Percebo e concordo 100% !!!
Dado a juventude da equipa era normalíssimo que não reagissem bem assim que das bancadas viessem os assobios e apupos ao primeiro golo sofrido!
Não, mas nem todos nascem com essa capacidade. Há que desenvolver isso e não é fácil quando se é muito jovem e se está a dar os primeiros passos ao mais alto nível.
O que o Beto diz é verdade e só não entende quem não quer.
É óbvio que a equipa, os jogadores, não fica indiferente aos assobios constantes.
Por isso, e é a minha opinião, é estúpido combater a Direcção nos jogos. Nos jogos é para apoiar.
Podem contestar a Direcção antes ou depois, ou até no intervalo. Nos 90 minutos é para apoiar. E falo de contestar no geral. Não as claques em particular.
Eu diria que só existem assobios constantes se houver más exibições constantes.
Se eu for a um espectáculo de música de má qualidade, ou assistir a uma peça de teatro com actores medíocres ou mal encenada claro que vou vaiar. Qual é a diferença?
O que não é concebível é um Team Manager do Sporting, que até já foi capitão de equipa, passar ao grupo a ideia que é preferível eles estarem numa espécie de redoma, imunes à crítica e livres para o insucesso.
Porque, sejamos claros. Não é de jogadores em fase de sucesso que o Beto está a falar. Esses não recebem apupos. Recebem aplausos e incentivo.
Tomemos em linha de conta o jogo de domingo. A ausência de público foi boa para os jovens? Eles não seriam imensamente apoiados pelo público de Alvalade, caso pudesse ter existido público e até de casa cheia? Não é isso que se quer para o Futebol? Não é isso que os grandes Clubes sempre almejam?
Essa afirmação, vinda de um Team Manager, é simplesmente ESTÚPIDA. Que gestão das expectativas do grupo se faz quando se diz, “vocês vão jogar mais libertos porque não têm adeptos a assistir”? Que gestão dos limites é colocada quando se diz libertem-se porque não têm a pressão do público?
E atenção que um Clube que almeja ser grande não deverá temer enfrentar qualquer outro Clube. E muitos existem em que os adeptos criarão um ambiente o mais hostil possível às nossas cores. Como se “protegem” aí?
Temos de deixar de olhar para os profissionais de futebol como primas donnas que necessitam de hiper protecção e que não podem ouvir uma crítica. Um atleta de alta competição é treinado para ultrapassar as adversidades e superar os limites. Não para se “esconder” do público.
SL
portanto, primeiro defendemos que os putos devem ser lançados numa equipa consistente e onde existam quatro ou cinco jogadores tarimbados e acima da média, capaz de agarrar o barco quando as ondas crescem
agora, isso já não chega e a receita passa a ser jogar no silêncio
Cherba, se calhar não somos os melhores adeptos do mundo, se queres comparação no Liverpool quando não jogavam um chavo e perdiam, nunca apuparam a equipa, podes estar a jogar mal e dar a volta ao texto em dois lances, foi aquilo que aconteceu com o Gil. Aceito que no fim do jogo perante o mau jogo e a derrota se apupem os jogadores, de resto é apoiar até ao fim. E isto com jovens ainda é bem pior, agora esta equipa de jovens que culpa têm que os adeptos não gostem ou odeiem o Varandas ? Até parece que eles são os culpados, para mim terão sempre o leão rampante n a camisola seja o maior FDP o presidente.
Eu por acaso, embora entenda que os adeptos são muito necessários e “podem empurrar a equipa” para grandes exibições com os seus incentivos…
Discordo dos assobios ( e já o tenho manifestado aqui por mais do que uma vez…)
É claro que cada adepto faz o que entender…
Eu nunca onfiz nem farei…vou ao Estádio para apoiar e não “ para ajudar a deitar abaixo “ ( para isso…estão lá os adversários…)
Mas a minha opinião é que os assobios à equipa ou a um determinado jogador em nada beneficiará o seu desempenho…
Só por isso ( mas com muitas saudades “ de estar lá “)…
Também sou de opinião que a não presença de público devido à situação pandémica…tem sido benéfica para o crescimento individual e colectivo da equipa…
Todos nós já trabalhámos , ou alguns ainda trabalham…
Com toda a certeza não há ninguém que nunca se tenha enganado…ou as coisas nem sempre correram bem…
Se nessa situação ( de erro) o chefe ( e pior ainda se o fizer à frente dos colegas…) “ puxar as orelhas” a quem errou, isso no imediato o que fará é ficar-se ainda mais nervoso e com possibilidades de voltar a errar…
Eu comecei a trabalhar numa repartição pública em 1963 ( a maior parte de vós bem ainda tinham nascido…), no tempo de Salazar…
Nesse tempo, até os impressos eram contados…
Recordo-me ( num tempo em que as coisas eram feitas à mão ou na máquina de escrever…) que quando por exemplo ao fazer um mapa, tinha o azar de me enganar…
O chefe ( por acaso um sportinguista…) ralhava-me desalmadamente…
Pois…logo a seguir, cheio de nervos…muitas vezes acontecia estragar logo outro …
Tenho a certeza que se o chefe tivesse mais calma…certamente as coisas correriam muito melhor…
Estou certo que o que acontece com os jogadores ( sobretudo se ainda jovens…) é precisamente o mesmo…
Erram mais do que acertam nessas circunstâncias…
O Cherba a fazer-se de desentido, não é só assobios é também esperas na garagem aos jogadores, invasões a academia.
Este ano os adeptos como os da Tasca por exemplo estão é bem longe de Alvalade.
Memória curta é não se lembrar de quem empurrou a equipa numa reviravolta épica contra o Newcastle, por exemplo. Ou do seu primeiro golo de cabeça num derby com o estádio a abarrotar.
Perdeu uma boa oportunidade para estar calado. Quando jogava não tinha esta opinião, ou então andou 10 anos a mentir.
Ainda bem que não nos querem no estádio.
Também não estou a pensar lá ir tão cedo,
prefiro apoiar os atletas das modalidades que apreciam o nosso apoio e dão tudo pelo Sporting.
Faz sentido sim. Aliás, as equipas normalmente relatam isso, jogam pior quando as bancadas estão cheias e os adeptos cantam e puxam pela equipa e fazem um espetaculo dentro do espetaculo.
Sim, eles preferem jogar em estádios desertos.
Aliás, quem nunca praticou desporto nunca irá perceber o apoio que vem fora, seja durante uma maratona seja durante um jogo de futebol.
Não é isso…
Embora eu entenda que o Beto não devia ter dito isso…
Todos sabemos que assobiar e “ofender” um jogador ( sobretudo se inexperiente) quando erra…
Não o vai ajudar a fazer bem a seguir…
Porque o fará “ sobre brasas”…
Eu compreendo isso mas um jogador tem de lidar com a pressâo, seja ela boa ou má.
Faz parte de ser um bom jogador. Se não aprenderem enquanto “putos” quando vão aprender?
É o mesmo que jogar na Champions. É mais dificil, é mais responsabilidade, mas nâo será por isso que um jogador não vai jogar, pois a experiencia é das coisas que mais faz diferenca na competicão, e sem jogarem nunca a irão adquirir.
Talvez por ser verdade…quem sabe? Esteve la’ tempo suficiente e apanhou ja’ a fase sema deptos, talvez tenha recebido informacoes dos proprios jogadores de que estes preferem, por enquanto, assim.
Quem te garante que os jogadores nao estavam a ceder ‘a pressao dos adeptos, ‘a divisao nas bancadas entre assobios/aplausos/instalacao sonora aos berros?
Mas os jogadores teem de crescer, so’ podem ser “grandes” se souberem lidar com a pressao, a pressao faz parte – e ai entra tambem o Treinaddor.
Estive la nesse jogo, o melhor jogo de sempre a nivel de ambiente!
Nao digo que so sabem pressionar, digo que PODEM estar a causar pressao: sao momentos diferentes, com jogadores diferentes, com suportes diferentes. Sinceramente as declaracoes do Beto nao me chocam minimamente, incomodam-me apenas porque nao queria ter de ler e reconhecer que pode ser verdade o que significa que as divisoes sao mais que reais e que estara’ a ser transmitido para os atlets.
Porrinho essa é outra narrativa que não colhe. As divisões são mais que reais e fomentadas por quem persegue adeptos, os obriga a deixar de fora adereços de APOIO ao CLUBE, os obriga a descalçarem-se para serem “vistoriados”, os atrasam na entrada para o jogo. E, mesmo assim o que ouves, DURANTE OJOGO, por parte das claques é APOIO e mais APOIO. Aonde quer que seja. Em Alvalade e nos jogos fora. Lembrem-se de Madrid contra o Real ou de Londres contra o Arsenal. Aliás este último exemplo é paradigmático: num estádio inglês, em muitos momentos do jogo só se conseguiam ouvir os cânticos leoninos … vindos de elementos de uma claque então já proscrita por Frederico Varandas e a sua Direcção. O Beto não esteve lá? Não ouviu? Afinal quem tem a memória fraca?
SL
Nao confunda opiniões com narrativas, nao pretendo influenciar ninguém nem.sou um opinion maker, é apenas a minha opinião por aquilo que me apercebo, vale o que vale e tenho direito a ela.
