Embora não colocando em risco a superioridade coletiva na pista, o Benfica foi o clube que mais primeiras figuras perdeu no período de transferências que terminou este sábado. O Sporting também perdeu atletas, mas menos salientes… à parte Nelson Évora, que não se inscreveu, podendo vir a fazê-lo em Espanha, onde treina.
O Benfica perdeu, entre outros, Rui Pinto (para o 4 Run, do Porto), “desistindo” assim de lutar pelo título coletivo do corta-mato, Emanuel Rolim (para o Maia AC), Diogo Mestre (para o Água de Pena), Mauro Pereira (para o Sobral de Ceira), Abdel Larrinaga (para o GD Estreito), Manuel Dias (para o U. Tomar), Gonçalo Veloso (para a Casa Bf. Faro) e Joshua Egbeama (para o Gira Sol), todos eles atletas de top nacional nas suas especialidades. No setor feminino, o Benfica também perdeu algumas atletas de relevo, como Lecabela Quaresma (para o JOMA), Tamiris de Lis (para o JOMA), Patrícia Silva (para o GD Estreito), Rosa Djombate (para o SC Braga) e Bárbara Bica (para o Spiridon de Gaia), afastando-se assim ainda mais do Sporting e colocando em perigo o segundo lugar este ano alcançado.
Já o Sporting não contará na próxima época com Paulo Rosário, que ingressou no SC Braga – a principal “baixa” da equipa -, o seu irmão Diogo Rosário, Miguel Moreira e Rui Marques (igualmente para o SC Braga), Mykyta Sudashov e Ruben Miranda (ambos para o AC Póvoa de Varzim) e Yazaldes Nascimento (para o JOMA). No setor feminino, saíram, entre outras, Francislaine Serra (para o SC Braga), Andreia Crespo (para o GA Fátima), Catarina Karas (para o SC Braga), Filipa Martins (para o Jardim da Serra), Carolina Duarte (para o Marítimo), Sofia Duarte (para o Estreito) e Solange Jesus (para o Feirense). Nada que faça perigar o título feminino, mas afastará os “leões” ainda mais do masculino.
Em contrapartida, os dois “grandes”, pela primeira vez de há muitos anos para cá, limitaram-se a escassíssimos reforços, o que reflete os grandes cortes orçamentais verificados. Mas enquanto no Sporting eram previsíveis, no Benfica parecem refletir uma menor aposta na modalidade face às de pavilhão… Dos reforços do Benfica, saliência para as promissoras velocistas Leonor Ferreira (ex-Maratona) e Iris Silva (ex-AA Mafra). O Sporting viu regressarem Daniel Santiago (ex-J. Vidigalense) e Gonçalo Uva (ex-Srª Desterro) e contratou o promissor júnior Duarte Fernandes (ex-CP Pontével), especialista de 400 m barreiras.
Tanto Sporting como Benfica emagreceram bastante as suas fileiras. Saíram para outros clubes 48 atletas das “águias” e 45 dos “leões” e entraram apenas 25 para o Benfica (mas 15 da Escola Mestre Domingos Saraiva, do prof. Paulo Barrigana, e 6 do Maratona CP) e 11 para o Sporting (cinco dos quais jovens oriundos do Benfica).
Passa a ser um incompetente com uma vaca descomunal…
Como eu não acredito em vacas desse tamanho acho obvio que não vai ganhar…tenho até muitas duvidas que chegue ás ultimas 3 jornadas a ser possivel matematicamente ser campeão…
O Varandas ser o “presidente” que devolveu o titulo ao Sporting, 20 anos depois e ser demitido do cargo faz lembrar aquelas equipas que desceram à 2ª divisão, mas porque ganharam a taça de Portugal, vão jogar na Liga Europa.
O Varandas ganhar o titulo é como aquele gajo que não jogou sequer no euromilhões mas ganhou porque encontrou o boletim premiado no chão….
E como tal esse “e se” é o mesmo que andares a pensar “e se eu encontra-se um boletim vencedor do euromilhões no chão e ganhasse 140 M. O que lhe fazia”.
Aliás, esta política de putos (independentemente dos negócios) já devia ter sido feita logo o puseram a presidente.
Se a CG tinha sido uma vergonha, Varandas não quis ficar atrás e é outra vergonha.
Basta ver a qtd de merda que comprou e dispensou, basta ver que não vendeu um que comprou. Basta ver a roda viva de treinadores, acabando num que custou 12M.
Varandas é merda em toda a linha. Calado é um poeta. Zero na união. Zero na gestão.
Agora, apoiar sempre os nossos atletas. Seja futebol, seja modalidades.
Ficar sempre feliz por ganhar. Sempre. Mas nunca perder o foco do que pode ser um projeto consistente.
Dar estabilidade a um treinador, complementar um plante de miúdos com alguma maturidade e experiência… cirúrgica.
Pode ser que quem vier tenha algo para não ser outra vez um ano zero.
Os lampiões com que falei estão mais chateados por não terem dado praticamente xeque mate do que com o Sporting estar em 1º que parece +- indiferente para todos…
Porra este JJ, por quem já tive alguma consideração, a cada dia que passa revela-se como um ser abjecto sem ética e sem moral, parceiro ideal para um trafulha da estripe do Escobar indígena. Justificar a derrota de ontem com o antijogo do Boavista, é duma desonestidade inadmissível. O génio pôs em campo o seu batalhão de mergulhadores a ver se equilibrava o jogo à custa de hipotéticas faltas e agora tem a lata de choramingar que “o Boavista não deixou jogar”. Este fulano era um dos que deveria explicar à justiça e à Nação qual foi o seu papel real na tramoia de Alcochete. Como isso NUNCA irá acontecer, espero que vá passar as féria do Natal nas imediações do Ninho do Urubu – Rio de Janeiro
Os “eróis” tiveram olho para perceber que o Varandas era desonesto mas 30 aos de Zazuz não lhes abriram a pestana para a merda de pessoa que habita aquele corpo…
Tiago, não tive a desdita de ter vivido toda a minha vidinha neste jardim à beira mar plantado. Não “conheci” a trajectoria do JJ para além da ponta final no galinheiro (últimos 2/3 anos) e os anos que “veio cumprir a promessa que fez ao pai”. Há personagens que se vão descobrindo à medida que se vão acompanhando o seus ditos e actos. Pus-lhe o longo alcance em cima a partir do último ano no Sporting e NUNCA me esquecerei da sua atitude de fdp no jogo da Madeira
Chegar ver e opinar com rigor, não é tarefa fácil. Leva algum tempo a estudar usos e costumes para que não se abra a boca à toa. Todavia respeito quem pense e aja de maneira diferente. Cada um é como cada qual
Em 2018, vencemos o V.Guimaraes numa exibição sofrível, com golo do Mathieu e passamos para 1o. Na ci desculpou-se com “os jogadores/clube não estão habituados a esta pressão de jogar para o 1o lugar, eu estou”. Mais ou menos foi isso que afirmou.
Jornada seguinte perdemos no Estoril com uma exibição miserável, desculpou a derrota com o vento forte…
O pessoal anda muito excitado com o primeiro lugar ao fim de 6 jornadas….
Parece que não viveram cá nos últimos 30 anos…
Assim que os lampiões sentirem um pingo de ameaça vem a mala xao, vêm GR que têm dias maus, vêm padres, vem a CS num ataque serrado….parece que já não estão a ver o filme…e nem vão precisar de usar as armas todas com a tristeza de direção que temos…vai bastar meia dúzia de padres em 3 ou 4 jogos e fica feito…
No ano passado por esta altura o Famalicão era 2º e o Porco 3º se não me engano…
O que eu me ri com a cachola lampiã ontem! Era o Darwin que já ia por 150 milões de eurs para o Barça, era o porko que ia ficar a 8 e o sporte seria cilindrado – foi um fartote 😀
O reverso da medalha é que estão criadas as condições para o Rogério marcar as ags todas agora, enquanto os sócios vivem nesta ilusão momentânea de que tudo está bem no clube, porque vamos em primeiro.
Outro perigo é o Varandas aproveitar para destruir mais modalidades já, que ninguém vai notar.
Motivos para estar alegres sim , mas cuidado aí com a basófia de lampião – nisso sim, temos de ser diferentes.
E não tem razão?o dobro das faltas em comparação com a média nacional, digo e repito, até foi bastante humilde, sendo ele quem é, criticou até mais o jogo que fez do que se desculpou com a tactica do Boavista, se fosse conosco era igual, já o fizemos quando foi com o Gil á uma semana e com o Setúbal do Vidigal, foi para aqui um choradeira que nunca mais acabou.
Estou deleitado por estes 3-0, quase tão bom como estar em primeiro e não tenho pena nenhuma dos rabolhos que venham mais derrotas destas, muitas mais, que se fodam, só têm o que merecem, mas têm que se ser honesto também caralho.
