“Hoje o Sporting está triste porque perdeu dois pontos e acho que o futebol português também está triste porque teima em não mudar. Já vi o lance várias vezes, e só faço uma pergunta: este mesmo lance, este possível penálti, sabem quando é que era revertido no Estádio do Dragão ou na Luz? Nunca, nunca. O árbitro vê empurrão nas costas, assinala penálti, depois o VAR analisa se há intensidade, se é dentro ou fora da área. É o costume… o VAR deve analisar num erro clamoroso. Para mim é penálti, é. O jogador leva um encosto no ar, para mim é penálti. Foi marcado, em Alvalade, é revertido. Mas também vi em Tondela o Doumbia ser pisado, o árbitro bem a mostrar o vermelho, o VAR chamou e reverteu em amarelo. Também vi um penálti claríssimo em Moreira de Cónegos que o mesmo VAR de hoje não viu. O VAR chamou o árbitro, viu mas o árbitro continuou a achar que não era penálti.
São estas coisas que acontecem no futebol português mas sobretudo ao Sporting. O mesmo VAR não vê o vermelho direto ao Zaidu, qual é a dúvida? E é por isso que acho que o futebol português devia estar triste. Infelizmente, em Portugal, para triunfar só por mérito, é muito difícil. No futebol ainda mais. Não interessa se a pessoa foi apanhada em escutas, se tem processos judiciais, interessa é se tem poder, se ganhou e aí todos prestam vassalagem.
O Sporting dá todo o apoio ao presidente da arbitragem mas já disse isto três vezes: Se os soldados não prestam, encostam-se. E se virmos, há um denominador comum muitas vezes. Há valores que o Sporting não abdica, não vamos fazer o que se fazia, não vamos jogar sujo. Mas se tivermos de gritar, vamos gritar bem alto! Custe o que custar, vamos vencer!”
As palavras são de Frederico Varandas, que se dirigiu à sala de imprensa para sublinhar a indignação do Sporting face à arbitragem de Luís Godinho, no clássico. E em boa hora o fez, pois se há coisa que acontece regularmente é o presidente leonino fingir-se de morto nas mais variadas ocasiões.
O apontar de dedo fez todo o sentido e foi pena que, quase no final, Frederico Varandas se tivesse deixado levar por aquele sentimento de mesquinhez que acompanha praticamente todas as intervenções da direcção, onde existe um irresistível apelo a falar e criticar direcções anteriores. «Há valores que o Sporting não abdica, não vamos fazer o que se fazia, não vamos jogar sujo». Esteve quase lá, Doutor. Esteve quase lá…
18 Outubro, 2020 at 13:48
Se o homem diz é porque diz, se nao diz é pk nao diz. Neste caso esteve bem em falar no passado. Se todo o universo acha que BDC era um papao e os metodos deploraveis é bom avivar memorias….
19 Outubro, 2020 at 9:55
Mas que métodos deploráveis do BdC são esses? O que é que sabe que o resto do Mundo desconhece? Estará a falar dessa fantochada do Cashball, que para além de não ter ficado provado, era supostamente nas modalidades que havia jogo sujo? Em que período da vida do Sporting se jogou sujo para ganhar? Dado que raramente ganhamos, acho isso improvável, no mínimo. A menos que esteja a referir-se aos últimos campeonatos ganhos pelo Sporting, mas aí era a dinastia do dr. Roquette e herdeiros que liderava o clube…
Não vale tudo para atacar a direcção anterior. E por isso concordo que o Capitão Bananas esteve quase lá, mas mais uma vez ficou-se pelo quase (e sempre é melhor do que o habitual, que é fingir-se de morto). E mesmo tendo estado quase lá, continua a ser o pior presidente dos 114 anos de história do Sporting Clube de Portugal! Isso é que ninguém de bom senso consegue negar.
18 Outubro, 2020 at 13:51
Sinceramente nao sei se esse “o que se fazia” era em relação à Direção anterior.
Ontem varandas esteve bem. A defender a sua equipa.
18 Outubro, 2020 at 13:58
Esta lá.
Mas falta-lhe postura e uma melhor linguagem corporal.