Cherba não é isso…
Mas não é difícil perceber que se o aplauso e o incentivo “ ajudam” a “ entrar noutra dimensão “ do jogo…
O assobio…a ofensa…
Poderão levar a um efeito contrário…
Mas é claro que também nestes assuntos…cada um tem direito à sua opinião…
Abraço e SL
Oh, que tanga tremenda!!
Pressão está e sempre esteve inerente a profissão de futebolista!
Quem sabe lidar com ela singra, quem não sabe não singra.
É só os nossos que insultam?quando vamos á luz sentimos mesmo aquele carinho especial lá!!
Estes merdas da bola não eram nada sem nós!somos nós que compramos os bilhetes, merchandising, quotas de sócio e pagamos para os ver na TV, um pouco mais de respeito pelo adepto se faz favor.
Podes insultar, chamar tanga, espernear e o diabo a sete. A pressão faz parte. Nem todos lidamos com ela da mesma maneira. Estar constantemente a ouvir insultos e assobios perturba uns mais do que outros. e de certeza que ajudar, não ajuda ninguém. Parece tão transparente e factual, que nem percebo a discussão.
Mas é mesmo isso que quis dizer com o meu comentário, está lá, sempre esteve!!
Faz parte, ajuda, prejudica está lá, e vai estar sempre, ser jogador implica lidar com isso, quem diz o contrário é como ser policia e não querer lidar com o crime.
Discussões da treta, futebol e desporto em geral é para o público e acabou, com o bom ou mau que isso traga.
Tanga, tanga e mais tanga.
Com isto eles querem dizer, “afinal eram os adeptos que estavam a deitar a equipa abaixo, essa escumalha”.
Lembrar que pelo menos 6 pontos foram conquistados nos últimos 10 minutos de jogo…. não acho que tal fosse possível se os mesmos de sempre aproveitassem mais uma vez para gritar os cânticos e insultos de costume
Há tanto exemplo… Não me digam que o Beto nunca percebeu que o estado de espírito dos adeptos é influenciado, e não é pouco, pela entrega e respeito pela camisola que os jogadores demonstram?
Para além de quando perdiam, muitas vezes sem entrega nenhuma e ainda eram brindados com inúmeras tentativas de apoio e de “levantar de cabeça” (como eles tanto gostam) e na semana seguinte lá estavam os parolos a gritar e a apoiar…
Mais de 20 anos a levar com merda e sempre a apoiar sem um titulo de campeão, só a pedir que honrem a camisola com esforço e dedicação e agora leio que bom é sem adeptos, um estádio sem adeptos não faz sentido… Talvez o Beto tenha dito algo diferente do que transcreveram
Cherba nem é preciso ir tão atrás.
Para desmentir a narrativa do J (ou Ribeiro ou Jubas ou Sicaio) basta recordar que Londres contra o Arsenal foi já após este CD ter proscrito as duas claques.
Tal como o apoio em Braga e no Jamor nos 2 títulos conquistados na vigência desta Direcção.
Aí os adeptos já são bons?
Já agora que o Beto explique o 4º lugar do ano transacto quando estávamos em 3º antes de deixar de haver público.
Era o que faltava, num Clube como o Sporting, ser positiva uma mensagem que valoriza a ausência dos nossos adeptos.
Haja respeito pelos Valores do Clube.
SL
Sim, sem dúvida. Isso para mim nem se coloca. Acho ridiculo defender estádios vazios. Isso não tem qualquer cabimento. O futebol é um espetáculo e os espetáculos têm público. Se os performers são maus ou dão um mau espetáculo, são obviamente assobiados. Por outro lado, se dão tudo em campo, ganhando ou perdendo, têm sempre o respeito da massa adepta, e com esse respeito, palmas e apoio.
Se há coisa que a equipa do Sporting não se pode queixar é de falta de apoio do público. Aliás, acho que em mais sítio nenhum no mundo o público está do lado dos jogadores contra os melhores interesses do clube, como acontece/aconteceu no Sporting. Apoiarem voltas olpicas com exibições vergonhosas e assinarem quem exigia mãos e melhor, até “despedirem” o presidente… Só connosco mesmo.
Aliás bastou estar meia dúzia destes descamisados no estádio para no intervalo do jogo dos Açores, para perante um lance de infelicidade do nosso capitão e apesar da equipa estar a jogar bem, armar logo confusão…. É disto que se está a falar aqui!!
Tu ou nunca foste a Alvalade ou então és cego e surdo para não saberes quem sempre foram os grandes assobiadores de Alvalade…. E por norma esses não são descamisados…
Por acaso isso é triplamente falso. Primeiro porque os “piropos” foram só ao intervalo e não no decurso do jogo; segundo porque o “jovem” a quem foram dirigidos foi o Coates (nada habituado a isso quer em Portugal, quer em Inglaterra quer … no Uruguai); finalmente porque não foram “meia dúzia destes descamisados” mas adeptos leoninos maioritariamente dos Açores quem “armou confusão” (nem sei a que confusão se refere; desde quando vaiar um lance de um jogador é armar confusão?).
SL
Não percebo é esta defesa acérrima de grupos organizados criminosos que lesaram o clube em dezenas de milhões de euros… Só porque batem palmas e gritam Sporting mais alto que os outros? É uma factura muito alta a pagar por fazer de cheerleaders.
Não sei se foi retirado do contexto, não gosto do que leio.
É preciso saber viver com a reação dos adeptos, seja nos momentos maus ou até nos bons em que é o contrário. Muitas vezes são os adeptos que levam a equipa ao colo. Os jogadores são profissionais, é lidar.
Mas uma coisa é certa. Não sei se dávamos a volta com o Gil, de tão mal que jogámos. Então naquele passe do Nuno Santos para o Adán…
Creio estarmos todos de acordo que existem adeptos que são uns atrasados mentais, como se viu, por exemplo, na forma como assobiavam o Nani por quererem que ele se comportasse como um Bolasie, mas está narrativa de que estamos bem é a deixar jogar na tranquilidade do senhor… Pqp
Cherba esses assobios vinham maioritariamente da central. Eu sei porque também era onde me sentava. Havia meninos bem que até assobiavam o Pedro Barbosa quando o nome era anunciado na constituição das equipas.
SL
Ainda para mais vindo de um campeão nacional, internacional PT, formado no Sporting e capitão.
Não me lembro de mais nenhum com este currículo do Beto.
Os jogadores vão ter que acabar por lidar com os assobios durante a carreira, mas esta época dada a juventude da equipa e a aptidão de assobiar o nossos putos, acho que sim, até acabou ser melhor.
Mas espero na mesma e era bom sinal, durante 2021, ver as bancadas de novo com os adeptos.
Ai também já espero uma equipa com mais maturidade em campo.
“Os jogadores vão ter que acabar por lidar com os assobios durante a carreira, mas esta época dada a juventude da equipa e a aptidão de assobiar o nossos putos, acho que sim, até acabou ser melhor.”
Esta é a parte que muitos parecem não conseguir ou querer entender, e este tópico virou o canal história. “Lembras-te daquela vez em que tudo corria mal e nós batemos muitas palminhas e o jogou virou? Lembras-te de quão alto cantamos no outro dia?”
As últimas vezes que fui a Alvalade aquela merda parecia um barril de pólvora. Culpa do varandas, do beto, dos jogadores, da claque, do Boda, do Paulinho, de quem quiserem, mas era o que parecia. E num instante o apoio se transformava em insulto e assobio. Metam essas também no canal história.
Comentário do melhor. O futuro é isto…. estádios vazios, sem adeptos (pagantes) sem sócios (pagantes), quem sabe sem clube. Tenho de pensar em jogos virtuais.
Sera que ninguem se lembra do jogo Sporting Vs Braga que fomos a perder 2 ou 3 po intervalo e toda as bancadas cantavam “acreditamos em voces” e nos demos a volta no 2o tempo, por exemplo ?
E normal quando nao jogam nadinha num clube que para bem ou para mal quer ser campeao e e um grande, os adeptos se manifestam.
Se nao sabem lidar com isto, estao na profissao errada.
Jogadores, dirigentes, adeptos, mas isso serve para toda a sociedade, e fazemos o quê? Vão todos para uma camara de gás? è o que esta gente quer, para eles só lá entram quem eles querem, os fatinhos que nos fodem, os ladrões de gravata, os besuntas que são donos destes jubidés, jbidés, lacaiosbidés, ribeiroscagueiros, etc…
Se alguém tem segurado este Clube como “grande”
nos últimos 40 anos foram os Sportinguistas. Sócios e adeptos que nunca desistiram, não foram os jogadores, nem presidentes, nem treinadores. Raras foram as equipas que levaram os Sportinguistas atrás, uma ou duas, de resto tem sido sempre os Sportinguistas a levar as equipas as costas, a maioria sem qualidade para lutar por títulos. Mas nós estamos sempre lá a apoiar, até com Jesé a ponta de lança.
Aliás, esta é a primeira direção que tem medo de encher Alvalade. Mais um recorde de varandas.
Deviam era agradecer por após nos “darem” 2 campeonatos em 38 anos ainda terem 3 Milhões de adeptos. Em vez de realçarem isso … em vez de passarem essa cultura do adepto que nunca se demite … do adepto que continua presente … cultivam a “vantagem” de os adeptos não estarem presentes.