Oh… Metade das faltas marcadas ao Boavista nem eram faltas. O pizzi na primeira parte, bastava soprar-lhe que já tava no chão aos gritos…
E na segunda parte então, cada bola dividida era falta contra o boa vista.
Tavam era todos a pensar que eram favas contadas, com a cabeça nos Rangers do Gerard, não leram bem o guião, mamaram 3 secos e bem merecidos. O jogo todo se fizeramb3 remates à baliza foi muito
Há uma diferença entre as faltas que a equipa faz e as faltas que são marcadas.
Ontem, muitas das faltas que o Hugo marcou nem eram faltas.
Também se vê isso nos jogos do Sporting, onde os adversários fazem faltas que passam em claro e a nós são marcadas faltas absurdas.
Agora, o Boavista sempre foi equipa de dar pau… É lembrar o nosso jogo no Bessa a época passada, com o Bruno Fernandes a ser massacrado o jogo todo e a ser ele a ser expulso por uma merda sem sentido.
Já ouvi 4 ou 5 vezes as declarações do Jesus em sítios diferentes. Curiosamente, em NENHUM DELES passa a parte em que assume as culpas. TODOS passam a parte em que ele se queixa das faltas do Boavista. TODOS. O que fica é isso: O Boavista foi violento, coitadinhos dos lampiõezinhos, como se isso justifica-se em parte o que aconteceu. As equipas que contra nós são apenas ‘aguerridas’ (e metade das faltas não são marcadas ou não vêm os cartões que devem), contra os lampiões transformam-se no Canelas FC. Já temos cartilha para as próximas semanas…
Pois mas queixar-se de anti-jogo de uma equipa que lhes ganha 3-0 num resultado que foi curto pois o adversário rematou muito mais do dobro das vezes do ass-hole-bê. Anti-jogo? Então se não houvesse anti-jogo qual seria o rsultado?
SL
Repito o que escrevi ontem: Rogério Alves tem caminho livre para marcar nova AG para aprovação de contas e orçamento. E para dar seguimento aos requerimentos de AGs reintegradoras e destitutivas…
jubidé rabolho, vocês não vão ser campeões, já o SPORTING, espero que o seja, este campeonato, e os outros que ganhámos, mas que nos foram espoliados por os rabolhos teus amigos, ó jubidé…
Os paspalhos vão mudando. A Tasca do Cherba/Cacifo do Paulinho nunca morrerá.
Sabes qual é a diferença entre tu e os “nós”? “Nós” não temos qualquer problema em dar o braço a torcer. Até dou os parabéns ao teu rei sol se assim achar que deva, mesmo depois de ter malhado tanto nele nos últimos 2 anos. Ser incoerente é sinal que pensamos, já dizia o Fernando Pessoa. No entanto, que esta direção é incompetente, isso não há dúvida alguma. Fazer uma equipa de futebol competente já nós tínhamos feito 5 anos seguidos, para fazer esta tiveram de andar a esbanjar milhões durante 2 época em jogadores que nem no tondela teriam lugar. Porquê? Imagino o Sporting como uma mulher usada, com a alma completamente arrastada pela lama e que no final lhe dão umas roupas e umas jóias como se isso a fizesse sentir desejada ou como se reparasse o dano que lhe fizeram. Chamo a isso filha da putice. Ainda para mais com negócios miseráveis feitos, não há como não achar que a curto médio prazo, na falta de frutos, o nosso futuro estará hipotecado.
Já te estou a fazer pensar muito. Peço desculpa.
Se certeza que se joga o Vólei? O “confinamento inter concelhio” não incluia o dia de hoje?
Isso serão muito boas notícias. O jogo de vólei é o da Challenge? E qual é o de Basket?
Obrigado.
Um abraço e saudações leoninas
O Movimento Associativo Desportivo tem sido um dos setores mais vulneráveis ao impacto económico, social e sanitário da COVID-19, por força das restrições impostas que inibem ou impossibilitam a prática de atividade física e desportiva, traduzidas em relevantes prejuízos para a sua sustentabilidade. Pese embora a resiliência na adaptação a um novo contexto, por forma a suster as consequências de uma crise sem precedentes, o Movimento Associativo Desportivo teve ocasião, e em tempo oportuno, de aprovar e apresentar ao Governo e à Assembleia da República uma Moção Estratégica contendo um conjunto de propostas para o setor do Desporto.
Esse documento continha um pacote de medidas urgentes sobre a retoma das atividades desportivas em segurança, das quais se realça o apoio extraordinário à viabilidade das organizações desportivas, em especial as de base, como os clubes, mas também a alteração de regimes jurídicos diversos relacionados com o Desporto, como o fiscal ou o do dirigente associativo.
Nesse documento alertava-se que as práticas desportivas têm vindo a ser parcial e deficitariamente retomadas num quadro de limitações severas, correndo o risco de extinção e colapso das suas estruturas de base. Refere-se também que o Desporto nacional permanece continuamente arredado de qualquer tipo de medidas específicas de combate aos prejuízos de grande monta que se fazem sentir em toda a sua extensão, sobretudo no tecido associativo de base que alimenta toda a cadeia de valor e desenvolvimento desportivo.
A crise pandémica requeria para o Desporto uma resposta sanitária. E essa tem sido definida e está a ser cumprida. As organizações desportivas têm dado o seu contributo apresentando soluções para uma retoma desportiva em condições de segurança, mas definidas que sejam essas orientações não fragilizamos a autoridade do Estado e cumprimo-las.
Esse cumprimento não ignora que se verifica por parte de diversas autoridades sanitárias locais uma aplicação divergente, muitas vezes contraditória e incoerente das orientações de saúde pública para a realização de competições desportivas, apesar dos exigentes protocolos sanitários implementados pelas organizações desportivas previamente validados junto do Governo, agudizando assim a imprevisibilidade e falta de confiança para uma retoma em segurança.
A questão que motiva esta iniciativa é de outro âmbito. A situação pandémica deu origem a uma crise desportiva. E esta requer uma resposta política através de iniciativas públicas robustecidas pela excecionalidade da situação. O que se constata é a ausência de medidas adequadas ao que a situação exige. Tal cenário permite-nos considerar que, para o Governo de Portugal, não está a ser tomado em devida conta o impacto social, económico, cultural e político que o Desporto representa.
Ao contrário de outros países europeus, e de outros setores nacionais igualmente expostos ao impacto da crise, por força do cancelamento das suas atividades, constata-se que não foram até hoje implementadas ou acolhidas quaisquer medidas propostas com impacto direto no Desporto. A Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2021 é o exemplo mais recente dessa desconsideração.
A falta de reconhecimento do papel social do Desporto, dos agentes e organizações que o representam acentua as vulnerabilidades que têm afetado o setor, expondo de forma evidente a fragilidade no campo político, numa omissão que desafia os limites da sobrevivência e o futuro desportivo do País aos seus mais diversos níveis.
Portugal tem ignorado os exemplos de outros países europeus que convergem no sentido de apoio público urgente ao Desporto, levando mesmo, no âmbito da União Europeia, o Conselho Europeu, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu a tomaram posições exortando os Governos dos Estados membros a dedicarem-lhe uma parte dos apoios comunitários, propondo a integração do setor no pacote de medidas extraordinárias e incentivos para mitigar o impacto da crise.
Face ao exposto, os abaixo assinados, em nome do Movimento Associativo Desportivo e perante a evidente desconsideração pelas propostas de um setor com uma imprescindível função educativa, de saúde pública e desenvolvimento socioeconómico – nomeadamente num contexto de crise sanitária –, apelam a V. Exª para que, no âmbito da ação governativa, se equacionem medidas e construam políticas que ajudem o Desporto nacional a enfrentar a grave situação que temos perante nós.
Lisboa, 2 de novembro de 2020
Comité Olímpico de Portugal
Comité Paralímpico de Portugal
Confederação do Desporto de Portugal
Isto já devia de estar mais que acautelado, e a continuidade dos desportos de pavilhão também. Há um Ministro do Desporto, por isso há quem tenha de mostrar trabalho. Se calhar, porque nunca pisou um balneário, nem deve saber que é preciso pensar no que mudou e no que tem de mudar para que o Desporto não caia no esquecimento.
Só me espanta é que falem que Portugal ignora recomendações da Europa para o que quer que seja. Ignorar a Europa e depois chorar que são ignorados pela Europa é apanágio de Governo português.
Um reparo, FixTix, não há ministro do desporto em Portugal, apenas secretário de estado – uma das razões para o desporto estar pelas ruas da amargura desde sempre (o que se faz bem feito, fora do futebol, é quase tudo carolice / dinheiro próprio das famílias).
Além de que o secretário de estado é um yes man (mais um, eu sei…) que não faz puto ideia do que está a fazer.
“Portugal não é um país, é um sítio – e mal frequentado”.
Não vão fazê-lo…vão andar assim. A unica que admito que seja eventualmente marcada é a de aprovação de contas e mesmo assim tenho muitas duvidas…covid e coiso e tal…..