É responder dentro de campo.
18 Outubro, 2020 at 14:00
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/veja-como-foi-a-reacao-de-ruben-amorim-na-bancada-ao-golo-que-deu-o-empate-no-classico?ref=HP_DestaquesPrincipais
É leão?
18 Outubro, 2020 at 14:06
Não, é de lampião. Festejou um golo ao porco como qualquer outro sem dentes.
Além disso, não faltou o pontapé no gradeamento, a destruir património do Sporting.
Portanto não, não é de leão, mas sim, é de lampião.
18 Outubro, 2020 at 14:26
“Além disso, não faltou o pontapé no gradeamento, a destruir património do Sporting.”
Boa tarde.
18 Outubro, 2020 at 14:28
O Kmet é gente de bem. Um croquete, portanto, como se diz por aqui.
18 Outubro, 2020 at 20:08
Cabrão do lampião Boeck que partia os acrílicos do banco…
18 Outubro, 2020 at 20:24
Deviamos ter feito queixa do gajo às autoridades competentes.
18 Outubro, 2020 at 14:07
Nao haverá ng mais que ele que queira triunfar.
Nem sei de onde vem a ideia de que não quererá o seu/nosso sucesso. É só ridiculo!
18 Outubro, 2020 at 14:02
Criticar direcções anteriores? Foda-se
18 Outubro, 2020 at 14:20
Varandas: «Não interessa se a pessoa foi apanhada em escutas, se tem processos judiciais, interessa é se tem poder»
Devia tar a falar de direcções anteriores também
18 Outubro, 2020 at 14:27
Quem és tu?
18 Outubro, 2020 at 15:48
Zé Gato
18 Outubro, 2020 at 14:10
É mais forte do que o carteirista. Estou-me a cagar se diz mal da direcção anterior (fdx, muito bullying esta alminha deve ter sofrido…).
O que me aborrece, e deveria aborrecer qualquer sportinguista, é dizer que no passado ” jogamos sujo”.
Grande cabrao que saiu a flor de estufa.
18 Outubro, 2020 at 14:11
O ultimo parágrafo deve ter sido em sido em direção ao vice-presidente do seu mentor só pode.
O presidente falou pouco (graças a Deus) é bem, mas caiu no histerismo da incoerência que tanto apregoou no início do mandato.
Um barco à deriva será sempre um barco à deriva
18 Outubro, 2020 at 14:13
Vou entrar aqui em defesa do Varandas e acreditar que a tirada final não foi direccionada a BdC (ou qualquer outro presidente antes dele), mas sim para Pinto da Costa que dias antes deu uma entrevista na TVI onde enviou uma boca forte ao presidente do Sporting:
#SportingCP https://t.co/Zx7AvrbThf
O problema é sempre o mesmo a meu ver, falta de capacidade para o lugar que ocupa.
Ao fim de 2 anos não evoluiu nada no discurso, postura, etc.
A mensagem perde -se quase por completo por força da forma como (não comunica…
18 Outubro, 2020 at 14:18
Ainda não foi ontem que o varandas disse tudo o que sabia do campeonato de 2015/16.
Ninguem leva este idiota chapado a sério.
18 Outubro, 2020 at 14:26
Varandas é mau como presidente. Nenhuma dúvida. Mas desta vez disse alguma coisa de jeito. E até acho que foi assertivo e que a mensagem passou.
18 Outubro, 2020 at 14:26
Sinceramente, ver nessa frase um ataque à anterior direcção… terá falhado pelo tempo verbal, apenas.
De resto, respeito ao PdC, é um (alegado, ALEGADO!!! Nunca condenado) corrupto, mas um vencedor. Respeito aos vencedores.
18 Outubro, 2020 at 14:28
Claro, respeita a história.
19 Outubro, 2020 at 9:58
apenas
hahahahahahahahaha
18 Outubro, 2020 at 14:32
O problema é que não faz cócegas porque ninguém o leva a sério, também ele se arma em Chico esperto , basta ver o negócio Amorim e é obediente a quem manda no futebol e verdade seja dita se não fosse assim nem estaria no poleiro.