E ainda há sportinguistas que consigam defender ou mesmo compreender estas palavras vindas de um Team Manager (Gestor de Equipa) com o passado que o Beto tem no Sporting?
Porra, que aberração.
SL
“Beto considera ainda que o Sporting tem beneficiado com a ausência de público nas bancadas. “Com os adeptos no estádio, noutras circunstâncias, se estivéssemos a perder com o Gil Vicente por 0-1 aos 87 minutos, havia alguma contestação. Jogar sem adeptos liberta um pouco a equipa, porque tem jogadores extremamente jovens, mas que se vão habituando e ganhando. Também têm jogadores experientes, como o Coates ou o Neto, que são jogadores que vão transmitir alguma maturidade e dando o exemplo”, concluiu. ”
Não, o Cherba leu um ex-capitão deixar no ar a ideia de que, frente ao Gil, o mais certa era chegarmos à recta final do jogo e, face ao resultado, existir contestação da bancada.
Acontece que o Cherba cresceu a gostar de um clube que não ganhava a casca de um tremoço, era constantemente roubado, tinha alguns jogadores que jamais se percebia como podiam ter sido contratados, mas fartou-se de ganhar jogos em que jogava mal a valer e acabava empurrado para golos às três pancadas – do Cadete, do Lima, etc etc – pela paixão dos adeptos.
E pode vir o primeiro a tentar provar que a percentagem de jogos que foram ganhos com esse apoio não é infinitamente superior, tipo 90 para 10, às partidas em que a impaciência, salgada com questões políticas, contribuiu para enervar uma equipa já de si sobre brasas ou sem arte e engenho para ganhar
Nem eu nem tu somos advinhos, por isso a única resposta possível é a que te dei e que a história nos deu… Não foi a primeira nem será certamente a última reviravolta nos instantes finais, seja com ou sem adeptos.
E se muitas vezes advogamos que a vitória se deveu aos nossos adeptos, não é agora porque convém que vamos dizer o inverso.
Tal como o Beto referiu em 2002 esse campeonato muito se deveu aos adeptos… Mas se calhar ele tem razão e todos os que não ganhamos também se deve igualmente aos adeptos.
Na reviravolta dos 5-3 aos lados quem empurrou a equipa à vitória? E tínhamos igualmente muitos jovens. E também te posso dar muitos exemplos de jogos que acho igualmente que os adeptos “podiam ter feito mais”, nunca assobiei nem defendo isso, mas chegar ao ponto de não ter adeptos ter beneficiado a equipa… Secalhar se lá estivessem o jogo n tinha sido tão mau.
Ou então ao primeiro sinal de perigo aos 70 minutos, tudo se entusiasmava porque era preciso continuar perto dos primeiros e o estádio acordava e empurrava a equipa e nem aos 85 tinhamos chegado em desvantagem.
Já todos vimos isto acontecer…sabemos lá o que tinha acontecido…
O que só por si diz bastante do que são as bancadas de Alvalade…
Isso é cromo repetido do que disse o Moura. Achas que ganhavamos?
Nmo ha conjunturas e conjunturas. Com um idiota a presidente, uma massa associativa em estilhaços, miudos com idades de junior e um futebol horrivel, está aqui o cocktail perfeito para nao ganharmos.
Tambem nao faltam exemplos de treinadores que se queixaram do tribunal de Alvalade.
Somos uns adeptos que sao capazes do melhor mas estes anos todos sem ganhar deixou uma larga maioria muito cínica em relação à equipa. Custa mas é a verdade
Os adeptos são todos iguais. No Sporting, no Benfica, no Porto. Quem não aguenta a pressão, mude de profissão ou vá jogar para um clube pequeno. Não, é melhor mesmo mudar de profissão, porque até nos pequenos se quer bons jogos e vitórias. Oh pá. Olha-me que esta. Era só mesmo o que me faltava ouvir/ler. A equipa rende é sem adeptos. Ridículo. Isto é apenas ridículo.
Também não penso assim.
E a esmagadora maioria dos adeptos também não deve pensar assim. Se pensasse hoje não seríamos decerto 3 Milhões.
E não se teriam visto espectáculos de público leonino com nos jogos da última Taça UEFA (especialmente aquele em casa contra o Newcastle), ou no épico 5-3 ao carnide, ou em casa contra o Manchester City, ou na Final da Taça de 2015, ou na Supertaça de 2015/16, ou no jogo NA LUZ de 2015/16, ou no jogo contra o Braga em casa desse campeonato, ou nos jogos da Champions em Madrid, em casa contra o Real, o Borussia, o Barça, a Juve, ou no jogo em Londres contra o Arsenal (já Varandas tinha banida a Juve e o Directivo), ou nos jogos em Braga para a Taça da Liga em 2019, ou no jogo da meia-final da taça contra os lamps nesse ano, ou na final da Taça contra o Porto.
Este voltou passado meses inchado como um pavão e já acha que pensa pelos outros.
Pensas pela casta de punhos de renda do Campo Grande a que pertences e chega.
O Beto devia era “ensinar” aos jogadores a mística e o valor do incentivo do público afecto ao Sporting, em vez de criar no subconsciente deles o espectro de uma divisão que só existe no CD e companhia!!
Alguém que está ligado à gestão de godinho lopes e aos 2 primeiros anos de mandato da atual direção a unica coisa que devia dizer em publico aos sócios era: “DESCULPEM mas apesar de ter sido capitão como dirigente sou uma merda e prometo que não volto ao clube.”
Na minha opinião galvanização e inibição são as duas faces da moeda “ factor humano” que o profissionalismo e a maturidade profissional jamais conseguirão excluir.
O público já “ganhou “ e já impediu vitórias.
Esquematicamente lamps e andrades irão deixar de ter benefício com a ausência de público ( apoio/ pressão sobre os árbitros).
Na minha opinião, até agora o SCP terá beneficiado da falta de publico (imaturidade de jogadores e equipa, cisão nos adeptos) e futuramente iria beneficiar da presença do décimo terceiro jogador fruto do “momentum “ desportivo reflectido no primeiro lugar.
O peso das circunstâncias.
O Beto tem razão… já agora também podiam tirar os agentes e os ordenados fabulosos, se calhar passavam a ter a cabeça no jogo em vez de andarem com a cabeça a pensar no próximo contrato.
A pressão do público não faz parte do trabalho?
Agora imaginem isso noutras profissões… eu sou actor de teatro, mas ter de fazer isto para um publico… se me engano ainda se riem…
Ou as meninas do varão, poderem se despir se ter um monte de homens rebarbados a olhar para elas…
Pronto. O problema dos outros é os árbitros e já que não podem livrar se deles compram nos… nós preferimos atacar os adeptos…
Pergunto se é só no Sporting que os adeptos assobiam? Coloca um Benfas ou um Porco a não ganhar campeonatos e vejam a reação dos adeptos (se é que existem adeptos para apoiar nessas circunstâncias), devem atirar rosas para dentro da arena… desculpem, campo.
A história dos adeptos do Sporting no estádio serem corrosivos, é uma mentira que está a ser demasiadas vezes repetidas que se vai tornar numa verdade.
Penso que ele se refere às claques, e faz sentido. Se não é isso, é um pouco parvo.
Se se refere às claques, nomeadamente à Juve Leo, então tem todo o meu apoio.
A Juve Leo tem sido um autêntico prego no caixão, vezes sem conta. Podem vir-me com o facto de que são eles que acompanham a equipa, etc, etc, mas tudo se desmorona quando em Maio de 2018, alguns dos seus membros fazem o que fizeram e, mesmo com essa atenuante, volta e meia passam não conseguem resistir à arruaça. Quando vejo ou me lembro dos cânticos da Juve Leo, e depois se repetem os episódios tristes e autofágicos ao longo dos anos, só me apetece chamá-los de burros e trolhas.
Oh meu, as claques, e refiro-me essencialmente a uma, são um calvário, para jogadores e para sócios. Já nos esquecemos da fila de bilhetes para o Jamor?
São uns imbecis. Uns tribalistas que não respeitam o próximo. Para mim, é simples.
Quantos aos velhotes, é o que há. Cabe aos demais, que não estão nem naquele topo sul, nem na central, dar outra resposta.
Uuuuuuuuuuuuuu, hakas, e ainda por cima com métrica mal enjorcada!
Até podiam cantar a noite toda, com as melhores vozes de sempre. Aquilo que fazem nos entretantos é suficiente para desejar que acabem.
És ridículo. Falas em calvário, contraponho com interação pacífica, festiva, pões defeitos na métrica da dita cuja. É deixar-te a falar sozinho, que até com maluquinhos se tem diálogos mais coerentes.
Quem ganha o que estes meninos ganham, não tem o direito de se queixar dos seus patrões , que somos nós os Sócios.
Quem dirige, e aufere ordenados principescos, é que tem a obrigação de criar as condições para que os resultados apareçam.
O que seria do comum trabalhador , se fosse fazer queixinhas ao seu patrão , pelo facto de o seu chefe directo , o chamar à pedra , por qualquer resultado menos conseguido.
O espírito ganhador, o amor ao clube, devem ser incutidos, no caso da formação, logo que entram na Academia.
Quando passam a profissionais, e porque o escolhem de livre vontade, têm de se portar como qualquer outro assalariado.