Estou a achar o pessoal demasiado entusiasmado demasiado cedo….tresanda a que “vai acontecer Sporting” por todo o lado….assim que abrimos um bocadinho o peito…vem um tombo “daqueles”….
Isso de “assumir candidatura consistente” diz-me tanto como estar em 1º à 6ª jornada…
Nada….
Quem é candidato não o assume. Limita-se a ser. Só os que não são é que o assumem…
Nunca percebi a necessidade do Sporting sequer falar do tema. Isso só menoriza o Sporting….
Objetivos para a época? Ganhar o próximo jogo. O dia em que alguém tiver a cabeça para passar isto para todos dentro do Sporting e para os adeptos é o dia em que estaremos verdadeiramente preparados para ganhar de forma consistente…
Por todos os motivos e mais alguns, todas as épocas, sem exceção, somos candidatos. Ponto. Favoritos, partir à frente, ir de foguete é outra historia …
“Isso só menoriza o Sporting…. ”
Exatamente, por isso falar no tombo e ou com comparações com famalicoes …. temos obrigação de ser mais consistentes que isso.
Não tenho de assumir nada. Temos de ganhar o próximo jogo. E depois temos de ganhar o jogo seguinte. E depois o seguinte….
Por enquanto estamos em 1º à 6ª jornada. O que é que isso quer dizer? Nada. Que temos de ganhar o próximo jogo e que a qualquer momento podemos cair. E o jogo depois desse, e o outro depois desse….
Andar com conversa de que “somos candidatos” e que temos de ser e que se ganhamos e eles perdem e fazer contas de cabeça à 6ª jornada e coiso e tal…isso é que não é nada. Vês alguém do porco ou dos lamps a fazer isso?! Contas de cabeça ao calendário do Sporting, a dizerem que são candidatos e tal?
A grandeza do clube não significa nada…se não ganhares o próximo jogo. E o outro a seguir. E garanto-te que ela não o vai ganhar.
Vês alguém já com receio do tombo ou que lhes aconteça o mesmo que ao famalicão ou felgueiras!!!!?
Fdx. a grandeza entre outras coisas permite ter orçamento para melhores jogadores e treinadores, melhores condições, mais apoio dos adeptos, maior respeito de adversários e poderia continuar … claro que isto não ganha os jogos, mas ajuda e muito.
Vejo. Vejo os lampiões irritados por não dar o cheque mate suposto no porco, vejo o porco que estava em brasa com as perdas de pontos. Vejo receios de trambolhões, claro que vejo. Aconteceu ao porco à 2 anos, aos lamps no ano passado….isso acontece. E acontece aos grandes.
Especialmente nós somos muito propensos ao karma de sempre que enchemos o peito vem a quebra…especialmente com as malas chao e padres e missas e viagens ao brasil e frutas. Por isso o pensamento grande é…estamos em primeiro? Bom. É melhor que não estar. Mas o que me interessa é ganhar o próximo jogo. E o próximo e o próximo. Não é estar em primeiro durante 2 ou 3 jornadas (nem chegou a isso) e andar a fazer contas com “e ses” e o crl….isso é que é à Famalicão…
Se eu estivesse no Sporting era: Proibida conversa sobre objetivos no final do ano, proibido cagança, proibido conversas de candidatos e o crl. Discurso único. Próximo jogo e total tranquilidade…são os resultados que ditam os candidatos…não são as conversas…
Isso!!
Tenho muitas dúvidas relativamente a esta equipa:
– Processo defensivo;
– Como resultará o meio campo contra equipas mais competentes (sim porque João Mário não é rapaz para grandes corrrias)
– A nossa linha avançada é curta e inexperiente
Ele diz que falhou passes, diz que a equipa não esteve bem, que mexeu mas não resultou e que o que mudou não surtiu efeito, diz também que o jogo que o Boavista fez não deixou jogar, pode se discutir essa parte, que o Benfica jogou o que sabia, a verdade é que o Benfica não tem tão boa equipa como se dizia, os centrais não têm rins, os laterais não valem os tomates de um gato e o meio campo é uma bosta das grandes, tem Darwin e pouco mais.
Ainda não lhes prestei atenção este ano, nem da Europa dos Pequenos.
O Valdo Schimte é bom, muito bom.
O Cebolinha, Pedrinho, Gilberto e outros cromos brasileiros não conheço.
Ontem jogou com o Gabriel e o Tarabarato no meio, é dupla que não convence… o Pizzi é a treta do costume, basta haver velocidade e contacto para dar o peido-mestre ao fim de 10 minutos.
O que sei das contratações é o que sei antes deles serem contratados. O Everton é bom, o Valdo tem tudo para ser craque mundial, Otamendi e Verthogen são bons mas falíveis numa defesa a 2…são daqueles que “têm dias”. Para um clube de topo da PL já eram bastante curtos para central. Apesar disso são claramente os melhores em PT. Pedrinhos e Gilbertos e Darwins não sei nada.
Eu vou pelo que vi ontem num resumo alargado, foi o que vi, centrais lentos, laterais rápidos em velocidade mas fraquinhos a decidir e a defender.
Taraabt é um matulão trapalhão, Gabriel e Pizzi são uns contas, o alemão não faço ideia e o Darwin parece bom jogador, é bom de pés rápido e aparece em zona de finalização, parece falhar muito mas também parece não ser bem ponta de lança como tem jogado.
O resto sei de conversas com lampiões, a bazófia do costume, não aceitam o Vieira como escroque, dizem só que ele é um gajo fodido para os esquemas, mas nunca criminoso.
Pela minha experiência os do porto parecem ser os mais humildes, já á dois/três anos que me dizem que não jogam um piço e que o Conceição não presta e que a história de jogar “á porto” já cheira a mofo, pelo menos os que conheço são assim.
Mas há gentes e gentes.
Bom estar em primeiro lugar, com 6 pontos de avanço para o porto, 4 para o braga e 1 para o benfica. Mas ainda só se jogaram 6 jornadas, o que é manifestamente pouco e muito ainda vai acontecer.
Não esquecer que uma derrota em guimarães (3 caroladas na mesa) pode mudar tudo. Jogo a jogo, sem grandes pressõese com foco apenas nos nossos jogos. Acho que o Ruben amorim irá conseguir passar essa mensagem aos jogadores.
Apesar de ter sido um rude golpe na época do SCP, a eliminação da Liga Europa irá trazer grandes vantagens em relação aos nossos concorrentes directo. O Ruben Amorim pode tentar descredebelizar essa ideia, mas claramente temos uma vantagem sobre os restantes.
E é por isso que espero que porto, benfica e braga passem às próximas fases e se cansem o mais possivel. Vão ganhar mais dinheiro e tal, mas o mais importante é o SCP e é urgente entrar na Liga dos Campeões.
O que quis dizer é que nem tudo foi negativo nessa eliminação. Há o detalhe de termos menos jogos e podermos jogar com mais espaço entre cada jogo. Só isso.
Ninguém diz que a eliminação foi uma cena fantástica.
Eu estou apenas a reafirmar que é uma vantagem. E que foi miserável sermos eliminados, mas acaba por ser uma vantagem…..que espero tão cedo não se repetir.
Já te disse que há dias de bulir forte, o meu trabalho não é ser pago para ser do Sporting.
Sossega a passareta que eu estou cá sempre, já tu dependes dos resultados.
Muita calma.
Varandas pó caralho para ontem. Vês, já cumpri quota.
A pergunta é “E se..?”
E se o Sporting ganha ao Vitória e os lamps se forem com o braga? Não sei se o Carvalhal é gajo pra abrir pernas
Ficar 3/4 pontos e fazer pausa de seleções, psicologicamente, pode fazer muita mossa nos lamps, diria eu
Até custa um pouco termos de pensar que falta tanto jogo, mas ontem foi muito bom ver os lamps a serem a equipa pequena. Não está tão fácil como tantos diziam!
Também tínhamos o teimoso do JJ e o seu 11 igual para 19823 jornadas.
Claramente, este plantel é muito mais fraco, mas também, tem muito mais profundidade, exceção para o PL… Com o regresso de Luiz das Consantes, ficamos com alguma profundidade nesse capítulo, contando com Pedro Marques e TT…
Tenho 0% de crença em qualquer título, mas tenho 100% de esperança leonina no que de bom se tem feito, no crescimento dos putos e de um coelho da cartola que eles possam tirar.
E qual é a diferença? Esse campeonato não foi perdido por jogarem sempre os mesmos. Esse campeonato foi perdido assim que os lamps começaram a jogar qq coisa e com as malas e com as missas e com as cartilhas nunca mais perderam pontos e nós íamos perder os que fosse preciso.
Achar que o problema desse campeonato foi o JJ é mesmo ter muita fé no futebol tuga…que parece-me evidente que é deslocada. Ainda por cima quando acabámos com 10 ou 11 vitórias seguidas ou lá o que foi. Ainda por cima não faz sentido…dizes que não tinha profundidade, depois dizes que o problema foi ele não rodar.