18 Outubro, 2020 at 14:34
É verdade a vassalagem ao Vieira e ao pintinho é enorme e ele gostava tanto de estar no lugar deles.
Futebol tuga ?
Pah
18 Outubro, 2020 at 14:38
Toda a gente gosta de estar no poleiro, não sei deve ter mel.
18 Outubro, 2020 at 14:39
crocodile tears
that´s all folks
18 Outubro, 2020 at 14:40
Não posso estar de acordo com a última conclusão do post. Acho que a frase se aplicava aos processos sujos do passado usados por outros Clubes.
O problema aí esteve, mais uma vez na disfunção linguística de Varandas que, infelizmente fala muito mau português e torna-se, por isso, impreciso nas ideias que quer vincar. Como se isso não bastasse, o seu tom discursivo e a linguagem corporal não ajudam enfraquecem bastante uma mensagem que se pretendia forte e afirmativa.
O conteúdo, no entanto achei muito bom. Já tinha acontecido algo assim após um jogo contra o Braga na Taça da Liga que conquistámos com o Keiser. Também aí a forma de se expressar dilui um pouco do conteúdo e prejudica a mensagem que se quer passar.
Mas o conteúdo é esse. Que coloquem alguém que se saiba expressar e demonstre postura condicente com a mensagem a passar esse conteúdo.
Um abraço e saudações leoninas
18 Outubro, 2020 at 15:02
Se, pelo menos, o Varandas fosse uma pessoa humilde, que percebesse as suas lacunas, eu dir-lhe-ia que há umas aulas de postura e dicção que o poderiam ajudar…
18 Outubro, 2020 at 15:28
Também não achei que estivesse a falar de BdC, até porque este nunca entrou por caminhos estranhos de esquemas.
18 Outubro, 2020 at 15:46
Bem, Cherba, podes fechar a net por hoje.
18 Outubro, 2020 at 16:17
Não está transcrita uma parte em que ele disse que havia muita coisa suja ligada a outros clubes e que não havia nada em relação ao Sporting. Essa do passado sujo não tinha nada a ver com nenhuma presidência sportinguista. Era para os fruteiras, porque falou no passado. Do presente não fala, porque preza amizades e não é ingrato. Não morde a mão de quem lhe deu de comer.
18 Outubro, 2020 at 16:27
“O apontar de dedo fez todo o sentido e foi pena que, quase no final, Frederico Varandas se tivesse deixado levar por aquele sentimento de mesquinhez que acompanha praticamente todas as intervenções da direcção, onde existe um irresistível apelo a falar e criticar direcções anteriores. «Há valores que o Sporting não abdica, não vamos fazer o que se fazia, não vamos jogar sujo».”
Permite-me discordar, Cherba.
https://observador.pt/2020/10/17/varandas-vai-pela-primeira-vez-a-sala-de-imprensa-criticar-arbitragens-e-poderes-instalados-se-tivermos-de-gritar-gritamos-bem-alto/
Sobre esta frase…
«Não vamos fazer o que se fazia, não vamos jogar sujo.»
… creio que se está a referir ao poder de influência no Conselho de Arbitragem / APAF, pois dito assim fora do contexto pode dar azo a várias interpretações.
Mas se analisamos o contexto, nomeadamente no seguimento do que disse antes.
Primeiro aqui…
«Infelizmente, em Portugal, para triunfar só por mérito é muito difícil. No futebol ainda mais. Não interessa se a pessoa foi apanhada em escutas, se tem processos judiciais, interessa é se tem poder, se ganhou e aí todos prestam vassalagem”, apontou, antes de garantir que os leões irão continuar na luta pelos seus objetivos.»
… e depois neste parágrafo que contém a frase que foi dita…
«O Sporting dá todo o apoio ao presidente da arbitragem mas já disse isto três vezes: se os soldados não prestam, encostam-se. E se virmos bem, há um denominador comum muitas vezes. Há valores dos quais o Sporting não abdica. Não vamos fazer o que se fazia, não vamos jogar sujo. Mas se tivermos de gritar, vamos gritar bem alto. Custe o que custar, vamos vencer pela nossa maneira”, concluiu o presidente verde e branco.»