Foi só ganhar um joguinho tranquilamente, e aí está a lengalenga dos malvados dos sócios. Tanto jogo da época passada sem público e foi a miséria que se viu. Os jogos desta época, sofríveis, à exceção do de domingo sem público. Se calhar devia antes falar das constituições e táticas postas em campo.
Nem sei porque é que não vendem o estádio, e a equipa principal passa a jogar na Academia sempre com a porta fechada.
Certamente venceremos o campeonato e a liga dos campeões todos os anos.
Aliás, as melhores equipas e os melhores jogadores do mundo têm muito orgulho em jogar em estádios vazios, dizem que é fundamental para a vitória. Por isso certamente teremos os maiores craques a fazer fila para entrar na nossa equipa.
Grande visão dos nossos dirigentes. Viva o Sporting.
Não percebo o espanto. Tendo em conta a divisão que existe na nossa massa associativa, é evidente que temos beneficiado de jogar com os estádios vazios. O jogo contra o Gil Vicente jamais teria sido ganho com adeptos., tão fraca estava a ser a exibição, daquelas que arrastam um coro de assobios.
Post pouco pertinemte…
Primeiro, os profissionais do assobio sempre foram os adeptos das centrais. Sempre!
As claques raramente tem palavras contra a equipa durante os 90 minutos, as excepções são na época do Godinho quando estávamos em risco de descer com uma equipa paga a peso de ouro e era derrota em cima de derrota ou em certas humilhações dantescas como já tivemos.
Dizer o contrário é mais do mesmo: Desonestidade e revisionismo ou falta de noção do que é o Sporting. Alguns aqui a cima conseguem juntar as duas.
Segundo…o ano passado tivemos quase meia época sem adeptos e batemos o recorde de derrotas do clube e acabamos em 4° lugar.
Que passou-se?
Mal andamos nós quando admitimos e assumimos e achamos que está bem uma opinião em que os estádios vazios é de algum modo benéfico. Como se fossemos o empecilho, como se nunca tivéssemos galvanizado a equipa, como se o SCP nunca tivesse ganho com golo aos 90′.
A minha opinião é que se houvesse um estadio cheio tinhamos marcado mais cedo ao Gil Vicente, mas esta é só a minha opinião.
3 Novembro, 2020 at 17:23
Percebo e concordo 100% !!!
Dado a juventude da equipa era normalíssimo que não reagissem bem assim que das bancadas viessem os assobios e apupos ao primeiro golo sofrido!
Convém não termos palas e memória curta!
SL
3 Novembro, 2020 at 17:26
Não há assobios. Nem há loas.
Não há nada.
3 Novembro, 2020 at 17:31
Portanto, ser jogador de futebol deixou de incluir ter capacidade mental para gerir assobios e críticas?
3 Novembro, 2020 at 17:53
Não, mas nem todos nascem com essa capacidade. Há que desenvolver isso e não é fácil quando se é muito jovem e se está a dar os primeiros passos ao mais alto nível.
O que o Beto diz é verdade e só não entende quem não quer.
É óbvio que a equipa, os jogadores, não fica indiferente aos assobios constantes.
Por isso, e é a minha opinião, é estúpido combater a Direcção nos jogos. Nos jogos é para apoiar.
Podem contestar a Direcção antes ou depois, ou até no intervalo. Nos 90 minutos é para apoiar. E falo de contestar no geral. Não as claques em particular.
3 Novembro, 2020 at 18:21
Eu diria que só existem assobios constantes se houver más exibições constantes.
Se eu for a um espectáculo de música de má qualidade, ou assistir a uma peça de teatro com actores medíocres ou mal encenada claro que vou vaiar. Qual é a diferença?
O que não é concebível é um Team Manager do Sporting, que até já foi capitão de equipa, passar ao grupo a ideia que é preferível eles estarem numa espécie de redoma, imunes à crítica e livres para o insucesso.
Porque, sejamos claros. Não é de jogadores em fase de sucesso que o Beto está a falar. Esses não recebem apupos. Recebem aplausos e incentivo.
Tomemos em linha de conta o jogo de domingo. A ausência de público foi boa para os jovens? Eles não seriam imensamente apoiados pelo público de Alvalade, caso pudesse ter existido público e até de casa cheia? Não é isso que se quer para o Futebol? Não é isso que os grandes Clubes sempre almejam?
Essa afirmação, vinda de um Team Manager, é simplesmente ESTÚPIDA. Que gestão das expectativas do grupo se faz quando se diz, “vocês vão jogar mais libertos porque não têm adeptos a assistir”? Que gestão dos limites é colocada quando se diz libertem-se porque não têm a pressão do público?
E atenção que um Clube que almeja ser grande não deverá temer enfrentar qualquer outro Clube. E muitos existem em que os adeptos criarão um ambiente o mais hostil possível às nossas cores. Como se “protegem” aí?
Temos de deixar de olhar para os profissionais de futebol como primas donnas que necessitam de hiper protecção e que não podem ouvir uma crítica. Um atleta de alta competição é treinado para ultrapassar as adversidades e superar os limites. Não para se “esconder” do público.
SL
3 Novembro, 2020 at 18:48
+1906
4 Novembro, 2020 at 9:13
+1
5 Novembro, 2020 at 11:43
Tão mas tão de acordo contigo!!!
3 Novembro, 2020 at 18:55
portanto, primeiro defendemos que os putos devem ser lançados numa equipa consistente e onde existam quatro ou cinco jogadores tarimbados e acima da média, capaz de agarrar o barco quando as ondas crescem
agora, isso já não chega e a receita passa a ser jogar no silêncio
3 Novembro, 2020 at 19:04
Cherba, se calhar não somos os melhores adeptos do mundo, se queres comparação no Liverpool quando não jogavam um chavo e perdiam, nunca apuparam a equipa, podes estar a jogar mal e dar a volta ao texto em dois lances, foi aquilo que aconteceu com o Gil. Aceito que no fim do jogo perante o mau jogo e a derrota se apupem os jogadores, de resto é apoiar até ao fim. E isto com jovens ainda é bem pior, agora esta equipa de jovens que culpa têm que os adeptos não gostem ou odeiem o Varandas ? Até parece que eles são os culpados, para mim terão sempre o leão rampante n a camisola seja o maior FDP o presidente.
3 Novembro, 2020 at 21:12
Eu por acaso, embora entenda que os adeptos são muito necessários e “podem empurrar a equipa” para grandes exibições com os seus incentivos…
Discordo dos assobios ( e já o tenho manifestado aqui por mais do que uma vez…)
É claro que cada adepto faz o que entender…
Eu nunca onfiz nem farei…vou ao Estádio para apoiar e não “ para ajudar a deitar abaixo “ ( para isso…estão lá os adversários…)
Mas a minha opinião é que os assobios à equipa ou a um determinado jogador em nada beneficiará o seu desempenho…
Só por isso ( mas com muitas saudades “ de estar lá “)…
Também sou de opinião que a não presença de público devido à situação pandémica…tem sido benéfica para o crescimento individual e colectivo da equipa…
Todos nós já trabalhámos , ou alguns ainda trabalham…
Com toda a certeza não há ninguém que nunca se tenha enganado…ou as coisas nem sempre correram bem…
Se nessa situação ( de erro) o chefe ( e pior ainda se o fizer à frente dos colegas…) “ puxar as orelhas” a quem errou, isso no imediato o que fará é ficar-se ainda mais nervoso e com possibilidades de voltar a errar…
Eu comecei a trabalhar numa repartição pública em 1963 ( a maior parte de vós bem ainda tinham nascido…), no tempo de Salazar…
Nesse tempo, até os impressos eram contados…
Recordo-me ( num tempo em que as coisas eram feitas à mão ou na máquina de escrever…) que quando por exemplo ao fazer um mapa, tinha o azar de me enganar…
O chefe ( por acaso um sportinguista…) ralhava-me desalmadamente…
Pois…logo a seguir, cheio de nervos…muitas vezes acontecia estragar logo outro …
Tenho a certeza que se o chefe tivesse mais calma…certamente as coisas correriam muito melhor…
Estou certo que o que acontece com os jogadores ( sobretudo se ainda jovens…) é precisamente o mesmo…
Erram mais do que acertam nessas circunstâncias…
5 Novembro, 2020 at 11:46
O público não é o chefe. É o cliente e, no caso do futebol, a sua razão de existir
4 Novembro, 2020 at 6:20
O Cherba a fazer-se de desentido, não é só assobios é também esperas na garagem aos jogadores, invasões a academia.
Este ano os adeptos como os da Tasca por exemplo estão é bem longe de Alvalade.
4 Novembro, 2020 at 10:24
Quando os próprios adeptos te testam a capacidade mental…
3 Novembro, 2020 at 17:39
Memória curta é não se lembrar de quem empurrou a equipa numa reviravolta épica contra o Newcastle, por exemplo. Ou do seu primeiro golo de cabeça num derby com o estádio a abarrotar.
Perdeu uma boa oportunidade para estar calado. Quando jogava não tinha esta opinião, ou então andou 10 anos a mentir.
Ainda bem que não nos querem no estádio.
Também não estou a pensar lá ir tão cedo,
prefiro apoiar os atletas das modalidades que apreciam o nosso apoio e dão tudo pelo Sporting.
3 Novembro, 2020 at 18:02
Faz sentido sim. Aliás, as equipas normalmente relatam isso, jogam pior quando as bancadas estão cheias e os adeptos cantam e puxam pela equipa e fazem um espetaculo dentro do espetaculo.
