudir e ir para casa!
Dar opinião, só mesmo quando se perde e, mesmo assim, é preciso não abusar… que a Direcção faz o que pode.
25 Setembro, 2020 at 10:45
Tendo visto em simultâneo/zapping a supertaça europeia a diferença era assustadora, uns eram equipas de primeira divisão “europeia”, outros pareciam de uma qualquer 3ª divisão, tal a diferença de classe, talento, raça e intensidade de jogo.
Serviços mínimos contra uns escoceses caceteiros e toscos, serviços mínimos é aliás a imagem de marca deste Sporting, menos na incompetência aí são gigantes,
Sporting sempre claro, mas esta corja diretiva tinha de ser corrida a pontapé, agora já está! já está!
25 Setembro, 2020 at 10:56
O Sporting Ganhou…e eu fiquei contente…!
Feliz não fiquei…pois constatei que há ali muito trabalho ainda para fazer…
Mas até compreendi que em parte assim fosse…
Não podemos esquecer que o Sporting passou nos últimos tempos por problemas complexos, em que o covid19 teve um papel preponderante…
Alguns dos jogadores (para já “aparentemente mais fiáveis…”) ficaram de fora e se isso “não é para ter em consideração…vou ali, já venho…!”…
É claro que gostaria de ter visto um Sporting “avassalador”…
Não vi…mas vi uma equipa “a jogar com cabeça” e que depois de ter conseguido marcar…”se preocupou” mais em não sofrer do que voltar a marcar (e não o fez…por manifesta inoperância de vários jogadores…)…
Correu riscos…?
É claro que correu…mas se mesmo assim “acabaram sem pernas”…o que teria acontecido se tivessem tentado suplantar o adversário em termos físicos…?
*Possivelmente teríamos perdido…e lá se ia mais um sonho…!
Depois…vem já aí um outro jogo importante…
Como irá responder a parte física da equipa…?
E logo a seguir um outro jogo fundamental…
Vamos com calma…
“Roma e Pavia…não se fizeram num dia…”
Não foi óptimo…?
Não…mas foi assim tão mau…!”
Sporting Sempre…!!
SL
25 Setembro, 2020 at 12:31
Não vou repetir o que já escrevi sobre o Amorim, durante a época passada.
Nos próximos 5 a jogos veremos o que faz, com este plantel e sistema táctico.
Quanto ao jogo, o resultado é curto, a exibição foi q.b. para bater um adversário fraquito, mas já com 8 jogos nas pernas.
Gostei principalmente de Porro, é estar atento aos próximos jogos, se continua a forma, ele que apareceu lento e pesado, ontem foi totalmente o contrário.
Continuou a não gostar do Matheus Nunes num meio campo a dois, ao lado de Wendell, este lugar é do Palinha.
Ainda temos Pote e Bragança, no meio-campo temos opções bem válidas.
Jovane quando finalizar melhor e acrescentar no processo defensivo (muitas vezes fica a olhar para o adversário, por exemplo o Gelson, conseguiu tornar-se esse jogador) é jogador para outros palcos, neste momento num plantel com mais qualidade seria uma excelente opção a partir do banco.
Pontas de lança nada a dizer, Tiago Tomas tem aproveitado as oportunidades, ainda temos Sporar e LP.
Para mim o plantel está fechado, SÓ ia o mercado por um extremo acima da média, mas isso custa uns bons €€, para vir emprestados do estilo Jesé mais vale não mexer mais e aproveitar a B como os sub-23.
Diz que o empresário do Lyanco, central-direito, está a negociar com o Sporting, é o mesmo empresário que colocou o Wendell no Sporting.
ps: Já agora vi o resumo dos sub-23, a equipa é bastante jovem, médias nos 18 anos.
Mas a defesa, pareceu-me ser uma casa a arder.
Do meio campo para a frente muita qualidade mesmo, tudo na casa dos 17/18 anos.
A B, tem ali uns 4 ou 5 jogadores, só para preencher plantel.
Mas continua a ser uma equipa com muita qualidade, o CNS é um campeonato duro, era bom subir já este ano á 2º liga, no entanto será complicado…
25 Setembro, 2020 at 12:42
Falta, tanta, tanta, mas tanta qualidade a este plantel…
A nivel tecnico, tactico, físico, emocional..
Num jogo a ritmo de treino de descompressão vi erros dignos dos principiantes…
Pensando que dos ausentes apenas 2 (Palhinha e Pote) serao titulares de caras… teremos, infelizmente, uma epoca (mais uma!) penosa.
ps: desculpa lá, Porro. A dieta tem resultado, mas estavas mesmo “gordito” 🙂
25 Setembro, 2020 at 13:07
Continuam as desculpas…e futebol zero!
Acho piada quando afirmam que “ai e tal, Amorim tem de mostrar mais, ou a equipa, porque isto é pouco…”
Mas dizem isto com base em quê? Nos 10 jogos do treinador? Ou como jogador?? Ou será apenas pelo preço?
25 Setembro, 2020 at 13:27
Foi deprimente mas vou fazer um esforço para focar-me nos aspectos positivos:
– Adan é reforço – Amorim tem a palavra, para conseguir aproveitar Adan no crescimento de Max
– Feddal é limitado a sair (está a anos-luz de Matthieu mas a comparação é injusta, eu sei), no entanto pareceu-me muito bom nas bolas paradas (sofremos muitos golos assim o ano passado) e sabe manter a linha para os avançados caírem em fora de jogo (parece básico mas não faltam exemplos de centrais teoricamente melhores em equipas de topo a fazer erros desta natureza) – conclusão: não dislumbra mas vai ser útil.
– Porro é um claro upgrade como já referido por muitos
– No meio-campo a chave será Palhinha: precisamos de um médio defensivo com grande raio de acção e combativo. Com Palhinha em campo os outros companheiros de sector teram mais liberdade para criar. E depois aí temos várias opções Wendel, Bragança, Pote
– Ainda falta Pote e Quaresma que serão titulares de caras a não ser que ainda venha um central direito para empurrar Quaresma para o banco (espero que não)
– Jovane jogou numa posição para a qual não está talhado. Se houver algum dinheiro para gastar apostesse tudo num PL de topo. Jovane é para fazer as diagonais a partir da ala
– e por fim: isto só pode melhorar!!!
25 Setembro, 2020 at 15:57
Sinceramente não fiquei muito desapontado com a exibição. E apreciei o pragmatismo de jogar tacticamente.
Nesta fase importa mesmo é não perder.
O Aberdeen é uma equipa equiparada a zona de despromoção na nossa liga, sarrafeira, motivada e que apresenta sempre um risco tendo em conta a diferença de ritmo.
Faltou especialmente um Jovane a mandar no ataque, o ou Tiago a marcar o segundo para fazer toda a diferença.
Venha o próximo