Mas é a minha interpretação.
18 Outubro, 2020 at 20:32
Lógico mas que não se estava a referir a anterior direção mas a azia do Cherba tolda-lhe o discernimento.
18 Outubro, 2020 at 18:16
Aquela cara de pateta perdido por si só já é patética, quando abre a boca pior!
Não tivesse andado feito um pavão elegante e diferente a falar em histéricos e mau perder quando lhe corria bem e a criticar tudo o que anterior direção fazia quando tentava defender o Sporting nestas mesmas situações e hoje dariam valor ao que diz. Mesmo a gaguejar e com aquela expressão facial e corporal de um mongo.
Assim não passa de um hipócrita desonesto que apenas faz aquilo para se defender a si próprio das entendas de insucessos que acumula.
Se fosse para defender o Sporting já tinha vindo falar em várias derrotas anteriores em que a arbitragem foi horrível.
A verdade é uma. Ninguém leva um imbecil daqueles a sério. Especialmente depois de ter tornado o Sporting num circo nacional e apresentar-se como o palhaço mor do circo, de papo inchado como se todo o país estivesse errado e ele o único certo.
18 Outubro, 2020 at 21:45
O presidente ontem falou. Ainda bem. Não gosto dele, mas fez bem em falar.
18 Outubro, 2020 at 23:06
Se fosse um tipo perspicaz, até humilde, fechava a matraca pq só se enterra.
Arranjava quem falasse. Quem percebesse da poda.
Urso.
18 Outubro, 2020 at 23:08
Depois levava na mesma porque não aparecia.
18 Outubro, 2020 at 23:06
A critica do jogo sujo pareceu-me a falar dos adversários que tinham fruta e andam com processos judiciais. Não foi uma crítica à anterior direção, isto no meu entendimento.
18 Outubro, 2020 at 23:07
Varandas bem
19 Outubro, 2020 at 7:26
Só na dislexia é que parecia o Varandas…
Espero que seja para continuar. Se optamos por criticar arbitragens (e eu infelizmente em Portugal não vejo alternativa pq se não é sempre visto como “quem cala consente”) então temos de ser consequentes e constantes e ir criticando tudo o que está mal! Até eles se mentalizarem que com o Sporting têm de ter cuidadinho pq as decisões vão ser bem escortinadas.
Não servirá de muito mas sempre pode ir melhorando algo…
19 Outubro, 2020 at 10:15
Não consigo encontrar motivos para satisfação pelo facto de ter visto um desengonçado das palavras armar-se na categoria de um trolha ou orelhas e aparecer a reclamar benefícios arbitrais futuros.
Não vejo estratégia, diz que apoia o presidente da arbitragem e nem sequer coloca o nome nos bois.
Por outro lado, entre outras coisas tem um passado de “não saber o que passou-se” desistindo do recurso no processo que envolvia espionagem ao Sporting …. dar no crava e na ferradura. Infeliz e infelizes aqueles que pensam que algo vai mudar devido ao sketch humorístico protagonizado pelo fantoche.
19 Outubro, 2020 at 12:10
Meus caros, boa tarde.
Tenho para mim que o Xôr Tor disse isso sem se querer referir à direcção anterior, embora reconheça que como é habitual o fazer, se possa levar as suas palavras para esse lado.
Desta vez defendo o Xôr Tor porque acho sinceramente que ele se estava a referir aos fruteiros do norte e aos do outro lado, pelo enquadramento anteriormente feito e pelas palavras finais.
Não sou fã do Xôr Tor e de toda a pandilha airada que lá anda com ele, como muito bem sabem, mas desta vez defendo o homem porque esteve bem e virado para fora, que é para onde deve focar as suas forças.
Mantém o foco Homem, mantém o foco…!
19 Outubro, 2020 at 17:28
ó chiquinho conde ,diz lá o que é que era deplorável , e quando ??? olha , tu és deplorável , e o problema é que no SCP há muitos como tu ….
20 Outubro, 2020 at 18:26
Boa mano!