Sim, eles preferem jogar em estádios desertos.
Aliás, quem nunca praticou desporto nunca irá perceber o apoio que vem fora, seja durante uma maratona seja durante um jogo de futebol.
3 Novembro, 2020 at 21:16
Não é isso…
Embora eu entenda que o Beto não devia ter dito isso…
Todos sabemos que assobiar e “ofender” um jogador ( sobretudo se inexperiente) quando erra…
Não o vai ajudar a fazer bem a seguir…
Porque o fará “ sobre brasas”…
4 Novembro, 2020 at 12:14
Eu compreendo isso mas um jogador tem de lidar com a pressâo, seja ela boa ou má.
Faz parte de ser um bom jogador. Se não aprenderem enquanto “putos” quando vão aprender?
É o mesmo que jogar na Champions. É mais dificil, é mais responsabilidade, mas nâo será por isso que um jogador não vai jogar, pois a experiencia é das coisas que mais faz diferenca na competicão, e sem jogarem nunca a irão adquirir.
4 Novembro, 2020 at 10:24
Não é disso que o Beto está a falar. Cânticos e incentivos…
3 Novembro, 2020 at 21:03
Jogar sem adeptos tanto libertou a equipa agora como libertou a equipa dum 3 lugar para um 4 lugar na época passada !
3 Novembro, 2020 at 21:06
Sem adeptos o futebol perde significado e o SCP perde aquilo que o faz ainda “ser” um grande!
3 Novembro, 2020 at 17:26
Talvez por ser verdade…quem sabe? Esteve la’ tempo suficiente e apanhou ja’ a fase sema deptos, talvez tenha recebido informacoes dos proprios jogadores de que estes preferem, por enquanto, assim.
Quem te garante que os jogadores nao estavam a ceder ‘a pressao dos adeptos, ‘a divisao nas bancadas entre assobios/aplausos/instalacao sonora aos berros?
Mas os jogadores teem de crescer, so’ podem ser “grandes” se souberem lidar com a pressao, a pressao faz parte – e ai entra tambem o Treinaddor.
SL
3 Novembro, 2020 at 17:32
Esteve lá e deve lembrar-se do que esses que agora se diz só saberem pressionar fizeram, por exemplo, na reviravolta frente ao Newcastle?
3 Novembro, 2020 at 17:41
Estive la nesse jogo, o melhor jogo de sempre a nivel de ambiente!
Nao digo que so sabem pressionar, digo que PODEM estar a causar pressao: sao momentos diferentes, com jogadores diferentes, com suportes diferentes. Sinceramente as declaracoes do Beto nao me chocam minimamente, incomodam-me apenas porque nao queria ter de ler e reconhecer que pode ser verdade o que significa que as divisoes sao mais que reais e que estara’ a ser transmitido para os atlets.
SL
3 Novembro, 2020 at 18:30
Porrinho essa é outra narrativa que não colhe. As divisões são mais que reais e fomentadas por quem persegue adeptos, os obriga a deixar de fora adereços de APOIO ao CLUBE, os obriga a descalçarem-se para serem “vistoriados”, os atrasam na entrada para o jogo. E, mesmo assim o que ouves, DURANTE OJOGO, por parte das claques é APOIO e mais APOIO. Aonde quer que seja. Em Alvalade e nos jogos fora. Lembrem-se de Madrid contra o Real ou de Londres contra o Arsenal. Aliás este último exemplo é paradigmático: num estádio inglês, em muitos momentos do jogo só se conseguiam ouvir os cânticos leoninos … vindos de elementos de uma claque então já proscrita por Frederico Varandas e a sua Direcção. O Beto não esteve lá? Não ouviu? Afinal quem tem a memória fraca?
SL
3 Novembro, 2020 at 18:35
Nao confunda opiniões com narrativas, nao pretendo influenciar ninguém nem.sou um opinion maker, é apenas a minha opinião por aquilo que me apercebo, vale o que vale e tenho direito a ela.
SL
3 Novembro, 2020 at 17:26
Facto. E não custa nada perceber porquê.
3 Novembro, 2020 at 17:33
Porque há uma nova regra que diz que o público só pode bater palminhas?
3 Novembro, 2020 at 21:21
Cherba não é isso…
Mas não é difícil perceber que se o aplauso e o incentivo “ ajudam” a “ entrar noutra dimensão “ do jogo…
O assobio…a ofensa…
Poderão levar a um efeito contrário…
Mas é claro que também nestes assuntos…cada um tem direito à sua opinião…
Abraço e SL
4 Novembro, 2020 at 8:50
Oh, que tanga tremenda!!
Pressão está e sempre esteve inerente a profissão de futebolista!
Quem sabe lidar com ela singra, quem não sabe não singra.
É só os nossos que insultam?quando vamos á luz sentimos mesmo aquele carinho especial lá!!
Estes merdas da bola não eram nada sem nós!somos nós que compramos os bilhetes, merchandising, quotas de sócio e pagamos para os ver na TV, um pouco mais de respeito pelo adepto se faz favor.
4 Novembro, 2020 at 10:48
Podes insultar, chamar tanga, espernear e o diabo a sete. A pressão faz parte. Nem todos lidamos com ela da mesma maneira. Estar constantemente a ouvir insultos e assobios perturba uns mais do que outros. e de certeza que ajudar, não ajuda ninguém. Parece tão transparente e factual, que nem percebo a discussão.
4 Novembro, 2020 at 12:22
Mas é mesmo isso que quis dizer com o meu comentário, está lá, sempre esteve!!
Faz parte, ajuda, prejudica está lá, e vai estar sempre, ser jogador implica lidar com isso, quem diz o contrário é como ser policia e não querer lidar com o crime.
Discussões da treta, futebol e desporto em geral é para o público e acabou, com o bom ou mau que isso traga.
Tanga, tanga e mais tanga.
Com isto eles querem dizer, “afinal eram os adeptos que estavam a deitar a equipa abaixo, essa escumalha”.
3 Novembro, 2020 at 17:27
Lembrar que pelo menos 6 pontos foram conquistados nos últimos 10 minutos de jogo…. não acho que tal fosse possível se os mesmos de sempre aproveitassem mais uma vez para gritar os cânticos e insultos de costume
3 Novembro, 2020 at 17:30
Os mesmos de sempre que, por exemplo, quando estávamos a levar 0-2 dos lampiões debaixo de chuva, levaram a equipa ao colo rumo aos 5-3?
3 Novembro, 2020 at 17:36
Aquele 3-2 ao Braga do Fonseca depois de 0-2 ao intervalo tem 90% dos adeptos.
O estádio todo “Nós acreditamos em vocês”… brutal!
Mas tb tem muito a ver com quem está lá dentro e a entrega.
3 Novembro, 2020 at 17:39
Há tanto exemplo… Não me digam que o Beto nunca percebeu que o estado de espírito dos adeptos é influenciado, e não é pouco, pela entrega e respeito pela camisola que os jogadores demonstram?
3 Novembro, 2020 at 17:42
Para além de quando perdiam, muitas vezes sem entrega nenhuma e ainda eram brindados com inúmeras tentativas de apoio e de “levantar de cabeça” (como eles tanto gostam) e na semana seguinte lá estavam os parolos a gritar e a apoiar…
3 Novembro, 2020 at 17:45
Exactamente
3 Novembro, 2020 at 18:00
o Beto é só o ultimo capitão campeão e que até era formado no clube…se calhar deviam era tentar perceber o que quer dizer em vez de criticar o que diz
3 Novembro, 2020 at 18:56
porque bate certo com a narrativa da direcção?
4 Novembro, 2020 at 6:23
Ahaha Cherba a dar tudo!! Cherba é por estas e por outras que deves ficar longe de Alvalade.
A equipa agradece.
4 Novembro, 2020 at 13:16
Mais de 20 anos a levar com merda e sempre a apoiar sem um titulo de campeão, só a pedir que honrem a camisola com esforço e dedicação e agora leio que bom é sem adeptos, um estádio sem adeptos não faz sentido… Talvez o Beto tenha dito algo diferente do que transcreveram
3 Novembro, 2020 at 18:40
Cherba nem é preciso ir tão atrás.
Para desmentir a narrativa do J (ou Ribeiro ou Jubas ou Sicaio) basta recordar que Londres contra o Arsenal foi já após este CD ter proscrito as duas claques.
Tal como o apoio em Braga e no Jamor nos 2 títulos conquistados na vigência desta Direcção.
Aí os adeptos já são bons?
Já agora que o Beto explique o 4º lugar do ano transacto quando estávamos em 3º antes de deixar de haver público.
Era o que faltava, num Clube como o Sporting, ser positiva uma mensagem que valoriza a ausência dos nossos adeptos.
Haja respeito pelos Valores do Clube.
SL
3 Novembro, 2020 at 21:03
Posso não me recordar corretamente, mas tenho ideia que quando tiraram o público dos estádios estávamos bem em quarto.
Quando veio o amorim ganhos vários jogos que o Braga perdeu e subimos ao terceiro e nos últimos 2 jogos caímos de volta para o quarto. Acho eu!!
3 Novembro, 2020 at 23:40
Se calhar teve mais influencia o facto de teres perdido o melhor jogador e levares de imediato com duas derrotas do que a ausência de publico.