Tem mais profundidade? Estás a brincar? Gelson, Matheus, Naldo, P. Oliveira, Montero eram titulares de caras e a brincar neste Sporting…até o Barcos era….
O Nuno Santos, Jovane, Feddal, Neto, Sporar, TT, etc….nem no banco dessa equipa…quanto mais. O Pote com sorte conseguia ir para o banco….
Este plantel e esta equipa está a léguas dessa em tudo…É mais nivelada porque toda ela é mais fraca e muito menos experiente e consistente. Um campeonato mais perfeito do que esse é praticamente impossivel para o Sporting. Contra o sistema todo e ter conseguido o que conseguimos é praticamente impossivel.
E uma coisa me parece evidente…quanto mais “e ses” houver em torno da equipa e quanto menos “pés no chão” houver, mais longe vamos estar de ganhar o próximo jogo e por isso de disputar a sério o campeonato. Por isso é que eu acho fundamental o pessoal meter os pés na terra, ficar contente com o 1º lugar, claro, mas olhar sempre só para o próximo jogo….porque na verdade é só isso que conta…
3 Novembro, 2020 at 8:30
Em 1 lugar o Sporting…
Em 2 lugar benfica é merda.
Em 3lugar varandas out,não esquecer.
3 Novembro, 2020 at 12:21
Bem relembrado!!!
3 Novembro, 2020 at 15:39
Isto sim é uma tabela de categoria!
3 Novembro, 2020 at 8:35
Oh, oh Führer.
O momento é excelente para marcar a ag.
Eu sei, eu sei que deve estar tristinho porque o guru do gaj, o tão adorado asno de troia, levou nas beiças mas é de aproveitar uma cenoura dourada.
3 Novembro, 2020 at 8:36
Embora não colocando em risco a superioridade coletiva na pista, o Benfica foi o clube que mais primeiras figuras perdeu no período de transferências que terminou este sábado. O Sporting também perdeu atletas, mas menos salientes… à parte Nelson Évora, que não se inscreveu, podendo vir a fazê-lo em Espanha, onde treina.
O Benfica perdeu, entre outros, Rui Pinto (para o 4 Run, do Porto), “desistindo” assim de lutar pelo título coletivo do corta-mato, Emanuel Rolim (para o Maia AC), Diogo Mestre (para o Água de Pena), Mauro Pereira (para o Sobral de Ceira), Abdel Larrinaga (para o GD Estreito), Manuel Dias (para o U. Tomar), Gonçalo Veloso (para a Casa Bf. Faro) e Joshua Egbeama (para o Gira Sol), todos eles atletas de top nacional nas suas especialidades. No setor feminino, o Benfica também perdeu algumas atletas de relevo, como Lecabela Quaresma (para o JOMA), Tamiris de Lis (para o JOMA), Patrícia Silva (para o GD Estreito), Rosa Djombate (para o SC Braga) e Bárbara Bica (para o Spiridon de Gaia), afastando-se assim ainda mais do Sporting e colocando em perigo o segundo lugar este ano alcançado.
Já o Sporting não contará na próxima época com Paulo Rosário, que ingressou no SC Braga – a principal “baixa” da equipa -, o seu irmão Diogo Rosário, Miguel Moreira e Rui Marques (igualmente para o SC Braga), Mykyta Sudashov e Ruben Miranda (ambos para o AC Póvoa de Varzim) e Yazaldes Nascimento (para o JOMA). No setor feminino, saíram, entre outras, Francislaine Serra (para o SC Braga), Andreia Crespo (para o GA Fátima), Catarina Karas (para o SC Braga), Filipa Martins (para o Jardim da Serra), Carolina Duarte (para o Marítimo), Sofia Duarte (para o Estreito) e Solange Jesus (para o Feirense). Nada que faça perigar o título feminino, mas afastará os “leões” ainda mais do masculino.
Em contrapartida, os dois “grandes”, pela primeira vez de há muitos anos para cá, limitaram-se a escassíssimos reforços, o que reflete os grandes cortes orçamentais verificados. Mas enquanto no Sporting eram previsíveis, no Benfica parecem refletir uma menor aposta na modalidade face às de pavilhão… Dos reforços do Benfica, saliência para as promissoras velocistas Leonor Ferreira (ex-Maratona) e Iris Silva (ex-AA Mafra). O Sporting viu regressarem Daniel Santiago (ex-J. Vidigalense) e Gonçalo Uva (ex-Srª Desterro) e contratou o promissor júnior Duarte Fernandes (ex-CP Pontével), especialista de 400 m barreiras.
Tanto Sporting como Benfica emagreceram bastante as suas fileiras. Saíram para outros clubes 48 atletas das “águias” e 45 dos “leões” e entraram apenas 25 para o Benfica (mas 15 da Escola Mestre Domingos Saraiva, do prof. Paulo Barrigana, e 6 do Maratona CP) e 11 para o Sporting (cinco dos quais jovens oriundos do Benfica).
3 Novembro, 2020 at 9:02
Que os lampiões tinham perdido o Rui Pinto percebeu-se quando ele ingressou nas fileiras da PJ como consultor….
3 Novembro, 2020 at 8:38
Se formos campeões, Varandas Forever!
3 Novembro, 2020 at 9:11
Por acaso, dei ontem por mim a pensar nisso.
E se por mero acaso ganharmos esta merda, qual o sentimento em relação ao incompetente do Varandas?
3 Novembro, 2020 at 9:15
Para mim, é incompetente, ponto.
O verdadeiro líder é Amorim que, após uma sucessão de erros de gestão e investimento do Varandas, é rei e senhor da pasta do futebol.
3 Novembro, 2020 at 15:40
Exactamente.
3 Novembro, 2020 at 9:16
Continua a ser incompetente
3 Novembro, 2020 at 9:18
Passa a ser um incompetente com uma vaca descomunal…
Como eu não acredito em vacas desse tamanho acho obvio que não vai ganhar…tenho até muitas duvidas que chegue ás ultimas 3 jornadas a ser possivel matematicamente ser campeão…
3 Novembro, 2020 at 9:56
O Varandas ser o “presidente” que devolveu o titulo ao Sporting, 20 anos depois e ser demitido do cargo faz lembrar aquelas equipas que desceram à 2ª divisão, mas porque ganharam a taça de Portugal, vão jogar na Liga Europa.
3 Novembro, 2020 at 10:34
O Varandas ganhar o titulo é como aquele gajo que não jogou sequer no euromilhões mas ganhou porque encontrou o boletim premiado no chão….
E como tal esse “e se” é o mesmo que andares a pensar “e se eu encontra-se um boletim vencedor do euromilhões no chão e ganhasse 140 M. O que lhe fazia”.
(spoiler alert ….não vai acontecer…)
3 Novembro, 2020 at 11:02
Aconteceu ao Charlie, o da Fábrica de Chocolate. Just saying.
3 Novembro, 2020 at 11:04
😀 😀
3 Novembro, 2020 at 9:17
Vou fazer uma festa do crl e ou votar no outro gajo que se candidatar ou abster-me.
O Varandas ter de sair para mim nunca teve a ver com o resultado desportivo. Esse era só mais um problema dos 1000 que ele tem…
3 Novembro, 2020 at 11:24
Já vai tarde.
Convém não misturar as coisas.
Aliás, esta política de putos (independentemente dos negócios) já devia ter sido feita logo o puseram a presidente.
Se a CG tinha sido uma vergonha, Varandas não quis ficar atrás e é outra vergonha.
Basta ver a qtd de merda que comprou e dispensou, basta ver que não vendeu um que comprou. Basta ver a roda viva de treinadores, acabando num que custou 12M.
Varandas é merda em toda a linha. Calado é um poeta. Zero na união. Zero na gestão.
Agora, apoiar sempre os nossos atletas. Seja futebol, seja modalidades.
Ficar sempre feliz por ganhar. Sempre. Mas nunca perder o foco do que pode ser um projeto consistente.
Dar estabilidade a um treinador, complementar um plante de miúdos com alguma maturidade e experiência… cirúrgica.
Pode ser que quem vier tenha algo para não ser outra vez um ano zero.
3 Novembro, 2020 at 8:45
E as AGs? Nunca mais marcam a AG de destituição? Basam mesmo com o Sporting em primeiro.
3 Novembro, 2020 at 9:29
É que já mete nojo… Vai uma aposta?
– Vitória em Guimarães, e marca as AG’s
– empate ou derrota e não marca AG’s
3 Novembro, 2020 at 8:45
A mala já seguiu para Guimarães…
Z
3 Novembro, 2020 at 8:47
Olà bom dia a todos
Ando a dormir que nem um anjinho hihihi
3 Novembro, 2020 at 8:51
Não se ganhou nada.
Fora da Europa e ainda a semana passada fizeram um jogo miserável.
Demasiada bazófia lampiã por aqui.
3 Novembro, 2020 at 8:54
São quase 5 anos sem dormir em primeiro.
Deixa-nos gozar o prato!
Mandar uns memes no whatsapp e fornicar o juízo aos lampiões.
Sabemos que somos o underdog.
3 Novembro, 2020 at 9:10
Isso não dá titulos, porra!!
🙂
3 Novembro, 2020 at 10:55
títulos não dá … mas qe dá algum gozo dá. E ainda não vi nenhum carnidense hoje.
SL
3 Novembro, 2020 at 9:14
Os lampiões com que falei estão mais chateados por não terem dado praticamente xeque mate do que com o Sporting estar em 1º que parece +- indiferente para todos…
3 Novembro, 2020 at 8:54
Celebrem, mas em grupos de 6.
Mata, mata, esfola, esfola.
Sentia saudades destes recados
Ainda falta tanto para correr…
3 Novembro, 2020 at 9:19
Ainda não perdeu qualidades. Mais 100M e está para as curvas. Acradita em Jesus
3 Novembro, 2020 at 9:03
Porra este JJ, por quem já tive alguma consideração, a cada dia que passa revela-se como um ser abjecto sem ética e sem moral, parceiro ideal para um trafulha da estripe do Escobar indígena. Justificar a derrota de ontem com o antijogo do Boavista, é duma desonestidade inadmissível. O génio pôs em campo o seu batalhão de mergulhadores a ver se equilibrava o jogo à custa de hipotéticas faltas e agora tem a lata de choramingar que “o Boavista não deixou jogar”. Este fulano era um dos que deveria explicar à justiça e à Nação qual foi o seu papel real na tramoia de Alcochete. Como isso NUNCA irá acontecer, espero que vá passar as féria do Natal nas imediações do Ninho do Urubu – Rio de Janeiro
3 Novembro, 2020 at 9:10
Como assim?!
Porra….ao fim deste tempo todo de JJ na 1ª liga, revela-se? Que é uma coisa que toda a gente sabe à 15 anos…
3 Novembro, 2020 at 9:17
Dissimulado. Engana todos.
3 Novembro, 2020 at 10:15
Os “eróis” tiveram olho para perceber que o Varandas era desonesto mas 30 aos de Zazuz não lhes abriram a pestana para a merda de pessoa que habita aquele corpo…
3 Novembro, 2020 at 10:56
Tiago, não tive a desdita de ter vivido toda a minha vidinha neste jardim à beira mar plantado. Não “conheci” a trajectoria do JJ para além da ponta final no galinheiro (últimos 2/3 anos) e os anos que “veio cumprir a promessa que fez ao pai”. Há personagens que se vão descobrindo à medida que se vão acompanhando o seus ditos e actos. Pus-lhe o longo alcance em cima a partir do último ano no Sporting e NUNCA me esquecerei da sua atitude de fdp no jogo da Madeira
3 Novembro, 2020 at 11:16
Mesmo ao longo dos 3 anos de Sporting dava para ver o que ele é. Mesmo no ano em que teve resultados positivos….
Mas certo. Eu esqueço-me que nem todos viveram os mesmos anos aqui que a maioria de nós! 😀
3 Novembro, 2020 at 14:42
Chegar ver e opinar com rigor, não é tarefa fácil. Leva algum tempo a estudar usos e costumes para que não se abra a boca à toa. Todavia respeito quem pense e aja de maneira diferente. Cada um é como cada qual
3 Novembro, 2020 at 11:01
Larga-me a braguilha porque não dou de mamar a lampreias
3 Novembro, 2020 at 10:51
Em 2018, vencemos o V.Guimaraes numa exibição sofrível, com golo do Mathieu e passamos para 1o. Na ci desculpou-se com “os jogadores/clube não estão habituados a esta pressão de jogar para o 1o lugar, eu estou”. Mais ou menos foi isso que afirmou.
Jornada seguinte perdemos no Estoril com uma exibição miserável, desculpou a derrota com o vento forte…
3 Novembro, 2020 at 9:06
O pessoal anda muito excitado com o primeiro lugar ao fim de 6 jornadas….
Parece que não viveram cá nos últimos 30 anos…
Assim que os lampiões sentirem um pingo de ameaça vem a mala xao, vêm GR que têm dias maus, vêm padres, vem a CS num ataque serrado….parece que já não estão a ver o filme…e nem vão precisar de usar as armas todas com a tristeza de direção que temos…vai bastar meia dúzia de padres em 3 ou 4 jogos e fica feito…
No ano passado por esta altura o Famalicão era 2º e o Porco 3º se não me engano…
Se estivermos assim em Abril logo me entusiasmo….
3 Novembro, 2020 at 9:23
Já houveram recuperações de 9 ou 12 pontos no campeonato mais inclinado da Europa. 6 pontos significam literalmente nada.
3 Novembro, 2020 at 9:25
Temos uma linha defensiva medíocre e um único PL.
PL esse, que nem o reconhecemos como tal…
O nosso presidente é o Varandas.
Acho que hoje é o momento de celebrar.
3 Novembro, 2020 at 10:05
+ 1906
3 Novembro, 2020 at 10:49
Não se trata de andar excitado.
Acho que é apenas “disfrutar o momento” antes de aparecerem aqueles que tão bem identificas.
SL,
3 Novembro, 2020 at 18:56
Isto! 🙂
3 Novembro, 2020 at 18:57
Nós temos perfeita consciência de que isto poderá não durar muito…
Mas sabe tão bem… 🙂
INCHEM, PORCOS E LAMPIÕES! 😀
3 Novembro, 2020 at 9:08
O que eu me ri com a cachola lampiã ontem! Era o Darwin que já ia por 150 milões de eurs para o Barça, era o porko que ia ficar a 8 e o sporte seria cilindrado – foi um fartote 😀
O reverso da medalha é que estão criadas as condições para o Rogério marcar as ags todas agora, enquanto os sócios vivem nesta ilusão momentânea de que tudo está bem no clube, porque vamos em primeiro.
Outro perigo é o Varandas aproveitar para destruir mais modalidades já, que ninguém vai notar.
Motivos para estar alegres sim , mas cuidado aí com a basófia de lampião – nisso sim, temos de ser diferentes.
3 Novembro, 2020 at 9:18
Nada de ilusoes ingenuas ,que nada ganhàmos, mas que sabe bem sabe.
3 Novembro, 2020 at 9:20
Aposto o que quiseres que o RA não vai marcar nenhuma AG…..
3 Novembro, 2020 at 10:06
Eu recebi uma comunicacao da CGD a dizer que ia haver uma AG, nao sei a qual e para o que.
SL
3 Novembro, 2020 at 10:12
Da SAD apenas para mudar de empresa de auditoria. Obrigação legal.
3 Novembro, 2020 at 11:20
Deve ser isso, nem prestei atencao, para ser sincero.
SL
3 Novembro, 2020 at 10:23
Estive a ler, ‘e uma AG extraordinaria da SAD.
SL
3 Novembro, 2020 at 10:25
Tempo de mostrarmos se conseguimos continuar a ser 3000 leões ou se uma grande parte destes passaram a ser gatinhos….
3 Novembro, 2020 at 9:22
Palavra de Jesus.
3 Novembro, 2020 at 11:14
Oremos Senhor!
3 Novembro, 2020 at 12:34
É nosso dever é nossa salvação
3 Novembro, 2020 at 9:24
3 secos. Chupem porks
3 Novembro, 2020 at 9:27
Olha a cabeça…
3 Novembro, 2020 at 11:19
Secos para ti, há quem os tenha regado, nem que seja com lágrimas de tanto rir.
3 Novembro, 2020 at 9:25
E não tem razão?o dobro das faltas em comparação com a média nacional, digo e repito, até foi bastante humilde, sendo ele quem é, criticou até mais o jogo que fez do que se desculpou com a tactica do Boavista, se fosse conosco era igual, já o fizemos quando foi com o Gil á uma semana e com o Setúbal do Vidigal, foi para aqui um choradeira que nunca mais acabou.
Estou deleitado por estes 3-0, quase tão bom como estar em primeiro e não tenho pena nenhuma dos rabolhos que venham mais derrotas destas, muitas mais, que se fodam, só têm o que merecem, mas têm que se ser honesto também caralho.
3 Novembro, 2020 at 9:31
Oh… Metade das faltas marcadas ao Boavista nem eram faltas. O pizzi na primeira parte, bastava soprar-lhe que já tava no chão aos gritos…
E na segunda parte então, cada bola dividida era falta contra o boa vista.
Tavam era todos a pensar que eram favas contadas, com a cabeça nos Rangers do Gerard, não leram bem o guião, mamaram 3 secos e bem merecidos. O jogo todo se fizeramb3 remates à baliza foi muito
3 Novembro, 2020 at 10:20
Há uma diferença entre as faltas que a equipa faz e as faltas que são marcadas.
Ontem, muitas das faltas que o Hugo marcou nem eram faltas.