3 Novembro, 2020 at 23:49
Sim, sem dúvida. Isso para mim nem se coloca. Acho ridiculo defender estádios vazios. Isso não tem qualquer cabimento. O futebol é um espetáculo e os espetáculos têm público. Se os performers são maus ou dão um mau espetáculo, são obviamente assobiados. Por outro lado, se dão tudo em campo, ganhando ou perdendo, têm sempre o respeito da massa adepta, e com esse respeito, palmas e apoio.
Se há coisa que a equipa do Sporting não se pode queixar é de falta de apoio do público. Aliás, acho que em mais sítio nenhum no mundo o público está do lado dos jogadores contra os melhores interesses do clube, como acontece/aconteceu no Sporting. Apoiarem voltas olpicas com exibições vergonhosas e assinarem quem exigia mãos e melhor, até “despedirem” o presidente… Só connosco mesmo.
3 Novembro, 2020 at 23:32
Estava lá.
Enorme atmosfera ao intervalo.
Transmissão de fé da bancada para o relvado.
3 Novembro, 2020 at 17:50
Aliás bastou estar meia dúzia destes descamisados no estádio para no intervalo do jogo dos Açores, para perante um lance de infelicidade do nosso capitão e apesar da equipa estar a jogar bem, armar logo confusão…. É disto que se está a falar aqui!!
3 Novembro, 2020 at 18:14
Tu ou nunca foste a Alvalade ou então és cego e surdo para não saberes quem sempre foram os grandes assobiadores de Alvalade…. E por norma esses não são descamisados…
3 Novembro, 2020 at 21:05
Este gajo é lampião, caga nisso! Este, o jx, o Jubas, o Ribeiro… Eles sabem lá o que é o Sporting Clube de Portugal!!
3 Novembro, 2020 at 18:46
Por acaso isso é triplamente falso. Primeiro porque os “piropos” foram só ao intervalo e não no decurso do jogo; segundo porque o “jovem” a quem foram dirigidos foi o Coates (nada habituado a isso quer em Portugal, quer em Inglaterra quer … no Uruguai); finalmente porque não foram “meia dúzia destes descamisados” mas adeptos leoninos maioritariamente dos Açores quem “armou confusão” (nem sei a que confusão se refere; desde quando vaiar um lance de um jogador é armar confusão?).
SL
3 Novembro, 2020 at 18:57
é? ou é a interpretação que te dá jeito?
3 Novembro, 2020 at 23:39
Não percebo é esta defesa acérrima de grupos organizados criminosos que lesaram o clube em dezenas de milhões de euros… Só porque batem palmas e gritam Sporting mais alto que os outros? É uma factura muito alta a pagar por fazer de cheerleaders.
4 Novembro, 2020 at 6:25
A defesa acérrima das claques por parte do Cherba é uma forma de atacar a direção.
3 Novembro, 2020 at 17:28
Ate aqui está 4-2 … está a ganhar o estadio vazio para bem dos meninos e dos patroes.
3 Novembro, 2020 at 17:30
Não sei se foi retirado do contexto, não gosto do que leio.
É preciso saber viver com a reação dos adeptos, seja nos momentos maus ou até nos bons em que é o contrário. Muitas vezes são os adeptos que levam a equipa ao colo. Os jogadores são profissionais, é lidar.
Mas uma coisa é certa. Não sei se dávamos a volta com o Gil, de tão mal que jogámos. Então naquele passe do Nuno Santos para o Adán…
3 Novembro, 2020 at 17:37
Creio estarmos todos de acordo que existem adeptos que são uns atrasados mentais, como se viu, por exemplo, na forma como assobiavam o Nani por quererem que ele se comportasse como um Bolasie, mas está narrativa de que estamos bem é a deixar jogar na tranquilidade do senhor… Pqp
3 Novembro, 2020 at 18:10
Até o mané… com 17 anos de casa.
3 Novembro, 2020 at 19:34
Cherba esses assobios vinham maioritariamente da central. Eu sei porque também era onde me sentava. Havia meninos bem que até assobiavam o Pedro Barbosa quando o nome era anunciado na constituição das equipas.
SL
3 Novembro, 2020 at 17:30
Já não há 13 jogador 🙁
3 Novembro, 2020 at 17:34
Concordo e já escrevi sobre isso.
Ainda para mais vindo de um campeão nacional, internacional PT, formado no Sporting e capitão.
Não me lembro de mais nenhum com este currículo do Beto.
Os jogadores vão ter que acabar por lidar com os assobios durante a carreira, mas esta época dada a juventude da equipa e a aptidão de assobiar o nossos putos, acho que sim, até acabou ser melhor.
Mas espero na mesma e era bom sinal, durante 2021, ver as bancadas de novo com os adeptos.
Ai também já espero uma equipa com mais maturidade em campo.
4 Novembro, 2020 at 10:56
“Os jogadores vão ter que acabar por lidar com os assobios durante a carreira, mas esta época dada a juventude da equipa e a aptidão de assobiar o nossos putos, acho que sim, até acabou ser melhor.”
Esta é a parte que muitos parecem não conseguir ou querer entender, e este tópico virou o canal história. “Lembras-te daquela vez em que tudo corria mal e nós batemos muitas palminhas e o jogou virou? Lembras-te de quão alto cantamos no outro dia?”
As últimas vezes que fui a Alvalade aquela merda parecia um barril de pólvora. Culpa do varandas, do beto, dos jogadores, da claque, do Boda, do Paulinho, de quem quiserem, mas era o que parecia. E num instante o apoio se transformava em insulto e assobio. Metam essas também no canal história.
3 Novembro, 2020 at 17:36
Comentário do melhor. O futuro é isto…. estádios vazios, sem adeptos (pagantes) sem sócios (pagantes), quem sabe sem clube. Tenho de pensar em jogos virtuais.
3 Novembro, 2020 at 17:36
Quando voltar o público aos estádios que continuem com o estádio às moscas, assim não terão mais desculpas para quando não jogam nada.
É por estas e por outras é que apoio meu dificilmente voltarão a ter…
3 Novembro, 2020 at 17:37
O costume neste club da croquettagem… nós os adeptos dizemos sempre presente ao SCP… fracos dirigentes fazem fracos jogadores!
3 Novembro, 2020 at 17:37
Sera que ninguem se lembra do jogo Sporting Vs Braga que fomos a perder 2 ou 3 po intervalo e toda as bancadas cantavam “acreditamos em voces” e nos demos a volta no 2o tempo, por exemplo ?
E normal quando nao jogam nadinha num clube que para bem ou para mal quer ser campeao e e um grande, os adeptos se manifestam.
Se nao sabem lidar com isto, estao na profissao errada.
3 Novembro, 2020 at 18:49
Claro bugz. +1
3 Novembro, 2020 at 17:38
Fodasse, eles que joguem sem dinheiro, sem receber salário, que tal, futebol sem adeptos? Vão pó caralho
3 Novembro, 2020 at 18:50
Bem… de facto até há alturas em que penso que o futebol sem certos … jogadores … seria bem melhor.
SL
4 Novembro, 2020 at 9:38
Jogadores, dirigentes, adeptos, mas isso serve para toda a sociedade, e fazemos o quê? Vão todos para uma camara de gás? è o que esta gente quer, para eles só lá entram quem eles querem, os fatinhos que nos fodem, os ladrões de gravata, os besuntas que são donos destes jubidés, jbidés, lacaiosbidés, ribeiroscagueiros, etc…
4 Novembro, 2020 at 10:56
E sem certos adeptos também.
3 Novembro, 2020 at 17:42
E sem sócios ainda seria melhor
3 Novembro, 2020 at 17:50
Se alguém tem segurado este Clube como “grande”
nos últimos 40 anos foram os Sportinguistas. Sócios e adeptos que nunca desistiram, não foram os jogadores, nem presidentes, nem treinadores. Raras foram as equipas que levaram os Sportinguistas atrás, uma ou duas, de resto tem sido sempre os Sportinguistas a levar as equipas as costas, a maioria sem qualidade para lutar por títulos. Mas nós estamos sempre lá a apoiar, até com Jesé a ponta de lança.
Aliás, esta é a primeira direção que tem medo de encher Alvalade. Mais um recorde de varandas.
3 Novembro, 2020 at 18:56
Deviam era agradecer por após nos “darem” 2 campeonatos em 38 anos ainda terem 3 Milhões de adeptos. Em vez de realçarem isso … em vez de passarem essa cultura do adepto que nunca se demite … do adepto que continua presente … cultivam a “vantagem” de os adeptos não estarem presentes.
E ainda há sportinguistas que consigam defender ou mesmo compreender estas palavras vindas de um Team Manager (Gestor de Equipa) com o passado que o Beto tem no Sporting?
Porra, que aberração.
SL
3 Novembro, 2020 at 17:51
“Beto considera ainda que o Sporting tem beneficiado com a ausência de público nas bancadas. “Com os adeptos no estádio, noutras circunstâncias, se estivéssemos a perder com o Gil Vicente por 0-1 aos 87 minutos, havia alguma contestação. Jogar sem adeptos liberta um pouco a equipa, porque tem jogadores extremamente jovens, mas que se vão habituando e ganhando. Também têm jogadores experientes, como o Coates ou o Neto, que são jogadores que vão transmitir alguma maturidade e dando o exemplo”, concluiu. ”
Concordo com o que disse.
3 Novembro, 2020 at 17:56
É tão óbvio que nem percebo a contestação!
É como contestar a Direcção. É tão óbvio o porquê que custa a perceber como haja quem os defenda.
4 Novembro, 2020 at 8:34
Óbvio é que sem esses mesmos adeptos não haveriam jogos para a equipe ser aplaudida ou assobiada….
3 Novembro, 2020 at 18:03
o cherba esqueceu-se de clicar na notícia para ler. 😉
3 Novembro, 2020 at 18:48
Não, o Cherba leu um ex-capitão deixar no ar a ideia de que, frente ao Gil, o mais certa era chegarmos à recta final do jogo e, face ao resultado, existir contestação da bancada.
Acontece que o Cherba cresceu a gostar de um clube que não ganhava a casca de um tremoço, era constantemente roubado, tinha alguns jogadores que jamais se percebia como podiam ter sido contratados, mas fartou-se de ganhar jogos em que jogava mal a valer e acabava empurrado para golos às três pancadas – do Cadete, do Lima, etc etc – pela paixão dos adeptos.
E pode vir o primeiro a tentar provar que a percentagem de jogos que foram ganhos com esse apoio não é infinitamente superior, tipo 90 para 10, às partidas em que a impaciência, salgada com questões políticas, contribuiu para enervar uma equipa já de si sobre brasas ou sem arte e engenho para ganhar
3 Novembro, 2020 at 18:58
E portanto o cherba acha que não era o mais certo.
3 Novembro, 2020 at 21:54
🙂
3 Novembro, 2020 at 18:03
Neste contexto, é normal. Não vejo razão para polémica.
Acho até que o Beto tem todas as razões e mais algumas para perceber bem este fenómeno do adepto de futebol.
3 Novembro, 2020 at 19:07
Racionalmente, tenho vontade de concordar.
Emocionalmente falando, vão-se foder!
Eu quero ver A Turma de Alvalade a vencer.
3 Novembro, 2020 at 17:52
Isso só é válido para a escumalha..
3 Novembro, 2020 at 18:53
isso ainda piora as coisas
3 Novembro, 2020 at 17:54
O Beto, na minha opinião, disse o óbvio.
Não perceber é só não querer perceber!
3 Novembro, 2020 at 18:59
Porque é que o beto não disse isso após o Arsenal-Sporting? O ambiente já era o mesmo ou até pior. Quem é que puxou pela equipa?
SL
3 Novembro, 2020 at 17:59
Ganhavas ao Gil Cherba?
3 Novembro, 2020 at 18:05
Alguma vez. Aos 80min com passes para trás ou perdas de bolas, era um coro de assobios que os putos só iam querer que o jogo acabasse
3 Novembro, 2020 at 18:07
Nunca ganhamos jogos aos “90”… Só agora sem adeptos…
3 Novembro, 2020 at 18:17
Vais responder?
3 Novembro, 2020 at 18:23
Nem eu nem tu somos advinhos, por isso a única resposta possível é a que te dei e que a história nos deu… Não foi a primeira nem será certamente a última reviravolta nos instantes finais, seja com ou sem adeptos.
E se muitas vezes advogamos que a vitória se deveu aos nossos adeptos, não é agora porque convém que vamos dizer o inverso.
Tal como o Beto referiu em 2002 esse campeonato muito se deveu aos adeptos… Mas se calhar ele tem razão e todos os que não ganhamos também se deve igualmente aos adeptos.
3 Novembro, 2020 at 18:35
Eu aceito que ninguém pode ter certezas mas com certeza terás opiniao neste caso especifico.
A exibição até ao primeiro golo foi paupérrima. Estao uns 7 putos em campo. Achas que os adeptos tinham empurrado à vitória? Eu nao.
3 Novembro, 2020 at 18:50
Na reviravolta dos 5-3 aos lados quem empurrou a equipa à vitória? E tínhamos igualmente muitos jovens. E também te posso dar muitos exemplos de jogos que acho igualmente que os adeptos “podiam ter feito mais”, nunca assobiei nem defendo isso, mas chegar ao ponto de não ter adeptos ter beneficiado a equipa… Secalhar se lá estivessem o jogo n tinha sido tão mau.
3 Novembro, 2020 at 18:51
Perante aquela jogatana, aos 85 minutos metade assobiava e metade estava porta fora
3 Novembro, 2020 at 19:05
É o que me parece também
4 Novembro, 2020 at 9:43
Ou então ao primeiro sinal de perigo aos 70 minutos, tudo se entusiasmava porque era preciso continuar perto dos primeiros e o estádio acordava e empurrava a equipa e nem aos 85 tinhamos chegado em desvantagem.
Já todos vimos isto acontecer…sabemos lá o que tinha acontecido…
O que só por si diz bastante do que são as bancadas de Alvalade…
3 Novembro, 2020 at 20:02
“A exibição até ao primeiro golo foi paupérrima.”
Foi por culpa dos assobios dos adeptos.
3 Novembro, 2020 at 18:50
quantos jogos ganhaste com eles apertadinhos porque quem estava na bancada disse até ao final que acreditava?
3 Novembro, 2020 at 19:04
Isso é cromo repetido do que disse o Moura. Achas que ganhavamos?
Nmo ha conjunturas e conjunturas. Com um idiota a presidente, uma massa associativa em estilhaços, miudos com idades de junior e um futebol horrivel, está aqui o cocktail perfeito para nao ganharmos.
Tambem nao faltam exemplos de treinadores que se queixaram do tribunal de Alvalade.
Somos uns adeptos que sao capazes do melhor mas estes anos todos sem ganhar deixou uma larga maioria muito cínica em relação à equipa. Custa mas é a verdade
3 Novembro, 2020 at 20:06
Os adeptos são todos iguais. No Sporting, no Benfica, no Porto. Quem não aguenta a pressão, mude de profissão ou vá jogar para um clube pequeno. Não, é melhor mesmo mudar de profissão, porque até nos pequenos se quer bons jogos e vitórias. Oh pá. Olha-me que esta. Era só mesmo o que me faltava ouvir/ler. A equipa rende é sem adeptos. Ridículo. Isto é apenas ridículo.
3 Novembro, 2020 at 22:04
Ganhaste ao Gil sem saber ler nem escrever,não sejam desonestos caralho,não teve nada a ver com ter adeptos ou não,foi uma questão de sorte,só isso.
3 Novembro, 2020 at 23:40
Num estádio cheio talvez até ganhássemos o jogo de goleada frente ao Gil.
Tudo é possível para melhor ou pior numa realidade paralela…
3 Novembro, 2020 at 18:01
«Todos estão de parabéns. Obrigado aos adeptos. Provaram em todos os jogos que estão connosco, foram fundamentais na vitória do Sporting.
Oh Beto… Vai pro caralho…
3 Novembro, 2020 at 18:01
O Beto disse o que todos pensamos. Ponto.
3 Novembro, 2020 at 18:15
Não, eu não penso assim.
3 Novembro, 2020 at 19:13
Também não penso assim.
E a esmagadora maioria dos adeptos também não deve pensar assim. Se pensasse hoje não seríamos decerto 3 Milhões.
E não se teriam visto espectáculos de público leonino com nos jogos da última Taça UEFA (especialmente aquele em casa contra o Newcastle), ou no épico 5-3 ao carnide, ou em casa contra o Manchester City, ou na Final da Taça de 2015, ou na Supertaça de 2015/16, ou no jogo NA LUZ de 2015/16, ou no jogo contra o Braga em casa desse campeonato, ou nos jogos da Champions em Madrid, em casa contra o Real, o Borussia, o Barça, a Juve, ou no jogo em Londres contra o Arsenal (já Varandas tinha banida a Juve e o Directivo), ou nos jogos em Braga para a Taça da Liga em 2019, ou no jogo da meia-final da taça contra os lamps nesse ano, ou na final da Taça contra o Porto.
3 Novembro, 2020 at 19:15
O NR fala em nome dos da casta dele. E todos os da casta dele pensam assim.
3 Novembro, 2020 at 18:42
Estas parvo!
São os adeptos que fazem um clube grande.
3 Novembro, 2020 at 18:50
todos?
3 Novembro, 2020 at 19:49
Este voltou passado meses inchado como um pavão e já acha que pensa pelos outros.
Pensas pela casta de punhos de renda do Campo Grande a que pertences e chega.
3 Novembro, 2020 at 22:06
Fala por ti palhaço….todos pensamos quem??caralho do croquete que apareceu outra x….Vocês metem me nojo.
3 Novembro, 2020 at 23:41
Não, felizmente não penso assim.
3 Novembro, 2020 at 18:11
Fala por ti
3 Novembro, 2020 at 18:15
Acho incrivel esta narrativa de que os adeptos estao contra os jogadores………..
Os adeptos( a maioria) está contra a direçao e nao os jogadores……
Carissimos isto é o sporting e lidar com a critica é parte da funçao, se nao aguentas entao vai jogar para o fc baixa da banheira…….
Para alem de serem mansos ainda querem fazer dos outros mansos………
3 Novembro, 2020 at 18:20
O Beto devia era “ensinar” aos jogadores a mística e o valor do incentivo do público afecto ao Sporting, em vez de criar no subconsciente deles o espectro de uma divisão que só existe no CD e companhia!!