Também se vê isso nos jogos do Sporting, onde os adversários fazem faltas que passam em claro e a nós são marcadas faltas absurdas.
Agora, o Boavista sempre foi equipa de dar pau… É lembrar o nosso jogo no Bessa a época passada, com o Bruno Fernandes a ser massacrado o jogo todo e a ser ele a ser expulso por uma merda sem sentido.
3 Novembro, 2020 at 10:49
Já ouvi 4 ou 5 vezes as declarações do Jesus em sítios diferentes. Curiosamente, em NENHUM DELES passa a parte em que assume as culpas. TODOS passam a parte em que ele se queixa das faltas do Boavista. TODOS. O que fica é isso: O Boavista foi violento, coitadinhos dos lampiõezinhos, como se isso justifica-se em parte o que aconteceu. As equipas que contra nós são apenas ‘aguerridas’ (e metade das faltas não são marcadas ou não vêm os cartões que devem), contra os lampiões transformam-se no Canelas FC. Já temos cartilha para as próximas semanas…
3 Novembro, 2020 at 10:52
Isso já nem sequer é “o novo normal”, é o costume!
3 Novembro, 2020 at 11:01
Jesus não vive preso no passado, Jesus pensa no futuro.
3 Novembro, 2020 at 16:53
Jesus tem um DeLorean.
3 Novembro, 2020 at 11:03
Pois mas queixar-se de anti-jogo de uma equipa que lhes ganha 3-0 num resultado que foi curto pois o adversário rematou muito mais do dobro das vezes do ass-hole-bê. Anti-jogo? Então se não houvesse anti-jogo qual seria o rsultado?
SL
3 Novembro, 2020 at 15:02
Quinzhe a ZERO?!?
15 a 0?!?!
3 Novembro, 2020 at 9:54
Repito o que escrevi ontem: Rogério Alves tem caminho livre para marcar nova AG para aprovação de contas e orçamento. E para dar seguimento aos requerimentos de AGs reintegradoras e destitutivas…
3 Novembro, 2020 at 10:00
Cherba podes fechar a Tasca este ano vamos ser campeões 🙂 🙂
3 Novembro, 2020 at 11:50
jubidé rabolho, vocês não vão ser campeões, já o SPORTING, espero que o seja, este campeonato, e os outros que ganhámos, mas que nos foram espoliados por os rabolhos teus amigos, ó jubidé…
3 Novembro, 2020 at 13:17
Os paspalhos vão mudando. A Tasca do Cherba/Cacifo do Paulinho nunca morrerá.
Sabes qual é a diferença entre tu e os “nós”? “Nós” não temos qualquer problema em dar o braço a torcer. Até dou os parabéns ao teu rei sol se assim achar que deva, mesmo depois de ter malhado tanto nele nos últimos 2 anos. Ser incoerente é sinal que pensamos, já dizia o Fernando Pessoa. No entanto, que esta direção é incompetente, isso não há dúvida alguma. Fazer uma equipa de futebol competente já nós tínhamos feito 5 anos seguidos, para fazer esta tiveram de andar a esbanjar milhões durante 2 época em jogadores que nem no tondela teriam lugar. Porquê? Imagino o Sporting como uma mulher usada, com a alma completamente arrastada pela lama e que no final lhe dão umas roupas e umas jóias como se isso a fizesse sentir desejada ou como se reparasse o dano que lhe fizeram. Chamo a isso filha da putice. Ainda para mais com negócios miseráveis feitos, não há como não achar que a curto médio prazo, na falta de frutos, o nosso futuro estará hipotecado.
Já te estou a fazer pensar muito. Peço desculpa.
3 Novembro, 2020 at 14:22
A malta do mar é tesa, não verga,
Como a Tasca do Cherba…
Eles sabem lá…
3 Novembro, 2020 at 17:53
Um merdas será sempre um merdas!
3 Novembro, 2020 at 10:03
Em primeiro lugar, limpinho, limpinho!!!
Não ganhamos nada ainda, mas sabe tão bem!!!
Saboreemos este momento, que continuemos o trabalho Jogo a Jogo e que os nossos rivais nos continuem a alimentar a esperança!!!
PS Tá de chuva, com céu cinzento escuro, mas o meu coração está cheio de alegria!!!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
SL
3 Novembro, 2020 at 10:10
Atão aziados? Está a doer muito?
3 Novembro, 2020 at 10:13
Hoje há voleibol e basquete
3 Novembro, 2020 at 11:07
Se certeza que se joga o Vólei? O “confinamento inter concelhio” não incluia o dia de hoje?
Isso serão muito boas notícias. O jogo de vólei é o da Challenge? E qual é o de Basket?
Obrigado.
Um abraço e saudações leoninas
3 Novembro, 2020 at 11:29
O patrulhamento de fronteiras terminou às 06:00.
Challenge 20:00
Imortal 16:00
3 Novembro, 2020 at 12:02
Tenho um azar tremendo…
Marcaram reunião às 16, se calhar até faço de casa, confinado.
3 Novembro, 2020 at 13:01
Tu é mais cofinado.
3 Novembro, 2020 at 10:14
Excelentíssimo Senhor Primeiro-Ministro,
O Movimento Associativo Desportivo tem sido um dos setores mais vulneráveis ao impacto económico, social e sanitário da COVID-19, por força das restrições impostas que inibem ou impossibilitam a prática de atividade física e desportiva, traduzidas em relevantes prejuízos para a sua sustentabilidade. Pese embora a resiliência na adaptação a um novo contexto, por forma a suster as consequências de uma crise sem precedentes, o Movimento Associativo Desportivo teve ocasião, e em tempo oportuno, de aprovar e apresentar ao Governo e à Assembleia da República uma Moção Estratégica contendo um conjunto de propostas para o setor do Desporto.
Esse documento continha um pacote de medidas urgentes sobre a retoma das atividades desportivas em segurança, das quais se realça o apoio extraordinário à viabilidade das organizações desportivas, em especial as de base, como os clubes, mas também a alteração de regimes jurídicos diversos relacionados com o Desporto, como o fiscal ou o do dirigente associativo.
Nesse documento alertava-se que as práticas desportivas têm vindo a ser parcial e deficitariamente retomadas num quadro de limitações severas, correndo o risco de extinção e colapso das suas estruturas de base. Refere-se também que o Desporto nacional permanece continuamente arredado de qualquer tipo de medidas específicas de combate aos prejuízos de grande monta que se fazem sentir em toda a sua extensão, sobretudo no tecido associativo de base que alimenta toda a cadeia de valor e desenvolvimento desportivo.
A crise pandémica requeria para o Desporto uma resposta sanitária. E essa tem sido definida e está a ser cumprida. As organizações desportivas têm dado o seu contributo apresentando soluções para uma retoma desportiva em condições de segurança, mas definidas que sejam essas orientações não fragilizamos a autoridade do Estado e cumprimo-las.
Esse cumprimento não ignora que se verifica por parte de diversas autoridades sanitárias locais uma aplicação divergente, muitas vezes contraditória e incoerente das orientações de saúde pública para a realização de competições desportivas, apesar dos exigentes protocolos sanitários implementados pelas organizações desportivas previamente validados junto do Governo, agudizando assim a imprevisibilidade e falta de confiança para uma retoma em segurança.
A questão que motiva esta iniciativa é de outro âmbito. A situação pandémica deu origem a uma crise desportiva. E esta requer uma resposta política através de iniciativas públicas robustecidas pela excecionalidade da situação. O que se constata é a ausência de medidas adequadas ao que a situação exige. Tal cenário permite-nos considerar que, para o Governo de Portugal, não está a ser tomado em devida conta o impacto social, económico, cultural e político que o Desporto representa.
Ao contrário de outros países europeus, e de outros setores nacionais igualmente expostos ao impacto da crise, por força do cancelamento das suas atividades, constata-se que não foram até hoje implementadas ou acolhidas quaisquer medidas propostas com impacto direto no Desporto. A Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2021 é o exemplo mais recente dessa desconsideração.
A falta de reconhecimento do papel social do Desporto, dos agentes e organizações que o representam acentua as vulnerabilidades que têm afetado o setor, expondo de forma evidente a fragilidade no campo político, numa omissão que desafia os limites da sobrevivência e o futuro desportivo do País aos seus mais diversos níveis.
Portugal tem ignorado os exemplos de outros países europeus que convergem no sentido de apoio público urgente ao Desporto, levando mesmo, no âmbito da União Europeia, o Conselho Europeu, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu a tomaram posições exortando os Governos dos Estados membros a dedicarem-lhe uma parte dos apoios comunitários, propondo a integração do setor no pacote de medidas extraordinárias e incentivos para mitigar o impacto da crise.
Face ao exposto, os abaixo assinados, em nome do Movimento Associativo Desportivo e perante a evidente desconsideração pelas propostas de um setor com uma imprescindível função educativa, de saúde pública e desenvolvimento socioeconómico – nomeadamente num contexto de crise sanitária –, apelam a V. Exª para que, no âmbito da ação governativa, se equacionem medidas e construam políticas que ajudem o Desporto nacional a enfrentar a grave situação que temos perante nós.
Lisboa, 2 de novembro de 2020
Comité Olímpico de Portugal
Comité Paralímpico de Portugal
Confederação do Desporto de Portugal
3 Novembro, 2020 at 10:34
Isto já devia de estar mais que acautelado, e a continuidade dos desportos de pavilhão também. Há um Ministro do Desporto, por isso há quem tenha de mostrar trabalho. Se calhar, porque nunca pisou um balneário, nem deve saber que é preciso pensar no que mudou e no que tem de mudar para que o Desporto não caia no esquecimento.
Só me espanta é que falem que Portugal ignora recomendações da Europa para o que quer que seja. Ignorar a Europa e depois chorar que são ignorados pela Europa é apanágio de Governo português.
3 Novembro, 2020 at 15:56
Um reparo, FixTix, não há ministro do desporto em Portugal, apenas secretário de estado – uma das razões para o desporto estar pelas ruas da amargura desde sempre (o que se faz bem feito, fora do futebol, é quase tudo carolice / dinheiro próprio das famílias).
Além de que o secretário de estado é um yes man (mais um, eu sei…) que não faz puto ideia do que está a fazer.
“Portugal não é um país, é um sítio – e mal frequentado”.
3 Novembro, 2020 at 10:23
Em primeiro lugar Sporting.
Em 2° lugar, Bom dia.
Normal o entusiasmo.
No entanto em Guimarães…além de um jogo difícil, é PREPARAR para uma arbitragem MEDIOCRE.
Em todas as jornadas temos tido maior ou menor razões de queixa.
Contra o Tondela menos faltas e mais amarelos.
Um jogo que ficou 4-0…
Vamos lá.
3 Novembro, 2020 at 14:40
Estou em crer que no próximo jogo está o Palhinha a subir ao relvado e já levou amarelo
3 Novembro, 2020 at 16:56
Vai levar logo no túnel de acesso por estar a ‘saltar com demasiada agressividade’.
3 Novembro, 2020 at 10:24
É importantíssimo ganhar em Guimarães!
Ganhando em Guimarães provavelmente vamos ter AG marcadas no espaço de 3 semanas e o Varandas a vir debitar postas de pescada!
3 Novembro, 2020 at 10:44
Estás a brincar?
Ele vai usar este tempo de tranquilidade para dizer que não há AG porque não lhe apetece…por outras palavras…e isso passar nos pingos da chuva…
Alguma vez estes gajos arriscam ir a votos?! Nunca na vida…
3 Novembro, 2020 at 11:24
Estou sempre a brincar… excepto quando não estou. 🙂
Têm de aprovar as contas…
Se não aproveitarem o contexto favorável de irem em 1º lugar no campeonato, vão fazê-lo quando a equipa estiver menos bem?
3 Novembro, 2020 at 11:58
Não vão fazê-lo…vão andar assim. A unica que admito que seja eventualmente marcada é a de aprovação de contas e mesmo assim tenho muitas duvidas…covid e coiso e tal…..
3 Novembro, 2020 at 17:58
Não é uma impossibilidade…
3 Novembro, 2020 at 10:26
«Um lugar na Champions de 2021/22 seria como um título para o Sporting»
E depois queixam-se da mediocridade.
3 Novembro, 2020 at 10:41
o calendário tá bom, tá favorável
dá perfeitamente para chegar a Janeiro em primeiro lugar ou muito perto
3 Novembro, 2020 at 10:44
Pior será a segunda volta, com deslocações ao Rio Ave, Braga, Porto e Benfica.
Isso sim, será o ai jesus. Principalmente, que Braga, Benfica e Rio Ave são 3 deslocações seguidas e muito próximo do final do campeonato.
Pode ditar muita coisa
3 Novembro, 2020 at 10:46
Xiii….já vamos aqui?!
Heheheh
Única coisa em que penso…próximo jogo é difícil em Guimarães.
Depois de Guimarães unico pensamento….que ninguém se aleije nas selecções nem apanhe covid.
Depois das selecções…passar o sacavenense…
Etc….
3 Novembro, 2020 at 10:49
Tens razão, era só a constatação de um facto.
Mas sim, é melhor ir jogo a jogo
3 Novembro, 2020 at 10:55
Estou a achar o pessoal demasiado entusiasmado demasiado cedo….tresanda a que “vai acontecer Sporting” por todo o lado….assim que abrimos um bocadinho o peito…vem um tombo “daqueles”….
3 Novembro, 2020 at 11:17
Por enquanto estamos em modo Famalicão 2019-2020
Vamos ver se dá para mais
3 Novembro, 2020 at 11:19
Exato.
3 Novembro, 2020 at 11:30
Temos grandeza ou deveríamos ter, mais que suficiente para assumir uma candidatura consistente.
O problema é, tal qual os pequenos, estamos dependentes de vendas em Janeiro, veremos quem terá propostas para sair …
Entretanto e até lá e enquanto der, o melhor é desfrutar ao máximo.
3 Novembro, 2020 at 11:36
Isso de “assumir candidatura consistente” diz-me tanto como estar em 1º à 6ª jornada…
Nada….
Quem é candidato não o assume. Limita-se a ser. Só os que não são é que o assumem…
Nunca percebi a necessidade do Sporting sequer falar do tema. Isso só menoriza o Sporting….
Objetivos para a época? Ganhar o próximo jogo. O dia em que alguém tiver a cabeça para passar isto para todos dentro do Sporting e para os adeptos é o dia em que estaremos verdadeiramente preparados para ganhar de forma consistente…
3 Novembro, 2020 at 11:37
“Any man who must say ‘I am the King’ is no true King.” — Tywin Lannister
3 Novembro, 2020 at 11:57
Claro….
3 Novembro, 2020 at 11:59
Por todos os motivos e mais alguns, todas as épocas, sem exceção, somos candidatos. Ponto. Favoritos, partir à frente, ir de foguete é outra historia …
“Isso só menoriza o Sporting…. ”
Exatamente, por isso falar no tombo e ou com comparações com famalicoes …. temos obrigação de ser mais consistentes que isso.
3 Novembro, 2020 at 12:05
Não tenho de assumir nada. Temos de ganhar o próximo jogo. E depois temos de ganhar o jogo seguinte. E depois o seguinte….
Por enquanto estamos em 1º à 6ª jornada. O que é que isso quer dizer? Nada. Que temos de ganhar o próximo jogo e que a qualquer momento podemos cair. E o jogo depois desse, e o outro depois desse….
Andar com conversa de que “somos candidatos” e que temos de ser e que se ganhamos e eles perdem e fazer contas de cabeça à 6ª jornada e coiso e tal…isso é que não é nada. Vês alguém do porco ou dos lamps a fazer isso?! Contas de cabeça ao calendário do Sporting, a dizerem que são candidatos e tal?
A grandeza do clube não significa nada…se não ganhares o próximo jogo. E o outro a seguir. E garanto-te que ela não o vai ganhar.
3 Novembro, 2020 at 12:19
“Vês alguém do porco ou dos lamps a fazer isso?”
Vês alguém já com receio do tombo ou que lhes aconteça o mesmo que ao famalicão ou felgueiras!!!!?
Fdx. a grandeza entre outras coisas permite ter orçamento para melhores jogadores e treinadores, melhores condições, mais apoio dos adeptos, maior respeito de adversários e poderia continuar … claro que isto não ganha os jogos, mas ajuda e muito.
3 Novembro, 2020 at 12:26
Só deixar aqui uma vénia à frase do Agnóstico.
3 Novembro, 2020 at 13:58
Vejo. Vejo os lampiões irritados por não dar o cheque mate suposto no porco, vejo o porco que estava em brasa com as perdas de pontos. Vejo receios de trambolhões, claro que vejo. Aconteceu ao porco à 2 anos, aos lamps no ano passado….isso acontece. E acontece aos grandes.
Especialmente nós somos muito propensos ao karma de sempre que enchemos o peito vem a quebra…especialmente com as malas chao e padres e missas e viagens ao brasil e frutas. Por isso o pensamento grande é…estamos em primeiro? Bom. É melhor que não estar. Mas o que me interessa é ganhar o próximo jogo. E o próximo e o próximo. Não é estar em primeiro durante 2 ou 3 jornadas (nem chegou a isso) e andar a fazer contas com “e ses” e o crl….isso é que é à Famalicão…
Se eu estivesse no Sporting era: Proibida conversa sobre objetivos no final do ano, proibido cagança, proibido conversas de candidatos e o crl. Discurso único. Próximo jogo e total tranquilidade…são os resultados que ditam os candidatos…não são as conversas…
3 Novembro, 2020 at 11:20
Isso!!