SL
3 Novembro, 2020 at 18:41
O Beto precisa de “pilim” para comer.
3 Novembro, 2020 at 18:50
Ora…
3 Novembro, 2020 at 21:01
Sim, foi por isso. Afinal ainda lá está e tudo…
3 Novembro, 2020 at 19:14
ISSO!
3 Novembro, 2020 at 18:21
Alguém que está ligado à gestão de godinho lopes e aos 2 primeiros anos de mandato da atual direção a unica coisa que devia dizer em publico aos sócios era: “DESCULPEM mas apesar de ter sido capitão como dirigente sou uma merda e prometo que não volto ao clube.”
3 Novembro, 2020 at 18:31
O que o Beto disse marca a diferença entre o que é e o que devia ser .
3 Novembro, 2020 at 18:37
Entre a Sociologia e o Direito, portanto.
3 Novembro, 2020 at 18:51
They know what is what bt they don’t know what is what…
3 Novembro, 2020 at 18:34
Na minha opinião galvanização e inibição são as duas faces da moeda “ factor humano” que o profissionalismo e a maturidade profissional jamais conseguirão excluir.
O público já “ganhou “ e já impediu vitórias.
Esquematicamente lamps e andrades irão deixar de ter benefício com a ausência de público ( apoio/ pressão sobre os árbitros).
Na minha opinião, até agora o SCP terá beneficiado da falta de publico (imaturidade de jogadores e equipa, cisão nos adeptos) e futuramente iria beneficiar da presença do décimo terceiro jogador fruto do “momentum “ desportivo reflectido no primeiro lugar.
O peso das circunstâncias.
3 Novembro, 2020 at 18:40
É esse o sonho do notáveis, um Estádio para convidados sem adeptos.
3 Novembro, 2020 at 18:49
Varandas ganhou o campeonato e foi corrido a seguir
Vai ser a frase de 2021
3 Novembro, 2020 at 18:51
O Beto tem razão… já agora também podiam tirar os agentes e os ordenados fabulosos, se calhar passavam a ter a cabeça no jogo em vez de andarem com a cabeça a pensar no próximo contrato.
A pressão do público não faz parte do trabalho?
Agora imaginem isso noutras profissões… eu sou actor de teatro, mas ter de fazer isto para um publico… se me engano ainda se riem…
Ou as meninas do varão, poderem se despir se ter um monte de homens rebarbados a olhar para elas…
Pronto. O problema dos outros é os árbitros e já que não podem livrar se deles compram nos… nós preferimos atacar os adeptos…
Pergunto se é só no Sporting que os adeptos assobiam? Coloca um Benfas ou um Porco a não ganhar campeonatos e vejam a reação dos adeptos (se é que existem adeptos para apoiar nessas circunstâncias), devem atirar rosas para dentro da arena… desculpem, campo.
A história dos adeptos do Sporting no estádio serem corrosivos, é uma mentira que está a ser demasiadas vezes repetidas que se vai tornar numa verdade.
Logo… Capitão Beto, isso é MENTIRA!
SL
3 Novembro, 2020 at 19:02
Penso que ele se refere às claques, e faz sentido. Se não é isso, é um pouco parvo.
Se se refere às claques, nomeadamente à Juve Leo, então tem todo o meu apoio.
A Juve Leo tem sido um autêntico prego no caixão, vezes sem conta. Podem vir-me com o facto de que são eles que acompanham a equipa, etc, etc, mas tudo se desmorona quando em Maio de 2018, alguns dos seus membros fazem o que fizeram e, mesmo com essa atenuante, volta e meia passam não conseguem resistir à arruaça. Quando vejo ou me lembro dos cânticos da Juve Leo, e depois se repetem os episódios tristes e autofágicos ao longo dos anos, só me apetece chamá-los de burros e trolhas.
3 Novembro, 2020 at 19:09
Em relação às claques é que não faz qualquer sentido, estas estão sempre a apoiar, excepção feita para o Varandas.
A Central e os sócios normais é que são mais impacientes…
3 Novembro, 2020 at 19:18
Tocaste no ponto.
Os sócios das centrais são mais impacientes do que as claques e assobiam mais.
3 Novembro, 2020 at 19:19
Oh meu, as claques, e refiro-me essencialmente a uma, são um calvário, para jogadores e para sócios. Já nos esquecemos da fila de bilhetes para o Jamor?
São uns imbecis. Uns tribalistas que não respeitam o próximo. Para mim, é simples.
Quantos aos velhotes, é o que há. Cabe aos demais, que não estão nem naquele topo sul, nem na central, dar outra resposta.
3 Novembro, 2020 at 20:21
Um calvário tão grande que até faziam hakas juntos. E as saudades que tenho desses tempos não muito longínquos. No futebol, nas modalidades.
3 Novembro, 2020 at 20:45
Uuuuuuuuuuuuuu, hakas, e ainda por cima com métrica mal enjorcada!
Até podiam cantar a noite toda, com as melhores vozes de sempre. Aquilo que fazem nos entretantos é suficiente para desejar que acabem.
3 Novembro, 2020 at 20:59
És ridículo. Falas em calvário, contraponho com interação pacífica, festiva, pões defeitos na métrica da dita cuja. É deixar-te a falar sozinho, que até com maluquinhos se tem diálogos mais coerentes.
4 Novembro, 2020 at 5:05
Ohbalhamenossa.
Não consegue deixar-me a falar sozinho. Vai uma aposta? É mais forte do que a senhora.
3 Novembro, 2020 at 19:14
insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista, insista
3 Novembro, 2020 at 19:13
Anda aqui uma pessoa a defendê-lo, e sai-se com uma destas…
3 Novembro, 2020 at 19:15
Quem ganha o que estes meninos ganham, não tem o direito de se queixar dos seus patrões , que somos nós os Sócios.
Quem dirige, e aufere ordenados principescos, é que tem a obrigação de criar as condições para que os resultados apareçam.
O que seria do comum trabalhador , se fosse fazer queixinhas ao seu patrão , pelo facto de o seu chefe directo , o chamar à pedra , por qualquer resultado menos conseguido.
O espírito ganhador, o amor ao clube, devem ser incutidos, no caso da formação, logo que entram na Academia.
Quando passam a profissionais, e porque o escolhem de livre vontade, têm de se portar como qualquer outro assalariado.
3 Novembro, 2020 at 19:22
Foi só ganhar um joguinho tranquilamente, e aí está a lengalenga dos malvados dos sócios. Tanto jogo da época passada sem público e foi a miséria que se viu. Os jogos desta época, sofríveis, à exceção do de domingo sem público. Se calhar devia antes falar das constituições e táticas postas em campo.
3 Novembro, 2020 at 19:35
Nem sei porque é que não vendem o estádio, e a equipa principal passa a jogar na Academia sempre com a porta fechada.
Certamente venceremos o campeonato e a liga dos campeões todos os anos.
Aliás, as melhores equipas e os melhores jogadores do mundo têm muito orgulho em jogar em estádios vazios, dizem que é fundamental para a vitória. Por isso certamente teremos os maiores craques a fazer fila para entrar na nossa equipa.
Grande visão dos nossos dirigentes. Viva o Sporting.
SL.
3 Novembro, 2020 at 19:39
BETO desceu para sempre na minha consideração …
Já tinha descido quando andou de braço dado com o godinho flopes, agora que andou quase 2 anos juntinho com estes BILTRES desceu para perto do zero …
Hoje desceu para niveis abaixo de zero …
Claramente isto é só mais uma manobra … Para manter em ‘lume brando’ a narrativa de que os “adeptos”, claques, etc, é que são os MAUS …
3 Novembro, 2020 at 19:45
Não percebo o espanto. Tendo em conta a divisão que existe na nossa massa associativa, é evidente que temos beneficiado de jogar com os estádios vazios. O jogo contra o Gil Vicente jamais teria sido ganho com adeptos., tão fraca estava a ser a exibição, daquelas que arrastam um coro de assobios.
Post pouco pertinemte…
3 Novembro, 2020 at 20:00
Primeiro, os profissionais do assobio sempre foram os adeptos das centrais. Sempre!
As claques raramente tem palavras contra a equipa durante os 90 minutos, as excepções são na época do Godinho quando estávamos em risco de descer com uma equipa paga a peso de ouro e era derrota em cima de derrota ou em certas humilhações dantescas como já tivemos.
Dizer o contrário é mais do mesmo: Desonestidade e revisionismo ou falta de noção do que é o Sporting. Alguns aqui a cima conseguem juntar as duas.
Segundo…o ano passado tivemos quase meia época sem adeptos e batemos o recorde de derrotas do clube e acabamos em 4° lugar.
Que passou-se?
3 Novembro, 2020 at 20:09
Alguém o avise que sem publico nunca teria recebido o que recebeu e recebe.
Que falta de vergonha no focinho.
3 Novembro, 2020 at 20:12
Mal andamos nós quando admitimos e assumimos e achamos que está bem uma opinião em que os estádios vazios é de algum modo benéfico. Como se fossemos o empecilho, como se nunca tivéssemos galvanizado a equipa, como se o SCP nunca tivesse ganho com golo aos 90′.
A minha opinião é que se houvesse um estadio cheio tinhamos marcado mais cedo ao Gil Vicente, mas esta é só a minha opinião.