Tenho muitas dúvidas relativamente a esta equipa:
– Processo defensivo;
– Como resultará o meio campo contra equipas mais competentes (sim porque João Mário não é rapaz para grandes corrrias)
– A nossa linha avançada é curta e inexperiente
3 Novembro, 2020 at 11:10
Ele diz que falhou passes, diz que a equipa não esteve bem, que mexeu mas não resultou e que o que mudou não surtiu efeito, diz também que o jogo que o Boavista fez não deixou jogar, pode se discutir essa parte, que o Benfica jogou o que sabia, a verdade é que o Benfica não tem tão boa equipa como se dizia, os centrais não têm rins, os laterais não valem os tomates de um gato e o meio campo é uma bosta das grandes, tem Darwin e pouco mais.
3 Novembro, 2020 at 11:23
Sobre os centrais: parece que totalizaram para cima de 30 perdas de posse…
3 Novembro, 2020 at 11:33
Ainda não lhes prestei atenção este ano, nem da Europa dos Pequenos.
O Valdo Schimte é bom, muito bom.
O Cebolinha, Pedrinho, Gilberto e outros cromos brasileiros não conheço.
Ontem jogou com o Gabriel e o Tarabarato no meio, é dupla que não convence… o Pizzi é a treta do costume, basta haver velocidade e contacto para dar o peido-mestre ao fim de 10 minutos.
3 Novembro, 2020 at 11:39
Ainda não vi 5 minutos dos gajos….
O que sei das contratações é o que sei antes deles serem contratados. O Everton é bom, o Valdo tem tudo para ser craque mundial, Otamendi e Verthogen são bons mas falíveis numa defesa a 2…são daqueles que “têm dias”. Para um clube de topo da PL já eram bastante curtos para central. Apesar disso são claramente os melhores em PT. Pedrinhos e Gilbertos e Darwins não sei nada.
3 Novembro, 2020 at 12:51
O Valdo ja nem joga 🙂
3 Novembro, 2020 at 13:04
O primo do Aníbal Schmite.
3 Novembro, 2020 at 14:10
Eu vou pelo que vi ontem num resumo alargado, foi o que vi, centrais lentos, laterais rápidos em velocidade mas fraquinhos a decidir e a defender.
Taraabt é um matulão trapalhão, Gabriel e Pizzi são uns contas, o alemão não faço ideia e o Darwin parece bom jogador, é bom de pés rápido e aparece em zona de finalização, parece falhar muito mas também parece não ser bem ponta de lança como tem jogado.
O resto sei de conversas com lampiões, a bazófia do costume, não aceitam o Vieira como escroque, dizem só que ele é um gajo fodido para os esquemas, mas nunca criminoso.
Pela minha experiência os do porto parecem ser os mais humildes, já á dois/três anos que me dizem que não jogam um piço e que o Conceição não presta e que a história de jogar “á porto” já cheira a mofo, pelo menos os que conheço são assim.
Mas há gentes e gentes.
3 Novembro, 2020 at 14:46
Os benfiquistas que conheço reconhecem Bruno de Carvalho como um dos melhores a passar no Sporting e querem ver Vieira na prisão.
Tenho sorte, mas também tive que os educar eheheh
3 Novembro, 2020 at 14:32
Esse precisa de nascer 10 vezes… 😀
3 Novembro, 2020 at 11:18
E aquele bailado do Palhinha junto à lateral, não há imagens??
3 Novembro, 2020 at 11:26
https://www.facebook.com/SPORTTVPortugal/posts/10157972103606748
3 Novembro, 2020 at 12:36
😉
3 Novembro, 2020 at 11:31
Bom estar em primeiro lugar, com 6 pontos de avanço para o porto, 4 para o braga e 1 para o benfica. Mas ainda só se jogaram 6 jornadas, o que é manifestamente pouco e muito ainda vai acontecer.
Não esquecer que uma derrota em guimarães (3 caroladas na mesa) pode mudar tudo. Jogo a jogo, sem grandes pressõese com foco apenas nos nossos jogos. Acho que o Ruben amorim irá conseguir passar essa mensagem aos jogadores.
Apesar de ter sido um rude golpe na época do SCP, a eliminação da Liga Europa irá trazer grandes vantagens em relação aos nossos concorrentes directo. O Ruben Amorim pode tentar descredebelizar essa ideia, mas claramente temos uma vantagem sobre os restantes.
E é por isso que espero que porto, benfica e braga passem às próximas fases e se cansem o mais possivel. Vão ganhar mais dinheiro e tal, mas o mais importante é o SCP e é urgente entrar na Liga dos Campeões.
(adorei ver o jogo do Bessa ontem)
3 Novembro, 2020 at 12:50
Excelente comentário.
Partilho bastante dessa ideia de ganharmos alguma vantagem agora, enquanto o Braga, Porto e Benfica estão envolvidos nas competições europeias.
3 Novembro, 2020 at 15:54
Claramente uma vantagem a miserável eliminação da Europa.
3 Novembro, 2020 at 18:00
Foda-se!
O que quis dizer é que nem tudo foi negativo nessa eliminação. Há o detalhe de termos menos jogos e podermos jogar com mais espaço entre cada jogo. Só isso.
Ninguém diz que a eliminação foi uma cena fantástica.
3 Novembro, 2020 at 19:41
Eu estou apenas a reafirmar que é uma vantagem. E que foi miserável sermos eliminados, mas acaba por ser uma vantagem…..que espero tão cedo não se repetir.
3 Novembro, 2020 at 11:48
O Lion Up normalmente por esta hora já tinha 100 comentários mas ficou com azia dps do resultado de ontem
3 Novembro, 2020 at 15:46
Ahahahahahahah Ó Ribeiro calma que já cá estou!
Já te disse que há dias de bulir forte, o meu trabalho não é ser pago para ser do Sporting.
Sossega a passareta que eu estou cá sempre, já tu dependes dos resultados.
Muita calma.
Varandas pó caralho para ontem. Vês, já cumpri quota.
3 Novembro, 2020 at 11:52
A pergunta é “E se..?”
E se o Sporting ganha ao Vitória e os lamps se forem com o braga? Não sei se o Carvalhal é gajo pra abrir pernas
Ficar 3/4 pontos e fazer pausa de seleções, psicologicamente, pode fazer muita mossa nos lamps, diria eu
Até custa um pouco termos de pensar que falta tanto jogo, mas ontem foi muito bom ver os lamps a serem a equipa pequena. Não está tão fácil como tantos diziam!
3 Novembro, 2020 at 11:56
Estamos….À….6ª….jornada…..
Uma equipa mais forte e consistente que esta perdeu 7 pontos de vantagem em Dezembro…
E se tivessemos 8 ou 9 tinham sido 8 ou 9 que tínhamos perdidos…entre malas xao e padres….
3 Novembro, 2020 at 12:26
Também tínhamos o teimoso do JJ e o seu 11 igual para 19823 jornadas.
Claramente, este plantel é muito mais fraco, mas também, tem muito mais profundidade, exceção para o PL… Com o regresso de Luiz das Consantes, ficamos com alguma profundidade nesse capítulo, contando com Pedro Marques e TT…
Tenho 0% de crença em qualquer título, mas tenho 100% de esperança leonina no que de bom se tem feito, no crescimento dos putos e de um coelho da cartola que eles possam tirar.
3 Novembro, 2020 at 12:29
+1
3 Novembro, 2020 at 14:21
E qual é a diferença? Esse campeonato não foi perdido por jogarem sempre os mesmos. Esse campeonato foi perdido assim que os lamps começaram a jogar qq coisa e com as malas e com as missas e com as cartilhas nunca mais perderam pontos e nós íamos perder os que fosse preciso.
Achar que o problema desse campeonato foi o JJ é mesmo ter muita fé no futebol tuga…que parece-me evidente que é deslocada. Ainda por cima quando acabámos com 10 ou 11 vitórias seguidas ou lá o que foi. Ainda por cima não faz sentido…dizes que não tinha profundidade, depois dizes que o problema foi ele não rodar.
Tem mais profundidade? Estás a brincar? Gelson, Matheus, Naldo, P. Oliveira, Montero eram titulares de caras e a brincar neste Sporting…até o Barcos era….
O Nuno Santos, Jovane, Feddal, Neto, Sporar, TT, etc….nem no banco dessa equipa…quanto mais. O Pote com sorte conseguia ir para o banco….
Este plantel e esta equipa está a léguas dessa em tudo…É mais nivelada porque toda ela é mais fraca e muito menos experiente e consistente. Um campeonato mais perfeito do que esse é praticamente impossivel para o Sporting. Contra o sistema todo e ter conseguido o que conseguimos é praticamente impossivel.
E uma coisa me parece evidente…quanto mais “e ses” houver em torno da equipa e quanto menos “pés no chão” houver, mais longe vamos estar de ganhar o próximo jogo e por isso de disputar a sério o campeonato. Por isso é que eu acho fundamental o pessoal meter os pés na terra, ficar contente com o 1º lugar, claro, mas olhar sempre só para o próximo jogo….porque na verdade é só isso que conta…